CEUC - Centro Estadual de Unidades de Conservação - AM

Notícia:   Aberta vaga para profissional no CEUC - AM na APAs Nhamundá e Guajuma

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - SDS

CENTRO ESTADUAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - CEUC

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 003/2013

1. Objetivo:

O presente EDITAL objetiva contratar 01 (um) profissional de nível AD2 para atuar como Chefe de Unidade de Conservação na APAs Nhamundá e Guajuma.

2. Justificativa:

O Governo do Estado do Amazonas instituiu em junho de 2007 através da Lei Complementar 53 o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), sendo pioneiro no âmbito legislativo entre os Estados da Amazônia Legal. Estruturalmente, a Lei do SEUC criou o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) - destinado ao estabelecimento de políticas e programas de gestão das Unidades de Conservação (UC).

Existem 41 unidades de conservação estaduais, cobrindo áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, somando aproximadamente 19 milhões de hectares protegidos. A Lei do SEUC, por compor o conjunto de UC estaduais, municipais e particulares de acordo com seu Artigo 3, estabelece o fortalecimento e descentralização da gestão de espaços protegidos, junto aos municípios e seus particulares. O fortalecimento da política ambiental no interior é um componente estratégico dentro das principais diretrizes da política do Governo Omar Aziz, para o desenvolvimento sustentável no Estado do Amazonas.

3. Atribuições:

O profissional deverá realizar as seguintes atividades rotineiras, dentre outras:

- Articular e interagir com os diferentes atores envolvidos no processo de gestão da UC;

- Monitorar as atividades no âmbito das parcerias com a UC;

- Organizar e conduzir reuniões participativas;

- Acompanhar e, quando solicitado pela coordenação, executar toda e quaisquer ações/atividades que ocorram na UC sob sua gestão;

- Realizar a divulgação da UC;

- Presidir o conselho consultivo da UC, quando designado pela coordenação do CEUC;

- Elaborar documentos técnicos e financeiros da Gestão da UC;

- Gerenciar o escritório;

- Responsabilizar-se pelos equipamentos e infraestrutura da UC, bem como sua manutenção preventiva;

4. Perfil:

O profissional deverá apresentar os seguintes requisitos:

- Formação de Nível Superior, preferencialmente nas áreas de ciências Agrárias (Engenharia de Pesca, Florestal e Agronomia), ciências biológicas e ciências sociais;

- Capacidade de articulação com empresas públicas e privadas;

- Monitorar as atividades no âmbito das parcerias com a UC;

- Organizar e conduzir reuniões participativas;

- Experiência na articulação com organizações governamentais e não governamentais;

- Habilidades em redigir documentos e consolidar relatórios técnicos e financeiros;

- Experiência profissional em instituições públicas, privadas ou mistas de gestão de unidades de conservação;

- Experiência na utilização de bússolas e GPS.

5. Documentos para candidatura:

- Cópia de diploma e ou certificado de conclusão de ensino superior devidamente reconhecido por instituições de ensino competentes;

- Possuir carteira CNH - B e preferencialmente ARRAIS amador;

- Certidões Negativas dos setores de distribuição dos Foros Criminais da Justiça Federal, estadual e Eleitoral.

- Currículum resumido (máximo 3 páginas) com ênfase nos quesitos apresentados nos itens 4 e 9 com documentos comprobatórios;

- Carta de intenções com no máximo 1 página justificando o interesse no cargo;

- Carta de referência profissional anterior (preferencialmente do último empregador);

- Plano de trabalho, identificando metas (ações), programas, atividades e resultados esperados para um prazo de um ano (máximo três laudas).

6. Remuneração e número de vagas:

Cargo Comissionado, nível AD2 - R$ 4.209,57 01 vaga para as APAs Nhamundá e Guajuma

7. Local de trabalho e supervisão:

O profissional contratado ficará lotado no Centro Estadual de Unidades de Conservação, com residência obrigatoriamente no município de Parintins e com atuação no município de Nhamundá, devendo estar frequentemente dentro da UC.

8. Seleção:

Os candidatos serão selecionados por um processo seletivo baseado no mérito e experiência relatados, conforme constante na documentação comprobatória encaminhada.

O processo seletivo será feito em três fases de caráter eliminatório e classificatório, sendo:

1ª FASE: Análise dos documentos;

2ª FASE: Entrevista.

A seleção será feita por uma comissão de seleção instituída no âmbito do CEUC.

A documentação que for enviada incompleta não será analisada pela comissão de seleção e o candidato será sumariamente eliminado da próxima etapa.

9. Pontuação do Curriculum Vitae

Experiência Profissional

Pontuação

Atuação em cargos de chefia ou cargo administrativo em áreas protegidas ou ambiental na Amazônia;

15

Atuação na chefia ou cargo administrativo em áreas protegidas em outras regiões, que não seja na Amazônia;

10

Experiência profissional em instituições públicas, privadas ou mistas de gestão de unidades de conservação no Brasil;

10

Experiência profissional em instituições públicas, privadas ou mistas de gestão de unidades de conservação na Amazônia;

8

10. Cronograma

Publicação do Edital

02/05/2013

Prazo de encerramento das Inscrições

08/05/2013

Publicação do Resultado Provisório

10/05/2013

Apresentação de Recursos

13/05/2013

Publicação do Resultado Final

17/05/2013

Apresentação no CEUC para assumir a função

20/05/2013

Os interessados deverão enviar os documentos necessários em formato digital para o e-mail adri_gusmao@hotmail.com ou impresso, a ser entregue na recepção do CEUC, de acordo com cronograma por este edital. As inscrições feitas sem atender ao item documentos necessários não serão avaliados pela comissão de seleção.

A/C Seleção - Chefe de Unidade de Conservação-AM
Centro Estadual de Unidades de Conservação - CEUC
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