FECEA - Fac. Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - PR

Notícia:   Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - PR abre 11 vagas

SETI - SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

FECEA - FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL Nº 086/2010 - CONCURSO PÚBLICO

O Diretor da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas da carreira docente do Magistério do Ensino Superior, a ser realizado de acordo com as Leis nº. 11.713/1997 e nº. 14.825/2005, o Decreto 5722/2005, publicado no Diário oficial do Estado nº. 7108 de 24/11/2005 e o Decreto nº. 6841, publicado no Diário Oficial do Estado nº 8208, de 27/04/2010, e o Regulamento Geral de Concursos Públicos Decreto 2508 de 20/01/2004 publicado no Diário Oficial 6650 em 20/01/2004 e o Regimento Geral da FECEA e as disposições contidas no presente Edital, para os Departamentos e regimes de trabalho constantes nos quadros anexos, em atividades a serem exercidas nos horários diurno e noturno, de acordo com as determinações e necessidades da Instituição nos termos da legislação em vigor.

1. DO CARGO

1.1. Quando da nomeação, o candidato ingressará no nível inicial do cargo de Professor de Ensino Superior, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior, a ser enquadrado na classe conforme a titulação do candidato, sendo: Professor Auxiliar (Especialista), Professor Assistente (Título de Mestre) e Professor Adjunto (Título de Doutor), e será lotado no respectivo departamento para o qual se habilitou.

1.2 Regime Jurídico: regido pelo Estatuto dos Funcionários Civis do Estado do Paraná.

1.3 Regime de trabalho: 20 horas semanais e 40 horas semanais.

1.4 O horário das atividades do professor contratado será de acordo com o regime de trabalho e com as necessidades do Departamento respectivo, podendo ser no período matutino, e/ou vespertino, e/ou noturno, incluindo sábados, domingos e feriados.

1.5 Vencimentos:

Classe

Titulação

Nível

Salário Básico R$

Incentivo de Mérito R$

Vencimentos R$ *

Professor Auxiliar

Especialista

Único

849,21

169,84

1.019,05

Professor Assistente

Mestre

A

976,59

439,47

1.416,06

Professor Adjunto

Doutor

A

1.227,22

920,41

2.147,63

* Valores referentes a setembro/2010.

1.5.2 Vencimentos: conforme o enquadramento para o regime de 40 horas:

Classe

Titulação

Nível

Salário Básico R$

Incentivo de Mérito R$

Vencimentos R$ *

Professor Auxiliar

Especialista

Único

1.698,42

339,68

2.038,10

Professor Assistente

Mestre

A

1.953,18

878,93

2.832,11

Professor Adjunto

Doutor

A

2.454,43

1.840,82

4.295,25

* Valores referentes a setembro/2010.

1.6. Vagas: as descritas no Item 3 - DAS VAGAS.

1.7. São requisitos para contratação:

I. Ter sido aprovado no concurso público;

II. Ser brasileiro nato ou naturalizado;

III. Estar no gozo dos direitos políticos;

IV. Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;

V. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

VI. Possuir os requisitos de escolaridade, titulação e experiência na área exigidos para o seu exercício, especificados no Item 3 - DAS VAGAS;

VII. Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, a ser comprovada por inspeção médica oficial pré-admissional;

VIII. Não ter sido demitido de cargo, emprego ou função pública, nos termos do Item 5.13 deste Edital.

1.8. Será excluído do Concurso Público o candidato que não atender a qualquer dos requisitos do item anterior.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 06 outubro de 2010 a 26 de outubro de 2010, somente via internet, no endereço eletrônico da FECEA: www.fecea.br, onde existirá um "link" específico com o formulário para o preenchimento destinado à participação no Concurso Público.

2.2 O candidato poderá efetuar sua inscrição, a partir das 15h00 do dia 06/10/2010 às 12h00 do dia 26/10/2010.

2.3 Taxa de Inscrição: R$ 100,00 (cem reais).

2.4 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 27/10/2010, em qualquer agência bancária credenciadas pelo Banco do Brasil, mediante a apresentação do boleto bancário impresso após o preenchimento do formulário de inscrição pela internet. A efetivação da inscrição corresponde ao pagamento da taxa.

I - Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público estabelecidos pelo Edital, pois a taxa, uma vez paga, não será restituída em qualquer hipótese.

2.5 Não haverá isenção, parcial ou total, do valor da taxa de inscrição.

2.6 É vedada a inscrição condicional e/ou extemporânea.

2.7 Em qualquer hipótese não haverá devolução da taxa de inscrição.

2.8 A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas e a contratação, por meio de processo administrativo do candidato, inclusive após a homologação do resultado do Concurso Público, desde que verificada a prática de qualquer ilegalidade pelo candidato, tais como: falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas provas e/ou nos documentos apresentados.

2.9 Os candidatos que necessitarem de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas deverão solicitá-lo, por escrito, à Comissão Organizadora de Concurso Público, localizada na Avenida Minas Gerais, 5.021, CEP 86813-250, Apucarana - Pr, até o dia 28 de outubro de 2010.

2.10 As solicitações de condições especiais para realização da prova escrita serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

2.11 A inscrição implica em um compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitação das condições estabelecidas no presente Edital e nos demais que vierem a ser publicados para a realização do Concurso Público.

2.12 A partir das 18h00 do dia 29/10/2010, o candidato poderá verificar, no endereço eletrônico www.fecea.br, em ordem alfabética, o status da sua inscrição, devendo, em caso de alguma incorreção, no prazo de 2 (dois) dias úteis, protocolar recurso junto à Seção de Recursos Humanos da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, localizada na Avenida Minas Gerais, nº 5.021, CEP 86813-250, Caixa Postal 98, em Apucarana, Paraná, nos seguintes horários: das 8:00 às 11h00 e das 13h30 às 17:00 horas, ou postar via SEDEX, no mesmo endereço anterior.

2.13 Será publicado no Quadro de Editais da FECEA e no Diário Oficial do Estado o Edital de Homologação dos candidatos inscritos, a partir do dia 04/11/2010.

2.14 Da não homologação da inscrição caberá recurso - com efeito suspensivo - à Direção, que decidirá mediante parecer da Comissão Organizadora de Concurso Público (Portaria nº. 129/2010), no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data de publicação do Edital de Homologação.

Decorridos 05 (cinco) dias da publicação do Edital de Inscritos a Comissão Organizadora de Concurso Público da FECEA não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de problemas de ordem técnica estranhas à FECEA, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

3. DAS VAGAS

3.1. Departamento de Administração

Área/Subárea: Administração

Número de Vagas: 2

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Administração com pós-graduação stricto sensu na área de Administração ou áreas afins.

Área/Subárea: Comércio Exterior

Número de Vagas: 1

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Administração em Comércio Exterior com pós-graduação stricto sensu em áreas afins.

3.2. Departamento de Economia

Área/Subárea: Economia

Número de Vagas: 1

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Ciências Econômicas com pós-graduação stricto sensu na área de Economia ou áreas afins.

3.3. Departamento de Ciências Humanas

Área/Subárea: Direito

Número de Vagas: 1

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Direito com pós-graduação stricto sensu em Direito.

Área/Subárea: Língua Portuguesa

Número de Vagas: 1

Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Letras com pós-graduação stricto sensu.

Área/Subárea: Psicologia

Número de Vagas: 1

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Psicologia com pós-graduação stricto sensu em psicologia ou áreas afins.

Área/Subárea: Serviço Social

Número de Vagas: 1

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Serviço Social com pós-graduação stricto sensu em serviço social ou áreas afins.

Área/Subárea: Turismo

Número de Vagas: 1

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Turismo ou Turismo e Hotelaria ou Turismo e Meio Ambiente com pós-graduação lato sensu na área de Turismo ou áreas afins.

3.4. Departamento de Métodos Quantitativos

Área/Subárea: Matemática

Número de Vagas: 2

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Requisitos mínimos: Curso Superior em Matemática com pós-graduação stricto sensu em áreas afins.

4. DAS PROVAS

4.1 Somente poderão submeter-se às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas, que atenderem às exigências deste Edital e que estiverem portando documento de identidade, com foto.

4.2 O Concurso Público constará de:

I - Prova Escrita, com caráter eliminatório;

II - Prova Didática; e

III - Análise e Avaliação do Curriculum Vitae.

4.3 A lista de 10 (dez) pontos do conteúdo programático de cada área/subárea, objeto deste concurso para as provas, conforme Anexo I do Edital, foi elaborada por professores do Departamento interessado ou pela Comissão Organizadora (Portaria nº. 129/2010), quando da impossibilidade pelo Departamento.

4.4 Da Prova Escrita:

4.4.1 A Prova Escrita, de caráter eliminatório, simultânea para todos os candidatos à mesma área de conhecimento, objeto do concurso, versará sobre ponto único, sorteado no momento da prova por um dos candidatos, perante a Banca Examinadora, de uma lista de 10 (dez) pontos do conteúdo programático constante no Anexo I, e terá a duração de 3h30min (três horas e trinta minutos), precedida de 30 (trinta) minutos para consulta bibliográfica, em sala.

4.4.2 A Prova Escrita será realizada no dia 10/11/2010, às 8h00, e a Prova Didática a partir do dia 22/11/2010, das 8h00 às 17h00.

4.4.3 A data e horário inicial da Prova Didática serão definidos pela Banca Examinadora, conforme o número de candidatos a realizar a Prova Escrita.

4.4.4 A Prova Escrita terá seu início com o sorteio do ponto, não sendo mais admitido o ingresso, ou saída, de nenhum candidato no local da prova, independentemente de quaisquer motivos porventura alegados.

4.4.5 A Consulta bibliográfica será efetuada logo após o sorteio do ponto, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de anotação ou consulta durante a Prova Escrita.

4.4.6 A Prova Escrita será avaliada pela Banca Examinadora no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após a sua conclusão, obedecendo aos critérios mínimos de:

I - Apresentação: introdução - desenvolvimento - conclusão;

II - Conteúdo: conteúdos mínimos - organização;

III - Linguagem: clareza - propriedade - correção.

4.4.7 Caberá a cada um dos membros da Banca Examinadora atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez), e a nota final será a média aritmética das mesmas.

4.4.8 O candidato que não obtiver a média mínima 7,0 (sete) na Prova Escrita será eliminado, ficando impedido de prestar as demais provas.

4.4.9 O resultado da avaliação da Prova Escrita será publicado por meio de Edital, a ser afixado no Edital em frente à Secretaria Acadêmica da FECEA, até o dia 18/11/2010, às 15h00.

4.4.10 As cópias das provas escritas ficarão à disposição do candidato junto à sala da Comissão Organizadora do Concurso Público, sendo permitida a obtenção de fotocópia somente de sua prova.

4.4.11 Contra o resultado da Prova Escrita caberá pedido de reconsideração, protocolado no setor de protocolo da FECEA, devidamente fundamentado, dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da publicação da média, devendo a Banca Examinadora analisá-lo nas 24 (vinte e quatro) horas seguintes, lavrar ata circunstanciada de sua decisão e publicá-la no edital em frente à Secretaria Acadêmica da FECEA, só cabendo recurso dessa decisão nos casos de manifesta irregularidade, encaminhado ao Conselho Departamental da FECEA para que se manifeste e proceda à diligência necessária no prazo máxima de 05 (cinco) dias.

4.4.12 No Edital de publicação do resultado da Prova Escrita, a Comissão do Concurso Público fará constar as datas, horários e locais das Provas Didáticas para os candidatos classificados naquela prova, que farão sua apresentação de acordo com a ordem alfabética.

4.5 Da Prova Didática:

4.5.1 O sorteio do ponto da Prova Didática, único para todos os candidatos, excluindo-se o ponto da prova escrita, será realizado pela Comissão Organizadora do Concurso Público, no dia 19/11/2010, às 15h00.

4.5.2 O não comparecimento do candidato, por qualquer motivo, para a Prova Didática, até o início da hora marcada para a realização de sua prova, implicará em sua desclassificação automática e irrecorrível no presente Concurso.

4.5.3 A Prova Didática será pública, exceto para os candidatos concorrentes, com o objetivo de apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria, e constará de aula proferida, em nível de graduação, no tempo mínimo de 40 (quarenta) e no máximo de 50 (cinquenta) minutos, sobre o ponto sorteado, seguida de arguição de no máximo 15 (quinze) minutos.

4.5.4 Ao iniciar a Prova Didática, o candidato deverá apresentar o plano de aula em 3 (três) vias à Banca Examinadora.

4.5.5 A avaliação da Prova Didática será efetuada pela Banca Examinadora respectiva, cabendo a cada um de seus membros atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez).

4.5.6 A nota da Prova Didática será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, na escala de zero (0) a dez (10).

4.5.7 Os recursos didáticos serão escolhidos pelo candidato ficarão a cargo do mesmo, e disponibilizados pela FECEA, de acordo com suas possibilidades.

4.6 Da Análise e Avaliação do Curriculum Vitae:

4.6.1 Os títulos dos candidatos aprovados na prova escrita serão recebidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público no momento do sorteio do ponto para a prova didática, ou seja, no dia 19/11/2010 às 15h00, na sala 38, no campus da FECEA.

4.6.2 Não será admitida, em hipótese alguma, a inclusão de novos documentos após a entrega dos títulos, que acontecerá no dia 19 de novembro de 2010 para todos os candidatos inscritos e aprovados na prova escrita.

4.6.3 As titulações consideradas na Análise e Avaliação do Curriculum Vitae são as constantes do Anexo II, do presente Edital.

4.6.4 A Análise e Avaliação do Curriculum Vitae dos candidatos serão realizadas pela Comissão Organizadora do Concurso Público, em sessão reservada.

4.6.5 A nota final da Análise e Avaliação de Curriculum Vitae de cada candidato, na escala de 0 (zero) a 10 (dez), será calculada, tomando por base a pontuação obtida conforme as Tabelas de Pontuação para Avaliação de Títulos (Anexo II do presente Edital).

4.7 A média final das provas será calculada obedecendo a seguinte ponderação:

1. Prova Escrita : peso 4.

2. Prova Didática : peso 4.

3. Análise e Avaliação do Curriculum Vitae .:peso 2.

4.7.1 O somatório dos resultados será dividido por 10 (dez), com uma casa decimal, utilizando a regra universal de aproximação: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro), permanece o primeiro número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.

4.8 Em caso de empate, será dada a preferência, para fins de classificação, ao candidato:

I - que tenha obtido a maior nota na Prova Escrita;

II - que tenha a maior nota na Prova Didática;

III - que tenha a maior nota na análise e avaliação do Curriculum Vitae;

IV - maior idade.

4.9 Não será permitido ao candidato durante a realização das provas, sob pena de eliminação do concurso:

I - Comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso;

II - Ausentar-se do recinto sem o acompanhamento de um componente da equipe de execução do Concurso Público;

III - Utilizar-se de meios ou procedimentos ilícitos para a realização da prova.

4.10 O Resultado Final deste Concurso Público será publicado, conforme relação dos candidatos habilitados por ordem de classificação para as vagas oferecidas nas respectivas áreas/departamentos, no Diário Oficial do Estado do Paraná, bem como estará à disposição dos interessados no Quadro de Editais da FECEA, a partir de 30/11/2010.

4.11 Após a Publicação do Resultado Final deste concurso poderão ser interpostos recursos - somente nos casos de manifesta irregularidade ou ilegalidade - no prazo de 2 (dois) dias úteis contados a partir da data da Publicação, à Direção da FECEA, que sobre eles decidirá, após o parecer da Comissão Organizadora, homologado pelo Conselho Departamental, que por suas vezes poderão requerer os encaminhamentos e as diligências que se fizerem necessário.

No caso de anulação total ou parcial do resultado do Concurso Público, a Instituição providenciará, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, a realização de novas provas, com os mesmos candidatos, não sendo permitida a juntada de novos documentos.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Para efeito de composição do Curriculum Vitae mencionado neste Edital, o candidato deverá, preferencialmente, observar a seguinte ordem:

I- Dados Pessoais;

II- Formação Acadêmica;

III- Atividades Docentes Universitárias;

IV- Trabalhos e Publicações na Área;

V- Atividades e Méritos Profissionais;

VI- Outros Títulos e Atividades.

5.2 O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos.

5.3 Não poderão participar da Banca Examinadora parentes consanguíneos ou afins dos candidatos até o terceiro grau de parentesco, bem como aqueles que se declararem impedidos.

5.4 As Bancas Examinadoras e suplências serão nomeadas pela Comissão Organizadora designada pela Portaria nº. 129/2010, ouvidos os respectivos Departamentos, após a homologação das inscrições, e a nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado, até o dia 10 de novembro de 2010, sendo designado como presidente o membro com maior titulação.

5.5 As Bancas Examinadoras serão em número de três titulares e (01) um suplente, sendo a presidência indicada no ato da designação.

5.6 A Banca Examinadora será constituída por membros de titulação compatível com os requisitos mínimos exigidos do candidato a ser examinado, com titulação, ou de notório saber, na área de conhecimento do Concurso Público, conforme estabelece a Lei Estadual nº 11.713, de 07/05/1997, e suas alterações.

5.7 Para este Concurso Público não se aplica a Lei Estadual nº. 13.456 de 11/01/2002 e o Decreto Estadual nº. 2508 de 20/01/2004, que reserva vagas para portadores de deficiência.

5.8 Para este Concurso Público não se aplica a Lei Estadual nº. 14.274 de 24/12/2003, que reserva vagas aos afrodescendentes.

5.9 A aprovação no Concurso Público não gera para o candidato o direito de ser contratado pela autoridade competente.

5.10 A contratação dos aprovados será processada observando-se rigorosamente a ordem de classificação dentre as vagas ofertadas, obedecendo as demais exigências deste Edital e legislação pertinente.

5.11 O candidato convocado para contratação poderá, caso não tenha interesse na vaga, pedir reclassificação no Concurso Público por uma única vez, passando a ser o último classificado.

5.12 No ato da nomeação, o candidato firmará declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública. Na hipótese de acúmulo legal, contemplado no artigo 37, inciso XVI da Constituição Federal e artigo 27, inciso XVI da Constituição do Estado do Paraná, o contratado firmará declaração de acúmulo legal de cargos, à qual anexará informação dos horários de suas atividades emitida pelo respectivo órgão.

5.13 Não será permitida a nomeação de candidatos que tenham sido exonerados (estatutários) ou dispensados por justa causa (celetistas) de cargo ou emprego público nos últimos 5 (cinco) anos, a contar da data de demissão. No ato da admissão o candidato aprovado deverá firmar declaração de que não incorre em tal hipótese, sob pena de nulidade da contratação.

5.14 O ato de contratação do docente determinará o Departamento de lotação, não o vinculando à disciplina específica.

5.15 Os candidatos não aprovados, ou que tiveram suas inscrições indeferidas, poderão retirar as fotocópias dos documentos apresentados para inscrição até 120 (cento e vinte) dias após o encerramento do Concurso Público, observando-se os prazos para recurso.

5.16 Os candidatos aprovados e não convocados poderão retirar as fotocópias dos documentos apresentados para inscrição até 30 (trinta) dias após a data de vencimento do prazo de validade do Concurso Público. Decorridos os prazos ora citados os documentos serão incinerados.

5.17 O candidato, no ato da inscrição, declara submeter-se aos termos e a todas as demais condições definidas pelo presente Edital.

5.18 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Apucarana, 04 de outubro de 2010.

Profº Rogério Ribeiro
Diretor

Profº. Jean Marcelo de Arruda Soato
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Área/Subárea: Administração

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Teoria geral dos sistemas: habilidades, papéis e funções;

2. Planejamento, controle e gerenciamento de estratégias;

3. Administração: teoria, ciência e prática;

4. Mudanças organizacionais: comportamento da gestão contingencial;

5. Responsabilidade social e ética das organizações: definição e visão geral;

6. Marketing ;

7. Sistema de informação gerencial: implementação, funcionalidade e tendências;

8. Pensamento estratégico: contexto, organização e paradigmas;

9. Cultura organizacional e ambiente: as restrições e práticas.

10. Operações e Produção.

Área/Subárea: Comércio Exterior

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Canais de Distribuição no Comércio Exterior

2. Carta de Crédito

3. Principais Intervenientes no Mercado de Câmbio

4. Regimes Aduaneiros Especiais

5. Modalidades de Pagamentos na Exportação

6. Mercado de Câmbio no Brasil

7. Formas de Financiamento à Exportação

8. Contrato de Câmbio na Exportação

9. Trading Company

10. Transporte e Seguro Internacional

2. DEPARTAMENTO DE ECONOMIA Área/Subárea: Economia

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Efeitos de políticas econômicas no modelo IS-LM.

2. A economia aberta e o modelo IS-LM: o modelo de Mundell-Fleming.

3. Determinação do produto de equilíbrio: a análise IS-LM.

4. O déficit orçamentário e a dívida pública.

5. Política monetária e metas de crescimento da moeda ou de taxa de inflação.

6. Instrumentos de política monetária.

7. A taxa natural de desemprego e a curva de Phillips.

8. Poupança, acumulação de capital e produto.

9. Regimes de taxa de câmbio.

10. Modelos de crescimento econômico.

3. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Área/Subárea: Direito

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Sujeitos do Direito do Trabalho (Empregado e Empregador).

2. Duração do trabalho e períodos de descanso.

3. Contrato individual de trabalho.

4. Rescisão do Contrato de trabalho.

5. Aviso Prévio.

6. Salário e Remuneração.

7. Férias anuais remuneradas.

8. Normas de proteção ao trabalho da mulher e do menor.

9. Alteração e suspensão do contrato de trabalho.

10. Indisponibilidade e Irrenunciabilidade do Direito do trabalho (Art.9º CLT).

Área/Subárea: Língua Portuguesa

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Colocação pronominal

2. Níveis de linguagem

3. Funções da linguagem

4. Técnicas de leitura e interpretação de texto

5. Uso da crase

6. Redação técnica: carta comercial

7. Redação técnica: ofício

8. Redação técnica: memorando

9. Redação técnica: ata

10. Redação técnica: procuração

Área/Subárea: Psicologia

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Psicologia - definição e objetivos; contribuição para as ciências sociais e administrativas;

2. O comportamento humano e as organizações de trabalho; o homem como ser sócio histórico;

3. A Percepção e a construção da subjetividade; contribuição e aplicabilidade para as ciências sociais e administrativas;

4. Competência cognitiva e social - aplicabilidade para atuação profissional na área de ciências sociais e administrativas;

5. A Personalidade: processos de ajustamento individuo-organização-sociedade; contribuição e aplicabilidade na dinâmica na atuação profissional para as ciências sociais e administrativas;

6. Motivação - enfoque como processo psicológico individual; processos de ajustamento individuo-organização-sociedade; aplicabilidade para as ciências sociais e administrativas;

7. Frustração - enfoque como processo psicológico individual; processos de ajustamento individuo-organização-sociedade quanto a qualidade de vida no trabalho; aplicabilidade para as ciências sociais e administrativas;

8. Conflito: o conflito individual, interpessoal, organizacional, causas, consequências e estratégias de gestão; aplicabilidade no processo de liderança organizacional e de grupos;

9. As relações humanas e a interação social; contribuição e aplicabilidade para as ciências sociais e administrativas;

10. Os Processos Grupais: liderança e trabalho em grupo.

Área/Subárea: Serviço Social

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

01. O estado neoliberal e as políticas públicas no Brasil.

2. Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social.

3. A ética e o trabalho profissional no Serviço Social.

4. Transformações no mundo do trabalho e o Serviço Social.

5. O processo investigatório e a construção do conhecimento no Serviço Social.

6. A dimensão técnico-operativa no Serviço Social.

7. O processo de formação profissional e as atuais diretrizes curriculares.

8. Intersetorialidade das políticas sociais e o trabalho em rede.

9. Gestão de serviços sociais e o Serviço Social.

10. Direitos sociais e o Serviço Social.

Área/Subárea: Turismo

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Turismo e acessibilidade.

2. O Turismo e as Políticas públicas direcionadas ao setor no Brasil.

3. Elaboração e comercialização de roteiros turísticos.

4. Mega eventos x trade turístico - perspectivas para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil.

5. A hospitalidade social, privada e comercial.

6. Turismo e etnicidade.

7. A sociedade pós-industrial e o profissional em Turismo.

8. Análise do Programa de Regionalização do Turismo, período de 2003 a 2010.

9. A gastronomia trabalhada como patrimônio cultural brasileiro.

10. Análise da trajetória do entendimento do fenômeno do Lazer através dos tempos.

4. DEPARTAMENTO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

Área/Subárea: Matemática

ITENS DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Ensino da Matemática no Brasil. Política educacional para a matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Tendências de Pesquisa em Educação Matemática:

2. Etnomatemática e Resolução de Problemas e Modelagem.

3. Utilização das TIC no ensino e na aprendizagem em Matemática.

4 História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática.

5. Ensino e aprendizagem em cálculo diferencial e integral.

6. Ensino e aprendizagem em geometria.

Fundamentos matemáticos em:

7. Cálculo Diferencial e Integral: limites, continuidade, derivadas e integrais de funções de uma variável; sequências e séries de números reais.

8. Geometria euclidiana: axiomas de incidência, ordem, congruência, paralelas e da continuidade; Teoria das proporções; Áreas.

9. Álgebra Linear: espaços vetoriais, matrizes, determinantes, sistemas lineares, transformações lineares.

10. Vetores e geometria Analítica: estudo da reta, da circunferência e do plano, vetores, operações com vetores.

ANEXO II - TABELAS DE PONTUAÇÃO PARA A ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

(CURRICULUM VITAE COM PRODUÇÃO DOS ÚLTIMOS 5 ANOS)

TABELA 01: PONTUAÇÃO NÃO CUMULATIVA, DEVENDO SER CONSIDERADA A TITULAÇÃO MAIOR (Máximo: 4 pontos)

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA

PONTUAÇÃO

a)

Livre-docência

4,00

b)

Doutorado (na área)

3,50

c)

Doutorado (fora da área)

2,00

d)

Mestrado (na área)

3,00

e)

Mestrado (fora da área)

1,50

f)

Especialização ou créditos de mestrado concluídos (na área)

2,00

TABELA 02: PONTUAÇÃO CUMULATIVA (Máximo: 2,0 pontos

2. ATIVIDADES DOCENTES UNIVERSITÁRIAS

PONTUAÇÃO POR ITENS

PONTUAÇÃO MÁXIMA POR BLOCO

a) Magistério superior na graduação

0,20 por ano

1,00

b) Magistério superior na pós-graduação

0,25 a cada 30 horas

1,00

c) Docência em cursos de atualização e/ou extensão

0,20 a cada 30 horas

1,00

d) Orientação de projetos (concluídos):

 

1,00

- Iniciação científica

0,10 por projeto

- Monografia de especialização

0,10 por projeto

- Dissertação

0,20 por projeto

- Tese

0,25 por projeto

e) Participação em bancas examinadoras:

 

0,30

- De concurso ao magistério superior

0,05 por banca

- De defesa de trabalho (livre-docência)

0,20 por banca

- De defesa de trabalho (doutorado)

0,15 por banca

- De defesa de trabalho (mestrado)

0,15 por banca

- De defesa de trabalho (especialização)

0,05 por banca

f) Coordenação de cursos de pós graduação

0,05 por curso

0,10

TABELA 03: PONTUAÇÃO CUMULATIVA (Máximo: 2,5 pontos

3. TRABALHOS E PUBLICAÇÕES NA ÁREA

PONTUAÇÃO POR ITENS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

a) Autor e/ou coautor de livros

1,00 por livro

2,00

b) editados indexados

0,50 por livro

1,00

c) Autor e/ou coautor de livros editados não-indexados

0,50 por livro

1,50

d) Colaborador, organizador ou tradutor de livros editados (ISBN)

0,50 por artigo

1,50

e) Artigos em fontes especializadas (ISSN): revistas, periódicos, cadernos, CDs, sites, anais.

0,25 por trabalho

1,00

f) Apresentação de trabalhos em eventos de natureza técnico-científica, com resumos publicados: seminários, congressos, simpósios, encontros. Artigos em fontes não-especializadas

0,10 por artigo

0,20

TABELA 04: PONTUAÇÃO CUMULATIVA (Máximo: 1,0 ponto

4. ATIVIDADES E MÉRITOS PROFISSIONAIS

PONTUAÇÃO POR ITENS

PONTUAÇÃO MÁXIMA POR BLOCO

a)

Atividades docentes (ensino fundamental, médio e pós-médio)

0,10 por ano

0,50

b)

Atividades profissionais não docentes ligadas à Educação

0,04 por ano

0,20

c)

Atividades profissionais em nível técnico na área do concurso

0,04 por ano

0,20

d)

Cargo de direção, supervisão e orientação na área do magistério no ensino fundamental ou médio

0,10 por ano

0,50

e)

Projetos de pesquisa:

 

0,30

- Elaboração e execução

0,06 por projeto

 

- Coordenação e colaboração

0,04 por projeto

 

f)

Aprovação em concurso público para docência

0,03 por título

0,15

TABELA 05: PONTUAÇÃO CUMULATIVA (Máximo: 0,5 ponto

5. OUTROS TÍTULOS E ATIVIDADES

PONTUAÇÃO POR ITENS

PONTUAÇÃO MÁXIMA POR BLOCO

a)

Conferências e palestras proferidas

0,10 por trabalho

0,30

b)

Monitoria e participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, enquanto acadêmico.

0,02 por projeto

0,20

c)

Organização e Coordenação de congressos, simpósios, seminários, cursos de extensão.

0,02 por evento

0,20

d)

Outros títulos e atividades

0,02 por atividade

0,10