Prefeitura de Bom Sucesso - MG

Notícia:   Concurso Público de Bom Sucesso - MG oferece 83 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM SUCESSO

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2007

Concurso público para o provimento de cargos de carreira do Quadro Permanente da Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO / MG.

A Prefeita Municipal de BOM SUCESSO, Estado de Minas Gerais, faz saber aos interessados que estarão abertas, no período de 02/01/08 à 17/01/08 as inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento efetivo dos cardos de carreira (inicial), do quadro permanente da Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO / MG, nos termos e condições das Leis Municipais n.°1634/91, 1569/90 e n.° 2505/99 e as alterações que houver, e nas condições estipuladas no presente Edital.

1. DA CONDUÇÃO DO CONCURSO:

1.1 O Concurso ora instituído será conduzido por uma Comissão de Coordenação e Supervisão, composta de 03 (três) membros, nomeada pela Prefeita Municipal de BOM SUCESSO / MG, com poderes especiais para ACOMPANHAR:

1.1.1 A promoção da divulgação do presente edital;

1.1.2 O recebimento das inscrições;

1.1.3 A Designação do horário e os locais para realização das Provas;

1.1.4 Acompanhar e fiscalizar a realização das Provas e a divulgação do resultado, obedecidas às condições aqui explicitadas;

1.1.5 Acompanhar e fiscalizar a análise e o julgamento dos recursos que possam vir a ser interpostos por candidatos inscritos; e,

1.1.6 Acompanhar e fiscalizar o esclarecimento pela empresa realizadora do certame, quanto à quaisquer dúvidas levantadas por candidatos inscritos, a respeito dos termos e condições do presente Edital e as providências cabíveis e necessárias à homologação do Concurso ora instituído.

2. CARGOS E VAGAS OFERECIDOS:

2.1 Os cargos a serem preenchidos, bem como o número de vagas disponíveis para cada cargo, a carga horária, a escolaridade exigida, a remuneração inicial e o valor da taxa de inscrição são os seguintes:

CARGOS

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Nº DE VAGAS

ESCOLARIDADE

REMUNERAÇÃO INICIAL R$

TAXA INSCRIÇÃO R$

Agente Administrativo

44

10

Ensino Médio / ou equivalente

426,22

40,00

Auxiliar de Serviços Gerais

44

08

Alfabetizado

380,00

30,00

Auxiliar de Serviços Operacionais

44

12

Alfabetizado

380,00

30,00

Bioquímico / Farmacêutico

24

01

Superior Completo

711,12

50,00

Requisitos: Registro na Entidade Profissional Competente

Enfermeiro (a)

24

01

Superior Completo

711,12

50,00

Requisitos: Registro na Entidade Profissional Competente

Fiscal de Rendas

44

02

Ensino Médio ou equivalente

529.63

40,00

Fisioterapeuta

24

01

Superior Completo

711,12

50,00

Requisitos: Registro na Entidade Profissional Competente

Motorista

44

06

Fundamental 1ª a 4ª Serie

388,34

30,00

Requisitos: CNH Mínimo "D"

Nutricionista

24

01

Superior Completo

711,12

50,00

Requisitos: Registro na Entidade Profissional Competente

Operador de Máquina Pesada II

44

02

Alfabetizado

529,63

30,00

Requisitos: CNH Mínimo "C"

Pedreiro

44

03

Alfabetizado

388,34

30,00

Professor

24

20

Magistério e/ou Normal Superior

494,30

50,00

Professor Educação Física

24

03

Superior Completo

529,63

50,00

Requisitos: Registro na Entidade Profissional Competente

Secretário Escolar

30

03

Ensino Médio ou equivalente

600,23

40,00

Serviçal (Escola)

30

05

Alfabetizado

380,00

30,00

Técnico de Enfermagem

44

04

Curso Técnico de Enfermagem

380,00

40,00

Requisitos: Registro no COREN

Veterinário

24

01

Superior Completo

711,12

50,00

Requisitos: Registro na Entidade Profissional Competente

2.2 Das vagas estabelecidas neste item, reservar-se-á 5% (cinco por cento) delas aos candidatos portadores de necessidades especiais, desde que compatíveis com o exercício do cargo a que se inscrever e que registrem a deficiência no ato da inscrição.

2.2.1 O portador de necessidades especiais que pleitear as vagas a ele reservadas por lei, atendendo o disposto no presente item, deverá, se aprovado e convocado, submeter-se à perícia médica por junta oficial designada pelo Executivo Municipal, que terá a decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

2.2.2 A inobservância do disposto no subitem 2.2.1 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3. REGIME JURÍDICO

3.1 O Regime Jurídico a ser adotado para o candidato aprovado e nomeado em virtude do presente Edital, será o Estatutário, nos termos da Lei Municipal n.º 1530/90; Lei Complementar 04/90 e Legislação Complementar, e Lei Municipal 1634/91, Lei Municipal 1569/90, Lei Municipal 2505/99 e Legislação Complementar.

4. JORNADA DE TRABALHO:

4.1. A jornada de trabalho a ser adotada para o candidato aprovado no presente Concurso é aquela estabelecida na Legislação Municipal pertinente e constante no subitem 2.1.

5. CONDIÇÕES NECESSÁRIAS A INSCRIÇÃO

5.7 Ser brasileiro nato ou naturalizado, de ambos os sexos;

5.8 Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato do sexo masculino;

5.9 Estar quite com as obrigações eleitorais;

5.10 Ter grau de escolaridade exigido para o cargo, conforme especificado no subitem 2.1 deste;

5.11 Ter habilitação legal e estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão.

5.12 Não ter sido demitido por justa causa pela Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO/MG;

5.13 Ter na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos;

5.14 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital, além do pleno conhecimento de que após nomeado e empossado:

> Não poderá mudar de cargo sem outro concurso.

> Deverá assumir a vaga em qualquer ponto do município, sem direito a qualquer benefício adicional (subItem 14.10).

> As vagas serão preenchidas de acordo com a necessidade do município.

6. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO:

6.1 Ficha de inscrição assinada pelo candidato, ou por procurador legalmente habilitado, com reconhecimento de firma em Cartório a ser preenchida no local, na data e horário estabelecidos no subitem a seguir:

6.1.1 Data da Inscrição: 02/01/2008 à 17/01/2008

Local da Inscrição: Pça. Benedito Valadares, 51 - BOM SUCESSO/MG. Horário da Inscrição: 13:00 às 17: 00 horas.

6.2 Em caso de procuração, o procurador deverá também apresentar sua carteira de identidade;

6.3 Cópia da carteira de identidade ou documento de identificação oficial do candidato;

6.4 Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, que deverá ser paga em dinheiro, junto à Biblioteca Municipal localizada à Pça. Benedito Valadares, 51 - BOM SUCESSO/MG.

6.5 Não serão aceitas inscrições condicionais;

6.6 No caso de deficiente físico, apresentar laudo médico com CID, na via original ou cópia reprográfica autenticada.

6.7 Em hipótese alguma será devolvido o valor da taxa de inscrição e não será dispensado o pagamento dela;

6.8 O candidato portador de necessidades especiais deverá informar, por escrito no ato da inscrição, a necessidade de se submeter às Provas em condições especiais;

6.9 Qualquer informação falsa ou inexata na ficha de inscrição, dada por parte do candidato ou procurador habilitado, implicará na perda de seus direitos inerentes a este Concurso, apurada que seja a falsidade a qualquer época;

6.10 Após o preenchimento da ficha de inscrição, será de responsabilidade do candidato ou procurador habilitado a conferência dos dados contidos na mesma;

7. TAXA DE INSCRIÇÃO E DO CARTÃO DE INSCRIÇÃO:

7.1 O candidato, para ser inscrito no presente Concurso, deverá efetuar antecipadamente o pagamento da taxa de inscrição conforme valores especificados no subitem 2.1.

7.2 O cartão de inscrição dos candidatos será disponibilizado pela Empresa Realizadora do Concurso Público no ato da inscrição.

8. DA ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS:

8.1. As atribuições e deveres de cada um dos cargos submetidos ao presente Concurso, são aquelas estabelecidas na legislação municipal vigente e Plano de Cargos e Salários em vigor.

9. DAS PROVAS:

9.1 O processo seletivo constará de:

9.1.1 Prova Objetiva, de múltipla escolha, de caráter eliminatório, com duração de 03 (três) horas, valorizada de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, de acordo com o previsto nos subitens 9.2.1, 9.2.2 e 9.2.3 e com os programas constantes do Anexo I deste Edital.

9.1.2 Será eliminado no processo de seleção o candidato que não alcançar o mínimo de 50 (cinqüenta) pontos na Prova Objetiva.

9.2 As Provas constarão de:

9.2.1. Para os cargos de escolaridade: Alfabetizado, Fundamental Incompleto, Fundamental Completo , Médio e Curso Técnico.

Prova Objetiva - 30 (trinta) questões objetivas, sendo Português 10 (dez) questões, Matemática 10 (dez) questões, com valor de 03 (três) pontos cada, e Conhecimentos Gerais e/ou Específicos 10 (dez) questões, com o valor de 04 (quatro) pontos cada, aplicadas aos candidatos inscritos.

9.3 Para o cargo de motorista, a pontuação será distribuída da seguinte forma:

a) Português 10 (dez) questões, Matemática 10 (dez) questões, com valor de 02 (três) pontos cada, e Conhecimentos Gerais e/ou Específicos 10 (dez) questões, com o valor de 02 (dois) pontos cada. Prova prática 40(quarenta) pontos.

9.3.1 Prova Prática - MOTORISTA - o candidato será avaliado, no Exame de Direção Veicular, em função da pontuação negativa por faltas cometidas durante todas as etapas do exame, atribuindo-se a seguinte pontuação.

I. Falta eliminatória - reprovação.

II. Falta grave - 03 pontos negativos.

III. Falta média - 02 pontos negativos.

IV. Falta leve - 01 ponto negativo.

9.3.1.1 Será considerado reprovado na prova prática de direção Veicular o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja a soma dos pontos negativos ultrapasse a 3 (três), e sendo esta avaliação de caráter eliminatório.

9.3.2 - A Avaliação da prova prática valerá 40 pontos e procederá da seguinte forma:

I. Candidato que cometer falta eliminatória : menos 40 pontos.

II. O candidato que cometer falta leve: menos 05 pontos.

III. O candidato que cometer falta média: menos 10 pontos.

IV. O candidato que cometer falta grave: menos 20 pontos

9.3.2.1 Será considerado reprovado na prova prática de direção veicular o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a 3 (três).

9.3.3 - Constituem faltas no Exame Veicular, para veículos das categorias "C e D" e "acima".

I - Faltas Eliminatórias:

A. Desobedecer à sinalização semafórica ou parada obrigatória;

B. Avançar sobre o meio fio;

C. Transitar em contramão de direção;

D. Não completar a realização de todas as etapas do exame;

E. Completar a via preferencial;

F. Provocar acidente durante a realização do exame;

G. Exceder a velocidade regulamentada para a via;

H. Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima;

II - Faltas Graves:

A. Desobedecer à sinalização da via, ou do agente da autoridade de trânsito.- na observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção.

B. Não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo, ou ainda quando o pedestre não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo.

C. Manter a porta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dela.

D. Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente.

E. Não usar devidamente o cinto de segurança.

F. Perder o controle da direção do veículo em movimento.

G. Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

III - Faltas Médias:

A. Executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio mão inteiramente livre.

B. Trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local da circulação, do veículo e do clima.

C. Interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova.

D. Fazer conversão incorretamente.

E. Usar buzina sem necessidade ou em local proibido.

F. Desengrenar o veículo nos declives.

G. Colocar o veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias.

H. Usar o pedal de embreagem, antes de usar o pedal de freios nas frenagens.

I. Entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro.

J. Engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso K. Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.

IV - Faltas Leves

A. Provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado

B. Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor.

C. Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores.

D. Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento.

E. Utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo.

F. Dar partida ao veículo com engrenagem de tração ligada.

G. Tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

H. Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

9.4 Aos candidatos inscritos para os demais cargos de escolaridade Universitária.

Prova Objetiva - 30 (trinta) questões objetivas sendo Conhecimentos Gerais 10 (dez) questões, Português 10 (dez) questões, com valor de 3 (três) pontos cada e Conhecimentos Específicos 10 (dez) questões, com o valor de 4 (quatro) pontos cada, aplicados.

10. DATA DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS E OUTRAS CONDIÇÕES

10.1. PROVAS:

10.1.1 OBJETIVA

DATA: 17/02/2008

HORÁRIO: 09:00 (nove) horas

10.2 PROVA PRÁTICA (MOTORISTA)

DATA: 24/02/2008

HORÁRIO: 09:00 (nove hora)

LOCAL: O local das provas será designado por ato da Empresa realizadora e comunicado ao público por meio de divulgação na internet na página www.flavioandrade.com.br até o dia 12/02/2008, bem como no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO.

10.2. O ingresso do candidato na sala onde deverá realizar a Prova Objetiva somente será permitido dentro do horário estabelecido, com a apresentação da ficha de inscrição, juntamente com o documento de identidade apresentado no ato da inscrição.

10.3. Não haverá segunda chamada para a realização de prova.

10.4. Em hipótese alguma será realizada prova fora do local designado, salvo quando o candidato encontrar-se impossibilitado de comparecer a ele, por recomendação expressa em laudo médico e acordado pela Comissão de Coordenação e Supervisão.

10.5. O candidato deverá comparecer ao local de realização da Prova Objetiva trazendo caneta esferográfica azul ou preta para transcrever as respostas e assinar a prova; lápis preto n.º 2 e borracha.

10.6. Será excluído, por ato da Empresa realizadora do Certame, o candidato que:

10.6.1 Ausentar-se do recinto da prova sem permissão ou praticar ato de incorreção ou descortesia para com qualquer examinador, executor e seus auxiliares incumbidos da realização das provas;

10.6.2 Utilizar-se de quaisquer fontes de consultas não autorizadas;

10.6.3 For surpreendido em comunicação verbal, escrita ou gestual com outro candidato;

10.6.4 Não devolver o Gabarito de respostas devidamente assinado;

10.6.5 Utilizar processos ilícitos ou imorais na realização das provas comprovadas posteriormente por meio visual ou grafotécnico;

10.6.6 Entrar no local de aplicação da prova, portando telefone celular, BIP ou quaisquer outros meios que sugiram possibilidade de comunicação;

10.7 As questões rasuradas ou que contenham mais de uma resposta, na folha de respostas serão anuladas.

10.8 O não comparecimento no dia da prova Objetiva, implica na eliminação do candidato.

10.9 Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na Prova Objetiva serão divulgados no prazo máximo de até 60 (sessenta) horas, em local a ser comunicado durante a sua realização.

11. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO:

11.1 A classificação final dos candidatos, por cargo, será feita em ordem decrescente de notas, considerando-se a soma dos pontos obtidos nas Provas Objetiva, observado, obviamente, o inserto nos itens 09 e 10 deste Edital.

11.1.1 Os resultados poderão ser parciais e por cargo.

11.2 Será desclassificado o candidato que:

11.2.1 Não alcançar 50 (cinqüenta) pontos na Prova Objetiva;

11.3. No caso de funcionários estáveis e concorrentes ao presente Concurso, para lograr a sua aprovação devem pontuar, nas Provas Objetivas, 50 (cinqüenta) pontos.

11.4. No caso de empate, recorrer-se-ão sucessivamente, aos critérios abaixo, para definir a classificação final do Concurso.

11.4.1 Maior idade do candidato;

11.4.2 Maior nota na prova de português;

11.4.3 Número de filhos menores de 18 anos ou incapazes.

12. DOS RECURSOS:

12.1 Caberá recurso contra:

12.1.1 Questão da prova, desde que devidamente demonstrado o erro material, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar da divulgação do gabarito, excluindo-se da contagem, o dia da divulgação;

12.1.2 Erros ou omissões na atribuição de pontos ou na classificação, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar da divulgação dos resultados, excluindo-se da contagem o dia da divulgação;

12.1.3 O recurso, devidamente fundamentado, deverá conter dados que informe sobre a identidade do Reclamante, seu número de inscrição, nome do Concurso e cargo para o qual se inscreveu.

12.2 O início e o término do prazo somente ocorrerão nos dias em que houver expediente na Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO/MG, excluindo-se da contagem, o dia da divulgação.

12.3 Será rejeitado liminarmente o recurso que:

12.3.1 For protocolado fora do prazo;

12.3.2 Não estiver fundamentado;

12.3.3 Não contiver a identificação do candidato, quanto à identidade do reclamante, seu número de inscrição, nome do concurso e cargo para o qual se inscreveu.

12.4 Não haverá justificativa para o não cumprimento dos prazos determinados, nem serão aceitos documentos após as datas estabelecidas.

12.5 Não será admitido recurso contra a decisão final da Empresa Realizadora do Certame.

12.6 Os recursos deverão ser protocolados na sede da Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO/MG no horário de expediente, endereçados a Comissão Especial de Concurso Público, a qual decidirá após parecer da Empresa responsável pelo o certame.

13. DA NOMEAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS

13.1 Os candidatos aprovados serão nomeados de conformidade com a classificação obtida no Resultado Final do Concurso, observado, porém, o disposto neste item.

13.2 Os funcionários da Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO/MG, estáveis e aprovados no presente Concurso, serão efetivados na forma prescrita em Lei. Para isso, reservar-se-ão vagas em número necessário, diminuído do total ofertado, conforme consta do subitem 2.1 deste Edital, para abrigar as efetivações aqui previstas.

13.3 A aprovação no Concurso não cria direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá à ordem de classificação final constante da homologação do Concurso, observado, porém, o contido no subitem anterior.

13.4 O candidato nomeado deverá cumprir os 3 (três) anos relativos ao estágio probatório no efetivo exercício do cargo que vier ocupar, a partir da data da posse.

13.5 Os candidatos quando detentores de função pública e que estiverem prestando o presente Concurso para fins de efetivação de que trata a Lei Municipal pertinente, se aprovados, serão enquadrados no nível de vencimento do cargo efetivo em que se encontrarem na data da efetivação.

13.6 A nomeação dependerá, ainda, de prévia aprovação do candidato em exames de sanidade física e mental, a serem realizados por médicos credenciados pela Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO/MG. Esta condição não se aplicará aos casos previstos no artigo 37, no inciso VIII da Constituição da República, além da idade mínima de 18 (dezoito) anos.

13.7 O candidato aprovado, quando nomeado, além de satisfazer as condições legais para provimento de cargo público, deverá apresentar, no ato da posse, os seguintes documentos com fotocópias autenticadas em cartório ou com apresentação dos originais que serão conferidas e autenticadas por servidores da PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM SUCESSO:

13.7.1 Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

13.7.2 Fotocópia do Título de Eleitor e comprovação de estar em dia com a Justiça Eleitoral;

13.7.3 Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

13.7.4 Carteira de Identidade;

13.7.5 Cartão de cadastro no PIS/PASEP (se houver);

13.7.6 Duas fotos 3 x 4 recentes;

13.7.7 CPF;

13.7.8 Fotocópia do Diploma dos cursos exigidos para comprovação da escolaridade prevista no subitem 2.1 deste Edital e da habilitação respectiva, segundo a exigência do respectivo cargo.

13.7.9 Comprovante de estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão, para os candidatos cujos cargos sejam regulados por Conselhos e/ou Órgãos de Classe.

13.7.10 Laudo médico favorável, fornecido pelo Serviço Médico competente desta Prefeitura Municipal, ou o que por ela tenha sido credenciado para tal fim, atestando que o candidato reúne as condições necessárias ao exercício do cargo para o qual foi aprovado.

13.7.11 Declaração de acumulo de cargo, e de bens e valores que constituem seu patrimônio na forma da Lei;

13.7.12 Será tornado sem efeito a nomeação do candidato que, por qualquer motivo, não apresentar no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da Publicação do ato Mural, para tal fim indicado, a documentação completa exigida neste item, prazo este que poderá ser prorrogado por igual período mediante solicitação fundamentada do interessado mediante da autoridade competente.

13.8 O candidato aprovado e nomeado, submeter-se-á ao Estatuto dos Servidores Públicos e ao Plano de Cargos e Salários de BOM SUCESSO/MG.

14. DISPOSIÇÕES GERAIS:

14.1 A inscrição só se efetivará após o pagamento da taxa de inscrição e preenchimento e assinatura da ficha de inscrição, prevista no subitem 6.1 do presente Edital, sem a qual o candidato não poderá participar do processo seletivo ora instituído.

14.2 Todas as publicações, convocações, avisos e resultados serão afixados no quadro de aviso da Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO/MG.

14.3 Os prazos estabelecidos neste Edital são preclusivos, contínuos e comuns a todos os candidatos.

14.4 O prazo de validade deste Concurso, na forma da legislação municipal própria, será de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

14.5 Toda informação referente ao Concurso será prestada pela Empresa Realizadora, ou pelo Telefone 0XX(31)3403.1671 (FLÁVIO ANDRADE CONSULTORIA PARA ASSUNTOS MUNICIPAIS ).

14.6 A Prefeitura Municipal de BOM SUCESSO/MG e a Empresa Flavio Andrade Consultoria Para Assuntos Municipais, não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos ou apostilas referentes a este Concurso.

14.7 Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, ou, se aprovado, não for empossado no cargo em função do estabelecido nos subitens 2.2.1 e 2.2.2 deste Edital, as mesmas serão preenchidas pelos demais candidatos concursados, observado, porém, a ordem de classificação.

14.8 Ao inscrever-se no presente Concurso, o candidato declara conhecer, aceitar e obedecer plenamente os termos do presente Edital e de possuir os documentos comprobatórios das condições nele exigidas.

14.9 Ao inscrever-se no presente Concurso, o candidato declara ter conhecimento pleno, de sua nomeação e possível transferência posterior, para qualquer unidade nos limites territoriais do município.

14.10 As despesas decorrentes da nomeação dos aprovados correrão por conta das dotações próprias previstas no orçamento anual, respeitados os limites da Lei Complementar n.º 101 de 04/05/2000, em especial os determinados no Art. 20, III, b e art. 71.

14.11 Os casos omissos serão resolvidos pela Empresa Realizadora do Concurso Público, em conjunto com a Comissão de Coordenação e Supervisão do Concurso Público.

14.12 Compete à Sra. Prefeita Municipal de Bom Sucesso-MG, a homologação do resultado do Concurso Público, à vista do relatório apresentado pela Empresa Realizadora e da Comissão de Coordenação e Supervisão do Concurso Público, dentro de 05 (cinco) dias contados da publicação do resultado final.

BOM SUCESSO/MG 27 de Dezembro de 2008.

COMISSÃO DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO

Eraldo Antunes
Presidente

Cristiane Aparecida Caé Zenith
Membro

Adriana Aparecida Cardoso Vivas
Membro

Cláudia do Carmo Martins de Barros
Prefeita Municipal De Bom Sucesso/Mg

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PARA OS CARGOS DE:

ALFABETIZADO.

PORTUGUÊS

1. Interpretação e compreensão de textos; separação de sílabas; classes de palavras: substantivo e adjetivo; noções de gênero, número e grau; pontuação; frases afirmativas, negativas e interrogativas.

MATEMÁTICA

1. Conjunto dos números naturais Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão Expressões numéricas números pares e ímpares Sistemas de Numeração Decimal, Dezena e Centena Sistema Monetário Brasileiro medidas- metro/ litro/quilograma/tempo Fração- comparação de frações, adição e subtração de frações.

CONHECIMENTOS GERAIS

. Atualidades Municipais, Estaduais, Brasileiras e Mundiais.

PARA O CARGO DE:

ENSINO FUNDAMENTAL 1ª A 4 ª SERIE.

PORTUGUÊS

1. Fonologia e fonética: - Noções gerais de fonética e fonologia - Ortografia - Acentuação

2. Morfologia: - As classes de palavras

3. Sintaxe: - Termos essenciais da oração - Termos integrantes da oração - Termos acessórios da oração - Período composto por coordenação e subordinação - Regência verbal e regência nominal - Concordância verbal e concordância nominal

4. Suplemento ou apêndice: - Crase - Pontuação

5. Textos : - Leitura, compreensão e interpretação

MATEMÁTICA

1. Conjunto dos números naturais: (IN) *adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação Números pares! ímpares; primos! compostos;fatoração! divisibilidade; MMC e MDC. - Conjunto de números racionais(Q) *frações ordinárias e decimais Operações; adição! subtração! multiplicação! divisão! potenciação! radiciação! simplificação. - Conjunto dos números inteiros relativos (Z) * Comparação, Operação: adição! subtração! multiplicação! divisão! potenciação! radiação! simplificação. - Matemática financeira: razão, proporção, regra de três simples e composta Porcentagem! Juros Função do 1° grau e 2° grau Equação do 1° e 2° grau Inequações e sistemas do 1° grau - Geometria triângulos: classificação; relações métricas.

CONHECIMENTOS GERAIS:

1. Atualidades Brasileiras;

2. Atualidades Mundiais;

3. Aspectos políticos, sociais, econômicos, históricos e culturais do Município.

OBSERVAÇÕES:: A prova de Conhecimentos Gerais e/ou Específicos poderá versar sobre assuntos próprios do curso ou escolaridade exigido no subitem 2.1 deste Edital.

PARA O CARGO DE:

(Ensino Médio Completo e/ou equivalente e Curso Técnico).

PORTUGUÊS

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário. Figuras de linguagem. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase.

MATEMÁTICA

1. *Conjuntos *Números primos e compostos *matemática financeira Razão e proporção/ regra de três simples e compostas Funções do 1° e 2° grau modular/ exponencial e logarítma, Matrizes/ Determinantes/ Sistemas lineares Análise Combinatória/ Arranjo, Combinação Permutação Estatísticas e probabilidade Geometria Plana. Progressões Aritmética e Geométrica. Trigonometria- Relações métricas nos triângulos Geometria espacial Poliedros; Volume.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. Atualidades Brasileiras;

2. Atualidades Mundiais;

3. Aspectos políticos, sociais, econômicos, históricos e culturais do Município.

OBSERVAÇÕES: A prova de Conhecimentos Gerais e/ou Específicos poderá versar sobre assuntos próprios do curso ou escolaridade exigido no subitem 2.1 deste Edital. Matrizes/ Determinantes/ Sistemas lineares Análise Combinatória/ Arranjo, Combinação.

PARA O CARGO DE PROFESSOR: ( Magistério e/ou Normal Superior )

PORTUGUÊS

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário. Figuras de linguagem. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase.

MATEMÁTICA

1. Conjunto dos números naturais: (IN) *adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação Números pares/ ímpares; primos/ compostos;fatoração/ divisibilidade; MMC e MDC. - Conjunto de números racionais(Q) *frações ordinárias e decimais Operações; adição/ subtração/ multiplicação/ divisão/ potenciação/ radiciação/ simplificação. - Conjunto dos números inteiros relativos (Z) * Comparação, Operação: adição/ subtração/ multiplicação/ divisão/ potenciação/ radiação/ simplificação. - Matemática financeira: razão, proporção, regra de três simples e composta Porcentagem/ Juros Função do 1° grau e 2° grau Equação do 1° e 2° grau Inequações e sistemas do 1° grau - Geometria triângulos: classificação; relações métricas.

CONHECIMENTOS GERAIS / ESPECÍFICOS

1. Atualidades Brasileiras;

2. Atualidades Mundiais;

3. Aspectos políticos, sociais, econômicos, históricos e culturais do Município.

4. Lei 9394/96 (LDB) e Posteriores Alterações.

5. Fundamentos de Educação / Matérias Pedagógicas.

UNIVERSITÁRIA

CARGO DE FISIOTERAPEUTA

CONHECIMENTOS GERAIS:

Atualidades brasileiras e mundiais nos campos político, administrativo e financeiro, envolvendo o Município, o Estado, o País e o Mundo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Ética Profissional. Fisioterapia: conceituação, recursos e objetivos. Reabilitação: conceituação, objetivos, sociologia, processo e equipe técnica. Papel dos serviços de saúde. Trabalho interdisciplinar em saúde. Modelos alternativos de atenção à saúde das pessoas deficientes. Processo de fisioterapia: semiologia; exame e diagnóstico, postura, diagnósticos das anomalias posturais (patomecânica e correção). Processos incapacitantes mais importantes (processo de trabalho, problemas de atenção à saúde pré, peri, pós-natal e na infância, doenças infecto-contagiosas, crônicodegenerativas e as condições de vida); papel dos serviços de saúde. Trabalho multidisciplinar em saúde; papel profissional e as instituições de saúde. Fisioterapia em Traumato-Ortopedia. Fisioterapia em Neurologia. Fisioterapia em Pneumologia. Fisioterapia nas Afecções Reumáticas. Fisioterapia em Queimaduras. Fisioterapia em Cardiologia e Angiologia. Fisioterapia em Ginecologia e Reeducação Obstétrica. Fisioterapia em Geriatria. Reabilitação profissional: conceito, objetivos, processo e equipe técnica. Recursos terapêuticos em Fisioterapia. Prevenção: modelos alternativos de atenção à saúde. Fisioterapia em Geriatria.

PORTUGUÊS

LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.Figuras de linguagem. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase.

CARGO DE ENFERMEIRO

CONHECIMENTOS GERAIS:

Atualidades brasileiras e mundiais nos campos político, administrativo e financeiro, envolvendo o Município, o Estado, o País e o Mundo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Ética e legislação em enfermagem: Princípios básicos de ética; Implicações éticas e jurídicas no exercício profissional de enfermagem; Regulamentação do exercício profissional. Epidemiologia e bioestatística: Estatísticas de saúde; História natural das doenças e níveis de prevenção; Vigilância epidemiológica. Epidemiologia das doenças transmissíveis: Características do agente, hospedeiro e meio ambiente; Meios de transmissão, diagnóstico clínico e laboratorial, tratamento, medidas de profilaxia e assistência de enfermagem; Imunizações: cadeia de frio, composição das vacinas, efeitos adversos, recomendações para sua aplicação. Atenção à saúde da criança e do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso. Atenção à saúde bucal e mental. Fundamentos de enfermagem. Processo de enfermagem. Prevenção e controle de infecção hospitalar. Biossegurança. Assistência de enfermagem aos pacientes clínicos e cirúrgicos. Atuação do enfermeiro em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. Atuação do enfermeiro em Pronto Socorro e em situações de emergência. Assistência de enfermagem materno-infantil. Administração em enfermagem: Princípios gerais da administração e funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle; Gestão de qualidade.

PORTUGUÊS

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.Figuras de linguagem. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase.

CARGO DE NUTRICIONISTA

CONHECIMENTOS GERAIS:

Atualidades brasileiras e mundiais nos campos político, administrativo e financeiro, envolvendo o Município, o Estado, o País e o Mundo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Ética Profissional. Conceitos básicos de nutrição. Nutrição nas diferentes fases da vida. Dietoterapia. Microbiologia de alimentos. Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos. Técnicas dietéticas de pré-preparo e preparo de alimentos. Conceitos de Administração. Desnutrição. Fundamentos sobre as principais leis de Alimentos/Vigilância Sanitária (hortifrutigranjeiros, enlatados, embutidos, carnes, etc.). Concepções de programas de merenda escolar e suplementação alimentar em escolas. Ênfase também em ambientes coletivos (hospitais), elaborando sugestões de cardápios específicos a diferentes necessidades.

PORTUGUÊS:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.Figuras de linguagem. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase.

CARGO DE VETERINÁRIO

CONHECIMENTOS GERAIS:

Atualidades brasileiras e mundiais nos campos político, administrativo e financeiro, envolvendo o Município, o Estado, o País e o Mundo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Fomento e assistência técnica relacionados com a pecuária e a saúde pública; Projetos agropecuários e referentes ao Crédito Rural, com vistas à produções racionais e lucrativas dos alimentos; · Profilaxia, de diagnóstico e tratamento de animais em geral; · Exames clínicos e de laboratórios; · Coleta de materiais para análises anatomopatológicas, histopatológicas, hematológicas e imunológicas; · Técnicas para melhoramento do gado; · Inseminação artificial; · Fiscalização sanitária nos locais de produção, manipulação, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal; · Formulação, produção e comercialização de produtos veterinários (vacinas, soros, medicamentos, insumos e outros); · Legislação referente à profissão do Veterinário; · Código de Ética · Saúde Pública.

PORTUGUÊS:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.Figuras de linguagem. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase.

CARGO DE BIOQUÍMICO

CONHECIMENTOS GERAIS:

Atualidades brasileiras e mundiais nos campos político, administrativo e financeiro, envolvendo o Município, o Estado, o País e o Mundo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Coleta: Etapas envolvidas nas coletas dos materiais, na execução e avaliação dos resultados. Causas de variação nas determinações laboratoriais. Conhecimento das normas de bio - segurança. Bioquímica: Aplicação da fotometria na bioquímica clínica. Realização e interpretação das dosagens bioquímicas rotineiras. Funções hepática, renal e tireoidiana. Urinálise: Exame de rotina de urina: realização e interpretação. Teste imunológico para gravidez. Interpretação de provas sorológicas : V.D.R.L., Proteína C reativa, Fator reumatóide, Antiestrepitolisina "O". Sistema ABO e RH. Microbiologia : Diagnóstico das infecções bacterianas do trato urinário.Parasitologia : Relação hospedeiro - parasita. Protozoologia e helmintologia: Morfologia, patogenia, epidemiologia e profilaxia dos gêneros: Toxoplasma, Giardia, Entamoeba, ,Taenia, Ascaris, Strongyloides, Enterobius, Trichiuris . Métodos para exames parasitológicos. Hematologia: Técnicas e interpretação dos exames das séries vermelha e branca. Alterações morfológicas no sangue periférico. Técnicas e exames relacionados ao estudo da coagulação. Ética profissional.

PORTUGUÊS:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.Figuras de linguagem. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase.

CARGO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS GERAIS:

Atualidades brasileiras e mundiais nos campos político, administrativo e financeiro, envolvendo o Município, o Estado, o País e o Mundo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

· Conceito, princípios, finalidades e objetivos da Educação Física; tendências e filosofias subjacentes às concepções de Educação Física; · Processo histórico da Educação Física; · Corporeidade e motrocidade do homem; · A cultura corporal e sua expressão nos temas: dança (ritmo em movimento), ginástica, jogos, e esportes; · Jogos cooperativos; · Avaliação da Educação Física escolar.

LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

Legislação referente à profissão do Professor de Educação Física; · Código de Ética. PORTUGUÊS:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário.Figuras de linguagem. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase.