Prefeitura de Crisópolis - BA

Notícia:   Crisópolis - BA divulga comunicado sobre a prova do PS 001/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISÓPOLIS

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2014

PROCEDIMENTOS LEGAIS PARA O PROCESSO SELETIVO ATINENTE À CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE CRISÓPOLIS, ESTADO DA BAHIA.

O Prefeito do Município de Crisópolis, Estado da Bahia, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas e com suporte no Art. 37, IX da Constituição Federal e da Lei Municipal nº 635/2014, faz ciente que realizará Seleção Pública para contratação através de Processo Seletivo Simplificado, visando suprir temporariamente e por necessidade do serviço público, os cargos discriminados no Anexo I deste Edital.

CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. A Seleção Pública objetiva selecionar candidatos para preenchimento de vagas, a fim de atender de imediato as necessidades de pessoal do Município de CRISÓPOLIS.

2. O ingresso no cargo far-se-á na referência inicial dos cargos em questão, por um período de 2 anos, se necessário prorrogável na forma da Legislação vigente.

3. A Seleção Pública será organizada e executada pela LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda., com sede na Av. Luís Tarquínio Pontes, nº 1821, Ed. Comercial da Torre, Sala 202-B, Pitangueiras, em Lauro de Freitas - Bahia, CEP 42.700-000, consoante Contrato de Prestação de Serviço nº 059/2014. Será a mesma contratada secundada pela Comissão Especial do Processo Seletivo Público a ser designada pelo Prefeito Municipal, obedecidas as normas deste Edital.

4. Na referida Seleção serão exigidos nível de conhecimento e grau de complexidade, compatíveis com a escolaridade e atribuições do cargo.

5. Em conformidade com a Legislação em vigor, fica reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, por carreira, "às pessoas portadoras de necessidades especiais", se aprovadas, durante a vigência da Seleção.

5.1 O candidato "portador de necessidades especiais" poderá ocupar as vagas oferecidas, desde que se classifique.

5.2 As vagas reservadas para "os portadores de necessidades especiais", caso não preenchidas, reverterão para o quadro de vagas regulares.

CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições estarão abertas no período de 12 a 26 de maio de 2014 via Internet, sendo que o boleto poderá ser pago até o dia 27 de maio de 2014.

1.1 O candidato deverá, para se inscrever, conhecer todas as regras do Edital e acompanhar todos os comunicados e avisos que forem divulgados no Mural da Prefeitura, no site www.libri.com.br e no site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.br

1.2. Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet a Prefeitura disponibilizará um Posto de Inscrição que terá a incumbência de processar também via Internet o requerimento, assim procedendo:

● As inscrições poderão ser realizadas na Prefeitura Municipal de Crisópolis, localizada na Rua Doze de Março, nº 84 - Centro - CRISÓPOLIS - BA.

● Um preposto imprimirá o Boleto Bancário referente à Taxa de Inscrição, para o candidato efetuar o correspondente pagamento, no Banco do Brasil, em nome da LIBRI, C/C nº 29108-0, AG nº 3459-2.

● A inscrição será confirmada através do site www.libri.com.br quando da publicação da Relação de Inscritos.

● O comprovante do recolhimento da Taxa de Inscrição passa a ser o Comprovante de Inscrição do candidato.

1.3. Os candidatos que têm acesso direto à internet se inscreverão observando o seguinte procedimento:

● Acessar o endereço eletrônico da LIBRI: www.libri.com.br e seguir as orientações ali contidas.

● Preencher o Formulário de Inscrição e enviá-lo via Internet.

● Imprimir o Boleto Bancário referente à Taxa de Inscrição e efetuar o depósito na AG nº 3459-2 C/C nº29108-0 da Empresa LIBRI.

● Certificar-se de que o seu nome consta na Relação de Inscritos quando da publicação no site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.br e no site da LIBRI www.libri.com.br.

● Não será considerado inscrito, em hipótese alguma, o candidato que efetuar o pagamento após o dia 27/05/2014.

● Com o comprovante do recolhimento da Taxa de Inscrição o candidato terá acesso ao local da prova.

1.4. Para o preenchimento do Formulário de Inscrição, o candidato deverá registrar o número da sua Cédula de Identidade com a qual terá acesso à sala de Provas.

1.5. A Prefeitura Municipal de CRISÓPOLIS - BA e a LIBRI - Capacitação de Recursos Humanos não se responsabilizarão pela solicitação de inscrição via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

1.6. Caso o candidato tenha alguma dúvida deverá comunicar-se pelo tel. (71) 3272-0023.

1.7. A inscrição poderá ser feita também grafada manualmente:

O Candidato preenche a Ficha recolhendo a Taxa de Inscrição na Conta Bancária da LIBRI AG nº 3459-2, C/C nº 29108-0, entregando em seguida o comprovante do recolhimento da taxa ao funcionário encarregado das inscrições.

2. São condições para Inscrição:

2.1 Para o preenchimento do Requerimento de Inscrição, o candidato deverá apresentar um desses documentos: Documento Original de Identidade (Cédula Oficial) ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe, ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou de Certificado de Reservista, ou de Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9503/97). Não serão aceitos como documento de identidade: Certidão de Nascimento, CPF, Títulos Eleitorais, Carteira Nacional de Habilitação sem foto, Carteira de Estudante, Carteira de Sindicato, nem documentos ilegíveis e/ou danificados;

2.2 Os candidatos que se inscreverem para concorrer a uma vaga de pessoa com deficiência deverão encaminhar o laudo médico para o endereço da LIBRI, Av. Luís Tarquínio Pontes, 1821, Ed. Comercial da Torre, sala 202-B, Pitangueiras, Lauro de Freitas / BA, CEP 42.700-000, até o dia 29/05/2014;

3 O candidato é o único responsável pelos dados apresentados em seu formulário de inscrição, bem como pelo seu preenchimento;

4 O candidato deve guardar o comprovante do recolhimento da taxa de inscrição para apresentação no dia das provas;

5 Em hipótese alguma será devolvida a taxa de inscrição por tratar-se de um componente fático das despesas com o certame.

6 O candidato deve tomar conhecimento do Programa correspondente ao Cargo para o qual se inscreveu;

7 Não serão aceitas inscrições por correspondência ou realizadas fora do período determinado. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de Inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, será ela cancelada;

8 Para concorrer a uma vaga de pessoas com deficiência o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se "pessoa com deficiência" e enviar laudo médico recente (cópia autenticada ou original) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como, a provável causa da deficiência ou certificado de homologação de readaptação ou habilitação profissional emitida pelo INSS. Caso o candidato não apresente o laudo médico, não poderá concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Comprovação da Inscrição;

8.1 No ato da inscrição, o candidato "pessoa com deficiência" que necessite de tratamento diferenciado no dia das provas deverá requerê-lo indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas (ledor, prova ampliada, auxílio para transcrição, sala de mais fácil acesso ou tempo adicional);

8.2 O candidato "pessoa com deficiência" que não declarar tais opções (vagas reservas e/ou tratamento diferenciado) no ato da inscrição e/ou o que não enviar laudo médico conforme determinado neste Edital, deixará de concorrer às vagas reservadas às "pessoas com deficiência" ou dispor das condições diferenciadas e não poderá impetrar recurso em favor de sua situação;

8.3 Após a avaliação, será publicada a confirmação da Inscrição das "pessoas com deficiência", no Quadro de Avisos da Prefeitura, no site www.crisopolis.ba.io.org.br e site www.libri.com.br;

8.4 Os candidatos que se declararem "pessoas com deficiência" participarão da presente Seleção Pública em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas para todos os demais candidatos;

8.5 Os candidatos que se declararem "pessoas com deficiência", se aprovados, serão convocados para os exames médicos de responsabilidade da Prefeitura Municipal de CRISÓPOLIS, que emitirá parecer conclusivo sobre a sua condição de pessoas com deficiência ou não e sobre a compatibilidade das atribuições do cargo com a deficiência da qual é portador, observadas:

a) A inobservância do disposto nos subitens anteriores, aqui incluindo o parecer conclusivo inserto do subitem 7.5, acarretará a exclusão do candidato do cadastro de vagas reservadas às "pessoas com deficiência" e sua inclusão apenas na listagem geral, caso não tenha sido eliminado da Seleção Pública. Será então convocado o próximo candidato "pessoas com deficiência" ou o próximo da lista geral, caso o cadastro de vagas reservadas às "pessoas com deficiência" já se tenha esgotado;

b) A deficiência deve ser compatível com as atribuições do cargo pleiteado.

9 No ato da inscrição o candidato terá pleno acesso a este Edital do Processo Seletivo Público na íntegra, com todo Conteúdo Programático, por meio dos sites www.crisopolis.ba.io.org.br e no site da LIBRI www.libri.com.br, a partir da data de abertura das inscrições;

CAPÍTULO III - DA AVALIAÇÃO

1. A Seleção Pública compreenderá a realização de Provas, de acordo com a natureza das atribuições dos cargos.

1.1 PROVA OBJETIVA

1.1.1 Prova de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos;

1.1.2 A prova objetiva para os cargos de Nível Fundamental e Nível Médio constará de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimento Específico. A prova objetiva para os cargos de Nível Superior constará de Língua Portuguesa e Conhecimento Específico.

1.1.3 Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% de acertos do total das questões.

1.1.4 Duração da Prova: 3 horas.

2. PROVA DE TÍTULOS

2.1 Os candidatos com Formação Superior, aprovados na Prova Objetiva, poderão apresentar Títulos de Formação para efeito de obter pontuação específica, na seguinte ordem de aferição.

TÍTULO

VALOR DE CADA TÍTULO

MÁXIMA DE PONTO POR LETRA

a) Aprovação em concurso anterior para o Cargo que ora pleiteia.

0,5

1.0

b) Diploma de curso de Pós-graduação em nível de especialização latu sensu, com carga horária mínima de 360 horas, na área de formação exigida para o cargo.

1.0

2.0

c) Diploma de Pós-Graduação em nível de Mestrado na área de formação exigida para o cargo.

1.5

3.0

d) Diploma de Pós-Graduação em nível de Doutorado na área de formação exigida para o cargo.

2.0

4.0

2.2. No ato de entrega de Títulos, o candidato deverá apresentar o Diploma / Certidão do Título, devidamente registrado, expedido por instituição oficial ou reconhecida. Não serão aceitos declarações ou atestados. Juntamente com os documentos originais acima descritos, deverão ser apresentadas cópias autenticadas em Cartório. Cada título será utilizado uma única vez e para cada um, uma única pontuação.

2.3. Os Títulos originais, após a conferência feita pela Comissão Especial do Concurso, serão devolvidos ao portador. As cópias autenticadas apresentadas não serão devolvidas.

2.4. Não serão consideradas, para efeito de avaliação, as cópias dos Títulos não autenticadas em Cartório.

2.5. Os Títulos deverão ser entregues à Comissão Especial do Concurso na Prefeitura Municipal de Crisópolis, no prazo de 02 dias após a publicação do resultado da Prova Objetiva. Após a conferência dos documentos, a Comissão os remeterá à LIBRI- Capacitação de Recursos Humanos Ltda., com o endereço na Av. Luís Tarquínio Pontes, 1821, Ed. Comercial da Torre, sala 202-B, Pitangueiras, Lauro de Freitas - BA, CEP: 42700-000.

CAPÍTULO IV - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

1 A data, os locais e os horários de realização das Provas Objetivas serão, oportunamente, divulgados no site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.br e no site www.libri.com.br, até 08 dias antes da realização das Provas.

2 Havendo alteração nas datas estabelecidas para qualquer procedimento do Processo Seletivo, será a mesma notificada aos interessados com antecedência de até 5 dias, pelo site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.br e no site da LIBRI www.libri.com.br.

3 Não haverá aplicação de provas fora dos locais preestabelecidos.

4 Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência do candidato. O não comparecimento do candidato à Prova Objetiva importará em sua eliminação da Seleção.

5 O candidato deverá apresentar-se no local de prova, munido do comprovante do recolhimento da taxa de inscrição e Documento Original de Identidade com o qual se inscreveu.

5.1 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identificação original com o qual se inscreveu, na forma definida no item 5 deste Capítulo, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado da Seleção Pública.

5.2 O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (retrato e assinatura). Será exigida a apresentação do documento original.

6 Na realização das Provas Objetivas, deverão ser observadas as seguintes regras:

6.1 O candidato deverá comparecer ao local designado, no horário estabelecido, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, ponta grossa, com a qual deverá assinar o Cartão de Respostas, bem como assinalar suas respostas.

6.2 Não será admitido no local de prova, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o seu início, o qual será divulgado através do site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.bre www.libri.com.br.

6.3 Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta (livros, notas, códigos, manuais, impressos ou anotações), nem o uso de telefone celular, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo, máquina calculadora ou qualquer outro equipamento eletroeletrônico.

6.4 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta marcada, além das rasuradas ou emendadas, ainda que legíveis.

6.5 É de responsabilidade do candidato, entregar o caderno de questões e o Cartão de Respostas antes de sair da sala de provas ao fiscal encarregado; caso contrário, o candidato estará sumariamente eliminado do certame, sem direito a Recurso ou reclamação posterior.

6.6 O Candidato só poderá levar o caderno de questões após 02 (duas) horas do início da Prova Objetiva.

6.7 Somente depois de decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá retirar-se do recinto.

6.8 Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova e com seus nomes registrados na ata da prova pela fiscalização.

6.9 Os fiscais de salas estão autorizados a eliminar o candidato que for flagrado utilizando-se de qualquer tipo de consulta ou uso de equipamentos não permitidos.

6.10 O gabarito será publicado em prazo inferior a 5 dias. 7 Será excluído do Processo Seletivo o Candidato que:

7.1 Ausentar-se do recinto da prova sem permissão, sem ter assinado o Cartão de Respostas e a Lista de Presença, e praticar ato de incorreção ou descortesia com qualquer dos examinadores, consultores, e/ou seus auxiliares, fiscais ou pessoas incumbidas da realização das diversas fases da Seleção Pública.

7.2 Utilizar-se, no decorrer da prova, de qualquer fonte de consulta ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou por gestos, tudo que manifeste interesse em fraudar as provas.

7.3 Faltar ou chegar atrasado à prova

7.4 Não devolver o Cartão de Respostas devidamente assinado e o Caderno de Questões.

7.5 Deixar de assinar a Lista de Presença

7.6 Não atender às determinações regulamentares dos prepostos no ato da realização da prova.

CAPÍTULO V - DOS RECURSOS

1. É assegurado RECURSO ao Candidato que se sentir prejudicado, quando for constatada incorreção na formulação da questão ou erro insanável na elaboração dos gabaritos.

1.1 O procedimento recursal, visando obter a revisão de questão de prova , deverá indicar com clareza a questão e/ou o gabarito que resultaria em prejuízo para o Recorrente.

1.2 O pedido deverá ser feito através de Requerimento datilografado ou digitado, devendo ser utilizado um formulário para cada questão (vide Anexo II), dirigido à Empresa que coordena o Processo Seletivo; sendo desconsiderado o Recurso que não discrimine de forma analítica o objeto da impugnação, considerando, inclusive, que deverá se tratar unicamente de erro material.

1.3 O prazo para Recurso é de 02(dois) dias úteis, a partir da data de publicação dos gabaritos, devendo o mesmo ser entregue no Protocolo Geral da Prefeitura de CRISÓPOLIS, devendo a Comissão do certame encaminhá-lo, posteriormente, à LIBRI Capacitação de Recursos Humanos.

2. Será de plano indeferido o Pedido de Revisão, na hipótese de descumprimento das exigências contidas nos itens 1 a 1.3 deste Capítulo;

3. Se do exame do Recurso resultar anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos ao mesmo cargo, independentemente de terem recorrido;

4. A Banca Examinadora da LIBRI é competente para avaliar os Recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão Recursos adicionais na área administrativa do Município.

CAPÍTULO VI - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. A classificação final será realizada, em ordem decrescente do total de pontos obtidos, por cargo.

2. Em caso de igualdade de pontos na Nota Final entre dois ou mais candidatos habilitados, a matéria será de competência do Setor de Recursos Humanos da Prefeitura, que aplicará os seguintes critérios:

a. Idade igual ou superior a 60 anos. (Parágrafo Único do art. 27 da Lei Federal Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso).

b. Tiver maior prole (número de filhos).

c. Experiência em Serviço Público em período não inferior a 3 anos de trabalho.

CAPÍTULO VII - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

1. A investidura do candidato no cargo está condicionada ao atendimento das seguintes condições:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) Estar em gozo dos direitos civis e políticos;

c) Estar quite com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

d) Comprovar ter votado nas últimas eleições ou justificado a ausência;

e) Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego;

f) Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da nomeação;

g) Estar com os títulos obtidos no exterior revalidados no País, se for o caso;

h) Apresentar o Diploma de Conclusão do Curso ou Certificado de Conclusão de Curso juntamente com o Histórico Escolar, referente à escolaridade mínima exigida para o cargo, expedido por Instituição de Ensino autorizada por Secretaria da Educação ou IES reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC e devidamente registrado.

i) Estar regularmente inscrito no Conselho de Classe da sua categoria profissional, quando for o caso;

j) Apresentar Atestado de Saúde Ocupacional expedido pelo Serviço de Medicina Ocupacional da Secretaria de Saúde do Município, comprovando estar o candidato apto a assumir as atribuições do Cargo;

k) Apresentar atestado de Antecedentes Policiais e Criminais, expedida por Órgão competente;

l) Apresentar cópias do RG, CPF, Título de Eleitor e certidão de quitação eleitoral, comprovante de residência e registro no PIS/PASEP (se tiver);

m) Apresentar original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

n) Entregar duas fotos recentes 3x4, coloridas;

o) Apresentar original da Carteira de Trabalho e Previdência Social;

p) Apresentar original da Carteira de Habilitação, quando for o caso;

q) Apresentar original do Comprovante de Residência (última conta de luz, água ou telefone), onde conste seu endereço completo, inclusive CEP;

1. No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não atender às condições apresentadas acima.

CAPÍTULO VIII - DO PROVIMENTO NO CARGO

1. Os Candidatos aprovados serão convocados para a nomeação, nos termos do presente Edital;

2. A convocação dar-se-á através do site da Prefeitura Municipal de Crisópolis www.crisopolis.ba.io.org.br e correspondência (AR) que deverá ser encaminhada ao endereço informado no formulário de inscrição;

3. O provimento dos cargos obedecerá à ordem da classificação final.

4. Os documentos comprobatórios das condições estabelecidas no Capítulo VII deverão ser entregues pelo candidato até a data estabelecida no ato de convocação, na sua forma original, acompanhados das respectivas fotocópias;

5. Na hipótese de desistência ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observando-se a ordem de classificação.

CAPÍTULO X - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O ato de Inscrição importa o conhecimento das regras contidas neste instrumento editalício e a aceitação total das condições do Processo Seletivo Público, nos termos fixados neste Edital;

2. Não será admitida em hipótese alguma, a exibição do Cartão de Respostas, quer ao próprio candidato ou, em nenhuma circunstância, a quaisquer pessoas;

3. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado até 30 dias após sua realização;

4. A Seleção Pública será homologada pelo Prefeito Municipal de CRISÓPOLIS publicado seu ato no site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.br e www.libri.com.br no prazo de até 10 dias, após a divulgação do resultado final do processo seletivo.

5. O candidato será responsável pela atualização de seu endereço residencial, a partir da publicação do resultado final. A atualização deverá ser feita no Protocolo Geral da Secretaria Municipal de Administração de CRISÓPOLIS, durante o prazo de validade do Processo Seletivo;

6. Todos os avisos e resultados serão publicados no site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.br e no site www.libri.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato acompanhar esses comunicados para pleno exercício de seus direitos;

7. Será excluído da Seleção Pública o candidato que:

7.1 Fizer declaração falsa ou inexata em qualquer documento.

7.2 Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos fixados neste Edital.

7.3 Ao ser convocado, deixar de apresentar-se ou não cumprir, nos prazos indicados, os procedimentos necessários para a admissão.

8. O candidato aprovado no certame, que não tenha logrado classificação suficiente,poderá ser convocado durante o período de validade do Processo Seletivo, de acordo com as necessidades e conveniência da Administração Pública Municipal;

9. O candidato aprovado, quando convocado, que não se apresentar à Secretaria Municipal de Administração, no prazo legal de cinco dias úteis, faculta a Prefeitura do Município de CRISÓPOLIS a convocar o candidato seguinte, excluindo da Seleção Pública aquele que não atender à convocação e não protocolar em tempo hábil o requerimento de desistência temporária;

10. O candidato habilitado na Seleção Pública e convocado para a Posse poderá desistir do respectivo certame seletivo, definitiva ou temporariamente. A desistência deverá ser efetuada mediante requerimento endereçado à Secretaria Municipal de Administração, até o 5º (quinto) dia útil anterior à data da posse. No caso de desistência temporária, o candidato renunciará à sua classificação e será posicionado em último lugar na lista dos habilitados no Cargo;

11. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência do evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Comunicado ou Aviso Oficial, oportunamente divulgado pela Prefeitura nos sites www.libri.com.br e/ou site da Prefeitura www.crisopolis.ba.io.org.br

12. Os casos omissos serão submetidos à apreciação da LIBRI Capacitação de Recursos Humanos, conjuntamente com a Comissão do Processo Seletivo e mediante homologação pelo Prefeito Municipal de CRISÓPOLIS.

CRISÓPOLIS, 25 de abril de 2014.

Prefeito Municipal
LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda.

ANEXO I

RELAÇÃO DOS CARGOS, VAGAS E REMUNERAÇÃO

CARGO

ESCOLARIDADE

RENUMERAÇÃO

CH

Nº DE VAGAS

CADASTRO RESERVA

TAXA DE INSCRIÇÃO

01

Auxiliar de Serviços Gerais

Nível Fundamental Incompleto

R$ 724,00

40h

04

06

R$ 40,00

02

Coveiro

Nível Fundamental Incompleto

R$ 724,00

40h

01

01

R$ 40,00

03

Gari

Nível Fundamental Incompleto

R$ 724,00

40h

05

05

R$ 40,00

04

Jardineiro

Nível Fundamental Incompleto

R$ 724,00

40h

01

01

R$ 40,00

05

Motorista classe B

Nível Fundamental Incompleto

R$ 824,36

40h

03

01

R$ 40,00

06

Motorista classe D

Nível Fundamental Incompleto

R$ 824,36

40h

04

03

R$ 40,00

07

Vigilante

Nível Fundamental Incompleto

R$ 724,00

40h

01

01

R$ 40,00

08

Auxiliar de Cozinha

Nível Fundamental Completo

R$ 724,00

40h

01

01

R$ 40,00

09

Técnico em Laboratório

Nível Médio

R$ 1.013,86

40h

01

01

R$ 55,00

10

Atendente de Classe

Nível Médio

R$ 724,00

40h

03

 

R$ 55,00

11

Auxiliar de Consultório Dentário

Nível Médio e curso na área

R$ 724,00

40h

01

01

R$ 55,00

12

Tradutor e Intérprete de Libras

Nível Médio

R$ 800,00

40h

01

01

R$ 55,00

13

Técnico de Enfermagem

Curso Técnico mais registro no COREN

R$ 1.105,00

40h

03

02

R$ 55,00

14

Técnico em Radiologia

Curso Técnico Médio

R$ 1.356,00

24H

01

01

R$ 55,00

15

Orientador Social

Nível Médio

R$ 800,00

40h

01

01

R$ 55,00

16

Oficineiro - CAPS

Nível Médio

R$ 724,00

40h

01

01

R$ 55,00

17

Educador Social

Nível Médio

R$ 724,00

40h

01

01

R$ 55,00

18

Instrutor de Libras

Formação em Magistério e curso de libras

R$ 1.644,00

40h

01

01

R$ 55,00

19

Assistente Social

Nível Superior

R$ 1.284,33

20h

01

01

R$ 80,00

20

Psicólogo

Nível Superior

R$ 1.626,65

40h

01

01

R$ 80,00

21

Médico Clínico

Nível Superior

R$ 8.300,00/2.500

40/24h

02

01

R$ 80,00

22

Médico Plantonista

Nível Superior

R$ 1.700,00

24H

06

01

R$ 80,00

23

Pediatra

Nível Superior

R$ 2.500,00

20h

01

01

R$ 80,00

24

Urologista

Nível Superior

R$ 2.500,00

20h

01

01

R$ 80,00

25

Psiquiatra

Nível Superior

R$ 2.500,00

20h

01

01

R$ 80,00

26

Ortopedista

Nível Superior

R$ 2.500,00

20h

01

01

R$ 80,00

27

Ultrassonografista

Nível Superior

R$ 2.500,00

20h

01

01

R$ 80,00

28

Ginecologista

Nível Superior

R$ 2.500,00

20h

01

01

R$ 80,00

29

Psicopedagogo

Nível Superior

R$ 2.500,00

40h

01

01

R$ 80,00

ANEXO II

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Utilização de material de limpeza. Noções de higiene. Noções de segurança do trabalho. Organização de material. Organização do ambiente de trabalho. Conhecimentos de culinária básica. Auxiliar na preparação de lanches e refeições. Limpeza de banheiros, utensílios, vidros, janelas, e objetos de adorno. Limpeza de escadas, pisos, calçadas, pátios, paredes, jardins. Roçar e cortar grama. Lavagem de louças e outros utensílios. Uso de detergentes e desinfetantes. Normas de comportamento e disciplinares. Deveres do Servidor Público. Noções de relações humanas no trabalho.

CARGO: GARI

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Manuseio de Produtos de Limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções Básicas de Higiene. Direitos e Deveres do Servidor Público. Prevenção de Acidentes. Limpeza e manutenção de ruas e outros logradouros públicos. Prática na coleta de lixos. Segurança no Trabalho.

CARGO: JARDINEIRO

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Conhecimento sobre adubos e fertilizantes; técnicas de plantio; noções sobre condições climáticas na formação do solo; influência das propriedades físicas do solo sobre suas condições agrícolas; uso atual da terra; a influência da matéria orgânica do solo sobre suas condições agrícolas; conhecimento sobre mudas. Deveres do Servidor Público. Noções de higiene e segurança no Trabalho. Normas de comportamento e disciplinares.

CARGO: MOTORISTA CATEGORIA "B"

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Condução e inspeção de veículos. Funcionamento de autos. Noções de segurança. Componentes mecânicos e eletrônicos de um veículo. Ferramentas obrigatórias. Averiguação de itinerários. Condução de viaturas; Controle de combustível. Legislação e normas de segurança no trânsito. Código Nacional de Trânsito. Sinalização. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Servidor Público. Noções de Relações Humanas. Noções básicas de atendimento ao público. Manutenção da segurança no trabalho. Regras básicas de comportamento profissional.

CARGO: MOTORISTA CATEGORIA "D"

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Noções básicas de mecânica; operação e manutenção preventiva dos equipamentos automotivos. Trator de esteira. Trator misto. Equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação e outros. Componentes mecânicos e eletrônicos de um veículo. Ferramentas obrigatórias. Averiguação de itinerários. Condução e inspeção de viaturas. Controle de combustível. Diagnóstico de falhas de funcionamento dos equipamentos. Legislação e normas de segurança no trânsito. Código Nacional de Trânsito. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Relações Humanas. Sinalização no Trânsito.

CARGO: VIGILANTE

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema monetário brasileiro.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Prática de atendimento de telefone e anotações de recados. Noções de montagem / desmontagem e lubrificação de armas de fogo. Elaboração de boletins de ocorrência. Prevenção de acidentes. Prevenção de incêndios. Vigilância do Patrimônio Público. Controle de entrada e saída de veículos em estacionamento de Repartições Públicas. Regras básicas de comportamento profissional. Regras de relações humanas. Direitos e Deveres do Servidor Público. Manutenção da segurança no trabalho. Noções de Administração Pública - Princípios.

CARGO: AUXILIAR DE COZINHA

NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e Interpretação de Texto. Ortografia. Separação de sílabas. Substantivo: classificação: flexão de gênero e número. Adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo. Acentuação. Pontuação. Sinônimo e antônimo.

MATEMÁTICA

Números Naturais. Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Unidades de medidas: comprimento, massa, tempo, capacidade. Sistema monetário brasileiro. Porcentagem.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Higiene na preparação dos alimentos. Programação de Horários; Preparo de Cardápios; Preparo de Refeições; Temperos de Alimentos; Alimentos Congelados; Descongelamento de Alimentos; Controle de Estoque de Alimentos; Estocagem de Alimentos Perecíveis e Não Perecíveis; Normas de Segurança; Pesos e Medidas. Direitos e Deveres do Servidor Público. Princípios que regem a Administração Pública. Noções de Relações Pessoais.

CARGO: ATENDENTE DE CLASSE

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Noções básicas sobre realização de procedimentos nos serviços a serem realizados em estabelecimentos de atendimento à infância. Noções de tarefas que visam criar um ambiente saudável para a criança. Noções básicas sobre recepção e entrega de crianças aos pais ou responsáveis. Noções básicas visando o tratamento higiênico das crianças. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Relações interpessoais. Direitos e Deveres do Servidor Público. Noções de Administração Pública - Princípios. Ética Profissional.

CARGO: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Orientação sobre técnicas de higiene bucal. Recepção do paciente: preenchimento de ficha clínica e organização do arquivo e fichário e controle do movimento financeiro. Revelação e montagem de radiografias dentárias. Material de uso odontológico: classificação e manipulação. Instrumental odontológico: identificação, classificação, técnicas de instrumentação. Aspectos éticos do exercício profissional da ACD. Bases legais e competências. Atribuições da ACD e a sua importância na equipe odontológica. Moldeiras odontológicas: tipos, seleção e confecção de modelos em gesso. Métodos preventivos contra a cárie dental e doenças periodontais: técnicas de aplicação. Consultório odontológico: conservação, manutenção do equipamento e do ambiente do trabalho. Deveres e Direitos do Servidor Público. Princípios que regem a Administração Pública. Ética Profissional.

CARGO: OFICINEIRO

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Realização de Oficinas diversas nas áreas de recreação, atividades artísticas, musicais e outras atividades. Orientação sobre trabalhos de artesanatos variados. Transmissão de conhecimentos teóricos e práticos sobre trabalhos manuais, embelezamento e outros. Treinamento de grupos em atividades de interesses prático-acompanhamento do grupo enquanto estiver no desempenho de suas funções. Instrumentos de trabalho: guarda, manutenção e zelo dos materiais entregues ao Oficineiro. Participação em reuniões de estudos e programas de atividades. Direitos e deveres do servidor público. Ética Profissional. O estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: ORIENTADOR SOCIAL

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Recepção e oferta de informações às famílias usuárias do CRAS. Mediação dos processos grupais, próprios dos serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos, ofertas no CRAS (função de orientador social do Projovem Adolescente, por exemplo); participação de reuniões sistemáticas de planejamento de atividades e de avaliação do processo de trabalho com equipe de referência do CRAS; participação das atividades de capacitação (ou formação continuada) da equipe de referência do CRAS. Ensinar orientar e supervisionar práticas de ofício e avaliar a aprendizagem dos usuários do CRAS. Cultura popular. Experiência de atuação em programas, projetos, serviços e benefícios sócio assistenciais; conhecimento da Política da Assistência Social e da Política Nacional de Juventude; Noções sobre direitos humanos e sócio assistenciais; Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso. Sensibilidade para as questões sociais e da juventude; Conhecimento da realidade do território. Relações interpessoais.

CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM (COREN)

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Procedimentos relacionados com a satisfação do conforto, higiene, assepsia e segurança do paciente. Vigilância Epidemiológica. Assistência ao paciente em fase terminal. Procedimentos técnicos de auxílio à diagnose, exames, transporte e tratamentos do paciente. Medicação: cálculo, vias, diluição e dosagens. Sinais vitais do paciente. Técnicas de curativo, bandagens, drenagem, aspiração de secreções, nebulização, inalação, tapotagem, oxigenoterapia, sondagens, ressuscitação cardiopulmonar. Esterilização: métodos físicos e químicos. Classificação das cirurgias segundo o potencial de contaminação. Controle e prevenção da infecção hospitalar. Lixo hospitalar. Normas de segurança no trabalho. Princípios e diretrizes do SUS. Leis Orgânicas da Saúde: 8080 e 8142. Conselhos e Conferências de Saúde. Comissões Intergestores (bi e tripartite). Programa Nacional de Imunização. Noções Básicas de Saúde Pública. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Princípios que regem a Administração Pública. Ética Profissional.

CARGO: TÉCNICO EM LABORATÓRIO

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Manuseio e conservação dos aparelhos e equipamentos de laboratório. Limpeza, desinfecção e esterilização do instrumental. Identificação, manuseio e preparo de materiais para as análises laboratoriais. Bioquímica: Noções sobre preparação e dosagem de albumina, proteínas totais, glicose, uréia, creatinina, ácido úrico, colesterol, lipídios totais e frações, triglicerídeos, transaminases, amilases, bilirrubinas, sódio, potássio, cloro e cálcio. Uroanálise: noções básicas sobre características gerais da urina, volume densidade, aspecto, PH, cor e depósitos; métodos utilizados para identificação de elementos anormais da urina (albumina, glicose, acetona, nitrito, pigmentos biliares, urobilinogênio, bilirrubina); noções de sedimentoscopia. Bacteriologia: procedimentos utilizados para a preparação de lâminas destinadas a bacterioscopia: principais métodos de coloração: Gram, Ziehl-Neelsen, Albert Layborn, Fontana-Iribondeau; noções gerais sobre os principais grupos de bactérias isoladas de material clínico (microbactérias, estafilococos, estreptococos, enterobactérias, neisserias e corinebactérias). Imunologia: noções gerais sobre os principais tipos de reações sorológicas usadas em laboratório de patologia clínica (aglutinação, precipitação, floculação, fixação de complemento); Hematologia: noções sobre o procedimento utilizado para determinação dos grupos sanguíneos pelo sistema ABO e RH; noções sobre os principais métodos de coloração de lâminas empregados em hematologia; noções básicas sobre constituintes sanguíneos (elementos figurados, plasma, soro); noções básicas de preparação de técnicas que permitem avaliar numericamente hemácias, leucócitos e plaquetas; determinação da hemoglobina, contagem reticulócitos, noções básicas sobre contagem específica de leucócitos; cuidados e técnicas utilizadas na determinação da velocidade de hemossedimentação; noções de procedimentos e cuidados para a execução do coagulograma. Parasitologia: noções básicas sobre preparação dos principais métodos de diagnósticos parasitológicos (flutuação, sedimentação, sedimentação por centrifugação); noções básicas sobre os principais parasitos humanos (protozoários e helmintos). Ética no Serviço Público e Profissional.

CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Conhecimentos do funcionamento dos equipamentos de Raios-X convencional e contrastado. Conhecimentos básicos de Anatomia e Fisiologia. (Ossos do Crânio). Face. Coluna. Tórax. Membros inferiores e superiores. Órgãos do Tórax e Abdômen. Conhecimentos básicos de equipamentos radiológicos e seu funcionamento (produção de Raios-X, estrutura básica de aparelhagem fixa e portátil, câmara escura). Conhecimentos de técnicas de Raios-X. Conhecimentos de técnicas de revelação e fixação e de elementos dos componentes químicos do revelador e fixador. Legislação concernente ao operador de Raios-X. Direitos e Deveres do Servidor Público. Princípios que regem a Administração Pública. Ética Profissional.

CARGO: TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Interpretação e tradução de línguas de sinais: Papéis e responsabilidades do tradutor-intérprete. Formação do tradutor-intérprete. Tipos e modos de interpretação (simultânea, consecutiva, sussurrada e cinestésico-espacial). Tradução e transliteração. Tradução e interpretação para surdocegos. Contextos sócio-políticos de tradução einterpretação. Teorias dos Estudos da Tradução e Estudos da Interpretação. Ética profissional. O intérprete de língua de sinais na escola inclusiva. Intérprete educacional. O intérprete de língua desinais no ensino superior; A relação professor / intérprete / alunos no processo educacional na área da surdez. Linguística das línguas de sinais: Estrutura e processos fonológicos dos sinais. Iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais. Estrutura morfológica dos sinais. Derivação, flexão e incorporação em língua de sinais. A sintaxe e asemântica das línguas de sinais. Sistema pronominal nas línguas de sinais. Tadoma. Referenciação e pragmática nas línguas de sinais. Sinais manuais e não manuais. Classificadores. Escrita de sinais (transcrição e tradução de língua de sinais). Soletração Manual ou datilologia. Expressões faciais em Libras: modulações dos sinais, expressões gramaticais e expressões afetivas. Abordagens da educação de surdos (oralismo, comunicação total, bilinguismo e inclusão). 16. Representações da surdez (visão clínico-patológica e visão sócio antropológica). Identidades surdas. Cultura e comunidade. Os surdos como minoria social. Identidade e desenvolvimento escolar. Políticas linguísticas e surdez. Legislação e surdez.

CARGO: EDUCADOR SOCIAL

NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso. SINASE- Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Atendimento às famílias do CREAS. Oferta de informações às famílias. Abordagem de rua ou busca ativa no território. Participação em reuniões de equipe para o planejamento de atividades. Avaliações. Participação em diversas atividades de capacitação e formação continuada da equipe do CREAS. Ética Profissional - Ilícito Administrativo. Direitos e deveres do Servidor Público.

CARGO: INSTRUTOR DE LIBRAS

MAGISTÉRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto e vocabulário. Vocábulos, adequação e variação sinonímico. Denotação e Conotação. Ortografia e Acentuação gráfica. Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Pontuação. Empregos dos porquês. Pronome. Verbo. Colocação Pronominal. Concordância verbal e nominal.

CONTEÚDO ESPECÍFICO

Introdução aos conceitos básicos: surdez, surdo-mudo, deficiência auditiva, mudez. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conceitos. Introdução a LIBRAS - Aspectos linguísticos. Características da língua, seu uso, variações regionais, sociais e históricas. Noções básicas de LIBRAS: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, direção, expressões não manuais, expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas. Lei nº 10436 de 24/04/2002 e Decreto nº 5626 de 22/12/2005.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Estado e Políticas Sociais: questões teóricas e históricas. Seguridade Social e LOAS. Política de Saúde e SUS: perfil histórico da assistência à saúde. Reforma sanitária. Caracterização organizacional e política do Sistema de Saúde e dilemas sócio-institucionais. Trabalho coletivo em saúde e interdisciplinaridade. Fundamentos históricos e teórico-metodológico do Serviço Social. Instituições: saberes, estratégias e práticas. SUS e Serviço Social. Via de acesso aos serviços das políticas sociais e ações. Instituições: Espaço Profissional. Serviço Social e Assistência Social. Cidadania. Serviço Social e Relações no Trabalho. Ética Profissional. O Código de Seguridade Social. O Estatuto da Criança e do Adolescente. O Estatuto do Idoso.

CARGO: MÉDICO CLÍNICO

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Epidemiologia, Fisiopatologia, Diagnóstico, Clínica Tratamento e Prevenção das Doenças: Cardiovasculares: Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Coronariana, Arritmias Cardíacas, Tromboses Venosas, Hipertensão Arterial, Choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar. Sistema Digestivo: neoplasias, gastrite e ulcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e Sistema Endócrinos: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicos: anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplastica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: orteoartrose, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e Transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomelite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, aids, doença de chagas, esquitossomose, leischimaniose, malária, tracoma, estreptocócicas, estafilocócicas, doença meningocócica, infecção por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitose, eczema, dermatite de contato, onicomicose, infecção bacteriana. Imunológicas: doença do soro, edema, urticária, anafiloxia. Ginecológicas: doença inflamatória da pelve, leucorréias, intercorrência no ciclo gravídico puerperal. Intoxicações Exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da Legislação e normas clínicas que norteiam as transferências interhospitalares. Código de Ética Médica. Sistema Único de Saúde (SUS).

CARGO: MÉDICO PLANTONISTA

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Epidemiologia, Fisiopatologia, Diagnóstico, Clínica Tratamento e Prevenção das Doenças: Cardiovasculares: Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Coronariana, Arritmias Cardíacas, Tromboses Venosas, Hipertensão Arterial, Choque. Pulmonares: Insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar. Sistema Digestivo: neoplasias, gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon. Renais: Insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e Sistema Endócrinos: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicos: anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplastica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: orteoartrose, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e Transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomelite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de chagas, esquitossomose, leischimaniose, malária, tracoma, estreptocócicas, estafilocócicas, doença meningocócica, infecção por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitose, eczema, dermatite de contato, onicomicose, infecção bacteriana. Imunológicas: doença do soro, edema, urticária, anafiloxia. Ginecológicas: doença inflamatória da pelve, leucorréias, intercorrência no ciclo gravídico puerperal. Intoxicações Exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da Legislação e normas clínicas que norteiam as transferências interhospitalares. Código de Ética Médica. Sistema Único de Saúde (SUS). NOB 96e NOABS/2001.

CARGO: MÉDICO GINECOLOGISTA

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Propedêutica obstétrica; Uso de drogas na gravidez; Assistência pré-natal normal e de risco; Estudo clínico do parto; Prematuridade; Aminiorrexe prematura; Doença hipertensiva nagravidez; Síndromes hemorragicas do terceiro trimestre; Abortamento; Tucurgias; Infecções puerperais; Prenhezectopica; Neoplasia trofoblastica gestacional; Propedêutica ginecológica; Fisiopatologia menstrual. Intersexo; Tumor de ovário; Climatério: D.S.T - Doenças sexualmente transmissíveis ; Planejamento familiar;Patologia cervical; Abdômen agudo em ginecologia; Esterilidade; Patologia do corpo uterino; Prolapso genital; Aborto legal: Introdução e finalidade; Campos de atenção à saúde; Relações entre os sistemas municipais; Papel do gestor estadual e federal; Direção e articulação; bases para o modelo de atenção à saúde;Legislação básica do S U.S. (Leis nº 8.080/90 e 8.142/90). Norma operacional básica do sistema único de saúde (NOB / 96) e norma operacional da assistência à saúde / SUS. (NOAS / SUS. 01/2001).

CARGO: MÉDICO ORTOPEDISTA

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Traumatologia: fraturas e luxações da coluna cervical, dorsal e lombar, fratura da pélvis, fratura do acetátulo, fratura e luxação dos ossos dos pés, tornozelo, joelho, lesões meniscais e ligamentares, fratura diafisária do fêmur, fratura transtrocanteriana, fratura do colo do fêmur, fratura do ombro, fratura da clavícula e extremidade superior e diáfise do úmero, fratura da extremidade distal do úmero, luxação do cotovelo e fratura da cabeça do rádio, fratura e luxação da monteggia, fraturadiafisária dos ossos do antebraço; fratura de Colles e Smith, luxação do carpo, fratura do escafoide capal. Traumatologia da mão: fratura metacarpiana e falangiana, ferimentos da mão, lesões dos tendões flexores e extensores dos dedos. Anatomia e radiologia em ortopedia e traumatologia, anatomia do sistema osteoarticular. Radiologia. Tomografia. Ressonância Nuclear Magnética, Ultrassonografia do sistema osteoarticular. Anatomia do sistema muscular. Anatomia dos vasos e nervos. Anatomia cirúrgica: vias de acesso, traumatologia e anomalias congênitas. Ética e legislação profissional.

CARGO: MÉDICO PEDIATRA

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Crescimento e Desenvolvimento; Nutrição e seus desvios; Imunizações; Infecções Respiratórias, Parasitoses Intestinais, Diarréias, Asma Brônquica, Insuficiência Cardíaca, Cardiopatia Congênita e Febre Reumática; Anemias, Púrpuras e Leucoses; Nefropatias mais comuns; Colagenoses; Diabetes Melitus Infanto-juvenil; Distúrbios Hidroeletrolíticos; Meningoencefalite; Tuberculose, Hepatite Aguda; Viroses Agudas da Infância; Parada cardio­Respiratória; Choque; Acidentes na Infância: Prevenção e Tratamento; Crescimento e Desenvolvimento Intra-uterino; Icterícia Neonatal; Distúrbios Respiratórios do recém-nascido; Distúrbios Metabólicos e Hidroeletrolíticos do recém-nascido; Infecção Neonatal; Morbo-mortalidade na infância; R.N. Normal, R.N. Patológico; Aleitamento materno e Alimentação na Infância; Afecções do aparelho digestivo; Afecções do aparelho Gênito-urinário; Doenças Infecciosas e Parasitárias. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB/96) e Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS (NOAS/SUS 01/2001). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: MÉDICO PLANTONISTA

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Epidemiologia, Fisiopatologia, Diagnóstico, Clínica Tratamento e Prevenção das Doenças: Cardiovasculares: Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Coronariana, Arritmias Cardíacas, Tromboses Venosas, Hipertensão Arterial, Choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar. Sistema Digestivo: neoplasias, gastrite e ulcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e Sistema Endócrinos: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicos: anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplastica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: orteoartrose, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e Transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomelite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, aids, doença de chagas, esquitossomose, leischimaniose, malária, tracoma, estreptocócicas, estafilocócicas, doença meningocócica, infecção por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitose, eczema, dermatite de contato, onicomicose, infecção bacteriana. Imunológicas: doença do soro, edema, urticária, anafiloxia. Ginecológicas: doença inflamatória da pelve, leucorréias, intercorrência no ciclo gravídico puerperal. Intoxicações Exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da Legislação e normas clínicas que norteiam as transferências interhospitalares. Código de Ética Médica. Sistema Único de Saúde (SUS).

CARGO: MÉDICO PSIQUIATRA

NÍVEL SUPERIOR LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Prova Específica: Síndromes e Transtornos Mentais Orgânicos; Demências na Senilidade e Pré-senilidade; Transtornos Mentais Orgânicos Induzidos por Substâncias Psicoativas; Esquizofrenia; Transtorno Delirante Paranóico; Transtornos Psicóticos S.O.E.; Transtornos Afetivos; Transtornos de Ansiedade; Transtornos Somatomorfos; Transtornos Dissociativos; Transtornos Sexuais; Transtornos do Sono; Transtornos Factícios; Transtornos de Personalidade; Transtornos da Alimentação; Psiquiatria Infantil; Psiquiatria Comunitária; Psiquiatria Forense; Emergências Psiquiátricas; Epidemiologia dos Transtornos Mentais; Testes Laboratoriais e Outros Testes; Psicofarmacoterapia e Terapias Convulsivantes; Psicoterapias. Epidemiologia; Medicina Social e Preventiva; Código de Ética; Código de Processo Ético; Saúde Pública; Atualidades sobre Saúde Pública; Atualidades sobre Medicina Geral. O Estatuto do Idoso. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: MÉDICO ULTRASSONOGRAFISTA

NIVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

A natureza do ultra-som. Princípios básicos. Técnica e equipamentos. Indicações deultrassonografia. Doppler. Obstetrícia e ginecologia - Anatomia ultrassonográfica do sacogestacional e do embrião. Anatomia ultrassonográfica fetal. Anatomia da idadegestacional. Anomalias fetais, propedêutica e tratamento pré-natal. Crescimento intrauterinoretardado. Gestação de alto risco. Gestação múltipla. Placenta e outros anexosdo concepto. Anatomia e ultrassonografia da pélvis feminina. Doenças pélvicasinflamatórias. Contribuição do ultra-som nos dispositivos intra-uterinos. Princípios nodiagnóstico diferencial das massas pélvicas pela ultra-sonografia. Ultra-sonografia nasdoenças ginecológicas malignas. Endometriose. Estudo ultrassonográfico da mamanormal e patológico. Estudo ultrassonográfico do útero normal e patológico. Estudoultrassonográfico do ovário normal e patológico. Ultra-sonografia e esterilidade. Estudoultrassonográfico das patologias da primeira metade da gestação. Medicina interna.Estudo ultrassonográfico do: crânio, olho, órbita, face e pescoço, tórax, escroto e pênis,extremidades, abdômen superior (fígado, vias biliares, pâncreas e baço), retroperitôneo.Estudo ultrassonográfico da cavidade abdominal vísceras ocas, coleções e abcessosperitoneais, rins e bexigas, próstata e vesículas seminais.

CARGO: PSICÓLOGO

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Processos Psicológicos: Percepção, Memória e motivação. Percepção: Para que serve a percepção; atenção seletiva; organização perceptiva; percepção e sensação. Memória: codificação, armazenamento, recuperação e construção. Motivação: Conceitos motivacionais, instintos, motivação de realização, fontes de motivação de realização e motivação intrínseca e realização.Psicologia do Desenvolvimento e Escolar: O desenvolvimento da criança e as relações nos anos pré-escolares e escolares. Desenvolvimento psicológico e processos educacionais: do estudo do desenvolvimento ao estudo da educação. Desenvolvimento, cultura, educação e escolarização. A construção do conhecimento nas relações interpessoais: a concepção construtivista. A inteligência segundo Piaget: fases do desenvolvimento cognitivo. Distúrbios Psicológicos: Definição de distúrbios psicológicos. Classificação dos distúrbios psicológicos.Distúrbios de ansiedade, fobias, Transtorno - Obsessivo Compulsivo, distúrbios dissociativos, distúrbios de ânimo, distúrbio bipolar, esquizofrenia e fatores psicológicos.Distúrbios de personalidade anti-social. O desenvolvimento da personalidade na adolescência: A construção da identidade. As relações sociais. O juízo e o raciocínio moral. Terapias psicológicas: Objetivos e métodos das principais psicoterapias: psicanálise, terapias humanistas, terapia comportamental, terapia cognitiva e terapias de Grupo e de Família. Estresse e Saúde: O que é estresse. Estresse e fatores estressantes. Modificação de comportamentos relacionados a doenças. O Estatuto da Criança e do Adolescente. O estatuto do Idoso.

CARGO: UROLOGISTA

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Embriologia do sistema geniturinário. Anomalias do sistema geniturinário. Anatomia do sistema geniturinário. Litíasedo trato geniturinário. Infecções do ticeto geniturinário. Traumatismo do sistema geniturinário. Neoplasias do sistema geniturinário. Bexiga Neurogênica. Doenças vasculares do aparelhogeniturinário. Doenças de Peryronie. Tuberculose do aparelho geniturinário. Doenças específicas do escroto. Urgências do aparelho geniturinário. Doenças sexualmente transmissíveis. Impotência sexual. Infertilidade. Estados intersexuais.

CARGO: PSICOPEDAGOGO

NÍVEL SUPERIOR LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Teorias sobre desenvolvimento e o processo ensino aprendizagem: Os estágios de desenvolvimento cognitivo; Noções de objeto, espaço, causalidade e tempo - a construção do real; A construção do raciocínio matemático e do social na criança; Pensamento e linguagem - alfabetização - letramento; A visão construtivista do erro. O processo de socialização: abordagem psicossocial, teoria de Piaget, de Vygotsky; A importância do jogo e da brincadeira na infância.Educação escolar: desafios e compromissos: A relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão - atuais tendências; Fundamentos e diretrizes do ensino fundamental e da educação infantil; Currículo e cidadania - desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; Escola inclusiva: acolhimento, socialização, aprendizagem. Gestão escolar e qualidade de ensino: Construção coletiva da proposta pedagógica da escola; O trabalho coletivo - aperfeiçoamento da prática docente; O envolvimento dos professores na atuação dos colegiados e das instituições escolares; Avaliação institucional e do desempenho escolar. Avaliação Educação Infantil; Cotidiano escolar - forma de aprender e socializar saberes, conviver, desenvolver valores de uma vida cidadã e enfrentar questões de indisciplina e violência. Aprender e ensinar, construir e interagir: Construção do conhecimento; O ensino como intervenção nas zonas de desenvolvimento proximal; Avaliação. Avaliação qualitativa e a importância da avaliação diagnóstica para o desenvolvimento do trabalho escolar; Conhecimentos prévios; Prática reflexiva na construção de competências para ensinar; Concepções de aprendizagem e teorias de ensino: a) Reforço - recuperação - atendimento à diversidade de características, de necessidades e de ritmos dos alunos; b) Relação professor/aluno - construção de valores - atitudes cooperativas. Aprendizagem e ensino de Língua escrita e oral - leitura, produção de textos, ortografia; a fala que cabe à escola ensinar.