Prefeitura de Mirassol d'Oeste - MT

Notícia:   Contratação Temporária de Pessoal para a Prefeitura de Mirassol d'Oeste - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRASSOL D’OESTE

ESTADO DE MATO GROSSO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL

EDITAL N° 001/2011

RUA ANTONIO TAVARES, Nº 3.310 - CENTRO - CEP 78.280-000
FONES: (65) 3241.1915/3241.1914 - FAX (65) 3241.3591
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O Prefeito do Município de Mirassol D'Oeste, Estado de Mato Grosso, torna público; que no inciso VII do Artigo 152 da Lei Orgânica Municipal e nos artigos 264, inciso III e parágrafo único da Lei Complementar 008/98, FAZ SABER a quem pode interessar que será realizado o Processo Seletivo para Contratação Temporária de Pessoal, observadas as disposições na Lei Complementar 087/2009 e Lei n° 988 de 21 de Dezembro de 2010, e as normas contidas neste edital:

1 - Instruções Preliminares:

1.1 - O Processo Seletivo será realizado pela Prefeitura Municipal e destina a Contratação Temporária por Tempo Determinado, conforme descrito neste Edital.

1 . 2 - Os habilitados e classificados no Processo Seletivo Simplificado, nos termos deste edital vincular-se-ão como segurados do Regime Geral da Previdência Social.

1 . 3 - Os habilitados e classificados no Processo Seletivo Simplificado que forem contratados vincular-se-ão ao Regime Estatutário praticado pelo Município.

2 - Das vagas:

2.1 - Os candidatos selecionados e contratados para as vagas abertas neste Edital em consonância com a Lei n° 988 de 21 de Dezembro de 2010, Lei 087 de Dezembro de 2009 deverão ocupar os cargos abaixo especificados e cumprindo as graduações específicas para o cargo.

2.2 -As contratações de que trata esta Lei destinam-se a atender as seguintes necessidades:

a) - Substituição de professores quando ocupantes de cargo de direção, chefia, supervisão, assessoramento e cooperação técnica, conforme Alínea c do Inciso VIII da Lei Complementar 087/2009, sendo:

CARGO

CARGA HORÁRIA

VAGAS

ESCOLARIDADE

SALÁRIO

Professor

40 horas

17

- Ensino Médio (Magistério) + Licenciatura em outra Área de Conhecimento

- Licenciatura em Pedagogia

- Licenciatura nas demais áreas da educação

1.627,99

Professor25 horas01- Ensino Médio (Magistério) + Licenciatura em outra Área de Conhecimento

- Licenciatura em Pedagogia.

1.017,48

b) - Contratação destinada ao atendimento dos Programas de Governo, conforme Inciso I da Lei Complementar n° 087/2009, sendo:

CARGO

CARGA HORÁRIA

VAGAS

ESCOLARIDADE

SALÁRIO

Professor- Pedagogia

40 horas

01

Nível Superior Específico

1.627,99

Monitor de Artesanato

40 horas

01

Ensino Médio

869,24

Monitor de Esporte(escola)

20 horas

02

Ensino Médio (com credenciamento no CREF/ Provisionado)

764,31

Monitor de Esporte e Lazer ( Peti)

40 horas

01

Ensino Médio

869,24

Monitor Social para Idosos -API

30 horas

01

Nível Superior

869,24

Monitor de dança

40 horas

01

Ensino Médio

869,24

Cadastrador Social (bolsa família)

40 horas

02

Ensino Médio

869,24

Orientador Social (projovem)

30 horas

01

Nível Superior

869,24

Monitor de Informática

40 horas

04

Ensino Médio

608,90

c) - Contratação decorrente de não remanescentes em concurso público em vigência, conforme Alínea "b" do Inciso VIII da Lei Complementar n° 087/2009:

CARGO

CARGA HORÁRIA

VAGAS

ESCOLARIDADE

SALÁRIO

Bioquímico/Farmacêutico

40 horas

02

Nível Superior Específico

2.064,36

Atendente de Consultório Dentário do Programa PSF

40 horas

03

Ensino Médio

510,00

Auxiliar de Enfermagem do Programa - PSF40 horas06Ensino Fundamental Completo com curso específico de qualificação de no mínimo 400 horas-aula.1.114,83
Enfermeiro Programa -PSF40 horas03Nível Superior Específico3.909,31
Odontólogo Programa -PSF40 horas02Nível Superior Específico5.147,89
Médico do Programa - PSF40 horas03Nível Superior Específico10.359,68+ Incentivo de 4.875,00
Monitor de Creche40 horas11Ensino Médio525,57
Vigia40 horas01Ensino Fundamental Incompleto525,57
Auxiliar de Serviços Externos40 horas22Ensino Fundamental Incompleto510,00

d) - Saída de servidores mediante férias, licença de concessão obrigatória, afastamento, aposentadoria, demissão voluntária, ou outra causa cuja ausência possa prejudicar a execução dos serviços, conforme Inciso VIII da Lei Complementar n° 087/2009, sendo:

CARGO

CARGA HORÁRIA

VAGAS

ESCOLARIDADE

SALÁRIO

Professor

40 horas

12

- Ensino Médio Magistério + Licenciatura em outra Área de Conhecimento

- Licenciatura em Pedagogia

- Licenciatura nas demais áreas da educação

1.627,99

Professor

25 horas

1.017,48

Merendeira

40 horas

03

Ensino Fundamental completo

510,00

Aux. De Serv. Internos

40 horas

03

Ensino Fundamental Incompleto

510,00

Aux. De Serv. Externos

40 horas

03

Ensino Fundamental Incompleto

510,00

Vigia

40 horas

03

Ensino Fundamental Incompleto

525,57

Monitor de Creche

40 horas

02

Ensino Médio

525,57

2.3 - As contratações para as vagas de Professor previstas no item 2.2.a são para as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino para substituição de: professores com carga horária de 40 horas, ocupantes de cargos efetivos que desempenham funções gratificadas. As contratações serão efetuadas no período de 14 de fevereiro de 2011 a 16 de dezembro de 2011.

2.4 - A contratação para a vaga prevista no item 2.2.a com carga horária de 25 horas será para a extensão da Escola Centro Educacional Vereador Edson A. A. Tamandaré localizada na Escola Estadual Madre Cristina e Inedi Fontes Castilho Queiroz, pelo período descrito no item anterior.

2.5 - As vagas previstas no item 2.2.d são para substituição nos seguintes casos: tratamento de saúde, licença gestante, licença premio, licença tratamento de saúde de pessoa da família, Afastamento, aposentadoria, demissão voluntária, cursos e cooperação técnica, Estado e Município de acordo com a Lei 087/2009, ou outra causa cuja ausência possa prejudicar a execução dos serviços, conforme inciso VII de Lei Complementar n° 087/2009, pelo prazo que perdurar a ausência do servidor, não podendo ultrapassar 12 meses.

2.6 - Os candidatos para as vagas previstos no item 2.2.b, serão pelo período de 14 de fevereiro 2011 a 20 de dezembro de 2011.

2.7.- Os candidatos para as vagas previstos no item 2.2.c, serão contratados até 31/01/2012, com exceção do cargo de monitor de creche que terão suas contratações pelo período constante do item 2.3.

2.8 - As contratações para as vagas de MONITOR DE INFORMÁTICA e de ESPORTE previstas no item 2.2 b. são para os Programas Educacionais do Município, a saber: "No Mundo da Informática" e " Esporte na Escola".

2.9 - As contratações para as vagas de MONITOR DE ESPORTE previstas no item 2.2 b. com carga horária de 20 horas serão para prestar serviços no Ginásio Poliesportivo Amauri Barros de Brito sob a coordenação do Coordenador do Departamento de Esporte de Mirassol D'Oeste-MT.

2.10 - As contratações para as vagas previstas no item 2.2 b cargos de Professor Pedagogo 40 hs, monitor de dança, monitor de artesanato, monitor de esporte e lazer, orientador social, monitor social para idosos e cadastrador social são para os Programas Sociais do Município, a saber: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ProJovem Adolescente, Programa de Apoio a Pessoa Idosa (API) e Programa Bolsa Família.

2.11 - A contratação para as vagas de AUX. DE SERVIÇOS EXTERNOS previstas no item 2.2.c com carga horária de 40 horas serão para a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, conforme Lei n° 988/2010.

3 - Das Inscrições:

3.1 - As Inscrições para os cargos previstos neste Edital estarão abertas no período de 05 à 13/01/2011 no horário das 7h30min às 12h30 minutos na SMEC - Paço Municipal Miguel Botelho de Carvalho.

3.2- O valor das inscrições será de:

-Ensino Fundamental Completo e Incompleto R$ 15,00 (quinze reais);

-Ensino Médio Completo R$ 20,00 (vinte reais);

-Ensino Superior Completo R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

3.2.1 Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá solicitar guia de recolhimento na Sala do Cidadão no Paço Municipal Miguel Botelho de Carvalho, das 8 as 13 horas, a qual deverá ser paga nos Bancos: HSBC ou SICRED e convênios do HSBC;

3.3 - O candidato deverá preencher a ficha de inscrição que será fornecida no local da mesma, expressando sua concordância em aceitar as condições constantes do Edital, sob as penas da Lei.

3.4 - Para o cargo de professor no ato da inscrição o candidato deverá optar pela modalidade de ensino sendo:

a)- Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano ou 1a série à 4a série: Professor com formação - 2° Grau Magistério + Licenciatura em outra Área de Conhecimento, Normal Superior, ou Licenciatura Plena em Pedagogia.

b)- Ensino Fundamental de 5a a 8a série ou 6° ao 9°ano: Professor com formação a nível de 3° Grau na área : Letras,Ciências Biológicas, Geografia, História, Matemática, sendo que os mesmos poderão assumir aulas assim distribuídas:

c)- Professor com formação na Área de Linguagem: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.

- Área de Ciências Humanas: Geografia, História e Ensino Religioso.

- Área de Ciências da Natureza e da Matemática: Matemática e Ciências.

3.5 - Para o cargo de Professor, no ato da inscrição, o candidato deverá optar por 25 ou 40 horas sendo:

a) 25 horas para a extensão do Centro Educacional Vereador Edson A. A. Tamandaré na Escola Estadual Madre Cristina;

b) 40 horas para as demais Escolas da Rede Municipal de Ensino

4.1 - São requisitos básicos para participação do Processo Seletivo:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ressalvado o disposto no inciso I do Artigo 37 da Constituição Federal;

b) Ter, na data do encerramento das inscrições idade igual ou superiora 18 anos;

c) Comprovante de exame de sanidade física e mental (apresentar no ato da contratação);

d) Estar em dias com as obrigações eleitorais e Serviço Militar, comprovados através de documentos ou Certidão de Votação e Certificado, respectivamente;

e) Declaração de que não responde Processo Criminal (apresentar no ato da contratação);

f) Certidão Negativa de débito com o Município (apresentar no ato da contratação);

g) Registro no conselho da respectiva categoria quando se tratar de profissão regulamentada (no ato da contratação).

4.2 - No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar cópia dos seguintes documentos:

a) Certificado de conclusão de escolaridade conforme exigência do cargo, expedido pelo órgão competente,

b) Cédula oficial de Identidade/RG;

c) C.P.F.;

d) Título de eleitor

e) Comprovante de residência atualizado;

4.2.1 - Para o cargo de Auxiliar de Enfermagem, os candidatos deverão apresentar no ato da contratação comprovante de qualificação específica de Auxiliar de Enfermagem, com o devido registro no COREN;

4.2.2 - Para o cargo de Monitor de Esporte, os candidatos deverão apresentar no ato da contratação comprovante de credenciamento no CREF ou CREF/PROVISIONADO.

4.2.3 - A efetivação da inscrição estará condicionada à apresentação, pelo candidato, no ato da inscrição, dos documentos exigidos no item acima e do correto preenchimento do requerimento;

4.3 - A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente constituído, não sendo aceita a inscrição por via postal ou de forma condicional.

4.3.1 - No caso de inscrição por procuração, deverá, ainda, ser anexado o instrumento de mandado (instrumento particular de procuração, com a qualificação do candidato e do procurador e a indicação dos endereços e fotocópias dos documentos de identidade de ambos), com fim específico para inscrição no presente Processo Seletivo Simplificado. A procuração não necessita ser passada em cartório.

4.4 - O candidato terá sua inscrição homologada após avaliação feita pela Comissão Municipal Coordenadora do Processo Seletivo Simplificado e publicação feita no Mural Público Municipal no endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br. e Jornal Oficial da AMM.

4.5 - As cópias dos documentos apresentados no ato da inscrição serão retidas e anexadas à mesma.

4.6 - A inscrição cujo pagamento for efetuado após a data prevista para o término das inscrições será indeferida.

5- Da Isenção de taxa

5.1- O pedido para a isenção de taxa será de 05 á 07/01/2010, no horário das 7:30 às 12:30 horas na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

5.1.1- São documentos obrigatórios para a inscrição com pedido de isenção do pagamento da taxa:

a) uma fotocópia do documento de identidade

b) uma fotocópia do Cadastro de Pessoa Física- CPF;

c) para candidato desempregado- fotocópia da pagina de identificação da Carteira de Trabalho- CTPS, contendo número e série, que identifique a data de admissão e a data de saída da empresa e da pagina subseqüente em branco.

d) para candidato que recebe até um salário mínimo - fotocópia da pagina de identificação da Carteira de Trabalho -CTPS , contendo número e série, bem como as folhas de registro de admissão e valor de remuneração e o ultimo holerite.

e) para candidato doador de sangue, é necessário documento comprobatório padronizado de sua condição de doador regular, expedido por Banco de Sangue público ou privado (autorizado pelo poder público) em que faz a doação, constando, pelo menos, 03 (três) doações até a data da publicação deste Edital.

5.1.2 - Não será concedida isenção do pagamento da taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e /ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não protocolar ou protocolar com documentação incompleta, não atendendo ao disposto no sub item 5.1.1 ou não observar o local, prazo e os horários estabelecidos no sub item 5.1 deste Edital.

5.1.3 - Não serão admitidas inscrições, uma vez encerrado o prazo a elas destinado;

5.1.4 - Se aprovado, o candidato, no ato da contratação, deverá apresentar os documentos constante do item 4,e sub itens deste Edital, bem como os demais que a coordenadoria de Gestão de Pessoas exigir para realização da mesma, sendo obrigatório ao candidato a apresentação de Atestado Médico que comprove sua capacidade física e mental para o exercício do cargo, e os demais que lhe forem exigidos, sob pena de perda do direito a vaga;

5.1.5 - Encerrado o prazo para inscrições e não havendo candidatos inscritos a cargos determinados neste edital, a autoridade competente delibera sobre sua reabertura ou não.

5.1.6 - O valor da taxa de inscrição somente será devolvido em caso de cancelamento do Processo Seletivo.

5.1.7 - Findo o prazo das inscrições, a Comissão publicará a relação dos números dos candidatos inscritos e, se houver indeferimento de inscrições será publicado o indeferimento com os respectivos motivos.

5.1.8 - A homologação das inscrições será feita no dia 17 de janeiro de 2011 e divulgada através do Mural da Prefeitura Municipal na sala cidadão do Paço Municipal, endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br, e Jornal Oficial da AMM, após avaliação feita pela Comissão Municipal Coordenadora do Processo Seletivo Simplificado.

5.1.9 - Do indeferimento da inscrição caberá recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de publicação no mural da Sala do cidadão e Secretaria Municipal de Educação, endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br, e Jornal Oficial da AMM que será decidido em igual período pela Comissão Coordenadora do Teste Seletivo.

6 - Das Provas:

6.1 - O Teste Seletivo para os cargos constantes deste Edital constará das seguintes provas escritas: Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimento Específico na área de cada cargo, conforme anexo I deste edital;

6.2. - A disciplina de Língua Portuguesa constará de Gramática e Ortografia, com peso de 25 (vinte e cinco) pontos e Produção e Interpretação Textual, com peso de 25 (vinte e cinco) pontos.

6.3- O Processo Seletivo para os cargos de: Monitor de Informática, Monitor de Esporte, Monitor de Dança, Monitor de Artesanato, Monitor de Esporte e Lazer, Monitor Social para Idosos, Cadastrador Social e Orientador Social será realizado em 02 (duas) etapas a saber:

6.3.1 -1a Etapa: Prova Escrita : Serão realizadas no dia 20 de janeiro de 2011, na Escola Estadual Padre Tiago das 19:00 às 22:00 horas. Será classificado para a próxima etapa o candidato que atingir a somatória igual ou superior a 04 (quatro) pontos, o qual terá o seu nome divulgado no dia 24 de janeiro de 2011 em Edital de Convocação para segunda etapa.

6.3.2 - 2a Etapa: Entrevista para os cargos de: Professor Pedagogo, Monitor de Dança, Monitor de Esporte e Lazer, Monitor de Artesanato, Orientador Social, Monitor Social para Idosos e Cadastrador Social fará avaliação com profissionais da área social (psicólogo e assistente social), com atribuição de nota de O (zero) à 10 (dez), com aplicação de questões dissertativas na sala de reunião da Secretária de Assistência Social Trabalho e Cidadania no dia 27/01/2011.

6.4 - O Processo Seletivo para os cargos de: Monitor de Informática, Monitor de Esporte e Auxiliar de Serviços Externos será realizado em 02 (duas) etapas a saber:

6.4.1 - ia Etapa: Prova Escrita : Será realizada no dia 20 de janeiro de 2011, na Escola Estadual Padre Tiago, das 19:00 horas às 22:00 horas. Será classificado para a próxima etapa o candidato que atingir a somatória igual ou superior a 04 (quatro) pontos, o qual terá o seu nome divulgado no dia 24 de janeiro de 2011 em Edital de Convocação.

6.4.2 - 2a Etapa: Prova Prática: no dia 27 de janeiro de 2011 das 7:30 às 11:00 horas, nos seguintes locais:

a. Monitor de Informática e Monitor de Esporte: Centro Educacional Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré;

b. Auxiliar de Serviços Externos: Secretaria Municipal de Obras;

6.5 - A classificação dos candidatos será realizada pela Comissão do Processo Seletivo, a qual efetuará a média final , obtida com a soma dos itens da 1ª e 2ª etapas, que será divulgada em Edital, publicado no mural da Sala do Cidadão e site www.mirassoldoeste.mt.gov.br.

7 - Da Aplicação de Provas

7.1 - As provas serão aplicadas no local, data e horário a seguir:

a. Prova escrita: 20/01/2011 das 19h às 22h, na Escola Estadual "Padre Tiago", para todos os cargos;

b. Entrevista: serão aplicadas no dia 27/01/2011, às 8:00 horas na sala de reunião da Secretaria de Assistência Social Trabalho e Cidadania.

c. Prova Prática: serão aplicadas no dia 27/01/2011, às 8:00 horas no Centro Educacional Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré.

7.2 - Não será admitido na sala de provas, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início das mesmas, para tanto, o mesmo deverá comparecer com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos da hora prevista para o início das provas.

7.3 - O ingresso na sala de provas só será permitido ao candidato que apresentar o protocolo de inscrição e cédula oficial de identidade.

7.4 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato.

7.5 - O candidato deverá comparecer no local designado para a realização das provas munido de caneta esferográfica azul, lápis preto e borracha.

7.6 - No ato de assinalar a alternativa na Folha de Resposta, o candidato deverá marcar cuidadosamente com um X, a alternativa correspondente a sua escolha, e, não serão computadas: questões em branco; não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta; emenda ou rasura; ainda que legível. Somente serão permitidos assinalamentos na Folha de Respostas, feitos pelo próprio candidato, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros.

7.7 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do certame em igualdade de condições com os demais candidatos no que for referente ao conteúdo e à avaliação das provas.

7.8 - Durante a realização das provas não será admitida consulta à, livros ou outros materiais, nem a utilização de instrumentos - máquina de calcular, celular etc.

7.9 - O candidato não deverá entregar sua Folha de Resposta antes de 1 (uma) hora após o início da prova.

7.10 - Ao terminar a prova, respeitando o disposto no item anterior, o candidato entregará ao fiscal de sala a sua Folha de Respostas, podendo levar consigo o caderno de provas.

7.11 - A Folha de Respostas, só terá VALIDADE se contiver o número de inscrição do candidato em local designado.

7.12 - Será excluído do Processo Seletivo o candidato que: a. apresentar-se após o horário estabelecido;

a. apresentar-se após o horário estabelecido;

b. não comparecer a qualquer uma das provas seja qual for o motivo alegado;

c. não apresentar o documento de identificação exigido;

d. ausentar-se da sala de provas sem acompanhamento do fiscal ou antes de decorrida uma hora do início das provas;

e. for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos, calculadoras ou celulares,etc.;

f. estiver portando armas;

g. lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;

h. não devolver integralmente o material exigido;

i. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

7.13. O candidato não poderá alegar desconhecimento quaisquer sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento, no Processo Seletivo, qualquer que seja o motivo, caracterizará a DESISTÊNCIA do candidato e resultará em ELIMINAÇÃO DO MESMO no Processo Seletivo.

7.14. O gabarito das provas escritas será divulgado no mural da Prefeitura Municipal, Diário Oficial e no endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br. no dia 21/01/2011.

8 - Dos Candidatos Portadores de Necessidades Especiais:

8.1 - Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil, serão admitidos os candidatos inscritos como portadores de deficiência, aprovados neste Processo Seletivo Simplificado na proporção de até 5% (cinco por cento) das vagas existentes ou oferecidas para cada cargo, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

8.2 - O candidato que no ato de inscrição declarar-se portador de deficiência, em sendo aprovado e classificado no Processo Seletivo Simplificado, além de constar da lista de classificação, terá seu nome publicado em outra relação também observada a ordem de classificação.

8.3 - Os portadores de deficiência, antes da contratação, serão submetidos à perícia médica oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação como portador de deficiência ou não e sobre o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

8.4 - Os candidatos portadores de deficiência deverão comparecer à perícia médica munidos de laudo que ateste a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da doença.

8.5 - Caso o resultado da perícia conclua negativamente quanto à compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo, o candidato não será admitido, por inaptidão para o exercício da função ou cargo.

8.6 - Os candidatos portadores de deficiência, resguardadas as condições especiais necessárias a participação do Processo Seletivo Simplificado, participarão do Processo Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação, duração e critérios de aprovação, dia, horário e local de aplicação das provas

8.7 - Os candidatos portadores de deficiência ou com necessidades especiais que necessitarem de qualquer tipo de atendimento diferenciado deverão solicitá-lo no ato da inscrição preenchendo o Anexo I, indicando claramente os recursos necessários para a realização das provas.

8.8 - A solicitação de recursos especiais será atendida obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade.

9 - Das disposições finais:

9.1 - O aproveitamento dos candidatos aprovados será feito de acordo com a necessidade de contratação e até completar o preenchimento das vagas, sendo que a aprovação e classificação não criam direitos à contratação.

9.2 - Quando da convocação para atribuição de classes/ou aulas, o candidato terá direito de escolha em época oportuna, respeitando a convocação de todos aprovados e constante no item 3.4 , alínea (a. e b.) Das inscrições.

9.3 - Quando da convocação, caso não seja preenchido as vagas relacionadas ao item 3.4 alínea a, Das Inscrições, poderá ser preenchida por professores inscritos na alínea b.

9.4- Quando da convocação para atribuição de classes/ou aulas, o candidato terá direito de escolha de acordo com sua área de formação, conforme item 3.4 alínea (a e b) deste edital.

9.5 - As Provas serão realizadas no local, data e hora previstos neste Edital que pesarão como nota de "0" (zero) a "100" (cem) pontos:

9.6 - Este Processo Seletivo terá validade até os prazos estipulados nos itens 2.3 à 2.7.

· Língua Portuguesa: Gramática: 25 pontos e Interpretação de Texto: 25 pontos;

· Matemática: 25 pontos;

· Conhecimentos Específicos: 25 pontos

Total Máximo: 100 pontos.

9.7 - O resultado parcial do Processo Seletivo será divulgado no dia 24/01/2011 no mural da Prefeitura, Diário Oficial e no endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br.

9.8 - O resultado final do Processo Seletivo e a Classificação final para o Cargo de Professor, será divulgado conforme itens 3.1.4.1 e 3.1.4.2 alínea a), b) e c); e 3.1.5 alínea a e b e os demais de acordo com os cargos.

9.9 - O resultado final do Processo Seletivo e a Classificação final dos portadores de necessidades especiais será divulgado conforme item 8.2.

9.10 - O resultado final deste Processo Seletivo será publicado em Edital com a média obtida por cada candidato aprovado, no dia 31/01/2011 que será afixado no mural da Prefeitura, Diário Oficial e no endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br.

9.11 - Se houver empate os critérios de desempate a serem obedecidos serão:

I - O de maior escolaridade;

II - O de maior experiência na docência comprovada, na Rede Municipal de Ensino.

III - O de Maior idade.

9.12 - Será considerado reprovado o candidato que ficar com a nota "0" (zero) em uma das provas.

9.13 - A classificação do candidato não implica o direito de seu ingresso, de imediato, não gerando o fato de sua aprovação o direito a nomeação, no Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Mirassol D'Oeste.

9.14 - Serão convocados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura representantes dos professores da Rede Municipal de Ensino para participar do Processo Seletivo como Coordenadores na aplicação das Provas.

9.15 - Este Processo Seletivo terá validade de um ano a contar da data de homologação.

9.16 - O prazo para a interposição de Recursos será de 2 (dois) dias úteis, contando o dia da divulgação do resultado de que fala o item.

9.17 - O Recurso, para ser reconhecido, deverá ser interposto por petição fundamentada e com indicação precisa das questões objeto da impugnação.

9.18 - O recurso deverá ser entregue e protocolado pelo próprio candidato no Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal, no horário das 7h30 minutos ás 12 horas.

9.19 - A homologação do Processo Seletivo será publicado em Edital com média obtida por cada candidato aprovado, que será afixado no mural da Prefeitura Municipal, Diário Oficial e no endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br, no dia 04/02/2011.

9.20 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Administração Municipal.

9.21 - Na hipótese de desistência do candidato, notificado para assumir a vaga, o mesmo deverá assinar declaração desistindo da vaga.

9.22 - Será eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que utilizar ou tiver utilizado recursos ilícitos ou fraudulentos em qualquer fase de sua realização, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

9.23 - A convocação dar-se-á através de Edital publicado no mural da Prefeitura, na sala cidadão no Paço Municipal e no endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br, e os convocados terão 5 (cinco) dias úteis para se apresentarem junto a Coordenadoria de Gestão de Pessoas desta Municipalidade, bem como, para apresentarem os documentos e habilitações exigidas para contratação.

9.24 - Os aprovados para os cargos constantes do item 2.2 d farão parte do cadastro de reserva e serão convocados de acordo com as necessidades de substituição.

9.25 - Os aprovados para os cargos constantes do item 2.2. a,b,c que excederam o número de vagas, farão parte do cadastro de reserva.

Para constar, lavrei o presente Edital aos três dia do mês janeiro do ano de dois mil e onze, que será publicado no mural desta Prefeitura Municipal de Mirassol D'Oeste - MT, no Diário Oficial e no endereço eletrônico: www.mirassoldoeste.mt.gov.br.

Mirassol D'Oeste - MT, 04 de janeiro de 2011.

Aparecido Donizete da Silva
Prefeito Municipal

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PORTUGUÊS

NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ensino Fundamental Incompleto

1. Ortografia (escrita correta das palavras).

2. Significado das palavras - Sinõnimos, Antõnimos, Parõnimos, Homõnimos.

3. Divisão silábica. Pontuação.

4. Acentuação Gráfica.

5. Flexão do substantivo (gênero - masculino e feminino; Número - singular e plural)..

OBS: Em virtude de ainda não terem sido assimiladas as mudanças ortográfica e de acentuação gráfica pela maioria dos usuários da Língua Portuguesa, não serão consideradas as novas orientações segundo o Acordo Ortográfico.

NÍVEL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ensino Fundamental Completo

1. Ortografia (escrita correta das palavras).

2. Significado das palavras - Sinõnimos, Antõnimos, Parõnimos, Homõnimos.

3. Divisão silábica. Pontuação.

4. Acentuação Gráfica.

5. Flexão do substantivo (gênero - masculino e feminino; Número - singular e plural)..

OBS: Em virtude de ainda não terem sido assimiladas as mudanças ortográfica e de acentuação gráfica pela maioria dos usuários da Língua Portuguesa, não serão consideradas as novas orientações segundo o Acordo Ortográfico.

NÍVEL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ensino Médio

Fonética: Fonema , Letra, Classificação dos fonemas, Encontro

vocálico, - Encontro consonantal, Dígrafos, Divisão silábica,

Tonicidade das sílabas, Ortografia; Morfologia: Estrutura das palavras, Classificação dos morfemas, Formação das palavras, Substantivo conceito e aplicabilidade, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronomes, Verbos, Advérbios, Preposição, Conjunção, Interjeição; Sintaxe: Frase, Oração e período, Termos essenciais da oração da oração, Termos integrantes da oração, Termos acessórios da oração, Período composto por coordenação, Período composto por subordinação, Crase, Concordância verbal, Concordância Nominal, Colocação pronominal; Semântica: Sinonímia,Antonímia, Homonímia, Paronímia, Denotação, Conotação, Polissemia, Interpretação de texto, Intertextualidade.

OBS: Em virtude de ainda não terem sido assimiladas as mudanças ortográfica e de acentuação gráfica pela maioria dos usuários da Língua Portuguesa, não serão consideradas as novas orientações segundo o Acordo Ortográfico.

NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ensino SuperiorFonética: Fonema , Letra, Classificação dos fonemas, Encontro vocálico, - Encontro consonantal, Dígrafos, Divisão silábica, Tonicidade das sílabas, Ortografia; Morfologia: Estrutura das palavras, Classificação dos morfemas, Formação das palavras, Substantivo conceito e aplicabilidade, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronomes, Verbos, Advérbios, Preposição, Conjunção, Interjeição;

Sintaxe: Frase, Oração e período, Termos essenciais da oração da oração, Termos integrantes da oração, Termos acessórios da oração, Período composto por coordenação, Período composto por subordinação, Crase, Concordância verbal, Concordância Nominal, Colocação pronominal; Semântica: Sinonímia,Antonímia, Homonímia, Paronímia, Denotação, Conotação, Polissemia, Interpretação de texto, Intertextualidade.

OBS: Em virtude de ainda não terem sido assimiladas as mudanças
ortográfica e de acentuação gráfica pela maioria dos usuários da Língua Portuguesa, não serão consideradas as novas orientações segundo o Acordo Ortográfico.

MATEMÁTICA
NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ensino Fundamental IncompletoSistema de numeração decimal; as quatro operações fundamentais com números naturais; noções de dobro e metade; medida de tempo; comprimento, superfície, capacidade, massa e volume; sistema monetário brasileiro; resolução de situações-problemas; reconhecimento de figuras planas; área e perímetro das principais figuras planas.
NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ensino Fundamental CompletoSistema de numeração decimal; as quatro operações fundamentais com números naturais; noções de dobro e metade; medida de tempo; comprimento, superfície, capacidade, massa e volume; sistema monetário brasileiro; resolução de situações-problemas; reconhecimento de figuras planas; área e perímetro das principais figuras planas.
NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ensino Médio Operações fundamentais; números fracionários; mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum; potenciação; operações com frações; sistema de medidas decimais: metro, metro quadrado e cúbico, litro, grama; unidades de comprimento; medidas de área; medidas de volume; regra de três: simples e composta; juros: simples e composto; porcentagem; equações de 2°. Grau; transformação em dias; horas, minutos e segundos; resolução de problemas; logaritmos; progressão aritmética; progressão geométrica; análise combinatória.
NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ensino SuperiorOperações fundamentais; números fracionários; mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum; potenciação; operações com frações; sistema de medidas decimais: metro, metro quadrado e cúbico, litro, grama; unidades de comprimento; medidas de área; medidas de volume; regra de três: simples e composta; juros: simples e composto; porcentagem; equações de 2°. Grau; transformação em dias; horas, minutos e segundos; resolução de problemas; logaritmos; progressão aritmética; progressão geométrica; análise combinatória.
CONHECIMENTOS GERAIS NÍVEL
Ensino Fundamental IncompletoAspectos Geográficos: - localização, limites, divisão do Estado, principais cidades, superfície, áreas, população, aspectos físicos, relevo, clima, vegetação, solo, hidrografia, recursos naturais, aspectos econômicos, agricultura, pecuária, indústria, comércio, energia, transporte, turismo, extrativismo, primeiros exploradores, fase de mineração, período colonial, período imperial, período republicano, políticos. Os conhecimentos gerais do Município de Mirassol D "Oeste/MT. Localização do Município no Estado, Área Territorial, criação, emancipação e instalação do município, Número d habitantes e eleitores, prefeito, vereadores, Municípios que fazem divisa, principais rios e córregos, aspectos mais importantes da flora e fauna, principais produtos agrícolas produzidos e pecuária produzida, meios de Comunicação e transporte.
NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ensino Fundamental Completo Aspectos Geográficos: - localização, limites, divisão do Estado, principais cidades, superfície, áreas, população, aspectos físicos, relevo, clima, vegetação, solo, hidrografia, recursos naturais, aspectos econômicos, agricultura, pecuária, indústria, comércio, energia, transporte, turismo, extrativismo, primeiros exploradores, fase de mineração, período colonial, período imperial, período republicano, políticos. Os conhecimentos gerais do Município de Mirassol D "Oeste/MT. Localização do Município no Estado, Área Territorial, criação, emancipação e instalação do município, Número de habitantes e eleitores, prefeito, vereadores, Municípios que fazem divisa, principais rios e córregos, aspectos mais importantes da flora e fauna, principais produtos agrícolas produzidos e pecuária produzida, meios de Comunicação e transporte.

 

NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ensino MédioAs sociedades da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma - A Idade Média Européia: sociedade, economia, religião, política e cultura. Renascimento do comércio. O absolutismo monárquico e a expansão marítima européia A colonização da América: espanhóis, portugueses, ingleses e holandeses. Renascimento e Reforma Religiosa. Revolução cientifica e industrial A crise do Antigo Regime e os movimentos de independência na América. A Revolução Francesa e seus desdobramentos. O século XIX: revoluções liberais,' democráticas e tecnológicas. A Formação dos Estados Nacionais na América Latina. As grandes guerras mundiais e os movimentos totalitaristas. A divisão do mundo em blocos e a Guerra Fria. Queda' do comunismo no leste europeu. A nova ordem mundial. Brasil, Império e República.

As sociedades da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma - A Idade Média Européia: sociedade, economia, religião, política e cultura. Renascimento do comércio. O absolutismo monárquico e a expansão marítima européia A colonização da América: espanhóis, portugueses, ingleses e holandeses. Renascimento e Reforma Religiosa. Revolução cientifica e industrial A crise do Antigo Regime e os movimentos de independência na América. A Revolução Francesa e seus desdobramentos. O século XIX: revoluções liberais,' democráticas e tecnológicas. A Formação dos Estados Nacionais na América Latina. As grandes guerras mundiais e os movimentos totalitaristas. A divisão do mundo em blocos e a Guerra Fria. Queda' do comunismo no leste europeu. A nova ordem mundial. Brasil, Império e República. Localização do Espaço Geográfico As coordenadas geográficas Latitude, longitude e fusos horários Os mapas Leitura de mapa Escalas e símbolos convencionais A leitura dos mapas como instrumento da geopolítica a serviço do poder Posição geográfica do Brasil. Os Fatores Naturais de Organização do Espaço O clima Fatores e elementos do tempo e do clima Noções dos grandes domínios climáticos do globo As regiões climáticas brasileiras e suas características A influência do clima no espaço geográfico e nas atividades humanas As ações antrópicas e as mudanças nas condições do tempo e do clima A cobertura vegetal e sua distribuição espacial Fatores de distribuição e diferenciação Características e importância da vegetação brasileira As conseqüências da destruição) da cobertura vegetal O modelado terrestre Os agentes endógenos e exógenos A natureza das rochas e os processos de intemperismo A influência do relevo nas atividades humanas O relevo brasileiro Oceanos e mares Localização e características A dinâmica das águas oceânicas A utilização dos recursos dos oceanos As águas correntes Características e importância As bacias hidrográficas do Brasil. O 'Homem no Espaço Geográfico Distribuição geográfica da população mundial e brasileira Fatores dessa distribuição Crescimento populacional: causas, conseqüências e superpopulação Estrutura d população mundial e brasileira Dinâmica populacional Urbanização, metropolização e pobreza. O Espaço Agrário As diferentes formas de organização do espaço agrário O extrativismo animal e vegetal Os diferentes sistemas agrícolas e de criação Estrutura fundiária brasileira e a reforma agrária Características e importância das atividades agropastoris no Brasil. O Espaço Industrial Importância e evolução das atividades industriais no mundo e no Brasil Os fatores da localização industrial Classificação das indústrias As atividades industriais no Brasil: características e importância. O Espaço da Circulação, Meios e redes de transportes Os meios de transportes no Brasil Comércio interno e externo O Brasil na divisão internacional d trabalho As exportações e importações brasileiras.

NÍVELCONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ensino SuperiorAs sociedades da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma - A Idade Média Européia: sociedade, economia, religião, política e cultura. Renascimento do comércio. O absolutismo monárquico e a expansão marítima européia A colonização da América: espanhóis, portugueses, ingleses e holandeses. Renascimento e Reforma Religiosa. Revolução cientifica e industrial A crise do Antigo Regime e os movimentos de independência na América. A Revolução Francesa e seus desdobramentos. O século XIX: revoluções liberais,) democráticas e tecnológicas. A Formação dos Estados Nacionais na América Latina. As grandes guerras mundiais e os movimentos totalitaristas. A divisão do mundo em blocos e a Guerra Fria. Quedai do comunismo no leste europeu. A nova ordem mundial. Brasil, Império e República.

Localização do Espaço Geográfico As coordenadas geográficas Latitude, longitude e fusos horários Os mapas Leitura de mapa Escalas e símbolos convencionais A leitura dos mapas como instrumento da geopolítica a serviço do poder Posição geográfica do Brasil. Os Fatores Naturais de Organização do Espaço O clima Fatores e elementos do tempo e do clima Noções dos grandes domínios climáticos do globo As regiões climáticas brasileiras e suas características A influência do clima no espaço geográfico e nas atividades humanas As ações antrópicas e as mudanças nas condições do tempo e do clima A cobertura vegetal e sua distribuição espacial Fatores de distribuição e diferenciação Características ei importância da vegetação brasileira As conseqüências da destruição) da cobertura vegetal O modelado terrestre Os agentes endógenos e exógenos A natureza das rochas e os processos de intemperismo A influência do relevo nas atividades humanas O relevo brasileiro Oceanos e mares Localização e características A dinâmica das águas oceânicas A utilização dos recursos dos oceanos As águas correntes Características e importância As bacias hidrográficas do Brasil. O Homem no Espaço Geográfico Distribuição geográfica da população mundial e brasileira Fatores dessa distribuição Crescimento populacional: causas, conseqüências e superpopulação Estrutura da população mundial e brasileira Dinâmica populacional Urbanização, metropolização e pobreza. O Espaço Agrário As diferentes formas de organização do espaço agrário O extrativismo animal e vegetal Os diferentes sistemas agrícolas e de criação Estrutura fundiária brasileira e a reforma agrária Características e importância das atividades agropastoris no Brasil. O Espaço Industrial Importância e evolução das atividades industriais no mundo e no Brasil Os fatores da localização industrial Classificação das indústrias As atividade industriais no Brasil: características e importância. O Espaço da Circulação, Meios e redes de transportes Os meios de transportes no Brasil Comércio interno e externo O Brasil na divisão internacional da trabalho As exportações e importações brasileiras.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA CARGO:

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS INTERNOS

Conhecimentos Específicos: Relações Humanas no Trabalho. Trabalho em equipe. Qualidade no atendimento ao público. Higiene e limpeza: técnicas, produtos e procedimentos. Higiene pessoal. Saúde e qualidade de vida. Saúde e segurança do trabalhador. Equipamentos de proteção individual. Materiais e técnicas de limpeza e manutenção do patrimônio público. Cuidados com materiais e ferramentas.

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS EXTERNOS

Conhecimentos Específicos: Noções de Organização, Higiene, Saúde. Noções sobre Segurança Individual, Coletiva e de Instalações. Proteção contra Acidentes de Trabalho e Choques Elétricos. Identificação e uso de Ferramentas e Instrumentos relacionados às atividades do Cargo. Relações Humanas. Trabalho em Equipe. Relacionamento Interpessoal. Comportamento Profissional: Atitudes no serviço, Qualidade no atendimento ao público, Comunicabilidade, Apresentação, Atenção, Cortesia, Interesse, Presteza, Eficiência, Tolerância, Discrição, Conduta, Objetividade e Comportamento frente a situações-problema. Noções de Higiene e Limpeza no local de trabalho. Procedimentos Básicos para higienização e arrumação do local de trabalho.

CARGO: VIGIA

Conhecimentos Específicos: serviços de vigilância, portaria, controle de veículos, segurança de pessoal, combate a incêndios e primeiros socorros. Proceder à vigilância diurna e noturna nas dependências dos edifícios e áreas próximas: cuidados básicos essenciais. Comunicação; normas de Segurança do Trabalho e Higiene; noções de hierarquia; noções de segurança; conhecimento dos utensílios possíveis de utilização; conhecimento da função; formas de tratamento; atendimento ao público; telefones públicos de emergência: Pronto Socorro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro. Noções básicas de Relações Humanas no Trabalho. Ética no trabalho. Relacionamento inter-pessoal.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Conhecimentos Específicos: Noções de Fundamentos de Enfermagem. Lei do exercício profissional. Ética e legislação profissional. Noções de Farmacologia. Admissão, alta, óbito. Assistência de enfermagem ao exame físico. Assistência de Enfermagem nos exames complementares. Assistência de enfermagem aos pacientes graves e agonizantes e preparo do corpo pós morte. Tratamento e assistência de enfermagem em: clínica médica, emergências, clínica médico - cirúrgica, pediatria, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, neonatologia. Doença infecta parasitárias. Programa de imunização e rede de frios, conservação de vacinas, esquema básico de vacinação, vias de administração. Políticas Públicas de saúde. Saúde do idoso. Procedimentos técnicos relacionados ao conforto e à segurança do paciente: higiene, massagem de conforto, posições para exames, transporte do paciente e paciente terminal. Técnicas básicas: Sinais vitais, medicação, coleta de material para exames, técnicas de curativo, crioterapia, e termoterapia, nebulização, oxigenoterapia e sondagens. Controle de infecção hospitalar: assepsia e anti-sepsia, esterilização, controle e prevenção de infecção hospitalar Atuação do auxiliar de enfermagem na unidade de: clínica médica, cirúrgica, pré e pós operatório, emergências, hemorragia, envenenamento, choque, queimaduras, insuficiência respiratória e ressuscitação cardiopulmonar. Saúde da mulher: gravidez e suas complicações, parto e suas complicações, assistência do puerpério e suas complicações, prevenção do câncer cérvico-uterino, e mama, planejamento familiar.

CARGO: MERENDEIRA

Conhecimentos Específicos: Atividades específicas teóricas inerentes ao cargo; Boas Maneiras; Comportamento no ambiente de trabalho; Organização do local de trabalho; Noções básicas de preparação de alimentos; Coleta e armazenamento e tipos de recipientes; Materiais utilizados na limpeza em geral; Trabalho de Cozinha: preparo de café, lanches e refeições em geral; Guarda e conservação de alimentos; Controle de Estoque de Material de Limpeza e de cozinha; Relatório de pedidos de materiais de consumo, limpeza e gêneros alimentícios; Higiene Pessoal, ambiental e de materiais de consumo. Noções básicas de limpeza de prédios públicos.

ENSINO MÉDIO COMPLETO

CARGO: ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

Conhecimentos Específicos: Microbiologia e Parasitologia: doenças transmissíveis de maior risco na prática odontológica; controle de infecção; limpeza e desinfecção do meio ambiente; limpeza e desinfecção do equipamento; limpeza, desinfecção e esterilização do instrumental; medidas de proteção individual. Material, Equipamentos e Instrumental: preparo de bandeja; materiais dentários de projeção e restauração: indicação, proporção e manipulação; ergonomia: os princípios de ergonomia; manutenção preventiva do equipamento. Higiene Dentária: etiologia da cárie e doença periodontal; métodos preventivos em relação à cárie dentária e doença periodontal. Odontologia Social: atribuições do ACD e Ética profissional.

CARGO: CADASTRADOR SOCIAL (BOLSA FAMÍLIA)

Conhecimentos Específicos: programa Bolsa Família: criação (Lei n° 10.836, de 09.01.2004) e regulamentação (Decreto n° 5.209, de 17.09.2004). Estrutura normativa do Programa Bolsa Família: critérios de inclusão e seleção, benefícios e cadastramento. Regulamentação do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) - Decreto n° 6.135, de 26.06.2007. Procedimentos para cadastramento das famílias: visitas domiciliares e montagem de postos de atendimento. Gestão de benefícios do Programa Bolsa família. Controle social e fiscalização: atribuições dos conselhos de controle social do Programa Bolsa Família; a rede pública de fiscalização do Programa Bolsa Família. Programas complementares articulados com o Programa Bolsa Família. O Programa Bolsa Família no município de Parnaíba

CARGO: MONITOR DE DANÇA

Conhecimentos Específicos: Conhecimentos em projetos sociais de dança, Conhecimento em Contato. Improvisação e Composição Coreográfica Conhecimentos teóricos em história da dança e história da dança moderna e contemporânea Conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia e cinesiologia aplicadas à dança. Conhecimentos básicos em música, capacidade de fazer associação da dança contemporânea com o desenvolvimento motor e cognitivo infantil Conhecimentos sobre produção de espetáculos e registro profissional de bailarino, coreógrafo ou professor de dança. Conhecimentos em música ou musicalização, Conhecimentos em projetos sociais de dança ou música, Conhecimentos básicos em instrumento musical, Conhecimentos em história da música, física do som, leitura de partitura (vocal, instrumental e orquestral), harmonia, técnica vocal para crianças, fabricação de instrumentos musicais com materiais alternativos e recicláveis, Conhecimentos específicos em educação e percepção musical, Conhecimentos em percussão corporal e percepção vocal. Conhecimentos teóricos em história da arte, Conhecimentos específicos em arte-educação e elementos das linguagens visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura) Exploração e manipulação de materiais plásticos (lápis, pincéis, tintas diversas, lápis de cor, Giz de cera) Conhecimento em utilização de suportes (papel, papelão, parede, jornal, caixas, tela, sucata) Conhecimentos em exploração de diversas técnicas e linguagens: desenho, pintura, gravura, colagem, escultura, instalações.

CARGO: MONITOR DE ESPORTE (ESCOLA)

Conhecimentos Específicos: Noções gerais sobre as regras dos esportes (futebol, voleibol, basquetebol, futebol de salão e atletismo) - Metodologia e Didática da prática de esportes; Relação entre os esportes e o lazer. Atividade Física/Movimento Humano: Performance (desempenho e condicionamento humano); Saúde e Qualidade de Vida (aptidão física e aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico); Comportamento (mecanismos e processos de desenvolvimento motriz, aquisição de habilidades motoras); Cultura (jogos, lutas, danças, ginásticas, esporte, lazer e recreação); Abordagens da Educação Física Escolar (Desenvolvimentista, Críticas, Psicomotora e Construtivista);

CARGO: MONITOR DE ESPORTE E LAZER (PETI)

Conhecimentos Específicos: Noções gerais sobre as regras dos esportes (futebol, voleibol, basquetebol, futebol de salão e atletismo) - Metodologia e Didática da prática de esportes; Relação entre os esportes e o lazer. Atividade Física/Movimento Humano: Performance (desempenho e condicionamento humano); Saúde e Qualidade de Vida (aptidão física e aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico); Comportamento (mecanismos e processos de desenvolvimento motriz, aquisição de habilidades motoras); Cultura (jogos, lutas, danças, ginásticas, esporte, lazer e recreação); Abordagens da Educação Física Escolar (Desenvolvimentista, Críticas, Psicomotora e Construtivista);

CARGO: MONITOR DE ARTESANATO

Conhecimentos Específicos: Exercer o papel de liderança, bem como ser um motivador e promover o espírito de grupo; Oferecer às crianças e adolescentes a pratica de oficinas de desenho, modelagem em argila, pintura, gravura, bordado, cestária, madeira, bem como outras habilidades manuais; Estimular a criatividade pro meio de atividades artesanais, entrelaçando o artístico e o pedagógico dando ênfase na utilização de materiais recicláveis; Sugerir e organizar exposições com produções das crianças e adolescentes em locais públicos; Interagir com os demais monitores buscando ações conjuntas; Manter-se informado sobre os conteúdos e atividades propostas, bem como manter-se atualizado por meio de pesquisas de modo que contribua para o bom andamento e aproveitamento junto às crianças e adolescente; Zelar pela conservação e guarda dos equipamentos e materiais, bem como do espaço físico a ser utilizado; Desempenhar demais atividades correlatas ao cargo mediante solicitação de seus superiores

CARGO: MONITOR DE CRECHE

Conhecimentos Específicos: As Políticas Nacionais para a Educação Infantil; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Educação Infantil parecer n° 022/98 do Conselho Nacional de Educação (CNE); A Criança Portadora de Direitos; Estatuto da criança e do adolescente (lei 8.069 de1990);A Educação Infantil na perspectiva histórica; Creche, pré-escola, Educação Infantil seus conceitos, semelhanças e diferenças; Desenvolvimento da criança de O a 6 anos Características; Necessidades: afetivas, sociais, biológicas e cognitivas; Fundamentação filosófica e pedagógica (diretrizes, princípios e concepção do cuidar e educar) na Educação Infantil; A Criança com Necessidades Especiais. - Deliberação 02/06/2003; Lei federal n° 9.394/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Considerações sobre o Cuidar e Educar na Educação Infantil; Qualidade de vida para criança de O a 3 anos (berçário e maternal); Cuidados com a saúde (sol, ar, água, alimentação, higiene, vestuário e repouso); Cuidados com o ambiente (objetos, brinquedos, organização do espaço); Jogos e brincadeiras;

CARGO: MONITOR DE INFORMÁTICA

Conhecimentos Específicos: Conceitos básicos em informática: Office, Word; PowerPoint; Excel; Acess, Adobe Acrobat, Windows (wistas, XP), Linux; Impressão de documentos; Internet; Técnicas Antivírus; Compactadores de arquivos; Noções de Redes (instalação, configuração, hubs e protocolos); Infraestrutura (Configurações DNS, PWS (Personal Web Server), ISS (Internet Info server), Apache, servidores de FTP e TCP/IP); CorelDraw; Photoshop; Flash; FrontPage; Dreamweawer; Home Site; GoLive!; Cute FTP; Outlook; Linguagem de Script: Html, Asp, Javascript, DHTML, PHP E JSP.

ENSINO SUPERIOR

CARGO: FARMACÊUTICO/BIOQUÍMICO

Conhecimentos Específicos: Análises bioquímicas do sangue, da urina e outros meios biológicos; Biossegurança. Análises hematológicas de rotina laboratorial, hemograma, orientação interpretativa dos resultados; estudos das anemias e leucemias; principais reações sorológicas na rotina de imunológica clínica: fixação do complemento, soroaglutinação, hemaglutinação, neutralização, precipitação, imunofluorescência e ensaios imunoenzimáticos, técnicas e métodos de diagnóstico; métodos para isolamento e identificação dos principais agentes causadores de infecções, a partir de diversos materiais biológicos, dando ênfase aos agentes bacterianos; estudo dos protozoários e helmintos: diagnóstico, colheita e conservação do material biológico, preparo de reativos e corantes; métodos específicos que permitam o diagnóstico laboratorial de protozoários intestinais, teciduais e sangüíneos e helmintos; exame físico-químico e sedimentoscopia qualitativa e quantitativa da urina; controle de qualidade em análises clínicas; introdução ao estudo da Farmacologia; estudo dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de fármacos; vias de administração; estudo da concentração plasmática dos fármacos; Biodisponibilidade e bioequivalênica; fatores fisiológicos e patológicos que afetam a resposta farmacológica; interação medicamentosa; Assistência e Atenção Farmacêuticas: atuais conceitos e a realidade brasileira; Farmacoepidemiologia: os indicadores de prescrição da OMS; Código de ética farmacêutica; Organograma da categoria farmacêutica e entidades profissionais. Regulamentos, resoluções e recomendações do Conselho Federal de Farmácia. Portarias do Ministério da Saúde à área farmacêutica. Legislação sanitária. Legislação do SUS - Sistema Único de Saúde.

CARGO: ENFERMEIRO PROGRAMA PSF

Conhecimentos Específicos: A Constituição Federal de 1988 e seus artigos 196 a 200; Lei Orgânica do SUS: Leis Federais n° 8.080 e n° 8.142. Norma Operacional Básica/96; norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS-SUS-01/02); situação de Saúde da população do Estado do Mato Grosso: perfil epidemiológico; higiene e segurança no trabalho; ética e legislação do exercício profissional; gestão em enfermagem: organização e gestão dos serviços de saúde; processos de trabalho em saúde e na enfermagem; sistematização da assistência de enfermagem: assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência clínicas; processos de desinfecção e esterilização; políticas de saúde do Ministério da Saúde: estratégia de saúde da família; Programa de Agentes Comunitários de Saúde; Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento; Assistência integral à Saúde da mulher: assistência ao pré-natal, parto, puerpério, prevenção e controle do câncer cérvico uterino e de mama, climatério, menopausa, planejamento familiar; Assistência integral à saúde da criança: controle do crescimento e desenvolvimento, assistência e controle das infecções respiratórias agudas, assistência e controle das doenças diarréicas agudas, aleitamento materno, assistência e controle as doenças prevalentes na infância; Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; Programa Nacional de Imunização: esquema básico recomendado pelo Ministério da Saúde, rede de frios; assistência de Enfermagem ao adolescente; Programa de Hipertensão e Diabético: assistência de enfermagem ao adulto e idoso; Programas de Controle da Tuberculose e da Hanseníase; Programa de saúde do Trabalhador.

CARGO: MONITOR SOCIAL PARA IDOSOS - (API) E ORIENTADOR SOCIAL (PROJOVEM)

Conhecimentos Específicos: Matrizes teórico-metodológicas e a incidência histórica sobre o Serviço Social: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico. O Serviço Social e a questão da ideologia: fundamentos históricos e perspectivas atuais. A polêmica sobre a questão do trabalho e o Serviço Social: a categoria da práxis como referência. O Serviço Social e Solidariedade, destacando o Trabalho Voluntário, a Filantropia e o Cooperativismo como estratégias. Serviço Social e movimento social: fundamentos teóricos metodológicos; desafios históricos e construção de alternativas no processo de desenvolvimento do capitalismo mundial. Fundamentos histórico-conceituais das Políticas Sociais: Justiça, Equidade, Direito e Cidadania. Descentralização, participação e controle social nas políticas sociais brasileiras. Corporativismo e clientelismo no processo de formação das políticas sociais brasileiras. O desenvolvimento histórico das políticas sociais no Brasil. As políticas sociais brasileiras no atual contexto de transformações do Capitalismo. O urbano e o rural no Brasil: possibilidades e limites das intervenções públicas. O Processo Gestão das Políticas Sociais e os sujeitos sociais envolvidos. A nova configuração do mundo do trabalho e o trabalho profissional do Assistente Social nas Instituições Públicas. A questão da Seguridade Social no Brasil e o trabalho profissional do Assistente Social. A prevalência dos programas de transferência de renda no contexto das políticas sociais brasileiras. Políticas voltadas para as questões de gênero, etnia, cultura e geração e o trabalho profissional do Assistente Social. Políticas de educação no Brasil e o trabalho profissional do Assistente Social. Políticas de Habitação no Brasil e trabalho profissional do Assistente Social. O Código de Ética Profissional do Serviço Social contextualizado.

CARGO: ODONTÓLOGO (PSF)

Conhecimentos Específicos: Anatomia, histologia e fisiologia do sistema estomatognático: diagnóstico bucal, exame da cavidade oral, anamnese e exame clínico, exames complementares, anatomia e histologia bucal, fisiologia e patologia bucal, microbiologia e bioquímica bucal. Semiologia e tratamento da cárie dentária e doenças periodontais. Semiologia e tratamento das afecções do tecido mole. Semiologia e tratamento das afecções da maxila e da mandíbula. Semiologia e tratamento das afecções pulpares. Radiologia odontológica: técnica e interpretação radiográfica. Anestesiologia odontológica: mecanismos de ação, técnicas, cuidados e acidentes anestésicos. Dentística operatória restauradora: preparo cavitário, tratamento restaurador atraumático, adequação do meio bucal e proteção do complexa dentina polpa. Materiais dentários forradores e restauradores. Terapêutica e farmacologia de interesse na clínica odontológica. Cirurgia oral menor: indicações e contra-indicações, exodontias, cuidados pré e pós-operatórios. Princípios de traumatologia do sistema estomatognático: urgências e emergências em odontologia. Oclusão: noções gerais, prevenção de más oclusões. Epidemiologia da cárie dentária e das doenças periodontais. Métodos de prevenção da cárie dentária e das doenças periodontais. Uso tópico e sistêmico do flúor: níveis de prevenção e aplicação. Biossegurança e ergonomia. Atendimento aos pacientes portadores de necessidades especiais.

CARGO: MÉDICO PSF

Conhecimentos Específicos: Código de Ética na Medicina. Doenças cardiovasculares (hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, cardiopatia isquêmica, dislipidemia). Doenças endócrinas (diabetes melitus, hipertireoidismo, hipotireoidismo). Doenças pulmonares (pneumonia, tuberculose, asma). Doenças infecciosas parasitárias (meningite bacteriana aguda, malária, dengue, AIDS). Dermatologia (micoses superficiais, pio dermites, ranceniase, leishmaniose pegumentar americana). Gastroenterologia (hepatite aguda, diarréia, verminoses). Ginecologia (Doenças sexualmente transmissíveis- DST, planejamento familiar). Obstetrícia (Assistência pré-natal, infecção- TORCH na gravidez, síndrome hipertensiva na gestação) Pediatria (imunização, desnutrição, saúde da criança). Sistemas e Políticas Públicas de Saúde no Brasil Evolução das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde - SUS: conceitos, fundamentação legal, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde.

CARGO: PROFESSOR DE PEDAGOGIA, PROFESSOR 25 HORAS E 40 HORAS

Conhecimentos Específicos: pedagógica. Bases legais da educação nacional: Constituição da República, LDB (Lei n.° 9.394/96), Referenciais Curriculares Nacionais. Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. A supervisão: concepção e prática. Funções e responsabilidades do supervisor escolar: pedagógicas, administrativas, técnicas e político sociais. Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e Home Page: www.mirassoldoeste.mt.gov.br formas organizativas facilitadoras da integração grupai. Organização do trabalho na escola pública: articulação da ação supervisora com as diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino. O papel político pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. A função social e cultural da escola. A escola: a comunidade escolar e o contexto institucional e sociocultural. O processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. A comunicação e a interação grupai no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. O currículo e a construção do conhecimento. O processo de ensino aprendizagem. Relação professor-aluno. Bases psicológicas da aprendizagem. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas e a multimídia educativa e a avaliação educacional. Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta. Educação continuada dos profissionais da escola. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. A participação social do jovem e adulto na sociedade contemporânea. Alternativas de trabalho didáticos com jovens e adultos. A documentação pedagógica (planejamento, registro, avaliação).