FHSJ - Fundação Hospitalar São José de Cambará do Sul - RS

Notícia:   Fundação Hospitalar São José - RS abre 16 vagas para diversos cargos

FHSJ - FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO JOSÉ DE CAMBARÁ DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 01 DE 27 AGOSTO DE 2010

Criação em 29/12/2006 - Lei Municipal nº 2.329
Fone: (54) 3251-1167 / Fax: (54) 3251-1315
Rua: Padre João Pazza, 315 - Cep 95480-000 - Cambará do Sul - RS
CNPJ: 08.943.130/0001-70

O DIRETOR GERAL DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO JOSÉ, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no Artigo 37, inciso II da Constituição Federal e a Comissão Organizadora do Concurso Público nomeada pela Portaria número 040/2010 de 25 de agosto de 2010.

RESOLVE

Tornar público que se acham abertas, no período de 30/08/2010 a 01/10/2010, as inscrições ao Concurso Público para o provimento de cargos do Quadro de Pessoal da Fundação Hospitalar São José de Cambará do Sul/RS, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital.

A divulgação oficial do inteiro teor deste edital e os demais editais e atos relativos às etapas deste Concurso Público dar-se-ão com a afixação no Mural de Publicações da Fundação Hospitalar São José, Mural Oficial da Prefeitura Municipal e no site www.iobv.com.br

DO CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

A realização do certame seguirá as datas e prazos estipulados de acordo com o cronograma a seguir:

Item

Cronograma das Atividades

Período

1.1

Período de inscrições presenciais para todos os candidatos.

30/08/2010 a 01/10/2010

1.2

Prazo final para entrega do laudo médico dos candidatos que optarem por vagas para pessoas com deficiência e solicitar condição especial para realização da prova

01/10/2010

1.3

Prazo final para entrega do formulário de títulos acompanhado de cópias autenticadas, para os cargos com provas de títulos.

01/10/2010

1.4

Divulgação da lista das inscrições deferidas e indeferidas de todos os candidatos

06/10/2010

1.4.1

Recursos contra o resultado da homologação das inscrições

07 e 08/10/2010

1.5

Publicação do edital de homologação definitiva das inscrições, dos locais, da data e do horário da prova objetiva

13/10/2010

1.6

Aplicação da prova escrita objetiva

20/11/2010

1.6.1

Aplicação da prova prática

21/11/2010

1.7

Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

22/11/2010

1.7.1

Recursos contra o gabarito preliminar

23 e 24/11/2010

1.8

Divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva

Após julgados os recursos

1. 9

Divulgação da Classificação Preliminar

Após julgados os recursos

1.9.1

Recursos contra a classificação

Dois dias após a publicação

1.10

Resultado Oficial

Após julgados os recursos

2. DOS CARGOS

2.1. Os cargos a serem providos, a carga horária, o número de vagas, os requisitos de habilitação e a remuneração mensal respectivos estão discriminados no quadro a seguir:

Quadro I - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - NÍVEL FUNDAMENTAL

Código do Cargo

Cargo

Carga Horária semanal

Habilitação/Escolaridade

Tipos de Provas

Remuneração

Nº Vagas

01

Cozinheiro

40

Ensino Fundamental Incompleto (até 8ª série)

Escrita e prática

R$ 568,31

01

02

Vigia

40

Ensino Fundamental Incompleto (até 8ª série)

Escrita

R$ 568,31

01

03

Auxiliar de Serviços Gerais (Servente Feminino)

40

Ensino Fundamental Incompleto (até 8ª série)

Escrita e Pratica

R$ 568,31

05

Quadro II - AGENTE - NÍVEL MÉDIO

Código do Cargo

Cargo

Carga Horária semanal

Habilitação/Escolaridade

Tipos de Provas

Remuneração

Nº Vagas

04

Agente Administrativo

40

Ensino Médio completo (2º grau)

Escrita

R$ 863,76

02

Quadro II - TÉCNICO NÍVEL MÉDIO

Código do Cargo

Cargo ou Emprego

Carga Horária semanal

Habilitação/Escolaridade

Tipos de Provas

Remuneração

Nº Vagas

05

Técnico em Enfermagem

40

Ensino Médio Completo e Curso Técnico na área e registro no órgão de classe

Escrita, Prática e Títulos

R$ 1.038,20

02

06

Técnico em Radiologia

20

Ensino Médio Completo e Curso Técnico na área e registro no órgão de classe

Escrita, Prática e Títulos

R$ 1.038,20

02

Quadro III - TÉCNICO CIENTÍFICO - NÍVEL SUPERIOR

Código do Cargo

Cargo ou Emprego

Carga Horária semanal

Habilitação/Escolaridade

Tipos de Provas

Remuneração

Nº Vagas

07

Farmacêutico

40

Ensino Superior Completo na área e registro no órgão de classe

Escrita Objetiva e Títulos

R$ 1.713,48

01

08

Enfermeiro

40

Ensino Superior Completo na área e registro no órgão de classe

Escrita Objetiva e Títulos

R$ 1.713,48

01

09

Médico Radiologista

20

Ensino Superior Completo na área e registro no órgão de classe

Escrita Objetiva e Títulos

R$ 1.713,48

01

2.2. Nos Anexo I e II deste Edital, constam as atribuições de cada cargo e o conteúdo programático que será utilizado para a elaboração das provas.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital.

3.2. PERÍODO: 30/08/2010 a 01/10/2010

3.3. As inscrições serão presenciais, no período de 30 de agosto de 2010 a 01 de outubro de 2010, durante o horário normal de expediente da Fundação Hospitalar São José, ou seja, de segunda à sexta-feira das 08h00min às 11h30min e das 14h00min às 17h, no seguinte endereço: Rua Padre João Pazza, 315, Cambará do Sul - RS.

3.4. Valores de inscrição

CARGO/ESCOLARIDADE e VALOR

- Cargos de Nível Superior - R$ 70,00 - setenta reais

- Cargos de Nível Médio - R$ 50,00 - cinquenta reais

- Cargos de Ensino Fundamental incompleto - R$ 30,00 - trinta reais

O pagamento deverá ser feito através de Depósito Bancário Identificado, nas Agências do BANRISUL - Agência 0557, conta corrente 04.022707.0-9 - FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO JOSÉ - Concurso Público

3.5. Para inscrever-se, o candidato deverá:

a) Comparecer no local das inscrições para preencher e entregar o formulário de inscrição;

b) Apresentar Duas fotos 3x4, iguais, recentes.

c) Apresentar Original e uma Fotocópia do documento de identidade (dispensada a autenticação).

d) Apresentar Original e uma Fotocópia do documento de Cadastro de Pessoas Físicas - CPF (dispensada a autenticação).

e) Apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que ficará retido junto ao formulário de inscrição, através do comprovante bancário de depósito no banco BANRISUL - Agência 0557, conta corrente 04.022707.0-9 - FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO JOSÉ - Concurso Público.

f) Candidatos com necessidades especiais - Verificar item próprio do edital.

g) Candidatos aos cargos que exigem prova de títulos deverão apresentar os títulos no ato da inscrição - verificar item próprio do edital.

3.6. Inscrição por procuração:

Deverá ser apresentado documento de Identidade do procurador e entregue o instrumento de mandato outorgado através de instrumento público com reconhecimento de firma em cartório, pelo outorgante ou particular, com apresentação dos documentos indispensáveis à inscrição, contendo poder específico para a inscrição no concurso público. É obrigação do candidato ou seu procurador conferir as informações contidas na Ficha de Inscrição, bem como tomar conhecimento do local, data e horário de realização de cada etapa do concurso público, ficando sob sua inteira responsabilidade as informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento da ficha ou sua entrega.

3.7. Das Disposições Gerais Sobre As Inscrições:

3.7.1. É de inteira responsabilidade do candidato, preencher a ficha de inscrição de forma completa e legível, com dados verídicos, sob pena de indeferimento da inscrição.

3.7.2. Ao assinar a ficha de inscrição, o candidato declarará de forma expressa que está de acordo com as regras do certame constantes deste edital, e que no ato da posse deverá apresentar todos os documentos constantes deste edital.

3.7.3. São considerados documentos de identidade a Carteira Nacional de Habilitação com foto, a Carteira de Trabalho e Previdência Social e as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar e Ordens ou Conselhos de Classe.

3.7.4. Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para inscrição. Não haverá devolução da taxa de Inscrição, salvo se for cancelada a realização do Concurso Público.

3.7.5. Terá a inscrição cancelada o candidato que efetuar o pagamento da taxa de inscrição com cheque sem provisão de fundos ou outra irregularidade que impossibilite a compensação.

3.7.6. Em caso de perda do cartão de identificação, o candidato deverá solicitar uma segunda via à Comissão de Concurso, até 3 (três) dias anteriores à data da realização das provas.

3.7.7. A segunda via será fornecida mediante o pagamento de multa de 10% (dez por cento) do valor da taxa de inscrição e a entrega de uma fotografia 3X4.

3.7.8. Não serão aceitos documentos danificados, não-identificáveis e/ou ilegíveis, nem reproduzidos por aparelhos de fax ou scanner.

3.7.9. Não será admitida a inscrição de candidato que não apresente todos os documentos solicitados nem a enviada pelo correio, correio eletrônico, telex ou fax.

3.7.10. A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma, exceto no caso de cancelamento do concurso.

3.7.11. Os candidatos portadores de deficiência deverão entregar o documento mencionado no ato da inscrição.

3.7.12. O candidato que necessite de condições especiais na data da prova, devido impedimentos temporários resultantes de cirurgias e/ou acidentes, deverá especificar na ficha de inscrição, apresentando atestado médico. Caso aconteça esta impossibilidade após feita a inscrição o candidato deverá entrar em contato com a comissão organizadora para anexar atestado médico e informar as condições necessárias.

3.7.13. Não será admitida a inscrição para mais de um cargo por candidato e caso isso ocorra será considerada apenas a última inscrição, tornado sem efeito as anteriores e o candidato não terá direito à devolução da taxa de inscrição.

3.7.14. Após a data e horário fixados como o prazo final para recebimento de inscrição, não mais serão admitidas quaisquer outras inscrições, nem a anexação de qualquer documento, sob qualquer condição ou pretexto.

3.8. Da Homologação das Inscrições:

3.8.1. Julgados os pedidos de inscrição com o exame da documentação apresentada e satisfeitas as exigências, a comissão especial divulgará a lista das inscrições deferidas e indeferidas, abrindo-se prazo recursal.

3.8.2. Após verificados e julgados os recursos o Diretor Geral da Fundação Hospitalar São José homologará as inscrições e publicará a relação das inscrições deferidas no mural de publicações.

3.8.3. O candidato deverá acompanhar esse edital; bem como a relação de candidatos homologados para confirmar sua inscrição; caso sua inscrição não tenha sido homologada ou processada, o mesmo não poderá prestar provas, podendo impetrar pedido de recurso, conforme determinado neste Edital.

3.8.4. Se mantida a não homologação, o candidato será eliminado do Concurso, não assistindo direito à devolução da taxa de inscrição.

3.8.5. O candidato terá acesso ao edital de homologação, com a respectiva relação de inscritos, diretamente pelo site www.iobv.com.br e no Mural de Publicações do Município.

4. VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1. Para efeito do que dispõe o inciso VIII do art. 37 da Constituição Federal e na Lei N.º 7.853/89, e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto n.º 5.296, de 2 de dezembro de 2004, ficam reservadas aos portadores de necessidades especiais 5% (cinco por cento) do número de vagas de cada cargo.

4.2. O Candidato portador de necessidades especiais, amparado pela legislação vigente e sob sua inteira responsabilidade, concorre em igualdade de condições com todos os candidatos, resguardadas as ressalvas legais vigentes e, ainda, o percentual de 5% (cinco por cento) de vagas reservadas.

4.2.1. O candidato portador de necessidades especiais será inicialmente classificado de acordo com as vagas de ampla concorrência para o cargo que concorre. Caso não esteja situado dentro dessas vagas, será classificado em relação à parte, disputando as vagas reservadas a portadores de necessidades especiais no cargo que concorre, caso existam.

4.3. Somente serão considerados portadores de necessidades especiais aqueles que se enquadrem nas categorias constantes do art. 4º do Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto n.º 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

4.4. As necessidades especiais do candidato, admitida a correção por equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais, devem permitir o desempenho adequado das atribuições e exigências especificadas para a função, de acordo com o expresso nos subitens.

4.5. O candidato portador de necessidades especiais deverá assinalar tal condição em local apropriado, no formulário de inscrição.

4.6. Conforme disposto no Decreto Federal no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, em seu art. 39, o candidato deverá protocolar na Fundação Hospitalar São José, quando da sua inscrição, requerimento conforme anexo IV, deste edital, acompanhado de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, no ato de inscrição.

4.7. O portador de necessidades especiais não está isento do recolhimento da taxa de inscrição.

4.8. Os portadores de necessidades especiais somente poderão disputar cargos e empregos cujas atividades sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

4.9. A não-observância do disposto nos itens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

5. DAS CONDIÇÕES PARA O PROVIMENTO DOS CARGOS

5.1. O candidato aprovado, dentro do número de vagas oferecidas no presente Edital, será nomeado em caráter efetivo e será admitido sob o regime jurídico estatutário.

5.2. Para a posse no cargo ou emprego o candidato nomeado deverá apresentar:

a) prova de ser brasileiro ou gozar das prerrogativas dos Decretos nº 70.391/1972 e nº 70.436/1972 e art. 12, § 1º, da CF/1988;

b) comprovante de quitação eleitoral e, se candidato do sexo masculino, também com o serviço militar;

c) certidão negativa de antecedentes criminais expedida pelos Foros das Justiças Federal e Estadual dos locais de residência do candidato nos últimos 5 (cinco) anos;

d) certidão negativa de antecedentes criminais expedida pela Justiça Eleitoral do domicílio eleitoral do candidato nos últimos 5 (cinco) anos;

e) comprovante de idade mínima de 18 (dezoito) anos;

f) comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

g) certificado de conclusão do grau de escolaridade exigido para o cargo;

h) declaração de bens;

i) declaração de não-acumulação de cargos públicos, inclusive função, cargo ou emprego em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios, bem como do não-recebimento de proventos decorrentes de inatividade em cargos inacumuláveis;

j) atestado de aptidão física e mental para o exercício do cargo, expedido pela junta médica designada pela Fundação Hospitalar São José;

k) registro no Conselho Regional quando a atividade exigir;

6. DAS PROVAS

6.1. As provas serão escritas objetivas, práticas e de títulos conforme QUADRO de cargos.

6.1.1. Para todos os cargos, o Concurso constará de PROVA ESCRITA, de caráter eliminatório/classificatório, com questões objetivas, de múltipla escolha, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições dos cargos.

6.1.2. PROVA PRÁTICA: Todos os candidatos inscritos nos cargos de COZINHEIRO, AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS (SERVENTE FEMININO), TÉCNICO EM ENFERMAGEM E TÉCNICO EM RADIOLOGIA, se submeterão a prova prática.

6.1.3. PROVA DE TÍTULOS: Para os candidatos aos cargos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia, Farmacêutico, Enfermeiro e Médico Radiologista, PROVA DE TÍTULOS conforme item 6.5, do presente Edital, de caráter classificatório.

6.1.4.1. Todos os candidatos inscritos nos cargos citados no item 6.1.3, deverão apresentar os títulos no ato da inscrição.

6.2. Provas Escritas Objetivas

6.2.1. As provas escritas objetivas serão realizadas no dia 20/11/2010 nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição, Rua: Dona Úrsula, 985, Centro, na cidade de Cambará do Sul/RS, com início às 14h:00min (quatorze horas).

6.2.2. As provas serão realizadas somente no local acima citado, não havendo segunda chamada para a prova importando a ausência por qualquer motivo, inclusive moléstia ou atraso, na exclusão do candidato do certame.

6.2.3. O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 1h (uma hora) munido, OBRIGATORIAMENTE, de documento de identidade do cartão de identificação, caneta esferográfica de tubo transparente, de tinta azul ou preta, sob pena de não poder realizar a prova.

6.2.4. Ás 13h45m (treze horas e quarenta e cinco minutos), os portões da Escola serão fechados, e não será admitida a entrada de nenhum candidato, nas dependências da escola, após este horário, a fim de que todos os candidatos tenham o tempo mínimo de 15 (quinze) minutos para localizar sua sala de provas, para que o concurso inicie exatamente às 14h00m.

6.2.5. Estará automaticamente eliminado do concurso o candidato que chegar após o horário estipulado no item 6.2.4

6.2.6. Não será aceita a solicitação de condição especial de prova se o candidato não comprovar a sua deficiência no ato da inscrição.

6.2.7. O candidato poderá ausentar-se temporariamente da sala das provas somente acompanhado por um fiscal.

6.2.8. Em caso de necessidade de amamentação durante a realização das provas, a candidata deverá levar um acompanhante, que terá local reservado para esse fim e que será responsável pela guarda da criança.

6.2.9. A necessidade de amamentação, deverá ser especificada na ficha de inscrição e anexado requerimento de condição especial de prova termos do anexo IV deste edital.

6.2.10. O candidato só poderá entregar a folha de respostas e o caderno de provas para retirar-se da sala, somente após 1 (uma) hora do início das provas.

6.2.11. Os 3 (três) últimos candidatos que permanecerem na sala das provas deverão retirar-se do local simultaneamente, depois de observar os procedimentos de fechamento e lacre dos envelopes, onde assentarão suas assinaturas.

6.2.12. Será excluído do concurso o candidato que tentar fraudar as provas, ou for responsável por falsa identificação, por declaração falsa ou inexata, deixar de apresentar documentos exigido, ou deixar de atender os requisitos contidos neste edital, ainda que verificado posteriormente, com a conseqüente anulação do ato de investidura no cargo, pela autoridade competente, sem prejuízos das medidas de ordem administrativa, civil e criminal.

6.2.13. Durante a realização da prova o candidato não poderá consultar livros, apostilas ou anotações, nem utilizar calculadoras, celulares e similares ou qualquer aparelho eletrônico. O porte e/ou uso de bip, telefone celular, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, note book, calculadora, palm-top, relógio digital com receptor, entre outros, incorrerá na exclusão do candidato do concurso, podendo a organização do certame vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos, além dos acima citados.

6.2.14 Durante a realização da prova, sobre a carteira do candidato deverá permanecer apenas seu caderno de prova, canetas, folha de respostas, comprovante de inscrição e identidade.

6.2.15. Demais acessórios, como bolsas, celulares, bonés, capacetes e outros, serão recolhidos pelo fiscal de sala, sendo devidamente identificados com etiqueta e armazenados em local próprio na sala de aula, devendo ser retirados pelo candidato na sua saída da sala de provas.

6.2.16. O caderno de provas será fornecido ao candidato que permanecer em sala de provas até as 16h:30min.

6.3. As PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS de caráter eliminatório e classificatório se darão conforme segue:

a) Para os cargos de Cozinheiro, Vigia e Auxiliar Serviços Gerais (Servente Feminino): 25 questões com 05 alternativas cada, distribuídas conforme quadro abaixo.

Tipo de Prova

Quantidade de Questões

Número de alternativas

Valor de Cada Questão

Total de Pontos da Prova

Língua Portuguesa

10

5

0,40

4,00

Conhecimentos Gerais (História, Geografia, Ciências, Matemática, atualidades, conf. conteúdo programático)

05

5

0,40

2,00

Conhecimentos Específicos

10

5

0,40

4,00

Total

25

---

---

10,00

b) Para os cargos de Agente Administrativo: 40 questões com 05 alternativas cada, distribuídas conforme quadro abaixo.

Tipo de Prova

Quantidade de Questões

Número de alternativas

Valor de Cada Questão

Total de Pontos da Prova

Língua Portuguesa

10

5

0,25

2,50

Conhecimentos Gerais (História, Geografia, Ciências, Matemática, atualidades, conf. conteúdo programático)

10

5

0,25

2,50

Conhecimentos Específicos

20

5

0,25

5,00

Total

40

---

---

10,00

c) Para os cargos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia, Farmacêutico, Enfermeiro e Médico Radiologista: 40 questões com 5 alternativas cada, distribuídas conforme quadro abaixo.

Tipo de Prova

Quantidade de Questões

Número de alternativas

Valor de Cada Questão

Total de Pontos da Prova

Língua Portuguesa

5

5

0,20

1,00

Conhecimentos Gerais (História, Geografia, Ciências, Matemática, atualidades, conf. conteúdo programático)

5

5

0,20

1,00

Conhecimentos Específicos

30

5

0,20

6,00

Total

40

---

---

8,00

6.3.1. As provas escritas, com duração de 3 (três) horas, serão do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) opções de resposta em cada questão e somente uma correta, e versarão sobre as matérias especificadas no programa que compõe os anexos deste Edital.

a) Somente depois de transcorridos quarenta (45) minutos de prova o candidato poderá se retirar da sala.

6.3.2. Será nula a resposta dada pelo candidato quando:

a) o cartão-resposta apresentar emendas e/ou rasuras, ainda que legíveis;

b) a questão apresentar mais de uma opção assinalada;

c) não estiver assinalada no cartão-resposta;

d) preenchida fora das especificações.

6.3.3. O candidato é inteiramente responsável pelo preenchimento do cartão-resposta, que não poderá ser substituído em hipótese alguma.

6.3.4. As questões anuladas pela Comissão de Concurso serão computadas, para todos os candidatos, como resposta correta.

6.4.1. As provas práticas de caráter classificatório a serem aplicadas para os candidatos aos cargos de Cozinheiro, Auxiliar Serviços Gerais (Servente Feminino), Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia, terão peso 2 (dois) e serão realizadas as 08 horas e 30 minutos do dia 21/11/2010, na Fundação Hospitalar São José.

6.4.2. Todos os candidatos deverão estar presentes na data, local e horários estabelecidos para sua realização, sob pena de não realizarem a prova sendo considerados eliminados do certame. Os candidatos da prova prática serão chamados por ordem alfabética.

6.4.3. As provas práticas consistirão em avaliação de atividades inerentes ao cargo.

6.5 Das provas de Títulos

6.5.1 Os títulos para as provas de títulos de caráter classificatório para os cargos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Farmacêutico, Enfermeiro e Médico Radiologista, deverão ser apresentados no ato da inscrição, em envelope próprio, devidamente identificado.

6.5.2 Os títulos acompanhados do anexo VI ou VII do edital, deverão ser protocolados no ato da inscrição, devendo ser apresentados em cópia autenticada, ou postados nas agências dos correios, via sedex, até a data final das inscrições.

6.5.3. A Relação de Documentos para a Prova de Títulos (verificar modelos constantes dos anexos VI e VII) deverá ser OBRIGATORIAMENTE apresentada, digitada ou datilografada, sob pena de não serem avaliados os títulos.

6.5.4. Os títulos NÃO serão aceitos em outra data, local e horário, que não o especificado no edital.

6.5.5. A avaliação será feita de acordo com os seguintes critérios:

QUADRO I - CARGOS DE NÍVEL TÉCNICO

Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia

 

Títulos

Valor

a.

Cursos de Aperfeiçoamento na área hospitalar.

1,00 (um ponto) a cada 40 horas de curso, até no máximo 2 pontos

 

Total Pontuação máxima

2,00

QUADRO II - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Farmacêutico, Enfermeiro e Médico Radiologista

 

Títulos (concluídos até a data da Inscrição)

Valor

a.

Certificado de pós-graduação stricto sensu (doutorado) na área de atuação;

0,75

b.

Certificado de pós-graduação stricto sensu (mestrado) na área de atuação;

0,50

c.

Certificado de pós-graduação lato sensu ou especialização (com carga horária mínima de 360 horas) na área de atuação - apenas um certificado;

0,25

d.

Cursos de Aperfeiçoamento na área hospítalar.

0,10 (dez décimos) cada 40 horas de curso, até no máximo 0,50 pontos

 

Total máximo de pontos

2,00

6.5.6. Serão aceitos somente certificados de cursos de aperfeiçoamento na área hospitalar que estejam devidamente registrados no órgão competente, que possuam carga horária de no mínimo 40 horas/aula e tenham sido realizados até a data da publicação do presente edital.

6.5.7. O (s) título (s) deverá (ão) ser OBRIGATORIAMENTE apresentado(s), em cópia autenticada, no ato da inscrição ou enviados via SEDEX, acompanhados do Formulário Modelo (anexo VI ou VII), preenchido sem rasuras ou emendas, identificadas e assinadas por extenso, em que será descrito cada título.

6.5.8. Cada título será considerado uma única vez.

6.5.9. Entregue a relação dos títulos não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos, sob qualquer hipótese ou alegação.

6.5.10. Constituem Títulos válidos para esse certame, somente os indicados, no item 6.5 e subitens, desde que devidamente comprovados, concluídos até a data da inscrição e relacionados à área para a qual o candidato está se candidatando.

6.5.11. O(s) diploma(s) e/ou certificados dos títulos mencionados no quadro II, alíneas "a, b, e c", deverá (ão) ser expedido(s) por instituição oficial e/ou privada de ensino devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, serão aceitos apenas um certificado de cada.

6.5.12. Para os que concluíram e ainda não possuem o diploma e/ou certificado mencionados no quadro II, alíneas "a, b, e c", só serão aceitos atestados de conclusão de curso desde que em papel timbrado da instituição, com firma reconhecida do responsável e acompanhado do histórico escolar.

6.5.13. Não serão recebidos títulos fora do prazo, local e horário estabelecido neste Edital, ou em desacordo com o disposto neste item.

6.5.14 Não serão aceitos como comprovantes de cursos de aperfeiçoamento declarações, atestados, que não informem o número do registro do curso, bem como não serão aceitos atestados de freqüência e histórico escolar sem o devido certificado de conclusão.

6.5.15. Uma vez entregues os títulos, não serão aceitos acréscimos de outros documentos.

6.5.16. DA REMESSA DOS TÍTULOS PELOS CORREIOS

6.5.16.1. Será admitido o envio dos títulos pelos Correios, mediante remessa (somente Via SEDEX), do formulário de títulos (anexo VI ou VII) devidamente preenchido, digitado ou datilografado, acompanhado das cópias devidamente autenticadas, conforme estabelecido.

6.5.16.2. O envelope contendo o formulário de títulos e todos os anexos deverá ser postado até a data do término das inscrições e encaminhado para o seguinte endereço:

FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO JOSÉ
CONCURSO PUBLICO 01/2010 - PROVA TÍTULOS
Rua Padre João Pazza, 315, 95.480-000 - Cambará do Sul - RS.

6.5.16.3. - Não serão considerados os títulos postados no correio após a data do término das inscrições ou com falta de documentos, nos termos do Edital. (recomenda-se remeter os títulos com antecedência, não deixando para o último dia, em virtude de possível atraso ou paralisação dos Correios).

6.5.16.4. O Instituto o Barriga Verde e a Fundação Hospitalar São José não se responsabilizam pelo não recebimento dos títulos por motivo de paralisação dos Correios, extravio da correspondência, ou pela chegada da mesma em data tardia, com relação à postagem. A REMESSA DEVERÁ SER FEITA VIA SEDEX, para segurança do Candidato.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. O cálculo das notas finais se dará conforme segue:

a) Para os cargos de Cozinheiro e Auxiliar Serviços Gerais (Servente Feminino) consistirá na média das notas obtidas nas provas escritas objetivas e nas provas práticas representada na fórmula NF=NPE+(NPPx2)÷3, onde: NF = Nota Final; NPE = Nota da Prova Escrita e NPP = Nota da Prova Prática;

b) Para os cargos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia consistirá na média das notas obtidas nas provas escritas objetivas e nas provas práticas acrescida da pontuação da prova de títulos representada na fórmula NF= (NPE+NPT) + (NPP x 2) ÷3, onde: NF = Nota Final; NPE = Nota da Prova Escrita; NPP = Nota da Prova Prática e NPT = Nota da Prova de Títulos;

c) Para os demais cargos consistirá na nota obtida nas provas escritas objetivas.

7.2. Considerar-se-á aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 5 (cinco).

7.3 A classificação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente das notas obtidas, expressas com 2 (duas) casas decimais.

7.4. Se ocorrer empate na nota final, para efeito de desempate, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) maior idade, nos termos do parágrafo único do art. 27, da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), na hipótese em que pelo menos 1 (um) dos candidatos empatados tenha idade igual ou superior a 60 anos;

b) maior nota na prova de conhecimentos específicos.

c) maior tempo de serviço prestado ao Poder Público Municipal de Cambará do Sul;

d) maior número de dependentes

6.3.1. Para efeito de desempate será considerada a data de inscrição.

8. RECURSOS

8.1. Serão admitidos recursos quanto:

a) ao presente edital;

b) ao indeferimento de inscrição;

c) às questões das provas e gabaritos oficiais preliminares das questões objetivas;

d) à classificação preliminar;

e) à homologação do resultado do concurso.

8.2. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias, a contar da publicação do ato impugnado.

8.3. Os recursos impugnando o presente Edital deverão ser dirigidos ao Diretor Geral da Fundação Hospitalar São José, e os demais deverão ser dirigidos ao Presidente da Comissão de Concurso e protocolados na Secretaria da Fundação Hospitalar São José, durante seu horário normal de expediente.

8.4. O prazo para julgamento dos recursos pela Comissão será de 2 (dois) dias.

8.5. Os recursos somente serão apreciados se apresentados tempestivamente.

8.6. Os recursos deverão conter o número de inscrição e o nome do recorrente, o endereço completo para correspondência, telefone para contato, a fundamentação teórica e bibliográfica, assinatura do recorrente.

9. DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

9.1 Considerar-se-á aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 5 (cinco).

9.2 A classificação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente das notas obtidas, expressas com 2 (duas) casas decimais.

9.3. O resultado final do certame, depois de decididos os recursos interpostos, será homologado pelo Diretor da Fundação Hospitalar São José e publicados em Jornal de Circulação Regional, bem como no mural municipal e no site www.iobv.com.br

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos, contados da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Diretor da Fundação Hospitalar São José.

10.2. A inscrição do candidato implicará no conhecimento destas instruções e compromisso já expresso na ficha de inscrição, de aceitar as condições do Concurso, nos termos em que se acharem estabelecidas nesse Edital, nos regulamentos e Leis em vigor.

10.3. Os cadernos de provas escritas deste Concurso Público serão entregues ao candidato que permanecer em sala de aula até as 16horas e 30 minutos (dezesseis horas e trinta minutos).

10.3.1. A Comissão do Concurso manterá sob sua responsabilidade o arquivamento durante 03 (três) anos após a data de homologação, e incinerando após esse período constando em ata o procedimento.

10.4. Os cartões de resposta serão recolhidos e armazenados em bolsas de segurança com lacre numerado e diante dos três últimos candidatos a permanecerem na sala.

10.5 O gabarito preliminar será fornecido de acordo com o cronograma estabelecido no edital.

10.6 A comissão responderá aos recursos no prazo de dois dias após divulgado o gabarito preliminar, de acordo com cronograma do edital.

10.7 Todas as publicações referentes a este edital estarão disponíveis no Mural da Fundação Hospitalar São José e no site do Instituto O Barriga Verde www.iobv.com.br

10.8 São partes integrantes e inseparáveis deste edital os anexos de I à VII.

ANEXOS

ANEXO I - Atribuição dos cargos

ANEXO II - Conteúdo Programático

ANEXO III - Ficha de Inscrição

ANEXO IV - Requerimento para condições especiais para realização de prova

ANEXO V - Formulário para recursos

ANEXO VI - Formulário Apresentação de títulos nível técnico

ANEXO VII - Formulário Apresentação de títulos nível superior

10.9 Os casos omissos nesse Edital serão resolvidos pela Comissão de Concurso e/ou pelo Diretor da Fundação Hospitalar São José.

Cambará do Sul/RS, 27 de Agosto de 2010

Cláudio José Pereira
Diretor da Fundação Hospitalar São José

ANEXO I

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

01 - AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS (SERVENTE FEMININO)

Fazer trabalhos de limpeza nas diversas dependências da FHSJ; limpar pisos, vidros, lustres, móveis e instalações sanitárias, etc.; remover lixos e detritos; lavar e encerar assoalhos; fazer arrumações em locais de trabalho; proceder a remoção e conservações de móveis, máquinas e matérias em geral; atender ao telefone; anotar e transmitir recados; preparar e servir café; auxiliar e preparar, sob orientação, qualquer tarefa de preparação de alimentos; auxiliar nos trabalhos de forno e fogão, lavar e passar as roupas de cama e outros, transportar volumes; executar outras tarefas correlatas.

02- VIGIA

Vigiar e zelar os bens da FHSJ; vigiar os materiais e equipamentos que estiverem dentro de sua zona de vigilância; controlar a entrada de pessoas em horários não permitidos e em horário de visita; comunicar ao chefe-imediato, qualquer irregularidade que aconteça dentro de sua área de vigilância; executar outras tarefas correlatas.

03 - COZINHEIRO

Responsabilizar-se pelo trabalho de cozinha; executar cardápios; preparar mingaus, cafés, chás e outras refeições; encarregar-se de todos os tipos de cozimento em larga escala, tais como verduras, carnes, peixes e cereais; preparar sobremesas; eventualmente fabricar pães, biscoitos e artigos de pastelaria em geral; encarregar-se da guarda e conservação de alimentos; fazer os pedidos dos suprimentos do material necessário à cozinha ou à preparação de alimentos; operar os diversos tipos de fogão e demais aparelhos e equipamentos de cozinha; distribuir, fiscalizar e orientar trabalhos de ajudantes; supervisionar os serviços de limpeza dos equipamentos e instrumentos de cozinha; manter o ambiente higienizado.

04 - AGENTE ADMINISTRATIVO

Colaborar em estudos e pesquisas que tenham o objetivo o aprimoramento de normas e métodos e trabalhos para melhor desenvolvimento das atividades da FHSJ; participar de estudos destinados a simplificar o trabalho e reduzir os custos das operações; efetuar levantamentos com vistas a elaboração da proposta orçamentária da FHSJ; colaborar em estudos relativos à estrutura organizacional da FHSJ, visando a identificação de falhas e correções necessárias; efetuar levantamentos de necessidade com vistas ao desenvolvimento da programação do setor de trabalho; elaborar, sob orientação planos iniciais de organização, gráficos, fichas, roteiros e manuais de serviço; efetuar e supervisionar o registro de dados relativos ao setor de trabalho; pesquisar elementos necessários ao estudo de casos relativos a direitos e deveres dos servidores; auxiliar no desenvolvimento das atividades de recrutamento, seleção e demais funções relativas à administração de pessoal; elaborar folhas de pagamento de pessoal e quadros demonstrativos; estudar e informar processos que tratem de assuntos relacionados com legislação específica de pessoal preparando os expedientes que se fizerem necessários; auxiliar em estudos preliminares relacionados a classificação de cargos, empregos, bem como, em processos de análise, avaliações e remuneração de cargos e empregos; orientar sob supervisão, o funcionamento do cadastro de pessoal, material e patrimônio; orientar e coordenar as tarefas de recebimento, venda, guarda, controle e conferência de bens da FHSJ, preparar ou orientar qualquer tipo de modalidade de expediente relativo à licitação; supervisionar a organização e utilização de registros de estoque de material existente no almoxarifado, bem como, providenciar na aquisição de suprimentos de materiais de consumo permanente, promover, periodicamente balancetes, inventários e balanços de material em estoque ou movimento; passar certidões, com base, nos da dose registro existentes mediante solicitação ou por determinação superior; redigir de acordo com critérios pré determinados informações, ordens de serviços, contratos e relatórios; prestar informações ao público relativas ao andamento de expedientes; auxiliar em estudos relativos a lotação e relotação de cargos nos setores; auxiliar na programação das atividades de aperfeiçoamento e treinamento de pessoal; organizar por determinação superior, coletânea de leis, regulamentos e normas relativas às atividades de repartição; orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por auxiliares; executar trabalhos de datilografia em geral; operar equipamentos de processamento de dados; executar digitação de dados com vistas ao processamento eletrônico; executar outras tarefas correlatas.

05 - TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Prestar serviços de enfermagem no estabelecimento de assistência médico hospitalar do município; fazer curativos; aplicar vacinas e injeções; responder pela observância de prescrições médicas relativas a doentes; ministrar remédios e velar pelo bem estar e segurança dos doentes; supervisionar a esterilização do material da sala de operações; atender casos urgentes no hospital na via pública ou a domicílio; auxiliar os médicos nas intervenções cirúrgicas; supervisionar os serviços de higienização dos doentes, bem como das instalações; promover abastecimento de material de enfermagem; orientar serviços de isolamento de doentes; ajudar o motorista a transportar o doente na maca; executar tarefas afins.

06 - TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Manipulação de chassis para retirar e repor o filme radiográfico; revelar o filme radiográfico em processo manual (tanque) ou automático; controlar estoques de filme radiográficos e de químicos utilizados no processo de revelação; manter organizadas as salas de exames, as câmaras (escura e clara), almoxarifado (armários de material, medicamentos e roupas); manter limpos chassis e écrans; manter limpos os filtros, rolos e tanques das processadoras automáticas; preparar os químicos para revelação e fixação, preparar e transportar pacientes para exames radiológicos; preparar o contraste a ser ministrada via oral; transportar os chassis da câmara escura às salas de exame e vice-versa; conduzir o aparelho transportável, chassis, avental, avental plumbífero e demais materiais para outros locais; efetuar o registro em livros e fichas próprias do exame realizado, bem como a preparação e a classificação das radiografias, de acordo com as fichas de solicitação de exames.

07 - FARMACÊUTICO

Realizar manipulações farmacêuticas e fiscalizar a quantidade dos produtos farmacêuticos; manipular drogas de várias espécies, aviar receitas, de acordo com as prescrições médicas, manter registro permanente do estoque de drogas, fazer requisições de medicamentos, drogas e materiais necessários a farmácia, examinar, conferir, guardar, distribuir drogas e estabelecimentos entregues à farmácia; ter custódia de drogas tóxicas e narcotráficos; realizar inspeções realizadas com a manipulação farmacêutica e aviamento de receituário médico dentro da sua competência; executar tarefas afins.

08 -ENFERMEIRO

Planejar, organizar, coordenar e avaliar serviços de enfermagem; prestar serviços de enfermagem em hospitais , unidades sanitárias, ambulatórios ; prestar cuidados de enfermagem aos pacientes hospitalizados; ministrar medicamentos prescritos , bem como cumprir outras determinações médicas ; velar pelo bem estar físico e psíquico dos pacientes ; preparar o campo operatório e esterilizar o material, orientar o isolamento de pacientes; supervisionar os serviços de higienização dos pacientes ; orientar , coordenar e supervisionar a execução das tarefas relacionadas com a prescrição alimentar; planejar, executar, supervisionara avaliação e assistência integral de enfermagem a clientes da auto risco , enfatizando e participando da sua alta da instituição de saúde; acompanhar o desenvolvimento dos programas de treinamento de recursos humanos para área de enfermagem; ministrar treinamento na área de enfermagem; aplicar terapia , dentro da área de sua competência, sobre o controle médico; prestar os primeiros socorros ; aprazar exames de laboratório, raio X e outros; aplicar terapia especializada sob controle médico; promover e participar de estudos para o estabelecimento de normas e padrões de serviço de enfermagem; participar de programas de educação sanitária e de programas de saúde pública geral; auxiliar nos serviços de atendimento materno-infantil; participar de programas de imunização; realizar visitas domiciliares, para prestar esclarecimentos sobre trabalhos a serem desenvolvidos por equipes auxiliares; realizar consultas de enfermagem a sadios e portadores de doenças prolongadas; prover e controlar o estoque de medicamentos; manter contato com responsáveis por unidades médicas e enfermarias, para prover a integração do serviço de enfermagem com os de assistência médica; participar de inquéritos epidemiológicos; participar de programas de atendimento a comunidades atingidas por situação de emergência ou calamidade pública ; realizar e interpretar testes imuno-diagnósticos e auxiliares de diagnósticos; requisitar exames de rotina para os pacientes em controle de saúde, com vistas à aplicação de medidas preventivas; colher material para exames laboratoriais; prestar assessoramento a autoridades em assuntos de sua competência; emitir pareceres em matéria de sua especialidade; orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos por equipes auxiliares; executar outras tarefas correlatas.

09 - MÉDICO RADIOLOGISTA

Realizar e interpretar exames radiológicos/ radiográficos, interpretação de imagens, emitir laudos de exames radiológicos/ radiográficos, orientação aos técnicos de Raio X, avaliar os equipamentos de radiologia/ radiografia instalados, coordenar, supervisionar e executar demais atividades qualificadas na área de radiologia.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.4.1 - CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

1.4.1.1 LÍNGUA PORTUGUESA

Demonstrar Domínio da língua escrita, Leitura e Interpretação de Textos - Fonologia: Conceito; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica, Prosódia, Ortografia, Acentuação. Morfologia: Estrutura das palavras; Classes de Palavras. Sintaxe: Termos da Oração; Período Composto, Conceito e Classificação das Orações, Concordância Verbal e Nominal; Pontuação; Semântica: A significação das palavras no texto. - Gêneros literários e discursivos

1.4.1.2. CONHECIMENTOS GERAIS

Temáticas atuais relevantes e amplamente divulgadas referente à acontecimentos no Mundo, no Brasil, no Estado de Rio Grande do Sul e no Município de Cambará do Sul. História, Geografia, Ciências Naturais, cultura, artes, pluralidade, generalidades e conceitos do Brasil e do Mundo, do estado de Rio Grande do Sul e do Município de Cambará do Sul. Fatos da atualidade: nacionais e internacionais; Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e movimentos ecológicos. 1.4.1.2.1 MATEMÁTICA Conjunto de Números Naturais: Operações: (adição/subtração/multiplicação/divisão); Propriedades/comparação; Expressões numéricas; Teoria dos números: pares/ímpares/múltiplos/divisão/potenciação/radiciação simplificação; Ordem. - Conjunto de números inteiros relativos; Propriedades/comparação; Operações: adição/subtração/multiplicação/divisão. Matemática Financeira: Razão/Proporção; Regra de três simples: porcentagem/juros.

1.4.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CARGOS DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

1.4.2.1. COZINHEIRO

Comportamento Social e Ético nas Relações Humanas: Princípios éticos aplicados aos serviços de COZINHEIRO. Relacionamento interpessoal no trabalho. Postura e conduta profissional: estímulo e motivação .Cidadania e Responsabilidade Social: Ações geradoras de qualidade de vida. Meio ambiente: conceito, fatores prejudiciais e preservação. Lixo: tipos, origem, tratamento, coleta seletiva e descarte. Noções de alimentação, nutrição e grupos de alimentos; Etapa da produção de refeições; Recepção e armazenamento de gêneros alimentícios, pré-preparo, preparo e distribuição. Controle de estoque e técnicas de armazenamento de alimentos. Manuseio e conservação de equipamentos e utensílios; Noções de higiene e higiene no ambiente de trabalho e higiene dos alimentos; Segurança no trabalho e equipamentos de proteção Individual (EPIs); Noções de ética e cidadania.

1.4.2.2. VIGIA

Comportamento Social e Ético nas Relações Humanas: Princípios éticos aplicados aos serviços de vigia. Relacionamento interpessoal no trabalho. Postura e conduta profissional: estímulo e motivação.Cidadania e Responsabilidade Social: Ações geradoras de qualidade de vida. Meio ambiente: conceito, fatores prejudiciais e preservação. Lixo: tipos, origem, tratamento, coleta seletiva e descarte. Portaria: definição, caracterização e finalidades. A equipe da portaria: suas responsabilidades e atribuições.Estrutura e organização. Sistemas: hidráulico, elétrico, gás, elevador. O ambiente de trabalho. Integração e trabalho em equipe. Planejamento e administração do tempo: priorização das atividades, essencial, importante, acidental. Saúde e segurança no trabalho: instalações físicas e equipamentos. Equipamentos e utensílios utilizados no desenvolvimento das atividades. Acidentes de trabalho: conceito, causas e conseqüências.Equipamentos de Proteção Individual (EPI): uniformes, calçados, luva, entre outros. Ergonomia. Procedimentos em situações de emergência:- falta de água;- falta de energia elétrica;- vazamento de gás;- interfone quebrado;- alagamentos;- entre outros.Prevenção e combate a princípios de incêndio.Órgãos de atendimento de emergência (polícia, bombeiro, guarda municipal, entre outros). Sistemas integrados de segurança. Operação e monitoramento de sistemas integrados de segurança. Telefones e interfones. Comunicação: elementos básicos e tipos de linguagem. Tipos de atendimento: presencial, telefônico e pelo interfone. Atendimento a pessoas com necessidades especiais: - pessoas com deficiência;- obesos;- idosos;- gestantes;- cardíacos;- entre outros.A importância da identificação de visitantes e clientes.Observação "in loco".Técnicas de abordagem de pessoas e veículos.Qualidade na prestação de serviços. Tipos de controle de acesso: manual e informatizado. Controle da entrada e saída de mercadorias, pessoas e veículos. Modos operantes: principais delitos que ocorrem. Normas de segurança interna. Vistoria de veículos. Técnicas de manutenção do patrimônio. Documentos para registro e controle: livro de ocorrência, livro protocolo de correspondência, relatórios, formulários, cadastros. Técnicas de constatação de irregularidades. Acompanhamento de serviços terceirizados e prestadores de serviços. Conferência de documentos. Controle de atividades nas áreas comuns. Regras de comportamento no ambiente de trabalho; regras de hierarquias no serviço público; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; Zelo pelo patrimônio público; Noções de prevenção de acidentes de trabalho e incêndio; Conhecimentos básicos de normas de higiene no ambiente de trabalho, conservação, limpeza e guarda de materiais sob sua responsabilidade; Execução de atividades afins, observando se a pratica do dia a dia. Noções de ética e cidadania.

1.4.2.3. AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS (SERVENTE FEMININO)

Comportamento Social e Ético nas Relações Humanas: Princípios éticos aplicados aos serviços de AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS (SERVENTE FEMININO). Relacionamento interpessoal no trabalho. Postura e conduta profissional: estímulo e motivação. Cidadania e Responsabilidade Social: Ações geradoras de qualidade de vida. Meio ambiente: conceito, fatores prejudiciais e preservação. Lixo: tipos, origem, tratamento, coleta seletiva e descarte. Técnicas de uso e conservação de material de limpeza; Simbologia dos produtos químicos e de perigo; Noções de operação de maquinas simples para limpeza e conservação do ambiente; Reciclagem de lixo; limpeza e higienização de prédios públicos, superfícies brancas e revestimentos cerâmicos; Noções de higiene e higiene no ambiente de trabalho; limpeza e higienização de banheiros e áreas comuns; armazenamento, cuidados de manuseio e destino do lixo hospitalar. Noções de ética e cidadania.

1.4.3 - CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO

1.4.3.1 LÍNGUA PORTUGUESA.

Interpretação de Textos - Língua escrita objetiva e suas formas; Fonética e Fonologia, Ortografia, classe estrutura e formação de palavras, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica, figuras de sintaxe, figuras de linguagem, noções de versificação, literatura brasileira; Gêneros literários e discursivos.

1.4.3.2. CONHECIMENTOS GERAIS

História e Geografia, Ciências Naturais, sendo:Cultura, Artes e Atualidades do Mundo, do Brasil e do Rio Grande do Sul, generalidades e conceitos do Brasil e do Mundo; História e Geografia Gerais, do Brasil e do Rio Grande do Sul e do Município de Cambará do Sul; constituição dos seres vivos, o planeta terra, a terra no universo, o ar, origem e evolução, sistema solar, fenômenos da natureza, estados físicos da matéria, a célula, genética, teorias da evolução da vida. Ecologia e meio ambiente, Aspectos históricos, geográficos, e econômicos e populacionais do Município de Cambará do Sul e do Estado do Rio Grande do Sul.

1.4.3.2.1 MATEMÁTICA. Números Naturais e sistemas de numeração decimal; números racionais, operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Espaço e forma, grandezas e medidas; Expressões numéricas, múltiplos, resolução de problemas, sistema de numeração decimal e romana; Raízes, proporcionalidade entre seguimentos, semelhança de figuras, o números, formas geométricas, medidas de comprimento, ângulos e retas, números primos, medidas de tempo, polígonos, frações, triângulos e quadriláteros, medidas de capacidade, porcentagem, medidas de superfície, gráficos e tabelas, simetria e medidas de massa. Álgebra, trigonometria, geometria, geometria analítica, equações de primeiro e segundo grau, noções de estatística.

1.4.4 - CONTEÚDO ESPECÍFICO DOS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO

1.4.4.1 - AGENTE ADMINISTRATIVO

- Correspondência Oficial; - Técnicas de arquivos, protocolos em geral. - Conhecimento básico de Informática. - Noções Básicas de Contabilidade; - Política de Recursos Humanos; - Noções Básicas de Arquivo - Noções Básicas de Processos e Procedimentos Licitatórios; Constituição Federal, Conhecimentos de elaboração de ofícios; correspondências; tipos de correspondências e documentos; formas de tratamentos; abreviações de tratamentos de personalidades; Conhecimento da Constituição Federal de 10/1988, Regras de comportamento no ambiente de trabalho; regras de hierarquias no serviço público; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; Zelo pelo patrimônio público; Noções de prevenção de acidentes de trabalho e incêndio; Conhecimentos básicos de normas de higiene no ambiente de trabalho, conservação, limpeza e guarda de materiais sob sua responsabilidade; Execução de atividades afins, observando se a pratica do dia a dia. Noções de ética e cidadania.

1.4.4.2 - TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Ética Profissional: código de ética dos profissionais de enfermagem, legislação dos profissionais de enfermagem - Assepsia e Antissepsia. - Esterilização: úmida e a seco, agentes químicos. - Microorganismos patogênicos: protozoários, fungos, bactérias, microbactérias e vírus. - Sinais vitais. - Fundamentos de Enfermagem (Curativo, Sondagem, Inalação etc...). - Infecção Hospitalar. - Medidas de higiene e segurança para o trabalhador de enfermagem. Emergências clínico-cirúrgicas e assistência de enfermagem. - Primeiros Socorros (Traumas, Queimaduras etc...) Procedimentos básicos de enfermagem: verificação da pressão arterial, pulso, temperatura e respiração, curativos (técnicas, tipos de curativos), administração de medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais); Noções de: Assepsia cirúrgica e paramentação; Infecção do sítio cirúrgico; Biossegurança no centro cirúrgico: segurança do paciente e do ambiente; O instrumental cirúrgico: histórico, identificação e manejo; Metodização cirúrgica: degermação e paramentação; montagem das mesas auxiliares; disposição da equipe cirúrgica; anti-sepsia do campo operatório; apresentação do campo cirúrgico; sinalização cirúrgica e trânsito dos instrumentos; dinâmica do conjunto cirúrgico; Noções da técnica cirúrgica de diferentes especialidades; O curativo cirúrgico, sondas, drenos e cateteres; Procedimentos de atendimentos de Urgência e Emergência, primeiros socorros, administração de medicamento, pré e pós operatório, Bloco cirúrgico e instrumentação.

1.4.4.3 - TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Código de ética profissional; Exames radiológicos (diversos): abdome; tórax; coluna vertebral; membros; C.V.B. (com contraste). Exames radiológicos do crânio: pontos de referência; linhas e planos; posições fundamentais do crânio; posições especiais do crânio; posições especiais da face. Técnicas radiológicas do crânio: sela turcica; canal óptico; seios da face; temporomandibular; cavum; arcos zigomático; órbitas; rochedo. Técnicas radiológicas: articulações, pulmões, arcos costais, esterno (técnica de Cahoon), coluna cervical, coluna torácica, coluna lombar, coluna lombo-sacra, abdome simples, abdome agudo, aparelho urinário, membros inferiores e superiores, bacia (escanometria). Câmara escura: componentes; manipulação; cuidados especiais; procedimentos. Radiologia convencional; Tomografia computadorizada; Proteção radiologia; Ressonância magnética; Radioterapia; medicina nuclear; anatomia radiológica; produção de raios-x.

1.4.5 - CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

1.4.5.1. LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Textos - Língua escrita objetiva e suas formas; Fonética e Fonologia, Morfologia, Ortografia, classe estrutura e formação de palavras, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica, figuras de sintaxe, figuras de linguagem, noções de versificação, literatura brasileira.

1.4.5.2. CONHECIMENTOS GERAIS

História e Geografia, Ciências Naturais, sendo: Atualidades, Cultura, Cinema, Artes do Mundo, do Brasil e do Rio Grande do Sul, generalidades e conceitos do Brasil e do Mundo; História e Geografia Gerais Mundiais, História e Geografia do Brasil e do Rio Grande do Sul e do Município de Cambará do Sul; constituição dos seres vivos, o planeta terra, a terra no universo, o ar, origem e evolução, sistema solar, fenômenos da natureza, estados físicos da matéria, a célula, genética, teorias da evolução da vida. Ecologia e meio ambiente, Aspectos históricos, geográficos, e econômicos e populacionais do Município de Cambará do Sul e do Estado do Rio Grande do Sul.

1.4.5.2.1. MATEMÁTICA

Números Naturais e sistemas de numeração decimal; números racionais, operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Espaço e forma, grandezas e medidas; Expressões numéricas, múltiplos, resolução de problemas, sistema de numeração decimal e romana. Raízes, proporcionalidade entre seguimentos, semelhança de figuras, o números, formas geométricas, medidas de comprimento, ângulos e retas, números primos, medidas de tempo, polígonos, frações, triângulos e quadriláteros, medidas de capacidade, porcentagem, medidas de superfície, gráficos e tabelas, simetria e medidas de massa. Álgebra, trigonometria, geometria, geometria analítica, equações de primeiro e segundo grau, noções de estatística.

1.4.6 - CONTEÚDO ESPECÍFICO DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

1.4.6.1. FARMACÊUTICO

Farmacologia. Farmacocinética: absorção, distribuição e eliminação de drogas. Farmacodinâmica: mecanismo de ação das drogas e relação entre concentração das drogas e efeito - drogas que atuam no sistema nervoso autônomo: agonistas e antagonistas colinergicos; agosnistas e antagonistas adrenergicos. Drogas que atuam no sistema nervoso central: hipnóticos, sedativos e ansioliticos. Drogas anticonulsivantes; hipnoanalgésicos; drogas antidepressivas; analgésicos e antiinflamatórios (esteroidais e não esteroidais); drogas diuréticas; drogas cardiovasculares; anti-hipertensivos, antiarrítmicos. Drogas que atuam no sistema gastro intestinal: farmacos que controlam a acidez gástrica - droga. Drogas antiparasitárias: anti-helmínticos. Drogas antimicrobianas: penicilinas, cefalosporinas, sulfonamidas, cloranfenicol, eritromicina, tetraciclinas, aminoglicosideos. Interações farmacológicas: interação medicamento - medicamento e medicamentoalimento. Análise Farmacêutica. Cálculo de equilvalente grama, de miliequivalente grama e de miliosmol. Concentração de soluções em molaridade, normalidade, molalidade, peso/peso, peso/volume, volume/volume, ppm. Ensaio limite de ferro, metais pesados, cloreto, sulfato e arsênico. Análise volumétrica por neutralização, oxiredução, precipitação e complexação. Preparações Farmacêuticas e suas Elaborações. Formas farmacêuticas sólidas, líquidas de uso oral e parenteral, cremes e pomadas - preparação, vantagens e desvantagens das principais vias de administração. Código de ética.

1.4.6.2. ENFERMEIRO

Técnicas básicas de enfermagem. Assistência de enfermagem na atenção integral à mulher no ciclo grávido-puerperal. Assistência de enfermagem na atenção integral à criança. Crescimento e desenvolvimento. Controle das infecções respiratórias agudas. Controle das doenças diarréicas e prevenção a acidentes e intoxicações. Assistência de Enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas de patologias: insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, asma, pneumonias, hemorragias digestivas, diabetes mellitus, acidentes vascular cerebral. Traumatismos. Imunização. Cadeia de Frio. Doenças Transmissíveis, doenças sexualmente transmissíveis, doenças parasitárias, doenças transmissíveis imunizáveis e não imunizáveis: agente, forma de transmissão, prevenção, sinais e sintomas, assistência de enfermagem e vigilância epidemiológica. Primeiros Socorros. Procedimentos de atendimentos de Urgência e Emergência, primeiros socorros, administração de medicamento, pré e pós operatório, Bloco cirúrgico e instrumentação. Lei do Exercício profissional (código de ética).. Assepsia cirúrgica e paramentação; Infecção do sítio cirúrgico; Biossegurança no centro cirúrgico: segurança do paciente e do ambiente; O instrumental cirúrgico: histórico, identificação e manejo; Metodização cirúrgica: degermação e paramentação; montagem das mesas auxiliares; disposição da equipe cirúrgica; anti-sepsia do campo operatório; apresentação do campo cirúrgico; sinalização cirúrgica e trânsito dos instrumentos; dinâmica do conjunto cirúrgico; Noções da técnica cirúrgica de diferentes especialidades; O curativo cirúrgico, sondas, drenos e cateteres; Procedimentos de atendimentos de Urgência e Emergência, primeiros socorros, administração de medicamento, pré e pós operatório, Bloco cirúrgico e instrumentação.

1.4.6.3. MÉDICO RADIOLOGISTA

Princípios físicos da obtenção dos exames de: Radiografia; Ultra-sonografia; Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Fisiopatologia e achados de imagem das doenças em Radiologia convencional e contrastada. Ultrasonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Mamografia nos órgãos, sistemas e aparelhos: Sistema Nervoso Central; Cabeça e Pescoço, Pediatria, Aparelho Respiratório, Abdome e Sistema Gastrintestinal; Aparelho Urinário, Sistema Músculoesquelético; Sistema Cardiovascular; Ginecologia e Obstetrícia e Mamas. . MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; Código de ética.

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE PROVA ESPECIAL.
(Preenchimento obrigatório para deficientes físicos e para
mulheres que tenham necessidade de amamentar seus filhos durante a prova)

REQUERIMENTO
Condição especial para REALIZAÇÃO de provas

Eu, ___________________________________________________ , portador do documento de identidade nº ___________________ , inscrito no ________________________ - Fundação Hospitalar São José residente e domiciliado a Rua __________________________ , nº _______ , Bairro _____________________ , Cidade _________________ , Estado ____________ , CEP: ________________ , requer a Vossa Senhoria condição especial para realização de provas, conforme item 4.2 do presente Edital conforme assinalado abaixo:

1) ( ) Prova com ampliação do tamanho da fonte

Fonte nº ________ / Letra ________

2) ( ) Sala Especial

Especificar: _______________________________________________________________________________

3) ( ) Leitura de Prova:

4) ( ) Outra Necessidade:

Especificar: _______________________________________________________________________________

Nestes Termos. Pede Deferimento.

________________________, ______ de ________________ de 2010.
(local e data)

________________________________
Assinatura do Requerente

ANEXO V

FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

CONCURSO PÚBLICO
(digitado, assinado e com fundamentação)

Nome do Candidato:

Tipo de Recurso:

[__]

1 - Contra o edital

2 - Contra indeferimento de inscrição

3 - Contra Inscrição

4 - Contra questão da prova

5 - Contra o Gabarito

6 - Contra a classificação

7 - Outros

[__]

1 - Deferido

2 - Indeferido

N.º de Inscrição:

Cargo:

N.º da Questão:

Data:

Fundamentação:




 

Assinatura do Candidato ____________________________

Local e data ________________________, ____ de ____________________ de ________

ANEXO VI

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DOS TÍTULOS

EDITAL 01/2010 - Nível Técnico

CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM E TÉCNICO EM RADIOLOGIA

DADOS DO CANDIDATO

Nome:

Número da Inscrição:

Cargo:

Venho perante a Banca Examinadora da Prova de Títulos do Concurso 01/2010 da Fundação Hospitalar São José de Cambara do Sul - RS, requerer o recebimento dos títulos abaixo relacionados, acompanhados das respectivas cópias, devidamente autenticadas.

Estou ciente de que só serão pontuados os títulos que atenderem a todas as disposições e normas editalícias.

Nome:

RG:

Cargo:

Nº da Inscrição:

N.º Ordem

DESCRIÇÃO DO DOCUMENTO APRESENTADO

Valor para pontuação

Carga Horária

PONTOS

 DESCRIÇÃO DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA HOSPITALAR

1,00 a cada 40 horas
máximo 2,00 pontos

Carga HoráriaPontos

1.

 

 

 

 

2.

 

 

 

 

3.

 

 

 

 

4.

 

 

 

 

5.

 

 

 

 

6.

 

 

 

 

7.

 

 

 

 

8.

 

 

 

 

9.

 

 

 

 

10.

 

 

 

 

11.

 

 

 

 

12.

 

 

 

 

13.

 

 

 

 

14.

 

 

 

 

15.

 

 

 

 

 

TOTAL DA PONTUAÇÃO

Máximo 2

 

 

(Local e data)________ , ____ de ____________________ de 2010.

Assinatura do candidato ____________________________

Instruções: Organizar os títulos na ordem relacionada acima. Grampear no campo superior direito. (apresentar obrigatoriamente digitado ou datilografado)

ANEXO VII

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DOS TÍTULOS

CARGO: FARMACÊUTICO, ENFERMEIRO E MÉDICO RADIOLOGISTA

DADOS DO CANDIDATO

Nome:

Número da Inscrição:

Cargo:

Venho perante a Banca Examinadora da Prova de Títulos do Concurso 01/2010 da Fundação Hospitalar São José de Cambara do Sul - RS, requerer o recebimento dos títulos abaixo relacionados, acompanhados das respectivas cópias, devidamente autenticadas.

Estou ciente de que só serão pontuados os títulos que atenderem a todas as disposições e normas editalícias.

Nome:

RG:

Cargo:

Nº da Inscrição:

N.º Ordem

DESCRIÇÃO DO DOCUMENTO APRESENTADO

Valor para pontuação

Carga Horária

PONTOS

a.

Certificado de pós-graduação stricto sensu (doutorado) na área de atuação;

0,75

 

 

b.

Certificado de pós-graduação stricto sensu (mestrado) na área de atuação;

0,50

 

 

c.

Certificado de pós-graduação lato sensu ou especialização (com carga horária mínima de 360 horas) na área de atuação - apenas um certificado;

0,25

 

 

(1A)Total de Pontos referente a formação   

 

DESCRIÇÃO DE CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA HOSPITALAR

0,10 a cada 40 horas
máximo 0,50 pontos

Carga Horária

Pontos

16.

 

 

 

 

17.

 

 

 

 

18.

 

 

 

 

19.

 

 

 

 

20.

 

 

 

 

21.

 

 

 

 

22.

 

 

 

 

23.

 

 

 

 

24.

    

25.

    

26.

    

27.

    

28.

    

29.

    

30.

 

 

 

 

 

Sub Total

 

 

 

(2B)

Total de Pontos referente a Habilitação e Escolar

 

 

 

 

TOTAL DA PONTUAÇÃO FINAL (1A+1B)

Máximo 2,00