FUNESA - Fundação Estadual de Saúde - SE

Notícia:   Fundação Estadual da Saúde - SE abre Processo Seletivo para Estância e Propriá

FUNESA - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE SAÚDE

GOVERNO DE SERGIPE

EDITAL FUNESA Nº 01/2011

DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA AUXILIARES DE SAÚDE BUCAL E AUXILIARES ADMINISTRATIVOS

A Fundação Estadual de Saúde - FUNESA, situada à Avenida Mamede Paes Mendonça (Antiga Av. Sete de Setembro), nº 629, Centro, na cidade de Aracaju, no uso de suas atribuições e na forma do disposto na Lei nº 6.348, de 02 de janeiro de 2008, de acordo com o seu artigo 18, § 1º e 2º; no seu Estatuto, aprovado pelo Decreto nº 25.391, de 01 de julho de 2009; e na Portaria nº 07, de 10 de setembro de 2009, vem tornar público as normas gerais para o processo seletivo simplificado de profissionais que assumirão os empregos de Auxiliar de Saúde Bucal e Assistente Administrativo, nos seguintes termos:

NORMAS GERAIS

1 - OBJETIVO

Selecionar profissionais para contratação pelo prazo determinado de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado, no máximo, por mais 12 (doze) meses, visando o desenvolvimento de atividades funcionais, administrativas e assistenciais nos Centros de Especialidades Odontológicas - CEO's e nas Farmácias Populares do Brasil em Sergipe, ambos, serviços habilitados e de gestão da FUNESA.

2 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A seleção para os empregos de que trata este edital compreenderá da análise de currículo com caráter eliminatório e classificatório, e da realização de entrevista com caráter classificatório.

3- DAS VAGAS

3.1 A seleção se destina ao preenchimento das vagas de Auxiliar de Saúde Bucal - ASB's para o Centro de Especialidades Odontológicas da cidade de Propriá; e de Assistentes Administrativos para o CEO de Propriá e Farmácia Popular do Brasil localizadas nos municípios de Propriá e Estância, conforme demonstra o quadro abaixo:

QUADRO 1- Discriminação do município sede do CEO

Nº de Vagas para Auxiliar Saúde de Bucal

Nº de Vagas para Assistente Administrativo

Propriá

02

01

 

QUADRO 2 - Discriminação do município sede da Farmácia Popular do Brasil

Nº de Vagas para Auxiliar de Saúde Bucal

Nº de Vagas para Assistente Administrativo

Propriá

---

03

Estância

---

03

3.2. Vinte por cento (20%) das vagas desse processo seletivo serão destinadas aos portadores de necessidades especiais, em consonância com os termos do art. 152, § 3º, da Lei Complementar n.º 33, de 26 de dezembro de 1996.

3.3. A condição de portador de necessidades especiais deverá ser declarada formalmente pelo candidato no ato da inscrição.

3.3.1 O candidato que, no ato da inscrição se declarar portador de necessidades especiais poderá apresentar documentos comprobatórios dessa condição;

3.3.2 O candidato que no ato da inscrição se declarar portador de necessidades especiais poderá ser submetido à perícia técnica comprobatória dessa condição.

4 - DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição do candidato implicará na ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento.

4.2. As inscrições para o processo seletivo previsto neste edital terão início no dia 05 de abril de 2011 e se encerrarão no dia 08 de abril de 2011.

4.3. São condições para inscrição:

a. Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

c. Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato do sexo masculino;

d. Morar no município que pleiteia a vaga ou na região de saúde da qual o município faz parte;

e. Declarar, no requerimento da inscrição, que possui os requisitos exigidos para o cargo pretendido e que conhece e aceita as normas constantes deste Edital;

f. Possuir as habilidades e qualificações técnicas necessárias para o cargo;

g. Apresentar comprovante de experiência profissional (registro em carteira profissional de trabalho e/ou declaração da entidade contratante) na atividade de balconista ou caixa de farmácia para os candidatos a Assistente Administrativo das Farmácias Populares do Brasil em Propriá e Estância;

h. Apresentar comprovante de experiência profissional (registro em carteira profissional de trabalho e/ou declaração da entidade contratante) na atividade de recepcionista ou atendente em serviços de saúde, para os candidatos a Assistente Administrativo do Centro de Especialidades Odontológicas de Propriá;

4.4. As inscrições de que tratam este edital serão efetuadas:

4.4.1 Para os candidatos ao cargo de Assistente Administrativo e Auxiliar de Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas de Propriá, as inscrições deverão ser realizadas no local: Avenida Juvêncio de Brito, S/N, Bairro Remanso, Propriá/SE;

4.4.2 Para os candidatos ao cargo de Assistente Administrativo da Farmácia Popular do Brasil de Propriá, as inscrições deverão ser realizadas no local: Rua Dom José Vicente Távora s/nº, Centro, Propriá/SE;

4.4.3 Para os candidatos ao cargo de Assistente Administrativo da Farmácia Popular do Brasil de Estância, as inscrições deverão ser realizadas no local: Rua Dr. Pedro Soares, s/nº, Centro, Estância/SE;

4.5. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar formulário de inscrição (ANEXO V) devidamente preenchido e assinado, e cópia simples (acompanhada dos originais) dos seguintes documentos:

a. Documentos de Identidade e CPF;

b. Comprovante de endereço;

c. Título de eleitor, com comprovante de votação na última eleição;

d. Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC;

e. Currículum Vitae, devidamente comprovado, conforme critérios estabelecidos no anexo VI;

f. Carteira de reservista, no caso do candidato ser do sexo masculino;

g. Comprovante de regularidade com as obrigações militares, no caso do sexo masculino. 4.6. Para os cargos de Auxiliar de Saúde Bucal, além dos documentos acima exigidos, os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição, cópia simples (acompanhada dos originais) da seguinte documentação:

a. Certificado de curso técnico-profissionalizante com carga horária igual ou superior a 900 (novecentas) horas;

b. Registro no Conselho Regional de Odontologia.

4.7. Não será aceita inscrição por fac-símile (fax), correio eletrônico ou fora do período estabelecido neste Edital.

5- REQUISITOS

5.1 Comprovar que atende as condições para inscrição conforme itens 4.3 desse edital.

5.2 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, descritas no ANEXO I deste edital.

5.3 Auxiliar de Saúde Bucal: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação -MEC, acrescido de curso de Auxiliar de Saúde de Bucal, (antigo Auxiliar de Consultório Dentário) ou Técnico de Higiene Dentária, reconhecido pelo Conselho de Classe.

5.4. Assistente Administrativo: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação -MEC.

6 - DO PROCESSO SELETIVO

6.1 O candidato a uma das vagas previstas neste processo seletivo será submetido à análise de currículo, além da entrevista oral e individual.

6.2 O processo acontecerá em duas etapas: I Etapa - fase classificatória, que será para análise de currículo e II Etapa - que é eliminatória e classificatória, e será para realização de entrevista.

6.3. Os critérios de avaliação pontuarão: experiência na área, capacidade técnica, clareza, objetividade e postura crítica, capacidade de articulação e exposição de idéias sobre o emprego que pleiteia.

6.4. Todos os candidatos inscritos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos identificados no currículo, e apenas os 10 primeiros em cada cargo serão convocados oficialmente para participarem da entrevista.

6.5. Após o resultado da análise dos currículos será divulgado o resultado parcial da seleção, e o horário e a localidade das entrevistas.

6.7. A entrevista será conduzida por uma banca constituída por, pelo menos, dois membros da Comissão de Seleção; sendo disponibilizado para cada candidato o tempo máximo de entrevista de 20 minutos, que serão contados a partir do horário agendado para o candidato.

6.8. A entrevista consta de um roteiro de questões que objetiva conhecer mais sobre as vivências do candidato com o SUS e com o emprego que pleiteia.

6.9. O desempenho do candidato ao responder cada questão formulada no ato da entrevista será mensurado por cada entrevistador, individualmente, utilizando-se dos conceitos: Insuficiente (0 a 5 pontos); Bom (5 a 7 pontos) e Excelente (8 a 10 pontos).

6.10. Após a consolidação da nota da entrevista, será adicionada a nota da análise do currículo que juntas fornecerão o resultado final.

7 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE / CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1 Todos os candidatos inscritos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos, de acordo com os resultados obtidos na análise de currículo (conforme anexo VI).

7.2. O resultado será divulgado e será agendada a data para realização da entrevista.

7.3. Após a entrevista, havendo empate na consolidação dos pontos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, na ordem em que se apresentam a seguir:

1º - Candidato que possuir maior idade;

2º - Candidato que possuir maior tempo de experiência na área;

3º - Candidato que possuir maior tempo de experiência em saúde pública;

4º - Sorteio.

7.4 Informações adicionais referentes ao presente processo seletivo poderão ser obtidas no site www.ses.se.gov.br, ou em horário comercial através do telefone (79) 8824-8084.

8 - DOS RECURSOS

8.1. Após a divulgação do resultado deste processo seletivo, o candidato terá 02 (dois) dias úteis para interpor recurso junto à Comissão de Seleção;

8.2. O pedido de recurso deverá ser entregue em horário comercial (das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h) nos locais de inscrição;

8.3. Não serão aceitos recursos por meio de e-mail, fax ou outro meio não especificado neste Edital;

8.4. Para interpor recurso o candidato deverá utilizar o Modelo de Recursos do Anexo IV apresentado neste edital.

9 - DA REMUNERAÇÃO

9.1. SALÁRIO BÁSICO PARA TODOS OS CARGOS: R$ 545,00 REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: Até R$ 150,00.

9.2. A carga horária total prevista de trabalho corresponde a 40 (quarenta)horas semanais.

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. A inscrição nesta seleção importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições de seleção deste edital e nas normas legais pertinentes.

10.2. Inexatidão e/ou irregularidades nos documentos apresentados pelo candidato, verificadas a qualquer tempo, em especial na ocasião da contratação, acarretarão na nulidade da inscrição com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

10.3. Caberá à Diretoria da FUNESA a homologação dos resultados desta Seleção.

10.4. O prazo de validade deste processo seletivo será de 12 meses, contados da homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

10.5. O candidato obriga-se a manter seu endereço e demais formas de contato atualizadas junto à FUNESA, em qualquer tempo, durante o prazo de validade desta seleção.

10.6. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso publicado no endereço www.ses.se.gov.br.

10.7. A FUNESA se exime das despesas com deslocamento e estadas de candidatos em quaisquer das fases da seleção.

10.8. A FUNESA não emitirá declaração de aprovação no presente certame, pois a própria publicação no Diário Oficial do Estado de Sergipe serve para fins de comprovação da aprovação.

10.9. Todas as convocações, avisos e resultados oficiais, referentes a esta seleção, serão publicados no site www.ses.se.gov.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

10.10. A FUNESA não se responsabiliza por eventuais prejuízos decorrentes de:

- Endereço não atualizado;

- Endereço de difícil acesso;

- Correspondência devolvida pela ECT por qualquer razão;

- Correspondência recebida por terceiros;

- E-mail devolvido.

10.11. Os casos omissos ou considerados duvidosos serão julgados pela Comissão responsável pelo processo seletivo.

10.12. Os profissionais selecionados para os cargos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Saúde Bucal dos Centros de Especialidades Odontológicas de Propriá deverão ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, distribuídas em 08 (oito) horas diárias, no período de segunda a sexta-feira; e para participar de atividades pertinentes como: reuniões técnicas pedagógicas, planejamento, avaliação e capacitações dentro da carga horária contratada.

10.13 Os profissionais selecionados para o cargo de Assistente Administrativo das Farmácias Populares do Brasil de Estância e Propriá deverão ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, distribuídas de segunda a sábado; e para participar de atividades pertinentes como: reuniões técnicas pedagógicas, planejamento, avaliação e capacitações dentro da carga horária contratada.

10.14. O cronograma de realização do processo seletivo está descrito no ANEXO II deste edital. 10.15. Todas as informações e anexos referentes a este edital estarão disponíveis:

- Através do site www.ses.se.gov.br;

- Na sede da FUNESA, na Avenida Mamede Paes Mendonça (Antiga Av. Sete de Setembro) nº 629, Centro, Aracaju/SE, em horário comercial;

- No telefone (79) 3211-5005, ramal 206, em horário comercial;

- No Centro de Especialidades Odontológicas de Propriá, localizado na Av. Juvêncio de Brito, s/nº, Bairro Remanso, Propriá/SE; Telefone : 03179-3322-4544;

- Na Farmácia Popular do Brasil de Propriá, localizada na Rua Dom José Vicente Távora s/nº, Centro, Propriá/SE; Telefone ;03179-3322- 3097;

- Na Farmácia Popular do Brasil de Estância, localizada na Rua Dr. Pedro Soares, s/nº, Centro, Estância/SE. Telefone; 03179-3522-9547.

Aracaju, 01 de abril de 2011.

CLÁUDIA MENEZES SANTOS
Diretora Geral

Fundação Estadual de Saúde

ANEXO I: DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Receber, classificar, conferir, protocolar, localizar, expedir e/ou arquivar expedientes e outros documentos; redigir correspondências e executar serviços de digitação; controlar o material de consumo e/ou permanente existente no setor realiza operações básicas no microcomputador e periféricos; dar suporte a processos administrativos e executar atividades de recepção geral e de clientes, e atividades correlatas à área administrativa, e as atividades que constarem no contrato de trabalho.

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

Compreender a legislação e o papel do SUS; participar de espaços coletivos de planejamento e avaliação junto com a gerência do CEO. Exercer as atribuições dispostas na Legislação específica da profissão de ACD; realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal; proceder à desinfecção e à esterilização de materiais e instrumentos utilizados; preparar e organizar instrumental e materiais necessários; instrumentalizar e auxiliar o cirurgião dentista nos procedimentos clínicos; cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos; organizar a agenda; participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento do serviço; revelar e montar radiografias intra-orais; preparar o paciente para atendimento, bem como auxiliar o paciente durante o atendimento; executar outras atribuições afins, e as atividades que constarem no contrato de trabalho.

ANEXO II: CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Fases do Processo Seletivo

Período

Período de Inscrição

05 a 08/04/2011

Período para análise do currículo

11 a 13/04/2011

Resultado Parcial

14/04/2011

Período de Execução das Entrevistas

19 e 20/04/2011

Resultados das entrevistas e Parcial

25/04/2011

Resultado Final

28/04/2011

ANEXO III: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

1 Redação oficial. 2. Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. 3 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. 4 Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua. 5 Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo. 6 Noções de informática.

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL - ASB: 1 Educação em saúde bucal - Higiene Bucal. 2 Hábitos alimentares e consumo de açúcar. 3 Uso de fluoretos e selantes. 4 Acolhimento odontológico do paciente. 5 Doenças da boca - cárie e controle dentário, periodontopatias. 6 Câncer bucal, fissuras lábio - palatais, controle da placa bacteriana. 7 A contaminação e o controle de infecção cruzada na prática odontológica. 8 Tipos de esterilização. 9 Manutenção do equipamento odontológico. 10 Riscos ocupacionais e sua prevenção. 11 Atribuições do auxiliar de saúde bucal, na equipe de trabalho. 12 Ética profissional.

ANEXO IV: MODELO DE RECURSO

Referência: Processo Seletivo Simplificado ___/2011 FUNESA

A/C Fundação Estadual de Saúde- FUNESA

Nº de Inscrição:__________________ Nº do Documento de Identidade:_____________________

Nome do Candidato(a):_________________________ Emprego:__________________________

Endereço do Candidato:__________________________________________________________

Recurso: (Fundamentação resumida / clara e objetiva)
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

Data:___/___/201 1

Assinatura do Candidato ________________________________

Obs.: O prazo para impetrar recurso será de 2 (dois) dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado.Não serão aceitos recursos por meio de e-mail, fax ou outro meio que não foi especificado no edital.

ANEXO V: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

NOME COMPLETO: ______________________________________________________________

Nº DE RG: __________________________________ Nº DE CPF:__________________________

ENDEREÇO RESIDENCIAL:____________________________________________ Nº _________

COMPLEMENTO:________________________________________________________________

BAIRRO:__________________________________________________ CEP:_________________

CIDADE:________________________________________________________________________

TEL. FIXO:________________________________________ TEL. CELULAR:________________

E-MAIL: ________________________________________________________________________

CARGO QUE PLEITEIA (O candidato deverá escolher um único cargo):

( ) ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

( ) AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

LOCAL QUE PLETEIA (O candidato deverá escolher um único local):

( ) CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DE PROPRIÁ

( ) FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL DE PROPRIÁ

( ) FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL DE ESTÂNCIA

Declaro que tenho ciência e concordo com as normas e condições estabelecidas neste edital.

DATA:____/_____/2011

______________________________________
Assinatura do candidato

ANEXO VI - GRADE DE AVALIAÇÃO DE TITULAÇÃO.

Nome do Candidato (a): _____________________________________________________________

Nome do (os) Examinadores: (as): ______________________________________________________

ESPECIFICAÇÃO DE TÍTULO PARA CARGO DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS

Mínimo Por item

Máximo por item

Pontuação
Obtida

A
S
B

1.1 Curso de Auxiliar de Saúde Bucal

1

1

 

Cópia autenticada ou acompanhada do original de diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso, datada e assinada pelo responsável da organização de ensino.

1.2 Curso Técnico de Saúde Bucal.

1

1

 

1.3 Experiência de trabalho na área (pontuação por semestre)

01

3

 

1.4 Experiência de trabalho em Saúde Pública (pontuação por semestre)

01

5

 

 

ESPECIFICAÇÃO DE TÍTULO PARA CARGO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS

Mínimo Por item

Máximo por item

Pontuação
Obtida

A
S
S I
S
T
E
N
T
E

1. Ensino Médio

1

1

 

Cópia autenticada ou acompanhada do original de diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso, datada e assinada pelo responsável da Instituição.

1.2 Cursos na área

1

1

 

1.3 Experiência de trabalho na área (pontuação por semestre)

01

5

 

1.4 Experiência de trabalho em Saúde

Pública (pontuação por semestre)

01

3