Escola Politécnica da USP - SP

Notícia:   Escola Politécnica da USP abre inscrições para Especialista em Laboratório

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

ESCOLA POLITÉCNICA

EDITAL EP-005/2013 - ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo torna pública a abertura de concurso público para preenchimento de 1 vaga na carreira do Grupo Superior S1 A para a função de Especialista em Laboratório e outras que surgirem durante a validade deste Edital, vinculada ao Programa de Concessão de Técnico de Nível Superior para Grupos de Excelência - PROCONTES da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, que visa atender projetos especiais de pesquisa por ela selecionados. A vaga destina-se inicialmente ao atendimento do Projeto EMU - Laboratório Multiusuário para caracterização térmica de materiais que se desenvolverá junto ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica e, ao seu término, caberá à Pró-Reitoria de Pesquisa a indicação de novos projetos especiais de pesquisa para atuação do servidor em qualquer das unidades universitárias do Campus de São Paulo - Capital.

Em virtude do quantitativo inicial oferecido, não haverá reserva de vagas aos candidatos com deficiência para preenchimento imediato, ficando reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida, em atendimento à Lei nº 7.853/89 e ao Decreto nº 3.298/99, relativamente ao total de vagas surgidas durante o prazo de validade deste Edital.

1. A contratação será sob o Regime da CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais. O horário de trabalho será estabelecido pela Universidade de São Paulo de acordo com suas necessidades, podendo ser diurno, noturno, misto, em regime de plantões ou em escala de revezamento.

2. Superado o período de experiência de 90 dias, o contrato de trabalho passará a viger por tempo indeterminado (§ único art. 445 da CLT).

3. O salário para o mês de Fevereiro/2013 é de R$ 6.040,48.

O que corresponde ao salário inicial da carreira do Grupo Superior S1 A.

4. São exigências para o desempenho da função:

- Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou ser cidadão português em gozo das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, sendo aceitas também inscrições de estrangeiros.

- Possuir 18 anos completos;

- Escolaridade: Curso de graduação completo com carga horária mínima fixada pelo MEC em Química Industrial, ou curso de graduação completo com carga horária mínima fixada pelo MEC, com curso de especialização completo na área de Química;

- Registro no Conselho Regional de Química - IV a Região;

- Conhecimento básico da língua inglesa.

- Conhecimento de informática.

- Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar;

- Não ter sido demitido ou exonerado do serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público);

- Não ocupar cargo, emprego ou função pública, ressalvadas as hipóteses de acumulação previstas no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal e no Decreto Estadual nº 41.915/1997;

- Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

4.1. O candidato aprovado no presente concurso público será contratado se atender às exigências para o desempenho da função no momento da convocação para contratação, devendo apresentar a documentação comprobatória completa estabelecida no item 14.1. no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado a partir do primeiro dia útil seguinte ao da publicação da Convocação para Contratação na Imprensa Oficial, sob pena de ser considerado desistente do concurso público.

5. São atribuições da função descritas no Plano de Classificação de Funções - P.C.F. da Universidade de São Paulo:

Sumária:

Realizar junto com docentes estudos e pesquisas relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto atividades didáticas).

Detalhada:

- Desenvolver trabalhos de investigação científica, a partir de projetos, liderados por docentes, com objetivos didático científicos e de extensão;

- Colaborar na reunião e manipulação de elementos necessários ao desenvolvimento da pesquisa, bem como publicação dos resultados obtidos para disseminar as descobertas científicas;

- Auxiliar na orientação de alunos de iniciação científica na elaboração de seus trabalhos e alunos de pós-graduação em suas dissertações e teses;

- Auxiliar na orientação de alunos na organização das atividades de estágio, no caso dos laboratórios pedagógicos;

- Apoiar os docentes em suas atividades de pesquisa e extensão, sendo vedadas as atividades didáticas exceto aquelas de apoio laboratorial;

- Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho;

- Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho;

- Executar tratamento e descarte de resíduos de materiais provenientes do laboratório;

- Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades do setor/departamento;

- Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.

5.1. São atribuições específicas da função relacionadas à área de atuação:

ESPECÍFICAS:

- Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas em analises instrumentais e das necessidades do setor/departamento.

- Elaborar relatórios de atividade e de avaliação.

- Definir procedimentos técnicos a serem adotados para execução dos trabalhos a serem desenvolvidos e avaliação dos resultados dos mesmos.

- Planejar e desenvolver experimentos, análises e treinamentos nas técnicas de analíticas em ICP-OES, Analise térmica.

- Participar do planejamento para aplicação de técnicas de trabalho visando à qualidade dos serviços multiusuários prestados pelo Laboratório de Tratamento de Resíduos Sólidos Perigosos do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

- Emitir boletins, relatórios e pareceres sobre assunto da área de analises química de resíduos perigosos e materiais metalúrgicos.

- Contribuir para a formação de recursos humanos com treinamento de funcionários de nível médio, estagiários e alunos de graduação e pós-graduação.

6. Das Inscrições

6.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá ser alegado desconhecimento.

6.2. As inscrições deverão ser efetuadas no período de 25-2-2013 a 8-3-2013, exclusivamente, por meio da Internet, para tanto sendo necessário o preenchimento e a transmissão da ficha de inscrição, bem como o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 91,00 (noventa e um) reais, conforme disposto no item 6.3.

6.3. A inscrição deverá ser realizada pela Internet até 15 horas do dia 8-3-2013, mediante acesso ao site: https://uspdigital.usp.br/marteweb link: Concursos Públicos, com a observância rigorosa dos seguintes procedimentos:

- Leitura da íntegra do presente Edital e preenchimento completo da ficha de inscrição, devendo ser seguidas as seguintes etapas:

1º) escolher o campus;

2º) escolher a função, clicando em Avançar;

3º) optar pelo presente concurso público objeto do edital EP-005/2013;

4º) informar o CPF e a data de nascimento, clicando em Avançar;

5º) preencher todos os campos obrigatórios da ficha;

6º) inscrever-se (ATENÇÃO: após a inscrição, o candidato NÃO poderá alterar os dados da ficha);

7º) gerar e imprimir o boleto bancário no valor de R$ 91,00 (noventa e um) reais e utilizá-lo para o pagamento da taxa de inscrição até a data limite para o encerramento das inscrições.

6.3.1. As informações prestadas na ficha de inscrição preenchida via Internet devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará em sua exclusão do concurso público, a qualquer momento, e sujeição às penas da lei.

6.3.2. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento das agências bancárias na localidade em que se encontrar o candidato, o boleto bancário deverá ser pago antecipadamente.

6.3.3. Não serão aceitas inscrições via Internet cujo pagamento ocorra por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional e/ou extemporânea, ou por qualquer outra via que não a especificada no item 6.3. deste edital.

6.3.4. O único comprovante de inscrição via internet aceito será o boleto bancário devidamente quitado, não sendo necessária a entrega da ficha de inscrição.

6.3.5. Não serão aceitas as inscrições via Internet cujos pagamentos da taxa forem efetuados após a data do encerramento das inscrições, não sendo devido ao candidato qualquer ressarcimento da importância paga extemporaneamente.

6.3.6. A Universidade de São Paulo não se responsabiliza por inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

6.3.7. Após o encerramento das inscrições, será publicado o Aviso de Inscrição no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 21-3-2013 informando encontrar-se disponível no site: www.poli.usp.br, o Comunicado de Confirmação de Inscrição no presente concurso público com o nome dos candidatos cujas inscrições tiverem sido efetivadas ou validadas pela seção de pessoal da Unidade/Órgão em conformidade com o disposto nos itens 6.5., 6.5.1. e 6.5.2. abaixo.

6.3.8. Caso seja detectado algum problema na inscrição via Internet, o candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis contados a partir do dia útil seguinte ao da publicação do Aviso de Inscrição no Diário Oficial do Estado de São Paulo para pleitear a regularização de sua inscrição, sob pena de ser considerado desistente do concurso público, por meio da apresentação de requerimento escrito acompanhado do comprovante do pagamento da taxa de inscrição a ser entregue no Serviço de Pessoal desta Escola, Edifício Engº Mário Covas Junior, situado na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, das 9h00 às 16h00 ou do envio de e-mail com o comprovante do pagamento da taxa de inscrição anexado, para o endereço eletrônico servico.pessoal@poli.usp.br.

6.3.9. Se houver deferimento de pedido de regularização de inscrição apresentados na forma estabelecida no item 6.3.8, uma nova Lista de Inscritos com o nome de todos os candidatos que tiveram sua inscrição efetivada será disponibilizada no site indicado no item 6.3.7.

6.3.10. O candidato deverá acompanhar o andamento do presente concurso público a fim de tomar conhecimento da data, local ou horário que vier a ser fixado para a Prova de Múltipla Escolha por meio da publicação do edital de Convocação para a Prova no Diário Oficial do Estado de São Paulo e, sem caráter oficial, do site referido no item 6.3.7.

6.4. O descumprimento das instruções para a inscrição via Internet, implicará em sua não efetivação.

6.5. Não serão aceitos pedidos de isenção ou redução do pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado pelo candidato e, uma vez efetivado, não haverá devolução do valor pago, exceção feita ao candidato que comprovar a doação de sangue em conformidade com a Lei nº 12.147, de 12/12/2005 e na forma estabelecida no item 6.5.1.

6.5.1. Para ter direito à isenção, o candidato deverá comprovar a doação de sangue a órgão ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por Município em número não inferior a 3 (três) vezes durante os 12 (doze) meses anteriores ao fim das inscrições. O requerimento instruído com o boleto bancário (não pago) e o documento expedido pela entidade coletora deverão ser entregues pessoalmente no endereço e horário citados no item 6.3.8 durante o período das inscrições.

6.5.2. O candidato doador de sangue que cumprir o disposto no item 6.5.1. terá a sua inscrição no presente certame validada pelo Serviço de Pessoal da Unidade/Órgão, devendo acompanhar a publicação do Aviso de Inscrição na imprensa oficial e a divulgação do Comunicado de Confirmação de Inscrição na internet, conforme disposto no item 6.3.7. e, caso detecte algum problema em sua inscrição, deverá pleitear a sua regularização em consonância com o disposto no item 6.3.8.

7. Dos candidatos com deficiência

7.1. Em atendimento ao disposto no artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal, será reservado aos candidatos com deficiência o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do presente concurso público, nos termos da Lei nº 7.853/89, regulamentada pelo Decreto nº 3.298/99, alterado pelo Decreto nº 5.296/04.

7.2. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto nº 3.298/99 e suas alterações e na Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça (DJe de 5/5/2009).

7.3. De acordo com o art. 43 do Decreto nº 3.298/99, durante a realização do certame, a Unidade/Órgão responsável pela abertura do concurso público terá a assistência de uma equipe multiprofissional que será composta por 6 (seis) servidores, dentre os quais 3 (três) deverão ser profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e 3 (três) integrantes da carreira objeto do presente certame.

7.4. À referida equipe multiprofissional caberá a avaliação, durante o período de experiência, da compatibilidade entre as atribuições da função e a deficiência declarada pelo candidato, devendo emitir parecer observando: as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, a natureza das atribuições e tarefas essenciais da função a desempenhar, a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas, a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize e a CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

7.5. À pessoa com deficiência é assegurado o direito de inscrição no presente concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para o preenchimento de vaga na carreira do grupo Superior S1 A na função de Especialista em Laboratório cujas atribuições sejam consideradas compatíveis com a deficiência declarada pelo candidato, em avaliação a ser realizada pela Equipe Multiprofissional durante o período de experiência (itens 7.2 e 7.3).

7.6. Para gozar dos benefícios da reserva legal, no período de inscrição de 25-2-2013 a 8-3-2013 deve o candidato com deficiência declará-la(s), por escrito, apresentando laudo médico recente que ateste a espécie e o grau ou nível da(s) deficiência(s), com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, através da entrega pessoal da documentação ao Serviço de Pessoal desta Escola, Edifício Engº.Mário Covas Junior, situado na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, das 09h00 às 16h00 horas, ou via SEDEX, postado impreterivelmente até o último dia de inscrição, para o referido endereço.

7.7. O candidato com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, à nota mínima exigida e ao horário e ao local de aplicação das provas.

7.8. O candidato com deficiência que, nos dias de realização da(s) prova(s) do concurso público, necessitar de tratamento diferenciado e/ou de tempo adicional, deverá requerê-lo, indicando as condições diferenciadas e/ou o tempo adicional, através da apresentação de requerimento escrito com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de deficiência a ser entregue ou enviado, por SEDEX, impreterivelmente até o último dia de inscrição, no endereço citado no item 7.6.

7.9. O atendimento às condições diferenciadas de que trata o item 7.8. ficará sujeito à análise da viabilidade e da razoabilidade do pedido pela equipe multiprofissional.

7.10. O Serviço de Pessoal da Unidade/Órgão ou à Comissão de Concurso Público Centralizado competirá providenciar o levantamento dos locais, tipos de prova e equipamentos especiais necessários ao pleno acesso dos candidatos com deficiência e a efetivação das condições necessárias à realização das provas, bem como eventual colaboração de pessoas especializadas na comunicação ou no auxílio de determinadas deficiências.

7.11. O candidato com deficiência que, dentro do período de inscrição, não atender ao disposto no item 7.6. será considerado como pessoa sem deficiência e participará do concurso público sem direito à reserva legal.

7.12. O candidato sem deficiência que, dentro do período de inscrição, não atender ao disposto no item 7.8. não terá a prova preparada segundo as condições diferenciadas de que necessite.

7.13. A publicação do resultado final/classificação do presente concurso público será feita em duas listas contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos com deficiência e, a segunda, somente a pontuação destes últimos.

7.14. Não havendo candidatos com deficiência inscritos, aprovados e classificados ou cuja(s) deficiência(s) tenha(m) sido avaliada(s) incompatível(is) com as atribuições da função durante o período de experiência pela equipe multiprofissional, as vagas a eles reservadas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem classificatória da lista definitiva.

8. Das Provas

8.1. O concurso público constará das seguintes etapas:

- 1ª Prova de Múltipla Escolha (eliminatória) com 50 questões objetivas, sendo 20 de Conhecimentos Específicos, valendo 0,3 pontos cada, 10 de Matemática, valendo 0,15 pontos cada, 10 de Português, valendo 0,15 pontos cada e 10 de Inglês, valendo 0,1 pontos cada.

8.2. A Prova de Múltipla Escolha versará sobre o programa abaixo:

Programa:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Espectroscopia de Emissão (ICP-OES), Analise térmica (DTA/TG), Preparação de padrões, Solubilização de materiais.

1 - Introdução à Química

Matéria e energia. Sistemas e misturas. Combinação química, substâncias, elementos e alotropia. Mudanças de estado físico e fenômenos físicos e químicos. Processos de separação de misturas.

2 - Estrutura atômica

Histórico, descoberta das partículas atômicas. Modelos atômicos de Rutheford e Bohr. Números quânticos, níveis de energia, subníveis de energia e orbitais atômicos. Distribuição eletrônica. Diagrama de Linus Pauling, Regra de Hund e Princípios da Exclusão de Pauli. Número atômico, massa atômica, mol e número de Avogadro. Fenômenos de isotopia, isobaria e isotonia.

3 - Classificação periódica dos elementos

Histórico e leis periódicas. Estrutura da tabela periódica, grupos e períodos. Propriedades periódicas e aperiódicas.

4 - Ligações químicas

Ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica. Hibridização dos orbitais atômicos. Geometria molecular e polaridade. Forças intermoleculares.

5 - Funções inorgânicas

Ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos: conceito, classificação, nomenclatura e propriedades físicas e químicas.

6 - Reações químicas

Representação e balanceamento. Principais tipos de reações químicas. Princípios básicos do cálculo estequiométrico.

7 - Oxidação e redução

Conceituação e determinação do número de oxidação nas reações de oxirredução. Balanceamento de reações redox.

8 - Soluções

Conceito e classificação. Solubilidade dos sólidos em líquidos. Diferentes modos de expressar a concentração das soluções diluídas, moleculares e iônicas. Leis das propriedades coligativas.

9 - Cinética e equilíbrio químico

Velocidade de reação. Fatores que modificam a velocidade de reação. Conceituação e fatores que alteram o equilíbrio iônico. Cálculo das constantes de equilíbrio, lei da ação das massas, relação entre Kc e Kp. Equilíbrio iônico e cálculo do pH e pOH. Solubilidade, hidratação e hidrólise salina. Produto de solubilidade.

10 - Termoquímica

Fenômenos térmicos, reações exotérmicas e reações endotérmicas.

Equações termoquímicas. Entalpia de reação. Entalpia de formação, de decomposição, de neutralização e de dissolução.

Energia de ligação, Lei de Hess. Entropia e energia livre.

11 - Eletroquímica

Noções gerais e produção de corrente elétrica a partir de reação química. Pilhas e acumuladores. Potenciais e eletrodos. Reações de eletrólise e leis da eletrólise.

12 - Química do carbono

Estudo do átomo de carbono. Tipos de carbono. Cadeias carbônicas e suas classificações. Fórmulas e radicais orgânicos.

13 - Funções orgânicas

Conceituação, classificação e nomenclatura dos componentes pertencentes às seguintes funções: hidrocarbonetos saturados (alcanos), insaturados (alcenos e alcinos), cíclicos, aromáticos, álcool, fenol, éter, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éster, amina, amida, aminoácidos e compostos organometálicos. Isomeria: conceituação e classificação. Identificação dos tipos de isomeria. Importância da isomeria nas diversas funções orgânicas.

14 - Compostos de importância biológica

Principais representantes dos lipídeos, carboidratos e proteínas.

15 - Reações nucleares

Utilização da energia nuclear.

16 - Assuntos complementares

Estudo de derivados do petróleo e do carvão mineral. Poluição ambiental. Biocombustíveis. Polímeros.

- PORTUGUÊS:

1 - Leitura, compreensão e análise de texto

Verificar-se-á a capacidade de: identificar a estrutura geral do texto e das partes que o compõem; identificar as ideias principais e secundárias; discernir, entre afirmativas, as verdadeiras e as falsas ou capciosas, em relação ao sentido geral do texto; reconhecer a síntese do texto, inferências pertinentes, equivalências e oposições de sentido referencial ou figurado; reconhecer e avaliar as marcas e os recursos linguísticos utilizados na organização do texto; identificar o sentido de termos e expressões.

2 - Conteúdos gramaticais

Os conteúdos gramaticais, com ênfase na capacidade de uso correto dos recursos linguísticos e no domínio do nível culto da língua, abrangem: ortografia oficial vigente; flexão nominal e verbal; emprego dos tempos e modos verbais; vozes do verbo; estrutura, emprego, funções e classificações das palavras; estrutura frasal; pontuação; sintaxe de colocação; concordância e regência; crase; processos de coordenação e subordinação; correção, clareza e concisão da linguagem.

- MATEMÁTICA:

1 - Conjuntos

Igualdade, pertinência e inclusão. Conjunto universo, união, intersecção e complementação. Partes de um conjunto. Conjuntos numéricos e sua representação geométrica.

2 - Tópicos especiais

Sistema métrico. Proporcionalidade direta e inversa, em particular, juros. Módulo de um número. Resolução de sistemas de duas equações com duas incógnitas. Equações e inequações polinomiais do 1º e do 2º graus.

3 - Relações e funções

Relações. Funções como relações especiais. Domínio e imagem. Inversão e composição de funções. Funções reais de variável real e seus gráficos: função afim e função quadrática. Funções crescentes e funções decrescentes.

4 - Progressões

Noção de sequências numéricas. Progressões aritméticas e geométricas: razão, termo geral e soma dos termos.

5 - Trigonometria

Círculo trigonométrico. Unidades de medida de ângulos e arcos: radiano e grau. Funções trigonométricas e seus gráficos, com ênfase para o seno, o cosseno e a tangente. Redução ao 1º quadrante. Relações fundamentais e identidades trigonométricas mais importantes. Teorema da adição, arco duplo e arco metade. Resolução de triângulos retângulos.

6 - Funções exponenciais

Funções exponenciais, em particular as de base 10 e de base "e": propriedades e gráficos.

7 - Função logarítmica

Funções logarítmicas como inversas das funções exponenciais.

Gráficos dessas funções. Propriedades dos logaritmos. Sistemas de logaritmos, em particular os sistemas de logaritmos decimais e naturais. Equações exponenciais e logarítmicas.

8 - Geometria euclidiana

Geometria plana: ponto, reta e segmento de reta; retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, princípio de Euclides (axioma das paralelas); semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas no triângulo retângulo, com ênfase no teorema de Pitágoras; perímetro e área do triângulo, dos quadriláteros e dos polígonos regulares.Circunferência e círculo.

Geometria espacial: poliedros regulares, relação de Euler; área da superfície lateral e total de prismas, pirâmides, cilindros, cones e volume desses sólidos; área da superfície esférica e volume da esfera.

9 - Geometria analítica Distância entre dois pontos. Condição de alinhamento. Reta: equação geral e reduzida, coeficiente angular e linear. Condições de paralelismo e perpendicularismo entre retas. Circunferência: equação. Condições sobre os coeficientes para uma equação do 2º grau com duas variáveis representar uma circunferência. Parábola de eixo vertical.

10 - Sistemas lineares

Matrizes: adição, multiplicação de uma matriz por escalar, multiplicação de matrizes, operações elementares sobre matrizes. Inversão de matrizes. Determinante, suas propriedades e cálculo. Sistemas lineares: representação matricial, resolução pelo método de eliminação de Gauss e pela regra de Cramer, classificação do sistema quanto à existência e unicidade de solução.

11 - Números complexos O plano complexo. Representação algébrica e trigonométrica de um número complexo. Operações com números complexos.

12 - Polinômios a uma variável

Valor numérico. Operações. Divisão de um polinômio por um binômio do primeiro grau. Equações polinomiais: raízes e multiplicidade de uma raiz. Teorema da decomposição. Teorema das raízes racionais. Teorema das raízes imaginárias. Fatoração de um polinômio.

13 - Análise combinatória

Princípio da contagem. Fatorial. Arranjos, permutações e combinações simples. Binômio de Newton.

14 - Noções de probabilidades e de estatística.

Universo Estatístico ou População Estatística, Amostra, Frequência absoluta e Frequência relativa, Média, Mediana, Moda, Média Ponderada, Variância, Desvio Padrão.

- INGLÊS:

As questões dessa prova serão formuladas em inglês e versarão sobre:

- estrutura do texto com as partes que o compõem;

- identificação do gênero textual e do propósito comunicativo do texto; ideias principais e secundárias;

- relações entre informações ou ideias (causa e consequência, finalidade, contraste, ordenação, temporalidade, etc.);

- análise e síntese de textos;

- recursos linguísticos (fatores de coesão) utilizados para a construção do sentido;

- vocabulário (sentido de palavras, locuções e expressões idiomáticas; paráfrases; tradução de vocábulos ou expressões, conforme o sentido no texto; equivalências ou oposições de sentido referencial ou figurado).

8.3. Bibliografia sugerida para a Prova de Múltipla Escolha:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Apostila - Analise térmica. Prof. Paulo A. P. Wendhausen, Dr.- Ing. Elaborado por Guilherme V. Rodrigues e Otávio Marchetto.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS III.

- Apostila - Analise térmica - Fonte - www.ebah.com.br/content/ABAAAAGRgAK - SILVA, Gilson, MATTOS, E. C., NAKAMURA, Nº M. Aplicação da calorimetria exploratória diferencial no estudo da cinética de transição HMX. Quim. Nova, Vol. 27, No. 6, 889-891, 2004.

- Application Note 40758 - Determination of Trace Elements in Steels and Alloys using the iCAP 6000 Series ICP. - Part of Thermo Fisher Scientific.

- NAVARRO, M. S. A implantação de rotina, e seu refinamento, para a determinação de elementos terras raras em materiais geológicos por ICP-OES e ICP-MS. Aplicação ao caso dos granitoides de Piedade-Ibiuna (SP) e Cunhaporanga (PR). Dissertação de Mestrado. São Paulo. 2004.

- PAYE, H. de Sá, MELLO, J. W. V., MELO, S. B. Métodos de análise multivariada no estabelecimento de valores de referência de qualidade para elementos-traço em solos. R. Bras. Ci. Solo, 36:1031-1041, 2012.

- MORITA, T. Manual de soluções, reagentes e solventes padronização-preparação-purificação. 2.ed. São Paulo. Edgard Blucher, 1981.

PORTUGUÊS:

CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1994.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. A. C. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. São Paulo: Nova Fronteira, 1999.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2000.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

VOCABULÁRIO ortográfico da língua portuguesa. 5. ed. São Paulo: Global, 2009.

ZANOTTO, Nº A nova ortografia explicada. Caxias do Sul: EDUCS, 2008.

LÍNGUA INGLESA:

Michaelis: moderno dicionário inglês-português, portuguêsinglês. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 2000.

AMOS, E.; PRESCHER, E., PASQUALIN, E.; Sun. Inglês para o ensino médio. São Paulo: Moderna, 2001.

CARVALHO, U. W. Dicionário dos erros mais comuns em inglês. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

HOLLAENDER, A.; SANDERS, S. The Landmark dictionary: dicionário português-inglês, inglês-português. São Paulo: Moderna, 2006.

JACOB, M. A. Como não aprender inglês. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MARQUES, Amadeu. Password special edition. São Paulo: Ática, 2001.

Oxford escolar para estudantes brasileiros de inglês: dicionário português-inglês, inglês-português. Oxford: Oxford University Press, 2007.

PEREIRA, C. A. Inglês para o Vestibular. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. Leitura em língua inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Dinal, 2005.

STRANGE, D.; MARIS, A. Triple Jump - Student Book 3. Oxford: Oxford University Press, 2000.

8.4. O conhecimento de informática previsto como exigência para o desempenho da função no item 4 do presente edital será aferido durante o período de experiência.

9. Da Prestação das Provas

9.1. A Prova de Múltipla Escolha terá a duração de 4 horas e será realizada em data, horário e local a serem comunicados oportunamente mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e divulgação no site indicado no item 6.3.7.

9.2. O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização da Prova de Múltipla Escolha através site: www.poli.usp.br.

9.3. O gabarito poderá sofrer alteração devido ao provimento de recurso, sendo os pontos relativos às questões objetivas eventualmente anuladas atribuídos a todos os candidatos presentes à Prova de Múltipla Escolha.

9.4. A prova do concurso público poderá ocorrer em dia útil ou aos domingos a critério da administração e a convocação para as provas será feita através de publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo ainda os candidatos serem convocados para as etapas do concurso público por outros meios de comunicação (correio, e-mail, telefone, mural ou através da Internet pelo site: www.poli.usp.br

9.5. O candidato deverá comparecer ao local designado com 15 minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento de identificação com foto e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

9.6. A realização da prova só será permitida ao candidato que atender ao disposto no item 9.5 e se apresentar na data, no local e no horário constante do Edital de Convocação para Prova.

9.7. Não será admitido o ingresso na sala de prova do candidato que se apresentar após o horário da prova determinado nos Editais de Convocação para Provas.

9.8. O início da prova será declarado pelo fiscal do Concurso Público presente em cada sala de prova respeitada a duração estabelecida no item 9.1.

9.9. Ao término da prova, os dois últimos candidatos deverão sair da sala no mesmo momento. Em hipótese alguma poderá um único candidato permanecer sozinho em sala de prova com o fiscal do Concurso Público.

9.10. Será excluído do concurso público o candidato que, em qualquer uma das provas ou etapas, além das demais hipóteses previstas neste edital:

- apresentar-se após o horário estabelecido no presente edital e/ou nos Editais de Convocação para a realização das provas, não se admitindo qualquer tolerância;

- não comparecer a qualquer uma das provas, seja qual for o motivo;

- desistir no decorrer das provas;

- não apresentar documento que bem o identifique;

- ausentar-se da sala sem o acompanhamento do fiscal;

- ausentar-se do local de prova(s) antes de decorridos 30 minutos do seu início;

- for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas ou impressos;

- estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (agendas eletrônicas, telefones celulares, pagers, laptops ou outros equipamentos similares);

- efetuar no caderno de provas, de modo a possibilitar sua identificação, qualquer sinal, marca, rubrica ou anotação, escrever mensagem ou qualquer tipo de protesto;

- não devolver integralmente o material recebido;

- perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

9.11. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serão distribuídos exemplares da(s) prova(s) aos candidatos, mesmo após o encerramento do concurso público.

9.12. A Prova de Múltipla Escolha ficará disponível durante os 2(dois) dias úteis seguintes ao de sua realização no site: www.poli.usp.br.

10. Do julgamento das Provas

10.1. A Prova de Múltipla Escolha será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

10.2 Na Prova de Múltipla Escolha, não serão computadas as questões objetivas não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

11. Da classificação

11.1. Serão aprovados os candidatos que obtiverem na Prova de Múltipla Escolha nota igual ou superior a 7 (sete) pontos.

11.2. A nota de cada prova igual ou superior a 7 (sete) pontos será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo com a indicação do nome dos candidatos em ordem alfabética.

11.3. Caso a nota igual ou superior a 7 (sete) pontos não seja obtida por nenhum candidato em alguma das provas do presente concurso público, será publicado Edital de Resultado contendo tal informação.

11.4. Considera-se nota final a nota atribuída à Prova de Múltipla Escolha.

11.5. Os candidatos aprovados no concurso público serão classificados em ordem decrescente da nota final.

11.6. Será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo um único Edital de Resultado Final/Classificação contendo uma lista geral e outra especial para o(s) candidatos com deficiência, com a indicação do nome do(s) candidato(s), do número do Registro Geral - R.G., da nota final e da classificação.

11.7. No caso de igualdade de nota final, o desempate será feito, sucessivamente, através dos seguintes critérios:

1º idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos completada até o último dia da inscrição no presente concurso público, na forma do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal nº. 10.741, de 1/10/2003 (Estatuto do Idoso);

2º maior nota nas questões de Conhecimentos Específicos;

3º maior nº de acertos nas questões de Inglês;

4º maior idade. 12. Dos Recursos

12.1. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar recurso contra enunciados e/ou respostas de questões de prova a partir do dia seguinte ao da realização de cada prova do concurso público.

12.2. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar pedido de revisão de nota a partir do dia seguinte ao da publicação do resultado de cada prova no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.3. O candidato terá o prazo de 2(dois) dias úteis para apresentar pedido de revisão de resultado final/classificação, a partir do dia seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.4. A cada prova do concurso público, o candidato poderá apresentar dentro dos prazos estabelecidos nos itens 12.1, 12.2. e 12.3., um único recurso e/ou um único pedido de revisão de nota e/ou um único pedido de revisão de resultado final/ classificação.

12.5. Os recursos e os pedidos de revisão de nota e/ou resultado/classificação que forem apresentados fora dos prazos estabelecidos nos itens 12.1., 12.2 e 12.3. não serão aceitos sejam quais forem os motivos alegados pelo candidato.

12.6. Não será admitido pedido de revisão de nota e/ou resultado final/classificação após sua republicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.7. O candidato deverá dirigir o recurso e/ou o pedido de revisão de nota ao Diretor da Escola Politécnica e entregá-lo pessoalmente ou através de portador no Serviço de Expediente da Escola Politécnica, andar térreo, Prédio de Administração - Edifício Engº.Mario Covas Junior, Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380 - São Paulo - SP, de segunda a sexta-feira,das 09h00 às 16h00.

13. Da validade

13.1. O concurso público terá validade de 06(seis) meses a contar da data da publicação do Despacho de Homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.

14. Da Contratação

14.1. Para contratação, deverá o candidato brasileiro nato ou naturalizado comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/ Órgão indicado no Edital de Convocação no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado do primeiro dia útil seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e apresentar a documentação comprobatória completa abaixo discriminada, sob pena de ser considerado desistente do concurso público:

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

- Certidão de Nascimento (para solteiros);

- Certidão de Casamento;

- Cédula de Identidade - R.G. ou, quando estrangeiro, Cédula de Identidade de Estrangeiros e Passaporte;

- 2 fotos 3x4 recentes;

- Cadastro de Pessoa Física (C.P.F./C.I.C.);

- Título de Eleitor acompanhado do comprovante de votação ou da justificativa referente à última eleição;

- Certificado Militar (para o sexo masculino);

- Certidão de Nascimento dos filhos com até 21 anos de idade ou até 24 anos, se universitários;

- Caderneta de Vacinação atualizada dos filhos menores de 14 anos;

- Extrato de participação no PIS/PASEP;

- Declaração de Acumulação de Cargos, quando for o caso;

- Original e cópia simples, ou cópia autenticada do comprovante de escolaridade (histórico ou diploma) de conclusão do Curso de graduação completo com carga horária mínima fixada pelo MEC em Química Industrial, ou curso de graduação completo com carga horária mínima fixada pelo MEC, com curso de especialização completo na área de Química que, quando for expedido por instituições estrangeiras, deverá estar acompanhado da respectiva tradução e revalidação do título;

- Registro no Conselho Regional de Química - IV a Região.

14.2. Para contratação, deverá o candidato estrangeiro comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/Órgão indicado no Edital de Convocação no prazo de 5(cinco) dias úteis contado do primeiro dia útil seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e apresentar a documentação necessária para, se for necessário, dar andamento à obtenção do visto permanente perante o Ministério do Trabalho e Emprego para que seja possível firmar contrato de trabalho no Brasil.

14.3. Para contratação deverá o candidato ser considerado apto em exame médico pré-admissional pelo SESMT-USP.

14.4. O candidato que, injustificadamente deixar de comparecer ao exame médico pré-admissional na(s) data(s), locai(s) e horário(s) previstos será considerado desistente do concurso público.

14.5. Caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública (inclusive aposentadoria), a contratação dependerá ainda da autorização de acumulação de cargo.

14.6. O candidato deverá comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/Órgão até o primeiro dia útil seguinte aquele em que o SESMT/USP tiver concluído por sua aptidão, sob pena de ser considerado desistente do concurso público, quando será cientificado por escrito da data fixada pela Unidade/Órgão para o início do exercício da função.

14.7. A Unidade/Órgão fixará a data para o início do exercício da função dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias contado do primeiro dia útil seguinte aquele em que o candidato for considerado apto em exame médico pré-admissional realizado pelo SESMT/USP e, quando for o caso, autorizada a acumulação de cargo.

14.8. O candidato que não iniciar o exercício da função na data fixada pela Unidade/Órgão será considerado desistente do concurso público.

14.9. A contratação e o início do exercício da função objeto do presente concurso público para o candidato que já pertencer aos quadros funcionais da Universidade de São Paulo só será possível após a conclusão de aptidão em exame médico préadmissional e a apresentação de pedido de demissão relativo ao vigente contrato de trabalho ao Dirigente da Unidade/Órgão de lotação do servidor, sendo que a nova contratação ocorrerá nas condições previstas neste edital.

14.10. Caso o candidato já tenha sido funcionário público, deverá apresentar declaração emitida pelo Órgão a qual pertencia com a data e o motivo do desligamento e não será contratado se demitido ou exonerado do serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público).

14.11. O conhecimento de informática previsto como exigência para o desempenho da função no item 4 do presente edital será aferido durante o período de experiência.

15. Das Disposições Finais

15.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação tácita das instruções e condições estabelecidas no presente edital em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

15.2. A inexatidão das informações ou a irregularidade nos documentos, verificada a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretará a exclusão do candidato do concurso público, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

15.3. O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas no presente edital implicará em sua exclusão do concurso público a qualquer tempo.

15.4. A falta de pagamento da taxa de inscrição, verificada a qualquer tempo, acarretará a exclusão do candidato do concurso público.

15.5. O candidato deverá manter atualizado seu endereço durante todo o prazo de validade do concurso público.

15.6. Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhes disser respeito ou até a data da homologação do concurso público.

15.7. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos comunicados e demais publicações referentes a este concurso público através do Diário Oficial do Estado de São Paulo.