UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (CAISM) - SP

Notícia:   CAISM da Unicamp - SP seleciona Estagiário de Fisioterapia ou Educação Física

UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

HOSPITAL DA MULHER "PROF. DR. JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI"-CAISM

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE FISIOTERAPIA OU EDUCAÇÃO FÍSICA
Processo nº 27P-29056-2013

A(O) HOSPITAL DA MULHER "PROF. DR. JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI"- CAISM da Unicamp faz saber que estão abertas, no período de 09/12/2013 a 18/12/2013, as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento de 01 (uma) vaga(s) de estágio, bem como de outras que surgirem no prazo de validade da seleção.

1. Requisitos para a Inscrição

1.1 Ser estudante de FISIOTERAPIA OU EDUCAÇÃO FÍSICA, em Instituição de Ensino Oficial ou reconhecida pelo MEC, e que no 1º semestre do ano de 2014 esteja cursando Fisioterapia 5º sem e Educação Física 3º sem.

2. Inscrição

2.1 O requerimento de inscrição deverá ser protocolado no(a) Recursos Humanos do Hospital da Mulher - CAISM, localizado no endereço Rua: Alexandre Fleming, 101 - Campus Unicamp na cidade de Campinas - SP, no período de 09/12/2013 a 18/12/2013, nos dias úteis, no horário compreendido entre 9:00 as 11:30 e entre 14:00 as 16:30 horas.

2.2 O candidato deverá anexar ao requerimento de inscrição os seguintes documentos:

a) Cópia de documento de identificação com foto;

b) Comprovante de matrícula do semestre atual no referido curso.

2.3 Antes de efetuar a sua inscrição, o candidato deverá conhecer o edital de abertura de inscrições e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

2.4 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.

3. Características do Estágio

3.1 O estagiário cumprirá jornada de 20 (vinte) horas semanais, de segunda à sexta-feira, no horário compreendido entre 07h00/11h00 e 13h00/17h00, desempenhando as seguintes atividades: Elaboração e desenvolvimento de exercícios físicos; Elaboração, organização e execução de programas de atividades físicas e ginástica laboral para grupos específicos; Orientação físico corporal; Coleta, registro e tabulação de dados; Participação e/ou apoio em eventos relacionados à atividade física e à ginástica laboral.

3.2 O estagiário receberá, a título de bolsa, a importância mensal de R$ 601,43 (seiscentos e um reais e quarenta e três centavos) e auxílio transporte no valor de R$ 6,00 (seis reais) por dia de efetiva atividade.

3.3 O estágio terá prazo inicial de 6 Meses, podendo ser prorrogado por igual período, e não podendo ultrapassar o prazo máximo de 02 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

3.4 Em caso de estágio obrigatório, o prazo máximo do estágio será de 01 (um) ano, sem prorrogação.

4. Procedimento de Seleção

4.1 A seleção do estagiário será realizada em três etapas:

a) A primeira etapa consistirá da análise dos requerimentos de inscrição, sendo que somente os candidatos habilitados - que atendam aos requisitos do item 1.1 deste edital - serão convocados para a segunda etapa.

b) A segunda etapa consistirá de prova escrita teórica, cujo conteúdo está descrito no Programa, e será realizada de forma presencial em data e local a serem divulgados quando da publicação do edital de convocação. A prova terá duração de 2 (duas) horas e será composta por 20 (vinte) questões objetivas, valendo 0,5 ponto cada. Somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) nessa segunda etapa serão convocados para a entrevista.

c) A terceira etapa consistirá de entrevista, que será realizada de forma presencial e individual, em data e local a serem divulgados quando da publicação do edital de convocação. Para esta etapa, será atribuída uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos. Cada entrevista terá duração máxima de 15 (quinze) minutos.

4.2 As notas obedecerão a seguinte escala:

- Prova Escrita Teórica: peso 2 (dois)

- Entrevista: peso 1 (um)

4.3 A nota final corresponderá à média ponderada das notas da prova e entrevista, obedecendo ao disposto no item 4.2. Ex: (nota da prova escrita teórica X 2) + (nota da entrevista X 1) ÷ 3 = nota final.

4.4 Os candidatos habilitados serão classificados de acordo com a nota final.

4.5 Em caso de igualdade de nota final terá preferência o candidato que obtiver maior nota na prova escrita teórica.

4.6 A convocação obedecerá à rigorosa ordem de classificação.

4.7 Não haverá vista ou revisão de provas.

4.8 Os editais do Processo Seletivo serão divulgados no Portal DGRH (www.dgrh.unicamp.br) e no Portal Unicamp (www.unicamp.br) nos dias 14/01/2014 (Edital de Convocação para Prova), 31/01/2014 (Edital de Convocação para Entrevista) e 13/02/2014 (Edital de Classificação Final).

4.9 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horário de realização das provas e entrevista. O candidato deverá observar rigorosamente os editais divulgados na forma do item 4.8.

5. Disposições Finais

5.1 O estágio não cria vínculo empregatício de nenhuma natureza com a Universidade e sua realização dar-se-á mediante Termo de Compromisso firmado entre o estudante e a Universidade, com interveniência obrigatória da Instituição de Ensino.

5.2 Ocorrerá a extinção do estágio:

a) Automaticamente, ao término do período estabelecido no Termo de Compromisso, se não houver prorrogação pela Universidade.

b) A qualquer tempo, por conveniência e oportunidade da Administração.

c) A pedido do estagiário.

5.3 O estágio terá início em março de 2014.

5.4 A seleção terá validade de (01) um ano, a contar da data de divulgação do edital de classificação final.

5.5 Dúvidas referentes a esse Processo Seletivo poderão ser esclarecidas através do email rh@caism.unicamp.br ou do telefone (19) 3521.9322.

Campinas, 27 de novembro de 2013.

Responsáveis pelas informações deste edital:

Nome: João Miguel Lacerda Guedes Filho Matrícula: 150584 Ramal: 19322
Nome: Elisabeth Correia Toledo Matrícula: 159646 Ramal: 19322
Nome: Matrícula: Ramal:

PROGRAMA E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PROGRAMA

1. Ginástica Laboral; 2. Biomecânica Básica; 3. Cinesiologia Clínica; 4. Exercício Aeróbico; 5. Alongamento; 6. Exercícios Resistidos; 7. Propriocepção; 8. Pliometria; 9. LER/DORT.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- ASSUMPÇÃO, L.O.; T.; MORAIS, P.P. de; FONTOURA, H. Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida. Notas Introdutórias. Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - Nº 52 - Septiembre de 2002. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd52/saude.htm Acessado em: 12.07.2011.

- BACHA, Ângela M. et al. Políticas públicas na promoção da qualidade de vida e atividade física: A experiência do Caism. Cap. 5. Disponível em: http://www.fef.unicamp.br/departamentos/deafa/qvaf/livros/foruns_interdisciplinares_saude/ppqvat/ppqvat_cap5.pdf Acessado em: 12.07.2011.

- CARVALHO, Tales, NOBREGA, Antônio Cláudio L, LAZZOLI, José K. et al. Sociedade Brasileira De Medicina Do Esporte- Posição Oficial : Atividade Física e Saúde. Jornal de Medicina do Exercício. p. 3-4, jan/fev/mar/ 2000. Disponível em:
http://www.saude.rio.rj.gov.br/media/artigo_sbmesporte.pdf

- GUEDES, Dartagnan Pinto, GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.

- HALL. S. J. Biomecânica básica. Ed. Guanabara Koogan.

- HOPPENFELD. S., COLBY.L.A. Exercícios Terapêuticos. Ed. Manole Ltda.

- KAPANDJI, I. A. Fisiologia Articular. Tronco, Membro Superior e membro Inferior, 5ª Edição, São Paulo, Ed. Manole.

- KISNER, C., COLBY, L. A. Exercícios Terapêuticos, 4ª Edição, São Paulo, Ed. Manole.

- LIMA, V. Ginástica Laboral: Atividade Física no Ambiente de Trabalho, 2ª. Edição, São Paulo: Phorte, 2005.

- MARTINS, C. O. Ginástica Laboral no Escritório, Jundiaí: Fontoura, 2001.

- MENDES, R. A., LEITE, Nº Ginástica Laboral: Princícios e aplicações práticas, 2ª. Edição, Barueri: Manole, 2008.

- NAHAS, Markus Vinícius. Atividade Física e Qualidade de Vida. Núcleo de Pesquisas em Atividade Física & Saúde - UFSC, 2003.

- SANTOS, Nº R. Desafios para uma saúde cidadã. 2009. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoAudienciaPublicaSaude/anexo/Manifestacao_UFT.pdf Acesso em: 10.mai.2009.

- SALVE, Mariângela GC. Estudo das lesões osteomusculares entre trabalhadores sedentários e ativos. Revista Digital EFDeportes. Buenos Aires: Año 15, nº 153, Feb/2011. Disponible em: http://www.efdeportes.com/efd153/lesoes-osteomusculares-entre­trabalhadores.htm

- Serviço Social da Indústria(SESI) - Departamento Nacional - Divisão Técnica - Ginástica na Empresa -Brasília, 1996.

- SMITH, L. K., WEISS, E. L., LEHMKUHL, L. D. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom, 5ª Edição, São Paulo, Ed. Manole.

- SOUZA, A. Propriocepção. 1ª edição, Ed. Medsi.

- ZAMAI, Carlos A. et al. Estudo dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis entre funcionários. Revista Conexões, Campinas, v. 6, nº 1, p. 14-30, 2008. Disponível em: http://polaris.bc.unicamp.br/seer/fef/viewarticle.php?id= 265&layout=abstract

- ZAMAI, Carlos A; MORAES, Marco A de M. BANKOFF, Antonia DP. et al. Atividade física na promoção da saúde e da qualidade de vida: Contribuições do Programa Mexa-se Unicamp. Cap. 19. p. 179-193. Disponível em: http://www.fef.unicamp.br/departamentos/ deafa/qvaf/livros/foruns_interdisciplinares_saude/ppqvat/ppqvat_cap19.pdf

- ZAMAI, Carlos A. Impacto das atividades físicas nos indicadores de saúde de sujeitos adultos: Programa mexa-se. Tese de doutorado. Unicamp, 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000469078 Campinas, 2009.

- _______________ PPST - Programa de Promoção da Saúde do Trabalhador, Jundiaí: Fontoura, 2008.