UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (CIDDIC) - SP

Notícia:   Ciddic da Unicamp - SP abre seleção com uma vaga para Estagiário de Música

UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (CIDDIC)

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO Nº 01P-8190/2014

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE MÚSICA

CIDDIC

Processo nº 01P-8190/2014

A(O) CIDDIC da Unicamp faz saber que estão abertas, no período de 05/05/2014 a 13/05/2014, as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento de 01 (UMA) vaga(s) de estágio, bem como de outras que surgirem no prazo de validade da seleção.

1. Requisitos para a Inscrição

1.1 Ser estudante de MÚSICA, em Instituição de Ensino Oficial ou reconhecida pelo MEC, e que no 1º semestre do ano de 2014 esteja cursando a partir do 3º semestre .

2. Inscrição

2.1 O requerimento de inscrição deverá ser protocolado no(a) CIDDIC, localizado no endereço Rua Sérgio Buarque de Holanda 421, no período de 05/05/2014 a 13/05/2014, nos dias úteis, no horário compreendido entre 09 às 12 hs e das 14 às 17 hs.

2.2 O candidato deverá anexar ao requerimento de inscrição os seguintes documentos:

a) Cópia de documento de identificação com foto;

b) Comprovante de matrícula do semestre atual no referido curso.

2.3 Antes de efetuar a sua inscrição, o candidato deverá conhecer o edital de abertura de inscrições e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

2.4 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.

3. Características do Estágio

3.1 O estagiário cumprirá jornada de 20 (vinte) horas semanais, de segunda a sexta, no horário compreendido entre 8h30 e 17h30 hs, desempenhando as seguintes atividades: Auxiliar na realização de aulas de iniciação musical aos coralistas.

Auxiliar na realização de ensaio de naipe do coral.

Auxiliar nas etapas de produção das atividades e eventos desenvolvidos pelo grupo.

Atuar como chefe de naipe junto ao coro e na oficina de iniciação em canto coral.

Cantar as linhas das vozes masculinas nas sessões de gravação de material de áudio.

Preparar o material de apoio pedagógico aplicado ao coro, englobando material teórico e de áudio.

3.2 O estagiário receberá, a título de bolsa, a importância mensal de R$ 601,43 (seiscentos e um reais e quarenta e três centavos) e auxílio transporte no valor de R$ 6,00 (seis reais) por dia de efetiva atividade.

3.3 O estágio terá prazo inicial de 01 (um)ano, podendo ser prorrogado por igual período, e não podendo ultrapassar o prazo máximo de 02 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

3.4 Em caso de estágio obrigatório, o prazo máximo do estágio será de 01 (um) ano, sem prorrogação.

4. Procedimento de Seleção

4.1 A seleção do estagiário será realizada em três etapas:

a) A primeira etapa consistirá da análise dos requerimentos de inscrição, sendo que somente os candidatos habilitados - que atendam aos requisitos do item 1.1 deste edital - serão convocados para a segunda etapa.

b) A segunda etapa consistirá de prova escrita teórica, cujo conteúdo está descrito no Programa, e será realizada de forma presencial em data e local a serem divulgados quando da publicação do edital de convocação. A prova escrita consistirá da elaboração de uma redação, com no mínimo 20 linhas e duas questões dissertativas. A pontuação da prova obedecerá o seguinte critério: redação = 5.0 (cinco) pontos e cada questão = 2.5 (dois pontos e meio). Duração máxima da prova: 02 horas. Somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5.0 (cinco) nessa segunda etapa serão convocados para a entrevista.

c) A terceira etapa consistirá de entrevista, que será realizada de forma presencial e individual, em data e local a serem divulgados quando da publicação do edital de convocação. A entrevista será individual, terá caráter classificatório, duração de 30 minutos, sendo atribuída pontuação de zero a 10.

4.2 As notas obedecerão a seguinte escala:

- Prova Escrita Teórica: peso 2 (dois)

- Entrevista: peso 1 (um)

4.3 A nota final corresponderá à média ponderada das notas da prova e entrevista, obedecendo ao disposto no item 4.2. Ex: (nota da prova escrita teórica X 2) + (nota da entrevista X 1) ÷ 3 = nota final.

4.4 Os candidatos habilitados serão classificados de acordo com a nota final.

4.5 Em caso de igualdade de nota final terá preferência o candidato que obtiver maior nota na prova escrita teórica.

4.6 A convocação obedecerá à rigorosa ordem de classificação.

4.7 Não haverá vista ou revisão de provas.

4.8 Os editais do Processo Seletivo serão divulgados no Portal DGRH (www.dgrh.unicamp.br) e no Portal Unicamp (www.unicamp.br) nos dias 19/05/2014 (Edital de Convocação para Prova), 28/05/2014 (Edital de Convocação para Entrevista) e 09/06/2014 (Edital de Classificação Final).

4.9 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horário de realização das provas e entrevista. O candidato deverá observar rigorosamente os editais divulgados na forma do item 4.8.

5. Disposições Finais

5.1 O estágio não cria vínculo empregatício de nenhuma natureza com a Universidade e sua realização dar-se-á mediante Termo de Compromisso firmado entre o estudante e a Universidade, com interveniência obrigatória da Instituição de Ensino.

5.2 Ocorrerá a extinção do estágio:

a) Automaticamente, ao término do período estabelecido no Termo de Compromisso, se não houver prorrogação pela Universidade.

b) A qualquer tempo, por conveniência e oportunidade da Administração.

c) A pedido do estagiário.

5.3 O estágio terá início em 16/06 de 2014.

5.4 A seleção terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de divulgação do edital de classificação final.

5.5 Dúvidas referentes a esse Processo Seletivo poderão ser esclarecidas através do email rhciddic@unicamp.br ou do telefone (19) 3521-6734.

Campinas, 28 de maio de 2014.

PROGRAMA E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PROGRAMA

- Performance coral

- Iniciação musical aplicada ao canto coral.

- Técnicas de ensaio aplicadas ao coro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, F.L. A importância do Canto Coral como meio de musicalização não formal. Monografia Conclusão Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música. UNIRIO. Rio de Janeiro, 2005.

ASSIS, T. Proposta de Educação Musical através do Canto Coral fundamentada em Keith Swanwick. Monografia Conclusão Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música.UNIRIO. Rio de Janeiro, 2006.

BEHLAU, M.S., REHDER, M.I. Higiene Vocal para o Canto Coral. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.

CARUSO, E., TETRAZZINI, I. The Art of singing. New York; Dover, 1975. 71 p.

FIGUEIREDO, C. A, LAKSCHEVITZ, E., CAVALCANTI, Nº H, KERR, S. Ensaios - Olhares sobre a Música Coral Brasileira. Rio de Janeiro: Funarte. 2ª ed.

FINCK, Regina. A Prática Coral - Uma Reflexão. Monografia de Especialização em Educação Musical. Florianópolis: Udesc, 1997.

LOUZADA, P. As Bases da Educação Vocal. Rio de Janeiro: O Livro Médico, 1982. 221 p.

MARTINEZ, E. Regência Coral: Princípios Básicos. Curitiba: Colégio D. Bosco, 2000.

MATHIAS, Nº Coral, um Canto Apaixonante. Brasília: Musimed, 1986.118 p.

ORDINE, A.P. Musicalização de Adultos por meio da Atividade Coral. Monografia Conclusão Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música - UNIRIO. Rio de Janeiro, 2005.

ROBINSON, R. & WINOLD, A. The choral experience. New York: Harper's College Press, 1976.

TEIXEIRA, S.B. A Arte de cantar. Campinas: Ativa, 1976. 132 p.