FAFICOP - Faculdade de Cornélio Procópio - PR

Notícia:   Faculdade de Cornélio Procópio - PR oferece 6 vagas

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

EDITAL Nº 017/2008

Criada pela Lei nº 4991/64 e instalada em 02/05/66 - Reconhecida pelo Governo Federal, decreto nº 70.745, de 21/06/72.

CAMPUS UNIVERSITÁRIO: PR 160, Km 0 - FAFICENTRO: AVENIDA PORTUGAL, 340

FONE (43) 3904-1922 - CAIXA POSTAL 66 - CEP 86300-000 - CORNÉLIO PROCÓPIO

CONCURSO AGENTE UNIVERSITÁRIO

O Diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, no uso de suas atribuições e considerando a autorização governamental exarada no Protocolo 8.812.311-5, em 9 de maio de 2007, a autorização da Secretária de Estado da Administração e Previdência -SEAP, exarada no protocolo 9617945-6, e o Ofício n. 1291/08-GS/SETI, de 12/12/07,

TORNA PÚBLICO que estarão abertas inscrições para CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE AGENTE UNIVERSITÁRIO na FAFICOP, para provimento de 06 (seis) vagas da carreira Técnico Universitária das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado do Paraná a ser realizado de acordo com a Lei nº. 11.713/1997 e suas alterações dadas pela Lei nº. 15.050/2006, o Decreto nº. 5.722/2005, publicado no Diário Oficial do Estado nº 7.108, de 24/11/2005, o Regimento Geral da FAFICOP e as disposições contidas no presente edital e na legislação em vigor.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público será regido pelas regras estabelecidas neste Edital e executado pela Comissão Organizadora do Concurso designada pela Portaria n. 008/2008 da Direção da FAFICOP.

1.2 A seleção de que trata este Edital consistirá de prova de títulos, de caráter classificatório, e prova de conhecimentos a serem avaliados por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

1.3 As provas de títulos e objetiva serão realizadas no campus da FAFICOP.

1.4 A entrega dos documentos, pelos candidatos classificados na prova objetiva, para a prova de títulos será realizada no dia 14 de maio de 2008, não sendo permitida a juntada de documentos após a efetivação da inscrição.

2 DOS CARGOS

2.1 Agente Universitário - Funções: Auxiliar Operacional, Oficial de Manutenção, Técnico Administrativo e Bibliotecário.

2.1.1 REGIME JURÍDICO: Estatutário, com direitos, vantagens, obrigações e atribuições especificadas na Lei n.º 11.713, de 07 de maio de 1997, suas alterações, e na Lei Estadual n.º 6.174, de 16 de novembro de 1970 (Estatuto dos Funcionários Civis do Paraná) e legislação pertinente que vier a ser aplicada.

2.1.2 CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais a serem integralizadas de acordo com a necessidade da Instituição, podendo ser no período diurno ou noturno.

2.1.3 REMUNERAÇÃO MENSAL

FUNÇÃO

CLASSE

SÉRIE DE INGRESSO

VENCIMENTOS R$

Agente Operacional

III

C

618,84

Oficial de Manutenção

III

B

768,01

Técnico Administrativo

II

C

814,78

Bibliotecário

I

C

1.914,46

2.2 DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS EXIGIDOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

2.2.1 No ato da posse o candidato deverá apresentar comprovantes de escolaridade e experiência exigidas para o exercício da função.

2.2.2 Declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública quando for o caso, ou negativa de acumulação, para fins do disposto no art. 37, incisos XVI e XVII, da Constituição Federal.

2.3 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES

2.3.1 Agente Operacional: Executar conservação, reposição de material, limpeza e desinfecção em geral nas dependências físicas e bens patrimoniais da Instituição, selecionar e acondicionar o lixo comum ou contaminado, conforme orientações, auxiliar nos trabalhos relativos à construção civil, marcenaria, serralheria, jardinagem, pintura e eletricidade, desenvolver atividades auxiliares em laboratório de acordo com sua área específica, realizar atividades assistenciais com crianças, cuidando da higiene e asseio administrando alimentação e controlando repouso sob supervisão, proceder à organização do ambiente para a apresentação da orquestra, coral, zelando pela guardo dos uniformes, realizar venda de bilhetes e ingressos, efetuando prestação de contas, auxiliar na criação e no manejo (lavagem, assepsia, etc) de animais e plantas utilizados em atividades didático-pedagógicas, auxiliar na manutenção das instalações onde se realizam as atividades agropecuárias, executar serviços simples de copa, cozinha e lavanderia, executar trabalhos de corte, costura, confeccionado ou concertando vestuários, peças de cama, mesa e outros, preparar carnes desossando, identificando tipos, marcando, fatiando, pesando, e cortando, controlar a temperatura de câmara frias, auxiliar na preparação, controle e distribuição de refeições e dietas, executar atividades junto à comunidade externa referente nos cuidados de saúde, sob orientação e supervisão, auxiliar no preparo de peças anatômicas e de cadáveres para as mais diversas finalidades, manter os cadáveres em geladeiras e fazer a entrega dos mesmos aos familiares ou órgão competentes, preparar o equipamento de raios-X para os exames e auxiliar na revelação e fixação dos filmes conforme normas técnicas estabelecidas na área da saúde, auxiliar nos trabalhos gráficos e de serigrafia, operar e auxiliar o funcionamento de caldeiras, auxiliar nas atividades meteorológicas, efetuando observações visuais e de fenômenos registrando e transmitindo boletins, dirigir tratores de pequeno porte para realizar serviços de transporte, limpeza e similares, trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental, executar serviços de embalagem, entrega, distribuição, transporte, armazenagem, carga e descarga de objetos, móveis, equipamentos, animais, plantas e materiais diversos, zelar pela manutenção, limpeza e conservação do seu local de trabalho, bem como, a guarda e o controle de todo material, equipamentos e aparelhos sob sua responsabilidade, informar ao responsável imediato falhas/irregularidades que prejudiquem a realização satisfatória da tarefa, participar de programas de treinamento quando convocado, executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

2.3.2 Oficial de Manutenção: Realizar atividades específicas e de apoio operacional e técnico na Instituição. Auxiliar nos serviços básicos de mecânica. Prestar serviço de abastecimento de combustível em veículos. Desmontar, reparar e montar pneus e câmaras de ar, efetuar balanceamentos e alinhamentos no conjunto de rodas e pneus. Realizar serviços de estofamentos em geral. Executar serviços de manutenção, reparos e acabamento em mobiliários. Cortar, lapidar, montar e instalar vidros, vitrais e espelhos. Preparar e aplicar soluções químicas para tratamento de água, bem como, realizar o controle de qualidade da água em piscina. Zelar pela limpeza e manutenção de caldeira, tubulações, filtros e acessórios relacionados a piscinas. Executar serviços de paisagismo e de preparo, conservação e limpeza de jardins. Confeccionar e montar armações de ferro para estruturas e corpos de prova de concreto. Executar trabalhos de carpintaria em geral. Realizar serviços auxiliares de gráfica, tais como: blocagem, picote, plastificações, encadernações, gravações em capas, grampeamento, vincar, perfurar, intercalar impressos, alcear e outros trabalhos similares. Efetuar serviços em instalações sanitárias e hidráulicas. Realizar serviços de pedreiro em obras de construção civil. Executar serviços de pintura em superfícies externas e internas de edifícios e outros. Preparar e revestir tetos, paredes e outras partes de edificações com material apropriado. Afinar, regular e zelar pela manutenção de instrumentos musicais. Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental. Auxiliar na entrega, transporte, carga, descarga e armazenagem de materiais e equipamentos diversos. Efetuar conservação de edificações e equipamentos em geral executando serviços sob orientação. Zelar pela manutenção, limpeza, e conservação do seu local de trabalho, bem como, a guarda e o controle de todo material, aparelhos e equipamentos sob sua responsabilidade. Informar ao responsável imediato falhas/irregularidades que prejudiquem a realização satisfatória da tarefa. Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

2.3.3 Técnico Administrativo: Realizar trabalhos administrativos da Instituição nas áreas de recursos humanos, finanças, acadêmicas, logística e de administração geral, atender ao público interno e externo, fazer e atender chamadas telefônicas obtendo e fornecendo informações, preparar relatórios e planilhas de cálculos diversos, elaborar documentos administrativos, tais como, oficio, informação ou parecer técnico, memorandos, atas, etc., secretariar as unidades, orientar, instruir e proceder à tramitação de processos, orçamentos, contratos e demais assuntos administrativos, elaborar levantamentos de dados e informações, participar de projetos na área administrativa ou outra, participar de comissões e grupos de trabalhos, quando designado, efetuar registro, preenchimento de fichas, cadastro, formulários, requisições de materiais, quadros e outros similares, elaborar, sob orientação, planos iniciais de organização, gráficos, fichas, roteiros, manuais de serviços, boletins e formulários, elaborar estudos objetivando o aprimoramento de normas e métodos de trabalho, proceder às operações micrográficas, seguindo normas técnicas, arquivar sistematicamente documentos e microfilmes, manter organizado e ou atualizar arquivos, fichários e outros, promovendo medidas de preservação do patrimônio documental, auxiliar na organização de promoções culturais e outras, receber, conferir, armazenar, controlar e entregar produtos, materiais e equipamentos no almoxarifado ou em outro local, auxiliar na manipulação de medicamentos, sob supervisão, participar de programa de treinamento, quando convocado, zelar pela conservação, limpeza e manutenção dos equipamentos e ambiente de trabalho, executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática, executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

2.3.4 Bibliotecário: Planejar, implementar, coordenar, controlar e dirigir sistemas biblioteconômicos e ou de informações e de unidade de serviços afins, realizar projetos relativos à estrutura de normatização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte, realizar estudos administrativos para dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e ou de informação, estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e ou ciência da informação, estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços, estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental, participar de programa de treinamento, quando convocado, participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão, executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática, executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

3 DAS VAGAS

3.1 NÍVEL FUNDAMENTAL

REFERÊNCIA DA VAGA

FUNÇÃO

REQUISITOS MÍNIMOS

NÚMERO DE VAGAS

F01

Auxiliar operacional

Ensino fundamental completo

01

F02

Oficial de Manutenção (para desenvolver as tarefas constantes no perfil profissiográfico para a área de pedreiro)

Ensino fundamental completo e experiência comprovada de no mínimo dois anos na função

01

3.2 NÍVEL MÉDIO

REFERÊNCIA DA VAGA

FUNÇÃO

REQUISITOS MÍNIMOS

NÚMERO DE VAGAS

M01

Técnico Administrativo

Ensino médio completo e experiência comprovada de no mínimo dois anos em função administrativa

03

3.3 NÍVEL SUPERIOR

REFERÊNCIA DA VAGA

FUNÇÃO

REQUISITOS MÍNIMOS

NÚMERO DE VAGAS

S01

Bibliotecário

Curso superior completo em Biblioteconomia e experiência comprovada de no mínimo um ano na função

01

3.4 DA RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.4.1 Para este Concurso Público não se aplica a Lei Estadual nº. 13.456 de 11/01/2002 e o Decreto Estadual nº. 2508 de 20/01/2004, que reserva vagas para portadores de deficiência.

3.5 DA RESERVA DE VAGAS PARA AFROS-DESCENDENTES

3.5.1 Para este Concurso Público não se aplica a Lei Estadual nº. 14.274 de 24/12/2003, que reserva vagas aos afros-descendentes.

4 DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

4.1 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos (parágrafo 1º do art. 12 da Constituição Federal e Decretos n.º 70391/72 e n.º 70.436/72).

4.2 Ter idade mínima de 18 (dezoito anos).

4.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.4 Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, se candidatos do sexo masculino.

4.5 Comprovar o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, conforme o disposto no subitem 2.2 na data da posse.

4.6 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/função.

4.7 Apresentar declaração de acúmulo de cargos ou negativa de acumulação.

4.8 Cumprir as determinações deste Edital.

4.9 Apresentar declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado.

5 DAS INSCRIÇÕES

5.1 Os documentos necessários para a inscrição são:

I. Cédula de identidade ou documento equivalente, com foto, acompanhado da fotocópia autenticada;

II. o documento de escolaridade exigido no item 3;

III. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

IV Ficha de inscrição (Anexo II) com declaração de que conhece e se submete a todas as condições deste Edital, que regulamenta o Concurso, bem como, caso seja aprovado, aceita a indicação de local e horário de trabalho estipulado pela FAFICOP.

5.2 É vedada mais de uma inscrição por candidato.

5.3 As inscrições deverão ser efetuadas no período de 3 a 20 de março de 2008, na Divisão de Recursos Humanos da FAFICOP, no Campus Universitário Prof. Darci Ribeiro da Silva, PR 160 - KM 0, das 13h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira. Inscrições pelo correio serão aceitas, via SEDEX AR, com postagem até o dia 17 de março de 2008.

5.4 O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais) para as funções de Nível Fundamental, R$ 40,00 (quarenta reais) para as funções de Nível Médio e de R$ 60,00 (sessenta reais) para as funções de Nível Superior.

5.5 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado por meio de depósito no BANCO DO BRASIL, AGÊNCIA 0224-0, CONTA CORRENTE Nº 22025-6.

5.5.1 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público estabelecidos pelo Edital, pois a taxa, uma vez paga, não será restituída em qualquer hipótese.

5.6 Não haverá isenção, parcial ou total, do valor da taxa de inscrição.

5.7 É vedada a inscrição condicional ou extemporânea.

5.8 A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas e a nomeação, por meio de processo administrativo do candidato, inclusive após a homologação do resultado do Concurso, desde que verificada a prática de qualquer ilegalidade pelo candidato, tais como: falsidade nas declarações ou quaisquer irregularidades nas provas ou nos documentos apresentados.

5.9 A inscrição implica em um compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitação das condições estabelecidas no presente Edital e nos demais que vierem a ser publicados para a realização do Concurso Público.

5.10 A partir das 18h00 horas do dia 26 de março de 2008, será publicado edital de homologação das inscrições. O candidato poderá verificar, no endereço eletrônico www.faficp.br, em ordem alfabética, o status da sua inscrição, devendo, em caso de alguma incorreção, no prazo de 2 (dois) dias úteis, protocolar recurso junto ao Protocolo da FAFICOP, nos seguintes horários: das 13h00-20h00, ou postar via SEDEX, no mesmo endereço anterior.

5.11 Da não homologação da inscrição caberá recurso, com efeito suspensivo, à Direção, que decidirá mediante parecer da Comissão Organizadora do Concurso (Portaria nº. 008/2008), no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data de publicação do Edital de Homologação.

5.12 No dia 7 de abril de 2008 a Comissão Organizadora do Concurso da FAFICOP publicará edital no sítio www.faficp.br e no DOPR no qual indicará o local, o horário e o endereço de realização da prova dos candidatos regularmente inscritos.

5.13 O candidato deverá apresentar ao fiscal protocolo de inscrição, documento de identidade e fotografia, que deverá ser atual (últimos dois anos), para o ingresso na sala de prova.

5.14 Decorridos 05 (cinco) dias da publicação do Edital de Inscritos a Comissão Organizadora do Concurso da FAFICOP não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de problemas de ordem técnica estranhas à FAFICOP, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

5.15 Será admitida a realização de inscrição por terceiros, mediante a apresentação de procuração por instrumento particular, com firma reconhecida e dos demais documentos exigidos.

5.16 O comprovante de inscrição será entregue ao procurador, depois de efetuada a inscrição.

5.17 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no ato da inscrição.

6 DAS PROVAS

6.1 PROVA OBJETIVA

6.1.1 Será aplicada prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os conteúdos programáticos constantes neste Edital, sendo as questões de múltipla escolha (a, b, c, d, e) distribuídas de acordo com os quadros a seguir:

a) Auxiliar Operacional e Oficial de Manutenção (para desenvolver as tarefas constantes no perfil profissiográfico para a área de pedreiro)

QUESTÕES OBJETIVAS

Nº DE QUESTÕES

Compreensão de texto

10

Matemática

10

Conhecimentos gerais/atualidade

05

Conhecimentos específicos da área

15

Total das questões

40

b) Técnico Administrativo e Bibliotecário

QUESTÕES OBJETIVAS

Nº DE QUESTÕES

Língua Portuguesa e compreensão de texto

10

Conhecimentos gerais/atualidade

05

Matemática

10

Noções de informática

05

Conhecimentos específicos na área

20

Total das questões

50

6.1.2 Estarão aprovados todos os candidatos que apresentarem, no conjunto das questões:

6.1.2.1 acerto igual ou superior a 20 questões para os cargos de Auxiliar Operacional e Oficial de manutenção;

6.1.2.2 acerto igual ou superior a 25 questões para os cargos de Técnico Administrativo e Bibliotecário.

6.1.3 A prova objetiva será aplicada no dia 12 de abril de 2008, das 13h30min às 17h30min, sábado, nos locais e horários a serem divulgados em Edital específico.

6.1.4 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da Prova às 12h30min, obrigatoriamente munido de lápis, borracha e caneta esferográfica com tinta preta, protocolo de inscrição, documento original de identidade e foto atual.

6.1.5 Os portões de acesso aos locais de realização da Prova serão abertos às 12h50min, e fechados às 13h30min, estando impedido, por qualquer motivo, o ingresso dos candidatos aos locais de prova após este horário.

6.1.6 O Edital com a indicação dos locais de Prova estará disponível no endereço eletrônico www.faficp.br, a partir das 18h00 do dia 7 de abril de 2008.

6.1.7 Serão considerados documentos de Identificação para acesso ao local da prova: Cédula de Identidade (original) ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.053/97, Carteira de trabalho com foto, Carteiras oficiais de Órgãos de Classe e Passaporte.

6.1.8 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, sessenta dias.

6.1.9 Não serão aceitos como documentos de identidade para ingresso na sala de prova: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteira nacional de habilitação sem foto, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados.

6.1.10 Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento de identidade.

6.1.11 Não será aplicada prova, em qualquer hipótese, em local ou data ou em horário diferente dos predeterminados no edital específico.

6.1.12 Não será permitida, durante a realização da Prova, a comunicação entre os candidatos, nem a utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de concurso.

6.1.13 Não será permitida, no dia da realização da Prova, a entrada de candidatos portando aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, notebook, receptor, gravador, e outros aparelhos eletrônicos que possam comprometer a segurança do concurso, a critério da Comissão Organizadora do Concurso). Caso o candidato porte qualquer um desses objetos, eles deverão ser desligados e colocados embaixo da carteira. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se como tentativa de fraude.

6.1.14 Não será permitida, durante a realização da prova objetiva, a utilização de gorros, bonés, óculos escuros e de relógios, que deverão ser guardados pelos candidatos em local que impeça a visibilidade. O controle e informação do tempo serão feitos pelos fiscais de sala.

6.1.15 O não comparecimento à prova objetiva implicará na eliminação do candidato.

6.1.16 O candidato que usar de atitudes de desacato ou desrespeito com qualquer dos fiscais ou responsáveis pela aplicação da prova será excluído do Concurso.

6.1.17 As questões da prova objetiva de todos os candidatos serão corrigidas por meio de processamento eletrônico.

6.1.18 A duração da prova objetiva será de 4(quatro) horas, incluindo o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

6.1.19 É de responsabilidade do candidato verificar o horário de início da realização da prova objetiva e o prazo do preenchimento do cartão-resposta.

6.1.20 As respostas às questões objetivas serão transcritas para o cartão-resposta com caneta esferográfica com tinta azul ou preta, devendo o candidato assinalar uma única resposta para cada questão.

6.1.21 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura.

6.1.22 O candidato assume plena e total responsabilidade pelo correto preenchimento do cartão-resposta e pela sua integridade, pois em nenhuma hipótese haverá substituição do mesmo, salvo em caso de defeito de impressão.

6.1.23 O candidato somente poderá retirar-se da sala de Prova após uma hora do início da prova objetiva, devendo entregar aos aplicadores o caderno de prova e o cartão-resposta.

6.1.24 Ao final da Prova, em cada sala, é obrigatória a saída dos três últimos candidatos de forma simultânea, somente após a assinatura da ata de encerramento.

6.1.25 Durante a realização da Prova, não será permitido ao candidato ausentar-se do recinto, a não ser em caso especial e acompanhado por um componente da equipe de aplicação do Concurso.

6.1.26 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a Prova.

6.1.27 Para a obtenção do resultado da prova objetiva serão observados os seguintes critérios:

1º CRITÉRIO: Serão considerados aprovados os candidatos que tiverem obtido no mínimo 50% (cinqüenta inteiros por cento) de acertos do total das questões da prova objetiva, sendo os demais eliminados.

2º CRITÉRIO: Os candidatos aprovados na prova objetiva, conforme o 1º critério do resultado, serão classificados de acordo com o resultado do somatório de pontos obtidos após a aplicação da seguinte fórmula:

CÁLCULO DA AVALIAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

a) Auxiliar Operacional e Oficial de Manutenção (para desenvolver as tarefas constantes no perfil profissiográfico para a área de pedreiro)

ÁREA DE CONHECIMENTO

FÓRMULA

PONTOS

Compreensão de Texto

Nº de acertos x PESO 3 =

X

Matemática

Nº de acertos x PESO 2 =

X

Conhecimentos gerais/atualidade

Nº de acertos x PESO 1 =

X

Conhecimentos específicos da área

Nº de acertos x PESO 3 =

X

Total de pontos da Prova Objetiva

Máximo 100

b) Técnico Administrativo e Bibliotecário

ÁREA DE CONHECIMENTO

FÓRMULA

PONTOS

Língua Portuguesa e compreensão de texto

Nº de acertos x PESO 2 =

X

Conhecimentos gerais/atualidades

Nº de acertos x PESO 1 =

X

Matemática

Nº de acertos x PESO 1 =

X

Noções de informática

Nº de acertos x PESO 1 =

X

Conhecimentos específicos da área

Nº de acertos x PESO 3 =

X

Total de pontos da Prova Objetiva

Máximo 100

6.1.28 Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de acordo com o número de pontos obtidos, após a aplicação do 2º critério do resultado da prova objetiva por Nome e RG.

6.2 PROVA DE TÍTULOS

6.2.1 A prova de títulos terá caráter classificatório.

6.2.2 Os candidatos eliminados, ou seja, que não acertarem pelo menos 50% (cinqüenta inteiros por cento) das questões na prova objetiva, não terão seus títulos analisados e pontuados.

6.2.3 A prova de títulos valerá, no máximo, 100 pontos.

6.2.4 Serão aceitos somente os títulos relacionados a seguir, observando-se rigorosamente os limites de pontuação.

TÍTULO

VALOR UNITÁRIO (PONTOS)

VALOR MÁXIMO (PONTOS)

A) Experiência profissional na área de educação, devidamente comprovada, de atuação pública ou privada, na função pretendida e/ou funções com nomenclaturas que designam atividades correlatas e de acordo com a opção do candidato no ato da inscrição.

6,00 por ano

60,00

B) Experiência profissional, devidamente comprovada, na função pretendida e/ou funções com nomenclaturas que designam atividades correlatas e de acordo com a opção do candidato no ato da inscrição.

4,00 por ano

24,00

C) Cursos promovidos por entidades privadas ou públicas, devidamente reconhecidas, correlatos com as atribuições da função para a qual se inscreveu conforme descritas no item 2.3 deste Edital, com somatória de carga horária mínima 36 (trinta e seis) horas.

2,00 por curso

16,00

6.2.5 A comprovação de que trata os itens A, B e C, do quadro acima deverá ser apresentada da seguinte forma:

a) Mediante apresentação de cópia de Carteira de Trabalho e Previdência Social (página de identificação do portador e página(s) do registro de emprego) acrescida de declaração do órgão ou empresa onde conste expressamente a área de atuação; ou, no caso de contratado pelo poder público, mediante apresentação de declaração de tempo de serviço onde conste expressamente a área de atuação, ambas emitidas pelo setor de pessoal ou equivalente.

b) Não será computada a experiência profissional acima de dez anos para a área de atuação pública ou privada e acima de seis anos para a experiência profissional devidamente comprovada na função, conforme dispõe as letras A e B do Quadro constante do item 6.2.4.

c) Não será considerado para efeito de pontuação o tempo de serviço paralelo ou concomitante prestado na mesma instituição ou não, considerando-se, sempre, aquele de maior pontuação.

d) Os cursos conforme estabelecidos na letra C do Quadro constante no item 6.2.4 deverão ter relação com a área assinalada pelo candidato no ato da inscrição e a certificação deverá ser autenticada por órgãos municipais, estaduais, nacionais e/ou por universidades reconhecidas, ou, ainda, por empresas privadas de treinamento legalmente instituídas.

e) Os cursos profissionalizantes em nível médio serão computados conforme previsto na letra C do quadro acima, desde que não utilizados como requisito para ingresso no cargo/função conforme disposto no item 3 deste Edital.

6.2.6 A fração igual ou superior a 06 (seis) meses será convertida em ano completo para a comprovação da experiência profissional.

6.2.7 Não será computado, como experiência profissional, o tempo de estágio profissional supervisionado ou monitorado.

6.2.8 Todo documento apresentado para fins de comprovação de experiência profissional deverá ser emitido pelo setor de pessoal competente e conter o período de início e término do trabalho realizado.

6.2.9 Para a comprovação da conclusão dos cursos serão aceitas declarações ou certificados de conclusão de curso em que constem obrigatoriamente freqüência e carga horária.

6.2.10 Os certificados de conclusão de cursos expedidos por instituições não brasileiras somente serão considerados se devidamente revalidados por instituição competente, na forma da legislação vigente.

6.2.11 Os títulos serão recolhidos pela Comissão organizadora no dia 14 de maio de 2008, das 8h30min às 12h00, conforme ordem de classificação na prova objetiva, publicada no dia 9 de maio de 2008.

6.2.12 Não será admitida, em hipótese alguma, a inclusão de novos documentos após a entrega dos títulos, para todos os candidatos classificados na prova objetiva.

6.2.13 Durante a entrega de seus documentos para a prova de títulos o candidato deverá permanecer em sala observando a conduta adequada determinada pelas instruções transmitidas pela Comissão organizadora do Concurso.

6.2.14 Para a prova de títulos somente serão aceitas cópias legíveis e em bom estado de conservação dos documentos originais. Em hipótese alguma a Comissão Organizadora do Concurso poderá receber documentos originais.

6.2.15 No ato de entrega dos títulos, será fornecido ao candidato comprovante de recebimento da documentação apresentada. As cópias de documentos entregues não serão devolvidas em hipótese alguma.

6.2.16 Os documentos entregues serão acondicionados em envelopes específicos, personalizados por candidato, pela Comissão Organizadora do Concurso da FAFICOP, que procederá à análise da totalidade dos títulos dos candidatos aprovados na prova objetiva.

6.2.17 Receberá nota zero na avaliação de títulos o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo e no local estipulados neste Edital.

6.2.18 Não serão admitidos, sob qualquer hipótese, títulos encaminhados via postal, fax ou correio eletrônico.

6.2.19 A documentação comprobatória apresentada para a prova de títulos será analisada quanto a sua autenticidade durante o processo seletivo e mesmo após a nomeação, sendo excluído do concurso ou tornado sem efeito o ato de nomeação do candidato, observado o devido processo administrativo, caso seja comprovada qualquer irregularidade, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

7 DOS RECURSOS

7.1 Às 18h00 do dia 12 de abril de 2008 serão divulgados a prova e o gabarito oficial provisório das questões objetivas no seguinte endereço da Internet: www.faficp.br.

7.2 A partir da divulgação do gabarito provisório da prova objetiva terá o candidato o prazo de 2 (dois) dias úteis para entrar com recurso, mediante requerimento em formulário específico que estará disponível na Internet no seguinte endereço: www.faficp.br.

7.3 Os Recursos deverão ser protocolados junto ao Protocolo Geral da FAFICOP, nos seguintes horários: das 14h00 às 20h00, ou postados via SEDEX, desde que dentro do prazo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do gabarito das questões objetivas.

7.4 Serão admitidos recursos relativos ao gabarito, à formulação ou ao conteúdo das questões da prova objetiva, desde que devidamente fundamentados.

7.5 Os recursos interpostos fora de prazo não serão analisados no mérito.

7.6 A Comissão Organizadora do Concurso da FAFICOP não se responsabiliza pelo não recebimento de recursos enviados via SEDEX.

7.7 Não serão aceitos recursos que não estiverem redigidos no formulário específico (item 7.2), bem como encaminhados por via postal comum, via fax ou via correio eletrônico, os quais serão sumariamente indeferidos, sem análise do mesmo.

7.8 Os Recursos serão apreciados pela Comissão Organizadora do Concurso da FAFICOP, que emitirá parecer no prazo de 05 (cinco) dias, a partir do encerramento do prazo previsto nos itens 7.2 e 7.3.

7.9 O resultado será comunicado ao requerente nos próprios autos do recurso.

7.10 Os pontos relativos às questões objetivas que, porventura, forem anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos que fizerem a prova. Se houver alteração de item integrante de prova, por força de impugnações do gabarito oficial provisório, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem ou não recorrido.

7.11 Não serão admitidos recursos relativos ao preenchimento incompleto, equivocado ou incorreto do cartão-resposta.

7.12 Não serão concedidas revisão, segunda chamada, vistas ou recontagem de pontos das questões objetivas das provas.

8 DOS RESULTADOS E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL NO CONCURSO PÚBLICO

8.1 A classificação final dos candidatos aprovados será ordenada de acordo com os valores decrescentes das notas finais em listas por nome, RG e por área de inscrição.

8.2 A nota final no concurso público será obtida através da soma da média ponderada da pontuação obtida pelo candidato, sendo que a prova objetiva terá peso 7 (sete) e a prova de títulos peso 3 (três).

8.3 O resultado final do concurso será publicado em 27 de maio de 2008.

8.4 Após a divulgação do resultado final terá o candidato o prazo de 2(dois) dias úteis para entrar com recurso, mediante requerimento em formulário específico que estará disponível na Internet no seguinte endereço: www.faficp.br. Nesta etapa, caberá recurso contra a nota obtida no exame de título e média final de classificação, desde que devidamente fundamentado e nos mesmos termos dos itens 7.5, 7.6, 7.7, 7.8 e 7.9.

9 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1 Em caso de empate na nota final do concurso terá preferência o candidato que:

a) obtiver a maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;

b) obtiver a maior pontuação nas questões de Compreensão de Texto ou Língua Portuguesa;

c) obtiver a maior pontuação nas questões de Conhecimentos Gerais/Atualidades;

d) obtiver a maior pontuação na prova de títulos;

e) possuir maior tempo de serviço público prestado ao Estado do Paraná;

f) for o mais idoso.

10 AVALIAÇÃO MÉDICA

10.1 Todos os candidatos aprovados e classificados dentro do número limite de vagas existentes serão convocados, após a homologação dos resultados, por edital específico no endereço eletrônico www.faficp.br para se submeterem à avaliação médica, de caráter eliminatório, conforme estipulado em legislação vigente.

10.2 A Inspeção Médica, de caráter eliminatório, obedecerá à ordem rigorosa de classificação dos candidatos aprovados, e compreenderá: exames clínicos, laboratoriais e complementares, atendendo as especificidades para as áreas de atuação, a serem especificados no edital de convocação específico. Todos os exames correrão às expensas do candidato.

10.3 Na avaliação médica será considerado apto o candidato que não apresentar quaisquer alterações patológicas que o contra-indiquem ao desempenho do cargo para o qual se inscreveu.

10.4 O candidato convocado que na avaliação médica for considerado inapto por determinado período terá sua vaga garantida sem prejuízo para a nomeação dos demais candidatos, até que, dentro do prazo previsto no laudo, submeta-se à nova avaliação médica.

11 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 Caberá à Secretária de Estado da Administração e da Previdência - SEAP homologar o resultado final do Concurso Público.

11.2 O prazo de validade do Concurso será de 02 (dois) anos, a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

11.3 O candidato aprovado, após cumprir todas as etapas do Concurso, será convocado mediante edital próprio para a apresentação da documentação exigida para a posse na função, previsto nos itens 02, 03 e 04 deste edital.

11.4 A não apresentação dos documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para a posse no cargo importará em nulidade da nomeação e perda dos direitos decorrentes.

11.5 A comprovação de experiência, quando for o caso, deverá ser feita mediante apresentação, no ato de convocação, de CTPS, acrescida de declaração do órgão ou empresa onde conste expressamente a função desempenhada.

11.6 No caso de servidor público sob regime estatutário, a comprovação da experiência deverá ser feita através de declaração de vínculo administrativo emitida pelo ente ao qual esteja subordinado.

11.7 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, de locais e de horário de aplicação de prova, bem como do resultado do concurso.

11.8 Para efeito de verificação da pertinência da área de atividades da experiência será utilizada a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

11.9 Todos os atos oficiais referentes ao Concurso Público, normatizados por este Edital, serão divulgados no Diário Oficial do Estado do Paraná e na Internet no endereço eletrônico www.faficp.br.

11.10 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este Concurso Público, através do Diário Oficial do Estado do Paraná e pela Internet no endereço eletrônico www.faficp.br, bem como manter atualizado o endereço informado no ato de inscrição.

11.11 A aprovação no Concurso, com classificação dentro do limite de vagas, não assegura ao candidato o direito de ingresso no cargo, ocorrendo sempre a nomeação por interesse e conveniência da Administração Pública.

11.12 Será excluído do Concurso, por ato da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, o candidato que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer documento, ou usar de meios ilícitos durante o Concurso, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

11.13 Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados nos editais pelo endereço www.faficp.br e no Diário Oficial do Estado do Paraná.

11.14 Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora e homologados pelo Diretor da FAFICOP.

11.15 São partes integrantes deste Edital os seguintes anexos:

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA OBJETIVA

ANEXO II - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO

ANEXO III - FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO I - PARTE INTEGRANTE DO EDITAL Nº 017/2008

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE AGENTE UNIVERSITÁRIO na FAFICOP, para provimento de 06 (seis) vagas da carreira Técnico Universitária das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado do Paraná

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA OBJETIVA

PROGRAMA COMUM PARA AUXILIAR OPERACIONAL E OFICIAL DE MANUTENÇÃO (para desenvolver as tarefas constantes no perfil profissiográfico para a área de pedreiro)

COMPREENSÃO DE TEXTO: Compreensão de textos informativos, narrativos e de ordem prática (ordens de serviço, memorandos, ofícios, etc). Noções fundamentais de estruturação da frase e do parágrafo como elemento de compreensão de texto. Pontuação. A utilização dos conectivos e a adequação vocabular.

MATEMÁTICA: Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais. Equações e inequações do 1o e do 2o graus. Sistemas de equações do 1o grau. Média aritmética simples e média aritmética ponderada. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e descontos simples. Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, de superfície e de volume. Funções: conceito e tipos de funções (afim, quadrática, exponencial e logarítmica). Progressões: aritmética e geométrica. Matrizes: conceito e operações.

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES: Noções gerais sobre temas de vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as Políticas Públicas para o meio ambiente, saúde, educação, ética e cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PARA AUXILIAR OPERACIONAL: Noções sobre conservação e limpeza de logradouros e instalações públicas, incluindo salas de aulas e administrativas, por meio de coleta de lixo, varreções, lavagens, pintura de guias, aparo de gramas, etc. Limpeza de vidros de janelas e fachadas de edifícios e limpeza de recintos e acessórios dos mesmos. Noções sobre instalações, reparos de manutenção e serviços de manutenção em dependências de edificações. Noções de atendimento a transeuntes, visitantes, outros servidores e alunos, prestando-lhes informações. Noções sobre segurança do patrimônio e das pessoas, solicitando meios e tomando providências para a realização dos serviços.

PARA OFICIAL DE MANUTENÇÃO: Conhecimento de atividades de construção, instalação e conservação relacionadas com a construção civil: Alvenaria: Assentamento de tijolos; Assentamento de azulejos; Preparação de massas de concreto; Tipos de materiais utilizados; Hidráulica: Materiais usados em hidráulica; Problemas mais comuns (vazamentos e infiltrações).

PROGRAMA COMUM PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO E BIBLIOTECÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA E COMPREENSÃO DE TEXTO: Compreensão de textos. Aspectos funcionais do uso da linguagem. Conhecimento dos fatos lingüísticos aplicados a textos. Conhecimentos morfológicos, sintáticos e semânticos. Adequação e precisão vocabular. Tipos e funções de linguagem. Discurso Direto e Indireto. Coerência e Coesão Textuais. Figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES: Noções gerais sobre temas de vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as Políticas Públicas para o meio ambiente, saúde, educação, ética e cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.

MATEMÁTICA: Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Razão e proporção. Matemática financeira. Medidas de tempo. Equações de primeiro e segundo graus. Conjuntos e noções de funções. Relações trigonométricas no triângulo retângulo. Formas geométricas básicas. Perímetro, área e volume de figuras geométricas. Gráficos e tabelas. Porcentagem. Medidas de peso e volume, sistema métrico.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Informações gerais sobre informática e sistema operacional Windows. Microcomputadores, periféricos, dispositivos de armazenamento de dados, aplicativos, arquivos; Ícones, botões, caixas de diálogo, barra de rolagem; Windows Explorer (conceito e organização de arquivos: pastas/diretórios). Editor de texto Word para Windows. Planilhas de cálculo Excel. Conceitos de Internet e Intranet (Internet Explorer 6.0). Correio eletrônico (Outlook Express). Conceitos de software livre.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO: Noções sobre serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística. Noções de atendimento de fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Noções de atendimento de professores e alunos, fornecendo e recebendo informações sobre o ensino superior. Noções sobre elaboração de relatórios e planilhas. Noções de atendimento ao público. Técnicas de arquivamento e distribuição de documentos. Estatuto do Servidor Público do Estado do Paraná (Lei 6174/70). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

PARA BIBLIOTECÁRIO: Planejamento e Gestão de Bibliotecas: organização e marketing; política e desenvolvimento de coleções e avaliação, seleção e aquisição de acervos. Automação de Bibliotecas: sistemas de gerenciamento de bibliotecas; base de dados; bibliotecas virtuais e digitais e MARC. Representação Descritiva: indexação e controle bibliográfico. Serviço de Referência: estudo de usuários; DSI e comutação bibliográfica. Normalização de documentos.

ANEXO II - PARTE INTEGRANTE DO EDITAL Nº 017/2008

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE AGENTE UNIVERSITÁRIO na FAFICOP, para provimento de 06 (seis) vagas da carreira Técnico Universitária das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado do Paraná

Funções de: Auxiliar Operacional, Oficial de Manutenção, Técnico Administrativo e Bibliotecário

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO

ATO

DATA

VEÍCULO DE PUBLICAÇÃO / DIVULGAÇÃO / LOCAL

Publicação do Edital

23/2/08

www.faficp.br; editais internos; DOEPR

Início das Inscrições

3/3/08

Campus Universitário - DRH

Término das Inscrições

20/3/08

-

Publicação do Edital de Deferimento das Inscrições

7/4/08

www.faficp.br; editais internos; DOEPR

Recurso contra indeferimento de inscrição

9/4/08 - 18h

Protocolo da FAFICOP

Formulário para recurso referente ao indeferimento de inscrição

--

www.faficp.br

Ensalamento dos candidatos

7/4/08 - 18h

www.faficp.br; editais internos

Realização da Prova Objetiva

12/4/08

Campus Universitário-FAFICOP

Gabarito Provisório da Prova Objetiva

12/4/08-19h

www.faficp.br; editais internos

Recursos

15/4/08 - 19 h

Protocolo da FAFICOP

Formulário para recurso referente à divulgação do gabarito

--

www.faficp.br

Entrega de documentos para exame de títulos (prova de títulos)

14/5/08

Campus Universitário-FAFICOP

Resultado final

27/5/08 - 18h

www.faficp.br; editais internos, DOEPR

Recurso contra nota de títulos e média final

29/5/08-18h

Protocolo da FAFICOP

ANEXO III - PARTE INTEGRANTE DO EDITAL Nº 017/2008 - FICHA DE INSCRIÇÃO

Inscrição nº ________________________

À Comissão Organizadora do Concurso Público para o provimento do cargo de Agente Universitário nas funções de: Auxiliar Operacional, Oficial de Manutenção, Técnico Administrativo e Bibliotecário na FAFICOP.

Ilustríssima Senhora Presidente da Comissão Organizadora

__________________________________________________________________, brasileiro(a), ___________________(estado civil), portador(a) do Documento de Identidade nº ____________________ expedido pela __________, inscrito(a) no Cadastro de Pessoa Física sob nº ______________________, residente e domiciliado(a) à _______________________ ____________________________________________________________, nº ______________, em ______________________ ___________________, Estado ____, CEP ___________-_____, com telefone / fax / celular para contato: _______________________________________ e e-mail: __________________________________, tendo em vista a abertura de inscrição para o CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE AGENTE UNIVERSITÁRIO NA FAFICOP, venho pelo presente instrumento REQUERER inscrição no referido CONCURSO PÚBLICO, juntando a documentação necessária. Declaro conhecer, preencher os requisitos exigidos, estar de acordo com as normas estabelecidas pelo Edital 017/2008, de 21 de fevereiro de 2008, e que providenciarei, caso seja aprovado, os documentos necessários à nomeação do CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE AGENTE UNIVERSITÁRIO NA FUNÇÃO DE:

( ) AUXILIAR OPERACIONAL

( ) OFICIAL DE MANUTENÇÃO

( ) TÉCNICO ADMINISTRATIVO

( ) BIBLIOTECÁRIO

Na hipótese de Nomeação, aceito as condições de jornada de trabalho que podem ser quaisquer dos turnos combinados (manhã, tarde, noite).

Data: ____ / ____ / ____

assinatura do candidato(a) _____________________________________________________________

Cornélio Procópio, 21 de fevereiro de 2008.

Onofre Ribeiro de Almeida
Diretor

Professora Vanderléia da Silva Oliveira
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso