Instituto Federal Farroupilha - RS

Notícia:   IF Farroupilha - RS abre vagas para Professores em São Vicente do Sul

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

CÂMPUS SÃO VICENTE DO SUL

EDITAL Nº 001/2014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Rua 20 de Setembro, s/nº - 97420-000-São Vicente do Sul/RS
Fone: (55) 32571114 Fax (55) 32571263
gabinete@svs.iffarroupilha.edu.br

O DIRETOR GERAL EM EXERCÍCIO DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, no uso de suas atribuições e de acordo com o Art. 2º, Inciso X, da Lei nº 8.745, de 09/12/93 e suas alterações, de acordo com a Portaria Interministerial nº 149/2011-MP/MEC, de 10/06/2011 (D.O.U. nº 112, de 13/06/2011, Seção 1, pág. 74) e de acordo com a Portaria nº 1.738/2011-MEC, de 09/12/2011 (D.O.U. nº 238, de 13/12/2011, Seção 1, pág. 44), torna pública a abertura das inscrições para Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção e posterior contratação, por tempo determinado, de PROFESSOR SUBSTITUTO para atuar no ensino básico, técnico e tecnológico, objetivando atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

1. DAS ÁREAS E CONDIÇÕES GERAIS

1.1. O Processo Seletivo Simplificado será regido por este Edital e executado pela Comissão, conforme Portaria nº 24/2014 para o Campus São Vicente do Sul na área detalhada no Anexo I e conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II.

2. DAS ATRIBUIÇÕES, JORNADA DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO

2.1. Atribuições:

2.1.1. Ministrar aulas em cursos oferecidos pelo IF Farroupilha, no Campus São Vicente do Sul, em disciplinas ligadas às áreas de formação exigidas no edital, além de outras funções inerentes às suas áreas de competência.

2.2. Jornada de Trabalho:

2.2.1. Jornada de trabalho: 40 (quarenta) horas semanais, correspondentes aos encargos didáticos e demais atividades inerentes ao cargo, que poderão diminuir ou aumentar, de acordo com as demandas dos Departamentos ou Coordenações e a critério da Administração do Campus. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, observadas as normas e regulamentos do Instituto Federal Farroupilha.

2.3. Remuneração:

2.3.1. A remuneração será equivalente à remuneração da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico correspondendo a Classe D I, Nível 01, incluindo o Vencimento Básico e a Retribuição por Titulação, correspondente à titulação do candidato na data da assinatura do contrato, sendo vedada qualquer alteração posterior, conforme quadros a seguir:

Regime de Trabalho de 40 horas semanais:

OBS.: Tabela a partir de março de 2014.

Titulação

Classe

Nível

VB (R$)

RT (R$)

Total (R$)

Graduação

D I

01

2.714,58

-

2.714,89

Aperfeiçoamento

D I

01

2.714,58

110,22

2.824,80

Especialização

D I

01

2.714,58

253,13

2.967,71

Mestrado

D I

01

2.714,58

835,05

3.549,63

Doutorado

D I

01

2.714,58

1.934,76

4.649,34

2.4. Além da remuneração, serão concedidos, aos candidatos contratados, os seguintes benefícios:

2.4.1. Auxílio Alimentação: R$ 373,00 (trezentos e setenta e três reais);

2.4.2. Auxílio Transporte: o valor que exceder a 6% (seis por cento) do Vencimento Básico em gastos com transporte coletivo, de acordo com a legislação em vigor.

2.4.3. Auxílio Pré-Escolar: R$ 81,00 (oitenta e um reais) por dependente, até aos 06(seis) anos de idade.

2.5. Dos valores acima, serão deduzidos os encargos e contribuições legais.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. Período de inscrições: 04/02/2014 a 24/02/2014.

3.2. Horário de inscrições: das 9 horas do dia 04/02/2014 até 20 horas do dia 24/02/2014.

3.3. Local: Acessando o sítio www.iffarroupilha.edu.br/concursosvs

3.4. Ficha de Inscrição: www.iffarroupilha.edu.br/concursosvs

3.5. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.

3.6. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

3.7. Caso não haja candidatos inscritos e/ou classificados, as inscrições poderão ser prorrogadas, por igual período.

3.8. Taxa de Inscrição: Recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a ser pago através de boleto bancário gerado após o correto preenchimento do formulário, disponível no sítio do Instituto Federal Farroupilha www.iffarroupilha.edu.br/concursosvs. O valor da Taxa de Inscrição foi definido nos termos do Artigo 17 da Portaria MPO nº 450, de 06/11/2002.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. O Processo Seletivo constará de 02 (duas) etapas:

4.1.1. Prova de Desempenho Didático (Eliminatória);

4.1.2. Avaliação Curricular (Classificatória).

4.2. Da Prova de Desempenho Didático:

4.2.1. A prova de Desempenho Didático será constituída por uma (01) aula, a ser ministrada à Banca Avaliadora, no tempo de quarenta (40) minutos, na qual o candidato apresentará o Tema Sorteado.

4.2.2. O sorteio do tema do candidato ocorrerá vinte e quatro (24) horas antes da realização da Prova de Desempenho Didático, perante os membros da Comissão do Processo Seletivo, sendo o assunto constante dos TEMAS PARA AS PROVAS DE DESEMPENHO, relacionados no Anexo III deste Edital, com reposição dos temas já selecionados a cada novo sorteio.

4.2.3. A ordem de realização do sorteio do tema e, por conseguinte, da Prova de Desempenho será definida de acordo com a ordem de confirmação de inscrição do candidato.

4.2.4. O sorteio do ponto será feito na presença do próprio candidato ou não, por opção do mesmo, que poderá buscar a informação pelo telefone (55) 3257-4113.

4.2.5. O candidato será responsável por providenciar os recursos necessários à execução da aula, sendo, na ocasião, disponibilizados: quadro branco, canetas, computador e projetor multimídia.

4.2.6. O candidato deverá comparecer no local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos.

4.2.7. O candidato deverá entregar à Banca Examinadora o Plano de Aula, em três vias.

4.2.8. Serão avaliados os seguintes critérios:

ITENS DE AVALIAÇÃO - DESEMPENHO DIDÁTICO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PLANO DE AULA

20

INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO

10

COMUNICAÇÃO VERBAL (máximo 20 pontos)

 

- Clareza

05

- Segurança

05

- Organização

05

- Adequação

05

DOMÍNIO DO CONTEÚDO10
DINÂMICA DA AULA08
INTERAÇÃO COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS08
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS08
INTEGRAÇÃO08
ADEQUAÇÃO AO TEMPO08
TOTAL100

4.2.9. O valor final da Prova de Desempenho Didático será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora, na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

4.2.10. Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 70% (setenta por cento).

4.2.11. Haverá uma tolerância de cinco (05) minutos para o início da Prova de Desempenho Didático e, decorrido esse tempo, caso o candidato não compareça o mesmo será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

4.2.12. O Resultado da Prova de Desempenho Didático será divulgado conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II.

4.3. Da Avaliação Curricular:

4.3.1. Para a Avaliação Curricular o candidato deverá apresentar os títulos a serem avaliados pela Banca, em cópias autenticadas ou acompanhadas dos respectivos originais, no momento da prova didática.

4.3.2. A Avaliação Curricular terá caráter classificatório, sendo considerados: a formação universitária, a formação técnico-profissional, a produção acadêmico-científica e a efetiva atividade docente do candidato.

4.3.3. Para efeito da Avaliação Curricular, ser-lhes-ão atribuídos os seguintes valores:

ITEM

TÍTULOS

PONTOS

MÁXIMO

I

Formação Pedagógica

10

10

II

Doutorado na área de atuação pretendida

20

20

III

Mestrado na área de atuação pretendida

15

15

IV

Especialização - Carga Horária Mínima de 360 horas

10

10

V

Experiência no Magistério

02 pts/ano

20

VI

Cursos/Estágios Não-Curriculares na área específica ou em Educação:

-

15

a) 180 a 359 horas

03

b) 80 a 179 horas

02

c) 30 a 79 horas

01

d) Participação em eventos nos últimos cinco (05) anos, com carga horária mínima de 20 horas

01

e) Participação em Comissões Organizadoras de Eventos ou Bancas de Avaliação

01

f) Participação em projetos

01

VII

a) Publicações em Periódicos Especializados na Área Específica ou em Educação (últimos 5 anos)

02

10

b) Capítulos de Livros (últimos 5 anos)

02

c) Livros (últimos 5 anos)

05

e) Apresentação de trabalhos (comunicações, resumos, oficinas, painéis, mini-cursos e afins). (últimos 5 anos)

0,5

TOTAL

100

OBS:

1) Os Diplomas de Curso de Formação ou de Pós-Graduação estrangeiros terão validade se reconhecidos no Brasil pelos órgãos competentes.

2) As publicações, ainda que em co-autoria, terão validade para pontuação.

4.3.4. O Resultado da Avaliação Curricular (Títulos) será divulgado conforme CRONOGRAMA, objeto do Anexo II deste Edital.

5. DA HOMOLOGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. O Resultado Final será divulgado no sítio: www.svs.iffarroupilha.edu.br, de acordo com o CRONOGRAMA, objeto do Anexo II deste Edital.

5.2. A pontuação final de cada candidato será o resultado da somatória dos pontos obtidos nas duas etapas do processo, desde que atenda os requisitos do item 4.2, sendo classificado aquele que obtiver pontuação igual ou superior a 70 (setenta) pontos.

5.3. A Homologação do Resultado Final será feita pelo Diretor Geral do Campus e publicada no Diário Oficial da União.

5.4. Em caso de empate no resultado final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

5.4.1. A maior idade, conforme determina a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, em seu art. 27, parágrafo único;

5.4.2. Maior pontuação na Prova de Desempenho Didático;

5.4.3. Maior pontuação na Avaliação Curricular.

5.5. Os candidatos classificados serão contratados de acordo com a ordem de classificação e necessidade do Campus, podendo ser aproveitados por outros Campus do Instituto Federal Farroupilha.

6. DOS RECURSOS

6.1. Os recursos deverão ser interpostos em até 24 (vinte e quatro) horas da divulgação dos resultados - provisório e definitivo - no sítio do Instituto, mediante protocolo no Campus em que o candidato prestou a prova.

6.2. Os recursos deverão ser devidamente fundamentados e instruídos, constando nome do candidato, área a qual concorre e endereço para correspondência, e serão dirigidos à Comissão do Processo Seletivo.

6.3. Os resultados dos recursos julgados procedentes serão disponibilizados através do sítio: www.svs.iffarroupilha.edu.br.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Não será contratado o candidato que tenha prestado serviços nos termos da Lei nº 8.745/93, em qualquer Instituição Federal, antes de ter decorrido dois anos após o término do último contrato.

7.2. Não poderá ser contratado candidato que ocupe cargo efetivo integrante da carreira de magistério de que tratam as Leis nº 7.596/1987 e 11.784/2008.

7.3. Não poderão ser contratados:

7.3.1. Servidores da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assim como empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas, salvo em caso de acúmulo lícito, previsto na Constituição Federal.

7.3.2. Proprietários, gerentes e/ou administradores de empresa privada, sociedade civil, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação do capital social, sendo-lhe vedado exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.

7.4. A contratação do candidato dar-se-á de acordo com a lei 11.784/2008, Decreto nº 94.664, de 23.07.87, Lei 8.745/93, pelos artigos 593 a 609 do Código Civil Brasileiro e demais legislações pertinentes por um período de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado até o limite de 24 (vinte e quatro) meses.

7.5. A partir da data da publicação da homologação do resultado final o candidato aprovado, atendendo a ordem de classificação, será convocado a comparecer na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus São Vicente do Sul, conforme a necessidade de contratação.

7.6. O contrato firmado poderá ser rescindido pela decorrência de início do exercício do cargo de provimento efetivo, pelo nomeado à investidura nas atividades objeto dessa contratação, ou por iniciativa do contratado, ou em decorrência de conveniência administrativa, devendo os dois últimos ser comunicados com antecedência mínima de trinta dias.

7.7. Conforme o art. 5º da Lei 8.112/90 será reservado até 20% (vinte por cento) das vagas, para candidatos com deficiência, declarando-se o grau de deficiência, quando do preenchimento da Ficha de Inscrição, e submetendo-se, quando convocado para contratação, à perícia médica por junta oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como portador de necessidade específica ou não e a compatibilidade do grau de deficiência com o cargo.

7.8. Serão reservadas vagas as pessoas com deficiência, apenas para as áreas cujo número de vagas seja igual ou superior a 05 (cinco).

7.9. Na ausência de candidatos aprovados para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância à ordem classificatória.

7.10. O presente Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

7.11. Havendo desistência de algum candidato convocado para contratação, esse poderá ser substituído pelo próximo candidato classificado em melhor colocação.

7.12. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações, inclusive de endereço correto, completo e atualizado, não se responsabilizando o Instituto Federal Farroupilha por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas e/ou insuficientes.

7.13. A classificação no Processo Seletivo não assegura, ao candidato, o direito de contratação automática pelo Instituto Federal Farroupilha, mas apenas a expectativa de ser contratado, seguindo a ordem classificatória, ficando esse ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse, ao juízo e a conveniência da Administração.

7.14. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão do Processo Seletivo e encaminhados, se necessário, à Coordenação Gestão de Pessoas do IF Farroupilha.

São Vicente do Sul/RS, 29 de janeiro de 2014.

DEIVID DUTRA DE OLIVEIRA
Diretor Geral em exercício

ANEXO I

CARGO: Professor Substituto

Área

Habilitações exigidas

Disciplinas a serem lecionadas

Cursos a serem lecionados

Química/ Educação

Química - Licenciatura e/ou Ciências com Habilitação em Química e Mestrado ou Doutorado em Educação ou Química.

- Química;

- Ensino de Química

- Téc. Em Agropecuária Integrado;

- Tec. Manutenção e Suporte em Informática Integrado;

- Téc. Em Informática;

- Tecnólogo em Irrigação e Drenagem;

- Téc. em Alimentos;

- Téc. Em Agroindústria Integrado na Modalidade PROEJA;

- Licenciatura em Química;

- Licenciatura em Ciências Biológicas.

Filosofia

Licenciatura em Filosofia

- Filosofia

- Téc. em Agroindústria na Modalidade PROEJA;

- Téc. em Administração Integrado ao Ensino Médio;

- Téc. em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio;

- Téc. em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;

- Téc. em Alimentos Subsequente;

- Téc. em Informática Subsequente.

História

Licenciatura Plena em História

História

- Téc. Integrado em Administração;

- Téc. Integrado em Agropecuária;

- Téc. Integrado em Manutenção e Suporte em Informática.

- Téc. Integrado em Agroindústria Modalidade PROEJA;

SociologiaLicenciatura em Sociologia ou Licenciatura em Ciências Sociais ou Graduação em Ciências Sociais com formação pedagógica ou Sociologia Bacharelado com formação pedagógica.- Sociologia- Téc. Integrado em Administração;

- Téc. Integrado em Agropecuária;

- Téc. Integrado em Manutenção e Suporte em Informática;

- Téc. Integrado em Agroindústria Modalidade PROEJA;

- Subsequente - Técnico em Agricultura;

- Subsequente - Técnico em Zootecnia;

- Tecnólogo em Gestão Pública;

- Licenciatura em Ciências Biológicas;

- Licenciatura em Química.

InformáticaGraduação em Ciência da Computação ou em
Sistemas da Informação ou
em Engenharia da Computação ou
Engenharia Elétrica ou em
Engenharia Eletrônica ou em
Engenharia de Telecomunicações ou em
Curso superior em
Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações ou em
Curso superior em
Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de
Sistemas ou Tecnologia em
Redes de Computadores ou em
Tecnologia em Telemática ou
Tecnologia em Redes de
Telecomunicações ou
Licenciatura em
Computação
- Rede de Computadores;

- Administração de Ativos de Redes;

- Segurança de Redes;

- Administração de Sistemas Operacionais;

- Projeto de Redes de Computadores;

- Redes Convergentes;

- Montagem e Configuração de Microcomputadores;

- Instalação e Manutenção de Computadores;

- Manutenção de Periféricos;

- Manutenção de Microcomputadores;

- Manutenção de Notebooks;

- Informática Básica.

- Curso Téc. em Informática;

- Curso Téc. em Agropecuária;

- Curso Téc. em Zootecnia;

- Curso Téc. em Secretariado;

- Curso Téc. em Alimentos;

- Curso Téc. em Manutenção e Suporte em Informática;

- Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

- Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

ANEXO II

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

ATIVIDADE: Professor Substituto

ETAPAS

PERÍODO

Inscrição

04/02/2014 a 24/02/2014

Homologação das Inscrições e Divulgação dos Horários do Sorteio dos Temas

27/02/2014

Sorteio dos Temas

06/03/2014

Prova Didática e Entrega dos Títulos

07/03/2014

Resultado da Prova Didática e de Títulos

11/03/2014

Recursos

12/03/2014

Homologação Resultado Final

14/03/2014

OBS.

a) As provas didáticas serão realizadas em dias sequencialmente posteriores, caso não seja possível à realização em um único dia.

b) Qualquer alteração que houver será publicada no sitio www.svs.iffarroupilha.edu.br.

ANEXO III

Temas para a Prova de Desempenho Didático / Pontos a serem sorteados

ATIVIDADE: Professor Substituto

Área: Química

Pontos a serem sorteados:

1) Ligações Químicas:

1.1) Ligação iônica, eletrovalente ou heteropolar

1.2) Ligação covalente, molecular ou homopolar

1.3) Geometria molecular

1.4) Polaridade

2) Funções químicas inorgânicas

2.1) Conceito

2.2) Nomenclatura

2.3) Classificação

2.4) Principais propriedades

2.5) Principais tipos de reações

3) Soluções

3.1) Concentração comum, densidade, molaridade, título, diluição de soluções, mistura de soluções.

4) Termoquímica

4.1) Entalpia

4.2) Lei de Hess

4.3) Energia de Ligação

5) Cinética Química

5.1) Velocidade média

5.2) Efeito da concentração sobre a velocidade

5.3) Efeito da temperatura sobre a velocidade

5.4) Efeito da pressão sobre a velocidade

5.5) Efeito as da superfície de contato sobre a velocidade

5.6) Efeito do catalisador sobre a velocidade

6) Funções químicas orgânicas

6.1) Conceito

6.2) Nomenclatura

6.3) Classificação

6.4) Principais propriedades

6.5) Principais tipos de reações

7) O Processo de Construção do Conhecimento e suas implicações para a prática docente

7.1) O processo histórico de construção do conhecimento químico e suas implicações na prática pedagógica;

7.2) As diferentes correntes da epistemologia e o Ensino de Ciências e Química;

7.3) Conhecimento científico e conhecimento cotidiano.

Referências Bibliográficas:

ALLINGER, Nº L. Química Orgânica, Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Dois, 1978.

ATKINS, P. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 3ª Ed Editora Bookman, 2006.

BIZZO, Nº Ciências: fácil ou difícil, São Paulo, Ática, 1998.

BOMBASSARO, L. C. As Fronteiras da Epistemologia: uma introdução ao problema da racionalidade e da historicidade do conhecimento, Petrópolis, Vozes, 1992.

CHASSOT, A. A Ciência Através dos Tempos, Moderna, São Paulo, 2000.

CUNHA M. I. da. Bom Professor e Sua Prática. 16 edição, Ed. Papirus, 2003, 184p.

DELIZOICOIV, D.; ANGOTTI, J. A.. PERNAMBUCO, M. .M. O ensino de ciências: fundamentos e métodos. Cortez. São Paulo, 2002.

FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas, Papirus, 1995.

RUSSELL, J. B; Química Geral. Vol 1 e 2. São Paulo: Makron Books, 2ª Ed. 2004.

SOLOMONS, T. W. Graham; Química Orgânica. Volume 1. São Paulo: LTC, 8ª Ed. 2005.

SOLOMONS, T. W. Graham; Química Orgânica. Volume 2. São Paulo: LTC, 8ª Ed. 2006.

TITO e CANTO. Química na Abordagem do Cotidiano. Volumes: 1, 2 e 3.São Paulo. Editora Moderna

Área: Filosofia

Pontos a serem sorteados:

1. Filosofia antiga e a formação do pensamento ocidental

2. Filosofia da ciência: Thomas Kuhn e Karl Popper

3. Teoria do conhecimento: origens e possibilidades do conhecer

4. Ciência, Técnica e Tecnologia

5. Éticas deontológicas e teleológicas

6. As teorias éticas contemporâneas

7. Antropologia Filosófica e as tendências contemporâneas

8. Filosofia política moderna

9. Relação entre Estado e Sociedade na contemporaneidade

10. Trabalhos e Ideologia

11. Formas de Governo

Bibliografia sugerida:

ARANHA, M. L. de Arruda ; MARTINS, M. H. P. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.

____. Filosofando: Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Moderna, 2009.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2010.

FEITOSA, Charles. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

GALLO, Sílvio (Coord.). Ética e cidadania. Caminhos da filosofia: elementos para o ensino de filosofia. São Paulo: Papirus, 2003.

GARCIA, Jóse R. ; VELOSO, Valdecir da C. Eureka. Florianópolis: Editora Sophos, 2007.

LAW, Stephen. Os arquivos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 1990.

SÁTIRO, Angélica; WUENSCH, Ana M. Pensando Melhor - Iniciação ao Filosofar. São Paulo: Saraiva, 1997.

VALLS, Álvaro. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2003.

VÁZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

WEFFORT, Francisco (Org). Os clássicos da Política. São Paulo: Ática, 2004.

Área: História

Pontos a serem sorteados:

1. CRISE E QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE

2. CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE FEUDAL EUROPEIA

3. SOCIEDADES PRÉ-COLOMBIANAS (ASTECAS, INCAS, MAIAS E TUPIS)

4. REVOLUÇÕES E CIDADANIA (INGLESA, AMERICANA E FRANCESA)

5. ESCRAVIDÃO NO RIO GRANDE DO SUL

6. IMIGRAÇÃO EUROPEIA PARA O RS: SÉCULOS XVIII E XIX

7. REGIMES TOTALITÁRIOS NO PERÍODO ENTRE GUERRAS

8. A ERA VARGAS (1930-1945)

9. GOVERNOS LIBERAIS POPULISTAS (1946-1964)

10. PERÍODO MILITAR NO BRASIL (1964-1985)

Bibliografia sugerida:

ANDERSON, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

BETTO, Frei. Batismo de sangue: e guerrilha e morte de Carlos Marighella. 14ª ed. Rio de Janeiro; Rocco, 2006.

CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

DARONCO, Leandro Jorge. À sombra da Cruz: trabalho e resistência servil no noroeste do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: EDIUPF, 2006.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1994.

FLORENZANO, Maria Beatriz. O mundo antigo: economia e sociedade. São Paulo: Brasiliense, 1982.

FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GUARINELLO, Norberto Luiz. Imperialismo Greco-Romano. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. Coleção Princípios, n.º 124.

GIBBON, Edward. Declínio e queda do Império Romano. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005.

GOLIN, Tau. O povo da pampa: uma história de 12 mil anos do Rio Grande do Sul para adolescentes e outras idades. 2ª ed. Passo Fundo: EDIUPF, 2001.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: Europa - 1789-1948. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

_____ . A era dos extremos: o breve século XX (1914-991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005

MAESTRI, Mário. Breve História do Rio Grande do Sul: da pré-história aos dias atuais. Passo Fundo: Editora UPF, 2010.

_____ . Deus é grande o mato é maior: trabalho e resistência escrava no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: EDIUPF, 2002.

MICELI, Paulo. O feudalismo. São Paulo/Campinas: Atual/Unicamp, 1986.

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. Os Cativos e os Homens de Bem - Experiências negras no espaço urbano. Porto Alegre: Edições EST, 2003.

MOTA, Myryan Brecho e BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio/Das origens da humanidade à reforma religiosa na Europa. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2010.

PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. Campinas/ São Paulo: Editora da Unicamp/ Atual, 1986.

PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezzi (org.) História da Cidadania. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

SKIDMORE, T. Brasil: de Getúlio a Castelo. 10 .ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

_______ . Brasil: de Castelo a Tancredo. 4 .ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

VICENTINO, Claúdio; DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio: História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008. (Série Parâmetros).

Área: Sociologia

Pontos a serem sorteados:

1. INDIVÍDUO E SOCIEDADE

2. O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

3. CULTURA E IDEOLOGIA

4. TRABALHO: RELAÇÕES E SIGNIFICADOS

5. CIDADANIA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS

6. TECNOLOGIA E INCLUSÃO SOCIAL.

7. DO ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL AS EXPERIÊNCIAS DO ESTADO MÍNIMO.

8. O BINÔMIO: PÚBLICO VERSUS PRIVADO

9. TEORIAS E METODOLOGIAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

10. A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA CLÁSSICA E OS ENFOQUES DA SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA.

Bibliografia sugerida:

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2003.

ARANHA, M. L. de A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

BOBBIO, Nº Estado, governo, sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BRYM, R. J. (org.). Sociologia: sua bússola para um novo mundo. Ed. Thompson, São Paulo - SP: 2006.

CANDAU. V.L. Sociedade, Educação e Cultura(s): Questões e respostas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CARVALHO, J. M. De. Cidadania no Brasil: O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo : Brasiliense, 1980.

CICCO, C. de e GONZAGA, A. A. Teoria geral do Estado e Ciência Política. São Paulo : Ed. Revista dos Tribunais, 2011.

COSTA, C. Sociologia: introdução á ciência da sociedade. 3º Ed. São Paulo: Moderna, 2005.

DIMENSTEIN, G. et al. Dez Lições de Sociologia. São Paulo: FTD, 2008.

GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 2006.

LAGO, B. M. Curso de sociologia e política. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

MARTINS, C B.. O que é sociologia. 38ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MEKSENAS, P. Sociologia. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1994.

OLIVEIRA, P. S. de. Introdução a sociologia. São Paulo: Ática, 2008.

PINSKY, J. (org.) Práticas de cidadania. São Paulo: Contexto, 2004.

RODRIGUES, A.T. Sociologia da Educação. 5ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

TOMAZI, Nº D. Sociologia para o ensino Médio. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Área: Informática

Pontos a serem sorteados:

1. Evolução dos processadores

2. Placas, componentes e periféricos

3. Memórias: seus padrões, tipos, aplicações

4. Disco rígido: particionamento, formatações, instalações, sistemas de arquivos

5. Manutenção: defeitos sinalizados por hardware, beeps, mensagens, software, não sinalizados

6. Arquitetura ethernet: detecção de colisões, atenuação, repetidor, hub, topologias

7. Comparação entre Modelo OSI e protocolo TCP/IP

8. Roteamento: tabela de roteamento, roteamento estático versus roteamento dinâmico, tipos de roteadores, protocolos de roteamento

9. IPv6: header e endereçamento, segurança em IPv6, endereços unicast, anycast, multicast

10. Comunicação sem fio: topologias, padrão 802.11x, bluetooth, precauções em redes sem fio

Bibliografia:

NOBILE, Mario Augusto; PAULA, Everaldo Antônio de. Hardware: montagem,manutenção e configuração de microcomputadores. 5ª edição. Editora Viena, Santa Cruz do Rio Pardo-SP, 2007.

MORIMOTO, Carlos E. Hardware: o Guia Definitivo. Editora Sulina, Porto Alegre-RS, 2007.

COMER, Douglas E.. Redes de Computadores e Internet. Editora Prentice Hall, New Jersey 1999.

MENDES, Douglas Rocha. Redes de Computadores: Teoria e Prática. Editora Novatec, São Paulo, 2010.