UEAP - Universidade do Estado do Amapá - AP

Notícia:   Aberto Processo Seletivo com 18 vagas para Professor Temporário na UEAP

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DIVISÃO DE PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 025/2013-PROGRAD/UEAP

A Universidade do Estado do Amapá (UEAP), por meio do Reitor em exercício Fernando da Costa Ribeiro, no uso de suas atribuições legais e regimentais conferidas pelo Decreto Estadual nº 0360, de 30 de janeiro 2013, e pelo Estatuto da Universidade do Estado do Amapá, torna público o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público de Professores Temporários, de acordo com as condições estabelecidas no Art. 37, Inciso IX da Constituição Federal de 1988, Art. 9º parágrafo único da Lei Estadual nº 0996/2006, alterada pela Lei Estadual 1,110 de 21 de agosto de 2007 c/c o Art. 5º § 2º da Lei Estadual 1.724 de 21 de dezembro de 2012, Lei Estadual 1.743 de 29 de abril de 2013, por este Edital e por seus anexos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo Simplificado (PSS) visa o provimento de 18 (dezoito) vagas para o cargo de Professor Temporário, conforme código de vaga descrito no Anexo I deste edital.

1.2 O PSS será regido por este Edital e seus anexos e será executado pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP), por meio da Comissão Organizadora instituída pela Portaria Nº082/2013 - UEAP.

1.3 Antes de efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital, sendo de sua inteira responsabilidade qualquer prejuízo advindo da inobservância aos requisitos exigidos.

1.4 Os Contratos não terão vínculo empregatício com a UEAP e/ou com o Governo do Estado do Amapá, trata-se de contratação temporária, a fim de atender necessidades excepcionais para desenvolvimento das atividades da UEAP, podendo ser rescindido a qualquer momento:

1.4.1 pelo término do prazo contratual;

1.4.2 por iniciativa do contratado com prazo de 30 dias;

1.4.3 por iniciativa da contratante mediante descumprimento de cláusula contratual por parte do contratado;

1.4.4 por iniciativa da contratante, quando da extinção da causa transitória justificadora da contratação.

1.5 A seleção de que trata este edital ocorrerá em duas etapas, conforme especificado no item 7. O processo avaliativo será realizado no Campus I da UEAP, situado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº. 650, Centro, Macapá-AP, em concordância com o cronograma a ser publicado na página de acompanhamento do presente PSS, na internet (www.ueap.edu.br/concursos) e, posteriormente, no Diário Oficial do Estado do Amapá.

1.6 O Processo Seletivo Simplificado atenderá o seguinte cronograma de atividades:

Cronograma de atividades

Período

01

Período de inscrições

19/06 a 25/06/2013

02

Publicação da confirmação das inscrições

25/06/2013

03

Prazo para recurso das inscrições indeferidas

26/06/2013

04

Resultado do recurso das inscrições

26/06/2013

05

Convocação do Sorteio para a prova didática

26/06/2013

06Sorteio dos temas: 8h27/06/2013
07Prova didática: 8h28/06 e 29/06/2013
08Resultado provisório da prova didática01/07/2013
09Prazo de Recurso Prova Didática02/07/2013
10Resultado do recurso da Prova Didática03/07/2013
11Convocação para a prova de títulos03/07/2013
12Entrega da documentação (bancas avaliadoras de títulos) - 9h*04/07/2013
13Resultado provisório da prova de títulos05/07/2013
14Prazo de Recurso (Prova de Títulos)08/07/2013
15Resultado do Recurso da Prova de Títulos09/07/2013
16Resultado Provisório do PSS09/07/2013
17Homologação do Resultado Final09/07/2013
* O candidato tem que estar impreterivelmente na hora marcada.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 O período de inscrições é de 19 a 25 de junho de 2013.

2.2 A inscrição está condicionada ao pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 (setenta reais).

2.3 As inscrições serão realizadas na Divisão de Processo Seletivo (DIPS), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº. 650, Centro, Macapá-AP, de segunda à sexta-feira (dias úteis), no horário de 8h30 a 11h30 e de 14h30 a 17h.

2.4 Somente poderão inscrever-se candidatos Pós-Graduados (Especialistas, Mestres e Doutores).

2.5 As inscrições de portadores de título de Especialista, Mestre ou Doutor obtido no exterior somente serão aceitas mediante a apresentação de comprovante de revalidação em programa equivalente, mantido por Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acompanhado de tradução oficial.

2.6 As inscrições deverão ser realizadas diretamente pelos candidatos ou por procuração reconhecida em cartório, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato, de acordo com o item 4.

2.7 É vedada a inscrição condicional e extemporânea, via postal, via fax ou via correio eletrônico, sendo considerada inscrição extemporânea a que tem o pagamento efetuado após as datas estabelecidas neste edital.

2.8 O (a) candidato (a) não poderá inscrever-se em mais de 01 (uma) vaga disponível no anexo I deste edital.

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1 Antes de efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos, sendo de sua inteira responsabilidade qualquer prejuízo advindo da inobservância do edital.

3.2 Uma vez efetivada a inscrição não serão permitidos, em hipótese alguma, a devolução da taxa, alteração no que se refere à opção do código de vaga, transferência do valor pago para terceiros, assim como transferência da inscrição para outrem.

3.3 A inscrição far-se-á mediante Ficha de Inscrição (Anexo II), devidamente preenchida e acompanhada das originais e cópias dos documentos solicitados, a saber:

a. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser recolhida no Banco do Brasil, Agência 3575-0, Conta Corrente nº. 6854-3, em nome da Universidade do Estado do Amapá, por meio de depósito diretamente no caixa bancário ou transferência online;

b. 1 (Uma) fotografia 3x4 recente;

c. Fotocópia da R.G;

d. Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física - CPF;

e. Comprovante de residência do mês corrente;

3.3.1 O (A) candidato(a) inscrito(a) por meio dos Correios deverá enviar toda documentação autenticada em cartório.

3.3.2 Somente será aceita inscrição pelo Correio via SEDEX desde que a entrada da documentação endereçada à Universidade do Estado do Amapá, Comissão do Processo Seletivo Simplificado, localizada na Av. Presidente Vargas, Nº. 650 CEP: 68.900-070 - Macapá - AP dê-se no Protocolo Geral da UEAP, impreterivelmente até o último dia da inscrição, não sendo de responsabilidade da Universidade qualquer tipo de extravio que impeça a chegada da documentação ao seu destino.

3.3.3 Na hipótese do (a) candidato (a) com o título de Especialista, Mestre ou Doutor ainda não possuir Certificado ou Diploma da respectiva titulação exigida para a vaga a qual concorrer deverá apresentar fotocópia acompanhada da original da Ata de Defesa e/ou da Ata de Homologação assinada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Instituição de Origem.

3.3.4 É vedada a inscrição condicional ou posterior inclusão de documentos.

3.4 Do total de vagas destinadas para cada código, será disponibilizado o porcentual de 5% às pessoas com necessidades específicas, na forma do Decreto nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União de 21 de dezembro de 1999.

3.4.1 Não haverá restituição da taxa de inscrição na hipótese de indeferimento da inscrição ou quando, por qualquer circunstância, o (a) candidato (a) deixar de prestar o referido Processo Seletivo Temporário.

4. DA INSCRIÇÃO POR PROCURAÇÃO

4.1 A inscrição poderá ser feita por meio de procuração pública acompanhada de cópias dos documentos de identidade do candidato e do procurador.

4.1.1 A procuração e as fotocópias dos documentos deverão ser anexadas à Ficha de Inscrição (Anexo II).

4.2 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento da ficha de inscrição (Anexo II) e/ou na sua entrega.

4.3 O comprovante de inscrição será devolvido ao procurador depois de efetuada a inscrição.

5. DA INSCRIÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL

5.1 Os servidores públicos do Estado do Amapá poderão participar do Processo Seletivo, nos termos do artigo 37, inciso XVI, alíneas a e b da Constituição Federal e 9º da Lei nº. 996 de 31/05/2006, desde que preencham os requisitos deste edital.

5.2 A contratação de servidor público somente se efetivará se houver compatibilidade de acumulação, na forma constitucional e de acordo com as orientações emanadas do órgão de origem.

5.2.1 É vedada a contratação de servidor público com Cargo Comissionado.

6. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1 A documentação apresentada pelos candidatos será avaliada pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, que expedirá relação com as inscrições confirmadas, de acordo com o estabelecido no item 1.6 (cronograma de atividades).

7. DO PROCESSO AVALIATIVO

7.1 O Processo Seletivo Simplificado constará de duas etapas, assim distribuídas:

7.1.1 Avaliação de Títulos, de caráter classificatório e eliminatório;

A entrega dos Títulos será de acordo com o estabelecido no item 1.6 (cronograma de atividades), sendo necessário que os (as) candidatos (as) estejam, impreterivelmente, às 9h, na Divisão de Processo Seletivo (DIPS), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº. 650, Centro, Macapá-AP.

7.1.1.1 O (A) candidato(a) que não estiver presente, na hora referida no item

7.1.1.1 estará automaticamente eliminado (a) do PSS.

7.1.1.2 O(A) candidato(a) que não contabilizar a nota mínima exigida para aprovação na Prova Didática, automaticamente não será avaliado(a) na Avaliação da Prova de Títulos, assim como nos casos dos candidatos ausentes.

7.1.2 Prova Didática (aula), de caráter classificatório e eliminatório.

7.1.2.1 O sorteio do tema da Prova Didática será de acordo com o estabelecido no item 1.6 (cronograma de atividades), sendo necessário que os (as) candidatos (as) cheguem, impreterivelmente, às 8h, no Campus I da UEAP, situado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº. 650, Centro, Macapá - AP. O (A) candidato (a) que não estiver presente no início do sorteio, na hora referida no item 7.1.2.1, estará automaticamente eliminado (a) do PSS.

7.1.2.2 A Prova Didática consistirá de aula proferida para o nível de graduação, no tempo mínimo de 30 (trinta) minutos e máximo de 40 (quarenta) minutos, a contar do início da apresentação (aula) do (a) candidato(a), sendo eliminado(a) aquele(a) que não cumprir com o tempo mínimo e máximo.

7.1.2.3 O (A) candidato (a) deverá apresentar Plano de Aula em 03 (três) vias que será entregue à Banca Examinadora, no início de sua aula, sendo que o (a) candidato (a) que, por qualquer motivo, não apresentar seu Plano de Aula não participará da Prova Didática e estará automaticamente eliminado(a).

7.1.2.4 A Prova Didática de língua estrangeira será proferida no idioma de habilitação da língua (inglês) do Requisito Especifico constante do Anexo I, conforme designado no Código da Vaga para a qual o (a) candidato (a) se inscreveu.

7.1.2.5 A Prova Didática será gravada em áudio, para efeito de registro.

7.2 Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada da Prova Didática (aula) e o não cumprimento das normas previstas neste edital implicarão em eliminação do candidato.

7.3 A Avaliação do candidato será realizada mediante Ficha de Avaliação de Títulos (Anexo III) e Prova Didática - Aula (ANEXO IV).

7.3.1 A avaliação dos Títulos será de acordo com o Anexo III, observando-se os seguintes subitens:

7.3.1.1 De acordo com o subitem 2.5;

7.3.1.2 Apresentar Currículo da Plataforma Lattes do CNPq em 03 (três) vias, sendo 01 (uma) constando as informações devidamente comprovadas mediante apresentação da documentação original para certificação;

7.3.1.3 Receberá nota zero o candidato (a) que não entregar os títulos no prazo e no local estipulados neste Edital, devidamente identificados pelo(a) candidato (a), conforme Anexo III.

7.3.1.4 A entrega da documentação/títulos será de acordo com o estabelecido no item 1.6 (cronograma de atividades), sendo que os candidatos deverão estar impreterivelmente às 9h, na Divisão de Processo Seletivo (DIPS), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº. 650, Centro, Macapá-AP. Obrigatoriamente, os títulos deverão ser organizados pelo (a) candidato (a), na ordem da Ficha de Avaliação do Anexo III e devidamente identificados, conforme o mesmo anexo, bem como devem ser encadernados com espiral e ter sobrecapas em PVC flexível e transparente, no formato A4;

7.3.1.5 Todos os títulos devem conter indicações correspondentes ao Grupo (I, II, III ou IV) e seus subitens ao qual concorrem para pontuação, devendo ser organizados por Grupo de Atividade (Anexo III);

7.3.1.6 É de responsabilidade do (a) candidato (a) indicar na documentação comprobatória, de forma clara e precisa, o item da Ficha de Avaliação de Títulos para o qual o documento está sendo apresentado;

7.3.1.7 No julgamento de avaliação dos títulos só serão considerados aqueles vinculados aos requisitos de que é objeto o Processo Seletivo Simplificado, conforme Anexo I;

7.3.1.8 O Resultado Final da Prova de Título será de acordo com o Anexo II;

7.3.2 A Avaliação da Prova Didática (Aula) seguirá os itens expressos no Anexo IV.

7.3.2.1 Os recursos didáticos a serem utilizados na Prova Didática (aula) serão de inteira responsabilidade do candidato, responsabilizando-se pelo pleno funcionamento e instalação dos mesmos.

7.3.2.2 A nota da prova didática valerá de 0 a 10.

7.3.2.3 O resultado da prova didática será a média aritmética dos valores das notas atribuídas pelos avaliadores, dividido por dez (10), sendo eliminado (a) o(a) candidato(a) que obtiver nota final inferior a 6,0 (seis), conforme Anexo IV.

7.4 A avaliação Pedagógica será de acordo com a Ficha de Avaliação (Anexo IV).

7.5 As Bancas avaliadoras da Prova Didática e de Títulos serão compostas por até três membros, sendo a Presidência do membro de maior titulação.

7.6 As Bancas Avaliadoras serão instituídas com pelo menos um avaliador com titulação igual ou superior a do candidato.

7.7 Não poderão compor à Banca examinadora:

7.7.1 Cônjuge ou companheiro de candidato, mesmo que divorciado ou separado judicialmente;

7.7.2 Ascendente ou descendente de candidato até o segundo grau, ou colateral até o quarto grau, seja o parentesco por consangüinidade, afinidade ou adoção;

7.7.3 Sócio de candidato em atividade profissional;

7.7.4 Orientador ou coorientador acadêmico do candidato, em nível igual ou superior de especialização;

7.7.5 Membro que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau;

7.7.6 Co-autoria na publicação de trabalhos científicos; e/ou

7.7.7 Outras situações de impedimento ou suspeição previstas na legislação vigente.

7.8 Dos resultados da avaliação dos Títulos e da Prova Didática (aula) caberá recurso de acordo com o cronograma de atividades.

8. DO RESULTADO FINAL

8.1 Os candidatos serão classificados de acordo com os valores decrescentes da somatória das notas finais atribuídas pelas Bancas Examinadoras na Prova de Título e na Prova Didática (Aula).

8.2 Em caso de empate no resultado final serão observados como critérios de desempate:

8.2.1 Mais idoso, nos termos do art. 27, parágrafo único, da Lei 10.741, de 01/10/2003, Estatuto do Idoso, assegurando o direito às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme art. 1 da referida Lei;

8.2.2 Obtiver maior média na prova didática;

8.2.3 Obtiver maior pontuação na prova de títulos;

8.2.4 Obtiver maior tempo de Magistério em Instituição de Ensino Superior;

8.2.5 O de maior idade, com menos de 60 anos de idade;

9. DA REMUNERAÇÃO

QUADRO DE REMUNERAÇÃO

Categoria

Remuneração: 20h

Remuneração: 40h

Graduado

R$ 1.190,00

R$ 2.380,00

Especialista

R$ 1.642,20

R$ 3.284,40

Mestre

R$ 2.227,68

R$ 4.455,36

Doutor

R$ 3.084,48

R$ 6.168,96

10. DA VALIDADE DO CONCURSO

10.1 O prazo de validade do Processo Seletivo - PSS será de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse e conveniência da Universidade do Estado do Amapá.

11. DA CONTRATAÇÃO

11.1 Os contratos, objeto deste Processo Seletivo Temporário serão de 40 e 20 horas.

11.2 As contratações resultantes deste Processo Seletivo serão realizadas conforme a necessidade da Universidade, devendo o (a) candidato (a) aprovado (a) apresentar-se na Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (PROPLAD), após convocação a ser publicada na página de acompanhamento do concurso.

11.3 A Contratação será efetivada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), mediante a apresentação dos originais e cópias (duas vias) dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade;

b) CPF;

c) PIS/PASEP;

d) Título de Eleitor e Comprovante de quitação eleitoral da ultima votação;

e) Diplomas;

f) Comprovante de Residência;

g) Extrato bancário para confirmação de conta;

h) Somente serão aceitas contas no Banco do Brasil, em qualquer Agência localizada no Estado do Amapá;

i) Numero da Conta Corrente e Agencia de qualquer Banco do Brasil do Estado do Amapá;

j) 02 fotografias 3x4 iguais e recentes;

k) Comprovante de quitação com as obrigações militares;

l) Certidão de casamento ou nascimento;

11.4 O candidato que não apresentar a documentação exigida para a contração no prazo determinado será eliminado (a), sendo chamado (a) o(a) próximo(a) da lista de aprovados.

11.5 O candidato aprovado neste Processo Seletivo terá que cumprir até 60% de sua carga horária em sala de aula, sendo que as demais 40% ficarão para outras atividades, de acordo com as necessidades do Colegiado de Curso e o interesse desta IES.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 A inscrição implicará no compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e seus anexos para o PSS, não podendo alegar, sob qualquer pretexto, o desconhecimento destas disposições para qualquer fim em direito admitido.

12.2 Além dos instrumentos normativos mencionados no subitem anterior, os candidatos obrigam-se a acatar outras instruções e normas complementares operacionais baixadas pela Comissão sobre o assunto, as quais serão afixadas nos quadros de avisos da UEAP, bem como no endereço www.ueap.edu.br/concursos.

12.3 Anular-se-á sumariamente, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter penal, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se comprovada falsidade ou inexatidão da prova documental apresentada pelo (a) candidato (a) e, ainda, se instado(a) a fazê-lo, o(a) mesmo(a) não comprovar a exatidão de suas declarações.

12.4 No ato da assinatura do contrato, o (a) candidato (a) habilitado (a) assinará Declaração de Exercício de Função Pública, nos termos do Art. 37, da Constituição Federal e, ao disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá em seu Art. 135, § 2º.

12.5 A contratação implica no compromisso do (a) candidato (a) habilitado (a) de acatar o Estatuto e o Regimento Geral da UEAP e demais normas estabelecidas pela Universidade do Estado do Amapá.

12.6 A classificação no Processo Seletivo não assegura ao (à) candidato(a) direito subjetivo ao ingresso no Serviço Público Estadual, mas apenas a expectativa de ser admitido(a), observada a ordem classificatória, ficando a admissão condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao predominante interesse da Administração Pública.

12.7 O(A) candidato(a) classificado(a) e que compõe o quadro de reserva no presente certame poderá ser chamado(a) para ocupar vaga diferente daquela para a qual prestou o concurso, desde que haja afinidade entre a área prestada no concurso e a área para a qual foi classificado(a), e desde que haja compatibilidade da sua formação acadêmica com aquela exigida na vaga a ser preenchida, respeitando estritamente a ordem de classificação dos(as) candidatos(as) e desde que não tenha havido candidato(a) aprovado(a) e/ou classificado(a) para a vaga a qual está sendo chamado(a).

12.8 Os(As) candidatos(as) classificados(as) irão compor o cadastro reserva pelo período de 01 (um) ano, observando-se a validade do Processo Seletivo, conforme item 10.

12.9 A jornada de trabalho deverá ser distribuída nos períodos diurno e noturno, conforme a necessidade da Universidade do Estado do Amapá.

12.10 Para conhecimento dos(as) candidatos(as) aprovados(as), seus vencimentos serão pagos, exclusivamente, pelo Banco do Brasil.

12.11 Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado.

Publique-se.

Macapá-AP, 19 de junho de 2013.

Prof. Dr. Fernando da Costa Ribeiro
Reitor em exercício

ANEXO I - QUANTITATIVO DE VAGAS

ENGENHARIA FLORESTAL - EFL

1 Código da Vaga: EFL-01

1.1 Número de Vagas: 01 (uma)

1.2 Regime de Trabalho: 20 horas

1.3 Requisitos específicos: Graduação em Biologia, com especialização, mestrado ou doutorado, na área ou em áreas afins.

1.4 Áreas de Conhecimento:

a) Zoologia aplicada

b) Entomologia Florestal;

c) Genética

1.5 Temas da Prova Didática:

a) caracterização geral de Mammalia: aspectos taxonômicos e ecológicos

b) Caracterização geral de Insecta: aspectos taxonômicos e ecológicos

c) Genética de populações

1.6 Bibliografia Sugerida

BARNES, R.D.. Zoologia dos Invertebrados. São Paulo: Editora Roca Ltda, 1996.

PROGRAMA COOPERATIVO DE MONITORAMENTO DE INSETOS EM FLORESTAS IPEF Manual de Pragas em Florestas. Piracicaba: IPEF, 1993.

CROW, J.P. Fundamentos de Genética. LTC, Rio de Janeiro. 1980.

GARDNER, E.J. & SNUSTAD, D.P. Genética. Editora Guanabara 7ª ed. 497p. 1987.

MANTELL, S.H.; MATTHEWS, J.A. & MCKEE, R.A. Princípios de Biotecnologia de Plantas. Editora Sociedade Brasileira de Genética, Ribeirão Preto. 333p. 1994.

HÖFLING, E.; SOUZA-OLIVEIRA, A.M.; RODRIGUES, M.T.; TRAJANO, E.; ROCHA, P.L.B. Chordata: manual para um curso prático. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995. 242p.

2 Código da Vaga: EFL-02

2.1 Número de Vagas: 01 (uma)

2.2 Regime de Trabalho: 20 horas

2.3 Requisitos específicos: Graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura, com Pós Graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área ou em áreas afins.

2.4 Áreas de Conhecimento:

a) Desenho técnico

b) Construções Rurais;

2.5 Temas da Prova Didática:

a) Vistas ortogonais e escalas de medida com base nas normas da ABNT

b) Cargas nas estruturas

c) Ensaios de madeira e tensões admissíveis em peças estruturais.

2.6 Bibliografia Sugerida

SPECK, H.J, et al. Manual Básico de Desenho Técnico. Florianópolis: Editora da UFSC. 1997. 1ª ed. BREMER, C. F. Construções em Madeira. Universidade Federal do Espírito Santo, 2009.

GARCIA, J.N. Introdução à Estática. Resistência dos Materiais para Engenheiros Florestais e Agrônomos. Piracicaba, ESALQ/DCF, 1980/81.

HELLMEIESTER, J.C. Pontes de Madeira. São Carlos, EESC. s.d. Terezo, R. F.; VALLE, A.; MORAES, P. D. Estruturas De Madeira. Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

ENGENHARIA DE PESCA - EPE

3 Código da Vaga: EPE-01

3.1 Número de Vagas: 01 (uma)

3.2 Regime de Trabalho: 40 horas

3.3 Requisitos específicos: Engenheiro de Pesca, com Especialização e/ ou mestrado e/ ou doutorado.

3.4 Áreas de Conhecimento:

a) Limnologia

b) Administração e Legislação pesqueira

c) Elaboração e avaliação de projetos

3.5 Temas da Prova Didática:

a) Propriedades físicas e químicas dos corpos límnicos

b) aspectos conceituais da administração pesqueira

c) origem da demanda pela elaboração de projetos: análise da viabilidade social, política, tecnológica, econômica e financeira.

3.6 Bibliografia Sugerida

ESTEVES, F. A. 1998. Fundamentos de Limnologia. 2ª ed. Interciência, Rio de Janeiro.

PAIVA, M.P. Administração pesqueira no Brasil. Editora, Interciência, local, 2004.

BUARQUE, C. Avaliação Econômica de Projetos. Campus, Rio de Janeiro, 1984.

ENGENHARIA AMBIENTAL - EAM

4 Código da Vaga: EAM-01

4.1 Número de Vagas: 01 (uma)

4.2 Regime de Trabalho: 40 horas

4.3 Requisitos específicos: Graduação em Engenharia Ambiental, ou Graduação em Engenharia Civil com Pós-Graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área ou em áreas afins.

4.4 Áreas de Conhecimento:

a) Adequação Ambiental em Áreas Urbanas

b) Gestão e Tecnologia de tratamento de Efluentes gasosos

c) Geotécnia Ambiental

d) Drenagem Urbana

e) Gestão Ambiental

4.5 Temas da Prova Didática:

a) Padrões de qualidade do ar

b) Concepção e planejamento dos sistemas de drenagem urbana

c) Geotécnia e meio ambiente

4.6 Bibliografia Sugerida

ROCHA, J.C.; ROSA, A.H.; CARDOSO, A.A. Introdução à química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2005.

TUCCI, C.E.M.; PORTO, R.L.L.; BARROS, M.T. Drenagem urbana. São Paulo:

ABRH e EDUSP, 1993. Coleção Recursos Hídricos, v.5.

OLIVEIRA, A.M.S.; BRITO, S.N.A. Geologia de engenharia. São Paulo: ABGE, 1998.

LICENCIATURA EM LETRAS - LLE 01

5 Código da Vaga: LLE-01

5.1 Número de Vagas: 01 (uma)

5.2 Regime de Trabalho: 40 horas

5.3 Requisitos específicos: Graduação em Letras com habilitação em Inglês e Especialização, Mestrado ou Doutorado interdisciplinar em letras ou Educação.

5.4 Áreas de Conhecimento:

a) Língua Inglesa II

b) Língua Inglesa VI

c) Literatura Inglesa II

d) Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas

e) Inglês Técnico

f) Trabalho de Conclusão de Curso

5.5 Temas da Prova Didática:

a) Fonética e Fonologia aplicada ao Ensino de Língua Inglesa: Um foco na pronúncia e nos símbolos fonéticos.

b) O uso de Corpus Lingüístico ao ensino da Língua Inglesa.

c) Visão panorâmica da historia da literatura desde as primeiras manifestações literárias até o século XVII, bem como analise dos principais autores, suas obras mais representativas e suas características estéticas.

5.6 Bibliografia Sugerida

BERBER SARDINHA, Tony. 2004. Lingüística de Corpus. Barueri, SP. Editora Manoele.

BORGES, Jorge Luiz. Curso de Literatura inglesa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

BURGESS, Anthony. English Literature. Londres. Longman. 1974

CARTER, R & NUNAN, D. The Cambridge guide for teaching English to speakers of other languages. Cambridge: CUP, 2001.

EVANS, Ifor. História da Literatura Inglesa. São Paulo: Edições 70, 1976.

ROACH, Peter. English Phonetics anda Phonology: a practical course. 2nd Ed, Cambridge: CUP, 1991.

TECNOLOGIA EM DESIGN - TDG

6 Código da Vaga: TDG-01

6.1 Número de Vagas: 01 (uma)

6.2 Regime de Trabalho: 20 horas

6.3 Requisitos específicos: Bacharel e/ou Tecnólogo em Design de Produtos; Bacharel e/ou Licenciado em Arquitetura e Urbanismo; Engenheiro Civil; Engenheiro de Computação com Pós-Graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área de graduação exigida, ou em áreas afins.

6.4 Áreas de Conhecimento:

a) Trabalho de Conclusão de Curso II

b) Computação Gráfica II - Auto CAD

6.5 Temas da Prova Didática:

a) Tecnologia CAD

b) Com conceito de projeto

c) Representação tridimensional do produto utilizando modelamento 3d.

6.6 Bibliografia Sugerida

AYMONE, J. L. F.; TEIXEIRA, F. G. AutoCAD 3D Modelamento e Rendering. São Paulo: Artliber Editora, 2002.

AZEVEDO, E.; CONCI, A. - Computação Gráfica - Teoria e prática Vol I. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2003.

AZEVEDO, E; CONCI, A. - Computação Gráfica - Teoria e prática Vol II. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2003

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - EPR

7 Código da Vaga: EPR-01

7.1 Número de Vagas: 01 (uma)

7.2 Regime de Trabalho: 20 horas

7.3 Requisitos específicos: Graduado em: Engenharia de produção ou Administração de Empresas; com Pós-Graduação (doutorado, mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

7.4 Áreas de Conhecimento:

a) Administração de Empresas;

b) Empreendedorismo

c) Economia Ambiental

d) Metodologia Cientifica

7.5 Temas da Prova Didática:

a) Princípios gerais de administração

b) Identificação de oportunidades de negócios

c) Problemas ambientais decorrentes da exploração desordenada dos recursos naturais

7.6 Bibliografia Sugerida

CHIAVENATO, I. Introdução a Teoria Geral da Administração.São Paulo: Ed.Campus, 2000.

MAXIMINAO, A.C.A. Introdução a Administração. São Paulo: Ed. Atlas, 2000

BERNARDI. L.A. Manual de Empreendedorismo e Gestão. São Paulo: Ed. Atlas, 2002.

ABRANTES, J.S. Bio(sócio)diversidade e Empreendedorismo. São Paulo: Ed. Garamond, 2003.

BACKER, P. Gestão Ambiental e administração verde. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1995.

DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. São Paulo: Ed. Atlas, 1995.

CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo. Editora CULTRIX, 2005.

8 Código da Vaga: EPR-02

8.1 Número de Vagas: 01 (uma)

8.2 Regime de Trabalho: 20 horas

8.3 Requisitos específicos: Graduado em: Física; com Pós-Graduação (doutorado, mestrado ou especialização) na área de graduação exigida ou em áreas afins.

8.4 Áreas de Conhecimento:

a) Fundamentos de Mecânica Geral b Termodinâmica

c) Eletricidade

d) Magnetismo e Ótica.

8.5 Temas da Prova Didática:

a) Fundamentos gerais da Mecânica;

b) Fundamentos gerais da Termodinâmica e das oscilações;

c) Fundamentos gerais de Eletricidade.

8.6 Bibliografia Sugerida

HALLIDAY, D. Fundamentos de Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1994.

TIPLER, P. A., Física. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2000.

SERWAY, R. A., Física. Rio de Janeiro: Editora LTC , 1996.

NUSSENVEIG, H. Física Básica. Editora: Edgard Blucher, 2003.

GOLDEMBERG, J. Física Geral e Experimental. São Paulo: Ed. Nacional, 2000.

ZEMANSK, S. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S.A.,1988

ENGENHARIA QUIMICA - EQU

9 Código da Vaga: EQU-01

9.1 Número de Vagas: 1 (uma)

9.2 Regime de Trabalho: 40 horas

9.3 Requisitos específicos: Graduado Física com Pós-Graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área ou áreas afins.

9.4 Áreas de Conhecimento:

a) Física II

b) Física II

c) Física IV

d) Física Aplicada

9.5 Temas da Prova Didática:

a) Movimento Harmônico Simples

b) Biofísica da Visão

c) Regimes de escoamento. Equação de Bernoulli

9.6 Bibliografia Sugerida

Halliday, D. Resnik, R. WALKER, J. Fundamentos de Física. LTC vol 2. 7ª Ed. 2006.

Halliday, D. Resnik, R. WALKER, J. Fundamentos de Física. LTC vol 4. 7ª Ed. 2006.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica 2 - Edgard Blücher Ltda. 1ª Ed. 1997.

10 Código da Vaga: EQU-02

10.1 Número de Vagas: 1(uma)

10.2 Regime de Trabalho: 40 horas

10.3 Requisitos específicos: Graduado Física com Pós-Graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área ou áreas afins

10.4 Áreas de Conhecimento:

a) Física I

b) Física Experimental I

c) Física III

d) Mecânica Técnica

e) Física Experimental II

10.5 Temas da Prova Didática:

a) Movimento Harmônico Simples

b) Movimento num plano;

c) Colisões

10.6 Bibliografia Sugerida

Halliday, D. Resnik, R. WALKER, J. Fundamentos de Física. LTC vol 2. 7ª Ed. 2006.

Halliday, D. Resnik, R. WALKER, J. Fundamentos de Física. LTC vol 4. 7ª Ed. 2006

LICENCIATURA EM FILOSOFIA - LFL

11 Código da Vaga: LFL-01

11.1 Número de Vagas: 01 (uma)

11.2 Regime de Trabalho: 40 horas

Requisitos específicos: Graduação em filosofia com Pós-Graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em filosofia ou em áreas afins.

11.3 Áreas de Conhecimento: a)Teoria do conhecimento

b) Filosofia do Conhecimento

c) Filosofia da Natureza

d) TCC

11.4 Temas da Prova Didática:

a) A estrutura das revoluções científicas de Kuhn

b) O conhecimento em Kant

c) A relação entre Kosmo e Logos na filosofia grega

11.6 Bibliografia Sugerida

BEZERRA FILHO, Cabral. Epistemologia e teoria da ciência. Petrópolis: Vozes, 1971.

CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

HESSEN, Joahannes. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

POLO, Leonardo. A Crítica Kantiana do Conhecimento. São Paulo: Editora escala, 2007.

KUHN, T. A estrutura das Revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1997.

MORAIS, João F. R. de. Filosofia da Ciência e da tecnologia: introdução metodológica e crítica. Campinas/SP: Papirus, 1997.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Vol I Filosofia Pagã Antiga. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo. Paulus. 2007

12 Código da Vaga: LFL-02

12.1 Número de Vagas: 01 (uma)

12.2 Regime de Trabalho: 20 horas

12.3 Requisitos específicos: Graduação em filosofia ou em ciências sociais com Pós-Graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em filosofia ou em áreas afins.

12.4 Áreas de Conhecimento:

a) Filosofia da Linguagem

b) Filosofia da Religião

c) História da Filosofia no Brasil.

12.5 Temas da Prova Didática:

a) A experiência antropológica da linguagem

b) Religião e cultura

c) O sentido do Filosofar em sua expressão na cultura

12.6 Bibliografia Sugerida

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.

BELLO, A.A. Culturas e Religiões - uma leitura fenomenológica. Bauru, EDUSC, 1998.

BELO, Fernando. Linguagem e filosofia - algumas questões para hoje. Série Universitária, Lisboa, 1987.

CROATTO, J.S. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo, Paulinas, 2001.

DELUMEAU, J. De religiões e de homens. São Paulo, Loyola, 2000.

DERRIDA, J. & VATTIMO, G. (dir.) A religião. São Paulo, Estação Liberdade, 1998.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1997.

HICK, J. Filosofia da religião. Rio de Janeiro, Zahar, 1970.

JAIME, Jorge. História da filosofia no Brasil. Petrópolis: Vozes - Faculdades Salesianas, 1997.

MACHADO, Geraldo Pinheiro. A filosofia no Brasil. São Paulo: Cortez & Moraes, 1976.

MARCONDES, Danilo. História da filosofia - dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: JZE, 1997.

PAIM, Antônio. História das idéias filosóficas no Brasil. Londrina: UEL, 1997.

PIAZZA, W. Introdução à fenomenologia religiosa. Petrópolis, Vozes, 1987, 2ª ed. revisada.

REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da filosofia. Vol III. São Paulo: Paulus, 1991.

REALE, Miguel. Momentos decisivos e olvidados do pensamento brasileiro. Porto Alegre: UFRGS, s/d. RORTY, R. & VATTIMO, G. O futuro da religião. Solidariedade, caridade e ironia.

STACCONE, G. Filosofia da religião. O pensamento do homem ocidental e o problema de Deus. Petrópolis, Vozes, 1989

VITA, Luís Washington. Panorama da filosofia no Brasil. Porto Alegre: Globo, 1969.

13 Código da Vaga: LFL-03

13.1 Número de Vagas: 01 (uma)

13.2 Regime de Trabalho: 40 horas

13.3 Requisitos específicos: Graduação em filosofia ou pedagogia com Pós-Graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em filosofia ou em áreas afins.

13.4 Áreas de Conhecimento:

a) Filosofia Educação

b) Estágio Supervisionado

13.5 Temas da Prova Didática:

a) Ensino, Pesquisa e Prática Filosófica: Ensinar Filosofia ou Ensinar a Filosofar?

b) Disciplina em Michel Foucault

c) Pressupostos Filosóficos da Educação.

13.6 Bibliografia Sugerida

ARANHA, Maria Lúcia de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

CARTOLANO, M. T. Filosofia no Ensino de 2º Grau. São Paulo: Ed. Cortez, 1985.

FELTRAN, A. e outros. Técnicas de ensino: por que não. Campinas: Papirus, 1991.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

FREITAG, Bárbara. O indivíduo em formação: diálogos interdisciplinares. 3ª ed. São Paulo: Cortez,1994.

FURTER, Pierre. Educação e Vida. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

GARCIA, Maria Manuela Alves. Pedagogias Críticas e Subjetivação: uma perspectiva foucaultiana. Petrópolis: Ed. Vozes, 2002.

GARRILHO, M. Lisboa. Razão e transmissão da Filosofia. São Paulo: Ed. INCM, 1995.

LIPMANN, M. A Filosofia vai à Escola. São Paulo: Ed. Summus, 1994.

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

PEIXOTO, Adão José (Org). Filosofia, Educação e Cidadania. 2ª ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2004.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - LPE

14 Código da Vaga: LPE-01

14.1 Número de Vagas: 01 (uma)

14.2 Regime de Trabalho: 20 horas

14.3 Requisitos específicos: Graduado em Licenciatura em qualquer área do conhecimento, com Pós-Graduação na área de Deficiência visual ou em áreas afins de avaliação, com objeto de estudo em educação.

14.4 Áreas de Conhecimento:

a) fundamentos teorico-metodológicos do Sistema Braille.

b) leitura de Braille

c) TCC II

14.5 Temas da Prova Didática:

a) O Sistema Braille como meio de comunicação e expressão da pessoa cega

b) A leitura e escrita no sistema Braille: fundamentos e métodos.

c) A confecção de materiais didáticos para alunos com deficiência visual; propostas de atividades para o professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

14.6 Bibliografia Sugerida

ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. Guia teórico para alfabetização em Braille. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constante, 1995. (Apostila)

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

CONSTANT, Instituto Benjamin. Divisão de Imprensa Braille. Código Matemático Unificado. Rio de Janeiro: IBC, 1995.

____. Prontidão Para Alfabetização Através do Sistema Braille. Rio de Janeiro; Instituto Benjamin Constant, 1995. (Apostila)

15 Código da Vaga: LPE-02

15.1 Número de Vagas: 01 (uma)

15.2 Regime de Trabalho: 20 horas

15.3 Requisitos específicos: Graduado em Licenciatura em Pedagogia ou Ciências Sociais, com Pós-Graduação na área de Educação ou Ciências Sociais ou em áreas afins de avaliação, com objeto de estudo em educação.

15.4 Áreas de Conhecimento:

a) Educação Indígena

b) Educação e relações étnico-raciais

c) Educação

d) diversidade e interculturalidade.

15.5 Temas da Prova Didática:

a) A legislação e a especificidade da Educação Escolar Indígena

b) Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o papel do professor na construção de uma escola intertranscultural.

c) A cultura e a diversidade sociocultural na Amazônia: uma visão antropológica para o educador

15.6 Bibliografia Sugerida

ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter Roberto (orgs.). Afirmando Diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas: Papirus, 2005.

ADAMS, Cristina (org.). Sociedades Cablocas Amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume, 2006.

GONÇALVES, L. A. O., SILVA, P. B. G. O Jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. (Trajetória 1)

SILVA, Aracy L. A Temática Indígena na Escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/Unesco/1995.

SILVA, T.T. (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2004.

16 Código da Vaga: LPE-03

16.1 Número de Vagas: 01 (uma)

16.2 Regime de Trabalho: 20 horas

16.3 Requisitos específicos: Graduado em Licenciatura em Pedagogia ou Letras, com Pós-Graduação na área de Libras ou em áreas afins de avaliação, com objeto de estudo em educação.

16.4 Áreas de Conhecimento:

a) Prática Pedagógica III - Enfoque: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva)

b) Fundamentos Teórico -metodológicos da Língua Brasileira de Sinais

c) Introdução à Língua Brasileira de Sinais

16.5 Temas da Prova Didática:

a) Principais paradigmas da Educação Especial e seus desafios para a prática docente

b) Fundamentos da LIBRAS: teoria e prática.

c) O ensino de Libras na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: estratégias didáticas para o professor alfabetizador.

16.6 Bibliografia Sugerida

ALMEIDA, Elizabeth Crepaldi de; DUARTE, Patrícia Moreira. Atividades Ilustradas em Sinais de Libras. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter Ltda, 2004.

COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Necessidades Educativas Especiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

QUADROS, Ronice M.; KARNOPP, Lodenir B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

17 Código da Vaga: LPE-04

17.1 Número de Vagas: 01 (uma)

17.2 Regime de Trabalho: 20 horas

Requisitos específicos: Graduado em Licenciatura em Pedagogia, com Pós-Graduação na área de Educação ou em áreas afins de avaliação, com objeto de estudo em educação.

17.3 Áreas de Conhecimento:

a) Prática de Formação Profissional V

b) História da Educação

c) TCC II

17.4 Temas da Prova Didática:

a) A institucionalização da Pedagogia Jesuítica no Brasil: pressupostos históricos e ideário pedagógico

b) As idéias pedagógicas republicanas no Brasil: o positivismo e laicismo no contexto escolar

c) Prática pedagógica: importância e diretrizes para a formação inicial de professores;

17.5 Bibliografia Sugerida

AZEVEDO, J. G; ALVES, N.G. Formação de Professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.

CANDAU, V. M. Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. São Paulo: Cortez,1999.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas-SP: Autores associados, 2010.

18 Código da Vaga: LPE-05

18.1 Número de Vagas: 01 (uma)

18.2 Regime de Trabalho: 20 horas

Requisitos específicos: Graduado em Licenciatura em Pedagogia, com Pós-Graduação na área de Educação ou em áreas afins de avaliação, com objeto de estudo em educação.

18.3 Áreas de Conhecimento:

a) Projetos e eventos sócio-educacionais

b) Prática Pedagógica

c) Planejamento e Avaliação.

18.4 Temas da Prova Didática:

a) A avaliação em tempos de progressão continuada: fundamentos e vantagens para o processo de ensino e aprendizagem.

b) O desenvolvimento de projetos no âmbito da Instituição Escolar: o passo a passo para o professor

c) Prática pedagógica e o contexto escolar: a interface teoria e prática para a formação do pedagogo

18.5 Bibliografia Sugerida

ANTUNES, Celso. Um método para o Ensino Fundamental: o projeto. Petropólis, RJ: Vozes, 2001.

FREITAS, Helena Costa de. O trabalho como princípio articulador na Prática de Ensino e nos Estágios. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Os Ciclos de Aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. São Paulo: Cortez,1999.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Os Ciclos em Questão. Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do "é proibido reprovar" ao é preciso garantir a aprendizagem, 4ª ed. São Paulo: Libertad, 2002.