IFBA - Instituto Federal da Bahia - BA

Notícia:   IFBA abre 10 vagas para Professores Substitutos para o Campus de Salvador

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

IFBA - INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

EDITAL Nº 02, DE 17 DE JANEIRO DE 2011

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO-PROFESSOR SUBSTITUTO

A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o disposto no artigo 37, inciso IX da Constituição Federal, dos preceitos específicos da Lei nº. 8.745, de 09.12.93 (DOU de 10.12.93) com suas alterações posteriores, torna público a abertura de inscrições destinadas a viabilizar a realização de Processo Seletivo Simplificado, dirigido à contratação, por tempo determinado, de Professores Substitutos para os cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para o Campus de Salvador, nos termos do supracitado diploma legal, cujas vagas ora divulgadas serão preenchidas a partir do surgimento, em função das vacâncias e afastamentos previstos na legislação que rege a matéria.

1. DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, NÚMERO DE VAGAS E CARGA HORÁRIA

As informações referentes à área, número de contratações, carga horária e habilitação mínima exigida para participação no Processo Seletivo Simplificado consta no Anexo I deste Edital.

2. DO LOCAL

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará as provas no Campus Salvador, localizado à Rua Emídio dos Santos s/n - Barbalho - Salvador-BA, telefone (71)2102-9515.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. Período: 10 a 23/02/2011

3.2. A inscrição será feita, exclusivamente, pela internet através do sítio www.ifba.edu.br

3.3. Taxa de Inscrição: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).

3.4. O candidato somente poderá inscrever-se em 01 (uma) única área/disciplina.

3.5. Será aceita inscrição por procuração, realizada em instrumento público ou particular, sendo que, neste último caso deverá ser anexada cópia do documento de identidade do candidato.

3.6. Em hipótese alguma haverá ressarcimento da taxa de inscrição.

4. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

4.1. Para formalizar a inscrição, o candidato deverá acessar o sítio www.ifba.edu.br):

- Preencher e transmitir a Ficha de Inscrição on-line, conforme instruções no sítio.

- Imprimir o boleto bancário para o pagamento.

- Efetuar o pagamento bancário correspondente à Taxa de Inscrição. Efetuada mais de uma inscrição, será validada a última inscrição paga.

- Consultar no sítio www.ifba.edu.br, a partir de 25/02/2011, se sua inscrição foi homologada.

- O candidato tem até 48 horas após divulgação da homologação da inscrição para registrar, via correio eletrônico (professorsubstituto@ifba.edu.br), que sua inscrição não foi homologada. Portanto é de responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações no sítio.

4.2. O IFBA não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

4.3. A inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária do respectivo recolhimento.

4.4. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital.

4.5. A isenção do pagamento da Taxa de Inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem hipoinsuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto n°. 6.593/2008 e deste Edital, deverá ser requerida no período de 10 a 17/02/2011 e conforme a seguir:

4.5.1. Fará jus à referida isenção o candidato que:

a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto n°. 6.135 de 26/06/2007; e

b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto 6.135/2007.

4.5.2. A isenção tratada no subitem 4.5.1 deverá ser requerida durante a inscrição, via internet, onde o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar o seu Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico, bem como, declarar-se membro de "família de baixa renda", nos termos da letra "b" do subitem 4.5.1.

4.5.3. O IFBA consultará o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

4.5.4. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se ainda o disposto no Parágrafo Único do Art. 10 do Decreto n°. 83.936, de 06 de setembro de 1979.

4.5.5. O simples preenchimento dos dados necessários para a solicitação de isenção, via internet, não garante ao interessado a isenção da taxa de inscrição, que estará sujeita a análise e deferimento por parte do IFBA.

4.5.6. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via correio ou via fax.

4.5.7. O não cumprimento de uma das etapas fixadas, a inconformidade de alguma informação ou a solicitação apresentada fora do período fixado no subitem 4.5. implicará a eliminação automática do processo de isenção.

4.5.8. O resultado da análise dos pedidos de isenção da Taxa de Inscrição será divulgado, via internet, até o dia 21/02/2011.

4.5.9. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da Taxa de Inscrição.

4.5.10. Os candidatos, cujas solicitações tiverem sido indeferidas, deverão efetuar o respectivo pagamento do boleto bancário no período estabelecido no subitem 3.1.

5. DO PROCESSO SELETIVO

5.1. DA ESTRUTURA:

5.1.1. O Processo Seletivo será realizado em etapas distintas, constituídas de:

a) Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória)

b) Prova de Títulos (classificatória)

5.1.2. As provas serão avaliadas por Banca Examinadora constituída de 03 (três) membros da área de educação, existindo, no mínimo, um componente com titulação e classe superior ou equivalente à exigida para o cargo.

5.1.3. A Prova de Desempenho Didático será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

5.1.4. A Prova de Títulos, cuja nota será de 0 (zero) a 10 (dez), serão atribuídos os valores constante no Barema (Anexo II) deste Edital.

5.1.5. Dia e horário das provas serão divulgados posteriormente no sítio do IFBA.

5.1.6. O candidato apresentará os originais e entregará à Banca Examinadora, no dia do sorteio dos pontos, no Campus Salvador, cópia dos seguintes documentos:

- RG

- CPF

- Diploma, Certificado ou Atestado com o histórico escolar do Curso Superior, de acordo com as exigências para o exercício do cargo.

- Curriculum Vitae (Plataforma Lattes/CNPq - Completo) acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios, que servirão de base para a Prova de Títulos.

- Relação nominal dos títulos e respectivas cópias legíveis.

5.1.7. Na ausência da entrega de um dos documentos mencionados no item anterior, o candidato ficará impossibilitado de participar do sorteio, sendo excluído do Processo.

5.1.8. O candidato deverá comparecer ao local da prova didática com 1 (uma) hora de antecedência munido dos documentos elencados no subitem 5.1.6 e do documento original de identidade.

5.2. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.2.1. Será realizada com base no programa da disciplina (pontos), na qual o candidato estiver inscrito, e envolverá aspectos teóricos, práticos e didático-pedagógicos. (Anexo III deste Edital).

5.2.2. Os pontos para a aula serão sorteados entre os inscritos presentes ou legalmente representados, com 24 horas de antecedência em relação ao início da prova. A ordem de apresentação dessa aula será realizada imediatamente após o sorteio dos pontos.

5.2.3. O IFBA disponibilizará aos candidatos somente lousa e pincel atômico. Demais recursos didáticos ficarão à cargo do candidato.

5.2.4. A prova terá duração de uma hora-aula de 40 minutos.

5.2.5. O candidato que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) na nota de Desempenho Didático será eliminado do certame, não sendo computados os pontos dos títulos.

5.2.6. Nenhum candidato poderá assistir aos exames dos demais concorrentes.

5.3. DA PROVA DE TÍTULOS

5.3.1. O candidato será julgado pela Banca Examinadora, de acordo com o Barema (Anexo II), definido nas normas deste Processo Seletivo.

5.3.2. Somente serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados na Prova de Desempenho Didático.

6. DO RESULTADO DAS AVALIAÇÕES

6.1 O resultado final será divulgado no sítio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia: <www.ifba.edu.br> e na portaria principal do Campus Salvador.

6.2 O IFBA poderá divulgar resultados parciais à medida que as avaliações forem sendo concluídas.

7. DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1. A nota final será a média ponderada dos pontos obtidos na Prova Didática (peso 7) e na Prova de Títulos (peso 3).

7.1.1. A habilitação do candidato dar-se-á através da obtenção de um mínimo de 6,0 (seis) pontos na média final.

7.2. Na hipótese de empate, terá a preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato que:

7.2.1. Obtiver a maior média na Prova de Desempenho Didático

7.2.2. Maior tempo de experiência de ensino

7.2.3. Possuir Doutorado

7.2.4. Possuir Mestrado

7.2.5. Possuir Especialização

7.2.6. Maior idade

7.3. O julgamento da Banca Examinadora é definitivo, salvo em casos de inobservância das presentes normas, hipótese esta que caberá recurso de nulidade a Reitora do IFBA, ouvida a Pró-Reitoria de Ensino.

7.3.1. O recurso deverá ser interposto, no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas, no Protocolo do Campus Salvador, após divulgação do resultado do Processo Seletivo e será julgado pela autoridade competente, precedida de manifestação da Banca Examinadora.

7.3.2. Não será admitido recurso da Prova de Desempenho Didático, devido ao seu caráter subjetivo.

7.4. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) poderá recusar o resultado do Processo Seletivo, por vício de forma, devendo a recusa ser processada e submetida à homologação da Reitora do IFBA.

7.5. Os resultados finais do Processo Seletivo serão encaminhados a Diretoria de Gestão de Pessoas e ao Departamento de Administração de Pessoal (DEAP) do IFBA, em Salvador-BA.

8. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

8.1. A celebração do contrato com a Instituição está condicionada ao preenchimento dos seguintes requisitos:

8.1.1. Ser brasileiro e comprovar estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos, e quite com as obrigações militares, para os de sexo masculino.

8.1.2. No caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deverá estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Artigo 13 do Decreto nº. 70.436, de 18 de abril de 1972; se de outra nacionalidade, comprovar permanência regular e definitiva no país, nos termos da legislação em vigor, sendo dispensadas as exigências a que se refere o subitem anterior.

8.1.3. Entrega da cópia dos seguintes documentos:

a) RG

b) CPF

c) Comprovante de residência

d) Título eleitoral

e) PIS/ PASEP

f) Certidão de Nascimento/Casamento

g) Certificado de Reservista

h) Certidão de Quitação Eleitoral

i) Diploma, Certificado ou Atestado com o histórico escolar da habilitação exigida para o exercício do cargo.

j) Uma foto 3 x 4 (recente)

8.1.3.1. Todas as cópias deverão possuir autenticação ou poderão ser autenticadas no ato da contratação, desde que sejam apresentados os originais.

8.2. A contratação estará condicionada ao atendimento da legislação específica, bem como ao interesse da Administração do IFBA.

8.3. O candidato(a) convocado(a) para contratação deverá se apresentar no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da publicação da Convocação, sob pena de ser considerado desistente do processo seletivo.

9. DA VALIDADE

9.1. O Processo Seletivo será válido por 12 meses, a contar da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

10. DA REMUNERAÇÃO

10.1. A remuneração do professor substituto deve obedecer aos limites trazidos pela Lei 8.745/93 em seu art. 7°, e pela Lei 11.784/08, e suas alterações posteriores.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato o direito de celebrar o contrato reportado neste Edital, mas apenas a expectativa de formalizar tal pacto, segundo a ordem de classificação. A consecução desse ato fica condicionada à observância das disposições legais e pertinentes, bem como ao interesse da Administração.

11.2. Havendo candidato aprovado em Processo Seletivo anterior para Professor Substituto, no prazo de sua validade, este terá preferência na contratação em relação ao candidato para a mesma disciplina/área de conhecimento/campus e que conste no Processo Seletivo regulamentado por este Edital.

11.3. O candidato classificado, nas condições do subitem anterior, poderá ser convocado para celebrar pacto contratual, dentro do prazo de vigência do Processo Seletivo, obrigando-se a declarar por escrito no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados da convocação, se aceita ou não o mesmo contrato. A falta de manifestação do convocado, no aludido prazo, importará em sua desistência automática, promovendo à Reitoria do IFBA a convocação do candidato seguinte por ordem de classificação.

11.4. Os candidatos classificados no certame, obedecido aos requisitos necessários para a habilitação para a qual concorreram, poderão ser convocados para outros Campi do IFBA, somente a critério deste Instituto. Neste caso, o candidato que não aceitar ir para o Campus proposto permanecerá na ordem de sua classificação.

11.5. O contrato a ser celebrado obedecerá ao prazo disposto no artigo 4°, inciso III da Lei n°. 8.745, de 09 de dezembro de 1993 e suas alterações, sendo de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado até o prazo máximo de 02 (dois) anos.

11.6. Estão impedidos de celebrar contrato com esta Instituição, candidatos que tenham sido contratados nos termos da Lei 8.745/93, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do último contrato.

11.7. A inscrição no Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e das Normas Específicas, expedientes dos quais não se poderão alegar desconhecimento.

11.8. Os candidatos não aprovados poderão retirar sua documentação, no prazo de 60 (sessenta) dias contados a partir da homologação da Seleção. Após esse prazo os mesmos serão incinerados.

11.9.O IFBA não fornecerá qualquer documento comprobatório de aprovação e classificação no Processo Seletivo Simplificado valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial da União (DOU).

11.10. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Gestão de Pessoas e pela Reitoria do IFBA, à luz das disposições específicas.

AURINA OLIVEIRA SANTANA
Reitora

EDMÍLSON DOS SANTOS PINTO
Diretor de Gestão de Pessoas

PROFESSOR DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

CAMPUS - SALVADOR

DISCIPLINA / ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO

Contabilidade

01

40 horas

Graduação em Ciências Contábeis com especialização na área

R$ 2.265,78

Desenho

01

40 horas

Licenciatura em Desenho e Plástica.

R$ 2.130,33

Filosofia

01

40 horas

Licenciatura ou Bacharelado em Filosofia.

R$ 2.130,33

Geologia

01

40 horas

Graduação em Geologia

R$ 2.130,33

Informática

01

40 horas

Graduação em Informática ou Graduação em Ciência da Computação ou Graduação em Análise de Sistemas ou Curso Superior em Tecnologia da Informação ou Curso Superior em Tecnologia em Informática ou Graduação em Processamento de Dados ou Graduação em Engenharia da Computação ou Curso Superior em Tecnologia de Processamento de Dados ou Graduação em Engenharia de Redes ou Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento, todos com Mestrado na área.

R$ 2.782,97

Informática Básica

01

40 horas

Graduação em Informática ou Graduação em Ciência da Computação ou Graduação em Análise de Sistemas ou Curso Superior em Tecnologia da Informação ou Curso Superior em Tecnologia em Informática ou Graduação em Processamento de Dados ou Graduação em Engenharia da Computação ou Curso Superior em Tecnologia de Processamento de Dados ou Graduação em Engenharia de Redes ou Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento, todos com Especialização na área.

R$ 2.265,78

Instalações Elétricas

01

40 horas

Licenciatura em Eletricidade; Engenharia Elétrica; Tecnólogo em Manutenção Elétrica, Tecnólogo em Eletricidade, Engenharia Industrial Elétrica.

R$ 2.130,33

Matemática

01

40 horas

Licenciatura em Matemática com Especialização ou Bacharelado em Matemática com Especialização.

R$ 2.265,78

Sociologia

01

40 horas

Bacharelado em Ciências Sociais ou Bacharelado em Sociologia.

R$ 2.130,33

Termodinâmica, Transferência de Massa e Reatores

01

40 horas

Graduação em Engenharia Química com Mestrado em Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia de Materiais; Graduação em Engenharia de Alimentos com Mestrado em Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia de Materiais.

R$ 2.782,97

 

VALOR

a) Diploma na área objeto do concurso

1,0

b) Diploma de Doutorado

1,5

c) Diploma de Mestre

1,0

d) Certificado de Especialização (mínimo 360 horas)

0,5

e) Outro diploma de graduação do 3º grau

1,0

f) Certificados de cursos de atualização, de participação em Encontros, Seminários, Simpósios, Congressos (ouvinte)- 0,25 para cada, até 06 participações.

1,5

g) Aprovação em Concurso Público na área específica

0,5

SUBTOTAL(T1)

7,0

 

II. ATIVIDADES DOCENTES E PROFISSIONAIS

VALOR

a) Experiência de Ensino - 0,3 por cada ano completo (ou até 1,5 ponto)

1,5

b) Experiência em Empresas ou outras experiências em educação - 0,25 por cada ano completo até 06 anos (ou até 1,5 ponto)

1,5

SUBTOTAL (T2)

3,0

TOTAL (T1 + T2)

10,0

OBSERVAÇÃO:

Nenhuma titulação / atividade poderá ser computada mais de uma vez.

ANEXO III

PONTOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

CAMPUS - SALVADOR

PONTOS

CONTABILIDADE

01

Princípios Fundamentais de Contabilidade - entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, atualização monetária, competência e prudência.

02

Fatos Contábeis - Atos administrativos e fatos administrativos.

03

O Processo de Tomada de Decisões e a Contabilidade

04

Técnicas de Correção de Erros de Escrituração.

05

Plano de Contas - conceito, finalidade, conteúdo, formação, codificação, plano de contas informatizado e modelo.

06

Gestão de Custos e Formação de Preços

07

Custos: um enfoque administrativo

08

Gestão de Custos: contabilidade e controle.

09

Custeio por Processo.

10

Relação custo/volume/lucro.

 

PONTOS

DESENHO

01

Polígonos Regulares e Irregulares

02

Circulo e circunferência

03

Concordância de retas e arcos

04

Poliedros regulares e irregulares

05

Sólidos prismáticos e de revolução

06

Representação de sólidos geométricos em planos projetantes. Geometria Mongeana.

07

Leitura. Representação gráfica de Projeto Arquitetônico: Normas/Convenções

08

Perspectiva Isométrica e cavaleira

09

Leitura. Representação gráfica de instalações elétricas: simbologia e descrição em planta baixa.

10

Vistas técnicas, cortes e seções em peças mecânicas.

 

PONTOS

FILOSOFIA

01

O conhecimento e o ideal de educação na filosofia platônica.

02

A lógica, a ética e a educação em Aristóteles.

03

Entre a razão natural e a fé cristã: dilemas da filosofia escolástica medieval.

04

A filosofia e as teorias pedagógicas na idade moderna: racionalismo (Descarte), iluminismo (Kant) e idealismo (Hegel).

05

O iluminismo e a pedagogia de Rousseau.

06

Educação e Ideologia: contribuições do pensamento Marxista para a pedagogia.

07

O século XX e a crise da razão.

08

Nietzsche e a interpretação da moral ocidental.

09

Fenomenologia, existencialismo e educação.

10

Filosofia e educação: ensino e desafios contemporâneos

 

PONTOS

GEOLOGIA

01

O sensoriamento remoto nos estudos de campo e suas aplicações geológicas e geo-ambientais;

02

Geotectônica e a formação de depósitos minerais;

03

Técnicas de mapeamento geológico e prospecção mineral;

04

Petrografia ígnea;

05

Fundamentos de geologia estrutural;

06

Petrografia metamórfica;

07

Técnicas de Prospecção Aplicadas à Geologia do Petróleo;

08

Princípios de Hidrogeologia: usos, impactos e conservação;

09

Topografia: Sistemas de Coordenadas e Aplicações na Geologia;

10

Petrografia Sedimentar.

 

PONTOS

INFORMÁTICA

01

Banco de Dados - Modelagem de Dados

02

Banco de Dados - Linguagem SQL

03

Banco de Dados - Controle de Concorrência, Procedimentos Armazenados (stored procedures) e Gatilhos (triggers)

04

Sistemas Operacionais - Gerência de Processo, Controle de Concorrência

05

Sistemas Operacionais - Gerência de Memória, Gerência de Disco

06

Sistemas Operacionais - Administração de Sistema Operacional Linux

07

Sistemas de Informação - Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (Cascata, Espiral), Tipos de Sistemas de Informação (OLAP, OLTP, SIG e outros).

08

Arquitetura de Computadores

09

Lógica de Programação

10

Estrutura de Dados com Linguagem C

 

PONTOS

INFORMÁTICA BÁSICA

01

Introdução a Computação

02

Sistema de Numeração e Aritmética Binária

03

Arquitetura de Computadores

04

Gerência de Sistemas Operacionais

05

Redes de Computadores

06

Internet: arquitetura e funcionamento

07

Sistema Operacional Linux

08

Software de Planilha Eletrônica

09

Lógica de Programação: Linguagem Pascal

10

Segurança da Informação

 

PONTOS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

01

Instalações Prediais

02

Corrente Contínua

03

Corrente Alternada

04

Motores: Ligação Estrela/Triângulo

05

Transformadores - Princípios de instalações de baixa / alta tensão

06

Redes Elétricas

07

Instalações elétricas para aquecedores: gás, solar, etc.

08

Geração de energia através de células fotovoltaicas

09

Projeto elétrico residencial

10

Eletricidade básica: lei de ohm, tensão, corrente, potência, circuito em série e em paralelo.

 

PONTOS

MATEMÁTICA

01

Limite e continuidade;

02

Derivadas e aplicações;

03

Teorema fundamental do cálculo e aplicações;

04

Operações vetoriais e aplicações;

05

Transformações lineares;

06

Equações diferenciais ordinárias lineares e aplicações;

07

Série de funções;

08

Teorema de Green;

09

Distribuição de probabilidade;

10

Capitalização composta.

 

PONTOS

SOCIOLOGIA

01

1. Émile Durkheim:

1.1 A especificidade do Objeto Sociológico

1.2 A dualidade dos Fatos Morais

1.3 Coesão, Solidariedade e os dois tipos de Consciência.

1.4 A sociedade agindo sobre o indivíduo

1.5 Moralidade e Anomia

1.6 A relação entre estrutura e ação

02

2. A Sociologia de Karl Marx:

2.1 A dialética

2.2 O materialismo histórico

2.3 Forças produtivas e relações de produção

2.4 Infraestrutura e superestrutura: estrutura e ação

2.5 Classes sociais e a luta de classe

2.6 A Alienação, Fetiche e as Relações Sociais de Produção

2.7 A transitoriedade do modo de produção capitalista

2.8 Ideologia

2.9 A teoria do valor

03

3. A Sociologia de Max Weber:

3.1 Ação social

3.2 Os tipos de ação social

3.3 Divisão de Poder na Comunidade: Classes, Estamentos e Partidos

3.4 Os tipos de Dominação

3.5 Os Tipos Ideais

3.6 A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

3.7 Estrutura e ação

04

4. A Teoria Sociológica do Conhecimento:

4.1 Estrutura e ação, sujeito e objeto, objetividade e subjetividade em: Durkheim, Marx e Weber

05

5. Globalização e neoliberalismo: as consequências sociais, políticas e econômicas

06

6. A organização do trabalho na era fordista e taylorista:

6.1 O fordismo periférico

07

7. A transformação político-econômica do capitalismo no final do século XX:

7.1 Do Fordismo à Acumulação Flexível

7.2 Terceirização, desemprego e as novas facetas do mundo do trabalho

7.3 Os novos caminhos para se pensar as classes sociais

08

8. Movimentos sociais:

8.1. Conceitos

8.2. Conflito e ação coletiva: mudança e conservação

8.3 Os novos e os velhos movimentos sociais

8.4 Classe, gênero e raça: como articular distintas categorias analíticas

09

9. A História do sindicalismo brasileiro:

9.1. O Anarco-sindicalismo

9.2. Sindicalismo corporativista

9.3 O novo sindicalismo

9.4 A crise do sindicalismo nos tempos atuais

10

10. Cultura e globalização:

10.1 A mundialização da cultura

10.2 Modernidade e eurocentrismo

 

PONTOS

TERMODINÂMICA, TRANSFERÊNCIA DE MASSA E REATORES

01

Termodinâmica das soluções: O Potencial Químico e o Equilíbrio de Fases; Propriedades Parciais; Fugacidade e Coeficiente de fugacidade para espécies puras e em solução.

02

Termodinâmica das soluções: Propriedades em excesso; Modelos para a Energia de Gibbs em excesso (Margules, van Laar, Wilson, NRTL, UNIQUAC, UNIFAC). Propriedades de Mistura.

03

Equilíbrio Químico: Energia Livre Padrão e a Constante de Equilíbrio; Relação das Constantes de Equilíbrio com a composição; Regras das Fases e o Teorema de Duhem para Sistemas Reacionais; Equilíbrio Envolvendo Múltiplas Reações.

04

Equilíbrio de Fases: A Formulação Gamma/PHI do Equilíbrio Líquido-Vapor (ELV); ELV a partir de Equações de Estado Cúbicas; Cálculo da Temperatura de Bolha e de Orvalho para sistemas ideais e não ideais.

05

Equilíbrio de Fases imiscíveis (sistemas líquido-líquido-vapor). Teoria e aplicações a sistemas ternários

06

Fenômenos de Transporte: Análise de exemplos clássicos do estabelecimento de perfis de concentração para sistemas envolvendo Transferência de Massa com reação Química.

07

Análise de exemplos clássicos do estabelecimento de perfis de concentração para sistemas envolvendo Transferência simultânea de Calor e Massa aplicados às operações unitárias da indústria química.

08

Análise de exemplos clássicos do estabelecimento de perfis de concentração para sistemas envolvendo Transferência de Massa entre fases (difusão através de gás estagnado; casos envolvendo reações químicas homogêneas e heterogêneas; transferência de massa em duas dimensões).

09

Associação de Reatores ideais; Efeitos de Pressão e Temperatura no cálculo de reatores ideais; Estabilidade Térmica. Aspectos relacionados ao projeto do reator.

10

Reatores não ideais (Distribuição de tempos de residência (DTR), determinação de DTR, características da DTR, DTR de reatores ideais, modelos de zero parâmetros, modelos de um parâmetro.