UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (CMU) - SP

Notícia:   Centro de Memória da Unicamp - SP retifica um dos PSs e mantém o outro inalterado - duas vagas para Estagiários

UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (CMU)

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO

PROCESSO Nº 01P-18215/2014

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE HISTÓRIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, LETRAS, GEOGRAFIA OU ECONOMIA.

CENTRO DE MEMÓRIA - UNICAMP

A(O) Centro de Memória da Unicamp faz saber que estão abertas, no período de 14/07/2014 a 01/08/2014, as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento de 01 (uma) vaga(s) de estágio, bem como de outras que surgirem no prazo de validade da seleção.

1. Requisitos para a Inscrição

1.1 Ser estudante de História, Ciências Sociais, Letras, Geografia ou Economia, em Instituição de Ensino Oficial ou reconhecida pelo MEC, e que no 2º semestre do ano de 2014 esteja cursando do 3º ao 5º semestre.

2. Inscrição

2.1 O requerimento de inscrição deverá ser protocolado no(a) na Secretaria do Centro de Memória - Unicamp, localizado no endereço Rua Ségio Buarque de Holanda no 800, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP, no período de 14/07/2014 a 01 /08 /2014, nos dias úteis, no horário compreendido entre 09:00h e 16:30h.

2.2 O candidato deverá anexar ao requerimento de inscrição os seguintes documentos:

a) Cópia de documento de identificação com foto;

b) Comprovante de matrícula do semestre atual no referido curso.

2.3 Antes de efetuar a sua inscrição, o candidato deverá conhecer o edital de abertura de inscrições e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

2.4 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.

3. Características do Estágio

3.1 O estagiário cumprirá jornada de 30 (trinta) horas semanais, de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre 08:30h - 17:30h, desempenhando as seguintes atividades: Auxiliar na organização de documentos históricos; leitura, digitação e revisão de Bancos de Dados e Estatísticas; Digitalização de documentos; e Auxiliar no atendimento ao Consulente.

3.2 O estagiário receberá, a título de bolsa, a importância mensal de R$ 902,14 (novecentos e dois reais e quatorze centavos) e auxílio transporte no valor de R$ 6,00 (seis reais) por dia de efetiva atividade.

3.3 O estágio terá prazo inicial de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, e não podendo ultrapassar o prazo máximo de 02 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

3.4 Em caso de estágio obrigatório, o prazo máximo do estágio será de 01 (um) ano, sem prorrogação.

4. Procedimento de Seleção

4.1 A seleção do estagiário será realizada em três etapas:

a) A primeira etapa consistirá da análise dos requerimentos de inscrição, sendo que somente os candidatos habilitados - que atendam aos requisitos do item 1.1 deste edital - serão convocados para a segunda etapa.

b) A segunda etapa consistirá de prova escrita teórica, cujo conteúdo está descrito no Programa, e será realizada de forma presencial em data e local a serem divulgados quando da publicação do edital de convocação. A prova com duração de 60 minutos, será composta de quatro questões dissertativas com pontuação de 2,5 cada. Somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 05 (cinco) nessa segunda etapa serão convocados para a entrevista.

c) A terceira etapa consistirá de entrevista, que será realizada de forma presencial e individual, em data e local a serem divulgados quando da publicação do edital de convocação. A entrevista, com caráter classificatório, terá pontuação de 0 a 10.

4.2 As notas obedecerão a seguinte escala:

- Prova Escrita Teórica: peso 2 (dois)

- Entrevista: peso 1 (um)

4.3 A nota final corresponderá à média ponderada das notas da prova e entrevista, obedecendo ao disposto no item 4.2. Ex: (nota da prova escrita teórica X 2) + (nota da entrevista X 1) ÷ 3 = nota final.

4.4 Os candidatos habilitados serão classificados de acordo com a nota final.

4.5 Em caso de igualdade de nota final terá preferência o candidato que obtiver maior nota na prova escrita teórica.

4.6 A convocação obedecerá à rigorosa ordem de classificação.

4.7 Não haverá vista ou revisão de provas.

4.8 Os editais do Processo Seletivo serão divulgados no Portal DGRH (www.dgrh.unicamp.br) e no Portal Unicamp (www.unicamp.br) nos dias 11 /08/2014 (Edital de Convocação para Prova), 29/08/2014 (Edital de Convocação para Entrevista) e 11 /09/2014 (Edital de Classificação Final).

4.9 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horário de realização das provas e entrevista. O candidato deverá observar rigorosamente os editais divulgados na forma do item 4.8.

5. Disposições Finais

5.1 O estágio não cria vínculo empregatício de nenhuma natureza com a Universidade e sua realização dar-se-á mediante Termo de Compromisso firmado entre o estudante e a Universidade, com interveniência obrigatória da Instituição de Ensino.

5.2 Ocorrerá a extinção do estágio:

a) Automaticamente, ao término do período estabelecido no Termo de Compromisso, se não houver prorrogação pela Universidade.

b) A qualquer tempo, por conveniência e oportunidade da Administração.

c) A pedido do estagiário.

5.3 O estágio terá início em novembro de 2014.

5.4 A seleção terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de divulgação do edital de classificação final.

5.5 Dúvidas referentes a esse Processo Seletivo poderão ser esclarecidas através do email cmemoria@unicmap.br ou do telefone (19) 35215251.

Campinas, 04 de julho de 2014.

PROGRAMA E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PROGRAMA

As Diferenças Conceituais entre Arquivos, Bibliotecas e Centros de Memória; As Diferenças entre Arquivos Públicos e Privados (Pessoais e Empresariais); Os Princípios da Organização de Documentos Pessoais;

As Formas de Divulgação das Fontes: os Instrumentos de Pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- BELLOTTO, Heloisa Liberalli, Arquivos Permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006; - Capítulos 1 a 15

- CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloisa Liberalli (coord). Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros/Núcleo Regional de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1996;

- Camargo, Ana Maria de Almeida. "Arquivos Pessoais são Arquivos". Revista do Arquivo Público Mineiro, p. 27-39. Ver em: www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/2009-2-A02.pdf.