1. Objetivo:
O presente EDITAL objetiva contratar 01 (um) profissional de nível AD2 para atuar como Chefe de Unidade de Conservação na APAs Nhamundá e Guajuma.
2. Justificativa:
O Governo do Estado do Amazonas instituiu em junho de 2007 através da Lei Complementar 53 o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), sendo pioneiro no âmbito legislativo entre os Estados da Amazônia Legal. Estruturalmente, a Lei do SEUC criou o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) - destinado ao estabelecimento de políticas e programas de gestão das Unidades de Conservação (UC).
Existem 41 unidades de conservação estaduais, cobrindo áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, somando aproximadamente 19 milhões de hectares protegidos. A Lei do SEUC, por compor o conjunto de UC estaduais, municipais e particulares de acordo com seu Artigo 3, estabelece o fortalecimento e descentralização da gestão de espaços protegidos, junto aos municípios e seus particulares. O fortalecimento da política ambiental no interior é um componente estratégico dentro das principais diretrizes da política do Governo Omar Aziz, para o desenvolvimento sustentável no Estado do Amazonas.
3. Atribuições:
O profissional deverá realizar as seguintes atividades rotineiras, dentre outras:
- Articular e interagir com os diferentes atores envolvidos no processo de gestão da UC;
- Monitorar as atividades no âmbito das parcerias com a UC;
- Organizar e conduzir reuniões participativas;
- Acompanhar e, quando solicitado pela coordenação, executar toda e quaisquer ações/atividades que ocorram na UC sob sua gestão;
- Realizar a divulgação da UC;
- Presidir o conselho consultivo da UC, quando designado pela coordenação do CEUC;
- Elaborar documentos técnicos e financeiros da Gestão da UC;
- Gerenciar o escritório;
- Responsabilizar-se pelos equipamentos e infraestrutura da UC, bem como sua manutenção preventiva;
4. Perfil:
O profissional deverá apresentar os seguintes requisitos:
- Formação de Nível Superior, preferencialmente nas áreas de ciências Agrárias (Engenharia de Pesca, Florestal e Agronomia), ciências biológicas e ciências sociais;
- Capacidade de articulação com empresas públicas e privadas;
- Monitorar as atividades no âmbito das parcerias com a UC;
- Organizar e conduzir reuniões participativas;
- Experiência na articulação com organizações governamentais e não governamentais;
- Habilidades em redigir documentos e consolidar relatórios técnicos e financeiros;
- Experiência profissional em instituições públicas, privadas ou mistas de gestão de unidades de conservação;
- Experiência na utilização de bússolas e GPS.
5. Documentos para candidatura:
- Cópia de diploma e ou certificado de conclusão de ensino superior devidamente reconhecido por instituições de ensino competentes;
- Possuir carteira CNH - B e preferencialmente ARRAIS amador;
- Certidões Negativas dos setores de distribuição dos Foros Criminais da Justiça Federal, estadual e Eleitoral.
- Currículum resumido (máximo 3 páginas) com ênfase nos quesitos apresentados nos itens 4 e 9 com documentos comprobatórios;
- Carta de intenções com no máximo 1 página justificando o interesse no cargo;
- Carta de referência profissional anterior (preferencialmente do último empregador);
- Plano de trabalho, identificando metas (ações), programas, atividades e resultados esperados para um prazo de um ano (máximo três laudas).
6. Remuneração e número de vagas:
Cargo Comissionado, nível AD2 - R$ 4.209,57 01 vaga para as APAs Nhamundá e Guajuma
7. Local de trabalho e supervisão:
O profissional contratado ficará lotado no Centro Estadual de Unidades de Conservação, com residência obrigatoriamente no município de Parintins e com atuação no município de Nhamundá, devendo estar frequentemente dentro da UC.
8. Seleção:
Os candidatos serão selecionados por um processo seletivo baseado no mérito e experiência relatados, conforme constante na documentação comprobatória encaminhada.
O processo seletivo será feito em três fases de caráter eliminatório e classificatório, sendo:
1ª FASE: Análise dos documentos;
2ª FASE: Entrevista.
A seleção será feita por uma comissão de seleção instituída no âmbito do CEUC.
A documentação que for enviada incompleta não será analisada pela comissão de seleção e o candidato será sumariamente eliminado da próxima etapa.
9. Pontuação do Curriculum Vitae
Experiência Profissional | Pontuação |
Atuação em cargos de chefia ou cargo administrativo em áreas protegidas ou ambiental na Amazônia; | 15 |
Atuação na chefia ou cargo administrativo em áreas protegidas em outras regiões, que não seja na Amazônia; | 10 |
Experiência profissional em instituições públicas, privadas ou mistas de gestão de unidades de conservação no Brasil; | 10 |
Experiência profissional em instituições públicas, privadas ou mistas de gestão de unidades de conservação na Amazônia; | 8 |
10. Cronograma
Publicação do Edital | 02/05/2013 |
Prazo de encerramento das Inscrições | 08/05/2013 |
Publicação do Resultado Provisório | 10/05/2013 |
Apresentação de Recursos | 13/05/2013 |
Publicação do Resultado Final | 17/05/2013 |
Apresentação no CEUC para assumir a função | 20/05/2013 |
Os interessados deverão enviar os documentos necessários em formato digital para o e-mail adri_gusmao@hotmail.com ou impresso, a ser entregue na recepção do CEUC, de acordo com cronograma por este edital. As inscrições feitas sem atender ao item documentos necessários não serão avaliados pela comissão de seleção.
A/C Seleção - Chefe de Unidade de Conservação-AM
Centro Estadual de Unidades de Conservação - CEUC
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (SDS)
Rua Mário Ipiranga Monteiro 3280 - Parque Dez de Novembro - CEP 69.050-030
Manaus - Amazonas
Fone: (92) 3642-4607