CDC - Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - ES

Notícia:   Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - ES oferece 103 vagas

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CARIACICA - CDC

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2009

DA ABERTURA DE INSCRIÇÕES

O DIRETOR PRESIDENTE DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CARIACICA - CDC, no uso de suas atribuições legais, bem como atendendo aos termos do inciso II do artigo 37 da CF/88, faz saber que será realizado, em locais, datas e horários a serem oportunamente divulgados, Concurso Público destinado à contratação imediata e, formação de cadastro reserva dos cargos: Auxiliar Operacional de Estacionamento Rotativo, Motorista, Auxiliar Administrativo Financeiro e Auxiliar de Serviços Gerais, para o Quadro de Pessoal da COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CARIACICA - CDC, o qual reger-se-á de acordo com as Instruções Especiais, que ficam fazendo parte integrante deste Edital.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1- O Concurso Público realizar-se-á sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC, obedecidas as normas deste Edital.

1.2- O concurso destina-se à contratação imediata e formação de cadastro de reserva dos cargos constantes do Anexo I deste Edital, para atendimento às vagas existentes e, que vierem a vagar ou forem criadas durante o prazo de validade previsto neste Edital, obedecida a ordem de classificação.

1.3- Os candidatos aprovados em todas as etapas deste Concurso e convocados para admissão serão contratados pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Legislação Trabalhista Federal Complementar e Legislação Estadual pertinente.

1.4- A descrição das atribuições básicas dos cargos consta do Anexo I deste Edital.

1.5- O conteúdo programático das provas consta do Anexo II deste Edital

2 - DOS CARGOS

2.1- O código de opção, Cargo de Admissão, Área de atuação, Escolaridade/Pré-requisitos e o Salário inicial, são os estabelecidos no anexo I:

3 - DAS INSCRIÇÕES E PAGAMENTO DAS TAXAS.

3.1 - As inscrições serão realizadas através da entrega dos seguintes documentos:

a) Formulário de inscrição padronizado, disponibilizado no site da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC, devidamente preenchido manualmente em letra de forma legível e assinado pelo candidato.

b) Se for brasileiro - Cópia autenticada da Carteira de Identidade;

c) Se não for brasileiro - Cópia autenticada da Carteira de Identidade e documento comprobatório das prerrogativas contidas no artigo 12 da Constituição Federal;

d) Cópia autenticada do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e apresentação do original para comprovação de autenticidade;

e) Declaração médica original atestando a necessidade especial de que é portador, quando se tratar de inscrição às vagas destinadas a candidatos portadores de necessidades especiais;

f) Currículo devidamente assinado;

g) As comprovações das informações constantes no currículo deverão ser feitas através de atestados (original ou cópia autenticada) contendo as informações abaixo ou através de contratos (original ou cópia autenticada) que explicitem as atividades desempenhadas e os períodos de atuação. Informações necessárias nos atestados:

1- Nome da Instituição;

2- CNPJ da Instituição;

3- Endereço da Instituição;

4- Tipo de vinculação

· Trabalho assalariado - Neste caso anexar cópia autenticada da CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social;

· Serviço autônomo - Neste caso anexar cópia autenticada do Contrato de Prestação de Serviços;

· Estágio - Para comprovação da experiência exigida, o mesmo deverá ter tido carga horária mínima de 20 (vinte) horas semanais - neste caso anexar, além do atestado da instituição/empresa em que realizou o estágio, cópia do contrato assinado entre a Instituição de Ensino, Unidade Concedente e aluno a fim de comprovar vinculação;

· Outro tipo - Neste caso anexar cópia autenticada de documento que comprove a vinculação

3.2 - O pedido de inscrição será efetuado mediante entrega da documentação exigida conforme o item 3.1, na sede da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC, no período de 11 a 15 de janeiro de 2010, no horário de 9h às 17h, encerrando impreterivelmente às 17h do dia 15 de janeiro de 2010, não serão recebidas inscrições após esta data e horário (horário de Brasília - DF).

3.3 - A efetivação da inscrição se dará mediante apresentação do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no ato de entrega do formulário de inscrição.

3.4 - O valor da taxa de inscrição será de R$ 25,00 (Vinte e cinco reais) para os candidatos a qualquer cargo. .

3.5 - Para efetuar a inscrição o candidato deverá certificar-se de que atende aos requisitos estabelecidos para o cargo pretendido e somente deverá concluir sua inscrição mediante concordância com as normas estabelecidas neste edital.

3.6 - O candidato que não entregar a Formulário de Inscrição devidamente assinado e/ou os documentos descritos no item 3.1, no local e prazos estabelecidos, será eliminado deste concurso público.

3.7 - O candidato que pleitear isenção de taxa de inscrição, deverá comparecer na Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC, Rodovia BR 262, S/N - Jardim América, Cariacica-ES, (Antigas instalações do Colégio Eliezer Batista - Atual CEDTEC) das 9 às 17h, durante o período de 04 e 05 de janeiro de 2010, obedecidas as seguintes condições:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

3.7.1 - Não será concedida a isenção do pagamento da taxa de inscrição a candidato que não possua o NIS já identificado e confirmado na base de dados do CadÚnico, na data da sua inscrição.

3.7.2 - Para a realização da inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição, via internet, no endereço www.cdc-cariacica.com, no qual indicará o Número de Identificação Social - NIS atribuído pelo CadÚnico do Governo Federal e firmará declaração de que atende à condição estabelecida na letra "b" do subitem 3.7

3.7.3 - Não serão analisados os pedidos de isenção sem indicação do número do NIS e, ainda, aqueles que não contenham as informações suficientes para a correta identificação do candidato na base de dados do Órgão Gestor do CadÚnico.

3.7.4 - A inscrição com o pedido de isenção poderá ser efetuada no período compreendido entre 09 horas do dia 04 e 17h do dia 05 de janeiro de 2010.

3.7.5 - As informações prestadas no Formulário de Inscrição, referentes à isenção do pagamento da taxa de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato.

3.7.6- A CDC poderá a seu critério consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

3.7.7 - A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei.

3.7.8 - Serão desconsiderados os pedidos de isenção de pagamento de taxa de inscrição a candidato que omitir ou prestar informações inverídicas.

3.7.9 - Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição via fax, via correio eletrônico ou extemporâneo.

3.7.10 - Será desconsiderado o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição de candidato que tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

3.7.11 - Não serão acatados pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos que não preencham as condições para sua concessão, seja qual for o motivo alegado.

3.7.12 - A relação dos candidatos com pedidos de isenção deferidos será disponibilizada na internet, no endereço www.cdc-cariacica.com, até o dia 08/01/2010.

3.7.13 - O candidato poderá apresentar recurso contra o indeferimento do seu pedido de isenção, nos 2 (dois) dias úteis posteriores à divulgação,por escrito, dirigido à Comissão Especial de Concursos Publico, na sede da companhia.

3.7.14 - O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será dado a conhecer, via internet, no site da CDC.

3.7.15 - Os candidatos cujos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição forem indeferidos deverão, para efetivar sua inscrição no concurso no prazo máximo de dois dias uteis da data publicação no site da CDC.

3.7.16 - Os candidatos com pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição indeferidos que não efetuarem o pagamento da taxa de inscrição, na forma do disposto no subitem 3.7.15, serão automaticamente excluídos do concurso.

3.8 - Não haverá devolução da taxa de inscrição em nenhuma hipótese.

3.9 - Não haverá devolução dos documentos recebidos.

3.10 - Após a entrega dos documentos, não serão aceitos pedidos de alteração e/ou adendos no currículo ou nos documentos de comprovação de experiência (atestados e contratos).

3.11 - As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente ou através de instrumento procuratório com firma reconhecida (não serão aceitas inscrições via internet, via-postal, fac-símile ou em caráter condicional).

3.12 - O candidato ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas no Formulário de Inscrição e pelos documentos entregues, arcando o candidato com as conseqüências de eventuais erros.

3.13 - A inscrição implica em um compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitação das condições estabelecidas neste edital.

3.14 - O pagamento da taxa somente será efetuada através de depósito no Banco do Brasil S.A. em dinheiro (espécie).

3.15 - A relação das inscrições (deferidas e indeferidas) será publicada no site www.cdc-cariacica.com a partir de 30 de janeiro de 2010.

4 - DOS REQUISITOS PARA ADMISSÃO

4.1. O candidato aprovado no Concurso Público de que trata este Edital será investido no cargo se atender às seguintes exigências, na data da admissão:

a) ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos de nº 70.391/72 e de nº 70.436/72 e da Constituição Federal, artigo 12, parágrafo 1º;

b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de admissão;

c) estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

e) não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

f) possuir os documentos comprobatórios da escolaridade e pré-requisitos constantes deste Edital;

g) não ter sido demitido por justa causa pela Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC e/ou acionista desta Companhia.

4.2. O candidato que, na data de admissão, não reunir os requisitos enumerados no item 4.1 e outros requisitos deste edital perderá o direito à admissão.

4.3. Para firmar a contratação, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos comprobatórios:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) cópia da página com foto e qualificação civil e, cópia da página do primeiro e último registro, apenas para colher informações necessárias.

b) PIS ou PASEP - no e data de cadastramento (se já for cadastrado);

c) Registro de nascimento ou certidão de casamento;

d) Carteira de identidade (2 cópias);

e) CPF (2 cópias);

f) Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;

g) Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, se do sexo masculino;

h) Certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos, se possuir;

i) Comprovar a escolaridade exigida;

j) Comprovante de endereço atual;

k) Comprovar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/função, mediante Atestado de Saúde Ocupacional;

l) Declarar que não se encontra em situação de acúmulo ilegal de proventos, funções, empregos e cargos públicos, nos termos do inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal.

4.4 - Para os documentos solicitados nas letras "a" à "i" do subitem anterior o convocado deverá apresentar fotocópias juntamente com os originais para autenticação, ou fotocópias autenticadas em cartório.

4.5 - O vínculo funcional será sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho- CLT.

5. VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

5.1 - Às pessoas portadoras de necessidade especial é assegurado o direito de inscrição no processo de contratação de que trata este Edital, podendo concorrer às vagas, desde que haja compatibilidade entre as atribuições que desempenhará com a necessidade especial de que é portador.

5.1.1 - Será destinado 5% (cinco por cento) do total das vagas para portadores de necessidades especiais, desde que pleiteado.

5.2 - Quando da entrega da documentação para a inscrição, o Candidato deverá declarar a necessidade especial de que é portador, comprovando-a através de atestado médico.

5.3 - As pessoas portadoras de necessidade especial participarão da seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere aos requisitos e documentos comprobatórios para o caráter de eliminação e classificação.

5.4 - Se classificados para o provimento das vagas da contratação, os candidatos portadores de necessidade especial terão apurada a compatibilidade do exercício das atribuições exigidas para os mesmos com as necessidades especiais de que são portadores, por ocasião do exame médico a que deverão ser submetidos, mediante perícia específica.

5.5 - Não ocorrendo classificação de candidatos portadores de necessidade especial para o preenchimento de vaga destinada ao presente concurso público, esta será preenchida pelos demais candidatos que apresentarem os requisitos mínimos, de acordo com a ordem de classificação.

6 - DA RELAÇÃO DE CANDIDATOS INSCRITOS

6.1 - No dia 30 de janeiro de 2010, o candidato poderá verificar no site www.cdc-cariacica.com, o resultado das inscrições.

6.2 - Os requisitos classificatórios e com vistas à pontuação para cada cargo e etapa deste concurso público estão previstos no Anexo II deste Edital.

6.3 - Os requisitos mínimos (eliminatórios) para cada cargo e etapa deste concurso público estão previstos no Anexo II deste Edital.

7 - DAS PROVAS

7.1 - As provas versarão sobre as matérias cujos conteúdos programáticos estão descritos no Anexo II, e serão realizadas no dia 21 de fevereiro de 2010, em local e hora a ser divulgado com 5 (cinco) dias de antecedência a data de realização das provas objetivas no site www.cdc-cariacica.com

8 - SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO.

8.1. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente de pontos.

8.2. A classificação de cada candidato será atribuída com base na pontuação obtida conforme Anexo II deste Edital.

8.3. Será excluído deste concurso público o candidato que:

a) Não preencher os requisitos mínimos (classificatórios e eliminatórios) conforme o Anexo II do Edital;

b) Não apresentar os documentos previstos no Item 3.2

9 - DA DIVULGAÇÃO DO GABARITO, DA NOTA DA PROVA OBJETIVA E DO RESULTADO FINAL.

9.1 - No dia 23 de fevereiro de 2010, o gabarito da prova objetiva será divulgado no site da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC.

9.2 - No dia 27 de fevereiro de 2010, o resultado da prova objetiva será divulgado no site da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC.

9.3 - A nota final será considerada até a casa centesimal, desprezando-se, se for o caso, as frações de milésimos.

9.4 - O resultado final do concurso público, considerando as etapas, classificatória e eliminatória, será divulgado no site da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC no dia 13 de março de 2010.

10 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

10.1 - Ocorrendo empate na nota final obtida por candidatos, será adotado como critério de desempate, a maior idade.

10.2 - Permanecendo empate entre candidatos, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) possuir maior escolaridade;

b) possuir maior tempo de experiência na área;

c) possuir maior número de dependentes legais menores de 14 (catorze) anos.

10.3 - Ocorrendo o previsto no subitem 10.2, a Diretoria enviará telegrama aos candidatos que se encontrarem na situação descrita, para que apresentem, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, os comprovantes necessários para análise dos critérios estabelecidos.

11 - DO DIREITO A RECURSO.

11.1 - Será admitido recurso relativo a:

a) formulação de questões objetivas;

b) correção de provas objetivas (gabarito);

c) erro material.

11.2 - Caberá aos elaboradores das questões de prova, por intermédio da "comissão julgadora", julgar os recursos a que se referem as letras "a" e "b" do subitem 11.1.

11.3 - Caberá a "comissão julgadora" deste concurso público julgar os recursos a que se refere a letra "c" do subitem 11.1.

11.4 - O recurso deverá ser interposto, impreterivelmente, no prazo de até 02 (dois) dias úteis, a contar do dia imediatamente à data da publicação do gabarito da prova.

11.5 - O recurso deverá ser interposto através de requerimento, pelo candidato ou por procurador legalmente habilitado, no Protocolo Geral da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC, localizado na Rodovia BR 262, S/N - Jardim América - Cariacica-ES, no horário das 9h às 11h e das 13h30 às 16h, com indicação do nome, edital e função a que concorre o candidato, com a necessária justificativa e indicação da questão ou ponto de divergência.

11.6 - O Requerimento de que trata o subitem 11.5, somente será aceito se protocolizado conforme descrito no subitem anterior. Não será analisado no mérito se encaminhado por e-mail.

11.7 - O resultado do julgamento do recurso será disponibilizado, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis a contar da interposição, excluindo-se o primeiro dia.

11.8 - Se do exame do recurso resultar anulação de questão, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos que prestaram a prova, independente da formulação de recurso.

12 - DA CONVOCAÇÃO

12.1 - O candidato aprovado será convocado por edital publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, por ordem de classificação, dentro do prazo de validade do concurso público, à medida que forem surgindo vagas, e terá, no mínimo, 02 (dois) dias úteis para manifestar-se quanto ao aceite ou não da vaga.

12.2 - O candidato convocado terá o prazo de até 5 (cinco) dias úteis para providenciar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para a função e demais documentos conforme relacionados no subitem 4.1 deste edital.

12.3 - O candidato convocado que não comprovar os requisitos conforme estabelecido neste edital será automaticamente eliminado deste concurso público, não cabendo pedido de prorrogação de prazo para providenciar os documentos comprobatórios.

12.4 - Os documentos de escolaridade obtidos no exterior serão aceitos se revalidados de acordo com as normas legais vigentes e acompanhados de tradução pública. Outros documentos obtidos no exterior deverão estar acompanhados de tradução.

12.5 - Ao ser convocado, o candidato deverá fazer a opção entre assumir ou desistir da vaga, não cabendo desistência da ordem classificatória, ou seja, não poderá ocupar a última posição da lista de aprovados.

12.6 - O candidato que deixar de comparecer no prazo previsto, perderá automaticamente a vaga, sendo convocado o candidato seguinte na ordem de classificação.

12.7 - Os candidatos classificados deverão manter seus endereços atualizados, durante o período de validade deste concurso público.

13 - DA AVALIAÇÃO PSICOTÉCNICA E MÉDICA PRÉ-ADMISSIONAL.

13.1 - O candidato convocado será encaminhado para providenciar exames psicotécnicos e médico pré admissional.

13.2 - Nas avaliações o candidato deverá ser considerado apto para ser contratado. Se os laudos acusarem inaptidão para o exercício da função, o candidato será automaticamente eliminado deste concurso público.

14 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 - O prazo de validade deste concurso público será de 2 (dois) anos, contados da data de publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

14.2 - A aprovação no concurso público, com classificação dentro do limite de vagas, assegura apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Instituição.

14.3 - Preenchidas as vagas iniciais previstas neste edital e surgindo novas vagas durante a validade do concurso público, poderão, por conveniência administrativa, serem convocados demais candidatos aprovados, obedecendo-se rigorosamente a ordem de classificação.

14.4 - Não poderá ser contratado candidato com vínculo de trabalho por prazo determinado ou indeterminado, em empregos/cargos/funções ou que receber proventos de aposentadoria em empresa pública, autarquia, sociedade de economia mista ou fundação mantida pelo poder público, caso em que o candidato deverá fazer sua opção, conforme previsto na Constituição Federal, e comprovar a opção no processo de contratação, exceto as hipóteses de acúmulo legal, nos termos do Estatuto dos Funcionários Civis do Estado do Espírito Santo, Constituição Federal, Emendas Constitucionais nos 19, 20 e 34, publicadas no Diário Oficial da União em 05/06/98 e outras.

14.5 - Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica - CDC.

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CARIACICA

PEDRO GILSON RIGO
Diretor Presidente

CLÁUDIO CÉSAR GUIDA SANTOS
Diretor Administrativo Financeiro

ANEXO I

CARGO

REQUISITOS MÍNIMOS E DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES

SALÁRIO

VAGAS

Código 001

Auxiliar Operacional de Estacionamento Rotativo.

Ensino Médio Completo, conhecimentos da legislação de transito (CTB e Anexos), conhecimentos básicos de cidadania.

Operar atividades correlacionadas a gestão de estacionamento público regulamentado (estacionamento rotativo).

R$ 535,00

10 (dez) - Contratação imediata

50 (cinqüenta) - Cadastro de Reserva

Código 002

Motorista.

Certificado de conclusão de Ensino Médio; Carteira Nacional de Habilitação na Categoria B ou superior e disponibilidade para viagens em períodos longos, em todo o território brasileiro.

Sob supervisão direta, executar e controlar tarefas na área de transporte junto à Diretoria ou a quem ela determinar e manter o veículo sempre em ótimo estado de conservação; Preencher rigorosamente a parte diária de quilometragem, anotando todos os dados solicitados; Ao final do expediente diário guardar o carro em garagem da Cia. ou por ela indicada.

R$ 535,00

01 (uma) - Contratação Imediata

10 (dez) - Cadastro de Reserva

Código 003

Auxiliar Administrativo Financeiro

Certificado de conclusão do Ensino Médio e conhecimento em informática (programas: Windows, Word, e noções gerais de utilização de internet).

Sob supervisão direta, executar tarefa de natureza administrativa; efetuar levantamentos e análises com base nos controles; redigir despachos de caráter rotineiro; custodiar e controlar arquivos de papéis e documentos; executar trabalhos de digitação a partir de textos e tabelas manuscritos; detectar problemas e necessidades do sistema em uso, notificando a chefia; conferir, alcear, grampear, expedir e arquivar vias de documentos digitados; avaliar, coletar e conferir dados de acordo com as instruções vigentes; prestar informações dos assuntos de rotina, atender profissionais e empresas e público em geral,prestando informações inerentes a assuntos de natureza administrativa e à legislação profissional e executar tarefas similares, quando solicitado.

R$ 700,00

01 (uma) - Contratação Imediata

20 (vinte) - Cadastro de Reserva

Código 004

Auxiliar de Serviços Gerais.

Ensino Fundamental Completo.

Sob supervisão direta, prestar serviços de zeladoria, burocráticos e de copa, ao nível de sua competência. Escritório - efetuar coleta e distribuição interna de documentos e/ou processos; realizar serviços externos de correspondências e outros; executar serviços simples, de natureza burocrática, que lhe seja solicitado; executar tarefas similares, quando solicitado. Limpeza - executar serviços de limpeza das dependências da Companhia, assim como, móveis e utensílios nela existentes; coletar e remover detritos de lixos; manter higienizadas as instalações sanitárias; executar tarefas similares, quando solicitado. Copa - preparar e distribuir café, água, lanches e outros; prestar atendimento em reuniões; zelar pelos alimentos, ingredientes e demais materiais, controlando a qualidade, quantidade e utilização; zelar pela higiene e conservação da copa e dos aparelhos nela instalados e executar tarefas similares, quando solicitado.

R$ 515,00

01 (uma) - Contratação Imediata

10 (dez) - Cadastro de Reserva

ANEXO II

O conteúdo programático das provas do Concurso Público Edital Nº 001/2009 da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica está distribuído em grupos por grau de escolaridade, de acordo com as disposições deste anexo II.

I. ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO.

I.I Auxiliar de Serviços Gerais.

II. ENSINO MÉDIO COMPLETO

II. I Auxiliar Operacional de Estacionamento Rotativo;

II. II Motorista e,

II. III Auxiliar Administrativo Financeiro.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As questões serão diversificadas de acordo com o nível de escolaridade do ensino fundamental e do ensino médio, e em todos os casos, a natureza do cargo, conforme segue abaixo:

III. GRUPO I

III.I. Língua Portuguesa

1. Interpretação de texto; 2. Coesão e coerência; 3. Classes gramaticais; 4. Emprego de pronomes de tratamento; 5. Emprego de vocabulário; 6. Sinonímia, antonímia, homonímia e parônima; 7. Ortografia oficial, incluindo o novo acordo ortográfico; 8. Concordância nominal e verbal.

III.II. Conhecimentos Gerais: Geografia, História, Ciências e Atualidades:

1. Símbolos Nacionais e Municipais; 2. Vultos Nacionais; 3. Datas comemorativas nacionais, estaduais e municipais de Cariacica; 4. Atualidades e avanços tecnológicos; 5. Vida e meio ambiente; 6. Cidadania e desenvolvimento; 7. Conhecimentos básicos em Saúde Pública e noções de saneamento básico; 8. Conhecimentos históricos e geográficos sobre Cariacica.

III.III Matemática.

1. Operações aritméticas fundamentais: adição, subtração, multiplicação, divisão; cálculo de fração; 2. Sistemas de unidades de medidas; 3. Proporcionalidade e regra de três simples.

III.IV. Raciocínio Lógico.

1. Conhecimentos básicos de raciocínio lógico e suas aplicações no cotidiano.

III.V. Conhecimento de Relações Humanas.

1. Hierarquias; 2. Relacionamento interpessoal; Relacionamento em grupo; O papel do indivíduo no grupo; Tomada de decisão; Comunicação interna estratégica para a equipe de trabalho; Avaliação e revisão de comportamento; Preservação do patrimônio público.

III.VI. Conhecimento Específico:

1. Limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos; 2. Limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças e persianas; 3. Limpeza de ralos, caixa de gordura, vasos e pias; 4. Polimento de objetos, peças e placas de metal; 5. Transporte de móveis, máquinas e utensílios de pequeno porte; 6. Uso e cuidados com materiais de limpeza e higiene; 7. Prevenção contra incêndios; 8. Serviços de protocolo e entrega de correspondências internas e externas; 12. Coleta seletiva; 13. Higiene pessoal; 14. Regras de segurança do trabalho e prevenção de acidentes e incêndio.

IV. GRUPO II

IV.I Conhecimento comum a todos os cargos do grupo:

IV.I.I. Língua Portuguesa

1. Interpretação de textos: jornalístico, narrativo, argumentativo, oficial e técnico; 2. Coesão e coerência textual; 3. Morfologia; 4. Emprego de pronomes de tratamento; 5. Emprego de vocabulário; 6. Sinonímia, antonímia e parônima; 7. Ortografia oficial, incluindo o novo acordo ortográfico; 8. Concordância nominal e verbal; 9. Flexões verbais; 10. Regência verbal e nominal; 11. Crase; 12. Sintaxe; 13. Morfossintaxe.

IV.I.II. Matemática.

1. Cálculo de fração; 2. Sistemas de unidades de medidas; 3. Proporcionalidade e regra de três simples e composta; 4. Juros simples e compostos; 5. Equações de primeiro e segundo grau; 6. Conjuntos: conceitos, operações e problemas; 7. Números naturais; 8. Números cardinais: noções, funções, conjuntos finitos e infinitos.

IV.I.III. Conhecimentos em: Geografia, História, Ciências, e Atualidades:

1. Brasil: aspectos físicos e humanos; 2. Teorias demográficas e desenvolvimento sócio-econômico; 3. Migrações e aspectos econômicos; 4. Energia, Indústria e Agricultura, Comércio e serviço; 5. Panoramas político e sócio - econômico do mundo atual; 6. Blocos econômicos; 7. Organizações econômicas e militares; 8. Movimentos Separatistas; 9. Conflitos étnico-raciais; 10. Conflitos religiosos; 11. ONU; 12. Questão ambiental; 13. Símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais; 14. Cidadania; 15. Historia do Brasil - do Descobrimento aos dias atuais; 16. Cariacica: aspectos histórico-geográficos; conhecimentos básicos em saúde pública.

IV.I.IV. Informática.

1. Manuseio de periféricos de entrada e saída 2. Utilização pacote Office da Microsoft: Excel, Word e Power Point - criação de apresentação e de organograma 3. Software aberto: 4. Noções de Internet/e-mail; 5. Noções e conhecimentos básicos sobre software livre.

IV.I.V. Lógica

Utilização do conhecimento e da informação como instrumentos de resolução de tarefas cotidianas; Noções de lógica: proposição, proposição simples ou atômica, proposição composta; conectivos lógicos, conjunção, disjunção, condicional bicondicional, negação, tautologia, contradição.

IV.I.VI. Relações Humanas.

1. Hierarquias; 2. Relacionamento interpessoal; Relacionamento em grupo; O papel do indivíduo no grupo; Tomada de decisão; Comunicação interna estratégica para a equipe de trabalho; Avaliação e revisão de comportamento; Preservação do patrimônio público.

IV.II CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS

IV.II.I. AUXILIAR OPERACIONAL DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO

1. Relacionamento com o cliente e atendimento ao público; 2. Conhecimento da legislação de trânsito (Código de Transito Brasileiro - CTB e seus anexos); 3. Constituição Federal do Brasil - 1988 (Artigo 5º: Dos direitos e Garantias Fundamentais); 5. Código Civil Brasileiro (2002) - Parte Especial - Livro I - Do Direito das Obrigações; 6. Conhecimentos básicos de primeiros socorros, de direção defensiva, de meio ambiente e de mecânica; 7. Cálculos e conversão de medidas e tempo; 8. Conhecimento de manuseio de máquinas e equipamentos fotográficos eletrônico-digitais; 9. Preenchimentos de formulários padronizados; 10. Conhecimentos geográficos da região de Campo Grande - Cariacica, ES (denominação de logradouros, praças e respectivas ligações).

IV.II.II. MOTORISTA

1. Regras de relações humanas adequadas ao trabalho; 2. Legislação de trânsito (Código de Transito Brasileiro - CTB e seus anexos); 3. Regras gerais de circulação, regra de ultrapassagem, regra de mudança de direção, regra de preferência, velocidade permitida, classificação das vias, deveres e proibições; 4. Conhecimento de sinais sonoros e gestos de agente autoridade de trânsito; 8. Tipos de sinalização: placas de regulamentação, advertência e indicação, sinais luminosos; 9. Conhecimentos básicos de primeiros socorros, de direção defensiva, de meio ambiente e de mecânica; 10. Procedimentos corretos para economizar combustível; 12. Segurança do trabalho e prevenção de acidentes e incêndio.

IV.II.III. AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

1. Controle de estoque de almoxarifado, protocolo, portaria (recepção atendimento ao público); 2. Noções sobre registros de expedientes, agendamentos, seletividade de documentações e pautas; 3. Gerenciamento de Folha de Pagamentos; 4. Técnicas de arquivos; 5. Redação oficial; 6. Técnicas de agendamento; 7. Formas de tratamentos, abreviações de tratamentos de personalidades; 8. Noções de técnicas de secretariar; 9. Uso de Fax e Internet; 10. Normas Patrimoniais e seu gerenciamento (tombamento, controle, termos de responsabilidades, baixas, transferências e alienação); 11. Elaboração de boletim de ocorrências; 12. Prevenção de acidentes, prevenção de roubos, prevenção de incêndios, 13. Controle de entrada e saída de veículos; 14. Técnicas de telemarketing passivo; 16. Lei Federal 6.404/1976 - "Lei das S.A." e Lei Federal 8.666/1993 e respectivas alterações.

V. PROVA PRÁTICA - Eliminatória

Para os que forem aprovados na primeira etapa - prova objetiva.

Grupo II

V.I. MOTORISTA

Prova de direção e transito:

1. Circulação, ultrapassagem, mudança de direção, preferência, velocidade permitida, classificação das vias, deveres e proibições; 2. Conhecimento de sinais sonoros e gestos de agente de autoridade de trânsito; 3. Tipos de sinalização: placas de regulamentação, advertência e indicação, sinais luminosos.

V.II. AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Prova de Informática:

A prova prática de informática terá duração máxima de 60 (sessenta) minutos e consistirá de:

1. Digitação, gravação e impressão de texto - alfa e numérico -, o texto será disponibilizado ao candidato no ato de realização da prova, devendo ser digitado no mesmo formato e estética, no tempo limite de 10 (dez) minutos. Poderá ser utilizada qualquer fonte do editor de texto disponível para a prova; 2. Elaboração de Planilha eletrônica de acordo com a questão solicitada, no tempo limite de 20 (vinte) minutos; 3. Elaboração de uma apresentação em Power Point conforme modelo apresentado dentro do prazo de até 30 (trinta) minutos.

VI. SISTEMA DE PONTUAÇÃO DE PROVAS.

Grupo I

Provas

Disciplinas

Nº de questões

Peso

Pontuação mínima para não desclassificar

Pontuação máxima

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

20

2

12

110

Conhecimentos em: Geografia, História, Ciências e Atualidades

20

1

12

Matemática

20

2

12

Raciocínio Lógico

10

1

6

Conhecimentos Específicos

Relações Humanas

15

2

9

75

Conhecimentos específicos

15

3

9

Grupo II

Provas

Disciplinas

Nº de questões

Peso

Pontuação mínima para não desclassificar

Pontuação máxima

Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

20

2

12

130

Conhecimentos em: Geografia, História, Ciências e Atualidades

20

1

12

Matemática

20

2

12

Raciocínio Lógico

10

1

6

Informática

10

2

6

Conhecimentos Específicos

Relações Humanas

15

2

9

75

Conhecimento específico

15

3

9