CRATOD - Centro de Ref. de Álcool, Tabaco e Outras Drogas - SP

Notícia:   CRATOD - SP oferece várias vagas

CRATOD - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS

ESTADO DE SÃO PAULO

PAP - PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

COMUNICADO

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas - CRATOD, da Coordenadoria de Serviços de Saúde, torna pública a abertura de inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de Estado da Saúde, na área de Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

A SELEÇÃO SERÁ REGIDA PELAS SEGUINTES INSTRUÇÕES ESPECIAIS:

1- Poderão inscrever-se no Programa de Aprimoramento Profissional os profissionais formados no curso de nutrição, psicologia e serviço social.

2- A duração do Programa é de um ano e a carga horária é de 40 horas semanais.

3- O número de vagas será definido posteriormente pelo Conselho Estadual de Formação Profissional na Área de Saúde - CONFORPAS.

DA BOLSA

4- Os candidatos matriculados receberão bolsas de estudo financiadas pela Secretaria de Estado da Saúde e administradas pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP.

5- O valor da bolsa de estudo será fixado pelo Conselho Estadual de Formação Profissional na Área de Saúde - CONFORPAS.

DAS EXIGÊNCIAS

6- Os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos:

6.1- Ser brasileiro nato ou naturalizado;

6.2- Quando do sexo masculino ter cumprido as obrigações com o Serviço Militar;

6.3- Ter votado na última eleição ou ter se justificado nos termos da lei;

6.4- Estar habilitado para o exercício profissional;

6.5- Ter concluído curso superior,nos anos de 2005 a 2009, sendo o curso e a Instituição de Ensino reconhecidos pelo MEC;

6.6- Possuir registro no respectivo Conselho Regional do Estado de São Paulo ou protocolo de inscrição ou equivalente;

6.7- Não receber remuneração laboral proveniente de relação empregatícia ou contratual com empresa pública ou privada vinculada ao SUS;

6.8- Na eventualidade de vínculo empregatício entre o futuro participante do Programa de Aprimoramento quer com instituição pública quer com instituição privada vinculada ao SUS, ele deverá apresentar atestado expedido pelo empregador de que não receberá salários ou outro rendimento de qualquer natureza enquanto participar do Programa de Aprimoramento Profissional.

DAS INSCRIÇÕES

7- As inscrições serão recebidas no período de 19/10/2009 a 04/12/2009 (exceto sábados, domingos e feriados), das 9h00 às16h00 horas, no R.H., na Rua Prates, 165, 2º andar, Bom Retiro.

8- Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição o original da cédula de identidade.

9- No caso de inscrição por procuração, deverão ser apresentados o instrumento de mandato, documento de identidade do procurador e cópia do documento de identidade do candidato.

10- Não serão aceitas inscrições via postal.

11- É vedada a inscrição para quem já freqüentou ou concluiu o Programa de Aprimoramento Profissional - PAP em anos anteriores.

12- Informações: Telefone 3329-4453.

DA SELEÇÃO

13- A seleção constará de:

13.1- prova escrita - com questões: objetivas e dissertativas.

13.2- entrevista;

13.3- análise de currículo, conforme modelo anexo.

14- A prova escrita terá caráter eliminatório e constará de questões de acordo com o programa e bibliografia em anexo.

15- Serão considerados para análise do currículo os cursos e a experiência de trabalhos devidamente comprovados e relacionados com a área.

16- A prova escrita será avaliada na escala de 0 a 100 pontos.

17- Será atribuída à entrevista até 70 pontos e ao currículo até 30 pontos.

18- Os pontos atribuídos à entrevista e ao currículo serão considerados exclusivamente para efeito de classificação.

DA HABILITAÇÃO E DA CONVOCAÇÃO

19- Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 50 pontos na prova escrita.

20- Serão convocados para as demais fases da seleção apenas os candidatos habilitados na prova escrita.

21- A nota final será a soma dos pontos atribuídos à prova escrita, à entrevista e ao currículo.

22- Os candidatos habilitados serão classificados de acordo com a nota final, publicada em Diário Oficial do Estado.

23- Em caso de igualdade de classificação, terá preferência sucessivamente o candidato que tiver:

23.1- maior pontuação na prova escrita;

23.2- maior idade.

24- A convocação dos candidatos obedecerá à ordem de classificação de acordo com as vagas estabelecidas pelo CONFORPAS.

DA DATA E LOCAL DA PROVA ESCRITA, ENTREVISTA E ENTREGA DE CURRÍCULO

25- Data da prova escrita: 07/12/2009 - Horário: 9h00- Local:Auditório - Rua Prates, 165 - 2º andar Bom Retiro - Tempo de Duração : 3 horas

O resultado da prova escrita será afixado no CRATOD - Rua Prates, 165, 2º andar no dia: 10/12/2009.

26- Os candidatos habilitados na prova escrita terão 3 dias úteis a partir da divulgação do resultado da prova, para entrega do currículo com os devidos comprovantes de cursos e experiências na área.

27- Data da entrevista e Dinâmica: 16/12/2009 - Horário: 9h00 - Local: Auditório - Rua Prates, 165 - 2 º andar.

O resultado da entrevista e análise do currículo será afixado no CRATOD no dia: 18/12/2009

O resultado da nota final e a classificação dos candidatos no Processo Seletivo serão afixados no CRATOD na Rua Prates, 165, 2º andar no dia:05/01/2010

DO RECURSO

28- Os candidatos terão 03 (dias) úteis, contados a partir da data da divulgação dos resultados das notas da prova escrita, da entrevista, da análise de currículo, da nota final e classificação para entrarem com pedido de revisão, mediante requerimento dirigido à Comissão do Programa de Aprimoramento Profissional, no CRATOD.

28.1-Após análise do recurso, o candidato será notificado e convocado para ciência.

DA EXECUÇÃO DAS PROVAS

29- Os candidatos deverão comparecer ao local das provas 30 minutos antes do horário marcado, munidos dos documentos de identidade e comprovante de inscrição.

30- Somente será admitido às provas o candidato que exibir no ato, documento hábil de identidade e protocolo de inscrição.

31- Não será permitido o ingresso do candidato a sala para realização da prova após o horário estabelecido.

32- Não haverá segunda chamada para as provas seja qual for o motivo alegado.

32.1 O candidato será eliminado da seleção quando:

32.2- Ausentar-se da sala de provas sem acompanhamento do fiscal ou antes do decorrido 30 minutos do início da prova;

32.3- Durante a realização das provas for surpreendido em comunicação;

32.4- Lançar mão de meios ilícitos para execução das provas;

32.5- Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

DA MATRÍCULA

33- A matrícula será realizada nos dias 22,23,24/02/2010 das 9h00 às 16h00 horas, no R.H. na Rua Prates, 165, 2º andar. A Unidade afixará com 03 (dias) úteis de antecedência a lista dos candidatos convocados para matrícula, de acordo com o número de vagas. O não comparecimento do candidato até o último dia previsto para a realização da matrícula, caracterizará a sua desistência do processo seletivo, ficando a instituição autorizada para proceder com nova convocação.

33.1- A nova convocação será afixada na Unidade no dia subseqüente ao término da convocação anterior, seguindo a ordem da lista de classificação dos candidatos.

34- O candidato aprovado e convocado de acordo com o número de vagas disponíveis deverá entregar no ato da matrícula:

34.1- Originais e cópias da cédula de identidade e do CPF;

34.2- Originais e cópias dos documentos constantes dos itens 6.2, 6.3, 6.5 e 6.6

34.3- Documentos constantes dos itens 6.7 e 6.8;

34.4- Número de Inscrição do Trabalhador - NIT (PIS/PASEP/CI) junto à Previdência Social.

35- O bolsista será orientado a efetuar abertura de conta corrente no Banco Nossa Caixa S/A, a fim de receber o valor da bolsa de estudo.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

36- Qualquer alteração de datas, prazos e local será publicada no D.O.E. e divulgada aos candidatos com devida antecedência.

37- A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentação, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato da seleção e do programa, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

38- A inscrição implicará no conhecimento das presentes instruções e no compromisso da aceitação das condições aqui estabelecidas.

PROGRAMA:

Programa para todas as Áreas

Técnicas de abordagem grupal

Conceito de Dependência Química

Síndrome de Dependência do Álcool

Síndrome de Abstinência do Álcool

Recaída e Reinstalação do Padrão de Consumo

Estruturação de Programas de Tratamentos da Dependência Química

Legislações

BIBLIOGRAFIA:

Bibliografia para todas as Áreas

Ramos, Sergio de Paula, Alcoolismo Hoje, Editora Artmed - Bookman, 1997

Fiorini, Héctor Juan, Teoria e Técnicas de Psicoterapias - Editora Martins Fontes, 1ª Edição 2004.

Freitas, Luís Alberto Pinheiro - Adolescência , Família e drogas - Editora Mauad, 2002.

Edwards, Griffith, O Tratamento do Álcoolismo, Porto Alegre - Artmed, 3ª edição.

Lei Orgânica da Saúde 8080/90.

Lei nº1 0.216 de 06 de abril de 2001.

Portaria GM/MS 816 de 30 de abril de 2002

Portaria GM/MS nº336, de 19 de fevereiro de 2002.

Decreto nº46.860, de 25 de junho de 2002.

Programa Específico para cada Área

Nutrição:

Programa

Mecanismo de ação do álcool, tabaco e outras drogas.

Doenças causadas pelo uso do álcool, tabaco e outras drogas.

Psicologia relacionada à dependência química.

Comorbidades associadas à dependência química.

Saúde Pública.

Educação Nutricional.

Atendimento Dietoterápico em Ambulatório de adultos e adolescentes usuários de álcool e outras drogas.

Atendimento Multiprofissional no Grupo de Tabaco.

Grupos e oficinas terapêuticas.

Administração e Organização da Unidade de Alimentação e Nutrição (U.A.N.).

Bibliografia Específica da Área de Nutrição

Cuppari, L. Nutrição: Nutrição Clínica do Adulto. Barueri, SP: Manole, 2005 - (Guias de medicina ambulatorial e hospitalar - Unifesp/editor Nestor Schor).

Mahan, L.K. & Arlin, M.T. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 1995.

Reis, N.T.; Rodrigues, C.S.C. Nutrição Clínica: Alcoolismo. Rio de Janeiro: Rubio, 2003.

Shils, M.E.; Olson, J.A.; Shike, M. Ross, A.C. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. Volume I e II. Tamboré, SP: Manole, 2003.

Regulamentação da profissão de nutricionista - Lei nº8234 de 17 de setembro de 1991.

Código de Ética do Nutricionista - Resolução CFN nº334/2004.

Psicologia

Programa

Psicologia - Técnicas e abordagens relacionadas à dependência química Psicoterapia Breve

Psicoterapia de Grupo, individual e familiar

Bibliografia

Fiorini, Héctor Juan, teoria e Técnicas de Psicoterapias - Editora Martins Fontes, 1ª Edição 2004.

Freitas, Luiz Alberto Pinheiro - Adolescência, Família e Drogas - Editora Mauad 2002.

Kaufman, Arthur - O Obeso no Prato - Editora Segmento Farma - SP 2005.

Serviço Social

Programa

Postura ética relativa aos usuários de drogas, aos Profissionais e à Instituição. Compreender a importância do trabalho do Assistente Social no processo de construção e resgate da cidadania de indivíduos, grupos e populações.

Bibliografia

Código de ética dos Assistentes Sociais aprovado em 13/03/1993.

Iamamoto, M.V. - O Serviço Social na contemporaneidade. São Paulo, Cortez, 1999. ECA- Estatuto da Criança e Adolescente

MODELO DE CURRÍCULO (anexar documentos comprobatórios dos itens pontuados)

1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

NOME:

ENDEREÇO:

TELEFONE:

NO DO REGISTRO NO CONSELHO REGIONAL:

2 - CURSO DE FORMAÇÃO:

Especificar instituição promotora, nome do curso, ano de início e de conclusão.

3- OUTROS CURSOS (relativos à área):

Especificar instituição promotora, nome e período do curso. Máximo: 10 pontos.

4 - ESTÁGIOS (relativos à área):

(Extracurriculares)

Especificar instituição/empresa, área, resumo das atividades desenvolvidas, período de realização com a respectiva carga horária.

Máximo: 8 pontos.

5 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL/VOLUNTARIADO (relativos à área):

Especificar instituição/empresa, área, resumo das atividades desenvolvidas e duração. Máximo: 4 pontos.

6 - PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS E CONGÊNERES (relativos à área): Citar os últimos 6 anos

Máximo: 6 pontos.

7 - IDIOMA/INFORMÁTICA:

Especificar o nível de conhecimento Máximo: 2 pontos.

TOTAL: 30 PONTOS

Declaro que assumo total responsabilidade pelas informações apresentadas neste documento.

Data ___/___/______.

assinatura ________________________