UEA - Universidade do Estado do Amazonas - AM

Notícia:   Abertas 12 vagas para Professor Auxiliar de até R$ 4.767,53 na UEA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

EDITAL Nº 10/2013

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA PARA A ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

A REITORA, EM EXERCÍCIO, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o atendimento de necessidade temporária de interesse público, torna pública a abertura de Processo Seletivo Simplificado, para atender as necessidades da Escola Superior de Ciências da Saúde, conforme disposto no art. 37, inciso IX da Constituição Federal Nº. art. 108, § 1º da Constituição do Estado do Amazonas, Lei nº. 2.607 de 28 de junho de 2000, alterada pela Lei 2.616 de 26 de setembro de 2000 e o Decreto nº. 27.742, de 16 de julho de 2008, e nos termos da autorização governamental constante do processo administrativo nº. 2013/00003916 - ESA/ UEA.

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O processo seletivo simplificado será regido por este Edital, e coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento.

1.2 - A realização do Processo Seletivo Simplificado será de responsabilidade da Comissão designada por Portaria do Reitor.

1.3 - Será de responsabilidade da Comissão, de que trata o item anterior, a divulgação no site da UEA www.uea.edu.br e no mural da Escola Superior de Ciências da Saúde, de todas as fases do processo.

1.4 - A seleção de que trata este Edital será realizada mediante Análise Documental e Curricular (P fase) eliminatória e classificatória e Prova Didática (2ª fase) de caráter classificatório e eliminatório.

1.5 - O número de vagas, a carga horária semanal, o turno e os requisitos mínimos do cargo serão aqueles informados no Anexo I deste Edital.

1.6 - Os estipêndios relativos ao cargo serão iguais aos fixados por lei para a classe inicial da categoria correspondente à titulação respectiva, nos termos do Inciso I do art. 8º da Lei nº. 3.656/2011 de 01/09/2011, que atualmente perfazem os valores constantes no Anexo II deste Edital.

2 - DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 - Apresentar os documentos constantes no Anexo V deste Edital;

2.2 - Atender aos requisitos para a vaga a qual concorre e cumprir todas as determinações deste Edital.

3 - DAS INSCRIÇÕES

3.1 - A inscrição deverá ser efetuada por meio de entrega da ficha de inscrição Anexo III currículo padronizado Anexo IV ou Lattes e demais documentos Anexo V, no período de 25/2/2013 a 8/3/2013 das 8 às 12 horas e das 14 as 18 horas, na Escola Superior de Ciências da Saúde, situada na Av. Carvalho Leal, 1777 - Cachoeirinha - CEP 69.065-001 Manaus - Amazonas.

3.2 - As informações do currículo deverão ser devidamente comprovadas por meio de documentos em cópias originais ou autenticadas pela Comissão do Processo Seletivo.

3.3 - Não será cobrado qualquer valor a título de inscrição.

3.4 - As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Processo Seletivo o direito de excluir do Processo Seletivo Simplificado os currículos que não estiverem de acordo com o módelo especificado no Anexo IV ou Lactes, e preenchido de forma incompleta, incorreta e ilegível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.5 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

3.6 - No ato da entrega dos documentos comprobatórios dos requisitos mínimos e do currículo não serão verificados os comprovantes para Análise Documental e para a Análise Curricular. O candidato que não satisfizer as condições de participação referidas será eliminado do processo seletivo.

4 - ANÁLISE DOCUMENTAL E CURRICULAR - ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA (1ª FASE)

4.1 - A análise curricular será realizada pela Comissão de Processo Seletivo, a que se refere o item 1.2.

4.2 - A análise documental terá caráter eliminatório e a análise curricular terá caráter classificatório.

4.3 - Na análise documental será verificado se o candidato satisfaz as condições de participação no processo seletivo.

4.4 - Uma vez constatado que o candidato atende as condições de participação no processo seletivo, a comissão procederá à análise curricular.

4.5 - A análise curricular será procedida pela contagem de pontos apurados conforme disposto no quadro de critérios a seguir descrito.

PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO

1.Titulação Acadêmica na área do Processo Seletivo:

 

1.1 - Doutorado

3 pontos

1.2 - Mestrado

2 pontos

2.Experiência no Magistério Superior na área do Processo Seletivo

1 ponto por ano completo até o limite de 5 pontos

VALOR MÁXIMO DE PONTOS

10 pontos

4.6 - Para receber a pontuação relativa à experiência profissional no Magistério Superior, o candidato deverá apresentar Cópia da Contagem de Tempo ou Declaração do Empregador, expedida pelo setor de pessoal do órgão ou empresa (em cópia legível) que ateste o período em que o candidato trabalha ou trabalhou em suas dependências e a espécie do serviço realizado.

4.7 - Os candidatos classificados na análise curricular (P fase) serão convocados para a prova didática, obedecida a ordem de classificação em até 3 (três) vezes o número de vagas, mediante publicação no site oficial da instituição www.uea.edu.br e afixação no mural da Escola Superior de Ciências da Saúde.

4.8 - Havendo empate na análise curricular, o critério para desempate será o candidato com maior tempo de experiência no Magistério Superior, comprovado por meio de contagem de tempo e ou declaração, nos termos do item 4.6 e candidato de maior idade.

5 - DA PROVA DIDÁTICA (2ª FASE)

5.1 - A Prova Didática, exclusivamente para os candidatos pré-selecionados na 1ª fase, será realizada por ordem de classificação conforme disposto no item 4.7 deste edital.

5.2 - Os classificados para prova didática (2ª fase) serão convocados mediante publicação no site oficial www.uea.edu.br e afixação no mural da Escola Superior de Ciências da Saúde.

5.3 - A Prova Didática consistirá de Aula ministrada pelo candidato, sob tema constante do Anexo VII, previamente sorteado, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas de antecedência da prova.

5.4 - O não comparecimento à sessão de sorteio do tema para a prova didática, por qualquer motivo, implicará na desclassificação automática e irrecorrível do candidato.

5.5 - É vedado ao candidato assistir às provas dos demais, sob pena de desclassificação.

5.6 - Antes de iniciar sua prova didática o candidato deverá entregar a cada membro da banca examinadora uma cópia do respectivo Plano de Aula.

5.7 - A aula terá duração de 30 minutos, vedada a interrupção por parte da banca examinadora.

5.8 - A Prova Didática será realizada perante Banca Examinadora designada por ato da Comissão em horário e local mencionados.

5.9 - A Banca Examinadora será composta por 3 (três) membros e 1(um) suplente, docentes, integrantes de instituição de ensino superior ou de pesquisa no Amazonas.

5.10 - São impedidos de integrar a Banca Examinadora aqueles que tiverem entre os candidatos inscritos parentes ou afins até o terceiro grau.

5.11 - Os candidatos inscritos poderão, no prazo de 2 (dois) dias contados da designação da Banca Examinadora, argüir justificadamente o impedimento de quaisquer de seus membros.

5.12 - A impugnação será apreciada pela Comissão do Processo Seletivo que, se julgar procedente, fará a substituição.

5.13 - A avaliação da Prova Didática será feita mediante a atribuição, por cada um dos membros da banca examinadora, inclusive o presidente, de nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a pontuação final, a média aritmética das mesmas, considerando eliminado do Processo Seletivo os candidatos que obtiverem pontuação inferior a 7,0 (sete).

5.14 - A pontuação na Prova Didática será atribuída de acordo com os critérios a seguir:

ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1. Plano de aula

 

1.1 adequação dos objetivos

0,80

1.2 dados essenciais do conteúdo

0,50

1.3 seleção dos procedimentos didáticos

0,40

1.4 propriedades dos instrumentos de verificação aos objetivos propostos

0,40

1.5 indicação das referências

0,30

Subtotal

2,40

2. Desenvolvimento

 

2.1 introdução

0,60

2.2 apresentação seqüencial do conteúdo

0,80

2.3 relevância dos dados em função dos objetivos

0,70

2.4 atualidade das informações

0,80

2.5 exatidão, domínio e segurança na exposição dos conteúdos.

2,00

2.6 exposição clara e objetiva com dicção correta, fluência e adequação da linguagem.

0,70

2.7 variação de procedimentos didáticos

0,70

2.8 síntese integradora: revisão, aplicação e utilidade da informação e instrumentos de verificação.

0,80

2.9 adequação ao tempo disponível

0,50

Subtotal

7,60

VALOR MAXIMO DE PONTOS

10,00

6 - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

6.1 - A pontuação, para fins de classificação final, será obtida a partir da aplicação da expressão a seguir:

PF = PAC + PPD,

Onde:

PF = Pontuação final

PAC = Pontuação Análise Curricular

PPD = Média da Pontuação da Prova Didática

7- DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

7.1 - Como critérios para desempate na classificação final serão considerados:

a) Candidato com maior tempo no Magistério Superior.

b) Candidato com maior idade.

8- DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS/CONVOCAÇÃO

8.1 - A Comissão do Processo Seletivo Simplificado encaminhará ao Reitor da Universidade, no prazo de 15 (quinze), dias a contar do encerramento do Processo Seletivo Simplificado a classificação final dos candidatos para fins de homologação, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, por ato do Reitor da Universidade, publicado no Diário Oficial do Estado.

8.2 - A divulgação da classificação final dos candidatos, depois de homologada, será disponibilizada no site da UEA www.uea.edu.br e no mural da Escola Superior de Ciências da Saúde.

8.3 - A convocação para contratação obedecerá à ordem de classificação final dos candidatos.

8.4 - A convocação para contratação dar-se-á por meio de publicação no site da UEA www.uea.edu.br, e afixação no mural da Escola Superior de Ciências da Saúde.

8.5 - O candidato que no prazo de 2 (dois) dias úteis não atender à convocação de que trata o item anterior será considerado desistente.

9 - DAS CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO

9.1 - O prazo do contrato de trabalho será de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado, obedecendo às normas da Lei 2.607/00.

9.2 - São condições para contratação:

a) Ter sido classificado no processo seletivo simplificado;

b) Apresentar documentação completa, conforme relação expedida pela Coordenadoria de Recursos Humanos/PROADM/UEA;

c) Apresentar aptidão, sem qualquer restrição, no exame médico admissional;

d) Não ser servidor da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e/ou dos Municípios, nem empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas, ressalvadas as acumulações lícitas prevista no art. 37, inciso XVI da Constituição Federal e no art. 109, inciso XV da Constituição Estadual.

10 - DOS RECURSOS

10.1 - Os recursos deverão ser dirigidos à Comissão do Processo Seletivo, entregues sob protocolo, pelo próprio candidato, devidamente fundamentado, constando o nome do candidato número da inscrição, endereço para correspondência, endereço eletrônico e telefone.

10.2 - O prazo para interposição de recurso da Análise Documental é de 2 (dois) dias úteis após sua divulgação e da Prova Didática, de 2 (dois) dias corridos após a divulgação do resultado final.

10.3 - Admitido o recurso, caberá à Comissão do Processo Seletivo reformar ou manter o ato impugnado, cuja decisão será comunicada ao candidato, através do e-mail informado pelo candidato no currículo no prazo de até 2 (dois) dias úteis.

11 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 - A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o processo seletivo simplificado contidas neste Edital.

11.2 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, no site da UEA www.uea.edu.br e no mural da Escola Superior de Ciências da Saúde, as etapas do processo seletivo simplificado.

11.3 - O candidato poderá obter informações referentes ao processo seletivo simplificado na Escola Superior de Ciências da Saúde, no endereço: Av. Carvalho Leal, 1777 - Cachoeirinha - Manaus - Amazonas, no horário comercial;

11.4 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidds pela Pró-Reitoria de Planejamento e, se necessário, encaminhados à Procuradoria Jurídica da UEA.

11.5 - Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital somente poderão ser feitas por meio de retificação divulgada no site institucional e quadros de aviso da UEA.

11.6 - O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 2 (dois anos) após a publicação da portaria de homologação.

Parágrafo Único - Ocorrendo vacância durante o período de validade do processo seletivo, será convocado o candidato aprovado na ordem da sequência.

11.7 - Integram o presente Edital os seguintes Anexos:

ANEXO I - DESCRIÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CARGOS

ANEXO II - REMUNERAÇÃO DOS CARGOS/FUNÇÕES

ANEXO III - FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO IV - MODELO DE CURRÍCULO

ANEXO V - DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

ANEXO VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

ANEXO VII - TEMAS DA PROVA DIDÁTICA

REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 21 de fevereiro de 2013.

MARLY GUIMARÃES FERNANDES COSTA
Reitora da Universidade do Estado do Amazonas, em exercício

ANEXO I - DESCRIÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CARGOS CLASSE: PROFESSOR AUXILIAR

CARGO

ÁREA DE CONHECIMENTO

REQUISITOS MÍNIMOS

REGIME DE TRABALHO

NÚMERO DE VAGAS

Professor Auxiliar

Fundamentos de Anatomia Humana

Graduação em Biomedicina ou Enfermagem ou Medicina ou Odontologia ou Fisioterapia, com Especializáção

40h

1

Professor Auxiliar

Anatomia Humana

Graduação em Medicina com no Mínimo Residência Médica Credenciada Pelo CNRM/MEC ou Título de Especialista Reconhecido Pela AMB

40h

2

Professor Auxiliar

Epidemiologia Clínica

Graduação em Medicina e áreas afins com no Mínimo Residência Médica em Epidemiologia Credenciada Pelo MEC ou Especialização em Epidemiologia e Epidemiologia Clínica

40h

1

Professor Auxiliar

Psiquiatria

Graduação em Medicina Com no Mínimo Residência Médica em Psiquiatria Credenciada Pelo CNRM/MEC ou Título de Especialista em Psiquiatria

40h

1

Professor Auxiliar

Clínica Médica (Pneumologia)

Graduação em Medicina com Residência Médica em Pneumologia Credenciada CRNM/MEC ou Título de Especialista em Pneumologia Reconhecido Pela AMB

40h

1

Professor AuxiliarClínica Médica (Nefrologia)Graduação em Medicina com Residência Médica em Nefrologia Credenciada pelo CNRM/MEC e/ou Título de Especialista em Nefrologia emitido pela AMB 40h1
Professor AuxiliarPediatriaGraduação em Medicina com Residência em Pediatria Credenciada pelo CNRM/MEC ou Especialização em Pediatria com Título emitido pela AMB40h1
Professor AuxiliarGinecologia/ObstetríciaGraduação em Medicina com Residência em Ginecologia e Obstetrícia Credenciada pelo CNRM/MEC ou Título de Especialista Genecologia e Obstetrícia emitidos pela AMB40h2
Professor AuxiliarEstágio em Saúde ComunitáriaGraduação em Medicina com no Mínimo Residência Médica em Saúde Coletiva ou Saúde Pública ou Áreas Afins Credenciada Pelo CNRM/MEC ou Título de Especialista em Saúde Coletiva ou Saúde Pública ou Áreas Afins Reconhecido Pela AMB40h1
Professor AuxiliarFisiologia HumanaGraduação na área de Ciências Biológicas ou na área da Saúde, com Especialização na área de conheciemento do Processo Seletivo40h1
TOTAL12

ANEXO II - REMUNERAÇÃO DOS CARGOS/FUNÇÕES

REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS

CARGO

CLASSE

GRUPO OCUPACIONAL

NÍVEL INICIAL

VENCIMENTO BÁSICO

GRATIFICAÇÃO DE TITULAÇÃO

REMUNERAÇÃO

Professor

Auxiliar

Especialização

A

R$ 3.178,35

R$ 1.589,18

R$ 4.767,53

Assistente

Mestrado

A

R$ 4.162,14

R$ 2.081,07

R$ 6.243,21

Adjunto

Doutorado

A

R$ 5.533,59

R$ 2.766,79

R$ 8.300,38

*O professor temporário fará jus ao pagamento da retribuição conforme titulação estabelecida no Anexo I I deste Edital, sendo vedada qualquer alteração posterior.

ANEXO III - FICHA DE INSCRIÇÃO

Nº. da Inscrição: __________________________________________________________

CANDIDATO AO CARGO DE PROFESSOR __________________________________

Nome do Candidato:_______________________________________________________

Identidade:____________ -______ Órgão Expedidor:_____________________________

CPF:___________________________________ Data de Nascimento:_____/____/_____

Nacionalidade:___________________________ Naturalidade:_____________________

Título de Eleitor:___________________________ Zona:___________ Seção:_________

Endereço:________________________________________________ Nº.___________

Bairro: _____________________Município:___________________________ UF: ____

Escolaridade: ___________________________________________________________

Telefone: (_)_________________________ Celular: (_)__________________________

E-mail: _______________________________________________________________

DECLARO ESTAR CIENTE E ACEITO AS CONDIÇÕES DO PRESENTE PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA - EDITAL Nº. 10/2013. DECLARO, TAMBÉM, SOB AS PENAS DA LEI, SEREM VERDADEIRAS AS INFORMAÇÕES PRESTADAS.

Data da Inscrição: ___ /___ /_____

Assinatura do Candidato: _________________________

PROTOCOLO DE RECEBIMENTO

Destinatário:

Endereço: Av. Carvalho Leal, 1777 - Cachoeirinha - Manaus - Amazonas
Discriminação: Recebi a Ficha de Inscrição nº.________ /2013, Anexo II do Edital 10/2013.
Assinatura do Recebedor: _______________________

Manaus,____ de _____________ de 2013.

ANEXO IV - MODELO DE CURRÍCULO

(Este currículo poderá ser substituído pelo currículo lattes ou outro currículo, desde que o mesmo contenha todas as informações solicitadas)

I - DADOS PESSOAIS

Nome:______________________________________________________________________

Endereço:____________________________________________________ Nº.____________

Bairro:_______________________________ Município:_____________________ UF:______

Telefone: (___)______________________ Celular: (_)________________________________

E-mail:______________________________________________________________________

Data de Nascimento:_______ /____ /_____ Estado Civil _______________________________

Naturalidade:________________________________________________________________

Profissão: __________________________________________________________________

a) FORMAÇÃO ____________________________________________________________

b) CAPACIDADE TÉCNICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

b.1 - instituição onde trabalhou:_________________________________________________

Cargos ocupados ou funções exercidas:___________________________________________

Período:______ /____ /______ a ______ /_____ /______

Experiência adquirida/principais atividades:__________________________________________

b.2 - Instituição onde trabalhou:__________________________________________________

Cargos ocupados ou funções exercidas:____________________________________________

Período:______ /____ /______ a ______ /_____ /______

Experiência adquirida/principais atividades:_________________________________________

Tempo de experiência profissional na função/cargo a que concorre:_______________________

ANEXAR OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE TODOS OS ELEMENTOS DECLARADOS

Assinatura: ________________________________________ Data:____ /___ /_____

ANEXO V - DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

1. Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo III) incluindo cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Residência);

2. Curriculum Vitae modelo Anexo IV ou Lattes, contendo a relação dos títulos devidamente comprovados com diplomas e/ou certificados, declarações, carteira de trabalho originais ou cópias reprográficas devidamente autenticadas;

3. Se estrangeiro, diploma devidamente revalidado, nas formas da legislação aplicável, bem como documentos comprobatórios de que está regular e pode trabalhar no País.

ANEXO VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

FASES DE EXECUÇÃODATA

Período de Inscrição

25/2/2013 a 8/3/2013 das 8h às 12h e das 14h as 18h
Análise Documental e Curricular11/3/2013
Divulgação do Resultado da Análise Documental e Curricular11/3/2013
Divulgação da Banca Examinadora11/3/2013
Período de Recurso12/3/2013 e 13/3/2013
Sorteio:
1 - Tema da Prova Didática
2 - Ordem de Apresentação
14/3/2013 às 8h
Entrega do Plano de Aula15/3/2013 às 11h (Direção ESA)
Realização da Prova Didática15/3/2013, 16/3/2013 e 18/3/2013 Horário será informado no dia do Sorteio.
Divulgação do Resultado20/3/2013

ANEXO VII - TEMA DA PROVA DIDÁTICA

1. Sistema Esquelético

2. Sistema Articular

3. Sistema Muscular

4. Sistema Digestório

5. Sistema Respiratório

ANTONIA HUMANA

1. Antonia Topográfica de Cabeça

2. Antonia Topográfica do Pescoço

3. Mediastino

4. Pelve Padrão Normal e Variações

5. Períneo

EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA

1. Identificação dos Fatores de Risco e Vigilância das Doenças

2. Teste Diagnósticos

3. Fatores Prognósticos e Testes de Novos tratamentos

4. Qualidade de Vida

5. Delineamento de Estudo em Epidemiologia Clínica

PSIQUIATRIA

1. Transtornos de Ansiedade - Pânico

2. Depressão Maior

3. Transtorno Bipolar de Humor

4. Transtornos Esquizofrênicos

5. Transtornos de Estresse Pós-Traumático

PNEUMOLOGIA

1. Tuberculose

2. Tabagismo

3. Pneumonias Adquiridas na Comunidade

4. Asma Brônquica

5. DPOC

CLÍNICA MÉDICA (NEFROLOGIA)

1. Glomerulonefrite Difusa Aguda

2. Síndrome Nefrótica

3. Hipertensão Arterial Reno Vascular

4. Nutrição no Paciente Nefropata

5. Transplante Renal

PEDIATRIA

1. Aleitamento Materno e Alimentação na Infância e na Adolescência

2. Crescimento e Desenvolvimento Normal da Criança e do Adolescente

3. Imunização na Criança e no Adolescente

4. Diarréia Aguda na Infância

5. Infecções das Vias Aéreas Superiores

GINECOLOGIA/OBSTETRÍCA

1. Lesões Pré-Neoplásicas do Colo Uterino

2. Vulvovaginites

3. Miomatose Uterina

4. Prevenção e Detecção do Câncer de Mamas

5. Climatério

ESTÁGIO EM SAÚDE COMUNITÁRIA

1. Políticas de Saúde no Brasil

2. A Trajetória da Estratégia Saúde da Família

3. Planejamento em Saúde

4. Atenção Primária em Saúde

5. O Pacto Pela Saúde no SUS

FISIOLOGIA HUMANA

1. Potenciais de Membrana e Potenciais de Ação.

2. Fisiologia da Contração Muscular: Músculo Estriado Esquelético, Cardíaco e Liso

3. Transporte de Gases e Regulação da Respiração

4. Regulação da Pressão Arterial e Hipertensão Arterial

5. Controle das Secreções do Trato Gastrointestinal

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