DAE - Departamento de Água e Esgoto de Santana do Livramento - RS

Notícia:   DAE da Prefeitura de Santana do Livramento - RS oferece 50 vagas

DAE - DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE SANTANA DO LIVRAMENTO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 01/2009

O DIRETOR PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO-DAE, Autarquia Municipal de Sant` Ana do Livramento, RS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Legislação em vigor, torna público a realização CONCURSOS PÚBLICOS para preenchimento de vagas do Quadro de Cargos de Provimento Efetivo, sob regime estatutário, regido pelas Leis Municipal nº 2.621 de 27/04/1990, e suas alterações e demais disposições contidas no presente Edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Estes Concursos Públicos, regidos pela legislação vigente, bem como por este Edital, destinam-se a selecionar candidatos para provimento de cargos efetivos do DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO-DAE, os quais serão executados pela FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO.

1.2 Os Concursos Públicos destinam-se ao preenchimento de 50(cinqüenta) vagas existentes nos seguintes cargos:

CargoPadrãoEscolaridade / Requisitos MínimosVagasSalário básico R$Tipo de ProvaCarga Horária Semanal (h)
Almoxarife6Médio Completo1456,61Objetiva44
Assessor Jurídico11Ensino Superior Completo em Ciências Jurídicas e registro na OAB11.797,18Objetiva30
Auxiliar de Cozinheiro2Fundamental Incompleto 5ª Série2330,75Objetiva44
Auxiliar de Escriturário6Fundamental Completo2456,61Objetiva e Prática30
Auxiliar de Laboratório3Fundamental Completo1360,02Objetiva30
Carpinteiro3Fundamental Incompleto (2ª série)1360,02Objetiva44
Cozinheiro4Fundamental Completo2389,29Objetiva44
Engenheiro11Ensino Superior Completo em Engenharia Civil e registro no CREA11.797,18Objetiva30
Engenheiro Químico11Ensino Superior Completo em Engenharia Química e registro no Conselho da Categoria11.797,18Objetiva30
Escriturário7Médio Completo2550,28Objetiva e Prática30
Fiscal de Instalações Prediais e Hidrômetros7Fundamental Incompleto (5ª série)2550,28Objetiva44
Hidrometrista4Fundamental Completo2389,29Objetiva44'
Instalador de Rede de Água3Fundamental Incompleto (2ª série)2360,02Objetiva e Prática44
Instalador de Rede de Esgotos3Fundamental Incompleto (2ª série)1360,02Objetiva e Prática44
Leiturista3Fundamental Completo8360,02Objetiva e Aptidão Física44
Nutricionista10-ASuperior Completo em Nutrição e registro no Conselho de Classe11.498,62Objetiva30
Operário Especializado2Fundamental Incompleto (5ª série)10330,75Objetiva e Prática44
Pedreiro4Fundamental Incompleto (2ª série)1389,29Objetiva e Prática44
Reprógrafo2Fundamental Completo1330,75Objetiva44
Ronda2Fundamental Incompleto (5ª série)1330,75Objetiva e Aptidão Física44
Secretário8Curso Técnico em nível de Ensino Médio em Secretariado ou Administração2623,45Objetiva30
Servente1Fundamental Incompleto(5ª série)1301,48Objetiva44
Técnico em Segurança do Trabalho10Médio Completo e curso técnico específico na área. Uso de uniforme e equipamentos de proteção11.036,16Objetiva 
Telefonista7Fundamental Completo1550,28Objetiva30
Tesoureiro9Médio Completo1746,38Objetiva30
Topógrafo10Curso Técnico em nível de Ensino Médio em Topografia e/ ou Agrimensura11.036,16Objetiva e Prática30

2 - Observação: Os vencimentos inferiores ao Salário Mínimo Nacional são complementados com diferença para atingir o mesmo. O salário básico será acrescido das vantagens previstas na Lei Municipal 2621/1 990.

3 - DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

A síntese das atribuições e qualificações de cada Cargo destes Concursos consta do Anexo I deste Edital.

4 - DA DIVULGAÇÃO

A divulgação oficial de todas as etapas referentes a estes Concursos Públicos se dará através de Editais e/ou Avisos publicados nos seguintes meios e locais:

4.1 No jornal A Platéia - Edital de convocação e Extratos de Editais.

4.2. No quadro de Avisos do Departamento de Água e Esgotos - DAE , à rua Moisés Viana nº 322 e nos sites da Fundação Conesul de Desenvolvimento(www.conesul.org) e do DAE (www.daelivramento.rs.gov.br)

4.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento das etapas destes Concursos através dos meios de divulgação acima citados.

5 - DAS INSCRIÇÕES

5.1 Período, Horário e Local.

As inscrições serão realizadas via Internet, pelo site www.conesul.org, no período da zero hora do dia 19/10 às vinte e quatro horas do dia 09/11/2009. Para os candidatos que não possuem acesso á Internet será disponibilizado um Posto de Atendimento situado na sede do DAE localizada à rua Moisés Viana, 322, em Sant` Ana do Livramento, RS, no horário compreendido das 8:00 às 18:00 horas. Neste local haverá um funcionário para orientar o candidato no preenchimento de sua inscrição.

5.2 Valor das Inscrições.

Nível de escolaridadeValor da Inscrição R$ (*)
Fundamental Completo ou Incompleto29,15
Médio/Técnico48,59
Superior68,02

* Valores de inscrição serão acrescidos de R$ 2,50(dois reais e cinqüenta centavos) referentes à tarifa de liquidação bancária.

5.3 Procedimento para as Inscrições.

5.3.1 As inscrições para os Concursos serão realizadas via Internet no endereço eletrônico www.conesul.org, onde também poderão ser obtidas as informações sobre este Edital e seus anexos.

5.3.2 O DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS e a FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO não se responsabilizam pelas inscrições realizadas através da Internet que não forem recebidas por motivos de ordem técnica alheias ao seu âmbito de atuação, tais como falhas de telecomunicações, falhas nos computadores, nos provedores de acesso e quaisquer outros fatores externos que impossibilitem a correta transferência dos dados dos candidatos para a Organizadora dos Concursos.

5.3.3 O candidato, após preencher o formulário de inscrição, deverá imprimir o boleto bancário e com ele efetuar o pagamento do valor referente à inscrição, acrescido da tarifa bancária, até a data de vencimento do boleto, em qualquer agência bancária.

5.3.4 O candidato portador de necessidades especiais, além de preencher a inscrição conforme descrito acima, deverá enviar à Fundação Conesul de Desenvolvimento, sita à Rua Aparício Borges, 2664, bairro Glória, Porto Alegre/ RS - CEP: 90680-570, até o último dia das inscrições, Laudo Médico/Atestado em receituário original, com a devida identificação e assinatura do médico, contendo claramente a deficiência da qual é portador, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como se a mesma é compatível com as atribuições do cargo para qual concorre.

5.3.4.1 A data do Laudo Médico/Atestado não poderá ter data de emissão anterior a 90(noventa) dias da data de abertura das inscrições.

5.3.5 A inscrição somente será considerada válida após o pagamento do respectivo boleto bancário.

5.3.6 Os boletos bancários emitidos no último dia do período de inscrições poderão ser pagos até o primeiro dia útil subseqüente ao término das inscrições.

5.3.7 Qualquer outra forma de pagamento que não a prevista neste Edital invalida a inscrição.

5.3.8 O candidato, ao efetivar sua inscrição, assume inteira responsabilidade pelas informações constantes no seu formulário de inscrição, sob as penas da lei, bem como assume que está ciente e de acordo com as exigências e condições previstas neste Edital, do qual o candidato não poderá alegar desconhecimento.

5.3.9 Não haverá devolução do valor pago para inscrição, salvo se for anulada a realização dos Concursos Públicos por conveniência ou interesse público do DEPARTAMENTO ÁGUA E ESGOTOS - DAE.

5.3.10 É vedada a inscrição condicional ou extemporânea.

5.3.11 Efetivada a inscrição não serão aceitos pedidos de alteração de cargos ou de documentos já fornecidos.

5.3.12 Havendo inscrições múltiplas do mesmo candidato em cargos cujas provas ocorram em um único turno, ficará o candidato responsável pela escolha da prova a ser feita, sendo vedada a possibilidade de concorrer em mais de um cargo no mesmo tempo.

5.3.13 Não será aceita inscrição por outra forma que não a estabelecida neste Edital.

5.3.14 A declaração falsa ou inexata dos dados constantes do Formulário de Inscrição determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes dela, em qualquer época, podendo o candidato responder a conseqüências legais.

5.4- Inscrição dos candidatos à reserva de vagas para afro-brasileiros:

5.4.1 - Aos candidatos afro-brasileiros é assegurado 20% (vinte por cento) do total vagas nos presentes Concursos Públicos, em obediência ao disposto na Lei nº 4.701, 20/11/2003.

5.4.2 - O candidato que desejar concorrer à reserva de vagas destinadas a afro-brasileiros deverá assinalar o campo no Formulário de Inscrição destinado a este fim.

5.4.3 - O candidato que no ato da inscrição não declarar a condição referida nos subitem 5.4.2 não terá direito ao benefício da reserva de vagas.

5.4.4 - Os candidatos afro-brasileiros inscritos na reserva de vagas participarão dos Concursos em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo da prova, avaliação e critérios de aprovação, pontuação e percentual de acertos mínimos.

5.4.5 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a afro-brasileiros, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem de classificação.

5.4.6 - O candidato que optar concorrer às vagas reservadas a afro-brasileiros não poderá concorrer às vagas reservadas a portadores de deficiência.

5.4 Da Homologação das Inscrições:

5.4.1 As inscrições efetuadas de acordo com o disposto no presente Edital serão homologadas pelo DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS - DAE significando tal ato que o candidato está habilitado para participar das demais fases dos Concursos. Da negativa da inscrição caberá recurso que deverá ser formulado no prazo estabelecidos conforme item 11 - Dos Recursos deste Edital.

5.4.2 A homologação das inscrições será publicada pelo DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS - DAE, conforme item 4 - DA DIVULGAÇÃO, deste Edital.

6. DAS VAGAS E DAS CONDIÇÕES PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE

6.1 Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado 5% (cinco por cento) das vagas nos presentes Concursos Públicos, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, em obediência ao disposto no art 37, inciso VIII da CF, no Decreto Federal n° 3.298 de 20 de dezembro de 1999 exceção feita nos cargos onde a oferta de vagas for igual a 1(um) e naqueles que for requerida a aptidão plena em razão das atividades dos cargos.

6.2 O candidato portador de necessidades especiais que desejar concorrer à reserva especial de vagas deverá assinalar o campo no Formulário de Inscrição destinado a este fim.

6.3 O candidato portador de necessidades especiais que desejar concorrer à reserva especial de vagas deverá enviar laudo/atestado médico original, conforme estabelecido no item 5.3.4.

6.4 A inscrição do candidato que optar pela reserva de vagas será submetida à análise de Junta Médica, que emitirá parecer sobre o enquadramento do tipo ou grau de deficiência e sua compatibilidade com a classe de cargos em concurso.

6.5 O candidato passará a fazer parte do grupo geral de inscrições, caso a Junta entender que não se trata de deficiência nos termos do Decreto Federal 3298/99 e alterações.

6.6 O candidato que não entregar o Laudo Médico/Atestado passará a fazer parte do grupo geral de inscrições.

6.7 O candidato portador de necessidades especiais que no ato da inscrição não declarar esta condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

6.8 Os candidatos portadores de necessidades especiais participarão dos Concursos em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo da prova, avaliação e critérios de aprovação, pontuação e percentual de acertos mínimos.

6.9 Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, as mesmas serão preenchidas pelos candidatos da classificação geral.

7 - DAS PROVAS OBJETIVAS -ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA

7.1 As Provas Objetivas para todos os cargos constantes do Quadro do subitem 1.2 tem caráter eliminatório e classificatório, sendo compostas de 30 (trinta) questões para os cargos de Nível Superior, de Nível Médio/Técnico e de Nível Fundamental Completo. Para os cargos de Auxiliar de Cozinheiro, Carpinteiro, Fiscal de Instalações Prediais e Hidrômetros, Instalador de Rede de Água, Instalador de Rede de Esgotos,Operário Especializado, Pedreiro e Servente as provas objetivas constarão de 20 questões.

7.2 As Provas Objetivas serão realizadas no município de Santana do Livramento em dia local, e hora, a ser divulgado, conforme item 4 - DA DIVULGAÇÃO. Dependendo do número de candidatos e, se confirmada a impossibilidade de locação de locais suficientes para alocação dos inscritos em Santana do Livramento, a Comissão Organizadora do Concurso poderá autorizar a realização da prova nos municípios adjacentes.

7.3. As Provas Objetivas serão aplicadas em dois turnos, sendo os Cargos de Nível Superior e Ensino Fundamental Completo e Incompleto num turno e os Cargos de Ensino Médio e Técnico noutro .

7.4 As questões da Prova Objetiva são do tipo múltipla escolha e cada questão conterá 5 (cinco) alternativas de resposta sendo somente 1 (uma) correta.

7.5 A relação de disciplinas, a quantidade de questões por disciplina, o valor de cada questão e a pontuação necessária para aprovação encontram-se descritos no Anexo II deste Edital.

7.6 Os Conteúdos Programáticos dos Cargos constam do Anexo III deste Edital.

7.7 A duração da prova objetiva será de 3(três) horas para todos os cargos.

7.8 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, do Comprovante de Pagamento da Inscrição e, obrigatoriamente, do documento de identificação.

7.9 Serão considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores do exercício profissional; passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto).

7.10 O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e de sua assinatura. Não serão aceitos como documentos de identificação: CPF (CIC), certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem cópias de documentos de identificação, ainda que autenticados, ou protocolos de entrega de documentos.

7.11 Não será admitido o ingresso de candidatos no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

7.12 Ao entrar na sala o candidato recebe seu Cartão de Respostas, o qual deve ser assinado e ter seus dados conferidos.

7.13 Não haverá segunda chamada para a Prova Objetiva. O não comparecimento na Prova Objetiva, qualquer que seja a alegação, acarretará a eliminação automática do candidato do certame.

7.14 É vedado ao candidato prestar a prova objetiva fora do local, data e horário divulgados pela organização dos Concursos Públicos.

7.15 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova, após 1h (uma hora) do início da mesma.

7.16 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude do afastamento do candidato da sua sala.

7.17 Durante a realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação, informações referentes ao conteúdo e aos critérios de avaliação das mesmas.

7.18 Será automaticamente ELIMINADO do certame o candidato que, durante a realização da prova:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para a sua realização;

b) for surpreendido dando ou recebendo auxílio na resolução da prova;

c) utilizar-se de anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta;

d) utilizar-se de quaisquer equipamentos eletrônicos que permitam o armazenamento ou a comunicação de dados e informações;

e) faltar com a devida urbanidade para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou candidatos;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) ausentar-se da sala, durante a prova, portando o Cartão de Respostas ou Caderno de Questões;

h) descumprir as instruções contidas no Caderno de Questões;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

7.19 Será anulada a resposta que contiver mais de uma ou nenhuma alternativa assinalada, ou que contiver emenda ou rasura.

7.20 O candidato deverá transcrever as respostas da prova objetiva para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para a correção. O preenchimento do Cartão de Respostas é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões. Não haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

7.21 Ao terminar a Prova Objetiva, o candidato entregará ao Fiscal de Sala, obrigatoriamente, o Cartão de Respostas devidamente assinado e assinando a Lista de Devolução do Cartão de Respostas.

7.22 O Caderno de Provas poderá ser entregue aos candidatos desde que os interessados em recebê-lo permaneçam na sala, até 1 (uma) hora após o início das provas.

7.23 Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até a entrega do cartão de respostas do último candidato.

8 - DA PROVA PRÁTICA - ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA

8.1 As provas práticas ocorrerão para os cargos Auxiliar de Escriturário, Escriturário, Instalador de Rede de Água, Instalador de Rede de Esgotos, Operário Especializado e Topógrafo.

8.2 Somente será submetido à prova prática, o candidato que for aprovado na prova objetiva. Serão convocados para esta etapa até dois(2) candidatos por vaga oferecida, obedecendo a ordem decrescente de classificação obtida nas Provas Objetivas.

8.3 As provas práticas serão realizadas em datas, horários e locais a serem divulgados conforme item 4 - DA DIVULGAÇÃO deste Edital.

8.4 A prova prática valerá 20 (vinte) pontos, que serão somados à nota obtida pelo candidato na prova objetiva para fins de classificação e será constituída na demonstração prática dos conhecimentos, habilidades e adequação de atitudes na execução das atividades relativas ao cargo.

8.5 Será considerado aprovado na prova prática o candidato que atingir no mínimo 50% do total de pontos. Caso o candidato não atinja o mínimo exigido estará automaticamente eliminado do certame.

8.6 O candidato não poderá interpor recurso referente à Prova Prática.

8.7 A critério da Comissão de Concursos do Departamento de Águas e Esgotos, as provas práticas serão realizadas no final de semana imediato ao da homologação das provas objetivas.

8.8 Os candidatos deverão comparecer ao local destinado à realização da Prova Prática com antecedência mínima de 1h (uma hora) do horário previsto para o seu início, munido, obrigatoriamente, de documento de identificação.

8.9 O detalhamento das provas práticas consta do Anexo IV do Edital.

9 - DA PROVA DE APTIDÃO FÍSICA PARA OS CARGOS DE LEITURISTA E RONDA - ELIMINATÓRIA

A Prova de aptidão física consistirá na realização dos exercícios físicos, conforme tabela abaixo, cada uma dos quais de caráter eliminatório.

EXERCÍCIOSCANDIDATOS DO SEXO MASCULINOCANDIDATOS DO SEXO FEMININO
ÍNDICE MÍNIMO PARA APROVAÇÃOÍNDICE MÍNIMO PARA APROVAÇÃO
Corrida em 12 min2.200 m1.900 m
Flexo-estensão de cotovelo sobre o solo15 (quinze) repetições10 (dez) repetições
Flexão abdominal25 (vinte e cinco) repetições22 (vinte e duas) repetições

9.1 Descrição dos Testes da Aptidão Física

1 - Teste de corrida de 12 (doze) minutos;

a) O teste deverá ser realizado no máximo em 12 (doze) minutos em uma pista de atletismo, sendo permitido andar durante a sua realização;

b) Faltando 2 (dois) minutos para o encerramento do teste, será emitido um sinal sonoro (com um apito) avisando os candidatos sobre o tempo já decorrido. Após 12 (doze) minutos será dado um sinal sonoro e o candidato deverá parar no lugar em que estiver. O candidato deverá ficar em pé, andando transversalmente na pista onde aguardará a anotação do seu percurso pelo fiscal do teste;

Mínimo habilitatório para esta atividade:

Sexo Masculino:

Será considerado aprovado o candidato que percorrer nos 12 (doze) minutos, a distância mínima de 2.200 (dois mil e duzentos) metros.

Sexo Feminino:

Será considerada aprovada a candidata que percorrer nos 12 (doze) minutos, a distância mínima de 1.900 (mil e novencentos) metros.

2 - Teste de Flexo-estensão de cotovelo sobre o solo;

a) Esta prova consistirá em o candidato executar a quantidade mínima exigida:

Flexo-estensão dos cotovelos em apoio de frente no solo;

Posição inicial: Decúbito ventral, perpendicularmente os pés juntos apoiados no solo, mãos apoiadas no solo na largura dos ombros, cotovelos estendidos.

b) Execução:

Flexão dos cotovelos até atingir o ângulo de 90º.

Retornar à posição inicial.

Mínimo habilitatório para esta atividade:

Sexo Masculino:

A quantidade mínima para aprovação: 15 (quinze) repetições.

Sexo Feminino:

A quantidade mínima para aprovação: 10 (dez) repetições.

3 - Teste de abdominal;

a) Esta prova consistirá em o candidato executar:

Posição Inicial: Decúbito dorsal, mãos à nuca com os dedos entrelaçados e pernas estendidas.

b) Execução:

Flexionar o tronco e as pernas simultaneamente tendo como posição final a completa flexão dos membros.

Retornar à posição inicial.

A execução do teste deverá ser feita ininterrupta, ou seja, não sendo permitido pausa entre as repetições.

Mínimo habilitatório para esta atividade:

Sexo Masculino:

A quantidade mínima para aprovação: 25 (vinte e cinco) repetições.

Sexo Feminino:

A quantidade mínima para aprovação: 22 (vinte e duas) repetições.

9.2 Somente serão submetidos à Prova de Aptidão Física os candidatos aos cargos de Leiturista e Ronda que forem aprovados nas Provas Objetivas. Serão convocados para esta etapa até 2(dois) candidatos por vaga oferecida, obedecendo a ordem decrescente de classificação obtida nas Provas Objetivas.

9.3 Cada um dos testes que compõem a Prova de Aptidão Física é eliminatório. O candidato que não atingir a marca mínima exigida em cada um deles, não participará dos testes subseqüentes. O candidato não habilitado será eliminado do concurso.

9.4 O candidato convocado para os a Prova de Aptidão Física deverá apresentar Atestado Médico, emitido preferencialmente por um médico com especialidade em cardiologia ou medicina esportiva. A entrega do Atestado Médico deverá ser feita no dia e local da aplicação da Prova. Este atestado deve especificar que o candidato "ESTÁ APTO PARA REALIZAR OS ESFORÇOS FÍSICOS". O candidato que não apresentar atestado estará automaticamente ELIMINADO do concurso.

9.5 O Atestado Médico, deverá ser emitido em papel timbrado, com carimbo que constem o nome e CRM do médico, expedido em data, no máximo retroativa a 30 (trinta) dias da data de realização da avaliação.

9.6 Para a realização da Prova de Aptidão Física, o candidato deverá comparecer ao local designado com trajes adequados, a saber: calção de ginástica (ou malha, para o sexo feminino), tênis e camiseta sem manga.

9.7 Os casos de alterações físicas, psíquicas ou orgânicas, mesmo que temporárias (gravidez, estados menstruais, indisposições, câimbras, contusões, luxações, fraturas, etc), que impossibilitem a realização da Aptidão Física, na data marcada, ou diminuam ou limitem a capacidade física do candidato, não serão levadas em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado ou adiamento da Prova de Aptidão Física.

9.8 O resultado de cada exercício da Prova de Aptidão Física será registrado pelo examinador na Ficha de Avaliação do candidato.

9.9 O candidato que vier a acidentar-se em qualquer um dos exercícios da Prova de Aptidão Física estará automaticamente eliminado do Concurso Público, não cabendo nenhum recurso contra esta decisão.

9.10 O candidato que deixar de comparecer na data, local e horário estipulado ou não realizar a Prova de Aptidão Física em sua totalidade, independente do motivo, será considerado eliminado do Concurso Público.

9.11 O candidato que não obtiver o índice mínimo para aprovação em cada um dos exercícios, será considerado INAPTO, não sendo permitida a realização dos exercícios subseqüentes. O candidato será considerado APTO, caso alcance o índice mínimo para aprovação em cada um dos exercícios, executando cada exercício em apenas uma tentativa.

9.12 O candidato considerado INAPTO em um dos exercícios da Prova de Aptidão Física, tomará ciência de sua condição logo após a finalização do referido exercício e será eliminado do Certame.

9.13 Não caberá a Fundação Conesul de Desenvolvimento e o Departamento de Água e Esgotos, nenhuma responsabilidade com o que possa acontecer ao candidato durante a realização da Prova Aptidão Física.

9.14 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da Prova de Aptidão Física, com antecedência de 60 (sessenta) minutos do horário estabelecido para a avaliação, munido do Documento de Identidade.

10 - DA CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS

As convocações para as Provas, serão divulgadas através de Avisos, conforme disposto do item 4 - DA DIVULGAÇÃO, deste Edital.

11- DOS RECURSOS

11.1 O candidato poderá interpor recurso no prazo de 03 (três) dias úteis a contar do primeiro dia subseqüente ao da publicação, conforme item 4 - DA DIVULGAÇÃO deste Edital nos seguintes casos:

a) referente às inscrições não homologadas;

b) referente às questões das Provas Objetivas;

c) referente às decisões da Comissão Examinadora, recurso de reconsideração.

11.2 Os recursos deverão ser protocolados no DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS, rua Moisés Viana, n° 322, no horário das 7:30 horas as 13:00 horas.

11.3 O Requerimento de Recurso (Anexo V), devidamente preenchido, deverá capear o(s) recurso(s) administrativo(s) referidos no subitem 11.4 deste Edital. Somente neste requerimento é que o candidato deve identificar-se, nas demais folhas do recurso não devem conter qualquer identificação do candidato, sob pena de ser desconsiderado.

11.4 Para cada questão recorrida deverá ser utilizado um formulário denominado Recurso Administrativo (Anexo V), onde devem ser fundamentadas as razões pelas quais o recorrente discorda do conteúdo da questão ou do resultado da prova de títulos.

11.5 O(s) Recurso(s) Administrativo(s) e o Requerimento de Recurso deverão ser digitados, datilografados ou escritos em letras maiúsculas, de forma clara e legível, para possibilitar sua correta interpretação.

11.6 Não serão aceitos recursos enviados por, via e-mail, fac-símile ou qualquer outro meio que não o previsto neste Edital.

11.7 Após o julgamento dos recursos sobre as questões objetivas, os pontos correspondentes às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, do mesmo modo, quando houver alteração de gabarito, ela valerá para todos os candidatos independentemente de terem recorrido.

11.8 Após o despacho da Comissão de Concurso caberá recurso de reconsideração da revisão das provas dirigido ao Diretor Presidente do Departamento de Água e Esgotos, mediante apresentação de pedido que contenha os pontos e fundamentos da impugnação do recurso recorrido nos termos do requerimentos constante do Anexo V.

11.9 - Serão indeferidos os recursos que não atenderem os dispositivos aqui estabelecidos.

12 - DA CLASSIFICAÇÃO

A Classificação Final observará a ordem numérica decrescente da pontuação obtida nas Provas Objetivas somando-se os pontos da Prova Prática, quando for o caso e, aplicando os critérios de desempate conforme item 13 - Dos Critérios de Desempate.

13 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

13.1 Em caso de igualdade na pontuação final do Concurso, o desempate dar-se-á adotando-se os critérios abaixo, pela ordem e na seqüência apresentada, obtendo melhor classificação o candidato que tiver:

a) idade mais elevada dos candidatos com 60(sessenta) anos ou acima, nos termos do parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal nº10741/2003, na data do término das inscrições;

b) obtido a maior pontuação em Conhecimentos Específicos, quando for o caso;

c) obtido a maior pontuação em Língua Portuguesa;

d) obtido a maior pontuação em Legislação, quando for o caso;

e) obtido a maior pontuação em Noções de Informática, quando for o caso;

f) obtido a maior pontuação em Matemática, quando for o caso;

13.2 Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, o desempate dar-se-á através do sistema de sorteio descrito a seguir.

13.2.1 Os candidatos empatados serão ordenados de acordo com seu número de inscrição, de forma crescente ou decrescente, conforme o resultado do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal imediatamente anterior ao dia da Prova Objetiva, segundo os critérios a seguir:

a) se a soma dos algarismos do número sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal for par, a ordem será a crescente;

b) se a soma dos algarismos da loteria federal for ímpar, a ordem será a decrescente.

14 - DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

14.1 O Gabarito Preliminar (antes da análise dos recursos) será divulgado, conforme item 4 - DA DIVULGAÇÃO, em até 05 (cinco) dias úteis após a realização da prova objetiva e, ao término da análise dos recursos, será divulgado o Gabarito Definitivo.

14.2 A Classificação Final contendo os resultados obtidos nas Provas Objetivas, Prova Prática e Prova de Aptidão Física, será divulgada através de Avisos conforme disposto no item 4 - DA DIVULGAÇÃO, deste Edital.

14.3 Para os candidatos às vagas reservadas aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) os resultados serão apresentados em listas específicas.

15 - DO PROVIMENTO DAS VAGAS

15.1 O provimento dos Cargos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados.

15.2 Os aprovados que vierem a ingressar no Quadro de Cargos de Provimento Efetivo do DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS - DAE serão regidos pelo Regime Estatutário.

15.3 Ficam comunicados os candidatos classificados, de que sua posse no Cargo, só lhes será dada se atenderem às exigências a seguir:

a) Ser aprovado e classificado em todas as etapas do Concurso Público;

b) Ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no artigo 13 do Decreto no 70.436, de 18 de abril de 1972;

c) Ter idade mínima de 18 anos completos até a data da posse;

d) Estar quites com as obrigações eleitorais e militares, quando do sexo masculino;

e) Possuir o pré-requisito exigido para o cargo ao qual concorre situação regular no órgão fiscalizador do exercício da profissão, para o cargo que o exigir;

f) Possuir histórico de conclusão de Curso de Nível Médio/Técnico ou Fundamental expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC), conforme o cargo, mediante a apresentação de cópia autenticada;

g) Firmar declaração de não estar cumprindo sanção de inidoneidade, aplicada por qualquer Órgão Público e/ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;

h) Apresentar declaração de bens com dados até a data da posse para o cargo de Tesoureiro;

i) Apresentar todos os documentos que forem exigidos pelo DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS-DAE à época da posse em razão de regulamentação municipal.

16 - DA HOMOLOGAÇÃO E DA VALIDADE

16.1 O resultado final homologado pelo DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS-DAE será divulgado por concurso e conterá os nomes dos candidatos classificados, obedecendo à estrita ordem de classificação.

16.2 A validade dos Concursos Públicos será de 2 (dois) anos a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, a critério do DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS-DAE.

17 - DA CONVOCAÇÃO PARA INGRESSO

17.1 Durante o período de validade deste Concurso Público, fica o candidato aprovado obrigado a manter atualizado junto ao DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS-DAE seus dados cadastrais e endereço, sob pena de perder a vaga que lhe corresponderia quando da convocação.

17.2 O ato de nomeação será publicado na imprensa local e afixado no painel de avisos do Departamento de Água e Esgotos - DAE.

17.3 Para a Posse o candidato deve satisfazer as condições definidas na Lei Municipal 2.620 de 27 de abril de 1990 e suas alterações e Lei Municipal 2.621 de 27 de abril de 1990 e suas alterações.

17.4 Por ocasião do ingresso, serão exigidos dos candidatos classificados os documentos relativos à confirmação das condições estabelecidas no subitem 15.3 deste Edital, sendo que a não apresentação de quaisquer deles importará na exclusão do candidato da lista de classificação.

17.5 No ato da nomeação o candidato não poderá estar aposentado por invalidez e nem possuir idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 anos. Também não poderá receber proventos de aposentadoria oriundo de cargo, emprego ou função exercidos perante União, Estados, Município e suas autarquias, empresas ou fundações, conforme preceitua o art.37, parágrafo 10 da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98, ressalvada as acumulações permitidas pelo inciso XVI do citado dispositivo constitucional, os cargos eletivos e os cargos ou empregos em comissão.

18 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1 O DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS e a FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO não assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alojamento e/ou alimentação dos candidatos, quando da realização das etapas deste certame.

18.2 O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever, ou que não possa satisfazer todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado nas provas e exames ou nomeado.

18.3 Os candidatos aprovados neste concurso serão convocados pelo DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS na medida da necessidade de pessoal.

18.4 Por justo motivo do DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS, a realização de 01 (uma) ou mais provas do presente concurso poderá ser adiada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta, as novas datas em que se realizarão as provas.

18.5 Todas as demais informações sobre o presente Concurso, serão divulgadas conforme o disposto no item 4 - DA DIVULGAÇÃO, cabendo, no entanto, ao candidato, a responsabilidade de manter-se informado.

18.6 Os casos omissos, pertinentes à realização deste Concurso Público serão dirimidos, pela Comissão de Concurso do DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS em conjunto com a FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO.

20 - ÍNDICE DE ANEXOS

ANEXO I - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II - DETALHAMENTO DAS PROVAS OBJETIVAS

ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO IV - DETALHAMENTO DAS PROVAS PRÁTICAS

ANEXO V - REQUERIMENTO DE RECURSOS

Santana do Livramento, 19 de outubro de 2009

JOÃO BATISTA LIMA CONCEIÇÃO
Diretor Presidente

Registre-se e publique-se:

ANEXO I - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CATEGORIA FUNCIONAL: ALMOXARIFE

PADRÃO DE VENCIMENTO: 6

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: executar e fiscalizar tarefas de controle físico dos materiais existentes no almoxarifado e atender requisitos dos diferentes setores.

b) Descrição Analítica: executar os serviços de guarda, estocagem e distribuição dos materiais de uso do D.A.E.; receber os materiais, faturas, notas de entrega de fornecedores conferindo os bens recebidos contra os documentos apresentados; realizar levantamentos dos consumos de materiais, por espécie e por área de uso para fins de previsão de estoques para compra; realizar a manutenção do cadastro de itens no estoque, promovendo a identificação atualizada do mesmo; fornecer relatório mensal ao Diretor Administrativo; elaborar notas de controle de entrada, saída de materiais e notificações para empenho prévio; receber o material dos fornecedores e conferir as quantidades e espécies com os documentos de entrega, bem como seus valores unitários e globais; manter escrituração atualizada referente ao movimento de entrada e saída de materiais, bem como do estoque existente; preparar e expedir autorização de compra de material e equipamentos; receber as faturas e notas de entrega de fornecimento e encaminhá-las ao setor de contabilidade acompanhadas dos comprovantes de recolhimento e aceitação do material.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas

b) Especial: sempre que convocado ou necessário.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínimo de 18 anos

b) Instrução: 2º grau completo.

CATEGORIA FUNCIONAL: ASSESSOR JURÍDICO

PADRÃO DE VENCIMENTOS: 11

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Prestar assistência jurídica em geral.

b) Descrição Analítica: Prestar assistência jurídica às questões de direito administrativo, trabalhista, tributário e civil; examinar previamente licitações contratos, 'convênios, etc. em que a Autarquia seja parte; estudar, interpretar propor alterações na legislação básica da Autarquia; representar a Autarquia em juízo; emitir pareceres jurídicos; compor comissões de sindicância processo administrativo disciplinar (PAD); elaborar e examinar textos projetos de lei, emendas propostas pelo legislativo; executar outras tarefas correlatas.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas

b) Especial: sujeito à convocação extraordinária e ao uso de uniforme e equipamentos de proteção individual.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 22 anos:

b) Instrução: Ensino superior completo em Ciências Jurídicas e Sociais com registro na

Ordem dos Advogados do Brasil- OAB.

CATEGORIA FUNCIONAL: AUXILIAR DE COZINHEIRO

PADRÃO DE VENCIMENTOS: 02

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Auxiliar o(a) cozinheiro(a) nos trabalhos de cozinha relativos à preparação de alimentos.

b) Descrição Analítica: Auxiliar no preparo das refeições; exercer peru vigilância técnica sobre condimentos cocção dos alimentos; verificar se gêneros fornecidos para serem utilizados correspondem a quantidade e especificações das refeições; manter livres de contaminação ou deteriorização ou viveres sob sua guarda; zelar para que o materiais equipamento de cozinha estejam sempre em perfeitas condições de utilização funcionamento, higiene e segurança; servir as refeições; limpar a cozinha refeitório; lavar, secar e guardar louças; executar outras atividades afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas;

b) Especial: sujeito ao uso de uniforme e equipamentos de proteção individual.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos

b) Instrução: 5º série do Ensino Fundamental

CATEGORIA FUNCIONAL: AUXILIAR DE ESCRITURÁRIO

PADRÃO DE VENCIMENTO: 6

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: organizar, catalogar e arquivar processos e demais documentos encaminhados ao arquivo geral.

b) Descrição Analítica: arquivar os processos e documentos sob sua guarda, organizados e conservados; elaborar um índice de controle dos documentos e expedientes arquivados; fornecer informações sobre documentos e processos arquivados, mediante autorização superior; recuperar mediante processo específico documentos necessários memória administrativa da Autarquia, zelar pela conservação e guarda dos documentos e processos, promover a incineração dos papéis que possam ser descarregados conforme normas estabelecidas pela legislação; executar outras tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas.

b) Especial: sempre que necessário.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos.

b) Instrução: 1º grau completo.

CATEGORIA FUNCIONAL: AUXILIAR DE LABORATÓRIO

PADRÃO DE VENCIMENTO: 3

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: auxiliar de maneira geral em todas as atividades desenvolvidas no laboratório

b) Descrição Analítica: realizar coletas diárias; efetuar limpeza diária no recinto do laboratório; efetuar limpeza e esterilização de todo material usado no laboratório; auxiliar na realização dos exames laboratoriais executados diariamente; zelar pela conservação do local e dos equipamentos existentes no laboratório; executar diariamente o registro no livro dos resultados dos exames laboratoriais; realizar diariamente as dosagens de Cloro e Flúor nas águas de consumo; executar outras tarefas correlatas.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas;

b) Especial: sujeito ao uso de uniforme e equipamentos de proteção individual.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos

b) Instrução: 1º grau completo.

CATEGORIA FUNCIONAL: CARPINTEIRO

PADRÃO DE VENCIMENTO: 3

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: construir, montar e preparar estruturas e objetos de madeira e assemelhados;

b) Descrição Analítica: preparar e assentar assoalhos e madeiramento para paredes, tetos e telhados, fazer e montar esquadrias, preparar e montar portas e janelas, cortar e colocar vidros, fazer reparos em diferentes objetos de madeira, consertar caixilhos de janelas, colocar fechaduras; construir e montar andaimes, construir coretos e palanques; construir e reparar madeiramentos de veículos; construir formas de madeira para aplicação de concreto; assentar marcos de portas e janelas, colocar cabos e afiar ferramentas; organizar pedidos de suprimentos de material e equipamentos para a carpintaria; operar com máquinas de carpintaria; tais como: serra circular, serra de fita, furadeira, desempenadeira e outras; zelar e responsabilizar-se pela limpeza, conservação e funcionamento da maquinaria e do equipamento de trabalho; calcular orçamentos de trabalhos de carpintaria; orientar trabalhos de auxiliares; executar tarefas afins;

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas

b) Especial: uso de uniforme e equipamentos de proteção individual fornecidos pelo Município.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos

b) Instrução: 2ª série do 1º grau

CATEGORIA FUNCIONAL: COZINHEIRO

PADRÃO DE VENCIMENTOS: 04

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Executar trabalhos de cozinha relativos à preparação (alimentos.)

b) Descrição Analítica: Preparar refeições variadas em fomo e fogão; exercer perfeita vigilância técnica sobre condimentos cocção dos alimentos; verificar : os gêneros fornecidos para serem utilizados correspondem à quantidade e : especificações das refeições; manter livres de contaminação ou (deteriorização) ou viveres sob sua guarda; zelar para que o material equipamento de cozinha estejam sempre em perfeitas condições de utilização e funcionamento, higiene e segurança; controlar e orientar o trabalho de ajudantes e auxiliares; executar outras atividades afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas.

b) Especial: sujeito ao uso de uniforme e equipamentos de proteção individual.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos:

b) Instrução: Ensino fundamental completo: CATEGORIA FUNCIONAL: ENGENHEIRO PADRÃO DE VENCIMENTO: 11

ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: exercer a tarefa de fiscalização técnica nas áreas dos serviços de Água, Esgoto, Laboratório e Obras.

b) Descrição Analítica: fiscalizar as atividades necessárias as operações de captação, adução, tratamento e distribuição de água, bem como as de manutenção, conservação e ampliação da rede de esgotos sanitários; é responsável pela fiscalização do programa anual de obras da Autarquia; aprovar os projetos hidrosanitários de imóveis residenciais, comerciais, públicos e industriais; elaborar e propor normas e especificações técnicas a serem observadas na execução de projetos de obras de água e esgotos; estudar os projetos e orçamentos de obras de água e esgotos; estudar os projetos e orçamentos de obras apresentados por construtores ou empreiteiros, emitindo paracer ou propondo modificações dos projetos, por motivo de ordem técnica ou econômica; fiscaliza as obras e expansão da rede de água e esgotos, quando for o caso e, quando executadas por empreitadas, acompanhar, verificar e atestar as medições dos serviços para fins de pagamento, despachar pessoalmente com o Diretor Industrial quando convocado.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: período normal de 30 horas semanais.

b) Especial: sujeito a prestação de serviços externos, à noite, domingos e feriados.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínimo 22 anos

b) Instrução: superior completo de Engenharia Civil e/ou Sanitária e Ambientalista

c) Registro no Conselho de Classe.

CATEGORIA FUNCIONAL: ENGENHEIRO QUÍMICO

PADRÃO DE VENCIMENTOS: 11

ATRIBUIÇÕES:

Descrição Sintética: Executar trabalhos técnicos no campo da Engenharia Química

Descrição Analítica: Compreendendo conhecimentos de química em caráter profissional, de tecnologia, abrangendo processos e operações de planejamento e projetos de equipamentos e instalações da indústria química. Supervisionar e manter a qualidade e distribuição de água e disposição final de esgotos instalações de estações de tratamento de água, efetuar o tratamento da água adicionando-lhe quantidades determinadas de Cloro ou outros produtos químicos para depura-Ia, desodorizá-la e clarificá-la, para torná-la ao doméstico e industrial. Dirigir a entrada da água, abrindo válvulas, preservar os mananciais hídricos; padronizar, mensurar e realizar controle de qualidade, participar como instrutor de treinamento nos cursos voltados a área especiais. Responder, ainda, pela coordenação e organização das atividades labora tório de análises físicas, químicas e bacteriológicas, envolvendo desde a coleta a exame de caracterização das amostrar. Conceito de MOL e massas molares; determinação de formular químicas; técnicas de separação de compostos orgânicos e inorgânicos, preparação e padronização de soluções, análises bacteriológicas (tubos múltiplos e membrana filtrante). Noções básicas de segurança em laboratório de analises químicas e bacteriológicas. Executar quaisquer outras atividades correlatas.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas;

b) Especial: sujeito à convocação para trabalho extraordinário, quando solicitado e ao uso de uniforme e equipamentos de proteção individual.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 21 anos:

b) Instrução: Ensino Superior completo em Engenharia Química.

c) Registro no Conselho da Classe.

CATEGORIA FUNCIONAL: ESCRITURÁRIO

PADRÃO DE VENCIMENTO: 7

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: executar trabalhos administrativos e datilográficos, aplicando a legislação pertinentes aos serviços municipais;

b) Descrição Analítica: redigir e datilografar expedientes administrativos, tais como: memorandos, ofícios, informações, relatórios e outros, secretariar reuniões e lavrar atas; efetuar registros e cálculos relativos às áreas tributárias, patrimonial, financeira, de pessoal e outras; elaborar e manter atualizados fichários e arquivos manuais; consultar e atualizar arquivos magnéticos de dados cadastrais através de terminais eletrônicos; operar com máquinas calculadoras, leitora de microfilmes, registradora e de contabilidade; auxiliar na escrituração de livros contábeis; elaborar documentos referentes e assentamentos funcionais; proceder à classificação, separação e distribuição de expedientes; obter informações e fornecê-las aos interessados; auxiliar no trabalho de aperfeiçoamento e implantação de rotinas; proceder a conferência dos serviços executados na área de sua competência; executar tarefas afins;

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas;

b) Especial: o exercício do cargo poderá exigir atendimento ao público.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos

b) Instrução: 2º grau completo

CATEGORIA FUNCIONAL: FISCAL DE INSTALAÇÕES PREDIAIS e HIDRÔMETROS

PADRÃO DE VENCIMENTO: 7

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: efetuar a fiscalização geral de instalações hidrosanitárias, ramais domiciliares e hidrômetros.

b) Descrição Analítica: fiscalizar instalações prediais de água e esgotos, ramais domiciliares e no quadro dos hidrômetros em geral; comunicar ao chefe dos serviços qualquer irregularidade constatada, vazamentos, intervenção indevida de usuários nos ramais ou hidrômetros; orientar os usuários no cumprimento das determinações legais no que se refere à instalações hidrosanitárias; informar aos usuários sobre possíveis racionamentos no abastecimento, suspensão ou restabelecimentos do fornecimento de água; executar outras tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas

b) Especial: sujeito a trabalho externo e sempre que convocado ou necessário.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima 18 anos;

b) Instrução: 5ª série do 1º grau no mínimo.

CATEGORIA FUNCIONAL: HIDROMETRISTA

PADRÃO DE VENCIMENTO: 4

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: coordena a fiscaliza todas as tarefas referentes à hidrômetros.

b) Descrição Analítica: coordena a execução das tarefas técnicas de colocação, mapeamento, aferição e troca da rede de hidrômetros; executar consertos nos hidrômetros; informar ao Setor de fiscalização toda substituição ou alteração ocorrida nos hidrômetros da rede.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas.

b) Especial: sempre que convocado.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos.

b) Instrução: 1º graus completo

CATEGORIA FUNCIONAL: INSTALADOR DA REDE DE ÁGUA

PADRÃO DE VENCIMENTO: 3

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Executar instalações hidráulicas e consertos em encanamentos em geral;

b) Descrição Analítica: serviços de ligações hidráulicas, religações, colocação de hidrômetros e outros; corrigir vazamentos, construir pequenos ramais de água; instalar registros, hidrantes, válvulas, etc...; operar os registros da rede distribuidora; efetuar consertos em prédios públicos, quando autorizados pelo superior; zelar pelas ferramentas utilizadas no serviço; efetuar a abertura, limpeza, nivelamento e fechamento de valas; operar bombas de sucção; executar outras tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas;

b) Especial: sempre que convocado ou necessário.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínimo 18 anos

b) Instrução: 2ª série do 1º grau.

CATEGORIA FUNCIONAL: INSTALADOR DA REDE DE ESGOTOS

PADRÃO DE VENCIMENTO: 3

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Executar instalações sanitárias e consertos em geral;

b) Descrição Analítica: executar instalações de aparelhos sanitários, tubos, registros; assentar manilhas; desobstruir coletores e ramais; inspecionar poços de visita da rede de esgotos; zelar pelas ferramentas utilizadas no serviço; operar bombas de sucção; efetuar reparos em prédios públicos quando autorizados pelo superior; executar outras tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas;

b) Especial: sempre que convocado ou necessário.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínimo 18 anos

b) Instrução: 2ª série do 1º grau. CATEGORIA FUNCIONAL: LEITURISTA

PADRÃO DE VENCIMENTO: 3

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: proceder o controle dos hidrômetros, informando a leitura para posterior emissão das contas de água.

b) Descrição Analítica: proceder a leitura mensal dos hidrômetros, determinando em boletim específico o consumo dos usuários; confrontar as leituras realizadas com as anteriores a fim de evitar discordâncias; remeter os boletins mensais de leitura ao serviço de processamento de dados, para emissão das contas para cobrança; registrar as irregularidades verificadas durante os serviços externos, relativo a avarias de hidrômetros e vazamentos de água, comunicando o fato aos setores competentes; receber, conferir e proceder a entrega das contas de taxas de água e esgotos, de serviços complementares, dívida ativa, etc...; prestar informações e esclarecimentos aos usuários com relação ao consumo de água. Leitura dos hidrômetros, ou entrega das contas; e executar outras tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas

b) Especial: sujeito a uso de uniforme e crachá e equipamento de proteção individual.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos

b) Instrução: 1º grau completo.

CATEGORIA FUNCIONAL: NUTRICIONISTA PADRÃO DE VENCIMENTO: 10ª

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Executar trabalhos técnicos no campo de Nutrição.

b) Descrição Analítica: Compete ao Nutricionista planejar e supervisionar a execução da adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios; a seleção, a compra e a manutenção de gêneros alimentícios, elaborar e avaliar cardápios , adequando-os ao perfil epidemiológico da clientela atendida, respeitando os hábitos alimentares, os cardápios devem ser de acordo com as necessidades de sua clientela; planejar, coordenar e supervisionar as atividades de seleção de fornecedores, procedência dos alimentos, bem como sua compra, recebimento e armazenamento de alimentos; executar os cálculos de valor nutritivo, rendimento e custo das refeições/preparações culinárias e pré-preparo, distribuição e transporte de refeições e/ou preparações culinárias; identificar clientes/pacientes portadores de patologia e deficiências associadas à nutrição, para o atendimento nutricional adequado, coordenar e supervisionar as atividades de higienização de ambientes, veículos de transporte de alimentos, equipamentos e utensílios, participar da elaboração de critérios técnicos que subsidiam a celebração de contratos na área de prestação de serviços de fornecimento de refeições para a coletividade, acompanhar os resultados dos exames periódicos dos clientes/pacientes, para subsidiar o planejamento alimentar, elaborar e encaminhar relatórios do trabalho executado, efetuar o plano de trabalho anual contemplando os procedimentos adotados para o desenvolvimento das atribuições e encaminhar ao hierárquico superior, semanal, mensal e anual, sempre que solicitado relatórios referentes à UAN (UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO), promover por meio de ações, programas e eventos, visando a prevenção de doenças e promoção e manutenção da saúde.

CONDIÇÕES GERAIS DE TRABALHO:

a) GERAL: carga horária semanal de 30 horas

b) ESPECIAL: sujeito ao uso de uniforme e uso de equipamentos de proteção individual

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) IDADE MÍNIMA: 22 anos

b) INSTRUÇÃO: superior em Nutrição

c) Registro no conselho de classe CATEGORIA FUNCIONAL: OPERÁRIO ESPECIALIZADO

PADRÃO DE VENCIMENTO: 2

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: realizar trabalhos braçais que exijam alguma especialização;

b) Descrição Analítica: Auxiliar na contagem e separação de material, para efeito de carga comunicando ao seu superior itens necessários a reposição; manusear e manter em perfeita ordem o fichário de estoques e materiais do setor; promover a recuperação e conservação do material; quando necessário, efetuar relatórios ao seu superior; conduzir ao local de trabalho equipamentos técnicos; executar tarefas auxiliares; operar entre outras, máquinas de pequeno porte, serras, cortador de grama, ascender forjas, auxiliar nos serviços de jardinagem, cuidar de árvores em geral, lavar, lubrificar e abastecer veículos e motores; vulcanizar e recauchutar pneus e câmaras; abastecer máquinas, auxiliar na preparação de asfalto; aplicar quando necessário elementos químicos; zelar pelo funcionamento e limpeza dos equipamentos utilizados e em uso do seu local de trabalho; operar registros de poços e reservatórios; zelar e controlar o funcionamento de chaves elétricas, das bombas de captação de água, bem como vigiar o setor de trabalho, realizar calçamento e reparos com pedras irregulares, proceder aberturas de valas quando necessário, realizar coletas diárias e auxiliar na execução de exames; esterilizar instrumentos; quando necessário, executar registros em livros próprios relativos a atividade no setor; realizar outras tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Gera: carga horária semanal de 44 horas

b) Especial: sujeito a uso de uniforme crachá e equipamentos de proteção individual;

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos;

b) Instrução: 5ª série do 1º grau.

CATEGORIA FUNCIONAL: PEDREIRO

PADRÃO DE VENCIMENTO: 4

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Executar trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais para construção e reconstrução de obras e edifícios públicos.

b) Descrição Analítica: Trabalhar com instrumentos de nivelamento e prumo; construir e reparar alicerces, paredes, muros, pisos e similares; preparar argamassa, ou orientar para que seja feita, fazer rebocos; preparar e aplicar caiações; fazer blocos de cimento; construir formas e armações de ferro para concreto; colocar telhas, azulejos e ladrilhos; armar andaimes; assentar e recolocar aparelhos sanitários; tijolos, telhas e outros; trabalhar com qualquer tipo de massa à base de cal, cimento e outros materiais de construção; cortar pedras, armar formas para fabricação de tubos, poços de visita de esgoto; remover materiais de construção, responsabilizar-se pelo material utilizado; calcular orçamentos e organizar pedidos de material; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo; executar tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas;

b) Especial: sujeito a uso de uniforme e equipamentos de proteção individual.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos

b) Instrução: 2ª série do 1º grau.

CATEGORIA FUNCIONAL: REPROGRÁFICO

PADRÃO DE VENCIMENTOS: 02

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Executar tarefas de operador de máquina fotocopiadora

b) Descrição Analítica: Executar tarefas em máquinas fotocopiadoras, tirar cópias de" documentos que lhe são confiados, com rapidez e eficiência, guardando sigilo do conteúdo, preferencialmente sem lê-los, revisando é claro a nitidez e clareza da cópia; permanecer em seu local de trabalho o tempo todo respeitado o espaço que lhe é permitido em lei. Suas atividades esta vinculadas à Secretaria Geral, podendo também desempenha-Ias em auxiliar os serviços pertinentes à Secretaria. Zelar e conservar pelo material e máquina sua responsabilidade. Aproveitar sempre que possível, papéis no uso cópias.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas;

b) Especial: sujeito ao uso de uniforme e equipamentos de proteção e individual.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos:

b) Instrução: Ensino fundamental completo.

CATEGORIA FUNCIONAL: RONDA

PADRÃO DE VENCIMENTO: 2

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Exercer vigilância nos logradouros internos e nos próprios da Autarquia.

b) Descrição Analítica: Exercer vigilância em locais previamente designados; Realizar rondas de inspeção em intervalos fixados, adotando providencias para evitar roubos, incêndios, danificações nos edifícios, jardins, materiais, etc. Controlar a entrada de pessoas e veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância, verificando, quando necessário, as autorizações de ingresso; Verificar se as portas, janelas e demais vias de aceso estão devidamente fechadas; Verificar quaisquer condições anormais que se tenha observado; Responder as chamadas telefônicas e anotar recados; Levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes qualquer irregularidade verificada; Acompanhar funcionários, quando necessário, no exercício de suas funções. Realizar outras tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: Carga horária semanal de 44 horas

b) Especial: Sujeito a uso de uniforme e crachá e equipamento de proteção individual

REQUISITOS PARA APROVEITAMENTO:

a) Idade mínima: 18 anos

b) Instrução mínima: 5ª série do 1º grau

c) Prova de aptidão física

CATEGORIA FUNCIONAL: SECRETÁRIO

PADRÃO DE VENCIMENTOS: 08

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Realizar atividades atinentes à rotina de Secretaria.

b) Descrição Analítica: Executar, sob supervisão direta do Diretor Administrativo, tarefas gerais de apoio burocrático, operacional dos diversos setores da Autarquia, tais como: receber, conferir, distribuir, remeter entregar correspondências internas e externas, datilografar ou digitar correspondências oficiais da Autarquia como: ofícios, memorandos, portarias, etc. Auxiliar no recebimento e armazenamento dos materiais de escritório separação dos documentos para arquivo; auxiliar a secretária do Diretor Presidente sempre que convocado(a); informar processos administrativos revisar livros, relatórios sempre que determinado(a) pelos superiores; leitura e controle de matéria oficial da Autarquia, recortes de jornais, arquivamento controle da correspondência oficial recebida e emitida pela Autarquia; enfim toda e qualquer atividade inerente ao cargo. Outras atividades afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas;

b) Especial: sujeito ao uso de uniforme individual. e equipamentos de proteção individual

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos;

b) Instrução: Ensino Médio completo profissionalizante em secretariado ou administração.

CATEGORIA FUNCIONAL: SERVENTE

PADRÃO DE VENCIMENTO: 1

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Executar trabalhos rotineiros de limpeza em geral, ajudar na remoção ou arrumação de móveis e utensílios;

b) Descrição Analítica: Fazer o serviço de faxina em geral; remover o pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos; limpar escadas, pisos, passadeiras, tapetes, banheiros, toaletes, e utensílios; auxiliar na arrumação e troca de roupa de cama, lavar e encerar assoalhos; lavar e passar vestuários e roupas de cama e mesa, coletar lixo dos depósitos colocando-os nos recipientes apropriados; lavar vidros, espelhos e persianas, varrer pátios, abrir ou fechar portas, janelas, e vias de acesso, hastear ou arrear bandeiras, fazer café, e eventualmente, servi-lo; executar outras tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 44 horas;

b) Especial: sujeito a uso de uniforme e equipamentos de proteção individual;

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade mínima de 18 anos

b) Instrução: Ensino Fundamental Incompleto( 5ª série)

CATEGORIA FUNCIONAL: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

PADRÃO DE VENCIMENTOS: 10

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: exercer atividades técnicas inerentes a sua área atuação em qualquer local de trabalho onde a Autarquia estiver designada, termos da legislação reguladora do exercício da profissão.

b} Descrição Analítica: Monitorar e analisar tecnicamente os levantamentos avaliações ambientais e propor recomendações, quando necessário; inspecionar e realizar estudos de levantamento de postos de trabalho/ergonomia, analisar conceitualmente as recomendações, emitindo pareceres técnicos; elaborar relatórios técnicos embasados na legislação vigente; implementar as auditor preventivas, atender os órgãos oficiais prontamente; implantar normas procedimentos, por meio de estudos dos processos da Autarquia; analisa legislação, sob o ponto de vista técnico, emitir pareceres, inspecionar e reia acidentes de trabalho. Propor medidas de segurança e prevenção de acidentes do trabalho, manter permanente relacionamento com a CIPA, aplicar conhecimentos de segurança do trabalho em todos os seus componentes inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos existentes à saúde do trabalhador; responsabilizar-se tecnicamente para orientação ao cumprimento dos dispostos na NR's; analisar e registrar documentos específicos todos os acidentes ocorridos na Autarquia com ou s~" :rimas e todos os casos de doença ocupacional, escrevendo a história e características do acidente, registrar mensalmente os dados atualizados I ~;o de relatório, doenças e agentes insalubres no mínimo os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes dos quadros do órgão regional do MT.

Executar outras atividades afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: Carga horária semanal de 44 horas;

b) Especial: sujeito ao uso de uniforme e equipamentos de proteção individual

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos e registro no órgão de classe específico.

b) Instrução: Ensino Médio completo e curso técnico específico na área.

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Operar mesa telefônica;

b) Descrição Analítica: Operar mesa e aparelhos telefônicos e mesas de ligação; estabelecer comunicações internas, locais ou interurbanas; vigiar e manipular permanentemente painéis telefônicos; receber chamados para atendimentos urgentes de ambulâncias e bombeiros, comunicando-se através de rádio PX interno, registrando dados de controle; prestar informações relacionadas com a repartição; responsabilizar-se pela manutenção e conservação do equipamento utilizado; realizar o controle das ligações particulares, arquivar e controlar as contas telefônicas, atender o público; realizar outras tarefas afins.

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas;

b) Especial: Sujeito a plantão e atendimento ao público.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade Mínima: 18 anos

b) Instrução: Ensino Fundamental

CATEGORIA FUNCIONAL: TESOUREIRO

PADRÃO DE VENCIMENTO: 9

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: receber e guardar valores, efetuar pagamentos;

b) Descrição Analítica: Receber e pagar em moeda corrente; receber, guardar e entregar valores; efetuar, nos prazos legais os recolhimentos devidos, prestando contas; efetuar selagem e autenticação mecânica; elaborar balancetes e demonstrativos do trabalho realizado e importância recebidas e pagas; movimentar fundos; conferir e rubricar livros, informar, dar pareceres e encaminhar processos relativos à competência da Tesouraria, endossar cheques e assinar conhecimentos e demais documentos relativos ao movimento de valores; preencher e assinar cheques bancários; executar tarefas afins.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas;

b) Especial: Atendimento ao público.

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 18 anos

b) Instrução: 2º grau completo

c) Outros: Declaração de bens e valores que constituem o seu patrimônio por ocasião da posse.

CATEGORIA FUNCIONAL: TOPÓGRAFO

PADRÃO DE VENCIMENTOS: 10

ATRIBUIÇÕES:

a) Descrição Sintética: Executar levantamentos e localização de obras, como coordenação de trabalhos rotineiros de topografia.

b) Descrição Analítica: Executar alinhamentos, mensurar de ruas, terrenos estradas; localizar obras de construção civil e fluvial; verificar e preparar aparelhos topográficos; interpretar plantas de construção; realizar sem topográficos, altimétricos e geométricos e transcrevê-los em anotações em com o uso de GPS; executar outras tarefas correlatas.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:

a) Geral: carga horária semanal de 30 horas;

b) Especial: sujeito a trabalho extraordinário equipamentos de proteção individual.

e ao uso de uniforme

REQUISITOS PARA PROVIMENTO:

a) Idade: mínima de 19 anos;

b) Instrução: Ensino médio em técnico agrimensor ou profissionalizar

c Habilitação Funcional: Experiência comprovada através de documento idôneo relacionado com as atribuições do cargo.

ANEXO II

DETALHAMENTO DAS PROVAS OBJETIVAS

As Provas Objetivas abrangerão as seguintes disciplinas para os cargos constantes nos quadros abaixo:

Quadro I - Para os cargos de Nível Superior - Assessor Jurídico (Advogado), Engenheiro Civil e/ou Sanitário e Ambiental, Engenheiro Químico e Nutricionista

DisciplinaNº de QuestõesPONTUAÇÃO
Por QuestãoTotalPontuação Mínima
Língua Portuguesa102,020 
Legislação102,020 
Conhecimentos Específicos203,060 
TOTAL40 10050 pontos

Quadro II - Para os cargos de Nível Médio - Secretário, Técnico em Segurança do Trabalho e Topógrafo

DisciplinaNº de QuestõesPONTUAÇÃO
Por QuestãoTotalPontuação Mínima
Língua Portuguesa102,020 
Legislação102,020 
Conhecimentos Específicos203,060 
TOTAL40 10050 pontos

Quadro III - Para os cargos de Nível Médio - Escriturário e Tesoureiro

DisciplinaNº de QuestõesPONTUAÇÃO
Por QuestãoTotalPontuação Mínima
Língua Portuguesa102,525 
Matemática102,525 
Legislação102,525 
Noções Informática102,525 
TOTAL40 10050 pontos

Quadro IV - Para os cargos de Nível Médio - Almoxarife

DisciplinaNº de QuestõesPONTUAÇÃO
Por QuestãoTotalPontuação Mínima
Língua Portuguesa102,525 
Legislação102,525 
Noções Informática102,525 
Conhecimentos Específicos102,525 
TOTAL40 10050 pontos

Quadro V Para os cargos de Nível Fundamental Completo - Auxiliar Escriturário, Auxiliar de Laboratório, Cozinheiro, Hidrometrista, Leiturista, Reprógrafo e Telefonista

DisciplinaNº de QuestõesPONTUAÇÃO
Por QuestãoTotalPontuação Mínima
Língua Portuguesa104,040 
Matemática103,030 
Legislação103,030 
TOTAL30 10050 pontos

Quadro VI Para os cargos de Nível Fundamental Incompleto - Auxiliar de Cozinheiro, Carpinteiro,Fiscal de Instalações Prediais e Hidrômetros, Instalador Rede de Água, Instalador Rede de Esgoto, Operário Especializado, Pedreiro, Ronda e Servente

DisciplinaNº de QuestõesPONTUAÇÃO
Por QuestãoTotalPontuação Mínima
Língua Portuguesa105,050 
Matemática105,050 
TOTAL20 10050 pontos

ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Legislação - Lei Orgânica do Município de Sant'ana do Livramento; Decreto 23/1969, que cria o DAE; Lei Municipal nº 2620/1990 - Estatuto dos Servidores Municipais; Lei Municipal nº 2621/1990 - Dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicas dos Servidores do Departamento de Água e Esgotos e Estabelece o plano de Carreira; Regulamento do DAE.

Noções de Informática (nível fundamental, médio e superior): Fundamentos da Computação: Conceitos básicos de informática, componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos, dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. Conceitos básicos e características de sistemas operacionais, de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, diretórios, arquivos e atalhos, Windows Explorer, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos no Windows XP e Vista. Conceitos e funções de aplicativos das versões do MS Office: editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações de slides. Aplicativos associados à internet: navegação e correio eletrônico (Internet Explorer, Outlook Express, Firefox). Conceitos básicos de intranet, internet, rede, estação e servidor. E-mail: Envio e recepção de mensagens, através de interface webmail ou do software Outlook Express; Anexar arquivos em mensagens. noções de segurança das mensagens, para evitar acesso ao conteúdo malicioso de mensagens. Internet: Conceitos baseados no Internet Explorer 7 ou superior, navegação, URLs, links. Microsoft Office 2007 e BrOffice 3.1: Editor de Texto - estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, e tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto; Planilhas Eletrônicas - estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Trabalho em Rede: compartilhamento de pastas e arquivos; localização e utilização de computadores e pastas remotas; mapeamento de unidades da rede.

Português (nível fundamental completo/incompleto): Ortografia: uso de S e Z. Emprego de SS, C, Ç, CH, EX, J e G. Divisão silábica: separação e partição de sílabas. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Acentuação gráfica: princípios básicos (regras), classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Classe de palavras (classes gramaticais). Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Tempos e modos do verbo. Crase. Frase e oração: termos principais e acessórios da oração. Tipos de sujeito. Sinônimos e antônimos. Interpretação de texto. Sufixos e Prefixos. Tipos de predicado. Pronomes de Tratamento. Vozes do verbo.

Português (nível médio e superior): Ortografia. Sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal e verbal. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor.

Matemática (nível fundamental incompleto): Noções de dobro, triplo, dezena e dúzia. Soma, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros e frações ordinárias e/ou decimais. Problemas envolvendo sistemas de medida de comprimento, área, volume e massa. Sistema Métrico Decimal. Regra de três simples e composta.

Matemática (nível fundamental completo): Noções de dobro, triplo, dezena e dúzia. Soma, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros e frações ordinárias e/ou decimais. Problemas envolvendo sistemas de medida de comprimento, área, volume e massa. Sistema Métrico Decimal. Regra de três simples e composta. Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º Grau. Percentagem e juros simples. Geometria plana.

Matemática (nível médio e superior): Números relativos inteiros e fracionários: operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). Múltiplos e divisores: máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Frações ordinárias e decimais. Números decimais: propriedades e operações. Expressões numéricas. Equações do 1º e 2º graus. Problemas. Sistemas de medida de tempo. Sistema métrico decimal. Sistema monetário brasileiro. Problemas, números e grandezas proporcionais: razões e proporções. Divisão em partes proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juro simples: juros, capital, tempo, taxas e montantes. Fundamentos da Teoria dos Conjuntos; Conjuntos Numéricos: Números Naturais e Inteiros (divisibilidade, números primos, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum), Números Racionais e Irracionais (reta numérica, valor absoluto, representação decimal), Números Reais (relação de ordem e intervalos), Operações; Funções: Estudo das Relações, Definição da Função, Funções definidas por fórmulas: Domínio, Imagem e Contradomínio, Gráficos, Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora, Funções par e ímpar, Funções crescentes e decrescentes. Funções Trigonométricas. Função Inversa, Função Composta, Função Polinominal do 1º Grau, Quadrática, Modular, Exponencial e Logarítmica, Resoluções de Equações, Inequações e Sistemas; Seqüência: Progressão Aritmética e Geométrica; Geometria Plana: Ângulos: Definição, Classificação, Unidades e Operações, Feixes de paralelas cortadas por transversais, Teorema de Tales e aplicações, Polígonos: Elementos e classificação, Diagonais, soma dos ângulos externos e internos, estudo dos quadriláteros e triângulos, congruências e semelhanças, relações métricas dos triângulos, Área: polígonos e suas partes; Álgebra: Matrizes, Determinantes, Análise Combinatória; Geometria Espacial: Retas e planos no espaço (paralelismo e perpendicularismo), poliedros regulares, pirâmides, prismas, cilindro, cone e esfera(elementos e equações); Geometria Analítica: Estudo Analítico do Ponto, da Reta e da Circunferência (elementos e equações). Números Complexos: Operações. Forma algébrica e trigonométrica.

Conhecimentos Assessor Jurídico (Advogado):

DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO: Bases constitucionais da administração pública. Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. Administração direta e indireta. Poderes da administração; poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia. Ato administrativo: Conceito, classificação, requisitos, revogação. Vícios do ato administrativo: Invalidade. Anulação. Responsabilidade civil do Estado: Fundamentos; responsabilidade sem culpa; responsabilidade por ato do funcionário. Licitações e contratos administrativos - Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações. Desapropriação: Generalidades.

DIREITO CIVIL: Conceito. Negócio jurídico: espécies; manifestação da vontade; vícios da vontade; defeitos do negócio jurídico; invalidade do negócio jurídico. Teoria da imprevisão. Ato jurídico: fato e ato jurídico; modalidades e formas do ato jurídico. Efeitos do ato jurídico: nulidade; atos ilícitos; abuso de direito; fraude à lei. Prescrição: conceito; prazo; suspensão; interrupção; decadência. Obrigações: conceito; obrigação de dar, de fazer e não fazer; obrigações alternativas, divisíveis, indivisíveis, solidárias; cláusula penal. Extinção das obrigações: pagamento - objeto e prova, lugar e tempo de pagamento; mora; compensação, novação, transação; direito de retenção. Contratos: disposições gerais; extinção; espécies. Responsabilidade civil.

DIREITO DO TRABALHO: Relação de trabalho: natureza jurídica; contrato de trabalho e relação de trabalho; caracterização da relação de emprego, critérios para a caracterização. Sujeitos da relação de emprego: empregado; empregador, solidariedade de empresas; sucessão de empregadores. Contrato de trabalho: denominação; caracteres; elementos essenciais; vícios e defeitos; nulidade e anulabilidade. Espécies do contrato de trabalho: contrato por tempo determinado e por tempo indeterminado. Efeitos do contrato de trabalho: obrigações do empregado; prestação do trabalho; pessoalidade; poder hierárquico do empregador: diretivo e disciplinar. Remuneração: conceito; distinção entre remuneração e salário; caracteres do salário; salário e indenização - adicionais. Duração do trabalho: jornada de trabalho: duração e horário; trabalho extraordinário; trabalho noturno; trabalho em regime de revezamento. Repousos: repouso intrajornadas e interjornadas; repouso semanal e em feriado; férias - natureza jurídica e períodos aquisitivo e concessório, duração; remuneração simples, dobrada e abono de férias. Terminação do contrato de trabalho: causas; rescisão do contrato por tempo indeterminado e por tempo determinado; rescisão com ou sem justa causa; despedida; declaração de vontade do empregador: sua natureza e elementos; indenização - conceito, fundamento jurídico. Aviso prévio: conceito e natureza jurídica; prazos e efeitos. Estabilidade e garantia de emprego: teoria da nulidade da despedida arbitrária; despedida de empregado estável; falta grave, conceito; readmissão e reintegração; renúncia à estabilidade; homologação.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO: Procedimentos nos dissídios individuais: reclamação; jus postulandi; revelia; exceções; contestação; reconvenção; partes e procuradores; audiência; conciliação; instrução e julgamento; justiça gratuita. Provas no processo do trabalho: interrogatórios; confissão e conseqüências; documentos; oportunidade de juntada; prova técnica; sistemática da realização das perícias; testemunhas. Recursos no processo do trabalho: disposições gerais: efeitos suspensivo e devolutivo; recursos no processo de cognição; recursos no 10 processo de execução. Processos de execução: liquidação; modalidades da execução; embargos do executado - impugnação do exeqüente.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Jurisdição. Ação. Processo. Procedimento. Atos Processuais. Extinção do Processo sem resolução do mérito e com resolução do mérito. Recursos de Apelação e Agravo; Da Ação Rescisória. Dos Embargos Infringentes. Dos recursos especial e extraordinário. Do Processo de Execução. Do Mandado de Segurança.

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei Orgânica do Município de Sant'ana do Livramento; Decreto 23/1969, que cria o DAE; Lei 2620/1990 - Estatuto dos Servidores Municipais; Lei 2621/1990, que cria os cargos do DAE; Regulamento do DAE.

Conhecimentos Engenheiro(Civil e/ou Sanitarista e Ambiental):

Ciências do Ambiente. Projetos Ambientais. Legislação Ambiental. Hidrogeologia. Hidrologia. Geomorfologia e Uso e Ocupação do Solo. Biomas. Ecossistemas. Geoquímica Ambiental. Climatologia. Avaliação de Impactos Ambientais. Planejamento e Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental. Recuperação de Áreas Degradadas. Pedologia. Análise de Química Solo, Ar e Água. Hidráulica. Controle de Poluição das Águas. Controle de Poluição Atmosférica. Saúde Pública. Planejamento dos Recursos Hídricos. Obras Hidráulicas.

Conhecimentos Engenharia Química:

Princípios básicos de Engenharia Química. Massa molar, massa específica, densidade de misturas líquidas e gasosas. Relações de composição de misturas: massa, volume, quantidade de matéria. Equações químicas e estequiometria. Balanços de massa e de energia. Físico-química. Soluções e propriedades coligativas. Termoquímica. Reações de óxido-redução. Eletroquímica. Cinética e equilíbrios químicos. Radioatividade. Química analítica. Gravimetria e volumetria. Espectroscopia de absorção atômica. Espectroscopia de absorção molecular. Espectroscopia de massas. Potenciometria. Métodos cromatográficos. Ressonância magnética nuclear. Termodinâmica. Leis da Termodinâmica. Relações Termodinâmicas. Propriedades termodinâmicas dos fluidos. Equilíbrio de fases e diagramas de equilíbrio. Equilíbrio de reações químicas. Fenômenos de Transporte. Equações de conservação de quantidade de movimento, energia e massa. Propriedades e Coeficientes de transporte (viscosidade, capacidade térmica e coeficiente de difusão). Transferência de momentum. Transferência de calor por condução, convecção e radiação. Transferência de massa difusiva e convectiva. Operações Unitárias. Processos de separação. (Filtração; Extração sólido-líquido; Destilação; Evaporação; Absorção; Secagem e Psicrometria). Escoamento de fluidos e transferência de calor e massa. Equipamentos para transporte e armazenamento de fluidos e sólidos. Equipamentos para transferência de calor e massa. Reatores Químicos. Cinética de reações. Reatores batelada e semi-batelada. Reatores contínuos de tanque agitado e tubular. Análise e projeto de Reatores químicos. Controle de Processos. Introdução aos sistemas de controle. Sistemas de primeira e segunda ordem. Resposta e Função de transferência. Controladores e Malhas de controle. Estabilidade. Sensores e elementos finais de controle. Materiais. Propriedades dos materiais. Materiais orgânicos. Materiais metálicos. Materiais cerâmicos. Materiais Compostos. Segurança. Conceitos fundamentais e termos. Normas regulamentares. Materiais perigosos e condições de risco. Segurança em processos. Segurança em sistemas elétricos.

Conhecimento Específicos de Nutrição:

Princípios Nutricionais - Digestão, Absorção, Transporte e Excreção de Nutrientes; Nutrição no Ciclo da Vida - da Gestação ao Envelhecimento; Nutrição para a Manutenção da Saúde e Prevenção de Doenças; Bases da Dietoterapia; Recomendações Nutricionais - Adulto e Pediatria; Necessidades Nutricionais - Adulto e Pediatria; Terapia Nutricional nas Enfermidades - Adulto e Pediatria; Terapia Nutricional Enteral - Adulto e Pediatria; Resolução 63. Regulamento Técnico para a Terapia de Nutrição Enteral; Administração e Nutrição na Produção de Refeições Coletivas; Técnica Dietética; Alimentação e Nutrição; Produção de Alimentos; Microbiologia dos Alimentos; Contaminações de Alimentos; Controle de Qualidade. Portaria nº 326, de 30 de julho de 1997 da ANVISA (aprova o Regulamento Técnico sobre "Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos").

Conhecimentos Técnico em Segurança no Trabalho:

Segurança do trabalho. Higiene do trabalho. Meios de comunicação, recursos audiovisuais e promocionais, dinâmica de grupo. Psicologia das relações humanas e do trabalho. Proteção contra incêndio. Administração aplicada. Normalização e Legislação. Estatísticas de acidentes. Arranjo físico. Movimentação e armazenamento de materiais. Agentes ambientais. EPI e EPC. Primeiros Socorros. Desenho técnico. Ergonomia. Princípios de tecnologia industrial. Doenças profissionais. Legislação sobre higiene e segurança do trabalho; Segurança no transito; CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Campanhas e SIPATs; Riscos ambientais: agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos; Elaboração do PPRA e PCMSO.

Conhecimentos de Topografia:

Unidades de Medida: Medida de comprimento (metro); medida Angular (sexagesimal, centesimal e radianos). Trigonometria Plana: Relações trigonométricas no triângulo retângulo (Seno, Cosseno e Tangente); Relações trigonométricas no triângulo qualquer (Lei dos senos e Lei dos cossenos; teorema de Pitágoras. Escalas: Principais escalas e suas aplicações; Erro de grafismo; Escala gráfica. Topografia: Introdução; Definições; Divisão da topografia; Utilização da topografia; Sistemas de coordenadas; Sistema de coordenadas cartesianas; Representação de pontos no sistema de coordenadas cartesianas; Sistema de coordenadas esféricas; Superfícies de referência; Modelo esférico; Modelo elipsoidal; Modelo geoidal; Modelo plano; Classificação dos erros de observação (Erros grosseiros, Erros sistemáticos, Erros acidentais ou aleatórios e Precisão e acurácia). Normalização: Introdução; NBR 10068 - Folha de desenho; NBR 8196 - Desenho técnico (Emprego de escalas); NBR 10647 - Desenho técnico (Norma geral); NBR 13133 - Execução de levantamentos topográficos e demais normatizações referente às atividades de topografia. Medida de Distâncias: Equipamentos e acessórios (Trenas, balizas, piquetes, nível de cantoneira, etc.); Manutenção; Medida direta de distâncias (Métodos de medida com trena, Erros na medida direta de distância); Medidas indiretas de distâncias (Taqueometria ou estádimetria, Medição eletrônica de distância); Correções ambientais das distâncias obtidas com medidores eletrônicos de distância, Medição de Direções: Ângulos horizontais e verticais; Equipamentos de medição (Teodolito, Estações totais); Classificação dos medidores; Métodos de medida angular. Orientação: Norte magnético e geográfico; Azimute e Rumo; Cálculo da declinação magnética; Transformação de norte magnético em geográfico e vice e versa; Utilização da bússola; Métodos de determinação do norte verdadeiro. Cálculos de Áreas: Processo gráfico; Processo computacional; Processo mecânico; Processo analítico. Levantamento Planimétrico: Cálculo das coordenadas na planimetria; Métodos de levantamento planimétrico; Poligonal fechada; Poligonal aberta; Poligonal enquadrada; Fechamento angular; Levantamento Altimétrico: Métodos para determinação de cotas e altitudes, Equipamentos utilizados em nivelamento geométrico. Verificação e aferição de níveis topográficos, Datuns altimétricos utilizados no Brasil, Construção de marcos altimétricos - RRNN e RN, Cálculo de nivelamento geométrico aberto e fechado. Processos de correção altimétrica, Métodos para interpolação de curvas de nível - eqüidistância vertical, ponto cotado. Levantamento Planialtimétrico: Métodos para levantamentos planialtimétricos, Uso do teodolito e Estação total para levantamentos planialtimétricos, Uso de programas para processamentos dos dados de campo - SURFFER, TOPOGRAF, TDS, TOPOEVN, Uso de programas de desenho como AUTOCAD, AUTOCAD-MAP. Levantamentos topobatimétricos: Métodos e processos para levantamento de seções transversais de um curso d'água, Equipamentos utilizados para levantamentos em grandes rios ou rios com profundidade superior à 4 metros. Marcas e modelos de Ecobatímetros existentes no Brasil. Processos de levantamento de trechos de corpos d'água. Normas da Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha para levantamentos topobatimétricos no Brasil. Normatização e Legislação: Noções básicas de registro público de imóveis; Instituição de Servidão Administrativa; Desapropriação; Georreferenciamento de Imóveis Rurais: Lei 10.267/2001; Decreto 4.449/2002; Normas e procedimentos do INCRA. Levantamento Topográfico-Cadastral: Confecção de plantas planialtimétricas georrefenciadas e elaboração de memorial descritivo.

Conhecimentos de Secretário

Técnicas Secretariais. Documentação e sistema de arquivo. Noções de Direito e legislação: Administração Pública: conceito, natureza e fins. Princípios básicos: legalidade, moralidade, finalidade e publicidade. Poderes administrativos: vinculado, discricionário, hierárquicos, disciplinar, regulamentar e de polícia. Atos administrativos: Licitações - Lei 8.666/93 e suas alterações. Ética no serviço público. Noções de Administração: Administração: Conceito, objetivo, princípios básicos e funções. Tipos de organização. Organizações, eficiência e eficácia; O processo Administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional. Métodos e sistemas administrativos: sistemas de informações gerenciais, processo decisório, responsabilidade e autoridade, comunicação empresarial, representações gráficas, formulários, manuais. Gestão da Qualidade Total. Noções de Contabilidade. Noções básicas de Contabilidade aplicada ao setor público: Campo de aplicação; Objeto da Contabilidade; Regime Contábil e Legislação. Noções de Economia. Noções de Marketing. Noções de organização de eventos, cerimonial e protocolo. Noções de Psicologia das Relações Humanas. Redação: Redação oficial. Redação comercial.

Conhecimentos de Almoxarife

Noções de Direito Administrativo: Administração Pública: conceito, natureza e fins. Princípios básicos: legalidade, moralidade, finalidade e publicidade. Poderes administrativos: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Ética no serviço público. Noções de arquivo: Conceito, tipos de arquivo, acessórios para arquivamento, método de arquivamento; Documentação: Conceito, classificação, registro, distribuição e temporalidade. Noções de redação: Redação oficial. Redação empresarial. Noções de Comércio. Controle de Estoque. Entrada e saída de mercadorias. Cálculos de ICMS, IPI, ISQN. Tipos de notas fiscais.

ANEXO IV - DETALHAMENTO DAS PROVAS PRÁTICAS

1 - CARGO: AUXILIAR ESCRITURÁRIO

O candidato convocado, já identificado, aguardará sua vez para a realização da prova prática em local reservado para este fim.

A prova prática será realizada individualmente.

Ao concluir a prova, o candidato deverá retirar-se, imediatamente, do local de aplicação, sem comunicar-se com os demais candidatos.

A avaliação da prova consistirá no conhecimento e rapidez do sistema operacional bem como do editor de texto, navegador de internet e programas de e-mail.

A prova será avaliada em 30(trinta) minutos, valendo 20(vinte) pontos, conforme critérios da folha de avaliação.

Todos os candidatos terão o mesmo tempo de realização de prova, em como a mesma tarefa a executar.

2 - CARGO: ESCRITURÁRIO

O candidato convocado, já identificado, aguardará sua vez para a realização da prova prática em local reservado para este fim.

A prova prática será realizada individualmente.

Ao concluir a prova, o candidato deverá retirar-se, imediatamente, do local de aplicação, sem comunicar-se com os demais candidatos.

A avaliação da prova consistirá no conhecimento e rapidez do sistema operacional bem como do editor de texto, planilhas eletrônicas, navegador de internet e programas de e-mail.

A prova será avaliada em 30(trinta) minutos, valendo 20(vinte) pontos, conforme critérios da folha de avaliação.

Todos os candidatos terão o mesmo tempo de realização de prova, em como a mesma tarefa a executar.

3 - CARGO: INSTALADOR DE REDE DE ÁGUA

O candidato convocado, já identificado, aguardará sua vez para a realização da prova prática em local reservado para este fim.

A prova prática será realizada individualmente.

Ao concluir a prova, o candidato deverá retirar-se, imediatamente, do local de aplicação, sem comunicar-se com os demais candidatos.

A avaliação da prova consistirá em duas etapas, sendo a primeira a identificação de peças utilizadas em manutenção e ligações de água em redes de distribuição e a segunda a montagem de um sistema hidráulico, conforme croqui a ser fornecido ao candidato.

A prova será avaliada em 30(trinta) minutos, valendo 20(vinte) pontos, conforme critérios da folha de avaliação.

Todos os candidatos terão o mesmo tempo de realização de prova, em como a mesma tarefa a executar.

4- CARGO: INSTALADOR DE REDE DE ESGOTO

O candidato convocado, já identificado, aguardará sua vez para a realização da prova prática em local reservado para este fim.

A prova prática será realizada individualmente.

Ao concluir a prova, o candidato deverá retirar-se, imediatamente, do local de aplicação, sem comunicar-se com os demais candidatos.

A avaliação da prova consistirá na execução de instalação sanitária.

A prova será avaliada em 30(trinta) minutos, valendo 20(vinte) pontos, conforme critérios da folha de avaliação.

Todos os candidatos terão o mesmo tempo de realização de prova, em como a mesma tarefa a executar.

5 - CARGO: OPERÁRIO ESPECIALIZADO

O candidato convocado, já identificado, aguardará sua vez para a realização da prova prática em local reservado para este fim.

A prova prática será realizada individualmente.

Ao concluir a prova, o candidato deverá retirar-se, imediatamente, do local de aplicação, sem comunicar-se com os demais candidatos.

A avaliação da prova consistirá em duas etapas, sendo a primeira a identificação de peças utilizadas no exercício da função e na abertura de uma vala, utilizando pá e/ou pico, conforme croqui a ser fornecido ao candidato.

A prova será avaliada em 30(trinta) minutos, valendo 20(vinte) pontos, conforme critérios da folha de avaliação.

Todos os candidatos terão o mesmo tempo de realização de prova, em como a mesma tarefa a executar.

6 - CARGO: PEDREIRO

O candidato convocado, já identificado, aguardará sua vez para a realização da prova prática em local reservado para este fim.

A prova prática será realizada individualmente.

Ao concluir a prova, o candidato deverá retirar-se, imediatamente, do local de aplicação, sem comunicar-se com os demais candidatos.

A avaliação da prova consistirá em duas etapas, sendo a primeira a identificação de peças utilizadas no exercício da função e a segunda a elevação, conforme croqui a ser fornecido ao candidato.

A prova será avaliada em 30(trinta) minutos, valendo 20(vinte) pontos, conforme critérios da folha de avaliação.

Todos os candidatos terão o mesmo tempo de realização de prova, em como a mesma tarefa a executar.

7 - CARGO: TOPÓGRAFO

O candidato convocado, já identificado, aguardará sua vez para a realização da prova prática em local reservado para este fim.

A prova prática será realizada individualmente.

Ao concluir a prova, o candidato deverá retirar-se, imediatamente, do local de aplicação, sem comunicar-se com os demais candidatos.

A avaliação da prova consistirá no nivelamento de uma linha previamente definida estabelecendo a diferença de nível entre o ponto inicial e o final.

A prova será avaliada em 30(trinta) minutos, valendo 20(vinte) pontos, conforme critérios da folha de avaliação.

Todos os candidatos terão o mesmo tempo de realização de prova, em como a mesma tarefa a executar.