Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP - SP

Notícia:   Esalq da USP abre vaga para Professor Titular com salário de R$ 13,6 mil

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DA USP

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL/ESALQ/ATAC/49-2014

Abertura de inscrições ao concurso de Títulos e Provas visando o provimento de um cargo de Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo, na área: "Sensoriamento Remoto Aplicado a Solos".

- O Diretor da ESALQ/USP torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 28/08/2014, estarão abertas, pelo prazo de 180 dias, de 08 de setembro de 2014 a 06 de março de 2015, das 8 às 11 e das 13:30 às 16:30 horas, todos os dias úteis, exceto aos sábados, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de um cargo de Professor Titular, em RDIDP, referência MS-6, número do cargo: 148.172, com salário de R$ 13.653,62, do Departamento de Ciência do Solo, na área: "Sensoriamento Remoto Aplicado a Solos", nos termos do Regimento Geral da USP e do Regimento Interno da ESALQ e o respectivo programa que segue:

Área: SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A SOLOS

1. - O solo como objeto de estudo

1.1. - Conceitos e definições de solos. Fatores e processos de formação de solos.

1.2. - Constituição do solo: Composição mineralógica e orgânica do solo. Características e propriedades físicas e químicas do solo.

1.3. - Atributos e horizontes diagnósticos. Perfil do solo. Caracterização morfológica do solo.

1.4. - Solos do Brasil: descrição, caracterização, relação com paisagem/relevo.

1.5. - Topossequências de solos do Brasil.

1.6. - Levantamento e mapeamento de solos: Teoria, Princípios e prática. Importância e aplicações. Classificação de solos. Níveis de mapeamento e mapas base utilizados.

2. - Sensoriamento remoto

2.1. - Dimensionamento das definições relativas ao tema.

2.2. - Técnicas e princípios.

2.3. - Aquisição e tratamento de dados em diferentes níveis.

2.4. - Sistemas de informação geográfico e geoprocessamento. Funcionamento e importância no estudo de solos.

2.5. - Sistemas de posicionamento global. Funcionamento e importância no estudo de solos.

3. - Fotointerpretação pedológica

3.1. - Historio e definições.

3.2. - Aspectos descritivos e quantitativos dos elementos utilizados em fotopedologia (relevo, rede de drenagem, tonalidade, aspectos de erosão, uso atual, densidade de drenagem, freqüência de rios, entre outros) e sua relação com solos.

3.3. - Relação entre topossequencias e aspectos fotográficos.

3.4. - Paisagem dos solos do Brasil e fotografias aéreas: Relações entre a formação dos solos e os elementos topográficos observados nas fotografias aéreas. Conceitos de catena e fotossequência e sua importância na delimitação de solos através das fotografias aéreas.

3.5. - Estratégias de mapeamento de solos por fotopedologia.

3.6. - Vantagens e limitações.

4. - Conhecimento do solo através do sensoriamento remoto

4.1. - Histórico e Definições do sensoriamento remoto em solos: do sensoriamento próximo ao distante.

4.2. - O solo visto pela perspectiva do sensoriamento remoto.

4.3. - Fundamentos da espectroscopia do solo,

4.4. - Faixas espectrais mais utilizadas no estudo do solo, ultravioleta, visível, infravermelho próximo, infravermelho médio, microondas, outros.

4.5. - Níveis de aquisição de dados, terrestre (laboratorial e campo), aéreo e orbital: fundamentos, aquisição, processamentos, diferenças, métodos, aplicações e relação com solos.

4.6. - Efeitos da vegetação nos dados espectrais e sua relação com solos.

4.7. - Relação entre a gênese do solo e os registros obtidos por sensoriamento remoto próximo e distante. Grau de evolução dos solos e sua influência na energia eletromagnética refletida

4.8. - Comportamento espectral dos solos: Tipos de curvas espectrais. Avaliação descritiva e quantitativa das curvas espectrais dos solos. Relação com a classificação de solos.

4.9. - Características do solo que afetam a reflectância: Relações entre os atributos físicos, químicos e mineralógicos do solo com as diferentes formas de energia do espectro óptico.

4.10. - Quantificação dos atributos do solo através da energia eletromagnética refletida. Interpretação e metodologia. Modelos utilizados. Perspectivas.

4.11. - Produtos químicos de solo e sua influencia na reflectância.

4.12. - Erosão do solo. Avaliação de áreas erodidas através dos dois expectrais.

4.13. - Cor do solo: Conceitos, onterpretação e determinação da cor do solo através dedados expectrais.

4.14. - Atributos do solo e a energia eletromagnética refletida: A granulometria, argilo minerais, óxidos de ferro e alumínio, minerais primários e secundários, matéria orgânica e seus constituintes, umidade e sua atuação nos dados espectrais.

4.15. - Avaliação espectral de rochas. Constituintes mineralógicos e seu comportamento espectral.

4.16. - O solo e os dados orbitais. Avaliação dos solos pela reflectância. Características dos solos que afetam os dados orbitais. Fatores ambientais que a resposta espectral dos solos. os dados.

4.17. - O solo e o sistema radar. Relações entre as características dos solos e as imagens de radar. Delimitação de solos pelas imagens de radar.

4.18. - Interpretação, caracterização e avaliação de dados espectrais nos níveis laboratório, campo, aéreo e orbital no estudo do solos.

4.19. - Dados multi e hiperespectrais nos níveis de aquisição terrestre, aéreo e orbital.

4.20. - Tratamento de dados visando à detecção de solo exposto em imagens aéreas e de Satélite.

4.21. - Gamaespectrometria no estudo do solo.

4.22. - Bibliotecas espectrais: modelos de elaboração, importância e aplicação em solos.

4.23. - Sensoriamento remoto como apoio à pedotransferência visando à especialização dos solos.

4.24. - Sensoriamento remoto e mapeamento digital de solos.

4.25. - Métodos, modelos e processamentos na avaliação de dados espectrais.

4.26. - Técnicas de sensoriamento remoto na amostragem de solos para fins de levantamento, mapeamento e agricultura de precisão.

4.27. - Vantagens e limitações do sensoriamento remoto no estudo de solos.

5. - Aplicações gerais

5.1. - Conhecimento do solo.

5.2. - Caracterização e discriminação de solos.

5.3. - Classificação de solos.

5.4. - Quantificação de atributos do solo.

5.5. - Estratégias em Levantamento e mapeamento de solos.

5.6. - Mapeamento digital de solos.

5.7. - Monitoramento ambiental do solo.

5.8. - Planejamento do uso da terra.

5.9. - Agricultura de precisão.

1. As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica da ESALQ, Av. Pádua Dias, 11 - Edifício Central, 1º andar, devendo o candidato apresentar:

I - memorial circunstanciado, em onze cópias, no qual sejam comprovados os títulos, tais como, os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos. Por memorial circunstanciado, entende-se a apresentação de análise reflexiva sobre a formação acadêmica, as experiências pessoais de estudo, trabalhos, pesquisas, publicações e outras informações pertinentes à vida acadêmica e profissional indicando motivações e significados. Esse memorial deverá ser acompanhado (de uma cópia) da documentação correspondente ao alegado de forma que se possa correlacionar cada atividade declarada no Memorial com a respectiva peça da documentação. Os candidatos deverão entregar a documentação acondicionada em pastas, com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas;

II - prova de que é portador do título de livre-docente outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;

III - prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino;

IV - título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa

V - RG.

Parágrafo 1º: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos III e IV, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

Parágrafo 2º: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos III e IV, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

Parágrafo 3º: Caso o candidato não satisfaça a exigência do inciso II e desde que não pertença a nenhuma categoria docente da USP, poderá requerer sua inscrição como especialista de reconhecido valor, nos termos do art. 80, § 1º do Estatuto, o que dependerá da aprovação de dois terços dos membros da Congregação.

Parágrafo 4º: No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação acondicionada em pastas, com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas, juntamente com uma lista dos referidos documentos.

A. Não serão recebidas inscrições pelo correio, ou por e-mail, ou por fax;

B. Poder-se-á receber inscrição através de procuração, devidamente registrada em cartório;

1. - As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.

Parágrafo Único: O concurso deverá realizar-se após a aceitação da inscrição, no prazo de trinta a cento e oitenta dias, segundo prevê o art. 151, § 2º, RG.

2. - As provas constarão de:

I - julgamento dos títulos - 5,0;

II - prova pública oral de erudição - 3,0;

III - prova pública de argüição - 2,0.

3. - O julgamento dos títulos, expresso mediante nota global, deverá refletir o mérito do candidato como resultado da apreciação do conjunto e regularidade de suas atividades, compreendendo:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - atividade didática universitária;

III - atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

IV - atividade de formação e orientação de discípulos;

V - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

VI - diplomas e dignidades universitárias.

Parágrafo Único: No julgamento dos títulos deverão prevalecer as atividades desempenhadas nos cinco anos anteriores à inscrição.

4. - A prova pública oral de erudição será realizada de acordo com o programa previsto neste edital, competindo à comissão julgadora decidir se o tema escolhido pelo candidato é pertinente ao programa, de acordo com o art. 156, do RG e com o Regimento Interno da Unidade, na forma do art. 158.

5. - O ingresso do docente em RDIDP é condicionado à aprovação da CERT, na forma da Resolução 3533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis.

6. - Maiores informações bem como as normas pertinentes ao concurso encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica da ESALQ da Universidade de São Paulo, no endereço acima citado.