Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo - SP

Notícia:   Abertas 16 vagas de todos os níveis na Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2012

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, Estado do São Paulo, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, resolve tornar pública a abertura das inscrições ao Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos , para provimento de cargos públicos, atuais e que vierem a vagar ou a ser criados durante o prazo de validade do concurso, nos quadros de servidores efetivos do Município de Santa Rosa de Viterbo, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital, cuja realização ficará sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes, e será regido pelas instruções especiais constantes do presente instrumento, elaborado em conformidade com os ditames da Legislação Federal e Municipal vigentes e pertinentes.

I - DOS CARGOS E DAS VAGAS

1.1 Os cargos, número de vagas, jornada de trabalho semanal, vencimentos, pré-requisitos para preenchimento e taxa de inscrição estão estabelecidos no quadro que segue:

CARGO

NÚMERO DE VAGAS

VENCIMENTOS R$

CARGA HORÁRIA/ SEMANAL

TAXA DE INSCRIÇÃO

ESCOLARIDADE

Mecânico (Máquinas e Veículos)

01

R$ 872,77

44 HS

12,00

Ensino Fundamental Completo e CNH categoria B

Técnico em Enfermagem

01

R$ 1.509,11

40 HS

22,00

Curso técnico completo na área e registro no COREN

Fonoaudiólogo

01

R$ 1.916,65

20 HS

20,90

Curso superior completo na área e registro no conselho de classe

Fonoaudiólogo-Disfagia

01

R$ 1.916,65

20 HS

20,90

Curso superior completo, registro no CRF, com especialização na área solicitada

Fisioterapeuta

01

R$ 1.916,65

30 HS

20,90

Curso superior completo na área e registro no conselho de classe

Médico Cardiologista

01

R$ 1.916,65

20 HS

20,90

Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área

Médico Anestesista

01

R$ 1.916,65

20 HS

20,90

Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área

Médico Clinico Geral

01

R$ 1.916,65

20 HS

20,90

Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área

Médico Auditor

01

R$ 1.916,65

20 HS

20,90

Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área

Médico Ginecologista e Obstetra01R$ 1.916,6520 HS20,90Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área
Médico Oftalmologista01R$ 1.916,6520 HS20,90Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área
Médico Ortopedista01R$ 1.916,6520 HS20,90Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área
Médico Pediatra01R$ 1.916,6520 HS20,90Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área
Médico Psiquiatra01R$ 1.916,6520 HS20,90Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área
Médico Emergencialista01R$ 1.916,6520 HS20,90Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área
Médico Ultrassonagrafista01R$ 1.916,6520 HS20,90Curso Superior Completo, Registro no CRM e especialização na área

1.2 A coordenação, organização e aplicação do Concurso Público ficarão sob responsabilidade da empresa Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes, com a supervisão da Comissão Especial do Concurso Público.

1.2 As provas objetivas serão aplicadas provavelmente da forma abaixo disposta:

DATA

HORÁRIOS

21/10/2012

Abertura dos portões: 13:00
Fechamento dos portões: 13:45
Inicio da aplicação das provas: 14:00

1.3 As provas práticas serão aplicadas provavelmente da forma abaixo disposta:

OBS: A PROVA PRÁTICA TERÁ QUE SER MARCADA APÓS RESULTADO DA PROVA OBJETIVA.

DATA

HORÁRIOS

21/10/2012

Abertura dos portões: 07:00
Fechamento dos portões: 07:45
Inicio da aplicação das provas: 08:00

1.4 A Prefeitura reserva-se o direito de indicar nova data para a realização das provas, em caso de necessidade de alteração desta já publicada, mediante publicação nos meios de comunicação previstos neste Edital, com antecedência mínima de 8 (oito) dias da realização das mesmas ou, em qualquer momento, em caso de decretação de caso de emergência ou calamidade pública.

II - DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.valedobandeirantes.com.br no período de 27 DE AGOSTO A 13 DE SETEMBRO DE 2012;

2.1.2. Não será permitida inscrição pelos correios, fac-símile, condicional ou fora do prazo estabelecido.

2.1.3. A organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes, não se responsabilizará por solicitação de inscrição por via Internet não recebida por motivo de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.2. Para inscrever-se, o candidato deverá:

2.2.1. acessar o site www.valedobandeirantes.com.br durante o período de inscrição, descrito no item 2.1 deste edital;

2.2.2. localizar, no site, o "link" correlato ao Concurso Público da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo - SP;

2.2.3. ler totalmente o edital e preencher total e corretamente a ficha de inscrição;

2.2.4. imprimir o boleto bancário;

2.2.5. efetuar o pagamento da inscrição através do boleto, autenticando-o em qualquer agência da rede bancária no valor da taxa de inscrição, até um dia útil após a data de encerramento das inscrições.

2.2.6. Para o pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser utilizado o boleto bancário gerado na inscrição. Prestar atenção para o horário bancário.

2.2.7. OS CANDIDATOS QUE NÃO TIVEREM ACESSO Á INTERNET PODERÃO UTILIZAR O COMPUTADOR QUE SERÁ DISPONIBILIZADO NO ACESSA SP, SITO: AV SÃO PAULO, 100 - VILA BARROS, OU NO TELECENTRO COMUNITÁRIO JOÃO CÂNDIDO DOS REIS (NOSSO TETO), SITO RUA AUGUSTINHO TAVARES PEREIRA, Nº 168, EM SANTA ROSA DE VITERBO-SP, NOS SEGUINTES HORÁRIOS: DAS 9 HORAS ÀS 11 HORAS E DAS 13 HORAS ÀS 16 HORAS.

2.3. O candidato será responsável por qualquer erro e/ou omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

2.4. O candidato que fizer qualquer declaração falsa, inexata ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado nas provas e que o fato seja constatado posteriormente.

2.5. Efetuada a inscrição, não será permitida alteração ou troca do cargo apontado na ficha de inscrição.

2.6. Antes do recolhimento do valor da inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para tomar posse do cargo, se aprovado, pois o valor, uma vez recolhido, não será restituído em hipótese alguma.

2.7. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

2.8. O pedido de inscrição será indeferido para os candidatos que não satisfizerem as exigências impostas

2.9. É única e exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos oficiais deste Concurso Público que será feita em mural na Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo - SP, no site do Município www.santarosa.sp.gov.br/ e no site www.valedobandeirantes.com.br.

2.10. A lista de inscrições deferidas no concurso público será publicada no mural na Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo - SP, no site do Município www.santarosa.sp.gov.br e no site www.valedobandeirantes.com.br.

2.11 Condições de inscrição:

- Ser brasileiro ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70.436, de 18/04/72, Constituição Federal - §1º do Art 12 de 05/10/88 e Emenda nº 19, de 04/06/98 - Art. 3º).

- Ter, na data da posse, 18 (dezoito) anos completos.

- Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do serviço militar.

- Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.

- Não ter sido demitido por justa causa por órgão público federal, estadual e municipal.

- Possuir aptidão física e mental.

- Possuir e comprovar o pré-requisito para o cargo, à época da posse.

- Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

2.12 Os candidatos deficientes físicos e/ou desempregados que desejarem utilizar os benefícios da Lei 2.087/95 e do Decreto Municipal nº 2014/2002 (em anexo) e se enquadrarem nas condições especificas previstas nos mesmos poderão requerer isenção da taxa de inscrição até dia 31/08/2012 protocolando requerimento destinado a organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes que deverá ser protocolado no setor de protocolo da Prefeitura Municipal acompanhado de cópia autenticada em cartório da CTPS e/ou Laudo Médico, conforme o caso.

2.13 A lista de candidatos isentos será publicada no site www.valedobandeirantes.com.br no dia 10/09/2012.

III - DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE

3.1 As pessoas PNE que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e pela Lei Nº 7.853/89 é assegurado o direito de inscrição para as funções em Concurso Público, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

3.1.1 Em obediência ao disposto art. 37, § 1º e 2º do Decreto 3.298 de 20/12/99 que regulamenta a Lei 7853/89, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes para cada função, individualmente, das que vierem a surgir ou que forem criadas no prazo de validade do presente Concurso Público.

3.1.1.1 - Se na aplicação do percentual resultar número fracionado igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), estará formada 01(uma) vaga para o PNE. Se inferior a 0,5 (cinco décimos) a formação da vaga ficará condicionada à elevação da fração para o mínimo de 0,5 (cinco décimos), caso haja aumento do número de vagas para o emprego ou função.

3.1.2 - Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas a PNE, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem classificatória.

3.1.3 - Consideram-se pessoas PNE aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal Nº 3.298/99.

3.1.4 - As pessoas PNE, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal Nº 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no artigo 40, §§ 1º e 2º, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições, através de ficha de inscrição especial.

3.1.5 - O candidato deverá encaminhar via sedex para a SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO BANDEIRANTES, sita a Rua Sertanópolis, 548 - sala 02- Centro - CEP 86770-000, até o último dia de inscrição, na via original ou cópia reprográfica autenticada:

a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação de prova.

b) Indicar o município para o qual se inscreveu

c) Solicitação de prova especial, se necessário.

d) A não solicitação de prova especial eximirá a empresa de qualquer providência.

3.1.6 - Serão indeferidas as inscrições na condição especial de PNE, dos candidatos que não encaminharem dentro do prazo e forma prevista no presente Edital o respectivo laudo médico.

3.1.7 - Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho e letra correspondente a corpo 24.

3.1.10 - A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos PNE, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

3.1.11 o candidato que não atender o solicitado no subitem 3.1.5 deste edital, não será considerado portador de necessidades especiais, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação, bem como não terá sua prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado.

3.1.12 - Ao ser convocado para investidura na função pública, o candidato deverá se submeter a exame médico oficial ou credenciado pela Prefeitura, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício da função. Será eliminado da lista de PNE o candidato cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de classificação geral.

3.1.13 Será excluído do Concurso Público o candidato que tiver deficiência considerada incompatível com as atribuições do emprego, bem como aquelas conceituadas pela medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos e legislação aplicável à espécie, e que constituam inferioridade que implique em grau acentuado de dificuldade para integração social.

3.1.14 Não serão considerados como deficiência os distúrbios passíveis de correção.

3.1.15 Após o ingresso do candidato portador de necessidades especiais, a mesma não poderá ser argüida para justificar a concessão de readaptação do emprego, e de aposentadoria por invalidez.

IV - DAS PROVAS E DOS PRINCÍPIOS

4.1. O Concurso Público será constituído de provas objetivas com questões de múltipla escolha, com apenas 1 (uma) alternativa correta para cada questão.

4.2 Para os cargos de Médicos (todas as especialidades) além de provas objetivas, haverá prova de títulos na forma disposta neste Edital.

4.3 Para o cargo de Mecânico além de provas objetivas haverá prova prática na forma disposta neste Edital.

4.4. A duração da prova objetiva será de 3h (três horas), já incluído o tempo para preenchimento da folha de respostas.

4.5. Somente será admitido na sala de prova o candidato que apresentar boleto bancário devidamente pago e um dos documentos discriminados no item 4.7 deste capítulo, desde que permita, com clareza, a sua identificação.

4.6. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato, nem aplicação da prova fora do local, data e horários pré-estabelecidos.

4.7. O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 1 (uma) hora, munido de caneta azul ou preta, lápis preto e borracha, do boleto bancário pago e de UM DOS SEGUINTES DOCUMENTOS NO ORIGINAL:

- Cédula de Identidade - RG;

- Carteira de Órgão ou Conselho de Classe;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social;

- Certificado Militar;

- Carteira Nacional de Habilitação, emitida de acordo com a Lei 9.503/97 (com foto);

- Passaporte.

4.8. Não será aceito protocolo ou cópia dos documentos citados, ainda que autenticada, ou qualquer outro documento diferente dos anteriormente definidos.

4.9. Não será admitido na sala de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o seu início.

4.10. As provas objetivas (escritas) desenvolver-se-ão através de questões de múltipla escolha, na forma estabelecida no presente Edital.

4.11. Em caso de anulação de questões, por duplicidade de respostas, falta de alternativa correta ou qualquer outro motivo, estas serão consideradas corretas para todos os candidatos e, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos que não os obtiveram, independente de recurso.

4.12. Durante as provas não serão permitidas: consultas bibliográficas de qualquer espécie; utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, "WALKMAN" ou qualquer material que não seja o estritamente necessário para a realização das provas. Os aparelhos "celulares" deverão ser desligados e deixados sobre a mesa do fiscal de sala até o término da prova.

4.13. Após adentrar a sala de provas e assinar a lista de presença, o candidato não poderá, sob qualquer pretexto, ausentar-se sem autorização do Fiscal de Sala, podendo sair somente acompanhado do Fiscal Volante, designado pela Comissão Fiscalizadora e de Acompanhamento do Concurso Público.

4.14. O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após 1 (uma) hora do horário previsto para o início das mesmas e constante do presente edital, devendo entregar ao Fiscal de Sala o Caderno de Questões e respectivo Cartão de Respostas.

4.15. No início das provas o candidato receberá seu Cartão de Respostas, o qual deverá ser assinado e ter seus dados conferidos e, em hipótese nenhuma haverá substituição em caso de erro ou rasura do candidato.

4.16. A Correção da Prova Objetiva será feita pelo sistema de Leitura Ótica, pelo que não serão computadas questões não assinaladas, ou que contenham emendas ou rasuras, ou que tenham sido respondidas a lápis, ou, ainda, que contenham mais de uma alternativa assinalada.

4.17. O Cartão de Respostas, cujo preenchimento é de inteira responsabilidade do candidato, é o único documento válido para a correção eletrônica e deverá ser entregue no final ao fiscal de sala, juntamente com o Caderno de Questões.

4.18. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida pelas leitoras ópticas, prejudicando o desempenho do candidato.

4.19. Será disponibilizado exemplar dos cadernos de provas aplicadas para consulta a qualquer interessado, no setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, durante o período de recurso.

4.20 A prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 pontos e terá caráter eliminatório e classificatório.

4.21 A nota da prova objetiva será obtida com a aplicação da fórmula abaixo:

Número de acertos do candidato na prova objetiva multiplicado pelo peso de cada questão sendo o resultado a nota do candidato.

4.22 Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

V - DA COMPOSIÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS E DO NÚMERO DE QUESTÕES:

5.1 Para os cargos de nível médio, técnico e superior:

Conteúdo

Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

Nº de Questões

10

10

Peso

3,0

7,0

Total

30

70

5.2 Para o cargo de Mecânico:

ConteúdoLíngua PortuguesaConhecimentos Específicos
Nº de Questões1010
Peso5,05,0
Total5050

5.3 A classificação final obedecerá à ordem decrescente de notas.

VI - DAS NORMAS

6.1 A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município "www.santarosa.sp.gov.br/" e no site www.valedobandeirantes.com.br.

6.1.1 Só será permitida a participação na prova na respectiva data, horário e no local constante no Edital de Convocação.

6.2 Os portões dos locais de prova serão fechados 15 (quinze) minutos antes do horário de início da aplicação das provas - Horário de Brasília, NÃO SERÁ PERMITIDA O INGRESSO DE CANDIDATOS NO LOCAL DE PROVAS APÓS ESTE HORÁRIO.

6.3 Caso o número de candidatos exceda a oferta de lugares nas escolas localizadas na cidade, a SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO VALE DO BANDEIRANTES e a Prefeitura Municipal poderão alterar horários das provas ou até mesmo dividir a aplicação das provas em mais de uma data, cabendo aos candidatos a obrigação de acompanhar as publicações oficiais e através do site www.valedobandeirantes.com.br.

6.4 COMPORTAMENTO - As provas serão individuais, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato, nem utilização de livros, notas, impressos, celulares, calculadoras e similares. Reserva-se à Comissão Fiscalizadora e de Acompanhamento do Concurso Público e aos Fiscais, o direito de excluir da prova e eliminar do restante das provas o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como tomar medidas saneadoras e restabelecer critérios outros para resguardar a execução individual e correta da provas.

6.5 Em caso de necessidade de amamentação durante a realização das provas a candidata deverá levar um acompanhante que terá local reservado para esse fim e que será responsável pela guarda da criança, além do fato de que o horário despendido com amamentação NÃO será acrescido do tempo total para realização das provas.

6.6 Não haverá sob qualquer pretexto ou motivo segunda chamada para a realização das provas. Os candidatos deverão comparecer no mínimo 1 (uma) hora antes do horário marcado para o início das provas, após os portões serem fechados não sendo permitida a entrada de candidatos retardatários.

6.7 O candidato somente poderá retirar-se do local de aplicação da prova depois de transcorrida 01 (uma) hora do início da prova.

6.8 O candidato não poderá ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal.

6.9 O candidato que, eventualmente, necessitar alterar algum dado, ou fizer alguma reclamação ou sugestão deverá procurar a sala de coordenação no local em que estiver prestando a prova.

6.10 Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de afastamento, por qualquer motivo, de candidato da sala de prova.

6.11 Será concedida vista dos cadernos de provas á qualquer interessados, durante o período de recursos, no setor de recursos humanos da Prefeitura Municipal.

6.12 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público, os quais serão afixados nos quadros de aviso da Prefeitura, no site oficial do município "www.santarosa.sp.gov.br/", www.valedobandeirantes.com.br devendo ainda manter-se atualizado.

VII - DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

7.1 O Conteúdo Programático constante das provas a que se submeterão os candidatos constam no anexo I deste Edital

VIII - DAS PROVAS PRÁTICAS

8.1 Haverá provas práticas para ao cargo de Mecânico .

8.2 Serão reprovados no concurso os candidatos que:

- Desistam de realizar as provas práticas;

- Desrespeitem ou não sigam as orientações dos examinadores das provas práticas;

8.3 Os candidatos deverão comparecer nos locais e na data marcada para efetuar as provas, não sendo permitido realizar as provas em outra data ou horário.

8.4 Possíveis reprovações serão acompanhadas de anotação no gabarito da prova prática do candidato que constará os motivos e/ou falhas que causaram sua reprova.

8.5 A prova prática terá caráter exclusivamente eliminatório, não influindo a nota obtida na mesma na classificação final do candidato.

8.6 Serão eliminados deste concurso público os candidatos que não forem aprovados na prova prática.

8.7 Será permitido a interposição de recurso contra o resultado da prova prática na forma prevista no item X deste edital.

IX - DA PROVA DE TÍTULOS

9.1 Será aplicada prova de títulos aos candidatos aos cargos de Médicos (todas as especialidades).

9.2 Serão considerados os títulos obtidos na área especifica do cargo na seguinte conformidade:

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

VALOR

DOUTORADO

15 (QUINZE) PONTOS - MÁXIMO 1 TÍTULO

MESTRADO

10 (DEZ) PONTOS - MÁXIMO 1 TÍTULO

ESPECIALIZAÇÃO

5 (CINCO) PONTOS - MÁXIMO 1 TÍTULO

9.3 Somente serão aceitos títulos de especialização lato sensu com carga horária igual ou superior a360 (trezentos e sessenta) horas.

9.4 Serão pontuados como títulos, Certificados em papel timbrado da instituição, contendo assinatura e identificação do responsável e a respectiva carga horária, que ateste a conclusão do curso.

9.5 A somatória total dos títulos não poderá ultrapassar 20 (vinte) pontos.

9.6 Sobre a nota obtida pelos candidatos na prova objetiva serão somados os pontos referente aos títulos para a classificação final.

9.7 Os pontos dos títulos serão contados apenas para efeito de "classificação" e não de "aprovação".

9.8 Os candidatos deverão apresentar na data das provas, até 30 (trinta) minutos após o encerramento das mesmas em sala especialmente designada, CÓPIA REPROGRAFADA AUTENTICADA EM CARTÓRIO de eventuais títulos que possuam, conforme item 9.2 do presente Edital. Não serão considerados títulos apresentados, por qualquer outra forma, fora do dia e horário acima determinados e estes deverão ser apresentados e entregues em envelope identificado com nome, cargo e número de inscrição do candidato, conforme modelo abaixo que após conferência será fechado, emitindo-se comprovante de recebimento.

TÍTULO S

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2012

Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo- SP.
Cargo:
Nome do Candidato: _________
RG nº: _________

9.9 Não serão aceitos protocolos de documentos referentes a títulos.

9.10 Somente serão considerados os títulos entregues em cópia reprográfica autenticada em cartório.

9.11 Não haverá segunda chamada para entrega de títulos, qualquer que seja o motivo de impedimento do candidato que não os apresentou no dia e horário determinado.

9.12 Em que pese os títulos a serem apresentados na data das provas, os pontos somente serão contados se o candidato obtiver a nota mínima para aprovação na prova objetiva.

X - DOS RECURSOS

10.1 Caberá interposição de recursos devidamente fundamentados, perante a Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados do primeiro dia subseqüente à data de publicação do objeto de recurso contra:

a) As inscrições indeferidas;

b) Indeferimento do pedido de isenção;

c) Questões das Provas e Gabarito Preliminar;

d) Resultados das Provas, desde que se refira a erros de cálculo das notas.

e) Resultados da Prova de Títulos.

f) Resultados da Prova prática.

10.2 O recurso deverá ser protocolado na Seção de Protocolo da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo , Setor de Recursos Humanos, encaminhando-os à Comissão Fiscalizadora e de Acompanhamento do Concurso Público, com as seguintes especificações:

- nome do candidato;

- número de inscrição;

- número do documento de identidade;

- cargo para o qual se inscreveu;

- a questão objeto de controvérsia, de forma individualizada;

- a fundamentação ou o embasamento, com as devidas razões do recurso.

10.3 Quanto aos recursos contra questões da prova e gabarito preliminar, deverá ser elaborado um recurso para cada questão, sob pena de sua desconsideração e os mesmos deverão conter indicação do número da questão, da prova e anexar cópia da bibliografia mencionada também sob pena de sua desconsideração; conforme modelo no Anexo II deste edital.

10.4 Não serão aceitos recursos encaminhados via postal, via fax e/ou por via eletrônica, devendo ser digitado ou datilografado e estar embasado em argumentação lógica e consistente. Em caso de contestação de questões da prova, o candidato deverá se pautar em literatura conceituada e argumentação plausível.

10.5 Os recurso inconsistentes serão indeferidos e os encaminhados fora dos prazos serão desconhecidos.

10.6 Recursos não fundamentados ou interpostos fora do prazo serão indeferidos sem julgamento de mérito. A Banca Examinadora constitui última instância na esfera administrativa para conhecer de recursos, não cabendo recurso a outra autoridade nem recurso adicional pelo mesmo motivo.

10.7 As respostas aos recursos interpostos serão afixadas no átrio da prefeitura e no site www.valedobandeirantes.com.br.

XI - DOS RESULTADO FINAL

11.1 A classificação preliminar e final dos candidatos dar-se-á conforme disposto nas definições das provas objetivas, prática e de títulos deste Edital.

11.2 Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente da pontuação final e, tal classificação será publicada no quadro de edital do Paço Municipal, no site oficial www.santarosa.sp.gov.br e disponibilizado em caráter informativo no site www.valedobandeirantes.com.br.

XII - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

12.3 - Na classificação entre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência os seguintes:

a - idade igual ou superior a 60 anos, nos termos da Lei Federal 10.741/2003, entre si e frente aos demais, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

b - Maior idade considerando ano, mês e dia de nascimento.

c - Maior nota na prova de Conhecimentos Específicos

d - Maior nota na prova de Língua Portuguesa;

12.3.1 - Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, o desempate se dará através de sorteio público.

XIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 Por ocasião da contratação deverão ser apresentados os seguintes documentos:

- 01 foto 3x4;

- Carteira de Identidade (cópia reprográfica);

- Cadastro de Pessoa Física (cópia reprográfica);

- PIS/PASEP (cópia reprográfica);

- Título de Eleitor e comprovante de haver votado na última eleição - 2 turnos, conforme o caso (cópia reprográfica);

- Certificado de Reservista (cópia reprográfica);

- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, se for casado, ou de Casamento com Averbação, se for separado judicialmente (cópia reprográfica);

- Carteira de Vacinação de filhos menores de 05 anos;

- Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 anos e dos maiores de 18 e menores de 24 anos que estejam cursando universidade e dos filhos deficientes de qualquer idade (cópia reprográfica);

- Certidão de Antecedentes Criminais expedida pela Secretaria de Segurança Pública;

- Diploma ou Certificado de Conclusão do curso exigido para a função.

- Registro no respectivo Conselho Regional de Classe do Estado de São Paulo, quando for o caso; - Outros documentos que a Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo julgar necessário.

13.2 Para efeito de sua contratação fica o candidato sujeito à aprovação em exame médico admissional segundo a natureza e especificidade da função, respectiva área de atuação e à apresentação, no prazo legal, dos documentos que lhe foram exigidos.

13.3 As convocações para provimento das vagas serão feitas na Prefeitura Municipal e, poderá ser feita por meio de publicação, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

13.4 A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do Concurso Público, estabelecidas no presente Edital e na legislação municipal e federal pertinente.

13.5 A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público , anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

13.6 A Organizadora bem como o órgão realizador do presente certame não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes ao Concurso Público.

13.7 Considerando que convivemos com dupla ortografia pelo prazo de 3 (três) anos de transição, serão aceitas como corretas as duas normas ortográficas.

13.8 Após 180 (cento e oitenta) dias da divulgação oficial do resultado final do Concurso Público, as Folhas de Respostas serão digitalizadas, podendo após serem incineradas e mantidas em arquivo eletrônico, com cópia de segurança, pelo prazo de cinco anos.

13.9 O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço para correspondência, junto ao órgão realizador, após o resultado final.

13.10 A validade do presente Concurso Público de 2 (dois) ano, prorrogável á critério da Administração, por igual período.

13.11 A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, não gerando o fato de aprovação, direito à contratação. Apesar das vagas existentes, os aprovados serão chamados conforme as necessidades locais, a critério da Administração.

13.12 Nos termos do artigo 37, § 10º, da Constituição Federal, acrescido pela Emenda Constitucional nº 20, de04/06/98, é vedada a percepção simultânea de salários com proventos de aposentadoria, salvo nas hipóteses de acumulação remunerada, expressamente previstos pela Lei Maior.

13.13 Ficam impedidos de participarem do certame aqueles que possuam com qualquer dos sócios da SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO BANDEIRANTES e/ou membros da COMISSÃO FISCALIZADORA, ou aqueles que possuam a relação de parentesco disciplinada nos artigos 1591 a 1595 do Novo Código Civil. Constatado o parentesco a tempo o candidato terá sua inscrição indeferida, e se verificado posteriormente à homologação o candidato será eliminado do certame, sem prejuízo das medidas administrativas e judiciais cabíveis.

13.14 Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital e Lei Orgânica Municipal serão resolvidos em comum pela Prefeitura Municipal e SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO BANDEIRANTES, através da Comissão Fiscalizadora e de Acompanhamento do Concurso Público especialmente constituída pela Portaria 23 de 19 de setembro de 2.011.

13.15 A Homologação do Concurso Público poderá ser efetuada por cargo, individualmente, ou pelo conjunto de funções constantes do presente Edital, a critério da Administração.

13.16 A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior, de irregularidade em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do Concurso Público.

13.17 Os vencimentos constantes do presente Edital são referentes ao da data do presente Edital.

13.18 A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo - SP reserva-se o direito de proceder às contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e das funções que vagarem, conforme descrito nos quadro do subitem 1.1 durante o período de validade do Concurso Público.

13.19 Caberá ao Prefeito Municipal a homologação dos resultados deste Concurso Público após entrega oficial dos relatórios e resultados finais assinados pelo representante da empresa responsável pela realização do concurso público.

13.20 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado no site oficial do município www.santarosa.sp.gov.br/ e no site www.valedobandeirantes.com.br.

13.21 A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo - SP e a empresa SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO VALE DO BANDEIRANTES PÚBLICOS LTDA, se eximem das despesas com viagens e estadas dos candidatos para comparecimento em quaisquer das fases deste Concurso Público.

13.22 As informações sobre o presente Concurso Público, até a publicação da classificação final, serão prestadas pela empresa SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO BANDEIRANTES por meio do Telefone - telefone 044- 3247-2342, de segunda à sexta-feira das 08h00min as 17h00min horas, sendo que após a competente homologação serão de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo - SP.

Para que não se alegue ignorância, faz baixar o presente Edital que será afixado no mural do Paço Municipal, no site oficial do município www.santarosa.sp.gov.br/ e publicado, em extrato, no jornal "O Jornalzão".

Santa Rosa de Viterbo, 13 de Agosto de 2012.

JOSÉ TADEU CHIAPERINI
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA:

CARGO DE MECÂNICO: Textos: Interpretação de textos. Significado das palavras. Sinônimos e antônimos. Homônimos e parônimos. Fonética e fonologia: Identificação de vogais, semivogais e consoantes. Letras e fonemas. Identificação de encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Separação de sílabas. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Acentuação gráfica: princípios básicos (regras), classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Classe de palavras (classes gramaticais). Tipos de sujeito e predicado. Tipos de verbos.

TODOS OS DEMAIS CARGOS: Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística. Fonologia: conceito, encontros vocálicos, dígrafos, ortoépia, divisão silábica, prosódia-acentuação e ortografia; Morfologia: estrutura e formação das palavras, classes de palavras; Sintaxe: termos da oração, período composto, conceito e classificação das orações, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase e pontuação; Semântica: a significação das palavras no texto; Interpretação de texto.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Operações com frações. Frações. Expressões algébricas - Fatoração. Regra de três. Raiz quadrada. Juro simples. Razão e proporção. Teoria dos conjuntos e unidades. Sistema métrico decimal. Potenciação e radiciação. Porcentagem. Geometria. Grandezas proporcionais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Técnicas Fundamentais em Enfermagem: Registro de Enfermagem, com evolução do paciente, sinais vitais (TPR/PA), peso, altura, mobilização, higiene corporal, controle hídrico, administração e preparo de medicamentos; orientações pertinentes ao autocuidado, promoção do conforto físico, auxílio em exames e coleta de materiais para exames. Lei do exercício profissional: Decreto que regulamenta a profissão; código de ética do profissional de Enfermagem; Legislação do Sistema Único de Saúde. Saúde Pública: Participar da vigilância epidemiológica, imunizações, programas de atenção à saúde do adulto, mulher, criança e adolescente; conhecer doenças infectoparasitárias e demais patologias atendidas na rede básica; Atentar para a importância das ações educativas a respeito de higiene e saneamento básico e suas implicações com a saúde. Noções de Enfermagem Médico‑cirúrgica:Assistência a pacientes portadores de doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes mellitus, asma, bronquite, pneumonia). Assistência ao paciente cirúrgico e possíveis complicações. Atuação no Centro Cirúrgico, circulando, e na recuperação anestésica, assim como atuar no processamento de artigos hospitalares, conhecendo as rotinas de esterelização, preparo de material e prevenção de infecção hospitalar. Noções de Enfermagem Materno- Infantil: Assistência ao pré­natal/pré-parto/puerpério; cuidados imediatos com recém-nascido, e seu conforto, higiene, segurança e alimentação. Cuidados com recém-nascido filho de cliente com patologias de bases com diabetes mellitus e hipertensão arterial. Noções de Enfermagem em Pronto-Socorro: Reconhecer situações que envolvam pacientes em risco de vida, auxiliando-os com técnicas científicas; Ética profissional.

FONOAUDIÓLOGO

Fonoaudiologia Escolar: distúrbios de aprendizagem (leitura e escrita, disgrafia, disortografia, discalculia, orientação para escola e família); Fonoaudiologia em Neurologia (Síndromes e Demências); Patologias de fala e linguagem (Deficiência Mental, Encefalopatia Crônica não Progressiva, Afasia, Gagueira, Fissura Labiopalatina, Atraso de fala e linguagem, Distúrbio Articulatório); Voz (avaliação, diagnóstico e tratamento das Disfonias); Aleitamento Materno; Exames Audiológicos e Processamento Auditivo Central; Prótese Auditiva (indicação e adaptação); Fonoaudiologia em Saúde Pública; Desenvolvimento da criança normal e patológico (linguagem, motor e cognitivo); Atualidades em Fonoaudiologia. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

FONOAUDIÓLOGO DISGRAFIA

Avaliação e tratamento das alterações de fala e linguagem oral e/ou escrita;

Motricidade Oral: Anatomia e fisiologia do sistema estomatognático: respiração, mastigação, deglutição e fala; Desenvolvimento das funções estomatognáticas. Alterações fonoaudiológicas, avaliação, diagnóstivo e tratamento fonoaudiológico; Voz: Anatomia e fisiologia da laringe. Patologia laríngea: conceito, classificação e etiologia. Avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico ; Disfagia: Anatomia da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e esôfago. Fisiologia da deglutição. Métodos de avaliação nas disfagias.Conceito, etiologia, classificação, investigação e tratamento fonoaudiológico nas Disfagia em recémn nascidos e lactentes; disfagias em crianças c/ disfunções neuromotoras; disfagias neurogênicas; disfagias mecânicas/oncológicas; disfagias em portadores de doenças neuromusculares e disfagias psicogênicas; Saúde pública: atuação fonoaudiológica, prevenção e intervenção precoce; Normas do código de ética do fonoaudiólogo; Fonoaudiologia na 3º idade: avaliação, intervenção e tratamento; Fonoaudiologia nas instituições: escolas, creches, Unidade básica de saúde e hospitais; Intervenção fonoaudiológica em recém‑nascidos; Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

FISIOTERAPEUTA

Métodos e técnicas de avaliação, tratamento e procedimentos em fisioterapia. Provas de função muscular. Cinesiologia e Biomecânica. Análise da marcha. Exercícios terapêuticos e treinamento funcional. Indicação, contra-indicação, técnicas e efeitos fisiológicos da hidroterapia, massoterapia,mecanoterapia, crioterapia, eletroterapia, termoterapia superficial e profunda. Prescrição e treinamento de órteses e próteses. Anatomia, fisiologia,fisiologia do exercício e fisiopatologia, semiologia e procedimentos fisioterápicos nas áreas: neurológicas e neuropediátricas; ortopedia e traumatologia;cardiologia; pneumologia; ginecologia e obstetrícia. Geriatria: fisioterapia preventiva, curativa e reabilitadora. Ética profissional. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

MÉDICO PLANTONISTA CLINICO:

Antibioticoterapia; Anemias; Hipertensão arterial; Diabetes; Parasitoses intestinais; Esquistossomose; Cefaléias; Febre de origem indeterminada; Diarréias; Úlcera péptica; Hepatite; Hipertireoidismo; Hipotireoidismo; Insuficiência cardíaca; Alcoolismo; Doenças sexualmente transmissíveis, Cardiopatia isquêmica; Arritmias cardíacas; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Dor toráxica; Dor lombar; Ansiedade; Asma brônquica; Pneumonias; Tuberculose; Hanseníase; Leishmaniose; AIDS; Infecção Urinária; Enfermidades bucais; Epilepsia; Febre reumática; Artrites; Acidentes por animais peçonhentos; Micoses superficiais; Obesidade; Dislipidemias. Código de Ética Médica; Deontologia. Procedimentos básicos dos julgamentos disciplinares dos Conselhos Regionais; resoluções do Conselho Federal de Medicina, Crimes contra a saúde pública - Artigos 267 a 285 do Código Penal Brasileiro. Constituição Federal Do Brasil de 1988. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade. Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas.

MÉDICO CARDIOLOGISTA

Conhecimentos Específicos: Hipertensão Arterial; Insuficiência Cardíaca; Insuficiência Coronariana: Aguda; Crônica; Válvula Patias; Cardiopatia Congênita; Arritmia Cardíaca. Ética profissional. Código de Ética Médica; Deontologia. Procedimentos básicos dos julgamentos disciplinares dos Conselhos Regionais; resoluções do Conselho Federal de Medicina, Crimes contra a saúde pública - Artigos 267 a 285 do Código Penal Brasileiro. Constituição Federal Do Brasil de 1988. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade. Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas.

MÉDICO GINECOLOGISTA E OBSTETRA

Anatomia e fisiologia do aparelho genital. Anamnese e exame ginecológico. Exames complementares em Ginecologia. Malformações genitais. Corrimento genital: etiopatogenia, diagnóstico e tratamento. Doenças sexualmente transmissíveis. Doença inflamatória pélvica aguda e tuberculose genital. Dismenorréia primária e secundária. Hemorragia uterina disfuncional. Prolapsos genitais. Incontinência urinária de esforço. Métodos contraceptivos e suas complicações. Climatério descompensado. Patologias benignas do colo uterino. Miomatose uterina. Endometriose: diagnóstico e tratamento. Câncer do colo uterino e do endométrio. Tumores malignos e benignos dos ovários. Lesões benignas e malignas das mamas. Abdome agudo em Ginecologia. Ética profissional. Código de Ética Médica; Deontologia. Procedimentos básicos dos julgamentos disciplinares dos Conselhos Regionais; resoluções do Conselho Federal de Medicina, Crimes contra a saúde pública - Artigos 267 a 285 do Código Penal Brasileiro. Constituição Federal Do Brasil de 1988. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade. Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas.

MÉDICO PEDIATRA

Epidemiologia em saúde da criança. Diagnóstico de saúde da população infantil de uma comunidade. Organização do sistema de saúde/modelo de assistência à saúde-população. Assistência farmacêutica á criança. Planejamento e execução de programas de atenção à saúde da criança (CD, IRA, Diarréia/TRO, Imunização, Aleitamento materno). Relação médico-família-criança. Problemas comuns do ambulatório de cuidados primários em pediatria: alimentação da criança. Crescimento e desenvolvimento neuro-psico-motor. Dificuldades escolares, distúrbios da nutrição e metabolismo. Saúde bucal. Aspectos da gestação, parto e cuidados com o recém-nascido. Patologias do aparelho digestivo. Doenças infecto-contagiosas e parasitárias em pediatria. Doenças respiratórias agudas e crônicas. Patologias do trato urinário. Anemias. Patologias cardíacas. Afecções cirúrgicas comuns da infância. Problemas dermatológicos na infância. Problemas ortopédicos mais comuns na infância. Medicina do adolescente. Urgências em pediatria. Código de Ética Médica; Deontologia. Procedimentos básicos dos julgamentos disciplinares dos Conselhos Regionais; resoluções do Conselho Federal de Medicina, Crimes contra a saúde pública - Artigos 267 a 285 do Código Penal Brasileiro. Constituição Federal Do Brasil de 1988. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade. Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas.

MÉDICO EMERGENCIALISTA:

Código de Ética. A Organização do Sistema de Urgência. Noções básicas de urgência/emergência na prática médica. A abordagem inicial ao paciente traumatizado. Identificação e tratamento do choque hemorrágico. Trauma cranioencefálico e raquimedular. Trauma de tórax. Trauma abdominal. Trauma de extremidades. Reanimação cardiorrespiratória-cerebral. Urgência e emergência hipertensiva. Infarto agudo do miocárdio. Arritmias cardíacas paroxísticas. Insuficiência cardíaca. Edema agudo de pulmão. Insuficiência respiratória. Pneumonias. Insuficiência renal aguda. Urgências urológicas: cólica nefrética, retenção urinária, hematúria e infecções. Hemorragia digestiva. Síndromes diarréicas agudas. A abordagem ao paciente etilista crônico nas urgências. Intoxicação alcoólica aguda. A abordagem ao paciente com abdome agudo. Ingestão de corpos estranhos. A abordagem ao paciente com descompensacão hepática aguda. Meningites virais e bacterianas. Septicemias. Descompensações no paciente diabético. Acidente vascular encefálico. A abordagem ao paciente com crise convulsiva. Toxicologia: conduta geral nas intoxicações. Acidentes por animais peçonhentos. Choque séptico. Acesso vascular: indicações e técnicas. Distúrbios do equilíbrio ácido-básico: interpretação de gasometria arterial. Desequilíbrio hidroeletrolítico. Conduta quanto a ferimentos superficiais: indicação de sutura, antibioticoterapia, profilaxia antitetânica e anti-rábica. Doenças infecto-contagiosas: DST e AIDS. Sinusites, amigdalites, diagnóstico diferencial de hiperemias oculares. Doenças da pele e tecido celular subcutâneo: processos alérgicos agudos, abscessos. Ortopedia: avaliação inicial de fraturas; entorses; mialgias; lombalgias. Urgências em psiquiatria: avaliação inicial, síndrome de abstinência de álcool. Sistema Único de Saúde: princípios básicos, limites e perspectivas. Constituição Federal. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência a Saúde/SUS - NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

MÉDICO ORTOPEDISTA

Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais em ortopedia: Trauma de mão, Trauma de pé, cirurgia da mão. Código de Ética Médica; Deontologia. Procedimentos básicos dos julgamentos disciplinares dos Conselhos Regionais; resoluções do Conselho Federal de Medicina, Crimes contra a saúde pública - Artigos 267 a 285 do Código Penal Brasileiro. Constituição Federal Do Brasil de 1988. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador equidade. Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

MÉDICO PSIQUIATRA

Saúde Mental Comunitária: definição, diferenciação em relação à psiquiatria convencional. Saúde Mental no Brasil: recursos extra hospitalares e seus objetivos. Conhecimentos gerais dos transtornos psiquiátricos a saber: Tyranstomos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa; Esquizofrenia e transtornos delirantes; Transtornos do humor; Transtornos alimentares; Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes; Transtornos mentais de comportamentos associados ao puerpério, não classificados em outros locais; Transtornos de personalidade e de comportamentos em adultos; Transtornos hipercinéticos (infância e adolescência); Transtornos de conduta (infância e adolescência); Transtornos mistos de conduta e emoção (infância e adolescência). Ética profissional. Código de Ética Médica; Deontologia. Procedimentos básicos dos julgamentos disciplinares dos Conselhos Regionais; resoluções do Conselho Federal de Medicina, Crimes contra a saúde pública - Artigos 267 a 285 do Código Penal Brasileiro. Constituição Federal Do Brasil de 1988. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade. Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas.

MÉDICO OFTALMOLOGISTA:

Diagnóstico e conduta nos traumatismos oculares. Anomalias de refração e correção das ametropias. Afecções das conjuntiva, da córnea e da esclera. Terapêutica geral. Afecções do trato uveal: irites, iridococlites, coroidites. Neuro-oftalmologia: papiledema, atrofia do nervo ótico, nemites, perimetria. Manifestações oculares nas afecções do sistema nervoso. Glaucoma: crônico, simples, congênito, agudo e secundário. Estrabismo: forias, tropias e paralisias oculares. Afecções do cristalino: congênitas, adquiridas, luxações e subluxações. Técnica cirúrgica da catarata. Afecções da retina: congênitas, traumáticas, vasculares, degenerativas e nas doenças sistêmicas. Descolamentos de retina e noções básicas de seu tratamento cirúrgico. Tumores. Afecções das pálpebras: congênitas, traumáticas, inflamatórias. Noções básicas do tratamento cirúrgico. Saúde pública em oftalmologia, níveis de atenção e de prevenção em saúde ocular. Epidemiologia das doenças oculares, prevenção da cegueira. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

MÉDICO ANTESTESISTA:

Ética Médica e Bioética. Responsabilidade Profissional do Anestesiologista; Risco Profissional do Anestesiologista; Preparo Pré-Anestésico; Sistema Cardiocirculatório; Sistema Respiratório; Sistema Nervoso; Farmacologia Geral; Farmacologia dos Anestésicos Venosos; Farmacologia dos Anestésicos Inalatórios; Farmacologia do Sistema Respiratório; Farmacologia do Sistema Cardiovascular; Farmacologia do Sistema Nervoso; Transmissão e Bloqueio Neuromuscular; Anestesia Venosa; Física e Anestesia; Anestesia Inalatória; Bloqueio Subaracnoideo e Peridural; Bloqueios Periféricos; Recuperação Pós-Anestésica; Monitorização; Parada Cardíaca e Reanimação; Sistema Urinário; Sistema Digestivo; Sistema Endócrino; Autacoides Derivados dos Lipídios; Metabolismo; Reposição Volêmica e Transfusão; Metodologia Científica; Anestesia para Cirurgia Abdominal; Anestesia em Urologia; Anestesia em Ortopedia; Anestesia e Sistema Endócrino; Anestesia em Obstetrícia; Anestesia em Urgências e no Trauma; Anestesia para Oftalmo e Otorrino; Anestesia para Cirurgia Plástica e Buco-Maxilo-Facial; Anestesia em Geriatria; Anestesia para Cirurgia Torácica; Anestesia e Sistema Cardiovascular; Anestesia para Neurocirurgia; Anestesia Ambulatorial; Anestesia para Procedimentos fora do Centro Cirúrgico; Complicações da Anestesia; Choque; Terapia Intensiva; Suporte Ventilatório; Dor; Hipotermia e Hipotensão Arterial Induzida; Anestesia para Transplantes. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

MÉDICO ULTRASSONOGRAFISTA:

Física do Ultrassom, Efeitos biológicos e segurança, Fígado, Baço, Vesícula Biliar e ductos biliares, Pâncreas, Trato gastrointestinal, Trato Urinário, Próstata, Glândulas adrenais, Retroperiotôneo e grandes vasos, Parede abdominal, Peritôneo e diafragma, Tórax, Glândulas tireóides, Glândulas paratireóides, Mama, Escroto, Pênis, Manguito rotador do ombro, Tendões, Vasos Cerebrais Extracranianos, Artérias e veias periféricas; Ultrassonografia obstétrica e fetal: Primeiro Trimestre, Medidas fetais de crescimento normal e anormal, Perfil Biofísico fetal, Ultrassom na gravidez múltipla, Tórax e abdomem fetal, Trato urogenital fetal, Coração fetal, Defeito na parede abdominal fetal, Face e pescoço fetal, Cérebro fetal, Coluna fetal, Avaliação ultrassonográfica da placenta, Aborto, Neoplasia trofoblástica gestacional e Avaliação Doppler da gravidez. Ultra-sonografia ginecológica: anatomia da cavidade pelviana, útero: ovários, massa pélvica, endometriose, doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

MÉDICO AUDITOR:

Ética, Legislação Trabalhista e empresarial, fundamentos da administração, organização das politicas publicas de saúde, estrutura hospitalar, mercadologia, biossegurança e bioética, gestão hospitalar custos e orçamento, estatística aplicada, qualidade nos serviços de saúde, gestão de recursos patrimoniais e logísticos, administração de serviços de nutrição escolar, administração de farmácia hospitalar, administração de enfermagem hospitalar, legislação hospitalar, portarias e atos da ANVISA , SUS e do Ministério da Saúde sobre gestão hospitalar e vigilância sanitária. Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

MECÂNICO (MÁQUINAS E VEÍCULOS)

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Elaboram planos de manutenção; realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente, e demais atribuições requeridas pelo Diretor da área.

GRAU DE INSTRUÇÃO:

Ensino Fundamental Completo e C.N.H. categoria B

CARGA HORÁRIA:

44 Horas Semanais

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS:

A - ELABORAR PLANO DE MANUTENÇÃO

1 - Diagnosticar falhas de funcionamento do veículo

2 - Interpretar desenhos e normas técnicas

3 - Preencher ordem de serviço

4 - Orçar serviços manuais e por computador

5 - Estimar tempo de execução

6 - Preencher requisição de material

7 - Identificar o trabalho a ser realizado

8 - Confirmar plano de manutenção com o cliente

9 - Avaliar satisfação do cliente

10 - Orientar o cliente no uso correto do veículo

B - REALIZAR MANUTENÇÃO DE MOTORES, SISTEMAS E PARTES DO VEÍCULO

1 - Selecionar ferramental de acordo com o trabalho

2 - Remover o motor do veículo

3 - Efetuar limpeza geral

4 - Desmontar o motor

5 - Conferir peças no recebimento

6 - Controlar dimensional das peças

7 - Enviar peças para retificação

8 - Instalar motor no veículo

9 - Montar motor

10 - Ajustar válvulas no motor

11 - Identificar tipos de transmissão e funcionamento

12 - Remover sistemas de transmissão

13 - Efetuar ajustes de montagem na transmissão

14 - Limpar filtros de transmissão

15 - Instalar sistemas de transmissão no veículo

16 - Ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos

17 - Regular freios

18 - Sangrar sistema de freios

19 - Drenar filtros da linha de alimentação

20 - Interpretar diagramas eletroeletrônicos

21 - Regular sistema de ignição e injeção

22 - Ajustar cubos de rodas

23 - Regular altura da suspensão

24 - Balancear rodas

25 - Lubrificar articulações da suspensão

26 - Alinhar sistema de direção

27 - Substituir braços do sistema

28 - Ajustar componentes pneumáticos

C - SUBSTITUIR PEÇAS DOS DIVERSOS SISTEMAS

1 - Trocar peças com defeito de fabricação

2 - Trocar peças desgastadas pelo tempo de uso

3 - Substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.)

4 - Trocar filtros e lubrificantes

5 - Substituir agregados da suspensão

6 - Trocar peças do sistema de escapamento

7 - Trocar fluidos hidráulicos

8 - Trocar sistema de embreagem

9 - Desmontar sistema de transmissão

10 - Trocar válvula injetora

11 - Trocar componentes eletroeletrônicos

12 - Trocar amortecedores

13 - Trocar barras estabilizadoras e hastes de reação

14 - Trocar molas

15 - Trocar tensores

16 - Trocar válvulas pneumáticas

17 - Trocar buchas

18 - Trocar terminais esféricos (pivôs)

19 - Trocar rolamentos de rodas

20 - Trocar componentes da unidade hidráulica

21 - Trocar radiadores

22 - Trocar sensores térmicos

23 - Trocar mangueiras, correias e polias

24 - Trocar vedantes de óleo e água

25 - Substituir bolsas de ar

26 - Substituir óleo de amortecedores

D - REPARAR COMPONENTES E SISTEMAS DE VEÍCULOS

1 - Reparar sistema de arrefecimento

2 - Reparar sistema de sobrealimentação

3 - Reparar sistema de escapamento

4 - Reparar válvulas pneumáticas

5 - Reparar bomba de combustível

6 - Reparar válvula injetora (diesel)

7 - Reparar carburadores

8 - Reparar bomba injetora

9 - Reparar sistema de carga e partida

10 - Reparar bomba hidráulica da direção

11 - Reparar caixa de direção

12 - Reparar chassis

13 - Reparar unidade hidráulica

14 - Reparar bomba d'água

15 - Reparar sistema elétrico

16 - Realizar manutenção da bomba hidráulica

17 - Realizar manutenção do compressor de ar

E - TESTAR DESEMPENHO DE COMPONENTES E SISTEMAS DE VEÍCULOS

1 - Testar desempenho do motor em dinamômetro

2 - Testar motor no veículo

3 - Testar sistema de transmissão no veículo

4 - Testar válvulas injetoras

5 - Efetuar testes hidráulicos e pneumáticos

6 - Testar circuitos eletroeletrônicos

7 - Verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios

8 - Testar pressão de alimentação e vazão

9 - Verificar condições da tubulação e tanque de combustível

10 - Testar estanqueidade do sistema de alimentação

11 - Testar sistema eletroeletrônico do freio abs

12 - Realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento

13 - Realizar teste de emissão de poluentes

14 - Verificar condições de funcionamento dos componentes do freio

F - REALIZAR O TRABALHO COM SEGURANÇA

1 - Identificar áreas de risco

2 - Descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais

3 - Consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos

4 - Vestir equipamentos de proteção individual

5 - Trabalhar com atenção seletiva

G - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 - Manter o local de trabalho organizado

2 - Manter-se atualizado profissionalmente

3 - Estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa

4 - Interpretar termos técnicos em língua estrangeira

5 - Realizar o trabalho de modo eficiente

6 - Trabalhar com responsabilidade

7 - Manter relacionamento interpessoal

8 - Trabalhar em equipe

9 - Cumprir compromissos assumidos

10 - Comunicar-se com clareza verbal e por escrito

11 - Identificar sons no ambiente

12 - Coordenar braços e pernas

13 - Demonstrar destreza manual

14 - Demonstrar orientação espacial

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família., e demais atribuições requeridas pelo Diretor da área.

GRAU DE INSTRUÇÃO:

Curso Técnico Completo na área e registro no Coren

CARGA HORÁRIA:

40 Horas Semanais

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS:

A - EFETUAR PROCEDIMENTOS DE ADMISSÃO

1 - Apresentar-se situando paciente no ambiente

2 - Arrolar pertences de paciente

3 - Controlar sinais vitais

4 - Mensurar paciente (peso, altura)

5 - Higienizar paciente

6 - Fornecer roupa

7 - Colocar grades laterais no leito

8 - Conter paciente no leito

9 - Monitorar evolução de paciente

B - PRESTAR ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

1 - Puncionar acesso venoso

2 - Aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia

3 - Massagear paciente

4 - Trocar curativos

5 - Mudar decúbito no leito

6 - Proteger proeminências ósseas

7 - Aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco

8 - Estimular paciente (movimentos ativos e passivos)

9 - Proceder à inaloterapia

10 - Estimular a função vésico-intestinal

11 - Oferecer comadre e papagaio

12 - Aplicar clister (lavagem intestinal)

13 - Introduzir cateter naso-gástrico e vesical

14 - Ajudar paciente a alimentar-se

15 - Instalar alimentação induzida

16 - Controlar balanço hídrico

17 - Remover o paciente

18 - Cuidar de corpo após morte

C - ADMINISTRAR MEDICAÇÃO PRESCRITA

1 - Verificar medicamentos recebidos

2 - Identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente)

3 - Preparar medicação prescrita

4 - Verificar via de administração

5 - Preparar paciente para medicação

6 - Executar antissepsia

7 - Acompanhar paciente na ingestão de medicamento

8 - Acompanhar tempo de administração de soro e medicação

9 - Administrar em separado medicamentos incompatíveis

10 - Instalar hemoderivados

11 - Atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões

12 - Administrar produtos quimioterápicos

13 - Calcular dosagem de medicamentos

D - AUXILIAR EQUIPE TÉCNICA EM PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS

1 - Auxiliar equipe em procedimentos invasivos

2 - Auxiliar em reanimação de paciente

3 - Aprontar paciente para exame e cirurgia

4 - Efetuar tricotomia

5 - Coletar material para exames

6 - Efetuar testes e exames

7 - Efetuar testes de glicemia

8 - Controlar administração de vacinas

9 - Dispensar de trabalho funcionário e tripulante doente ou acidentado

10 - Controlar exames periódicos de funcionários

E - REALIZAR INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

1 - Verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas

2 - Verificar quantidade de peças para implante

3 - Verificar resultado e validade da esterilização

4 - Encaminhar material para sala cirúrgica

5 - Posicionar paciente para cirurgia

6 - Posicionar placa de bisturi elétrico

7 - Passar instrumentos à equipe cirúrgica

8 - Suprir demandas da equipe

9 - Verificar a quantidade de compressas cirúrgicas

10 - Contar número de compressas, material e instrumental pré e pós cirurgia

11 - Repor material na sala cirúrgica

12 - Vedar sala cirúrgica

F - PROMOVER SAÚDE MENTAL

1 - Averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.)

2 - Prevenir tentativas de suicídio e situações de risco

3 - Limitar espaço de circulação do paciente

4 - Demarcar limites de comportamento

5 - Disponibilizar pertences pessoais para paciente (preservação da identidade)

6 - Estimular paciente na expressão de sentimentos

7 - Conduzir paciente a atividades sociais

8 - Implementar atividades terapêuticas prescritas

9 - Proteger paciente durante crises

10 - Acionar equipe de segurança

G - ORGANIZAR AMBIENTE DE TRABALHO

1 - Providenciar material de consumo

2 - Inspecionar carrinho de parada cárdio -respiratória (pcr)

3 - Organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem

4 - Fiscalizar validade de materiais e medicamentos

5 - Encaminhar material para exames

6 - Arrumar camas

7 - Arrumar rouparia

H - DAR CONTINUIDADE AOS PLANTÕES

1 - Vistoriar cada paciente

2 - Conferir quantidade de psicotrópicos

3 - Resolver pendências (medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras)

4 - Conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento

I - TRABALHAR COM BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA

1 - Lavar mãos antes e após cada procedimento

2 - Usar equipamento de proteção individual (epi)

3 - Paramentar-se

4 - Precaver-se contra efeitos adversos dos produtos

5 - Providenciar limpeza concorrente e terminal

6 - Desinfectar aparelhos e materiais

7 - Esterilizar instrumental

8 - Transportar roupas e materiais para expurgo

9 - Acondicionar perfurocortante para descarte

10 - Descartar material contaminado

11 - Vistoriar instalações e trabalhadores

12 - Vacinar-se

13 - Seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente

J - PROMOVER A SAÚDE DA FAMÍLIA

1 - Definir território de atuação

2 - Mapear área de atuação

3 - Identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos

4 - Organizar grupos de promoção à saúde

5 - Atualizar informações cadastrais

6 - Atender usuários nas ubs, nos domicílios ou espaços comunitários

7 - Realizar ações de prevenção de agravos e curativas

8 - Realizar busca ativa de situações locais

9 - Notificar doenças, agravos e situações de importância local

10 - Identificar necessidades dos usuários

11 - Responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adescrita

12 - Coordenar o cuidado dos usuários

13 - Promover a integralidade do cuidado

14 - Participar das atividades de planejamento

15 - Participar das avaliações da equipe

16 - Incentivar a participação da comunidade

17 - Identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade

18 - Registrar as atividades nos sistemas de informação

19 - Participar das atividades de educação permanente

20 - Definir ações de acordo com prioridades locais

21 - Participar do gerenciamento de insumos

k - COMUNICAR-SE

1 - Orientar familiares e paciente

2 - Orientar família sobre doença mental

3 - Trocar informações técnicas

4 - Comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos

5 - Chamar médico nas intercorrências

6 - Recomendar desembarque de pessoa doente e acidentada

7 - Recomendar abstenção de decisões durante surto mental

8 - Solicitar presença no centro cirúrgico de outros profissionais

9 - Ministrar palestras

10 - Anotar gastos da cirurgia

11 - Etiquetar pertences de paciente

12 - Etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente)

13 - Marcar tipo de contaminação do hamper e lixo

14 - Registrar ingesta

15 - Interpretar testes cutâneos

16 - Registrar administração de medicação

17 - Registrar intercorrências e procedimentos realizados

18 - Elaborar relatório sobre paciente

19 - Participar de discussão de casos

20 - Participar em campanhas de saúde pública

L - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 - Demonstrar compreensão

2 - Demonstrar capacidade de atenção

3 - Demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado

4 - Demonstrar capacidade de saber ouvir

5 - Demonstrar coordenação motora fina

6 - Demonstrar capacidade de persuasão

7 - Demonstrar empatia

FONOAUDIÓLOGO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Atendem pacientes e clientes para prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia. Tratam de pacientes e clientes; efetuam avaliação e diagnóstico fonoaudiológico; orientam pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis; desenvolvem programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida; exercem atividades administrativas, de ensino e pesquisa; administram recursos humanos, materiais e financeiros, e demais atribuições requeridas pelo Diretor da área.

GRAU DE INSTRUÇÃO:

Curso Superior Completo na área e registro no Conselho de Classe

CARGA HORÁRIA:

20 Horas Semanais

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS:

A - TRATAR PACIENTES E CLIENTES

1 - Eleger procedimentos terapêuticos

2 - Habilitar sistema auditivo

3 - Reabilitar o sistema vestibular

4 - Desenvolver percepção auditiva

5 - Tratar disturbios vocais

6 - Tratar alterações da fala

7 - Tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita

8 - Tratar alterações de deglutição

9 - Tratar alterações de fluência

10 - Tratar alterações das funções orofaciais

11 - Desenvolver cognição

12 - Adequar funções percepto-cognitivas

13 - Avaliar resultados do tratamento

14 - Dar alta

B - EFETUAR AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICOS

1 - Efetuar anamnese

2 - Avaliar desenvolvimento neuro-psico-motor

3 - Avaliar fluência

4 - Avaliar fala

5 - Avaliar funções orofaciais

6 - Avaliar sistema auditivo

7 - Avaliar sistema vestibular

8 - Avaliar linguagem oral, leitura e escrita

9 - Avaliar voz

10 - Avaliar deglutição

11 - Avaliar funções percepto-cognitivas

12 - Avaliar condições para o desempenho ocupacional

13 - Avaliar aspectos sócio-culturais

14 - Avaliar órteses, próteses e adaptações

15 - Solicitar exames complementares

16 - Efetuar exames complementares

17 - Efetuar exames/avaliações pré e pós-operatórios

18 - Analisar exames

19 - Analisar avaliações clínicas de outros profissionais

20 - Participar de diagnóstico interdisciplinar

21 - Dar devolutiva da avaliação

22 - Encaminhar cliente a outros profissionais

C - APLICAR PROCEDIMENTOS FONOAUDIOLÓGICOS

1 - Prescrever atividades

2 - Preparar material terapêutico

3 - Indicar tecnologia assistiva

4 - Adaptar tecnologia assistiva

5 - Introduzir formas alternativas de comunicação

6 - Prescrever órteseses e próteses

7 - Adaptar órteses e próteses

8 - Aplicar procedimentos de adaptação pré e pós-cirúrgico

9 - Aplicar procedimentos específicos de reabilitação em uti

10 - Aperfeiçoar padrões faciais

11 - Aperfeiçoar habilidades comunicativas

12 - Aperfeiçoar voz

13 - Estimular adesão e continuidade do tratamento

14 - Reorientar condutas terapêuticas

D - ORIENTAR PACIENTES,CLIENTES, FAMILIARES, CUIDADORES E RESPONSÁVEIS

1 - Explicar procedimentos e rotinas

2 - Demonstrar procedimentos e técnicas

3 - Orientar técnicas ergonômicas

4 - Verificar a compreensão da orientação

5 - Esclarecer dúvidas

6 - Visitar domicílios, escolas e locais de trabalho

E - DESENVOLVER PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

1 - Caracterizar população-alvo

2 - Analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo

3 - Planejar programas e campanhas de prevenção e promoção

4 - Planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais (gestantes, neonatos, idosos, etc.)

5 - Utilizar procedimentos de prevenção e promoção de deficiência, handicap e incapacidade

6 - Gerenciar programas e campanhas

7 - Adotar medidas de precaução padrão

F - EXERCER ATIVIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICAS

1 - Desenvolver metodologias e tecnologias de avaliação, tratamento, adaptação e habilitação

2 - Formar profissionais

3 - Supervisionar estágios

4 - Ministrar cursos e palestras

5 - Supervisionar profissionais

6 - Prestar consultoria ou assessoria

7 - Realizar pesquisas

8 - Orientar pesquisas

9 - Coordenar atividades de ensino e pesquisa

10 - Apreciar trabalhos técnico-científicos

11 - Organizar eventos técnico-científicos

12 - Participar de comissões técnico-científicas

13 - Participar de programas institucionais

14 - Estabelecer parâmetros de alta

15 - Estabelecer critérios de elegibilidade

G - ADMINISTRAR RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS

1 - Definir organograma

2 - Dimensionar quadro de pessoal

3 - Definir perfil de pessoal

4 - Definir escalas de trabalho

5 - Selecionar pessoal

6 - Transmitir instruções à equipe

7 - Avaliar desempenho de pessoal

8 - Requalificar pessoal

9 - Supervisionar equipes de apoio

10 - Definir honorários profissionais

11 - Verificar funcionamento dos recursos tecnológicos

12 - Captar recursos

13 - Alocar recursos

14 - Orçar equipamentos e materiais

15 - Selecionar equipamentos e materiais

16 - Inventariar equipamentos e materiais

17 - Controlar custos

H - EXECUTAR ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

1 - Criar métodos de trabalho

2 - Estabelecer metodologia de trabalho

3 - Elaborar processos seletivos

4 - Estabelecer capacidade de atendimento

5 - Mediar reuniões clínicas

6 - Coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados

7 - Auditorar programas e serviços

8 - Realizar perícia

9 - Solicitar laudos, relatórios, pareceres

10 - Participar de entidades de classes

I - COMUNICAR-SE

1 - Discutir casos com outros profissionais

2 - Divulgar a profissão

3 - Promover campanhas educativas

4 - Produzir manuais e folhetos explicativos

5 - Redigir artigos, capítulos e livros

6 - Divulgar trabalhos

7 - Organizar publicações

8 - Conceder entrevistas à mídia

9 - Elaborar manuais técnico-administrativos

10 - Elaborar relatórios

11 - Elaborar laudos

12 - Emitir atestados

J - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 - Demonstrar dinamismo

2 - Atuar em equipe interdisciplinar

3 - Estabelecer relacionamento interpessoal

4 - Operar recursos de informática

5 - Tomar decisões

6 - Demonstrar capacidade de análise e síntese

7 - Lidar com público

8 - Demonstrar capacidade de observação

9 - Contornar situações adversas

10 - Demonstrar criatividade

11 - Demonstrar capacidade de adaptação

12 - Demonstrar iniciativa

13 - Demonstrar liderança

14 - Operar equipamentos e instrumentos de trabalho

15 - Demonstrar fluência verbal e escrita

16 - Demonstrar objetividade

17 - Transmitir segurança

FISIOTERAPEUTA

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Aplicam técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes. Atendem e avaliam as condições funcionais de pacientes e clientes utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades. Atuam na área de educação em saúde através de palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida. Desenvolvem e implementam programas de prevenção em saúde geral e do trabalho. Gerenciam serviços de saúde orientando e supervisionando recursos humanos. Exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos, , e demais atribuições requeridas pelo Diretor da área.

GRAU DE INSTRUÇÃO:

Curso Superior Completo na área e registro no Conselho de Classe

CARGA HORÁRIA:

30 Horas Semanais

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS:

A - APLICAR AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA FISIOTERAPÊUTICA

1 - Montar equipamentos

2 - Testar equipamentos

3 - Operar equipamentos, materiais e dispositivos

4 - Aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios vasculares

5 - Aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios músculo-esqueléticos

6 - Aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios respiratórios

7 - Aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios neurofuncionais

8 - Aplicar técnicas quiropráxicas

9 - Aplicar técnicas da medicina tradicional chinesa e acupuntura

10 - Aplicar técnicas osteopáticas

11 - Aplicar técnicas fisioterapêuticas para neonatologia

12 - Aplicar técnicas fisioterapêuticas uro-obstetra-ginecológicas

13 - Aplicar técnicas fisioterapêuticas dermato-funcionais

14 - Aplicar técnicas fisioterapêuticas para distúrbios cardíacos

15 - Realizar recondicionamento cardiorrespiratório

16 - Aplicar ventilação não invasiva

17 - Realizar desmame ventilatório e extubação

18 - Recondicionar atleta de alto rendimento

19 - Determinar condições de performance esportiva

B - ATENDER CLIENTES E PACIENTES

1 - Identificar potencialidades dos clientes e pacientes

2 - Desenvolver habilidades dos clientes e pacientes

3 - Selecionar equipamentos e materiais

4 - Criar instrumentos de facilitação

5 - Adaptar instrumentos de facilitação

6 - Prescrever órteses, próteses e adaptações

7 - Capacitar clientes e pacientes a usar órteses, próteses e adaptações

8 - Readaptar clientes e pacientes nas avd (atividades de vida diária) nas avde (atividades de vida diária/esportiva)

9 - Acompanhar evolução clínica

10 - Reorientar conduta terapêutica

11 - Ensinar técnicas para independência funcional

12 - Restaurar funções neuro-sensório-cognitivo-motoras

13 - Restaurar função articular e visceral

14 - Gerenciar ventilação mecânica

15 - Reeducar função respiratória

16 - Reeducar postura

17 - Reeducar marcha

18 - Dar alta a clientes e pacientes

19 - Prestar consultoria

C - AVALIAR CLIENTES E PACIENTES

1 - Aplicar critérios de elegibilidade

2 - Avaliar qualidade de vida

3 - Avaliar funções músculo-esqueléticas

4 - Avaliar funções tegumentares

5 - Avaliar funções sensório-perceptivas e de dor

6 - Avaliar funções cinética-funcionais

7 - Avaliar funções neuro-sensório-cognitivo-motoras

8 - Avaliar funções respiratórias

9 - Avaliar funções cardíacas

10 - Avaliar funções articulares e viscerais

11 - Avaliar funções neuro-vegetativas

12 - Avaliar órteses, próteses e adaptações

13 - Avaliar constituição física e tipológica

14 - Realizar avaliação acupuntural

15 - Avaliar condições ergonômicas

16 - Avaliar complexos de sub-luxações

17 - Avaliar disfunções de micro movimentos e instabilidades

18 - Identificar alterações energéticas funcionais

19 - Avaliar qualidade de vida no trabalho

20 - Avaliar testes funcionais do paciente sobre o cavalo

21 - Detectar bebês em risco de desenvolvimento neuro-psico-motor em cti neonatal

D - ESTABELECER DIAGNÓSTICO FISIOTERAPÊUTICO

1 - Coletar dados dos clientes e pacientes (anamnese)

2 - Solicitar exames complementares

3 - Interpretar exames complementares

4 - Estabelecer prognóstico

5 - Prescrever terapêutica

6 - Estabelecer nexo de causa cinesiológica funcional ergonômica

7 - Estabelecer nexo de causa cinesiológica funcional energética

8 - Estabelecer nexo de causa cinesiológica funcional visceral

9 - Estabelecer nexo de causa cardiológico e vascular

10 - Estabelecer nexo de causa traumo-ortopédico

11 - Estabelecer nexo de causa respitratória

12 - Estabelecer nexo de causa neuro-funcional

13 - Estabelecer nexo de causa dermato-funcional

14 - Estabelecer nexo de causa quiropráxico

15 - Estabelecer nexo de causa osteopático

16 - Estabelecer nexo de causa acupuntural

17 - Encaminhar clientes e pacientes a outros profissionais

E - PLANEJAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

1 - Definir objetivos

2 - Definir estratégias

3 - Definir condutas e procedimentos

4 - Definir frequência e tempo da intervenção

5 - Definir indicadores epidemiológicos e índices de acidentes e incidentes

6 - Selecionar pontos de acupuntura

7 - Ordenar pontos de acupuntura

8 - Selecionar micro-sistemas

9 - Preparar programas de atividades físicas funcionais

10 - Participar na elaboração de programas de qualidade de vida

11 - Orçar serviços, equipamentos e materiais

F - IMPLEMENTAR AÇÕES DE INTERVENÇÃO

1 - Interpretar indicadores epidemiológicos e índices de acidentes e incidentes

2 - Implementar ações de conscientização, correção e concepção

3 - Analisar fluxo de trabalho

4 - Prestar assessoria

5 - Adequar condições de trabalho às habilidades do trabalhador

6 - Adequar fluxo de trabalho

7 - Adequar ambiente de trabalho

8 - Adequar posto de trabalho

9 - Programar pausas compensatórias

10 - Organizar rodízios de tarefas

11 - Promover melhora de performance morfo-funcional

12 - Reintegrar trabalhador ao trabalho

13 - Aplicar ginástica laboral

14 - Reavaliar estratégias de intervenção

G - EDUCAR EM SAÚDE

1 - Propor mudanças de hábito de vida

2 - Orientar clientes, pacientes, familiares e cuidadores

3 - Desenvolver material educativo

4 - Organizar grupos de educação

5 - Ministrar palestras e cursos

6 - Ensinar modo operatório laboral

7 - Corrigir modo operatório laboral

8 - Implementar cultura ergonômica

9 - Ensinar procedimentos para mobilidade independente e semi dependente

10 - Participar da elaboração de políticas públicas de saúde

11 - Participar da implementação das políticas públicas em saúde

12 - Desenvolver programas preventivos e de promoção em saúde

H - GERENCIAR SERVIÇOS DE SAÚDE

1 - Adaptar ambiente ao tratamento

2 - Adaptar estruturas aos pacientes e clientes

3 - Estipular equipamentos e materiais de uso padrão

4 - Coordenar equipes

5 - Supervisionar equipes

6 - Identificar indicadores de desempenho

7 - Emitir pareceres técnico-administrativos

8 - Especificar capacidade de atendimento

9 - Elaborar critérios de elegibilidade

10 - Estabelecer parâmetros de alta

11 - Elaborar projetos

12 - Elaborar processos seletivos

13 - Avaliar processos seletivos

14 - Supervisionar estágios

15 - Analisar custos

16 - Mediar reuniões clínicas

I - EXERCER ATIVIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICAS

1 - Participar de discussão técnica interdisciplinar

2 - Coordenar grupos de estudos

3 - Realizar pesquisa prática

4 - Participar de eventos técnico-científicos

5 - Apresentar trabalhos técnico-científicos

6 - Organizar eventos técnico-científicos

7 - Elaborar protocolo de avaliação e tratamento

J - TRABALHAR COM SEGURANÇA

1 - Usar epi

2 - Identificar situações de risco

3 - Minimizar riscos

4 - Avaliar conformidade dos materiais

5 - Descartar materiais contaminados

6 - Realizar desinfecção de instrumental

7 - Descartar material perfuro-cortante

8 - Selecionar cavalo para terapia

K - COMUNICAR-SE

1 - Registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes

2 - Orientar profissionais da equipe de trabalho

3 - Emitir relatórios

4 - Emitir pareceres técnicos

5 - Emitir atestados

6 - Emitir laudos de nexo de causa laboral

7 - Emitir laudo técnico-funcional

8 - Solicitar manutenção de equipamentos

9 - Solicitar reposição de materiais

L - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 - Estimular adesão e continuidade do tratamento

2 - Demonstrar perseverança

3 - Demonstrar equilíbrio emocional

4 - Trabalhar em equipe

5 - Transmitir segurança

6 - Demonstrar criatividade

7 - Lidar com público

8 - Demonstrar habilidade de comunicação

9 - Contornar situações adversas

10 - Demonstrar dinamismo

11 - Demonstrar habilidade manual

12 - Demonstrar capacidade motora fina

13 - Demonstrar capacidade de observação

14 - Demonstrar capacidade de percepção

15 - Demonstrar iniciativa

MÉDICO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA:

Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica , e demais atribuições requeridas pelo Diretor da área.

GRAU DE INSTRUÇÃO:

Curso Superior Completo na área e registro no Conselho Regional de Medicina

CARGA HORÁRIA:

20 Horas Semanais

Observar descrição do CBO do Ministério do Trabalho.

ANEXO III

FORMULÁRIO DE RECURSOS

À SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO VALE DO BANDEIRANTES

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA DE VITERBO - SP

NOME DO CANDIDATO: _____________________________________________________

CARGO: ____________________________________________________________________

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

[_]

CONTRA INDEFERIMENTO DE ISENÇÃO DE TAXA

Ref. Prova objetiva

[_]

CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Nº da questão:

[_]

CONTRA GABARITO PRELIMINAR

Gabarito Preliminar/Oficial:

[_]

CONTRA RESULTADO PROVA OBJETIVA

Resposta Candidato:

[_]

CONTRA RESULTADO PROVA DE TÍTULOS

 

[_]

CONTRA RESULTADO PROVA PRÁTICA

 

Justificativa do candidato - Razões do Recurso
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

Reproduzir a quantidade necessária. Preencher em letra de forma ou digitar e entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

Data: ____/____/____

_____________________________
Assinatura do candidato

ANEXO IV

MODELO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO CONCURSO PÚBLICO 01/2012.

Requerimento de Isenção da Taxa de Isenção:

(_) Candidato desempregado (_) Candidato deficiente físico

REQUISIÇÃO

À Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes,

Eu, ______________________________, Carteira de identidade nº. _______________________, CTPS nº. _____________, SÉRIE nº. ____________, Inscrição nº. ___________, Candidato ao Cargo de: ______________________________, em consonância com o item 2.12 do Edital 001/2012. Venho através deste Instrumento, requerer a isenção da Taxa de Inscrição para o Concurso Público 001/2012, da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo - SP.

Declaro sob as penas da Lei que estou ciente e de acordo com todas as exigências especificadas no Edital.

DOCUMENTOS APRESENTADOS:

Documentos apresentados

Nº. de Documentos/páginas

(_)

RG do requerente

 

(_)

CPF do requerente

 

(_)

Cópia da CTPS

 

(_)

Laudo Médico

 

SANTA ROSA DE VITERBO, _____ de Agosto de 2012.

__________________________
Assinatura do Candidato

__________________________________
Assinatura do Responsável p/ recebimento

INSTRUÇÕES:

O Candidato deverá:

1) Todos os Documentos apresentados deverão ser autenticados em Cartório por tabelião.

2) Caso o candidato esteja desempregado deverá apresentar cópia autenticada da página em que conste o ultimo registro de admissão e a página que conste o registro da demissão no respectivo emprego.

3) Caso o candidato seja portador de deficiência física, deverá apresentar laudo médico, original ou autenticado em cartório, em que conte clara e expressamente a deficiência portada, o respectivo CID, e o nome e o número de CRM do médico emitente.

4) Não será concedida Isenção da Taxa de Inscrição ao Candidato que:

I . Omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

II . Fraudar e/ou falsificar documentos;

III . Pleitear a isenção, sem apresentar cópia autenticada dos documentos previstos.

IV . Não observar os locais, os prazos e horários estabelecidos no Edital.

5) As informações prestadas no requerimento de isenção da taxa de inscrição, bem como a documentação apresentada, serão de inteira responsabilidade do requerente, podendo o mesmo responder, a qualquer momento por crime contra a fé pública.

6) A relação das isenções deferidas será divulgada no site www.valedobandeirantes.com.br devendo o pretendente verificar o deferimento ou não, para que no caso de indeferimento, restará tempo hábil ao pagamento da taxa de inscrição.