Hospital das Clínicas - SP

Notícia:   HC - Usp abre vagas de nível Médio e Superior

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

COMISSÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS - CCP

EDITAL HCFMUSP Nº 110/2011-CCP

ABERTURA DE INSCRIÇÕES

Concurso Público: FISIOTERAPEUTA

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP, através da Comissão de Concursos Públicos - CCP, nos termos do Decreto nº. 21.872, de 6.1.84, Portaria HCFMUSP 02, de 25.4.84 e autorização governamental constante do processo SS - 1870/07, torna pública a abertura do concurso público para preenchimento de 1 (uma) função-atividade de FISIOTERAPEUTA, do Quadro de Servidores deste Hospital, sob regime da CLT, para a SEÇÃO DE FISIOTERAPIA DO SERVIÇO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO DA DIVISÃO DE CARDIOLOGIA SOCIAL DAS UNIDADES MÉDICAS E DE APOIO DO INSTITUTO DO CORAÇÃO.

As inscrições deverão ser enviadas pelo correio, CARTA REGISTRADA + AVISO DE RECEBIMENTO (AR), no período de 08/11/2011 a 25/11/2011, podendo, a critério da Banca Examinadora, serem prorrogadas.

As datas de postagem deverão corresponder ao período de inscrição acima.

O concurso público será regido pelas Instruções Especiais nº. 110/2011-CCP, a seguir transcritas:

Instruções Especiais nº. 110/2011-CCP

1. Estas Instruções Especiais regem o concurso público para preenchimento de 1 (uma) função-atividade de FISIOTERAPEUTA para a SEÇÃO DE FISIOTERAPIA DO SERVIÇO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO DA DIVISÃO DE CARDIOLOGIA SOCIAL DAS UNIDADES MÉDICAS E DE APOIO DO INSTITUTO DO CORAÇÃO, do Quadro de Servidores do HCFMUSP, das quais 5% (cinco por cento) destinam-se às pessoas portadoras de deficiência nos termos das Leis Complementares 683, de 18/9/1992 e 932, de 08/11/2002.

DA FUNÇÃO-ATIVIDADE

2. O concurso público destina-se ao preenchimento de 1 (uma) função-atividade de FISIOTERAPEUTA para a SEÇÃO DE FISIOTERAPIA DO SERVIÇO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO DA DIVISÃO DE CARDIOLOGIA SOCIAL DAS UNIDADES MÉDICAS E DE APOIO DO INSTITUTO DO CORAÇÃO, mais as que vagarem ou forem criadas durante a vigência do seu prazo de validade.

DAS ATRIBUIÇÕES

3. As atribuições da função-atividade de FISIOTERAPEUTA para a SEÇÃO DE FISIOTERAPIA DO SERVIÇO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO DA DIVISÃO DE CARDIOLOGIA SOCIAL DAS UNIDADES MÉDICAS E DE APOIO DO INSTITUTO DO CORAÇÃO, serão as seguintes:

- Realizar avaliação e reavaliação do estado de saúde, sistemática e contextualizada às necessidades de Fisioterapia, identificando as disfunções presentes

- Elaborar diagnóstico fisioterapêutico baseado em avaliação e interpretação de dados complementares

- Estabelecer o plano de assistência fisioterapêutica, com objetivos imediatos e ao longo do período de cuidados ao paciente

- Prestar assistência aos pacientes internados (Internação Geral e! ou Terapia Intensiva) e de Ambulatório a partir do planejamento terapêutico

- Prescrever, manipular e orientar o uso de equipamentos e materiais de Fisioterapia e de terapia respiratória segundo protocolos de assistência

- Participar das decisões e do manuseio de equipamentos de ventilação mecânica invasiva, segundo protocolos de assistência

- Orientar pacientes, familiares e equipe multiprofissional quanto ao emprego de técnicas fisioterapêuticas, a continuidade da assistência e! ou sobre o plano de alta, conforme a necessidade

- Registrar a avaliação, o plano terapêutico e os procedimentos realizados, em prontuário observando a clareza das informações

- Orientar e supervisionar as atividades executadas por auxiliares sob sua responsabilidade

- Participar dos programas de ensino com o docente e! ou na supervisão de alunos nos Cursos de Especialização na área

- Integrar as atividades do Serviço relacionadas à ensino, pesquisa e assistência e gestão de pessoas

- Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e! ou segurança do trabalho

- Zelar pela guarda, conservação e limpeza de equipamentos e materiais sob sua responsabilidade

- Participar da equipe multiprofissional contribuindo com sua competência específica na promoção da atenção integral à saúde

DOS SALÁRIOS

4. A remuneração o inicial para a função-atividade de FISIOETERAPEUTA, em jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais é de R$ 1.001,95 mensais e, corresponde ao Padrão 1-A, da Escala de Vencimentos Nível Universitário da Área Saúde e gratificações, conforme legislação vigente.

DAS INSCRIÇÕES

5. São condições para inscrição:

5.1. ser brasileiro, nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, no caso de estrangeiros;

5.2. possuir idade mínima de 18 anos, até a data de encerramento das inscrições;

5.3. quando do sexo masculino, haver cumprido as obrigações para com o Serviço Militar;

5.4. estar quites com a Justiça Eleitoral;

5.5. ter o CURSO SUPERIOR COMPLETO DE FISIOTERAPIA, expedido por escola oficial ou reconhecida;

5.6. ter Cédula de Identidade do Conselho Regional de Classe ou da franquia provisória dentro do prazo de validade (CREFITO);

5.7. a apresentação dos documentos comprobatórios das condições exigidas nos itens 5.1 a 5.4 será feita em data a ser fixada por Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, após a HOMOLOGAÇÃO do concurso público e antes da admissão;

5.8. a não apresentação dos documentos na data fixada, eliminará o candidato do concurso público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

6. Para inscrever-se o candidato deverá:

6.1. preencher a ficha que deverá ser extraída do site www.hcnet.usp.br e o preenchimento, a data e a assinatura devem ser sem rasuras, de forma legível, correta e completa, utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

6.2. grampear na ficha de inscrição;

a. cópia da CÉDULA DE IDENTIDADE OU PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO;

b. cópia do DIPLOMA ou CERTIFICADO ou ATESTADO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR EM FISIOTERAPIA, expedido por escola oficial ou reconhecida;

c. cópia da Cédula de Identidade do Conselho Regional de Classe ou da franquia provisória dentro do prazo de validade (CREFITO);

d. original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição para cada inscrição a favor da Agência 7044-0 - Conta 130007-5 no valor de R$57,59 (cinqüenta e sete reais e cinqüenta e nove centavos), de acordo com a Tabela da CAT - Coordenadoria de Administração Tributária, efetuado em qualquer Agência do BANCO DO BRASIL S.A. de preferência próxima a residência do candidato exceto nas agências Clovis Bevilacqua, Matriz, Secretaria da Saúde e as localizadas em Fórum;

e. o candidato portador de deficiência deverá verificar se as atribuições do cargo, são compatíveis com a deficiência de que é portador e deverá ANEXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO ORIGINAL DO ATESTADO MÉDICO descrevendo o tipo e o grau de deficiência que apresenta, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como se necessita ou não de condições especiais para submeter-se às provas e na ausência desse atestado médico o candidato não poderá usufruir do que dispõem as Leis Complementares nº. 683, de 18/9/92 e 932, de 08/11/2002 e será considerado como não portador de deficiência. O candidato que não declarar ser portador de deficiência, no ato da inscrição, e/ou não atender ao solicitado, não será considerado portador de deficiência, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação, não terá as condições especiais solicitadas providenciadas, não concorrerá às vagas reservadas, seja qual for o motivo alegado.

f. o candidato amparado pela Lei Estadual 12.782 de 20 de dezembro de 2007 deverá juntar comprovantes comprobatórios solicitados no subitem 6.6.

g. o candidato amparado pela Lei Estadual 12.147 de 12 de dezembro de 2005 deverá juntar comprovante comprobatório solicitado no subitem 6.7

6.3. declarar que: tomou ciência do Edital e Instruções Especiais; as informações prestadas são verídicas; possui os documentos comprobatórios das condições exigidas para inscrição, conforme item 5 do presente edital.

6.4. colocar a ficha de inscrição e documentos grampeados dentro de envelope e enviar pelo correio, CARTA REGISTRADA + AVISO DE RECEBIMENTO (AR), para o seguinte endereço: Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 - 1º. andar - Prédio da Administração - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 05403-010.

6.5. o comprovante de inscrição para o concurso público será o comprovante fornecido pelo correio (AR) e o número de inscrição será o mesmo.

6.6. em atendimento à Lei Estadual 12.782, de 20 de dezembro de 2007, o candidato terá direito à redução de 50% (cinqüenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que, CUMULATIVAMENTE, atenda aos seguintes requisitos:

a. SEJAM ESTUDANTES, assim considerados os que se encontrem regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação E cumulativamente PERCEBAM REMUNERAÇÃO MENSAL INFERIOR A 2 (DOIS) SALÁRIOS MÍNIMOS OU ESTEJAM DESEMPREGADOS;

b. para a comprovação das condições acima estabelecidas, o CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR: certidão ou declaração expedida por instituição de ensino pública ou privada comprovando sua condição estudantil ou carteira de identidade estudantil ou documento similar expedido por instituição de ensino pública ou privada ou por entidade de representação discente E cumulativamente o comprovante de renda especificando perceber remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou declaração por escrito da condição de desempregado.

6.7. em atendimento à Lei Estadual 12.147, de 12 de dezembro de 2005, o candidato terá direito à isenção do pagamento de taxa de inscrição desde que, comprove a doação de sangue, que não poderá ser inferior a 3 (três) vezes em um período de 12 (doze) meses e para comprovação da qualidade de doador de sangue, deverá apresentar documento expedido somente pela entidade coletora credenciada pela União, pelo Estado ou por Município.

7. O Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos publicará no Diário Oficial do Estado as inscrições deferidas e indeferidas.

7.1. Serão consideradas deferidas as inscrições postadas pelas agências do correio durante o período determinado para inscrições de acordo com o Edital e Instruções Especiais.

7.2. O candidato terá sua inscrição indeferida se:

a. não for brasileiro nato ou naturalizado ou não gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, no caso de estrangeiros;

b. não possuir idade mínima de 18 anos até o último dia de inscrição;

c. a data de postagem do envio da ficha de inscrição CARTA REGISTRADA + AR (Aviso de Recebimento) não estiver dentro do prazo de inscrição;

d. não apresentar o comprovante original e individual de depósito bancário;

e. o valor do depósito bancário referente a taxa de inscrição não for correspondente à função pleiteada;

f. o deposito bancário não corresponder ao período de inscrição;

g. não apresentar os documentos comprobatórios necessários à concessão da redução da taxa de inscrição, bem como, o valor do depósito bancário não corresponder ao valor da taxa reduzida;

h. não apresentar documento comprobatório necessário à isenção do pagamento de taxa de inscrição;

i. não apresentar cópia do Certificado ou Diploma de conclusão da escolaridade, curso de especialização ou capacitação, comprovante de experiência na função quando exigidos nas Instruções Especiais;

j. não apresentar cópia da Cédula de Identidade do Conselho Regional de Classe ou da franquia provisória dentro do prazo de validade, exigida para o exercício da função pleiteada;

k. não apresentar o original da ficha de inscrição preenchida;

l. as inscrições forem por telegrama, fac-símile (original ou cópia), Internet e outras formas.

8. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

DAS PROVAS E DOS TÍTULOS

9. O concurso constará de:

9.1. prova escrita

9.2. prova prática-oral

9.3. títulos

10. A prova escrita constará de questões de acordo com o programa em anexo.

11. A prova prática-oral constará de demonstração prática e/ou arguição para avaliar conhecimentos e habilidades do candidato relacionadas com as atribuições inerentes à função-atividade.

12. Serão considerados títulos os cursos e a experiência de trabalho diretamente relacionados com a atribuição da função-atividade e serão avaliados a partir do que constar no Curriculum Vitae, devidamente comprovado.

DA BANCA EXAMINADORA

13. As provas e a avaliação dos títulos serão realizadas por Banca Examinadora.

14. Não poderá integrar a Banca Examinadora, o profissional que:

14.1 tenha relação de parentesco até terceiro grau, inclusive por afinidade, com algum dos candidatos inscritos no concurso (art. 134, V, do Código de Processo Civil, art. 18, II da Lei nº. 9784/99 e Edital do Ministério Público);

14.2 seja cônjuge ou companheiro de algum candidato (art. 134, V, do Código de Processo Civil, art. 18, II da Lei nº. 9784/99 e Edital do Ministério Público);

14.3 seja amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer dos candidatos (art. 135, I, do Código de Processo Civil, art. 20, da Lei nº. 9784/99 e Código de Ética da USP);

14.4 tenha vinculação funcional atual com o candidato (art. 135, V, do Código de Processo Civil e Código de Ética da USP).

15. Compete ao indicado a compor a Banca Examinadora declarar-se impedido ou suspeito nas hipóteses elencadas no item anterior, sob pena de ensejar a anulação do certame, incidir em falta grave com a respectiva responsabilização funcional.

DO JULGAMENTO DAS PROVAS E DOS TÍTULOS

16. A prova escrita será avaliada na escala de 0 a 100 pontos.

17. O candidato somente será habilitado para o prova prática-oral se obtiver nota igual ou superior a 50 pontos na prova escrita.

18. A prova prática-oral será avaliada na escala de 0 a 100 pontos.

19. Aos títulos serão atribuídos no máximo até 50 (cinquenta) pontos.

20. Os pontos atribuídos aos títulos serão considerados exclusivamente para efeito de classificação.

21. Os títulos serão julgados na seguinte conformidade:

I) TÍTULOS ACADÊMICOS - máximo 10 pontos
OUTROS CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2,0 pontos ( 1,0 ponto por curso - máximo de 2 cursos)
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - 3,5 pontos - máximo 3 cursos
Aprimoramento em Fisioterapia Cardiorrespiratória FUNDAP - 1,5 pontos
Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória com carga prática igual ou superior a 960 horas - 1,0 ponto
Especialização em áreas afins carga prática igual ou superior 960 horas - 1,0 ponto
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - 2,5 pontos
Mestrado - 1,0 ponto
Doutorado - 1,5 pontos
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

APERFEIÇOAMENTO - igual ou superior a 240 horas ou menor que 360 horas - 2,0 pontos ( 0,5 ponto por curso - máximo 4 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

II) ATIVIDADES DE ENSINO - máximo 10 pontos

TEMPO DE EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO NO ENSINO SUPERIRO - 2,5 pontos ( 0,5 ponto por semestre - máximo 5 )
Apresentar CARTEIRA DE TRABALHO

EXERCÍCIO DE ENSINO não regular ( Cursos) - 2,0 pontos ( 0,5 ponto por curso - máximo 4 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS - 2,0 pontos ( 0,5 ponto por curso - máximo de 4 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO ou PÓS-GRADUAÇÃO - 1,0 ponto
Apresentar CARTEIRA DE TRABALHO

PALESTRAS, CONFERÊNCIAS, MESAS REDONDAS - 2,5 pontos ( 0,5 por atividade - máximo de 5 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

III) PRODUÇÃO CIENTÍFICA - máximo 10 pontos
ARTIGO COMPLETO publicado em periódico científico - 3,0 pontos (1,0 ponto por capítulo - máximo 3 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

CAPÍTULO DE LIVRO PUBLICADO - 2,5 pontos ( 0,5 ponto por capítulo - máximo 5)
Apresentar DECLARAÇÃO

TRABALHO CIENTÍFICO apresentado em congresso e publicado em anais - 2,5 pontos ( 0,5 ponto por trabalho - máximo de 5 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

PRÊMIOS - 2,0 pontos ( 1,0 ponto por prêmio - máximo de 2 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

IV) ATUAÇÃO PROFISSIONAL - máximo 20 pontos
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - 10 pontos ( 1,0 ponto por ano de experiência )
EM FISIOTERAPIA - 3,0 pontos
EM FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA - 7,0 pontos
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

PARTICIPAÇÃO em eventos científicos, cursos, seminários
NA ÁREA DE FISIOTERAPIA - 1,5 pontos ( 0,5 ponto por evento - máximo de 3 )
NA ÁREA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA - 5,0 pontos ( 0,5 ponto por evento - máximo de 10 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

PARTICIPAÇÃO em BANCAS EXAMINADORAS - 2,5 pontos ( 0,5 ponto por Banca - máximo de 5 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

OUTRAS PRODUÇÕES TÉCNICAS - 1,0 ponto ( 0,5 ponto por produção - máximo de 2 )
Apresentar CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO

22. O candidato portador de deficiência participará do concurso juntamente com os demais candidatos em igualdade de condições no que diz respeito ao conteúdo e avaliação das provas.

DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

23. Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos na média aritmética das provas escrita e prática-oral.

24. O resultado final será obtido somando-se, à média aritmética das provas escrita e prática-oral, os pontos atribuídos aos títulos.

25. Os candidatos habilitados serão classificados de acordo com a média final.

26. Em caso de igualdade de classificação terá preferência para ingresso, sucessivamente o candidato que:

26.1. obtiver maior nota na prova escrita;

26.2. obtiver maior nota na prova prática-oral;

26.3. obtiver maior número de pontos nos títulos;

26.4. tiver maior número de filhos;

26.5. for casado;

26.6. maior idade.

27. Haverá duas listas uma geral com a relação de todos os candidatos aprovados e uma especial com a relação dos portadores de deficiência aprovados.

28. As vagas reservadas nos termos do artigo 1º. da Lei Complementar nº. 683, de 18.9.92, ficarão liberadas se não tiver ocorrido inscrição no concurso, ou aprovação de candidatos portadores de deficiência.

29. Na hipótese prevista no parágrafo anterior, será elaborada somente 1 (uma) lista de classificação geral.

30. Após a publicação no Diário Oficial do Estado das listas geral e especial, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da convocação publicada no Diário Oficial do Estado, os candidatos que no ato da sua inscrição declararam sua deficiência deverão submeter-se a perícia médica para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições da função.

31. A perícia será realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT do HCFMUSP, por especialista na área de deficiência de cada candidato, devendo o laudo ser proferido no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados do respectivo exame.

32. Quando a perícia concluir pela inaptidão do candidato, constituir-se-á, no prazo de 5 (cinco) dias úteis junta médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado.

33. A indicação do profissional pelo interessado deverá ser feita no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da ciência do laudo elaborado pela junta médica.

34. A junta médica deverá apresentar conclusão no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da realização do exame.

35. Não caberá qualquer recurso da decisão proferida pela junta médica.

36. Findo o prazo estabelecido no item anterior o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos publicará o resultado final no Diário Oficial do Estado com as listas de classificação geral e especial, das quais serão excluídos os portadores de deficiência considerados inaptos na perícia médica.

37. O candidato cuja deficiência for configurada para a função na qual se candidatou e considerado apto pela perícia médica, constará das listas de classificação geral e especial.

38. O candidato cuja deficiência não for configurada para a função na qual se candidatou, constará apenas da lista de classificação geral.

39. O concurso só poderá ser homologado depois da realização dos exames mencionados nos itens 30 à 34.

DA HOMOLOGAÇÃO

40. O Superintendente do HCFMUSP, homologará o Concurso Público, a vista do relatório apresentado, a partir da publicação do resultado final.

DO PRAZO DE VALIDADE

41. O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação.

42. O prazo mencionado no item anterior poderá ser prorrogado por igual período, segundo a legislação vigente.

DA EXECUÇÃO DAS PROVAS

43. A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis.

44. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar pelo Diário Oficial do Estado ou pela Internet no site www.imesp.com.br as publicações de todas as etapas referentes a este concurso, não sendo aceita como justificativa de ausência a alegação de desconhecimento ou comparecimento em datas, locais ou horários incorretos, uma vez que a comunicação oficial dar-se-á através de publicações no Diário Oficial do Estado.

45. Os candidatos deverão comparecer ao local das provas, pelo menos 30 minutos antes do horário determinado, MUNIDOS DE UM DOS SEGUINTES DOCUMENTOS NO ORIGINAL: documento hábil de identidade original (Carteira de Identidade - RG) ou Carteira do Órgão de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia, expedida nos termos da Lei Federal nº. 9503, de 23 de setembro de 1997 e caneta esferográfica azul ou preta, não sendo permitido o uso de qualquer crachá de identificação funcional.

46. Os documentos deverão estar em perfeitas condições de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

47. Não será permitido o ingresso do candidato à sala de prova:

47.1. sem a apresentação de um dos documentos hábeis de identificação definidos no item 45;

47.2. após o horário estabelecido.

48. O candidato será eliminado do concurso quando:

48.1. ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorridos trinta minutos do início da prova;

48.2. durante a realização da prova for surpreendido em comunicação com outro, verbalmente, por escrito ou qualquer outra forma, bem como utilizando-se de livros ou apontamentos, impressos, calculadoras, pagers, telefones celulares, ou qualquer outro meio eletrônico;

48.3. não devolver integralmente o material recebido;

48.4. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

49. Não haverá segunda chamada ou repetição de provas, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

50. Concluída a avaliação das provas as notas obtidas pelos candidatos serão publicadas no Diário Oficial do Estado e disponibilizadas na Internet através do site www.imesp.com.br.

51. O candidato poderá apresentar pedido de revisão de notas ao Superintendente do HCFMUSP, no prazo de 3 (três) dias úteis, a contar da data da publicação das notas das provas no Diário Oficial do Estado.

52. O pedido de revisão de notas apresentado fora do prazo estabelecido no item anterior não será aceito seja qual for o motivo alegado.

53. A decisão de pedido de revisão de notas será publicada no Diário Oficial do Estado.

54. A decisão publicada poderá, eventualmente, alterar a nota/classificação inicial obtida pelo candidato para uma nota/classificação superior ou inferior, ou ainda poderá ocorrer a desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para habilitação.

55. Esgotado o prazo previsto no item anterior será publicado no Diário Oficial do Estado, o resultado final do concurso com a indicação do número de inscrição, nome do candidato, número do RG, nota obtida na prova escrita, nota obtida na prova prática-oral, pontos atribuídos aos títulos, média e a classificação.

56. Realizadas as provas do concurso público, terá o candidato prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data da realização da prova, para apresentar recurso.

57. O recurso interposto fora do prazo estabelecido no item anterior não será aceito seja qual for o motivo alegado.

58. A matéria do recurso será restrita à alegação de irregularidade insanável ou de preterição de formalidade essencial e não terá efeito suspensivo.

59. O recurso, devidamente instruído, deverá ser dirigido ao Superintendente do HCFMUSP.

60. O Superintendente deverá proferir decisão fundamentada sobre o assunto, no prazo de 20 (vinte) dias, a contar da data do protocolamento do recurso, com a determinação, se for o caso, da anulação parcial ou total do concurso público.

61. A decisão do recurso será publicada no Diário Oficial do Estado. DA ADMISSÃO

62. A Divisão de Recursos Humanos, por meio do Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal, convocará, através da publicação no Diário Oficial do Estado, os candidatos para a contratação, respeitada sempre a ordem rigorosa de classificação do resultado final.

63. O candidato terá exaurido os direitos decorrentes de sua habilitação no concurso público, para efeito de ingresso, quando se recusar expressamente à contratação ou deixar de atender ao disposto no item anterior.

64. O HCFMUSP reserva-se o direito de não admitir o candidato que já tenha sido seu servidor e que tenha tido seu contrato de trabalho rescindido.

65. Os candidatos convocados na forma do item 62 serão submetidos a exame médico a ser realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT do HCFMUSP e somente serão admitidos aqueles que forem considerados aptos para a função-atividade.

66. Os candidatos que forem considerados aptos pelo SESMT, serão admitidos sob o regime da CLT por prazo determinado de 90 (noventa) dias para prestar serviços essenciais no HCFMUSP, de acordo com as escalas de serviço e dentro dos horários determinados que poderão variar entre diurno, noturno e misto ou na forma de revezamento.

67. Os candidatos admitidos, após treinamento e avaliação de desempenho do período experimental de 90 (noventa) dias considerada satisfatória terão seus contratos de trabalho transformados em contrato por tempo indeterminado.

68. Os candidatos que já exercem cargo ou função no serviço público em geral poderão ser contratados após consulta ao Grupo de Análise de Acumulação de Cargos do HCFMUSP e publicação de parecer favorável desse Grupo no Diário Oficial do Estado.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

69. A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do concurso público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

70. A inscrição implicará no conhecimento das presentes instruções e no compromisso da aceitação das condições do concurso público aqui estabelecidas.

71. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concursos Públicos, ouvidas as autoridades competentes.

PROVA ESCRITA

1. Fisiologia e fisiopatologia pulmonar

2. Fisiologia e fisiopatologia cardiovascular

3. Fisioterapia aplicada a pacientes cardiopatas e penumopatas, internados, com descompensação do seu quadro clínico

4. Fisioterapia aplicada a pacientes no pré e pós operatório de cirurgia cardíaca e/ ou cirurgia torácica

5. Fisioterapia aplicada a cardiopediatria nos períodos pré e pós operatório e a crianças com cardiopatias congênitas clínicas internadas

6. Aspectos da ventilação mecânica invasiva e não invasiva direcionadas às situações de descompensação da reserva cardiorrespiratória

PROVA PRÁTICA-ORAL

1. Fisioterapia aplicada a pacientes cardiopatas ou pneumopatas no período de internação hospitalar quanto aos aspectos de avaliação, programação terapêutica e aplicação de recursos terapêuticos.

BIBLIOGRAFIA

BASES DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA - Terapia Intensiva e Reabilitação
Maria da Gloria Rodrigues Machado
Editora Guanabara Koogan SA

FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA - BASEADA EM EVIDENCIAS
William E. Deturk f Lawrence P. Cahalin
Editora Artmed

FISIOTERAPIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Naomi Kondo Nakagawa & Viviani Barnabé
Editora Savier

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Carlos Roberto R. Carvalho
Editora Atheneu

TRATADO DE MEDICINA CARDIOVASCULAR
Branwald - Volume I
Editora Roca

CARDIORRESPIRATÓRIA PARA FISIOTERAPEUTAS
Smith f Vall Ball
Editora Premier

CARDIOLOGIA EM PEDIATRIA
Munir Ebard
Editora Roca

PROVA ESCRITA - constará de 40 (quarenta) QUESTÕES OBJETIVAS sobre aspectos relacionados à Fisioterapia Cardiorrespiratória, valendo 2,5 pontos cada questão. De caráter eliminatório, passando para prova prática-oral os candidatos que conseguirem notal igual ou superior a 50 pontos. A DURAÇÃO DA PROVA SERÁ DE 02 (duas) HORAS.

PROVA PRÁTICA-ORAL - com SITUAÇÕES RELACIONADAS À AVALIAÇÃO, PROGRAMA TERAPÊUTICO E EXECUÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA. A DURAÇÃO DA PROVA PRÁTICA-ORAL SERÁ DE 30 minutos.

MODELO DE "CURRICULUM VITAE"

- ELABORE SEU CURRICULUM VITAE SEGUINDO OS ITENS INDICADOS NESTE MODELO;

- TODOS OS ITENS (CURSOS, ESTÁGIOS, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, ETC.) DEVEM ESTAR RELACIONADOS COM A FUNÇÃO-ATIVIDADE E COM A ÁREA ESPECÍFICADA;

- TODAS AS ATIVIDADES RELACIONADAS DEVERÃO SER DEVIDAMENTE COMPROVADAS;

- OS DADOS SEM AS CÓPIAS COMPROBATÓRIAS NÃO SERÃO CONSIDERADOS.

1. DADOS PESSOAIS

Número de inscrição no concurso público:

Nome:

Nacionalidade:

Data de nascimento:

Naturalidade:

RG:

CIC:

Endereço:

Complemento:

Bairro:

Cep:

Telefone para contato:

Número de Inscrição no Conselho:

Curso (especificar curso, instituição promotora, ano de início, ano de término)

2. CURSOS DE FORMAÇÃO (especificar instituição promotora, área, data de início, data término, nº. de horas)

2.1. Aperfeiçoamento;

2.2. Especialização;

2.3. Aprimoramento

2.4. Mestrado;

2.5. Doutorado;

2.6. Outros cursos.

3. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (especificar instituição, área, duração, resumo das atividades desenvolvidas - as informações poderão ser transcritas da CTPS)

4. TRABALHOS PUBLICADOS (especificar título, área e ano)

5. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS E CONGÊNERES (especificar evento, qualificação - relator, co-autor, palestrante, coordenador, secretário ou membro de comissão organizadora, data de início, data do término e local)

6. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS (especificar instituição promotora, função, qualificação, ano)

7. EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENSINO (especificar instituição promotora, qualificação, ano, nº. de horas)

8. IDENTIFICAÇÃO SEQUENCIAL DE CÓPIAS DE DOCUMENTOS ANEXADOS E INFORMAÇÃO DO TOTAL DESSAS CÓPIAS

9. DATA E ASSINATURA