Instituto Federal Farroupilha - RS

Notícia:   IFFarroupilha - RS abre 6 vagas para Professor no campus de Santa Rosa

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

CAMPUS SANTA ROSA

EDITAL N° 001/2012

Rua Uruguai, 1675 Bairro Central, 98900.000 - Santa Rosa - RS
Fone: (55) 3511 2575 Fax: (55) 3511 2591
E-mail: gp@sr.iffarroupilha.edu.br

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO

A DIRETORA GERAL SUBSTITUTA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA - CAMPUS SANTA ROSA, no uso de suas atribuições e de acordo com o Art. 2°, Inciso X, da Lei n°. 8.745, de 09/12/93, com alterações da legislação posterior; de acordo com a Portaria In terminis terial n° 149/2011- MP/MEC, de 10/06/2011, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) n° 112, de 13/06/2011, Seção 1, pág. 74; e, ainda, de acordo com a Portaria n° 1.738/2011-MEC, de 09/12/2011, publicada no D.O.U. n° 238, de 13/12/2011, Seção 1, pág. 44; torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção e à posterior contratação, por tempo determinado, de PROFESSOR TEMPORÁRIO para atuar no ensino básico, técnico e tecnológico, objetivando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

1. DAS ÁREAS E CONDIÇÕES GERAIS

1.1. O Processo Seletivo Simplificado será regido por este Edital e executado pela Comissão Organizadora dos Processos Seletivos de Contratação de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Substituto e Temporário do Campus Santa Rosa, designada pela Portaria N° 001/2012, para o Campus Santa Rosa nas áreas detalhadas no Anexo I, e conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II.

2. DAS ATRIBUIÇÕES, JORNADA DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO

2.1. Das atribuições:

2.1.1. Ministrar aulas em cursos oferecidos pelo IF Farroupilha, no Campus Santa Rosa, em disciplinas ligadas às áreas de formação exigidas no edital, além de outras funções inerentes às suas áreas de competência.

2.2. Jornada de Trabalho:

2.2.1. Jornada de trabalho: 40 (quarenta) ou 20 (vinte) horas semanais para cada área prevista neste Edital, correspondentes aos encargos didáticos e demais atividades inerentes ao cargo, que poderão respectivamente diminuir ou aumentar, de acordo com as demandas dos Departamentos ou Coordenações e a critério da Administração do Campus. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, observadas as normas e regulamentos do Instituto Federal Farroupilha.

2.3. Remuneração:

2.3.1. A remuneração será equivalente à remuneração da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, correspondendo à Classe D I, Nível 01, incluindo o Vencimento Básico, GEDBT (Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) e a Retribuição por Titulação, correspondente à titulação do candidato na data da assinatura do contrato, sendo vedada qualquer alteração posterior, conforme quadros a seguir:

Regime de Trabalho de 40 horas semanais:

Titulação

Classe

Nível

VB (R$)

GEDBT R$)

RT (R$)

Total (R$)

Graduação

D I

01

1.115,02

1.015.31

-

2.130,33

Aperfeiçoamento

D I

01

1.115,02

1.015.31

56,48

2.186,81

Especialização

D I

01

1.115,02

1.015.31

135,45

2.265,78

Mestrado

D I

01

1.115,02

1.015.31

652,64

2.782,97

Doutorado

D I

01

1.115,02

1.015.31

1.548,41

3.678,74

Regime de Trabalho de 20 horas semanais:

Titulação

Classe

Nível

VB (R$)

GEDBT R$)

RT R$)

Total (R$)

Graduação

D I

01

557,51

978,95

-

1.536,46

Aperfeiçoamento

D I

01

557,51

978,95

52,19

1.588,65

Especialização

D I

01

557,51

978,95

109,50

1.645,96

Mestrado

D I

01

557,51

978,95

175,58

1.712,04

Doutorado

D I

01

557,51

978,95

596,02

2.132,48

2.4 Além da remuneração, serão concedidos aos candidatos contratados os seguintes benefícios:

2.4.1. Auxílio Alimentação: R$ 304,00 (trezentos e quatro reais);

2.4.2. Auxílio Transporte: o que exceder a 6% (seis por cento) do Vencimento Básico em gastos com transporte coletivo.

2.4.3. Auxílio Pré-Escolar: R$ 81,00 (oitenta e um reais) por dependente, até os 06 (seis) anos de idade.

2.5. Dos valores acima serão deduzidos os encargos e contribuições legais.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. O período de inscrições é de 25/01/2012 a 07/02/2012;

3.2. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, no Setor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa, localizado na Rua Uruguai, 1675, Bairro Central, na cidade de Santa Rosa - RS, CEP: 98900-000, no horário das 8h às 12h;

3.3. Constituem-se requisitos necessários para participação no processo seletivo, a entrega dos seguintes documentos no ato de inscrição:

3.3.1. Cópia e original do Diploma ou Atestado de Conclusão do Curso, conforme requisitos para ingresso constantes no Anexo I do Edital, emitido em data anterior ao ato de inscrição, pela respectiva Instituição de Ensino Superior;

3.3.2. Cópia e original da Carteira de Identidade e CPF;

3.3.3. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, através de GRU, no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), que será fornecida pelo Setor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa. O valor da Taxa de Inscrição foi definido nos termos do Artigo 17 da Portaria MPO no 450, de 06/11/2002;

3.3.4. Toda e qualquer cópia de documento deverá ser providenciada e entregue pelo candidato por ocasião da inscrição ou da realização das provas, sendo que o Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa não disponibilizará fotocopiadoras no local.

3.3.5. Poderão ser efetivadas inscrições por procuração, reconhecida em cartório, firmada originalmente pelo Outorgante e acompanhada da cópia das respectivas Carteiras de Identidade do Procurador e do Outorgante, sendo proibido aos Servidores

Públicos Federais, regidos pelo Regime Jurídico Único (Lei 8.112, de 11/12/90), atuarem como procuradores ou intermediários.

3.4. Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.

3.5. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação as quais não poderá alegar desconhecimento.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. O Processo Seletivo constará de 02 (duas) etapas:

4.1.1. Prova de Desempenho Didático (Eliminatória);

4.1.2. Avaliação Curricular (Classificatória).

4.2. Da Prova de Desempenho Didático

4.2.1. O sorteio do tema do candidato ocorrerá 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da Prova de Desempenho Didático, perante membros da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, sendo o assunto escolhido dentre os apresentados nos TEMAS PARA AS PROVAS DE DESEMPENHO DIDÁTICO, constantes no Anexo III deste edital, para a Disciplina específica, com reposição dos temas já selecionados a cada novo sorteio.

4.2.2. A ordem de realização do sorteio do tema e, por conseguinte, da Prova de Desempenho Didático, será definida pela ordem alfabética dos candidatos.

4.2.3. O tema será sorteado pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo, em sessão pública, com a presença ou não do candidato, com antecedência mínima de 24h.

4.2.4. o candidato que não comparecer à sessão pública poderá obter conhecimento do tema sorteado pelo telefone (55) 3511-2575 - Ramal 227, sendo a confirmação do tema enviada para o e-mail fornecido no ato de inscrição.

4.2.5. O candidato será responsável por providenciar os recursos necessários à execução da aula.

4.2.6. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, com o documento de identificação com foto.

4.2.7. O candidato deverá entregar o Plano de Aula, em três vias, à Banca Examinadora.

4.2.8. Serão avaliados os seguintes critérios:

CRITÉRIOS

VALOR

Plano de aula

Até 20 pontos

Objetivos precisos e claros

Até 10 pontos

Motivação e manejo de classe

Até 10 pontos

Domínio da técnica

Até 10 pontos

Domínio e adequação do conteúdo

Até 10 pontos

Distribuição cronológica

Até 10 pontos

Recursos didáticos utilizados

Até 10 pontos

Sequencia lógica de raciocínio

Até 10 pontos

Comunicação

Até 10 pontos

Total

Até 100 pontos

4.2.9. O valor final da Prova de Desempenho Didático será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora, na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

4.2.10. Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 70% (setenta por cento).

4.2.11. Haverá uma tolerância de cinco minutos para o início da Prova de Desempenho Didático e, decorrido esse tempo, caso o candidato não compareça, o mesmo será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

4.2.12. O Resultado da Prova de Desempenho Didático será divulgado conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II.

4.3. Da Avaliação Curricular

4.3.1. O candidato deverá apresentar os títulos a serem avaliados pela Banca, em cópias autenticadas, ou acompanhadas dos respectivos originais, no dia da prova de desempenho didático.

4.3.2. A Avaliação Curricular terá caráter classifica tório, sendo considerados: a formação universitária, a formação técnico-profissional, a produção acadêmico-científica, e a efetiva atividade docente do candidato.

4.3.3. Para efeito da Avaliação Curricular, ser-lhes-ão atribuídos os seguintes valores:

ITEM

TÍTULOS

PONTOS

MÁXIMO

 

I

Formação Pedagógica

10

10

II

Doutorado na área de atuação pretendida

17

17

III

Mestrado na área de atuação pretendida

14

14

IV

Especialização - Carga Horária Mínima de 360 horas

10

10

V

Experiência no Magistério

02 p ts/ano

14

VI

Experiência Profissional comprovada na área de atuação

02 p ts/ano

10

VII

Cursos/Estágios Não Curriculares na área específica ou em Educação:

-

15

a) 180 a 359 horas

03

b) 80 a 179 horas

02

c) 30 a 79 horas

01

d) Participação em eventos nos últimos cinco (05) anos, com carga horária mínima de 20 horas

01

e) Participação em Comissões Organizadoras de Eventos ou Bancas de Avaliação

01

f) Participação em projetos

01

VIII

a) Publicações em Periódicos Especializados na Área Específica ou em Educação

02

10

b) Capítulos de Livros

02

c) Livros

05

e) Apresentação de trabalhos (comunicações, resumos, oficinas, painéis, mini-cursos e afins).

0,5

TOTAL

100

OBS:

1) Os Diplomas de Curso de Formação ou de Pós-Graduação estrangeiros terão validade se reconhecidos no Brasil, pelos órgãos competentes.

2) As publicações, ainda que em co-autoria, terão validade para pontuação.

4.3.4. O Resultado da Avaliação Curricular será divulgado conforme Cronograma, objeto do Anexo II deste Edital.

5. DA HOMOLOGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. O Resultado Final será divulgado no sítio: www.sr.iffarroupilha.edu.br, de acordo com o CRONOGRAMA, objeto do Anexo II deste Edital.

5.2. A pontuação final de cada candidato será o resultado da somatória dos pontos obtidos nas duas etapas do processo, sendo classificado aquele que obtiver pontuação igual ou superior a 70 (setenta) pontos.

5.3. A Homologação do Resultado Final será feita pelo Diretor Geral do Campus e publicada no Diário Oficial da União.

5.4. Em caso de empate no resultado final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

5.4.1. Maior pontuação na Prova de Desempenho Didático;

5.4.2. Maior pontuação na Avaliação Curricular;

5.4.3. Maior idade em ano, mês e dia.

5.5. Os candidatos classificados serão contratados de acordo com a ordem de classificação e necessidade do campus, podendo ser aproveitados por outros campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha.

6. DOS RECURSOS

6.1. Os recursos deverão ser interpostos até 24 (vinte e quatro) horas da divulgação do resultados provisório no sitio do Instituto, mediante protocolo no campus Santa Rosa.

6.2. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados e instruídos, constando nome do candidato, área a qual concorre e endereço para correspondência, e serão dirigidos à Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

6.3. Os resultados dos recursos julgados procedentes serão disponibilizados através do sítio: www.sr.iffarroupilha.edu.br

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Não será contratado o candidato que tenha prestado serviços nos termos da Lei no 8.745/93, em qualquer Instituição Federal, antes de ter decorrido dois anos após o término do último contrato.

7.2. Não poderá ser contratado candidato que ocupe cargo efetivo integrante da carreira de magistério de que trata as Leis ns° 7.596/1987 e 11.784/2008.

7.3. Não poderão ser contratados:

7.3.1. Servidores da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assim como empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas, salvo em caso de acúmulo lícito, previsto na Constituição Federal.

7.3.2. Proprietários, gerentes e/ou administradores de empresa privada, sociedade civil, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação do capital social, sendo-lhe vedado exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.

7.4. A contratação do candidato dar-se-á de acordo com a lei 11.784/2008, Decreto no 94.664, de 23.07.87, Lei 8.745/93, pelos artigos 593 a 609 do Código Civil Brasileiro e demais legislações pertinentes por um período de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado até o limite de 24 (vinte e quatro) meses.

7.5. A partir da data da publicação do resultado homologado, o candidato aprovado, atendendo à ordem de classificação, será convocado a comparecer na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Santa Rosa, no prazo improrrogável de 03(três) dias úteis, para desfecho da contratação. O não comparecimento do candidato neste prazo implicará na perda do direito à ocupação da vaga e na convocação dos seguintes classificados sucessivamente.

7.6. O contrato firmado poderá ser rescindido pela decorrência de início do exercício do cargo de provimento efetivo, pelo nomeado à investidura nas atividades objeto dessa contratação, ou por iniciativa do contratado, ou em decorrência de conveniência administrativa, devendo estes dois últimos serem comunicados com antecedência mínima de trinta dias.

7.7. Conforme o art. 50 da Lei 8.112/90 será reservado até 20% (vinte por cento) das vagas, para candidatos com deficiência, declarando-se o grau de deficiência, quando do preenchimento da Ficha de Inscrição, e submetendo-se, quando convocado para contratação, à perícia médica por junta oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como portador de necessidade específica ou não e a compatibilidade do grau de deficiência com o cargo.

7.8. Serão reservadas vagas as pessoas com deficiência, apenas para as áreas cujo número de vagas seja igual ou superior a 05 (cinco).

7.9. Na ausência de candidatos aprovados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância à ordem classificatória.

7.10. O presente Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

7.11. Havendo desistência de algum candidato convocado para contratação, poderá ser substituído pelo próximo candidato melhor colocado.

7.12. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações, inclusive de endereço correto, completo e atualizado, não se responsabilizando o Instituto Federal Farroupilha por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas e/ou insuficientes.

7.13. A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato direito de contratação automática pelo Instituto Federal Farroupilha, mas apenas a expectativa de ser contratado, seguindo a ordem classificatória, ficando esse ato condicionado a observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse, ao juízo e à conveniência da Administração.

7.14. O candidato que necessite de tratamento diferenciado, por alguma eventualidade, no dia do processo seletivo, deverá formalizar o pedido através do e-mail gp@sr.iffarroupilha.edu.br com comprovação (atestado médico) em até 03 (três) dias úteis antes da realização da prova.

7.15. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo, e encaminhados, se necessário, à Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Farroupilha.

Santa Rosa/RS, 23 de janeiro de 2012.

Mirian Rosani Crivelaro Kovhautt
Comissão Organizadora
Diretora Geral Substituta

ANEXO I

Cargo: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Temporário

Área

Requisitos para Ingresso

N° de Vagas

Meio Ambiente

Graduação em Biologia ou Engenharia Ambiental / Mestrado em Geomática ou áreas afins

01 vaga (40h/semana)

Edificações/desenho técnico e arquitetônico, expressão e representação gráfica, projeto de arquitetura, projeto urbanístico e paisagístico, teoria e história da arquitetura e do urbanismo.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

01 vaga (20h/semana)

Edificações / construção civil - obras - técnicas e práticas construtivas, orçamento e programação.

Graduação em Engenharia Civil

01 vaga (20h/semana)

Móveis e Esquadrias - processo produtivo moveleiro (processo de fabricação de móveis produção de gabaritos e protótipos; materiais, acessórios e acabamentos; manutenção industrial; máquinas e ferramentas; segurança do trabalho; gestão ambiental; gestão da produção)

Bacharelado em Engenharia da Produção ou Bacharelado em Desenho Industrial ou Curso superior de Tecnologia em Design de Produto ou Curso Superior de Tecnologia em Produção Moveleira ou Licenciatura em qualquer área e curso de Marcenaria com no mínimo 1600 horas

02 vagas (20h/semana)

Informática Geral

Licenciatura Plena em Computação ou Graduação em Informática ou Ciências da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores ou Tecnologia/Tecnólogo em Processamento de Dados.

01 vaga (40h/semana)

ANEXO II
CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

ETAPAS

PERÍODO

Período de Inscrições

25/01/2012 a 07/02/2012

Homologação das Inscrições

08/02/2012

Sorteio dos Temas

09/02/2012

Prova de Desempenho Didático e Entrega de Títulos

10/02/2012

Resultado da Prova de Desempenho Didático e da Análise de Títulos

14/02/2012

Recursos

15/02/2012

Homologação Resultado Final

17/02/2012

ANEXO III

TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

ÁREA: MEIO AMBIENTE

Temas:

1. Imagens de satélite para estudos ambientais.

2. Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento Ambiental.

3. Uso prático de cartas topográficas (Construção de mapas temáticos).

4. Restauração Florestal em áreas de Preservação permanente e Reserva Legal.

5. Sistemas de Informação Geográfica: Banco de Informações ambientais.

Referências Bibliográficas

FITZ, Paulo Roberto. Cartografia: nova edição básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

MARTINS, Sebastião Venâncio. Recuperação de áreas degradadas. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2009.

MEDAUAR, Odete. Coletãnea de legislação de direito ambiental. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004, 3.ed.

MIRRA, A.L.V. Impacto ambiental:aspectos da legislação brasileira. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2008.

RODRIGUES, D; MOERI, E. Áreas contaminadas - remediação e revitalização. São Paulo: 2007.

SILVA, A. B. Sistemas de informações Geo-referenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas, SP: editora da UNICAMP, 2003.

ÁREA: EDIFICAÇÕES/DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO, EXPRESSÃO E RE­PRESENTAÇÃO GRÁFICA, PROJETO DE ARQUITETURA, PROJETO URBANÍSTICO E PAISAGÍSTICO, TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO.

Temas:

1. Projeto Arquitetônico: elementos gráficos utilizados na sua representação.

2. Projeto Arquitetônico: condicionantes físicos, legais, ambientais e sociais.

3. Arquitetura Moderna no Brasil

4. Projeto Urbanístico: sítio e as alternativas de implantação da urbanização.

5. Projeto Paisagístico: descrição e importância das etapas iniciais na proposição do projeto.

Referências Bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.067: Princípios Gerais de Representação em Desenho Técnico. Rio de Janeiro, 1995.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492: Representação de

Projetos de Arquitetura. Rio de Janeiro, 1994.

CHING, Francis D K. Representação gráfica em arquitetura. 3.ed. Porto Alegre. Bookman, 2000.

CHING, Francis D K. Arquitetura, forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes. 1998.

DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.

MACEDO, Silvio Soares. Quadro do paisagismo no Brasil. São Paulo: FAUUSP/QUAPÁ, 1999.

MASCARÓ, Juan Luis, Manual de Loteamentos e Urbanização, Porto Alegre: SAGRA: DC

Luzzatto, 1994.

MONTENEGRO,Gildo. A. A invenção do projeto. São Paulo: Edgard Blücher Ltda.

MONTENEGRO, Gildo A. Desenho arquitetônico. São Paulo: Edgard Blucher Ltda., 1978.

SEGAWA, Hugo, Arquitetura no Brasil, 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002

ZEVI, Bruno, Saber ver a Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996

NEUFERT, Erns t. A Arte de Projetar em Arquitetura. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, SL, 2004.

ÁREA: EDIFICAÇÕES/CONSTRUÇÃO CIVIL - OBRAS - TÉCNICAS E PRÁTICAS CONSTRUTIVAS, ORÇAMENTO E PROGRAMAÇÃO.

Temas:

1. Agregados e Aglomeran tes.

2. Locação e Canteiro de Obras

3. Concreto: Preparo, Transporte, Lançamento e Cura

4. Fundações

5. Etapas e métodos na orçamentação de projetos e obras

Referências Bibliográficas:

AZEREDO, Helio Alves de, O edifício ate sua cobertura / 2. ed. rev. São Paulo : Edgard Blucher, 1997.

AZEREDO, Helio Alves de, O edifício e seu acabamento. São Paulo: Edgard Blucher, 1987.

BAUER, Falcão, Materiais de construção / 5. ed. v I. Rio de Janeiro : LTC, 2004.

HIBBELER, Russel.C. Resistência dos Materiais. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

HACHICH, W. Fundações - Teoria e Prática. São Paulo: PINI. 2 ed. 2000.

LIMMER, Carl Vicent. Planejamento, orçamentação e controle de projetos e obras. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

YAZIGI, Walid. A Técnica de edificar. 2 Ed. São Paulo: PINI, 1999.

PETRUCCI, Eladio G. R., Concreto de cimento Portland / Sao Paulo : Globo.1998

ÁREA: MÓVEIS E ESQUADRIAS

Temas:

1. Utilização e descarte de resíduos da madeira e derivados/propriedades e seleção de madeiras e derivados para produção moveleira.

2. Técnicas de pintura para indústria moveleira.

3. Cortes, usinagem e encaixes de madeiras e derivados. Modelos, gabaritos e prototipos para móveis.

4. Técnicas de colagem utilizadas pela indústria moveleira. Sistemas de montagem e ferragens para móveis e esquadrias.

5. Máquinas e ferramentas utilizadas na indústria moveleira.

Referências Bibliográficas:

ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais. 1. ed. Sao Paulo : Atlas, 2009.

BALLAU, Ronald H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. 1 ed. Sao Paulo: Atlas, 2010.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Edgard Bleucher, 2000.

BERNARDI, Renato, Uso de painéis de madeira reconstituída. Bento Goncalves, Centro Tecnologico do Mobiliario SENAI - CETEMO. 2003.

HETTICH; PLASTIPAR. Técnicas e Aplicações para Móveis. Curitiba, 2000.

Jim, Lesko. Design Industrial Materiais e processos de fabricação. Editora Edgar Blucher, 2004.

Lefteri,Chris. Como se faz: 82 técnicas de fabricação para design de produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2009.

Lima, Marco. A.M. Introdução aos materiais e processos para designers. Rio de Janeiro: Editora Ciencia Moderna, 2006.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2 ed. Sao Paulo: Cengage Learning, 2011

ÁREA: INFORMÁTICA GERAL

Temas:

1. Algoritmos: Estruturas de repetição; subalgoritimos - Funções e procedimentos.

2. Engenharia de Software: técnicas de teste de software e paradigmas da engenharia de software.

3. Banco de dados: abordagem entidade-relacionamento; SQL (structured query language).

4. Hardware de computadores: unidades de disco; processadores.

5. O Funcionamento da internet e sua tecnologia.

Referências Bibliográficas:

ARAUJO, Everton Coimbra. Algoritmos: Fundamentos e Prática. 3 ed. ampl. e atual. Florianopolis: VisualBooks, 2007.

BORATTI, Isaias Camilo; OLIVEIRA, Álvaro Borges de. Algoritmos: Introdução à programação. Florianópolis: Visual Books Editora, 2004.

HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados. Série livros didáticos. Porto Alegre: Editora Sagra Luzatto. 1998.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 6ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2006.

SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de dados.3 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1999.

O'BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões Gerenciais na era da In terne t. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

OLIVEIRA, Rômulo Silva, CARISSIMI, Alexandre Silva, TOSCANI, Simão. Sistemas Operacionais. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman: Instituto de Informática da UFRGS, 2010.

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