IFBA - Instituto Federal da Bahia - BA

Notícia:   IFBA abre 34 vagas para Professores Substitutos em diversos Campi

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

IFBA - INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

EDITAL Nº 03, DE 22 DE JANEIRO DE 2011

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO-PROFESSOR SUBSTITUTO

A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o disposto no artigo 37, inciso IX da Constituição Federal, dos preceitos específicos da Lei n°. 8.745, de 09.12.93 (DOU de 10.12.93) com suas alterações posteriores, e com o disposto no Decreto n°. 5.626/05, de 22.12.05, torna público a abertura de inscrições destinadas a viabilizar a realização de Processo Seletivo Simplificado, dirigido à contratação, por tempo determinado, de Professores Substitutos para os cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para os Campi de Barreiras, Eunápolis, Simões Filho, Porto Seguro, Valença e Vitória da Conquista, nos termos do supracitado diploma legal, cujas vagas ora divulgadas serão preenchidas a partir do surgimento, em função das vacâncias e afastamentos previstos na legislação que rege a matéria.

1. DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, NÚMERO DE VAGAS E CARGA HORÁRIA As informações referentes à área, número de vagas, carga horária e habilitação mínima exigida para participação no Processo Seletivo Simplificado consta no Anexo I deste Edital.

2. DOS LOCAIS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará as provas no respectivo Campus para o qual o candidato se inscreveu, conforme especificado a seguir:

Campus BARREIRAS

Rua das Várzeas, s/n - Centro - Barreiras-BA

(77)3611-5419

Campus EUNÁPOLIS

Av. David Jonas Sadine s/n - Rosa Neto - Eunápolis-BA

(73)3281-2267

Campus SIMÕES FILHO

Via Universitária, s/n°. - Pitanguinhas - Simões Filho-BA.

(71)3396-9540

Campus PORTO SEGURO

BR 367 Km 58,5 - Bairro Fontana I - Porto Seguro-BA.

(73)3288-6686

Campus VALENÇA

Rua do Arame s/n - Bairro do Tento - Valença-BA.

(75)3641-3051

Campus VITÓRIA DA CONQUISTA

Av. Amazonas, 3150 - Bairro Zabalê - Vitória da Conquista-BA.

(77)3426-2221

3.1. Período: 10 a 23/02/2011

3.2. As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet através do sítio www.ifba.edu.br)

3.3. Taxa de Inscrição: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).

3.4. O candidato somente poderá inscrever-se em 01 (uma) única área/disciplina, para o Campus de sua opção.

3.5. Será aceita inscrição por procuração, realizada em instrumento público ou particular, sendo que, neste último caso deverá ser anexada cópia do documento de identidade do candidato.

3.6. Em hipótese alguma haverá ressarcimento da taxa de inscrição.

4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

4.1. Para formalizar a inscrição, o candidato deverá acessar o sítio www.ifba.edu.br:

- Preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line, conforme instruções no sítio;

- Imprimir o boleto bancário para o pagamento.

- Efetuar o pagamento bancário correspondente à Taxa de Inscrição. Efetuada mais de uma inscrição, será validada a última inscrição paga.

- Consultar no sítio www.ifba.edu.br, a partir de 25/02/2011, se sua inscrição foi homologada.

- O candidato tem até 48 horas após divulgação da homologação da inscrição para registrar, via correio eletrônico (professorsubstituto@ifba.edu.br), que sua inscrição não foi homologada. Portanto é de responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações no sítio.

4.2. O IFBA não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

4.3. A inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária do respectivo recolhimento.

4.4. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital.

4.5. Para a disciplina LIBRAS poderão inscrever-se pessoas que possuam o Certificado de Proficiência no Uso e no Ensino da Libras (PROLIBRAS).

4.6. Exclusivamente para a disciplina/área de conhecimento LIBRAS, conforme art. 7º do Decreto nº. 5.626/2005, poderão se inscrever usuário dessa língua com formação de nível médio ou superior, ambos com certificado de PROLIBRAS.

4.7. A isenção do pagamento da Taxa de Inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem hipoinsuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto n°. 6.593/2008 e deste Edital, deverá ser requerida no período de 10 a 17/02/2011 e conforme a seguir:

4.7.1. Fará jus à referida isenção o candidato que:

a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto n°. 6.135 de 26/06/2007; e

b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto 6.135/2007.

4.7.2. A isenção tratada no subitem 4.7.1 deverá ser requerida durante a inscrição, via internet, onde o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar o seu Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico, bem como, declarar-se membro de "família de baixa renda", nos termos da letra "b" do subitem 4.7.1.

4.7.3. O IFBA consultará o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

4.7.4. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se ainda o disposto no Parágrafo Único do Art. 10 do Decreto n°. 83.936, de 06 de setembro de 1979.

4.7.5. O simples preenchimento dos dados necessários para a solicitação de isenção, via internet, não garante ao interessado a isenção da taxa de inscrição, que estará sujeita a análise e deferimento por parte do IFBA.

4.7.6. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via correio ou via fax.

4.7.7. O não cumprimento de uma das etapas fixadas, a inconformidade de alguma informação ou a solicitação apresentada fora do período fixado no subitem 4.7., implicará a eliminação automática do candidato no processo de isenção.

4.7.8. O resultado da análise dos pedidos de isenção da Taxa de Inscrição será divulgado, via internet, até o dia 21/02/2011.

4.7.9. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da Taxa de Inscrição.

4.7.10. Os candidatos, cujas solicitações tiverem sido indeferidas, deverão efetuar o respectivo pagamento do boleto bancário no período estabelecido no subitem 3.1.

5. DO PROCESSO SELETIVO

5.1. DA ESTRUTURA:

5.1.1. O Processo Seletivo será realizado em etapas distintas, constituídas de:

a) Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória)

b) Prova de Títulos (classificatória)

5.1.2. As provas serão avaliadas por Banca Examinadora constituída de 03 (três) membros da área de educação, existindo, no mínimo, um componente com titulação e classe superior ou equivalente à exigida para o cargo.

5.1.3. A Banca Examinadora para a prova de LIBRAS será constituída de 03 (três) membros, sendo um surdo, um ouvinte e um intérprete, existindo, no mínimo, um componente com titulação e classe superior ou equivalente à exigida para o cargo.

5.1.4. A Prova de Desempenho Didático será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

5.1.5. A Prova de Títulos, cuja nota será de 0 (zero) a 10 (dez), serão atribuídos os valores constantes nos Baremas (Anexos II e III) deste Edital.

5.1.6. As provas serão realizadas no respectivo campus para o qual o candidato fez opção, salvo impedimentos institucionais, as mesmas poderão acontecer no Campus Salvador.

5.1.7. Dia e horário das provas serão divulgados posteriormente no sítio do IFBA.

5.1.8. O candidato apresentará os originais e entregará à Banca Examinadora, no dia do sorteio dos pontos, no respectivo Campus, cópia dos seguintes documentos:

- RG

- CPF

- Diploma, Certificado ou Atestado com o histórico escolar do Curso Superior, de acordo com as exigências para o exercício do cargo.

- Curriculum Vitae (Plataforma Lattes/CNPq - Completo) acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios, que servirão de base para a Prova de Títulos.

- Relação nominal dos títulos e respectivas cópias legíveis.

- Cópia do Certificado obtido por meio de Exame de Proficiência para o Ensino de LIBRAS - Nível Superior ou Médio (conforme Art. 7º do Decreto 5.626/2005, de 22/12/05). Exclusivamente para o candidato da disciplina/área LIBRAS.

5.1.9. Na ausência da entrega de um dos documentos mencionados no item anterior, o candidato ficará impossibilitado de participar do sorteio, sendo excluído do Processo.

5.1.10. O candidato deverá comparecer ao local da prova didática com 1 (uma) hora de antecedência munido dos documentos elencados no subitem 5.1.8 e do documento original de identidade.

5.2. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.2.1. Será realizada com base no programa da disciplina (pontos), na qual o candidato estiver inscrito, e envolverá aspectos teóricos, práticos e didático-pedagógicos. (Anexo IV deste Edital).

5.2.2. Os pontos para a aula serão sorteados entre os inscritos presentes ou legalmente representados, com 24 horas de antecedência em relação ao início da prova. A ordem de apresentação dessa aula será realizada imediatamente após o sorteio dos pontos.

5.2.3. O IFBA disponibilizará aos candidatos somente lousa e pincel atômico. Demais recursos didáticos ficarão a cargo do candidato.

5.2.4. A prova terá duração de uma hora-aula de 40 minutos.

5.2.5. Nenhum candidato poderá assistir aos exames dos demais concorrentes.

5.2.6. A prova da Libras envolverá conhecimentos acerca desta língua e da legislação específica da Libras de acordo com o programa constante do Anexo IV deste Edital, e a exposição será na Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, não podendo, em hipótese alguma, se expressar em língua portuguesa falada.

5.3. DA PROVA DE TÍTULOS

5.3.1. O candidato será julgado pela Banca Examinadora, de acordo com os respectivos Baremas, definidos nas normas deste Processo Seletivo.

5.3.2. Somente serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados na Prova de Desempenho Didático.

6. DO RESULTADO DAS AVALIAÇÕES

6.1 O resultado final será divulgado no sítio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da BAHIA: <www.ifba.edu.br> e na portaria principal de cada Campus.

6.2 O IFBA poderá divulgar resultados parciais à medida que as avaliações forem sendo concluídas.

7. DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1. A nota final será a média ponderada dos pontos obtidos na Prova Didática (peso 7) e na Prova de Títulos (peso 3).

7.1.1. A habilitação do candidato dar-se-á através da obtenção de um mínimo de 6,0 (seis) pontos.

7.2. Na hipótese de empate, terá a preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:

7.2.1. Obtiver a maior média na Prova de Desempenho Didático

7.2.2. Maior tempo de experiência de ensino

7.2.3. Possuir Doutorado

7.2.4. Possuir Mestrado

7.2.5. Possuir Especialização

7.2.6. Maior idade

7.2.7. Possuir deficiência auditiva (pessoa surda). Exclusivamente para o candidato a disciplina/área LIBRAS.

7.3. O julgamento da Banca Examinadora é definitivo, salvo em casos de inobservância das presentes normas, hipótese esta que caberá recurso de nulidade a Reitora do IFBA, ouvida a Pró-Reitoria de Ensino.

7.3.1. O recurso deverá ser interposto, no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas, no Protocolo do Campus respectivo à realização da prova, após divulgação do resultado do Processo Seletivo e será julgado pela autoridade competente, precedida de manifestação da Banca Examinadora.

7.3.2. Não será admitido recurso da Prova de Desempenho Didático, devido ao seu caráter subjetivo.

7.4. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) poderá recusar o resultado do Processo Seletivo, por vício de forma, devendo a recusa ser processada e submetida à homologação da Reitora do IFBA.

7.5. Os resultados finais do Processo Seletivo serão encaminhados a Diretoria de Gestão de Pessoas e ao Departamento de Administração de Pessoal (DEAP) de IFBA, em Salvador-BA.

8. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

8.1. A celebração do contrato com a Instituição está condicionada ao preenchimento dos seguintes requisitos:

8.1.1. Ser brasileiro e comprovar estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos, e quite com as obrigações militares, para os de sexo masculino.

8.1.2. No caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deverá estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Artigo 13 do Decreto nº. 70.436, de 18 de abril de 1972; se de outra nacionalidade, comprovar permanência regular e definitiva no país, nos termos da legislação em vigor, sendo dispensadas as exigências a que se refere o subitem anterior.

8.1.3. Entrega da cópia dos seguintes documentos:

a) RG;

b) CPF;

c) Comprovante de residência;

d) Título eleitoral;

e) PIS/ PASEP;

f) Certidão de Nascimento/Casamento;

g) Certificado de Reservista;

h) Certidão de Quitação Eleitoral;

i) Diploma, Certificado ou Atestado com o histórico escolar da habilitação exigida para o exercício do cargo;

j) Certificado de Proficiência em Libras (PROLIBRAS), obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação, exclusivamente para o candidato a disciplina/área de conhecimento LIBRAS;

k) Uma foto 3 x 4 (recente).

8.1.3.1. Todas as cópias deverão possuir autenticação ou poderão ser autenticadas no ato da contratação, desde que sejam apresentados os originais.

8.2. A contratação estará condicionada ao atendimento da legislação específica, bem como ao interesse da Administração do IFBA.

8.3. O candidato(a) convocado(a) para contratação deverá se apresentar no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da publicação da Convocação, sob pena de ser considerado desistente do processo seletivo.

9. DA VALIDADE

9.1. O Processo Seletivo será válido por 12 meses, a contar da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

10. DA REMUNERAÇÃO

10.1. A remuneração do professor substituto deve obedecer aos limites trazidos pela Lei 8.745/93 em seu art. 7°, e pela Lei 11.784/08, e suas alterações posteriores.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato o direito de celebrar o contrato reportado neste Edital, mas apenas a expectativa de formalizar tal pacto, segundo a ordem de classificação. A consecução desse ato fica condicionada à observância das disposições legais e pertinentes, bem como ao interesse da Administração.

11.2. Havendo candidato aprovado em Processo Seletivo anterior para Professor Substituto, no prazo de sua validade, este terá preferência na contratação em relação ao candidato para a mesma disciplina/área de conhecimento/campus que conste no Processo Seletivo regulamentado por este Edital.

11.3. O candidato classificado, nas condições do subitem anterior, poderá ser convocado para celebrar pacto contratual, dentro do prazo de vigência do Processo Seletivo, obrigando-se a declarar por escrito no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados da convocação, se aceita ou não o mesmo contrato. A falta de manifestação do convocado, no aludido prazo, importará em sua desistência automática, promovendo à Reitoria do IFBA a convocação do candidato seguinte por ordem de classificação.

11.4. Os candidatos classificados no certame, obedecido aos requisitos necessários para a habilitação para a qual concorreram, poderão ser convocados para outros Campi do IFBA, somente a critério deste Instituto. Neste caso, o candidato que não aceitar ir para o Campus proposto permanecerá na ordem de sua classificação.

11.5. O contrato a ser celebrado obedecerá ao prazo disposto no artigo 4°, inciso III da Lei n°. 8.745, de 09 de dezembro de 1993 e suas alterações, sendo de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado até o prazo máximo de 02 (dois) anos.

11.6. Estão impedidos de celebrar contrato com esta Instituição, candidatos que tenham sido contratadas nos termos da Lei 8.745/93, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do último contrato.

11.7. A inscrição no Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e das Normas Específicas, expedientes dos quais não se poderão alegar desconhecimento.

11.8. Os candidatos não aprovados poderão retirar sua documentação, no prazo de 60 (sessenta) dias contados a partir da homologação da Seleção. Após esse prazo os mesmos serão incinerados.

11.9. O IFBA não fornecerá qualquer documento comprobatório de aprovação e classificação no Processo Seletivo Simplificado valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial da União (DOU).

11.10 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Gestão de Pessoas e pela Reitoria do IFBA, à luz das disposições específicas.

AURINA OLIVEIRA SANTANA
Reitora

EDMÍLSON DOS SANTOS PINTO
Diretor de Gestão de Pessoas

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

ANEXO I

PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

CAMPUS - BARREIRAS

DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO

Biologia

01

40 horas

Licenciatura Plena ou Bacharelado em Biologia; Bacharel em Agronomia; Bacharel em Biomedicina.

R$ 2.130,33

Engenharia Civil

01

40 horas

Bacharel em Engenharia Civil

R$ 2.130,33

Geografia

01

40 horas

Licenciatura ou Bacharelado em Geografia.

R$ 2.130,33

Libras

01

40 horas

Fluentes em Libras com nível superior ou com nível médio completo, com PROLIBRAS.

R$ 2.130,33

Matemática

01

40 horas

Licenciatura Plena em Matemática Bacharel em Matemática.

R$ 2.130,33

Pedagogia

01

40 horas

Graduação em Pedagogia

R$ 2.130,33

Psicologia

01

40 horas

Graduação em Psicologia

R$ 2.130,33

Química

01

40 horas

Licenciatura ou Bacharelado em Química.

R$ 2.130,33

Sociologia

01

40 horas

Bacharelado em Ciências Sociais ou Bacharelado em Sociologia..

R$ 2.130,33

CAMPUS - EUNÁPOLIS

DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO

Educação Matemática

01

40 horas

Licenciado em matemática com especialização em Educação ou Educação Matemática; Bacharel em Matemática com especialização em Educação ou Educação Matemática.

R$ 2.265,78

Filosofia

01

40 horas

Licenciatura ou Bacharelado em Filosofia.

R$ 2.130,33

Matemática

01

40 horas

Licenciatura Plena ou Bacharelado em Matemática

R$ 2.130,33

Nutrição

01

40 horas

Graduação em Nutrição

R$ 2.130,33

Solos

01

40 horas

Graduação em Geologia ou Engenharia Agrônoma.

R$ 2.130,33

CAMPUS - PORTO SEGURO

DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO

Biologia

01

40 horas

Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Biológicas.

R$ 2.130,33

CAMPUS - SIMÕES FILHO

DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO

Física

01

40 horas

Licenciatura Plena ou Bacharelado em Física.

R$ 2.130,33

CAMPUS - VALENÇA

DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO

Espanhol

01

40 horas

Letras com habilitação em Espanhol

R$ 2.130,33

Física

01

40 horas

Licenciatura Plena ou Bacharelado em Física; Licenciatura em Ciências com habilitação em Física.

R$ 2.130,33

Geografia

01

40 horas

Licenciatura ou Bacharelado em Geografia

R$ 2.130,33

História

01

40 horas

Licenciatura Plena em História ou Bacharel em História.

R$ 2.130,33

Metodologia Ensino História e Filosofia da Educação

01

40 horas

Graduação em Pedagogia

R$ 2.130,33

Português

01

40 horas

Licenciatura ou Bacharelado em Letras Vernáculas.

R$ 2.130,33

Recursos Pesqueiros

01

40 horas

Graduado em Engenharia de Pesca ou Engenharia para Aquicultura

R$ 2.130,33

CAMPUS - VITÓRIA DA CONQUISTA

DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO

Administração/Economia

01

40 horas

Graduação em Administração ou em Economia

R$ 2.130,33

Direito

01

40 horas

Bacharel em Direito.

R$ 2.130,33

Eletricidade

03

40 horas

Graduação em Eletricidade, Graduação em Engenharia Elétrica ou em Engenharia Eletrônica.

R$ 2.130,33

Eletrônica

01

40 horas

Graduação em Eletricidade, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação ou Ciências da Computação.

R$ 2.130,33

Informática

01

40 horas

Graduação em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação ou Processamento de Dados.

R$ 2.130,33

Matemática

03

40 horas

Licenciatura em Matemática

R$ 2.130,33

Pedagogia

01

40 horas

Licenciatura em Pedagogia.

R$ 2.130,33

ANEXO II

BAREMA

I. TITULAÇÃO ACADÊMICA

VALOR

a) Diploma na área objeto do concurso

1,0

b) Diploma de Doutorado

1,5

c) Diploma de Mestre

1,0

d) Certificado de Especialização (mínimo 360 horas)

0,5

e) Outro diploma de graduação do 3º grau

1,0

f) Certificados de cursos de atualização, de participação em Encontros, Seminários, Simpósios, Congressos (ouvinte)- 0,25 para cada, até 06 participações.

1,5

g) Aprovação em Concurso Público na área específica

0,5

SUBTOTAL (T1)

7,0

 

II. ATIVIDADES DOCENTES E PROFISSIONAIS

VALOR

a) Experiência de Ensino - 0,3 por cada ano completo (ou até 1,5 ponto)

1,5

b) Experiência em Empresas ou outras experiências em educação - 0,25 por cada ano completo até 06 anos (ou até 1,5 ponto)

1,5

SUBTOTAL (T2)

3,0

TOTAL (T1 + T2)

10,0

OBSERVAÇÃO:

Nenhuma titulação / atividade poderá ser computada mais de uma vez.

ANEXO III

BAREMA PARA LIBRAS

I. TITULAÇÃO ACADÊMICA

VALOR

a) Diploma na área objeto do concurso

1,0

b) Diploma de Doutorado

1,5

c) Diploma de Mestre

1,0

d) Certificado de Proficiência no uso e no Ensino da LIBRAS

1,0

e) Certificado de Especialização (mínimo 360 horas)

0,5

f) Certificados de cursos de atualização, de participação em Encontros, Seminários, Simpósios, Congressos (ouvinte)- 0,25 para cada, até 06 participações.

1,5

g) Aprovação em Concurso Público na área específica

0,5

SUBTOTAL (T1)

7,0

 

II. ATIVIDADES DOCENTES E PROFISSIONAIS

VALOR

a) Experiência de Ensino - 0,3 por cada ano completo (ou até 1,5 ponto)

1,5

b) Experiência em Empresas ou outras experiências em educação - 0,25 por cada ano completo até 06 anos (ou até 1,5 ponto)

1,5

SUBTOTAL (T2)

3,0

TOTAL (T1 + T2)

10,0

OBSERVAÇÃO:

Nenhuma titulação / atividade poderá ser computada mais de uma vez.

ANEXO IV

PONTOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

CAMPUS - BARREIRAS

ORDEM DOS PONTOS

BIOLOGIA

01

A Origem da Vida - teorias e hipóteses.

02

Os processos fermentativos e suas implicações ecológicas e econômicas

03

Biologia e aspectos evolutivos de gimnospermas e angiospermas.

04

Biologia molecular do funcionamento gênico: Transcrição, Tradução e Código genético.

05

Leis de Mendel, Sexo e herança genética.

06

Composição química da célula e estruturas celulares (membranas e organelas).

07

Teorias evolutivas.

08

Ecologia: relações ecológicas, biociclos e biomas brasileiros.

09

Fisiologia humana: inter-relações entre circulação, digestão e respiração.

10

Saúde reprodutiva: métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

 

ORDEM DOS PONTOS

ENGENHARIA CIVIL

01

Equilíbrio de um corpo rígido em duas dimensões.

02

Centroides e centro de massa de figuras e corpos simples e compostos

03

Momento de inércia.

04

Elementos carregados axialmente e estaticamente indeterminados

05

Método gráfico de construção dos diagramas de esforços cisalhantes e de momentos fletores.

06

Concepção da estrutura de concreto armado; valores e critérios para o pré-dimensionamento das estruturas de concreto armado;

07

Lajes maciças em concreto armado: definição, tipologias, métodos de cálculo, dimensionamento e detalhamento;

08

Vigas em concreto armado: definição, tipos, dimensionamentos à flexão, detalhamento (armadura);

09

Pilares de concreto armado: definição, dimensionamentos, detalhamento de armadura;

10

Detalhamento de Estruturas de Concreto;

 

ORDEM DOS PONTOS

GEOGRAFIA

01

A teoria da região na história do pensamento geográfico. A regionalização do Brasil e do mundo.

02

Os fundamentos geográficos da Natureza: gênese e dinâmica.

03

O espaço geográfico e as mudanças nas relações de trabalho e de produção: as implicações sociais e econômicas na cidade e no campo.

04

Interação sociedade-natureza: os impactos ambientais, o uso e a conservação do solo, da água e da cobertura vegetal. As mudanças climáticas.

05

O atual período técnico-científico-informacional na agricultura e na indústria: inovações tecnológicas, fluxos de capital e de informações.

06

Urbanização brasileira: as metrópoles nacionais e regionais.

07

A relação cidade-campo.

08

O deslocamento interno da população.

09

A geopolítica e as redefinições do território: os conflitos políticos, étnicos religiosos e a nova organização econômica mundial.

10

Representações cartográficas: conceitos e linguagens.

 

ORDEM DOS PONTOS

LIBRAS

01

A Língua Brasileira de Sinais: Principais características

02

Legislação Específica da LIBRAS: Decreto n°. 5.626/05, de 22/12/2005; Decreto n°. 5.296/04, de 2/12/2004; Lei n°. 10.436/02, de 24/04/2002; Capítulo VII da Lei n°. 10.098/00, de 19/12/2000

03

Educação de surdos e as novas tecnologias.

04

Estudo de expressões literárias próprias da cultura surda

05

Números Cardinais e ordinais e suas formas de uso.

06

Tipos de expressões faciais gramaticais.

07

Classificadores.

08

Sinais: alimentos, verbos, tempo, meses, ações, objetos, lugares, países, identificação pessoal, etc.).

09

Verbos direcionais e não direcionais.

10

Pronomes Interrogativos.

 

ORDEM DOS PONTOS

MATEMÁTICA

01

Trigonometria;

02

Integrais e suas aplicações

03

Funções;

04

Geometria Analítica;

05

Geometria Plana e Espacial;

06

Números complexos;

07

Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares;

08

Limites e Derivadas;

09

Análise Combinatória e Probabilidade;

10

Polinômios e Equações Algébricas.

 

ORDEM DOS PONTOS

PEDAGOGIA

01

Currículo e Didática: campos de estudos e confluências na formação docente

02

Teorias da Didática: instrumental, fundamental e dos conflitos sociais.

03

Planejamento curricular: aspectos epistemológicos, políticos e culturais.

04

Didática e a organização do trabalho pedagógico

05

A didática e a relação ensino-aprendizagem.

06

As políticas educacionais na formação dos profissionais da educação

07

Interfaces entre Didática e Currículo em busca de um diálogo interdisciplinar e intercultural.

08

A função social da escola

09

A estrutura e as responsabilidades da educação básica após a Lei de Diretrizes e Bases da educação 9394/96

10

Políticas e programas nacionais da Avaliação da Aprendizagem.

 

ORDEM DOS PONTOS

PSICOLOGIA

01

A psicologia da educação como ciência aplicada

02

Teorias psicológicas contemporâneas e suas aplicações gerais a educação: Piaget e Vygotsky.

03

Ensino-aprendizagem e interações em sala-de-aula: relações entre desenvolvimento e aprendizagem humana e ensino.

04

Fenômenos psicológicos que influenciam o processo avaliativo.

05

O desenvolvimento e a aprendizagem conforme as teorias psicogenética, psicanalítica e sócio histórica

06

Educação e desenvolvimento na concepção piagetiana

07

A apropriação da teoria psicanalítica pela educação

08

Educação e desenvolvimento na concepção rogeriana

09

Desenvolvimento e aprendizagem segundo abordagem comportamentalista

10

Desenvolvimento e aprendizagem na concepção sócio histórica

 

ORDEM DOS PONTOS

QUÍMICA

01

Tabela periódica

02

Ligações químicas

03

Funções inorgânicas

04

Reações químicas

05

Termoquímica

06

Cinética química

07

Equilíbrio iônico

08

Eletroquímica

09

Funções orgânicas

10

Isomeria

 

ORDEM DOS PONTOS

SOCIOLOGIA

01

A Sociologia de Émile Durkheim.

02

A Sociologia de Karl Marx.

03

A Sociologia de Max Weber.

04

A Sociologia do conhecimento: Marx, Durkheim, Weber e Bourdieu.

05

Globalização e neoliberalismo: as consequências sociais, políticas e econômicas.

06

A organização do trabalho na era fordista e taylorista.

07

A transformação político-econômica do capitalismo no final no século XX e o modelo de organização do trabalho toyotista.

08

Movimentos sociais no Brasil.

09

A história do sindicalismo brasileiro.

10

Cultura e globalização: meio ambiente e a mídia

CAMPUS - EUNÁPOLIS

ORDEM DOS PONTOS

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

01

A relação entre a Didática e o Estágio Curricular na formação do professor de matemática

02

Tendências Metodológicas no Ensino de Matemática: concepções e perspectivas

03

O Planejamento no Ensino da Matemática: concepções e perspectivas

04

A Avaliação no Ensino da Matemática: tendências e perspectivas

05

As relações entre a História da Matemática e o Ensino de Matemática

06

Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e outros recursos didáticos no Ensino de Matemática

07

Os Processos Psicológicos e as suas Relações com o Ensino e a Aprendizagem do Conhecimento Matemático

08

Fundamentos Teóricos-Metodológicos do Ensino da Matemática

09

Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Matemática: tendências e perspectivas

10

Educação Matemática enquanto campo Científico: tendências e perspectivas

 

ORDEM DOS PONTOS

FILOSOFIA

01

O conhecimento e o ideal de educação na filosofia platônica.

02

A lógica, a ética e a educação em Aristóteles.

03

Entre a razão natural e a fé cristã: dilemas da filosofia escolástica medieval.

04

A filosofia e as teorias pedagógicas na idade moderna: racionalismo (Descarte), iluminismo (Kant) e idealismo (Hegel).

05

O iluminismo e a pedagogia de Rousseau.

06

Educação e Ideologia: contribuições do pensamento Marxista para a pedagogia.

07

O século XX e a crise da razão.

08

Nietzsche e a interpretação da moral ocidental.

09

Fenomenologia, existencialismo e educação.

10

Filosofia e educação: ensino e desafios contemporâneos

 

ORDEM DOS PONTOS

MATEMÁTICA

01

Trigonometria;

02

Integrais e suas aplicações

03

Funções;

04

Geometria Analítica;

05

Geometria Plana e Espacial;

06

Números complexos;

07

Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares;

08

Limites e Derivadas;

09

Análise Combinatória e Probabilidade;

10

Polinômios e Equações Algébricas.

 

ORDEM DOS PONTOS

NUTRIÇÃO

01

Comunicação e educação em saúde: novas demandas, rumos e desafios para a nutrição.

02

Vigilância Alimentar e Nutricional: Aplicação na formulação e avaliação de políticas e programas públicos de alimentação, nutrição e segurança alimentar e nutricional.

03

Saberes, estratégias e práticas na formação e atuação do Nutricionista na Atenção Básica em Saúde.

04

Alimentação e Nutrição como campo de intervenção pública no âmbito do SUS.

05

Segurança Alimentar e Nutricional, hábitos alimentares, contemporaneidade e saúde.

06

Epidemiologia nutricional e organização da atenção alimentar e nutricional no Brasil: das doenças carenciais às doenças crônicas.

07

Educação Alimentar e Nutricional como estratégia para intervenção pública.

08

Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à alimentação adequada na prática do Nutricionista.

09

Aspectos sociais e antropológicos do comportamento alimentar e repercussões para a intervenção no campo da alimentação e nutrição de populações.

10

Política de Alimentação e Nutrição do Escolar.

 

ORDEM DOS PONTOS

SOLOS

01

Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

02

Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos

03

Pedologia

04

Recuperação de Áreas Degradadas

05

Geomorfologia

06

Climatologia

07

Monitoramento Ambiental

08

Geotecnia

09

Geologia

10

Geoquímica

CAMPUS - PORTO SEGURO

ORDEM DOS PONTOS

BIOLOGIA

01

A Origem da Vida - teorias e hipóteses.

02

Os processos fermentativos e suas implicações ecológicas e econômicas

03

Biologia e aspectos evolutivos de gimnospermas e angiospermas.

04

Biologia molecular do funcionamento gênico: Transcrição, Tradução e Código genético.

05

Leis de Mendel, Sexo e herança genética.

06

Composição química da célula e estruturas celulares (membranas e organelas).

07

Teorias evolutivas.

08

Ecologia: relações ecológicas, biociclos e biomas brasileiros.

09

Fisiologia humana: inter-relações entre circulação, digestão e respiração.

10

Saúde reprodutiva: métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

CAMPUS - SIMÕES FILHO

ORDEM DOS PONTOS

FÍSICA

01

Cinemática: Movimento Uniforme e Uniformemente Variado.

02

Dinâmica: Leis de Newton, Conservação da Energia Mecânica.

03

Estática: Equilíbrio do Corpo Extenso.

04

Hidrostática: Empuxo: Princípio de Pascal

05

Terminologia: Leis da Termodinâmica (transformações gasosas)

06

Óptica: Espelhos Planos e Esféricos (equação de Gauss)

07

Ondulatória: Movimentos Harmônicos Simples (MAS)

08

Eletricidade: Eletrostática (campo elétrico e potencial elétrico)

09

Eletricidade: Eletrodinâmica (Leis de OHM e os circuitos série paralelo) com Instrumentos de Medição Elétrica.

10

Eletricidade: Eletromagnetismo (força magnética)

CAMPUS - VALENÇA

ORDEM DOS PONTOS

ESPANHOL

01

Contribuições da linguística aplicada ao ensino de língua espanhola para falantes de português.

02

Aspectos morfossintáticos da língua espanhola: Tempo e aspecto das formas verbais.

03

Leitura e compreensão de textos de gêneros diversos: a formação de leitores competentes.

04

Ensino das destrezas orais em língua espanhola.

05

Aspectos semânticos e estilísticos da língua espanhola: desenvolvimento da competência léxica

06

Espanhol instrumental e a escola tecnológica.

07

Espanhol peninsular e a América espanhola.

08

Os falsos cognatos em língua espanhola.

09

A literatura hispano-americana em sala de aula.

10

A literatura espanhola em sala de aula.

 

ORDEM DOS PONTOS

FÍSICA

01

Movimento de um ponto material em duas dimensões.

02

Forças de atrito e resistência ao movimento de um corpo.

03

A lei da gravitação universal e as marés.

04

Conceito de pressão e pressão atmosférica.

05

Força de empuxo.

06

Energia mecânica e sistemas conservativos.

07

Interpretação microscópica para os estados da matéria.

08

Máquinas térmicas.

09

Força eletromotriz e força contra eletromotriz.

10

O motor elétrico de corrente contínua.

 

ORDEM DOS PONTOS

GEOGRAFIA

01

Diversidades do clima e meio ambiente na região Nordeste

02

O processo da urbanização brasileira a partir do sec. XX

03

Desenvolvimento e a questão ambiental

04

A globalização e o processo de fragmentação mundial

05

A indústria brasileira frente ao mercado de capital

06

Estrutura fundiária e conflitos de terra no Brasil

07

O Brasil no contexto das relações internacionais

08

Dinâmica populacional: uma questão social no Brasil

09

O espaço geográfico e suas representações

10

Problemas ambientais urbanos

 

ORDEM DOS PONTOS

HISTÓRIA

01

A Revolução Neolítica e a organização das primeiras sociedades.

02

Atenas e Roma: a constituição da sociedade, a economia escravista e as instituições políticas.

03

O mundo feudal: organização política, econômica e social, cultural e mentalidade.

04

O antigo Regime: poder, economia, sociedade, cultural e Cotidiano.

05

O capitalismo e seu processo histórico: consolidação do modo de vida burguês, a urbanização e o movimento operário.

06

Economia, sociedade, religiosidade e estamento burocrático no Brasil colonial.

07

Cem anos de rebeldia: movimentos sociais na Bahia do final do século XVIII ao final do século XIX.

08

A evolução brasileira no século XIX: poder, economia, sociedade e cotidiano.

09

A República do café e dos coronéis: antagonismos socioeconômicos, cultura e cotidiano.

10

A afirmação do Estado e da sociedade burguesa no Brasil pós-movimento de 1930 e a influencia dos principais fenômenos históricos mundiais neste processo.

 

ORDEM DOS PONTOS

METODOLOGIA ENSINO HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

01

Desafios históricos e filosóficos da Educação Moderna e Contemporânea

02

A Filosofia da Educação no contexto educacional brasileiro

03

O processo de profissionalização e os saberes necessários à docência

04

História do pensamento pedagógico brasileiro

05

História da Educação e desenvolvimento econômico

06

História da Educação e democracia: a construção social da escola popular de massas

07

O debate público x privado na história da educação brasileira

08

Cultura brasileira e identidade nacional na história da educação

09

Origem e evolução das principais teorias pedagógicas

10

Abordagens metodológicas que fundamentam as práticas do professor no cotidiano escolar

 

ORDEM DOS PONTOS

PORTUGUÊS

01

Língua escrita e língua falada: a influência da oralidade na língua escrita e vice-versa.

02

Mecanismos semânticos e sintáticos - discursivos como recursos para construção do sentido do texto

03

A morfossintaxe dos nomes e determinantes.

04

Processos de coordenação e subordinação

05

A variação linguística e a língua padrão.

06

As funções da linguagem na leitura e produção de textos.

07

Os processos de composição de texto: descrição, narração e dissertação.

08

O texto: coesão e coerência.

09

Romantismo: prosa e verso.

10

Modernismo: prosa e verso.

 

ORDEM DOS PONTOS

RECURSOS PESQUEIROS

01

Seleção de área para aquicultura: topografia, qualidade do solo e suprimento de água;

02

Produtos e Subprodutos do pescado;

03

Sistema de cultivo para águas continentais, estuarinas e marinhas;

04

Correntes marinhas, maré e suas influências na aquicultura;

05

Patologias em peixes cultivados e técnicas de manejo;

06

Carcinicultura: panorama nacional e nordeste;

07

Riscos e Acidentes de trabalho na Pesca e Aquicultura: causas, consequências e ações mitigadoras;

08

Aquecimento global e o ambiente aquático: causas e consequências;

09

Criação de peixes em tanque-rede: tecnologias emergentes;

10

Aquicultura e Meio Ambiente: Licenciamentos e Concessões.

CAMPUS - VITÓRIA DA CONQUISTA

ORDEM DOS PONTOS

ADMINISTRAÇÃO/ECONOMIA

01

Microeconomia

02

Macroeconomia: Sistemas Econômicos

03

Economia Ecológica e Desenvolvimento Sustentável

04

Administração Geral

05

Administração Estratégica

06

Administração da Produção

07

Administração de Recursos Humanos

08

Empreendedorismo

09

Comércio Eletrônico;

10

Gestão da Qualidade.

 

ORDEM DOS PONTOS

DIREITO

01

Princípios do Direito do Trabalho

02

Direito Coletivo do Trabalho

03

Princípios Cooperativistas

04

Teoria dos Direitos Fundamentais

05

Os Direitos Civis e a Constituição Brasileira

06

Constituição Federal e Meio Ambiente

07

Responsabilidade Civil;

08

Função Social da Propriedade;

09

Atos Administrativos;

10

Princípios Jurídicos da Tributação.

 

ORDEM DOS PONTOS

ELETRICIDADE

01

Leis de Kirchhoff, Ponte de Wheatstone e Galvanômetro.

02

Eletromagnetismo e Geração de Tensão Alternada.

03

Circuitos RLC e Correção de Fator de Potência.

04

Circuitos trifásicos equilibrados e desequilibrados.

05

Transformadores.

06

Fusíveis, Seccionadores e Relés.

07

Sensores e Transdutores.

08

Motores CA Monofásicos e Trifásicos.

09

Soft-Starter e Inversores de Freqüência.

10

Instalações elétricas prediais.

 

ORDEM DOS PONTOS

ELETRÔNICA

01

Linguagens de programação;

02

CLP's: Aplicações e Arquitetura Básica;

03

Microcontroladores;

04

Automação;

05

Manutenção de Computadores;

06

Redes de Computadores;

07

Mecatrônica;

08

Telemática;

09

Hardware e Software;

10

Arquitetura Básica de Computadores.

 

ORDEM DOS PONTOS

INFORMÁTICA

01

Algoritmos.

02

Modelos de programação.

03

Conceitos básicos de protocolos.

04

Noções de programação orientada a objetos.

05

Introdução a Engenharia de Software: análise de requisitos, técnicas para projetos, implementação, validação.

06

Fundamentos de estruturas de dados.

07

Arquitetura de computadores: elementos (unidade central de processamento, memória, ULA).

08

Arquitetura e organização de um microprocessador.

09

Algoritmos.

10

Modelos de programação.

 

ORDEM DOS PONTOS

MATEMÁTICA

01

Equações diferenciais ordinárias lineares de 1ª e 2ª ordem

02

Funções de correlação, autocorrelação e densidade espectral de potência

03

Processamento de sinais aleatórios

04

Processos aleatórios discretos

05

Funções analíticas complexas

06

Integração complexa

07

Funções harmônicas

08

Funções vetoriais de variável real

09

Integrais de linha e de superfícies

10

Derivação e integração numérica

 

ORDEM DOS PONTOS

PEDAGOGIA

01

Política educacional - organização do sistema escolar brasileiro na legislação contemporânea;

02

Currículo escolar e a cultura da/na escola frente aos desafios da contemporaneidade;

03

A mediação tecnológica nos espaços educativos;

04

Saberes necessários à formação do professor;

05

Saber social: relação teoria e prática;

06

As práticas da avaliação na escola brasileira e as concepções de educação;

07

Um olhar crítico sobre as formas de operacionalização da avaliação;

08

Inclusão Escolar;

09

A Educação a Distância;

10

A Educação de Jovens e Adultos.