IFBAIANO - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - BA

Notícia:   IFBaiano oferta 4 vagas temporárias para Professor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

CAMPUS SANTA INÊS

PORTARIA Nº 431 DE 26 DE MAIO DE 2011

EDITAL Nº 40, DE 09 DE JUNHO DE 2011

O Diretor Geral Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Santa Inês, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o disposto no artigo 37, inciso IX da Constituição Federal, dos preceitos específicos da Lei n° 8.745, de 09.12.93 (DOU de 10.12.93) com suas alterações posteriores e do disposto no artigo 07, inciso II do Decreto n° 7.312, de 22.09.10 (DOU de 23.09.10), torna pública a abertura de inscrições destinadas a viabilizar a realização de Processo Seletivo Simplificado, dirigido à contratação, por tempo determinado, de Professores Substitutos para os cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para o Campus Santa Inês deste Instituto, nos termos dos supracitados diplomas legais, cujas vagas ora divulgadas serão preenchidas a partir do surgimento de necessidades, em função das ocorrências previstas na legislação que rege a matéria.

1. DA ÁREA DE CONHECIMENTO, NÚMERO DE VAGAS E CARGA HORÁRIA

Área

Número Vagas

Habilitação mínima requerida

Tempo de contrato

Carga horária semanal

História

1

Licenciatura em História

1 ano

40h

Matemática

2

Licenciatura ou bacharelado em matemática com especialização; Licenciatura em matemática com enfoque em informática com especialização.

10 (dez) meses

40h

Zootecnia

1

Bacharel em Zootecnia

6 (seis) meses

40h

2. DO LOCAL

As provas serão realizadas no Campus do IF Baiano, em Santa Inês - BA, sito à BR 420km 2,5 - Estrada Santa Inês - Ubaíra, CEP 45320-000.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 - Período: 11/06/2011 a 16/06/2011.

3.2 - A inscrição será efetuada exclusivamente pela internet, através do sítio www.si.ifbaiano.edu.br/seletivo no link Processo Seletivo para Professor Substituto 2011 - Edital nº 40 de 08/06/2011.

3.3 - O candidato poderá candidatar-se à apenas 01 (uma) vaga.

4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

4.1 - Para formalizar a inscrição, o candidato deverá acessar o sítio www.si.ifbaiano.edu.br/seletivo no link Processo Seletivo para Professor Substituto 2011 - Edital nº 40/2011.

4.1.1 - Preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line, conforme instruções no sítio.

4.1.2 - Consultar no sítio www.si.ifbaiano.edu.br/seletivo, no link Processo Seletivo para Professor Substituto 2011 - Edital nº 40/2011, a partir de 17/06/2011, a relação de inscrições homologadas.

4.1.3 - O candidato tem até 24 (vinte e quatro) horas após divulgação da homologação da inscrição para registrar, via correio eletrônico (seletivo2011@si.ifbaiano.edu.br), que sua inscrição não foi homologada, enviar anexa ficha de inscrição. Portanto é de responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações no sítio.

4.2 - O IF Baiano Campus Santa Inês não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

5. DO PROCESSO SELETIVO

5.1 - DA ESTRUTURA:

5.1.1 - O Processo Seletivo será realizado em etapas distintas, constituídas de:

a) Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória)

b) Prova de Títulos (classificatória)

5.2 - DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.2.1 - Será realizada com base no programa da área (pontos) e envolverá aspectos teóricos, práticos e didático-pedagógicos. (Anexo I deste Edital).

5.2.2 - A Prova de Desempenho Didático valerá até 100 (cem) pontos, sendo de caráter eliminatório, constando de:

a) Apresentação do Plano de Aula em três vias - até 20 (vinte) pontos.

b) Aula de 45min (quarenta e cinco minutos) com conteúdo sorteado - até 80 (oitenta) pontos.

5.2.3 - Na avaliação da aula referente ao Desempenho Didático, serão considerados os itens constantes no Anexo II do presente Edital.

5.2.4 - Os recursos didáticos que serão fornecidos pela Comissão do Processo Seletivo, aos candidatos, são: quadro de giz, giz, apagador, projetor multimídia e computador com Sistema Operacional Windows e MSOffice.

5.2.5 - Fica a critério do candidato trazer qualquer material didático que achar conveniente sob suas expensas e responsabilidade.

5.2.6 - No dia 20/06/2011 às 08h todos os candidatos deverão comparecer para sorteio da ordem de apresentação. Será eliminado o candidato que não comparecer ao sorteio.

5.2.7 - No horário sorteado, cada candidato realizará o sorteio do seu ponto para a Prova de Desempenho Didático e, após 24 (vinte e quatro) horas, realizará a apresentação da aula, com intervalo de 01 (uma) hora entre os candidatos.

5.2.8 - Nenhum candidato poderá assistir aos exames dos demais concorrentes.

5.2.9 - O período relativo à Prova de Desempenho Didático poderá ser prorrogado, em função da quantidade de candidatos inscritos.

5.2.10 - Será desclassificado(a) o(a) candidato(a) que obtiver soma de pontos inferior a 60(sessenta) na Prova de Desempenho Didático ou que não se apresentar no horário determinado pelo sorteio.

5.2.10.1 - O(A) candidato(a) que obtiver soma de pontos igual ou superior a 60 (sessenta) na Prova de Desempenho Didático estará automaticamente habilitado(a) a participar da Prova de Títulos.

5.2.10.2 - As provas serão avaliadas por Banca Examinadora constituída de 03 (três) membros, sendo dois da área requerida e um da área pedagógica.

5.3 - O candidato apresentará os originais e entregará à Comissão do Processo Seletivo, no dia e horário estabelecido para o sorteio dos pontos e ordem de apresentação, cópia dos seguintes documentos:

a) RG;

b) CPF;

c) Diploma, Certificado ou Atestado com o Histórico Escolar do curso superior, de acordo com as exigências para o exercício do cargo;

d) Curriculum Vitae (modelo Lattes/CNPq - Completo) acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios, que servirão de base para a Prova de Títulos;

e) Relação nominal dos títulos e respectivas cópias legíveis.

5.3.1 - Na ausência da entrega de um dos documentos mencionados no item 5.3, com exceção dos termos da letra "e", o candidato ficará impossibilitado de participar do sorteio, sendo excluído do Processo.

5.4 - O candidato deverá comparecer ao local da prova didática com 15 (quinze) minutos de antecedência munido de documento oficial de identidade com foto.

5.5 DA PROVA DE TÍTULOS

5.5.1 - Os Títulos deverão ser entregues no momento do sorteio da ordem de apresentação conforme item 5.3.

5.5.2 - A Prova de Títulos será avaliada de acordo com os critérios e pontuações abaixo estabelecidos:

a) Pós-Graduação em área correlata:

. Duração mínima de 180 horas - 05 pontos

. Duração mínima de 360 horas - 10 pontos

b) Mestrado - 20 pontos

c) Doutorado - 40 pontos

5.5.4 - Os Títulos referidos nas alíneas "a", "b" e "c" do item anterior não serão cumulativos, sendo computado apenas o título de maior pontuação.

5.5.5 - Os Títulos apresentados serão considerados uma única vez, mesmo que o candidato possua múltipla titulação.

5.5.6 - Somente submeter-se-ão à Prova de Títulos os(as) candidatos(as) habilitados(as) na Prova de Desempenho Didático, conforme estabelecido no item 5.2.10.1.

5.6.7 - Não caberá recurso para a Prova de Títulos.

6. DO RESULTADO DAS PROVAS

O resultado final será divulgado no sítio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano www.si.ifbaiano.edu.br/seletivo, a partir do dia 22/06/2011

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 - Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da Nota Final obtida através de Média Aritmética, utilizando-se a seguinte fórmula:

NF = [(DD * 8) + (PT * 2)] / 10

Onde:

NF = Nota Final

DD = Desempenho Didático

PT = Prova de Títulos

7.2 - Na hipótese de empate, terá a preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:

7.2.1 - Obtiver a maior média na Prova de Desempenho Didático;

7.2.2 - Maior tempo de experiência de ensino;

7.2.3 - Possuir Doutorado;

7.2.4 - Possuir Mestrado;

7.2.5 - Possuir Especialização;

7.2.6 - Maior idade.

7.3 - O julgamento da Banca Examinadora é definitivo, salvo em casos de inobservância das presentes normas, hipótese esta que caberá recurso contra a Prova de Desempenho Didático encaminhado à Comissão do Processo Seletivo no prazo improrrogável de 24 (vinte e quatro) horas da publicação do resultado.

7.4 - Os resultados finais do Procedimento Seletivo serão encaminhados a Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Baiano, em Salvador-BA.

8. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

8.1 - A celebração do contrato com a Instituição está condicionada ao preenchimento dos seguintes requisitos:

8.1.1 - Ser brasileiro e comprovar estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos, e quite com as obrigações militares, para os de sexo masculino.

8.1.2 - No caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deverá estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Artigo 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972; se de outra nacionalidade, comprovar permanência regular e definitiva no país, nos termos da legislação em vigor, sendo dispensadas as exigências a que se refere o item 8.1.1.

8.1.3 - O candidato somente será contratado após perícia médica oficial pela Junta Médica Oficial do IF Baiano.

8.1.4 - Entrega da cópia dos seguintes documentos:

a) RG;

b) CPF;

c) Comprovante de residência;

d) Título eleitoral;

e) A data do primeiro emprego por meio de documento comprobatório oficial;

f) PIS/ PASEP;

g) Certidão de Nascimento ou Casamento;

h) Certificado de Reservista;

i)Dois últimos comprovantes de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral;

j) Diploma, Certificado ou Atestado com o histórico escolar da habilitação exigida para o exercício do cargo;

k) Uma foto 3x4 (recente);

8.1.4.1 - Todas as cópias deverão possuir autenticação ou poderão ser autenticadas no ato da contratação, desde que sejam apresentados os originais.

8.2 - A contratação estará condicionada ao atendimento da legislação específica, bem como ao interesse da Administração do IF Baiano.

8.3 - O candidato(a) convocado(a) para contratação deverá apresentar-se perante a Diretoria de Gestão de Pessoas, na Reitoria do IF Baiano, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis contados da publicação da Convocação, sob pena de ser considerado desistente do processo seletivo.

8.4 - A convocação será publicada no sítio do IF Baiano e por correio eletrônico sendo de inteira responsabilidade do candidato observar os prazos convocatórios e não havendo pronunciamento do mesmo será considerado desistente do processo seletivo e será chamado o próximo candidato.

9. DA VALIDADE

O Processo Seletivo será válido por 12 (doze) meses, a contar da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período a critério do IF Baiano.

10. DA REMUNERAÇÃO

REMUNERAÇÃO

40 HORAS

Vencimento Básico

1.115,02

GEDBT

1.015,31

RT APERF

56,48

RT ESPEC

135,45

RT MEST

652,64

RT DOUTOR

1548,41

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 - Será excluído(a) do Processo Seletivo Simplificado o(a) candidato(a) que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Praticar atos de indisciplina com os examinadores e demais servidores;

c) Deixar de cumprir com qualquer das cláusulas deste Edital.

11.2 - A classificação no Processo Seletivo Simplificado não assegura ao(à) candidato(a) o direito de ingresso no cargo, mas apenas a expectativa de ser contratado(a), segundo a ordem de classificação.

11.3 - Os períodos de contratos mencionados no item 1 deste Edital poderão ser prorrogados a interesse da Instituição.

11.4 - A inscrição no Processo Seletivo Simplificado implica desde logo no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital.

11.5 - Os casos omissos e as dúvidas suscitadas serão resolvidos pela Comissão Responsável pelo Processo Seletivo Simplificado, em primeira instância, e encaminhados à Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Santa Inês, para definição.

FRANCISCO REGILSON SOUZA
Diretor Geral Substituto

ANEXO I

PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

1. Matrizes e determinantes;

2. Análise combinatória;

3. Probabilidade;

4. Teoria dos conjuntos;

5. Sequências e progressões;

6. Noções de estatística: Distribuição de freqüências; medidas de tendência central e medidas de dispersão;

7. Função do 1º e 2° graus;

8. Função e equação exponencial;

9. Função e equação logarítmica;

10. Geometria plana: áreas, semelhanças; razões trigonométricas;

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

DANTE, Luiz Roberto. Matemática. São Paulo: Ática, 2004, 3 volumes.

GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática completa. 2ª Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2005, 3 Volumes.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar, Atual, 10 volumes.

PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA DE HISTÓRIA

1. África Antiga: grandes reinos, comércio e escravidão.

2. Cultura no mundo feudal: controle e subversão social e religiosa.

3. As luzes da razão e o fim do Antigo Regime na França.

4. O mundo entre guerras: fascismo, nazismo e integralismo.

5. Ditadura Militar no Brasil: do golpe de 1964 à redemocratização.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

ARNS, Dom Paulo Evaristo. Brasil nunca mais. Petrópolis: Vozes, 1985.

BERTONHA, Fábio J. Fascismo, nazismo, integralismo. São Paulo: Ática, 2002.

DUBY, George. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Editora Estampa 1982.

__________ . ; ARIES, Philippe. História da vida privada: Da Renascença ao século das luzes. São Paulo: Cia das Letras, v. 3, 1993.

FILHO, Daniel Reis; Moraes Pedro de. 68: a paixão de uma utopia. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes - o cotidiano de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia das Letras, 1987.

GONÇALVES, Marcos A. ; HOLLANDA, Heloísa B. Cultura e participação nos anos 60. Coleção Tudo é História. ed. 6. São Paulo: Brasiliense, 1987.

HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

__________ . A era dos extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

MOKHTAR, Gamal. (Org.) História Geral da África II: África Antiga. ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Média. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

REMOND, René. O Antigo Regime e a Revolução. São Paulo: Cultrix, 1990.

SADER, Emir. Século XX uma biografia não-autorizada. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

SODRÉ, Nelson Werneck. Vida e Morte da Ditadura: 20 anos de autoritarismo no Brasil. ed. 2. Petrópolis: Editora Vozes, 1984.

SOUBOUL, Albert. A Revolução Francesa. Difel, 2003.

PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA DE ZOOTECNIA

1. Nutrição e alimentação de suínos

2. Manejo de suínos da fase de cria a terminação

3. Nutrição e alimentação de ovinos e caprinos

4. Manejo reprodutivo de ovinos e caprinos

5. Formação, manejo de pastagens e conservação de forragens

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

AGUIAR, A.P.A. Manejo de pastagens. Liv. e Editora Agrop., 1998.

ALCÂNTARA, P. B. Plantas forrageiras: gramíneas e leguminosas. Nobel, 1999.

ANDRIGUETO, J.M. et. al. Nutrição Animal. Vol. 2. São Paulo: Nobel, 1983.

BERCHIELLI, T.T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S.G. Nutrição de Ruminantes. FUNEP, 2006.

BERTECHIBNI, A. G. Nutrição de monogástricos.Editora UFLA, 2006.

CAVALCANTI, S. S. Suinocultura Dinâmica. 2ª. Ed. Belo Horizonte - MG: FEP-MVZ Editora, 2000.

EMBRAPA, Coleção 500 perguntas 500 respostas: suínos. Embrapa, CNPSA, Concórdia, 1997.

EMBRAPA, Coleção 500 perguntas 500 respostas: caprinos. Embrapa, 2000.

FERREIRA, R.A. ; FIALHO, E.T. ; LIMA, J.A.F. Criação técnica de suínos. Universidade Federal de Lavras, 2004.

FIALHO, E.T. Alimentos alternativos e cálculo de rações de custo mínimo para suínos. In Manual do VII Curso de formulação de rações de custo mínimo. ESALQ/USP. P. 1-167, 1993.

GAEITÁN, G.J.A. Noções básicas sobre nutrição e alimentação de suínos - Miscelânia n0. 2 Embrapa. CPNSA, 1980.

LANA, R.P. Nutrição e alimentação animal: mitos e realidades. 2 ed. Ed. Suprema, 2007.

LUCIMAR, P.B. & CICERO, J.M. Suínos (coleção 500 perguntas 500 respostas). EMPRAPA Suínos e aves, Concórdia, 1997.

MEDEIROS, L.P.G. et all. Caprinos: princípios básicos para sua exploração. EMBRAPA, 2003.

NUNES, J.F.; CIRIACO, A.L.S. Produção e reprodução de caprinos e ovinos. Graf. 2ª. Ed. Fortaleza, 1997.

OLIVEIRA, G.J.C. ; BARBOSA, J.A. Anais do II encontro de caprino ovinocultores de corte da Bahia. ACCOBA, 2002.

PUPO, N.I.H. Manual de pastagens e forrageiras: formação, conservação e manejo. Editora: Instituto Campineiro.

RAMALHO, M. ; SANTOS, J.B.S. Genética na agropecuária. Editora Globo, 1997.

RIBEIRO, S.D. Caprinocultura: criação racional de caprinos. São Paulo: Nobel, 2006.

ROSTAGNO, R.S. et al. Tabelas brasileiras para aves e suínos. Composição de alimentos e exigências nutricionais. Viçosa: UFV - Departamento de Zootecnia, 2000.

SILVA SOBRINHO, A.G. Nutrição de ovinos. Jabuticabal: FUNEP, 1996.

____________ . Criação de ovinos. Jabuticabal: FUNEP, 2006.

SILVA, S. Formação e manejo de pastagens. Livr. e Editora Agropec., 2000.

SOBESTIANKY, J.; et. all. Suinocultura intensiva. Brasília: Serviço de Produção e Informação, SPI, 1998.

UPNMOOR, I. Produção de suínos: da concepção ao desmame. Livraria e editora Agropecuária, 2000.

ANEXO II

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Para todas as áreas

Aspectos a serem observados:

1- Planejamento

1.1 - Objetivo da aula

1.2 - Aplicações Metodológicas

- Incentivo a participação da turma

- Sequência do planejamento

2- Didática

2.1 - Levantamento de conhecimentos prévios

2.2 - Funcionalidade do conteúdo trabalhado

2.3 - Criatividade na aplicação do conteúdo

2.4 - Recursos compatíveis com o conteúdo

2.5 - Controle emocional

2.6 - Gerenciamento do tempo

3- Conteúdo

3.1 - Organização Lógica

3.2 - Clareza e precisão

3.3 - Domínio de conteúdo

3.4 - Capacidade de síntese