ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR SUBSTITUTO POR TEMPO DETERMINADO.
A Superintendente da Fundação Educacional de São José - FUNDESJ, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a abertura de inscrições com vista ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor de Ensino Superior Substituto, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária do Centro Universitário Municipal de São José - USJ, nos termos da Lei nº 4.955 de 26 de Abril de 2010.
1. Das inscrições:
1.1 Período de Inscrição: 29/01 a 14/02/2013. Caso não haja candidatos inscritos no período acima especificado, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado por igual período.
1.2 Horário: das 14h00min às 18h00min.
Horário de Atendimento para Inscrições:
Dia 08/02/13 - das 14:00 hs às 18:00 hs;
Dia 11/02/13 - Não haverá expediente;
Dia 12/02/13 - Não haverá expediente;
Dia 13/02/13 - das 14:00 hs às 18:00 hs;
Dia 14/02/13 - das 09:00 hs ás 12:00 hs e das 14:00 hs ás 18:00 hs
1.3 Locais: As inscrições serão realizadas na Fundação Educacional de São José (Sede Administrativa do USJ): Rua: Antônio Scherer, 657 - Kobrasol - São José - Cep: 88102-090. Protocoladas no Departamento de Gestão de Pessoas.
1.4 Taxa de Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais), que deverão ser depositados na Conta do Banco do Brasil, Agência 2638-7, conta corrente 505.145-2. Esta taxa, uma vez recolhida, não será restituída em hipótese alguma.
1.4.1 Serão aceitas inscrições por procuração com firma reconhecida em cartório e apresentação da Carteira de Identidade do requerente legal.
1.4.2 Serão aceitas as inscrições enviadas pelo Correio, para o endereço indicado no item 1.3, por meio de Sedex com AR, desde que postadas até o dia 05 de fevereiro, e preenchidos os demais requisitos necessários.
1.5 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópia do "Curriculum Vitae" modelo Plataforma Lattes, cópia e original dos comprovantes dos requisitos exigidos no presente edital e comprovante de recolhimento da taxa de inscrição. Serão validadas as atualizações do Curriculum Lattes dos últimos 5 anos;
1.5.1 Curriculum Vitae no modelo da Plataforma Lattes, do CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPQ - www.cnpq.br - deverá estar devidamente comprovado e apostilado, na sequência do formulário Lattes, com toda a documentação, titulação, produção, orientações e demais atividades devidamente identificadas, acompanhado dos seguintes documentos (frente e verso):
* Fotocópia da Carteira de Identidade, autenticada por cartório competente.
* Comprovante da titulação exigida: Graduação: Diploma ou Certificado de Colação de Grau; Especialização: Diploma ou Certificado de Conclusão; Mestrado ou Doutorado: Diploma ou Certificado de Conclusão, ou ainda, ata de defesa de cursos recomendados pela CAPES, autenticado por cartório competente.
1.6 Somente serão aceitos diplomas de Graduação e Pós-Graduação validados pelos órgãos de educação. Os diplomas de Graduação e Pós-Graduação obtidos em instituição estrangeira serão aceitos mediante sua revalidação no Brasil. A revalidação do diploma estrangeiro deverá ser comprovada no ato da inscrição.
1.7 Os documentos desse processo poderão ser retirados do Setor de Gestão de Pessoas ao término da divulgação do resultado final do processo seletivo e ficará a disposição do responsável até a data de 30 de março de 2013. Após essa data o material será incinerado.
1.8 O Candidato poderá se inscrever em apenas uma área de conhecimento, em caso de mais de uma inscrição, será considerada a mais recente.
2. Da prova de títulos
2.1 Para a prova de títulos, a Banca Examinadora analisará os Curriculum Vitae dos candidatos, atribuindo-lhes uma pontuação, nos últimos 05 (cinco) anos, a partir do Gabarito de Avaliação que consta no anexo 1 deste edital.
2.2 Na prova de títulos serão computadas as atividades devidamente comprovadas, e submetidas à avaliação da banca examinadora.
3. Da prova didática:
3.1 A prova didática constará de aula com duração entre 20 (vinte) e 30 (trinta) minutos, sobre um tema da área pretendida, escolhida pelo candidato e que consta no quadro de ementas nesse edital (vide anexo 3)
3.2 A prova didática será realizada, apenas, com a presença do candidato e da Banca Examinadora. Fica vedado o registro da prova por qualquer meio.
3.3 Na prova didática, o candidato deverá apresentar para a Banca o plano de aula da disciplina pretendida, contendo também a ementa;
4. Cronograma das atividades
Data | Atividades |
29/01 a 07/02/2013 | Inscrições |
07/02/2013 | Publicação do Edital de Homologação das Inscrições do Processo Seletivo (após as 18hs) |
08 a 11/02/2013 | Análise dos currículos |
13/02/2013 | Edital com a divulgação dos classificados, com média mínima de 7,0 por área, sendo que serão selecionados para realizar a prova didática, apenas os 5 (cinco) primeiros classificados; |
14 a 15/02/2013 | Período de recursos |
15/02/2013 | Divulgação dos classificados para a prova didática com os respectivos horários (mural da Reitoria e no endereço eletrônico do USJ) |
18, 19 e 20/02/2013 | Provas didáticas |
21/02/2013 | Divulgação final do resultado |
5. Da homologação e publicação do resultado do Processo Seletivo.
5.1 Do resultado do Processo Seletivo cabe pedido de revisão à Banca Examinadora, desde que encaminhado até 48 horas após a divulgação do resultado das análises dos currículos, o requerimento de recurso deve ser entregue na Fundação Educacional de São José (Sede Administrativa do USJ): Rua: Antônio Scherer, 657 - Kobrasol - São José - Cep: 88102-090.
5.2 O resultado final do Processo Seletivo será homologado pela Superintendente da FUNDESJ e pela Reitora, sendo publicado no Mural da Reitoria do USJ e no site, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos aprovados.
6. Do Processo Seletivo
Área | Unidade curricular | Curso' | Formação acadêmica e profissional exigida | Vagas | Carga horária |
História | História da Educação Brasileira | Ped. | Graduação em História e Mestrado em História, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Docência em História no Ensino Fundamental (séries iniciais) | Ped. | ||||
História da Educação II | Ped. | ||||
Docência de Geografia em Ensino Fundamental (séries iniciais) | Ped. | ||||
Pedagogia | Alfabetização no Ensino Fundamental I e II | Ped. | Graduação em Pedagogia com Mestrado em Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Docência de Matemática no Ensino Fundamental I e II | Ped. | ||||
Docência em Ciências no Ensino Fundamental I e II | Ped. | ||||
Pedagogia | Docência em Educação e Jovens e Adultos I e II | Ped. | Graduação em Pedagogia com Mestrado em Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Estágio Curricular na Educação dos Jovens e Adultos | Ped. | ||||
Pedagogia | Estágio Curricular na Educação Infantil | Ped. | Graduação em Pedagogia com Mestrado em Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Pedagogia | Didática II | Ped. | Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação com Experiência e/ou Pesquisa na Área | 1 | A partir de 5hs |
Educação, Mídias e Tecnologias | Ped. | ||||
Pedagogia | Libras | C.R. | Graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial e/ou Especialização Lato Sensu em Educação Especial com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Fundamentos da Educação Especial | Ped. | ||||
Pedagogia | Estágio Curricular no Ensino Fundamental | Ped | Graduação em Pedagogia com Mestrado em Psicopedagogia, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Fundamentos Biológicos da Educação | Ped | ||||
Letras Português | Docência em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I e II | Ped | Graduação em Letras/Português com Mestrado em Letras, Linguística ou Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Leitura e Produção do Texto I | C.R. | ||||
Interpretação e Produção de Texto | Adm | ||||
Ciências Sociais | Sociologia da Religião | C.R. | Graduação em Ciências Sociais com Mestrado em Ciências Sociais, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Formação Econômica, Social e Política do Brasil | Ped | ||||
Sociologia da Educação I | Ped | ||||
Sociologia da Educação | C.R. | ||||
Movimentos Sociais e Movimentos Religiosos | C.R. | ||||
Filosofia | Filosofia Geral | Ped. | Graduação em Filosofia com Mestrado em Filosofia e/ou Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Filosofia da Educação no Brasil | Ped | ||||
Filosofia da Educação | Ped. | ||||
Filosofia e Ética Empresarial | Adm. | ||||
Filosofia e Ética | C.C. | ||||
Filosofia | Filosofia da Religião | C.R. | Graduação em Filosofia com Mestrado em Filosofia, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Ética e tradições religiosas | C.R. | ||||
Filosofia da Educação | C.R | ||||
Introdução à Filosofia | C.R. | ||||
Ciências Sociais | Antropologia Simbólica e da Religião | C.R. | Graduação em Ciências Sociais com Mestrado em Antropologia, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Introdução a Antropologia | C.R. | ||||
Ciências da Religião ou Teologia | Docência do Ensino Religioso | C.R. | Graduação em Ciências da Religião com Mestrado em Ciências da Religião ou Educação, com Pesquisa na área. | 1 | A partir de 5hs |
Estágio Curricular Supervisionado II (Séries Finais do Ensino Fundamental) | C.R. | ||||
Ciências da Religião Ou Teologia | Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso | C.R. | Graduação em Ciências da Religião ou Teologia com e Mestrado Ciências da Religião e/ou Teologia e/ou Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área. | 1 | A partir de 5hs |
Texto e Narrativas Sagradas de Matriz Religiosa Oriental e Africana | C.R. | ||||
Administração | Teoria Geral da Administração I e II | C.C. | Graduação em Administração e Mestrado em Administração com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Administração Financeira e Orçamento | C.C. | ||||
Teoria Geral da Administração I | Adm. | ||||
Matemática ou Estatística | Métodos Quantitativos | C.C. | Graduação em Matemática ou Estatística com Mestrado em Matemática ou Estatística, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Métodos Quantitativos | Adm. | ||||
Estatística I | Adm. | ||||
Sistemas da Informação | Tecnologia da Informação e Comunicação | Adm | Graduação em Sistemas da Informação ou Tecnologia da Informação, com Mestrado em áreas afins, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
Ciências Humanas | Pesquisa Científica II | C.R. | Graduação em Ciências Humanas e Mestrado em áreas afins, com experiência e/ou Pesquisa na área de Ciências da Religião | 1 | A partir de 5hs |
Ciências Contábeis | Contabilidade III | C.C. | Graduação em Ciências Contábeis, com Especialização e/ou Mestrado em andamento em Ciências Contábeis e/ou áreas afins. | 1 | A partir de 5hs |
Contabilidade e Análise de Custos I e II | C.C. | ||||
Contabilidade e Planejamento Tributário | C.C. | ||||
Estágio I | C.C. | ||||
Laboratório Contábil I | C.C. | ||||
Contabilidade Avançada | C.C. | ||||
Perícia Mediação e Arbitragem | C.C. | ||||
Análise das Demonstrações Contábeis | C.C. | ||||
Contabilidade e Análise de Custos | C.C. | ||||
Economia | Economia II | Adm | Graduação em Economia com Mestrado em Áreas Afins, com experiência e/ou Pesquisa na área | 1 | A partir de 5hs |
7. Remuneração:
7.1 Professores de Ensino Superior: Regime de 05 (cinco) horas semanais:
- Especialização: R$ 388,45; Mestrado: R$ 455,97; Doutorado: R$ 665,08.
8. Seleção e Contratação:
8.1 O candidato aprovado e classificado após as etapas de prova de títulos e prova didática será contratado nos termos da Lei nº 4.955/2010, e perceberá remuneração de acordo com a titulação apresentada no ato da contratação e conforme os valores estabelecidos no presente edital.
8.2 O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até 06 (seis) meses, sendo admitida a prorrogação de contrato desde que o prazo total não exceda 1 (um) ano.
8.3 O candidato que ocupar cargo público, que não o de Magistério, poderá ser contratado desde que ocupe cargo técnico científico e que tenha compatibilidade de horário comprovada.
8.4 Os Candidatos Estrangeiros deverão comprovar no ato da inscrição o Visto Temporário ou Visto Permanente, de acordo com a legislação vigente.
8.5 O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano, a contar da data da publicação.
8.6 O candidato será contratado por 05 horas, sendo possível a ampliação de carga-horária para até 40hs, de acordo com as necessidades dos cursos.
São José, 29 de janeiro de 2013.
Profª MSc. Ana Cristina de Oliveira da Silva Hoffmann
Superintendente da Fundação Educacional de São José - FUNDESJ
ANEXO 1
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS
1 | Titulação Acadêmica: (considera-se a maior titulação): | PONTOS | PONTUAÇÃO CANDIDATO |
1.1 | Doutorado com Estágio Pós-Doutoral | 95 |
|
1.2 | Doutorado | 85 |
|
1.3 | Mestrado | 50 |
|
1.4 | Especialização | 30 |
|
1.5. | Graduação | 20 |
|
Total |
|
2. | PRODUÇÃO ACADÊMICA: | ||
| ATIVIDADE | PONTOS | PONTUAÇÃO CANDIDATO |
2.1 | Publicações: | autor ou co-autor |
|
| Livro em editora internacional | 30 |
|
Livro em editora nacional | 20 |
| |
Livro em editora local | 5 |
| |
Capítulo de livro em editora internacional | 15 |
| |
Capítulo de livro em editora nacional | 10 |
| |
Organização de livro internacional | 12 |
| |
Organização de livro nacional | 10 |
| |
Artigo publicado em periódico indexado: |
|
| |
Qualis A1 | 30 |
| |
Qualis A2 | 26 |
| |
Qualis B1 | 21 |
| |
Qualis B2 | 17 |
| |
Qualis B3 | 12 |
| |
Qualis B4 | 8 |
| |
| Qualis B5 | 3 |
|
|
| ||
2.2 | Palestras publicadas em anais de evento técnico- científico: | autor ou co-autor |
|
| Internacional | 10 |
|
| Nacional | 8 |
|
2.3 | Trabalho completo publicado em anais de evento técnico-científico: | autor ou co-autor |
|
| Internacional | 8 |
|
| Nacional | 5 |
|
2.4 | Artigo de divulgação científica, tecnológica ou artística: | ||
| Revista | 1 |
|
| Jornal | 1 |
|
2.5 | Tradução de livro publicado | 5 |
|
2.6 | Tradução de artigo ou capítulo de livro publicado | 1 |
|
Total |
|
3. | PRODUÇÃO TÉCNICA (até 70 pontos) | PONTOS até: | limite | PONTUAÇÃO CANDIDATO |
| Produto ou processo Tecnológico com patente obtida | 20 | 20 |
|
| Coordenação de Projeto de pesquisa/ensino/extensão aprovado por agências de fomento | 10 | 20 |
|
| Criação e/ou atualização de software computacional (algoritmo, sistema computacional) | 10 | 20 |
|
| Carta, mapa ou similares publicados | 5 | 20 |
|
| Produto ou processo Tecnológico sem patente obtida | 4 | 20 |
|
| Produto ou processo tecnológico aceito em produção industrial | 4 | 20 |
|
| Customização de sistema computacional (Programação utilizando Planilha Eletrônica, Sistema de Banco de Dados, etc) | 3 | 20 |
|
| Produto utilizando sistema computacional (mídia, multimídia, hipermídia, etc) | 3 | 20 |
|
| Restauração e manutenção de obra artística | 3 | 20 |
|
| Projeto gráfico implementado | 2 | 20 |
|
| Produção de desfile/CD/DVD/espetáculo teatral/rádio e TV/outros | 2 | 20 |
|
| Editoração de: partituras musicais, livros, anais, catálogo, periódico, outros | 2 | 20 |
|
| Parecer dado por consultoria ad hoc em revista e órgãos de fomento científico/tecnológico | 1 | 20 |
|
TOTAL DE PRODUÇÃO TÉCNICA |
|
|
|
5. | ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO: | ||
| ATIVIDADE | PONTOS | PONTUAÇÃO CANDIDATO |
| Exercício do Magistério no Ensino Superior | 03 /ano |
|
Exercício do Magistério na Educação Básica | 01 /ano |
| |
Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado | 0,4 /banca |
| |
Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior | 0,2 /banca |
| |
Total das atividades de ensino |
|
| |
6. | ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: | PONTOS | PONTUAÇÃO CANDIDATO |
| Trabalho de conclusão de curso - TCC | 0,5/orientação |
|
Iniciação Científica - por bolsista | 0,5/bolsista |
| |
Monografia de curso "Lato-Sensu" | 1/orientação |
| |
Dissertação de mestrado | 3/orientação |
| |
Tese de doutorado | 6/orientação |
| |
Total de orientações concluídas |
|
| |
7. | ATIVIDADES PROFISSIONAIS NA ÁREA OBJETO DO CONCURSO: | PONTOS | PONTUAÇÃO CANDIDATO |
| Exercício profissional na era de conhecimento, excetuando atividades universitárias e de docência. | 02 /ano |
|
Total de atividades profissionais |
|
|
ANEXO 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ
PROCESSO SELETIVO 001/2013
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA - Edital 001/2013
Candidato(a) __________________________ Nota __________________________________
Área _______________________________________________________________________
Disciplina pretendida:___________________________________________________________
Tema da aula: ________________________________________________________________
PLANO DE AULA | ||
CRITÉRIOS | valor | Máximo Obtido |
Clareza dos objetivos | 0,2 |
|
Adequação dos objetivos ao conteúdo | 0,2 |
|
Coerência na subdivisão do conteúdo | 0,2 |
|
Adequação do conteúdo ao tempo disponível | 0,2 |
|
Seleção apropriada do material didático | 0,2 |
|
DESENVOLVIMENTO DA AULA | ||
Apresentação do professor; dicção e motivação | 0.9 |
|
Relação de continuidade entre o plano e o desenvolvimento da aula | 0.9 |
|
Linguagem clara, correta e adequada ao conteúdo | 0.9 |
|
Abordagem das ideias fundamentais do conteúdo | 0.9 |
|
Sequencia lógica do conteúdo dissertado | 0.9 |
|
Articulação entre as ideias apresentadas: aplicações e informações atualizadas | 0.9 |
|
Conteúdo com informações corretas | 0.9 |
|
Adequação do conteúdo em função do tempo estipulado para a Prova | 0.9 |
|
Estrutura da aula, evidenciando introdução, desenvolvimento e conclusão | 0.9 |
|
Uso adequado do material didático | 0.9 |
|
TOTAL | 10,0 |
|
BANCA EXAMINADORA:
Presidente da Banca Examinadora ___________________ Assinatura _______________
Membro da Banca Examinadora ___________________ Assinatura _______________
Membro da Banca Examinadora ___________________ Assinatura _______________
São José, _______________ de __________ de 2013
ANEXO 3
Disciplinas e Ementas
1. Área: Pedagogia
NOME DA DISCIPLINA | EMENTA | DIA DA SEMANA | FASE |
FILOSOFIA GERAL | O conceito de Filosofia. Origens e fontes da filosofia no Ocidente. A passagem do mito à filosofia. As escolas pré-socráticas. A filosofia grega. | 5ª feira | 1ª |
FORMAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA DO BRASIL | Da economia colonial à formação do capital industrial no Brasil. A crise de 1930 e o avanço da industrialização brasileira. Os anos pós-guerra: a consolidação da sociedade industrial brasileira. O autoritarismo: a intensificação do capitalismo e a diversificação da crítica: os movimentos populares e as manifestações culturais. Um retrato do Brasil atual. | 3ª feira / 2º período | 1ª |
FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | A Biologia e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurobiológica na compreensão do processo ensino-aprendizagem. A educação para a saúde e a questão ambiental. | 6ª feira | 2ª |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I | A Educação como objeto de estudo da Sociologia. Principais correntes de pensamento da sociologia da Educação. Sociologia do Conhecimento. Sociologia e Antropologia | 2ª feira | 2ª |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | Colonização e educação na América Portuguesa. Educação jesuítica e reforma pombalina. Educação no Império. Educação na primeira república. | 3ª feira | 2ª |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | Aspectos históricos, políticos, funcionais e científicos do atendimento à pessoa com deficiência. Legislação sobre educação especial. Diferença e diversidade. Educação inclusiva. | 2ª feira / 1º período | 3ª |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II | Educação na Era Vargas. Nacionalização do ensino. Educação no período democrático. Ditadura militar. Educação atual. Educação em Santa Catarina. | 2ª feira / 2º período | 3ª |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL | A trajetória da Filosofia da Educação no Brasil. Os grandes círculos hermenêuticos da Filosofia na Educação no Brasil. Principais filósofos da Educação no Brasil. | 4º feira | 4ª |
DIDÁTICA II | A Didática, a metodologia e a prática de ensino: a questão da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade | 3ª feira | 4ª |
EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TECNOLOGIAS | Marcos históricos das técnicas e da tecnologia e vínculos com a educação; relações entre tecnologia, ciência e educação hoje; tecnologias contemporâneas na educação formal e não formal; políticas públicas de ciência e tecnologia e os softwares livres: utilização de plataforma multimídia aberta para atividades pedagógicas com ênfase em tópicos para ensino na Educação Básica. | 4ª feira | 6ª |
ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Estágio como construção do conhecimento, pesquisa e intervenção. Elaboração de Projetos que subsidiem teoricamente a docência para a educação infantil. Relatório Final. Socialização e avaliação do Estágio Curricular. | 5ª feira | 6ª |
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS) | Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização e de aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. A interação verbal: o discurso pedagógico em relação a outras práticas discursivas (estratégias, condições de produção, formas de interação na aprendizagem e organização sócio-especial). A interação verbal na dimensão linguística, dimensão pedagógica e dimensão política (políticas de trabalho) dessas relações. | 4ª feira / 2º período | 7ª |
DOCÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS) | Diversidade linguística brasileira e o ensino da linguagem. Falar/ouvir. Ler/escrever. A análise linguística. A questão gramatical. Concepção de linguagem em Bakhtin, Vygostky, Benjamim e Piaget. Métodos e Técnicas de Ensino. Diretrizes oficiais para o ensino da língua Portuguesa nas Séries Iniciais. Construção de Projeto Educativo de Português para a Educação nas Séries Iniciais. | 6ª feira / 2º período | 7ª |
DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS) | Princípios teórico-metodológicos do ensino de ciências nas séries iniciais. O papel do ensino de ciências naturais nas séries iniciais na escola brasileira frente às propostas curriculares oficiais e a prática pedagógica escolar. A pesquisa em ensino de ciências nas séries iniciais. | 6ª feira / 1º período | 7ª |
DOCÊNCIA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS | Princípios teórico-metodológicos do ensino da história nas séries iniciais. O homem sujeito da história. Construção de conceitos de tempo e espaço. Analise de livros didáticos para o ensino de historia. | 2ª feira / 1º período | 7ª |
DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS) | Processo histórico cultural de produção do conhecimento matemático. Abordagem teórico metodológicas no ensino-aprendizagem de matemática. Currículo e ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Ensaios pedagógicos | 3ª feira / 1º período | 7ª |
DOCÊNCIA EM EJA I (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Princípios, políticas e práticas educativas formais para jovens e adultos (governamentais e nãogovernamentais) alternativas e/ou complementares à educação escolar. Análise crítica do caráter conservador, reformador ou transformador das diferentes experiências da Educação de Jovens e Adultos. | 3ª feira | 7ª |
ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS) | Estágio como construção do conhecimento, pesquisa e intervenção. Elaboração de Projetos que subsidiem teoricamente a docência para o Ensino Fundamental (Séries Iniciais). Relatório Final. Socialização e avaliação do Estágio Curricular. | 5ª feira | 7ª |
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II (SÉRIES INICIAIS) | Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização e de aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. A interação verbal: o discurso pedagógico em relação a outras práticas discursivas (estratégias, condições de produção, formas de interação na aprendizagem e organização sócio-especial). A interação verbal na dimensão lingüística, dimensão pedagógica e dimensão política (políticas de trabalho) dessas relações. | 4ª feira / 1º período | 8ª |
DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II (SÉRIES INICIAIS) | Princípios teórico-metodológicos do ensino de ciências nas séries iniciais. O papel do ensino de ciências naturais nas séries iniciais na escola brasileira frente às propostas curriculares oficiais e a prática pedagógica escolar. A pesquisa em ensino de ciências nas séries iniciais. | 6ª feira / 2º período | 8ª |
DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (SÉRIES INICIAIS) | Diversidade linguística brasileira e o ensino da linguagem. Falar/ouvir. Ler/escrever. A análise linguística. A questão gramatical. Concepção de linguagem em Bakhtin, Vygostky, Benjamim e Piaget. Métodos e Técnicas de Ensino. Diretrizes oficiais para o ensino da língua Portuguesa nas Séries Iniciais. Construção de Projeto Educativo de Português para a Educação nas Séries Iniciais. | 6ª feira / 1º período | 8ª |
DOCÊNCIA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS) | Princípios teórico-metodológicos do ensino de geografia nas séries iniciais. Correntes e tendências da Geografia como ciência e como disciplina escolar. A Geografia na proposta Curricular de Santa Catarina, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na proposta Curricular Municipal. Estudo das relações homem-meio: concepções e métodos | 2ª feira / 2º período | 8ª |
DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (SÉRIES INICIAIS) | Processo histórico cultural de produção do conhecimento matemático. Abordagem teórico metodológicas no ensino-aprendizagem de matemática. Currículo e ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Ensaios pedagógicos. | 3ª feira / 2º período | 8ª |
DOCÊNCIA EM EJA II (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) | A Educação de Jovens e Adultos nas instituições escolares e não escolares. Os supletivos, os programas formais para meninos e meninas de rua, as atividades educacionais formais desenvolvidas por instituições não governamentais: associações de classe, de gênero, de etnia; igrejas, sindicatos. | 3ª feira / 1º período | 8ª |
ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Estágio como construção do conhecimento, pesquisa e intervenção. Elaboração de Projetos que subsidiem teoricamente a docência para a Educação de Jovens e Adultos. Relatório Final. Socialização e avaliação do Estágio Curricular. | 5ª feira | 8ª |
2. Área: Ciências da Religião
NOME DA DISCIPLINA | EMENTA | DIA DA SEMANA | FASE |
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA | Noções e objetivos da Filosofia. Problema filosófico da cultura humana. O humano como ser simbólico, transcendental, mítico, cultural, político e racional. A reflexão filosófica acerca das tradições e movimentos religiosos em diferentes períodos históricos | 5ª Feira | 1ª |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I | Linguagem, língua e fala, signo e diferentes linguagens. Leitura como processo interativo. Construção dos sentidos do texto. Leitura, sistemas de conhecimento e processamento textual. Letramento. Variação linguística. Noções básicas de produção de textos da esfera acadêmica. Ênfase na leitura. | 6ª Feira | 1ª |
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Noções, contexto histórico e objetivos da Antropologia. Principais correntes antropológicas. A natureza cultural do ser humano. O humano como ser de relações. Antropologia da pessoa e teoria do sujeito. Processos de diferenciação social: parentescos, etnias, identidades, fronteiras religiosas. | 4ª Feira | 1ª |
ÉTICA E TRADIÇÕES RELIGIOSAS | Conceitos e histórica da ética nas Tradições Religiosas de matriz oriental, semita, africana, afro-brasileira, mediúnica e indígena. Discurso ético, valores e normas nas diversas tradições religiosas. Ética e os problemas da sociedade contemporânea. A prática como componente curricular. | 3ª Feira | 2ª |
TEXTOS E NARRATIVAS SAGRADAS DE MATRIZ RELIGIOSA ORIENTAL E AFRICANA | Contexto sócio-histórico-cultural e religioso na redação dos textos sagrados das religiões Orientais e Africanas. Análise e hermenêutica das narrativas e textos sagrados da matriz religiosa oriental e Africana. | 5ª Feira | 2ª |
ANTROPOLOGIA SIMBÓLICA E DA RELIGIÃO | A Antropologia e as interpretações do fenômeno religioso. O humano como ser simbólico, cultural e religioso. O sagrado e o profano. Prescrições, proibições e os sistemas de purificação. As linguagens da experiência religiosa: mitos, ritos, símbolos, magia, narrativas e doutrinas religiosas. | 6ª Feira | 2ª |
SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO | As religiões e religiosidades como objeto de estudo da Sociologia. As implicações sociais do fenômeno religioso na contemporaneidade. Guerras religiosas na antiguidade e modernidade. Perseguição social por motivação religiosa. As estruturas religiosas e as discriminações sociais. | 2ª Feira | 2ª |
FILOSOFIA DA RELIGIÃO | Ontologia do Fenômeno religioso. Fenômeno religioso e as diversas correntes de pensamento filosóficos de diferentes períodos históricos. Cosmo visões, ideologias e discursos filosóficos nas matrizes religiosas indígenas, africanas, orientais e semitas. | 4ª Feira | 2ª |
DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO | Diversidade cultural religiosa e Ensino Religioso. O Ensino Religioso como componente curricular da escola brasileira. Currículo e Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. Objetivos, princípios pedagógicos e metodologias do Ensino Religioso na atualidade. Aspectos didático-metodológicos do ensino religioso. Perfil do educador de Ensino Religioso. Organização e seleção dos conteúdos do Ensino Religioso. Critérios de utilização de subsídios pedagógico-didáticos. | 4ª Feira | 5ª |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | A educação como objeto de estudo da Sociologia. A contribuição da sociologia no processo educacional. O pensamento sociológico contemporâneo e a educação. Processos de socialização e educação escolar. Educação escolar e estrutura sócio-econômica da sociedade brasileira. As relações entre educação, cultura, ideologias e instituições/organismos públicos e privados. A construção de práticas de resistência e emancipação em educação. | 5ª Feira | 5ª |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | A educação como objeto de estudo da filosofia. A contribuição da filosofia no processo educacional. As relações entre as correntes filosóficas e as teorias educacionais. Concepções contemporâneas da Filosofia da Educação. A dimensão ética, política e cultural da educação. O educador como ser crítico, investigador e mediador do conhecimento. A educação e seu papel na transformação sociocultural da sociedade. A prática como componente curricular. | 5ª Feira | 5ª |
PESQUISA CIENTÍFICA II | Fundamentos metodológicos da pesquisa social. Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Análise de problemas metodológicos mais frequentes. Coleta, análise e interpretação de dados de pesquisa. Delineamento/planejamento da pesquisa - elaboração de TCC. | 2ª Feira | 7ª |
MOVIMENTOS SOCIAIS E MOVIMENTOS RELIGIOSOS | Principais conceitos de movimentos sociais e de movimentos religiosos. Trajetória histórica dos movimentos sociais em diferentes contextos. Relação dos movimentos sociais com as religiões e religiosidades. Movimentos religiosos: fundamentalistas, messiânicos e outros. | 4ª Feira | 7ª |
ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER- RELIGIOSO | Conceitos e história do movimento ecumênico. A questão da unidade na diversidade. Organismos ecumênicos mundiais e nacionais. Diálogo inter- religioso. Mística do diálogo inter-religioso. Violência e diálogo nas tradições religiosas. As tradições religiosas e os projetos de paz. A ética da alteridade no diálogo inter-religioso. | 5ª Feira | 7ª |
LIBRAS | Introdução à Língua de Sinais. Gramática da Língua de Sinais. Legislação. Expressão corporal. Aspectos clínicos, educacionais e sócio- antropológicos da surdez. Noções básicas de fonologia, de morfologia e de sintaxe. Estudos do léxico da Libras. Noções de variação. Praticar Libras. Política de Educação inclusiva. Abordagens Metodológicas no ensino de LIBRAS. | 4ª Feira | 7ª |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II (SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL) | Prática docente no ensino médio. Elaboração, execução e avaliação de um projeto de atuação docente (observação/diagnóstico da realidade escolar e docência) no Ensino Médio. Elaboração de um relatório final. Seminário de socialização e avaliação do Estágio Supervisionado no Ensino Médio. | 6ª Feira | 7ª |
3. Área: Administração
NOME DA DISCIPLINA | EMENTA | DIA DA SEMANA | FASE |
FILOSOFIA E ÉTICA EMPRESARIAL | Tópicos em história da filosofia. Lógica. Fundamentos filosóficos do código de ética do administrador. Tendências. | 2ª feira/ 2º período | 1ª |
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS | Ortografia, acentos, pontuação. Redação oficial. Interpretação de texto. Tendências | 6ª feira | 1ª |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | Equações. Funções e inequações elementares e suas aplicações na economia. Limites e Continuidade. Derivadas e suas aplicações. Noções de Probabilidades. Tendências. | 4ª feira | 1ª |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I | Antecedentes históricos de Administração. Evolução e conceitos. As escolas teóricas das abordagens da Administração. Tendências. | 5ª feira | 1ª |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Pensamento sistêmico: a organização como sistema. Dado. informação e conhecimento. Fundamentos, classificação e ciclo de vida dos sistemas de informação. Tecnologia da informação: conceitos e componentes (hardware, software, redes/telecomunicações e gestão de banco de dados). | 4ª feira | 2ª |
ESTATÍSTICA I | Estatística Descritiva e Distribuições de Probabilidade. Tendências. | 5ª feira | 2ª |
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS | Objetivos da análise de demonstrações contábeis. Reclassificação das demonstrações contábeis. Análise das estruturas patrimonial e operacional. Análise econômica e financeira. Índices de liquidez, endividamento e rentabilidade. Limitações da análise das demonstrações contábeis. Relatórios e pareceres. Tendências. | 5ª feira | 3ª |
ECONOMIA II | Macroeconomia. Política econômica. Mercado de Capitais. Teoria Monetarista. Crescimento e desenvolvimento econômico. Tendências. | 6ª feira | 5ª |
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS | Conceitos básicos de Custos. Terminologia de custos. Classificação e nomenclatura dos custos. O esquema básico da contabilidade de custos. Critérios de rateios dos custos indiretos. Custos para decisão. Custeio variável. Método ABC. Custos para Controle. Tendências | 2ª feira | 7ª |
4. Área: Ciências Contábeis
NOME DA DISCIPLINA | EMENTA | DIA DA SEMANA | FASE |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | Séries numéricas e de funções; Cálculo diferencial; Limites e Continuidade; Derivadas e Diferenciais de 1ª Ordem; Derivadas Parciais de 1ª Ordem, definição e regras de derivação. Diferenciabilidade. Regras de Derivação da Função Composta. Derivada Direccional e Dirigida. Gradiente. Função Homogénea. Teorema de Euler. d) Derivadas e Diferenciais de Ordem Superior à Primeira. Derivadas Parciais de Ordem Superior à Primeira. Diferenciais de Ordem Superior à Primeira. Determinantes Funcionais: Jacobiano e Hessiano. Derivada da Função Implícita. e) Fórmula de Taylor para funções de duas ou mais variáveis. f) Extremos livres e condicionados (com restrições de igualdade). | 5ª feira | 1ª |
FILOSOFIA E ÉTICA | Fundamentos da filosofia. Filosofia, lógica e argumentação. Correntes filosóficas. Análise de temáticas a partir de correntes filosóficas. Fundamentos éticos e morais do comportamento humano. Ética como prescrição de condutas. Ética nas organizações. Código de ética. Conduta profissional. | 2ª feira / 1º período | 1ª |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I | O estudo da administração. Antecedentes históricos da administração. Evolução e conceitos de administração. As escolas e teorias das abordagens clássica, humanística e organizacional da administração. Os princípios administrativos: planejamento, organização, direção e controle. | 4ª feira | 1ª |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II | O processo decisório. Autoridade, delegação, descentralização e liderança. Cultura organizacional. Estrutura e modelos organizacionais. A administração de marketing, de produção, financeira e de recursos humanos. A administração estratégica. A administração na atualidade. Perspectivas e tendências na administração. | 4ª feira | 2ª |
CONTABILIDADE III | Estrutura e Elaboração da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); da Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL); da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e Notas Explicativas. | 6ª feira | 3ª |
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I | Introdução - Conceitos básicos; Terminologia de custos; Classificação e nomenclatura dos custos; O esquema básico da contabilidade de custos; Critérios de rateios dos custos indiretos. | 6ª feira | 4ª |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO | Projetos de implantação; Projeção de resultados; avaliação do ambiente econômico interno e externo, projeto de implantação, estrutura organizacional definida, objetivos e metas fixados; bases orçamentárias, orçamento do fluxo de caixa, compras, produção e vendas; considerações gerais, sistemas de controle orçamentário, funções do controle orçamentário, principais controles operacionais. | 2ª feira | 5ª |
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS II | Contabilização dos custos; mapas de apropriação de custos; Elementos de custos. Classificação de custos e ciclo contábil. Critérios de apropriação. Controle e custeio das despesas do exercício. Custos para decisão; Custeio variável; Método ABC; Problemas especiais da produção por ordem e produção contínua. Alocação de Custos e Receitas. | 5ª feira | 5ª |
CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO | Elementos da obrigação tributária; Impostos diretos e indiretos; Livros de Apuração (ICMS, IPI, ISS); A receita tributária e a enumeração das categorias de tributos; Os impostos, taxas e contribuições de melhorias; As contribuições sociais e empréstimos compulsórios; O crédito tributário; Suspensão, exclusão e extinção; Garantias do crédito tributário. A contabilização e planejamento dos tributos. | 3ª feira | 6ª |
ESTÁGIO I | Proposta do Estágio (Projeto); Elaboração do projeto de Estágio com acompanhamento dos professores; Execução de um trabalho numa empresa, demonstrando a aplicabilidade de conceitos estudados em sala de aula; Fundamentação Teórica; Relatório da pesquisa de campo; Relatório final. | 6ª feira | 6ª |
LABORATÓRIO CONTÁBIL I | Prática fiscal e contábil de empresas (industriais, comerciais e/ou prestadora de serviços com aplicação de técnicas convencionais e informatizados. | 6ª feira | 7ª |
CONTABILIDADE AVANÇADA | Holding e grupo econômicos: conceitos e definições; Aspectos relevantes da Lei 6.404/76; Órgãos reguladores: CVM, Abrasca, Banco Central, Ibracon, etc; Tópicos especiais dos relatórios contábeis obrigatórios: Doar (Fluxo de Caixa), Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, DMPL; Avaliação de investimentos; Ágio e Deságio na aquisição de investimentos; Cias de capital aberto. Relatórios da administração; Consolidação - Conceitos iniciais; Consolidação - transações intercompanhias, e tratamento das participações minoritárias nos lucros não realizados; Incorporação; Cisão; Fusão; Dissolução, liquidação e extinção de sociedades; Contabilidade de matriz e filiais. | 2ª feira | 8ª |
PERÍCIA, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM | Conceito e Objetivos; Prova pericial; Perícia contábil; Funções; Perícia no código de processo civil; Técnicas do trabalho pericial judicial; Laudo pericial; Quesitos; Perspectivas da perícia contábil; Normas profissionais do perito contábil. O Processo de Mediação e Arbitragem. | 6ª feira | 8ª |