FUNDESJ - Fundação Educacional de São José - SC

Notícia:   Fundesj - SC abre seleção com 20 vagas para Professor Substituto

FUNDESJ - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO JOSÉ

EDITAL Nº. 005/2013/FUNDESJ

ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR SUBSTITUTO POR TEMPO DETERMINADO.

A Superintendente da Fundação Educacional de São José - FUNDESJ, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a abertura de inscrições com vista ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor de Ensino Superior Substituto, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária do Centro Universitário Municipal de São José - USJ, nos termos da Lei nº 4.955 de 26 de Abril de 2010.

1. Das inscrições:

1.1 Período de Inscrição: 29/01 a 14/02/2013. Caso não haja candidatos inscritos no período acima especificado, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado por igual período.

1.2 Horário: das 14h00min às 18h00min.

Horário de Atendimento para Inscrições:
Dia 08/02/13 - das 14:00 hs às 18:00 hs;
Dia 11/02/13 - Não haverá expediente;
Dia 12/02/13 - Não haverá expediente;
Dia 13/02/13 - das 14:00 hs às 18:00 hs;
Dia 14/02/13 - das 09:00 hs ás 12:00 hs e das 14:00 hs ás 18:00 hs

1.3 Locais: As inscrições serão realizadas na Fundação Educacional de São José (Sede Administrativa do USJ): Rua: Antônio Scherer, 657 - Kobrasol - São José - Cep: 88102-090. Protocoladas no Departamento de Gestão de Pessoas.

1.4 Taxa de Inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais), que deverão ser depositados na Conta do Banco do Brasil, Agência 2638-7, conta corrente 505.145-2. Esta taxa, uma vez recolhida, não será restituída em hipótese alguma.

1.4.1 Serão aceitas inscrições por procuração com firma reconhecida em cartório e apresentação da Carteira de Identidade do requerente legal.

1.4.2 Serão aceitas as inscrições enviadas pelo Correio, para o endereço indicado no item 1.3, por meio de Sedex com AR, desde que postadas até o dia 05 de fevereiro, e preenchidos os demais requisitos necessários.

1.5 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópia do "Curriculum Vitae" modelo Plataforma Lattes, cópia e original dos comprovantes dos requisitos exigidos no presente edital e comprovante de recolhimento da taxa de inscrição. Serão validadas as atualizações do Curriculum Lattes dos últimos 5 anos;

1.5.1 Curriculum Vitae no modelo da Plataforma Lattes, do CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPQ - www.cnpq.br - deverá estar devidamente comprovado e apostilado, na sequência do formulário Lattes, com toda a documentação, titulação, produção, orientações e demais atividades devidamente identificadas, acompanhado dos seguintes documentos (frente e verso):

* Fotocópia da Carteira de Identidade, autenticada por cartório competente.

* Comprovante da titulação exigida: Graduação: Diploma ou Certificado de Colação de Grau; Especialização: Diploma ou Certificado de Conclusão; Mestrado ou Doutorado: Diploma ou Certificado de Conclusão, ou ainda, ata de defesa de cursos recomendados pela CAPES, autenticado por cartório competente.

1.6 Somente serão aceitos diplomas de Graduação e Pós-Graduação validados pelos órgãos de educação. Os diplomas de Graduação e Pós-Graduação obtidos em instituição estrangeira serão aceitos mediante sua revalidação no Brasil. A revalidação do diploma estrangeiro deverá ser comprovada no ato da inscrição.

1.7 Os documentos desse processo poderão ser retirados do Setor de Gestão de Pessoas ao término da divulgação do resultado final do processo seletivo e ficará a disposição do responsável até a data de 30 de março de 2013. Após essa data o material será incinerado.

1.8 O Candidato poderá se inscrever em apenas uma área de conhecimento, em caso de mais de uma inscrição, será considerada a mais recente.

2. Da prova de títulos

2.1 Para a prova de títulos, a Banca Examinadora analisará os Curriculum Vitae dos candidatos, atribuindo-lhes uma pontuação, nos últimos 05 (cinco) anos, a partir do Gabarito de Avaliação que consta no anexo 1 deste edital.

2.2 Na prova de títulos serão computadas as atividades devidamente comprovadas, e submetidas à avaliação da banca examinadora.

3. Da prova didática:

3.1 A prova didática constará de aula com duração entre 20 (vinte) e 30 (trinta) minutos, sobre um tema da área pretendida, escolhida pelo candidato e que consta no quadro de ementas nesse edital (vide anexo 3)

3.2 A prova didática será realizada, apenas, com a presença do candidato e da Banca Examinadora. Fica vedado o registro da prova por qualquer meio.

3.3 Na prova didática, o candidato deverá apresentar para a Banca o plano de aula da disciplina pretendida, contendo também a ementa;

4. Cronograma das atividades

Data

Atividades

29/01 a 07/02/2013

Inscrições

07/02/2013

Publicação do Edital de Homologação das Inscrições do Processo Seletivo (após as 18hs)

08 a 11/02/2013

Análise dos currículos

13/02/2013

Edital com a divulgação dos classificados, com média mínima de 7,0 por área, sendo que serão selecionados para realizar a prova didática, apenas os 5 (cinco) primeiros classificados;

14 a 15/02/2013

Período de recursos

15/02/2013

Divulgação dos classificados para a prova didática com os respectivos horários (mural da Reitoria e no endereço eletrônico do USJ)

18, 19 e 20/02/2013

Provas didáticas

21/02/2013

Divulgação final do resultado

5. Da homologação e publicação do resultado do Processo Seletivo.

5.1 Do resultado do Processo Seletivo cabe pedido de revisão à Banca Examinadora, desde que encaminhado até 48 horas após a divulgação do resultado das análises dos currículos, o requerimento de recurso deve ser entregue na Fundação Educacional de São José (Sede Administrativa do USJ): Rua: Antônio Scherer, 657 - Kobrasol - São José - Cep: 88102-090.

5.2 O resultado final do Processo Seletivo será homologado pela Superintendente da FUNDESJ e pela Reitora, sendo publicado no Mural da Reitoria do USJ e no site, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

6. Do Processo Seletivo

Área

Unidade curricular

Curso'

Formação acadêmica e profissional exigida

Vagas

Carga horária

História

História da Educação Brasileira

Ped.

Graduação em História e Mestrado em História, com experiência e/ou Pesquisa na área

1

A partir de 5hs

Docência em História no Ensino Fundamental (séries iniciais)

Ped.

História da Educação II

Ped.

Docência de Geografia em Ensino Fundamental (séries iniciais)

Ped.

Pedagogia

Alfabetização no Ensino Fundamental I e II

Ped.

Graduação em Pedagogia com Mestrado em Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área

1

A partir de 5hs

Docência de Matemática no Ensino Fundamental I e II

Ped.

Docência em Ciências no Ensino Fundamental I e II

Ped.

Pedagogia

Docência em Educação e Jovens e Adultos I e II

Ped.

Graduação em Pedagogia com Mestrado em Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área

1

A partir de 5hs

Estágio Curricular na Educação dos Jovens e Adultos

Ped.

PedagogiaEstágio Curricular na Educação InfantilPed.Graduação em Pedagogia com Mestrado em Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
PedagogiaDidática IIPed.Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação com Experiência e/ou Pesquisa na Área1A partir de 5hs
Educação, Mídias e TecnologiasPed.
PedagogiaLibrasC.R.Graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial e/ou Especialização Lato Sensu em Educação Especial com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Fundamentos da Educação EspecialPed.
PedagogiaEstágio Curricular no Ensino FundamentalPedGraduação em Pedagogia com Mestrado em Psicopedagogia, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Fundamentos Biológicos da EducaçãoPed
Letras PortuguêsDocência em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I e IIPedGraduação em Letras/Português com Mestrado em Letras, Linguística ou Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Leitura e Produção do Texto IC.R.
Interpretação e Produção de TextoAdm
Ciências SociaisSociologia da ReligiãoC.R.Graduação em Ciências Sociais com Mestrado em Ciências Sociais, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Formação Econômica, Social e Política do BrasilPed
Sociologia da Educação IPed
Sociologia da EducaçãoC.R.
Movimentos Sociais e Movimentos ReligiososC.R.
FilosofiaFilosofia GeralPed.Graduação em Filosofia com Mestrado em Filosofia e/ou Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Filosofia da Educação no BrasilPed
Filosofia da EducaçãoPed.
Filosofia e Ética EmpresarialAdm.
Filosofia e ÉticaC.C.
FilosofiaFilosofia da ReligiãoC.R.Graduação em Filosofia com Mestrado em Filosofia, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Ética e tradições religiosasC.R.
Filosofia da EducaçãoC.R
Introdução à FilosofiaC.R.
Ciências SociaisAntropologia Simbólica e da ReligiãoC.R.Graduação em Ciências Sociais com Mestrado em Antropologia, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Introdução a AntropologiaC.R.
Ciências da Religião ou TeologiaDocência do Ensino ReligiosoC.R.Graduação em Ciências da Religião com Mestrado em Ciências da Religião ou Educação, com Pesquisa na área.1A partir de 5hs
Estágio Curricular Supervisionado II (Séries Finais do Ensino Fundamental)C.R.
Ciências da Religião Ou TeologiaEcumenismo e Diálogo Inter-religiosoC.R.Graduação em Ciências da Religião ou Teologia com e Mestrado Ciências da Religião e/ou Teologia e/ou Educação, com experiência e/ou Pesquisa na área.1A partir de 5hs
Texto e Narrativas Sagradas de Matriz Religiosa Oriental e AfricanaC.R.
AdministraçãoTeoria Geral da Administração I e IIC.C.Graduação em Administração e Mestrado em Administração com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Administração Financeira e OrçamentoC.C.
Teoria Geral da Administração IAdm.
Matemática ou EstatísticaMétodos QuantitativosC.C.Graduação em Matemática ou Estatística com Mestrado em Matemática ou Estatística, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Métodos QuantitativosAdm.
Estatística IAdm.
Sistemas da InformaçãoTecnologia da Informação e ComunicaçãoAdmGraduação em Sistemas da Informação ou Tecnologia da Informação, com Mestrado em áreas afins, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs
Ciências HumanasPesquisa Científica IIC.R.Graduação em Ciências Humanas e Mestrado em áreas afins, com experiência e/ou Pesquisa na área de Ciências da Religião1A partir de 5hs
Ciências ContábeisContabilidade IIIC.C.Graduação em Ciências Contábeis, com Especialização e/ou Mestrado em andamento em Ciências Contábeis e/ou áreas afins.1A partir de 5hs
Contabilidade e Análise de Custos I e IIC.C.
Contabilidade e Planejamento TributárioC.C.
Estágio IC.C.
Laboratório Contábil IC.C.
Contabilidade AvançadaC.C.
Perícia Mediação e ArbitragemC.C.
Análise das Demonstrações ContábeisC.C.
Contabilidade e Análise de CustosC.C.
EconomiaEconomia IIAdmGraduação em Economia com Mestrado em Áreas Afins, com experiência e/ou Pesquisa na área1A partir de 5hs

7. Remuneração:

7.1 Professores de Ensino Superior: Regime de 05 (cinco) horas semanais:

- Especialização: R$ 388,45; Mestrado: R$ 455,97; Doutorado: R$ 665,08.

8. Seleção e Contratação:

8.1 O candidato aprovado e classificado após as etapas de prova de títulos e prova didática será contratado nos termos da Lei nº 4.955/2010, e perceberá remuneração de acordo com a titulação apresentada no ato da contratação e conforme os valores estabelecidos no presente edital.

8.2 O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até 06 (seis) meses, sendo admitida a prorrogação de contrato desde que o prazo total não exceda 1 (um) ano.

8.3 O candidato que ocupar cargo público, que não o de Magistério, poderá ser contratado desde que ocupe cargo técnico científico e que tenha compatibilidade de horário comprovada.

8.4 Os Candidatos Estrangeiros deverão comprovar no ato da inscrição o Visto Temporário ou Visto Permanente, de acordo com a legislação vigente.

8.5 O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano, a contar da data da publicação.

8.6 O candidato será contratado por 05 horas, sendo possível a ampliação de carga-horária para até 40hs, de acordo com as necessidades dos cursos.

São José, 29 de janeiro de 2013.

Profª MSc. Ana Cristina de Oliveira da Silva Hoffmann
Superintendente da Fundação Educacional de São José - FUNDESJ

ANEXO 1

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS

1

Titulação Acadêmica: (considera-se a maior titulação):

PONTOS

PONTUAÇÃO CANDIDATO

1.1

Doutorado com Estágio Pós-Doutoral

95

 

1.2

Doutorado

85

 

1.3

Mestrado

50

 

1.4

Especialização

30

 

1.5.

Graduação

20

 

Total

 

 

2.

PRODUÇÃO ACADÊMICA:

 

ATIVIDADE

PONTOS

PONTUAÇÃO CANDIDATO

2.1

Publicações:

autor ou co-autor

 

 

Livro em editora internacional

30

 

Livro em editora nacional

20

 

Livro em editora local

5

 

Capítulo de livro em editora internacional

15

 

Capítulo de livro em editora nacional

10

 

Organização de livro internacional

12

 

Organização de livro nacional

10

 

Artigo publicado em periódico indexado:

 

 

Qualis A1

30

 

Qualis A2

26

 

Qualis B1

21

 

Qualis B2

17

 

Qualis B3

12

 

Qualis B4

8

 

 

Qualis B5

3

 

 

 

2.2

Palestras publicadas em anais de evento técnico- científico:

autor ou co-autor

 

 

Internacional

10

 

 

Nacional

8

 

2.3

Trabalho completo publicado em anais de evento técnico-científico:

autor ou co-autor

 

 

Internacional

8

 

 

Nacional

5

 

2.4

Artigo de divulgação científica, tecnológica ou artística:

 

Revista

1

 

 

Jornal

1

 

2.5

Tradução de livro publicado

5

 

2.6

Tradução de artigo ou capítulo de livro publicado

1

 

Total

 

 

3.

PRODUÇÃO TÉCNICA (até 70 pontos)

PONTOS até:

limite

PONTUAÇÃO CANDIDATO

 

Produto ou processo Tecnológico com patente obtida

20

20

 

 

Coordenação de Projeto de pesquisa/ensino/extensão aprovado por agências de fomento

10

20

 

 

Criação e/ou atualização de software computacional (algoritmo, sistema computacional)

10

20

 

 

Carta, mapa ou similares publicados

5

20

 

 

Produto ou processo Tecnológico sem patente obtida

4

20

 

 

Produto ou processo tecnológico aceito em produção industrial

4

20

 

 

Customização de sistema computacional (Programação utilizando Planilha Eletrônica, Sistema de Banco de Dados, etc)

3

20

 

 

Produto utilizando sistema computacional (mídia, multimídia, hipermídia, etc)

3

20

 

 

Restauração e manutenção de obra artística

3

20

 

 

Projeto gráfico implementado

2

20

 

 

Produção de desfile/CD/DVD/espetáculo teatral/rádio e TV/outros

2

20

 

 

Editoração de: partituras musicais, livros, anais, catálogo, periódico, outros

2

20

 

 

Parecer dado por consultoria ad hoc em revista e órgãos de fomento científico/tecnológico

1

20

 

TOTAL DE PRODUÇÃO TÉCNICA

 

 

 

 

5.

ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO:

 

ATIVIDADE

PONTOS

PONTUAÇÃO CANDIDATO

 

Exercício do Magistério no Ensino Superior

03 /ano

 

Exercício do Magistério na Educação Básica

01 /ano

 

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

0,4 /banca

 

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,2 /banca

 

Total das atividades de ensino

 

 

6.

ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS:

PONTOS

PONTUAÇÃO CANDIDATO

 

Trabalho de conclusão de curso - TCC

0,5/orientação

 

Iniciação Científica - por bolsista

0,5/bolsista

 

Monografia de curso "Lato-Sensu"

1/orientação

 

Dissertação de mestrado

3/orientação

 

Tese de doutorado

6/orientação

 

Total de orientações concluídas

 

 

7.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS NA ÁREA OBJETO DO CONCURSO:

PONTOS

PONTUAÇÃO CANDIDATO

 

Exercício profissional na era de conhecimento, excetuando atividades universitárias e de docência.

02 /ano

 

Total de atividades profissionais

 

 

ANEXO 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

PROCESSO SELETIVO 001/2013

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA - Edital 001/2013

Candidato(a) __________________________ Nota __________________________________

Área _______________________________________________________________________

Disciplina pretendida:___________________________________________________________

Tema da aula: ________________________________________________________________

PLANO DE AULA

CRITÉRIOS

valor

Máximo Obtido

Clareza dos objetivos

0,2

 

Adequação dos objetivos ao conteúdo

0,2

 

Coerência na subdivisão do conteúdo

0,2

 

Adequação do conteúdo ao tempo disponível

0,2

 

Seleção apropriada do material didático

0,2

 

DESENVOLVIMENTO DA AULA

Apresentação do professor; dicção e motivação

0.9

 

Relação de continuidade entre o plano e o desenvolvimento da aula

0.9

 

Linguagem clara, correta e adequada ao conteúdo

0.9

 

Abordagem das ideias fundamentais do conteúdo

0.9

 

Sequencia lógica do conteúdo dissertado

0.9

 

Articulação entre as ideias apresentadas: aplicações e informações atualizadas

0.9

 

Conteúdo com informações corretas

0.9

 

Adequação do conteúdo em função do tempo estipulado para a Prova

0.9

 

Estrutura da aula, evidenciando introdução, desenvolvimento e conclusão

0.9

 

Uso adequado do material didático

0.9

 

TOTAL

10,0

 

BANCA EXAMINADORA:

Presidente da Banca Examinadora ___________________ Assinatura _______________

Membro da Banca Examinadora ___________________ Assinatura _______________

Membro da Banca Examinadora ___________________ Assinatura _______________

São José, _______________ de __________ de 2013

ANEXO 3

Disciplinas e Ementas

1. Área: Pedagogia

NOME DA DISCIPLINA

EMENTA

DIA DA SEMANA

FASE

FILOSOFIA GERAL

O conceito de Filosofia. Origens e fontes da filosofia no Ocidente. A passagem do mito à filosofia. As escolas pré-socráticas. A filosofia grega.

5ª feira

FORMAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA DO BRASIL

Da economia colonial à formação do capital industrial no Brasil. A crise de 1930 e o avanço da industrialização brasileira. Os anos pós-guerra: a consolidação da sociedade industrial brasileira. O autoritarismo: a intensificação do capitalismo e a diversificação da crítica: os movimentos populares e as manifestações culturais. Um retrato do Brasil atual.

3ª feira / 2º período

FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

A Biologia e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurobiológica na compreensão do processo ensino-aprendizagem. A educação para a saúde e a questão ambiental.

6ª feira

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

A Educação como objeto de estudo da Sociologia. Principais correntes de pensamento da sociologia da Educação. Sociologia do Conhecimento. Sociologia e Antropologia

2ª feira

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Colonização e educação na América Portuguesa. Educação jesuítica e reforma pombalina. Educação no Império. Educação na primeira república.

3ª feira

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Aspectos históricos, políticos, funcionais e científicos do atendimento à pessoa com deficiência. Legislação sobre educação especial. Diferença e diversidade. Educação inclusiva.

2ª feira / 1º período

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II

Educação na Era Vargas. Nacionalização do ensino. Educação no período democrático. Ditadura militar. Educação atual. Educação em Santa Catarina.

2ª feira / 2º período

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

A trajetória da Filosofia da Educação no Brasil. Os grandes círculos hermenêuticos da Filosofia na Educação no Brasil. Principais filósofos da Educação no Brasil.

4º feira

DIDÁTICA II

A Didática, a metodologia e a prática de ensino: a questão da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade

3ª feira

EDUCAÇÃO, MÍDIAS E TECNOLOGIAS

Marcos históricos das técnicas e da tecnologia e vínculos com a educação; relações entre tecnologia, ciência e educação hoje; tecnologias contemporâneas na educação formal e não formal; políticas públicas de ciência e tecnologia e os softwares livres: utilização de plataforma multimídia aberta para atividades pedagógicas com ênfase em tópicos para ensino na Educação Básica.

4ª feira

ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTILEstágio como construção do conhecimento, pesquisa e intervenção. Elaboração de Projetos que subsidiem teoricamente a docência para a educação infantil. Relatório Final. Socialização e avaliação do Estágio Curricular.5ª feira
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS)Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização e de aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. A interação verbal: o discurso pedagógico em relação a outras práticas discursivas (estratégias, condições de produção, formas de interação na aprendizagem e organização sócio-especial). A interação verbal na dimensão linguística, dimensão pedagógica e dimensão política (políticas de trabalho) dessas relações.4ª feira / 2º período
DOCÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS)Diversidade linguística brasileira e o ensino da linguagem. Falar/ouvir. Ler/escrever. A análise linguística. A questão gramatical. Concepção de linguagem em Bakhtin, Vygostky, Benjamim e Piaget. Métodos e Técnicas de Ensino. Diretrizes oficiais para o ensino da língua Portuguesa nas Séries Iniciais. Construção de Projeto Educativo de Português para a Educação nas Séries Iniciais.6ª feira / 2º período
DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS)Princípios teórico-metodológicos do ensino de ciências nas séries iniciais. O papel do ensino de ciências naturais nas séries iniciais na escola brasileira frente às propostas curriculares oficiais e a prática pedagógica escolar. A pesquisa em ensino de ciências nas séries iniciais.6ª feira / 1º período
DOCÊNCIA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAISPrincípios teórico-metodológicos do ensino da história nas séries iniciais. O homem sujeito da história. Construção de conceitos de tempo e espaço. Analise de livros didáticos para o ensino de historia.2ª feira / 1º período
DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS)Processo histórico cultural de produção do conhecimento matemático. Abordagem teórico metodológicas no ensino-aprendizagem de matemática. Currículo e ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Ensaios pedagógicos3ª feira / 1º período
DOCÊNCIA EM EJA I (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSPrincípios, políticas e práticas educativas formais para jovens e adultos (governamentais e não­governamentais) alternativas e/ou complementares à educação escolar. Análise crítica do caráter conservador, reformador ou transformador das diferentes experiências da Educação de Jovens e Adultos.3ª feira
ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS)Estágio como construção do conhecimento, pesquisa e intervenção. Elaboração de Projetos que subsidiem teoricamente a docência para o Ensino Fundamental (Séries Iniciais). Relatório Final. Socialização e avaliação do Estágio Curricular.5ª feira
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II (SÉRIES INICIAIS)Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização e de aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. A interação verbal: o discurso pedagógico em relação a outras práticas discursivas (estratégias, condições de produção, formas de interação na aprendizagem e organização sócio-especial). A interação verbal na dimensão lingüística, dimensão pedagógica e dimensão política (políticas de trabalho) dessas relações.4ª feira / 1º período
DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II (SÉRIES INICIAIS)Princípios teórico-metodológicos do ensino de ciências nas séries iniciais. O papel do ensino de ciências naturais nas séries iniciais na escola brasileira frente às propostas curriculares oficiais e a prática pedagógica escolar. A pesquisa em ensino de ciências nas séries iniciais.6ª feira / 2º período
DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (SÉRIES INICIAIS)Diversidade linguística brasileira e o ensino da linguagem. Falar/ouvir. Ler/escrever. A análise linguística. A questão gramatical. Concepção de linguagem em Bakhtin, Vygostky, Benjamim e Piaget. Métodos e Técnicas de Ensino. Diretrizes oficiais para o ensino da língua Portuguesa nas Séries Iniciais. Construção de Projeto Educativo de Português para a Educação nas Séries Iniciais.6ª feira / 1º período
DOCÊNCIA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS)Princípios teórico-metodológicos do ensino de geografia nas séries iniciais. Correntes e tendências da Geografia como ciência e como disciplina escolar. A Geografia na proposta Curricular de Santa Catarina, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na proposta Curricular Municipal. Estudo das relações homem-meio: concepções e métodos2ª feira / 2º período
DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (SÉRIES INICIAIS)Processo histórico cultural de produção do conhecimento matemático. Abordagem teórico metodológicas no ensino-aprendizagem de matemática. Currículo e ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Ensaios pedagógicos.3ª feira / 2º período
DOCÊNCIA EM EJA II (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)A Educação de Jovens e Adultos nas instituições escolares e não escolares. Os supletivos, os programas formais para meninos e meninas de rua, as atividades educacionais formais desenvolvidas por instituições não governamentais: associações de classe, de gênero, de etnia; igrejas, sindicatos.3ª feira / 1º período
ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEstágio como construção do conhecimento, pesquisa e intervenção. Elaboração de Projetos que subsidiem teoricamente a docência para a Educação de Jovens e Adultos. Relatório Final. Socialização e avaliação do Estágio Curricular.5ª feira

2. Área: Ciências da Religião

NOME DA DISCIPLINA

EMENTA

DIA DA SEMANA

FASE

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Noções e objetivos da Filosofia. Problema filosófico da cultura humana. O humano como ser simbólico, transcendental, mítico, cultural, político e racional. A reflexão filosófica acerca das tradições e movimentos religiosos em diferentes períodos históricos

5ª Feira

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO ILinguagem, língua e fala, signo e diferentes linguagens. Leitura como processo interativo. Construção dos sentidos do texto. Leitura, sistemas de conhecimento e processamento textual. Letramento. Variação linguística. Noções básicas de produção de textos da esfera acadêmica. Ênfase na leitura.6ª Feira
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIANoções, contexto histórico e objetivos da Antropologia. Principais correntes antropológicas. A natureza cultural do ser humano. O humano como ser de relações. Antropologia da pessoa e teoria do sujeito. Processos de diferenciação social: parentescos, etnias, identidades, fronteiras religiosas.4ª Feira
ÉTICA E TRADIÇÕES RELIGIOSASConceitos e histórica da ética nas Tradições Religiosas de matriz oriental, semita, africana, afro-brasileira, mediúnica e indígena. Discurso ético, valores e normas nas diversas tradições religiosas. Ética e os problemas da sociedade contemporânea. A prática como componente curricular.3ª Feira
TEXTOS E NARRATIVAS SAGRADAS DE MATRIZ RELIGIOSA ORIENTAL E AFRICANAContexto sócio-histórico-cultural e religioso na redação dos textos sagrados das religiões Orientais e Africanas. Análise e hermenêutica das narrativas e textos sagrados da matriz religiosa oriental e Africana.5ª Feira
ANTROPOLOGIA SIMBÓLICA E DA RELIGIÃOA Antropologia e as interpretações do fenômeno religioso. O humano como ser simbólico, cultural e religioso. O sagrado e o profano. Prescrições, proibições e os sistemas de purificação. As linguagens da experiência religiosa: mitos, ritos, símbolos, magia, narrativas e doutrinas religiosas.6ª Feira
SOCIOLOGIA DA RELIGIÃOAs religiões e religiosidades como objeto de estudo da Sociologia. As implicações sociais do fenômeno religioso na contemporaneidade. Guerras religiosas na antiguidade e modernidade. Perseguição social por motivação religiosa. As estruturas religiosas e as discriminações sociais.2ª Feira
FILOSOFIA DA RELIGIÃOOntologia do Fenômeno religioso. Fenômeno religioso e as diversas correntes de pensamento filosóficos de diferentes períodos históricos. Cosmo visões, ideologias e discursos filosóficos nas matrizes religiosas indígenas, africanas, orientais e semitas.4ª Feira
DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSODiversidade cultural religiosa e Ensino Religioso. O Ensino Religioso como componente curricular da escola brasileira. Currículo e Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. Objetivos, princípios pedagógicos e metodologias do Ensino Religioso na atualidade. Aspectos didático-metodológicos do ensino religioso. Perfil do educador de Ensino Religioso. Organização e seleção dos conteúdos do Ensino Religioso. Critérios de utilização de subsídios pedagógico-didáticos.4ª Feira
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOA educação como objeto de estudo da Sociologia. A contribuição da sociologia no processo educacional. O pensamento sociológico contemporâneo e a educação. Processos de socialização e educação escolar. Educação escolar e estrutura sócio-econômica da sociedade brasileira. As relações entre educação, cultura, ideologias e instituições/organismos públicos e privados. A construção de práticas de resistência e emancipação em educação.5ª Feira
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃOA educação como objeto de estudo da filosofia. A contribuição da filosofia no processo educacional. As relações entre as correntes filosóficas e as teorias educacionais. Concepções contemporâneas da Filosofia da Educação. A dimensão ética, política e cultural da educação. O educador como ser crítico, investigador e mediador do conhecimento. A educação e seu papel na transformação sociocultural da sociedade. A prática como componente curricular.5ª Feira
PESQUISA CIENTÍFICA IIFundamentos metodológicos da pesquisa social. Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Análise de problemas metodológicos mais frequentes. Coleta, análise e interpretação de dados de pesquisa. Delineamento/planejamento da pesquisa - elaboração de TCC.2ª Feira
MOVIMENTOS SOCIAIS E MOVIMENTOS RELIGIOSOS Principais conceitos de movimentos sociais e de movimentos religiosos. Trajetória histórica dos movimentos sociais em diferentes contextos. Relação dos movimentos sociais com as religiões e religiosidades. Movimentos religiosos: fundamentalistas, messiânicos e outros. 4ª Feira
ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER- RELIGIOSO Conceitos e história do movimento ecumênico. A questão da unidade na diversidade. Organismos ecumênicos mundiais e nacionais. Diálogo inter- religioso. Mística do diálogo inter-religioso. Violência e diálogo nas tradições religiosas. As tradições religiosas e os projetos de paz. A ética da alteridade no diálogo inter-religioso. 5ª Feira
LIBRASIntrodução à Língua de Sinais. Gramática da Língua de Sinais. Legislação. Expressão corporal. Aspectos clínicos, educacionais e sócio- antropológicos da surdez. Noções básicas de fonologia, de morfologia e de sintaxe. Estudos do léxico da Libras. Noções de variação. Praticar Libras. Política de Educação inclusiva. Abordagens Metodológicas no ensino de LIBRAS.4ª Feira
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II (SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL)Prática docente no ensino médio. Elaboração, execução e avaliação de um projeto de atuação docente (observação/diagnóstico da realidade escolar e docência) no Ensino Médio. Elaboração de um relatório final. Seminário de socialização e avaliação do Estágio Supervisionado no Ensino Médio.6ª Feira

3. Área: Administração

NOME DA DISCIPLINA

EMENTA

DIA DA SEMANA

FASE

FILOSOFIA E ÉTICA EMPRESARIAL

Tópicos em história da filosofia. Lógica. Fundamentos filosóficos do código de ética do administrador. Tendências.

2ª feira/ 2º período

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Ortografia, acentos, pontuação. Redação oficial. Interpretação de texto. Tendências

6ª feira

MÉTODOS QUANTITATIVOS

Equações. Funções e inequações elementares e suas aplicações na economia. Limites e Continuidade. Derivadas e suas aplicações. Noções de Probabilidades. Tendências.

4ª feira

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

Antecedentes históricos de Administração. Evolução e conceitos. As escolas teóricas das abordagens da Administração. Tendências.

5ª feira

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Pensamento sistêmico: a organização como sistema. Dado. informação e conhecimento. Fundamentos, classificação e ciclo de vida dos sistemas de informação. Tecnologia da informação: conceitos e componentes (hardware, software, redes/telecomunicações e gestão de banco de dados).

4ª feira

ESTATÍSTICA I

Estatística Descritiva e Distribuições de Probabilidade. Tendências.

5ª feira

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Objetivos da análise de demonstrações contábeis. Reclassificação das demonstrações contábeis. Análise das estruturas patrimonial e operacional. Análise econômica e financeira. Índices de liquidez, endividamento e rentabilidade. Limitações da análise das demonstrações contábeis. Relatórios e pareceres. Tendências.

5ª feira

ECONOMIA II

Macroeconomia. Política econômica. Mercado de Capitais. Teoria Monetarista. Crescimento e desenvolvimento econômico. Tendências.

6ª feira

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS

Conceitos básicos de Custos. Terminologia de custos. Classificação e nomenclatura dos custos. O esquema básico da contabilidade de custos. Critérios de rateios dos custos indiretos. Custos para decisão. Custeio variável. Método ABC. Custos para Controle. Tendências

2ª feira

4. Área: Ciências Contábeis

NOME DA DISCIPLINA

EMENTA

DIA DA SEMANA

FASE

MÉTODOS QUANTITATIVOS

Séries numéricas e de funções; Cálculo diferencial; Limites e Continuidade; Derivadas e Diferenciais de 1ª Ordem; Derivadas Parciais de 1ª Ordem, definição e regras de derivação.

Diferenciabilidade. Regras de Derivação da Função Composta. Derivada Direccional e Dirigida. Gradiente. Função Homogénea. Teorema de Euler.

d) Derivadas e Diferenciais de Ordem Superior à Primeira.

Derivadas Parciais de Ordem Superior à Primeira.

Diferenciais de Ordem

Superior à Primeira. Determinantes Funcionais:

Jacobiano e Hessiano.

Derivada da Função Implícita.

e) Fórmula de Taylor para funções de duas ou mais variáveis.

f) Extremos livres e condicionados (com restrições de igualdade).

5ª feira

FILOSOFIA E ÉTICA

Fundamentos da filosofia. Filosofia, lógica e argumentação. Correntes filosóficas. Análise de temáticas a partir de correntes filosóficas. Fundamentos éticos e morais do comportamento humano. Ética como prescrição de condutas. Ética nas organizações. Código de ética. Conduta profissional.

2ª feira / 1º período

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

O estudo da administração. Antecedentes históricos da administração. Evolução e conceitos de administração. As escolas e teorias das abordagens clássica, humanística e organizacional da administração. Os princípios administrativos: planejamento, organização, direção e controle.

4ª feira

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

O processo decisório. Autoridade, delegação, descentralização e liderança. Cultura organizacional. Estrutura e modelos organizacionais. A administração de marketing, de produção, financeira e de recursos humanos. A administração estratégica. A administração na atualidade. Perspectivas e tendências na administração.

4ª feira

CONTABILIDADE III

Estrutura e Elaboração da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); da Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL); da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e Notas Explicativas.

6ª feira

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS IIntrodução - Conceitos básicos; Terminologia de custos; Classificação e nomenclatura dos custos; O esquema básico da contabilidade de custos; Critérios de rateios dos custos indiretos.6ª feira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTOProjetos de implantação; Projeção de resultados; avaliação do ambiente econômico interno e externo, projeto de implantação, estrutura organizacional definida, objetivos e metas fixados; bases orçamentárias, orçamento do fluxo de caixa, compras, produção e vendas; considerações gerais, sistemas de controle orçamentário, funções do controle orçamentário, principais controles operacionais.2ª feira
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS IIContabilização dos custos; mapas de apropriação de custos; Elementos de custos. Classificação de custos e ciclo contábil. Critérios de apropriação. Controle e custeio das despesas do exercício. Custos para decisão; Custeio variável; Método ABC; Problemas especiais da produção por ordem e produção contínua. Alocação de Custos e Receitas.5ª feira
CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIOElementos da obrigação tributária; Impostos diretos e indiretos; Livros de Apuração (ICMS, IPI, ISS); A receita tributária e a enumeração das categorias de tributos; Os impostos, taxas e contribuições de melhorias; As contribuições sociais e empréstimos compulsórios; O crédito tributário; Suspensão, exclusão e extinção; Garantias do crédito tributário. A contabilização e planejamento dos tributos.3ª feira
ESTÁGIO IProposta do Estágio (Projeto); Elaboração do projeto de Estágio com acompanhamento dos professores; Execução de um trabalho numa empresa, demonstrando a aplicabilidade de conceitos estudados em sala de aula; Fundamentação Teórica; Relatório da pesquisa de campo; Relatório final.6ª feira
LABORATÓRIO CONTÁBIL IPrática fiscal e contábil de empresas (industriais, comerciais e/ou prestadora de serviços com aplicação de técnicas convencionais e informatizados.6ª feira
CONTABILIDADE AVANÇADAHolding e grupo econômicos: conceitos e definições; Aspectos relevantes da Lei 6.404/76; Órgãos reguladores: CVM, Abrasca, Banco Central, Ibracon, etc; Tópicos especiais dos relatórios contábeis obrigatórios: Doar (Fluxo de Caixa), Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, DMPL; Avaliação de investimentos; Ágio e Deságio na aquisição de investimentos; Cias de capital aberto. Relatórios da administração; Consolidação - Conceitos iniciais; Consolidação - transações intercompanhias, e tratamento das participações minoritárias nos lucros não realizados; Incorporação; Cisão; Fusão; Dissolução, liquidação e extinção de sociedades; Contabilidade de matriz e filiais.2ª feira
PERÍCIA, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEMConceito e Objetivos; Prova pericial; Perícia contábil; Funções; Perícia no código de processo civil; Técnicas do trabalho pericial judicial; Laudo pericial; Quesitos; Perspectivas da perícia contábil; Normas profissionais do perito contábil. O Processo de Mediação e Arbitragem.6ª feira