IFAC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - AC

Notícia:   IFAC abre Processo Seletivo Simplificado para funções administrativas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE - IFAC

EDITAL Nº 11, DE 04 DE ABRIL DE 2013

O Reitor Pro Tempore do Instituto Federal do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de servidores ativos, professores substitutos/temporários do IFAC, e não servidores, para exercer as funções administrativas previstas no item 2 deste Edital do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, observadas as normas estabelecidas na Resolução CD/FNDE nº 04, de 16 de março de 2012, na Lei nº 12.513/2011,que estabelece orientações e diretrizes para a concessão de bolsas.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A presente seleção será regida por este Edital e será executada pelo Instituto Federal do Acre - IFAC através de Comissão de Seleção Local, que deverá ser presidida pelo Coordenador Adjunto do PRONATEC em cada Campus do IFAC. Os bolsistas selecionados atuarão de acordo com as vagas, carga horária e requisitos mínimos estabelecidos no item 3 do presente Edital, e receberão uma bolsa de acordo com o estabelecido no Art. 15º da Resolução CD/ nº 04, de 16 de março de 2012. As bolsas serão financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de responsabilidade do Ministério da Educação, durante o período da oferta do curso.

2. DAS ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS OFERTADAS

2.1. Supervisor de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

a) interagir com as áreas acadêmicas e organizar a oferta dos cursos em conformidade com o Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada e o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos;

b) coordenar a elaboração da proposta de implantação dos cursos, em articulação com as áreas acadêmicas, e sugerir as ações de suporte tecnológico necessárias durante o processo de formação, prestando informações ao coordenador-adjunto;

c) coordenar o planejamento de ensino;

d) assegurar a acessibilidade para a plena participação de pessoas com deficiência;

e) apresentar ao coordenador-adjunto, ao final do curso ofertado, relatório das atividades e do desempenho dos estudantes;

f) elaborar relatório sobre as atividades de ensino para encaminhar ao coordenador-geral ao final de cada semestre;

g) ao final do curso, adequar e sugerir modificações na metodologia de ensino adotada, realizar análises e estudos sobre o desempenho do curso;

h) supervisionar a constante atualização, no SISTEC, dos registros de freqüência e desempenho acadêmico dos beneficiários;

i) fazer a articulação com a escola de ensino médio para que haja compatibilidade entre os projetos pedagógicos; e;

j) exercer, quando couber, as atribuições de apoio às atividades acadêmicas e administrativas e de orientador.

2.2. Orientador

a) acompanhar as atividades e a freqüência dos estudantes, atuando em conjunto com os demais profissionais para prevenir a evasão e aplicar estratégias que favoreçam a permanência;

b) articular as ações de acompanhamento pedagógico relacionadas ao acesso, à permanência, ao êxito e à inserção socioprofissional;

c) realizar atividades de divulgação junto aos demandantes, apresentando as ofertas da instituição;

d) promover atividades de sensibilização e integração entre os estudantes e equipes da Bolsa-Formação;

e) articular ações de inclusão produtiva em parceria com as agências do Serviço Nacional de Emprego (SINE); e;

f) prestar serviços de atendimento e apoio acadêmico às pessoas com deficiência.

2.3. Apoio às Atividades Acadêmicas e Administrativas

a) apoiar a gestão acadêmica e administrativa das turmas;

b) acompanhar e subsidiar a atuação dos professores;

c) auxiliar os professores no registro da freqüência e do desempenho acadêmico dos estudantes no SISTEC;

d) participar dos encontros de coordenação;

e) realizar a matrícula dos estudantes, a emissão de certificados e a organização de pagamentos dos bolsistas, entre outras atividades administrativas e de secretaria determinadas pelos coordenadores geral e adjunto;

f) prestar apoio técnico em atividades laboratoriais ou de campo; e

g) prestar serviços de atendimento e apoio acadêmico às pessoas com deficiência.

2.4. Apoio de Comunicação Social

a) acompanhar as ações do Programa em todo o Estado;

b) registrar as ações das atividades do Programa;

c) divulgar editais, chamadas e ações referentes ao Programa;

d) fazer gestão com as mídias locais para divulgações das ações do Programa nos municípios;

e) auxiliar na alimentação de editais e notícias referentes ao Programa no Portal online;

f) elaborar relatório de dados e imagens referentes ao Programa.

3. DAS VAGAS E DOS REQUISITOS MÍNIMOS

REITORIA

ENCARGOS

VAGAS

PERFIL

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Apoio de Comunicação Social01Servidor do Quadro Permanente do IFACMatutino ou Vespertino ou Noturno20Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas.

CRUZEIRO DO SUL

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Operador de Máquinas e Implementos

Agrícolas

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Aconselhador em Dependência Química

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Agricultor Familiar

Cadastro de Reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar Administrativo

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Recepcionista

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Orientador

Todos os cursos1

Cadastro de Reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Graduação em pedagogia ou graduação em Serviço Social ou Graduação em Psicologia, licenciaturas em qualquer área de conhecimento e possuir experiência em docência ou gestão educacional mediante comprovação de experiência.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos

Cadastro de Reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

1 O profissional orientador atuará no Campus Cruzeiro do Sul, prestando suporte também às Unidades Remotas Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

MÂNCIO LIMA

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga

horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Operador de Computador

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicasTodos os cursos01Matutino ou Vespertino ou Noturno20Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

RODRIGUES ALVES

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Operador de Computador

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

TARAUACÁ

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Operador de Computador

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar Administrativo

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

Orientador

Todos os cursos2

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação em pedagogia ou graduação em Serviço Social ou Graduação em Psicologia, licenciaturas em qualquer área de conhecimento e possuir experiência em docência ou gestão educacional mediante comprovação de experiência.

2 O profissional orientador atuará na Unidade Remota Tarauacá, prestando suporte também às Unidade Remota de Feijó.

FEIJÓ

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Auxiliar Administrativo

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

RIO BRANCO

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Preparador de Pescado

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar Administrativo

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Operador de Computador

Cadastro de reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar de Recursos Humanos

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos-

Cadastro de Reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

Orientador

Todos os cursos1

Cadastro de Reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Graduação em pedagogia ou graduação em Serviço Social ou Graduação em Psicologia, licenciaturas em qualquer área de conhecimento e possuir experiência em docência ou gestão educacional mediante comprovação de experiência.

BUJARI

ENCARGOSCURSOVAGASTURNOCarga horária semanalREQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Aquicultor

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar Administrativo

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Operador de Computador

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Preparador de Pescado

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos-

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

SENADOR GUIOMARD

ENCARGOSCURSOVAGASTURNOCarga horária semanalREQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Operador de Computador

Cadastro de reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Aquicultor

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar Administrativo

Cadastro de reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar de Recursos Humanos

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos-

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

SENA MADUREIRA

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

SupervisorPscicultor01Matutino ou Vespertino ou Noturno15Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.
SupervisorAuxiliar AdministrativoCadastro de reservaMatutino ou Vespertino ou Noturno15Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.
SupervisorPromotor de Vendas01Matutino ou Vespertino ou Noturno15Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.
OrientadorTodos os cursos1Cadastro de ReservaMatutino ou Vespertino ou Noturno20Graduação em pedagogia ou graduação em Serviço Social ou Graduação em Psicologia, licenciaturas em qualquer área de conhecimento e possuir experiência em docência ou gestão educacional mediante comprovação de experiência.
Apoio às atividades acadêmicasTodos os cursos-Cadastro de ReservaMatutino ou Vespertino ou Noturno20Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

MANOEL URBANO

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Auxiliar Administrativo

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos-

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

SANTA ROSA DO PURUS

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Auxiliar Administrativo

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos-

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

XAPURI

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Operador de Usina de Compostagem

Cadastro de reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Operador de Máquina e Implementos Agrícolas

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Agricultor Familiar

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Ovinocultor

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Apicultor

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Orientador

Todos os cursos1

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Graduação em pedagogia ou graduação em Serviço Social ou Graduação em Psicologia, licenciaturas em qualquer área de conhecimento e possuir experiência em docência ou gestão educacional mediante comprovação de experiência.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos-

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

1 O profissional orientador atuará no Campus Xapuri, prestando suporte também às Unidades Remotas do referido Campus.

BRASILÉIA

ENCARGOS

CURSO

VAGAS

TURNO

Carga horária semanal

REQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Pscicultor

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar Técnico em Agropecuária

Cadastro
de reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Auxiliar de Recursos Humanos

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicasTodos os cursos-01Matutino ou Vespertino ou Noturno20Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

EPITACIOLÂNDIA

ENCARGOSCURSOVAGASTURNOCarga horária semanalREQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Aux. Téc. em Agropecuária

Cadastro de reserva

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos-

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

ASSIS BRASIL

ENCARGOSCURSOVAGASTURNOCarga horária semanalREQUISITOS MÍNIMOS

Supervisor

Recepcionista

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Supervisor

Operador de Computador

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

15

Graduação na área correlata do curso ou Graduação em pedagogia ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento.

Apoio às atividades acadêmicas

Todos os cursos-

01

Matutino ou Vespertino ou Noturno

20

Técnico em Administração ou licenciaturas em qualquer área de conhecimento, com experiência na área administrativa.

3.1. As atribuições e a carga horária dos bolsistas que são servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFAC não poderão conflitar com suas atividades e sua carga horária regular, nem comprometer a qualidade, o bom andamento e o atendimento do plano de metas da instituição, conforme § 1º do art. 9º da Lei nº 12.513/2011.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição do candidato para professor é gratuita e será realizada presencialmente ou por meio de procuração, no período compreendido entre 08 a 12 de abril de 2013, na Coordenação Adjunta dos Campus, de 08 às 12h e das 14 às 18h; e nas Unidades de Ensino Remotas dos referidos Campus, por servidor designado pelo Coordenador Geral do PRONATEC, de 08h às 12h e das 14h às 18h.

4.1.1. Campus Cruzeiro do Sul: Rua Coronel Mâncio Lima, nº 83, 2º Andar, Centro - Cruzeiro do Sul, Acre. CEP: 69.980-000;

4.1.1.1. Unidade de Ensino Remota em Feijó: Núcleo da Secretaria de Estado da Educação, na Avenida Marechal Deodoro, 1140, Centro - Feijó, Acre. CEP: 69.960-000;

4.1.1.2. Unidade de Ensino Remota em Mâncio Lima: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, na Av. Joaquim Generoso de Oliveira, 202, Centro - Rodrigues Alves, Acre. CEP: 69.990-000;

4.1.1.3. Unidade de Ensino Remota em Rodrigues Alves: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, na Rua Tarauacá, 257, Centro - Rodrigues Alves, Acre. CEP: 69.985-000;

4.1.1.4. Unidade de Ensino Remota em Tarauacá: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, na Rua Justiniano de Serpa, s/n, Centro - Tarauacá, Acre. CEP: 69.970-000;

4.1.2. Campus Rio Branco: Av. Brasil, nº 920, Bairro Xavier - Rio Branco, Acre. CEP: 69.903-062;

4.1.2.1 Unidade de Ensino Remota em Acrelandia: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, na Av. Brasil, 508 - Centro;

4.1.2.2 Unidade de Ensino Remota em Bujari: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, na Rua Geraldo Mesquita, 0148, Centro;

4.1.2.3 Unidade de Ensino Remota em Capixaba: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, na Rua João Tecinari, S/N, Centro;

4.1.2.3 Unidade de Ensino Remota em Placido de Castro: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, na Av. Juvenal Antunes, 450, Centro;

4.1.2.4 Unidade de Ensino Remota em Porto Acre: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, na Rua das Falcatruas, 11 - Vila do Incar, Projeto Humaitá;

4.1.2.5 Unidade de Ensino Remota em Senador Guiomard: Núcleo da Secretaria de Estado de Educação: Av. Castelo Branco nº 649, Centro.

4.1.3. Campus Sena Madureira: Rua João Marçal, nº 231, Bairro CSU - Centro Social Urbano - Sena Madureira, Acre. CEP: 69.940-000

4.1.3.1 Núcleo de Educação de Manoel Urbano: Rua Francisco Freitas, s/n, Bairro São José - Manoel Urbano, Acre. CEP: 69.950-000;

4.1.3.2 Escola Padre Paulino Maria Baldassari. Rua Francisco Gomes Queiroz, S/N, Bairro Cidade Nova - Santa Rosa do Purus, Acre. CEP: 69955-000

4.1.4. Campus Xapuri: Rua Coronel Brandão, nº 1.622, Centro - Xapuri, Acre. CEP: 69.930-000;

4.1.4.1 Núcleo Estadual de Educação - Brasiléia: Av. Benjamin Constant, nº 64, Centro - Brasiléia - Acre. CEP: 69.932-000.

4.1.4.2 Núcleo Estadual de Educação - Assis Brasil: Av. Raimundo Chaar, nº 324, Centro, Assis Brasil - Acre. CEP: 69.935-000

4.2. É vedada a inscrição neste processo seletivo de servidores lotados em outros Campus, bem como de servidores afastados ou em licença com ônus para o IFAC, salvo servidores que se inscreverem para atuação nas Unidades de Ensino Remotas dos respectivos campus;

4.3. O candidato poderá inscrever-se em apenas uma das funções previstas neste Edital, podendo ainda concorrer no processo seletivo para a função de professor do PRONATEC e vice-versa. Entretanto, caso seja classificado para as duas atribuições, deverá optar em atuar somente em uma das funções, quando da convocação para assumir a primeira função.

4.4. As inscrições não serão realizadas pela internet ou fax-símile, bem como não serão aceitos pedidos fora do prazo.

4.5. O candidato deve estar ciente de que serão ofertados cursos na zona rural, o que acarretará o seu deslocamento para essa localidade.

4.6. No ato da inscrição o candidato deverá obrigatoriamente protocolar a seguinte documentação que deve ser entregue digitada e assinada:

a) Ficha de Inscrição, devidamente preenchida conforme Anexo I para servidores do IFAC ou Anexo II para profissionais externos ao IFAC;

b) Currículo Vitae, devidamente preenchido conforme modelo Anexo III;

c) Cópia de diploma ou certificado que atenda os requisitos mínimos constantes na tabela do item 3;

e) Termo de Compromisso, para o caso de servidores ativos, que dispõe de carga horária para atuação como apoio das funções administrativas que não coincida com sua carga horária regular, conforme modelo constante no Anexo IV.

4.6. O candidato que não apresentar a documentação obrigatória completa ou deixar de apresentá-la no ato da inscrição será desclassificado do processo seletivo.

4.7. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou com documentação incompleta, nem através de correspondência postal, fax-símile ou via Internet.

4.8. Será eliminado do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o candidato que, em qualquer tempo:

- Cometer falsidade ideológica com prova documental;

- Utilizar-se de procedimentos ilícitos, devidamente comprovados por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico;

- Burlar ou tentar burlar quaisquer das normas definidas neste Edital;

- Dispensar tratamento inadequado, incorreto ou descortês a qualquer pessoa envolvida no Processo Seletivo; ou

- Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos relativos ao processo Seletivo.

5. DA HOMOLOGAÇÃO, SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO.

5.1. O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção Local designada pelo Diretor Geral dos respectivos Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFAC e constará de 01 (uma) fase de caráter classificatória, para os candidatos com inscrições homologadas.

5.2. Para efeito de homologação da inscrição serão considerados válidos, apenas os candidatos que atendam os requisitos mínimos constantes no quadro do item 3 deste Edital.

5.3. A classificação será realizada em fase única através da análise de currículo, segundo pontuação discriminada no item 5.9 deste edital, apenas para os candidatos homologados, conforme o item 5.2 deste edital.

5.4. Quanto à entrega do currículo será vedado o recebimento do mesmo após a data final para recebimento dos documentos.

5.5. A classificação do processo seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos.

5.6. Em caso de empate, serão considerados os critérios abaixo, na seguinte ordem:

a) Maior tempo de experiência em função de gestão e/ou de apoio ao ensino (comprovado);

b) Maior tempo de experiência profissional na educação (comprovado);

c) Ter maior titulação na área objeto do curso PRONATEC;

d) Ter maior idade.

5.7. Para efeitos de preenchimento das vagas presentes deste edital será utilizada a lista de classificação em ordem crescente dos servidores inscritos e homologados, conforme o item 5.3 deste edital, inclusive para atender às Unidades de Ensino Remotas.

5.8. Durante o decorrer dos cursos, poderão ser feitas novas convocações a lista de acordo com a necessidade e as resoluções do programa.

5.9. Discriminação da pontuação para classificação:

5.9.1. Para a Função de Supervisor de Cursos o candidato deverá ter comprovada atuação compatível com a função a ser desempenhada.

1.1 FORMAÇÃO ACADÊMICA (não acumulativa)

PONTUAÇÃO

a) Doutorado

8 pontos

b) Mestrado

5 pontos

c) Especialização

4 pontos

d) Graduação

2 pontos

1.2 EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

PONTUAÇÃO

Unitário

Máximo

Docência na educação profissional

1,0 ponto por disciplina ministrada

3,0 pontos

Docência na educação básica e/ou superior

1,0 ponto por disciplina ministrada

3,0 pontos

Experiência na área

0,5 ponto por semestre

2,0 pontos

Autoria, co-autoria, coordenação ou participação de Projeto de Pesquisa e/ou Extensão realizado

1,0 ponto por projeto

2,0 pontos

Supervisão/coordenação educacional

1,0 ponto por semestre de atuação

3,0 ponto

Participação em equipe de apoio pedagógico em instituições de ensino

0,5 ponto por semestre de atuação

2,0 ponto

Atuação em Programas Especiais de ensino0,5 ponto por semestre de atuação2,0 ponto
Pontuação Máxima25 pontos

5.9.2. Para as Funções de Orientador:

1.1 FORMAÇÃO ACADÊMICA (não acumulativa)

PONTUAÇÃO

a) Doutorado

8 pontos

b) Mestrado

5 pontos

c) Especialização

4 pontos

d) Graduação

2 pontos

1.2 EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

PONTUAÇÃO

Unitário

Máximo

Docência na educação profissional

1,0 ponto por disciplina ministrada

3,0 pontos

Docência na educação básica e/ou superior

1,0 ponto por disciplina ministrada

3,0 pontos

Tempo de docência na rede de educação básica e/ou superior (pública ou privada)

0,5 ponto por semestre letivo

2,0 pontos

Autoria, co-autoria, coordenação ou participação de Projeto de Pesquisa e/ou Extensão realizado

1,0 ponto por projeto

2,0 pontos

Supervisão/coordenação de cursos técnicos ou tecnológicos

1,0 ponto por semestre de atuação

3,0 ponto

Participação em equipe de apoio pedagógico em instituições de ensino

0,5 ponto por semestre de atuação

3,0 ponto

Atuação em programas especiais de ensino

0,5 ponto por semestre de atuação

1,0 ponto

Pontuação Máxima

25 pontos

5.9.3. Para a Função de Apoio às atividades Acadêmicas e Administrativas o candidato deverá ter comprovada atuação compatível com a função a ser desempenhada.

1.1 FORMAÇÃO ACADÊMICA (não acumulativa)PONTUAÇÃO
a) Doutorado8 pontos
b) Mestrado5 pontos
c) Especialização4 pontos

d) Graduação

2 pontos

1.2 EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

PONTUAÇÃO

Unitário

Máximo

Docência na educação profissional

0,5 ponto por disciplina

ministrada

2,0 pontos

Docência na educação básica e/ou superior

0,5 ponto por disciplina

ministrada

2,0 pontos

Tempo de docência na rede de educação básica e/ou superior (pública ou privada)

0,5 ponto por semestre letivo

2,0 pontos

Experiência na área administrativo-acadêmica

1,0 ponto por semestre de atuação

3,0 pontos

Supervisão/coordenação de cursos técnicos ou tecnológicos

0,5 ponto por semestre de atuação

3,0 pontos

Participação em equipe de apoio pedagógico em instituições de ensino

0,5 ponto por semestre de atuação

3,0 pontos

Atuação em programas especiais de ensino

0,5 ponto por semestre de atuação

2,0 pontos

Pontuação Máxima

25 pontos

5.9.3. Para a Função de Apoio de Comunicação Social o candidato deverá ter comprovada atuação compatível com a função a ser desempenhada.

1.1 FORMAÇÃO ACADÊMICA (não acumulativa)

PONTUAÇÃO

a) Doutorado

8 pontos

b) Mestrado

5 pontos

c) Especialização

4 pontos

d) Graduação

2 pontos

1.2 EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

PONTUAÇÃO

Unitário

Máximo

Experiência na produção, edição e veiculação de textos e registros audiovisuais voltados para a educação profissional.

1,0 ponto por semestre de atuação

4,0 pontos

Experiência na produção, edição e veiculação de textos e registros audiovisuais.

0,5 ponto por semestre de atuação

2,0 pontos

Tempo de atividade profissional na área de Comunicação Social-Jornalismo ou Relações Públicas

0,5 ponto por ano

2,0 pontos

Experiência na área administrativo-acadêmica

1,0 ponto por semestre de atuação

3,0 pontos

Supervisão/coordenação de em ações de Comunicação Social0,5 ponto por semestre de atuação3,0 pontos
Participação em equipe de apoio pedagógico em instituições de ensino0,5 ponto por semestre de atuação2,0 pontos
Atuação em programas especiais de ensino0,5 ponto por semestre de atuação1,0 pontos
Pontuação Máxima25 pontos

6. DOS RESULTADOS

6.1. O resultado preliminar da análise de currículo será divulgado no dia 17 de abril de 2013, no endereço eletrônico www.ifac.edu.br.

6.2 O resultado final do processo será divulgado até 19 de abril de 2013.

7. DOS RECURSOS

7.1. O Candidato que desejar interpor recurso contra o resultado da etapa única (análise de currículo) poderá fazê-lo até 24 (quarenta e oito) horas contadas a partir da divulgação do resultado preliminar, dando entrada na sua solicitação no local onde realizou sua inscrição através do preenchimento integral de Requerimento, conforme Anexo VI de acordo com as instruções nele constantes.

7.2. O Candidato deverá consultar o parecer da Comissão de Seleção em dia e horário a ser definido.

7.3. Em hipótese alguma será aceita revisão de recurso ou recurso de recurso.

8. DA REMUNERAÇÃO

8.1. Para efeitos de implantação da bolsa do programa, o bolsista servidor ativo ou inativo do quadro permanente da Rede Federal ou de outra rede pública, a bolsa só poderá ser concedida mediante autorização do setor de recursos humanos da instituição a qual o servidor for vinculado.

8.2. O pagamento da bolsa será feito de acordo com a carga horária efetivamente trabalhada, diretamente ao servidor por meio de depósito bancário em conta corrente na qual seja titular, conforme Resolução FNDE nº. 04/2012, Art. 14º, da seguinte forma:

I - Supervisor de curso: R$ 36,00 (trinta e seis reais por hora);

II - Apoio às atividades acadêmicas e administrativas: R$ 18,00 (dezoito reais por hora);

III - Apoio de Comunicação Social: R$ 18,00 (dezoito reais por hora);

IV - Orientador: R$ 36,00 (trinta e seis reais por hora).

8.3. Sobre o pagamento das bolsas haverá incidência e retenção de tributos, conforme previsto na legislação tributária.

9. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES

9.1. A convocação dos candidatos selecionados obedecerá lista de classificação e ocorrerá conforme a demanda do PRONATEC/IFAC, respeitando aos editais vigentes nas vagas já selecionadas.

9.2. As atividades do PRONATEC serão iniciadas em dia e horário estabelecidos pela Coordenação Adjunta de cada Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC.

9.3. Os horários e dias de atividades ficam a critério da Coordenação Adjunta do PRONATEC de cada Campus do IFAC, cabendo ao bolsista acatar integralmente essas definições sob pena de desligamento do programa.

10. DA VALIDADE

10.1. A vigência da prestação de serviços de suas atividades terá validade de 10 (dez) meses a partir da data de convocação. Poderá ser prorrogado por igual período conforme interesse da administração.

11. DOS IMPEDIMENTOS

11.1. Para cumprir as funções discriminadas, é necessário ter disponibilidade equivalente a carga horária assumida, respeitando o disposto na Resolução FNDE nº. 04/2012.

12. DAS DATAS

04 de abril de 2013

Publicação do Edital

08 a 12 de abril de 2013

Inscrições dos interessados

17 de abril de 2013

Resultado preliminar

18 de abril de 2013

Recursos contra resultado preliminar

19 de abril de 2013

Resultado Final

23 de abril de 2013

Convocação

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à concessão da bolsa, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do interesse e conveniência da Coordenação Geral do PRONATEC, bem como da respectiva disponibilização financeira, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do processo seletivo.

13.2. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.

13.3. A inscrição do candidato implicará o conhecimento destas normas e o compromisso de cumpri-las.

13.4. Caso não haja candidato selecionado nas funções de determinado curso, ficará a critério da Coordenação Geral, de convocar um candidato classificado no mesmo curso em Unidades Remotas onde o mesmo foi selecionado.

13.5. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos resultados das etapas de seleção.

13.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção Local, em primeira instância e Coordenação Geral em segunda instância.

13.7 O vínculo com a Instituição será somente durante o período de execução dos Cursos.

Rio Branco, AC, 04 de abril de 2013.

(original assinado)

Danielly de Sousa Nóbrega
Pró-Reitora de Ensino

(original assinado)

Breno Carrillo Silveira
Reitor Pro Tempore

ANEXO III

MODELO DE CURRICULUM VITAE

1. DADOS PESSOAIS

1.1. Nome:

1.2. Filiação:

1.3. Data de nascimento:

1.4. Nacionalidade:

1.5. Naturalidade:

1.6. Sexo:

1.7. Estado Civil:

1.8. Profissão:

1.9. Endereço Residencial:

1.10. Email:

1.11. Telefone residencial:

1.12. CPF:

1.13. RG: Órgão Expedidor: Data de expedição:

2. FORMAÇÃO ACADÊMICA

2.1 Graduação:

Nome do curso:
Instituição:
Data de ingresso:
Data de conclusão:

2.2 Pós Graduação:

Nome do curso:
Instituição:
Data de ingresso:
Data de conclusão:

Pós graduação 2:
Nível:
Nome do curso:
Instituição:
Data de ingresso:
Data de conclusão: