UEA - Universidade do Estado do Amazonas - AM

Notícia:   Estendido prazo de inscrições para certame 006/2012 da UEA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

EDITAL Nº 06, DE 14 DE JUNHO DE 2012

CONCURSO PUBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos públicos de Professor da Carreira do Magistério Público Superior, a ser realizado de acordo com as normas de concurso aprovadas pela Resolução nº 10, de 15 de fevereiro de 2012, alterada pela Resolução nº 17, de 21 de maio de 2012, ambas do Conselho Universitário, disponíveis no endereço www.uea.edu.br, a Lei nº 3.656, de 1º de setembro de 2011, e as disposições contidas no presente edital, para as áreas de conhecimento, regime de trabalho, classe, titulação básica e remunerações iniciais constantes dos Anexos I e II.

1. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO

1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou estrangeiro, na forma da lei;

1.2. Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse;

1.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, no caso de brasileiro nato ou naturalizado;

1.4. Requerimento de Inscrição em modelo padronizado, disponível no local de inscrição e na página eletrônica da UEA na internei, devidamente preenchido, indicando a área que pretende disputar conforme discriminação do Anexo I deste Edital, acompanhado dos documentos seguintes:

1.4.1. Cópia da Cédula de Identidade ou de outro documento que comprove ser o candidato brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, cópia do documento de identificação;

1.4.2. Prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino;

1.4.3. Comprovação de regularidade com a Justiça Eleitoral, dispensável no caso de estrangeiro;

1.4.4. Comprovante do pagamento ou da isenção da taxa de inscrição;

1.4.5. Declaração que preenche os requisitos e que aceita todas as normas editalícias;

1.4.6. Cópia do Curriculum Vitae preenchido na Plataforma Lattes (www.cnpq.br);

1.5. Declaração, sob as penas da lei, que após a habilitação no concurso e no ato da posse, irá satisfazer as seguintes condições:

1.5.1. Não ser servidor ou possuir vínculo na Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como empregado de suas subsidiárias e controladas, respeitando-se, ainda, as disposições constitucionais relativas aos aposentados, salvo exceções previstas no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal e no art. 109, inciso XV, da Constituição Estadual;

1.5.2. Não registrar antecedentes criminais impeditivos do exercício da função pública, encontrando-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

1.5.3. Submeter-se a exame médico pré-admissional para constatação de aptidão física e mental;

1.6. No caso de candidato estrangeiro declaração de que, se for aprovado, somente poderá ser nomeado se apresentar visto, temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição deverá ser efetuada pessoalmente, por intermédio de procurador com poderes especiais, ou via Correio, por meio de entrega do Requerimento de Inscrição e dos documentos constantes no item 1, no período de 27 de junho a 27 de julho de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 8 ás 12 horas e das 14 às 18 horas, nos local abaixo indicado:

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA - EST/UEA, Secretaria da Diretoria - Av. Darcy Vargas, 1200 - Parque 10 de Novembro - CEP 69050-020 - Manaus - Amazonas.

2.2. A solicitação de inscrição via Correio somente será aceita nas seguintes condições:

2.2.1. Se a documentação for postada dentro do prazo de inscrição previsto no Edital;

2.2.2. O requerimento e os documentos encaminhados pelo correio deverão ser postados via SEDEX ou Carta Registrada com Aviso de Recebimento e dirigidos a ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA - EST/UEA, Secretaria da Diretoria - Av. Darcy Vargas, 1200 - Parque 10 de Novembro - CEP 69050-020 - Manaus - Amazonas, com a referência seguinte: "Concurso Público para Professor - Edital nº 06/2012, de 14 de junho de 2012."

2.3. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para o cargo de Professor Auxiliar e de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) para o cargo de Professor Assistente, a ser depositado no Banco do Brasil, conta corrente 31990-2 UEA CONCURSO PROFESSORES, Agência 3053-8.

2.4. Efetivada a inscrição, não haverá devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da UEA.

2.5. ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

2.5.1. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pela Lei nº 3.088, de 25 de outubro de 2006.

2.5.2. O interessado que preencher o requisito do dispositivo citado no subitem anterior e desejar isenção de pagamento da taxa de inscrição neste concurso público deverá solicitar mediante Requerimento de Isenção disponibilizado no site www.uea.edu.br no período de 27 de junho a 06 de julho de 2012, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, exceto sábados, domingos e feriados, a ser entregue na ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA - EST/UEA, Secretaria da Diretoria - Av. Darcy Vargas, 1200 - Parque 10 de Novembro - CEP 69050-020 - Manaus - Amazonas, pessoalmente, por intermédio de procurador com poderes especiais, ou via Correio, obedecido nesse caso o item 2.2.2., devidamente preenchido, conferido e assinado, acompanhado dos seguintes comprovantes:

a) No caso de empregados que percebam até 3 (três) salários mínimos - cópia autenticada do contracheque atual ou documento similar;

b) No caso de trabalhadores ambulantes, prestadores de serviço e os que exerçam qualquer tipo de atividade autônoma, desde que não cumulada com outra atividade cuja remuneração, somada, faça exceder a três salários mínimos - declaração original de renda expedida por Contador devidamente registrado no seu órgão de classe;

c) No caso de desempregados - cópia autenticada de páginas da carteira de trabalho que contenham fotografia, identificação e último contrato de trabalho, inclusive a página seguinte em branco, ou, não possuindo carteira de trabalho, declaração pessoal de desemprego;

2.5.3. As informações prestadas no requerimento de isenção, hem como a documentação apresentada, serão de inteira responsabilidade do candidato, respondendo este, por qualquer falsidade.

2.5.4. Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar dou falsificar documentação;

c) pleitear a isenção sem apresentar cópias dos documentos previstos no subitem 2.5.2 deste edital;

d) não observar o local, o prazo e os horários estabelecidos no subitem 2.5.2 deste edital.

2.5.5. Não será permitida, após a entrega do Requerimento de Isenção e dos documentos comprobatórios, a complementação da documentação bem como revisão e/ ou recurso.

2.5.6. Não serão aceitos pedidos de isenção via fax ou via correio eletrônico ou que estejam em desacordo com o estipulado no presente edital.

2.5.7. Os pedidos de isenção serão analisados e julgados pela Subcomissão de Concurso Docente respectiva.

2.5.8. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada entre os dias 09 a 13 de julho de 2012, no endereço www.uea.edu.br.

2.5.9. Os candidatos que tiveram seu pedido de isenção de taxa deferido deverão efetuar a sua inscrição no mesmo período fixado no item 2.1.

2.5.10. Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão fazer o pagamento da taxa de inscrição, conforme procedimento descrito neste edital.

2.5.11. O interessado, que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido, estará automaticamente excluído do concurso público.

2.6. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

2.6.1. A reserva de vaga para as pessoas portadoras de necessidades especiais prevista neste Edital equivale a 5% (cinco por cento) do total de vagas oferecidas.

2.6.2. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste concurso, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

2.6.3. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição:

a) declarar no Requerimento de Inscrição que é portador de deficiência;

b) entregar pessoalmente, por intermédio de procurador com poderes especiais ou via Correios, conforme o item 2.2., o original do Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e à sua provável causa ou origem.

2.6.4. Na falta do atestado médico ou não contendo este as informações acima indicadas, a inscrição será processada como de candidato não portador de deficiência mesmo que declarada tal condição.

2.6.5. Será considerada como deficiência aquela conceituada na medicina especializada de acordo com o padrões mundialmente estabelecidos, observados os critérios médicos de capacitação laborai. dl

2.6.6. Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual ou auditiva, passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou aparelhos específicos.

2.6.7. O candidato portador de deficiência que necessitar de tratamento diferenciado e de tempo adicional deverá indicar no Requerimento de Inscrição, obedecido ao disposto no art. 40 do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

2.6.8. O candidato que não solicitar, no ato da inscrição, as condições previstas no item anterior, não poderá utilizar-se desse beneficio.

2.6.9. Serão adotadas todas as providências com vistas a permitir o fácil acesso de candidatos portadores de deficiência aos locais de realização das provas, sendo de responsabilidade dos mesmos, entretanto, trazer os equipamentos e instrumentos imprescindíveis à feitura das provas.

2.6.10. Ressalvadas as disposições especiais deste item, os candidatos portadores de deficiência participarão deste concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao horário de início, ao local de aplicação, ao conteúdo e correção das provas, aos critérios de aprovação e a todas as demais normas que regem este concurso.

2.6.11. Os candidatos que no ato de inscrição declararem ser portadores de deficiência, se classificados, terão seus nomes publicados em relação à parte, observada a ordem de classificação.

2.6.12. Os candidatos portadores de deficiência classificados, que vierem a ser convocados para os procedimentos pré-admissionais serão submetidos, no exame de saúde, a perícia específica destinada a verificar a existência da deficiência declarada e a compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições dos cargos especificados neste edital.

2.7. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

2.7.1. O resultado do processo de homologação das inscrições será publicado na página da UEA na internei e afixado no quadro de avisos da Unidade Acadêmica.

2.7.2. Caberá recurso para a Comissão de Concurso Docente no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da data da publicação do ato de homologação, da decisão da Subcomissão de Concurso Docente.

3. DA ESTRUTURA DO CONCURSO PÚBLICO

3.1. O Concurso será realizado em TRÊS ETAPAS, em língua portuguesa, descritas na forma abaixo:

3.1.1. A Etapa I consistirá do Sorteio do Tema, Prova Escrita, divulgação dos resultados e convocação de candidatos para a etapa seguinte, de caráter eliminatório e classificatório;

3.1.2. A Etapa II consistirá do Sorteio do Tema, Prova Didática e divulgação dos resultados, de caráter eliminatório e classificatório;

3.1.3. A Etapa III consistirá em Exame de Títulos, exclusivamente em caráter classificatório.

3.2. Nas Etapas 1 e II, o candidato para prosseguir no concurso precisará obter média final igual ou superior a 7,0 (sete).

3.3. Na Etapa III as pontuações serão calculadas de acordo com as tabelas constantes no Anexo I da Resolução nº 010/2012-CONSUNIV.

3.4. As provas terão por base o conteúdo programático descrito no Anexo III deste Edital.

3.5. Os documentos comprobatórios relativos a Etapa III, eleitos pelo candidato para julgamento da Comissão Examinadora, deverão ser relacionados e apresentados pelo candidato, em via única, até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação da lista de classificados para a Prova Didática.

3.6. Os títulos exigidos elou apresentados como requisitos mínimos para o cargo de professor auxiliar e assistente não poderão ser valorados no Exame de Títulos.

3.7. A prova didática de todos os candidatos será gravada em áudio e vídeo.

3.8. O Resultado e a Convocação de cada Etapa serão divulgados no mural da Unidade Acadêmica, onde o concurso for realizado.

4. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

4.1. A nota final do candidato, com classificação por ordem decrescente, será a soma das notas finais obtidas nas Provas Escrita e Didática e no Exame de Títulos.

4.2. A publicação do resultado final será feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente com a pontuação destes últimos.

4.3. O resultado final dos classificados para cada cargo será disponibilizado no site www.uea.edu.br, no mural da Unidade Acadêmica e publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

5. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

5.1. Ocorrendo empate na classificação final serão observados sucessivamente os seguintes critérios de desempate:

5.1.1. Idade igual ou superior a 60 anos, conforme estabelece a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Lei do Idoso);

5.1.2. Maior nota na prova de títulos;

5.1.3. Maior nota da prova escrita;

5.1.4. Maior nota na prova didática;

5.2. Permanecendo o empate, será classificado o mais idoso.

6. DOS RECURSOS

6.1. Do resultado final publicado pela Subcomissão de Concurso Docente caberá recurso administrativo, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, à Comissão de Concurso Docente, que o decidirá em até 3 (três) dias úteis, especificando as razões de não-provimento do recurso interposto, se for o caso.

6.2. Vencido o prazo recursal, ou julgados os recursos interpostos, o concurso será homologado por ato do Reitor.

7. DA NOMEAÇÃO E POSSE

7.1. A nomeação do(s) candidato(s) classificado(s) ocorrerá em caráter efetivo, nos termos da legislação vigente.

7.2. A nomeação dependerá do atendimento aos seguintes requisitos pelo(s) candidato(s) classificado(s):

7.2.1. Apresentação dos documentos listados nos itens 1.4.1 a 1.4.3 deste instrumento convocatório;

7.2.2. Comprovação de atendimento dos requisitos de titulação mínimos exigidos no concurso, através da apresentação do original acompanhado de uma cópia dos Certificados ou Diplomas, com o correspondente Histórico Escolar;

7.2.3. Apresentação de Declaração de Bens e Valores que constituem seu patrimônio pessoal;

7.2.4. Declaração se ocupa outro cargo, emprego ou função pública, especificando cada uni deles com o respectivo horário, se for o caso, ou comprove haver solicitado exoneração, na hipótese de acumulação não permitida;

7.2.5. Prévia inspeção médica oficial;

7.2.6. Excepcionalmente, para os portadores de necessidades especiais, apresentarem laudo médico que confirme a deficiência declarada e aptidão para exercício do cargo.

7.2.7. Inexistência de condenação criminal por certidão da Justiça Comum - Estadual e Federal, transitada em julgado.

7.3. Em se tratando de Título obtido em instituição estrangeira, comprovante de seu reconhecimento e revalidação.

7.4. Os candidatos classificados, depois de empossados no cargo público, deverão entrar em exercício no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data da posse.

7.5. O candidato estrangeiro aprovado no concurso só poderá tomar posse se apresentar Visto, temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

7.6. A falta de comprovação de qualquer dos requisitos especificados nos itens anteriores impedirá a posse do candidato, e seu ato de nomeação será tornado sem efeito, com imediata convocação do que o suceder na lista de classificação.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. As provas serão realizadas em Manaus, em local a ser indicado no edital de convocação dos candidatos para realização das provas.

8.2. Os candidatos deverão obrigatoriamente acompanhar todos os avisos referentes às atividades e exigências do concurso através de publicação no endereço eletrônico da UEA (www.uea.edu.br), em especial os relativos ao local, data e horário do início da realização da Etapa I (Prova Escrita) do certame.

8.3. O concurso terá validade de 2 (dois) anos, a contar da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial do Estado do Amazonas, podendo ser prorrogado, por igual período, no interesse da Instituição.

8.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo Reitor, ouvido, quando necessário, o Conselho Universitário.

8.5. Integram o presente Edital os Anexos I, II e III.

JOSÉ ALDEMIR DE OLIVEIRA
Reitor da Universidade do Estado do Amazonas

ANEXO I

Área de Conhecimento

Código

Cargo

Requisitos Mínimos

CH

Número de Vagas

Vagas para PNE*

Materiais e Construção Civil

06.01.01

Professor Assistente

Graduação em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia Civil ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

1

-

Estruturas

06.01.02

Professor Assistente

Graduação em Engenharia Civil, com Mestrado em Engenharia Civil ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

1

-

Hidrotecnia

06.01.03

Professor Assistente

Graduação em Engenharia Civil, com Mestrado em Engenharia Civil ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

1

-

Controle; Automação e Robótica

06.02.01

Professor Assistente

Graduação em Engenharia Mecatrônica ou de Controle e Automação ou Elétrica ou Mecânica ou de Computação, com Mestrado em Engenharia Mecatrônica ou de Controle e Automação ou Elétrica ou Mecânica ou de Computação ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

3

1

Controle de Processos Industriais

06.02.02

Professor Assistente

Graduação em Engenharia Mecatrônica ou de Controle e Automação ou Elétrica ou Mecânica ou de Computação, com Mestrado em Engenharia Mecatrônica ou de Controle e Automação ou Elétrica ou Mecânica ou de Computação ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

1

-

Sistemas de Instrumentação Eletrônica

06.03.01

Professor Auxiliar

Graduado em Engenharia Elétrica, com Especialização em Engenharia Elétrica ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

1

-

Sistemas Digitais

06.03.02

Professor Auxiliar

Graduação em Engenharia Elétrica ou Área Afim com Especialização na Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

l

-

Processamento Digital de

06.03.03

Sinais Professor Auxiliar

Graduação em Engenharia Elétrica ou Área Afim com Especialização na Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

l

-

Eletrônica Analógica e Circuitos Elétricos

06.03.04

Professor Auxiliar

Graduação em Engenharia Elétrica ou Área Afim, com Especialização na Área Afim a Área de Conhecimento de Concurso.

40h

1

-

Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias

06.04.01

Professor Assistente

Graduação Em Engenharia Química, com Mestrado em Engenharia Química ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

2

-

Reatores e Cinética Aplicada

06.04.02

Professor Assistente

Graduação em Engenharia Química. com Mestrado em Engenharia Química ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.

40h

1

-

Modelagem. Análise, Simulação e Otimização de Processos06.04,03Professor AssistenteGraduação em Engenharia Química, com mestrado em Engenharia Química ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso. 40h1-
Ergonomia e Projeto de FabricaO6.05.01Professor AssistenteGraduação em Engenharia de Produção, com Mestrado em Engenharia de Produção ou Área Afim a Arca de Conhecimento do Concurso. 40hl-
Pesquisa Operacional e Estatística06.05.02Professor AssistenteGraduação em Engenharia de Produção ou Graduação em Estatística, com Mestrado em Engenharia de Produção ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso. 40h1-
Mecânica06.06.01Professor AuxiliarGraduação cm Engenharia, com Especialização em Engenharia Mecânica ou Arca Afim a Área de Conhecimento do Concurso. 40h2 
Projetos Mecânicos06.06.02Professor AuxiliarGraduação em Engenharia Mecânica, com Especialização em Engenharia Mecânica ou Área Afim a Arca de Conhecimento do Concurso. 40h2 
Processos de Fabricação e06 06.05Materiais Professor Auxiliar Graduação Em Engenharia Mecânica, com Especialização em Engenharia Mecânica ou Área Afim a Arca de Conhecimento do Concurso. 40h2-
Energia06.06.04Professor AuxiliarGraduação em Engenharia Mecânica, com Especialização em Engenharia Mecânica ou Área Afim a Arca de Conhecimento do Concurso.40h2-
Física06.07.01Professor AssistenteGraduação em Física, com Mestrado Na Área de Física. 40h3-
Matemática06.08.01Professor AuxiliarGraduação em Matemática, com Especialização em Matemática ou Educação ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.40h7-
Probabilidade e Estatística06.09.0IProfessor AuxiliarGraduação em Estatística, com Especialização em Estatística ou Educação ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.40h1-
Linguagens de Programação; Engenharia de Software e Banco de Dados06.10.01Professor AssistenteGraduação na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica com Mestrado na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso.40h1-
Teoria Da Computação e Linguagens Formais e Autômatos06.10.02Professor AssistenteGraduação na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica com Mestrado na Área de Computação ou Informática o Engenharia Elétrica ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso. 40h1-
Matemática da Computação; Modelos Analíticos e de Simulação e Processamento Gráfico06.10.03Professor AssistenteGraduação Na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica com Mestrado Na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso. 40h1 
Programação Orientada a Objetos; Engenharia de Software e Desenvolvimento de Sistemas Web06.10.04Professor AssistenteGraduação na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica com Mestrado na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso. 40h2-
Linguagens e Técnicas dc Programação; Sistemas Operacionais e Arquitetura e Organização de Computadores 06.10.05Professor AssistenteGraduação na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica com Mestrado na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso. 40h2-
Desenvolvimento para Software Livre; Redes de Computadores e Sistemas Operacionais 06.10.06Professor AssistenteGraduação na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica com Mestrado na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso 40h1-
Sistemas de Comunicações Moveis. Sistemas Distribuídos e Inteligência Artificial 06.10.07Professor AssistenteGraduação na Área de Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica com Mestrado na Área dc Computação ou Informática ou Engenharia Elétrica ou Área Afim a Área de Conhecimento do Concurso. 40h1-
Ensino de Computação e Informática 06.10.08Professor AuxiliarLicenciatura na Área de Computação ou Informática com Especialização na Área de Computação ou Informática. 40h31
Meteorologia06.1 1.01Professor AssistenteGraduação em Meteorologia, com Mestrado na Área de Meteorologia. 40h21

*Portadores de Necessidades Especiais

TOTAL GERAL DE VAGAS 50
TOTAL DE VAGAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS 3

ANEXO II

REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS

Cargo

Classe

Grupo Ocupacional

Nível Inicial

Vencimento Básico

Gratificação de titulação

Remuneração

Professor

Auxiliar

Especialização

A

R$ 3.024,00

R$ 1.512,00

R$ 4.536,00

Assistente

Mestrado

A

R$ 3.960,01

R$ 1.980,01

R$ 5.940,02

ANEXO III

MATERIAIS E CONSTRUÇÃO CIVIL

CÓDIGO: 06.01.01

1. Estudo dos concretos. Aditivos. Dosagem de concretos. Produção do concreto. Controle tecnológico. Concretos especiais.

2. Materiais cerâmicos. Solo-cimento na construção.

3. Materiais orgânicos. Materiais betuminosos.

4. Tintas. Vernizes, lacas e esmaltes. Vidros.

5. Conceitos gerais de qualidade. Classificação das construções. Fases da construção.

6. Execução de superestruturas de concreto armado.

7. Técnicas de execução em argamassas, revestimentos, pavimentação, instalações hidro-sanitárias. esquadrias, pinturas e impermeabilização.

8. Cadernos de encargos. Orçamento.

9. Gestão de obras.

10. Canteiro dc Obras.

ESTRUTURAS

CÓDIGO: 06.01.02

1. Elasticidade. Análise de tensões e deformações. Equação diferencial.

2. Estática. Cálculo de treliças e vigas isostáticas. Geometria das massas.

3. Estruturas isostáticas, hiperestáticas e hipoestáticas e cálculos, equações, diagramas e aplicações de esforços seccionais.

4. Energia de deformação na elasticidade linear. Teoremas de energia de deformação.

5. Princípios dos Trabalhos Virtuais. Cálculo de deslocamentos em estruturas isostáticas.

6. Método dos esforços. Método dos deslocamentos. Método de Cross. Linhas de influência.

7. Método dos Estados Limites: Estados Limites. Avaliação das ações dinâmicas e de seus efeitos.

8. Estruturas de Concreto. Dimensionamento do concreto armado.

9. Pontes. Cálculo das solicitações devidas às cargas móveis e acidentais.

10. Dimensionamento de elementos de Estruturas Metálicas.

HIDROTECNIA

CÓDIGO: 06.01.03

1. Processos hidrológicos: Processos hidrológicos em uma bacia hidrográfica. Precipitações diretas e a superfície de água livre. Escoamentos superficiais, subsuperficiais e subterrâneos.

2. Hidrometria.

3. Hidrologia estatística: Organização dos dados. Erros e correções das medidas. Testes estatísticos paramétricos e não paramétricos.

4. Regimes Hidrológicos: Variações anuais e sazonais. Classificação dos regimes hidrológicos. Regimes hidrológicos na bacia Amazônica.

5. Ações antrópicas sobre os sistemas hídricos.

6. Mudança climática.

7. Sistemas de drenagem e tipos de estruturas.

8. Processos convencionais de tratamento de água.

9. Processos econômicos e simplificados de tratamento.

10. Obras de melhoramento dos cursos de água c obras de transposição de desníveis.

CONTROLE, AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA

CÓDIGO: 06.02.01

1. Modelagem matemática de sistemas elétricos e mecânicos, sistemas de controle de malha aberta x malha fechada. transformada de Laplace, frações parciais, função de transferência e diagrama de blocos, gráfico de fluxo de sinais.

2. Análise da Resposta Transitória c dc regime estacionário. Sistemas de primeira e segunda ordem, critério de estabilidade de Routh. Erros estacionários em sistemas de controle com realimentação unitária.

3. Análise e projeto de sistemas de controle pelo método do Lugar das Raízes.

4. Análise e projeto de sistemas de controle através do método de resposta em frequência: diagramas de Bode, gráficos polares, critério de estabilidade de Nyquist, estabilidade relativa.

5. Controladores PID e controladores PID modificados.

6. Análise e projeto de sistemas de controle no espaço de estados.

7. Análise de Sistema de Controle Digital: Estabilidade, Erros de regime estacionário, projetos de controladores digitais pelo método do lugar das raizes e por meio de imposição algébrica de pólos.

8. Robótica Industrial: anatomia de robôs e atributos relacionados. Sistema de controle de Robôs.

9. Controle discreto utilizando controladores lógicos programáveis (CLP): Diagrama de lógica Ladder.

10. Robótica: Transformação de coordenadas-Translação e rotação de Sistemas de Coordenadas. Transformações Homogêneas.

CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

CÓDIGO: 06.02.02

1. informática para Controle e Automação: Estruturas de dados. Apontadores. Arquivos. Alocação dinâmica. Recursos gráficos. Introdução à programação orientada a objetas.

2. Instrumentação Industrial: Sensores, transdutores e atiradores. Tratamento e Condicionamento de sinais. Características dos sistemas de medição. Incertezas de resultados experimentais.

3. Transmissão e tratamento de sinais em instrumentação. Instrumentos e técnicas de medição de grandezas elétricas e mecânicas. Aplicações industriais. Automação da medição.

4. Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos, componentes principais, circuitos hidráulicos e pneumáticos fundamentais, Eletropncumática. Sensores, tipos básicos, características, campo dc aplicação. Normas Técnicas.

5. Estrutura da informação. Vetores. Listas. Árvores. Tabelas. Comando e proteção baseada em relés eletromecânicos. Caracterização de processos Industriais. (em lote, contínuos, mistos).

6. Controladores lógicos programáveis (CLP's). Linguagens de programação. Aplicações, sistemas comerciais, projetos.

7. Softwares de supervisão: características e aplicações. Projetos de automação industrial. Segurança na concepção de projetos de automação.

8. Conceitos básicos de redes de computadores. Modelos de arquiteturas de redes. Topologias dc redes. Protocolos de acesso aos meios de comunicação. Protocolos. Redes locais de computadores.

9. Interfaces de comunicação de dados; enlace de dados; comunicação de pacotes.

10. Sistemas supervisores: SCADA.

SISTEMAS DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA

CÓDIGO: 06.03.01

1. Sensores elétricos e eletrônicos.

2. Transdutores de pressão, temperatura, força, deslocamento e vazão.

3. Conversores AID e DIA.

4. Técnicas e instrumentação de medida de tensões e de correntes.

5. Técnicas e instrumentação de medida de tempo e frequência.

6. Técnicas e instrumentação de medidas de admitâncias, impedâncias e parâmetros elétricos.

7. Instrumentação básica: projeto, princípios e funcionamento. Multímetros, osciloscópios analógicos e digitais, e analisadores lógicos digitais.

8. Blindagem e aterramento de sistemas de instrumentação.

9. Componentes elétricos e eletrônicos, e amplificadores operacionais.

10. Técnicas de interfaceamento cm instrumentação: GPIB, PCI, USB e Ethernet/LAN.

SISTEMAS DIGITAIS

CÓDIGO: 06.03.02

1. Circuitos Lógicos Combinacionais.

2. Flip-Flop e Dispositivos correlatos.

3. Aritmética Digital: Operações e circuitos.

4. Contadores e registradores.

5. Projeto de Sistemas de Hardware Reconfigurável.

6. Programação e Interfaceamento de Microprocessadores.

7. Microcontroladores PIC, 80C51, BasicStep.

8. Conversores Analógicos e Digitais.

9. Arquitetura de Microprocessadores de alto desempenho.

10. Dispositivos de Memória.

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

CÓDIGO: 06.03.03

1. Amostragem de sinais de tempo contínuo e discreto.

2. Técnicas de projeto e estruturas de filtros digitais.

3. Transformada Contínua e Discreta de Fourier.

4. Técnicas e Modelos de restauração de imagens.

5. Filtros Adaptativos.

6. Wavelets.

7. Transformada Z e Transformada de Laplace.

8. Convolução de tempo discreto e contínuo.

9. Codificadores de vídeo e compressão de imagens.

10. Padrão Brasileiro de TV Digital - ISDB-Tb.

ELETRÔNICA ANALÓGICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS

CÓDIGO: 06.03.04

1. Física do Semicondutor.

2. Diodo Retificador e Zener.

3. Transistor Bipolar e de Efeito de Campo.

4. Amplificadores Operacionais e multivibradores.

5. Amplificadores Classe A, B, AB, D e F.

6. Osciladores Senoidais discretos e integrados.

7. Análise de circuitos DC.

8. Análise de Estabilidade de Transistores Bipolares.

9. Análise de circuitos AC.

10. Amplificadores Banda-larga e Sintonizados.

FENÔMENOS DE TRANSPORTE E OPERAÇÕES UNITÁRIAS

CÓDIGO: 06.04.01

1. Equação geral de transporte molecular de quantidade de movimento, calor e massa.

2. Equações básicas de fluxo laminar isotérmico.

3. Equação diferencial para a condução de calor. Condução, convecção forçada e livre.

4. Descrição física e analítica do transporte de massa em fluxo turbulento.

5. Coeficientes de transferência de calor e massa em (lutos.

6. Equipamentos para o transporte de fluidos. Bombas, ventiladores e compressores.

7. Separação de sólidos. Peneiramento, filtração, centrifugação e sedimentação.

8. Agitação e mistura.

9. Trocadores de calor.

10. Equipamentos para separações por transferência de massa. Extração e absorção.

REATORES E CINÉTICA APLICADA

CÓDIGO: 06.04.02

1. Reator homogêneo descontinuo.

2. Análise de dados de reatores e estimativa de parâmetros cinéticos.

3. Reator homogêneo continuo com agitação.

4. Reator homogêneo tubular.

5. Reações catalíticas heterogêneas.

6. Reator heterogêneo com catalisador em leito fixo.

7. Cinética química.

8. Teorias da cinética de reações elementares em fase gasosa e líquida.

9. Distribuição de produtos em reações complexas.

10. Caracterização e seleção de reatores.

MODELAGEM, ANÁLISE, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

CÓDIGO: 06.04.03

1. Modelagem matemática dos sistemas de engenharia química. Leis fundamentais. Modelos de processos da engenharia química.

2. Aplicações de métodos numéricos nos processos de engenharia química. Sistemas de equações algébricas e transcendentais. Integração numérica. Equações diferenciais ordinárias e parciais.

3. Técnicas de simulação de processos químicos.

4. Simulação dinâmica de processos específicos. Coluna de destilação, coluna de adsorção, secagem.

5. Métodos de análise de processos.

6. Planejamento Experimental Estatístico.

7. Formulação matemática de um problema de otimização. Avaliação econômica. Avaliação operacional.

8. Métodos de otimização sem restrições.

9. Métodos de otimização com restrições.

10. Ajuste de modelos matemáticos.

ERGONOMIA E PROJETO DE FABRICA

CÓDIGO: 06.05.01

1. Competitividade através da estratégia de desenvolvimento de produtos.

2. Planejamento estratégico e agregado de desenvolvimento de produtos.

3. Implantação e auditoria de sistemas de desenvolvimento de produtos.

4. Conforto Ambiental aplicado a projetos. Luminotécnica.

5. Codificação de instalações industriais. Arranjo Físico e Layout.

6. Elementos ergonômicos na composição do produto. Metodologia aplicada à projetos.

7. Gestão de Projetos.

8. Registros de Engenharia de produto. Engenharia de valor.

9. Ergonomia Biomecânica e conforto Ambiental. Aplicação das NR's e seus Níveis de Aceitação.

10. Ruídos Métodos e materiais Aplicados ao Tratamento de Ruído. Fontes de Calor, Métodos e materiais aplicados ao Tratamento de Calor.

PESQUISA OPERACIONAL E ESTATÍSTICA

CÓDIGO: 06.05.02

1. Métodos e Modelos para análise de decisão. Conceito de risco e de probabilidade subjetiva.

2. Método de Monte Cario associado a Árvore de Decisão.

3. Introdução a Teoria das filas. Estrutura e Conceitos de Sistemas de Filas. Modelagem de sistemas de filas. Medidas de Desempenho de sistemas de Filas.

4. Análise de sensibilidade e interpretação econômica dos resultados.

5. Dualidade. Relação entre primai e dual, teoremas. Análise de sensibilidade e Interpretação econômica do dual.

6. O algoritmo dos transportes: solução básica inicial, Método do Canto noroeste, Método Vogel e Método das Penalidades.

7. Conceitos básicos do Método Simplex. Desenvolvimento do Método Simplex.

8. Regressão Linear Simples e Coeficiente de correlação.

9. Controle Estatístico de Processos (CEP).

10. Estimativa.

MECÂNICA

CÓDIGO: 06.06.01

1. Escalares e Vetores, Sistemas de Forças, Momento, Conjugado - Equilíbrio, Isolamento de Sistemas Mecânicos, Condições de Equilíbrio, Forças Distribuídas, Centro de Massa, Vigas, Cabos Flexíveis, Atrito.

2. Equilíbrio da Partícula. Cinemática dos corpos rígidos, Dinâmica de um Ponto Material, Dinâmica dos Corpos Rígidos. Dinâmica da partícula, Trabalho e energia. Conservação da energia, Cinemática da rotação, Equilíbrio de corpos rígidos.

3. Esforços solicitantes simples e combinados, Tensão-deformação, Estado duplo de tensões, Tração e compressão, Torção simples, Secção Transversal circular e corda de círculo.

4. Estática dos fluidos, Cinemática e Dinâmica dos fluidos, Princípio de impulso e quantidade de movimento.

5. Fluxo deslocado por unia pá, Bocais, Instalações hidráulicas, perda de carga, instalações de recalque - Potência.

6. Classificação dos Mecanismos Quanto ao tipo de Transformação de Movimento, Tipos de movimentos. Diagramas Cinemáticos, Pares Cinemáticos.

7 Ângulos de Transmissão e de Desvio; Inversão Cinemática, Inversão Geométrica.

8. Mobilidade de Mecanismos Planos, Critério de Grashof, Cadeia Cinemática.

9. Sistemas de representação: 1º e 3º diedros, Projeção ortogonal de peças simples, Vistas omitidas, Cotagem e proporções, Perspectivas axonométricas, isométricas, bimétrica, trimétrica, Perspectiva cavaleira, Esboços cotados.

10. Análise Cinemática e Síntese Cinemática.

PROJETOS MECÂNICOS

CÓDIGO: 06.06.02

1. Elementos de máquinas, diferentes tipos de elementos de máquinas, funções, cálculos fundamentais no dimensionamento.

2. Projeto de Vigas e Eixos de Transmissão, projeto de engrenagens, polias, calculo e seleção de rolamentos.

3. Uniões fixas e moveis. Calculo de ajustes. Considerações de fabricação e montagem no desenho.

4. Vibrações mecânicas, Análise modal experimental e modificação estrutural, Integridade estrutural, Componentes de sistemas mecânicos.

5. Vibrações Livres em Sistemas com I Grau de Liberdade, Vibrações Forçadas em Sistemas com l Grau de Liberdade, Isolamento de Vibrações.

6. Tipos de Amortecimento e Técnicas de Medição, Sistemas Mecânicos com Múltiplos Graus de Liberdade.

7. Deflexão das Vigas por Integração; Deslocamentos (horizontal e vertical) dos nós de Treliças pelo Método dos Trabalhos Virtuais.

8. Flambagem de Colunas; Métodos de Energia; Estado Triplo de Tensões e Deformações - Lei de I-looke Generalizada e Critérios de Ruptura, métodos de análise de falhas.

9. Método dos elementos finitos, problemas de valor de contorno unidimensional, problemas de elasticidade tridimensional, problemas de potencial, tipos de elementos.

10. Mecânica computacional, modelagem matemática, discretização, métodos iterativos.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MATERIAIS

CÓDIGO: 06.06.05

1. Diagrama Ferro Carbono, Diagrama TTT, Tratamentos Térmicos e Termoquímicos.

2. Ligas metálicas, Materiais ferrosos e não-ferrosos, Materiais poliméricos.

3. Fundamentos da Técnica de Conformação. Conformação. Processos de conformação aplicados aos metais, Laminação, Forjamento, Extrusão, Trefilação, Estiramento, Estampagem.

4. Processos de Fundição (tipos de moldagem em areia, coquilha, Shell molding, continua, demais processos).

5. Usinagem convencional e CNC - Máquinas, ferramentas, parâmetros de usinagem.

6- Metalurgia do pó e sinterização, Prototipagem rápida, Revestimento metálico. Revestimento Não Orgânico.

7. Metalografia, Ensaios mecânicos, Tratamento superficial.

8. Metalurgia da soldagem, Soldagem a arco elétrico (Eletrodo revestido, MIGIMAG, Arame Tubular (FCAW) e T1G), Novos Processo (Arco Submerso; Soldagem e corte a plasma; por eletroescória e a laser). Processos de soldagem a gás e de corte, Soldagem por resistência, Brasagem. ,

9. Fatores determinantes da manutenção de equipamentos, Conceituação dos tipos de manutenção corretiva; preventiva, seletiva e preditiva. Sistemas de Manutenção (Correias; Variadores; Redutores; Engrenagens; Eixos e árvores; Mancais de rolamentos e deslizamentos, ajustes) Manutenção Mecânica (Falhas, Técnicas de montagem e desmontagem de elementos e conjunto, Recuperação de elementos, Travas e vedantes químicos, Sistemas de vedação).

10. Manufatura assistida por computador, sistemas CAD/CAM.

ENERGIA

CÓDIGO: 06.06.04

1. Trabalho e calor Balanço de energia em sistemas fechados Propriedades termodinâmicas diagrama P­V-T, diagrama T-V, leis da Termodinâmica.

2. Termodinâmica Química: balanço de energia de uma reação química balanços de exergia.

3. Ciclo motor: ciclo Otto, ciclo Diesel, balanços de massa e energia.

4. Ciclos de refrigeração: ciclo de compressão de vapor ciclo de absorção água-amônia ciclo de absorção água brometo de litio ciclo de ejeção de vapor condução.

5. Transferência de calor: condução. radiação e convecção. Balanço de energia Transferência por condução Transferência de calor por convecção Transferência de calor por radiação.

6. Conceitos e princípios básicos de pneumática: Produção, Distribuição e Dimensionamento do Sistema de Ar Comprimido; Componentes Pneumáticos.

7. Eletropneumáticas, aplicações, dispositivo de acionamento e atiradores elétrico e eletrônico utilizado na Automação; Funções Lógicas.

8. Controle Lógico Programáveis; Projeto de Combinatórios e Sequenciais.

9. Introdução ao escoamento compressível. Equações para o escoamento compressível não-viscoso. Escoamento unidimensional.

10. Velocidade do som. Número de Mach. Estado de Estagnação. Ondas de choque. Escoamento em duto de seção constante com atrito. Escoamento em duto de seção constante, com troca de calor.

FÍSICA

CÓDIGO: 06.07.01

1. Leis de Newton.

2. Trabalho e energia.

3. Momento linear e colisões.

4. Dinâmica da rotação e momento angular.

5. Primeira e segunda leis da termodinâmica.

6. Circuitos elétricos.

7. Leis de Maxwell e ondas eletromagnéticas.

8. Ótica geométrica.

9. Interferência e difração.

10. Equação de Schrödinger.

MATEMÁTICA

CÓDIGO: 06.08.01

1. Derivada de funções de uma variável real a valores reais. Regra da Cadeia. Taxa de Variação. Máximos

e Mínimos.

2. Integral de Riemann. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de Integração. Aplicações da Integral: Volumes; Comprimento de Curvas.

3. Integrais múltiplas: Duplas e Triplas. Integrais de Linha. Integrais de Superfícies.

4. Teorema de Green. Teorema de Stokes. Teorema de Gauss. S. Sequências Numéricas. Limite de sequências. Séries numéricas. Critérios de convergência.

6. Equações Diferenciais Ordinárias Lineares.

7. Retas e planos. Cônicas e quádricas.

8. Espaços Vetoriais. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores.

9. Produto Interno. Operadores auto-adjuntos. Operadores ortogonais.

10. Formas Lineares. Formas Bilineares. Formas Quadráticas.

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

CÓDIGO: 06.09.01

1. Estatística Descritiva.

2. Teoria das probabilidades.

3. Testes de Hipóteses.

4. Correlação e regressão.

5. Função Densidade de Probabilidade.

6. Métodos computacionais para geração de números aleatórios.

7. Sornas de Variáveis Aleatórias e o Teorema do Limite Central.

8. Classificação dos processos estocásticos.

9. Cálculo da incerteza .

10. Variáveis aleatórias discretas e contínuas.

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO, ENGENHARIA DE SOFTWARE E BANCO DE DADOS

CÓDIGO: 06.10.01

1. Modelo de entidade-relacionamentos.

2. Modelo relacional.

3. SQL.

4. Modelagem e projeto de sistemas.

5. Processos de desenvolvimento de software.

6. Qualidade de software.

7. Teste de software.

8. Unified modeling language.

9. Heurísticas de usabilidade de Jakob Nielsen, lestes de usabilidade.

10. Design centrado no usuário de Donald Norman.

TEORIA DA COMPUTAÇÃO E LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS

CÓDIGO: 06.10.02

1. Linguagens regulares.

2. Linguagens livres de contexto.

3. Linguagens sensíveis ao contexto.

4. Computabilidade.

5. Análise léxica.

6. Análise sintática.

7. Análise semântica e geração de código.

8. Paradigma orientado a objetos.

9. Programação lógica.

10. Programação funcional.

MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO, MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO E PROCESSAMENTO GRÁFICO

CÓDIGO: 06.10.03

1. Fundamentos de imagens digitais: modelo de imagem, amostragem e quantização, e relacionamentos básicos entre pixels.

2. Realce de imagens e realce no domínio espacial: transformadas de nível de cinza, processamento de histograma e filtragem espacial.

3. Realce de imagens no domínio da frequência.

4. Transformações geométricas.

5. Cor e visão humana.

6. Processamento morfológico de imagens.

7. Variáveis aleatórias.

8. Geração de números pseudo-aleatórios.

9. Simulação com Cadeias de Markov.

10. Análise estatística.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OB.TETOS, ENGENHARIA DE SOFTWARE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB

CÓDIGO: 06.10.04

1. Processo de Desenvolvimento de Software.

2. Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software.

3. Técnicas de Planejamento e Gerenciamento de Software.

4. Métodos de POO.

5. Teoria dos tipos: sistemas de tipos, polimorfismo.

6. Modularidade e Abstração.

7. Interface e Herança

8. Arquitetura de aplicações na Web

9. Desenvolvimento de Aplicações Web.

10. Frameworks e API's para o desenvolvimento de Sistemas Web.

LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO, SISTEMAS OPERACIONAIS E ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

CÓDIGO: 06.10.05

1. Comandos de uma Linguagem de Programação.

2. Recursividade: Conceito e Implementação.

3. Linguagens de Programação: Conceitos.

4. Organização de Computadores: Memórias, Unidades Centrais de Processamento. Entrada e Saída.

5. Barramento, Comunicações, Interfaces e Periféricos.

6. Pipeline.

7. Hierarquia de Memória.

8. Gerência de Processos/Processador.

9. Gerenciamento de Memória: Memória Virtual, Paginação.

10. Gerenciamento de Arquivas.

DESENVOLVIMENTO PARA SOFTWARE LIVRE, REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS

CÓDIGO: 06.10.06

1. Metodologias de desenvolvimento de software livre.

2. Tecnologias atuais e tendências no desenvolvimento de software livre.

3. Ferramentas para auxiliar no desenvolvimento de software livre.

4. Tipos de Enlace, Códigos, Modos e Meios de Transmissão.

5. Protocolos e Serviços de Comunicação.

6. Terminologia, Topologias, Modelos de Arquitetura e Aplicações.

7. Segurança e Autenticação.

8. Comunicação. Concorrência e Sincronização de Processos.

9. Gerenciamento de Memória: Memória Virtual, Paginação.

10. Gerenciamento de Dispositivos de Entrada/Saída.

SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES MÓVEIS. SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CÓDIGO: 06.10.07

1. Redes neurais.

2. Redes de Petri.

3. Lógica fuzzy.

4. Tecnologias de sistemas digitais.

5. Operação de sistemas celulares: controle e sinalização e protocolos de comunicação.

6. Mobilidade em redes: redes sem fio e mobilidade de usuários.

7. Arquiteturas de sistemas distribuídos.

8. Taxonomia de Flynn.

9. Programação concorrente e programação paralela.

10. Clusters, Grids, Sistemas peer-to-peer e sistemas cliente-servidor.

ENSINO DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

CÓDIGO: 06.10.08

1. Planejamento Educacional, curricular e de ensino de computação.

2. Abordagem metodológica de ensino-aprendizagem de computação.

3. Referenciais metodológicos de ensino da computação e a inter, trans e multidimensionalidade na ação pedagógica.

4. Projetos Didáticos em computação.

5. Sistema de tutoria e sistema de autoria.

6. Ambientes de aprendizagem computacionais e a produção de materiais.

7. Autoria: plataformas para multimidia.

8. Concepção e avaliação de software educacional.

9. Modalidades de interação a distancia e modelos de EAD.

10. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

METEOROLOGIA

CÓDIGO: 06.11.01

1. Sistemas Atmosféricos que atuam na América do Sul.

2. Leis de conservação: massa, momento e energia.

3. Equação prognósticas utilizadas na previsão do tempo.

4. Equações básicas: estado, hidrostática e a 1ª lei da termodinâmica aplicada a uma parcela de ar.

5. Microfisica de nuvens quentes e frias.

6. Balanço de energia e Balanço de Radiação no Sistema Terra-Atmosfera.

7. Circulação de Hadley e Walker.

8. Ciclo Hidrológico e Balanço Hídrico.

9. Massas de ar e frentes: conceitos, classificação e propriedades, frontogênese e frontólise.

10. Poluição atmosférica.