Prefeitura de Linha Nova - RS

Notícia:   Chances de emprego em Linha Nova - RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHA NOVA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL DE CONCURSO Nº 001/2008

GUIOMAR RAUL WINGERT, Prefeito Municipal de Linha Nova, no uso de suas atribuições legais e nos termos do artigo 37 da Constituição Federal, torna público que estão abertas as inscrições ao Concurso Público Municipal no cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, regido pelas Leis Municipais nº 324/2002 e suas alterações, nº 327/2002 e suas alterações e Decreto nº 143/1995. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico-administrativa da LVS CONCURSOS LTDA..

1- DO CARGO, ESCOLARIDADE E OUTROS REQUISITOS, VAGA(S), CARGA HORÁRIA, VENCIMENTO BÁSICO E TAXA DE INSCRIÇÃO:

1.1- Tabela do cargo:

Cargo

Escolaridade e outros requisitos para o provimento

Vaga(s)

Carga Horária Semanal

Vencimento Básico do mês Janeiro/2008

Taxa de Inscrição

Professor de Educação Infantil

Curso superior de graduação, Licenciatura Plena em Pedagogia habilitação Educação Infantil

01

30h

R$ 1.109,71

R$ 22,00

1.2- O provimento do cargo será efetuado para as vagas acima descritas e outras que vierem a vagar ou a serem criadas por Lei Municipal.

1.3- A classificação no concurso público não assegura ao candidato o direito de nomeação imediata no cargo público municipal, mas apenas a expectativa de nele ser admitido, segundo rigorosa ordem de classificação, ficando a concretização desse ato, condicionada às disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e necessidade do serviço público municipal.

2- DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA:

2.1- Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição no concurso público de que trata este Edital, conforme artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal, Lei Federal 7.853, de 24 de outubro de 1989 e Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999.

2.2- Quando do preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá declarar a deficiência de que é portador, comprovando-a através de atestado médico.

2.3- As pessoas portadoras de deficiência participarão da seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, horário e local de realização das provas.

2.4- O candidato portador de deficiência deverá agendar junto ao setor de inscrições, data e horário para realização da perícia, até dois dias antes do período fixado para o término das inscrições.

2.5- Os candidatos portadores de deficiência que necessitem de algum atendimento especial para a realização das provas, deverão declará-lo em documento anexo à ficha de inscrição para que sejam tomadas as providências cabíveis.

2.6- Se aprovados e classificados para o provimento das vagas, os candidatos portadores de deficiência terão apurada a compatibilidade do exercício das atribuições do cargo com a deficiência de que são portadores, por ocasião do exame médico a que deverão ser submetidos, mediante perícia específica.

2.7- Não ocorrendo aprovação de candidatos portadores de deficiência para o preenchimento de vaga ao cargo previsto, esta será preenchida pelos demais candidatos aprovados.

3- DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO:

Data das provas escritas

Local

Horário de comparecimento no local

Horário início da prova

Duração da prova (*)

23/02/2008

Escola Estadual de Ensino Médio Pastor Heinrich Hunsche, à Rua Henrique Spier, 1841 - Linha Nova-RS

8h

8h30min

3h

(*) Não será exigido tempo mínimo de permanência do candidato na sala, quando da realização da prova escrita.

4- DAS INSCRIÇÕES:

Período

Horário

Local

De 23 de janeiro a 06 de fevereiro de 2008.

Das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura Municipal, Rua Henrique Spier, nº 2800

4.1- A inscrição terá que ser feita pessoalmente pelo candidato ou por procuração, com poderes específicos. Em caso de inscrição por procuração, deverá ser entregue o respectivo instrumento de mandato, contendo poder específico para inscrição no concurso público, acompanhado de cópia do documento de identidade do procurador, além da apresentação dos demais documentos indispensáveis à inscrição do candidato, acompanhados dos originais ou autenticados. O procurador não poderá ser servidor público municipal de Linha Nova.

4.2- Condições para inscrição:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas constantes do art. 12 da Constituição Federal;

b) Escolaridade: possuir, por ocasião da inscrição, a escolaridade descrita no item 1.1 deste Edital;

c) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data de encerramento das inscrições;

d) Ter recolhido taxa de inscrição para o concurso, paga junto à tesouraria da Prefeitura Municipal de Linha Nova.

4.3 O candidato deverá comparecer ao local munido de original e cópia da seguinte documentação:

a) documento de identidade com foto, contendo nº do RG e CPF, podendo apresentar:

- RG (Cédula de Identidade Civil) ou CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Cartão do CPF; ou

- Carteira Profissional; ou

- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

b) diploma ou Certificado de conclusão da escolaridade exigida para o cargo de inscrição, item "1.1" acima;

c) 02 fotos 3x4 iguais, recentes e sem uso;

d) guia de recolhimento da taxa de inscrição, no valor estabelecido no subitem 1.1 acima;

e) atestado com a descrição da deficiência de que é portador, quando se tratar de inscrição às vagas destinadas a portador de deficiência.

4.4- A entrega dos títulos deverá ser efetuada no período de inscrição, nos termos fixados no Anexo III e V deste Edital;

4.5- O candidato, antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, deverá certificar-se de que possui todos os requisitos exigidos para o cargo, sendo que não haverá devolução de valor pago, salvo quando for cancelada a realização do concurso público.

4.6- Serão indeferidas as inscrições pagas com cheques sem provisão de fundos.

4.7- O candidato é responsável pelas informações prestadas no formulário de inscrição, ficando ciente que está de acordo com as exigências e normas previstas neste Edital. Se aprovado, deverá manter atualizado seu endereço junto à Prefeitura Municipal durante a validade do concurso.

4.8- Não serão admitidas inscrições condicionadas ou por correspondência.

5- DA DIVULGAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

5.1- A divulgação das inscrições será por meio de Edital, no qual constará as inscrições deferidas e indeferidas.

5.2- Das inscrições indeferidas, cabe recurso, que deverá ser fundamentado e protocolado junto à Prefeitura Municipal, no prazo estipulado no cronograma de eventos deste Edital.

5.3- A não apresentação de recurso no prazo estabelecido ou o indeferimento do mesmo, acarretará no cancelamento do pedido de inscrição e na conseqüente eliminação do candidato no presente concurso.

5.4- O Edital de homologação, com a respectiva relação dos candidatos inscritos e homologados, será publicado no prazo estipulado no cronograma de eventos deste Edital.

6- DOCUMENTAÇÃO PARA NOMEAÇÃO E POSSE DO CANDIDATO:

6.1- Serão exigidos no ato de nomeação e posse do candidato, os documentos abaixo relacionados, além das condições e documentação exigidas nos subitens 4.2 e 4.3 acima:

· Diploma, certificado ou atestado de conclusão da escolaridade exigida para o cargo, subitem "1.1" acima;

· 2 fotos 3x4, iguais, recentes e sem uso;

· Título Eleitoral com comprovante da última eleição ou certidão de estar quite com a justiça eleitoral;

· Certificado do serviço militar para os candidatos do sexo masculino. Para os que cumpram 18 anos no ano de nomeação, será aceito o comprovante de alistamento;

· Atestado de boa saúde física, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo;

· Certidão de nascimento/casamento;

· Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos;

· Carteira de trabalho (número e identificação);

· Cartão de PIS/PASEP;

· Declaração de bens (Declaração de Imposto de Renda);

· Declaração de dependentes para Imposto de Renda;

· Comprovante de conta corrente;

· Declaração negativa de acumulação de cargos ou funções públicas;

· Se aposentado, apresentação de cópia da concessão de aposentadoria.

6.2- O exame médico pré-admissional será exclusivamente eliminatório e realizar-se-á com base nas atividades inerentes ao cargo a qual o candidato foi aprovado, considerando-se as condições de saúde necessárias para o exercício das mesmas.

6.3- É de inteira responsabilidade do candidato, o acompanhamento das informações referentes ao concurso público em que se inscreveu.

7- DAS PROVAS:

7.1- Os concursos constarão de provas ESCRITAS e de TÍTULOS, com base nos programas constantes nos Anexos I, II, III e cronograma de eventos no Anexo V deste edital.

7.2- As provas escritas terão o peso máximo de 90 (noventa) pontos, e serão assim distribuídos:

Tipos de provas

Nº questões Pontuação Peso por questão Caráter

Português

20 50 pontos 2,5 pontos

O conjunto da prova escrita é de caráter eliminatório.

Matemática

5

10 pontos

2,0 pontos

Didática

10

20 pontos

2,0 pontos

Estrutura

5

10 pontos

2,0 pontos

7.3- O conjunto da prova escrita é de caráter eliminatório, sendo que serão considerados aprovados somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 45,00 (quarenta e cinco) pontos no conjunto da prova, ou seja, mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de aprovação.

7.4- Da Prova de Títulos:

7.4.1- Somente serão somados os pontos desta prova para os candidatos que obtiverem aprovação na prova escrita. No prazo estipulado no Anexo V, os candidatos deverão apresentar os títulos, conforme Anexo III deste Edital.

7.4.2- A prova de títulos é de caráter classificatório e terá o peso máximo de 10 (dez) pontos.

7.4.3- Poderão ser apresentados no máximo 10 (dez) títulos por candidato e a entrega dos mesmos é facultativa.

7.4.4- Para a apresentação dos títulos é essencial que os mesmos contenham registro da entidade promotora e tenham sido realizados a partir do ano de 2003, sendo que não serão avaliados os títulos que não contenham esses requisitos.

7.5- Da pontuação final:

7.5.1- A nota final dos candidatos aprovados será o somatório dos pontos obtidos na prova escrita e de títulos.

7.5.2- A lista final de classificação das provas dos concursos apresentará apenas os candidatos aprovados.

7.5.3 - Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente de pontos obtidos.

7.5.4- Em caso de empate na pontuação final, terá preferência o candidato que obtiver maior nota em:

1º - Prova de Português;

2º - Prova de Didática;

3º - Prova de Matemática;

4º - Prova de Estrutura;

7.5.5- Prevalecendo o empate, o desempate será feito mediante sorteio, a cargo da Comissão Executiva, em data, local e horário fixados no Cronograma de Eventos deste Edital.

8- DA IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO, DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS E DO PROCESSO DE DESIDENTIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROVAS:

8.1- O candidato receberá, no ato de inscrição, um cartão de identificação, que deverá ser apresentado na realização das provas, juntamente com documento de identidade com foto.

8.2- O candidato deverá comparecer ao local das provas, munido do cartão de identificação, documento de identidade com foto, caneta esferográfica ponta grossa de cor azul ou preta, com antecedência mínima de meia hora em relação ao horário marcado para início das provas.

8.3- Caso o candidato não apresente no dia da realização das provas o cartão de identificação ou documento de identidade, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado outro documento válido com foto. Ao candidato, somente será permitida a realização da prova, se o seu nome constar na lista de presença e a exatidão dos dados forem comprovadas através da ficha de inscrição e de todos os documentos juntados à mesma.

8.4- É de responsabilidade do candidato informar-se acerca da data, local, horário e sala de aplicação da prova escrita. Não haverá segunda chamada em qualquer das provas, seja qual for o motivo alegado.

8.5- Não será permitida a entrada de candidatos no prédio de realização das provas, que se apresentar após o horário fixado, bem como não será aplicada prova fora do local e horário designado por Edital.

8.6- Durante as provas não será permitido ao candidato, sob pena de exclusão do concurso:

I- comunicar-se com os demais candidatos ou com pessoas estranhas ao Concurso;

II- consultar livros ou apontamentos, bem como utilizar instrumentos próprios, salvo os expressamente permitidos no Edital;

III- ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais, devidamente acompanhado pelo Fiscal;

IV- portar-se inconvenientemente, perturbando, de qualquer forma, o bom andamento dos trabalhos.

V- consulta de qualquer espécie, uso de máquina calculadora, telefone celular, fones de ouvido ou outro equipamento eletrônico, bem como a prática de quaisquer atos que fraudem o caráter competitivo do concurso, sob pena de seu afastamento.

8.7- O candidato deverá assinalar suas respostas da prova objetiva no cartão de respostas (cartão óptico) com caneta esferográfica de ponta grossa de cor azul ou preta (o equipamento eletrônico não registra a assinalação feita com outro tipo de caneta).

8.8- Não serão computadas as questões não-assinaladas no cartão de respostas, bem como as questões que contenham mais de uma assinalação, emenda ou rasura ainda que legível. Em nenhuma hipótese haverá substituição de cartão de respostas, sendo que é de inteira responsabilidade do candidato o correto preenchimento do cartão.

8.9- Será automaticamente eliminado do certame o candidato que não houver comparecido ao local de realização das provas até o horário fixado no Edital.

8.10- Para garantir a lisura do concurso, será feito o processo de desidentificação das provas que consistirá no seguinte: após entrega de todos os cadernos de provas e dos cartões de respostas por todos candidatos, procedimento obrigatório por exigência legal, a Banca Examinadora, juntamente com os candidatos que permanecerem no local até a entrega da última prova, lacrará os cadernos de provas escritas em envelopes apropriados, ficando os mesmos sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal. A Banca Examinadora procederá à correção utilizando os cartões de respostas, tendo neles apenas o número de identificação e impressões digitais de um candidato e do fiscal de provas.

8.11- A identificação das provas consistirá em ato público, onde serão apresentados os envelopes lacrados no dia da prova contendo as provas dos candidatos, em data, local e horário definidos no Cronograma de Eventos deste Edital.

9- DO RESULTADO DAS PROVAS E PRAZO PARA RECURSO:

9.1- O resultado das provas será divulgado em Edital, no qual constará:

a) o número de identificação e nome do candidato;

b) as notas parciais e totais obtidas;

c) o prazo para pedido de revisão de provas e interposição de recursos.

9.2- Durante a revisão de provas, será facultado ao candidato examinar a sua e as demais provas, sob fiscalização.

9.3- Do resultado das provas, cabe recurso, desde que fundamentado e apresentado dentro do prazo legal, conforme cronograma de eventos deste Edital. O recurso deverá ser protocolado junto ao protocolo geral da Prefeitura.

9.4- Para garantir o sigilo quanto à identidade dos candidatos e possibilitar a respectiva desidentificação, o pedido deverá ser instruído em duas partes separadas, a saber:

1ª parte: o requerimento, que deverá conter:

a) O nome completo e o número de inscrição do candidato.

b) A indicação do nome do cargo para o qual está prestando o concurso, bem como o número do respectivo Edital de Abertura.

2ª parte: A indicação do nome do cargo para o qual está prestando o concurso, as razões do recurso, contendo a exposição detalhada dos fundamentos recursais para cada questão, a matéria da prova em questão ou questões impugnadas.

9.5- Não será conhecido o recurso:

a) interposto fora do prazo legal;

b) que estiver em desconformidade com as normas exigidas neste Edital;

c) que apresentar qualquer sinal de identificação do candidato;

d) que contiver argumentações idênticas a recursos já apresentados.

9.6- Se houver a necessidade de alteração de gabarito, antes da divulgação do resultado, em virtude de erro material, será divulgado o novo gabarito, sendo as provas corrigidas de acordo com a alteração efetuada, o que também deverá ser observado para fins de interposição de recursos pelos candidatos.

9.7- Se houver necessidade de alteração de gabarito, após a divulgação do resultado, a questão será anulada.

9.8- Na hipótese de anulação de questões, os pontos a elas correspondentes serão atribuídos à todos os candidatos, independente de terem recorrido.

10- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

10.1- O concurso será válido por 02 (dois) anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

10.2- Não haverá segunda convocação para nomeação. O candidato que ao ser convocado não aceitar a vaga oferecida, assinará termo de desistência da vaga e do concurso.

10.3- O candidato aprovado será convocado para assumir a vaga. O não comparecimento ou a falta de seu pronunciamento no prazo de 10 (dez) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez dias), a contar da publicação da Portaria de nomeação na imprensa oficial da Prefeitura Municipal, implicará a exclusão automática do processo de posse no cargo público.

10.4- Atendendo razões de ordem técnica, de segurança ao concurso e de direitos autorais, não serão fornecidas, em qualquer hipótese, cópias das provas aos candidatos ou a terceiros, pessoas físicas ou jurídicas, mesmo após o encerramento do concurso público.

10.5- Todas as publicações serão feitas por afixação no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.linhanova.rs.gov.br e www.lvsconcursos.com.br.

10.6- Todas as informações divulgadas no site www.lvsconcursos.com.br são meramente informativas.

10.7- Qualquer cidadão, diretamente ou via postal, poderá denunciar irregularidade ou ilegalidade, eventualmente ocorrida neste concurso, perante o Tribunal de Contas do Estado, na forma da Lei nº 9.478-91.

Gabinete do Prefeito Municipal de Linha Nova, 21 de janeiro de 2008.

Guiomar Raul Wingert,
Prefeito Municipal

Registre-se e publique-se.

Solange Beatriz Zart Schmitt,
Ag. Administrativa Auxiliar.

ANEXO I

CONTEÚDOS DA PROVA DE PORTUGUÊS:

1. Fonologia e fonética: Noções gerais de fonética e fonologia; Ortografia; Acentuação

2. Morfologia: As classes de palavras

3. Sintaxe: Termos essenciais da oração; Termos integrantes da oração; Termos acessórios da oração; Período composto por coordenação e subordinação; Regência verbal e regência nominal; Concordância verbal e concordância nominal

4. Suplemento ou apêndice: Crase; Pontuação; Funções do QUE e do SE; Figuras de linguagem

5. Textos: Leitura, compreensão e interpretação

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. BARROS, Enéas Martins. Nova Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Atlas.

2. KASPARY, Adalberto José. O Português das Comunicações Administrativas. FDRH.

3. TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. Scipione.

4. TERRA, Ernani. Minigramática. Scipione.

5. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Nacional.

6. CUNHA. Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. 20 Ed. RJ.

CONTEÚDOS DA PROVA DE MATEMÁTICA:

1. Conjuntos: simbologia, subconjuntos, união, intersecção, diferença e complementar.

2. Conjuntos Numéricos e Intervalos Reais.

3. Função Polinomial do 1º Grau.

4. Função Quadrática.

5. Função Exponencial.

6. Função Logarítmica.

7. Progressões Aritméticas.

8. Progressões Geométricas.

9. Trigonometria.

10. Matrizes.

11. Determinantes.

12. Sistemas de Equações Lineares.

13. Análise Combinatória: arranjos, permutações e combinações.

14. Probabilidades.

15. Números Complexos: operações na forma algébrica e trigonométrica.

16. Geometria Espacial: área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas.

17. Geometria Analítica: distância entre dois pontos e equações da reta.

18. Equações polinomiais.

19. Noções de Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos, operações sobre mercadorias e câmbio.

20. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e regra de três composta.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. PAIVA, Manoel. Matemática: volume único. Ed. Moderna.

2. BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática para o Ensino Médio: volume único. Ed. Scipione.

3. MARCONDES, GENTIL e SÉRGIO. Matemática para o Ensino Médio: volume único. Ed. Ática.

4. DANTE, Luiz Roberto. Matemática Contexto e Aplicações: volume único. Ed. Ática.

5. BIANCHINI, Edwaldo e PACCOLA, Herval. Curso de Matemática: volume único. Ed. Moderna.

6. SPINELLI, Walter e SOUZA, M. Helena S..Matemática Comercial e Financeira. Ed. Ática.

CONTEÚDOS DA PROVA DE DIDÁTICA:

1. Didática: formação de professores

2. Planejamento e sua Função

3. Competências e Habilidades

4. Educação Infantil: cuidar e educar

5. Fundamentos da Educação Infantil

6. Desenvolvimento Intelectual da criança

7. Sistemas de representação do mundo: linguagem e cognição.

8. Construção de significados na leitura do corpo e do movimento

9. Grafismos, imagens e sons

10. O significado do jogo na infância: brinquedo e vida.

11. Conhecimento, metodologia de projetos e avaliação no mundo pré-escolar

12. Alfabetização científica: meio ambiente e matemática

13. Atividades curriculares

14. Avaliação do currículo

15. Processo de ensino-aprendizagem

16. Meios de ensino

17. Produtividade e avaliação escolar

18. Conteúdo dos temas transversais

19. Seleção e articulação de conteúdos na educação infantil

20. A organização dos tempos e dos espaços na Educação Infantil

21. Rotina na educação infantil

22. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Editora Vozes.

2. CAMARGO. Ieda de (organizadora). Currículo Escolar: propósitos e práticas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

3. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. Editora Cortez.

4. GANDIN, Danilo e CRUZ, Carlos H. Carrilho. Planejamento na sala de aula. 7ª ed. Porto Alegre, 1998.

5. HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio. Uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade.

6. MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. FTD. Coleção aprender ensinar, 1997.

7. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª edição. Editora Cortez.

8. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Série Pensamento e ação. Editora Scipione.

9. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas.

10. SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas.

11. VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. Editora Libertad.

12. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Artmed. Porto Alegre, 1998.

13. Piaget: A psicologia da criança - Difel, 1985.

14. Marta Kohl de Oliveira: Vigotsky - Aprendizado e desenvolvimento - Um processo sócio-histórico - Scipioni, 2002.

15. Henri Wallon: Psicologia e educação - Loyolola

16. Clara R. Rappaport: Psicologia do desenvolvimento -Vol. 1 Teorias do desenvolvimento e conceitos fundamentais - Artes Médicas,

17. Chaves: Resumo das obras completas de Sigmund Freud - Ed. Artes Médicas

18. Miguel Arroyo: Imagens Quebradas - Vozes, 2004

19. T. Berry Brazelton; Joshua D. Sparrow: 3 a 6 anos: Momentos decisivos no desenvolvimento infantil - Artmed, 2003.

20. Gabriel de Andrade Junqueira Filho: Linguagens Geradoras: Seleção e Articulação de Conteúdos - Mediação, 2005.

21. Emília Ferreiro; Ana Teberosky: Psicogênese da Língua Escrita - Artes Médicas, 1985.

22. Madalena Freire: A paixão de conhecer o mundo - Paz e terra, 1991.

23. Sônia Kraemer: Com a Pré-Escola nas mãos: uma alternativa curricular para a Educação - Ática, 1991.

24. Ivani Fazenda: Interdisciplinaridade: um projeto em parceria - Loyola, 1991.

25. Constance Kamii: Crianças pequenas reinventam aritmética - Artmed, 2002

26. Rheta Devries; Constance Kamii: O conhecimento físico na Educação Pré-Escolar - Artmed, 1991.

27. Rheta Devries; Constance Kamii: Jogos em grupo na Educação Infantil - implicações da teoria de Piaget - Trajetória Cultural, 1991.

28. Tânia Zagury: Limites sem Traumas - Record, 2003.

29. Cecília Narschauer: A Roda e o Registro - Paz e Terra, 2002.

30. Jossete Jolibert: Formando Crianças Leitoras - Artes Médicas, 1994.

31. Kátia Cristina Stocco Smole: A Matemática na Educação Infantil - Artes Médicas, 2000.

32. Fernando Hernàndez; Montserrat Ventura: A organização do currículo por projetos de trabalho - Artes Médicas, 1998

33. Nilbo Ribeiro Nogueira: Pedagogia dos Projetos - Érica, 2005

34. Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia - Paz e Terra, 1996.

35. Miguel A. Zabalza: Qualidade em Educação Infantil - Artmed, 1998.

36. Maria da Graça Souza Horn: Sabores, cores, sons, aromas: A organização dos espaços na Educação Infantil. Editora Artmed,

37. Carmen Craidy, Gládis E. Kaercher: Educação Infantil pra que te quero? - Artmed, 2001

38. Jussara Hoffmann: Avaliação na Pré-Escola: um olhar reflexivo sobre a criança - Mediação, 1996.

39. Gabriel de Andrade Junqueira Filho: Interdisciplinaridade na Pré-Escola: convite num olhar - Papirus, 1995.

CONTEÚDOS DA PROVA DE ESTRUTURA:

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações: na íntegra

2. Estatuto da Criança e do Adolescente: na íntegra.

3. Lei Municipal nº 327/2002: Plano de Carreira do Magistério Público Municipal e suas alterações: na íntegra.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. Lei Nº 9.394/96.

2. Lei Federal nº 8.069/1990.

3. Lei Municipal nº 327/2002 e suas alterações.

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

Descrição Analítica: Planejar e executar o trabalho docente; levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe; estabelecer mecanismos de avaliação; constatar necessidades e carências do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos de atendimento; cooperar com a coordenação pedagógica e orientação educacional; organizar registros de observações do aluno; participar de atividades extra-classe; coordenar a área do estudo; integrar órgãos complementares da escola; participar, atuar e coordenar reuniões e conselhos de classe; executar tarefas afins.

ANEXO III

PROVA DE TÍTULOS

1- TABELA DE PONTUAÇÃO:

ITENS

PONTOS

OBSERVAÇÃO

I- Pós-Graduação:

- Especialização

- Mestrado

- Doutorado

 

3,0

4,0

5,0

A comprovação deverá ser mediante apresentação de Diploma, Certificado, Atestado ou Declaração expedido pela entidade promotora. Será avaliado somente o curso que estiver concluído e que não tenha sido utilizado como critério de inscrição.

II- Cursos, Encontros, Seminários, Simpósios, Jornadas, Congressos, Conferências, Projetos, Treinamentos, Workshops, Dias Acadêmicos, Dias de Formação e Qualificação de Professores, Fóruns, Minicursos, Palestras, Semanas Acadêmicas, Oficinas, Ciclos e Núcleos de acordo com a carga horária abaixo:

 

A comprovação deverá ser mediante apresentação de Certificado, Atestado ou Declaração, sendo que os mesmos deverão conter registro. Somente serão aceitos títulos relacionados com a educação, com a habilitação, área ou disciplina de inscrição, que tenham sido realizados a partir do ano de 2003, sendo que não serão aceitos títulos de cursos realizados em data inferior a essa.

- sem carga horária

- até 19 horas

- de 20 a 40 horas

- de 41 a 80 horas

- de 81 a 120 horas

- de 121 a 160 horas

- de 161 a 200 horas

- acima de 201 horas

0,25

0,5

1,0

1,5

2,0

2,5

3,0

3,5

III- Serão pontuados os cursos de Informática, Relações Humanas e Língua Estrangeira conforme os critérios do item II.

IV- Os títulos apresentados em Língua Estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para Português e revalidados por instituição brasileira.

V- Para os títulos com carga horária definida em dias ou meses serão pontuados na seguinte forma: 08 horas corresponderá a 01 dia e 80 horas a 01 mês.

VI- Não serão pontuados:

a) Títulos sem conteúdo específico e que não tenham relação com o cargo;

b) Boletins de matrícula, históricos escolares ou de outras formas que não estejam determinadas neste anexo;

c) Aproveitamento de disciplinas em curso superior;

d) Artigos publicados em livros, jornais ou revistas;

e) Programas de extensão, campanhas ou atividades comunitárias voluntárias ou não;

f) Apresentação de trabalhos, pôsteres, painéis, artigos e projetos;

g) Participação em Cursos, Encontros, Seminários, Simpósios, Jornadas, Congressos, Conferências, Projetos, Treinamentos, Workshops, Dias Acadêmicos, Dias de Formação e Qualificação de Professores, Fóruns, Minicursos, Palestras, Semanas Acadêmicas, Oficinas, Ciclos e Núcleos de acordo como integrante ou participante de comissão executora ou organizadora, docente, palestrante, assistente, organizador ou coordenador;

h) Tempos de serviço, monitorias, estágios curriculares, extra-curriculares ou voluntários realizados e serviços prestados remunerados ou não;

i) Diploma, Certificado ou Atestado que serão utilizados para a posse.

j) Títulos de menor ou igual valor que o Diploma, Certificado ou Atestado apresentado para a inscrição.

2- DA APRESENTAÇÃO DOS TÍTULOS:

a) Deverão ser apresentadas cópias dos títulos, em folhas numeradas e rubricadas, juntamente com os originais.

b) As cópias dos títulos serão conferidas no ato de apresentação com os originais, sendo estes devolvidos ao candidato, ficando as cópias para fins de avaliação pela Banca Examinadora.

c) Os candidatos deverão apresentar uma relação dos títulos juntamente com o xerox. A relação deverá ser preenchida em duas vias conforme modelo do presente Edital, e de acordo com a numeração de cada título. Uma via da relação dos títulos destina-se à Banca Examinadora, que será juntada ao processo de inscrição, e a segunda será devolvida ao candidato, como recibo.

d) Se o nome do candidato, nos documentos apresentados na prova de títulos, for diferente do nome que consta na ficha de inscrição, deverá ser anexado Certidão de Casamento, Divórcio ou de inserção de nome.

e) Não serão aceitos acréscimos de outros títulos, uma vez entregues. No prazo para recurso, poderão ser encaminhados documentos somente para complementar ou esclarecer dados e dúvidas de títulos apresentados no prazo de entrega dos mesmos.

f) Para os cursos anteriores a 2003, cujo término tenha sido no ano de 2003 ou seguintes, será considerada a data de conclusão do curso.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHA NOVA

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________________

Nº TÍTULO

DESCRIÇÃO (RESUMO)

Nº HORAS

Nº REGISTRO

NOTA (Banca)

01

 

 

 

 

02

 

 

 

 

03

 

 

 

 

04

 

 

 

 

05

 

 

 

 

06

 

 

 

 

07

 

 

 

 

08

 

 

 

 

09

 

 

 

 

10

 

 

 

 

Especifique aqui com qual habilitação foi efetuada sua inscrição:

____________________________________________

Recebi os títulos acima descritos.

As cópias conferem com o original:

Em ______ / ______________ de 2008.

_____________________________
ASSINATURA CANDIDATO

_____________________________
Assinatura do resp. inscrição

ANEXO IV

LAUDO MÉDICO

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________________

CARGO DE INSCRIÇÃO __________________________________________________________________

EDITAL DE ABERTURA: __________________________________________________________________

QUALIFICAÇÃO DO(S) MÉDICO(S):

- Dr. ____________________________________________________, CRM sob nº ____________________

- Dr. ____________________________________________________, CRM sob nº ____________________

- Dr. ____________________________________________________, CRM sob nº ____________________

HISTÓRICO:

O(s) profissional(ais) supra qualificado(s) efetua(m), mediante o presente laudo, perícia médica ao candidato ________________________________, para fins de atestar a deficiência de que é portador e a compatibilidade da limitação física com as atribuições do cargo de inscrição.

01- Descrição da deficiência física.

02- Foram solicitados exames? Quais?

03- A deficiência física possibilita o candidato de exercer as atribuições do cargo a qual se inscreveu? Justificar.

Linha Nova, ______ de ______________ de 2008.

Assinatura e carimbo do(s) médico(s):

ANEXO V

CRONOGRAMA DE EVENTOS

PERÍODO DE INSCRIÇÕES E ENTREGA DE TÍTULOS: de 23 de janeiro a 06 de fevereiro de 2008.

DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES (POR EDITAL): 07 de fevereiro.

PRAZO PARA RECURSO, QUANTO AS INSCRIÇÕES INDEFERIDAS: 08, 11 e 12 de fevereiro.

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: 13 de fevereiro.

REALIZAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS: 23 de fevereiro de 2008.

HORÁRIO E LOCAL:

O candidato deverá apresentar-se no local às 08h (meia hora de antecedência do horário de início das provas - 08h30min) na Escola Estadual de Ensino Médio Pastor Heinrich Hunsche, munido com cartão de identificação, documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta, de ponta grossa, para a realização das provas escritas.

DIVULGAÇÃO DO GABARITO OFICIAL DAS PROVAS ESCRITAS: 25 de fevereiro, pelo site www.lvsconcursos.com.br, após às 10h.

RESULTADO DAS PROVAS ESCRITAS E DE TÍTULOS: 27 de fevereiro, podendo o candidato acompanhar o processo de identificação das provas, a partir das 09h30min, tendo por local a Prefeitura Municipal.

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DAS PROVAS: 28 de fevereiro.

RECURSO DE REVISÃO DE PROVAS, COM VISTAS: 29 de fevereiro, 03 e 04 de março.

DECISÃO DO RECURSO DE REVISÃO DE PROVAS PELA BANCA EXAMINADORA: 05 e 06 de março.

DESPACHO DA AUTORIDADE QUANTO A DECISÃO DA BANCA: 07 de março.

RECURSO DE RECONSIDERAÇÃO: 10 de março.

DECISÃO DO RECURSO DE RECONSIDERAÇÃO DE PROVAS PELA BANCA EXAMINADORA: 11 e 12 de março.

DESPACHO DA AUTORIDADE, QUANTO AO PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO: 13 de março.

PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS EMPATADOS EM TODAS AS PROVAS, PARA FINS DE SORTEIO: 14 de março.

SORTEIO PÚBLICO DOS CANDIDATOS EMPATADOS: 17 de março, podendo os candidatos acompanhar o processo de sorteio, a partir das 09h, tendo por local a Prefeitura Municipal.

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS CONCURSOS: 18 de março de 2008.

- EM CASO DE NÃO HAVER INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS:

PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS EMPATADOS EM TODAS AS PROVAS, PARA FINS DE SORTEIO: 05 de março.

SORTEIO PÚBLICO DOS CANDIDATOS EMPATADOS: 06 de março.

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS CONCURSOS: 07 de março de 2008.