IF Sudeste de Minas Gerais - MG

Notícia:   IF Sudeste de Minas abre oito vagas no Campus Rio Pomba

IF SUDESTE DE MINAS GERAIS

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL/PSS Nº 11/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014

CAMPUS RIO POMBA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, torna público a ABERTURA DE INSCRIÇÕES para PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, nos termos da Lei nº. 8.745/93, dos Decretos nºs. 4.748/2003 e 7.485/2011, e, considerando a Lei nº. 12.425 de 17/06/11 publicada no DOU de 20/06/11. Este Edital tem a finalidade selecionar candidatos para preenchimento das vagas de Professor substituto, no âmbito deste Instituto Federal para tender à necessidade temporária e excepcional interesse público no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, no ano letivo de 2014.

1. DAS ÁREAS E CONDIÇÕES GERAIS

1.1. O Processo Seletivo Simplificado será regido por este Edital e executado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, para o Campus Rio Pomba nas áreas detalhadas no Anexo I, e, conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II.

2. DAS ATRIBUIÇÕES, JORNADA DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO

2.1. Das atribuições:

2.1.1. Ministrar aulas em cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, no Campus Rio Pomba, em disciplinas ligadas às áreas de formação exigidas no edital, além de outras funções inerentes às suas áreas de competência.

2.2. Jornada de Trabalho:

2.2.1. Jornada de trabalho: 40(quarenta) ou 20(vinte) horas semanais para cada área prevista neste Edital, correspondentes aos encargos didáticos e demais atividades inerentes ao cargo, que poderão respectivamente diminuir ou aumentar, de acordo com as demandas dos Departamentos ou Coordenações e a critério da Administração. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, observadas as normas e regulamentos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

2.3. Remuneração:

2.3.1. A remuneração será feita de forma isonômica à remuneração da carreira, correspondendo a Classe D, Nível 101, incluindo o Vencimento Básico, GEDBT (Gratificação Específica de atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) e a Retribuição por Titulação de acordo com o regime de trabalho do contratado, além dos benefícios previstos na legislação vigente, conforme quadros a seguir:

Regime de Trabalho de 20 horas semanais:

Titulação Classe Venc. Básico RT (**) Remuneração Bruta
Graduação D 1 R$ 1914,58 00,00 R$ 1914,58
Aperfeiçoamento D 1 R$ 1914,58 R$ 68,92 R$ 1983,50
Especialização D 1 R$ 1914,58 R$ 152,35 R$ 2066,93
Mestrado D 1 R$ 1914,58 R$ 428,07 R$ 2342,65
Doutorado D 1 R$ 1914,58 R$ 785,93 R$ 2700,51

Regime de Trabalho de 40 horas semanais:

Titulação Classe Venc. Básico RT (**) Remuneração Bruta
Graduação D 1 R$ 2714,89 00,00 R$ 2714,89
Aperfeiçoamento D 1 R$ 2714,89 R$ 110,22 R$ 2825,11
Especialização D 1 R$ 2714,89 R$ 253,13 R$ 2968,02
Mestrado D 1 R$ 2714,89 R$ 835,05 R$ 3549,94
Doutorado D 1 R$ 2714,89 R$ 1934,76 R$ 4649,65

2.4. Além da remuneração serão concedidos aos candidatos contratados os seguintes benefícios:

2.4.1. Auxílio Alimentação: R$ 373,00 (trezentos e setenta e três reais);

2.4.2. Auxílio Transporte: o que exceder a 6% (seis por cento) da remuneração em gastos com transporte coletivo.

2.4.3. Auxílio Pré-Escolar: R$ 89,00 (oitenta e nove reais) por dependente, até aos 05 (cinco) anos de idade.

2.5. Dos valores acima serão deduzidos os encargos e contribuições legais.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. Período: de 00 (zero) horas do dia 14 de maio de 2014 até as 23 horas e 59 minutos do dia 25 de maio de 2014.

3.2. Local: acessando o site www.ifsudestemg.edu.br/concursos.

3.3. Ficha de Inscrição: preenchida em formulário disponibilizado no Site www.ifsudestemg.edu.br/concursos.

3.4. Para as áreas que não houver candidatos inscritos e/ou classificados as inscrições poderão ser prorrogadas, por igual período.

4. DOS COMPROVANTES DE INSCRIÇÃO

4.1. Do comprovante temporário:

4.1.1. No ato da inscrição o candidato deverá imprimir o comprovante temporário, onde constará o número de inscrição, que deverá ser utilizado para a impressão do comprovante definitivo.

4.2. Do comprovante definitivo:

4.2.1. O comprovante definitivo de inscrição será disponibilizado no Site www.ifsudestemg.edu.br/concursos, a partir das 14 (quatorze) horas do dia 29 de maio de 2014, o candidato deverá acessar o sistema com seu CPF e senha para retirar o comprovante.

4.2.2. No comprovante definitivo de inscrição constará o tema da prova de desempenho didático, o local onde o candidato deverá realizar a prova e a entrega dos documentos para a prova de títulos.

4.2.3. O candidato não poderá realizar as provas sem a apresentação do comprovante definitivo.

4.2.4. O candidato que até o dia 30 de maio de 2014 não obtiver o comprovante definitivo de inscrição, via internet, deverá entrar em contato com a Gestão de Pessoas pelo e-mail concursos@ifsudestemg.edu.br.

4.2.5. É de inteira responsabilidade do candidato a impressão do comprovante definitivo de inscrição.

5. DO PROCESSO SELETIVO

5.1. O Processo Seletivo constará de 02 (duas) etapas:

5.1.1. Prova de Desempenho Didático (Eliminatória e Classificatória);

5.1.2. Prova de Títulos - Avaliação Curricular (Classificatória).

5.2. Da Prova de Desempenho Didático:

5.2.1. No dia 26 de maio de 2014, às 14 (quatorze) horas, na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Rio Pomba, Rua Av. Dr. José Sebastião da Paixão, S/N, Bairro Lindo Vale, haverá o sorteio, em sessão pública, de um dos temas informados no presente Edital.(NÃO É OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DO CANDIDATO NO SORTEIO)

5.2.2. A Prova de Desempenho Didático será pública e consistirá em uma aula de 30 (trinta) minutos, cujo tema sorteado na forma do item anterior será informado no Comprovante Definitivo de Inscrição, e será ministrada, perante a Banca Examinadora, composta de 03 (três) membros, em data e horário a serem divulgados.

5.2.3. A ordem e horário de apresentação dos candidatos na Prova Didática serão definidos por sorteio realizado no horário previsto para o início da prova, conforme item 5.2.2, sendo obrigatória a presença de todos os candidatos. O candidato que não comparecer no momento do sorteio da ordem de apresentação da Prova Didática estará eliminado do concurso.

5.2.4. O candidato será responsável por providenciar os recursos necessários à execução da aula.

5.2.4.1. O candidato poderá utilizar os recursos didáticos disponíveis, (projetor de multimídia, e quadro), e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais não será responsabilizado por qualquer falha dos materiais e/ou equipamentos.

5.2.5. Será utilizado o sistema operacional Linux e suíte de aplicativos BRoffice nos equipamentos disponibilizados pelo Instituto Federal, o candidato poderá levar o seu equipamento(notbook).

5.2.6. O candidato deverá comparecer no local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos.

5.2.7. O candidato deverá entregar à Banca Examinadora, cópia legível da Carteira de Identidade, comprovante definitivo de inscrição e o Plano de Aula, em 03 (três) vias.

5.2.8. Serão avaliados os seguintes critérios:

CRITÉRIOS (SUGESTÕES) VALOR
Plano de aula Até 20 pontos
Objetivos precisos e claros Até 10 pontos
Motivação e manejo de classe Até 10 pontos
Domínio da técnica Até 10 pontos
Domínio e adequação do conteúdo Até 10 pontos
Distribuição cronológica Até 10 pontos
Recursos didáticos utilizados Até 10 pontos
Seqüência lógica de raciocínio Até 10 pontos
Comunicação Até 10 pontos
Total Até 100 pontos

5.2.9. O valor final da Prova de Desempenho Didático será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora, na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

5.2.10. Será eliminado do presente Processo Seletivo o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 60% (sessenta por cento) na prova de desempenho didático.

5.2.11. Haverá uma tolerância de dez minutos para o início da Prova de Desempenho Didático e, decorrido esse tempo, caso o candidato não compareça o mesmo será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

5.2.12. O Resultado da Prova de Desempenho Didático será divulgado conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II.

5.3. Da Prova de Títulos - Avaliação Curricular:

5.3.1. A Avaliação Curricular (classificatória): O candidato deverá apresentar os títulos a serem avaliados pela Banca, estes documentos deverão ser entregues conjuntamente com o plano de aula, em cópias autenticadas, ou acompanhadas dos respectivos originais.

5.3.2. A Avaliação Curricular terá caráter classificatório, sendo considerados: a formação universitária, a formação técnico-profissional, e, a efetiva atividade docente do candidato.

5.3.3. Para efeito da Avaliação Curricular, ser-lhes-ão atribuídos os seguintes valores:

5.3.3.1. Título de Doutor na disciplina ou área/concentração, emitido por instituição reconhecida pelo MEC: 20 (vinte) pontos.

5.3.3.2. Título de Mestre na disciplina ou área/concentração, emitido por instituição reconhecida pelo MEC: 15 (quinze) pontos.

5.3.3.3. Certificado de Curso de Especialização na disciplina ou área/concentração, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, emetido por instituição reconhecida pelo MEC: 10 (dez) pontos.

5.3.3.4. Certificado de Curso de Aperfeiçoamento na disciplina ou área/concentração (cursos nos quais profissionais que tenham habilidades específicas possam possuir outras habilidades somadas como formação de atualização), com carga horária mínima de 160 (cento e sessenta)horas, emitido por instituição reconhecida pelo MEC: 08 (oito) pontos.

5.3.5. Cumulativamente serão atribuídos os seguintes valores:

Licenciatura Plena na área objeto do Concurso ou

Habilitação Pedagógica Docente - curso de licenciatura em qualquer área, ou curso de formação pedagógica - mínima de 540(quinhentas e quarenta horas), ou

Esquema I com duração mínima de 600(seiscentas) horas, oferecido por instituição reconhecida pelo MEC: 10 (dez) pontos.

5.3.6. Experiência em magistério, comprovada mediante Carteira Profissional, ou Contrato de Trabalho, ou Certidão de Tempo de Serviço, ou Declaração original com identificação completa da Instituição e do representante legal atestando o nº de dias de efetivo exercício, bem como data de inicio do trabalho: 02 (dois) pontos a cada ano, limitado a 10 (dez) pontos.

5.3.7. O Resultado da Avaliação Curricular será divulgado conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II deste Edital.

6. DA HOMOLOGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

6.1. O Resultado Final será divulgado no site: www.ifsudestemg.edu.br/concursos, de acordo com o CRONOGRAMA, objeto do Anexo II deste Edital.

6.2. A pontuação final de cada candidato será o resultado da somatória dos pontos obtidos nas (02) etapas do processo, sendo classificado aquele que obtiver pontuação igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

6.3. A Homologação do Resultado Final será feita pelo Reitor e publicada no DOU.

6.4. Em caso de empate no resultado final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

6.4.1. Maior pontuação na Prova de Desempenho Didático;

6.4.2. Maior pontuação na Prova de Títulos - Avaliação Curricular;

6.4.3. Possuir maior número de dependentes para Imposto de Renda.

6.4.4. Idade mais elevada, salvo na hipótese prevista na Lei nº 10.741/2003 em que este critério prevalecerá sobre os demais.

6.5. Os candidatos classificados serão contratados de acordo com a ordem de classificação e necessidade do Campus, podendo ser aproveitados por outros Campus que compõe o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

7. DOS RECURSOS

7.1. Os recursos deverão ser interpostos, até 48 (quarenta e oito) horas da divulgação dos resultados provisório e definitivo no sitio da instituição, mediante recurso online disponibilizado no site www.ifsudestemg.edu.br/concursos no mesmo sistema onde foi realizado a inscrição.

7.2. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados e instruídos, e serão dirigidos à Comissão do Processo Seletivo.

7.3. Os resultados dos recursos julgados procedentes serão disponibilizados através do site: www.ifsudestemg.edu.br/concursos.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Não será contratado o candidato que tenha prestado serviços nos termos da Lei nº 8.745/93, em qualquer Instituição Federal, antes de ter decorrido dois anos após o término do último contrato.

8.2. Não poderá ser contratado candidato que ocupe cargo efetivo integrante da carreira de magistério de que trata as Leis nsº 7.596/1987, 11.784/2008 e 12.772/2012.

8.3. A contratação do candidato dar-se-á de acordo com a lei 11.784/2008, Decreto nº 94.664, de 23.07.87, Lei 8.745/93, Lei nº 12.425, pelos artigos 593 a 609 do Código Civil Brasileiro e demais legislações pertinentes por um período de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado até o limite de 24 (vinte e quatro) meses.

8.4. A partir da data da publicação do resultado homologado o candidato aprovado, atendendo a ordem de classificação, será convocado a comparecer na Coordenação de Gestão de Pessoas do campus. O não comparecimento do candidato neste prazo implicará na perda do direito à ocupação da vaga e na convocação dos seguintes classificados seguintes, sucessivamente.

8.5. O contrato firmado poderá ser rescindido por iniciativa do contratado, ou em decorrência de conveniência administrativa, devendo estes serem comunicados com antecedência mínima de trinta dias.

8.6. Conforme o art. 5º da Lei 8.112/90 será reservado até 20% (vinte por cento) das vagas, para candidatos portadores de necessidades específicas, declarando-se o grau de deficiência, quando do preenchimento da Ficha de Inscrição, e submetendo-se, quando convocado para contratação, à perícia médica por junta oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como portador de necessidade específica ou não e a compatibilidade do grau de deficiência com o cargo.

8.7. Serão reservadas vagas aos portadores de necessidades específicas, apenas para as áreas cujo número de vagas seja igual ou superior a 05 (cinco).

8.8. Na ausência de candidatos aprovados para as vagas reservadas aos portadores de necessidades específicas, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância à ordem classificatória.

8.9. O presente Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

8.10. Havendo desistência de algum candidato convocado para contratação, poderá ser substituído pelo próximo candidato melhor colocado.

8.11. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações, inclusive de endereço correto, completo e atualizado, não se responsabilizando o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas e/ou insuficientes.

8.12. A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato direito de contratação automática pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, mas apenas a expectativa de ser contratado, seguindo a ordem classificatória, ficando esse ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse, ao juízo e a conveniência da Administração.

8.13. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Diretoria de Gestão de Pessoas e encaminhados, se necessário, à Reitoria do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Juiz de Fora, 12 de maio de 2014.

Paulo Rogério Araújo Guimarães
Reitor

ANEXO I

DAS ÁREAS

CÓDIGO ÁREA ATUAÇÃO Habilitação Exigida Nº de Vagas Carga Horária TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PARA SORTEIO
R001 Gestão. Marketing e administração pública. Graduação em administração; ou com Graduação em administração com especialização na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em administração com mestrado na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em administração com doutorado na disciplina ou área/concentração de acordo com as áreas da tabela da capes. 01 20 horas 1- Comunicação integrada de marketing;
2 - Segmentação de mercados organizacionais e de clientes individuais;
3 - Modelos de administração pública.

 

CÓDIGO ÁREA ATUAÇÃO Habilitação Exigida Nº de Vagas Carga Horária TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PARA SORTEIO
R002 Física. Física. Graduação em física ou graduação em matemática com habilitação em física , ou com Graduação em física ou graduação em matemática com habilitação em física com especialização na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em física ou graduação em matemática com habilitação em física com mestrado na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em física ou graduação em matemática com habilitação em física com doutorado na disciplina ou área/concentração, de acordo com as áreas da tabela da capes. 01 20 horas 1- Segunda lei de Newton.
2 - Primeira lei de termodinâmica.
3 - Indução eletromagnética.

 

CÓDIGO ÁREA ATUAÇÃO Habilitação Exigida Nº de Vagas Carga Horária TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PARA SORTEIO
R003 Educação. Didática e fundamentos da educação. Licenciatura em pedagogia; ou com Licenciatura em pedagogia com especialização na disciplina ou área/concentração, ou com Licenciatura em pedagogia com mestrado na disciplina ou área/concentração, ou com Licenciatura em pedagogia com doutorado na disciplina ou área/concentração de acordo com as áreas da tabela da capes. 01 20 horas 1- O planejamento do ensino-aprendizagem numa abordagem crítica - transformadora;
2 - Didática e interdisciplinaridade;
3 - Metodologia no processo de ensino­aprendizagem.

 

CÓDIGO ÁREA ATUAÇÃO Habilitação Exigida Nº de Vagas Carga Horária TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PARA SORTEIO
R004 Matemática. Matemática. Graduação em matemática; ou com Graduação em matemática com especialização na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em matemática com mestrado na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em matemática com doutorado na disciplina ou área/concentração de acordo com as áreas da tabela da capes. 01 20 horas 1- Funções: tipos de funções e aplicações;
2 - Sistemas lineares e matrizes;
3 - Trigonometria.

 

CÓDIGO ÁREA ATUAÇÃO Habilitação Exigida Nº de Vagas Carga Horária TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PARA SORTEIO
R005 Química. Química. Bacharel em química ou licenciatura em química; ou com Bacharel em química ou licenciatura em química com especialização na disciplina ou área/concentração, ou com Bacharel em química ou licenciatura em química com mestrado na disciplina ou área/concentração, ou com Bacharel em química ou licenciatura em química com doutorado na disciplina ou área/concentração de acordo com as áreas da tabela da capes. 01 40 horas 1- Ligação química;
2 - Balanceamento de reações químicas;
3 - Cálculo estequiometrico.

 

CÓDIGO ÁREA ATUAÇÃO Habilitação Exigida Nº de Vagas Carga Horária TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PARA SORTEIO
R006 Ciência da computação. Ciência da computação. Graduação em ciência da computação; ou com Graduação em ciência da computação com especialização na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em ciência da computação com mestrado na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em ciência da computação com doutorado na disciplina ou área/concentração de acordo com as áreas da tabela da capes. 01 20 horas 1- Interface humano-computador;
2 - Multimídia;
3 - Animação para Web.

 

CÓDIGO ÁREA ATUAÇÃO Habilitação Exigida Nº de Vagas Carga Horária TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PARA SORTEIO
R007 Direito. Ciências sociais aplicadas. Graduação em direito; ou com Graduação em direito com especialização na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em direito com mestrado na disciplina ou área/concentração, ou com Graduação em direito com doutorado na disciplina ou área/ concentração de acordo com as áreas da tabela da capes. 01 20 horas 1- Direito previdenciário: manutenção e perda da qualidade de segurado. Aposentadoria por invalidez. Aposentadoria especial. Aposentadoria da pessoa com deficiência(Lei complementar nº 142 de 08 de maio de 2013);
2 - Direito previdenciário: Acidente de trabalho. Doenças ocupacionais. Direito à indenização civil por acidente de trabalho. Direito de regresso da previdência em face do empregador;
3 - Direito do trabalho: Salário e remuneração. Férias. 13º salário. Aviso prévio.

 

CÓDIGO ÁREA ATUAÇÃO Habilitação Exigida Nº de Vagas Carga Horária TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO PARA SORTEIO
R008 Ciências e tecnologia de alimentos. Ciências e tecnologia de alimentos. Bacharel em ciências e tecnologia de laticínios ou tecnólogo em laticínios ou bacharel em ciência e tecnologia de alimentos ou tecnólogo em alimentos ou engenheiro de alimentos; ou com Bacharel em ciências e tecnologia de laticínios ou tecnólogo em laticínios ou bacharel em ciência e tecnologia de alimentos ou tecnólogo em alimentos ou engenheiro de alimentos com especialização na disciplina ou área/concentração, ou com Bacharel em ciências e tecnologia de laticínios ou tecnólogo em laticínios ou bacharel em ciência e tecnologia de alimentos ou tecnólogo em alimentos ou engenheiro de alimentos Bacharel em ciências e tecnologia de laticínios ou tecnólogo em laticínios ou bacharel em ciência e tecnologia de alimentos ou tecnólogo em alimentos ou engenheiro de alimentos com mestrado na disciplina ou área/concentração, ou com Bacharel em ciências e tecnologia de laticínios ou tecnólogo em laticínios ou bacharel em ciência e tecnologia de alimentos ou tecnólogo em alimentos ou engenheiro de alimentos com doutorado na disciplina ou área/concentração de acordo com as áreas da tabela da capes. 01 20 horas 1-Mecanismos de coagulação acida e enzimática das caseínas do leite;
2 - Processamento de leite pasteurizado e de leite UHT;
3 - Instrução normativa nº 62, de 29 de dezembro de 2011(ministério da agricultura, pecuária e abastecimento).

ANEXO II

CRONOGRAMA

Item Atividade Datas previstas
1. Divulgação do Edital 14/05/2014
2. Publicação do Edital no DOU 14/05/2014
3. Período de Inscrições 14/05 até 25/05/2014
4. Sorteio do Tema da Prova de Desempenho Didático 26/05/2014
5. Impressão do comprovante definitivo de inscrição 29/05/2014
6. Prazo para impugnação do edital 30/05/2014
7. Prova de Desempenho Didático e Prova de Títulos 02/06 até 06/06/2014
8. Divulgação do Resultado 11/06/2014
9. Prazo de Recursos 12/06 até 13/06/2014
10. Resultado Final 18/06/2014