A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o disposto no artigo 37, inciso IX da Constituição Federal, dos preceitos específicos da Lei n°. 8.745, de 09.12.93 (DOU de 10.12.93) com suas alterações posteriores, e com o disposto no Decreto n°. 5.626/05, de 22.12.05, torna público a abertura de inscrições destinadas a viabilizar a realização de Processo Seletivo Simplificado, dirigido à contratação, por tempo determinado, de Professores Substitutos para os cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para os Campi de Barreiras, Eunápolis, Simões Filho, Porto Seguro, Valença e Vitória da Conquista, nos termos do supracitado diploma legal, cujas vagas ora divulgadas serão preenchidas a partir do surgimento, em função das vacâncias e afastamentos previstos na legislação que rege a matéria.
1. DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, NÚMERO DE VAGAS E CARGA HORÁRIA As informações referentes à área, número de vagas, carga horária e habilitação mínima exigida para participação no Processo Seletivo Simplificado consta no Anexo I deste Edital.
2. DOS LOCAIS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará as provas no respectivo Campus para o qual o candidato se inscreveu, conforme especificado a seguir:
Campus BARREIRAS
Rua das Várzeas, s/n - Centro - Barreiras-BA
(77)3611-5419
Campus EUNÁPOLIS
Av. David Jonas Sadine s/n - Rosa Neto - Eunápolis-BA
(73)3281-2267
Campus SIMÕES FILHO
Via Universitária, s/n°. - Pitanguinhas - Simões Filho-BA.
(71)3396-9540
Campus PORTO SEGURO
BR 367 Km 58,5 - Bairro Fontana I - Porto Seguro-BA.
(73)3288-6686
Campus VALENÇA
Rua do Arame s/n - Bairro do Tento - Valença-BA.
(75)3641-3051
Campus VITÓRIA DA CONQUISTA
Av. Amazonas, 3150 - Bairro Zabalê - Vitória da Conquista-BA.
(77)3426-2221
3.1. Período: 10 a 23/02/2011
3.2. As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet através do sítio www.ifba.edu.br)
3.3. Taxa de Inscrição: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).
3.4. O candidato somente poderá inscrever-se em 01 (uma) única área/disciplina, para o Campus de sua opção.
3.5. Será aceita inscrição por procuração, realizada em instrumento público ou particular, sendo que, neste último caso deverá ser anexada cópia do documento de identidade do candidato.
3.6. Em hipótese alguma haverá ressarcimento da taxa de inscrição.
4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
4.1. Para formalizar a inscrição, o candidato deverá acessar o sítio www.ifba.edu.br:
- Preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line, conforme instruções no sítio;
- Imprimir o boleto bancário para o pagamento.
- Efetuar o pagamento bancário correspondente à Taxa de Inscrição. Efetuada mais de uma inscrição, será validada a última inscrição paga.
- Consultar no sítio www.ifba.edu.br, a partir de 25/02/2011, se sua inscrição foi homologada.
- O candidato tem até 48 horas após divulgação da homologação da inscrição para registrar, via correio eletrônico (professorsubstituto@ifba.edu.br), que sua inscrição não foi homologada. Portanto é de responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações no sítio.
4.2. O IFBA não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
4.3. A inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária do respectivo recolhimento.
4.4. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital.
4.5. Para a disciplina LIBRAS poderão inscrever-se pessoas que possuam o Certificado de Proficiência no Uso e no Ensino da Libras (PROLIBRAS).
4.6. Exclusivamente para a disciplina/área de conhecimento LIBRAS, conforme art. 7º do Decreto nº. 5.626/2005, poderão se inscrever usuário dessa língua com formação de nível médio ou superior, ambos com certificado de PROLIBRAS.
4.7. A isenção do pagamento da Taxa de Inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem hipoinsuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto n°. 6.593/2008 e deste Edital, deverá ser requerida no período de 10 a 17/02/2011 e conforme a seguir:
4.7.1. Fará jus à referida isenção o candidato que:
a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto n°. 6.135 de 26/06/2007; e
b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto 6.135/2007.
4.7.2. A isenção tratada no subitem 4.7.1 deverá ser requerida durante a inscrição, via internet, onde o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar o seu Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico, bem como, declarar-se membro de "família de baixa renda", nos termos da letra "b" do subitem 4.7.1.
4.7.3. O IFBA consultará o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.
4.7.4. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se ainda o disposto no Parágrafo Único do Art. 10 do Decreto n°. 83.936, de 06 de setembro de 1979.
4.7.5. O simples preenchimento dos dados necessários para a solicitação de isenção, via internet, não garante ao interessado a isenção da taxa de inscrição, que estará sujeita a análise e deferimento por parte do IFBA.
4.7.6. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via correio ou via fax.
4.7.7. O não cumprimento de uma das etapas fixadas, a inconformidade de alguma informação ou a solicitação apresentada fora do período fixado no subitem 4.7., implicará a eliminação automática do candidato no processo de isenção.
4.7.8. O resultado da análise dos pedidos de isenção da Taxa de Inscrição será divulgado, via internet, até o dia 21/02/2011.
4.7.9. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da Taxa de Inscrição.
4.7.10. Os candidatos, cujas solicitações tiverem sido indeferidas, deverão efetuar o respectivo pagamento do boleto bancário no período estabelecido no subitem 3.1.
5. DO PROCESSO SELETIVO
5.1. DA ESTRUTURA:
5.1.1. O Processo Seletivo será realizado em etapas distintas, constituídas de:
a) Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória)
b) Prova de Títulos (classificatória)
5.1.2. As provas serão avaliadas por Banca Examinadora constituída de 03 (três) membros da área de educação, existindo, no mínimo, um componente com titulação e classe superior ou equivalente à exigida para o cargo.
5.1.3. A Banca Examinadora para a prova de LIBRAS será constituída de 03 (três) membros, sendo um surdo, um ouvinte e um intérprete, existindo, no mínimo, um componente com titulação e classe superior ou equivalente à exigida para o cargo.
5.1.4. A Prova de Desempenho Didático será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).
5.1.5. A Prova de Títulos, cuja nota será de 0 (zero) a 10 (dez), serão atribuídos os valores constantes nos Baremas (Anexos II e III) deste Edital.
5.1.6. As provas serão realizadas no respectivo campus para o qual o candidato fez opção, salvo impedimentos institucionais, as mesmas poderão acontecer no Campus Salvador.
5.1.7. Dia e horário das provas serão divulgados posteriormente no sítio do IFBA.
5.1.8. O candidato apresentará os originais e entregará à Banca Examinadora, no dia do sorteio dos pontos, no respectivo Campus, cópia dos seguintes documentos:
- RG
- CPF
- Diploma, Certificado ou Atestado com o histórico escolar do Curso Superior, de acordo com as exigências para o exercício do cargo.
- Curriculum Vitae (Plataforma Lattes/CNPq - Completo) acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios, que servirão de base para a Prova de Títulos.
- Relação nominal dos títulos e respectivas cópias legíveis.
- Cópia do Certificado obtido por meio de Exame de Proficiência para o Ensino de LIBRAS - Nível Superior ou Médio (conforme Art. 7º do Decreto 5.626/2005, de 22/12/05). Exclusivamente para o candidato da disciplina/área LIBRAS.
5.1.9. Na ausência da entrega de um dos documentos mencionados no item anterior, o candidato ficará impossibilitado de participar do sorteio, sendo excluído do Processo.
5.1.10. O candidato deverá comparecer ao local da prova didática com 1 (uma) hora de antecedência munido dos documentos elencados no subitem 5.1.8 e do documento original de identidade.
5.2. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
5.2.1. Será realizada com base no programa da disciplina (pontos), na qual o candidato estiver inscrito, e envolverá aspectos teóricos, práticos e didático-pedagógicos. (Anexo IV deste Edital).
5.2.2. Os pontos para a aula serão sorteados entre os inscritos presentes ou legalmente representados, com 24 horas de antecedência em relação ao início da prova. A ordem de apresentação dessa aula será realizada imediatamente após o sorteio dos pontos.
5.2.3. O IFBA disponibilizará aos candidatos somente lousa e pincel atômico. Demais recursos didáticos ficarão a cargo do candidato.
5.2.4. A prova terá duração de uma hora-aula de 40 minutos.
5.2.5. Nenhum candidato poderá assistir aos exames dos demais concorrentes.
5.2.6. A prova da Libras envolverá conhecimentos acerca desta língua e da legislação específica da Libras de acordo com o programa constante do Anexo IV deste Edital, e a exposição será na Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, não podendo, em hipótese alguma, se expressar em língua portuguesa falada.
5.3. DA PROVA DE TÍTULOS
5.3.1. O candidato será julgado pela Banca Examinadora, de acordo com os respectivos Baremas, definidos nas normas deste Processo Seletivo.
5.3.2. Somente serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados na Prova de Desempenho Didático.
6. DO RESULTADO DAS AVALIAÇÕES
6.1 O resultado final será divulgado no sítio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da BAHIA: <www.ifba.edu.br> e na portaria principal de cada Campus.
6.2 O IFBA poderá divulgar resultados parciais à medida que as avaliações forem sendo concluídas.
7. DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL
7.1. A nota final será a média ponderada dos pontos obtidos na Prova Didática (peso 7) e na Prova de Títulos (peso 3).
7.1.1. A habilitação do candidato dar-se-á através da obtenção de um mínimo de 6,0 (seis) pontos.
7.2. Na hipótese de empate, terá a preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:
7.2.1. Obtiver a maior média na Prova de Desempenho Didático
7.2.2. Maior tempo de experiência de ensino
7.2.3. Possuir Doutorado
7.2.4. Possuir Mestrado
7.2.5. Possuir Especialização
7.2.6. Maior idade
7.2.7. Possuir deficiência auditiva (pessoa surda). Exclusivamente para o candidato a disciplina/área LIBRAS.
7.3. O julgamento da Banca Examinadora é definitivo, salvo em casos de inobservância das presentes normas, hipótese esta que caberá recurso de nulidade a Reitora do IFBA, ouvida a Pró-Reitoria de Ensino.
7.3.1. O recurso deverá ser interposto, no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas, no Protocolo do Campus respectivo à realização da prova, após divulgação do resultado do Processo Seletivo e será julgado pela autoridade competente, precedida de manifestação da Banca Examinadora.
7.3.2. Não será admitido recurso da Prova de Desempenho Didático, devido ao seu caráter subjetivo.
7.4. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) poderá recusar o resultado do Processo Seletivo, por vício de forma, devendo a recusa ser processada e submetida à homologação da Reitora do IFBA.
7.5. Os resultados finais do Processo Seletivo serão encaminhados a Diretoria de Gestão de Pessoas e ao Departamento de Administração de Pessoal (DEAP) de IFBA, em Salvador-BA.
8. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO
8.1. A celebração do contrato com a Instituição está condicionada ao preenchimento dos seguintes requisitos:
8.1.1. Ser brasileiro e comprovar estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos, e quite com as obrigações militares, para os de sexo masculino.
8.1.2. No caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deverá estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Artigo 13 do Decreto nº. 70.436, de 18 de abril de 1972; se de outra nacionalidade, comprovar permanência regular e definitiva no país, nos termos da legislação em vigor, sendo dispensadas as exigências a que se refere o subitem anterior.
8.1.3. Entrega da cópia dos seguintes documentos:
a) RG;
b) CPF;
c) Comprovante de residência;
d) Título eleitoral;
e) PIS/ PASEP;
f) Certidão de Nascimento/Casamento;
g) Certificado de Reservista;
h) Certidão de Quitação Eleitoral;
i) Diploma, Certificado ou Atestado com o histórico escolar da habilitação exigida para o exercício do cargo;
j) Certificado de Proficiência em Libras (PROLIBRAS), obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação, exclusivamente para o candidato a disciplina/área de conhecimento LIBRAS;
k) Uma foto 3 x 4 (recente).
8.1.3.1. Todas as cópias deverão possuir autenticação ou poderão ser autenticadas no ato da contratação, desde que sejam apresentados os originais.
8.2. A contratação estará condicionada ao atendimento da legislação específica, bem como ao interesse da Administração do IFBA.
8.3. O candidato(a) convocado(a) para contratação deverá se apresentar no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da publicação da Convocação, sob pena de ser considerado desistente do processo seletivo.
9. DA VALIDADE
9.1. O Processo Seletivo será válido por 12 meses, a contar da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período.
10. DA REMUNERAÇÃO
10.1. A remuneração do professor substituto deve obedecer aos limites trazidos pela Lei 8.745/93 em seu art. 7°, e pela Lei 11.784/08, e suas alterações posteriores.
11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato o direito de celebrar o contrato reportado neste Edital, mas apenas a expectativa de formalizar tal pacto, segundo a ordem de classificação. A consecução desse ato fica condicionada à observância das disposições legais e pertinentes, bem como ao interesse da Administração.
11.2. Havendo candidato aprovado em Processo Seletivo anterior para Professor Substituto, no prazo de sua validade, este terá preferência na contratação em relação ao candidato para a mesma disciplina/área de conhecimento/campus que conste no Processo Seletivo regulamentado por este Edital.
11.3. O candidato classificado, nas condições do subitem anterior, poderá ser convocado para celebrar pacto contratual, dentro do prazo de vigência do Processo Seletivo, obrigando-se a declarar por escrito no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados da convocação, se aceita ou não o mesmo contrato. A falta de manifestação do convocado, no aludido prazo, importará em sua desistência automática, promovendo à Reitoria do IFBA a convocação do candidato seguinte por ordem de classificação.
11.4. Os candidatos classificados no certame, obedecido aos requisitos necessários para a habilitação para a qual concorreram, poderão ser convocados para outros Campi do IFBA, somente a critério deste Instituto. Neste caso, o candidato que não aceitar ir para o Campus proposto permanecerá na ordem de sua classificação.
11.5. O contrato a ser celebrado obedecerá ao prazo disposto no artigo 4°, inciso III da Lei n°. 8.745, de 09 de dezembro de 1993 e suas alterações, sendo de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado até o prazo máximo de 02 (dois) anos.
11.6. Estão impedidos de celebrar contrato com esta Instituição, candidatos que tenham sido contratadas nos termos da Lei 8.745/93, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do último contrato.
11.7. A inscrição no Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e das Normas Específicas, expedientes dos quais não se poderão alegar desconhecimento.
11.8. Os candidatos não aprovados poderão retirar sua documentação, no prazo de 60 (sessenta) dias contados a partir da homologação da Seleção. Após esse prazo os mesmos serão incinerados.
11.9. O IFBA não fornecerá qualquer documento comprobatório de aprovação e classificação no Processo Seletivo Simplificado valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial da União (DOU).
11.10 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Gestão de Pessoas e pela Reitoria do IFBA, à luz das disposições específicas.
AURINA OLIVEIRA SANTANA
Reitora
EDMÍLSON DOS SANTOS PINTO
Diretor de Gestão de Pessoas
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS
ANEXO I
PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO
CAMPUS - BARREIRAS
DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO | NÚMERO DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | HABILITAÇÃO | REMUNERAÇÃO |
Biologia | 01 | 40 horas | Licenciatura Plena ou Bacharelado em Biologia; Bacharel em Agronomia; Bacharel em Biomedicina. | R$ 2.130,33 |
Engenharia Civil | 01 | 40 horas | Bacharel em Engenharia Civil | R$ 2.130,33 |
Geografia | 01 | 40 horas | Licenciatura ou Bacharelado em Geografia. | R$ 2.130,33 |
Libras | 01 | 40 horas | Fluentes em Libras com nível superior ou com nível médio completo, com PROLIBRAS. | R$ 2.130,33 |
Matemática | 01 | 40 horas | Licenciatura Plena em Matemática Bacharel em Matemática. | R$ 2.130,33 |
Pedagogia | 01 | 40 horas | Graduação em Pedagogia | R$ 2.130,33 |
Psicologia | 01 | 40 horas | Graduação em Psicologia | R$ 2.130,33 |
Química | 01 | 40 horas | Licenciatura ou Bacharelado em Química. | R$ 2.130,33 |
Sociologia | 01 | 40 horas | Bacharelado em Ciências Sociais ou Bacharelado em Sociologia.. | R$ 2.130,33 |
CAMPUS - EUNÁPOLIS
DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO | NÚMERO DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | HABILITAÇÃO | REMUNERAÇÃO |
Educação Matemática | 01 | 40 horas | Licenciado em matemática com especialização em Educação ou Educação Matemática; Bacharel em Matemática com especialização em Educação ou Educação Matemática. | R$ 2.265,78 |
Filosofia | 01 | 40 horas | Licenciatura ou Bacharelado em Filosofia. | R$ 2.130,33 |
Matemática | 01 | 40 horas | Licenciatura Plena ou Bacharelado em Matemática | R$ 2.130,33 |
Nutrição | 01 | 40 horas | Graduação em Nutrição | R$ 2.130,33 |
Solos | 01 | 40 horas | Graduação em Geologia ou Engenharia Agrônoma. | R$ 2.130,33 |
CAMPUS - PORTO SEGURO
DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO | NÚMERO DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | HABILITAÇÃO | REMUNERAÇÃO |
Biologia | 01 | 40 horas | Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Biológicas. | R$ 2.130,33 |
CAMPUS - SIMÕES FILHO
DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO | NÚMERO DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | HABILITAÇÃO | REMUNERAÇÃO |
Física | 01 | 40 horas | Licenciatura Plena ou Bacharelado em Física. | R$ 2.130,33 |
CAMPUS - VALENÇA
DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO | NÚMERO DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | HABILITAÇÃO | REMUNERAÇÃO |
Espanhol | 01 | 40 horas | Letras com habilitação em Espanhol | R$ 2.130,33 |
Física | 01 | 40 horas | Licenciatura Plena ou Bacharelado em Física; Licenciatura em Ciências com habilitação em Física. | R$ 2.130,33 |
Geografia | 01 | 40 horas | Licenciatura ou Bacharelado em Geografia | R$ 2.130,33 |
História | 01 | 40 horas | Licenciatura Plena em História ou Bacharel em História. | R$ 2.130,33 |
Metodologia Ensino História e Filosofia da Educação | 01 | 40 horas | Graduação em Pedagogia | R$ 2.130,33 |
Português | 01 | 40 horas | Licenciatura ou Bacharelado em Letras Vernáculas. | R$ 2.130,33 |
Recursos Pesqueiros | 01 | 40 horas | Graduado em Engenharia de Pesca ou Engenharia para Aquicultura | R$ 2.130,33 |
CAMPUS - VITÓRIA DA CONQUISTA
DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO | NÚMERO DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | HABILITAÇÃO | REMUNERAÇÃO |
Administração/Economia | 01 | 40 horas | Graduação em Administração ou em Economia | R$ 2.130,33 |
Direito | 01 | 40 horas | Bacharel em Direito. | R$ 2.130,33 |
Eletricidade | 03 | 40 horas | Graduação em Eletricidade, Graduação em Engenharia Elétrica ou em Engenharia Eletrônica. | R$ 2.130,33 |
Eletrônica | 01 | 40 horas | Graduação em Eletricidade, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação ou Ciências da Computação. | R$ 2.130,33 |
Informática | 01 | 40 horas | Graduação em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação ou Processamento de Dados. | R$ 2.130,33 |
Matemática | 03 | 40 horas | Licenciatura em Matemática | R$ 2.130,33 |
Pedagogia | 01 | 40 horas | Licenciatura em Pedagogia. | R$ 2.130,33 |
ANEXO II
BAREMA
I. TITULAÇÃO ACADÊMICA | VALOR |
a) Diploma na área objeto do concurso | 1,0 |
b) Diploma de Doutorado | 1,5 |
c) Diploma de Mestre | 1,0 |
d) Certificado de Especialização (mínimo 360 horas) | 0,5 |
e) Outro diploma de graduação do 3º grau | 1,0 |
f) Certificados de cursos de atualização, de participação em Encontros, Seminários, Simpósios, Congressos (ouvinte)- 0,25 para cada, até 06 participações. | 1,5 |
g) Aprovação em Concurso Público na área específica | 0,5 |
SUBTOTAL (T1) | 7,0 |
II. ATIVIDADES DOCENTES E PROFISSIONAIS | VALOR |
a) Experiência de Ensino - 0,3 por cada ano completo (ou até 1,5 ponto) | 1,5 |
b) Experiência em Empresas ou outras experiências em educação - 0,25 por cada ano completo até 06 anos (ou até 1,5 ponto) | 1,5 |
SUBTOTAL (T2) | 3,0 |
TOTAL (T1 + T2) | 10,0 |
OBSERVAÇÃO:
Nenhuma titulação / atividade poderá ser computada mais de uma vez.
ANEXO III
BAREMA PARA LIBRAS
I. TITULAÇÃO ACADÊMICA | VALOR |
a) Diploma na área objeto do concurso | 1,0 |
b) Diploma de Doutorado | 1,5 |
c) Diploma de Mestre | 1,0 |
d) Certificado de Proficiência no uso e no Ensino da LIBRAS | 1,0 |
e) Certificado de Especialização (mínimo 360 horas) | 0,5 |
f) Certificados de cursos de atualização, de participação em Encontros, Seminários, Simpósios, Congressos (ouvinte)- 0,25 para cada, até 06 participações. | 1,5 |
g) Aprovação em Concurso Público na área específica | 0,5 |
SUBTOTAL (T1) | 7,0 |
II. ATIVIDADES DOCENTES E PROFISSIONAIS | VALOR |
a) Experiência de Ensino - 0,3 por cada ano completo (ou até 1,5 ponto) | 1,5 |
b) Experiência em Empresas ou outras experiências em educação - 0,25 por cada ano completo até 06 anos (ou até 1,5 ponto) | 1,5 |
SUBTOTAL (T2) | 3,0 |
TOTAL (T1 + T2) | 10,0 |
OBSERVAÇÃO:
Nenhuma titulação / atividade poderá ser computada mais de uma vez.
ANEXO IV
PONTOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO
CAMPUS - BARREIRAS
ORDEM DOS PONTOS | BIOLOGIA |
01 | A Origem da Vida - teorias e hipóteses. |
02 | Os processos fermentativos e suas implicações ecológicas e econômicas |
03 | Biologia e aspectos evolutivos de gimnospermas e angiospermas. |
04 | Biologia molecular do funcionamento gênico: Transcrição, Tradução e Código genético. |
05 | Leis de Mendel, Sexo e herança genética. |
06 | Composição química da célula e estruturas celulares (membranas e organelas). |
07 | Teorias evolutivas. |
08 | Ecologia: relações ecológicas, biociclos e biomas brasileiros. |
09 | Fisiologia humana: inter-relações entre circulação, digestão e respiração. |
10 | Saúde reprodutiva: métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. |
ORDEM DOS PONTOS | ENGENHARIA CIVIL |
01 | Equilíbrio de um corpo rígido em duas dimensões. |
02 | Centroides e centro de massa de figuras e corpos simples e compostos |
03 | Momento de inércia. |
04 | Elementos carregados axialmente e estaticamente indeterminados |
05 | Método gráfico de construção dos diagramas de esforços cisalhantes e de momentos fletores. |
06 | Concepção da estrutura de concreto armado; valores e critérios para o pré-dimensionamento das estruturas de concreto armado; |
07 | Lajes maciças em concreto armado: definição, tipologias, métodos de cálculo, dimensionamento e detalhamento; |
08 | Vigas em concreto armado: definição, tipos, dimensionamentos à flexão, detalhamento (armadura); |
09 | Pilares de concreto armado: definição, dimensionamentos, detalhamento de armadura; |
10 | Detalhamento de Estruturas de Concreto; |
ORDEM DOS PONTOS | GEOGRAFIA |
01 | A teoria da região na história do pensamento geográfico. A regionalização do Brasil e do mundo. |
02 | Os fundamentos geográficos da Natureza: gênese e dinâmica. |
03 | O espaço geográfico e as mudanças nas relações de trabalho e de produção: as implicações sociais e econômicas na cidade e no campo. |
04 | Interação sociedade-natureza: os impactos ambientais, o uso e a conservação do solo, da água e da cobertura vegetal. As mudanças climáticas. |
05 | O atual período técnico-científico-informacional na agricultura e na indústria: inovações tecnológicas, fluxos de capital e de informações. |
06 | Urbanização brasileira: as metrópoles nacionais e regionais. |
07 | A relação cidade-campo. |
08 | O deslocamento interno da população. |
09 | A geopolítica e as redefinições do território: os conflitos políticos, étnicos religiosos e a nova organização econômica mundial. |
10 | Representações cartográficas: conceitos e linguagens. |
ORDEM DOS PONTOS | LIBRAS |
01 | A Língua Brasileira de Sinais: Principais características |
02 | Legislação Específica da LIBRAS: Decreto n°. 5.626/05, de 22/12/2005; Decreto n°. 5.296/04, de 2/12/2004; Lei n°. 10.436/02, de 24/04/2002; Capítulo VII da Lei n°. 10.098/00, de 19/12/2000 |
03 | Educação de surdos e as novas tecnologias. |
04 | Estudo de expressões literárias próprias da cultura surda |
05 | Números Cardinais e ordinais e suas formas de uso. |
06 | Tipos de expressões faciais gramaticais. |
07 | Classificadores. |
08 | Sinais: alimentos, verbos, tempo, meses, ações, objetos, lugares, países, identificação pessoal, etc.). |
09 | Verbos direcionais e não direcionais. |
10 | Pronomes Interrogativos. |
ORDEM DOS PONTOS | MATEMÁTICA |
01 | Trigonometria; |
02 | Integrais e suas aplicações |
03 | Funções; |
04 | Geometria Analítica; |
05 | Geometria Plana e Espacial; |
06 | Números complexos; |
07 | Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares; |
08 | Limites e Derivadas; |
09 | Análise Combinatória e Probabilidade; |
10 | Polinômios e Equações Algébricas. |
ORDEM DOS PONTOS | PEDAGOGIA |
01 | Currículo e Didática: campos de estudos e confluências na formação docente |
02 | Teorias da Didática: instrumental, fundamental e dos conflitos sociais. |
03 | Planejamento curricular: aspectos epistemológicos, políticos e culturais. |
04 | Didática e a organização do trabalho pedagógico |
05 | A didática e a relação ensino-aprendizagem. |
06 | As políticas educacionais na formação dos profissionais da educação |
07 | Interfaces entre Didática e Currículo em busca de um diálogo interdisciplinar e intercultural. |
08 | A função social da escola |
09 | A estrutura e as responsabilidades da educação básica após a Lei de Diretrizes e Bases da educação 9394/96 |
10 | Políticas e programas nacionais da Avaliação da Aprendizagem. |
ORDEM DOS PONTOS | PSICOLOGIA |
01 | A psicologia da educação como ciência aplicada |
02 | Teorias psicológicas contemporâneas e suas aplicações gerais a educação: Piaget e Vygotsky. |
03 | Ensino-aprendizagem e interações em sala-de-aula: relações entre desenvolvimento e aprendizagem humana e ensino. |
04 | Fenômenos psicológicos que influenciam o processo avaliativo. |
05 | O desenvolvimento e a aprendizagem conforme as teorias psicogenética, psicanalítica e sócio histórica |
06 | Educação e desenvolvimento na concepção piagetiana |
07 | A apropriação da teoria psicanalítica pela educação |
08 | Educação e desenvolvimento na concepção rogeriana |
09 | Desenvolvimento e aprendizagem segundo abordagem comportamentalista |
10 | Desenvolvimento e aprendizagem na concepção sócio histórica |
ORDEM DOS PONTOS | QUÍMICA |
01 | Tabela periódica |
02 | Ligações químicas |
03 | Funções inorgânicas |
04 | Reações químicas |
05 | Termoquímica |
06 | Cinética química |
07 | Equilíbrio iônico |
08 | Eletroquímica |
09 | Funções orgânicas |
10 | Isomeria |
ORDEM DOS PONTOS | SOCIOLOGIA |
01 | A Sociologia de Émile Durkheim. |
02 | A Sociologia de Karl Marx. |
03 | A Sociologia de Max Weber. |
04 | A Sociologia do conhecimento: Marx, Durkheim, Weber e Bourdieu. |
05 | Globalização e neoliberalismo: as consequências sociais, políticas e econômicas. |
06 | A organização do trabalho na era fordista e taylorista. |
07 | A transformação político-econômica do capitalismo no final no século XX e o modelo de organização do trabalho toyotista. |
08 | Movimentos sociais no Brasil. |
09 | A história do sindicalismo brasileiro. |
10 | Cultura e globalização: meio ambiente e a mídia |
CAMPUS - EUNÁPOLIS
ORDEM DOS PONTOS | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
01 | A relação entre a Didática e o Estágio Curricular na formação do professor de matemática |
02 | Tendências Metodológicas no Ensino de Matemática: concepções e perspectivas |
03 | O Planejamento no Ensino da Matemática: concepções e perspectivas |
04 | A Avaliação no Ensino da Matemática: tendências e perspectivas |
05 | As relações entre a História da Matemática e o Ensino de Matemática |
06 | Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e outros recursos didáticos no Ensino de Matemática |
07 | Os Processos Psicológicos e as suas Relações com o Ensino e a Aprendizagem do Conhecimento Matemático |
08 | Fundamentos Teóricos-Metodológicos do Ensino da Matemática |
09 | Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Matemática: tendências e perspectivas |
10 | Educação Matemática enquanto campo Científico: tendências e perspectivas |
ORDEM DOS PONTOS | FILOSOFIA |
01 | O conhecimento e o ideal de educação na filosofia platônica. |
02 | A lógica, a ética e a educação em Aristóteles. |
03 | Entre a razão natural e a fé cristã: dilemas da filosofia escolástica medieval. |
04 | A filosofia e as teorias pedagógicas na idade moderna: racionalismo (Descarte), iluminismo (Kant) e idealismo (Hegel). |
05 | O iluminismo e a pedagogia de Rousseau. |
06 | Educação e Ideologia: contribuições do pensamento Marxista para a pedagogia. |
07 | O século XX e a crise da razão. |
08 | Nietzsche e a interpretação da moral ocidental. |
09 | Fenomenologia, existencialismo e educação. |
10 | Filosofia e educação: ensino e desafios contemporâneos |
ORDEM DOS PONTOS | MATEMÁTICA |
01 | Trigonometria; |
02 | Integrais e suas aplicações |
03 | Funções; |
04 | Geometria Analítica; |
05 | Geometria Plana e Espacial; |
06 | Números complexos; |
07 | Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares; |
08 | Limites e Derivadas; |
09 | Análise Combinatória e Probabilidade; |
10 | Polinômios e Equações Algébricas. |
ORDEM DOS PONTOS | NUTRIÇÃO |
01 | Comunicação e educação em saúde: novas demandas, rumos e desafios para a nutrição. |
02 | Vigilância Alimentar e Nutricional: Aplicação na formulação e avaliação de políticas e programas públicos de alimentação, nutrição e segurança alimentar e nutricional. |
03 | Saberes, estratégias e práticas na formação e atuação do Nutricionista na Atenção Básica em Saúde. |
04 | Alimentação e Nutrição como campo de intervenção pública no âmbito do SUS. |
05 | Segurança Alimentar e Nutricional, hábitos alimentares, contemporaneidade e saúde. |
06 | Epidemiologia nutricional e organização da atenção alimentar e nutricional no Brasil: das doenças carenciais às doenças crônicas. |
07 | Educação Alimentar e Nutricional como estratégia para intervenção pública. |
08 | Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à alimentação adequada na prática do Nutricionista. |
09 | Aspectos sociais e antropológicos do comportamento alimentar e repercussões para a intervenção no campo da alimentação e nutrição de populações. |
10 | Política de Alimentação e Nutrição do Escolar. |
ORDEM DOS PONTOS | SOLOS |
01 | Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto |
02 | Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos |
03 | Pedologia |
04 | Recuperação de Áreas Degradadas |
05 | Geomorfologia |
06 | Climatologia |
07 | Monitoramento Ambiental |
08 | Geotecnia |
09 | Geologia |
10 | Geoquímica |
CAMPUS - PORTO SEGURO
ORDEM DOS PONTOS | BIOLOGIA |
01 | A Origem da Vida - teorias e hipóteses. |
02 | Os processos fermentativos e suas implicações ecológicas e econômicas |
03 | Biologia e aspectos evolutivos de gimnospermas e angiospermas. |
04 | Biologia molecular do funcionamento gênico: Transcrição, Tradução e Código genético. |
05 | Leis de Mendel, Sexo e herança genética. |
06 | Composição química da célula e estruturas celulares (membranas e organelas). |
07 | Teorias evolutivas. |
08 | Ecologia: relações ecológicas, biociclos e biomas brasileiros. |
09 | Fisiologia humana: inter-relações entre circulação, digestão e respiração. |
10 | Saúde reprodutiva: métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. |
CAMPUS - SIMÕES FILHO
ORDEM DOS PONTOS | FÍSICA |
01 | Cinemática: Movimento Uniforme e Uniformemente Variado. |
02 | Dinâmica: Leis de Newton, Conservação da Energia Mecânica. |
03 | Estática: Equilíbrio do Corpo Extenso. |
04 | Hidrostática: Empuxo: Princípio de Pascal |
05 | Terminologia: Leis da Termodinâmica (transformações gasosas) |
06 | Óptica: Espelhos Planos e Esféricos (equação de Gauss) |
07 | Ondulatória: Movimentos Harmônicos Simples (MAS) |
08 | Eletricidade: Eletrostática (campo elétrico e potencial elétrico) |
09 | Eletricidade: Eletrodinâmica (Leis de OHM e os circuitos série paralelo) com Instrumentos de Medição Elétrica. |
10 | Eletricidade: Eletromagnetismo (força magnética) |
CAMPUS - VALENÇA
ORDEM DOS PONTOS | ESPANHOL |
01 | Contribuições da linguística aplicada ao ensino de língua espanhola para falantes de português. |
02 | Aspectos morfossintáticos da língua espanhola: Tempo e aspecto das formas verbais. |
03 | Leitura e compreensão de textos de gêneros diversos: a formação de leitores competentes. |
04 | Ensino das destrezas orais em língua espanhola. |
05 | Aspectos semânticos e estilísticos da língua espanhola: desenvolvimento da competência léxica |
06 | Espanhol instrumental e a escola tecnológica. |
07 | Espanhol peninsular e a América espanhola. |
08 | Os falsos cognatos em língua espanhola. |
09 | A literatura hispano-americana em sala de aula. |
10 | A literatura espanhola em sala de aula. |
ORDEM DOS PONTOS | FÍSICA |
01 | Movimento de um ponto material em duas dimensões. |
02 | Forças de atrito e resistência ao movimento de um corpo. |
03 | A lei da gravitação universal e as marés. |
04 | Conceito de pressão e pressão atmosférica. |
05 | Força de empuxo. |
06 | Energia mecânica e sistemas conservativos. |
07 | Interpretação microscópica para os estados da matéria. |
08 | Máquinas térmicas. |
09 | Força eletromotriz e força contra eletromotriz. |
10 | O motor elétrico de corrente contínua. |
ORDEM DOS PONTOS | GEOGRAFIA |
01 | Diversidades do clima e meio ambiente na região Nordeste |
02 | O processo da urbanização brasileira a partir do sec. XX |
03 | Desenvolvimento e a questão ambiental |
04 | A globalização e o processo de fragmentação mundial |
05 | A indústria brasileira frente ao mercado de capital |
06 | Estrutura fundiária e conflitos de terra no Brasil |
07 | O Brasil no contexto das relações internacionais |
08 | Dinâmica populacional: uma questão social no Brasil |
09 | O espaço geográfico e suas representações |
10 | Problemas ambientais urbanos |
ORDEM DOS PONTOS | HISTÓRIA |
01 | A Revolução Neolítica e a organização das primeiras sociedades. |
02 | Atenas e Roma: a constituição da sociedade, a economia escravista e as instituições políticas. |
03 | O mundo feudal: organização política, econômica e social, cultural e mentalidade. |
04 | O antigo Regime: poder, economia, sociedade, cultural e Cotidiano. |
05 | O capitalismo e seu processo histórico: consolidação do modo de vida burguês, a urbanização e o movimento operário. |
06 | Economia, sociedade, religiosidade e estamento burocrático no Brasil colonial. |
07 | Cem anos de rebeldia: movimentos sociais na Bahia do final do século XVIII ao final do século XIX. |
08 | A evolução brasileira no século XIX: poder, economia, sociedade e cotidiano. |
09 | A República do café e dos coronéis: antagonismos socioeconômicos, cultura e cotidiano. |
10 | A afirmação do Estado e da sociedade burguesa no Brasil pós-movimento de 1930 e a influencia dos principais fenômenos históricos mundiais neste processo. |
ORDEM DOS PONTOS | METODOLOGIA ENSINO HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
01 | Desafios históricos e filosóficos da Educação Moderna e Contemporânea |
02 | A Filosofia da Educação no contexto educacional brasileiro |
03 | O processo de profissionalização e os saberes necessários à docência |
04 | História do pensamento pedagógico brasileiro |
05 | História da Educação e desenvolvimento econômico |
06 | História da Educação e democracia: a construção social da escola popular de massas |
07 | O debate público x privado na história da educação brasileira |
08 | Cultura brasileira e identidade nacional na história da educação |
09 | Origem e evolução das principais teorias pedagógicas |
10 | Abordagens metodológicas que fundamentam as práticas do professor no cotidiano escolar |
ORDEM DOS PONTOS | PORTUGUÊS |
01 | Língua escrita e língua falada: a influência da oralidade na língua escrita e vice-versa. |
02 | Mecanismos semânticos e sintáticos - discursivos como recursos para construção do sentido do texto |
03 | A morfossintaxe dos nomes e determinantes. |
04 | Processos de coordenação e subordinação |
05 | A variação linguística e a língua padrão. |
06 | As funções da linguagem na leitura e produção de textos. |
07 | Os processos de composição de texto: descrição, narração e dissertação. |
08 | O texto: coesão e coerência. |
09 | Romantismo: prosa e verso. |
10 | Modernismo: prosa e verso. |
ORDEM DOS PONTOS | RECURSOS PESQUEIROS |
01 | Seleção de área para aquicultura: topografia, qualidade do solo e suprimento de água; |
02 | Produtos e Subprodutos do pescado; |
03 | Sistema de cultivo para águas continentais, estuarinas e marinhas; |
04 | Correntes marinhas, maré e suas influências na aquicultura; |
05 | Patologias em peixes cultivados e técnicas de manejo; |
06 | Carcinicultura: panorama nacional e nordeste; |
07 | Riscos e Acidentes de trabalho na Pesca e Aquicultura: causas, consequências e ações mitigadoras; |
08 | Aquecimento global e o ambiente aquático: causas e consequências; |
09 | Criação de peixes em tanque-rede: tecnologias emergentes; |
10 | Aquicultura e Meio Ambiente: Licenciamentos e Concessões. |
CAMPUS - VITÓRIA DA CONQUISTA
ORDEM DOS PONTOS | ADMINISTRAÇÃO/ECONOMIA |
01 | Microeconomia |
02 | Macroeconomia: Sistemas Econômicos |
03 | Economia Ecológica e Desenvolvimento Sustentável |
04 | Administração Geral |
05 | Administração Estratégica |
06 | Administração da Produção |
07 | Administração de Recursos Humanos |
08 | Empreendedorismo |
09 | Comércio Eletrônico; |
10 | Gestão da Qualidade. |
ORDEM DOS PONTOS | DIREITO |
01 | Princípios do Direito do Trabalho |
02 | Direito Coletivo do Trabalho |
03 | Princípios Cooperativistas |
04 | Teoria dos Direitos Fundamentais |
05 | Os Direitos Civis e a Constituição Brasileira |
06 | Constituição Federal e Meio Ambiente |
07 | Responsabilidade Civil; |
08 | Função Social da Propriedade; |
09 | Atos Administrativos; |
10 | Princípios Jurídicos da Tributação. |
ORDEM DOS PONTOS | ELETRICIDADE |
01 | Leis de Kirchhoff, Ponte de Wheatstone e Galvanômetro. |
02 | Eletromagnetismo e Geração de Tensão Alternada. |
03 | Circuitos RLC e Correção de Fator de Potência. |
04 | Circuitos trifásicos equilibrados e desequilibrados. |
05 | Transformadores. |
06 | Fusíveis, Seccionadores e Relés. |
07 | Sensores e Transdutores. |
08 | Motores CA Monofásicos e Trifásicos. |
09 | Soft-Starter e Inversores de Freqüência. |
10 | Instalações elétricas prediais. |
ORDEM DOS PONTOS | ELETRÔNICA |
01 | Linguagens de programação; |
02 | CLP's: Aplicações e Arquitetura Básica; |
03 | Microcontroladores; |
04 | Automação; |
05 | Manutenção de Computadores; |
06 | Redes de Computadores; |
07 | Mecatrônica; |
08 | Telemática; |
09 | Hardware e Software; |
10 | Arquitetura Básica de Computadores. |
ORDEM DOS PONTOS | INFORMÁTICA |
01 | Algoritmos. |
02 | Modelos de programação. |
03 | Conceitos básicos de protocolos. |
04 | Noções de programação orientada a objetos. |
05 | Introdução a Engenharia de Software: análise de requisitos, técnicas para projetos, implementação, validação. |
06 | Fundamentos de estruturas de dados. |
07 | Arquitetura de computadores: elementos (unidade central de processamento, memória, ULA). |
08 | Arquitetura e organização de um microprocessador. |
09 | Algoritmos. |
10 | Modelos de programação. |
ORDEM DOS PONTOS | MATEMÁTICA |
01 | Equações diferenciais ordinárias lineares de 1ª e 2ª ordem |
02 | Funções de correlação, autocorrelação e densidade espectral de potência |
03 | Processamento de sinais aleatórios |
04 | Processos aleatórios discretos |
05 | Funções analíticas complexas |
06 | Integração complexa |
07 | Funções harmônicas |
08 | Funções vetoriais de variável real |
09 | Integrais de linha e de superfícies |
10 | Derivação e integração numérica |
ORDEM DOS PONTOS | PEDAGOGIA |
01 | Política educacional - organização do sistema escolar brasileiro na legislação contemporânea; |
02 | Currículo escolar e a cultura da/na escola frente aos desafios da contemporaneidade; |
03 | A mediação tecnológica nos espaços educativos; |
04 | Saberes necessários à formação do professor; |
05 | Saber social: relação teoria e prática; |
06 | As práticas da avaliação na escola brasileira e as concepções de educação; |
07 | Um olhar crítico sobre as formas de operacionalização da avaliação; |
08 | Inclusão Escolar; |
09 | A Educação a Distância; |
10 | A Educação de Jovens e Adultos. |