CODAI - Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - PE

Notícia:   Colégio Agrícola Dom Agostinho - PE abre 10 vagas para Professor Pesquisador

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE

COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS - CODAI

NÚCLEO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR PESQUISADOR

DECISÃO: Nº. 148/2012 - CTA/CODAI (12/09/2012)

O DIRETOR do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI/UFRPE, no uso de suas atribuições, torna público, por meio de Chamada Pública, a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Professor Pesquisador para os componentes curriculares dos Cursos: Técnico em Administração e Técnico em Açúcar e Álcool, na modalidade a distância, para o (1º e 2º semestres de 2013), da Rede e-Tec Brasil, vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), de acordo com o Decreto nº 7.589 (26/10/2011) e a Resolução CD/FNDE nº 18 de (16/07/2010).

1. DO OBJETIVO

O presente Edital tem por objetivo selecionar Professores Pesquisadores, contratados na condição de bolsistas, para atuar nos Cursos: Técnico em Administração e Técnico em Açúcar e Álcool, na modalidade a distancia, oferecidos pelo CODAI/NEAD/UFRPE, através da Plataforma Moodle.

2. DA TERMINOLOGIA

2.1 Para os fins deste Edital, as seguintes expressões estão assim definidas:

a) Educação a Distância: Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica dos processos ensino-aprendizagem ocorre com a utilização das tecnologias da informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades em lugares e/ou tempos diversos;

b) Professor Pesquisador (Formador): Professor responsável pela elaboração e desenvolvimento de projetos e de pesquisas relacionadas aos Cursos e programas implantados no âmbito da Rede e-Tec, e das atividades didático-pedagógicas com utilização das novas tecnologias de informação e comunicação adotadas pelo curso. Participa também de atividades presenciais programadas (aula teórica e prática) nos pólos de apoio presencial.

3. DO PROCESSO SELETIVO

3.1 O processo de seleção de Professor Pesquisador será desenvolvido em uma única fase constando da análise de currículos;

3.2 Os critérios para análise deste item se encontram no Anexo I deste Edital;

3.3 A análise do Curriculum Vitae na plataforma Lattes valerá até 100 (cem) pontos. O candidato que não atingir 40 (quarenta) pontos estará eliminado do processo seletivo;

3.4 Para análise do currículo, só serão aceitas comprovações de atividades constantes no Currículo Lattes;

3.5 Apenas os documentos que comprovem os requisitos devem ser apresentados.

4. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

4.1. Serão exigidos os seguintes requisitos para ser candidato à vaga de Professor Pesquisador:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) Estar quite com as obrigações eleitorais;

c) Ter formação mínima em nível superior comprovada que atenda a formação acadêmica constante dos Quadros 1 e 2 ou formação ou vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado;

d) Ter experiência no magistério básico ou superior de, no mínimo, um (1) ano comprovada em instituição regular de ensino e credenciada pela GRE (Gerencia Regional de Educação do Governo de Pernambuco) ou Secretaria de Educação do município;

e) Não ter vínculo com outro programa de bolsa cujo pagamento tenha por base a Lei nº 11.273/2006 e a Lei 11.502/2007, no período previsto para exercer a função.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições serão realizadas, pessoalmente ou através de procuração no NEAD, situado à PE 05 Km 25, Tiúma - São Lourenço da Mata/PE, no horário das 9:00 às 12:00h e das 13:00 às 16:00h;

5.2 O candidato poderá se inscrever em apenas um componente curricular, atendendo à formação exigida para sua atuação nos cursos mencionados nos Quadros 1 e 2 deste Edital;

5.3 Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou documentos após a realização da inscrição pelo candidato;

5.4 O candidato poderá indicar uma segunda opção na Etiqueta de Entrega da Documentação, se tiver currículo compatível com o componente curricular e não fará uma nova seleção para esta segunda opção.

5.5 A documentação deverá ser apresentada em cópia com as páginas numeradas, devendo ser entregue em envelope lacrado e com o adesivo de identificação conforme Anexo II;

5.6 Os candidatos apresentarão os seguintes documentos no momento da inscrição:

a) Cópia de documento oficial de identificação, com foto;

b) Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);

c) Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco;

d) Cópia do Histórico Escolar da Graduação e/ou Pós-graduação;

e) Curriculum Vitae na Plataforma Lattes, atualizado, com as devidas comprovações;

f) Cópia do comprovante de pagamento da GRU;

g) Cópia do Diploma do curso de graduação;

h) Cópia do Diploma do curso de pós-graduação ou do vínculo, caso tenha;

i) Cópia de comprovação de experiência em magistério básico ou superior de, no mínimo, um (1) ano. O candidato deve apresentar declaração de tempo de serviço assinada e carimbada pela instituição de ensino empregadora ou CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) ou contra-cheque, desde que comprove o tempo mínimo requerido;

5.7 O candidato deverá recolher, através de Guia de Recolhimento da União (GRU), o valor de R$ 21,00 (vinte e um reais), em qualquer agencia do Banco do Brasil;

5.8 Para obter a GRU, o candidato poderá acessar a pagina https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, preenchendo os campos da GRU conforme abaixo:

- Unidade Gestora (UG): 153165

- Gestão: 15239

- Nome da Unidade: Universidade Federal Rural de Pernambuco

- Código da Unidade: outros serviços

- Numero de Referência: 333

- Competência (mm/aaaa): 09/2012

- Vencimento: (máximo 29/09/2012)

- CNPJ ou CPF do Contribuinte:

- Nome do Contribuinte/Recolhedor:

- Valor Principal: 21,00

- Descontos/Abatimentos: (não preencher)

- Outras Deduções: (não preencher)

- Mora/Multa: (não preencher)

- Juros/Encargos: (não preencher)

- Outros Acréscimos: (não preencher)

- Valor Total: 21,00

Selecione uma opção de geração: GERAÇÃO em HTML (recomendada);

5.9 Em nenhuma hipótese será concedida isenção ou devolução da taxa de inscrição, salvo se o concurso for cancelado por deliberação da UFRPE.

6. DO CRONOGRAMA

ATIVIDADES

DATA

Período de Inscrição

13 a 25/09/2012

Divulgação das inscrições deferidas

27/09/2012

Divulgação do resultado da análise dos currículos e Resultado Final

01/10/2012

Prazo para apresentação dos recursos: 48h (2 dias úteis) após as divulgações.

7. DAS VAGAS

7.1 As vagas oferecidas para Professor Pesquisador estão distribuídas conforme os Quadros 1 e 2. Cada componente curricular disponibiliza uma vaga.

8. DOS RESULTADOS FINAIS

8.1 A classificação final dos candidatos será apresentada em ordem decrescente a partir da Nota Final de Classificação (NFC)

8.2 No caso de igualdade de nota final de classificação (NFC), serão adotados os seguintes critérios, para efeitos de desempate:

1) Maior tempo de experiência docente no componente curricular;

2) Maior tempo de experiência docente em componente curricular de área afim;

3) Maior tempo de experiência prática com o componente curricular;

4) Maior tempo de experiência em EaD (Professor ou Tutor);

5) Maior idade.

8.3 Todos os candidatos classificados, participarão de uma capacitação obrigatória em EAD, na modalidade presencial, em dia, hora e local à ser definido e divulgado posteriormente. A Capacitação objetiva orientar o candidato na utilização do Ambiente "Moodle". Será exigido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência na respectiva capacitação. A não participação eliminará o candidato do processo seletivo;

8.4 Os candidatos aprovados na capacitação deverão comparecer ao NEAD/CODAI em data a ser divulgada, para preencher a Ficha de Cadastramento, assinar o Termo de Compromisso e apresentar os originais da documentação. O candidato que não apresentar os originais será desclassificado;

8.5. A Ficha de Cadastramento e o Termo de Compromisso deverão ser devolvidos ao NEAD/CODAI com firma reconhecida;

8.6 Se após a divulgação dos resultados finais ainda permanecerem vagas em aberto, o preenchimento será feito considerando a segunda opção apresentada pelo candidato classificado, verificando se este cumpre os requisitos de formação para esta nova opção, permanecendo a pontuação final obtida.

8.7 Os candidatos classificados e não aprovados constituirão o banco de reservas para preenchimento de vagas futuras para os cursos deste Edital, podendo ser convocados posteriormente respeitando a formação profissional e necessidade existente.

8.8 Os candidatos aprovados poderão assumir componente curricular de área afim em outro curso ofertado, desde que apresente a formação profissional exigida.

9. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR PESQUISADOR

9.1 As atribuições do Professor Pesquisador estão descritas no Termo de Compromisso do bolsista, que integra o presente Edital.

10. DA REMUNERAÇÃO

10.1 As bolsas serão concedidas pelo FNDE/MEC aos participantes de projetos de cursos técnicos a distância para a formação inicial e continuada no âmbito da Rede e-Tec Brasil e pagas diretamente ao beneficiário, por meio de crédito em conta-benefício indicada especificamente para esse fim, que será aberta no Banco do Brasil, mediante a assinatura do Termo de Compromisso pelo bolsista;

10.2 O Valor mensal da bolsa será de R$ 1.300,00 quando o candidato comprovar experiência de, no mínimo, 3 (três) anos no magistério superior, e de R$ 1.100,00 para o mínimo de 1 (um) ano no magistério, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado (Resolução No.18 de 16/06/2010 FNDE). Nenhum tipo de imposto incidirá sobre o valor da bolsa;

10.3 A liberação da última bolsa está condicionada à conclusão e apresentação dos resultados finais da disciplina.

11. DA VALIDADE

11.1 O prazo de validade desse Processo Seletivo será de 02 (dois) anos, prorrogável por igual período contado a partir da data de publicação do Resultado Final.

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 Os professores ligados ao CODAI não poderão prejudicar as atividades dos cursos presenciais em detrimento das atividades do curso a distância;

12.2 A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará na desclassificação imediata do candidato e a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis;

12.3 A inscrição neste Processo Seletivo Simplificado implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital;

12.4 Se depois de cumpridas todas as exigências deste Edital ainda permanecerem vagas em aberto, o preenchimento será por designação ou indicação do NEAD/CODAI, com anuência da Direção do CODAI, conforme Resolução No 18 de 16/06/2010 FNDE;

12.5 O processo de seleção será coordenado pelo NEAD/CODAI;

12.6 Os casos omissos serão resolvidos pelo NEAD/CODAI, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, após a divulgação dos resultados.

Juàres José Gomes
Diretor Geral do CODAI/UFRPE

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR PESQUISADOR (2013 - 1º. e 2º. Semestres)

QUADRO 1 - VAGAS PARA O CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Módulo IV

Componente Curricular

Ementa

Formação Acadêmica

Contabilidade Geral (60h/a)Conceito, objetivo e finalidade. Representação gráfica do patrimônio. Contas patrimoniais e de resultados: custos, despesas e receitas. Métodos de escrituração. Demonstrações contábeis.Bacharel em Ciências Contábeis ou Economia e/ou pós-graduação em Contabilidade, Finanças ou Controladoria
Organização Empresarial (60h/a)A empresa e o ambiente: função social, função econômica, ambiente interno e externo. Cultura organizacional. Mudança organizacional. Departamentalização. Delegação. Centralização e descentralização. Tipos de empresa. Estatuto da micro e pequena empresa. O papel das micro e pequenas empresas. Tributos. Processo de abertura e registro.Bacharel em Administração ou áreas afins e/ou pós-graduação em Administração ou Economia
Planejamento Empresarial (60h/a)Planejamento estratégico, tático e operacional. Etapas e instrumentos do Planejamento. Definição de objetivos, missão, visão e valores. Elaboração de Planos de Ação.Bacharel em Administração ou áreas afins e/ou pós-graduação em Administração ou Economia
Administração da Produção (80h/a)Planejamento e função da produção e operação. Sintomas, problemas e soluções no planejamento da produção. Sistemas ERP (Planejamento de Recursos Organizacionais) e MRP II (Planejamento das necessidades de recursos). Sincronização: produção/vendas. Equipamentos e instalações.Bacharel em Administração ou áreas afins e/ou pós-graduação em Administração da Produção
Logística (60h/a)Entradas e processamento de pedidos. Políticas e previsão de estoque. Reposição e classificação dos estoques. Dimensionamento do arranjo físico. Capacidade de armazenagem. Características dos modais de transporte. Responsabilidades do departamento de transportes.Bacharel em Administração ou áreas afins e/ou pós-graduação em Logística
Gestão da Qualidade (60h/a)Qualidade como instrumento gerencial. Evolução: conceitos, métodos e estruturas da Gestão da Qualidade. As ferramentas da Qualidade Total. Padronização, normatização: séries ISO's, 5'sBacharel em Administração ou áreas afins e/ou pós-graduação em Gestão da Qualidade

QUADRO 2 - VAGAS PARA O CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL

Módulo IV

Componente Curricular

Ementa

Formação Acadêmica

Tecnologia de Extração e Tratamento do Caldo (100h/a)Características da matéria-prima e suas influências na operação e funcionamento dos equipamentos das etapas produtivas. Princípios e objetivos físico-químicos de funcionamento da preparação da cana: nivelador, navalha, desfibrador; extração de caldo: moenda; tratamento do caldo: trocador calor, mexedeiras, decantação, sulfitação, filtração e flotador para a fabricação de açúcar e álcool. Fluxograma operacional e suas características de funcionamento. Balanço de massa e energia das etapas de preparo da cana, extração e tratamento de caldo. Fundamentos e operação das etapas de extração e tratamento do caldo da cana-de-açúcar. Equipamentos, limpeza e manutenção das etapas de preparo da cana, extração e tratamento do caldo. Principais perdas e pontos de controle nas etapas de preparo, extração e tratamento de caldo.Engenheiro Agrônomo, Engenharia Química, Engenharia de produção, Engenharia de alimentos, que tenha cursado a disciplina Tecnologia de Açúcar
Noções da Cultura da Cana-de-Açúcar e Manejo Integrado (100h/a)Origem, regiões produtoras, rendimento das lavouras, importância econômica. Estudo da planta. Ecofisiologia. Planejamento e instalação da cultura. Nutrição mineral, calagem e adubação da cana. Tratos culturais da cana-planta e cana-soca. Colheita e sistemas de produção. Parâmetros da qualidade da cana-de-açúcar para o processamento de açúcar e álcool. Conceituação de manejo integrado de pragas. Principais pragas na cana-de-açúcar. Uso de químicos no controle de pragas. Monitoramento e decisão no controle de pragas. Controle biológico e manejo de pragasEngenheiro Agrônomo

Módulo V

Componente Curricular

Ementa

Formação Acadêmica

Tecnologia de Fabricação do Álcool e Cachaça (100h/a)Princípios e objetivos físico-químicos de funcionamento da fermentação, centrifugação e destilação na fabricação de álcool. Fluxograma operacional e suas características de funcionamento. Balanço de massa e energia das etapas de fermentação, centrifugação e destilação. Reações bioquímicas de fermentação e influências do meio fermentativo. Fundamentos e operação da fermentação alcoólica. Fundamentos e operação da centrifugação, reciclo e tratamento de leveduras. Conceitos de destilação simples, composta e ponto azeotrópico. Fundamentos e operação da destilação de álcool hidratado e anidro. Parâmetros de qualidade para a obtenção de etanol e suas principais impurezas. Tecnologia de aguardente de cana: Matéria-prima, Extração do caldo, preparo da cana , preparo do caldo, fermentação, processos fermentativos, dornas de fermentação, envelhecimento e legislaçãoEngenharia Química, Engenharia de produção, Engenharia de alimentos, que tenha cursado a disciplina Tecnologia de Álcool e Aguardente
Tecnologia de Fabricação do Açúcar (120h/a)Princípios e objetivos físico-químicos de funcionamento da evaporação de caldo, cristalização, condensadores centrifugação, secagem e armazenamento na fabricação de açúcar. Fluxograma operacional e suas características de funcionamento. Parâmetros de qualidade do açúcar no mercado atual e suas correlações com a matéria-prima e o processo industrial. Balanço de massa e energia. Terminologia açucareira. Fundamentos e operação: evaporação, cristalização, centrifugação, secagem e armazenamento do açúcarEngenharia Química, Engenharia de produção, Engenharia de alimentos, desde que tenha cursado a disciplina Tecnologia de Açúcar

ANEXO I

CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE

CANDIDATO(A):

 

CURSO:

 

DISCIPLINA:

 

 

Item

Critério

Pontuação Máxima

Avaliação

1

Experiência docente no componente curricular:

De 1 a 2 anos - 10 pontos

De 2 a 5 anos- 20 pontos

Acima de 5 anos - 30 pontos

30

 

2

Experiência docente em componente curricular de área afim:

De 1 a 2 anos - 5 pontos

De 2 a 5 anos- 10 pontos

Acima de 5 anos - 15 pontos

15

 

3

Experiência prática com o componente curricular:

Até1 ano - 5 pontos

De 1 a 2 anos - 10 pontos

Acima de 2 anos - 15 pontos

15

 

4

Experiência com o Ambiente Virtual de Aprendizagem como Tutor/Professor:

Até 6 meses - 10 pontos

De 6 meses a 1 ano - 15 pontos

Acima de 1 ano - 20 pontos

20

 

5

Experiência com o Ambiente Virtual de Aprendizagem como Aluno:

Até 6 meses - 3 pontos

De 6 meses a 1 ano - 5 pontos

Acima de 1 ano - 10 pontos

10

 

6

Participação em eventos relacionados em EAD (02 pontos por participação) .

10

 

TOTAL GERAL

100

 

Obs.: Será considerado como experiência prática: atividades de extensão, atividades desenvolvidas em empresas (pública ou privada) ou outras diretamente relacionadas.

RESPONSÁVEL

DATA

 

 

 

ANEXO II

ETIQUETA DE ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

ETIQUETA DE ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO

Programa E-TEC

CURSO TÉCNICO:

(__) EM ALIMENTOS

(__) EM ADMINISTRAÇÃO

(__) EM AÇÚCAR E ÁLCOOL

Componente Curricular

1ª. opção:

Componente Curricular

2ª. opção:

Candidato(a):

Fone:

E-mail:

CPF:

Declaro estar ciente que assumo total responsabilidade pela documentação entregue em ENVELOPE LACRADO, e que a incorreção na documentação entregue implicará no indeferimento da solicitação.

Data:

Assinatura do Candidato(a):

- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recebemos do candidato(a): ________________________________________________________________________ a documentação referente a sua inscrição no processo seletivo de _______ para Tutor a Distância.

Data:

Responsável do NEAD/CODAI:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO / SETEC

ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL- E-TEC BRASIL

TERMO DE COMPROMISSO DO BOLSISTA

1. IDENTIFICAÇÃO DO BENEFICIÁRIO DA BOLSA

1.1 Nome

1.2 Nacionalidade

1.3 Estado Civil

1.4 Profissão

1.5 Nº CPF/MF

1.6 Nº RG/Org. Exp.

1.7 Data de Nascimento

1.8 Endereço (logradouro, nº, bairro, cidade, UF e CEP)

1.9 Telefones

2. FUNÇÃO

(__) 1 - Coordenador Geral

(__) 5 - Coordenador de Tutoria

(__) 2 - Coordenador Geral Adjunto

(X) 6 - Professor Pesquisador (Formador)

(__) 3 - Coordenador de Curso

(__) 7 - Professor Pesquisador Conteudista

(__) 4 - Coordenador de Pólo

(__) 8 - Tutor (a Distância)

3. FUNDAMENTAÇÃO

3.1 Lei Nº 11.273/2006, Lei 11.502,/2007, Resolução CD/FNDE 36 de 13 de Julho de 2009 e Resolução CD/FNDE 18 de 16 de Junho de 2010, que dispõem sobre a autorização e concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.

 

4. INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

4.1 Denominação

Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas / UFRPE

4.2 Sigla

CODAI/UFRPE

4.3 CNPJ

24.416.174/0001-06

 

4.4 Endereço (logradouro, n.º, bairro, cidade, UF e CEP)

Av. Francisco Correia 643, Centro - São Lourenço da Mata /PE - CEP 54.735-000

4.5 Representante Legal (nome, cargo)

Maria José de Sena - REITORA

 

5. ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SISTEMA

5.1 Denominação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

5.2 Sigla

SETEC

5.3 Endereço (logradouro, n.º, bairro, cidade, UF e CEP)

Esplanada dos Ministérios, Ministério da Educação - Bloco L, Anexo II, Sala 119 - 1º. andar - Brasília, DF, CEP: 70.047-900

5.4 Representante Legal (nome, cargo)

- SECRETÁRIO

6. ÓRGÃO PAGADOR

6.1 Denominação

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

6.1 Sigla

FNDE

6.3 CNPJ

408.416.934-04

6.4 Endereço (logradouro, n.º, bairro, cidade, UF e CEP)

SBS, QUADRA 02, BLOCO F, Ed AUREA

6.5 Representante Legal (nome, cargo)

- PRESIDENTE DO FNDE

7. CONDIÇÕES GERAIS

7.1 - ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR PESQUISADOR (FORMADOR)

7. Participar das capacitações agendadas pela Coordenação Geral ou Coordenação de Curso;

8. Acessar diariamente o AVA, em tempo suficiente para o acompanhamento das atividades virtuais inerentes as atribuições de Professor Formador;

9. Cumprir com os prazos estabelecidos para as atividades que serão desenvolvidas, de acordo com os Cronogramas apresentados pelo NEAD;

10. Ministrar o conteúdo e elaborar os instrumentos avaliativos de acordo com o programado no material didático produzido pelo Programa E-TEC Brasil e distribuídos aos estudantes;

11. Apresentar ao Coordenador do Curso ou a pessoa por ele indicada, a sala de aula virtual organizada, com as 6 (seis) Aulas planejadas e as atividades formativas, postadas com no mínimo 1(um) mês de antecedência ao início do componente curricular. As aulas devem conter as seguintes atividades: 6 Aulas (texto de orientação de estudo), 6 Fóruns (texto de abertura de debate), 6 Questionários Objetivos (com no mínimo 30 questões) e atividades complementares quando houver;

12. Encaminhar à Coordenação do Curso o planejamento para realização de aula prática, constando o roteiro da aula para impressão, materiais e infraestrutura necessários, até o final da primeira semana do componente curricular;

13. Participar das atividades presenciais nos polos ou laboratórios didáticos, de acordo com o cronograma apresentado. No caso de impedimento indicar ao Coordenador do Curso o Tutor a Distância que o substituirá;

14. Elaborar as provas de Avaliação da Disciplina e do Exame Final, sendo uma para cada polo (provas diferentes), e encaminhar todas à Coordenação do Curso com antecedência mínima de 15 (quinze) dias antes da aplicação da 1ª avaliação, para reprodução e encaminhamento aos polos;

15. Elaborar e postar no AVA a prova de Segunda Chamada, sendo uma para cada polo (provas diferentes), que será realizada online, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias antes da aplicação da 1ª avaliação;

16. Postar no AVA as notas atribuídas à Avaliação presencial e ao Exame Final, até 72 horas após ter recebido o gabarito com as respostas;

17. Postar no AVA a prova de Avaliação com as respostas, até 72 horas após sua aplicação. A prova do Exame Final será postada pelo NEAD;

18. Impreterivelmente reunir-se uma vez por semana com os Tutores a Distância, durante o período de oferta do componente curricular, para orientação e avaliação das atividades propostas e do desempenho dos alunos;

19. Dar suporte aos alunos e Tutores a Distância em relação ao conteúdo e atividades ministrados, através do AVA;

20. Acompanhar a participação, intervenções e avaliações dos Tutores a Distância na realização de todas as atividades no AVA, e cumprimento dos prazos estabelecidos;

21. Acompanhar e gerenciar as postagens das notas de todas as atividades, atribuídas pelos Tutores a Distância, no ambiente virtual;

22. Analisar os relatórios semanais de acompanhamento e desempenho dos alunos, apresentados pelos Tutores a Distância;

23. Enviar mensagem pelo AVA à Coordenação de Tutoria comunicando a qualquer problema relativo à participação do Tutor a Distância;

24. Aprovar, assinar e entregar ao Coordenador de Tutoria o Relatório Final dos Tutores a Distância, quando finalizadas suas participações;

25. O Professor Formador cede ao NEAD o direito de usar as vídeos-aulas gravadas ou qualquer outro material didático produzido, sob qualquer modalidade de utilização e por quaisquer meios de reprodução, divulgação, promoção e/ou mídia, podendo promover quantas edições, totais ou parciais, se fizerem necessárias, e em qualquer número de exemplares, bem como a distribuição da mesma, inclusive no que se refere à circulação nacional ou estrangeira, ao meio ou material utilizado no armazenamento ou veiculação da obra;

26. A bolsa de pesquisa que o professor tem direito será depositada no mês subseqüente ao trabalhado, após o cumprimento das atividades previstas e a liberação da última bolsa está condicionada à conclusão da disciplina;

27. A falta do cumprimento das atribuições descritas acima implicará na desvinculação do programa, perdendo este Documento sua validade, exceto em casos justificados.

O Professor do CODAI não poderá prejudicar suas atividades nos cursos presenciais por participar de Curso a Distância.

Declaro que tenho ciência das atribuições inerentes à qualidade de bolsista e, nesse sentido, comprometo-me a respeitar as cláusulas descritas no item 7 das Condições Gerais deste Termo de Compromisso e tenho ciência dos Direitos e Deveres enumerados no item 3, Anexo I, da Resolução No.18 CD/FNDE, de 16 de Junho de 2010.

Declaro, ainda, sob as penas da lei, que o recebimento da referida bolsa não constituirá acúmulo de bolsa de estudo ou pesquisa de outros órgãos do Poder Público e que cumpro o seguinte requisito, assinalado abaixo:

(__) Experiência de 3 (três) anos no magistério superior. O valor da bolsa a ser concedida é de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais) mensais, enquanto exercer a função.

(__) Aquele que não comprovar essa experiência, mas que tenha experiência mínima de 1 (um) ano no magistério, ou a vinculação em programa da pós-graduação, de mestrado ou doutorado, receberá a bolsa no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) mensais, de acordo com o Inciso VIII do Artigo 1º. da Resolução No.18/2010 CD/FNDE.

O prazo de validade desse Termo de Compromisso será de 1 (um) ano, prorrogável por igual período contado a partir da data de assinatura do mesmo.

São Lourenço da Mata, ____/____/____.

_____________________________________
Assinatura do Professor Pesquisador (Formador)
Reconhecimento de Firma em Cartório

_____________________________________
Argélia Maria Araujo Dias Silva
Coordenadora Geral do NEAD/CODAI/UFRPE
Reconhecimento de Firma em Cartório

____________________________________
Juàres José Gomes

Diretor Geral do CODAI/UFRPE

Reconhecimento de Firma em Cartório