FACAPE - Fac. de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - PE

Notícia:   Facape - PE abre 8 vagas para Professores de diferentes áreas

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - AEVSF

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE

DIRETORIA ACADÊMICA

EDITAL 01/2014

Campus Universitário, s/n - Vila Eduardo - Petrolina/PE. CEP: 56328-903.
Fone: 87-3866-3200, FAX: 87-3866-3204/3253 - e-mail: diretoria@facape.br

A COMISSÃO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DE PROCESSOS SELETIVOS SIMPLIFICADOS, com base na Lei Municipal nº 1043 de 07 de junho de 2001 e alterações da Lei nº 1.097 de 05 de dezembro de 2001, no uso de suas atribuições previstas na Portaria nº 045 / 05 de 17 de outubro de 2005 do Senhor Presidente da AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, torna público que, tendo em vista necessidade excepcional de interesse público, realizará Processo Seletivo Simplificado, para contratação temporária de professor, na conformidade das condições abaixo especificadas:

NORMAS GERAIS:

REQUISITOS BÁSICOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO

São requisitos básicos a serem atendidos pelo candidato:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) estar quite com as obrigações militares, no caso do sexo masculino;

c) atender pré-requisito quanto à formação acadêmica, conforme quadro geral de vagas.

DAS INSCRIÇÕES COMO SE INSCREVER

O candidato fará sua inscrição via Internet, através do endereço eletrônico www.facape.br, a partir das 9 horas do dia 27 de janeiro de 2014 até as 19 horas de 31 de janeiro de 2013. Ao acessar o programa, o candidato será orientado, detalhadamente, sobre todos os passos que deverão ser seguidos rigorosamente. Ao concluir a digitação dos dados será impresso boleto bancário referente à taxa de inscrição, que deverá ser pago na Tesouraria da AEVSF/FACAPE ou na rede bancária, impreterivelmente até a data de vencimento indicada no referido boleto.

Além disso, para proceder a sua inscrição no Processo Seletivo Simplificado, o candidato deverá:

1- Satisfazer todas as condições do presente Edital.

2- Preencher ficha de inscrição disponibilizada no site da Coordenação de Pós-graduação da FACAPE e efetuar recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00(cem reais).

3- Apresentar, no ato da inscrição e no local definido, ficha de inscrição paga, cópia xerográfica legível de documento de identidade, uma foto 3x4 recente e curriculum vitae com ás cópias dos referidos documentos comprobatórios e respectivos originais para serem autenticadas no referido setor.

No caso de inscrição por procuração, deverão ser apresentados o instrumento de mandato e o documento de identidade do procurador. O candidato, ou seu procurador, será responsável, sob as penas da lei, pelas informações prestadas no Formulário de Inscrição.

Em nenhuma hipótese haverá devolução dos valores pagos para inscrição, salvo se houver cancelamento ou anulação do concurso.

- Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve se certificar que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo pretendido.

- A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação pelo candidato de todas as condições estabelecidas no presente Edital.

DAS PROVAS

Serão realizadas as seguintes provas:

a) prova de conhecimento e desempenho didático, na presença de banca examinadora;

b) prova de títulos.

DA PROVA DE CONHECIMENTO E DESEMPENHO DIDÁTICO

- A prova de conhecimento e desempenho didático constará de uma aula de, no mínimo, 30 (trinta) minutos e, no máximo, 50 (cinqüenta) minutos, perante Banca Examinadora composta por no mínimo 03 (três) integrantes, que poderá fazer questionamentos aos candidatos.

- O tema a ser abordado será o mesmo para todos os candidatos da(s) mesma(s) disciplina(s) e será sorteado 24 (vinte quatro) horas antes do horário previsto para o início das apresentações.

- No dia da prova de conhecimento e desempenho didático, no horário definido no cronograma, será feito sorteio para estabelecer a ordem de apresentação dos candidatos. - O candidato deve entregar à banca examinadora o seu Plano de Aula em três vias, antes do início de sua prova.

- Os recursos didáticos de que o candidato pretende fazer uso durante a prova de desempenho serão de sua inteira responsabilidade, com exceção de data show, que será disponibilizado aos concorrentes.

- A prova de Conhecimento e Desempenho Didático será julgada de 0 (zero) a 100(cem) pontos, sendo avaliados os itens: plano de aula, coerência entre o plano e a aula ministrada, qualidade dos recursos didáticos utilizados, comunicação oral, domínio de conteúdo, consistência e adequação das respostas aos questionamentos da banca,

alcance dos objetivos propostos, dinâmica e motivação, pontualidade para início e término da aula e bibliografia sugerida.

- Será desclassificado do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 70 (setenta) pontos na Prova de Desempenho Didático.

DA PROVA DE TÍTULOS

O candidato deverá anexar ao currículo os comprovantes de títulos para realização dessa prova que será julgada de acordo com a seguinte tabela:

Parâmetros

Pontos/unidade de parâmetro

Máximo unidades por parâmetro

Pontuação máxima por parâmetro

Doutor/Livre Docente

10,00

01

10,00

Mestre

7,00

01

7,00

Especialização na área

4,00

01

4,00

Especialização em educação

2,00

01

2,00

Graduação na área

5,00

01

5,00

Graduação fora da área

3,00

01

3,00

Experiência em ensino superior na área - mínimo de 2 anos

5,00

01

5,00

Experiência em ensino superior fora da área - mínimo de 2 anos

2,00

01

2,00

Publicação de livros na área

3,00

03

9,00

Artigos publicados em revistas científicas

0,50

04

2,00

Apresentação de trabalhos em eventos científicos

0,50

02

1,00

Participação em bancas examinadoras

0,25

04

1,00

Concurso público em educação

0,50

04

2,00

Coordenador ou palestrante em eventos educacionais

0,50

03

1,50

Total de pontos obtidos

-

-

-

Para efeito da prova de títulos, somente serão considerados os documentos devidamente comprovados através do curriculum vitae. Não serão aceitos novos documentos para o cômputo dos pontos da prova de títulos após a entrega dos mesmos, bem como não serão considerados, para efeito desta prova, os certificados decursos em andamento.

DA ELIMINAÇÃO

Será eliminado da seleção o candidato que:

a) Não entregar a ficha de inscrição paga, juntamente com cópia xerográfica legível de documento de identidade, uma foto 3x4 recente e curriculum vitae e os documentos comprobatórios que o habilitam para o cargo almejado;

b) Faltar ao sorteio do ponto para realização da prova de desempenho didático;

c) Faltar à realização da prova de desempenho didático;

d) Atrasar-se por mais de quinze minutos do início previsto da realização da prova;

e) Não cumprir, na prova de conhecimento e desempenho didático, uma aula com o tempo mínimo de 30 (trinta) minutos ou ultrapassar o tempo máximo de 50(cinqüenta) minutos, perante Banca Examinadora;

f) Obtiver nota inferior a 70 (setenta) pontos na prova de desempenho didático.

g) Não entregar cópias do plano de aula no ato da prova didática.

DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

- A nota final será obtida pelo somatório dos pontos nas duas provas.

- Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de pontos obtidos em lista de classificação por cargo/disciplina que concorrer.

- A lista de classificação dos aprovados será publicada no quadro de avisos da FACAPE, no site da FACAPE "www.facape.br", e por outros meios que a Comissão julgar conveniente.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) possuir maior grau de titularidade;

b) obtiver o maior número de pontos na Prova de Conhecimento e Desempenho Didático;

c) comprovar maior experiência em ensino superior (considerando-se tempo e afinidade com a disciplina a que concorre).

d) O último critério de desempate será a idade, tendo preferência o de maior idade.

DO CRONOGRAMA - ANO: 2014

ETAPAS

PERÍODO

HORÁRIO

Período de inscrição Entrega da documentação

De 27 de janeiro a 31 de janeiro

Das 09 às 11 horas e das 15 às 19 horas

O Sorteio do tema para a prova de conhecimento e desempenho didático

Dia 03 de fevereiro

Às 08h 30 min. horas na Sala dos Professores

Realização da prova de conhecimento e desempenho didático

Dia 04 de fevereiro

08 h - sorteio da ordem de apresentação dos candidatos 08h 30 min. - início das provas.

Resultado Final

Dia 05 de fevereiro

Até as 21 horas

DA HOMOLOGAÇÃO

- A Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, através de seu Diretor Presidente, homologará o relatório final do Processo de Seleção.

- Os demais candidatos classificados neste processo seletivo integrarão um cadastro de reservas da FACAPE, durante 06 (seis) meses; podendo ser convocados para a área a que concorreram, conforme a necessidade da Instituição.

DO REGIME DE TRABALHO

- O regime de trabalho do Professor Temporário será de acordo com o número de turmas assumidas, em horário estabelecido pela FACAPE.

DA REMUNERAÇÃO

Professor Substituto com Graduação e Especialização

O valor da remuneração mensal é de R$ 632,60 (seiscentos e trinta e dois reais e sessenta centavos) por disciplina/turma de quatro horas semanais.

Professor Substituto com Mestrado

O valor da remuneração mensal é de R$ 758,92 (setecentos cinqüenta e oito reais e noventa e dois centavos), por disciplina/turma de quatro horas semanais.

Professor Substituto com Doutorado

O valor da remuneração mensal é de R$ 910,58 (novecentos e dez reais e cinqüenta e oito centavos), por disciplina/turma de quatro horas semanais.

DISTRIBUIÇÕES DE VAGAS POR ÁREA E FORMAÇÃO ACADÊMICA EXIGIDA

ÁREA

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

VAGAS

CONTRATAÇÃO

Informática 01 - Banco de Dados I e II

Nível Superior Completo na Área de Computação/Informática

(01) Vaga (01) Vaga Cadastro de reserva

De fevereiro até junho de 2014, podendo ser prorrogado de acordo com a legislação vigente.

Informática 02 - Redes de Computadores/Controle e Avaliação

Nível Superior Completo na Área de Computação/Informática

(01) Vaga (01) Vaga Cadastro de reserva

De fevereiro até junho de 2014, podendo ser prorrogado de acordo com a legislação vigente.

Informática 03 - Gestão de TINível Superior Completo na Área de Computação/Informática e com experiência profissional comprovada na área de Gestão de TI(01) Vaga (01) Vaga Cadastro de reservaDe fevereiro até junho de 2014, podendo ser prorrogado de acordo com a legislação vigente.
Assistência SocialBacharel em Serviço Social(01) Vaga (01) Vaga Cadastro de reservaDe fevereiro até junho de 2014, podendo ser prorrogado de acordo com a legislação vigente.

TEMAS PARA A PROVA DE CONHECIMENTO E DESEMPENHO DIDÁTICO CONFORME ÁREA/DISCIPLINA

ÁREA: INFORMÁTICA 01 Disciplinas: Banco de Dados I e II

1. Modelo Conceitual de Banco de Dados.

2. Modelo Lógico de Banco de Dados.

3. Modelo Físico (Criação, Alteração e Exclusão de Tabelas; Inserção, Alteração e Exclusão de Dados).

4. Modelo Físico (Consulta de Dados em tabelas).

5. Modelo Físico (Procedimentos).

6. Modelo Físico (Gatilhos).

ÁREA: INFORMÁTICA 02

Disciplina: Redes de Computadores I e II e Auditoria e Segurança de Sistemas

1. Redes de Computadores (evolução, tipos, tipologias e arquiteturas).

2. Protocolos de Aplicação, IPv4 e IPv6.

3. IP móvel, voz e vídeo sobre IP e qualidade de serviço (QoS).

4. Sistemas operacionais de redes.

5. Segurança da informação (vulnerabilidade, ameaças, riscos, tipos de ataques, firewalls).

6. Políticas e Normas de segurança da informação e segurança de redes wireless.

ÁREA: INFORMÁTICA 03 - Gestão de TI Disciplina: Atividades Integradas I e II

1. Normas da ABNT para elaboração de projetos acadêmicos.

2. Fundamentos de gerencia de projetos.

3. Modelos organizacionais de projetos em TI.

4. Instrumentos de gerencia.

5. Certificações em gerencia de projetos de TI

6. Coleta de informações e analise do ambiente para elaboração e implementação do projeto de TI.

ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL

Disciplina: Ética profissional em Serviço Social

1. Fundamentos ontológicos da dimensão ético-moral da vida social.

2. A ética profissional.

3. Os códigos de Ética na história do Serviço Social Brasileiro.

4. A construção da ética profissional - deontologia e diciologia.

5. A legislação que oriente o exercício profissional.

6. O projeto ético-político do Serviço Social

CONSIDERAÇÕES GERAIS

- O candidato selecionado, para sua contratação, obriga-se a aceitar e cumprir o horário de trabalho estabelecido pela Instituição.

- Não haverá, sob nenhuma hipótese, segunda chamada ou revisão de provas;

- Outros aspectos aqui não contemplados, se porventura existirem, serão resolvidos pela Comissão Especial para Realização de Processos Seletivos Simplificados.

Petrolina/PE, 27 de janeiro de 2014.

Comissão Especial para Realização de Processos Seletivos Simplificados

Marilúcia de Souza Correia Vasconcelos
Presidente