REABERTURA INSCRIÇÕES
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Conforme previsão contida no item "V" do Edital 010/2008, serão reabertas as inscrições para a área de Ciência da Informação, conforme quadro abaixo.
Nº. de vagas | Classe | Titulação Mínima | Prazo de inscrição |
01 | Assistente | Graduação nas áreas de Ciências Humanas ou Ciências Socais e Mestrado em Tecnologia da Informação ou áreas afins | 21/05/08 a 04/06/08 |
Profª. Drª. Adriana Kivanski de Senna
Chefe do Departamento de Biblioteconomia e História
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A Fundação Universidade Federal do Rio Grande torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargo de docente, da Carreira do Magistério Superior, mediante CONCURSO PÚBLICO que será realizado de acordo com as Normas de Concurso - Deliberação nº 008/2008 do CODEP; Lei nº 8112 de 11/12/1990; Portaria Normativa Interministerial nº 22 - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Educação, de 30/04/07, publicada no DOU de 02/05/07; Portaria nº 224 - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 23/07/07, publicada no DOU de 24/07/07, conforme os dados abaixo:
I - QUADRO DE VAGAS
Departamento | Área de Conhecimento | Matérias/Disciplinas | Vagas | Classe/ Regime de Trabalho | Remuneração R$ |
MATEMÁTICA | Ciências Exatas e da Terra/Ciências Humanas | 1. Informática na Educação/Educação a Distância. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 |
Ciências Exatas e da Terra | 2. Álgebra, Análise Matemática e Matemática. | 03 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 | |
Engenharias | 3. Desenho Técnico, Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Topografia. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 | |
Ciências Exatas e da Terra | 4. Probabilidade e Estatística. | 02 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
5. Ciência da Computação/Algoritmos e Estrutura de Dados | 02 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | ||
6. Álgebra, Análise Matemática e Matemática. | 02 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | ||
OCEANOGRAFIA | Ciências Exatas e da Terra/Ciências Biológicas | 1. Ecotoxicologia com ênfase em Ambientes Estuarinos e Marinhos. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 |
Zootecnia e Recursos Pesqueiros | 2. Carcinocultura com ênfase em Carcinocultura Marinha. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS | Ciências da Saúde, Biológicas e afins | 1. Biofísica. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 |
2. Fisiologia. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | ||
QUÍMICA | Engenharia Química | 1. Operações Unitárias e Fenômenos de Transporte. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 |
2. Processos Industriais da Engenharia Química. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | ||
PATOLOGIA | Medicina Legal e Deontologia | Medicina Legal | 01 | Auxiliar / Especialização/ 20h | 793,11 |
CIÊNCIAS JURÍDICAS | Ciências Sociais Aplicadas | 1. Direito Penal, Direitos Fundamentais no Estado Global e Comunicação Jurídica. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 |
2. Direito Processual do Trabalho e Direito de Navegação Portuário e Pesca. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 | ||
CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS | Administração | 1. Administração. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 |
Ciências Contábeis | 2. Contabilidade Geral e Contabilidade Fiscal. | 01 | Auxiliar / Especialização/ 40h - DE | 2.573,22 | |
Economia | 3. Teoria Econômica. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 | |
MATERNO INFANTIL | Medicina e Ginecologia e Obstetrícia | 1. Clínica da Mulher e Planejamento Familiar e Estágio de Ginecologia e Obstetrícia. | 01 | Assistente/40h | 2.426,54 |
Medicina e Saúde Coletiva | 2. Relação Médica e Estágio em Medicina da Família e da Comunidade. | 01 | Assistente/20h | 1.134,70 | |
Pediatria | 3. Clínica da Criança e do Adolescente e Estágio em Pediatria. | 01 | Auxiliar / Especialização/ 20h | 874,69 | |
CIRURGIA | Cirurgia Geral | 1. Cirurgia Geral e Videolaparoscópica. | 01 | Auxiliar / Especialização/ 40h | 1.707,37 |
Cirurgia Otorrinolaringológica | 2. Otorrinolaringologia. | 01 | Auxiliar / Especialização/ 40h | 1.707,37 | |
Anestesiologia | 3. Clínica Cirúrgica e do Trauma e Técnica Cirúrgica. | 02 | Auxiliar / Especialização/ 20h | 874,69 | |
Cirurgia Pediátrica | 4. Clínica Cirúrgica e do Trauma e Técnica Cirúrgica. | 01 | Auxiliar / Especialização/ 40h | 1.707,37 | |
MEDICINA INTERNA | Ciências da Saúde - Medicina | 1. Clínica Médica - Reumatologia. | 01 | Auxiliar / Especialização/ 20h | 874,69 |
2. Clínica Médica - Cardiologia. | 01 | Auxiliar / Especialização/ 40h | 1.707,37 | ||
3. Clínica Médica - Nefrologia. | 01 | Auxiliar / Especialização/ 20h | 874,69 | ||
MATERIAIS E CONSTRUÇÃO | Engenharia Civil - Construção Civil | 1. Materiais de Construção Civil; Construção Civil; Planejamento e Controle de Obras e Durabilidade do Concreto em Ambiente Marítimo. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 |
Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação | 2. Processos Metalúrgicos, Processos de Usinagem e Processos de Conformação. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção | 3. Gerência de Produção e Engenharia do Produto | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 | |
Engenharia Civil - Geotecnia | 4. Mecânica dos Solos, Fundações, Obras de Terra e Geotécnica Aplicada a Obras Costeiras. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
LETRAS E ARTES | Línguas Estrangeiras Modernas | 1. Língua Inglesa e Lingüística Aplicada ao Ensino do Inglês. | 02 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 |
2. Língua Francesa. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | ||
3. Língua Espanhola e Lingüística Aplicada ao Ensino do Espanhol. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | ||
Letras | 4. Literatura Brasileira. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA | Arquivologia | 1. Fundamentos de Arquivologia, Gestão Arquivística, Planejamento e Organização de Arquivos, Produção de Documentos Eletrônicos, Arquivos Especiais, Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos e Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Arquivísticos. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 |
Ciências Humanas - Antropologia | 2. Etnologia Indígena e Teoria Antropológica. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
História | 3. Teoria da História, Metodologia da História, Historiografia e Metodologia do Ensino da História. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
Ciência da Informação | 4. Produção de Documentos Eletrônicos, Editoração Impressa e Eletrônica, Arquivos Especiais, Gerenciamento Arquivístico de Documentos Eletrônicos, Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados e Comunicação Científica. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
Ciências Humanas - Arqueologia | 5. Teoria e Método em Arqueologia e Arqueologia Pré-Histórica | 02 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO | Ciências Humanas | 1. Didática, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. | 03 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 |
2. Didática, Fundamentos e Metodologias, Estágios Supervisionados - Biologia e Química. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 | ||
Ciências Humanas - Magistério | 3. Metodologia da Pesquisa. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 | |
GEOCIÊNCIAS | Ciências Exatas e da Terra | 1. Sistemas de Informações Geográficas, Noções Básicas de Cartografia, Cartografia Temática, Cartografia Aplicada ao Ensino de Geografia, Elementos de Fotogrametria e Fotointerpretação, Astronomia Descrítica. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 |
Geografia Agrária e Geografia Regional | 2. Geografia Agrária; Geografia Regional do Brasil; Regionalização do Espaço Mundial; Geografia do Rio Grande do Sul; Brasil, Natureza e Sociedade e Rio Grande do Sul: Natureza e Sociedade. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
Geografia Física | 3. Hidrografia, Biogeografia e Geomorfologia. | 01 | Assistente/40h - DE | 3.626,08 | |
CIÊNCIAS MORFO-BIOLÓGICAS | Zoologia | 1. Zoologia de Cordados. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 |
Botânica | 2. Sistemática e Fitossociologia de Vegetais Superiores. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 | |
Ciências Biológicas | 3. Botânica Aplicada à Arqueologia e Zoologia Aplicada à Arqueologia. | 01 | Adjunto/40h - DE | 5.549,41 |
II - TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA
DEPARTAMENTO | TITULAÇÃO MÍNIMA |
MATEMÁTICA | 1. Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação ou Informática na Educação ou em áreas afins. |
2. Graduação na área de Ciências Exatas e da Terra e Mestrado em Matemática ou Matemática Aplicada. | |
3. Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em áreas afins. | |
4. Graduação na área de Ciências Exatas e da Terra e Doutorado em Estatística ou áreas afins. | |
5. Graduação na área de Ciências Exatas e da Terra e Doutorado em Computação ou áreas afins. | |
6. Graduação na área de Ciências Exatas e da Terra, com: a) Mestrado em Matemática ou Matemática Aplicada e Doutorado em áreas afins; b) Doutorado em Matemática ou Matemática Aplicada. | |
OCEANOGRAFIA | 1. Graduação em qualquer área do conhecimento e Doutorado na área de Ciências do Mar, Ciências Biológicas ou áreas afins. |
2. Graduação em qualquer área do conhecimento e Doutorado na área de Ciências do Mar, Aqüicultura ou áreas afins. | |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS | 1 e 2. Graduação na área de Ciências da Saúde, Biológicas ou afins e Doutorado na área de Ciências da Saúde, Biológicas ou afins. |
QUÍMICA | 1. Graduação em Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos e Doutorado em Engenharia Química. |
2. Graduação em Engenharia Química e Doutorado em Engenharia Química. | |
PATOLOGIA | Graduação em Medicina com Residência Médica ou Título de Especialista. |
CIÊNCIAS JURÍDICAS | 1 e 2. Graduação em Direito e Mestrado em Direito. |
CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS | 1. Graduação em Administração e Mestrado em Administração. |
2. Graduação em Ciências Contábeis com Especialização em áreas afins. | |
3. Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia. | |
MATERNO INFANTIL | 1. Graduação em Medicina, com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica e Mestrado na área da saúde. |
2. Graduação em Medicina, com Residência Médica ou Especialização em Medicina Comunitária, Medicina Social ou similar e Mestrado em Medicina ou Saúde Coletiva. | |
3. Graduação em Medicina e Especialização em Pediatria ou Residência Médica em Pediatria reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica. | |
CIRURGIA | 1. Graduação em Medicina, com Residência Médica em Cirurgia Geral, reconhecida pelo MEC, com Especialização em Cirurgia Videolaparoscópica. |
2. Graduação em Medicina, com Residência Médica em Otorrinolaringologia reconhecida pelo MEC. | |
3. Graduação em Medicina, com Residência Médica em Anestesiologia reconhecida pelo MEC. | |
4. Graduação em Medicina, com Residência Médica em Cirurgia Pediátrica reconhecida pelo MEC. | |
MEDICINA INTERNA | 1. Graduação em Medicina, com Residência Médica em Reumatologia ou Especialização na área. |
2. Graduação em Medicina, com Residência Médica em Cardiologia ou Especialização na área. | |
3. Graduação em Medicina, com Residência Médica em Nefrologia ou Especialização na área. | |
MATERIAIS E CONSTRUÇÃO | 1. Graduação em Engenharia Civil, com Mestrado em Construção Civil, Engenharia Oceânica ou áreas afins. |
2. Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Metalúrgica ou Engenharia Naval, com Doutorado na área de concentração Processos ou Tecnologia da Soldagem ou áreas afins. | |
3. Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia de Produção Mecânica, com Mestrado em Engenharia de Produção ou em área afim. | |
4. Graduação em Engenharia Civil, com Doutorado em Geotecnia ou Engenharia Civil na área de concentração Geotécnica. | |
LETRAS E ARTES | 1. Licenciatura em Letras-Português/Inglês ou em Letras-Inglês, com Doutorado em Letras ou Lingüística Aplicada na área de concentração em Língua Inglesa. |
2. Licenciatura em Letras-Português/Francês ou em Letras-Francês, com Doutorado em Letras ou Lingüística Aplicada na área de concentração em Língua Francesa. | |
3. Licenciatura em Letras-Português/Espanhol ou em Letras-Espanhol, com Doutorado em Letras ou Lingüística Aplicada na área de concentração em Língua Espanhola. | |
4. Licenciatura em Letras, com Doutorado em Letras na área de concentração situada no campo da Literatura. | |
BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA | 1. Graduação em Arquivologia e Mestrado em Arquivologia ou Ciências da Informação ou áreas afins. |
2. Graduação em Ciências Humanas ou Sociais e Doutorado em Antropologia. | |
3. Graduação em História e Doutorado em História. | |
4. Graduação nas áreas de Ciências Humanas ou Ciências Socais e Doutorado em Tecnologia da Informação ou áreas afins. | |
5. Graduação em Arqueologia ou História e Doutorado em Arqueologia ou Antropologia ou História. | |
EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO | 1. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação ou áreas afins. |
2. Licenciatura em Biologia ou Química e Mestrado Acadêmico em Educação ou áreas afins. | |
3. Licenciatura em qualquer área do conhecimento e Mestrado em Educação, Sociologia, Filosofia ou áreas afins. | |
GEOCIÊNCIAS | 1. Graduação em Engenharia Cartográfica ou Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Civil ou Geografia ou Geologia na formação de Ciências Geodésicas e Doutorado em áreas afins. |
2. Graduação em Geografia e Doutorado em Geografia. | |
3. Graduação em Geografia e Mestrado em Geografia. | |
CIÊNCIAS MORFO-BIOLÓGICAS | 1. Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins e Doutorado em Zoologia ou áreas afins. |
2. Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins e Doutorado em Botânica ou áreas afins. | |
3. Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins e Doutorado em Arqueologia ou Ciências Biológicas ou áreas afins. |
III - INSCRIÇÃO
1. Período: 28/04/08 a 12/05/08.
2. Local/horário: de segunda à sexta-feira, no horário de expediente da Divisão de Protocolo - Campus Cidade, rua Alfredo Huch, nº 475 (53) 3233-8660.
3. Taxa de inscrição:
R$ 20,00 (vinte reais) para a Classe Auxiliar/Graduação/20h;
R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para a Classe Auxiliar/Especialização/20h;
R$ 45,00 (quarenta e cinco reis) para a Classe Auxiliar/Especialização/40h;
R$ 30,00 (trinta reais) para a Classe Assistente/20h;
R$ 60,00 (sessenta reais) para a classe Assistente/40h;
R$ 90,00 (noventa reais) para a Classe Assistente/40h - DE;
R$ 140,00 (cento e quarenta reais) para a Classe Adjunto/40h - DE.
A Guia de Recolhimento da União (GRU) poderá ser obtida: a) no sítio eletrônico www.furg.br (serviços - utilidades - GRU - ícone ao lado do campo do Código de Recolhimento - busca - descrição - concurso público). A taxa deverá ser paga exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.
4. Documentação:
a) requerimento dirigido ao Presidente da Banca Examinadora, com as informações pessoais do candidato, o número do edital, a área do conhecimento, a matéria/disciplina e declaração de acatamento das normas do concurso;
b) curriculum vitae acompanhado de relação ordenada, documentada e numerada de títulos;
c) cópia da carteira de identidade;
d) comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
5. A inscrição poderá ser realizada:
a) pessoalmente ou por intermédio de procurador (que deverá apresentar procuração por instrumento público ou particular), perante à Divisão de Protocolo - Campus Cidade;
b) por via postal, exclusivamente por SEDEX, que será admitida desde que o candidato franqueie a remessa da documentação dentro do prazo das inscrições.
ENDEREÇAMENTO:
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Divisão de Protocolo
Documentos para o Concurso de Docente / (nome do Departamento) / Edital nº 010/2008.
Caixa Postal 474
96201-900 - Rio Grande - RS
6. Os documentos apresentados por cópia no ato de inscrição fazem prova plena deste, se a Banca Examinadora ou qualquer dos candidatos não lhes impugnar a exatidão.
7. Todos os documentos exigidos serão apresentados exclusivamente no momento em que se efetive a inscrição.
8. No ato de inscrição, na Divisão de Protocolo - Campus Cidade, o candidato receberá, além do respectivo comprovante, cópia das normas do concurso, do programa das provas, da tabela de pontuação dos títulos e da portaria de designação da Banca Examinadora. Para os inscritos por via postal, a Divisão de Protocolo procederá o encaminhamento da citada documentação.
IV - HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO
Terminado o prazo das inscrições, em até 08 (oito) dias as inscrições serão submetidas à homologação dos respectivos Colegiados de Departamento, que publicará o resultado no primeiro dia subseqüente e divulgará o cronograma de atividades do concurso em murais próprios dos Departamentos e no sítio eletrônico www.furg.br e www.sarh.furg.br.
Não haverá homologação de inscrição que desatender os requisitos previstos neste Edital.
V - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES
Para as disciplinas nas áreas especificadas nos itens I e II deste Edital em que é exigido Título de Doutor com enquadramento na Classe de Professor Adjunto, caso não ocorram inscrições no prazo previsto no item III deste Edital, ou caso nenhuma inscrição seja homologada, o prazo de inscrição será reaberto de 21/05/08 a 04/06/08, com a exigência do Título de Mestre para enquadramento na Classe de Professor Assistente/40h - DE, passando a taxa de inscrição a ser no valor de R$ 90,00 (noventa reais). A reabertura do prazo de inscrições será publicada em murais próprios dos Departamentos e no sítio eletrônico www.furg.br e www.sarh.furg.br.
VI - REALIZAÇÃO DAS PROVAS
O concurso constará de: prova escrita com peso três; prova didática com peso três; defesa de proposta de trabalho (projeto), considerando a sua produção intelectual, relacionando-a com as atividades fins da Universidade, a ser desenvolvida nos primeiros 3 anos após o ingresso, com peso dois (anexo) e exame de títulos com peso dois.
As datas de realização das provas serão publicadas nos Departamentos e no sítio eletrônico www.furg.br e www.sarh.furg.br.
VII - DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Poderá ser extraída cópia integral deste Edital no sítio eletrônico www.furg.br e www.sarh.furg.br.
2. O prazo de validade deste concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da Administração.
3. Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário compatível com as necessidades do Departamento. Neste aspecto, serão observadas as normas legais referentes à Acumulação de Cargos e Empregos Públicos.
4. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares deste concurso que vierem a ser publicados pela FURG.
5. É proibido ao Servidor Público Federal, regido pela Lei 8112/90, atuar como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas.
6. Os títulos devem corresponder a cursos de graduação e pós-graduação reconhecidos, nos termos do disposto no art. 48 da Lei nº 9.394, de 20/1 2/1 996. O candidato cuja formação acadêmica tenha sido realizada no exterior deverá comprovar ser portador de diploma revalidado e registrado na forma da lei. O candidato com título de Pós-Graduação deve ter seu curso credenciado pela CAPES.
7. O candidato aprovado, que possuir titulação superior à exigida no edital, quando da sua admissão, poderá submeter à análise da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD) para progressão funcional por titulação e conseqüente repercussão financeira no vencimento.
8. Os casos omissos serão resolvidos pela Banca Examinadora, conforme previsto no art. 37 da Deliberação 008/2008 - CODEP.
JOÃO CARLOS BRAHM COUSIN
Reitor
ANEXO
PARÂMETROS E PONTUAÇÃO A SEREM CONSIDERADOS NA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO (PROJETO) DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
A PROPOSTA DE TRABALHO DEVERÁ CONTER NO MÍNIMO 04 E NO MÁXIMO DE 06 LAUDAS
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO | PONTOS |
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho | 1,0 ponto |
2. Compatibilidade e consistência do Plano de Trabalho com a área do concurso do candidato. | 3,0 pontos |
3. Comprometimento do Plano de Trabalho com Ensino, Pesquisa e Extensão. | 3,0 pontos |
4. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho. | 1,0 ponto |
5. Coerência com a Política Institucional da Universidade - PPP e PDI. | 2,0 pontos |
DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA
MATÉRIA/DISCIPLINA: ECOTOXICOLOGIA COM ÊNFASE EM AMBIENTES ESTUARINOS E MARINHOS A PROPOSTA DE TRABALHO DEVERÁ CONTEMPLAR OS SEGUINTES PARÂMETROS
1. Projeto de pesquisa científica direcionada ao estudo da ecotoxicologia de ambientes estuarinos e/ou marinhos da costa brasileira, com ênfase na aplicação, desenvolvimento e validação de:
1.1. testes de toxidade aguda e crônica com matrizes líquidas e sólidas e
1.2. metodologias integradas que possibilitem a avaliação da toxidade de contaminantes orgânicos, tanto em condições experimentais de laboratório (micro e mesocosmo) quanto de campo - 4,0 pontos
2. Metas de Produção intelectual decorrente da atividade científica - 2,0 pontos
3. Contribuição das atividades acadêmicas voltadas ao ensino de graduação e pós-graduação, à extensão universitária e às atividades administrativas - 4,0 pontos
MATÉRIA/DISCIPLINA: CARCINOCULTURA COM ÊNFASE EM CARCINOCULTURA MARINHA. A PROPOSTA DE TRABALHO DEVERÁ CONTEMPLAR OS SEGUINTES PARÂMETROS.
1. Projeto de pesquisa científica direcionada ao cultivo de camarões marinhos nativos, no Rio Grande do Sul - 1,0 ponto
2. Metas de Produção intelectual decorrente da atividade científica - 0,2 ponto
3. Atividade acadêmica voltada ao ensino de graduação - 0,3 ponto
4. Atividade acadêmica voltada ao ensino de pós-graduação - 0,3 ponto
5. Atividades Administrativas e de extensão universitária - 0,2 ponto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS MATÉRIA/DISCIPLINA: BIOFÍSICA
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho (peso 1).
2. Compatibilidade e consistência do Plano de Trabalho com a área do concurso do candidato (peso 3).
3. Comprometimento do Plano de Trabalho com ensino, pesquisa e extensão (peso 3).
4. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho (peso 2).
5. Coerência com a Filosofia e política da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (peso 1).
MATÉRIA/DISCIPLINA: FISIOLOGIA
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho (até 1,0 ponto).
2. Compatibilidade e consistência do Plano de Trabalho com a área do concurso do candidato (até 3,0 pontos).
3. Comprometimento do Plano de Trabalho com ensino, pesquisa e extensão (até 3,0 pontos).
4. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho (até 2,0 pontos).
5. Coerência com a Filosofia e política da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (até 1,0 ponto).
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
MATÉRIA/DISCIPLINA: OPERAÇÕES UNITÁRIAS E FENÔMENOS DE TRANSPORTE
1. O plano de trabalho deverá ser elaborado em papel A4, com margens de 1,5 cm, letra "Times New Roman" tamanho 12, espaço 1,5 e números de página situados no canto inferior esquerdo. O plano de trabalho deverá conter necessariamente os itens abaixo e não deverá ultrapassar 10 páginas.
2. O plano de trabalho deve estar centralizado na matéria do concurso (Fenômenos de transporte e Operações Unitárias da indústria Química) e mostrar exeqüibilidade e inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como prever claramente os objetivos, as atividades a serem desenvolvidas e a metodologia para tal. O plano de trabalho deve focalizar a região de abrangência da FURG e preferencialmente envolver as demais áreas do Departamento.
3. O plano de trabalho será avaliado pelos seguintes itens:
a) Adequação do tema do plano de trabalho com a matéria do concurso: até 2,0 pontos.
b) Clareza: até 2,0 pontos
c) Adequação da metodologia: até 2,0 pontos
d) Viabilidade de execução: até 2,0 pontos
e) Comprometimento do plano de trabalho com ensino, pesquisa e extensão: até 2,0 pontos
MATÉRIA/DISCIPLINA: PROCESSOS INDUSTRIAIS DA ENGENHARIA QUÍMICA
1. O plano de trabalho deverá ser elaborado em papel A4, com margens de 1,5 cm, letra "Times New Roman" tamanho 12, espaço 1,5 e números de página situados no canto inferior esquerdo. O plano de trabalho deverá conter necessariamente os itens abaixo e não deverá ultrapassar 10 páginas.
2. O plano de trabalho deve estar centralizado na matéria do concurso (Processos Industriais da Engenharia Química) e mostrar exeqüibilidade e inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como prever claramente os objetivos, as atividades a serem desenvolvidas e a metodologia para tal. O plano de trabalho deve focalizar a região de abrangência da FURG e preferencialmente envolver as demais áreas do Departamento.
3. O plano de trabalho será avaliado pelos seguintes itens:
a) Adequação do tema do plano de trabalho com a matéria do concurso: até 2,0 pontos.
b) Clareza: até 2,0 pontos
c) Adequação da metodologia: até 2,0 pontos
d) Viabilidade de execução: até 2,0 pontos
e) Comprometimento do plano de trabalho com ensino, pesquisa e extensão: até 2,0 pontos
DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho (até 1,0 ponto).
2. Compatibilidade com a área do conhecimento do concurso (até 4,0 pontos).
3. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho (até 2,0 pontos).
4. Comprometimento do Plano de Trabalho com ensino, pesquisa e extensão (até 2,0 pontos).
5. Coerência com o PPP da FURG (disponível: www.furg.br) (até 1,0 ponto).
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
A PROPOSTA DE TRABALHO DEVERÁ CONTER NO MÍNIMO 04 E NO MÁXIMO DE 06 LAUDAS
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO | PONTOS |
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho | 1,0 ponto |
2. Compatibilidade e consistência do Plano de Trabalho com a área do concurso do candidato. | 3,0 pontos |
3. Comprometimento do Plano de Trabalho com Ensino, Pesquisa e Extensão. | 3,0 pontos |
4. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho. | 1,0 ponto |
5. Coerência com a Política Institucional da Universidade - PPP e PDI. | 2,0 pontos |
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
Deve conter no máximo 5 páginas e seu planejamento deve prever 3 anos.
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho (até 01 ponto).
2. Compatibilidade com a área de conhecimento do concurso(até 03 pontos).
3. Análise da distribuição das atividades de ensino, pesquisa e extensão (até 03 pontos).
4. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho (até 02 pontos).
5. Coerência com a Filosofia e política da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (até 01 ponto).
DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL
MATÉRIAS/DISCIPLINAS:
1. Clínica da Mulher e Planejamento Familiar e Estágio de Ginecologia e Obstetrícia.
2. Relação Médica e Estágio em Medicina da Família e da Comunidade.
Proposta de trabalho que contemple ensino, pesquisa e extensão. A proposta deverá ser apresentada na forma de projeto (introdução, objetivo, metodologia a ser desenvolvida e resultados esperados com tal projeto), digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, margens laterais, superior e inferior de 3 cm, corpo do texto justificado, e sua execução deve estar prevista para 3 (três) anos.
A avaliação da proposta será efetuada pela Banca Examinadora, segundo os critérios abaixo:
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho (até 1 ponto).
2. Compatibilidade e consistência do plano de trabalho com a área do concurso do candidato (até 4 pontos).
3. Comprometimento do plano de trabalho com o ensino, pesquisa e extensão (até 3 pontos).
4. Viabilidade da execução do Plano de Trabalho (até 1 ponto).
5. Coerência com a filosofia e política da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - buscar a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico e propiciando os conhecimentos necessários à transformação social (até 1 ponto).
6. Esta proposta deverá ser entregue impressa, para a Banca Examinadora, em 4 (quatro) vias, no momento da prova teórica.
No dia marcado para a Defesa da Proposta de Trabalho, o candidato terá até 50 (cinqüenta) minutos para a defesa (será colocado equipamento multimídia à disposição do candidato) e posterior argüição pela Banca Examinadora, será aberta ao público, mas vedada aos demais participantes do concurso.
O julgamento da prova será realizado mediante a atribuição por cada examinador de nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez), com uma casa decimal.
A nota final, lançada em planilha, será obtida pela média aritmética daquelas atribuídas pelos examinadores, e, segundo critério da Banca, poderá ser divulgada tão logo seja concluído o julgamento.
Será considerado aprovado o candidato que obtenha nota igual ou superior a 7 (sete).
MATÉRIA/DISCIPLINA: CLÍNICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E ESTÁGIO EM PEDIATRIA
A proposta deve contemplar ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no ensino. Deverá ser apresentada na forma de projeto (introdução, objetivo, metodologia a ser desenvolvida e resultados esperados), contendo de 03 a 05 páginas (digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5, margens superior, inferior e laterais de 3 cm, corpo do texto justificado), com previsão de execução para 03 anos.
A avaliação será efetuada segundo os seguintes critérios:
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho (até 1 ponto).
2. Compatibilidade, consistência e relevância do plano de trabalho com a área do concurso do candidato (até 4 pontos).
3. Comprometimento do plano de trabalho com o ensino, pesquisa e extensão (até 3 pontos).
4. Viabilidade da execução do Plano de Trabalho (até 1 ponto).
5. Coerência com a filosofia e política da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (buscar a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico e propiciando os conhecimentos necessários à transformação social) (até 1 ponto).
Esta proposta deverá ser entregue impressa, para a banca Examinadora, em 4 (quatro) vias, no momento da prova teórica.
DEPARTAMENTO DE CIRURGIA
Proposta de trabalho que contemple ensino, pesquisa e extensão com ênfase em Cirurgia Videolaparoscópica, em Cirurgia Pediátrica, em Cirurgia Otorrinolaringologia, em Anestesiologia - de acordo com a inscrição do candidato. A proposta deverá ser apresentada na forma de projeto (introdução, objetivo, metodologia a ser desenvolvida e resultados esperados com tal projeto), conter de 5 a 10 páginas, digitado em Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, margens laterais, superior e inferior de 3 cm, corpo do texto justificado, e sua execução deve estar prevista para 3 (três) anos.
A avaliação da proposta será efetuada pela Banca Examinadora, segundo os critérios abaixo:
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho (até 1 ponto).
2. Compatibilidade e consistência do plano de trabalho com a área do concurso do candidato (até 4 pontos).
3. Comprometimento do plano de trabalho com o ensino, pesquisa e extensão (até 3 pontos).
4. Viabilidade da execução do Plano de Trabalho (até 1 ponto).
5. Coerência com a filosofia e política da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - buscar a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico e propiciando os conhecimentos necessários à transformação social (até 1 ponto).
Esta proposta deverá ser entregue impressa, para a banca Examinadora, em 4 (quatro) vias, no momento da prova teórica.
No dia marcado para a Defesa da Proposta de Trabalho, o candidato terá até 50 (cinqüenta) minutos para a defesa (será colocado equipamento multimídia à disposição do candidato) e posterior argüição pela Banca Examinadora, será aberta ao público, mas vedada aos demais participantes do concurso.
O julgamento da prova será realizado mediante a atribuição por cada examinador de nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez), com uma casa decimal.
A nota final, lançada em planilha, será obtida pela média aritmética daquelas atribuídas pelos examinadores, e, segundo critério da Banca, poderá ser divulgada tão logo seja concluído o julgamento.
Será considerado aprovado o candidato que obtenha nota igual ou superior a 7 (sete).
DEPARTAMENTO DE MEDICINA INTERNA
MATÉRIA/DISCIPLINA: CLÍNICA MÉDICA - REUMATOLOGIA
Plano de Trabalho com ênfase em atividades de ensino em Ciências da Saúde - Medicina. Matéria: Disciplina Clínica Médica - Reumatologia. O plano deverá ser entregue no formato Times New Roman 12, espaço 1,5 e no máximo 10 folhas, e sua execução deve estar prevista para três anos.
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do plano (até 1 ponto).
2. Compatibilidade com a área do conhecimento do concurso (até 3 pontos).
3. Viabilidade de execução das atividades propostas (até 3 pontos).
4. Comprometimento do plano com ensino, pesquisa e extensão (até 2 pontos).
5. Coerência com o PPP da FURG (documentos disponível no site eletrônico www.furg.br) (até 1 ponto).
MATÉRIA/DISCIPLINA: CLÍNICA MÉDICA - CARDIOLOGIA
Plano de Trabalho com ênfase em atividades de ensino em Ciências da Saúde - Medicina. Matéria: Disciplina Clínica Médica - Cardiologia. O plano deverá ser entregue no formato Times New Roman 12, espaço 1,5 e no máximo 10 folhas, e sua execução deve estar prevista para três anos.
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do plano (até 1 ponto).
2. Compatibilidade com a área do conhecimento do concurso (até 3 pontos).
3. Viabilidade de execução das atividades propostas (até 3 pontos).
4. Comprometimento do plano com ensino, pesquisa e extensão (até 2 pontos).
5. Coerência com o PPP da FURG (documentos disponível no site eletrônico www.furg.br) (até 1 ponto).
MATÉRIA/DISCIPLINA: CLÍNICA MÉDICA - NEFROLOGIA
Plano de Trabalho com ênfase em atividades de ensino em Ciências da Saúde - Medicina. Matéria: Disciplina Clínica Médica - Nefrologia. O plano deverá ser entregue no formato Times New Roman 12, espaço 1,5 e no máximo 10 folhas, e sua execução deve estar prevista para três anos.
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do plano (até 1 ponto).
2. Compatibilidade com a área do conhecimento do concurso (até 3 pontos).
3. Viabilidade de execução das atividades propostas (até 3 pontos).
4. Comprometimento do plano com ensino, pesquisa e extensão (até 2 pontos).
5. Coerência com o PPP da FURG (documentos disponível no site eletrônico www.furg.br) (até 1 ponto).
DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO
PARÂMETRO | PONTUAÇÃO MÁXIMA |
Potencial da proposta com relação à Integração do ensino, pesquisa e extensão | 2,0 |
Adequação da proposta com a área do concurso | 2,0 |
Contribuição da proposta para a qualificação do candidato e do Departamento | 2,0 |
Viabilidade da execução da proposta | 2,0 |
Potencial da proposta para o avanço da produção técnico-científica do candidato | 2,0 |
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES MATÉRIA/DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA E LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DO INGLÊS
O candidato apresentará uma proposta de trabalho para os três primeiros anos de atuação na FURG. A proposta contemplará um projeto de pesquisa vinculado ao ensino de inglês como língua estrangeira ou à formação do professor de inglês como língua estrangeira, relacionando-se com as atividades fins da Universidade.
A avaliação do projeto levará em consideração os seguintes parâmetros:
1. Referencial teórico adequado e atualizado (3 pontos)
2. Metodologia adequada (2 pontos)
3. Exeqüibilidade (2 pontos)
4. Contribuição para o avanço do conhecimento na área (3 pontos)
MATÉRIA/DISCIPLINA: LÍNGUA FRANCESA
O candidato apresentará uma proposta de trabalho para os três primeiros anos de atuação na FURG. A proposta contemplará um projeto de pesquisa vinculado ao ensino de francês como língua estrangeira ou à formação do professor de francês como língua estrangeira, relacionando-se com as atividades fins da Universidade.
A avaliação do projeto levará em consideração os seguintes parâmetros:
1. Referencial teórico adequado e atualizado (3 pontos)
2. Metodologia adequada (2 pontos)
3. Exeqüibilidade (2 pontos)
4. Contribuição para o avanço do conhecimento na área (3 pontos)
MATÉRIA/DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA E LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DO ESPANHOL
O candidato apresentará uma proposta de trabalho para os três primeiros anos de atuação na FURG. A proposta contemplará um projeto de pesquisa vinculado ao ensino de espanhol como língua estrangeira ou à formação do professor de espanhol como língua estrangeira, relacionando-se com as atividades fins da Universidade.
A avaliação do projeto levará em consideração os seguintes parâmetros:
1. Referencial teórico adequado e atualizado (3 pontos)
2. Metodologia adequada (2 pontos)
3. Exeqüibilidade (2 pontos)
4. Contribuição para o avanço do conhecimento na área (3 pontos)
MATÉRIA/DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA
O candidato apresentará uma proposta de trabalho para os três primeiros anos de atuação na FURG. A proposta contemplará um projeto de pesquisa vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado em História da Literatura (Escrita Feminina; Literatura Sul-Rio-Grandense; Literatura, História e Memória Literária), relacionando-se com as atividades fins da Universidade.
A avaliação do projeto levará em consideração os seguintes parâmetros:
1. Referencial teórico adequado e atualizado (3 pontos)
2. Metodologia adequada (2 pontos)
3. Exeqüibilidade (2 pontos)
4. Contribuição para o avanço do conhecimento na área (3 pontos)
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA
A PROPOSTA DE TRABALHO DEVERÁ CONTER NO MÍNIMO 04 E NO MÁXIMO DE 06 LAUDAS
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO | PONTOS |
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho | 1,0 ponto |
2. Compatibilidade e consistência do Plano de Trabalho com a área do concurso do candidato. | 3,0 pontos |
3. Comprometimento do Plano de Trabalho com Ensino, Pesquisa e Extensão. | 3,0 pontos |
4. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho. | 1,0 ponto |
5. Coerência com a Política Institucional da Universidade - PPP e PDI. | 2,0 pontos |
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
MATÉRIAS/DISCIPLINAS:
1. Didática, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado.
2. Didática, Fundamentos e Metodologias, Estágios Supervisionados - Biologia e Química.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO E PONTOS
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho - 1,0 ponto
2. Compatibilidade e consistência do Plano de Trabalho com a área do concurso do candidato -3,0 pontos
3. Comprometimento do Plano de Trabalho com Ensino, Pesquisa e Extensão - 3,0 pontos
4. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho - 1,0 ponto
5. Coerência com a Política Institucional da Universidade - PPP e PDI - 2,0 pontos
MATÉRIA/DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO E PONTOS
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho - 1,0 ponto
2. Compatibilidade e consistência do Plano de Trabalho com a área do concurso do candidato - 3,0 pontos
3. Comprometimento do Plano de Trabalho com Ensino, Pesquisa e Extensão - 3,0 pontos
4. Viabilidade de execução do Plano de Trabalho - 1,5 ponto
5. Coerência com a Política Institucional da Universidade - PPP e PDI - 1,5 pontos
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
MATÉRIA/DISCIPLINA: Sistemas de Informação Geográficas, Noções Básicas de Cartografia, Cartografia Temática, Cartografia Aplicada ao Ensino de Geografia, Elementos de Fotogrametria e Fotointerpretação, Astronomia Descrítica.
O projeto deverá ser entregue por escrito, pelos candidatos que tiverem suas inscrições homologadas, no dia pa prova escrita.
Plano de trabalho que contemple ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Geotecnologias e Cartografia. O Plano deverá conter de 5 a 10 páginas (Arial 12) e sua execução deve estar prevista para 3 anos.
1. Apresentação geral, estrutura e clareza dos objetivos do Plano de Trabalho - até 1 ponto
2. Compatibilidade e consistência do Plano de Trabalho com a área do concurso do candidato - até 4 pontos
3. Comprometimento do Plano de Trabalho com Ensino, Pesquisa e Extensão - até 3 pontos
4. Estratégia de ação e viabilidade de execução do Plano de Trabalho - até 1 ponto
5. Coerência com filosofia e política da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - 1 ponto
MATÉRIA/DISCIPLINA:
1. Geografia Agrária; Geografia Regional do Brasil; Regionalização do Espaço Mundial; Geografia do Rio Grande do Sul; Brasil, Natureza e Sociedade e Rio Grande do Sul: Natureza e Sociedade.
2. Hidrografia, Biogeografia e Geomorfologia.
Proposta de trabalho
Para 3 (três) anos
Máximo de 10 (dez) páginas em Arial 11 e espaço 1,5
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO
- articulação com o PPP da FURG (documento disponível no sítio eletrônico www.furg.br) - até 2,0 pontos
- articulação com os cursos de graduação em Geografia da FURG (documento disponível no sítio eletrônico www.furg.br) - até 1,0 ponto
- articulação com o programa de Pós-Graduação em Geografia da FURG - até 1,0 ponto
- relações com as atividades apresentadas no curriculum vitae, com a área e as disciplinas do concurso - até 2,0 pontos
- considerar as atividades de ensino, pesquisa e extensão com a metodologia utilizada - até 2,0 pontos
- viabilidade de execução das atividades propostas - até 2,0 pontos
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MORFO-BIOLÓGICAS
1. O plano de trabalho deverá ser elaborado em papel A4, com margens de 1,5 cm, letra "Times New Roman" tamanho 12, espaço 1,5 e números de página situados no canto inferior esquerdo. O plano de trabalho deverá conter necessariamente os itens abaixo e não deverá ultrapassar 10 páginas.
2. O plano de trabalho, com prazo de desenvolvimento para três anos, deve estar centrado na matéria do concurso, mostrar exeqüibilidade e inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como prever claramente seus objetivos, as atividades a serem desenvolvidas e a metodologia para tal. O plano de trabalho deve necessariamente focalizar a região de abrangência da FURG e, preferencialmente, ambientes aquáticos continentais e/ou seu entorno.
3. O plano de trabalho será avaliado pelos seguintes itens:
a) adequação do tema do plano de trabalho com a matéria do concurso - até 2,0 pontos
b) clareza - até 2,0 pontos
c) adequação da metodologia - até 2,0 pontos
d) viabilidade de execução no contexto da FURG - até 2,0 pontos
e) comprometimento com o ensino, pesquisa e extensão - até 2,0 pontos.