IFGoiano - Instituto Federal Goiano - GO

Notícia:   IF Goiano - GO abre concurso para contratação de 35 servidores

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

EDITAL Nº 01, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF Goiano), no uso de suas atribuições legais, na forma do que dispõe a Lei nº. 8.112/90 e tendo em vista o disposto no Decreto nº 7.312, de 22 de setembro de 2010, diante da autorização concedida pela Portaria Interministerial nº 56, de 20 de abril de 2011, publicada no DOU de 25 de abril de 2011 e Portaria Interministerial nº 142, de 09 de junho de 2011, publicada no DOU de 10 de junho de 2011 e considerando, ainda, o Decreto n° 6.944 de 21/08/09, publicado no Diário Oficial da União de 24/08/09, torna pública a abertura de inscrições e as normas para realização de concurso público de provas e títulos, destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos vagos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme anexo I deste Edital para atendimento às necessidades dos campi que integram o IF Goiano (Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí) sob o Regime Jurídico Único da Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e Plano de Carreira, instituído pela Seção XVI da Lei n° 11.784 de 22/09/08, publicada no Diário Oficial da União em 23/09/08, conforme o processo de n° 23216.000328/2011-67, o qual se realizará sob as condições a seguir discriminadas.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público será regido por este Edital e coordenado pela Comissão Central designada por Portaria do Reitor do Instituto Federal Goiano nº 215, de 20/09/11.

1.2 Todos os horários referenciados neste Edital têm por base o horário oficial de Brasília.

1.3. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

1.4. O docente deverá atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, ofertados pelos campi do IF Goiano, nos termos do art. 111, da Lei nº 11.784/08.

1.5. As vagas para este concurso público estão distribuídas por área e lotação, conforme Anexo I deste Edital, entendendo-se que o candidato deverá se inscrever somente para uma área e lotação.

1.6. O concurso público será realizado em três etapas:

a) Prova Discursiva de caráter eliminatório e classificatório;

b) Prova de Desempenho Didático de caráter eliminatório e classificatório;

c) Prova de Títulos de caráter classificatório.

1.7. Todas as provas do concurso serão realizadas no campus para o qual o candidato se inscreveu.

2. DO REGIME E JORNADA DE TRABALHO

2.1. O concurso visa ao provimento efetivo do número de vagas definido neste edital, cujo regime de trabalho será o de Dedicação Exclusiva, com obrigação de prestar 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em 02 (dois) turnos diários completos e impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, conforme o art. 112 da Lei n° 11.784, de 22/09/08, publicada no DOU de 23/09/08.

2.2. De acordo com as necessidades de cada campus, a jornada de trabalho poderá ocorrer nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, inclusive aos sábados.

2.3. O ingresso de candidatos aprovados neste concurso público para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico far-se-á na Classe DI, Nível 01 da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme Lei 11.784, de 22/09/08, publicada no Diário Oficial da União de 23/09/08.

3. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1. As pessoas portadoras de necessidades especiais que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhe são facultadas no inciso VIII do Art. 37 da Constituição Federal e no Art. 37 do Decreto Federal n° 3.298/99 é assegurado o direito de inscrição para os cargos em Concurso, cujas atribuições estejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

3.2. Do total de vagas previsto neste Edital 5% (cinco por cento) será reservado aos candidatos portadores de necessidades especiais, na forma da Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 e do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, observando-se na aplicação do percentual, o disposto no § 2° do Artigo 37 do referido Decreto, desde que não ultrapasse o limite máximo de 20% permitido em Lei, de acordo com entendimento do STJ (MS 8.417/DF) e STF (MS 26.310/DF).

3.3. Diante do Princípio da Razoabilidade, considerando que as vagas estão distribuídas por especialidade/área de conhecimento e por lotação/localidade, para as vagas originais do presente certame não haverá reserva, restando, porém, a possibilidade de ocorrência de reserva no percentual de 5% (cinco por cento), conforme definido no subitem anterior, em caso de nomeações superiores ao quantitativo original de vagas previstas no Edital.

3.4. Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica, estas serão preenchidas pelos demais concursados com estrita observância da ordem classificatória.

3.5. As pessoas portadoras de necessidades especiais, resguardadas as condições previstas no Decreto n° 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os candidatos.

3.6. Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no Art. 4° do Decreto n° 3.298/99.

3.7. O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de necessidades especiais, se classificado no concurso, figurará na lista geral e em lista específica.

3.8. Os candidatos portadores de necessidades especiais, quando convocados, deverão submeter-se à perícia médica por Junta Médica designada para esse fim, que verificará a sua qualificação como portador de deficiência, o grau da deficiência e a capacidade física para o exercício do cargo.

3.9. Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como à provável causa da deficiência. A Junta Médica terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não e sobre o grau de deficiência, com a finalidade de verificar se a deficiência da qual é portador realmente o habilita a concorrer às vagas reservadas para candidatos em tais condições.

3.10. O candidato que tiver a necessidade especial reconhecida nos termos do subitem anterior será submetido, no curso do exame de saúde, à perícia específica, destinada a verificar a compatibilidade de sua deficiência, com o exercício das atribuições do cargo ao qual deseja exercer. Caso a perícia médica conclua negativamente quanto a tal compatibilidade, o habilitado não será considerado apto à nomeação, na condição de deficiente físico.

3.11. A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3.12. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de aposentadoria, ou remoção por motivo de saúde do servidor, salvo as hipóteses excepcionais de agravamento imprevisível da deficiência, que impossibilitem a permanência do servidor em atividade.

4. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO PÚBLICO

4.1. A investidura no cargo do candidato aprovado no concurso de que trata este Edital está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

4.1.1. Ter sido aprovado e classificado no concurso, dentro das vagas estabelecidas.

4.1.2. Ser brasileiro nato ou naturalizado, nos termos da legislação em vigor; ou estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do § 1°, artigo 12 da Constituição Federal.

4.1.3. Estar em gozo dos direitos políticos.

4.1.4. Estar quite com a receita federal, com as obrigações eleitorais para ambos os sexos e com a situação militar, para os candidatos do sexo masculino.

4.1.5. Possuir Escolaridade Exigida/Titulação para o cargo, ao qual está concorrendo, conforme descrito no Anexo I do presente Edital. A comprovação da escolaridade se dará através de diploma/título, devidamente registrado, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

4.1.6. Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

4.1.7. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no ato da posse.

4.1.8. Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público, prevista no art. 137, parágrafo único, da Lei n° 8.112/90.

4.1.9. Apresentar declaração de não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, bem como de que não acumula cargos públicos, na forma do art. 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal.

4.1.10. Apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio e, se casado (a), a do cônjuge.

4.1.11. Apresentar outros documentos que se fizerem necessários à época da posse.

4.2. Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados no subitem 4.1 deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

4.3. Os diplomas e/ou certificados obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, ser validados pelos órgãos competentes no Brasil, conforme dispuser a legislação vigente.

4.4. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes no subitem 4.1.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e seus anexos, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

5.2. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela lotação (campus) e pela área para a qual está se candidatando. Não serão aceitos pedidos de alteração de área, bem como de campus para o qual o candidato se inscreveu.

5.3. Modalidade de inscrição: a inscrição será realizada única e exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico www.ifgoiano.edu.br/concursos, sitio do IF Goiano, solicitada no período de 09/01/12 a 05/02/12.

5.3.1. As inscrições serão aceitas somente até às 23h59min do dia 05/02/12.

5.3.2. As solicitações de inscrições com isenção de taxa somente serão aceitas no período de 09/01/12 a 23/01/12.

5.3.3. É vedada a inscrição condicional ou extemporânea.

5.4. O IF Goiano não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitarem a transferência de dados.

5.5. As informações prestadas, no preenchimento do formulário, serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao IF Goiano o direito de excluir do concurso público aquele que não preencher este formulário de forma completa, correta e/ou fornecer dados inverídicos ou falsos.

5.5.1. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar corretamente a Escolaridade Exigida/Titulação que possui, podendo ser indeferidas as inscrições que deixem margens a dúbias interpretações, não esclareçam a escolaridade do candidato ou que não atenda ao disposto no Anexo I do Edital.

5.5.2. As informações prestadas no formulário de inscrição, referente à Escolaridade Exigida/Titulação para a investidura no cargo irão orientar a Banca Examinadora quanto à prova de título.

5.5.3. Comprovada a inexatidão ou irregularidades ou declarações falsas em qualquer fase do processo, o candidato estará sujeito a responder por falsidade ideológica de acordo com o artigo 299 do Código Penal.

5.6. O valor da taxa de inscrição será de R$ 90,00 (noventa reais) para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

5.6.1. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, exclusivamente, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), a ser paga somente em agências ou terminais do Banco do Brasil. Caso seja necessário, durante todo o período de inscrição haverá a possibilidade do candidato gerar uma nova GRU, através do sítio www.ifgoiano.edu.br/concursos.

5.7. Todas as etapas de inscrição do Concurso deverão estar rigorosamente cumpridas até o último dia de inscrição, sendo que o pagamento do Boleto Bancário poderá ser feito até o fim do expediente bancário do primeiro dia útil posterior ao último dia de inscrição.

5.8. A inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária do respectivo recolhimento.

5.8.1. O simples comprovante de agendamento bancário não será aceito como comprovante de pagamento de inscrição.

5.8.2. Será automaticamente cancelada a inscrição cujo pagamento for efetuado por cheque sem o devido provimento de fundos, ou por cheque que seja devolvido por qualquer motivo ou ainda cujo pagamento da inscrição não seja processado pelo banco até a data prevista para o pagamento.

5.8.3. É de inteira responsabilidade do candidato guardar o comprovante de pagamento para futura conferência em caso de necessidade.

5.8.4 Caso o candidato informe o CPF incorreto durante o processo de inscrição ou no preenchimento da GRU (em casos de preenchimento manual) sua inscrição será indeferida.

5.9. O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento/anulação do concurso por conveniência do IF Goiano.

5.10. Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto n° 6.593 de 02/10/08, publicado no DOU de 03/10/08.

5.10.1. Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto n° 6.135, de 26/06/07; e

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n° 6.135/07.

5.10.2. A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato (conforme Anexo VIII), disponível por meio eletrônico no sítio www.ifgoiano.edu.br/concursos, contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e

b) declaração de que atende à condição estabelecida na alínea "b" do subitem 5.10.1.

5.10.3. O IF Goiano consultará o Órgão Gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

5.10.4. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto n° 83.936, de 06/09/1979.

5.10.5. Cada pedido de isenção será analisado e julgado pelo IF Goiano sendo que não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição.

5.10.6. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada no dia 30/01/12 no sítio www.ifgoiano.edu.br/concursos.

5.10.7. Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão, para efetivar a sua inscrição no concurso, acessar o endereço eletrônico www.ifgoiano.edu.br/concursos e imprimir a GRU Cobrança, por meio da página de acompanhamento, para pagamento até o dia 06/02/12, conforme procedimentos descritos neste edital.

5.11. Os candidatos inscritos no concurso deverão acessar o sítio www.ifgoiano.edu.br/concursos, no dia 22/02/12 para verificar o deferimento de sua inscrição.

5.12. Todos os candidatos deverão imprimir o cartão de acesso que estará disponível a partir de 22/02/12, no sitio www.ifgoiano.edu.br/concursos.

5.12.1. O cartão de acesso deverá ser apresentado no dia da realização da prova. Em caso de não apresentação, a comissão conferirá se o candidato consta da lista de inscritos deferidos, podendo a entrada ser liberada.

5.12.2. Caso o candidato não apresente o cartão de acesso e não esteja contemplado na lista de inscritos deferidos, o mesmo não poderá adentrar ao local de realização das provas.

5.13. Verificando, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda aos requisitos fixados neste Edital, a inscrição será automaticamente cancelada e todos os atos dela decorrentes.

5.14. O documento de identificação a ser apresentado no dia da realização das provas deverá conter o número do documento utilizado para a realização da inscrição.

5.15. São considerados documentos oficiais de identificação: carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de segurança pública, pelos corpos de bombeiros militares, pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc), passaportes, carteira nacional de habilitação (com foto), carteiras funcionais do Ministério Público e Poder Judiciário, carteiras funcionais expedidas por órgão público que valham como identidade na forma da lei, com foto, carteira de trabalho e certificado de reservista.

5.16. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento/casamento, títulos eleitorais, carteira nacional de habilitação (que não contenha foto), CPF, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, tampouco documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. 5.17. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

5.17.1. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

5.18. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida nos subitens 5.14 a 5.17 deste Edital, ressalvado o disposto no subitem abaixo, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Concurso Público.

5.19. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identificação original por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido com data posterior à sua inscrição no Concurso. Neste caso, o candidato passará por um processo de identificação especial.

5.20. O candidato que necessitar de atendimento especial para realização das provas deverá indicar, em campo próprio do formulário de inscrição, as condições diferenciadas necessárias e, ainda, enviar, postados impreterivelmente, via Sedex ou pessoalmente, até o dia 06/02/12, para: Reitoria do IF Goiano - Rua 88 nº 280, Setor Sul. Goiânia-GO - Brasil. Caixa Postal 50. CEP 74001-970, o laudo médico original ou cópia autenticada, que justifique o atendimento especial solicitado. Após este período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior. A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

5.21. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial para tal fim, deverá trazer um acompanhante que ficará em sala reservada para esta finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não poderá permanecer no local das provas com a criança.

5.21.1. O IF Goiano não disponibilizará, em nenhuma hipótese, acompanhante para guarda de crianças.

5.22 Os casos de alterações psicológicas e/ou fisiológicas, permanentes ou temporárias, (gravidez, estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, crises reumáticas, luxações, fraturas, crises de labirintite, entre outros), que impossibilitem a realização de cada prova, diminuam ou limitem a capacidade física dos candidatos, não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado, respeitando-se o princípio da isonomia.

5.23. O laudo médico (original ou cópia autenticada) valerá somente para este concurso, não será devolvido e não serão fornecidas cópias deste laudo.

5.24. O fornecimento do laudo médico é de responsabilidade única e exclusiva do candidato. O IF Goiano não se responsabilizará por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada deste documento ao Instituto.

5.25. A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada no endereço eletrônico www.ifgoiano.edu.br/concursos, em 22/02/12.

5.26. O candidato terá 02 (dois) dias úteis, a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior, para contestar o indeferimento, por escrito, no endereço da Sede da Reitoria do IF Goiano à Rua 88 nº 280, Setor Sul. Goiânia-GO. O pedido de revisão poderá ser feito por procurador devidamente constituído. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

6. DA ESTRUTURA DO CONCURSO

6.1. Serão aplicadas provas de conhecimentos, desempenho didático e títulos, conforme abaixo:

Prova/ Tipo

Área de Conhecimento

Total de Pontos

Caráter

Prova Discursiva

Conhecimentos Específicos da Área

100

Eliminatório e Classificatório

Prova de Desempenho

Desempenho Didático-Pedagógico

100

Eliminatório e Classificatório

Prova de Títulos

Pontuação de Títulos e Experiência
Profissional

100

Classificatório

6.1.1. O conteúdo programático das provas consta no presente Edital - Anexo II.

6.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. Não serão fornecidas informações a respeito da data, do local e do horário de realização da prova por telefone, correio eletrônico ou fax.

6.2.1. As provas serão realizadas no campus/lotação para o qual o candidato realizou a inscrição. A sala será divulgada no portão de acesso ao local da prova.

6.3. Não será permitido, em nenhuma hipótese, o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao concurso no estabelecimento de aplicação das provas.

6.4. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e, ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

6.5. As provas serão elaboradas e conduzidas por banca examinadora. A referida banca será preferencialmente a mesma para todas as provas, admitindo-se, somente em casos excepcionais, substituição de seus membros.

6.6. Os nomes dos membros da Banca Examinadora serão divulgados no dia 22/02/12 no sítio www.ifgoiano.edu.br/concursos.

6.6.1. A partir da publicação da designação das Bancas Examinadoras, o candidato terá 02 (dois) dias para a interposição de recursos contra a composição das mesmas.

6.6.2. O recurso será formulado à Comissão Organizadora do Concurso, devendo ser fundamentado com as razões de fato e de direito que o justifique, sob pena de indeferimento.

6.7. O membro da Comissão Organizadora do Concurso e da Banca Examinadora com impedimento ou suspeição, nos termos dos arts. 18 a 20 da Lei nº 9.784/99, inclusive com quaisquer vínculos de natureza profissional, social, afetiva ou acadêmica, deverá manifestar-se expressamente, após a divulgação das inscrições deferidas em até 03(três) dias.

6.7.1. Não sendo comunicado o impedimento ou suspeição, qualquer candidato poderá, após o prazo estabelecido no subitem acima, em até 02 (dois) dias, de forma motivada, indicar os fatos que tem conhecimento e que podem ocasionar impedimento ou suspeição de membros da Banca Examinadora.

6.8. O candidato deverá encaminhar o recurso ou comunicado, por escrito, no endereço da Sede da Reitoria do IF Goiano à Rua 88 nº 280, Setor Sul. Goiânia-GO. CEP 74001-970. O pedido poderá ser feito por procurador devidamente constituído. Após esse período, os membros não serão mais substituídos, salvo em casos excepcionais.

7. DA PROVA DISCURSIVA

7.1. A prova discursiva será aplicada no dia 01/04/12, às 14h15min, com duração de 04 (quatro) horas.

7.2. Os endereços dos campi do IF Goiano onde serão realizadas as provas de acordo com a opção do candidato, encontra-se no Anexo VI, deste Edital.

7.3. A prova valerá 100,00 (cem) pontos e constará de 04 (quatro) questões discursivas, extraídas do conteúdo programático do Anexo II.

7.3.1. Cada questão deverá ter no máximo 30 linhas e valerá 25,00 (vinte e cinco) pontos.

7.3.2. Para cada questão a banca examinadora avaliará e pontuará o candidato conforme os critérios estabelecidos no Anexo III.

7.3.2.1. Nos casos de fuga ao tema ou de não haver texto, o candidato receberá nota Zero na referida questão.

7.3.3. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado e/ou que ultrapassar a extensão máxima de 30 linhas por questão no caderno de provas. 7.4. A prova discursiva deverá ser feita pelo próprio candidato, à mão, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para a realização das provas. Neste caso, se houver necessidade, o candidato será acompanhado por um agente designado pelo IF Goiano, devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando, oralmente, a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

7.5. A pontuação do candidato será dada em função da média aritmética da pontuação dos membros da Banca Examinadora.

7.5.1. Cada membro da banca examinadora corrigirá as provas de forma totalmente independente.

7.6. Somente serão convocados para a Prova de Desempenho Didático, os candidatos que:

a) obtiverem pontuação igual ou superior a 60,00(sessenta) pontos na Prova Discursiva, e

b) obtiverem classificação mínima, para a área e lotação a que estiver concorrendo, observando a seguinte equação: Convocados para a Prova de Desempenho = 8 x Número de Vagas por Área/ Lotação.

7.6.1. Em caso de empate na última classificação de aprovados para a prova de desempenho, serão considerados todos aprovados. Somente, neste caso, poder-se-á superar o limite estabelecido no subitem anterior.

7.7. O caderno de provas definitivo será o único documento válido para avaliação da prova discursiva. As folhas para rascunhos são de preenchimento facultativo e não valerá para tal finalidade.

7.7.1. O caderno de provas definitivo não será substituído por erro de preenchimento do candidato.

7.7.2. O caderno de provas definitivo não poderá ser assinado, rubricado, nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de anulação da prova. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição de texto definitivo acarretará a anulação da prova discursiva.

7.8. Os candidatos deverão apresentar-se para a realização da prova discursiva, munidos do documento original de identificação conforme subitens 5.14 a 5.17, cartão de acesso e caneta esferográfica de cor azul ou preta.

7.9. A abertura dos portões será efetuada às 13 horas, sendo que o fechamento dar-se-á, impreterivelmente, às 14 horas.

7.10. Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento, após o fechamento dos portões, ou seja, às 14 horas.

7.11. O candidato só poderá sair do local de realização das provas depois de transcorridos 60 (sessenta) minutos do seu início.

7.12. As folhas de rascunho somente poderão ser levadas no decorrer dos últimos 30 minutos para o horário de término da prova.

7.13. Os três últimos candidatos que permanecerem na sala somente poderão sair após a assinatura da ata.

7.14. O candidato será eliminado do certame quando, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outro candidato;

c) for surpreendido portando armas, aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, qualquer tipo de aparelho de reprodução de áudio ou vídeo, agenda eletrônica, netbook, notebook, tablet, palmtop, receptor, gravador, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro e outros que escondam a orelha e o pescoço do candidato, e ainda, lápis, lapiseira ou borracha;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas e da comissão organizadora de concurso, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio, que não os permitidos;

f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando as folhas de textos definitivos;

i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, nas folhas de textos definitivos;

j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do certame;

7.15 SOMENTE SERÁ PERMITIDO O INGRESSO nos locais de prova de candidatos portando apenas caneta preta ou azul de material transparente, documento oficial de identificação conforme previsto neste Edital. Não será permitido o acesso de candidatos aos locais de prova, portando qualquer objeto que não esteja especificado neste Edital.

7.16 O IF Goiano NÃO se responsabilizará pela guarda de quaisquer materiais dos candidatos, não dispondo de guarda-volume no local de realização das provas.

7.16.1 O IF Goiano solicita que os candidatos LEVEM apenas os objetos citados anteriormente, no dia de realização das provas, pois o porte e/ou uso de objetos proibidos acarretará a eliminação do candidato do certame.

7.16.2 O IF Goiano reserva-se o direito de, em caso de porte e/ou uso dos objetos proibidos por este Edital, não comunicar o candidato no local de prova da sua eliminação, a fim de garantir a tranquilidade e a organização durante a realização das provas. O fato será lavrado em ata de aplicação de prova e, posteriormente, comunicado pelo IF Goiano e, em momento oportuno, promoverá a eliminação do candidato do certame de acordo com as disposições deste Edital.

7.17. Poderá haver revista pessoal por meio da utilização de detector de metais e os candidatos com cabelos longos deverão prendê-los.

7.18. O resultado preliminar da Prova Discursiva será divulgado no endereço eletrônico: www.ifgoiano.edu.br/concursos, em 16/04/12.

7.19. Nas provas discursivas será mantido o anonimato dos candidatos, por meio de mecanismos convencionais em processos seletivos, de forma que os corretores não possam identificá-los.

8. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

8.1. Somente o candidato aprovado na Prova Discursiva, conforme subitem 7.6 estará apto para a Prova de Desempenho Didático.

8.2. A Prova de Desempenho Didático valerá 100,00 (cem) pontos, sendo avaliada e pontuada pela banca examinadora, conforme formulário especificado no Anexo IV.

8.2.1. Será aprovado o candidato que obtiver no mínimo 60,00 (sessenta) pontos.

8.3. A Prova de Desempenho Didático consistirá de uma aula com duração de 45 (quarenta e cinco) minutos, podendo a critério da banca examinadora, ter um acréscimo de até 15 (quinze) minutos para questionamentos.

8.3.1. A pontuação do candidato será dada em função da média aritmética da pontuação dos membros da Banca Examinadora. Cada membro da banca examinadora pontuará a Prova de Desempenho Didático de forma totalmente independente.

8.4. As informações contendo data, local e horário para o sorteio do tema e da ordem de apresentação dos candidatos que estarão aptos para a realização desta prova serão divulgadas no sitio www.ifgoiano.edu.br/concursos, juntamente com o resultado final da Prova Discursiva.

8.4.1. A Comissão Organizadora do Concurso sorteará a ordem de apresentação dos candidatos e um tema a partir de uma lista de 10 (dez) temas, previamente elaborada, considerando o conteúdo programático deste Edital (Anexo II).

8.4.2. O sorteio dos temas e da ordem dos candidatos ocorrerá com a presença facultativa dos mesmos, com no mínimo 24 horas de antecedência do início previsto para a prova.

8.4.3. Após os sorteios previstos no subitem anterior, será divulgado o local, data, horário, ordem de apresentação e o tema das aulas no sitio www.ifgoiano.edu.br/concursos.

8.4.4. A critério da banca examinadora e em função do número de candidatos aprovados para esta Prova poderá haver agrupamento dos candidatos, obedecendo à ordem de apresentação sorteada.

8.4.5. Na impossibilidade de todos os candidatos realizarem a prova no mesmo dia, um novo sorteio de tema será realizado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência de cada dia de prova.

8.5. No início da Prova de Desempenho Didático, o candidato deve apresentar-se para a banca examinadora, munido do documento de identificação original com foto, o seu plano de aula em três vias de igual teor e os títulos no formato, conforme formulário contido no Anexo V.

8.6. Para a realização da Prova de Desempenho Didático serão disponibilizados apenas quadro e giz/pincéis, como recursos didáticos, cuja utilização será a critério do candidato. O candidato poderá, também a seu critério, utilizar outros recursos didáticos, sendo que o IF Goiano não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes do uso desses recursos.

8.7. A Prova de Desempenho Didático deverá ser realizada em sessão pública e filmada para efeito de registro e avaliação, conforme art. 13, do Decreto n° 6944, de 21/08/09, publicada no DOU de 22/08/09.

8.7.1 Será vedada a presença dos demais candidatos e parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau de quaisquer dos candidatos que estejam sendo avaliados, no local de realização das provas.

8.7.2 Poderá ser permitida a presença de terceiros na sessão pública, desde que previamente autorizados, observando a conveniência e o bom andamento dos trabalhos.

9. PROVA DE TÍTULOS

9.1. A Prova de Títulos valerá 100,00 (cem) pontos, conforme Quadro de Atribuição de Pontos para a Prova de Títulos (Anexo V).

9.2. A entrega dos títulos deverá ocorrer no início da Prova de Desempenho Didático e deverá ser acompanhada do quadro, citado no subitem anterior, o qual deverá conter a quantidade de títulos entregues, estar devidamente assinado e com a pontuação prévia calculada pelo candidato.

9.3. O candidato deverá apresentar exclusivamente a documentação referente aos títulos descritos no Quadro de Atribuição de Pontos para a Prova de Títulos a fim de compor a Prova de Títulos.

9.4. Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma e no prazo, conforme subitem 9.2

9.5. A Banca Examinadora, em caso de dúvidas, rasuras ou falha de fotocópias apresentadas, inclusive de autenticadas por cartório, solicitará para confronto os seus respectivos originais, não podendo o candidato se recusar a exibi-los, sob pena de não serem considerados tais documentos na avaliação dos títulos.

9.5.1. Caso ocorra a hipótese prevista no subitem anterior, o candidato terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para a apresentação do respectivo original.

9.6. As cópias entregues não serão devolvidas em hipótese alguma.

9.7. Todos os documentos emitidos em língua estrangeira deverão ser entregues acompanhados da tradução para língua portuguesa, efetuada por Tradutor Juramentado.

9.8. Os diplomas de Mestrado ou Doutorado deverão estar acompanhados do respectivo Histórico Escolar e terem sido obtidos em curso nacional reconhecido pela CAPES (Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou, se estrangeiro, estar devidamente revalidado.

9.8.1. Para a prova de títulos, será aceita declaração de conclusão, desde que o candidato comprove que o curso é reconhecido pelo sistema federal.

9.9. Cada título acadêmico (especialização, mestrado ou doutorado) será considerado uma única vez.

10. DO RESULTADO DO CONCURSO

10.1. A pontuação final do concurso será a soma das pontuações das provas, estabelecidas no subitem 1.6 e será obtida segundo a fórmula indicada a seguir: PFC = PD + PDD + PT.

10.1.1. As siglas usadas representam respectivamente: PFC = Pontuação Final do Concurso; PD = Prova Discursiva; PDD = Prova de Desempenho Didático e PT = Prova de Títulos.

10.2. No dia 16/05/2012, será divulgado o resultado preliminar do concurso no sitio www.ifgoiano.edu.br/concursos.

10.3. O resultado final do Concurso Público será divulgado até o dia 25/05/2012, uma vez homologado pelo Reitor do IF Goiano, será publicado no Diário Oficial da União e no sitio www.ifgoiano.edu.br/concursos, respeitando o disposto no artigo 16, §1º do Decreto 6.944/09, ou seja, os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do referido Decreto, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

10.4. Havendo desistência de candidatos convocados para nomeação, facultar-se-á à administração substituí-los, convocando o candidato com classificação posterior, durante o prazo de validade do concurso para provimento das vagas previstas no Edital.

11. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

11.1 Em caso de empate na PFC terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver a maior nota na Prova de Desempenho Didático;

b) obtiver a maior nota na Prova Discursiva;

c) obtiver maior nota na Prova de Títulos;

d)persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

11.2. Caso haja pelo menos um candidato com idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, o desempate, no cargo, dar-se-á utilizando como primeiro critério, a idade, de acordo com o art. 27, parágrafo único do Estatuto do Idoso.

12. DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO

12.1. As atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, estão estabelecidas no art. 111 da Lei nº 11.784/2008, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações, sendo:

I - as relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão no âmbito, predominantemente, das Instituições Federais de Ensino; e

II - as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além de outras previstas na legislação vigente.

13. DA REMUNERAÇÃO

13.1. Ao candidato aprovado para o cargo constante no Anexo I, fica assegurada a remuneração da Tabela de Cargos e Salários da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme abaixo, que será no regime de trabalho de Dedicação Exclusiva e titulação apresentada.

MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, CONFORME LEI 11.784, 22.09.2008.

 

Vencimento Básico

GEDBT *

Retribuição por Titulação

Graduação

1.728,28

1.034,08

-

Especialização

1.728,28

1.034,08

357,52

Mestrado

1.728,28

1.034,08

1.432,34

Doutorado

1.728,28

1.034,08

3.344,15

* GEDBT - Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

14. DOS RECURSOS

14.1. Será admitido pedido de recursos em todas as etapas do concurso.

14.2. Os candidatos terão prazo de 02 (dois) dias úteis, após a divulgação do deferimento das inscrições e do resultado de cada prova para interposição de recursos, que deverão ser protocolados pelo próprio candidato ou seu procurador legalmente constituído na Sede da Reitoria do IF Goiano: Rua 88 nº 280, Setor Sul. Goiânia-GO e encaminhados para a Comissão Organizadora do Concurso, onde serão apreciados e julgados no prazo máximo de 04 (quatro) dias úteis, após o período de interposição de recursos.

14.3. Não serão aceitos recursos via postal, via FAX e/ou via correio eletrônico, tampouco serão aceitos recursos extemporâneos, inconsistentes, que não atendam às exigências e/ou fora de qualquer uma das especificações estabelecidas no presente Edital - ou em outros editais que vierem a ser publicados. Os recursos assim recebidos pela Comissão do Concurso serão preliminarmente indeferidos (Anexo VII).

14.4. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e instruídos com referência bibliográfica, constando: nome do candidato, número de inscrição, área a que concorre, argumentação lógica e consistente e assinatura do candidato.

14.5. Não será permitido ao candidato anexar novos documentos, quando da interposição de recurso contra o resultado da Avaliação de Títulos.

14.6. Em caso de deferimento do recurso, será feita a retificação do Edital, do deferimento das inscrições ou mesmo do resultado das provas.

14.7. A pontuação obtida por intermédio do julgamento do recurso impetrado contra os resultados preliminares das provas poderá permanecer inalterada, sofrer acréscimo ou até mesmo ser diminuída, em relação à nota divulgada preliminarmente.

14.8. Em hipótese alguma será aceita revisão de recurso ou recurso de recurso.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 Os candidatos poderão obter informações referentes ao Concurso Público na Sede da Reitoria do IF Goiano conforme endereço citado no subitem 5.26, ou pelo telefone (62)3605-3600 ou pelo e-mail: concurso.docente@ifgoiano.edu.br.

15.2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso, os quais serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.ifgoiano.edu.br/concursos.

15.3. Durante o prazo de validade do concurso, o candidato poderá ser aproveitado apenas para o campus para o qual foi aprovado, observada a ordem de classificação.

15.4. O presente Edital e seus Anexos estarão disponíveis no sítio www.ifgoiano.edu.br/concursos.

15.5. O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contado a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, havendo interesse deste Instituto.

15.6. A aprovação do candidato no Concurso Público constitui mera expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência do IF Goiano, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do Concurso e da disponibilidade orçamentária aprovada pelo órgão competente.

15.7. No dia da realização das Provas, todos os candidatos estarão sujeitos à identificação datiloscópica (impressão digital). A não aceitação deste procedimento implicará a eliminação do candidato do certame. 15.8. Este Edital será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na íntegra no sítio eletrônico do IF Goiano (www.ifgoiano.edu.br/concursos).

15.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público e encaminhados, se necessário, ao Reitor do IF Goiano.

José Donizete Borges
Reitor

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

Lotação: Iporá - Local das Provas: Iporá

Área

Área de Atuação

Escolaridade exigida/Titulação (*) (**) (***) (****)

Vagas

Informática

Redes de Computadores/Manutenção de computadores

- Licenciatura Plena em Informática.

- Curso Superior na área de informática com programa especial de formação pedagógica.

- Curso Superior na área de informática com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Curso Superior na área de informática com mestrado na área de atuação.

- Curso Superior na área de informática com doutorado na área de atuação.

02

Matemática

Matemática

- Licenciatura Plena em Matemática.

- Bacharelado em Matemática com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Matemática com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Matemática com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Matemática com doutorado na área de atuação.

01

Letras

Português/Inglês

- Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português/Inglês.

- Bacharelado em Letras (habilitação em Português/Inglês) com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Letras (habilitação em Português/Inglês) com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Letras (habilitação em Português/Inglês) com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Letras (habilitação em Português/Inglês) com doutorado na área de atuação.

01

Letras

Português/LIBRAS

- Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português/LIBRAS.

- Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português com especialização em LIBRAS.

- Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português com mestrado em LIBRAS.

- Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português com doutorado em LIBRAS.

- Bacharelado em Letras (habilitação em Português) com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Letras (habilitação em Português) com especialização em LIBRAS.

- Bacharelado em Letras (habilitação em Português) com mestrado em LIBRAS.

- Bacharelado em Letras (habilitação em Português) com doutorado em LIBRAS.

01

Engenharia de
Alimentos

Engenharia de Alimentos/ Tecnologia de Alimentos/ Ciência dos Alimentos

- Engenharia de Alimentos com programa especial de formação pedagógica.

- Engenharia de Alimentos com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Engenharia de Alimentos com mestrado na área de atuação.

- Engenharia de Alimentos com doutorado na área de atuação.

- Tecnologia de Alimentos com programa especial de formação pedagógica.

- Tecnologia de Alimentos com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Tecnologia de Alimentos com mestrado na área de atuação.

- Tecnologia de Alimentos com doutorado na área de atuação.

01

Física

Mecânica/Eletricidade/ Eletromagnetismo/ Ótica/ Termodinâmica

- Licenciatura Plena em Física.

- Bacharelado em Física com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Física com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Física com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Física com doutorado na área de atuação.

01

HumanasÉtica/ Filosofia/ Sociologia- Licenciatura Plena em Sociologia.

- Licenciatura Plena em Filosofia.

- Licenciatura Plena em História.

01
Secretariado ExecutivoTécnico em Secretariado/Comunicação empresarial- Bacharelado em Secretariado Executivo com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Secretariado Executivo com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Secretariado Executivo com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Secretariado Executivo com doutorado na área de atuação.

- Tecnólogo em Secretariado com programa especial de formação pedagógica.

- Tecnólogo em Secretariado com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Tecnólogo em Secretariado com mestrado na área de atuação.

- Tecnólogo em Secretariado com doutorado na área de atuação.

01
QuímicaQuímica/Química Inorgânica/Química Geral- Licenciatura Plena em Química.

- Bacharelado em Química com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Química com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Química com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Química com doutorado na área de atuação.

- Bacharelado em Engenharia Química com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Engenharia Química com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Engenharia Química com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Engenharia Química com doutorado na área de atuação.

01

Lotação: Morrinhos - Local das Provas: Morrinhos

ÁreaÁrea de AtuaçãoEscolaridade exigida/Titulação (*) (**) (***) (****)Vagas

Geografia

Geografia

- Licenciatura Plena em Geografia.

- Bacharelado em Geografia com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Geografia com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Geografia com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Geografia com doutorado na área de atuação.

01

Ciências Biológicas

Genética e Biologia Celular/ Zoologia/ Ecologia/ Fisiologia Vegetal/ Microbiologia/ Anatomia Vegetal/ Biotecnologia

- Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

- Bacharelado em Ciências Biológicas com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Ciências Biológicas com especialização em uma das áreas de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Ciências Biológicas com mestrado em uma das áreas de atuação.

- Bacharelado em Ciências Biológicas com doutorado em uma das áreas de atuação.

01

Lotação: Rio Verde - Local das Provas: Rio Verde

ÁreaÁrea de AtuaçãoEscolaridade exigida/Titulação (*) (**) (***) (****)Vagas

Engenharia de Alimentos

Bioengenharia/Acondicionamento e Embalagem de Alimentos, Desenvolvimento de Novos Produtos / Operações Unitárias

- Engenharia de Alimentos com programa especial de formação pedagógica.

- Engenharia de Alimentos com especialização na área de Ciência de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos ou na área de Educação.

- Engenharia de Alimentos com mestrado na área de Ciência de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos.

- Engenharia de Alimentos com doutorado na área de Ciência de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos.

- Curso Superior de Tecnologia em Alimentos com programa especial de formação pedagógica.

- Curso Superior de Tecnologia em Alimentos com especialização na área de Ciência de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos ou na área de Educação.

- Curso Superior de Tecnologia em Alimentos com mestrado na área de Ciência de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos.

- Curso Superior de Tecnologia em Alimentos com doutorado na área de Ciência de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos.

01

Educação Física/LIBRASEducação Física/LIBRAS- Licenciatura Plena em Educação Física.

- Bacharelado em Educação Física com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Educação Física com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Educação Física com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Educação Física com doutorado na área de atuação.

01
DireitoDireito público, privado e difuso / Direito do trabalho / Direito ambiental / Direito comercial / Direito agrário / Ética- Bacharelado em Direito com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Direito com especialização na área de atuação ou na área de Educação.

- Bacharelado em Direito com mestrado na área.

- Bacharelado em Direito com doutorado na área.

01
Engenharia CivilResistência dos Materiais /Construção Civil / Materiais de Construção / Geologia / Cálculo Diferencial e Integral- Engenharia Civil com programa especial de formação pedagógica.

- Engenharia Civil com especialização em uma das áreas de atuação ou na área de Educação.

- Engenharia Civil com mestrado em uma das áreas de atuação.

- Engenharia Civil com doutorado em uma das áreas de atuação.

01

Lotação: Urutaí - Local das Provas: Urutaí

ÁreaÁrea de AtuaçãoEscolaridade exigida/Titulação (*) (**) (***) (****)Vagas

Engenharia Agrícola

Elementos de máquinas/Desenho técnico/ Resistência e tecnologia de materiais/ Projetos de máquinas/ Sistemas de automação agrícola/ Eletrotécnica/ Eletrificação rural/ Energia na agricultura

- Engenharia Agrícola com programa especial de formação pedagógica.

- Engenharia Agrícola com especialização em uma das áreas de atuação ou na área de Educação.

- Engenharia Agrícola com mestrado em uma das áreas de atuação.

- Engenharia Agrícola com doutorado em uma das áreas de atuação.

- Engenharia Agrícola e Ambiental com programa especial de formação pedagógica.

- Engenharia Agrícola e Ambiental com especialização em uma das áreas de atuação ou na área de Educação.

- Engenharia Agrícola e Ambiental com mestrado em uma das áreas de atuação.

- Engenharia Agrícola e Ambiental com doutorado em uma das áreas de atuação.

Engenharia Mecânica com programa especial de formação pedagógica.

- Engenharia Mecânica com especialização em Engenharia Agrícola em uma das áreas de atuação ou na área de Educação.

- Engenharia Mecânica com mestrado em Engenharia Agrícola em uma das áreas de atuação.

- Engenharia Mecânica com doutorado em Engenharia Agrícola em uma das áreas de atuação.

01

Ciências Biológicas

Genética/Biologia Molecular

- Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

- Bacharelado em Ciências Biológicas com programa especial de formação pedagógica.

- Bacharelado em Ciências Biológicas com especialização em Genética ou Biologia Molecular ou na área de Educação.

- Bacharelado em Ciências Biológicas com mestrado em Genética ou Biologia Molecular.

- Bacharelado em Ciências Biológicas com doutorado em Genética ou Biologia Molecular.

01

MatemáticaÁlgebra/Geometria/ Cálculo- Licenciatura Plena em Matemática.

- Bacharelado em Matemática com programa especial de formação pedagógica

- Bacharelado em Matemática com especialização na área de atuação ou na área de Educação. - Bacharelado em Matemática com mestrado na área de atuação.

- Bacharelado em Matemática com doutorado na área de atuação.

02

(*) Entende-se como programa especial de formação pedagógica os cursos feitos com base na Resolução CNE/CEB nº 02/ 1997 e demais normatizações do Conselho Nacional de Educação que estabelecem programas que habilitam o profissional para a docência.

(**) A especialização deverá ser de no mínimo 360 horas. Quando for na área profissional, estabelecida no quadro acima, deverá contemplar carga horária mínima de 30 horas em Didática ou Metodologia de Ensino.

(***) Os diplomas devem ser devidamente registrados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

(****) De acordo com o artigo nº 113 da Lei nº 11.784/2008, o requisito de ingresso no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico é a "Licenciatura Plena ou Habilitação legal equivalente". Assim, o Anexo I considera outras graduações, desde que sejam acrescidas com títulos que habilitem o profissional para a docência. E, para estas graduações serão exigidas habilitações específicas na área e/ou área de atuação, nos termos do art. 113, § 4º da Lei nº 11.784/08.

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Lotação: Iporá - Local das Provas: Iporá

Área

Área de Atuação

Conteúdo Programático

Informática

Redes de Computadores/Manutenção de computadores

Hardware de redes: tipos, características e aplicabilidade; Arquiteturas de redes de computadores: tipos, topologias e características físicas; Cabeamento estruturado; Redes locais sem fio; Sub-endereçamento e roteamento de redes; Arquitetura em camadas OSI e TCP/IP; Administração de servidores; Segmentação de redes de computadores através do uso do protocolo IP; Métodos e procedimentos de segurança de redes; componentes de hardware; Microprocessadores; Técnicas de montagem e manutenção de computadores.

Matemática

Matemática

Funções: Conceito, Gráfico, Funções do 1° e do 2° grau, Funções Exponenciais e Logarítmicas, Função Modular, Funções Trigonométricas; Progressões: Progressão Aritmética, Progressão Geométrica; Trigonometria: Triângulos Retângulos e Triângulos Quaisquer, Medidas de arcos, Ciclo trigonométrico, Relações Trigonométricas Fundamentais e Derivadas, Fórmulas de: Adição; Subtração; Duplicação e Bissecção de arcos, Equações Trigonométricas; Geometria Espacial: Prisma, Pirâmide, Tronco de pirâmide, Cilindro, Cone, Tronco de cone, Esfera, Poliedros, Poliedros de Platão; Análise Combinatória e Probabilidade: Arranjos, Permutações e Combinações Simples, Números Binomiais, Binômio de Newton, Probabilidade; Números Complexos: Conjunto dos Números Complexos, Operações, Forma Trigonométrica; Polinômios: Operações com Polinômios, Divisão: método da chave; teorema do resto, dispositivo prático de Briot-Ruffini, Equações Algébricas; Matemática Financeira e Estatística: Juros Simples e Juros Compostos, Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão, Distribuição de Freqüências; Matrizes e Determinantes: Estudo das Matrizes, Cálculo de Determinantes; Sistemas Lineares: Resolução e Classificação de Sistemas de Equações Lineares; Geometria Analítica: Estudo do Ponto, Estudo da Reta, Estudo da Circunferência, Estudo das Cônicas; Limite e Continuidade de Funções: Conceito, Propriedades dos Limites de Funções, Continuidade e Limites Laterais; Derivada: Conceito, Regras para Cálculo de Derivada, Regra da Cadeia, Máximos e Mínimos; Integral: Conceito, Integrais Definidas e Indefinidas, Integrais Imediatas, Integrais por Substituição e por Partes, Integrais e Substituição Trigonométrica, Integrais de Funções Racionais.

Letras

Português/Inglês

A linguística e o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) e de Língua Inglesa (LI): linguagem, língua, gramática, língua oral, língua escrita, variação linguística, língua padrão; erro e correção. Leitura e Compreensão de textos de gêneros diversos: textos descritivos, narrativos, argumentativos. O discurso direto, o indireto e o indireto livre. A formação de leitores competentes. Aspectos sintáticos, morfológicos, semânticos, estilísticos e pragmáticos da LP e da LI. Pressupostos teóricos do Ensino de línguas para Fins Específicos e o contexto de ensino técnico e tecnológico. A arte e a literatura luso-brasileira e as literaturas de língua inglesa. O papel da língua materna no ensino da LI como língua estrangeira e/ou segunda língua. Os marcadores discursivos: o espaço da argumentação na LP e na LI. Teorias de aquisição e/ou de aprendizagem de língua materna e de língua estrangeira e/ou segunda língua. As novas tecnologias aplicadas ao processo de ensinar e aprender línguas. Análise e seleção de material didático para o ensino de línguas. A motivação, as estratégias de ensino-aprendizagem, as crenças e a afetividade em relação ao processo de ensinar e de aprender línguas. O componente cultural como recurso em aulas de línguas. Atividades lúdicas em favor do processo ensino-aprendizagem de línguas. A integração das destrezas expressão e compreensão oral, expressão e compreensão leitora, e a interação comunicativa em aulas de línguas. O uso de materiais autênticos em sala de aula. A globalização e o ensino de LP e de LI: ideologias, culturas e variantes socioculturais. Novas perspectivas em teoria de tradução de textos. Princípios metodológicos do ensino de línguas. Para realização das provas, não há exigência de bibliografia específica, vez que o candidato deverá demonstrar familiaridade com o cânone acadêmico e literário, bem como domínio do instrumental teórico-gramatical e crítico-literário de ambas as línguas.

Letras

Português/LIBRAS

LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira - Morfologia; Língua de Sinais Brasileira - Sintaxe; Língua de Sinais Brasileira - Semântica e Pragmática; Processos de avaliação no ensino de LIBRAS; Novas tecnologias e educação de surdos. Área de estudos surdos - Políticas educacionais para surdos no Brasil; Ensino de língua de sinais como L1; Ensino de língua de sinais como L2; Identidades e culturas surdas; Educação Bilíngue para surdos; Língua de Sinais Brasileira - Fonologia. A linguística e o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) e de Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS): linguagem, língua, gramática, língua oral, língua escrita, variação linguística, língua padrão; erro e correção. Leitura e Compreensão de textos de gêneros diversos: textos descritivos, narrativos, argumentativos. O discurso direto, o indireto e o indireto livre. A formação de leitores competentes em ambas as línguas. Aspectos sintáticos, morfológicos, semânticos, estilísticos e pragmáticos da LP e da LIBRAS. Pressupostos teóricos do Ensino de línguas para Fins Específicos e o contexto de ensino técnico e tecnológico. A arte e a literatura luso-brasileira e as literaturas de língua inglesa. O papel da língua materna no ensino de LIBRAS. Os marcadores discursivos: o espaço da argumentação na LP. Teorias de aquisição e/ou de aprendizagem de língua materna e de língua estrangeira e/ou segunda língua.

Engenharia de AlimentosEngenharia de Alimentos/ Tecnologia de Alimentos/ Ciência dos AlimentosQuímica e bioquímica de alimentos. Microbiologia de alimentos. Operações unitárias na indústria de alimentos. Tecnologia de produtos de origem vegetal. Tecnologia de produtos de origem animal. Enzimas utilizadas na indústria de alimentos. Métodos de conservação de alimentos. Novas tecnologias no processamento de alimentos. Higiene, limpeza e sanitização na indústria de alimentos. Embalagens e aditivos para alimentos. Equipamentos e instalações agroindustriais. Tratamento de efluentes e águas de uso industrial. Análise sensorial e controle de qualidade em alimentos. Análise de alimentos. Toxicologia em alimentos.
FísicaMecânica/Eletricidade/ Eletromagnetismo/ Ótica/ TermodinâmicaMecânica: Medidas e vetores; Movimento em uma dimensão; Movimento em duas e em três dimensões; Leis de Newton; Aplicações das Leis de Newton; Trabalho e energia; Impulso; Conservação da energia; Conservação do Momento linear e colisões; Equilíbrio estático. Gravitação Universal. Hidrostática. Temperatura; Dilatação; Calor; Primeira da lei da Termodinâmica; Teoria cinética dos gases; Entropia e segunda lei da Termodinâmica. Oscilações e Ondas: Movimento Harmônico Simples (MHS); Oscilações; Ondas; Movimento ondulatório. Eletricidade e Magnetismo: Fundamentos da eletrostática; Carga elétrica; Campo elétrico; Lei de Gauss; Potencial elétrico; Capacitores e Dielétricos; Fundamentos da eletrodinâmica; Leis de Ohm; Leis de Kirchhoff; Circuitos elétricos; Corrente contínua; Corrente alternada. Fundamentos do eletromagnetismo; Campo Magnético; Leis de Ampére e Faraday; Indução Eletromagnética. Óptica: Reflexão e Refração da luz; Espelhos planos e espelhos esféricos; Difração e Interferência. Física Moderna: Dualidade onda-partícula; Mecânica quântica; Relatividade restrita.
HumanasÉtica/ Filosofia/ SociologiaFilosofia e conhecimento; Filosofia e ciência; definição de Filosofia; Aspectos históricos da Filosofia Antiga e Medieval; Aspectos históricos da Filosofia Moderna e Contemporânea; Filosofia Política; A Ética e seus fundamentos teóricos; Questões raciais e etnocentrismo; Trabalho, Produção e Classes Sociais; Poder, Política e Ideologia; Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais; A Globalização: vantagens e conseqüências.
Secretariado ExecutivoTécnico em Secretariado/Comunicação empresarial1. Fundamentos da Administração; 2. Planejamento; organização; direção e controle - Processo Administrativo; 3. Funções organizacionais: gestão de pessoas e gestão da qualidade; 4. Atos Administrativos; 5. Natureza do trabalho gerencial; 6. Organização de eventos e cerimonial; 7. Empreendedorismo nas empresas e nas atividades secretariais; 8. Documentação; arquivo; sistemas e métodos de arquivamento e política nacional de arquivos públicos e privados; 9. Reuniões Executivas; 10. Meios de comunicação de massa e instrumentos de comunicação administrativa.
QuímicaQuímica/Química Inorgânica/Química Geral1. Estrutura Atômica e Tabela Periódica; 2. Ligações Químicas (VSPER, TLV, TOM); 3. Teorias ácido-base e o ensino de reações ácido-base; 4. Teoria do Campo Cristalino; 5. Funções e Reações inorgânicas; 6. Soluções; 7. Estrutura da matéria e radioatividade; 8. Química de coordenação; 9. Química dos elementos representativos; 10. Química dos elementos de transição. 11. Os aspectos do conhecimento científico e o ensino de Química; 12. O ensino de Química como componente principal do fortalecimento da natureza empírica das ciências; 13. Aspectos teóricos do ensino de Química; 14. A construção do conhecimento em Química como objeto de interações sócio-históricas; 15. Aspectos teóricos e empíricos dos equilíbrios químicos e a importância do ensino da dinamicidade dos mesmos.

Lotação: Morrinhos - Local das Provas: Morrinhos

Geografia

Geografia

CARTOGRAFIA: coordenadas geográficas e os movimentos da Terra; GEOGRAFIA FÍSICA: Geologia, Geomorfologia, e domínios morfoclimáticos; Atmosfera e climatologia; Recursos hídricos e paisagens naturais; Princípios da Geologia aplicados ao Brasil; Climatologia aplicada à análise de dados meteorológicos; Quadro natural do Brasil e devastação florestal ao longo do tempo; GEOGRAFIA HUMANA: Características dos processos produtivos atuais; Os setores da economia; Demografia e urbanização; O Impacto da indústria na modelagem do espaço geográfico; A modernização da agricultura, movimentos sociais e conflitos agrários no campo; Tecnologia e a infra-estrutura de comunicações; Mudança climática global e a nova economia; Produção e consumo de fontes de energia.

Ciências Biológicas

Genética e Biologia Celular/ Zoologia/ Ecologia/ Fisiologia Vegetal/ Microbiologia/ Anatomia Vegetal/ Biotecnologia

Citologia: Bioquímica celular, água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas, Origem da vida, Envoltórios celulares: estruturas e funções, Organelas citoplasmáticas: estruturas, funções e inter-relações, Metabolismo energético da célula, Núcleo celular: características gerais e funções, Material genético: estrutura, duplicação e síntese protéica, Ciclo celular; Seres Vivos: Sistemática e Taxonomia, Reino Monera: características gerais, metabolismo, importância econômica e ambiental, Protista e Fungi: características gerais, Reino Vegetal: classificação, metabolismo energético, reprodução, crescimento e desenvolvimento, Reino Animal: classificação, digestão, circulação, respiração, excreção e reprodução; Genética: Divisão celular, Conceitos fundamentais de genética, Leis de Mendel, Interação gênica, epistasia, pleiotropia, ligação gênica, genes letais, Herança ligado ao sexo, Genética quantitativa, Engenharia genética e biotecnologia, Introdução à genética na agropecuária; Ecologia: Conceitos fundamentais: população, comunidade, hábitat, nicho ecológico e ecossistema, Componentes de um ecossistema, Cadeias e teias alimentares, Transferência de matéria e energia, Ciclos biogeoquímicos, Relações ecológicas entre os seres vivos, Sucessões ecológicas, Ecologia na agropecuária; Ensino de Biologia: Ensino da Ciência, Métodos científicos, processos de investigação na produção do conhecimento científico e os tipos de raciocínio envolvidos, Principais teorias biológicas e influência de atores sociais em sua produção, Pensamento teleológico e evolucionista, História do Ensino de Biologia na escola brasileira, O papel da Biologia na questão da cidadania, Parâmetros Curriculares Nacionais, A avaliação no ensino de Biologia, A avaliação nacional dos livros didáticos.

Lotação: Rio Verde - Local das Provas: Rio Verde

Engenharia de Alimentos

Bioengenharia/ Acondicionamento e Embalagem de Alimentos, Desenvolvimento de Novos Produtos / Operações Unitárias

BIOENGENHARIA

Introdução aos processos fermentativos; Cinética dos processos fermentativos; Cálculo das velocidades; Curva de crescimento microbiano; Classificação dos processos fermentativos; Influência da concentração do substrato sobre a velocidade; Estudos de enzimas: reação com substrato, influência do pH e temperatura; Cinética enzimática; Tipos de reatores: reator de batelada (Batch Reactor), reator contínuo (CSTR), reator pistonado (Plug Flow Reactor), reatores com células imobilizadas; Tipos de Imobilização; Regime de escoamento em reator com enzima imobilizada; Processos que utilizam células imobilizadas.

ACONDICIONAMENTO E EMBALAGEM DE ALIMENTOS

Embalagens: conceitos, funções, mercado atual e importância na conservação, armazenamento e transporte dos alimentos; Embalagens metálicas; Processos de fabricação da folha de flandres: laminação e revestimentos; Tipos de vernizes; Embalagens de alumínio; Corrosão eletrolítica; Processo de fabricação e controle de qualidade de embalagens metálicas; Envase e fechamento; Embalagens plásticas; Principais polímeros utilizados na embalagem de alimentos; Processo de fabricação e controle de qualidade de embalagens plásticas; Embalagens de papel; Matéria-prima, produção e controle de qualidade de embalagem à base de celulose; Embalagens de vidro; Matéria prima e produção do vidro; Fabricação e controle de qualidade da embalagem; Envase e fechamento; Outras tecnologias de embalagens de alimentos: embalagens assépticas, atmosfera modificada, embalagens ativas e embalagens biodegradáveis; Desenvolvimento de novas embalagens; Migração de componentes das embalagens para os alimentos.

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Desenvolvimento de produtos diferenciados: formulação, embalagem, armazenamento, resíduos, operações unitárias, estimativas de custo e avaliação sensorial; Orientação da elaboração de caderno tecnológico para difusão tecnológica dos produtos desenvolvidos, por grupo de estudantes.

OPERAÇÕES UNITÁRIAS

Configurações de Fluxo; Operações Contínuas e descontínuas; Análise das operações unitárias; Pré-tratamentos; Processos de separação mecânica; Operações de fluxo de fluidos; Estimativa da potência motriz; Dimensionamento dos encanamentos de aspiração e recalque; Curvas características de bombas; Curvas características de tubulações. Introdução às operações unitárias da indústria química e de alimentos envolvendo fenômenos de transferência de calor e simultânea de calor e massa. Trocadores de calor. Tratamento térmico de alimentos. Evaporação: Simples e Múltiplo efeito. Condensação. Introdução a Refrigeração e Congelamento. Destilações; Absorção; Tipos de Extração e equipamentos para extração. Processo de Secagem; Mecanismos de transferência de calor na secagem. Aplicações ao projeto de equipamentos de secagem. Secadores de tabuleiro. Secadores rotativos. Secadores de tambor. Secagem por pulverização. Atomizadores. Secador pneumático. Secador em feito fluidizado. Secador em turbo-prateleita. Liofilização.

Educação Física/LIBRASEducação Física / LIBRAS1. Avaliação do Processo de Ensino e aprendizagem em Educação Física; 2. Fundamentos do ensino dos componentes técnicos e táticos do Desporto Coletivo; 3. Fundamentos do ensino dos componentes técnicos e táticos do Desporto Individual; 4. O processo de aprendizagem Motora; 5. Antropometria: medidas; 6. LIBRAS: mitos, conceito, parâmetros e pedagogia surda; 7. Abordagens comunicativas na educação de surdos: oralismo, comunicação, total bilingüismo; 8. Fonética, fonologia da Língua Brasileira de Sinais e a aquisição da linguagem pelo surdo; 9. Avaliação da escrita do aluno com surdez; 10. O ensino da LIBRAS como L1 e L2; 11. Tradução e interpretação LIBRAS/Português e vice-versa.
DireitoDireito público, privado e difuso / Direito do trabalho / Direito ambiental /Direito comercial / Direito agrário / Ética1. O princípio da dignidade da pessoa humana e sua aplicabilidade nas relações civis; 2. Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988; 3. Federalismo Brasileiro: características, competências dos Entes da Federação; 4. Direito civil: origens e transformações históricas. O código civil de 2002 à luz da Constituição Federal de 1988; 5. Contratos. Princípios liberais. O contrato no Estado social. O contrato na ordem econômica da Constituição de 1988. Princípios sociais do contrato na Constituição de 1988 e no Código Civil de 2002; 6. A responsabilidade civil coletiva e social nas questões sócio-ambientais; 7. Mundo do trabalho e precarização das relações de trabalho - a questão da proteção jurídica ao trabalhador; 8. Direito coletivo do trabalho - organização sindical, liberdade sindical, negociação coletiva, greve e lock-out, conciliação, mediação e arbitragem, normas especiais de trabalho; 9. Direito Público: Fontes. A proteção aos direitos humanos: histórico e normas de impacto local; 10. Os Tratados de Direitos Humanos e a Constituição Brasileira: conflito e critérios de solução; 11. Grandes temas do direito ambiental: a globalização e a proteção ao meio ambiente; 12. Grandes temas de direito processual pós-constituição de 1988; 13. Administração Pública e Governo. Poderes da Administração. Reformas administrativas no Brasil pós-constituição de 1988; 14. Direito agrário.
Engenharia CivilResistência dos Materiais / Construção Civil / Materiais de Construção / Geologia / Cálculo Diferencial e IntegralResistência dos Materiais: Principais objetivos e aplicações da Resistência dos Materiais. Estudo de peças estruturais submetidas à tração e à compressão, resistência e deformações elásticas e plásticas. Estudo do comportamento à flexão de barras de secções com ou sem simetria. Deformação por flexão: linha elástica em teorias de primeira e segunda ordem. Flambagem de barras. Centro de cisalhamento de seções delgadas abertas. Torção geral: seção circular, seção fechada de parede fina, analogia de membrana, secção celular e seção aberta de parede delgada. Estudo das tensões: estados unidimensional, bidimensional, tridimensional. Estudo das deformações, lei de Hooke generalizada. Energia de deformação: teoremas de Energia. Critérios de Resistência. Introdução à Teoria da Elasticidade. Construção Civil: A interdependência entre o projeto e a obra. Particularidades da indústria da construção civil. Processos construtivos: artesanal, tradicional, racionalizado e industrializado. Subsistemas construtivos, definições. Responsabilidades Civis, segurança e canteiros de obras. Serviços preliminares, contenções e locação da obra. Técnicas para realização dos serviços de: movimento de terra, sondagens e fundações. Técnicas para execução de estruturas de concreto armado. Alvenarias e Revestimentos. Impermeabilização das construções. Cobertura e Drenagem. Instalações prediais hidrosanitária, sistemas e interferências. Acabamentos. Poluição das Águas. Tecnologias construtivas apropriadas e apropriáveis. Orçamento da obra. Cronograma físico-financeiro. Planejamento e programação da construção. Sistemática de controle da construção. Materiais de Construção: Generalidades sobre os materiais de construção: classificação, condições de emprego, ensaios e normalização. Aglomerantes aéreos: gesso e cal. Aglomerantes hidráulicos: cal hidráulica e cimento Portland. Tipos de cimento Portland. Agregados: naturais e artificiais, miúdos e graúdos. Argamassas simples e especiais: propriedades, aplicações, dosagem, produção e ensaios. Argamassa armada. Concreto de cimento Portland: propriedades, dosagem, produção e controle tecnológico. Concretos especiais: concretos leves, concretos de alta resistência, concretos de elevado desempenho. Materiais Metálicos; Materiais cerâmicos para revestimentos; Alvenarias: tijolos e blocos; propriedades e ensaios. Materiais poliméricos; Tintas; Vidros. Geologia: Estrutura da terra - principais fenômenos geológicos atuantes na crosta terrestre; minerais; origem, propriedades e classificação das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Geologia do Estado de Goiás, caracterização e classificação geológico/geotécnica de rochas e de maciços rochosos; aplicações da geologia em estudos de taludes, estradas, túneis, barragens e em planejamento urbano e regional. Rochas e Sedimentos na Construção Civil - Ensaios e Caracterização Tecnológica. Cálculo Diferencial e Integral: Função de uma variável. Limites, derivadas e integrais. Funções de Várias Variáveis. Derivadas Parciais. Integrais Duplas e Triplas. Funções Vetoriais. Integrais Curvilíneas. Integrais de Superfície

Lotação: Urutaí - Local das Provas: Urutaí

Engenharia Agrícola

Elementos de máquinas/desenho técnico/ resistência e tecnologia de materiais/ projeto de máquinas/ sistemas de automação agrícola/ eletrotécnica/ eletrificação rural/ energia na agricultura

1.Elementos de máquinas; 1.1 Movimentos relativos em mecanismos básicos de máquinas; 1.2 Elementos de união; 1.3 Eixos e árvores de acionamento; 1.4 Transmissões; 1.5 Mancais de rolamento e deslizamento; 1.6 Lubrificação; 1.7 Molas. 2. Projeto de máquinas; 2.1 Conceituação básica de projetos; 2.2 Memória de cálculo e anteprojeto; 2.3 Itenização; 2.4 Detalhamento; Estudo comparativo dos elementos de máquinas: engrenagens, correntes, correias, parafusos de movimento; 2.5 Mancais de deslizamento e de escorregamento; 2.6 Elementos de fixação ( adesivo, parafuso, solda, rebite ); 2.7 Elementos de acoplamento cubo-eixo; 2.8 Elementos de acoplamento eixo-eixo; 2.9 Projeto de estruturas de máquinas (fundidos, soldados, forjados); 2.10 Desenvolvimento de um projeto através de computador. 3 Sistemas de automação agrícola; 3.1 Introdução ao princípio da automação de sistemas agrícolas; 3.2 Processo agrícola a automatizar; 3.3 Ferramentas utilizadas para a automação; 3.4 Projeto de sistemas automatizados; 4 Eletrotécnica; 4.1 Circuitos Elétricos; 4.2 Medidas Elétricas; 4.3 Máquinas Elétricas; 4.4 Transformadores; 4.5 Fontes Alternativas de energia; 5 Eletrificação rural; 5.1 Geradores e motores de corrente contínua e alternada; 5.2 Instalações elétricas domiciliar e predial; 5.3 Luminotécnica; 5.4 Instalação de força-motriz.

Biologia

Genética e Biologia Molecular

1. Mendelismo: os princípios básicos da herança; 2. Extensões do mendelismo (dominância incompleta, co-dominância, alelos múltiplos, interações gênicas, epistasia); 3. Herança quantitativa; 4.Bases cromossômicas do mendelismo; 5. Variação no número e estrutura dos cromossomos; 6. Ligação gênica, crossing over e mapeamento cromossômico em eucariontes; 7. Biologia molecular dos genes (estrutura molecular dos genes e cromossomos, ácidos nucléicos, replicação do DNA, transcrição e processamento de RNA, tradução e código genético, mutação, reparo do DNA); 8.Genética molecular (técnicas de genética molecular, genômica, análise molecular de genes e produtos gênicos); 9. Base genética do câncer; 10. Regulação da expressão gênica em procariontes e eucariontes.

Matemática

Álgebra/Geometria/ Cálculo

1 Funções de Uma Variável: Funções, limites e continuidades, derivação, aplicações da Derivada, integração, aplicações da integral definida e coordenadas polares. 2 Funções de Duas ou Mais Variáveis: Domínio e imagens, gráficos, curvas de nível, limites e continuidade, derivadas parciais, diferenciabilidade, derivada direcional, gradiente, estudo dos pontos de máximos, mínimos e sela e problemas de otimização. 3 Integrais Múltiplas: Integrais duplas dadas nas formas cartesiana e polar, mudanças de variáveis, mudanças de integrais da forma cartesiana para a polar. Integrais triplas com coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas. 4 Sequências e Séries: Testes de convergência de séries de termos positivos, teste de comparação, interpretação geométrica, séries alternadas, séries de potências: séries de Taylor e MacLaurin, séries binomiais. 5. Relações, Aplicações, Operações e Grupos: Grupos, subgrupos, homomorfismo e isomorfismo de grupos, grupos cíclicos, classes laterais, teorema de Lagrange, subgrupos normais, grupos quocientes, permutações. 6. Anéis e Corpos: Anéis, homomorfismos e isomorfismos de anéis, corpo de frações de um anel de integridade, característica de um anel, ideais em um anel comutativo, anéis quocientes, ordem em um anel de integridade. 7. Análise Real em Funções de Uma Variável: Conjuntos finitos e infinitos, números reais, sequências de números reais, séries numéricas, limites de funções, funções contínuas, derivadas, fórmula de Taylor e aplicações da derivada, integral de Riemann, cálculo com integrais. 8. Funções de Uma Variável Complexa: O corpo de números complexos, topologia da plano complexo, derivação complexa, equações de Cauchy-Riemann, função exponencial e funções trigonométricas. Aplicações: transformações de Mobius. Integração complexa. Teorema de Cauchy.

ANEXO III - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA CADA QUESTÃO DA PROVA DISCURSIVA

ITEM

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PONTUAÇÃO OBTIDA

1

Domínio do conteúdo: pertinência da exposição relativa ao tema e à ordem de desenvolvimento propostos.

 

20

 

2Observância das normas de ortografia, pontuação, concordância, regência e flexão. 2 
3Estrutura dos períodos, coerência, lógica e capacidade de síntese na exposição das ideias. 3 
TOTAL GERAL DA QUESTÃO25,00 

ANEXO IV - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Avaliador (a):

Área:

Nome do (a) Candidato (a):

INÍCIO DA AULA:

TÉRMINO DA AULA:

ITEM

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES

PONTOS

1

PLANO DE AULA:

Elaboração e organização do Plano (apresentação, descrição, clareza), adequação dos objetivos ao conteúdo planejado, adequação dos processos de verificação de aprendizagem, referência bibliográfica citada.

 

0 - 20

 

2

INTRODUÇÃO:

Clareza, aspectos motivacionais, conexão entre o tema e outros conhecimentos (contextualização), exposição clara e precisa dos objetivos da aula.

 

0 - 10

 

3

CONTEÚDOS:

Domínio de conteúdo, utilização de exemplos e analogias, desenvoltura e segurança nas respostas aos questionamentos, coerência, adequação de vocabulário e termos técnicos.

 

0 - 20

 

4

PROCEDIMENTOS:

Espontaneidade, movimentação, postura, dicção, tom de voz, autocontrole, manejo de classe, interatividade

 

0 - 20

 

5

RECURSOS:

Adequação dos recursos didáticos às técnicas, aos objetivos e aos conteúdos propostos; momento de utilização dos recursos e uso adequado dos mesmos.

 

0 - 10

 

6

FINALIZAÇÃO:

Capacidade de síntese, cumprimento das etapas previstas no plano, dosagem do conteúdo em relação ao tempo previsto.

 

0 - 10

 

7

AVALIAÇÃO:

Utilização de procedimentos avaliativos, feedback.

 

0 - 10

 

ANEXO V - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA DE TÍTULOS

Nome do candidato:
Número de Inscrição:Assinatura:
1. O candidato deverá preencher apenas os itens nas colunas Quantidade e Pontuação Total, para o qual irá apresentar os títulos, segundo os subitem 9.2 e 9.3 deste Edital.

2. Esse quadro deverá ser entregue no início da Prova de Desempenho Didático.

3. As atividades deste quadro, descritas nos itens 2 e 3, compreenderão aquelas concluídas a partir de janeiro de 2005.

4. A banca examinadora, caso necessário, reclassificará a pontuação feita pelo candidato, por erro na pontuação ou documentos apresentados que possam causar dúbia interpretação.

5. Poderão ser solicitados ao candidato documentos originais durante o decorrer do certame.

1. Títulos Acadêmicos (limitados a 40 pontos)Pontuação MáximaPontuação Obtida
1.1. Doutorado concluído em Programa reconhecido pela CAPES.40,0 
1.2. Mestrado concluído em Programa reconhecido pela CAPES (limitado a 01 título).21,0 
1.3. Aluno regularmente matriculado em programa de doutorado reconhecido pela CAPES (02 pontos por semestre concluído - limitado a 06 semestres, comprovado por meio de Histórico Escolar).12,0 
1.4. Aluno regularmente matriculado em programa de mestrado reconhecido pela CAPES (02 pontos por semestre concluído - limitado a 04 semestres comprovado por meio de Histórico Escolar).8,0 
1.5. Especialização ou Pós-Graduação Lato sensu concluída (limitado a 01 título).6,0 
Observar a limitação de pontos no item. Total do item 1:  
OBS: Os títulos referentes aos subitens 1.1, 1.2 e 1.5 não são cumulativos entre si.
2. Atividades de ensino, extensão, estágios e experiência profissional (limitado a 30 pontos) Pontuação MáximaPontuação Obtida
2.1. Exercício do magistério (2 pontos por ano ou fração superior a seis meses corridos, limitado a 10 pontos).10,0 
2.2. Orientação de dissertação de mestrado/tese de doutorado aprovada, devidamente comprovada por cópia da folha de aprovação ou ata de defesa que contenha a assinatura da banca examinadora e do orientador (02 pontos por dissertação/tese, limitado a 06 pontos).6,0 
2.3. Orientação de monografia de especialização aprovada, devidamente comprovada por cópia da folha de aprovação que contenha a assinatura da banca examinadora e do orientador (0,5 ponto por monografia, limitado a 01 ponto).1,0 
2.4. Orientação de aluno em projeto de iniciação científica (01 ponto por projeto, limitado a 04 pontos).4,0 
2.5. Participação em banca examinadora de dissertação de mestrado/tese de doutorado, devidamente comprovada por cópia da folha de aprovação ou ata de defesa (01 ponto por banca, limitado a 04 pontos).4,0 
2.6. Coordenação de projeto de pesquisa e/ou de extensão com registro no órgão competente com valor mínimo de R$ 20.000,00 (01 ponto por projeto, limitado a 03 pontos).3,0 
2.7. Experiência profissional relacionada com a área do concurso em empresas públicas (ato de nomeação e exoneração) e/ou privadas (registro na carteira de trabalho - CNTPS) (0,5 ponto por ano, limitado a 02 pontos).2,0 
Observar a limitação na pontuação de cada item. Total do item 2 
3. Produção científica, técnica e cultural (limitado a 30 pontos).Pontuação MáximaPontuação Obtida
3.1. Registro de patente (02 pontos por patente, limitado a 04 pontos).4,0 
3.2. Livro publicado, na área do concurso, com ISBN (03 pontos por livro, limitado a 06 pontos).6,0 
3.3. Capítulo de livro publicado com ISBN (02 pontos por capítulo, limitado a 04 pontos).4,0 
3.4. Autoria ou co-autoria de artigo científico ou nota científica publicados em periódico "Qualis" A1 e A2 - CAPES (03 pontos por artigo, limitado a 06 pontos).6,0 
3.5. Autoria ou co-autoria de artigo científico ou nota científica publicados em periódico "Qualis" B1, B2 e B3 - CAPES (02 pontos por artigo, limitado a 06 pontos).6,0 
3.6. Autoria ou co-autoria de artigo científico ou nota científica publicados em periódico "Qualis" B4, e B5 - CAPES (01 ponto por artigo, limitado a 04 pontos).4,0 
Observar a limitação na pontuação de cada item. Total do item 3 
PONTUAÇÃO TOTALPONTUAÇÃO TOTAL OBTIDA
Obs.: Os documentos comprobatórios devem estar na mesma ordem dos itens que compõem o quadro acima.

ANEXO VI - ENDEREÇO DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Campus

Endereço

Iporá

Rodovia GO 060 Km 01 - Iporá - GO

Morrinhos

Rodovia BR 153 Km 633 - Morrinhos - GO

Rio Verde

Rodovia Sul Goiana Km 1 - Rio Verde - GO

Urutaí

Rodovia Geraldo Silva Nascimento, Km 2,5 - Urutaí- GO

ANEXO VII - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS

Serviço Público Federal
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal Goiano

FORMULÁRIO PARA RECURSO

Concurso Público para Docentes - Edital Nº 01 de 13 de dezembro de 2011

Os recursos deverão ser entregues, pelo candidato ou por procuração, em duas vias em formulário próprio anexo, protocolados na Chefia de Gabinete do Instituto Federal Goiano situado à Rua 88 nº 280, Setor Sul. Goiânia-GO e encaminhados para a Comissão Permanente de Concursos e processos Seletivos.

N° de Inscrição:

Lotação (Campus):

Área/Área de Atuação:

N° da questão recorrida:

Fundamentação do Recurso:
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Fonte(s) que embasam a argumentação do candidato:
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Recebido em: ______/_____/2012.

Recebido por: __________________________________________
(Nome e Carimbo)

ANEXO VIII

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

EDITAL N° 01, de 13 de dezembro de 2011.

Eu, _________________________________________________________, RG nº _________________CPF nº ________________________________, residente ___________________________________________nº ________Complemento: _____________CEP ____________Idade _________________________ UF _______ Tel. Fixo ( ) ____________ Tel. Cel. ( ) _____________, venho requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição do Concurso Público (Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Edital n. 01, de 12 de dezembro de 2011), no valor de R$90,00 (noventa reais), visto que não tenho condições para arcar com tal valor, conforme documentos anexos.

Informo que a composição de minha renda familiar corresponde ao discriminado no quadro abaixo:

- Renda familiar (Soma das rendas auferidas pelos membros da família residentes sob o mesmo teto, segundo art. 4°, inciso IV, do Decreto no 6.135, de 26/06/2007, publicado no DOU de 27 subsequente).

Nº. NIS

NOME COMPLETO DOS MEMBROS DA FAMÍLIA*

GRAU DE PARENTESCO **

DATA DE NASCIMENTO

RENDA MENSAL (R$)

CPF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Informe, inclusive, os membros que não possuem renda.

**Grau de parentesco em relação ao requerente.

Estou ciente de que poderei ser responsabilizado criminalmente, caso as informações aqui prestadas não correspondam à verdade.

N. Termos, P. Deferimento.

_______________, ________de _____________de 2012

___________________________________
Assinatura

PARA USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO DO CONCURSO

Goiânia, ____/____/______ ( ) Indeferido ( ) Deferido

____________________________
Assinatura do Presidente da
Comissão Concurso