FHOMUV - Hospital Bom Pastor - MG

Notícia:   Hospital Bom Pastor de Varginha - MG abre 38 vagas de até R$ 4.049,39

FHOMUV - FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE VARGINHA

HOSPITAL BOM PASTOR

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 01/2010

A FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha - Hospital Bom Pastor, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais e, de acordo com o art. 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988, divulga e estabelece normas para a abertura das inscrições e realização de CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS OBJETIVAS de caráter eliminatório E PROVAS DE TÍTULOS de caráter classificatório para o preenchimento de cargos vagos nas classes do Quadro de Pessoal Permanente desta Fundação pelo Regime Jurídico Estatutário, observadas as disposições constitucionais, e, em particular, as normas contidas neste Edital.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - Os cargos, vagas, carga horária, qualificação mínima exigida, valor da taxa de inscrição e vencimento são os constantes do anexo I deste Edital.

1.2 O Cronograma do Concurso Público é o constante do anexo III deste Edital, cujas datas deverão ser rigorosamente respeitadas.

1.3 O extrato do edital será publicado no jornal Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Órgão Oficial do Município de Varginha disponível em www.varginha.mg.gov.br, e Jornal Gazeta de Varginha.

1.4 O Edital na íntegra será publicado nos sites www.reisauditores.com.br, www.varginha.mg.gov.br e no Órgão Oficial do Município de Varginha.

1.5 Os meios oficiais de divulgação dos atos deste Concurso Público são: www.reisauditores.com.br, www.varginha.mg.gov.br, e o quadro de avisos da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha cabendo ao candidato informar-se sobre quaisquer retificações, resultados, julgamento de recursos e quaisquer outros atos ocorridos.

1.6 É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento das etapas deste Concurso Público através dos meios de divulgação acima citados.

1.7 Toda menção a horário neste Edital terá como referência o horário de Brasília.

1.8 Este Concurso Público será coordenado pela Comissão Especial do Concurso para Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público, instituída pela Portaria n˚ 8465/2010.

II - DO REGIME JURÍDICO E DO LOCAL DE TRABALHO

2.1 - O Regime Jurídico, no qual serão admitidos os candidatos aprovados e nomeados, será o Estatutário, regido pelo Estatuto dos Servidores - Lei 2.673/95 e suas alterações.

2.2 Local de Trabalho: FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha - Hospital Bom Pastor ou em outras dependências da Fundação na cidade de Varginha/MG.

2.3 Eventualmente poderá ser designado colaborador para treinamentos em outras unidades.

III - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado ou a quem for deferida a igualdade nas condições previstas no §1º do artigo 12 da Constituição Federal e do Decreto Federal nº 70.391/72 e 70.436/72;

3.2 - Estar ciente que deverá possuir, na data da posse, a qualificação mínima exigida para o cargo e as condições e documentação determinadas nos itens 9.15 e 9.16 deste Edital.

3.3 - Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

IV - DAS INSCRIÇÕES

4.1 - DISPOSIÇÕES INICIAIS:

4.1.1 As inscrições poderão ser feitas presencialmente no escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados, à Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG (sede da Microlins Varginha) ou via INTERNET, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br conforme itens 4.2 e 4.3. Não serão admitidas inscrições pelo Correio, Fax ou outra forma diferente da definida nos itens 4.2 e 4.3.

4.2. DA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

4.2.1 - LOCAL: Escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados, com endereço à Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG (sede da Microlins Varginha), Estado de Minas Gerais.

Período: 27/09/2010 à 27/10/2010.
Horário: 09:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00
*Exceto Sábados, Domingos e feriados.

4.2.2 DO REQUERIMENTO DA INSCRIÇÃO:

4.2.2.1 O candidato deverá informar ao atendente, o cargo optado bem como todos os dados para efetivação da inscrição.

4.2.2.2 O candidato ao conferir a ficha de inscrição, automaticamente, declara que preenche todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores do Concurso Público, bem como está ciente dos exigidos para a investidura no cargo escolhido.

4.2.2.3 Após efetivado o preenchimento e a finalização da inscrição, esta somente será validada após a constatação do pagamento do boleto bancário referente a taxa de inscrição emitido no ato da inscrição, até a data de 28/10/2010.

4.2.2.4 Para as inscrições presenciais, não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas no subitem 4.2.2.3.

4.3 - DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET:

a) Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço www.reisauditores.com.br, solicitada a partir das 09:00 horas do dia 27/09/2010 até às 23:59 horas do dia 27/10/2010 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até o dia 28/10/2010 através de "Boleto Bancário" em nome da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha - a ser emitido após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição no endereço www.reisauditores.com.br.

b) A inscrição efetuada via internet somente será validada após a constatação do pagamento do boleto bancário referente a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido por parte do banco.

c) Não serão considerados válidos pagamentos do boleto após o prazo do seu vencimento ou com valores divergentes.

d) A única forma de pagamento da taxa de inscrição é através de "Boleto Bancário".

e) É de responsabilidade exclusiva do candidato, observar os dias e horários da rede bancária credenciada, para o pagamento da taxa de inscrição.

f) Não serão acatadas inscrições cujo pagamento do valor da inscrição tenha sido efetuado em desacordo com as opções oferecidas no ato do preenchimento da inscrição via internet, seja qual for o motivo alegado.

g) A Reis & Reis Auditores Associados não se responsabiliza por inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados, salvo por culpa exclusiva da instituição organizadora, ou pelo descumprimento das instruções para inscrição via internet constante neste Edital.

4.4 - DA RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

4.4.1 Serão reservadas a pessoas com deficiência, 5% (cinco por cento) das vagas totais, ou que vierem a ser criadas, nos termos da Legislação Municipal existente, Estatuto do Servidor - Lei 2673/95, Lei Federal 7853/89 e Decreto Federal 3298/99, conforme indicado no ANEXO I, observada a exigência de compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do cargo, a ser aferida em perícia médica oficial, quando dos exames pré-admissionais.

4.4.1.1 Na hipótese de aplicação do percentual resultar em número fracionado igual ou superior a 0,5 (cinco décimos) a fração será arredondada para o primeiro número subsequente.

4.4.2 Caso haja convocação dos aprovados, a cada 1/20 de candidatos sem deficiência, o último será convocado oriundo da lista de candidatos com deficiência aprovados, independentemente de sua classificação geral, respeitando-se a ordem de classificação da lista dos candidatos aprovados com deficiência.

4.4.2.1 As vagas definidas no anexo I deste edital reservadas aos candidatos pessoas portadoras de deficiência que não forem preenchidas por falta de aprovados, por reprovação no concurso ou na avaliação multifuncional, serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem classificatória.

4.4.3 - LAUDO MÉDICO

4.4.3.1 A pessoa com deficiência que optar por inscrição presencial deverá anexar no ato da inscrição, Laudo Médico citado no subitem 4.4.3.7.

4.4.3.2 A pessoa com deficiência que optar por se inscrever via INTERNET, após efetuar a inscrição, deverá enviar Laudo Médico citado no subitem 4.4.3.7 por SEDEX para o escritório da Reis e Reis Auditores Associados à Rua da Bahia 1004 - Conjunto 904 - Centro - Belo Horizonte - MG, CEP 30160-011. A data limite para postagem do Laudo Médico é o dia 28/10/2010.

4.4.3.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato, observar os dias e horários de funcionamento dos Correios, para envio da documentação.

4.4.3.4 Considera-se pessoa com deficiência aquela que se enquadra nas categorias discriminadas no art.4º do decreto nº 3298/1999 e suas alterações.

4.4.3.5 O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de deficiência, e anexar o Laudo Médico conforme descrito no item 4.4.3.7.

4.4.3.6 Caso o candidato não realize a inscrição de acordo com o disposto, não será considerado como candidato portador de deficiência para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência mesmo que tenha assinalado tal opção no Formulário de Inscrição.

4.4.3.7 - No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Laudo médico, original e expedido no máximo há 90 (noventa) dias antes da data de início das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência aos códigos correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID , bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova. Ao laudo médico deverão ser anexadas as seguintes informações: nome completo, número do documento de identidade (RG), número do CPF, número de telefone, opção de cargo/especialidade/unidade de trabalho;

b) O candidato portador de deficiência, que necessitar condição especial para realização das provas, além de apresentar a documentação indicada na letra "a" desta cláusula, deverá apresentar solicitação, por escrito, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência no ato da inscrição, caso a inscrição seja presencial, e por SEDEX para o escritório da Reis e Reis Auditores Associados à Rua da Bahia 1004 - Conjunto 904 - Centro - Belo Horizonte - MG CEP 30160-011, caso a inscrição seja feita através da INTERNET. A data limite para postagem é o dia 28/10/2010.

4.4.4 O candidato pessoa portadora de deficiência que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes nessa cláusula 4.4, perderá o direito a concorrer à reserva de vagas referida na cláusula 4.4.1.

4.4.5 - Será divulgada através do site www.reisauditores.com.br, a relação dos candidatos que tiveram as suas inscrições e/ou pedido de tratamento diferenciado deferidos.

4.4.6 Quando da convocação para o exame pré-admissional, será eliminado da lista de portadores de deficiência o candidato cuja deficiência, assinalada no Formulário de Inscrição, não se confirme.

4.4.7 Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

4.4.8 Ao ser convocado, o candidato deverá submeter-se à Perícia Médica indicada pela FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha que terá a assistência de equipe multiprofissional, que confirmará de modo definitivo o enquadramento de sua situação como portador de deficiência e a compatibilidade com o cargo pretendido.

4.4.9 Será eliminado do Concurso Público o candidato cuja deficiência assinalada na ficha de inscrição seja incompatível com o cargo pretendido.

4.4.10 A análise dos aspectos relativos ao potencial de trabalho do candidato portador de deficiência obedecerá ao disposto no Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999, artigos 43 e 44.

4.4.10.1 A avaliação do potencial de trabalho do candidato portador de deficiência, frente às rotinas do emprego, será realizada pela FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha, através de equipe multiprofissional.

4.4.10.2 A equipe multiprofissional emitirá parecer observando: a) as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição; b) a natureza das atribuições e tarefas essenciais do emprego a desempenhar; c) a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas; d) a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize; e e) o CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

4.4.10.3 A equipe multiprofissional avaliará a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato também durante o estágio probatório.

4.4.10.4 A decisão final da equipe multiprofissional será soberana e irrecorrível.

4.4.11 As pessoas com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida de aprovação para todos os demais candidatos.

4.4.12 As pessoas com deficiência, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes divulgados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.

4.5 - DEFERIMENTO DOS REQUERIMENTOS DE INSCRIÇÃO

A partir das 09 horas do dia 08/11/2010 o candidato deverá conferir no site www.reisauditores.com.br e www.varginha.mg.gov.br, se fora deferido seu requerimento de inscrição. Caso haja qualquer irregularidade, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato, pelo telefone (31)3213-0060 para verificar o ocorrido, e solicitar a correção, se for o caso, ou enviar recurso via SEDEX para o escritório da Reis e Reis Auditores Associados à Rua da Bahia 1004 - Conjunto 904 - Centro - Belo Horizonte -MG CEP 30160-011, sendo a data limite para postagem o dia 12/11/2010.

4.6 OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES:

4.6.1 Não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado, exceto conforme previsto no item 4.8.

4.6.2 As solicitações de condições especiais para a realização da prova serão atendidas obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade e deverão ser solicitadas no ato da inscrição.

4.6.3 Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional.

4.6.4 Não serão recebidas inscrições por via postal, fac-símile ou condicional, sob qualquer pretexto, fora do prazo estabelecido ou que não atenda rigorosamente às disposições contidas neste edital.

4.6.5 Não serão aceitas inscrições contendo dados incompletos.

4.6.6 O candidato poderá concorrer a somente um cargo.

4.6.7 Será automaticamente cancelada a inscrição na hipótese de pagamento mediante cheque sem provisão de fundos, ou a não compensação do cheque por qualquer outro motivo e a que tempo for.

4.6.8 Os valores de inscrição pagos em desacordo com o estabelecido neste Edital não serão devolvidos.

4.6.9 Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de cargo, sob hipótese alguma, portanto, antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá verificar atentamente o código do cargo escolhido.

4.6.10 No dia da realização das provas, na hipótese de o nome do candidato não constar das listagens oficiais relativas aos locais de prova estabelecidos no Edital de Convocação, a Reis e Reis Auditores Associados procederá a inclusão do referido candidato, através de preenchimento de formulário específico mediante a apresentação do comprovante de inscrição.

4.6.10.1 A inclusão de que trata o item 4.6.10 será realizada de forma condicional e será confirmada pela Reis e Reis Auditores Associados, na fase de Julgamento das Provas Objetivas, com o intuito de se verificar a pertinência da referida inclusão.

4.6.10.2 Constatada a improcedência da inscrição de que trata o item 4.6.10, a mesma será cancelada, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

4.6.10.3 Serão de responsabilidade exclusiva do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A empresa Reis e Reis Auditores Associados não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e endereço incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

4.6.10.4 - A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, implicará no cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, após processo administrativo em que se garanta os princípios do contraditório e ampla defesa.

4.6.10.5 A qualquer tempo, após processo administrativo em que se garanta os princípios do contraditório e ampla defesa, poder-se-á, anular a inscrição, as provas, a nomeação e a posse dos candidatos, caso seja confirmada a falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

4.7 Não haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de não realização do Concurso Público por ordem da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha , que fará a devolução da quantia paga a título de inscrição, no prazo de 30 (trinta) dias úteis após o comunicado oficial de cancelamento disponibilizado no site www.reisauditores.com.br onde será divulgado os procedimentos para a solicitação da devolução do valor pago a título de inscrição no primeiro dia após o comunicado oficial de cancelamento.

4.8 - ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

Os candidatos que pretenderem a isenção da taxa de inscrição deverão requerê-la nos termos definidos a seguir:

4.8.1. O período para requisição de isenção de pagamento da taxa de inscrição são os dias 27 e 28/09/2010, de 13:00 às 17 horas.

4.8.2. Para a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá preencher e assinar o ANEXO VII do Edital 01/2010, requerimento próprio para inscrição com isenção, que será disponibilizado no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br, no qual irá firmar declaração de hipossuficiência e ao qual será anexada cópia autenticada em cartório dos documentos comprobatórios da renda própria e de todos os membros da família dos quais dependa economicamente, conforme estabelecido nos subitens 4.8.3. à 4.8.3.4 , devendo os mesmos, serem entregues pessoalmente no escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados, com endereço à Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG, no horário: 13:00 às 17:00 horas dos dias 27 e 28/09/2010.

4.8.3. Somente serão aceitos, como comprovantes de renda própria e dos membros da família dos quais dependa economicamente, os seguintes documentos:

4.8.3.1. No caso de empregados registrados: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho e comprovante de rendimentos correspondente ao mês de agosto/2010;

4.8.3.2. No caso de autônomos, além dos documentos constantes do item anterior, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho ou comprovante de rendimentos correspondente ao mês de agosto/2010; declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação de serviços e Recibo de Pagamento Autônomo (RPA);

4.8.3.3. No caso de desempregados, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho;comprovação de estar ou não recebendo o seguro desemprego.

4.8.3.4. Além dos documentos e cópias necessárias, à comprovação da renda própria e familiar, o candidato deverá anexar cópia autenticada em cartório do documento original dos seguintes itens:

a) Documento de identidade do requerente;

b) Documento de identidade ou certidão de nascimento de todos os componentes do grupo familiar a que pertença o requerente;

c) Cadastro de Pessoa Física (CPF) do requerente e dos componentes do grupo familiar que o possuam;

d) Comprovante de residência (conta atualizada de luz, de água ou de telefone fixo, contendo o mesmo endereço indicado pelo candidato no Pedido de Inscrição).

e) Declaração assinada com a composição da renda familiar (componentes com as respectivas rendas) caso não tenha, declaração assinada informando não ser dependente financeiramente de terceiros.

4.8.4. As informações prestadas no requerimento de inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, bem como a documentação comprobatória apresentada, serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo este, a qualquer momento, se comprovada a má fé, através de processo administrativo que garanta os princípios do contraditório e ampla defesa, ser eliminado do concurso público e responder por crime contra a fé pública, sem prejuízo de outras sanções legais.

4.8.5. Serão desconsiderados os pedidos de isenção de pagamento de taxa de inscrição a candidato que:

a) Omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) Deixar de preencher o pedido de inscrição, bem como o requerimento de isenção, disponibilizados na Internet;

c) Fraudar e/ou falsificar documentação;

d) Pleitear a isenção sem apresentar cópia e original dos documentos indicados neste Edital, mesmo que tenha preenchido o Pedido de Inscrição via internet;

e) Deixar de assinar ou entregar o requerimento e declaração indicados no ANEXO VII, do Edital 01/2010, devidamente preenchido, assinado, juntamente com a documentação comprobatória autenticada em cartório especificada e prazos definidos no subitem 4.8.2.

4.8.6. Expirado o prazo indicado no subitem 4.8.1 não será permitida a complementação da documentação apresentada.

4.8.7. Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento de inscrição via fac-símile ou via correio eletrônico.

4.8.8. Cada pedido de isenção e a respectiva documentação comprobatória de hipossuficiência econômica serão analisados e julgados pela empresa Reis e Reis Auditores Associados.

4.8.9. O candidato que apresentar pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição e, simultaneamente, pagar a taxa de inscrição, não terá o seu pedido de isenção analisado.

4.8.10. Não serão acatados pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos que não comprovem renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo, seja qual for o motivo alegado.

4.8.11. A documentação apresentada para fins de isenção do pagamento da taxa de inscrição valerá somente para este concurso público, não podendo ser devolvida ou dela ser fornecida cópia.

4.8.12. A relação dos candidatos com pedidos de isenção Deferidos será disponibilizada na internet, no endereço eletrônico: www.reisauditores.com.br no dia 13/10/2010 às 16:00 horas.

4.8.13. Os candidatos que tiverem a isenção deferida deverão proceder a inscrição no período e nos termos e prazos indicados nos subitens 4.2 ou 4.3, ficando isentos do pagamento da taxa de inscrição.

4.8.14 Somente o deferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição não efetiva a inscrição, o candidato deverá proceder a inscrição conforme item 4.2 ou 4.3.

4.8.15. Indeferida a isenção da taxa de inscrição e permanecendo o interesse, o candidato poderá inscrever-se nos termos e prazos indicados nos subitem 4.2 e 4.3, com pagamento da respectiva taxa de inscrição.

V - DAS PROVAS

O concurso público será composto por Prova Objetiva de Múltipla Escolha de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos.

5.1 A Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório será aplicada para todos os cargos e terá duração máxima de 4 (quatro) horas, nesta incluído o tempo para distribuição e orientações sobre as provas e o preenchimento da Folha de Respostas.

5.1.1 As provas objetivas consistirão de 50 (cinquenta) questões, com 04 (quatro) opções, de "A" a "D", e uma única resposta correta. Cada questão será valorizada em 2 (dois) pontos, totalizando 100 (cem) pontos.

5.1.2 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

5.1.3 Os tipos de provas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos são os dispostos no ANEXO II do presente Edital.

5.1.4 A classificação geral dos candidatos será feita pela soma algébrica dos pontos obtidos em cada prova.

5.1.5 No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade de prova trocada, ou seja, lhe for entregue prova de outro cargo, ou anormalidade gráfica, relacionada ao tipo de prova a que se submeteria perante o cargo escolhido, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala, que, consultará a coordenação do Concurso, que proporá a solução imediata e registrará ocorrência para posterior análise da banca examinadora.

5.1.6 Sempre que o candidato observar qualquer anormalidade na prova, como as descritas no item 5.1.5, deverá manifestar-se no momento da prova, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

5.1.7 O Programa de Prova para as questões de múltipla escolha é o apresentado no anexo V ao presente edital.

5.2. A Prova de Títulos por Cursos, de caráter classificatório, terá seus pontos computados apenas aos candidatos aprovados nas Provas Objetiva de Múltipla Escolha e será valorizada em até 07 (sete) pontos. Serão desconsiderados os pontos que excederem a este limite, obedecendo ao critério de pontuação estabelecido a seguir:

5.2.1 Dos Cursos

Descrição

Pontos

Certificado e/ou Declaração de Conclusão de curso de Especialização Latu Sensu, em nível de Pós-Graduação, referente à especialidade a que concorre, com carga horária mínima de 360 horas.

01 (um) ponto por Certificado.

Curso de Mestrado "Strictu Sensu"

02 (dois) pontos por Certificado.

Curso de Doutorado "Strictu Sensu"

04 (quatro) pontos por Certificado.

a) Serão pontuados até o máximo de 01 (hum) certificado para cada um dos títulos descritos no quadro acima e somente serão considerados os cursos que têm relação direta com o cargo optado pelo candidato e que tenham sido expedidos por instituição de ensino credenciado pelo MEC.

b) O Curso de Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado, será considerado desde que concluído e que mencione no respectivo certificado/ certidão a carga horária correspondente. Os títulos sem conteúdo e/ou sem carga horária não serão validados.

c) Os Títulos referentes a Cursos deverão ser apresentados em fotocópia simples, acompanhadas dos originais para conferência, ou fotocópia autenticada em cartório (se enviados via SEDEX).

d) Não serão considerados títulos de curso ainda em andamento, ou seja, o mesmo deverá estar concluído até a data de protocolo definida no edital.

e) Não serão aceitos títulos de matérias isoladas dentro de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou cursos ainda sem conclusão final.

f) Os documentos em Língua Estrangeira, de cursos realizados, somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa.

g) Não serão pontuados títulos em decorrência de conclusão de graduação e relativos a quaisquer serviços prestados, remunerados ou não, inclusive tempo de serviço público ou privado, estágios ou monitorias, bem como participação em cursos, simpósios, congressos, etc, como docente, palestrante ou organizador.

h) A graduação exigida pelo cargo não será considerada pontuada;

i) Será vedada, após entrega dos certificados, qualquer substituição, inclusão ou complementação;

j) Será vedada, após entrega dos certificados, qualquer substituição, inclusão ou complementação;

k) Os títulos deverão ser protocolados pelos candidatos aprovados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha no escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados, à Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG (sede da Microlins), no período 15/12/2010 à 16/12/2010 ou enviados via SEDEX para o Escritório de Reis e Reis Auditores Associados, à Rua da Bahia 1004, conj. 904 - Centro - Belo Horizonte - MG - CEP. 30160-011, sendo o dia 16/12/2010 a data limite da postagem.

1) Os títulos deverão ser entregues juntamente com o ANEXO VIII preenchido e assinado em envelope contendo externamente em sua face frontal o nome do Concurso Público, o cargo e os dados do candidato (nome e nº de inscrição).

m) Somente serão aceitos e avaliados os títulos entregues no prazo estabelecido.

n) Os documentos entregues como Títulos não serão devolvidos aos candidatos, em hipótese alguma.

o) Os títulos entregues em desacordo com o estabelecido não serão pontuados.

p) A Avaliação dos títulos será feita pela Reis e Reis Auditores Associados.

VI - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 As Provas Objetivas de Múltipla Escolha deverão ser realizadas no dia 28/11/2010, no município de Varginha/MG, em locais a serem divulgados no dia 18/11/2010, no site www.reisauditores.com.br e www.varginha.mg.gov.br.

6.1.1 O candidato deverá imprimir o comprovante definitivo com o local de provas no site www.reisauditores.com.br a partir das 16 horas do dia 18/11/2010.

6.2 O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas objetivas de múltipla escolha, com no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, portando documento de identidade original e caneta esferográfica azul ou preta, e só poderá ausentar-se do recinto de provas, depois de decorridos 60 (sessenta) minutos do início das mesmas.

6.3 As provas objetivas de múltipla escolha terão duração total de 04 (quatro) horas, nesta incluído o tempo para distribuição e orientações sobre as provas e o preenchimento da Folha de Respostas.

6.3.1 Não haverá na sala de provas, marcador de tempo individual, uma vez que o tempo de início e término da prova será determinado pelo coordenador do local de provas, dando tratamento isonômico a todos os candidatos presentes.

6.4 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no local, data e horário determinado, com todos os custos sob sua responsabilidade.

6.5 O ingresso do candidato na sala onde se realizarão as provas objetivas só será permitido no horário estabelecido, mediante a apresentação do Documento de Identidade Oficial (original), preferencialmente o usado na inscrição.

6.6 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc); Passaporte; Certificado de Reservista; Carteiras Funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo com foto).

6.7 O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura. Não serão aceitos como documentos de identificação: CPF (CIC), certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo, sem foto), carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, nem cópias de documentos de identificação, ainda que autenticados, ou protocolos de entrega de documentos.

6.8 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência policial com data de no máximo 30 dias antes da data de realização das provas, bem como outro documento que o identifique. Nesta ocasião será submetido a identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio de ocorrências.

6.8.1 A identificação especial poderá será exigida do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador.

6.9 O candidato que não apresentar documento de identidade oficial original, na forma definida no subitem 6.6 e 6.7 deste Edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Concurso Público.

6.10 Não serão realizadas provas fora do local, cidade, data e horário determinado, salvo por motivo de força maior.

6.11 Será excluído deste Concurso Público o candidato que: faltar, chegar atrasado à prova, ou que, durante a sua realização, for surpreendido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito ou através de equipamentos eletrônicos, ou, ainda, que venha a tumultuar a realização das provas, podendo responder legalmente pelos atos ilícitos praticados.

6.12 Não será permitido ao candidato permanecer no local das provas objetivas com aparelhos eletrônicos ligados (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador etc.). Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, o mesmo deverá estar desligado e debaixo da carteira. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tal ato como tentativa de fraude.

6.13 É expressamente proibido ao candidato permanecer com armas no local de realização das provas, ainda que detenha o porte legal de arma, sob pena de sua desclassificação.

6.14 Não será permitida, durante a realização das provas objetivas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras ou similares, anotações, impressos, livros ou qualquer outro material de consulta.

6.15 Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões ou fora dos locais predeterminados, salvo por decisão justificada da Comissão e da Coordenação do Concurso Público.

6.16 O candidato não poderá ausentar-se da sala de realização das provas, sem acompanhamento de fiscal, após o início da prova.

6.17 O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, seu caderno de provas, exceto para os candidatos que permanecerem em sala até 30 minutos antes do horário previsto de encerramento.

6.17.1 A prova não será divulgada na internet, a única forma de ter acesso ao caderno de provas é a descrita no item 6.17.

6.18 O candidato poderá anotar suas respostas, na folha padrão de rascunho entregue pelo fiscal de sala, qualquer outro tipo de folha, poderá ser considerada tentativa de fraude e o candidato se sujeitará às penalidades cabíveis.

6.19 Não haverá segunda chamada para as provas. O não comparecimento a quaisquer das provas resultará na eliminação automática do candidato.

6.20 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em virtude de afastamento de candidato da sala de provas.

6.21 As provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico de leitura ótica.

6.22 As respostas das provas objetivas deverão ser transcritas a caneta esferográfica de tinta azul ou preta para a Folha de Respostas, que é o único documento válido para correção eletrônica. Não haverá substituição da Folha de Respostas, exceto por ocorrência de responsabilidade exclusiva da administração ou da organização do Concurso, sendo da responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legível e não será pontuada a resposta que contiver mais de uma ou nenhuma alternativa assinalada, que contiver emenda ou rasura ou que não tenha sido assinalada com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

6.22.1 Será atribuída nota ZERO às questões da prova objetiva que contenham mais de uma resposta assinalada, emendas e/ou rasuras, às questões que não forem transcritas do caderno de provas para a folha de resposta, bem como aquelas que não forem assinaladas com caneta esferográfica azul ou preta.

6.22.2 A não assinatura por parte do candidato na Folha de Respostas (gabarito) implicará na sua eliminação automática.

6.23 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou aos critérios de avaliação e classificação.

6.24 A candidata que tiver necessidade de amamentar a criança durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. A amamentação se dará nos momentos que se fizer necessária, acompanhada de um fiscal e não será dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo de provas utilizado com a amamentação. A candidata nesta condição que não levar acompanhante, não realizará as provas.

6.25 Terá suas provas anuladas o candidato que, durante a realização de qualquer uma das provas:

6.25.1 usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

6.25.2 for surpreendido dando e/ou recebendo de outro candidato auxílio para a execução de quaisquer das provas;

6.25.3 utilizar-se de régua de cálculo, livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos, telefone celular, gravador, receptor e/ou pagers e/ou comunicar-se com outro candidato;

6.25.3.1 permanecer com o celular ligado dentro de sala.

6.25.4 faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com candidatos;

6.25.5 recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização.

6.25.6 afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal, ou antes do tempo mínimo de permanência estabelecido no item 6.2;

6.25.7 ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas e/ou caderno de questões exceto para os casos indicados no item 6.17;

6.25.8 descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou neste Edital;

6.25.9 perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

6.25.10 utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos, para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso Público;

6.25.11 fizer, em qualquer momento, declaração falsa ou inexata.

6.25.12 permanecer no local da prova objetiva com vestimenta inadequada (trajando somente vestes de banho, sem camisa, com boné, chapéu, touca, gorro, óculos escuro, etc.), caracterizando-se tentativa de fraude.

6.25.13 Se, a qualquer tempo, for constatado por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, administrativa ou judicial, ter o candidato utilizado processos ilícitos.

6.26 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim no ato da inscrição. Nesse caso, se deferido o seu pedido, o candidato será acompanhado por um fiscal devidamente treinado pela coordenação do Concurso Público.

6.27 A ocorrência de fato ou situação que dificulte ou impossibilite a realização das provas no dia, local e horário estabelecido, a organização do concurso reserva-se o direito de adiar o evento, efetuando a comunicação dessa decisão por meio de jornal de grande circulação no município e/ou por outros meios necessários, incluindo os meios oficiais que são os sites www.reisauditores.com.br e www.varginha.mg.gov.br.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1 A classificação final dos candidatos será ordenada por cargo, em ordem decrescente, de acordo com o total de pontos obtidos no somatório das provas Objetivas de Múltipla Escolha e Provas de Títulos.

7.2 Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada a preferência, para efeito de classificação, e sucessivamente, ao candidato que:

7.2.1- Tiver idade de 60 (sessenta) anos ou mais, nos termos do Parágrafo único do Art.27 da Lei Federal 10741/2003, na data do resultado.

7.2.2- Obtiver o maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Específicos;

7.2.3- Obtiver o maior número de pontos na Prova de Português;

7.2.4- Obtiver o maior número de pontos na Prova de Matemática, se houver;

7.2.5- Obtiver o maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades, se houver;

7.2.6- Tiver mais idade.

7.3 Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, o desempate se dará através de sorteio, com critérios a serem divulgados.

7.4 O Resultado Final do Concurso Público será publicado no site www.reisauditores.com.br.

7.4.1 Não haverá divulgação da relação de candidatos reprovados do Resultado Final.

VIII - DOS RECURSOS

8.1 Caberá interposição de recursos devidamente fundamentados, perante a Comissão para Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir e inclusive da data de publicação do objeto de recurso contra:

a) Disposições do Edital;

b) Contra o resultado da análise do atestado médico solicitando participação como Portador de Deficiência;

c) As inscrições;

d) Questões das Provas e Gabarito oficial;

e) Resultados das Provas, desde que se refira a erros de cálculo das notas.

8.2 Os recursos deverão ser apresentados, nos prazos previstos no Anexo III, pessoalmente pelo candidato no escritório de representação da Reis & Reis Auditores Associados (sede da Microlins em Varginha/MG) à Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG ou através de SEDEX para o endereço da sede em Belo Horizonte/MG, à Rua da Bahia, 1004 - conj. 904 - Centro, CEP 30160-011, sendo a data de postagem dentro do prazo para recurso previsto no Anexo III. Os recursos deverão ser, obrigatoriamente:

a) Datilografado ou digitado em original;

b) Ser exclusivo, apresentando-se um para cada questão recorrida, obedecendo ao modelo constante do anexo IV deste edital;

c) Conter indicação do número da questão, da prova e anexar cópia da bibliografia mencionada;

d) Ter capa constando o nome, número de inscrição e assinatura do candidato.

8.2.1 Quanto aos recursos de questões da prova e gabarito oficial, deverá ser elaborado um recurso para cada questão, sob pena de sua desconsideração.

8.2.2 Os recursos devem ser apresentados com fundamentação lógica e consistente, mencionando a bibliografia consultada e com respectiva cópia do material bibliográfico utilizado.

8.3 Não serão aceitos recursos enviados por fac-símile, e-mail ou qualquer outro meio que não o previsto neste Edital.

8.4 Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.

8.5 O prazo para interposição de recursos é preclusivo e comum a todos os candidatos.

8.6 Após o julgamento dos recursos sobre gabaritos e questões objetivas, a anulação de qualquer questão do certame, seja por recurso administrativo ou por decisão judicial, resultará em benefício de todos os candidatos, ainda que estes não tenham recorrido ou ingressado em juízo, e eventuais alterações no gabarito preliminar serão divulgadas;

8.7 Os pareceres contendo a decisão relativa ao recurso estará à disposição do candidato recorrente, nas datas determinadas no Cronograma de Concurso Público até a data de homologação. Sendo que os resultados dos recursos serão divulgados no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br

8.8 Para contagem do prazo de interposição de recursos, incluir-se-á o dia da publicação e o dia do vencimento.

8.9 A Comissão para Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público, devidamente assessorada pela Reis e Reis Auditores Associados, é a última instância para recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Toda informação referente à realização do Concurso Público será fornecida pela Reis & Reis Auditores Associados através da Comissão para Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público.

9.2 O prazo de validade do presente Concurso Público é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha.

9.2.1 Todo material referente ao Concurso Público ficará disponível na sede da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha no período mínimo de 04 (quatro) anos.

9.3 Ao entrar em exercício, o candidato ficará sujeito ao cumprimento do estágio probatório de 03 (três) anos. Neste período a administração técnica da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha avaliará a eficiência e capacidade profissional do candidato aprovado, mediante processo formal de avaliação de desempenho, de responsabilidade da chefia imediata. Em caso de não aprovação do candidato, seu contrato de trabalho poderá ser rescindido e será convocado o próximo candidato, na ordem de classificação dos candidatos aprovados no presente Concurso Público.

9.4 A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital e Leis em vigor.

9.4.1. A inexatidão das afirmativas, irregularidades nos documentos ou não comprovação de atendimento a todos os requisitos e condições estabelecidas neste Edital, mesmo que verificados após homologação das inscrições e, em especial, por ocasião da posse, acarretará nulidade da inscrição e eliminação do candidato do Concurso Público.

9.4.2. Sem prejuízo das sanções criminais cabíveis, a qualquer tempo, o Presidente da Fundação poderá anular a inscrição, prova ou admissão do candidato, desde que sejam verificadas falsidades ou irregularidades provadas.

9.5 O candidato poderá ter acesso às Leis Municipais que regem este certame no site www.varginha.mg.gov.br.

9.6 A FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha e a REIS E REIS AUDITORES ASSOCIADOS não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Concurso Público.

9.6.1 Por razões de ordem técnica e de segurança a Reis e Reis Auditores Associados não fornecerá exemplares de provas relativas a concursos anteriores.

9.7 O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha, durante o prazo de validade do Concurso Público, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso esta não seja possível, por falta da citada atualização.

9.8 A aprovação no Concurso Público assegura direito à nomeação até o número de vagas previstas para cada cargo, e esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, o prazo de validade do concurso e limites de vagas existentes, bem como às que vierem a vagar ou que forem criadas posteriormente. Isto vale dizer que a administração poderá nomear candidatos aprovados além das vagas previstas no anexo I, obedecendo sempre à ordem final de classificação.

9.8.1 Para nomeação dos candidatos aprovados, a Fundação observará a disponibilidade orçamentária e financeira, bem como a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).

9.8.2. Enquanto houver candidato aprovado e classificado e não convocado para investidura em determinado cargo público, não se publicará Edital de Concurso Público para seu provimento, salvo quando esgotado o prazo de validade do Concurso que habilitou o candidato.

9.9 O candidato aprovado, quando convocado, terá o prazo máximo de 03 (três) dias da publicação da portaria de nomeação para se apresentar à FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha - em sua sede na cidade de Varginha, caso não se apresente perderá o direito à vaga.

9.10 Quando a apresentação não acontecer ou o candidato se recusar ao preenchimento da vaga para qual se inscreveu, não receberá outro convite dessa natureza, sendo convocado em seu lugar o próximo candidato da lista de classificação.

9.11 - O candidato convocado deverá assumir suas atividades em dia, hora e local definido pela FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha - MG, sendo que somente após esta data, ser-lhe-á garantido o direito à remuneração.

9.12 No ato da apresentação o candidato não poderá estar incompatibilizado para a investidura no cargo.

9.13 Os candidatos nomeados na Fundação estarão sujeitos ao que dispõe o artigo 41 da Constituição Federal.

9.14 Por ocasião da nomeação, o candidato, sob as penas da Lei, deverá declarar:

a) não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com o serviço público;

b) não ser aposentado por invalidez nem estar com idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 anos;

9.14.1 Por ocasião da nomeação, serão exigidos dos candidatos classificados os documentos relativos à confirmação das condições estabelecidas no item 9.16, sendo que a não-apresentação de quaisquer deles importará na exclusão do candidato da lista de classificados.

9.14.2 Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos.

9.14.3 É facultado à FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha, exigir dos candidatos, na nomeação, além da documentação prevista neste Edital, outros documentos comprobatórios de bons antecedentes que julgar necessário.

9.15 Na nomeação, o candidato será submetido à exame médico admissional, de CARÁTER ELIMINATÓRIO, que incluirá avaliação médica, odontológica e psicológica, conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 4302 de 05 de Julho de 2007, ou outro que vier a substituí-lo, de forma a aferir que o candidato encontra-se apto para o cargo, através de laudo médico realizado pela equipe multidisciplinar do SESMT - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.

9.15.1 Os candidatos Portadores de Necessidades Especiais serão submetidos à avaliação, perante uma junta médica oficial que fornecerá o laudo comprobatório de sua capacidade para o exercício das funções inerentes ao cargo no qual venha a ser investido.

9.16 Se aprovado e nomeado, o candidato, por ocasião da posse, deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, cópia dos seguintes, bem como os originais para conferência e autenticação pelo Departamento de Recursos Humanos da Fundação.

a) Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições;

b) quitação com o serviço militar (reservista);

c) CPF, Carteira de identidade e idade mínima de 18 anos na data da posse;

d) diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado no órgão competente, autorizado pelo MEC, do curso ou especialização correspondente à escolaridade exigida no Anexo I, para o cargo pretendido ao provimento;

e) duas fotos 3x4, recente;

f) inscrição no PIS/PASEP, se houver;

g) certidão de nascimento ou casamento;

h) certidão de nascimento dos filhos, se houver;

i) cartão de vacinação dos filhos menores;

j) comprovante de residência atual;

k) declaração de que não possui antecedentes criminais, salvo se cumprida a pena;

l) comprovação de encontrar-se registrado junto ao Conselho Regional de sua categoria profissional;

m) no ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio;

n) declaração de que não ocupa outro cargo público e remunerado, exceto os acúmulos permitidos pela lei, laudo médico oficial e demais documentos necessários e que forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

9.16.1 A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados neste subitem impedirá a contratação do candidato.

9.17. A Fundação Hospitalar do Município de Varginha somente fornecerá "vale transporte" aos seus servidores dentro de seu município.

9.17.1. A FHOMUV e a Reis e Reis Auditores Associados eximem-se das despesas com viagem e estadia dos candidatos para prestar as provas do concurso.

9.18. Constitui óbice à participação neste certame, o candidato que possua com qualquer membro do quadro societário da empresa contratada, a relação de parentesco definida e prevista nos Artigos 1591 a 1595 do Código Civil, valorizando-se assim os princípios de moralidade e impessoalidade que devem nortear a administração pública. Constatada a tempo, será a inscrição indeferida pelo Presidente da Fundação e, posterior à homologação, será o candidato eliminado do Concurso Público, sem prejuízo de responsabilidade civil, penal e administrativa.

9.19. A organização, aplicação e correção das provas ficarão a cargo da Reis e Reis Auditores Associados, registrada no Conselho Regional de Administração do Estado de Minas Gerais sob o n˚ 2921.

9.20. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão para Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha, em conjunto com a empresa responsável pela realização do Concurso Público.

9.21. Também integram este Edital de Concurso Público os anexos:

a) Anexo I: Cargos, Vagas, Qualificação Mínima, Jornada de Trabalho, Vencimento inicial e taxa de inscrição;

b) Anexo II: Cargos, Provas, Número de Questões e valor das questões;

c) Anexo III: Cronograma

d) Anexo IV: Modelo de Formulário para Recurso;

e) Anexo V: Programa de Prova Objetiva de Múltipla Escolha;

f) Anexo VI: Atribuições dos Cargos.

g) Anexo VII: Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição;

h) Anexo VIII: Modelo de protocolo Prova Títulos

9.22 Todas as publicações referentes ao Concurso Público estarão disponíveis na Internet, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br.

9.23 Caberá ao Prefeito Municipal de Varginha a homologação do resultado final.

Varginha, 29 de julho de 2010.

Fausto Geraldeli Carvalho
Presidente da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha

Eduardo Antônio Carvalho
Prefeito Municipal de Varginha

ANEXO I

CARGOS, VAGAS, QUALIFICAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA, JORNADA DE TRABALHO, VENCIMENTO INICIAL E TAXA DE INSCRIÇÃO.

Código do Cargo

Cargo

V
a
g
as

Vagas Pessoas com defici- ência

Venci- mento Inicial (R$)

Carga Horária/ dia

Qualificação Mínima

Taxa de Inscrição (R$)

01

DOSIMETRISTA (EF-10)

01

-

980,26

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

35,00

02

MÉDICO DO TRABALHO (EF-18)

01

-

2.077,90

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

03

MÉDICO INFECTOLOGISTA (EF-19)

01

-

2.247,30

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM INFECTOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

04

TÉCNICO DE LABORATÓRIO (EF-6)

01

-

886,90

08 h/d

ENSINO MÉDIO COMPLETO COM CURSO TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

35,00

05

TÉCNICO DE INFORMÁTICA (EF-6)

01

-

886,90

08 h/d

ENSINO MÉDIO COMPLETO COM CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA

35,00

06

TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA (EF-6)

01

-

886,90

08 h/d

ENSINO MÉDIO COMPLETO COM CURSO TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

35,00

07

TNS- FÍSICO (EF-17)

01

-

4.049,39

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO COM TÍTULO DE ESPECIALISTA EM FÍSICA MÉDICA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

08

TNS - MÉDICO ANATOMOPATOLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM ANATOMOPATOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

09

TNS - MÉDICO ANESTESIOLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

10

TNS - MÉDICO CARDIOVASCULAR (EF-15)

01

-

3.407,55

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM ANGIOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

11

TNS - MÉDICO CIRURGIÃO CABEÇA E PESCOÇO (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

12

TNS - MÉDICO CIRURGIÃO GERAL (EF-15)

01

-

3.407,55

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA GERAL + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

13

TNS - MÉDICO CIRURGIÃO PLÁSTICO (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA PLÁSTICA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

14

TNS - MÉDICO CIRURGIÃO TORÁCICO (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA TORÁCICA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

15

TNS - MÉDICO CLÍNICO GERAL /PAD (EF-17)

01

-

4.049,39

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

16

TNS - MÉDICO ESPECIALISTA CIRURGIÃO ONCOLOGISTA (EF-17)

01

-

4.049,39

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA ONCOLÓGICA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

17

TNS - MÉDICO ESPECIALISTA ONCOLOGISTA CLÍNICO (EF-17)

01

-

4.049,39

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ONCOLOGIA CLÍNICA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

18

TNS - MÉDICO ESPECIALISTA RADIOTERAPEUTA (EF-17)

01

-

4.049,39

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM TÍTULO DE ESPECIALISTA EM RADIOTERAPIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

19

TNS - MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM GASTROENTEROLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

20

TNS - MÉDICO HEMATOLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

21

TNS - MÉDICO NUTRÓLOGO (EF-15)

01

-

3.407,55

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM NUTROLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

22

TNS - MÉDICO IMAGINOLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM IMAGINOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

23

TNS - MÉDICO MASTOLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM MASTOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

24

TNS - MÉDICO NEFROLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM NEFROLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

25

TNS - MÉDICO NEUROLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

26

TNS - MÉDICO ONCOLOGISTA CLÍNICO (EF-15)

01

-

3.407,55

08 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM ONCOLOGIA CLÍNICA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

27

TNS - MÉDICO ORTOPEDISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM ORTOPEDIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

28

TNS - MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGO- LOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

29

TNS - MÉDICO PLANTONISTA CTI (EF-24)

04

01

2.261,59

68 h/m (04 plantões)

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM CTI + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

30

TNS - MÉDICO PLANTONISTA INTERNISTA (EF-23)

03

01

2.081,30

68 h/m (04 plantões)

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA ACLS + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

85,00

31

TNS - MÉDICO PROCTOLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM PROCTOLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

32

TNS - MÉDICO UROLOGISTA (EF-15)

01

-

1.703,77

04 h/d

ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM MEDICINA COM ESPECIALIZAÇÃO EM UROLOGIA + REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE

75,00

 

TOTAL DE VAGAS

36

02

 

 

TOTAL GERAL

38

ANEXO II

CARGOS, PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES

Cargos

Provas

Nº de Questões

Valor de cada Questão

 

Denominação do Cargo

MÉDIO

- Técnico de Laboratório
- Técnico de Informática
- Técnico em Patologia Clínica

Português

10

02

Matemática

10

02

Específica (Ensino Médio/Técnico Completo)

30

02

SUPERIOR

- Dosimetrista
- Médico do Trabalho
- Médico Infectologista
- TNS - Físico
- TNS - Médico Anatomopatologista
- TNS - Médico Anestesiologista
- TNS - Médico Cardiovascular
- TNS - Médico Cirurgião Cabeça e Pescoço
- TNS - Médico Cirurgião Geral
- TNS - Médico Cirurgião Plástico
- TNS - Médico Cirurgião Torácico
- TNS - Médico Clínico Geral /PAD
- TNS - Médico Especialista Cirurgião Oncologista
- TNS - Médico Especialista Oncologista Clínico
- TNS - Médico Especialista Radioterapeuta
- TNS - Médico Gastroenterologista
- TNS - Médico Hematologista
- TNS - Médico Nutrólogo
- TNS - Médico Imaginologista
- TNS - Médico Mastologista
- TNS - Médico Nefrologista
- TNS - Médico Neurologista
- TNS - Médico Oncologista Clínico
- TNS - Médico Ortopedista
- TNS - Médico Otorrinolaringologista
- TNS - Médico Plantonista CTI
- TNS - Médico Plantonista Internista
- TNS - Médico Proctologista
- TNS - Médico Urologista

Português

10

02

Conhecimentos Gerais e Atualidades

10

02

Específica (Ensino Superior Completo)

30

02

ANEXO III - CRONOGRAMA DE CONCURSO

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

29/07/2010

-

Publicação de Extrato do Edital

Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Órgão Oficial do Município de Varginha e Jornal Gazeta de Varginha.

29/07/2010

08:00 h

Publicação da íntegra do Edital

Quadro de avisos da FHOMUV,
www.reisauditores.com.br
e www.varginha.mg.gov.br

29/07/2010

-

Publicação da íntegra do Edital

Órgão Oficial do Município de Varginha

27/09/2010 e 28/09/2010

13:00 às 17:00

Período para requisição de isenção da taxa de inscrição

Escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados (sede da Microlins em Varginha).
Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG.

13/10/2010

16:00 h

Divulgação da lista de pedidos de isenção deferidos

Quadro de avisos da FHOMUV,
www.reisauditores.com.br
e www.varginha.mg.gov.br

27/09/2010 à 27/10/2010

09:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00

Período de Inscrições Presenciais

Escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados (sede da Microlins em Varginha).
Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG. (exceto sábados, domingos e feriados)

27/09/2010 à 27/10/2010

Início dia 27/09 às 09:00 horas

Período de Inscrições VIA INTERNET

www.reisauditores.com.br
(Pagamento do Boleto Bancário até 28/10/2010)

08/11/2010

09:00h

Divulgação da relação de inscrições

Quadro de avisos da FHOMUV,
www.reisauditores.com.br
e www.varginha.mg.gov.br

08/11/2010 a 12/11/2010

09:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00

Prazo para protocolo de recurso sobre as inscrições

Escritório de representação da Reis e Reis Auditores
Associados (sede da Microlins em Varginha). Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG.
Ou via SEDEX para o endereço da sede da Reis e Reis Auditores Associados, à Rua da Bahia, 1004 - conj. 904 - Centro - Belo Horizonte/MG - CEP: 30160-011.

17/11/2010

16:00h

Julgamento recursos sobre as inscrições

www.reisauditores.com.br

18/11/2010

16:00h

Divulgação da Planilha indicando o local e horário de realização das Provas Objetivas de Múltipla Escolha e disponibilização de link para impressão do comprovante definitivo .

Quadro de avisos da FHOMUV, www.reisauditores.com.br
e www.varginha.mg.gov.br

28/11/2010

-

Realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

Local e horário de realização: a divulgar

29/11/2010

09:00h

Divulgação dos gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

Quadro de avisos da FHOMUV,
www.reisauditores.com.br
e www.varginha.mg.gov.br

29/11/2010 a 03/12/2010

09:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00,

Prazo para protocolo de recurso sobre os gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

Escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados (sede da Microlins em Varginha). Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG.
Ou via SEDEX para o endereço da sede da Reis e Reis Auditores Associados, à Rua da Bahia, 1004 - conj. 904 - Centro - Belo Horizonte/MG - CEP: 30160-011.

14/12/2010

16:00h

Disponibilização do julgamento dos recursos sobre gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Convocação dos aprovados para prova de títulos (nível superior)

www.reisauditores.com.br

15/12/2010 e 16/12/2010

09:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00

Prazo para protocolo de Títulos ou envio via SEDEX

Escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados (sede da Microlins em Varginha). Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG.
Ou via SEDEX para o endereço da sede da Reis e Reis Auditores Associados, à Rua da Bahia, 1004 - conj. 904 - Centro - Belo Horizonte/MG - CEP: 30160-011.

27/12/2010

09:00h

Divulgação do resultado Geral

Quadro de avisos da FHOMUV,
www.reisauditores.com.br
e www.varginha.mg.gov.br

27/12/2010 a 31/12/2010

09:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00, exceto 31/12 que será de 09:00 às 11:00

Prazo para recurso sobre o Resultado Geral

Escritório de representação da Reis e Reis Auditores Associados (sede da Microlins em Varginha). Av. Rui Barbosa, 200 - Centro - Varginha/MG.
Ou via SEDEX para o endereço da sede da Reis e Reis Auditores Associados, à Rua da Bahia, 1004 - conj. 904 - Centro - Belo Horizonte/MG - CEP: 30160-011.

11/01/2011

16:00h

Julgamento dos recursos resultado Geral

www.reisauditores.com.br

11/01/2011

16:00h

Divulgação do Resultado Final Definitivo apto à homologação

Quadro de avisos da FHOMUV,
www.reisauditores.com.br
e www.varginha.mg.gov.br

ANEXO IV

MODELO DE FORMULÁRIO PARA RECURSO

(UM RECURSO POR FOLHA)

____________, ___ de ___________ de 2010.

À

Comissão Especial do Concurso Público

FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha

Ref: Recurso Administrativo - Concurso Público Edital nº 01/2010.

[_] Edital

[_] Inscrições.

[_] Gabarito Oficial - Revisão de Questões da Prova.

[_] Resultado Geral - Classificação

[_] Outras Fases do Concurso Público

*Preencher no caso de recurso sobre questões da prova

CARGO:__________________________________________ PROVA:________________________________

QUESTÃO:_______________________________________________________________________________

RESPOSTA GABARITO:__________________ RESPOSTA CANDIDATO:___________________________

Prezados Senhores,

Eu, __________________________________________________________ , candidato (a) ao cargo de ___________________________ , CI nº __________________________ , inscrito sob o nº __________ , no Concurso Público acima mencionado, venho através deste, solicitar:
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

Atenciosamente,

_________________
(assinatura candidato)

Protocolo

*A ser preenchido pela Reis e Reis Auditores Associados.

*RESPOSTA BANCA EXAMINADORA: ______________________________________________________

[_] DEFERIDO [_] INDEFERIDO

OBSERVAÇÃO:___________________________________________________________________________

ANEXO V

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

1- CARGOS - Nível: Ensino Médio Completo

TÉCNICO DE LABORATÓRIO, TÉCNICO DE INFORMÁTICA; TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA

LÍNGUA PORTUGUESA PARA TODOS OS CARGOS: Leitura e interpretação de texto. Noções gerais de gramática. Fonologia - ortografia - acentuação gráfica - estrutura e formação de palavras - verbos: tempo, modo, emprego - substantivos: classificação e emprego - flexão de gênero, número e grau, formação e análise - artigo - adjetivo: conceito, classificação correspondência e locuções adjetivas, flexões - advérbios: classificação, flexão, grau - Pronomes: conceito, classificação - estudo dos numerais - preposição - conjunções - interjeições - Sintaxe: frase, oração, período - pontuação - tipos de frases - complementos verbais e nominais - vozes verbais - orações subordinadas - orações coordenadas - concordância verbal e nominal - regência verbal e nominal - Problemas gerais da língua culta: grafia de palavras e expressões - crase - Derivação prefixal e sufixal - Recursos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos.

Indicações Bibliográficas:

CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro. Nova . Fronteira, 1985.

KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes, 1999.

NETO, Pasquale Cipro & INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo. Editora Scipione, 1997.

FARACO & MOURA. Gramática Nova. 11ª edição. São Paulo. Editora Ática, 1997.

Gramática em 44 lições - Francisco Platão Saviolli - Editora Ática.

Gramática da Língua Portuguesa- Pasquale & Ulisses - Editora Scipione.

Entre outras gramáticas reconhecidas da Língua Portuguesa

MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função polinominal do 1º e 2º grau; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Análise combinatória; Binômio de Newton; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Trigonometria - Aplicação no triangulo retângulo, Funções circulares, Relações e identidades trigonométricas, Transformações trigonométricas; Equações trigonométricas; Inequação trigonométricas; Relações de triângulos quaisquer; Geometria - Semelhança de figuras geométricas planas, Relações métricas no triângulo retângulo, Polígonos regulares inscritos na circunferência, relações métricas, Área das figuras geométricas planas, Poliedros, Prismas, Pirâmide, Cilindro, Cone, Esfera; Geometria analítica - Introdução à geometria analítica plana, Estudo da reta no plano, cartesiano, Estudo da circunferência no plano cartesiano. Indicações Bibliográficas:

BIANCHINI, Edwaldo E PACCOLA Herval / Vol. Único - Ed. Moderna - 1995 / São Paulo.

FACCHINI, Walter - Vol. Único / Ed. Saraiva - 1997 / São Paulo.

GIOVANNI, José Ruy - BONJORNO, José Roberto - JUNIOR José Ruy Giovanni - Matemática Fundamental / Vol. Único - Ed. FTD - 1994 - São Paulo.

BEZERRA, Manoel Jairo - PUTNOKI José Castro - "JOTA" / Vol. Único - Ed. Scipione - 1994.

Outros livros que abrangem o programa proposto

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO DE LABORATÓRIO: Fundamentos Básicos: Materiais utilizados. Medidas de volume. Coleta de material para exames. Preparo de soluções diversas. Limpeza e esterilização. Registro de resultados e organização do material de consumo e permanente. Hematologia: Confecção e coloração de esfregaços. Execução de exames rotineiros: hematócrito, hemoglobina, hemossedimentação, contagem de hemácias e leucócitos, tempo de sangria e coagulação. Bioquímica: Dosagens bioquímicas de rotina: glicose, colesterol, ureia, creatinina, ácido úrico, triglicérides, transaminases. Imunologia. Sistema ABO, RH, DU, COOMBS. Sorologia - AEO, PCR, LATEX, VDRL. Teste imunológico da gravidez. Urina rotina: Caracteres gerais; Pesquisa de elementos anormais - tiras relativas e reações específicas; Obtenção do sedimento urinário. Parasitologia: Métodos para exames de fezes - HPJ, Bauman Moraes, Kato e Graham. Parasitas intestinais e extra-intestinais de interesse médico. CONHECIMENTOS DE POLÍTICA DE SAÚDE (SUS): 1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde; 2. Evolução do conceito Saúde/Doença; 3. Noções básicas de Epidemiologia e Vigilância; 4. Epidemiológica; 5. Noções de Higiene Social, Sanitária e mental; 6. Doenças Transmissíveis. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear) d. Mapeamento de unidades de rede; 2. Editor de Textos Microsoft Word a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de mala direta; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Geração de gráficos d. Classificação e organização de dados 4. Internet a. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail). CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

BIER, Otto. Bacteriologia e Imunologia. Ed. Melhoramentos.

BRANDÃO, Jaime P. de Lima; FILHO, Nevio U. Caparica;

MENDES, Malker Righi. Manual de Patologia Clínica. 1ª Edição Ao Livro Técnico, 1976.

CARVALHO, Willian de Freitas. Técnicas Médicas de Imunohematologia. 4ª Edição Cooperativa Editora de Cultura Médica Ltda, 1986.

MOURA, Roberto de Almeida, Técnicas de laboratório. 3ª Ed. Livraria Atheneu, 1987.

NEVES, David Pereira. Parasitologia humana, 1974.

VALLADA, Edigard Pinho. Manual de exames de urina. 4ª Edição Livraria Atheneu, 1981.

Brasil, Ministério da Saúde - Secretaria de Organização da Unidade do Sistema Unificado de Saúde. Modelos Assistenciais no Sistema Único de Saúde.

Ministério da Saúde. Centro de Documentação. Conferência Nacional de Saúde, 8ª, Brasília, 1986.

Vauvham, J.P. e Morrow, R.H. Epidemiologia para os Municípios. Manual para Gerenciamento dos Distritos Sanitários. Hucitec, Saúde em Debate, 1992.

Manuais on-line do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP

Manuais on-line do Microsoft Word 2000 ou XP

Manuais on-line do Microsoft Excel 2000 ou XP

Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior

Manuais on-line do Outlook Express 6.0 ou superior Jornais, revistas e noticiários sobre atualidades

Outros livros que abrangem o programa proposto

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO DE INFORMÁTICA: 1. Lógica de programação. Constantes e variáveis. Expressões lógicas, aritméticas e literais. Comandos de entrada e saída. Estruturas sequenciais, condicionais e de repetição. 2. Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes Locais: Topologias, Equipamentos (hubs, switches e roteadores) e Cabeamento Estruturado. Redes LAN (Ethernet, FastEthernet). O protocolo ICMP: Mensagens de erro e controle: tipos e aplicações. Conceitos de ARP, RARP, PING, TRACEROUTE. O Protocolo TCP: Estabelecimento de conexão; Controle de fluxo; Controle de congestionamento. Entrega confiável e ordenada de bytes de dados ao destino; Encerramento de conexão. O Protocolo UDP. Protocolos de Transporte TCP e UDP e Aplicativos (Telnet, SNMP, FTP, SMTP, DNS, DHCP, BOOTP, SSH). Datagrama IP (Cabeçalho, Endereçamento de sub-rede, Máscara de sub-rede, CIDR). A Internet: arquitetura, história e protocolos. Segurança em Redes: política de segurança, conceitos de criptografia, NAT, PROXY, Listas de Acesso, VPN, IDS e FIREWALL. 3. Sistemas Operacionais. Conceitos e fundamentos. Configuração e gerenciamento de processos nos servidores dos Sistemas Operacionais Windows e Linux. Comandos e procedimentos para manipulação e gerenciamento do sistema de arquivos dos Sistemas Operacionais Windows e Linux. Comandos e procedimentos para configuração de rede dos Sistemas Operacionais Windows e Linux. 5. Editor de textos Microsoft Word: Criação, edição, formatação e impressão. Criação e manipulação de tabelas. Inserção e formatação de gráficos e figuras. Geração de mala direta. Criação de Macros. 6. Planilha Eletrônica Microsoft Excel. Criação, edição, formatação e impressão. Utilização de fórmulas. Geração de gráficos. Classificação e organização de dados. Criação de Macros. 7. Apresentações Eletrônicas PowerPoint. Criação, edição, formatação e impressão. 8) Internet. Produção, configuração, manipulação e organização. Mensagens eletrônicas (e-mail). Produção, configuração, manipulação e organização. Raciocínio Lógico e Quantitativo: Conjuntos; Lógica (proposição, valores lógicos, princípios básicos da lógica), operações lógicas, regras de negação, tautologia, contradição, contingência, diagramas lógicos, argumentação lógica, compreensão de estruturas lógicas, analogias, inferências, deduções e conclusões, diagramas lógicos); matrizes e determinantes, análise combinatória, probabilidades. Conhecimentos de Informática: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear) d. Mapeamento de unidades de rede; 2. Editor de Textos Microsoft Word a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de mala direta; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Geração de gráficos d. Classificação e organização de dados 4. Internet a. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail). CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005

Indicações Bibliográficas:

Manuais on-line do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP

Manuais on-line do Microsoft Word 2000 ou XP

Manuais on-line do Microsoft Excel 2000 ou XP

Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior

Manuais on-line do Outlook Express 6.0 ou superior

Jornais, revistas e noticiários sobre atualidades

Outros livros que abrangem o programa proposto

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA: Fundamentos Básicos: Materiais utilizados. Medidas de volume. Coleta de material para exames. Preparo de soluções diversas. Limpeza e esterilização. Registro de resultados e organização do material de consumo e permanente. Hematologia: Confecção e coloração de esfregaços. Execução de exames rotineiros: hematócrito, hemoglobina, hemossedimentação, contagem de hemácias e leucócitos, tempo de sangria e coagulação. Bioquímica: Dosagens bioquímicas de rotina: glicose, colesterol, ureia, creatinina, ácido úrico, triglicérides, transaminases. Imunologia. Sistema ABO, RH, DU, COOMBS. Sorologia - AEO, PCR, LATEX, VDRL. Teste imunológico da gravidez. Urina rotina: Caracteres gerais; Pesquisa de elementos anormais - tiras relativas e reações específicas; Obtenção do sedimento urinário. Parasitologia: Métodos para exames de fezes - HPJ, Bauman Moraes, Kato e Graham. Parasitas intestinais e extra-intestinais de interesse médico. CONHECIMENTOS DE POLÍTICA DE SAÚDE (SUS): 1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde; 2. Evolução do conceito Saúde/Doença; 3. Noções básicas de Epidemiologia e Vigilância; 4. Epidemiológica; 5. Noções de Higiene Social, Sanitária e mental; 6. Doenças Transmissíveis. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear) d. Mapeamento de unidades de rede; 2. Editor de Textos Microsoft Word a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de mala direta; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Geração de gráficos d. Classificação e organização de dados 4. Internet a. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail). CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

BIER, Otto. Bacteriologia e Imunologia. Ed. Melhoramentos.

BRANDÃO, Jaime P. de Lima; FILHO, Nevio U. Caparica; MENDES, Malker Righi. Manual de Patologia Clínica. 1ª Edição Ao Livro Técnico, 1976.

CARVALHO, Willian de Freitas. Técnicas Médicas de Imunohematologia. 4ª Edição Cooperativa Editora de Cultura Médica Ltda, 1986.

MOURA, Roberto de Almeida, Técnicas de laboratório. 3ª Ed. Livraria Atheneu, 1987.

NEVES, David Pereira. Parasitologia humana, 1974.

VALLADA, Edigard Pinho. Manual de exames de urina. 4ª Edição Livraria Atheneu, 1981.

Brasil, Ministério da Saúde - Secretaria de Organização da Unidade do Sistema Unificado de Saúde. Modelos Assistenciais no Sistema Único de Saúde.

Ministério da Saúde. Centro de Documentação. Conferência Nacional de Saúde, 8ª, Brasília, 1986.

Vauvham, J.P. e Morrow, R.H. Epidemiologia para os Municípios. Manual para Gerenciamento dos Distritos Sanitários. Hucitec, Saúde em Debate, 1992.

Manuais on-line do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP

Manuais on-line do Microsoft Word 2000 ou XP Manuais on-line do Microsoft Excel 2000 ou XP Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior Manuais on-line do Outlook Express 6.0 ou superior Jornais, revistas e noticiários sobre atualidades Outros livros que abrangem o programa proposto

2 - CARGOS - Nível: Ensino Superior

DOSIMETRISTA; MÉDICO DO TRABALHO; MÉDICO INFECTOLOGISTA; TNS-FÍSICO; TNS-MÉDICO ANATOMOPATOLOGISTA; TNS-MÉDICO ANESTESIOLOGISTA; TNS-MÉDICO CARDIOVASCULAR; TNS-MÉDICO CIRURGIÃO CABEÇA E PESCOÇO; TNS-MÉDICO CIRURGIÃO GERAL; TNS-MÉDICO CIRURGIÃO PLÁSTICO; TNS-MÉDICO CIRURGIÃO TORÁCICO; TNS-MÉDICO CLÍNICO GERAL/PAD; TNS-MÉDICO ESPECIALISTA CIRURGIÃO ONCOLOGISTA; TNS-MÉDICO ESPECIALISTA ONCOLOGISTA CLÍNICO; TNS-MÉDICO ESPECIALISTA RADIOTERAPEUTA; TNS-MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA; TNS-MÉDICO HEMATOLOGISTA; TNS-MÉDICO NUTRÓLOGO; TNS-MÉDICO IMAGINOLOGISTA; TNS-MÉDICO MASTOLOGISTA; TNS-MÉDICO NEFROLOGISTA; TNS-MÉDICO NEUROLOGISTA; TNS-MÉDICO ONCOLOGISTA CLÍNICO; TNS-MÉDICO ORTOPEDISTA; TNS-MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA; TNS-MÉDICO PLANTONISTA-CTI; TNS-MÉDICO PLANTONISTA INTERNISTA; TNS-MÉDICO PROCTOLOGISTA; TNS-MÉDICO UROLOGISTA

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de texto. Noções gerais de gramática. Fonologia - ortografia - acentuação gráfica - estrutura e formação de palavras - verbos: tempo, modo, emprego - substantivos: classificação e emprego - flexão de gênero, número e grau, formação e análise - artigo - adjetivo: conceito, classificação correspondência e locuções adjetivas, flexões - advérbios: classificação, flexão, grau - Pronomes: conceito, classificação - estudo dos numerais - preposição - conjunções - interjeições - Sintaxe: frase, oração, período - pontuação - tipos de frases - complementos verbais e nominais - vozes verbais - orações subordinadas - orações coordenadas - concordância verbal e nominal - regência verbal e nominal - Problemas gerais da língua culta: grafia de palavras e expressões - crase - Derivação prefixal e sufixal - Recursos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos.

Indicações Bibliográficas:

CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro. Nova . Fronteira, 1985.

KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes, 1999.

NETO, Pasquale Cipro & INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo. Editora Scipione, 1997.

FARACO & MOURA. Gramática Nova. 11ª edição. São Paulo. Editora Ática, 1997.

Gramática em 44 lições - Francisco Platão Saviolli - Editora Ática.

Gramática da Língua Portuguesa - Pasquale & Ulisses - Editora Scipione.

Entre outras gramáticas reconhecidas da Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.

Fontes de Estudo: Jornais, revistas e noticiários

ESPECÍFICA PARA DOSIMETRISTA: Anatomia humana; Conhecimento básico de patologia; Noções básicas de física das radiações; Radioproteção; Técnicas de manejo de aparelhos de acelerador linear, fonte de cobalto e raios-X convencional; Técnicas de imobilização para radioterapia; Técnicas de tratamento de localização. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

Salvajoli, J.V.; L.: Faria, S.L. Radioterapia em oncologia. Rio de Janeiro: Medsi, 1999

Norma da CENEN NN 3.01 - Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica;

Norma da CENEN NE 3.06 - Requisitos de Radioproteção e Segurança para Serviços de Radioterapia;

Física da Radioterapia - Luiz A.M. Scaff - Ed. Sarvier - São Paulo, 1997;

Radiologia: Bases Físicas para Técnicos - Luiz A.M. Scaff;

Atlas de bolso de anatomia seccional - Tomografia computadoriza E Rm Vol. 1 e 2, Autor: Moeller, Ed. Revinter, 2002, Ed. 2ª;

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO DO TRABALHO: Legislação específica: Lei no 6.514, de 22/12/77. Conhecimentos da Portaria no 3.214, de 08/06/78 e as Normas Regulamentadoras aprovadas − NR4, NR5, NR6, NR7, NR9, NR13, NR15, NR16, NR17. Legislações complementares. Acidentes do trabalho: conceitos, registro, comunicação, análise e estatística. Prevenção e controle de riscos. Proteção contra incêndios e explosões. Gerenciamento de riscos. Higiene industrial. Ergonomia. Proteção ao meio-ambiente. Doenças profissionais − relação de doenças profissionais no âmbito da Previdência Social; acidentes do trabalho: conceito, epidemiologia, técnicas e métodos de investigação, medidas técnicas e administrativas de prevenção; emissão de CAT e de laudo médico; noções de toxicologia ocupacional: toxicocinética e toxicodinâmica; agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos: vigilância, riscos à saúde, mecanismos de prevenção e controle e patologias associadas; programa de prevenção de riscos ocupacionais; limites de tolerância; nível de ação; CIPA e mapa de riscos; condutas administrativas, éticas e legais; ato médico pericial; responsabilidade legal do médico do trabalho; registro de dados, arquivo e documentação médica em saúde do trabalhador. LER/DORT e PAIR. Noções de saúde mental. Riscos ambientais. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário Doenças profissionais (pneumoconioses, mielopatias ocupacionais, saturnismo e outras intoxicações por metais, por agrotóxicos, patologias causadas pelo ruído, lesões por esforços repetitivos, dermatoses ocupacionais). Psicopatologia do trabalho. Trabalho e desgaste operário. Comunicação de acidente de trabalho: fundamentação legal e usos possíveis. Legislação: tópicos específicos de saúde do trabalhador (Portaria 3214/Mtb, Leis 8.080, 8.212 e 8.213). Vigilância em ambiente de trabalho. Processo saúde-doença e trabalho. Estruturação de serviços de saúde do trabalhador a nível municipal. Epidemiologia e Saúde do trabalhador. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ALEXADRY, Federiço Groenewold. O Problema do ruído industrial e seu controle Ed. rev. São Paulo, FUNDACENTRO. 1982.

ALMEIDA, Maria Celeste. C. G. de (org.). LER: diagnóstico, tratamento e prevenção: Uma Abordagem Interdisciplinar, Petrópolis: Vozes, 1995.

ASTETE, M.W., GIAMPAOLI, E, ZIDAN, L.N. Riscos Físicos. São Paulo, FUNDACENTRO 1983.

AZEVEDO, Alice Penna et al. Ruído - um problema de saúde pública . IN: ROCHA, Lys Esther (org.). Isto é trabalho de gente? : vida, doença e trabalho no Brasil, São Paulo: Vozes, 1993.

CODO, Wanderley, ALMEIDA, Maria Celeste C.G. (org. LER: diagnóstico. Tratamento e prevenção: uma abordagem interdisciplinar, Petrópolis.: Vozes, 1995.

COUTO, Hudson de Araújo; Santino, Edoardo. Audiometrias Ocupacionais, ERGO Editora. Belo Horizonte, 1995.

COUTO, Hudson de Araújo. Ergonomia Aplicada ao Trabalho: Manual de Máquina Humana, ERGO Editora. Belo Horizonte, 1995.

COUTO, Hudson de Araújo, Medidas simples para reduzir a tenossinovite (LER) nas empresas, Revista CIPA, São Paulo, abr, 1995.

COUTO, Hudson de Araújo. Fisiologia do trabalho aplicada, Belo Horizonte: Ibérica, 1978.

DEJOURS, Christophe - Abdoucheli, Elisabeth - Iayet, Christian. Psicodinâmica do Trabalho. Ed. Atlas, SP, 1994.

DEJOURS, Chistophe. A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. Trad. Ana Isabel Paraguay, Lúcia Leal Ferreira. 3ª ed. São Paulo: Cortez Oboré, 1988.

FISCHER, Frida Marina, GOMES, Jorge da Rocha, COLACIOPPO, Sérgio (org.). Tópicos de saúde do trabalhador. São Paulo: Hucitec, 1989.

KULCSAR NETO, Francisco et alii Sílica - Manual do Trabalhador. São Paulo, FUNDACENTRO, 1992.

LEITE, Edna Maria Alvarez; Siqueira, Maria Elisa Pereira B. de; Couto, Hudson de Araújo. Guia Prático - Monitorização Biológica de Trabalhadores Expostos à Substâncias Químicas, ERGO Editora. Belo Horizonte, 1992.

RIO, Rodrigo Pires do. PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - Guia Prático. Belo Horizonte, 1996.

SALGADO, Clóvis C. Insalubridade e Periculosidade, aspectos. 2ª Ed. São Paulo, FUNDACENTRO, 1981.

SÜSSEKIND, Arnaldo. Convenções da OIT. São Paulo: Ltr Edit, 1994.

VIEIRA, S. I. Medicina Básica do Trabalho. Curitiba, Genesis, 1994.

MENDES, René (org.). Patologia do Trabalho. Rio de Janeiro: Atheneu, 1995.

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador. 1ª Edição, Ed. Ltr. Belo Horizonte, 1996.

RAMAZZÍNI, Bernardino. As doenças dos trabalhadores, São Paulo; Fundacentro, 1992.

Segurança e Medicina do Trabalho, São Paulo: Ed. Atlas, 1997.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila, Et al, Manual de rotinas: ambulatório de doenças profissionais, Belo Horizonte: Impressa Universitária da UFMG, 1992.

Lei nº 6.514, de 22 dezembro de 1997; Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978; Normas Regulamentadoras Rurais (NRR) aprovadas pela Portaria nº 3.067, de 12 de Abril de 1.988.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO INFECTOLOGISTA: Fisiopatogenia: diagnóstico, tratamento e complicações das patologias; Meningites; Doenças meningocócicas; Leptospirose; AIDS; Leishmaniose: tegumentar e visceral; Doenças exantemáticas; Hepatites infecciosas; Hepatites virais; Malária; Febre tifoide; Salmoneloses; Dengue; Doença de Chagas; Febre Amarela; Esquistossomose Mansônico; Cólera; Riquetsioses; Raiva; Tétano; Febres purpúricas; Enteroviroses; Estafilococcias; Estreptococcias; Hanseníase; Parasitoses intestinais; Neurocisticercose; Tuberculose; Pneumonias atípicas; Paracoccidioidomicose; Histoplasmose; Infecções herpéticas; Toxoplasmose; Mononucleose infecciosa; Doenças sexualmente transmissíveis; Infecção hospitalar; Sepse; Febre de origem indeterminada; Imunizações; Noções de antibioticoterapia; Endocardites infecciosas. Meningites e encefalites; Infecção de vias aéreas superiores; Pneumonias; Tuberculose; Endocardites; Diarreias; Hepatites virais; Parasitoses intestinais; Infecção do trato urinário; Doenças sexualmente transmissíveis na infância e adolescência; Infecções osteoarticulares; Afecções dermatológicas: bacterianas, virais e fúngicas; Doenças exantemáticas; Dengue; Leishmaniose visceral e tegumentar; Toxoplasmose; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Febre de etiologia obscura; Sepse; Neutropenia Febril; Antibioticoterapia; Imunizações. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. 1 Doenças virais: AIDS/HIV; dengue; febre amarela; hepatite; outras viroses. 2 Doenças bacterianas: meningites; tuberculose; hanseníase; outras doenças bacterianas. 3 Doenças fúngicas: paracoccidioidomicose; outras micoses. 4 Protozooses: doença de Chagas; calazar; leishimaniose cutâneo mucosa; malária; toxoplasmose; outras protozooses. 5 Helmintíases: esquistossomose; parasitoses intestinais; outras helmintíases. Infecção hospitalar. Outras doenças. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA TNS - FÍSICO: I. DOSIMETRIA: a) Fontes de radiações: equipamentos de ortovoltagem, unidades de cobalto 60 e aceleradores lineares. b) Grandezas e unidades: radiometria, coeficientes de interações, dosimetria e radioatividade. c) Instrumentação: tipos de câmaras de ionização, eletrômetros e controle de qualidade. d) Métodos de medida: ionização, filmes, TLD, dosímetros químicos e calorímetros. e) Equilíbrio de partículas carregadas. f) Dose e Kerma. g) Teoria cavitária: Bragg-Gray e Spencer-Attix. h) Testes de aceite e controle de qualidade: testes mecânicos e elétricos; parâmetros físicos. i) Protocolos de dosimetria. j) Protocolo da AIEA: especificação da dose absorvida; determinação da energia do feixe; formalismo; determinação da dose absorvida; fatores de correção. II. PLANEJAMENTO DE TRATAMENTO: a) Simulação e aquisição de dados do paciente. b) Fatores e algoritmos utilizados no cálculo de dose : FAC; BSF; PDP; TAR; SAR; TPR; TMR. c) Terapia com campos estacionários e móveis. d) Correções de falta de tecido e heterogeneidades. e) Campos irregulares. g) Feixes de elétrons. h) Distribuição de dose: linhas decrementais e construção de curvas de isodose. III. BRAQUITERAPIA: a) Fontes de radiação seladas b) Cálculo da dose devido a fontes de braquiterapia c) Implantes: cálculo e reconstrução tridimensional. d) Técnicas de Manchester, de Fletcher e de Paris. e) Sistema remoto de "After Loading": HDR e LDR. f) Distribuição de isodose: obtenção. IV. PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: a) Dose equivalente: conceito e unidade. b) Sistemas de limitação de dose: justificativa; otimização; limitação de dose individual. c) Barreiras e blindagens: critérios e cálculos. d) Levantamento radiométrico: identificação das áreas e cálculos. e) Monitoração individual externa: tipos de monitoração; controle de dose dos usuários; medidas de segurança. f) preparação e resposta para situações de emergência. g) Normas básicas e específicas de Radioterapia da Comissão Nacional de Energia Nuclear. V. RADIOBIOLOGIA: a) Conceitos: LET e RBE. b) Fatores que modificam o efeito biológico c) Fracionamento da dose d) Efeitos: agudos e tardios; no embrião e no feto; e em tecidos. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ATTIX, F. H. Introduction to Radiological Physics and Radiation Dosimetry. John Wiley & Sons, INC, 1986.

Br. J. Radiol. Supplement N° 17: Central Axis Depth Dose Data for Use in Radiotherapy. The Institute of Radiology, 1983.

CNEN-NE - 3.06. Requisitos de Radioproteção e Segurança para Serviços de Radioterapia. 1990

CNEN-NN - 3.01 - Diretrizes Básicas de Radioproteção, 2005

CNEN-NE - 6.02 - Licenciamento de Instalações Radiativas. 1998

HALL, E. J. Radiobiology for the Radiologist, 3° Ed .. J. B. Lippincott Company, USA.

ICRU Report 38: Dose and Volume Specification for Reporting Intracavitary Therapy in Gynecology. 1985.

ICRU Report 42, Use of Computers in External Beam Radiotherapy Procedures with High Energy Photons and Electrons, 1987.

ICRU Report 51: Quantities and Units in Radiation Protection Dosimetry. 1993.

ICRU Report 58: Dose and Volume Specification for Reporting Interstitial Therapy, 1997.

ICRU Report 60: Fundamental Quantities and Units for Ionizing Radiation, 1998.

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Absorbed Dose Determination in

Photon and Electron Beams: An International Code of Practice. Technical Report Series No. 277, 2nd edition, IAEA, Vienna (1997).

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Absorbed Dose Determination in External Beam Radiotherapy: An international Code of Practice for Dosimetry Based Standards of Absorbed Dose to Water. Technical Reports Series No. 398, IAEA, Vienna (2000).

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. The Use of Plane Parallel Ionization Chambers in High-Energy Electron and Photon Beams: An International Code of Practice for Dosimetry. Technical Reports Series No. 381, IAEA, Vienna (1997).

JOHNS, H. E. & CUNNINGHAM, J. R. .The Physics of Radiology, 4° Ed. Charles Thomas Publisher, USA, 1983.

KHAN, F. M. The Physics of Radiation Therapy. 3a. ed., Williams & Wilkins, 2003.

PEREZ, C. A. & BRADY, L. W. Principles and Practices of Radiation Oncology. X J.B.Lippincott Company, USA, 1990.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO ANATOMOPATOLOGISTA: Distúrbios circulatórios. Mecanismo de injúria e morte celular. Alterações regressivas celulares e do interstício. Pigmentações patológicas e depósitos minerais. Processo inflamatório agudo, crônico e granulomatoso. Aspectos gerais de lesões préneoplásicas e neoplasias benignas e malignas. Noções gerais de imunopatologia e patologia ambiental. Técnica de realização de necrópsias médicas. Técnicas histológicas de rotina. Patologia do tubo digestivo e anexos. Patologia do sistema genito-urinário. Patologia tumoral e inflamatória do sistema nervoso central. Patologia do sistema respiratório. Noções gerais sobre dermatopatologia. Patologia inflamatória do tecido linfoide. Patologia de doenças infecciosas (AIDS, tuberculose, Doença de Chagas, filariose, hepatites virais e hanseníase). MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO CARDIOVASCULAR: Tromboembolismo venoso; Estase venosa Crônica de membros inferiores; Varizes de membros inferiores; Obstrução arterial aguda; Traumatismo vasculares; Obstrução arterial crônica; Insuficiência vascular cerebral; Linfedema; Aneurismas artérias; Fenômenos vasculares funcionais; Síndrome do desfiladeiro cervical; Úlcera de perna; Angiodisplasia; Vasculites. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuárioExames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. Emergências clínicas e cirúrgicas. Ética e legislação profissional. Relação médico-paciente. Mecanismos de ação e efeitos colaterais dos antibióticos, corticoides e anti-hipertensivos. Controle de infecções hospitalares. Estrutura da parede vascular e suas implicações na fisiopatologia das doenças vasculares periféricas; fisiopatologia do sistema vascular aplicado ao estudo das doenças vasculares periféricas; coagulação e anticoagulantes; drogas que interferem na função plaquetaria; sistema fibrinolítico e terapêutica fibrinolítica; terapêutica para aumento do fluxo sanguíneo, bases da reconstrução cirúrgica vascular, próteses e enxertos vasculares, bases da microcirurgia vascular, angioplastia, angioplastia transluminal percutânea e próteses metálicas endovasculares, embolização transcatéter no tratamento das lesões vasculares, simpatectomia nas arteriopatias isquêmicas, tratamento compressivo, reabilitação de doenças vasculares periféricas; reabilitação do amputado; diagnóstico clínico das doenças arteriais periféricas; reabilitação do amputado; diagnóstico clínico das doenças arteriais periféricas; métodos complementares empregados no diagnóstico das doenças arteriais periféricas; diagnóstico e tratamento das oclusões arteriais agudas; diagnóstico e tratamento da artereosclerose obliterante periférica; diagnóstico e tratamento dos aneurismas de aorta; aneurismas periféricos; isquemia cerebral de origem extracraniana; tumor no corpo carotídeo; isquemia intestinal; hipertensão renovascular; tromboangiíte obliterante; artrite de células gigantes; artrite infecciosa; vasculites nas doenças do tecido conjuntivo; dissecção aguda de aorta; doença cística nas artérias; síndrome do aprisionamento da artéria poplítea; displastia fibromuscular; arteriopatias funcionais; ergotismo; diagnóstico clínico das doenças venosas periféricas; métodos complementares aplicados ao diagnóstico das doenças venosas periféricas; diagnóstico e tratamento da tromboflebite superficial; diagnóstico e tratamento da trombose venosa profunda dos membros inferiores e dos membros superiores; diagnóstico e tratamento da tromboembolia pulmonar; diagnóstico e tratamento das varizes dos membros inferiores; diagnóstico e tratamento da insuficiência venosa crônica, diagnóstico e tratamento das doenças linfáticas; diagnóstico e tratamento das doenças vasculares de origem mista; acessos vasculares para hemodiálise; angioplasias; tumores vasculares; síndromes compressivas neurovasculares do desfiladeiro cervicotoracoaxilar e síndromes do túnel do carpo; pé diabético; impotência sexual vasculogênica Tromboembolismo Venoso. Estase Venosa Crônica de Membros Inferiores. Varizes de Membros Inferiores. Obstrução Arterial Aguda. Traumatismo Vascular. Obstrução Arterial Crônica. Insuficiência Vascular Cerebral. Linfedema. Aneurismas Arteriais. Fenômenos Vasculares Funcionais. Síndrome do Desfiladeiro Cervical. Úlcera da Perna. Angiodisplasia. Vasculites. Métodos Diagnósticos em Cirurgia Vascular: Angiografia, Ultrassom - Doppler. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

Tratado de Medicina Interna, 21ª edição - Cecil

Atualização Terapêutica, Prado, 21ª edição,2003, Artes Médicas

Angiologia, Mello, Ney Almeida, 1ª edição1998, Guanabara Koogan

Semiologia Médica, Porto, Cemo Celeno, 4ª edição-2001

Doenças Vasculares Periféricas, F. H. A. Maffei, Editora Médica Cientifica Ltda 3ª edição 2002

Medsi. -- Bechara M.J. Cirurgia Vascular Bases In: Goffi F.S. Técnica Cirúrgica, Atheneu 1997

Burihn E. cirurgia Arterial In: Goffi F. S. Técnica cirúrgica., Atheneu 1997

Guia de Vigilância Epidemiológica (FUNASA/MS) 5ª edição.2002

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO CIRURGIÃO CABEÇA E PESCOÇO: Princípios da cirurgia. Propedêutica e avaliação do paciente cirúrgico. Transfusão. Controle hidroeletrolítico e nutricional do paciente cirúrgico. Antimicrobianos em cirurgia geral. Anestésicos locais. Anestesia loco-regional. Fios de sutura: aspectos práticos do seu uso. Curativos: técnica e princípios básicos. Pré e pós-operatório em cirurgias eletivas e de urgência/emergência. Complicações cirúrgicas trans e pós-operatórias. Imunologia e transplantes. Mecanismos de rejeição. Anatomia da laringe. Anatomia de cabeça e pescoço. Lesões congênitas da laringe e do pescoço. Paralisias da laringe. Tumores benignos e malignos da laringe. Propedêutica em patologias da cabeça e pescoço. Anatomia da cavidade oral, orofaringe, cavidade nasal e seios da face. Tumores da cabeça e pescoço. Lesões malignas e benignas das glândulas salivares maiores. Diagnóstico e tratamento dos tumores malignos e benignos das glândulas tireoide e paratireoide. Corpos estranhos das vias aéreas e digestivas. Estenoses de laringe, traquéia e esôfago. Traqueostomia. Broncoscopia: indicações. Esofagoscopia: indicações. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Epidemiologia das doenças da cabeça e pescoço. Anatomia cirúrgica da cabeça e pescoço. Fundamentos embriológicos da cirurgia de cabeça e pescoço. Bócios simples e tóxicos: quadro clínico, diagnóstico e tratamento. Câncer da tireoide: quadro clínico, diagnóstico e tratamento. Hiperparatireoidismo. Tumores benignos e malignos da cavidade oral (lábios e boca). Tumores benignos e malignos da orofaringe. Tumores benignos e malignos da nasofaringe. Tumores benignos e malignos da hipofaringe. Tumores benignos e malignos da laringe. Tumores benignos e malignos dos seios paranasais. Princípios da cirurgia para tumores da base do crânio. Anomalias congênitas cervicofaciais. Afecções cirúrgicas das glândulas salivares maiores e menores. Carcinoma basocelular e espinocelular da pele. Melanomas malignos. Tumores malignos da órbita. Tumores metastáticos cervicais. Esvaziamentos cervicais: indicações e técnicas. Sarcomas em cabeça e pescoço. Traqueostomias: indicações, técnicas e cuidados. Reconstrução em cirurgia de cabeça e pescoço. Complicações intra e pósoperatórias em cabeça e pescoço. Técnicas e princípios terapêuticos associados em cirurgia de cabeça e pescoço. Código de Ética médica. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO CIRURGIÃO PLÁSTICO: Princípios da cirurgia. Propedêutica e avaliação do paciente cirúrgico. Transfusão. Controle hidroeletrolítico e nutricional do paciente cirúrgico. Antimicrobianos em cirurgia geral. Anestésicos locais. Anestesia loco-regional. Fios de sutura: aspectos práticos do seu uso. Curativos: técnica e princípios básicos. Pré e pós-operatório em cirurgias eletivas e de urgência/emergência. Complicações cirúrgicas trans e pós-operatórias. Imunologia e transplantes. Mecanismos de rejeição. Cirurgia plástica geral; Anatomia e fisiopatologia da pele; Transplantes de tecidos e Implantes; Retalhos musculares: músculo-cutâneos e fasciocutâneos; Cicatrização das feridas: Queloides e cicatrizes hipertróficas; Tumores cutâneos: benignos e malignos; Embriologia das malformações congênitas; Microcirurgia: princípos gerais. Queimaduras; Conceitos e classificação; Fisiopatologia - resposta metabólica do queimado; Queimado: fase aguda; Queimado: fase crônica; Tratamento local Técnicas e táticas cirúrgicas; Sequelas; Queimaduras complexas; Queimaduras em criança; Queimaduras da face; Queimaduras da mão. Cabeça e pescoço; Anatomia básica; Tumores da cabeça e pescoço, em geral; Reconstrução das diferentes regiões da cabeça e pescoço; Traumatismos de partes moles; Fraturas de maxilares; Fraturas dos molares e assoalho de órbita; Fratura dos ossos nasais; Fraturas múltiplas e complexas da face; Fissuras faciais e palatinas; O preparo do paciente fissurado; Fissura labiais: queiloplastias; Fissura palatina: palatoplastias; Sequela das queiloplastias e palatoplastias; Deformidades congênitas e adquiridas do pavilhão auricular: reconstrução de orelha; Paralisia Facial; A microcirurgia na reconstrução da cabeça e pescoço. Região nasal; O nariz do paciente fissurado; Rinosseptoplastias e laterorrinias; Nariz negróide; Tumores nasais e rinofima; Reconstrução parcial e total do nariz. Região periorbitária; A importância da cirurgia periorbitária; Noções anatômicas e funcionais; Ptose palpebral; Reconstrução parcial e total das pálpebras; Ectrópio: entrópio e lagoftalmo; Tratamento cirúrgico das exoftalmias; Deformidades congênitas das pálpebras; Reconstrução de fundos de saco conjuntivais. Mão; Anatomia funcional e cirúrgica da mão; Propedêutica da mão; Princípios gerais do tratamento da mão; Tratamento das Sequelas de traumatismo da mão; Confratura de Dupuytren e Volkmann; Lesões neuro-tendinosas do membro superior; Tumores de mão: princípios básicos; A microcirurgia na reconstrução da mão. Tronco e membros inferiores; Anatomia cirúrgica do tronco e do membro inferior; Conduta nos grandes esmagamentos de membro inferior; Úlceras de decúbito (pressão) e úlceras neurovasculares; Reconstrução de membros inferiores. Aparelho urogenital; Reconstrução do aparelho genital feminino; Genética médica aplicada à cirurgia plástica; Reconstrução da bolsa escrotal; Cirurgia do intersexualismo. Região mamária; Ginecomastia: amastia e polimastia; Tumores da mama; Deformidades da glândula mamária; Reconstrução imediata da mama pós-mastectomia; Reconstrução tardia da mama pós-mastectomia. Região abdominal; Reconstrução da parede abdominal; Reconstrução de umbigo. Face e pescoço; Anatomia aplicada a ritidoplastia; Ritidoplastia facial; Procedimentos ancilares; Ritidoplastia frontal; Ritidoplastia cervical; "Peeling" químico; Dermabrasão: ritidoplastia facial; Blefaroplastia; Ritidoplastia secundária e ritidoplastia em homens; Osteotomias estética da face; Rinoplastia: princípios gerais e técnicas. Lipodistrofias e lipoaspiração; Lipoaspiração: princípios gerais; Lipoaspiração: evolução técnica e conceitos atuais; Lipodistrofias superiores e inferiores; Lipodistrofias da face, tronco e do abdome. Glândula mamária; Ptose mamária: correção cirúrgica; Mastoplastia de aumento; Mastoplastia redutora. Abdome; Abdominoplastias; Plástica umbilical. Aspectos complementares da cirurgia plástica; Cirurgia plástica na criança; Tumores malignos e seus problemas; Queloides e seus problemas; Instalações e funcionamento de unidade de tratamento de queimados; Sequelas cirúrgicas de fissuras lábio-palatinas: tratamentos complementares; Conceitos de foniatria e reabilitação da voz; Calvície e métodos de correção; Expansores cutâneas; Anestesia em cirurgia plástica; Intersexualismo: indicações cirúrgicas; Cirurgias múltiplas; Substâncias aloplásticas em cirurgia plástica: princípios básicos; Enxertos dérmicos. Próteses. Transplante de dedos. Transplante de retalho neurovascular. Transplante de articulação. Transplante de retalho osteocutâneo. Transplante de retalho osteomiocutâneo. Transplante de retalho ósseo. Retalho fascial e fascio-cutâneo sem microcirurgia. Retalho cutâneo sem microcirurgia. Reimplantes. Métodos de fixação óssea. Paralisias traumáticas e obstétricas do plexo braquial. Lesões dos nervos periféricos. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. 01.00 CIRURGIA PLÁSTICA GERAL: 01.01 Anatomia e fisiopatologia normais da pele, 01.02 Transplantes de tecidos. Implantes, 01.03 Retalhos musculares, musculocutâneos e fasciocutâneos, 01.04 Cicatrização das feridas - Queloides e cicatrizes hipertróficas, 01.05 Tumores cutâneos (benignos e malignos), 01.06 Embriologia das malformações congênitas, 01.07 Microcirurgia - Princípios gerais, 02.00 QUEIMADURAS: 02.01 Conceitos e classificação, 02.02 Fisiopatologia - Resposta metabólica do queimado, 02.03 Queimado - Fase aguda, 02.04 Queimado - Fase crônica, 02.05 Tratamento local - técnicas, táticas cirúrgicas e Sequelas, 02.06 Queimaduras por diferentes agentes, 02.07 Queimaduras em criança, 02.08 Queimaduras da face, 02.09 Queimaduras da mão, 03.00 CABEÇA E PESCOÇO: 03.01 Anatomia básica, 03.02 Reconstrução das diferentes regiões da cabeça e pescoço, 03.03 Traumatísmos de partes moles, 03.04 Fraturas da maxila e mandíbula, 03.05 Fraturas do zigomátíco e orbitais, 03.06 Fraturas múltiplas e complexas da face, 03.07 Fissuras faciais, 03.08 Fissura labiais - Queiloplastias, 03.09 Fissura Palatina - Palatoplastias, 03.10 Sequela das Queiloplastias e Palatoplastias, 03.11 Deformidades congênitas e adquiridas da orelha. Reconstrução de orelha, 03.12 Paralisia facial, 03.13 A microcirurgia na reconstrução da cabeça e pescoço, 04.00 REGIÃO NASAL: 04.01 Anatomia do nariz, 04.02 O nariz do paciente fissurado, 04.03 Rinosseptoplastias e laterorrinias, 04.04 Nariz negroide, 04.05 Tumores nasais e rinofima, 04.06 Reconstrução parcial e total do nariz, 04.07 Fratura nasal, 05.00 REGIÃO ORBITAL: 05.01 Anatomia da órbita contendo cavitário, 05.02 Ptose palpebral, 05.03 Reconstrução parcial e total das pálpebras, 05.04 Ectrópio, entrópio e lagoftalmo, 05.05 Tratamento cirúrgico das exoftalmias, 05.06 Deformidades congênitas das pálpebras, 06.00 MEMBRO SUPERIOR E MÃO: 06.01 Anatomia funcional e cirúrgica da mão, 06.02 Propedêutica da mão, 06.03 Princípios gerais do tratamento da mão, 06.04 Tratamento das Sequelas de traumatismos de mão, 06.05 Contratura de Dupuytren e Volkmann 06.06 Lesões neurotendinosas do membro superior, 06.07 Tumores de mão - Princípios básicos, 06.08 Microcirurgia na reconstrução da mão, 06.09 Reconstrução de membro superior, 07.00 TRONCO E MEMBROS INFERIORES: 07.01 Anatomia cirúrgica do tronco e do membro inferior, 07.02 Conduta nos esmagamentos de membro inferior, 07.03 Úlceras de pressão e úlceras neurovasculares, 07.04 Reconstrução de membros inferiores, 08.00 APARELHO UROGENITAL: 08.01 Hipospadias, epispadias e extrofia de bexiga, 08.02 Reconstrução do aparelho genital feminino, 08.03 Reconstrução escrotal, 08.04 Cirurgia do intersexo, 09.00 REGIÃO MAMÁRIA: 09.01 Ginecomastia, amastía e polimastia, 09.02 Noções gerais de tumores da mama, 09.03 Deformidades da glândula mamária, 09.04 Reconstrução imediata e tardia da mama, CIRURGIA ESTÉTICA: 10.00 FACE E PESCOÇO, 10.01 Anatomia aplicada a ritidoplastia, 10.02 Ritidoplastia facial, 10.03 Procedimentos ancilares, 10.04 Ritidoplastia frontal, 10.05 Ritidoplastia cervical, 10 06 Peeling químico, 10.07 Dermabrasão e ritidoplastia facial, 10.08 Blefaroplastias, 10.09 Ritidoplastia secundária e ritidoplastia em homens, 10.10 Osteotomias estéticas da face, 10.11 Rinoplastia - Princípios gerais e técnicas, 10.12 Calvicie e métodos de correção, 11.00 LIPODISTROFIAS E LIPOASPIRAÇÃO: 11.01 Lipoaspiração e enxerto de gordura, 11.02 Lipodistrofias dos membros superiores e inferiores, 11.03 Lipodistrofias da face, do tronco e do abdome, 12.00 GLÂNDULA MAMÁRIA: 12.01 Ptose mamária - Correção cirúrgica, 12.02 Mastoplastia de aumento, 12.03 Mastoplastia redutora, 13.00 ABDOME: 13.01 Abdominoplastias, 13.02 Plástica umbilical, 6 Programa Complementar de Cirurgia Plástica Bibliografia Complementar: 1 - Cirurgia plástica na criança, 2 - Expansores cutâneos, 3 - Anestesia em cirurgia plástica, 4 - Substâncias aloplásticas em cirurgia plástica. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

MC CARTHY - Plastic Surgery, Saunders, Philadelphia, 1990.

GRABB and SMITH'S - Plastic Surgery. Fifth Edition (editores: Aston, S.J., Beasley, R.W., Thorne, C.H.M.) Lippincott-Raven, 1997.

MATHES, S.J., NAHAI, F.-Clinical Aplication of Muscule and Musculutaneous Flaps.- MOSBY, St Louis, 1982.

MÉLEGA, J.M. - Cirurgia Plástica. Fundamento e Arte, 04 (quatro) volumes:

1°.Princípios Gerais - MEDSI, Rio de Janeiro, 2002.

2°. Cirurgia Reparadora de Cabeça e Pescoço, MEDSI, Rio de Janeiro, 2002.

3°. Cirurgia Estética, MEDSI, Rio de Janeiro, 2003.

4°. Cirurgia reparadora de tronco e Membros, MEDSI, Rio de Janeiro, 2004.

CARREIRÃO,S., LIVRO DA SBCP, Cirurgia Plástica, São Paulo, Editora Atheneu, 2005.

FARINA, R. - Cirurgia plástica e Reparadora. Gráfica São José, S. Paulo, 1965.

FRANCO, T., REBELLO, C. - Cirurgia Estética. ATHENEU, Rio de Janeiro, 1977.

FRANCO, T.- Princípios de Cirurgia Plástica, ATHENEU, Rio de Janeiro, 2002.

GREEN, D.P. - Operative Hand Surgery, Churchill Livingstone, 1998.

HERNDON, D.N. - Total Burn Care, Saunders, 1996.

CARREIRÃO,S. LESSA,S. e ZANINI S.A., Tratamento das Fissuras Labiopalatinas., Segunda edição, 1996. Ed. Revinter.Rio de Janeiro

LIMA, E. e col. - Tratamento de Queimaduras - ATHENEU, Rio de Janeiro, 2004.

PARDINI e cols. - Traumatismos da Mão, Editora MEDSI, 2000.

PONTES, R. - Abdominoplastia - REVINTER 2004

REES, T.D., LaTrenta, G.S. - Aesthetic Plastic Surgery. Saunders, 1994.

SOUZA PINTO, E.B. - Lipoaspiração Superficial - REVINTER, Rio de Janeiro, 1999

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO CIRURGIÃO TORÁCICO: Princípios da cirurgia. Propedêutica e avaliação do paciente cirúrgico. Transfusão. Controle hidroeletrolítico e nutricional do paciente cirúrgico. Antimicrobianos em cirurgia geral. Anestésicos locais. Anestesia loco regional. Fios de sutura: aspectos práticos do seu uso. Curativos: técnica e princípios básicos. Pré e pós-operatório em cirurgias eletivas e de urgência/emergência. Complicações cirúrgicas trans e pós-operatórias. Imunologia e transplantes. Mecanismos de rejeição. Anatomia cirúrgica do tórax e órgãos torácicos. Avaliação pré-operatória da função pulmonar. Manuseio pré, per e pós-operatório em cirurgia torácica. Métodos de diagnóstico em cirurgia torácica. Métodos de drenagem em cirurgia torácica. Afecções do diafragma, do estreito superior e parede do tórax. Neoplasias pulmonares e árvore traqueobrônquica. Doenças broncopulmonares supurativas. Tratamento cirúrgico do enfisema bolhoso e difuso. Cirurgia das malformações broncopulmonares. Cirurgia na tuberculose pulmonar e Sequelas. Patologia cirúrgica das pleuras. Afecções cirúrgicas do mediastino. Patologia cirúrgica do esôfago. Traumatismo torácico. Transplante pulmonar. Princípios básicos da oncologia torácica. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO CLÍNICO GERAL / PAD: Dor fisiopatologia; Dor torácica; Dor abdominal; Cefaleias; Dor lombar e Cervical; Distúrbios da regulação térmica; Calafrios e Febre; Dores musculares, Espasmos, Cãibras e Fraqueza muscular; Tosse e hemoptise; Dispneia e edema pulmonar; Edema; Cianose, hipoxia e policitemia; Hipertensão arterial; Síndrome de choque; Colapso e morte cardiovascular súbita; Insuficiência cardíaca; Insuficiência coronária; Bradiarritmias; Taquiarritmias; Cateterismo e Angiografia cardíaca; Febre reumática; Endocardite infecciosa; Miocardiopatias e miocardites; Infarto agudo do miocárdio; Cor pulmonale; Parada cardiorrespiratória; Constipação; Diarreia e Distúrbios da função ano retal; Aumento e perda de peso; Hematêmese e melena; Hepatite aguda e crônica; Icterícia e hepatomegalia; Cirrose; Distensão abdominal e ascite; Coledocolitiase; Doenças do pâncreas; Líquidos e eletrólitos; Acidose e alcalose; Anemias; Hemorragia e trombose; Biologia do envelhecimento; Problema de saúde do idoso; Diagnóstico e manuseio das afecções mais comuns da pessoa idosa; Avaliação e diagnóstico das doenças infecciosas; Diarreia infecciosa aguda e intoxicação alimentar; Doenças sexualmente transmissíveis; Síndrome de angustia respiratória do adulto; Estado de mal asmático; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Tromboembolismo pulmonar; Insuficiência renal aguda; Insuficiência renal crônica; Glomerulopatias; Obstrução das vias urinárias; Lúpus eritematoso sistêmico; Artrite reumatoide; Vasculites; Doença articular degenerativa; Artrite infecciosa; Distúrbios da coagulação; Diabetes mellitus; Doenças da tireoide; Doenças vasculares cerebrais, Traumatismo cranioencefálico e raquimedular; Viroses do sistema nervoso central: meningites e encefalites; Coma; Doenças ocupacionais; Acidentes do trabalho; Neoplasias; Carências nutricionais. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO ESPECIALISTA CIRURGIÃO ONCOLOGISTA: Principais políticas nacionais de controle do câncer. Diagnóstico, estadiamento e tratamento dos tumores malignos das áreas cirúrgicas. Diagnosticar e tratar as complicações do tratamento cirúrgico. Diagnosticar e tratar as urgências oncológicas. Compreender as bases do controle da infecção hospitalar. Indicar, manusear e inserir cateteres venosos; Realizar cuidados paliativos nos pacientes. Compreender as bases da reabilitação integrada aos pacientes. Selecionar, preparar e apresentar atualizações científicas; Avaliar os procedimentos administrativos da Seção, dos rodízios, sugerindo mudanças para a melhoria do atendimento ao paciente. Atuar numa visão multidisciplinar, promovendo uma atenção integral ao paciente. Relacionar-se de forma humanizada com a equipe, os pacientes e os cuidadores com vistas à atenção integral. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO ESPECIALISTA ONCOLOGISTA CLÍNICO: Epidemiologia do câncer no Brasil, registro de câncer. Fatores de risco e medidas preventivas. Conceitos de biologia tumoral, carcinogênese, histologia, proliferação celular, genética do câncer, detecção precoce. Diagnóstico e estadiamento. Fatores prognósticos (aspectos histopatológicos e imunohistoquímico. Bases do tratamento radioterápico e tratamentos combinados. Bases cancerologia cirúrgica. Princípios da quimioterapia antineoplásica. Princípios e aplicação da terapêutica biológica: Imunologia tumoral, anticorpos monoclonais e imunoterapia. Doença de Hodgkin. Linfomas não-Hodgkin. Mieloma múltiplo. Leucemia agudas e crônicas. Metástase de primário desconhecido. Tratamento de suporte em câncer. Farmacologia das drogas antiblásticas. Modificadores da resposta biológica (interceulinas, interferons, etc). Fatores de crescimento da medula óssea. Avaliação das respostas terapêuticas em oncologia clínica. Avaliação do estado geral em oncologia clínica. Avaliação da sobrevida. Emergências oncológicas. Epidemiologia, história natural, patologia, diagnóstico, estadiamento, prognóstico, indicações cirúrgicas, radioterapia e quimioterapia dos seguintes tumores: Câncer da cabeça e pescoço, câncer do pulmão, tumores do mediastino, câncer do esôfago, câncer do estômago, câncer do pâncreas e do sistema hepatobiliar, câncer do colon do reto, câncer do canal anal, câncer do rim e da bexiga, câncer da próstata, câncer do pênis, câncer do testículo, tumores ginecológicos (vulva, vagina, cérvice e endométrio), sarcomas uterinos, doenças trofoblastica gestacional, câncer do ovário, câncer da mama, sarcomas das partes moles, sarcomas ósseas, câncer de pele, melanoma. Cuidados paliativos. Dor oncológica. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. MEDICINA GERAL: Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO ESPECIALISTA RADIOTERAPEUTA: Bases biológicas da Radioterapia; Morfologia dos efeitos da radiação em tecidos normais; Esquemas de fracionamento; Efeitos tardios no tratamento do câncer: toxidade da radiação; Estadiamento do câncer; Princípios de física radiológica, dosimetria e planejamento de tratamento; Aplicações clínicas de terapia com física de elétrons; Irradiação de corpo total e hemicorpo; Física da braquiterapia; Aplicações clínicas da braquiterapia; Modificadores químicos da radiação; Tumores da pele; Sarcomas de Kaposi; Linfoma cutâneo de células T; Tumores cerebrais; Tumores de hipófise; Tumores oculares; Tumores de orelha; Tumores de nasofaringe; Tumores de cavidade nasal e seios paranasais; Tumores de cavidade oral; Tumores de orofaringe; Tumores de hipofaringe; Tumores de laringe; Tumores não epitelias de cabeça e pescoço; Tumores de pulmão; Tumores de mediastino e traqueia; Tumores de esôfago; Tumores de coração e grandes vasos; Tumores de mama; Tumores de estômago; Tumores de pâncreas e vias biliares; Tumortes de colo e reto; Tumores de canal anal; Tumores de rim, pelve renal e uretra; Tumores de bexiga; Tumores de uretra feminina; Tumores de próstata; Tumores de testículo; Tumores de pênis e uretra masculina; Tumores de colo uterino; Tumores de endométrio; Tumores de ovário; Tumores de vagina; Tumores de vulva; Tumores de retroperitôneo; Tumores de glândula adrenal; Linfomas de Hodgkin e não - Hodgkin; Mieloma múltiplo e plasmocitoma; Tumores de tireoide; Tumores ósseos; Sarcomas de partes moles; Tumores pediátricos; Tumores cerebrais na infância; Tumor de Wilms; Neuroblastomas; Rabdomiosarcomas; Linfomas em crianças; Radioterapia em doenças benignas; Radioterapia como tratamento paliativo no câncer avançado; Normas da CNEN. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA: Anatomia e fisiologia do sistema digestório. Indicações e contraindicações para a endoscopia digestiva alta. Biópsia e citologia em endoscopia digestiva alta. Hemorragia digestiva alta varicosa e não-varicosa. Corpo estranho no tubo digestivo. Passagem de sondas para alimentação. Estenoses do esôfago e seu tratamento endoscópico. Doença do refluxo gastroesofágico e doença de Barret. Síndrome de Mallory-Weiss e de Boerhaave. Doença de Chagas no tubo digestivo. Neoplasia de esôfago. Gastrites, gastropatias e Helicobacter pylori. Úlcera cloridropéptica. Distúrbios motores do estômago e duodeno. Linfoma MALT. Tumores gástricos. Colecistites e colangite. Pancreatites e pseudocisto de pâncreas. Endoscopia pediátrica. Endoscopia na SIDA. Diarreias crônicas. Retite actínica. Angiodisplasias do cólon. Colonoscopia: anatomia do cólon, indicação e contraindicação de colonoscopia, preparo de cólon. Doenças inflamatórias intestinais. Neoplasias de cólon, pólipos de cólon e polipectomias. Estenoses de cólon e tratamento. Hemorragia digestiva baixa. Sedação do paciente. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. Emergências clínicas e cirúrgicas. Ética e legislação profissional. Relação médico-paciente. Mecanismos de ação e efeitos colaterais dos antibióticos, corticoides e anti-hipertensivos. Controle de infecções hospitalares. Doença do Refluxo gastroesofágico (DRGE). Câncer de Esôfago. Gastrites. Úlcera Péptica Gaserodunodenal. Câncer Gástrico. Hemorragia Digestiva alta e baixa. Diarreias Agudas e Crônicas. Parasitoses. Doença de Crohn. Retocolite Ulcerativa. Síndrome do Cólon Irritável. Doença Diverticular dos Cólons. Tumores Colorretais. Hepatite Aguda e Crônica. Cirrose Hepática. Típado e Drogas. Hepatite Aguda Fulminantes. Litíase Biliar. Colecistite. Pancreatite Aguda. Pancreatite Crônica. Câncer de Pâncreas. Aparelho Digestivo e AIDS. MEDICINA GERAL: Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO NEFROLOGISTA: Insuficiência renal aguda; Insuficiência renal crônica (imunologia, complicações e manejo clínico de transplante renal); Nefropatia tóxica e túbulointersticial; Glomerulonefrites primárias; Rim nas doenças sistêmicas; Rim e gravidez; Hipertensão arterial sistêmica; Litíase do trato urinário; Infecções do trato urinário; Doença cística do rim. Anomalias Congênitas de trato urinário; Insuficiência renal aguda na criança e no adulto; Insuficiência renal crônica na criança e no adulto (imunologia, complicações e manejo clinico de transplante renal); Nefropatia tóxica e tubuloinstersticial na criança e no adulto; Tumores do trato urinário na criança; Rim nas doenças sistêmicas; Rim e gravidez; Hipertensão arterial sistêmica; Litíase do trato urinário; Infecções do trato urinário na criança e no adulto; Doença cística do rim. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO NEUROLOGISTA: Fisiopatogenia do sistema nervoso central; Semiologia dos estados alterados de consciência; Diagnóstico por imagem em clínica neurológica; O exame do líquido cefalorraquidiano; Noções de eletromiografia e eletroencefalografia; Doença cerebrovascular isquemia; Doença cerebrovascular hemorrágica; Tumores do SNC; Epilepsias: etiopatogenia, classificação internacional, tratamento medicamentoso; Estado de mal convulsivo; Hipertensão intracraniana; Doenças desmielinizantes; Demências; Neuropatias, Periféricas, Poliradiculoneurite; Doenças neurológicas com manifestações extrapiramidais; Miopatia: miastenias graves. Polimiosites; Doenças infecciosas e Parasitárias do SNC. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Doenças Vasculares Cerebrais. Síndromes Radiculares. Cefaleia. Epilepsia. Síndromes Extra Priramidais. Neuropatias Periféricas e Cranianas. Hidrocefalia. Lesões Expansivas Intracranianas. Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso Central. Doenças Neuromusculares. Neurocisticercose. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

Adm's. Tratado de Neurologia. 6ª edição, 1993.

Wilson Silva. Cefaleia. Diagnóstico e Tratamento

Fustinoni. Semiologia do Sistema Nervoso. 10ª ed. 1978.

Paul W. Brazis. Localization in clinical Neurolog. 2ª ed. 1990.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO ONCOLOGISTA CLÍNICO: Princípios Biológicos do Câncer: Etiologia e Prevenção, Biologia e Cinética Celular; Princípio de Quimioterapia; Princípios de Cirurgia Oncológica; Princípios de Radioterapia; Princípios de Oncologia Pediátrica: Abordagem Clínica Terapêutica e Infecções em Pacientes Imunodeprimidos; Emergências em Oncologia; Diagnósticos; Etiologia; Epidemiologia; Patologia; Estadiamento, Prognóstico e Tratamento dos Cânceres dos seguintes locais: cabeça e pescoço, pulmão, mediastino, esôfago, estômago, Pâncreas, sistema hepato-biliar, intestino delgado, colo retal e região anal, sistema genito-urinário, testículos, ginecológicos, pele, glândulas endócrinas, sistema nervoso, linfomas, leucemias agudas e crônicas, mieloma múltiplo; Tratamento das doenças metastáticas com tumor primário desconhecido; Síndromes paraneoplásicas; Abordagem dos aspectos psicossociais dos pacientes com Câncer. Sarcomas ósseos e Sarcomas de partes moles: AIDS E CÂNCER; Dor e câncer; Efeitos colaterais da quimioterapia; Bases Biológicas e Farmacológicas da quimioterapia. Drogas antineoplásicas e modificadores da resposta biológica: Classificação, uso e toxicidade dos reagentes de uso Clínico. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO MASTOLOGISTA: Anatomia e fisiologia da mama, embriologia, semiologia e patologia da mama. Aspectos patológicos das lesões mamárias. oncologia clinica e mastologia. cito-prevenção em mastologia. Tratamento cirúrgicos das patologias mamárias. Aspectos patológicos das lesões mamárias. Imagens radiológicas em mastologia. rastreamento, estadiamento e tratamento do câncer de mama. Norma operacional básica do sistema único de saúde (nob/96) e norma operacional da assistência à saúde/sus (noas/sus 01/2001). Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Anatomia e fisiologia da mama. anatomia e fisiologia dos órgãos e glândulas associadas à mama. Métodos diagnósticos em mastologia (exame clínico anatomopatológicos, exames por imagens). Doenças benignas da mama (displasias mamárias, processos infecciosos). Doenças malignas da mama (Câncer Mamário). Tratamento cirúrgico do câncer mamário. Tratamento conservador do câncer mamário. Tratamento coadjuvante (Quimioterapia e Radioterapia). Aleitamento materno. Prevenção do câncer de mama. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO CIRURGIÃO GERAL: Politraumatizado: reanimação, avaliação propedêutica, indicação e condutas cirúrgicas nos traumatismos causados por agentes diversos: cervicais, torácicas, abdominais e perineais; Avaliação do risco cirúrgico, pré e pós-operatório; Choque: repercussões para os diversos órgãos e sistemas; Alterações Hidroeletrolíticas e do equilíbrio ácido-básico, diagnóstico e tratamento; Suporte nutricional em cirurgia: enteral e parenteral; Queimaduras: abordagem inicial, curativos e reposição volêmica; Abdômen agudo não traumático e sepsis abdominal: diagnóstico e tratamento; Parede abdominal: técnicas de abertura e fechamento; tratamento cirúrgico de hérnias incisionais, inguinais, umbilicais e epipástricas; Hérnia de hiato, Úlceras gastro-duodenais, Gastrites; Afecções bilio-pancreáticas: diagnóstico e tratamento; Megaesôfago e Megacólon: diagnóstico e tratamento; Patologia Cólon-reto-anal: divertículos, neoplasias, hemorroidas, fissuras, abcessos e fístulas; Emergências vasculares: traumáticas e não traumáticas, diagnóstico e tratamento; Urgências urológicas: traumáticas e não traumáticas, diagnóstico e tratamento; Urgências torácicas: traumáticas e não traumáticas, mais frequentes, diagnóstico e tratamento. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário.

Anatomia humana. Fisiologia do aparelho digestivo. Fisiopatologia das doenças abdominais. Clínica cirúrgica. Avaliação do pré e pós operatório. Cirurgia ambulatorial. Abdome agudo. Traumatologia. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96,

2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005. Indicações Bibliográficas:

ALEXANDER R.H., PROCTOR, H.J. Manual de Suporte Avançado de Vida no Trauma - ATLS 5ª ed. Traduzido e impresso com autorização do American College of Surgeons, Brasil, 1996.

DUDRICK, S.J. et. al. Manual de cuidados pré e pós-operatórios - Comitê de Cuidados Pré e Pós-operatórios do American College of Surgeons. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1984.

GOLIGHER, J. Cirurgia do Ânus, Reto e Colo. 5ª ed. v. 1-2. São Paulo: Editora Manole, 1990.

NYHUS, L,.M, BAKER, R.J El Domínio de la Cirugía - Master of Surgery. v. 1-2. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana, 1992.

TESTUT, L, JACOB, O. Tratado de Anatomia Topográfica com aplicaciones Médicocirúrgicas. 8ª ed., v. 1-2. Barcelona: Salvat Editores, 1975.

WAY, L.W. Cirurgia - Diagnóstico e Tratamento. 9ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1993.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO PROCTOLOGISTA: Anatomia ano-reto-cólica. Embriologia anorretal. Sintomas e sinais das doenças em coloproctologia. Exame físico de abdômen e exame proctológico. Exames laboratoriais em coloproctologia. Exame radiológico do intestino delgado e do cólon. Exames por imagem: TC,RM e US em coloproctologia. Colonoscopia: técnicas do exame, indicações e contraindicações. Doença hemorroidária. Abscesso e fistula anal e endorretal. Cisto pilonidaç sacrococcígeo. Prurido anal. Incontigência anal. Prolapso e procedência do reto. Ultrassonografia anal e endorretal. Manometria anoretal: indicações e limitações. Doenças sexualmente transmissíveis em coloproctologia. Doenças congênitas. Urgências - obstrução intestinal, hemorragia digestiva baixa abdômen agudo. Trauma anorretocolônico. Doenças benigna: Doença diverticular do cólon. Megacólon. Doenças inflamatórias específicas e inespecíficas. Colite isquêmica. Pólipos e polipose. Câncer do cólon, reto, canal anal e ânus. Bases da cirurgia oncológica. Fundamentos, indicações e contra- indicações da químio e radioterapia. Derivações intestinais: tipos, indicações, técnicas e complicações. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário-Anatomia e fisiologia da região anal; -Sintomatologia das doenças orificiais; -Exame clínico e instrumental apropriado; -Alterações anais congênitas; -Doenças hemorroidárias; -Fissuras anais; -Abscessos e fístulas perianais; -Cisto pilonidal -Condilomatose -Doenças sexualmente transmissíveis; -Doenças inflamatórias intestinais; -Displasias e alterações pré-malignas; - Neoplasias anoretais e intestinais; -Condições neurálgicas da região anoretal ;-Prurido anal; Incontinência anal; Estenose anal ;-síndrome de espasticidade perineal; Fístula anovaginal; Cirurgia anal ambulatorial; Complicações pós-cirurgias anais. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

-Sabiston - Tratado de cirurgia, 2v. (2009) MATTOX, KENNETH L. / BEAUCHAMP, R. DANIEL / EVERS, B. MARK - Ed Elsevier

-Textbook of anal diseases - Steen Li Jensen (editor) - Ed Routledge; 1 edition (march 1,1998).

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO PLANTONISTA CTI: 1. CHOQUE E DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS: Fisiopatologia dos Estados de Choque; Choque Séptico e Mecanismos de Agressão Tecidual; Choque Cardiogênico; Síndrome de Disfunção de Múltiplos Órgão; Monitorização Hemodinâmica e Transporte de Oxigênio; Reposição Volêmica, Fármacos Vasoativos 2. DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES: Angina Instável; Infarto Agudo do Miocárdio; Edema Agudo de Pulmão; Emergências Hipertensivas; Troboembolismo Pulmonar; Anticoagulantes, Fibrinolíticos e Trombose Venosa Profunda; Arritmias Cardíacas, Ressuscitação Cardiorrespiratórias Cerebral; Dissecção Aórtica Aguda 3. DISTÚRBIOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO: Insuficiência Respiratória Aguda; Monitorização Respiratória; Técnicas de Assistência Ventilatória; Desmame da Ventilação Mecânica; Ventilação Mecânica Não Invasiva 4. DISTÚRBIOS RENAIS E METABÓLICOS: Insuficiência Renal Aguda; Técnicas de Diálise; Equilíbrio Ácido Básico e Acidose Láctica no paciente grave; Distúrbios na Concentração Plasmática de Sódio; Distúrbios do Metabolismo do Potássio; Distúrbios do Metabolismo do Magnésio e do Cálcio; Estados Hiperosmolares; Cetoacidose diabética e Hipoglicemia; Crise Tirotóxica; Coma Mixedematoso 5. DISTÚRBIOS DA NUTRIÇÃO: Princípios de Suporte Nutricional; Suporte Nutricional Enteral; Suporte Nutricional Parenteral; Terapia Nutricional em Condições Especiais 6. DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS: Estados Confusionais no Paciente Grave; Hipertensão Intracraniana: Edema Cerebral; Monitorização de Parâmetros encefálicos; Hemorragias Subaracnoides; Acidente Vascular Cerebral; Síndrome Convulsiva; Coma; Polimioneuropatias no Paciente Grave 7. DISTÚRBIOS HEMATOLÓGICOS E HEMOTERAPIA; Utilização de sangue e Componentes; Distúrbios da Coagulação 8. INFECÇÕES E ANTIMICROBIANOS: Infecções em UTI; Uso Racional de Antibióticos; Controle das Infecções Hospitalares em UTI; Infecções em Pacientes Imunocomprometidos; Aids em UTI; Risco Ocupacional 9. CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS: Pós-operatório de Cirurgia Vascular; Pós-operatório em Urologia; Pós-operatório em Neurocirurgia (Trauma e Vascular); Pós-operatório de Cirurgia Vascular; Atendimento ao Paciente Politraumatizado. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas

Civeta, Taylor and Kirby's. critical Care. Lippincourt Willians and Wilkins, 2008

Bongard FS, Sue DY.; Current Critical Care Diagnosis & Treatment. Norwalk Lange, 2008

Série Clinicas Brasileiras de Medicina Intensiva. 7ª. Ed. Atheneu, São Paulo: volumes:

Insuficiência Renal em UTI - 1998

Sepse ( Silva e Friedman), 1999

Ventilação Mecânica - vol. I e II (Carvalho), 2000

O Doente Cirúrgico na UTI (Rasslan)

Nutrição Parenteral e Enteral em UTI (Ferro, Azevedo e Loss), 2001

Neurointensivismo (Cruz), 2002

Cardiologia Intensiva (Nicolau e Stefanini), 2002

Monitorização Hemodinâmica em UTI - vol I - Básico (Terzi e Araújo), 2003

Monitorização Hemodinâmica em UTI - vol II - Avançado (Terzi e Araújo), 2004

Equilíbrio Hidreletrolítico e Reposição Volêmica em UTI (Auler, Proença, Antoniazzi e Terzi), 2005

Questões Comentadas da Prova de Título de Especialista. Publicado pela AMIB; última edição em 2005

BENNETT, J.C., PLUM, F. Cecil - Tratado de Medicina Interna. 20ª ed., v.1-2 - Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1997.

ISSELBACHER, K.J., BRAUNWALD, E., WILSON, J.B., FAUCI, A.S., KASPER, D.L. Harrisson - Medicina Interna. 13º ed., v. 1-2 - Colonia Atlampa/México: Nueva Editorial Interamericana, 1995.

GOLDBERGER, E. Alterações do equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-básico. 7ª ed. Rio de Janeiro; Editora Guanabara Koogan,1988.

GUS, I. Eletrocardiografia - o normal e o patológico. Noções básicas de vectocardiografia. 2ª ed. São Paulo: Fundo Editorial Byk, 1997.

KNOBEL, E. Condutas no paciente grave. São Paulo: Editora Atheneu, 1994.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO PLANTONISTA INTERNISTA: Dor fisiopatologia; Dor torácica; Dor abdominal; Cefaleias; Dor lombar e Cervical; Distúrbios da regulação térmica; Calafrios e Febre; Dores musculares, Espasmos, Cãibras e Fraqueza muscular; Tosse e hemoptise; Dispneia e edema pulmonar; Edema; Cianose, hipoxia e policitemia; Hipertensão arterial; Síndrome de choque; Colapso e morte cardiovascular súbita; Insuficiência cardíaca; Insuficiência coronária; Bradiarritmias; Taquiarritmias; Cateterismo e Angiografia cardíaca; Febre reumática; Endocardite infecciosa; Miocardiopatias e miocardites; Infarto agudo do miocárdio; Cor pulmonale; Parada cardiorrespiratória; Constipação; Diarreia e Distúrbios da função ano retal; Aumento e perda de peso; Hematêmese e melena; Hepatite aguda e crônica; Icterícia e hepatomegalia; Cirrose; Distensão abdominal e ascite; Coledocolitiase; Doenças do pâncreas; Líquidos e eletrólitos; Acidose e alcalose; Anemias; Hemorragia e trombose; Biologia do envelhecimento; Problema de saúde do idoso; Diagnóstico e manuseio das afecções mais comuns da pessoa idosa; Avaliação e diagnóstico das doenças infecciosas; Diarreia infecciosa aguda e intoxicação alimentar; Doenças sexualmente transmissíveis; Síndrome de angustia respiratória do adulto; Estado de mal asmático; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Tromboembolismo pulmonar; Insuficiência renal aguda; Insuficiência renal crônica; Glomerulopatias; Obstrução das vias urinárias; Lúpus eritematoso sistêmico; Artrite reumatoide; Vasculites; Doença articular degenerativa; Artrite infecciosa; Distúrbios da coagulação; Diabetes mellitus; Doenças da tireoide; Doenças vasculares cerebrais, Traumatismo cranioencefálico e raquimedular; Viroses do sistema nervoso central: meningites e encefalites; Coma; Doenças ocupacionais; Acidentes do trabalho; Neoplasias; Carências nutricionais. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário Antibioticoterapia. Anemias. Hipertensão arterial. Diabetes. Parasitoses Intestinais. Esquistossomose. Cefaleias. Febre de origem indeterminada. Diarreias. Úlcera péptica. Hepatite. Hipertireoidismo. Hipotireoidismo. Insuficiência cardíaca. Alcoolismo. Doenças sexualmente transmissíveis. Cardipoatia isquêmica. Arritmias cardíacas. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Dor toráxica. Dor lombar. Ansiedade. Asma brônquica. Pneumonias. Tuberculose. Hanseníase. Aids. Leishmaniose. Infecção urinária. Enfermidades bucais. Epilepsia. Febre reumática. Artrites. Acidentes por animais peçonhentos. Micoses superficiais. Obesidade. Dislipidemias. Infarto agudo do Miocárdio. Edema agudo do Pulmão. Tromboembolismo Pulmonar. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas

BENNETT, J.C., PLUM, F. Cecil - Tratado de Medicina Interna. 20ª ed., v.1-2 - Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1997.

ISSELBACHER, K.J., BRAUNWALD, E., WILSON, J.B., FAUCI, A.S., KASPER, D.L. Harrisson - Medicina Interna. 13º ed., v. 1-2 - Colonia Atlampa/México: Nueva Editorial Interamericana, 1995.

GOLDBERGER, E. Alterações do equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-básico. 7ª ed. Rio de Janeiro; Editora Guanabara Koogan,1988.

GUS, I. Eletrocardiografia - o normal e o patológico. Noções básicas de vectocardiografia. 2ª ed. São Paulo: Fundo Editorial Byk, 1997.

KNOBEL, E. Condutas no paciente grave. São Paulo: Editora Atheneu, 1994.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO ORTOPEDISTA: Introdução ao estudo da biomecânica; Biomecânica localizada (MMSS, MMII e Coluna); Embriologia humana; Histogênese óssea; Fisiologia e Bioquímica óssea; Consolidação e retardamento de consolidação de fraturas; Doenças ósseas metabólicas; Distúrbios congênitos da osteogênese do desenvolvimento; Deformidades congênitas; Exame músculo-articular; Osteomielites e pioartrites; Infecções ósseas específicas: tuberculose, lues, micoses; Tratamento de Sequelas de paralisia infantil; Paralisia obstétrica; Paralisia cerebral; Cervicobraquialgias; Pé plano postural; Afecções ortopédicas comuns da infância; Pé equinovaro congênito; Hallux Valgus; Lombalgia, lombociatalgia e hérnia discal; Escoliose; Espondilolise e espondilolistese; Epifisiolistese proximal do fêmur; Osteocondrites; Moléstia de Perthes; Displasia congênita do quadril; Tratamento das artroses do MMII; Ombro doloroso; Tumores ósseos; Fraturas expostas; Fraturas de escafoide; Fraturas luxações do carpo; Fraturas do punho (Fratura de Colles); Lesões traumáticas da mão; Fraturas dos ossos do antebraço; Fraturas supracondilianas do úmero na criança; Fraturas e luxações da cintura escapular; Fraturas do úmero; Fraturas e luxações da cintura pélvica; Fraturas do terço proximal do fêmur; Fraturas do colo do fêmur na criança; Fraturas supracondilianas do fêmur; Fratura do joelho; Lesões ligamentares e meniscais do joelho; Fratura da diáfise tibial e fraturas do tornozelo; Fratura dos ossos do Tarso; Anatomia e Radiologia em Ortopedia e Traumatologia; Anatomia do sistema muscular; Anatomia dos vasos e nervos; Anatomia cirúrgica: vias de acesso em cirurgia ortopédica e traumatológica. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Condições associadas à postura. Lombalgias. Tumores Ósseos. Osteoartrose. Patologias do joelho. Lesões meníscais e dos ligamentos do joelho. Lesões Neurológicas. Lesões Ósteo-Metabólicas. Neoplasias. Fraturas em geral. Patologias do pé. Patologias do ombro. Osteomielite. Exame do paciente ortopédico. Exames complementares em ortopedia. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

Robert B. Salter. Distúrbios e lesões do sistema musculo-esquelético. 2º edição.

Orthopaedics. Campbell's Operative. Ligth edition. vol. 1, 2, 3 e 4

Fraturas e Traumatismos das Articulações. Watson - Jones.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA: Fisiopatologia do anel linfático do Waldeyer; Classificação clínica e etiológica das amidalites agudas e crônicas; Tumores benignos e malignos da faringe; Estomatites; Tumores da cavidade bucal; Parotidites; Tumores benignos e malignos das glândulas salivares; Sinusites: quadro clínico, sintomatologia, diagnóstico e tratamento; Rinites; Tumores benignos dos seios paranasais; Tumores malignos dos seios paranasais; Tumores malignos e benignos da laringe; Estudo radiológico e endoscópico; Procedimentos cirúrgicos; Propedêutica instrumentada; Laringites agudas e crônicas; Avaliação da audição através dos métodos subjetivos e objetivos; Otites externas: otites médias, agudas e crônicas; Surdez; Otoneurologia; Noções de alergia; Noções de oncologia; Noções de foniatria. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Otologia: Anatomia e fisiologia aplicada do órgão de audição e equilíbrio; Doenças Infecciosas do ouvido externo, ouvido médio, ouvido interno e labirinto. Complicações infecciosas otogênicas. Fraturas do osso temporal. Tumores do Ouvido Médio, ouvido interno, nervo facial e nervo vestíbulo - coclear. Rinologia (nariz e seios para nasais): Anatomia e fisiologia aplicada. Doenças infecciosas do nariz e dos seios para nasais. Complicações infecciosas do nariz e dos seios para nasais. Epistaxe. Trauma nasal. Tumores do nariz e dos seios para nasais. Faringolaringologia: Anatomia e fisiologia aplicada. Imuonologia do Anel Linfático de Waldayes. Doenças Infecciosas e congênitas da faringe e laringe. Trauma. Tumores da boca, faringe e laringe. Anatomia humana. Fisiologia do aparelho digistivo. Fisiopatologia das doenças abdominais. Clínica cirúrgica. Avaliação do pré e pós operatório. Cirurgia ambulatorial. Abdome agudo. Traumatologia. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

LOPES FILHO, Otacílio Tratado de Otorrinolaringologia, editora Roca, 1994.

HUNGRIA, Hélio Manual de Otorrinolaringologia - 5ª edição.

MINILI, A; Bento, RF; Butugan, O. Otorrinolaringologia - Clínica e Cirúrgica. Editora Atheneu - 1993.

Otorrinolaringologia Prática. Diagnóstico e Tratamento. 2ª edição, Editora Revinter.

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, Órgão Oficial da SBORL. Últimos dois anos.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO UROLOGISTA: Anatomia do trato urinário e genital; Diagnóstico por imagem de patologias do trato urinário e genital; Traumatismo urogenital; Urgências urológicas não traumáticas; Doenças sexualmente transmissíveis; Tumores do trato urinário e genital; Uropediatria, principais afecções cirúrgicas urológicas na infância; Hiperplasia benigna da próstata; Litíase urinária; Infecções do trato urinário e genital; Tuberculose urogenital; Patologias do cordão espermático e bolsa testicular; Infertilidade masculina; Disfunção erétil; Distúrbios neuromusculares de bexiga e incontinência urinária; Endourologia. Anatomia do Trato Geniturinário. Exame Físico do Trato Geniturinário. Exames Laboratoriais Urológicos. Infecções Inespecíficas do Trato Geniturinário. Doenças Sexualmente Transmissíveis em Homens. Refluxo Vesicoureteral. Cálculos Urinários. Infertilidade Masculina. Anatomia humana. Fisiologia do aparelho digistivo. Fisiopatologia das doenças abdominais. Clínica cirúrgica. Avaliação do pré e pós operatório. Cirurgia ambulatorial. Abdome agudo. Traumatologia. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

Smith, Tanagho e Mcaninsh-Urologia-13ª Ed., Editora Guanabara Koogan, 1994.

Resnick e alls, Segredos em Urologia-Editora Artes Médicas, 1996.

Netto, Nelson Rodrigues e all. Urologia-Fundamentos para o Clínico, Editora Sarvier, 2001.

Netto, Nelson Rodrigues-Urologia, Editora Rocca, 1986.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/ Coogan.13ª.edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO ANESTESIOLOGISTA: Preparo pré-anestésico; Equilíbrio hidroeletrolítico; Reposição volêmica e hemotransfusão; Anestesia venosa; Anestesia inalatória: farmacocinética e farmacodinâmica; Farmacologia dos anestésicos locais; Bloqueios subaracnóideo e peridural; Bloqueios periféricos; Transmissão e bloqueio neuro muscular; Anestesia em urgências; Anestesia ambulatorial e para procedimentos diagnósticos; Complicações de anestesia; Recuperação anestésica; Parada cardíaca e reanimação cardiorrespiratória e cerebral; Anestesia e transplantes; Diagnóstico de morte encefálica; Farmacologia aplicada a Anestesiologia; Física e Anestesia; Anestesia e sistema endócrino; Hipotermia e hipotensão arterial induzida; Anestesia para Obstetrícia e Ginecologia; Anestesia para pacientes pediátricos; Anestesia para Cirurgia Abdominal; Anestesia para Neurocirurgia; Anestesia para Urologia; Anestesia para Oftalmologia; Anestesia para Otorrinolaringologia e Cirurgia Buco-maxilo-facial; Anestesia para Cirurgia Plástica; Anestesia para Cirurgia Torácica; Anestesia e sistema cardiovascular; Anestesia e Geriatria; Choque; Monitorização e Terapia Intensiva; Ventilação artificial; Fisiopatologia e tratamento da dor aguda; Ética risco profissional e Medicina legal. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Ética Médica e Bioética. Responsabilidade Profissional do Anestesiologista;Organização da SBA, Risco Profissional do Anestesiologista; Preparo Pré-Anestésico;Sistema Cardiocirculatório; Sistema Respiratório; Sistema Nervoso; Farmacologia Geral; Farmacologia dos Anestésicos Venosos; Farmacologia dos Anestésicos Inalatórios; Farmacologia do Sistema Respiratório; Farmacologia do Sistema Cardiovascular; Farmacologia do Sistema Nervoso; Transmissão e Bloqueio Neuromuscular; Anestesia Venosa; Física e Anestesia; Anestesia Inalatória; Bloqueio Subaracnoideo e Peridural; Bloqueios Periféricos; Recuperação Pós-Anestésica; Monitorização; Parada Cardíaca e Reanimação; Sistema Urinário; Sistema Digestivo; Sistema Endócrino; Autacoides Derivados dos Lipídios; Metabolismo; Reposição Volêmica e Transfusão; Metodologia Científica; Anestesia para Cirurgia Abdominal; Anestesia em Urologia; Anestesia em Ortopedia; Anestesia e Sistema Endócrino; Anestesia em Obstetrícia; Anestesia em Urgências e no Trauma; Anestesia para Oftalmo e Otorrino; Anestesia para Cirurgia Plástica e Buco-Maxilo-Facial; Anestesia em Geriatria; Anestesia para Cirurgia Torácica; Anestesia e Sistema Cardiovascular; Anestesia para Neurocirurgia; Anestesia Ambulatorial; Anestesia para Procedimentos fora do Centro Cirúrgico; Complicações da Anestesia; Choque; Terapia Intensiva; Suporte Ventilatório; Dor; Hipotermia e Hipotensão Arterial Induzida; Anestesia para Transplantes. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

MILLER, Ronald D. ANESTHESIA. 6. Ed.,2005. BARASH, Paul G. CLINICAL ANESTHESIA. 4 ed. 2001

BONICA.MANAGEMENT OF PAIN. 3.ed., 2000. CHESNUT, Davi H. OBSTETRIC

ANESTHESIA - PRINCIPLES AND PRACTICE. 2 ed., 1999. ANESTHESIOLOGY - Yao & Artusios - 5 ed. - 2003.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO IMAGINOLOGISTA: Física Radiológica: os aspectos físicos na formação da imagem; noções de proteção radiológica. Legislação trabalhista para trabalhadores na área que envolve radiação ionizante. Interpretação radiológica: radiologia óssea - lesões traumáticas dos ossos e articulações; doença das articulações; tumores ósseos e condições correlacionadas; infecções e inflamações ósseas; doenças metabólicas, endócrinas e relacionadas ao osso; síndromes de má formação congênita. Os tecidos moles superficiais: doença dos músculos; mamografia. O cérebro e a medula espinhal: doenças intracranianas; Medula espinhal e coluna vertebral. Abdome e trato gastrointestinal: fígado, sistema biliar e pâncreas; radiologia gastrointestinal contrastada; a faringe e o esôfago; estômago e duodeno; intestino delgado; cólon. O trato urinário e genital feminino: Obstetrícia e ginecologia. Tórax: infecções do tórax; doenças das vias aéreas; doenças da parede torácica e diafragma; doenças de origem ocupacional, química e física; tumores dos pulmões e brônquios; mediastino; doenças da pleura; o sistema cardio-vascular. A face, boca e mandíbula. Traumatismos faciais. Osso temporal. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Princípios físicos da obtenção dos exames de: Radiografia; Ultrassonografia; Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Fisiopatologia e achados de imagem das doenças em Radiologia convencional e contrastada. Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Mamografia nos órgãos, sistemas e aparelhos: Sistema Nervoso Central; Cabeça e Pescoço, Pediatria, Aparelho Respiratório, Abdome e Sistema Gastrintestinal; Aparelho Urinário, Sistema Músculoesquelético; Sistema Cardiovascular; Ginecologia e Obstetrícia e Mamas. . MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

BIASOLI Jr. A. Técnicas Radiográficas. Ed Rubio, 2006. SANTOS, AASMD; Nacif MS, Marchiori E; Oliveira ME.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Aparelho Respiratório. Ed. Rubio, 2005. SANTOS, AASMD; Nacif MS, Galvão M. Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Abdome. Ed. Rubio - 2005. FREITAS, L.O.; NACIF, M.S. Radiologia Pratica para o Estudante de Medicina. Revinter, 2001 (Volume I). FREITAS, L.O.; NACIF, M.S. Radiologia Pratica para o Estudante de Medicina. Revinter , 2003 (Volume II). STOLLER DW. Ressonância Magnética em Ortopedia e Medicina Desportiva. Ed. Guanabara-Koogan - 2000. OSBORN AG. Diagnóstico Neurorradiológico. Ed. Revinter, 1999. PRANDO A, Prando D, Caserta NMG, Bauab Jr. T. Urologia: Diagnóstico por Imagem. 1997. LEE JKT, Sagel SS, Stanley RJ, Heiken JP.Tomografia Computadorizada do Corpo em correlação com ressonância magnética. Ed. Guanabara-Koogan, 2001. MILLER, SW. The Requisites: Cardiac Imaging. Ed. Elsevier Mosby, 2005. HEYWANG-KÖBRUNNER SH, Schreer I, Dershaw DD, Frasson A. Mama: diagnóstico por imagem. Ed Revinter, 1999. CALLEN, PW. Ultrassonografia em Obstetrícia Ginecologia. Ed. Guanabara- Koogan,1996. VOGL, TJ. Diagnóstico Diferencial por imagem em Cabeça e Pescoço. Ed Revinter, 2003. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA NUTRÓLOGO: 1 Unidades de alimentação e nutrição - objetivos e características, planejamento físico, recursos humanos, abastecimento e armazenamento, custos, lactário, banco de leite e cozinha dietética. 2 Nutrição normal: definição, leis da alimentação / equerimentos e recomendações de nutrientes - alimentação enteral e parenteral. 3 Planejamento, avaliação e cálculo de dietas e(ou) cardápio para adulto, idoso, gestante, nutriz, lactente, pré-escolar, adolescente e coletividade sadia em geral. 4 Desnutrição: epidemiologia de desnutrição, aspectos sociais e econômicos. 5 Diagnósticos antropométricos: padrões de referência / Indicadores: vantagens, desvantagens e interpretação / avaliação nutricional do adulto: índice de massa corporal (classificação de Garrow). 6 Dietoterapia nas enfermidades do sistema cardiovascular. 7 Dietoterapia nos distúrbios metabólicos: obesidade - Diabete Mellitus e dislipidemias. 8 Dietoterapia nas carências nutricionais: desnutrição energético-proteica, anemias nutricionais e carência de vitamina A. 9- Alimentos: conceito; características e qualidade dos alimentos; perigos químicos, físicos e biológicos. 10-Microbiologia dos alimentos: fatores que influenciam a multiplicação dos micro-organismos; patogênicos de importância em alimento. 11 Conservação e armazenamento de alimentos: uso do calor, do frio, do sal/açúcar, aditivos, irradiação e fermentação. Código de Ética Médica. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA MÉDICO HEMATOLOGISTA: Linfomas (Hodgkin e não Hodgkin); Síndromes mieloproliferativas; Aplasia de medula óssea; Distúrbio da coagulação: doenças de Von Wilerbrand, hemofilia A, hemofilia B; Coagulação intravascular disseminada, trombofilia, inibidores da coagulação; Manuseio do paciente neutropênico febril; Síndromes mielodisplásicas; Transplante de medula óssea; Anemias: fisiopatogenia, diagnóstico diferencial e tratamento; Plaquetopenia: etiologia, diagnóstico diferencial e tratamento; Leucopenia e neutropenia: etiologia, diagnóstico diferencial e tratamento. Ética profissional, Saúde Pública, SUS e PSF. Trabalho em equipe; relações do trabalho; humanização intra equipes e atendimento ao público usuário. Hematopoese e Fatores de Crescimento Hematopoéticos, Enfoque sobre Anemias, O Esfregaço de Sangue Periférico, Abordagem ao Paciente com Hemorragia e Trombose, Leucopenia e Leucocitose, Abordagem ao Paciente com Linfadenopatia e Esplenomegalia, Medicina da Transfusão, Transplante de Células Primordiais Hematopoéticas, Anemias Microcíticas e Hipocrômicas, Hemoglobinopatias: As Talassemias, Anemias Hemolíticas Autoimunes e Intravasculares, Anemias Hemolíticas: Defeitos da Membrana e do Metabolismo dos Eritrócitos, Anemia Falciforme e Hemoglobinopatias Associadas, Hemoglobinopatias: Metemoglobinemias, Policitemias e Hemoglobinas Instáveis, Anemias Normocrômicas e Normocíticas Nãohemolíticas, Anemia Aplástica e Distúrbios Correlatos, Anemias Megaloblásticas, Policitemia Vera e Distúrbios Relacionados, Distúrbios Hemorrágicos: Anormalidades das Funções Plaquetárias e Vasculares, Distúrbios Hemorrágicos: Deficiências dos Fatores da Coagulação, Distúrbios Hemorrágicos: Coagulação Intravascular Disseminada, Insuficiência Hepática e Deficiência da Vitamina K, Distúrbios Trombóticos: Estados Hipercoagulabilidade, Distúrbios da Função Fagocitária, Síndrome Mielodisplásica, Distúrbios Mieloproliferativos Crônicos: Trombocitopenia Essencial e Mielofibrose com Metaplasia Mieloide, Síndromes Eosinofílicas MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças autoimunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia antirrábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infectocontagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. Lei Municipal 2.673/1995 e suas atualizações: Leis 2704/96, 2793/96, 2846/96, 2860/96, 2933/97, 2953/97, 2958/97, 2964/97, 3044/98, 3100/98, 3245/99, 3442/2001, 3502/2001, 3676/2002 e 4229/2005.

Indicações Bibliográficas:

Cecil Tratado de Medicina Interna - 22ª Ed. 2 Vol. Autor: Goldman, Ausiello Editora:Elsevier

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 4ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 1992. Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13ª. edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ANEXO VI

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

DOSIMETRISTA: Preparam materiais e equipamentos para exames radioterápicos; operam aparelhos médicos para produzir imagens e gráficos funcionais como recurso auxiliar ao diagnóstico e terapia. Preparam pacientes e realizam planejamentos; prestam atendimento aos pacientes fora da sala de exame, realizando as atividades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e código de conduta. Mobilizam capacidades de comunicação para registro de informações e troca de informações com a equipe e com os pacientes. Supervisionam equipe de trabalho.

MÉDICO DO TRABALHO: Fazer exames médicos pré-admissionais e de rotina, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para avaliar, prevenir, preservar ou recuperar a saúde do servidor, assim como elaborar laudos periciais sobre acidentes do trabalho, doenças profissionais e condições de insalubridade, objetivando a garantia dos padrões de higiene e segurança do trabalho.

MÉDICO INFECTOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes internados, tratando afecções psicopáticas, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar atividades de coleta de sangue e materiais como urina, secreções e escarros, auxiliando na análise de exames laboratoriais.

TÉCNICO DE INFORMÁTICA: Consertam e instalam, desenvolvem dispositivos, fazem manutenções corretivas e preventivas de equipamentos de informática, sugerem mudanças no processo, criam e implementam dispositivos de informação. Treinam, orientam e avaliam o desempenho de operadores. Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho.

TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA: Coletam, recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção corretiva dos equipamentos.

TNS - FÍSICO: Consiste em aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas. Aplicar técnicas de radiação ionizante e não ionizante em ciências da vida. Podem operar reatores nucleares e equipamentos emissores de radiação. Desenvolvem fontes alternativas de energia. Projetam sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos. Realizam medidas de grandezas físicas, desenvolvem programas e rotinas computacionais e elaboram documentação técnica e científica.

TNS - MÉDICO ANATOMOPATOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO ANESTESIOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes da rede municipal de saúde, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO CARDIOVASCULAR: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO CIRURGIÃO CABEÇA E PESCOÇO: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes da rede municipal de saúde, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO CIRURGIÃO GERAL: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes internados ou ambulatorial, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO CIRURGIÃO PLÁSTICO: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes internados ou ambulatorial, tratando afecções psicopáticas, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS- MÉDICO CIRURGIÃO TORÁCICO: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes internados ou ambulatorial, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO CLÍNICO GERAL/ PAD: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO ESPECIALISTA CIRURGIÃO ONCOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO ESPECIALISTA ONCOLOGISTA CLÍNICO: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO ESPECIALISTA RADIOTERAPEUTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes internados ou ambulatorial, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO HEMATOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO NUTRÓLOGO: Realizam consultas e atendimentos médicos especializado; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

TNS - MÉDICO IMAGINOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MEDICO MASTOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes internados ou ambulatorial, tratando afecções psicopáticas, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO NEFROLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO NEUROLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes internados ou ambulatorial, tratando afecções psicopáticas, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO ONCOLOGISTA CLÍNICO: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO ORTOPEDISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes internados ou ambulatorial, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial através de exames médicos, emissão de diagnósticos, prescrição de medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções dos ouvidos, nariz e garganta, empregando meios clínicos ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar as funções desses órgãos, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO PLANTONISTA CTI: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO PLANTONISTA INTERNISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO PROCTOLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual a pacientes internados ou ambulatorial, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

TNS - MÉDICO UROLOGISTA: Trabalho técnico especializado, que consiste em executar trabalhos e procedimentos técnicos de grande complexidade, dando atendimento individual ou em grupo, a pacientes da rede municipal de saúde, tratando afecções psicopáticas, empregando técnicas especiais, para prevenir, recuperar ou reabilitar pacientes, de acordo com a sua especialidade e com os princípios do Sistema Único de Saúde.

ANEXO VII

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Nos termos do Edital de Concurso Público 01/2010, requeiro a isenção do pagamento da taxa de inscrição:

IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE:

Nome:___________________________________________________________________________________

Cargo Pretendido:__________________________________________________________________________

Endereço: ________________________________________________________ Nº:_____________________

Bairro: ________________________________________ CEP:_____________________ Tel.:_____________

Cidade: __________________________________ UF:_______________ CPF:_________________________

CTPS:______________________ Série: ______________________________ Data Exp.:_________________

Carteira de Identidade ____________________________ E-mail:_____________________________________

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

* Serão acatados somente pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos que comprovem renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo.

* Somente o preenchimento da solicitação de Isenção não implica na efetivação da inscrição, o candidato requerente tem que executar todos os procedimentos exigidos no item 4.8.

DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA FINANCEIRA

Declaro, para efeito de solicitação de concessão da isenção de pagamento de taxa de inscrição do Concurso Público da FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha, que apresento condição de Hipossuficiência Financeira e que atendo ao estabelecido no Edital nº. 01/2010 em especial o item 4.8.

Declaro também estar ciente de que a veracidade das informações e documentações apresentadas é de minha inteira responsabilidade, podendo a Comissão do Concurso Público, em caso de comprovação de fraude, omissão, falsificação, declaração inidônea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, proceder ao cancelamento da inscrição e automaticamente a eliminação do Concurso Público, podendo adotar medidas legais contra minha pessoa, inclusive as de natureza criminal.

____________________
Assinatura do Candidato:

Protocolo: Para uso exclusivo da Reis e Reis Auditores

[_] PEDIDO DEFERIDO

[_] PEDIDO INDEFERIDO

ANEXO VIII

MODELO DE ENCAMINHAMENTO DOS TÍTULOS

(SOMENTE PARA CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR)

Edital de Concurso Público nº 01/2010 - PROVA DE TÍTULOS

*Cargo:________________________________________________ * Nº da Inscrição ____________________

*Nome do Candidato:_______________________________________________________________________

Relação dos Títulos Entregues:

01-*_____________________________ *Pontuação Solicitada _______

02-*_____________________________ *Pontuação Solicitada _______

03-*_____________________________ *Pontuação Solicitada _______

04-*_____________________________ *Pontuação Solicitada _______

05-*_____________________________ *Pontuação Solicitada _______

06-*_____________________________ *Pontuação Solicitada _______

Atenciosamente,

__________________
*(assinatura candidato)

Protocolo

*Campos obrigatórios de preenchimento.

RESPOSTA BANCA EXAMINADORA (PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA):_______________________________