Prefeitura de Pastos Bons - MA

Notícia:   Bons Pastos - MA: Vagas nas Zonas Rural e Urbana

PREFEITURA MUNICIPAL DE PASTOS BONS

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO N° 001/2007

A Prefeitura Municipal de Pastos Bons do Estado do Maranhão, representada pelo Prefeito Municipal SR. ENOQUE FERREIRA MOTA NETO, no uso de suas atribuições legais, em obediência ao que determina o Art. 37, Inciso II da Constituição Federal de 1988 e com base no Art. 84 da Lei Orgânica Municipal, FAZ SABER a todos os seus habitantes, que fará realizar na sede do Município, CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, para provimento de cargos efetivos, em conformidade com a autorização legislativa Lei Municipal n° 142/05 de 16 de junho de 2005, contendo 117 vagas, e da Lei nº 167/07 de 26 de fevereiro de 2007 contendo 129 vagas e da Lei 168/07 de 14 de março de 2007, contendo mais 13 (treze) vagas, o qual reger-se-á de acordo com as INSTRUÇÕES ESPECIAIS, que ficam fazendo parte deste EDITAL.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

1- Das Disposições Preliminares

1.1- O Concurso Público será realizado sob responsabilidade de uma Consultoria Pedagógica, composta por uma equipe Técnica Multidisciplinar, contratada para este fim e de acordo com legislação vigente (Lei n° 8.666/93 e Lei 8.883/94).

1.2- Os cargos, as vagas, as localidades, os pré-requisitos, o vencimento mensal e a taxa de inscrição são estabelecidos nos quadros a seguir:

ZONA URBANA: 159 (CENTO E CINQÜENTA E NOVE) VAGAS

CARGOS

VAGAS

LOC.

PRÉ-REQUISITOS

VENC. MENSAL R$

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

18

Zona urbana

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4º Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AGENTE ADMINISTRATIVO

42

Zona Urbana

Ensino Médio Completo e noções básicas de Informática.

380,00

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

25

Zona Urbana

Curso Técnico em Enfermagem, com apresentação da Carteira do Registro Profissional junto ao COREN.

450,00

DIVULGADOR SANITÁRIO

02

Zona Urbana

Ensino Fundamental Completo

350,00

DIGITADOR

02

Zona Urbana

Ensino Médio Completo, acrescido de conhecimentos específicos, adquiridos em cursos de Informática.

380,00

MOTORISTA

08

Zona Urbana

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "D"

585,00

VIGIA

26

Zona Urbana

Ensino Fundamental Incompleto - até a quarta série.

380,00

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

31

Zona Urbana

Ensino Fundamental Incompleto - até a quarta série.

380,00

MÉDICO CLÍNICO GERAL

02

Zona Urbana

Formação em nível superior em curso de medicina, devidamente comprovado com Diploma e Carteira do Registro Profissional junto ao CRM.

2.300,00

BIOQUÍMICO

01

Zona Urbana

Formação de nível superior em bioquímica, devidamente comprovada com diploma e a Carteira do Registro Profissional junto ao Conselho Regional de Farmácia.

1.200,00

ENFERMEIRO (A)

02

Zona Urbana

Formação em nível superior em Enfermagem devidamente comprovado com o Diploma e o Registro Profissional junto ao COREN

1.200,00

ZONA RURAL: 100 (CEM) VAGAS

CARGO

VAGAS

LOC.

PRÉ-REQUISITOS

VENC. MENSAL R$

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

04

Pov. Anajás

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4º Adicional com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

05

Pov. Anajás

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

02

Pov. Anajás

Curso Técnico em Enfermagem, com apresentação do Diploma e da Carteira do Registro Profissional junto ao COREN.

450,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

01

Pov. Anajás

Ensino Médio Completo e noções básicas de Informática.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

02

Pov. Angical

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇO DIVERSOS

02

Pov. Angical

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

02

Pov. Angical

Curso Técnico em Enfermagem, com apresentação do Diploma e da Carteira do Registro Profissional junto ao COREN.

450,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

04

Pov. Barra

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

02

Pov. Barra

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov. Bom Jardim

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Bom Jardim

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

02

Pov Campo Agrícola

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Campo Agrícola

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

02

Pov Garapa

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Garapa

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov Gonga dos Candidos

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Gonga dos
Cândidos

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov Gonga dos Patrícios

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Gonga dos Patrícos

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

03

Pov. Lagoa de Fora

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Lagoa de Fora

Ensino Fundamental Incompleto

380,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

01

Pov.Lagoa de Fora

Ensino Médio Completo e noções básicas de informática

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

04

Pov Roçado

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

02

Pov. Roçado

Ensino Médio Completo, com Diploma de Técnico em Enfermagem, com apresentação da Carteira do Registro Profissional junto ao COREN.

450,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

01

Pov. Roçado

Ensino Médio Completo e noções básicas de informática

380,00

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

03

Pov. Roçado

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov Sangue

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

02

Pov. Sangue

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov Saco do Boi

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Saco do Boi

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

07

Pov Várzea do Meio

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

03

Pov. Várzea do Meio

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

01

Pov. Várzea do Meio

Ensino Médio Completo e noções básicas em Informática

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov Várzea Formosa

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Várzea do Meio

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

02

Pov. Orozimbo

Curso Técnico em Enfermagem, com apresentação da Carteira do Registro Profissional junto ao COREN.

450,00

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

02

Pov. Orozimbo

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Saquinho dos Brunos

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Mucunã

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

03

Pov. Mosquito

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

02

Pov. Mosquito

Ensino Fundamental Incompleto

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

03

Pov. Santa Fé

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgã ocompetente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

03

Pov. Santa Fé

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

03

Pov. Santa Fé

Curso Técnico em Enfermagem, com apresentação da Carteira do Registro Profissional junto ao COREN.

450,00

AGENTE ADMINISTRATIVO

01

Pov. Santa Fé

Ensino Médio Completo e noções básicas em Informática.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov. São Sebastião

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

02

Pov. São Sebastião

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov . Sucupira

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Sucupira

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

01

Pov. Fazendinha

Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena e/ou Curso Normal Superior e/ou Pedagogia e/ou Magistério em Nível Médio com ou sem 4° Adicional, com Diploma registrado pelo órgão competente.

413,01

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Alegria

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Impueira

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov. Cana Brava

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS

01

Pov.Quatis

Ensino Fundamental Incompleto até a quarta série.

380,00

VALOR DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO:

· ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO - R$ 18,00

· ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO - R$ 19,50

· ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO - R$ 22,50

· ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR - R$ 27,00

1.3- O Edital na íntegra com os respectivos Conteúdos Programáticos das diversas provas será entregue aos candidatos no ato da inscrição.

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições serão realizadas no período de 23 de abril a 11 de maio de 2007, no horário de 8h às 12h e 14h às 17h horas, na Av. Domingos Sertão n° 1000, Auditório Zacarias Rego, no Prédio da Prefeitura Municipal.

2.2 - São requisitos para as inscrições:

a) Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal;

b) Não registrar antecedentes criminais e encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

c) Conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas neste edital;

d) Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;

e) Não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;

f) Ter concluído o curso, no momento da convocação para a nomeação;

g) Ter até a data de realização das provas, idade mínima de 18 (dezoito) anos;

h) Gozar de boa saúde física e mental.

i) Título de Eleitor com os comprovantes de quitação das últimas eleições (1° e 2° turno);

2.3- Para inscrever-se no Concurso o candidato deverá no período das inscrições:

a) Apresentar os seguintes documentos (original e fotocópia legível): Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho.

b) Comprovante de recolhimento da importância relativa à taxa de inscrição, a ser realizado no Banco Bradesco, Agência: 1077-4 conta corrente de nº. 23828-7, em favor da Prefeitura Municipal de Pastos Bons -MA;

c) Não serão aceitos recibos de depósitos bancários efetuados em caixas eletrônicos, nem depósitos em cheque, somente será aceito o comprovante original da taxa de inscrição pago em dinheiro;

d) Após a quitação da taxa correspondente a opção do cargo, o candidato deverá dirigir-se ao Auditório Zacarias Rego, no Prédio da Prefeitura Municipal, situado na Av. Domingos Sertão n° 1000 - Centro, onde apresentará o comprovante de pagamento de inscrição correspondente ao cargo desejado, preencherá o requerimento de inscrição e receberá da comissão o seu comprovante de inscrição que deverá ser apresentado no dia das provas.

e) Não será permitida a devolução de taxa de inscrição em qualquer circunstância;

f) O candidato deverá indicar no requerimento de inscrição o cargo pretendido e a localidade de nomeação, não sendo permitido sua mudança;

g) Será admitida a inscrição por procuração mediante apresentação do respectivo mandato (original), acompanhada da xerox autenticada do documento de identificação do candidato;

h) Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional;

i) Não serão recebidas inscrições ou títulos por via postal, fac-smile ou extemporânea;

j) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta;

k) Efetivada a inscrição não será aceito pedidos para alteração de cargo e localidade de nomeação;

l) Tendo em vista que as provas para todos os cargos serão realizadas no mesmo dia e horários os candidatos deverão inscrever-se apenas para um dos cargos;

m) A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, implica o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

n) Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no concurso, valendo para este fim as listagens divulgadas através do Edital de Homologação, que será publicado no Diário Oficial do Estado e afixado na sede da Prefeitura Municipal.

3 - DAS PROVAS

3.1 - No ato da realização das provas o candidato deverá estar munido dos seguintes documentos:

- Carteira de Identidade (original) ou Carteira Nacional de Habilitação (original) ou Carteira de Trabalho (original).

- Comprovante do recibo de inscrição, para o cargo que se inscreveu;

3.2 - Os envelopes contendo as provas com o nome do candidato ao cargo a que concorre deverão estar lacrados e assinados pelos integrantes da comissão do concurso;

3.3 - As provas serão escritas e constarão de 50 (cinqüenta) questões objetivas, sob a forma de escolha múltipla com 04 (quatro) alternativas de respostas, sendo válida apenas uma resposta devidamente correta, elaboradas com base nos programas divulgados no ato da inscrição valendo cada questão apenas 1 (um) ponto;

3.4 - As respostas deverão ser devidamente identificadas pelo candidato no Cartão Resposta.

3.5 - A prova e o Cartão Resposta deverão ser devolvidas ao fiscal de sala, que os colocarão no envelope do candidato e efetuará o lacre na presença do mesmo;

3.6 - Não serão computadas questões não assinaladas, e que contenha mais de uma resposta, emenda, rasura, ainda que legível;

3.7 - O candidato deverá transcrever suas respostas no Cartão Resposta, que é o documento válido para correção, com caneta esferográfica azul ou preta;

3.8 - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente no Cartão Resposta;

3.9 - Não se poderá substituir o Cartão Resposta e a ausência de assinatura na mesma implicará em sua anulação;

3.10 - O candidato deverá comparecer ao local designado, 30 (trinta) minutos antes do início das provas, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha;

3.11 - Não haverá aplicação de provas fora da sede do município e de locais não determinados, salvo em caso de internações devidamente comprovadas e confirmadas pelo médico credenciado do município, sendo a Comissão Especial de Concurso avisada oficialmente através de documento comprovado com laudo médico no prazo mínimo de 24 horas, onde a mesma informará à Empresa responsável pela execução e realização do Concurso imediatamente, a fim de se organizar para o atendimento da situação especial, atendendo os mesmos procedimentos referidos no item 3.2.;

3.12 - Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência do candidato. O não comparecimento implicará na eliminação imediata do candidato ao concurso;

3.13- Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de máquina calculadora ou qualquer aparelho eletro-eletrônico;

3.14 - O candidato que se ausentar do local de prova sem o acompanhamento do fiscal externo será excluído do concurso;

3.15- Não haverá revisão de provas sem que haja recurso devidamente fundamentado;

3.16 - Os candidatos só poderão se ausentar do recinto de provas objetivas após uma hora do início das mesmas.

3.17 - Será excluído do Concurso Público o candidato que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar o Comprovante de Inscrição e Documento de Identidade exigidos;

d) Durante a realização das provas for pego em flagrante em comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal;

f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de salas, auxiliares e autoridades presentes;

g) Não devolver integralmente o material recebido.

4- DA PROVA PRÁTICA

4.1 - Os candidatos inscritos para os cargos de Digitador e Motorista que obtiverem no mínimo 25 pontos na prova objetiva de múltipla escolha, serão submetidos também à prova prática;

4.2- A convocação, incluindo o programa para segunda fase será feita através de edital de convocação, afixada no mural da Prefeitura do Município de Pastos Bons - MA;

4.3- Não haverá segunda chamada para a Prova Prática, nem sua realização ocorrerá fora da data, horário e local estabelecidos e divulgado a posteriores;

4.4- O candidato deverá comparecer na data, horário e local para se submeter à Prova Prática, com o comprovante de inscrição e documento original do Registro de Identidade;

4.5- O candidato que se submeter à Prova Prática para o Cargo de Motorista deverá apresentar-se com Carteira de Habilitação devidamente atualizada, correspondente a Categoria a que está concorrendo, assim como, ficha de inscrição e Registro de Identidade original;

4.6- O candidato que deixar de apresentar quaisquer documentos já mencionados no item 4.5, estará automaticamente desclassificado;

4.7- O resultado desta fase será o somatório dos pontos obtidos na prova prática e prova objetiva, sendo a classificação apresentada por ordem decrescente do valor da nota final.

5 - DO JULGAMENTO DAS PROVAS

5.1 - O candidato será considerado habilitado se obtiver total de pontos igual ou superior a 50 % (cinqüenta por cento), no agrupamento das disciplinas que compõe a prova.

5.2- A correção das provas é de responsabilidade única da SICOPE- Consultoria Pedagógica Ltda., Empresa contratada para esse fim, e será feita através da leitura óptica do Cartão Resposta (gabarito) e não haverá em hipótese alguma, vista ou revisão;

5.3- A PROVA DE TÍTULOS, de caráter classificatório, terá seus pontos computados apenas aos candidatos aprovados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, e serão valorizados segundo a descrição constante do Anexo I do presente Edital, sendo desconsiderados os pontos que excederem este limite.

5.3.1- A avaliação da documentação de cursos e do tempo de serviço será feita pela equipe técnica de profissionais da SICOPE - Consultoria Pedagógica Ltda;

5.3.2- Será vedada, após entrega dos certificados, qualquer substituição, inclusão ou complementação;

5.3.3 - Somente serão aceitos e avaliados os títulos entregues no prazo estabelecido.

6 - DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 - Para todos os cargos, a nota final do candidato habilitado será igual ao total de pontos obtidos;

6.2 - Para cada cargo os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente da nota final, em lista de classificação;

6.3 - No caso de igualdade de nota final, terá preferência sucessivamente, o candidato de maior idade;

6.4 - A divulgação do resultado final se fará pela Secretaria Municipal de Administração, constando o número de inscrição, nome do candidato, documento de identificação e a nota apenas dos candidatos habilitados, cabendo recurso até 48 (quarenta e oito) horas, após divulgação, desde que discorde do resultado da prova;

6.5- Somente serão apreciados os recursos devidamente fundamentados, interpostos dentro do prazo com indicação do nome do candidato, número de inscrição, cargo que está concorrendo e assinatura;

7- DOS RECURSOS

7.1 - O candidato terá prazo de 24 horas, a contar da divulgação do gabarito da prova Objetiva, do resultado da Prova de Títulos para interpor recurso, junto a Comissão Organizadora do Concurso constituída por ato do Prefeito municipal;

7.2 - Os pontos correspondentes às questões por ventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos independentes de formulação de recursos;

7.3 - Os recursos deverão ser protocolados, pelos candidatos, no protocolo da Prefeitura Municipal de PASTOS BONS - MA, no horário de 8h as 17h e endereçados à Comissão Especial do Concurso Público, com indicação do concurso, nome do candidato, número de inscrição, cargo pleiteado, assinatura do candidato e devidamente fundamentado;

7.4 - Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos com as indicações acima ou não fundamentados, ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos estabelecidos;

7.5 - Compete à Empresa organizadora do Concurso julgar os recursos com referência às inscrições e resultados da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e à Comissão Especial do Concurso Público, no que diz respeito à Prova de Títulos, no prazo máximo de 72 horas;

7.6 - Não cabe recurso à decisão da Comissão Executora do Concurso.

8- DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

8.1 - Às pessoas Portadoras de Necessidades Especiais que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, desde que a necessidade especial apresentada seja compatível com o exercício do cargo, na proporção de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para cada cargo, desprezadas as frações;

8.2 - O candidato Portador de Necessidades Especiais deverá declarar, no momento da inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico Original, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este Laudo ficará retido e ficará anexado ao formulário de inscrição. Caso o candidato não anexe o laudo médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no formulário de inscrição;

8.3 - O candidato Portador de Necessidades Especiais que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação;

8.4 - Caso necessite de condições especiais para se submeter às provas previstas neste edital, o candidato deverá solicitá-las por escrito, à Comissão Especial do Concurso Público, até o quarto dia útil após o encerramento das inscrições, no horário de 8h às 17hs;

8.5 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres;

8.6 - O candidato portador de Necessidades Especiais, se aprovado, quando de sua posse, será submetido a exames médicos e complementares, que terão decisão terminativa sobre a qualificação como PNE ou não e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo;

8.7 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a PNE, estas serão revertidas aos demais concursados, com a estrita observância da ordem de classificação;

8.8 - As pessoas PNE participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e os critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida;

8.9 - Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem PNE e se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.

9- DO PROVIMENTO DE CARGOS

9.1 - O provimento dos cargos obedecerá à ordem de classificação dos candidatos habilitados;

9.2- A nomeação será condicionada a:

a) Apresentação de todos os documentos comprobatórios e habilitação para o cargo pretendido.

b) Exame de aptidão física e mental que comprovará a compatibilidade necessária para o exercício do cargo, expedida pela Secretaria Municipal de Saúde ou órgão similar.

9.3- A Secretaria Municipal de Administração reserva-se o direito de chamar os candidatos habilitados na medida de suas necessidades, e das disponibilidades financeira do município, respeitando o número de vagas estabelecidas neste Edital;

9.4 - O candidato empossado não poderá ser transferido ou removido antes de decorridos 02 (dois) anos de efetivo exercício no cargo.

9.5 - O concurso terá validade por 02 (dois) anos a partir da data de homologação de seu resultado, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos, a critério da Prefeitura Municipal.

10 - DA POSSE

10.1- Serão exigidos do candidato habilitado os documentos originais com as respectivas fotocópias, abaixo discriminadas:

a) Comprovação de idade mínima de 18 anos (Registro de Nascimento e Carteira de Identidade);

b) Comprovante do CPF - Cadastro de Pessoa Física da Receita Federal

c) Quitação com as obrigações eleitorais;

d) Quitação com as obrigações militares, se do sexo masculino;

e) Comprovação da escolaridade, através do Diploma e /ou certificado registrado e autenticado respectivamente pela Secretaria do Estado da Educação;

f) Atestado de Conduta expedido pelo Órgão de Segurança Pública do Estado do Maranhão;

g) Atestado de aptidão física e mental, expedido pelo serviço médico da Secretaria Municipal de Saúde ou Órgão similar;

h) 01 (uma) foto colorida 3x4 recente;

i) Cópia xerox da Carteira do Registro Profissional do respectivo Conselho Regional (CRM, COREN, FARMÁCIA)

j) Declaração de bens no ato da posse (lei 8.429/92 art. 13º);

k) Declaração negativa de existência de outros cargos, empregos ou funções públicas inacumuláveis (Art. 37 XVI e XVII da Constituição Federal)

10.2 - Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos acima fixados serão exigidos apenas dos candidatos a serem empossados.

11- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 - A Jornada de trabalho dos servidores empossados poderá ser de até 40 (quarenta) horas semanais;

11.2 - A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso estabelecidas neste edital, não podendo alegar desconhecimento;

11.3 - Não será publicada no Diário Oficial do Estado, a relação de candidatos reprovados, não classificados e nem dos candidatos eliminados ou excluídos;

11.4- Os itens deste EDITAL poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumida a providência ou evento que lhes disser respeito ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstanciada que será mencionada em EDITAL ou aviso, a ser divulgado em locais públicos na sede do município;

11.5 - Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no concurso, valendo para esse fim as listagens divulgadas através do Diário Oficial do Estado, como também nos painéis e ou murais do prédio da prefeitura, Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social;

11.6- A aprovação no Concurso Público não assegura direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, o prazo de validade do concurso e limites de vagas existentes, bem como as que vierem a vagar ou que forem criadas posteriormente;

11.7- O candidato aprovado, quando convocado, caso não se apresente no prazo de 48 horas, será conduzido à última colocação, podendo ser convocado apenas mais uma vez. Após a apresentação do candidato, a posse deverá verificar-se no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da publicação ou afixação do decreto de provimento do cargo;

11.8 - Quando a posse do candidato não ocorrer dentro do prazo previsto, sua nomeação será considerada sem efeito;

11.9 - O candidato empossado deverá assumir suas atividades em dia, hora e local definido pela Administração, sendo que somente após esta data, ser-lhe-á garantido o direito à remuneração;

11.10- Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de PASTOS BONS - MA e a Empresa responsável pela realização do mesmo a SICOPE - Consultoria Pedagógica Ltda, bem como elegem o Foro da Comarca de Pastos Bons - MA para dirimir quaisquer questões relacionadas à realização do Concurso Público de que trata este Edital;

11.11 - Todas as publicações referentes ao concurso estarão disponíveis na Internet, no site: www.sicope.com.br, salvo impedimento de força maior;

11.12 - Caberá ao Prefeito Municipal a homologação do resultado final.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente Edital que será publicado no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO e afixado no local das inscrições e nos murais da Prefeitura deste município.

12 - CRONOGRAMA:

Dia: 23/04/2007

Início das Inscrições

Dia:

11/05/2007

Término das Inscrições

Dia:

17/05/2007

Homologação das Inscrições

Dia:

03/06/2007

Data de Realização das Provas

Pastos Bons, 20 de abril de 2007.

Enoque Ferreira Mota Neto
Prefeito Municipal de Pastos Bons - MA

ANEXO I

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Item

Discriminação

Valor Unitário

Pontuação Máxima

Observações

1

Formação Continuada

20,0

 

1.1.

Doutorado na área para a qual está concorrendo

10,0

10,0

até 01 curso

1.2

Mestrado na área para a qual está concorrendo

5,0

5,0

até 01 curso

1.3

Especialização na área para a qual está concorrendo (mínimo de 360 horas)

3,0

3,0

até 01 curso

1.4

Curso de atualização na área para a qual está concorrendo (mínimo de 40 horas)

1,0

2,0

até 02 cursos

2

Aprovação em Concurso Público

10,0

 

2.1

Aprovação em concurso público na área para a qual está concorrendo

10,0

10,0

até 01 aprovação

3

Experiência Profissional

20,0

 

3.1

Experiência exercida em cargo, emprego ou função de Nível Superior na área específica do cargo para o qual estiver concorrendo.

20,0

20,0

Serão computados 04

(quatro) pontos pelo

período mínimo de 01 (um) ano até o máximo de 05 (cinco) anos.

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS

50,0

 

OBSERVAÇÃO:

1) - A comprovação dos títulos será feita mediante apresentação de cópia xérox, acompanhado do respectivo original ou xérox autenticada para fins de conferência, no ato da inscrição.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

1 - ESCOLARIDADE - ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO - ATÉ A 4ª SÉRIE.

CARGOS: AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS E VIGIA.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS:

FONÉTICA: fonemas e letras; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafo; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; emprego do s, ss, z, x, ch,m, lh, etc. Famílias de palavras; emprego, flexões e classificações das classes gramaticais: substantivo; adjetivo; pronomes e verbos regulares.

B) MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS:

Relógio/Hora. Identificar partes fracionárias de desenhos. Problemas envolvendo dinheiro. As quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Números pares e ímpares. Seqüência numérica. Número e numeral; sistema de numeração decimal; problemas; expressões; número primo; decomposição em fatores primos; sistema monetário nacional; porcentagem; sistema métrico decimal.

C) CONHECIMENTOS GERAIS:

Conceitos do Brasil e do Mundo; História e Geografia do Brasil; Questão Agrária; Distribuição de Renda; Relações com o trabalho; Urbanização Problemas Ambientais, Urbanos Agrícolas; Meio Ambiente; população; Estados e regiões brasileiros; Cultura, Arte e História do Maranhão.

2 - ESCOLARIDADE - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

CARGOS: MOTORISTA E DIVULGADOR SANITÁRIO.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS:

TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafo; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: estrutura da oração.

B) MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS:

Identificação de abreviatura de sistema de medida. Problemas envolvendo sistema monetário. As quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Números pares e ímpares. Algarismos romanos. Seqüência numérica. Número e numeral; sistema de numeração decimal; operações com números naturais; problemas; expressões; múltiplos e divisores; divisibilidade; número primo e composto; decomposição em fatores primos; máximo divisor comum; mínimo múltiplo comum; frações (conceito, operações, problemas e expressões); números decimais (conceito, operações e expressões);sistema monetário nacional; porcentagem; sistema métrico decimal.

C) MOTORISTA- (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Legislação de trânsito: regras gerais de circulação, regra de ultrapassagem, regra de mudança de direção, regra de preferência, velocidade permitida, classificação das vias, deveres e proibições, infrações básicas para a apreensão de documentos de habilitação, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, infrações básicas para a cassação de documentos de habilitação, principais crimes e contravenções de trânsito, conhecimento de sinais sonoros e gestos de Agentes de Trânsito, tipos de sinalização, placas de regulamentação, advertência e indicação, sinais luminosos, conhecimento de defeitos simples do motor, procedimento correto para economizar combustível, cuidados necessários para conservar o veículo em boas condições mecânicas, sistema de freios, defeitos simples do sistema elétrico, porte de documentos obrigatórios do veículo e do condutor.

D) DIVULGADOR SANITÁRIO - (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Conhecimentos e interpretação das Leis Estadual e Municipal sobre os códigos e Vigilância Sanitária; Conceitos e generalidades sobre Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Saneamento Básico; Códigos de Águas; Aterro Sanitário; Disposição correta de resíduos industriais.

3 - ESCOLARIDADE - ENSINO MÉDIO E CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES

CARGOS: AGENTE ADMINISTRATIVO, DIGITADOR, TÉCNICO EM ENFERMAGEM E PROFESSOR (A) ENSINO FUNDAMENTAL COM CURSO DE MAGISTÉRIO.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS:

Ortografia; Acentuação Gráfica; Encontros Vocálicos e consonantais, dígrafos; Divisão Silábica; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Verbo, emprego; Preposição e conjunção: classificação e emprego. Estudo e interpretação de texto informativo e/ou literário. Textualidade: processos de coerência e coesão, tipologia textual. Variação lingüística: emprego da linguagem formal e da informal. Morfossintaxe: emprego das classes de palavras, sintaxe do período composto: coordenação e subordinação, ocorrência de crase. Pontuação. Linguagem e suas funções.

B) MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS:

Conjuntos: representação, tipos, subconjuntos, operação com conjunto. Números naturais: sistema de numeração, valor absoluto e valor relativo dos algarismos. Operação com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão. Conjunto dos números racionais: fração decimal, raiz quadrada, tipos de fração, número misto, fração equivalente, simplificação de frações, redução de fração ao mesmo denominador, comparação de números racionais, operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). Números Racionais em forma decimal: operações. Sistema de medidas: medidas de comprimento, medidas de superfície, medidas de volume, medidas de capacidade, medidas de massa e de tempo. Geometria: ponto, reta e plano; ângulo, triângulo, quadriláteros, sólidos geométricos. Regra de três simples e compostas. Equações e funções de 1o. e 2o. graus.

C) AGENTE ADMINISTRATIVO (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Planejamento: programação de trabalho. Organização de tarefas, conceito de autoridade e responsabilidade; Direção: relacionamento interpessoal, comunicação, motivação e liderança; Controle: tipos de controle; Organização de Arquivos. Noções gerais sobre elaboração de documentos (quadros demonstrativos, orçamentos, tabelas, relatórios, cartas). Noções de informática: sistema operacional Windows; aplicativos básicos (blocos de notas, calculadora, paint, wordpad); aplicativo do pacote Office; noções de software e hardware. Conceitos e serviços relacionados à internet e a correio eletrônico. Conhecimentos Básicos de Administração: conceito, campo de aplicação, características básicas das organizações, natureza, finalidade; Processo organizacional: planejamento, coordenação, direção, organização e controle. Comportamento organizacional: motivação, liderança, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal. Administração de materiais e patrimônio. Administração Pública: art. 37 da Constituição Federal. Conceito e classificação de administração direta e indireta. Noções sobre construção e interpretação de organogramas, fluxogramas, tabelas e gráficos estatísticos. Serviço de protocolo e arquivo: tipos de arquivos, acessórios do arquivo, fases de arquivamento, técnicas, sistemas e métodos. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Noções de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 8.666/93), conceito, princípios, modalidades, dispensa e inexigibilidade, contratos administrativos. Comunicação Oficial: elaboração de documentos e correspondência oficial (relatório, ofício, memorando, carta, ata, despachos).

D) DIGITADOR (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Unidades de medida (bit e byte); dispositivos de armazenamento; diretórios e caminhos; arquitetura IBM-PC; memória ROM; memória RAM; periféricos de um computador. Hardware; software; utilização do sistema operacional e configurações básicas do Windows 9x/ME/XP. Aplicativos básicos (blocos de notas, calculadora, paint, wordpad); aplicativo do pacote Office; configuração de impressora; noções básicas de internet; noções básicas de correio eletrônico. Noções de operação de Microcomputadores: Sistema operacional Windows. Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico, Internet, Explorer e Outlook Express. Noções de utilização de softwares.

E) TÉCNICO EM ENFERMAGEM (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Administração de Medicamentos: Métodos, vias, regras gerais, diluição, observações; Aparelho Genital Feminino e Masculino: - Anatomia e fisiologia, cuidados de enfermagem na sala de pré-parto e puerpério, patologia da gravidez, (DPP, Pré-eclampsia, Eclampsia, e aborto), doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; Aspectos Legais:Órgãos de Classe, Lei do exercício profissional, princípios éticos; Assistência ao Exame Físico:- Métodos de exames, material, atribuições da Enfermagem, preparo do paciente, posições para exames, e observações; Cuidados de Enfermagem Cirúrgica: - Sala de cirurgia, material, uniforme, tipos de cirurgias, dreno torácico, recuperação pós anestésica, diálise peritonial; Enfermagem em Saúde Pública: Definição, histórico, objetivos, imunização, doenças provocadas por verme (meios de transmissão e profilaxia), ocorrências de outras doenças ligadas a saúde pública. Esterilização: - Tipos de esterilização, métodos, cuidados, observações; Sinais Vitais: temperatura, pulso, respiração, pressão arterial, quadro gráfico; Medidas de conforto: - Mobilização, restrição, auxílio ao paciente, prevenção de escaras, observações; Oxigenoterapia: - Métodos, material, cuidados, observações; Primeiros Socorros: Lesões de tecidos moles (contusão, escoriação, ferimentos), ressuscitação cárdio respiratório, lesões traumatoortopédica (fraturas, luxações, entorse); Sondagem Gástrica.

F) PROFESSOR (A) ENSINO FUNDAMENTAL - MAGISTÉRIO.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:

Correntes teóricas e metodológicas; Relação ensino e aprendizagem; Relação desenvolvimento e aprendizagem; Currículo: Planejamento, seleção e organização de conteúdos; Interdisciplinaridade; Projeto Político-Pedagógico; Avaliação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9394/96) ); PCN´s.

CONHECIMENTOS GERAIS PARA PROFESSORES:

Conhecimentos Atuais, generalidades e conceitos do Brasil e do Mundo; História e Geografia do Brasil e do Maranhão; Economia Social; Questão Agrária; Distribuição de Renda; Relações com o trabalho; Constituição Federal; Direitos e deveres do cidadão; Urbanização; Problemas Ambientais: Urbanos e Agrícolas; Meio Ambiente; população; Estados Brasileiros; Organização social, política e econômica do Brasil; Dívida Externa e Interna do país.

3 - ESCOLARIDADE: FORMAÇÃO SUPERIOR

CARGOS: BIOQUÍMICO, ENFERMEIRO (A), MÉDICO CLÍNICO GERAL E PROFESSOR (A) ENSINO FUNDAMENTAL COM FORMAÇÃO SUPERIOR( ESPECIFICADO NA ESCOLARIDADE- ITEM 1.2)

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS:

Interpretação de Texto; Ortografia; Acentuação Gráfica; Divisão Silábica; Classificação das Palavras quanto ao acento tônico e quanto ao número de sílabas; Encontros vocálicos; Morfologia; Classificação das palavras: substantivo; adjetivo; artigo; Pronomes; Advérbios; Preposição; Conjunção; Conjunção dos verbos regulares e dos irregulares: ser, estar, ter, haver e reaver, querer, requerer, precaver-se; Verbos em ear e iar; Vozes verbais: ver, vir e ir. Relações Sintáticas. Concordância verbal ou nominal; Regência verbal e nominal; Emprego dos pronomes pessoais e de tratamento, relativos. O uso da crase. Termos da Oração: Sujeito, Predicado; Objeto Direto e Indireto, Complemento nominal, adjunto nominal, adjunto adverbial. Semântica: denotação, conotação, polissemia, sinônimos, antônimos, homônimos, figuras de linguagem: metáfora, metonímia.

B) MATEMÁTICA PARA OS CARGOS:

Conjuntos numéricos: conjunto dos números naturais; conjunto dos números inteiros; conjunto dos números racionais: conjunto dos números irracionais e conjunto dos números reais(operações, propriedades, expressões e problemas com conjuntos). Potenciação e radiciação. Médias: aritmética, ponderada e geométrica. Matemática comercial e financeira: Porcentagem e juros. Razão, proporção, regra de três simples e composta. Geometria: Triângulos; Polígonos, quadriláteros, Circunferência e círculo; Áreas de figuras geométricas planas (retângulo, quadrado, paralelogramo, triângulo, trapézio, losango). Segmentos proporcionais, semelhança de triângulos, teorema de Tales, relações métricas no triângulo retângulo, polígonos inscritos e circunscritos e áreas de polígonos regulares. Funções do 1° e do 2° grau, função modular, função exponencial e função logarítmica.Progressões aritméticas e geométricas, matrizes, determinantes e sistemas lineares.Polinômios, equações polinomiais e números complexos.Trigonometria: funções circulares, relações trigonométricas, mudança de quadrante, fórmulas de transformações trigonométricas, equações e inequações trigonométricas. Análise combinatória e probabilidade.Geometria espacial: prismas pirâmides, cilindros, cones, esferas e poliedros.Noções de Estatística.

C) ENFERMEIRO (A) (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Fundamentos de enfermagem; Farmacologia; Técnicas básicas de enfermagem; Enfermagem médico-cirúrgica; Enfermagem de clínica médica; Enfermagem em centro cirúrgico; Enfermagem de emergência; Enfermagem materno-infantil; Ginecologia, obstetrícia e planejamento familiar; Pediatria; Planejamento de assistência na enfermagem; Sistematização de assistência na enfermagem; Enfermagem em saúde pública: planejamento e administração; Nível de prevenção de doenças; Epidemiologia geral; Processo saúde e doença; Vigilância epidemiológica e sanitária; Estatísticas vitais e indicadores de saúde; Saneamento básico e meio ambiente; Imunizações; Programas de saúde; Atendimento domiciliar; Educação sanitária; Testes imunodiagnósticos e auxiliadores de diagnósticos; Consultas de enfermagem; Medidas gerais para o controle de infecção hospitalar; Princípios da administração e processo administrativo (planejamento, organização, direção, coordenação, supervisão e avaliação).

D) BIOQUÍMICO (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Bioquímica Clínica - Padronização, Fotometria, Fundamentos Químicos, Metodologias, e interpretação clínico laboratorial das dosagens bioquímicas e das determinações enzimáticas; Hematologia Clínica - Hematipoiese, Fisiologia da linhagem vermelha e branca, imunologia, determinação dos antígenos eritrocitários, hemostasia; Imunologia Clínica; Reação de: Imunoensaio, imunofluorescência, fixação do complemento, precipitação e aglutinação, imunologia aplicada ao diagnóstico de: Rubéola, Doenças Autoimunes, Alergias, Hepatite, Imunodeficiências; Parasitologia clínica: Patologia, morfologia, epidemiologia, sintomatologia, profilaxia, e diagnostico das principais doenças causadas ao homem por parasitas intra e extra intestinais; Microbiologia Clínica - Métodos de esterilização, meios de cultura, sintomatologia, patogenia, profilaxia e diagnóstico laboratorial das principais doenças causadas ao homem por bactérias inclusive vias urinárias, líquidos de punções, controle de qualidade em microbiologia.

E) MÉDICO CLÍNICO GERAL (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitiase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica. Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides. Doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. Doenças infecciosas e terapia antibiótica. Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática da clínica diária; Emergências Clínicas.

F)PROFESSOR (A) ENSINO FUNDAMENTAL - FORMAÇÃO SUPERIOR:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:

Tendências pedagógicas na prática escolar: tradicionais e progressistas. A função social da escola. O processo ensino-aprendizagem e as teorias pedagógicas: tradicional, tecnicista, progressista e construtivista. O professor e o Projeto Político-Pedagógico da Escola. A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáticos, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96: histórico, princípios, educação básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, evasão, repetência e qualidade do ensino.

CONHECIMENTOS GERAIS:

A Revolução Comercial, O Brasil Colônia, O Império Brasileiro; O Primeiro Reinado Brasileiro e o Segundo Reinado Brasileiro; Grandes Conflitos Internacionais: A primeira e Segunda grandes guerras, Revolução Industrial; A Estrutura Interna da Terra; Geografia Política do Mundo Atual; Aspectos da População Mundial; O Meio Ambiente e o Homem; Brasil: Pais Subdesenvolvido e Industrializado; A Questão Urbana do Brasil; Clima, Relevo, Hidrografia e Vegetação Brasileira; Atividades Agrárias Brasileiras; Atualidades.