UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - MG

Notícia:   Divulgado o resultado do concurso nº 011/2010 da UNIFEI - MG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

DEPARTAMENTO DE PESSOAL

EDITAL Nº 11/2010

O Reitor da Universidade Federal de Itajubá, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, e nos termos da Lei nº. 8.112/1990, dos Decretos nos. 6.944/2009, 94.664/1987, da Portaria nos. MP/MEC 22/2007 e 08/2008, e Resolução CONSUNI nº. 2/2010, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo efetivo de PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. As áreas, número de vagas, classes e titulação exigida: o constante do Anexo deste Edital.

1.2. Os diplomas de graduação e pós-graduação descritos no item anterior deverão ser de cursos reconhecidos pelo MEC, nos termos da legislação vigente, e quando expedidos por instituições de ensino estrangeiras, deverão estar revalidados/reconhecidos, conforme determina o disposto nos §§ 2º e 3º do art. 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/1996).

1.3. Atribuições do cargo: os candidatos nomeados deverão atuar nos programas de graduação e pós-graduação, na administração de disciplinas relacionadas à área do concurso (nas modalidades presencial ou à distância) e na orientação de alunos, bem como na execução de atividades pertinentes à pesquisa, à extensão e às atividades administrativas da UNIFEI.

1.4. O regime de trabalho será de dedicação exclusiva, com obrigação de prestar quarenta horas semanais, em dois turnos diários completos e impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, nos termos do inciso I do art. 14 do Anexo ao Decreto nº. 94.664/1987, devendo exercer suas atividades de magistério em período diurno ou noturno, a critério da UNIFEI.

1.5. A remuneração inicial da classe de Professor Adjunto e Professor Assistente é a constante na tabela abaixo:

CLASSE/NÍVEL

VB - R$

GEMAS - R$

RT - R$

TOTAL - R$

Adjunto-1

2.318,71

1.098,08

3.916,88

7.333,67

Assistente-1

2.001,86

1.056,83

1.592,90

4.651,59

1.6. O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano, contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UNIFEI.

1.7. Novas vagas que venham a ser autorizadas pelos órgãos competentes, dentro do prazo de validade deste concurso, poderão ser preenchidas por ordem de classificação dos candidatos nas respectivas áreas, observada a legislação vigente.

2. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

2.1. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição nos Concursos Públicos para provimento de cargas cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, de acordo com o inciso VIII, do art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, e §2º do art. 5º, da Lei nº. 8.112/1990 e pelo Decreto nº. 3.298/1999, e suas alterações.

2.2. Das vagas previstas neste Edital de Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Professor de Ensino Superior, e das que vierem a ser criadas para cada área deste concurso durante o prazo de validade do concurso, 5% (cinco por cento) serão providas na forma do § 2º, do art. 5º, da Lei nº. 8.112/1990 e do Decreto nº. 3.298/1999.

2.3. Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem 2.2 resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número subseqüente, desde que não ultrapasse 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas, nos termos do § 2º, do art. 5º, da Lei nº. 8.112/1990.

2.4. Considerando os termos dos subitens 2.1 a 2.3, reserva-se 1 (uma) vaga neste concurso público a candidatos portadores de deficiência.

2.5. Consideram-se portadoras de deficiência as pessoas que se enquadrarem nas categorias descritas no art. 4º do Decreto nº. 3.298/1999, publicado no DOU de 21/12/1999.

2.6. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção, salvo o portador de visão monocular, conforme se depreende do disposto na Súmula nº. 45, de 14/9/2009, da Advocacia-Geral da União.

2.7. No ato da inscrição, o candidato deverá informar a deficiência da qual é portador e se necessita de condições especiais para a realização das provas, e de quais condições necessita, que serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade, conforme item 3.14.5 deste Edital.

2.8. Os candidatos portadores de deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo de provas, avaliação, critérios de aprovação, horário e local de aplicação de provas e pontuação mínima exigida.

2.9. O candidato que se declarar portador de deficiência, se aprovado no Concurso, figurará em lista específica e também na lista geral de aprovados.

2.10. Ocupará a vaga reservada o candidato portador de deficiência que obtiver a maior nota final, comparativamente aos demais candidatos da lista específica para deficientes.

2.11. Se aprovado e classificado para o provimento de vagas, o candidato portador de deficiência será submetido a avaliação a ser realizada pela Perícia Médica Singular Oficial da UNIFEI. Caso não compareça à Perícia Médica Singular Oficial da UNIFEI na data previamente agendada pelo Departamento de Pessoal, comunicada mediante Edital de Convocação publicado no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br, perderá o direito à vaga reservada a candidato em tais condições.

2.12. A Perícia Médica Singular Oficial da UNIFEI decidirá:

(1) se o candidato se encontra em condições físicas e mentais para o exercício do cargo;

(2) se a deficiência alegada pelo candidato no ato da inscrição se enquadra ao disposto no art. 4º do Decreto nº. 3.298/1999; (3) se a deficiência de que é portador é compatível com o exercício das atribuições do cargo.

2.13. O candidato que tiver sua deficiência reconhecida pela Perícia Médica Singular Oficial da UNIFEI, permanecerá na classificação de reserva de vagas para deficientes.

2.14. O candidato aprovado, cuja deficiência não for comprovada pela Perícia Médica Singular Oficial da UNIFEI, passará a concorrer somente pela classificação geral de todos os candidatos ao respectivo cargo.

2.15. Do parecer da Perícia Médica Singular Oficial da UNIFEI de que tratam os subitens 2.11 e 2.14 caberá recurso no prazo de 2 (dois) dias úteis, a contar da data de ciência do interessado, por qualquer meio que assegure a certeza do conhecimento do candidato da decisão recorrida.

2.15.1.O recurso deverá ser endereçado ao Pró-Reitor de Administração, por meio de requerimento fundamentado e entregue no Setor de Protocolo da UNIFEI.

2.16. Não havendo aprovação de candidatos portadores de deficiência para o preenchimento de vagas para o cargo previsto em reserva especial, essas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem geral de classificação.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Períodos e locais de inscrição:

3.1.1 Períodos de inscrições:

a) Primeiro período: de 10/11/2010 a 24/11/2010;

b) Segundo período: de 28/12/2010 a 11/01/2011 e

c) Terceiro período: de 11/02/2011 a 25/02/2011.

3.1.2 Locais de inscrições: as inscrições serão realizadas via internet no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br ou pessoalmente ou por procuração no Departamento de Pessoal da UNIFEI, de 9h às 11h e de 14h às 16h (horário de Brasília).

3.2. São requisitos para a inscrição no concurso:

I. ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país;

II. possuir documento de identidade válido no país; e

III. ter recolhido a taxa de inscrição através do documento gerado pelo sistema.

3.3. A taxa de inscrição para a classe de Adjunto é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e para a Classe de Assistente é de R$ 92,00 (noventa e dois reais). O pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária, em seu horário normal de funcionamento, ou em caixas eletrônicos dos respectivos bancos, até às 17:00 do primeiro dia útil após o término da inscrição de cada período especificado no subitem 3.1.1, por meio de boleto bancário emitido no ato da inscrição.

3.4. Agendamentos bancários sem a devida efetivação do pagamento, bem como pagamentos efetuados após o último dia inscrição de cada período especificado no subitem 3.1.1, não serão considerados, o que implicará a não efetivação da inscrição.

3.5. Em nenhuma hipótese, haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da UNIFEI.

3.6. É vedada a inscrição condicional e/ou extemporânea.

3.7. Não serão aceitas inscrições via fax, via correio eletrônico e via postal.

3.8. A UNIFEI não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.9. A inscrição somente será efetivada após a confirmação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição, dentro do prazo estabelecido no item 3.3. deste Edital.

3.10. Se o pagamento da taxa de inscrição for efetuado por cheque, e esse for devolvido por qualquer motivo, a inscrição será cancelada.

3.11. Após a realização da inscrição, não será aceita, em hipótese alguma, alteração da área para a qual o candidato se inscreveu.

3.12. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas no item 3.3.

3.13. O candidato que se enquadrar nos termos do Decreto nº. 6.593/2008 poderá solicitar isenção da taxa de inscrição à UNIFEI, através de requerimento manual, durante os sete primeiros dias de inscrição de cada período, endereçado à COPS/UNIFEI - Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheirinho - Itajubá/MG - CEP: 37500-903 - Tel.: (0xx35)3629-1415.

3.13.1. O candidato deverá informar, neste requerimento, os dados pessoais constantes do Cadastro Único: nome completo sem abreviações, o Número de Identificação Social (NIS), data de nascimento, número do CPF, número da Identidade, data de emissão e órgão emissor da Carteira de Identidade, nome completo da mãe sem abreviações, e declarar que é membro de família de baixa renda. Esta declaração, sendo falsa, sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no Parágrafo Único do Art. 10, do Decreto nº. 83.936/1979.

3.13.2. Apesar de o Programa de Integração Social (PIS) utilizar a mesma regra de geração do NIS, ter o PIS não significa estar cadastrado no Cadastro Único. Para o candidato estar no Cadastro Único, é necessário efetuar o cadastramento junto ao órgão gestor do Cadastro Único do município em que reside (procurar a Prefeitura). Se informar o PIS e não estiver cadastrado no Cadastro Único, o pedido de isenção será indeferido.

3.13.3. O cadastro do candidato somente consegue ser visualizado na base do SISTAC (Sistema de Isenção de Taxa de Inscrição de Concursos) após 45 (quarenta e cinco) dias do processamento das informações na base nacional do Cadastro Único. Se o candidato fizer seu cadastro, dentro deste prazo, ocorrerá a não habilitação no Cadastro Único e, consequentemente, o pedido de isenção será indeferido.

3.13.4. Para a concessão da isenção da taxa de inscrição, é de suma importância que os dados informados sejam idênticos aos que foram informados no Cadastro Único. Caso o candidato esteja com divergências cadastrais, o SISTAC negará a solicitação de isenção.

3.13.5. Terá seu pedido de isenção negado o pleiteante que:

a) fizer mais de um requerimento de isenção;

b) apresentar pedido com informações insuficientes e/ou contraditórios, que não comprovem o relato do requerimento de isenção de taxa de inscrição;

c) fizer o cadastro no Cadastro Único dentro do prazo de 45 (quarenta e cinco) dias;

d) se, após a consulta ao órgão gestor do Cadastro Único (SISTAC), constatar que as informações prestadas não são verídicas.

3.13.6. Será divulgado no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br, o resultado da análise dos pedidos de isenção, entre o 8º (oitavo) e o 11º (décimo primeiro) dia de inscrição de cada período.

3.13.7.O candidato cuja solicitação de isenção tenha sido deferida deverá inscrever-se normalmente de acordo com este Edital, sob pena da não participação no concurso e o candidato que tiver seu pedido indeferido deverá inscrever-se normalmente, efetuando o pagamento da taxa de inscrição.

3.14. Dos procedimentos para inscrição:

3.14.1.O candidato deverá especificar no ato da inscrição: a área para a qual concorrerá, os dados pessoais, bem como número do CPF e do documento de identidade que contenha foto.

3.14.2. São considerados documentos de identidade para candidatos de nacionalidade brasileira: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.), carteiras funcionais expedidas por órgão público reconhecido por lei, como identidade e Carteira de Trabalho.

3.14.3.São considerados documentos de identidade para candidatos estrangeiros o visto permanente ou visto temporário, observada também a legislação pertinente.

3.14.4. Ao efetivar sua inscrição, o candidato está declarando, automaticamente, que preenche todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores do concurso, bem como os exigidos para a investidura na área escolhida.

3.14.5. No caso de candidato portador de deficiência, esse deverá:

a) indicar, no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br, se irá concorrer à vaga reservada para candidatos portador de deficiência, conforme o item 2 deste Edital;

b) informar, no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br, a deficiência da qual é portador;

c) informar, no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br, se há necessidade de condições especiais para a realização das provas;

d) encaminhar, pessoalmente, ou via Correios, por Sedex com AR, o Atestado Médico (original), emitido pelo médico assistente do candidato contendo a descrição (espécie e o grau ou nível) da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, ao Departamento de Pessoal da UNIFEI, Caixa Postal 50, CEP 37500-903, Itajubá/MG, com data de postagem até o último dia de inscrição de cada período, impreterivelmente.

3.14.6.Candidato portador de deficiência que necessite de condições especiais para realizar as provas, mas não se manifestou no ato da inscrição e/ou não encaminhou os documentos especificados na letra "d" do item 3.14.5, fará as provas nas mesmas condições que os demais candidatos.

3.14.7.Será de exclusiva responsabilidade do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A UNIFEI não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereço incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

3.15. Da confirmação da inscrição:

3.15.1. A confirmação da inscrição estará a disposição, via Internet, a medida que for processada. Caso o nome não apareça na listagem até o 5º (quinto) dia útil após o término da inscrição de cada período, o candidato deverá entrar em contato com a COPS/UNIFEI, por meio do telefone (0xx35) 3629-1415.

3.16. Somente serão abertos o segundo e o terceiro períodos de inscrições caso não haja candidato(s) inscrito(s) ou candidato(s) aprovado(s) em número suficiente para provimento da(s) vaga(s) autorizada(s).

4. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

4.1. O candidato deverá atender, cumulativamente, para a investidura no cargo, aos seguintes requisitos:

a) Ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida neste Edital.

b) No caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº. 70.436, de 18 de abril de 1972; e no caso de outros estrangeiros, apresentar visto permanente.

c) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, incluindo a compatibilidade de deficiência apurada pela Perícia Médica Singular Oficial da UNIFEI, no caso de candidatos aprovados que indicaram serem candidatos portadores de deficiência.

d) Apresentar declaração de bens e valores e de não ter vínculo empregatício com o serviço público, salvo dentro do permissivo constitucional, com a opção de vencimentos, se couber.

e) Estar em dia com as obrigações eleitorais.

f) Estar quite com as obrigações militares.

g) Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.

h) Apresentar, na data da posse, a titulação exigida nos itens 1.1 e 1.2 deste Edital.

i) Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, na forma da lei, à época da posse.

j) Atendimento de demais requisitos previsto em lei.

4.2. Estará impedido de tomar posse o candidato que deixar de comprovar qualquer um dos requisitos especificados no item 4.1 deste Edital.

5. DAS PROVAS, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. O processamento do concurso obedecerá à Resolução CONSUNI nº. 2/2010, disponível no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br.

5.2. O concurso constará de:

I. Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, no valor de 100 (cem) pontos;

II. Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, no valor de 100 (cem) pontos;

III. Prova científica, na forma de seminário, sobre projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, exclusivamente para vagas na classe de professor adjunto, no valor de 100 (cem) pontos;

IV. Prova de títulos, de caráter classificatório, no valor de 100 (cem) pontos.

5.3. Os tópicos da prova escrita, comuns a todos os candidatos, serão sorteados pelo presidente da comissão julgadora, entre aqueles contidos no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br, em sessão pública e na presença dos candidatos, considerando-se desclassificado o candidato ausente ao sorteio.

5.3.1. A divulgação dos temas sorteados será feita simultaneamente a todos os candidatos presentes, os quais terão um prazo, logo após o sorteio, de uma hora para consulta bibliográfica e, na sequência, um prazo de três horas para realização e entrega da prova.

5.3.2. A prova escrita será feita, obrigatoriamente, à caneta, de cor azul ou preta, e será vedado ao candidato portar qualquer material como livros, apostila, dicionários, réguas, "pagers", telefones celulares ou quaisquer outros meios de consulta e comunicação durante o período de realização da prova.

5.3.3. A critério da comissão julgadora poderá ser autorizado o uso de calculadora e anotações pessoais em folha com timbre da UNIFEI, rubricada pelo presidente da comissão julgadora.

5.3.4. Constituirão elementos para avaliação da prova escrita:

I. conteúdo desenvolvido com clareza, coerência e coesão;

II. domínio e profundidade dos tópicos selecionados;

III. capacidade de síntese e

IV. adequação de linguagem empregada.

5.4. A prova didática terá como objetivo apurar do candidato seu desempenho nos seguintes itens:

I. domínio do conteúdo;

II. capacidade de síntese;

III. clareza de exposição e

IV. adequação de linguagem empregada.

5.4.1. A prova didática constará de uma aula com duração de 30 (trinta) minutos sobre tópico sorteado do programa contido no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br e será seguida de arguição oral, com duração de até 30 (trinta) minutos, não excluindo a possibilidade de arguição durante a aula.

5.4.2. A prova didática será realizada dentro de um prazo mínimo de 24 horas, contado a partir do horário do sorteio do tema, que ocorrerá ao inicio da prova escrita, considerando-se desclassificado o candidato ausente ao sorteio.

5.4.3. A ordem de realização da prova didática pelos candidatos deverá ser sorteada i mediatamente após o sorteio dos tópicos.

5.4.4. Quando a natureza da matéria o exigir, o candidato poderá recorrer a métodos audiovisuais ou práticos, necessários à exposição do assunto, desde que solicitado previamente ao Presidente da Comissão Julgadora, que disponibilizará o recurso a todos os candidatos, ou o negará justificadamente.

5.4.5. A sessão será pública e deverá ser gravada em forma audiovisual para efeito de registro e avaliação, conforme o disposto no § 3º do art. 13 do Decreto nº.6.944, de 21 de agosto de 2009, sendo vedada a participação dos demais candidatos e permitidos questionamentos somente por parte dos membros da Comissão Julgadora.

5.4.6. A prova didática será gravada, sem cortes, com apresentação dos membros da Comissão Julgadora e do candidato e com indicação dos horários de início e término dessa prova, por dispositivo que capture sons e imagens, devidamente aferido pela Universidade quanto à sua idoneidade e confiabilidade.

5.4.7. Antes do início da prova, será facultado ao candidato verificar o funcionamento do equipamento de gravação.

5.4.8. Na hipótese de não funcionamento do equipamento verificado antes do início da prova, a Comissão Julgadora providenciará equipamento reserva, seguindo os procedimentos normais; e verificando-se o não funcionamento durante a prova, a Comissão Julgadora deverá verificar o tempo de prova transcorrido sem a respectiva gravação e, tendo providenciado equipamento reserva, determinar o reinício da prova, devolvendo-se ao candidato o tempo em questão.

5.5. A prova científica constará de uma apresentação oral, na forma de seminário, de uma proposta de projeto de pesquisa, versando sobre tema na área do concurso.

5.5.1. Na prova científica o candidato será avaliado sobre quaisquer aspectos relativos à proposta de projeto de pesquisa, nos seus conhecimentos básicos na área do concurso e na sua capacidade científica.

5.5.2. A prova científica terá duração de 40 (quarenta minutos) e será seguida de arguição oral com duração de até 150 (cento e cinquenta) minutos.

5.5.3. A prova científica deverá ser gravada para efeito de registro e avaliação, aplicando igualmente o disposto nos itens 5.4.5, 5.4.6, 5.4.7 e 5.4.8.

5.5.4. A proposta de projeto de pesquisa, a ser apresentada durante a prova científica, deverá ser acompanhada de uma versão impressa para cada membro da comissão julgadora, que deverá ser entregue, ao presidente da comissão julgadora, no ato do sorteio da prova escrita, sendo desclassificado o candidato que não o fizer.

5.5.5. Na prova científica, a comissão julgadora deverá avaliar os seguintes elementos:

I. atualidade do tema, domínio e relevância da contribuição pessoal do candidato para o assunto;

II. capacidade de organizar as ideias e expô-las com objetividade, clareza, segurança e espírito crítico;

III. pertinência do tema à área do conhecimento objeto do concurso e

IV. capacidade para sugerir pontos relevantes para pesquisa futura.

5.5.6. A ordem de apresentação da prova científica será a mesma estabelecida para a prova didática.

5.6. A prova de títulos será constituída da apreciação do currículo do candidato, acompanhado dos respectivos comprovantes, que deverão ser entregues ao presidente da comissão julgadora, no ato do sorteio da prova escrita, sendo desclassificado o candidato que não o fizer, observando-se os Critérios de Julgamento de Títulos estabelecidos no Anexo I - Tabela de Valoração de Títulos - da Resolução CONSUNI nº. 2/2010, dando-se proeminência aos elementos comprobatórios pertinentes à área do concurso.

5.6.1. Na prova de títulos a comissão julgadora considerará e pontuará, desde que devidamente comprovados na data estabelecida no item 5.6:

I. títulos acadêmicos;

II. produção técnico-científica;

III. atividade didática e

IV. atividade técnico-profissional.

5.6.2. A contagem de pontos no julgamento da prova de títulos será realizada nos termos do Anexo I - Tabela de Valoração de Títulos - da Resolução CONSUNI nº. 2/2010.

5.6.3. Somente será pontuado o maior título comprovado pelo candidato.

5.6.4. Considerar-se-á um único comprovante no grau acadêmico pontuado.

5.6.5. Os comprovantes dos títulos acadêmicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras deverão ser revalidados ou reconhecidos por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

6. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. As provas serão realizadas nos Campi da UNIFEI, em Itajubá e/ou Itabira/MG, a partir de 30 dias a contar da publicação do edital no DOU. Os dias, horários e locais de realização das provas serão informados no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br.

6.2. À UNIFEI reserva-se o direito de alterar o horário, o local e a data de realização das provas, responsabilizando-se, contudo, pela divulgação, com a devida antecedência.

6.3. O candidato deverá estar na sala de realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início.

6.4. Não será permitido, em hipótese alguma, o ingresso de candidato no local de realização das provas, após o horário fixado para o início de cada prova.

6.5. O não comparecimento do candidato em qualquer das provas implicará sua exclusão do concurso.

7. DA NOTA FINAL DO CONCURSO

7.1. Na apuração do resultado do concurso público serão observados os seguintes procedimentos:

I. Caberá a cada examinador, individualmente, atribuir a cada candidato e em cada prova realizada, uma nota, em número inteiro, na escala de 0 (zero) a 100 (cem);

II. O presidente da comissão julgadora deverá calcular, com até duas casas decimais, a média aritmética de cada candidato em cada prova;

III. Serão classificados os candidatos que, além de obterem a média igual ou superior a 70 (setenta) em cada prova eliminatória, tenham obtido este mínimo da maioria dos examinadores nestas provas, sendo os demais candidatos desclassificados;

IV. A classificação final deverá ser feita em ordem decrescente, observando-se a média global dos candidatos, calculadas com duas casas decimais, tomando-se a média aritmética das notas médias em cada prova (eliminatória e classificatória).

7.2. O resultado do concurso deverá ser homologado e publicado no Diário Oficial da União, além de ficar disponível na Internet, no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br.

7.3. Será(ão) escolhido(s) para provimento no(s) cargo o(s) candidato(s) aprovado(s) que obtiver(em) maior(es) nota(s) final(is), exceto na hipótese de reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência, nas quais tais candidatos terão prioridade.

7.4. Em caso de empate, observada a legislação em vigor, terá preferência o candidato de maior idade.

7.5. Caberá recurso contra o resultado do concurso, devidamente fundamentado, dirigido à presidência da comissão julgadora e protocolado no Departamento de Pessoal da UNIFEI no prazo de 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado do concurso.

8. DA POSSE

8.1. Os candidatos nomeados deverão submeter-se a exame admissional junto à Perícia Médica Singular Oficial da UNIFEI, com vistas à apuração de aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, cuja comprovação deverá ser apresentada no ato de posse, conforme determina o art. 5º, inciso VI, da Lei nº. 8.112/1990.

8.2. Somente poderá ser empossado o candidato que cumprir, integralmente, todas as determinações constantes neste Edital.

8.3. O candidato aprovado será convocado para a posse, que deverá ocorrer no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, contado a partir da publicação do ato de sua nomeação no Diário Oficial da União. O não pronunciamento do candidato convocado no prazo estipulado tornará sem efeito a portaria de nomeação, cabendo à UNIFEI convocar o próximo candidato classificado.

8.4. A posse dos candidatos classificados e nomeados observará o limite de vagas estabelecido neste Edital, exceto se a ampliação desse limite for autorizada pelo órgão competente, ou na hipótese de ocorrência de substituições permitidas pela legislação pertinente.

8.5. A data prevista para o ingresso dos aprovados e nomeados dar-se-á no período de validade do concurso, respeitados os prazos e requisitos estabelecidos em lei para a investidura em cargo público.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A aprovação no concurso não assegura ao candidato o direito de ingresso no quadro de servidores da UNIFEI, mas sim a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do concurso e da apresentação da documentação exigida em lei.

9.2. É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar no Diário Oficial da União e no sítio da UNIFEI - endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br, a publicação dos atos, editais e comunicados referentes a este concurso.

9.3. O candidato aprovado deverá comunicar, por escrito, ao Departamento de Pessoal da UNIFEI qualquer alteração de endereço, responsabilizando-se por prejuízos decorrentes da não atualização.

9.4. A qualquer tempo, poderá haver anulação da inscrição, das provas, da nomeação e da posse do candidato, quando verificada a falsidade em qualquer declaração, documento e/ou irregularidade e utilização de meios ilícitos durante a realização das provas, observado o devido processo legal.

9.5. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital e na Resolução CONSUNI nº. 2/2010, expedientes dos quais não poderá alegar desconhecimento.

9.6. Os membros das comissões julgadoras são indicados nos termos dos artigos 18,19 e 20 da Lei nº. 9.784/1999.

9.7. Não será devolvida a documentação entregue para a prova de títulos.

9.8. A UNIFEI poderá autorizar o aproveitamento por outras Instituições Federais de Ensino Superior de candidatos classificados neste concurso (em número excedente ao número de vagas previsto neste Edital), mediante solicitação escrita encaminhada ao Reitor.

9.9. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos legais, quaisquer editais complementares deste concurso que vierem a ser publicados pela UNIFEI, bem como as disposições e instruções contidas no endereço eletrônico www.cops.unifei.edu.br e demais expedientes pertinentes, tais como Programa e Bibliografia.

9.10. Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Administração da UNIFEI, ouvidos o Departamento de Pessoal e a Comissão Julgadora.

Renato de Aquino Faria Nunes
Reitor

ANEXO

Port. MP/MEC nº. 22/2007 e 08/2008

Área de Conhecimento: BIOLOGIA HUMANA e Nº. de Vagas: 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em curso na área de Ciências da Saúde ou Biológicas e DOUTORADO em área diretamente relacionada à área do concurso.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em curso na área de Ciências da Saúde ou Biológicas e MESTRADO em área diretamente relacionada à área do concurso.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em curso na área de Ciências da Saúde ou Biológicas e MESTRADO em área diretamente relacionada à área do concurso.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: COMPILADORES e Nº. de Vagas: 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação e DOUTORADO em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou áreas afins com um forte viés em computação.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação e MESTRADO em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou áreas afins com um forte viés em computação.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação e MESTRADO em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou áreas afins com um forte viés em computação.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: MATERIAIS COMPÓSITOS e Nº. de Vagas: 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia de Materiais e DOUTORADO em área diretamente relacionada a do concurso.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia de Materiais e MESTRADO em área diretamente relacionada a do concurso.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia de Materiais e MESTRADO em área diretamente relacionada a do concurso.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: ELETRÔNICA ANALÓGICA e Nº. de Vagas 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia da Computação ou Engenharia em área afim do concurso e DOUTORADO em tema relacionado com a área do concurso.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia da Computação ou Engenharia em área afim do concurso e MESTRADO em tema relacionado com a área do concurso.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia da Computação ou Engenharia em área afim do concurso e MESTRADO em tema relacionado com a área do concurso.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: ELETROTÉCNICA GERAL e Nº. de Vagas: 02

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação e MESTRADO em Engenharia Elétrica.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação e MESTRADO em Engenharia Elétrica.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação e MESTRADO em Engenharia Elétrica.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: ENGENHARIA DE SEGURANÇA e Nº. de Vagas: 02

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia e DOUTORADO em Saúde Pública/Saúde do Trabalhador; Medicina Preventiva e Social ou em Engenharia de Produção/Ergonomia, ou em área diretamente relacionada a do concurso.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia e MESTRADO em Saúde Pública/Saúde do Trabalhador; Medicina Preventiva e Social ou em Engenharia de Produção/Ergonomia, ou em área diretamente relacionada a do concurso.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia e MESTRADO em Saúde Pública/Saúde do Trabalhador; Medicina Preventiva e Social ou em Engenharia de Produção/Ergonomia, ou em área diretamente relacionada a do concurso.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: ESTATÍSTICA e Nº. de Vagas: 02 (uma vaga reservada para pessoa portadora de deficiência física)

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Matemática ou Estatística e DOUTORADO em Matemática ou Estatística.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Matemática ou Estatística e MESTRADO em Matemática ou Estatística.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Matemática ou Estatística e MESTRADO em Matemática ou Estatística.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: GEOPROCESSAMENTO e Nº. de Vagas: 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia e DOUTORADO em Geoprocessamento.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia e MESTRADO em Geoprocessamento.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia e MESTRADO em Geoprocessamento.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: LÍNGUA PORTUGUESA e Nº. de Vagas: 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Letras e DOUTORADO em Letras, Lingüística, Língua Portuguesa ou área afim.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Letras e MESTRADO em Letras, Lingüística, Língua Portuguesa ou área afim.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Letras e MESTRADO em Letras, Lingüística, Língua Portuguesa ou área afim.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: MATERIAIS CERÂMICOS: VIDROS e VITROCERÂMICOS e Nº. de Vagas: 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia de Materiais ou Química e DOUTORADO com tese defendida na área de materiais vitrocerâmicos ou vidros.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia de Materiais ou Química e MESTRADO com tese defendida na área de materiais vitrocerâmicos ou vidros.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia de Materiais ou Química e MESTRADO com tese defendida na área de materiais vitrocerâmicos ou vidros.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: PROCESSAMENTO e CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS CERÂMICOS TRADICIONAIS e REFRATÁRIOS e Nº. de Vagas: 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia de Materiais ou Engenharia de Minas ou Engenharia Metalúrgica. DOUTORADO na área de Materiais Cerâmicos Tradicionais ou Materiais Cerâmicos Refratários ou Reologia de Suspensões Cerâmicas.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia de Materiais ou Engenharia de Minas ou Engenharia Metalúrgica. MESTRADO na área de Materiais Cerâmicos Tradicionais ou Materiais Cerâmicos Refratários ou Reologia de Suspensões Cerâmicas.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia de Materiais ou Engenharia de Minas ou Engenharia Metalúrgica. MESTRADO na área de Materiais Cerâmicos Tradicionais ou Materiais Cerâmicos Refratários ou Reologia de Suspensões Cerâmicas.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: MECÂNICA DOS SÓLIDOS e Nº. de Vagas: 02

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia e DOUTORADO em área diretamente relacionada à do concurso.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia e MESTRADO em área diretamente relacionada à do concurso.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia e MESTRADO em área diretamente relacionada à do concurso.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

 

Área de Conhecimento: SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO e Nº. de Vagas: 01

Classe e Titulação Exigida:

Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia e DOUTORADO em Engenharia com tese na área do concurso.

Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia e MESTRADO em Engenharia Elétrica ou Engenharia da Computação ou Engenharia de Controle e Automação ou Telecomunicações ou em áreas afins. No caso de áreas afins, o trabalho de mestrado deve ter sido desenvolvido na área do programa do concurso.

Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia e MESTRADO em Engenharia Elétrica ou Engenharia da Computação ou Engenharia de Controle e Automação ou Telecomunicações ou em áreas afins. No caso de áreas afins, o trabalho de mestrado deve ter sido desenvolvido na área do programa do concurso.

Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (composta por duas questões discursivas, sendo uma questão referente ao tópico 1 e outra ao tópico 2 do programa).

 

Área de Conhecimento: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL e Nº. de Vagas: 01
Classe e Titulação Exigida:
Primeiro Período de Inscrição: Professor Adjunto
Graduação em Engenharia Civil e DOUTORADO em Engenharia Civil ou em área diretamente relacionada à do concurso.
Segundo Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia Civil e MESTRADO em Engenharia Civil ou em área diretamente relacionada à do concurso.
Terceiro Período de Inscrição: Professor Assistente
Graduação em Engenharia Civil e MESTRADO em Engenharia Civil ou em área diretamente relacionada à do concurso.
Prova: Didática, Científica, Títulos e Escrita (dissertativa).

Área: BIOLOGIA HUMANA

Programa

1. Mecanismos de funcionamento do corpo humano.

2. Abordagem fisiológica dos sistemas de órgãos do organismo humano, com a visão integrada de todos os sistemas estudados.

3. Falhas na homeostasia do corpo humano que conduzem à doença.

4. Célula eucariota; Tecidos; Homeostasia.

5. Fisiologia do sistema nervoso.

6. Fisiologia do sistema músculo-esquelético.

7. Fisiologia do sistema endócrino.

8. Fisiologia do sistema cardiovascular.

9. Fisiologia do sistema respiratório.

10. Fisiologia do sistema digestivo.

11. Fisiologia do sistema renal.

12. Fisiologia do sistema reprodutivo.

13. Órgãos dos sentidos.

14. Estudo do movimento humano a partir do conhecimento da anatomia, fisiologia neuromuscular e mecânica por meio de conceitos atuais da cinemática e cinética.

15. Fatores de influência sobre o movimento humano e sobre a eficiência na atividade de trabalho.

Bibliografia

1. CHIRAS DD.Human Biology, 5th edition, Jones and Bartlett, Publishers, 2005.

2. GOBIERNO DE ESPAÑA. Ministerio de Trabajo e Immigración. Instituto Nacional de Seguridad e Higiene em El Trabajo. Enciclopedia de la OIT. Disponível em: www.insht.es/portal/site/Insht/menuitem.1f1ª3bc79ªb34c578c2e8884060961ca/? vgnextoid=a981ceffc39ª5110VgnVCM100000dc0ca8c0RCRD&vgnextchannel=9f164ª 7f8ª651110VgnVCM100000dc0ca8c0RCRD. Acessado em: [22 abr 2010].

3. HALL, S. Biomecânica Básica. 5 ª ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2000.

4. HAMILL, J; KNUTZEN, K.M. Bases biomecânicas do movimento humano. 2ª ed. Editora Manole, São Paulo, 1999.

5. LIEBER, R.L. Skeletal Muscle Structure and Function. Implications for Rehabilitation and Sports Medicine. Williams & Wilkins, Baltimore, 1992.

6. MENDES, R. Patologia do trabalho - atualizada e ampliada. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

7. PALASTANGA, N.; FIELD, D.; SOAMES, R. Anatomia e movimento humano. Estrutura e Função. 3ª ed., Manole, São Paulo, 2000.

8. SMITH, L.K.; WEISS, E.L.; LEHMKUHL, L.D. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 5ª ed. Ed. Manole, São Paulo, 1997.

9. WIDMAIER EP., RAFF H, STRANG KT. Vander's Human Physiology: The Mechanisms of Body Function, 11th edition, McGraw-Hill, 2008.

10. WISNER A. A Inteligência no Trabalho, Textos selecionados de ergonomia, São Paulo, UNESP, FUNDACENTRO, 1994.

11. WISNER, A. Por dentro do trabalho: ergonomia - método e técnica. São Paulo: FTD-Oboré, 1987.

Área: COMPILADORES

Programa

UNIDADE I - Prova Escrita

1. Classes e abstração de dados em C++: Definição, Visibilidade de membros, Construtores e Destrutores, Membros de classe e membros de objetos, Classes amigas, Classes auto-referentes.

2. Sobrecarga de operadores em C++: Regras gerais para a sobrecarga de operadores, Restrição para sobrecarga: Funções dos operadores como membros ou friends, Operadores unários, e binários. Sobrecarregando operadores de conversão de tipo.

3. Herança em C++: Classes bases e classes derivadas, Membros protegidos, Conversão entre classes bases e derivadas, Sobrecarga de funções em classes derivadas, Herança publica protegida e privativa, Usando construtores e destrutores nas classes derivadas, Herança múltipla.

4. Funções virtuais e polimorfismo em C++: Funções virtuais, Classes abstratas e classes concretas, Polimorfismo, Resolução dinâmica e Destrutores virtuais.

5. Gabaritos em C++: Gabaritos de função, Gabaritos de classe, Gabaritos e herança, Sobrecarregando métodos genéricos. Tratamento de exceções em C++, Hierarquia de exceções em C++, Exceções Encadeadas.

UNIDADE II - Prova Didática

1. Introdução a compiladores: Definição da sintaxe; Tradução dirigida por sintaxe; Análise sintática; Tradutor para expressões; Análise léxica; Tabelas de símbolos; Geração de código intermediário.

2. Análise léxica: Definição analisador léxico; Especificação de tokens; Reconhecimento de tokens; Gerador de analisador léxico - Lex; Autômatos finitos; Expressões regulares a autômatos.

3. Análise sintática: Gramáticas livres de contexto; Escrevendo uma gramática; Análise sintática descendente e ascendente; Geradores de analisadores sintáticos.

4. Tradução dirigida por sintaxe: Definições dirigidas por sintaxe; Ordens de avaliação para SDDs; Aplicações da tradução dirigida por sintaxe;Esquemas de tradução dirigidos por sintaxe; Implementando SDDs L-atribuídas.

5. Geração de código intermediário: Variantes das árvores de sintaxe; Código de três endereços;Tipos e declarações; Tradução de expressões; Verificação de tipo; Fluxo de controle; Remendos; Comandos switch; Código intermediário para procedimentos.

Bibliografia

1. DEITEL, M.; DEITEL, P. J.; C++ como programar. 5ª edição. Editora Pearson, 2005.

2. STROUSTRUP, B.; A Linguagem de Programação C++. 3ª Edição, Editora Bookman, 2001.

3. KLANDER, L; JAMSA K.; Programando em C/C++ - a Bíblia. 1ª. Edição. Editora Makron Books, 1999.

4. MIZRAHI, V. V.; Treinamento em Linguagem C++ Modulo 2. 2ª. Edição. Prentice Hall Brasil, 2005.

5. SETHI, RAVI; AHO, ALFRED V.; LAM, MONICA S.; Compliadores - Principios, Tecnicas e Ferramentas. 2ª. Edição., Editora Pearson Education, 2008.

6. SEBESTA, R. W.; Conceitos de Linguagens de Programação. 5ª. Edição. Bookman. 2005.

7. MENEZES, P. B.; Linguagens Formais e Autômatos: Série Livros Didáticos nº 3 (Informática UFRGS), 5ª Edição: Editora Bookman, 2007.

8. HOPCROFT, J.E.; ULLMAN, J.D.; MOTWANI, R.; Introdução à Teoria de Autômatos, Linguagens e Computação. 2ª. Edição. Editora Campus. 2003.

Área: ELETRÔNICA ANALÓGICA

Programa

Os tópicos a serem sorteados de forma excludente para as provas escrita (dissertativa) e didática são:

1. Física de semicondutores. Diodo semicondutor. Operação do diodo e características mais relevantes. Tipos de diodo e suas aplicações. Análise computacional utilizando SPICE.

2. Transistor bipolar de junção. Operação do transistor bipolar de junção e características mais relevantes. Configurações básicas do transistor bipolar de junção. Polarização do transistor bipolar de junção. Análise em pequenos sinais do transistor bipolar de junção (em baixa e alta freqüência). Realimentação. Tipos de transistor bipolar de junção e suas aplicações. Análise computacional utilizando SPICE.

3. Transistor de efeito de campo. Operação do transistor de efeito de campo e características mais relevantes. Configurações básicas do transistor de efeito de campo. Polarização do transistor de efeito de campo. Análise em pequenos sinais do transistor de efeito de campo (em baixa e alta freqüência). Realimentação. Tipos de transistor de efeito de campo e suas aplicações. Análise computacional utilizando SPICE.

4. Amplificadores operacionais. Características mais relevantes. Configurações básicas do amplificador operacional. Aplicações de amplificadores operacionais. Conversores A/D e D/A. Análise computacional utilizando SPICE.

5. Filtros ativos. Operação de filtros ativos. Tipos de filtros ativos e características relevantes. Aplicações de filtros ativos. Análise computacional utilizando SPICE.

6. Osciladores. Operação de osciladores. Tipos de osciladores e características relevantes. Aplicações de osciladores. Análise computacional utilizando SPICE.

Bibliografia

1. Robert L. Boylestad e Louis Nashelsky. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. 8ª Edição. Prentice Hall, 2004.

2. Albert P. Mavino. Eletrônica. Vol. I e II. 4ª Edição. Makron Books, 1997.

3. Adel S. Sedra e Kenneth C. Smith. Microeletrônica. 5ª Edição. Prentice Hall, 2007.

Área: ELETROTÉCNICA GERAL

Programa

19. Princípios do magnetismo e eletromagnetismo: Imãs e campo magnético, campo magnético criado por corrente, tensão induzida, força de Lorentz, conjugado;

20. Corrente alternada: Forma de onda, geração de tensões alternadas, ângulo de fase, defasagem, valor médio e eficaz. Fasores;

21. Circuitos monofásicos: Resistência, indutores e indutância, capacitores e capacitância, impedância, triângulo de impedâncias. Teoria dos circuitos em regime permanente senoidal. Potência ativa, reativa e aparente, triângulo de potências, fator de potência. Componentes e equipamentos elétricos e eletrônicos. Circuitos resistivos lineares. Circuitos não lineares;

22. Circuitos magnéticos. Saturação. Associação de circuitos magnéticos. Dualidade. Perdas no ferro;

23. Sistemas trifásicos: Produção de tensão trifásica; Sistemas simétricos de carga equilibrada; Ligações em estrela e triângulo; Grandezas de fase e de linha; Cargas desequilibradas; Potência em sistemas trifásicos; Medição de potência trifásica. Correção do fator de potência;

24. A representação PU: cargas, trafos de tapes variáveis, choques de bases e circuitos π equivalente;

25. O método dos componentes simétricos: potência e componentes seqüenciais para sistemas de impedâncias desequilibrados, circuitos seqüenciais e análise de desequilibrados;

26. Curtos-circuitos: Tipos de curtos-circuitos; Cálculo e análise da corrente de curto-circuito; Capacidade de curto circuito. Impedâncias seqüenciais de equipamentos e máquinas;

27. Análise de sistemas desequilibrados. Faltas simétricas e assimétricas "Shunt" série e simultâneas. Aterramento de neutro. A matriz de impedância nodal.

Bibliografia

1. Stevenson, W.D. - "Elementos de Análise de Sistemas de Potência", Editora McGraw-Hill, 1974;

2. Monticelli, A. e Garcia, A. - "Introdução a Sistemas de Energia Elétrica", 2004;

3. Boylestad, R. L - "Introdução à Análise de Circuitos". Prentice-Hall do Brasil, 8ª Edição;

4. Edminister, J.; Nahvi, M. - "Circuitos Elétricos". Artmed - Bookman - 2005.

5. Edminister, J. A - "Eletromagnetismo" - Editora Artmed; 2006; 2ª Edição.

6. Montgomery, E. - "Eletromagnetismo: Eletrostática e Magnetostática" - Editora Alta Books; 2005.

7. Sadiku, M. N. O - "Elementos de Eletromagnetismo" - Editora: Bookman; 2004; 3ª edição

8. Visacro Fº, S - "Aterramentos Elétricos - Conceitos Básicos, Técnicas de Medição e Instrumentação, Filosofia de Aterramento" - Editora ArtLiber; 2002.

9. Kindermann, G. & Campagnolo, J. M. - "Aterramento Elétrico" - Editora Sagra - DC Luzzato; 1995; 3ª edição.

10. Edminister, J. A - "Eletromagnetismo" - Editora Artmed; 2006; 2ª Edição

11. Montgomery, E. - "Eletromagnetismo: Eletrostática e Magnetostática" - Editora Alta Books; 2005.

12. Sadiku, M. N. O - "Elementos de Eletromagnetismo" - Editora: Bookman; 2004; 3ª edição.

13.Visacro Fo, S - "Aterramentos Elétricos - Conceitos Básicos, Técnicas de Medição e Instrumentação, Filosofia de Aterramento" - Editora ArtLiber; 2002.

14. Kindermann, G. & Campagnolo, J. M. - "Aterramento Elétrico" - Editora Sagra - DC Luzzatto; 1995; 3ª edição

Área: ENGENHARIA DE SEGURANÇA

Programa

28. Aspectos históricos e conceitos de saúde do trabalhador.

29. Processo saúde-agravo e os principais modelos de causalidade.

30. Legislação sobre segurança do trabalho.

31. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

32. Serviço de Engenharia e Medicina do Trabalho.

33. Condições de risco de natureza química.

34. Condições de risco de natureza física e mecânica.

35. Condições de risco de natureza ergonômica e da organização do trabalho.

36. Condições de risco de natureza biológica.

37. Organização do trabalho e suas relações com saúde do trabalhador.

38. Vigilância em saúde: Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

39. Redução e eliminação da nocividade do trabalho: Políticas públicas em saúde segurança no trabalho.

40. Estratégias de prevenção, gerenciamento de risco e mudanças tecnológicas.

41. Contribuições da engenharia de segurança e da ergonomia para a redução e eliminação da nocividade no trabalho.

42. Gestão integrada de segurança, meio ambiente e qualidade.

43. Participação dos trabalhadores no saneamento do ambiente e condições do trabalho.

44. Negociação coletiva. Responsabilidade das empresas.

Bibliografia

1. ALMEIDA, IM de. Caminhos da análise de acidentes do trabalho. Brasília; Ministério do Trabalho; 2003. 105 p. Disponível em www.mte.gov.br/seg_sau/pub_cne_analise_acidente.pdf. Acessado em: [22 abr 2010].

2. BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Legislação: Normas Regulamentadoras. Disponível em: www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/default.asp. Acessado em: [22 abr 2010].

3. DWYER, T. Vida e morte no trabalho: acidentes de trabalho e a produção social do erro. Ed. Unicamp, 2006.

4. FLEURY, ACC.. Organização do trabalho uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Atlas, 1987.

5. IIDA, I. Ergonomia - projeto e produção. São Paulo. Ed. Edgar Blucher, 2005.

6. MENDES, R. Patologia do trabalho - atualizada e ampliada. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2003. Vol. 1, Parte II; Vol. 2, Parte IV.

7. ROUQUAYROL, MZ; ALMEIDA FILHO, N de. Epidemiologia & saúde. 6ª. Edição. Ed. Guanabara Koogan/MEDSI. 2003.

8. WUNSCH FILHO, V. Reestruturação produtiva e acidentes de trabalho no Brasil: estrutura e tendências. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, Jan. 1999. Disponível em www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000100005&lng=en&nrm=iso. Acessado em [03 mai 2009].

Área: ESTATÍSTICA

Programa

1. Probabilidade condicionada e independência. Variáveis aleatórias unidimensionais e bidimensionais.

2. Distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias continuas e discretas. Teorema do Limite Central.

3. Conceitos, métodos e propriedades de estimação de parâmetros.

4. Conceitos e métodos de construção de testes de hipóteses.

5. Espaços vetoriais, transformações lineares, autovalores, autovetores e diagonalização;

6. Limite, continuidade e derivação de funções de uma variável real, derivadas e critérios de máximos e mínimos de uma funções de várias variáveis reais;

7. Integração de uma função de uma variável real, teorema fundamental do cálculo;

8. Integrais de linha e o teorema de Green, integrais de superfície, o teorema de Stokes e o teorema do divergente

Bibliografia

1. JAMES, B., Probabilidade: um curso em nível intermediário, 3 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2006.

2. MAGALHÃES, M., Probabilidade e variáveis aleatórias. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

3. MEYER, P., Probabilidade: Aplicações à estatística. Livros técnicos e científicos editora, 2 ed. 2006

4. MONTGOMERY, D., RUNGER, G., Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 2 ed. LTC, 2009.

5. NETER, J., WASSERMAN, W., KUTNER, M., Applied linear statistical models. Illinois: Richard D. Irwin, Inc., 3rd ed., 1990.

6. STEWART, J., Cálculo, Volume 1, 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009

7. STEWART, J., Cálculo, Volume 2, 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009

8. LIMA, E. L., Curso de Análise - Volume 1, Rio de Janerio:SBM

9. LIMA, E. L., Curso de Análise - Volume 2, Rio de Janerio: SBM

10. BOLDRINI, J. L, Álgebra Linear, 3 ed. Harbra

11. LIMA, E. L., Álgebra Linear, Rio de Janeiro: IMPA (Coleção Matemática Universitária)

Área: GEOPROCESSAMENTO

Programa

1. Desenho técnico: Instrumentos e materiais para desenho. Uso de escala. Tipos de linha. Desenho de projetos. Representação em perspectivas. Projeto ortogonal. Cotas e cortes.

2. Sistemas CAD em Desenho Técnico: Introdução. Evolução do CAD. Histórico e conceitos sobre o uso do computador para auxílio ao projeto. Módulos básicos do CAD. Geração de desenhos 2D através de primitivas geométricas. Funções básicas de edição. Cotagem. Noções de desenho 3D. aplicações de desenho técnico e desenho topográfico.

3. Cartografia: Projeções Cartográficas, Sistemas de Coordenadas, Cartografia Temática, Uso Prático de Cartas Topográficas.

4. Sistemas de posicionamento global (GPS): princípios de funcionamento, instrumentação e aplicações.

5. Sistemas de Informação Geográfica (SIG): conceito, histórico e perspectivas. Componentes de um SIG: base de dados; sistemas computacionais; operações e aplicações. Estrutura e funções de um SIG. Modelagem e análise de dados espaciais. Banco de dados para SIG. Softwares.

6. Fundamentos básicos para o sensoriamento remoto: Espectro eletromagnético e comportamento espectral. Interação fonte de energia/alvo/sensor. Sensores e produtos. Níveis de aquisição de dados. Armazenamento e tratamento de dados. Análise de imagens. Padrão de comportamento espectral dos principais alvos naturais na atmosfera e na superfície terrestre. Softwares de processamento de imagens.

Bibliografia

1. Artigos científicos: Livremente definidos pelo candidato, de forma a demonstrar seu conhecimento e domínio da literatura nacional e internacional pertinente aos temas deste Edital.

2. Material relacionado ao assunto, disponível nos seguintes sítios internet:

2.1 University of Illinois - The remote sensing guideline - ww2010.atmos.uiuc.edu/(Gh)/guides/rs/home.rxml

2.2 GIS Development - The geospatial resource portal - www.gisdevelopment.net/tutorials/

3. Livros:

3.1 SILVA, A., RIBEIRO, C.T., DIAS, J., SOUSA, L. Desenho Técnico Moderno. 4ª ed. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2006. 475p

3.2 LOCH, R.E.N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais - 2ª ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2006. 313p

3.3 SEGANTINE, P.C.L. GPS: sistema de posicionamento global. São Carlos: EESC/USP, 2005. 381p.

3.4 CÂMARA, G.; CASANOVA, M.A.; MEDEIROS, C. B.; HEMERLY, A.; MAGALHÃES, G. Anatomia de Sistemas de Informação Geográfica. Curitiba, Sagres Editora 1997. (Disponível on-line em: http:www.dpi.inpe.br/geopro/livros/anatomia.pdf )

3.5 BURROUGH, P.A.; MCDONELL, R.; Principles of Geographical Information Systems. Oxford, Oxford University Press, 1998.

3.6 NOVO, E.M. de M. Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2008. 388p

3.7 SABINS, F.F. Remote Sensing: Principles and Interpretations. W. H. Freeman Ed. 1996, 432p.

3.8 JENSEN, R. J. Sensoriamento Remoto do Ambiente - Uma perspectiva em Recursos Naturais. Tradução de José Carlos Neves Epiphanio (coord.) São José dos campos, Parênteses Editora, 2009.

Área: LÍNGUA PORTUGUESA

Programa

1. Elementos do processo comunicativo

2. Funções da linguagem

3. Linguagem verbal e não-verbal

4. Comunicação oral e recursos midiáticos, audiovisuais e tecnológicos

5. Leitura e análise textual

6. Oralidade e escrita na construção textual

7. Gêneros textuais específicos do universo acadêmico

8. A unidade e a progressão textuais

9. A argumentação

10. Linguagem acadêmica e pesquisa científica.

Bibliografia

1. EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto. Belo Horizonte: Editora Geração Editorial, 2008.

2. GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 23ª edição, São Paulo: Editora FGV, 2000.

3. KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção Textual. 2ª edição, São Paulo: Editora Contexto, 2010.

4. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compre­ensão. 3ª edição, São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

5. MARQUES, Mario Osorio, Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5ª edi­ção, Ijuí: Unijuí-Inep, 2006.

6. MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa - atividades de leitura e pro­dução de texto. 3ª edição, São Paulo: Saraiva, 2009.

7. NADÓLSKIS, Hêndricas. Comunicação Redacional. 11ª edição, São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

8. VANOYE, Francis. Usos da Linguagem: Problemas e técnicas na produção oral e escrita. 12ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Área: Materiais Cerâmicos: Vidros e Vitrocerâmicos

Programa

1. Métodos Físicos e Químicos para síntese de vidros e vitrocerâmicos;

2. Vidros: propriedades e técnicas de caracterização;

3. Biovidros: propriedades e síntese de vidros biocompatíveis;

4. Caracterização espectroscópica de materiais: Ultravioleta-Visível, Vibracional (infra-vermelho, Raman), Mössbauer, espectroscopia de plasma; espectroscopia de absorção atômica; Espectroscópica de Ressonância Magnética Nuclear.

5. Desenvolvimento de Materiais amorfos e nanocristalinos, e suas aplicações.

6. Caracterização Térmica de Materiais (DSC, TG-DTA, TMA, DTMA, EGA)

7. Caracterização Estutural de Materiais: Método da Difração de Raios em pó; Microscopia eletrônica de varredura, Micro-Análise da composição (EDS­WDS), Microscopia eletrônica de trasmissão, Microscopia de Força Atômica;

Bibliografia

CALLISTER Jr., W. D. Ciência e Engenharia de Materiais, Uma Introdução, LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, Rio de Janeiro, 2002.

PARK, J. B.Biomaterials :an introduction, Plenum Press, New York, 1992.

Macmillan, P. W. Glass ceramics, London Academic Press, London, 1979.

CAHN, R. W.; HAASEN P.; KRAMER, E. J. [editors]. Materials science and technology :a comprehensive treatment, VCH, Weinheim, 1991.

RUSIN, R. P.; FISCHMAN, G. S.[editors]. Bioceramics :materials and applications, American Ceramic Society, Ohio,1996.

SUSHCHINSKII, M. M. Raman spectra of molecules and crystals, Israel Program for Scientific Translations, New York, 1972

DUCKETT, S. Foundations of spectroscopy, Oxford University Press, New York, 2000.

KEYSE, R. J. [editor]. Introduction to scanning transmission electron microscopy, BIOS Scientific: Royal Microscopical Soc., Oxford, 1998.

BRANDON, D. G. Microstructural characterization of materials, John Wiley & Sons, New York, 1999.

Área: Materiais Compósitos

Programa

1. Compósitos de matriz polimérica, cerâmica e metálica;

2. Compósitos estruturais: Comportamento físico e mecânico, deformação e fratura, fluência e relaxamento de tensão, correlações microestrutura­propriedades.

3. Condições e Tipos de Reforço. Mecanismos de Reforço.

4. Compósitos aplicados na área médica:, Compômeros e cimentos para odontologia, compósitos para próteses, compósitos dentários.

5. Compósitos eletro-eletrônicos: sensores, materiais inteligentes, atuadores eletro-mecânicos.

6. Conectividade em compósitos e modelamento matemático de propriedades elétricas e mecânicas.

7. Processos de fabricação e montagem de compósitos.

Bibliografia

CALLISTER Jr., W. D. Ciência e Engenharia de Materiais, Uma Introdução, LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, Rio de Janeiro, 2002.

SHACKELFORD, J.F. Introdution to Materials Science for Engeneers. 3.ed. New York: Macmillan Publishing Company - USA, 1992.

PARK, J. B.Biomaterials :an introduction, Plenum Press, New York, 1992.

Craig, R. G.; Peyton, F. A.; Asgar, k. Restorative Dental Materials, 10 ed. St Louis: Mosby Co, 584 p. 1997.

BRYANT, R.W. Metal Matrix Composites in the 1990s & Beyond - a Market Overview, High Performance Composites for the 1990's, S.k. Das, 1990.

Rothon R. (Ed.), Particulate filled polymer composites-Polymer Science and Technology Series, Longman, 371pp., 1995.

Sheldon R. P., Composite Polymeric Materials, Applied Science Publishers, 200pp., 1982.

Hull, D., Clyne T. W, An Introduction to Composite Materials, 2nd ed., Cambridge University Press, 326 pp., 1996,

AL-QURESHI, H.A. Composite Materials: Fabrication and Analyses. São José dos Campos: Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1984.

Área: MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Programa

1. Materiais de construção: Pedras Naturais. Aglomerados. Agregados miúdos. Agregados graúdos. Argamassas. Concreto: propriedades, dosagem empírica, dosagem experimental. Produção. Controles tecnológico e estatístico. Concretos especiais. Especificações, métodos e normas da ABNT. Materiais cerâmicos. Madeiras. Plásticos. Metais e materiais derivados. Materiais betuminosos.

2. Ensaios em laboratório: agregados, Aglomerante (Cimento), Aço de Construção Civil, Concreto.

3.Técnicas construtivas: Componentes do projeto. Planejamento e controle de obras. Canteiro de serviço. Estudo do solo e movimento de terra. Fundações. Elementos estruturais. Elementos de vedação e divisórios. Pintura. Aparelhos de amarração. Orçamento de edificações. Cronogramas de obras. Impermeabilização.

4. Patologia das Construções: Agentes causadores de patologias. Patologias das estruturas metálicas: corrosão, fissuração, ataque de agentes agressivos. Patologia das estruturas de concreto e das fundações. Problemas em impermeabilizações. Análise de estruturas acabadas. Diagnóstico. Prevenção.

Bibliografia

1. BAUER, L. A .Falcão. Materiais de Construção-Concreto/Madeira/Cerâmica/ Metais/ Plastico/ Asfalto- novos materiais para a construção civil. Volume 1. 5ª ed. Editora LTC- Livros técnicos e científicos, 2005.

2. ISAIA, G. C..Concreto: Ensino, Pesquisa e Realizações. São Paulo:IBRACON, 2005, 2 Volumes

3. ISAIA, G. C..Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. São Paulo: IBRACON, 2010

4. PETRUCCI, Eládio Geraldo. Materiais de Construção. Porto Alegre: Ed. Globo.

5. PETRUCCI, Eládio Geraldo. Concreto de Cimento Portland. Porto Alegre: Ed. Globo.

6. VERÇOSA, Enio Jossé. Materiais de Construção - Volumes 1 e 2. Porto Alegre, PUC, EMMA.

7. HELENE, Paulo R. L. e Paulo Terzian. Manual de dosagem e controle de concreto. São Paulo: PINI.

8. CHING, Francis D. K. Técnicas de construção ilustradas. Porto Alegre:Bookman, 2001.

9. MEHTA, P.K e MONTEIRO, P J. Concreto: Estrutura, Propriedades e Materiais. Editora PINI, 1ª Edição, 1994.

10. SOUZA, V.C. M.; RIPPER, T. Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto.São Paulo: Editora PINI, 1998.

11. CASCUDO, O. O controle da corrosão de armaduras em concreto:inspeção e técnicas eletroquímicas. São Paulo: Editora PINI, 1997.

12. SACOMANO, J.B. Administração da Produção Civil. Arte e Ciência, 2004

13. SOUZA, U. Como reduzir perda no canteiro. São Paulo : PINI, 2005.

14. TCPO 2010: Tabela de Composição de Preços para Orçamento.

15. TIKASA, M. Orçamento na Construção Civil - Consultoria, projeto e execução. São Paulo : PINI, 2006.

16. YAZIGI, Walid. A técnica de edificar. São Paulo: Ed. Pini / Sinduscon­SP,1998.

17. Pannoni, F. D. Princípios da proteção deestruturas metálicas em situação de corrosão e incêndios. Gerdau Açominas, São Paulo, 2ª ed., 2004.

Área: MECÂNICA DOS SÓLIDOS

Programa

Tópicos em Estática:

1 Análise de esforços em estruturas: treliças, máquinas e pórticos.

2 Equilíbrio em vigas: Diagramas de esforço cortante e de momento fletor.

3 Centro de Gravidade e Centróide.

4 Momentos de Inércia de Figuras Planas.

Tópicos em Resistência dos Materiais:

5 Tensões e deformações para cargas axiais.

6 Tensões e deformações no cisalhamento.

7 Problemas estaticamente indeterminados.

8 Tensões e deformações na torção.

9 Flexão simples.

10 Tensões devido a combinações de carregamentos.

11 Análise de tensões e deformações.

12 Flambagem.

13 Deformações em vigas.

Tópicos em Desenho:

14 Normas gerais do desenho técnico: NBR 8196, NBR 8403, NBR 10067, NBR 10126, NBR 10647.

15 Desenho de projetivo: projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro.

16 Representação de cortes e seções de peças.

17 Desenho em perspectiva.

18 Desenvolvimento (ou planificação) de sólido geométricos.

19 Desenho em computador: utilização do AutoCAD ® para desenho técnico.

Bibliografia atualizada

1. AutoCAD 2005 - User´s Guide - Autodesk, 2005.

2. FRENCH,T. & VIERCK, C. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. SP: Ed. Globo S.A., 2002, 1093p.

3. ESCOLA PRO-TEC. Desenhista de Máquinas, Ed. Profenza, 1991.

4. Soriano, H. L. Estática das estruturas. Ed. Ciência Moderna. 2ª edição, 2010

5. FERDINAND P. BEER e Outros. Mecânica Vetorial Para Engenheiros-ESTÁTICA, Ed. Mc Graw Hill.

6. BEER, F. P., JOHNSTON, E. R. Resistência dos Materiais. Makron Books, 3ª edição, 1995.

7. SHAMES, I. S. (2002) Estática - Mecânica para Engenharia - Volume 4ª Edição. Prentice Hall. São Paulo.

8. HIBBELER, R.C., Estática - Mecânica para engenharia, 10 edição, Pearson Prentice Hall, 2005

9. Mecânica dos Materiais, James M. Gere, Thomson, São Paulo, 2001.

10. NORTON, Robert L., Projeto de Máquinas - uma abordagem integrada, Ed. Bookman, 2004.

Área: Processamento e Caracterização de Materiais Cerâmicos Tradicionais e Refratários

Programa:

1. Matérias primas cerâmica.

2. Fabricação por prensagem de pós.

3. Conformação líquida e colagem

4. Fabricação por extrusão.

5. Queima de produtos cerâmicos.

6. Sinterização

7. Refratários de sílica.

8. Refratários de alumina e silico-aluminosos.

9. Refratários de magnésia e cromita.

10. Reologia de suspensões coloidais de sistemas cerâmicos.

Bibliografia:

Reed, James Stalford, 1938- Principles of ceramics processing / Nova York : John Wiley e Sons, 1995

Chiang, Y., Birnie III, D., Kingery, W.D., Physical Ceramics: Principles for Ceramic Science and Engineering, MITWiley,1997

Kingery, W.D., Bowen, H.K., Uhlmannn, D.R., Introduction to Ceramics, 2ª. ed., Wiley, 1976

Barsoum, Michel W. Fundamentals of ceramics / New York : Institute of Physics Publishing, 2003

THUMMLER, F.; OBERACKER, R. Introduction to Powder Metallurgy. London: The Institute of Materials, 1993.

RICHERSON, D.W.; Modern Ceramic Engineering. 2nd ed. New York: Mercel Dekker, 1992

Bergstron, L.; Pugh, R.J. Surface and colloid chemistry in advanced ceramics processing. M. Dekker, 1994

Área: SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO

Programa

1. Sistemas de Telecomunicações

1.1 Sistemas de Modulação Analógica

1.2 Sistemas de Modulação Digital Básica

1.3 Redes Ópticas

1.4 Dispositivos de Microondas e/ou ópticos

2. Eletromagnetismo aplicado

2.1 Equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas

2.2 Reflexão, refração e difração

2.3 Linhas de transmissão e ondas guiadas

Bibliografia

1. Proakis, John G. and Salehi, Massoud "Digital Communications" 5th Edition. McGraw Hill International Edition. 2008.

2. Tomasi, Wayne "Advanced Electronic Communications Systems" 6th Edition. Prentice Hall. 1993.

3. Ziemer Rodger E. and Tranter, William H. "Principles of Communications" 6th Edition. John Wiley and Sons. 2009.

4. Haykin, Simon and Moher, Michael "An Introduction to Analog and Digital Communications" 2nd Edition. John Wiley. 2006.

5. Cheng, David "Field and Wave Electromagnetics" 2nd Edition. Addison-Wesley Series In Electrical Engineering. 1989.

6. Kraus, John D. and Fleisch, Daniel "Electromagnetics with Applications" McGraw-Hill Book. 1999.

7. JOSE. A. J. RIBEIRO, Engenharia De Microondas, Editora ERICA

8. G. P. AGRAWAL, "Fiber-Optic Communication Systems", John Wiley and Sons, 3ª Ed., 2002.

9. R. RAMASWAMI, K. N. SIVARAJAN, "Optical Networks: a practical perspective", Morgan Kaufmann; 3ª. Ed., 2009.

10. JOSE. A. J. RIBEIRO, Comunicações Ópticas, Editora ERICA.

11. Gerd Keiser, Optical Fiber Communications, McGraw-Hill, 4th edition.

12. Ramo, S; Whinnery, J.R.; Van Duzer, T. Fields and waves in Communications Electronics 3rd ed. New York, John Wiley, 1994.