IFSULDEMINAS - Inst. Fed. de Educação, Ciência e Tecnologia - MG

Notícia:   IF Sul de Minas prorroga inscrições do Processo Seletivo 13/2014 - 48 vagas de Estágio

IFSULDEMINAS - INST. FED. DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº 13/2014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições, e nos termos da Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 e da Orientação Normativa nº. 07 de 30 de outubro de 2008, do SRH do Ministério de Planejamento, torna público que estarão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO, destinado à SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO, conforme estabelece o presente EDITAL.

1- DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E HABILITAÇÃO EXIGIDA

1.1 Da distribuição de vagas

1.1.1 Campus Inconfidentes

Área de Atuação

Nível Técnico/Médio (Nº de vagas)

Nível Superior/ Tecnólogo/ Bacharelado ou Licenciatura (Nº de vagas)

Carga Horária

Ciências Biológicas (Museu)

 

2

20 horas

Administração(DDE - Apoio Administrativo)

 

2

20 horas

Gestão Ambiental (Meio Ambiente- Setor de Esportes)

 

1

20 horas

Pedagogia (Pedagogo - Polo Andradas)

 

1

20 horas

Eng. Agronômica - Apoio Administrativo

 

1

20 horas

Artes

 

1

20 horas

Licenciatura em Química, Biologia, Eng. Agronômica ou Eng. de Alimentos - Apoio Laboratório

 

2

20 horas

Licenciaturas ou Pedagogia - NAPNE - Apoio

 

2

20 horas

1.1.2 Machado

Área de Atuação

Nível Técnico/Médio (Nº de vagas)

Nível Superior/ Tecnólogo/ Bacharelado ou Licenciatura (Nº de vagas)

Carga Horária

Educação Física

 

01

30 horas

Agronomia

 

02

De 20 ou 30h

Administração

 

Cadastro Reserva

De 20 ou 30h

Ciências Humanas

 

Cadastro Reserva

De 20 ou 30h

1.1.3 Muzambinho

Área de Atuação

Nível Técnico/Médio (Nº de vagas)

Nível Superior/ Tecnólogo/ Bacharelado ou Licenciatura (Nº de vagas)

Carga Horária

Educação Física

 

09

De 20 ou 30h

Ciência da Computação

 

07

De 20 ou 30h

Ciências Biológicas

 

03

De 20 ou 30h

Tecnologia em Cafeicultura e Engenharia Agronômica

 

01

De 20 ou 30h

Técnico em Informática

02

01

De 20 ou 30h

1.1.4 Campus Passos

Área de Atuação

Nível Técnico/Médio (Nº de vagas)

Nível Superior/ Tecnólogo/ Bacharelado ou Licenciatura (Nº de vagas)

Carga Horária

Enfermagem

 

1

De 20 ou 30h

1.1.5 Reitoria

Área de Atuação

Nível Técnico/Médio (Nº de vagas)

Nível Superior/ Tecnólogo/ Bacharelado ou Licenciatura (Nº de vagas)

Carga Horária

Técnico em Administração01 De 20 ou 30h
Informática 02De 20 ou 30h
Comunicação Social (Publicidade, Jornalismo ou Relações Públicas) 01De 20 ou 30h
Técnico em Edificações01 De 20 ou 30h
Administração 02De 20 ou 30h
Assessoria Internacional 0120 horas
Educação Física 01De 20 ou 30h

1.2 Das Habilidades Exigidas

1.2.1 O candidato deverá estar regularmente matriculado numa instituição de ensino, com frequência em um curso compatível com a área de atuação e com o nível exigido para a vaga ofertada (técnico, tecnológico ou superior).

1.2.2 As habilidades indispensáveis para que o candidato esteja apto a preencher a vaga, referentes aos cursos acima citados, estão especificadas no anexo IV deste edital.

1.2.3 Todos os candidatos de cursos técnicos ou superiores deverão atender a todos os requisitos especificados no anexo IV

1.2.4 O candidato deverá apresentar disponibilidade de horário para cumprir jornada semanal de 20 ou 30 horas, sem prejuízo do horário escolar, de acordo com o projeto desenvolvido e as atividades da área solicitante.

2- DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições estarão abertas no período de 23/04/2014 a 05/05/2014, nos horários das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, na Coordenadoria de Integração Escola Comunidade (CIEC) ou Secretaria de Pesquisa e Extensão dos campus e, na Reitoria, no Departamento de Apoio aos Discentes e Egressos da Pró Reitoria de Extensão do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

Endereços dos Locais de Inscrições

INCONFIDENTES

Coordenadoria de Integração Escola Comunidade-CIEC
Praça Tiradentes, 416 - Centro - Inconfidentes - MG - CEP 37576-000 - Fone: (35) 3464-1200

MACHADO

Secretaria de Pesquisa e Extensão
Rodovia Machado - Paraguaçu, km 3 - Bairro Santo Antônio - Machado - MG - CEP 37.750-000 - (35) 3295-9735

MUZAMBINHO

Coordenadoria de Integração Escola Comunidade-CIEC
Estrada de Muzambinho, km 35 - Bairro Morro Preto - Cx. Postal 02 - CEP: 37890-000 (35) 3571-5078

PASSOS

Coordenação de Extensão
Rua Mario Ribola, 409 - Penha II- Passos/MG - Fone (35)3526-4856 ou (35)3526-4679

REITORIA

Departamento de Apoio aos Discentes e Egressos- Pró Reitoria de Extensão
Rua Ciomara Amaral de Paula, 167- Medicina, Pouso Alegre-MG- 37550-000 - (35) 3449-6184

2.2 No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos (cópias e originais):

I . Requerimento de inscrição/seleção de estagiários (ANEXO III) devidamente preenchido;

II . Cédula de Identidade;

III . Cadastro de Pessoa Física (CPF);

IV . Prova de quitação com o serviço eleitoral (comprovante da última votação ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo Cartório Eleitoral ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida através do site da Justiça Eleitoral www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao­eleitoral);

V . Prova de quitação com o serviço militar, para o sexo masculino;

VI . Declaração de Matrícula (do curso técnico ou superior)

VII. Histórico Escolar do curso em que está matriculado;

VIII . Curriculum Vitae, contendo a descrição das atividades desenvolvidas e documentação comprobatória para pontuação, entregue no local da inscrição como: certificados, declarações, realização de cursos(cursos extracurriculares ou experiência comprovada de, no mínimo, seis meses, ambos na área de atuação pretendida, no caso dos cursos conter 20 horas no mínimo), palestras, seminários e congressos;

IX . Comprovante de Residência;

X . Certidão Conjunta Negativa da Receita Federal (emitida pela Secretaria da Receita Federal, através do site: www.receita.fazenda.gov.br (Certidões, Pessoa Física);

XI . Comprovante de concessão do PROUNI ou FIES (caso possua);

§1º A documentação dos subitens 2.2 deverá ser apresentada com originais para conferência e autenticação.

§2º O candidato que não apresentar toda a documentação no ato da inscrição será automaticamente desclassificado.

3.1 Processo Seletivo Simplificado,compreenderá três etapas:

a) Análise do Histórico Escolar;

b) Análise do Currículo;

c) Entrevista.

3.2 Para a vaga de Comunicação Social (Publicidade, Jornalismo ou Relações Públicas) será feita uma prova prática, que consistirá na produção de um texto, no formato de notícia jornalística, que deverá ser produzido após a realização da entrevista. A pontuação da prova estará inserida dentro da pontuação destinada à entrevista.

3.3. Critérios de Avaliação:

3.3.1 - Os critérios de avaliação estão contidos no Anexo 1II deste Edital, e totalizam 100 (cem) pontos, de acordo com a escala abaixo:

a) Análise do Histórico Escolar

40 pontos

b) Análise do Currículo

30 pontos

c) Entrevista

30 pontos

TOTAL

100 pontos

3.3.2. - O candidato será classificado de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na análise do currículo, análise do histórico escolar e entrevista.

3.3.3. - Ocorrendo empate no total dos pontos, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que:

a) obtiver a maior nota na pontuação do Histórico Escolar;

b) obtiver maior nota na pontuação do Currículo;

c) obtiver maior nota na Entrevista;

d) comprovar maior tempo de prática profissional ou estágios;

e) tiver maior idade;

f) Inscrição no PROUNI e FIES.

4- DO PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O prazo de validade do presente Edital será de 12 meses a partir da data de sua homologação.

5 - DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

5.1 A realização do estágio curricular dar-se-á mediante assinatura Termo de Compromisso e não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza, portanto a efetivação do referido Termo pressupõe as seguintes exigências:

a) Termo de convênio entre a Instituição que o candidato estuda e o IFSULDEMINAS

b) Previsão de colação de grau que possibilite a permanência do candidato no programa de estágio, por um período mínimo de 6 (seis) meses.

5.2 O Termo de Compromisso de Estágio terá duração de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado, observado o previsto no artigo 20- ON nº. 7/2008 da SRH do Ministério do Planejamento "A duração do estágio, no mesmo órgão ou entidade, não poderá exceder quatro semestres, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência, que poderá estagiar no mesmo órgão ou entidade até o término do curso na instituição de ensino a que pertença o estagiário."

5.3 A carga horária a ser cumprida atenderá às necessidades das áreas/setores solicitantes da vaga para bolsa de estágio.

5.4 A contratação estará condicionada ao atendimento da legislação especifica, dos órgãos governamentais, bem como o interesse do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais em seus respectivos campus.

5.5 O estágio não obrigatório, objeto deste edital, será desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória (art. 2º § 2º da ON nº. 7/2008).

5.6 A realização do estágio será de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de 2 (dois) anos, conforme Lei 11788 e ON 07, a partir da data de assinatura do Termo de Compromisso de Estágio.

6 - DO VALOR MENSAL DA BOLSA DE ESTÁGIO

6.1 O estudante de Nível Superior/Tecnológico perceberá a título de bolsa de estágio pela jornada semanal de 20 horas a importância mensal equivalente a R$ 364,00 e pela jornada semanal de 30 horas a importância mensal equivalente a R$ 520,00.

6.2 O estudante de Nível Médio/ Técnico perceberá a título de bolsa de estágio pela jornada semanal de 20 horas a importância mensal equivalente a R$ 203,00 e pela jornada semanal de 30 horas a importância mensal equivalente a R$ 290,00.

6.3 O estudante em estágio não obrigatório receberá auxílio-transporte em pecúnia, no valor de R$ 6,00 (seis reais) por dia, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados (Conforme Orientação Normativa nº 07 de 30 de outubro de 2008).

7- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 A inexatidão de afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificada após a homologação dos resultados, implicará a eliminação sumária do candidato. Serão declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

7.2 A inscrição nesta seleção implica, desde logo, a tácita aceitação das obrigações estabelecidas neste edital e demais documentos que o integram, não podendo o candidato alegar o seu desconhecimento

7.3 Será excluído do Processo Seletivo Simplificado o candidato que faltar a qualquer uma das etapas, bem como aquele que praticar descortesia para com alguns dos examinadores, executores, auxiliares e demais autoridades envolvidas na realização deste processo seletivo.

7.4 A data e o horário da entrevista serão divulgados no dia 07/05/2014 a partir das 15h, no site dos Campus e no Departamento Apoio aos Discentes e Egressos da Pró-Reitoria de Extensão. Também serão disponibilizados no sítio do IFSULDEMINAS www.ifsuldeminas.edu.br.

7.5 A entrevista acontecerá no dia 09/05/2014 na Reitoria e nos Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

7.6 O resultado do Processo Seletivo para Bolsas de Estágio será divulgado no dia 13 /05/2014, devendo ser afixado no quadro de avisos da Reitoria e dos Campus e publicado na página da internet do IFSULDEMINAS www.ifsuldeminas.edu.br

7.7 Os candidatos selecionados deverão comparecer à Coordenadoria de Recursos Humanos dos Campus ou da Reitoria, às 8 horas do dia 16/03/2014 e o estágio terá inicio a partir do dia 19/03/2014 em conformidade com a necessidade do setor solicitante.

7.8 A classificação no Processo Seletivo Simplificado não assegura a qualquer candidato o direito à contratação imediata, mas apenas a expectativa de ser contratado a partir da existência de vaga. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes, bem como o interesse da administração dos campus, instituições integrantes do Instituto Federal do Sul de Minas.

7.9 Quaisquer alterações das disposições ora estabelecidas serão comunicadas através de retificação, a ser divulgada no site oficial do Instituto Federal do Sul de Minas (www.ifsuldeminas.edu.br), vindo tal documento a constituir parte integrante deste Edital.

7.10 O candidato selecionado que não comparecer na data estipulada no item 7.7 será considerado desistente do processo seletivo

7.11 Não há reserva de vagas para portadores de deficiência, em virtude do número de vagas por área ser menor do que o previsto no art. 17, § 5º da Lei nº 11.788/08

7.12 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado.

Pouso Alegre-MG, 22 de abril de 2014.

Sérgio Pedini
Reitor do IFSULDEMINAS

ANEXO I

CRONOGRAMA

ITEM

ATIVIDADE

DATAS PREVISTAS

1

PERÍODO DE DIVULGAÇÃO DO EDITAL

22/04/2014 a 05/05/2014

2

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

23/04/2014 a 05/05/2014

3

DIVULGAÇÃO DOS HORÁRIOS DA ENTREVISTA

07/05/2014

4

ENTREVISTA

09/05/2014

5

RESULTADO FINAL

13/05/2014

6

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO NO RH

16/05/2014

7

INÍCIO DO ESTÁGIO

19/05/2014 - conforme necessidade do setor solicitante

ANEXO IV

DAS HABILIDADES ESPECÍFICAS

CAMPUS INCONFIDENTES

Área

Nº de Vagas

Setor

PERÍODO DO CURSO

Requisitos

Carga horária semanal (20 ou 30 horas)

Ciências Biológicas02Museu

Estar regularmente matriculado em Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica ou Gestão Ambiental

Ter disponibilidade20 horas

Administração, Direito e Gestão de Recursos Humanos

02

DDE- Apoio Administrativo

Estar regularmente matriculado e frequente em Curso Superior de Administração, Direito, Gestão de Recursos Humanos

Ter disponibilidade

20 horas

Gestão Ambiental

01

Meio Ambiente - Setor de Transporte

Estar regularmente matriculado e frequente em Curso superior de Gestão Ambiental

Ter disponibilidade

20 horas

Pedagogia

01

Pedagogo - Polo Andradas

Estar regularmente matriculado e frequente em curso superior de Pedagogia

Ter disponibilidade

20 horas

Engenharia Agronômica

01

Apoio Administrativo

Estar regularmente matriculado e frequente em curso superior de Engenharia Agronômica

Ter disponibilidade

20 horas

Artes01Artes - Apoio a FanfarraEstar regularmente matriculado e frequente em Curso SuperiorTer experiência em Fanfarra Ter disponibilidade20 horas
Química, Lic. Em Biologia, Eng. Agronômica ou Eng. De Alimentos02Química- Apoio ao Laboratório Estar regularmente matriculado e frequente em curso superior Química, Lic. Em Biologia, Eng. Agronômica ou Eng. De AlimentosTer disponibilidade20 horas
Licenciaturas e Pedagogia02NAPNE - ApoioEstar regularmente matriculado e frequente em curso de Pedagogia e LicenciaturasTer disponibilidade20 horas

DAS HABILIDADES ESPECÍFICAS

REITORIA

ÁreaNº de VagasSetorPERÍODO DO CURSORequisitosCarga horária semanal (20 ou 30 horas)
Administração02Setor de Transporte Setor de AlmoxarifadoEstar regularmente matriculado no curso de AdministraçãoTer disponibilidadeDe 20 ou 30h
Computação02Diretoria de Gestão de TI -Estar cursando, no mínimo, o 3º período de curso Superior na área de Tecnologia da Informação;Estar cursando no mínimo 3º período em curso Superior na área de Tecnologia da Informação; -Conhecimentos básicos em manutenção de computadores, sistemas operacionais Windows, Linux, aplicativos Office e noções de linguagem de programação e Redes de Computadores. - Facilidade em trabalho de equipe e bom relacionamento pessoal;30h
Edificações1PRODIA PARTIR DO 1º PERÍODONOÇÕES

BÁSICAS EM AUTO CAD, EXCEL E WORD

20
Técnico em Administração01Diretoria de IngressosEstar regularmente matriculado no curso Técnico em AdministraçãoTer disponibilidadeDe 20 ou 30h
Comunicação Social (Publicidade, Jornalismo ou Relações Públicas)01Assessoria de ComunicaçãoA partir do 1ºAtuar como auxiliar e/ou colaborador nas seguintes atividades:
- Produção de textos e materiais jornalísticos;
- Cobertura de eventos e atividades com produção de material de divulgação;
- Cobertura fotográfica de atividades;
- Produção e edição de materiais gráficos e digitais com cunho jornalístico e publicitário;
- Acompanhamento e clipagem de notícias;
- Desenvolvimento de releases e materiais de assessoria de imprensa;
- Estabelecer relacionamento com a imprensa;
- Apoio na organização de eventos;
- Atualização do site institucional
De 20 a 30
Assessoria Internacional01Assessoria InternacionalEstar matriculado em qualquer curso superiorAuxiliar no Cadastro e contato com Instituições de Ensino estrangeiras Auxiliar no edital de mobilidade interno e Ciência sem Fronteiras Realizar Planilhas com dados das ações do setor Atualizar banco de dados do setor Contactar empresas de idiomas para convênios Conhecimento básico de língua inglesa e espanhola, conhecimento de informática (word e excel) interesse em assuntos internacionais Disponibilidade de trabalho de 20 horas semanais, a serem atuadas na reitoria do IFSULDEMINAS na cidade de Pouso Alegre20 horas
Educação Física01Reitoria/CampusEstar regularmente matriculado no Curso Licenciatura ou Bacharelado de Educação FísicaTer disponibilidadeDe 20 ou 30h

DAS HABILIDADES ESPECÍFICAS

CAMPOS MUZAMBINHO

ÁREA

Nº de Vagas SetorJustificativaAtribuições

Ciências Biológicas

02

Laboratório de Bromatologia

A análise bromatológica desempenha importante papel avaliador da qualidade e segurança dos alimentos, além de sua utilização ser decisiva para equacionar e resolver problemas de saúde pública e auxiliar ações de vigilância sanitária. O setor atua como coadjuvante nas inovações tecnológicas de alimentos, tanto nos aspectos toxicológicos como de identidade e qualidade nutricional. Na área de Ensino, o laboratório é utilizado periodicamente pelos professores e alunos do curso de Técnico em Alimentos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, cujo espaço prioriza o aprendizado de análises específicas de produtos alimentícios. Paralelamente, são executadas pesquisas na área de alimentos por alunos bolsistas vinculados a órgãos de fomento. Estar regularmente matriculado no Curso Superior de Ciências Biológicas entre o 2º ao 5º período Ter disponibilidade de cumprir presencialmente 20 horas semanais. Possuir CORA superior ou igual a 6,0.

Auxiliar o funcionário responsável pela coordenação do laboratório. Conhecer e atuar segundo as normas de segurança de trabalho de laboratório. Boa comunicação verbal e escrita, habilidade para tratar com pessoas, aptidão para realizar análises bromatológicas, químicas e microbiológicas, desenvoltura para manipulação de equipamentos sensíveis. Cumprir integralmente as atividades previstas no Plano de Trabalho do laboratório. Responsabilidade em cumprir horários. Habilidade para trabalhar em equipe.

01Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFEEste laboratório atende a diversas disciplinas pedagógicas do curso. Além de ser o local de desenvolvimento de muitos projetos (PIBID, Crianças Casa Lar). Estar regularmente matriculado no Curso Superior de Ciências Biológicas. Ter disponibilidade de cumprir presencialmente 20 horas semanais no período vespertino. Possuir CORAsuperior ou igual a 6,0.Preparo de materiais didáticos para auxiliar as diferentes disciplinas do curso. Elaborar e executar miniprojetos de educação para saúde, educação ambiental e sexual.

 

Número de Vagas

Formação Especificação

3 (duas para o Técnico e uma será para o CECAES)

Graduação em andamento em Ciência da Computação e Técnico em Informática em andamento que já tenha cursado a disciplina de Montagem e Manutenção de Computadores. Para os alunos de graduação a partir do 1º período desde comprovem experiência na área de Montagem e Manutenção de Computadores

Conhecimentos intermediários de componentes de hardware e software. Atividades: Suporte nos computadores do Laboratório de Hardware no que se refere a manutenção preventiva e corretiva de eventuais problemas relacionados a hardware ou software. Suporte aos alunos que utilizam o Laboratório no período de intervalo das aulas.

 

Área

Nº de Vagas

Setor PERÍODO DO CURSO Requisitos Carga horária semanal (20 ou 30 horas)

Processamento de Imagens e Computação Gráfica

01

Laboratório de processamento de imagens e visão computacional

Estar cursando Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou áreas afins e que esteja matriculado entre o 3º e 7º períodos

Bons conhecimentos de programação, bom raciocínio lógico, conhecimentos básicos de Banco de Dados(SQL) e computação gráfica (Photoshop e quanto ao tratamento de imagens) Ser pró ativo e gostar de pesquisas na área de processamento de imagens e visão computacional

De 20 ou 30h

Monitor de Laboratórios de Programação01Laboratórios de Informática e Computação Aluno cursando Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou áreas afins;Conhecer a rotina e as atividades executadas em um laboratório de programação. Identificar formas de atendimento e orientar os usuários do laboratório de programação. Identificar regras de uso do laboratório e trabalhar para que os usuários possam cumpri-las. Colaborar com os usuários do laboratório na realização de seus trabalhos, orientando os procedimentos e auxiliando na medida do possível; Auxiliar no treinamento e capacitação de outros alunos monitores e estagiários junto ao laboratório; Auxiliar em análises de manutenção de computadores, sempre acompanhado pelo técnico e/ou professor responsável. Verificar, periodicamente, o estado dos equipamentos e instalações, providenciando imediata manutenção, quando necessário; Estabelecer, quando necessário, um cronograma no sentido de organizar e controlar as solicitações de serviço e os pedidos para utilização das instalações e equipamentos do laboratório; Promover o desenvolvimento do laboratório através da participação em projetos de pesquisa e extensão; Providenciar para que seja mantido sempre um estoque razoável de materiais de consumo necessários às atividades do laboratório, evitando assim, eventuais interrupções no serviço por falta de material; Comunicar, de imediato, ao coordenador ou, em seu impedimento, à Chefia do Departamento, as irregularidades administrativas porventura ocorridas no laboratórios ou com seus usuários; Desenvolver o lado investigativo do aluno, bem como a ética profissional; Identificar a interdisciplinaridade da área de atuação do laboratório; Comprometimento, Responsabilidade, Ótima Comunicação, Iniciativa, Saber ouvir.De 20 ou 30h
Desenvolvimento de Sistemas02 NTI-DesenvolvimentoAluno cursando Bacharelado em Ciência da Computação, matriculado entre o 3º e 7º períodos, inclusive. Conhecimentos em PHP e Ajax. Desejáveis conhecimentos em Orientação à Objeto, MVC, MySql e algum Framework . - É atribuição do estagiário, pesquisar e utilizar novas tecnologias no processo de desenvolvimento de software, levantar requisitos, participar de reuniões, planejar e desenvolver sistemas, utilizando linguagem PHP e o paradigma de Orientação a objetos, utilizando o framework CodeIgniter e MySQLDe 20 ou 30h
Suporte ao Usuário, Manutenção de Computadores e Redes de Computadores 01NTI - Suporte e Laboratório de Redes e Sistemas Distribuidos Aluno cursando Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou áreas afins, matriculado entre o 3º e 7º períodos, inclusive.Suporte técnico aos usuários;
− Verificar periodicamente o estado dos equipamentos e instalações, providenciando imediata manutenção quando necessário;
− Realizar a configuração e manutenção de uma rede;
− Crimpar cabos de rede;
− Realizar a configuração e manutenção de Hardware e Software; Conhecer a rotina e as atividades executadas em um laboratório;
De 20 ou 30h
Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas01NAPNE-Núcleo de atendimento às pessoas com Necessidades EspecíficasAluno cursando Bacharelado ou Licenciatura em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Educação Física, Ciências Biológicas, Formação pedagógica docente ou áreas afins; Que consiga auxiliar os alunos com dificuldades na aprendizagem, seja através da busca de materiais adaptados e acessíveis ou atuando em conjunto com o professor durante a construção de materiais de apoio ao ensino. Conhecimento Básico ou Intermediário na área de informática, a fim de gerenciar a página do NAPNE, bem como as planilhas e outros documentos relacionados com a organização dos dados do Núcleo. O monitor atuará junto ao NAPNEAtender alunos e professores - Gerenciar a comunicação do NAPNE com alunos, professores e demais membros do campus Muzambinho com a comunidade. - Redigir de atas de reuniões - Gerenciar a atualização da página do NAPNE, no site do campus Muzambinho - Realizar pesquisas e estudos sobre materiais didáticos adequados às necessidades dos alunos atendidos pelo NAPNE. - Participar da organização de eventos promovidos pelo NAPNE. - Gerenciar planilhas e documentos eletrônicos relacionados às informações do NAPNE.De 20 ou 30h
Empreendedorismo e Inovação 01Incubadora do Campus MuzambinhoAluno cursando Bacharelado em Administração, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou áreas afins. Conhecimento intermediário na área de informática.- Apoiar a criação da incubadora do campus Muzambinho. - Criar e gerenciar o site da incubadora. - Buscar e implementar estratégias de gerenciamento e automatização da informação relacionada com a incubadora. - Dar assistência aos membros das futuras empresas incubadas. - Participar da organização de eventos promovidos pela incubadora e núcleos afins.De 20 ou 30h

Pré- requesito: Somente serão aceitos alunos que estejam cursando pelo menos o 4º período do curso e não estejam no último semestre letivo.

Área: Agronomia e Tecnologia em cafeicultura

Número de vagas:1

Setor: Laboratório de Nematologia e Fitopatologia

Justificativa: O laboratório de nematologia e fitopatologia atende as disciplinas de Fitopatologia Geral, Fitopatologia aplicada e Microbiologia geral, desta forma o fluxo de alunos é intenso. É imprescindível a presença de um estagiário que auxilie o professor em aulas práticas, tanto no preparo, durante a aula, como na retirada de materiais e organização do laboratório e sala de aula prática. Além disso, há a necessidade de um estagiário para fazer agendamento do laboratório para uso de outros cursos, organização geral, fazer a identificação de equipamentos e utensílios no laboratório, limpeza, etc. O aluno a concorrer a esta vaga deverá ter habilidades no uso de microscópio, noções de diagnose de doenças para auxiliar na coleta de materiais para aula prática, ser responsável e ter afinidade com a área.

Atribuições:

- Conhecer e atuar segundo as normas de segurança de trabalho em laboratório.

- Cuidar da limpeza do ambiente e dos equipamentos e vidrarias do laboratório.

- Auxiliar o professor em aulas práticas.

- Fiscalizar a utilização incorreta do laboratório.

- Coletar material para aula prática em campo.

- Catalogar todos os itens.

- Verificar itens com defeitos e reposição de material.

- Fazer cotação de materiais a ser pedidos.

- Auxiliar e participar de projetos de pesquisa.

- Agendar uso do laboratório.

Nº DE VAGASSETOR(ES)ESPECIFICAÇÕES E PRÉ-REQUISITOSATRIBUIÇÕES
01Laboratório de Esportes de Aventura- Estar cursando pelo menos o 3º período do curso de Licenciatura ou Graduação (Bacharelado) em Educação Física.
- Ter conhecimento de atividades relacionadas aos esportes de aventura, realizando os procedimentos de segurança utilizados em práticas indoor e outdoor.
- Ter participado como voluntário de projetos do IFSULDEMINAS -Campus Muzambinho.
- Ter disponibilidade de 20 horas semanais em um dos seguintes períodos de horário das 08 às 12h (Manhã) /13 às 17h (Tarde) / 19 às 22 (Noite).
-Ter disponibilidade aos fins de semana para viagens e treinamentos.
- Participar ativamente das reuniões do grupo de
trabalho.
- Participar, quando requisitado, das aulas teóricas e práticas da disciplina Atividade Física na Natureza do Curso de Graduação (Bacharelado) em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
- Responsabilizar-se pela recepção e condução dos alunos ao setor.
- Responsabilizar-se pelo controle de frequência e atestados bem como dos registros dos
frequentadores deste setor.
- Auxiliar os professores e bolsistas relacionados aos projetos e atividades desenvolvidas no setor.
- Controle e conservação dos materiais esportivos do setor (organização, limpeza e manutenção).
02Laboratório de Atividades Aquáticas- Estar cursando regularmenteo curso de educação física (bacharelado ou licenciatura), estando ao menos no 2º período.
- Ter CORA igual ou superior a 6,0.
- Ter disponibilidade de cumprir presencialmente às 20 horas semanais nos períodos manhã/tarde.
- Participar ativamente das reuniões do grupo de trabalho de atividades aquáticas.
- Participar, quando requisitado, das aulas teóricas da disciplinaMetodologia e Prática de Atividades Aquáticas dos Cursos de Graduação e/ou Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
- Responsabilizar-se pela organização do local de trabalho bem como do material utilizado durante as aulas.
- Responsabilizar-se pela recepção e condução dos alunos à piscina.
- Responsabilizar-se pelo controle de frequência e atestados bem como dos registros dos frequentadores deste setor.
- Apresentar relatório mensal das atividades realizadas e de possíveis ocorrências.
- Proceder à montagem das aulas e apresentá-las no grupo de estudos para possíveis correções.
- Reportar-se à coordenação do setor caso de ocorrer situações que exijam conhecimento ainda não apropriado.
02Laboratório de Campo e Pista (Atletismo)- Estar cursando regularmente (em fase) o curso de educação física (bacharelado ou licenciatura), estando ao menos no 3º período.
- Possuir experiência em atividades relacionadas à iniciação desportiva das mais variadas modalidades esportivas.
- Ter disponibilidade de cumprir presencialmente às 20 horas semanais nos períodos manhã/tarde.
- Ter CORA igual ou superior a 6,0.
- Caso o aluno já tenha cursado a disciplina ou esteja cursando, isso acarretará em maior peso na nota final.
- Participar ativamente das reuniões do grupo de trabalho do projeto de Iniciação Desportiva.
- Participar, quando requisitado, das aulas teóricas da disciplina.
- Ter disponibilidade para viajar e acompanhar atletas em competições
- Responsabilizar-se pela organização do local de trabalho bem como do material utilizado durante as aulas.
- Responsabilizar-se pela recepção e condução dos alunos aos espaços onde as aulas serão utilizadas.
- Responsabilizar-se pelo controle de frequência e atestados bem como dos registros dos frequentadores deste projeto.
- Apresentar relatório mensal das atividades realizadas e de possíveis ocorrências.
- Proceder à montagem das aulas e apresentá-las na reunião do grupo de trabalho para possíveis correções.
- Participar de eventos científicos a fim de divulgar resultados coletados com os participantes do projeto.
01Laboratório de Experimentação animal- Estar cursando regularmente (em fase) o curso de educação física (bacharelado ou licenciatura), estando ao menos no 2º período.
- Ter CORA igual ou superior a 6,0.
- Ter disponibilidade para cumprir presencialmente às 20 horas semanais nos períodos manhã/tarde.
- Desenvolver projeto de pesquisa com a utilização de animais (camundongos e ratos).
- Participar ativamente das reuniões do grupo de trabalho de atividades aquáticas.
- Participar, quando requisitado, das aulas práticas do Laboratório.
- Metodologia e Prática de Atividades de projeto de pesquisa do Laboratório de Experimentação Animal.
- Responsabilizar-se pela organização e rotina do local de trabalho bem como do material utilizado durante as práticas.
- Responsabilizar-se pela recepção e condução dos alunos para visita ao laboratório.
- Responsabilizar-se pelo controle de frequência bem como dos registros dos frequentadores deste setor.
- Apresentar relatório mensal das atividades realizadas e de possíveis ocorrências.
- Reportar-se à coordenação do setor caso ocorra situações que exijam conhecimento ainda não apropriado.
02Laboratório Integrados I- Alunos do curso de Educação Física (bacharelado ou licenciatura) que tenham cursado pelo menos o primeiro período do curso.
- Auxílio na organização e manutenção dos equipamentos do LITEC;
- Acompanhamento em atividades de pesquisa e extensão que ocorrem no LITEC;
- Envolvimento em projetos de pesquisa;
- Auxílio na organização e manutenção dos equipamentos do LITEC;
- Acompanhamento em atividades de pesquisa e extensão que ocorrem no LITEC;
- Envolvimento em projetos de pesquisa;
- Organização de materiais de divulgação e publicitários (artigos, projetos e congressos) que envolva integrantes do LITEC.
01Laboratórios integrados II (Avaliação Física)- Estar cursando regularmente (em fase) o curso de educação física (bacharelado ou licenciatura).
- Ter disponibilidade de cumprir presencialmente às 20 horas semanais nos períodos manhã ou tarde
- Participar ativamente das reuniões do grupo de trabalho de Avaliação Física.
- Responsabilizar-se pela organização e manutenção dos materiais e equipamento dos Laboratórios Integrados II.
- Responsabilizar-se pelo empréstimo e pela conferência na devolução dos materiais dos Laboratórios Integrados II.
- Responsabilizar-se pela recepção e condução dos visitantes do laboratório.
- Apresentar relatório mensal das atividades realizadas e de possíveis ocorrências.
-Acompanharas atividades de pesquisa e extensão que acontecem nos Laboratórios Integrados II.
- Organizar os materiais de divulgação e publicitários (artigos, projetos e congressos) que
envolva integrantes do nos Laboratórios Integrados II.

DAS HABILIDADES ESPECÍFICAS

CAMPUS MACHADO

Área Nº de Vagas Setor PERÍODO DO CURSO Requisitos Carga horária semanal (20 ou 30 horas)
Educação Física 01 Setor de Esportes Estar regularmente matriculado em Curso Superior de Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física Ter disponibilidade, facilidade em trabalhar em equipe e bom relacionamento pessoal. Iniciativa para resolver problemas, Criatividade para aprimorar métodos. Possuir responsabilidade, pontualidade, disciplina e boa apresentação pessoal. Domínio dos aplicativos básicos de informática. Boa Comunicação Visual. 30 horas
Agronomia02CGPPEstar regularmente matriculado em Curso AgronomiaTer disponibilidade, facilidade em trabalhar em equipe e bom relacionamento pessoal. Iniciativa para resolver problemas, Criatividade para aprimorar métodos. Possuir responsabilidade, pontualidade, disciplina e boa apresentação pessoal. Domínio dos aplicativos básicos de informática. Boa Comunicação Visual.De 20 ou 30h
AdministraçãoCadastro ReservaAdministração Estar regularmente matriculado em Curso Administração Ter disponibilidade, facilidade em trabalhar em equipe e bom relacionamento pessoal. Iniciativa para resolver problemas, Criatividade para aprimorar métodos. Possuir responsabilidade, pontualidade, disciplina e boa apresentação pessoal. Domínio dos aplicativos básicos de informática. Boa Comunicação VisualDe 20 ou 30h
Ciências HumanasCadastro ReservaSetor PedagógicoEstar regularmente matriculado em qualquer curso da área de Ciências HumanasTer disponibilidade, facilidade em trabalhar em equipe e bom relacionamento pessoal. Iniciativa para resolver problemas, Criatividade para aprimorar métodos. Possuir responsabilidade, pontualidade, disciplina e boa apresentação pessoal. Domínio dos aplicativos básicos de informática. Boa Comunicação Visual.De 20 ou 30h