CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO

Notícia:   9 vagas para Professores no CEFET de Rio Verde - GO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO VERDE

ESTADO DE GOIÁS

EDITAL Nº 005, DE 01 DE JULHO DE 2008

CONCURSO PÚBLICO

O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO VERDE - GO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Artigo 11, do Estatuto do CEFET - Rio Verde - GO, aprovado pela Portaria/MEC nº 204, de 26.02.2007, publicado no DOU de 27.02.2007, e de acordo com o disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, alterada pela Lei nº 9.527/1 997 e ainda nos termos da Portaria Interministerial nº 095, de 06 de maio de 2008, Portaria n° 450, de 06.11.2001, ambas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Portaria MEC n° 545, de 06.05.2008, Normas de Realização de Concurso Publico para Docentes Efetivos, aprovadas pelo Conselho-Diretor desta Instituição, TORNA PÚBLICO aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público para provimento de cargo de Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Medida Provisória nº 431, de 14.05.2008, DOU de 14.05.2008, Lei nº 7.596/1 987, Decreto nº 94.664, de 23.07.1987, conforme disposições neste Edital e o que consta no Processo nº 23000.134260/2008-49.

1. O Concurso Público objeto deste Edital destina-se ao provimento de cargos de Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, autorizado pela Portaria MEC n° 545, de 06.05.2008, para exercício no Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO, sob o regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, podendo ocorrer em período diurno e/ou noturno.

1.1. Na Ficha de Inscrição, os candidatos deverão manifestar suas vontades e disponibilidades para transformação do regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais para o de Dedicação Exclusiva, caso seja do interesse da Instituição.

1.1.1. No caso de o professor vir a ser submetido ao regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, conforme previsto no item 1.1, ficará obrigado a prestar 40 (quarenta) horas semanais de trabalho em dois turnos diários completos, bem como impedido de exercer outra atividade remunerada pública ou privada.

1.2. O número de vagas por área do concurso, formação exigida para a inscrição, taxa de inscrição, remuneração, classe e nível inicial, encontram-se especificados nos Anexos I e II, que fazem parte deste Edital.

1.2.1 A entrega de documentos será na Diretoria de Ensino de Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO, localizado na Rodovia Sul Goiana km 01, em Rio Verde - GO.

1.3 O ingresso na Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, dar-se-á conforme Artigo 113 da Medida Provisória nº 431, de 14.05.2008, DOU de 14.05.2008.

1.4 O concurso atenderá o preenchimento das vagas constantes no Anexo I.

2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO:

2.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado, nos termos da legislação em vigor, comprovada a condição de igualdade e gozo dos direitos políticos.

2.2. Estar quite com as obrigações eleitorais para ambos os sexos e com a situação militar para o sexo masculino.

2.3. Possuir escolaridade exigida para o cargo ao qual está concorrendo, conforme descrito no Anexo I.

2.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos.

2.5. Possuir aptidão física e mental que permita o exercício do cargo.

2.6. Curriculum Vitae (Modelo Lattes), atualizado.

2.7. Declaração de bens.

2.8. Declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública ou se há acumulação legal prevista na Constituição Federal.

Os documentos comprobatórios do atendimento aos requisitos acima serão exigidos no ato da nomeação, exceto aqueles já apresentados no ato da inscrição.

Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, inclusive a habilitação e classificação do candidato que não comprovar, quando convocado para nomeação, todos os requisitos exigidos para participação no concurso.

3 - PERÍODO E LOCAL DAS INSCRIÇÕES

a) Período: De 08.07.2008 a 23.07.2008, das 8 h às 10 h e das 14 h às 16 h, nos dias úteis.

b) Local: Diretoria de Ensino de Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO, sito à Rodovia Sul Goiana km 01 em Rio Verde - GO.

4 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

4.1. Preencher e assinar a Ficha de Inscrição, com a declaração de que está ciente do presente Edital e de que acata as normas do Concurso;

4.1.1. A Ficha de Inscrição não poderá conter rasuras, emendas ou entrelinhas;

4.2. Apresentar comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, recolhida através de GRU (Guia de Recolhimento da União), disponível no sítio: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, preenchendo os campos a seguir discriminados: Unidade Favorecida - Código: 153224 - Gestão: 26325, Recolhimento - Código: 28830-6; CPF: do candidato; Contribuinte: nome do candidato; Valor: conforme Anexo II. A Taxa de Inscrição deverá ser paga somente nas agências do Banco do Brasil S.A e não será restituída, nem isentada em hipótese alguma;

4.3. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:

a) cédula de identidade;

b) título eleitoral e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (última eleição), dispensado no caso de brasileiro naturalizado;

c) comprovante de quitação com o Serviço Militar (para os candidatos de sexo masculino), dispensado no caso de brasileiro naturalizado;

d) diploma de graduação, certificado de curso de especialização, ou diploma de mestrado ou doutorado, ou certificado de livre docente, de acordo com o Edital;

e) duas fotografias 3x4 recentes;

f) comprovante do pagamento de taxa de inscrição, conforme fixado no edital do concurso.

g) no ato da inscrição assinar declaração que o candidato está ciente da Lei 8.112 (regime jurídico do servidor público), a qual estará disponível na página do CEFET - Rio Verde, na internet www.cefetrv.edu.br.

h) caso a inscrição seja efetivada por procuração (com firma reconhecida) deverá apresentar os documentos de mandato, identidade do procurador e os mencionados nas alíneas "a" a "g" deste item.

4.3.1. Os candidatos que fizerem inscrição por procuração, deverão apresentar documentos originais no momento do sorteio do(s) tema(s) da Avaliação de Conhecimentos Específicos.

4.3.2. Os diplomas poderão ser substituídos por certificados de conclusão ou ata de defesa, ambos emitidos pela instituição responsável pelo curso, desde que reconhecidos pelo MEC.

4.4. Será indeferida a inscrição do candidato que não satisfizer as condições exigidas, não apresentar títulos devidamente revalidados e não apresentar requerimento instruído com os documentos necessários.

4.5. O Curriculum Vitae (Modelo Lattes) deverá ser entregue com a documentação comprobatória no momento do sorteio do(s) tema(s) da Avaliação de Conhecimento Específicos, na forma do parágrafo 6.2.

4.6. No ato da inscrição, o candidato receberá o comprovante da ficha da inscrição em que constam os documentos entregues e as informações referentes à vaga para a qual o candidato se inscreveu.

4.7. Não serão aceitas inscrições fora do prazo, nem condicional e/ou envio de documentos via fax ou correio.

4.8. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se dos requisitos exigidos para a sua participação no Concurso.

5 - DA BANCA EXAMINADORA

5.1. A Banca Examinadora será constituída a critério da Comissão Organizadora do Concurso.

5.1 .1. A divulgação das bancas examinadoras, bem como das inscrições de todos os candidatos, deverá ocorrer em cinco dias consecutivos, antes do início do concurso.

5.2. A partir da publicação da nomeação das Bancas Examinadoras na página de Internet do CEFET - Rio Verde, será iniciada a contagem do prazo de cinco dias consecutivos para a interposição de recursos contra as composições das mesmas.

5.2.1. O recurso será de reconsideração e formulado à comissão organizadora do concurso, devendo ser fundamentado com as razões de fato e de direito que o justifique, sob pena de indeferimento liminar.

5.2.2. O membro da Banca Examinadora com relação de parentesco até segundo grau com candidato inscrito no Concurso Público deverá manifestar, expressamente, seu impedimento até cinco dias após o término das inscrições dos candidatos.

5.2.3. Não ocorrendo de ofício o procedimento de que trata o item 5.2.2, qualquer candidato poderá, no mesmo prazo, solicitar o afastamento e a substituição do impedido.

5.2.4. Os recursos devem ser encaminhados pessoalmente ou via fax (64) 3620-5640, sendo este último a ser comprovado com documento original enviado via sedex à comissão organizadora do concurso.

6 - DAS AVALIAÇÕES

O Concurso Público compreenderá:

6.1. Avaliação de Conhecimentos Específicos, por meio de avaliação escrita (discursiva), valendo de 0 a 100 (zero a cem) pontos, com duração de 4 (quatro horas);

6.1.1. A Avaliação de Conhecimentos Específicos consistirá na avaliação dos conhecimentos de cada candidato sobre a área de conhecimento, conforme conteúdo programático do Anexo III.

6.1.2. A nota do candidato corresponderá à média aritmética das notas auferidas pelos membros da Banca.

6.1.3. Após o sorteio do(s) tema(s), durante 1(uma) hora, o candidato poderá consultar na sala da avaliação, o material impresso e, ou manuscrito, que o mesmo dispuser. Após o sorteio, os candidatos só poderão se ausentar da sala acompanhados de um fiscal.

6.2. Avaliação de Curriculum Vitae (Modelo Lattes) atualizado junto ao CNPq, impresso no modelo completo, encadernado, em três vias, acompanhado das fotocópias dos comprovantes impressos, encadernadas à parte, em uma via, a serem entregues no momento do sorteio do(s) tema(s) da Avaliação de Conhecimentos Específicos.

6.3. Ao candidato que obtiver maior número de pontos no Curriculum Vitae, de acordo com o Quadro de pontuação a seguir, será atribuída a nota 100 (cem), sendo os demais pontuados proporcionalmente.

QUADRO DE PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

I - ENSINO

A - DOCÊNCIA*

Disciplinas ministradas

Pontos

2 pontos para cada 60 (sessenta) horas efetivamente ministradas (máximo 20 pontos) e comprovada por meio de declaração do Dirigente da Instituição ou de Unidade Acadêmica, contendo carga horária total de cada disciplina ministrada.

* Considerar apenas os últimos 5 anos

B - ORIENTAÇÃO*

1

Aluno orientado em tese de doutorado defendida e aprovada

20

2

Aluno orientado em dissertação de mestrado defendida e aprovada

15

3

Aluno orientado em monografias de especialização aprovada

5

4

Aluno orientado em trabalho de curso de graduação

3

5

Aluno orientado com bolsa de iniciação científica

5

6

Aluno orientado de programa especialização de treinamento (PET)

5

* Considerar apenas os últimos 5 anos

C - OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS*

1

Membro de banca de defesa de dissertação de mestrado ou doutorado

3

2

Membro de banca de qualificação de mestrado e doutorado

1

3

Membro de banca de defesa de monografia ou trabalho de curso

1

* Considerar apenas os últimos 5 anos

II - PRODUÇÃO INTELECTUAL

 

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA*

1

Livros traduzidos

10

2

Monografia de especialização defendida e aprovada

3

3

Artigos em periódicos especializados com conceito mínimo C no Qualis da CAPES

20

4

Nota científica em periódicos especializados com conceito mínimo C no Qualis da CAPES

12

5

Resumo expandido em Anais de Eventos Científicos

2

6

Resumo simples publicada em Anais de Eventos Científicos

1

7

Livro publicado na área de conhecimento do concurso com selo de editoras que possuam corpo editorial

25

8

Capítulos de livro publicado na área de conhecimento do concurso com selos de editoras que possuam corpo editorial

12

9

Organização de livro (coletânea) na área de conhecimento do concurso, publicados com selo de editoras que possuam corpo editorial

8

10

Dissertação de mestrado defendida, aprovada e depositada na biblioteca da Instituição onde obteve o título

10

11

Tese de doutorado defendida, aprovada e depositada na biblioteca da Instituição onde obteve o título

20

* Considerar apenas os últimos 5 anos, exceto para os itens 2, 10 e 11.

III - TITULAÇÃO E QUALIFICAÇÃO**

 

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO

Pontos

1

Candidato regularmente matriculado em programas de mestrado (máximo de 6 pontos)

02/semestre

2

Candidato regularmente matriculado em programas de doutorado (máximo de 12 pontos)

02/semestre

3

Título de mestre em curso reconhecido pela CAPES

30

4

Título de doutor em curso reconhecido pela CAPES

45

5

Candidato em pós - doutoramento (máximo de 8 pontos)

04/semestre

6

Conclusão de pós - doutorado

10

** Pontuar apenas a titulação de maior nível com exceção do pós-doutorado.

6.3.1. O Julgamento do Curriculum consistirá na avaliação de:

I - Ensino (Grupo 1);

II - Produção Intelectual (Grupo 2);

III - Titulação e Qualificação (Grupo 3).

6.3.2. A nota atribuída pela Banca Examinadora, referente ao julgamento do Curriculum Vitae, será o somatório dos pontos dos grupos.

6.3.3. Todos os itens deverão ser devidamente comprovados mediante documentos comprobatórios das atividades realizadas e do tempo em que foram desenvolvidas.

6.3.4. Não serão considerados para fins de pontuação do Curriculum:

I. o simples desempenho de função pública;

II. a condição de sócio de entidade;

III. os concedidos como honraria.

6.4. - Avaliação Didática - Será atribuída uma nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. A nota em cada julgamento corresponderá a média aritmética entre as notas emitidas pelos membros da Banca Examinadora onde serão avaliados o Plano de aula e a apresentação expositiva com duração máxima de 60 (sessenta) minutos, assim distribuídos:

· 30 a 40 minutos de exposição

· 10 a 20 minutos de argüição pela Banca Examinadora.

6.4.1. A Avaliação Didática terá como objetivo aferir a capacidade do candidato em relação aos procedimentos didáticos, ao domínio e ao conhecimento do assunto abordado e às condições para o desempenho de atividades docentes.

6.4.2. O tema da aula será sorteado, de uma lista de 10 tópicos, organizados pela Banca Examinadora, com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas.

6.4.3. A critério da Banca Examinadora, podem os candidatos, sendo mais de 08 (oito), distribuir-se por 02 (dois) ou mais grupos por dia. Os candidatos integrantes de cada grupo serão avaliados no mesmo dia. A ordem de apresentação será definida por sorteio 30 minutos antes do início da primeira aula.

6.4.4. A Avaliação Didática será pública, porém não poderá ser presenciada pelos demais candidatos.

6.4.5. Serão disponibilizados aos candidatos os recursos didáticos: retro- projetor, pincel e quadro branco.

6.4.6. Na ocasião do sorteio da ordem de apresentação, cada candidato deverá entregar 3 (três) cópias de seu plano de aula, à Banca Examinadora.

7. DA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES

7.1. As avaliações serão realizadas no Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde, localizado no endereço citado no item 1.2.1, com início nas datas e horários abaixo:

a) Sorteio do(s) tema(s) da Avaliação de Conhecimentos Específicos e entrega das comprovações do Curriculum Vitae (Modelo Lattes): dia 12.08.2008, às 08 h (oito horas), horário de Brasília.

b) Início da Avaliação de Conhecimentos Específicos: dia 12.08.2008, às 09 h e 30 min (nove horas e trinta minutos), horário de Brasília.

c) Sorteio do tema da Avaliação Didática: dia subseqüente à divulgação do resultado da Avaliação de Conhecimentos Específicos, às 08 h (oito horas), horário de Brasília.

d) Sorteio da ordem de apresentação da Avaliação Didática, entrega do Plano de Aula e início da Avaliação Didática: 24 horas após o sorteio do tema da Avaliação Didática.

7.2. Os procedimentos dos itens "a", "b", "c" e "d", serão realizados no Prédio Pedagógico do CEFET - Rio Verde - GO.

7.3. Caso necessário os horários acima poderão ser prorrogados a critério da Banca Examinadora.

8. CLASSIFICAÇÃO

a) A Nota final de cada candidato será obtida mediante a média aritmética das notas de cada avaliação.

b) Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente das notas finais.

c) Em caso de empate, terá preferência o candidato com:

· Maior titulação

· Maior média na Avaliação Didática

· Maior média na Avaliação de Conhecimentos Específicos

· Maior Média no Curriculum Vitae

· Maior tempo de exercício de magistério.

d) O candidato que faltar ou obtiver nota inferior a 60 (sessenta) na Avaliação de Conhecimentos Específicos, será considerado desclassificado do Concurso, não podendo participar das demais etapas.

9. DA REMUNERAÇÃO

A remuneração obedecerá aos valores constantes na tabela do Anexo II.

10. DO PRAZO DE VALIDADE

O Concurso terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogada por mais 01 (um) ano, contados a partir da data da homologação do resultado.

11 - DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

a) O resultado da Avaliação de Conhecimentos Específicos será divulgado num prazo máximo de 72 horas publicados nos murais de avisos do CEFET - Rio Verde - GO e na página da Internet www.cefetrv.edu.br, contendo o nome do candidato e o número de pontos total alcançados nesta avaliação.

b) Caberá recurso exclusivamente relacionado ao(s) tema(s) da Avaliação de Conhecimentos Específicos, num prazo de 24 (vinte e quatro) horas contados da divulgação do resultado da Avaliação de Conhecimentos Específicos, que deverá ser dirigido à Comissão Organizadora do Concurso do CEFET - Rio Verde - GO.

c) Num prazo máximo de 05 (cinco) dias consecutivos após a última Avaliação Didática será afixado nos murais de avisos do CEFET - Rio Verde - GO e na página da Internet www.cefetrv.edu.br, o nome de cada candidato e o número de pontos alcançados em cada etapa do Concurso.

d) O resultado final do Concurso será divulgado num prazo máximo de cinco (05 dias) consecutivos, após a última Avaliação Didática, através de Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União - DOU.

e) Ao candidato que se julgar injustiçado, é facultado dirigir a Comissão Organizadora do Concurso do CEFET - Rio Verde - GO, recurso fundamentado no prazo de 48 h (quarenta e oito horas) contadas da publicação do Edital de Homologação no DOU.

12 - DAS VAGAS RESERVADAS À PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

12.1. Fica assegurado à pessoa portadora de necessidades especiais o direito de se inscrever neste Concurso, em igualdade de condições com os demais candidatos para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a necessidade de que é portador.

12.2. Para as áreas com apenas uma vaga autorizada no presente Edital, não há reserva para portadores de necessidades especiais.

12.3. Para as áreas com mais de uma vaga para preenchimento neste Edital, bem como para as novas autorizadas para nomeação com aproveitamento do Concurso objeto deste Edital deverá ser observado o percentual de 10% (dez por cento) de reserva para os portadores de necessidades especiais.

12.4. Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente (§ 2°, Art. 37 do Decreto n° 3.298/1999).

12.5. Os candidatos alcançados pelo citado dispositivo legal deverão declarar, no ato da inscrição, serem portadores de necessidades especiais, especificando-a e submetendo-se, quando convocados, à Perícia Médica por Junta Médica Oficial que terá decisão final sobre a identificação do candidato portador de necessidade especial ou não, e o grau de necessidade especial que o capacite ou não, para o exercício do cargo.

12.6. Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência), aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no Artigo 4° do Decreto Federal n° 3.298, de 20.12.1999, que regulamenta a Lei Federal n° 7.853, de 24.10.1989.

12.7. Não havendo candidatos aprovados e classificados para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais as mesmas serão ocupadas pelos demais candidatos aprovados e classificados.

13 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Quando os prazos para inscrição e, ou recursos terminarem em sábado, domingo ou em dia em que não houver expediente ou o expediente for encerrado antes da hora normal, estes ficarão automaticamente prorrogados até o próximo dia útil subseqüente.

13.2. A aprovação do candidato no Concurso não garante o direito de nomeação e sim a expectativa de ser admitido dentro da ordem classificatória, ficando a concretização deste ato condicionada à observância da legislação pertinente.

13.3. Em virtude de haver apenas uma vaga para cada formação exigida, não há reserva para portadores de deficiência.

13.4. Quaisquer informações poderão ser obtidas no endereço já mencionado ou pelo telefone (64) 3620-5641.

VICENTE PEREIRA DE ALMEIDA
DIRETOR-GERAL

EDITAL Nº 005, DE 01.07.2008 - ANEXO I

PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

FORMAÇÃO EXIGIDA PARA O CONCURSO

MATEMÁTICA I

01

40

Licenciatura Plena em Matemática; Bacharelado em Matemática com qualquer licenciatura plena ou mestrado e/ou doutorado cuja dissertação e/ou tese seja na área de Matemática ou Física ou Probabilidade e Estatística.

MATEMÁTICA II

01

40

Licenciatura Plena em Matemática; Bacharelado em Matemática, Engenharia Elétrica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica com qualquer licenciatura plena ou mestrado e/ou doutorado na área de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

01

40

Engenharia de Alimentos ou área afim com qualquer licenciatura plena ou mestrado e/ou doutorado em Tecnologia/Ciências de Alimentos.

LÍNGUA PORTUGUESA/INGLESA

01

40

Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês

ADMINISTRAÇÃO

01

40

Bacharelado em Administração com habilitação em Turismo com qualquer licenciatura plena e/ou especialização e/ou mestrado e/ou doutorado; Bacharelado em Administração com mestrado ou doutorado na área de Turismo.

CONTABILIDADE

01

40

Bacharelado em Ciências Contábeis com qualquer licenciatura plena ou especialização e/ou mestrado e/ou doutorado.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

01

40

Licenciatura Plena ou Bacharelado em Ciências Biológicas, com mestrado ou doutorado cuja dissertação/tese seja na área de anatomia de vertebrados ou fisiologia de vertebrados ou histologia de vertebrados ou biofísica.

GESTÃO AMBIENTAL

01

40

Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola com qualquer licenciatura plena ou mestrado/doutorado cuja dissertação/tese seja na área de Georreferenciamento, Cartografia ou Sensoriamento Remoto.

ZOOTECNIA

01

40

Zootecnia com licenciatura plena em qualquer área ou mestrado e ou doutorado cuja dissertação/tese seja na área de Produção Animal.

OBSERVAÇÃO: CAMPO DE ATUAÇÃO PARA TODAS AS ÁREAS - Ensino, Pesquisa, Extensão e Disciplinas afins, nos cursos Técnicos e Superiores
oferecidos nesta Instituição.

EDITAL Nº 005, DE 01.07.2008 - ANEXO II

PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

VALORES DOS ANEXOS LXXI, LXXII E LXXIII DA MP Nº 431, DE 14.05.2008, DOU DE 14.05.2008

TABELA DE REMUNERAÇÃO INICIAL

GRADUAÇÃO - 40 HORAS

ESPECIALIZAÇÃO - 40 HORAS

MESTRADO - 40 HORAS

DOUTORADO - 40 HORAS

REMUNERAÇÃO

CLASSE

NÍVEL

REMUNERAÇÃO

CLASSE

NÍVEL

REMUNERAÇÃO

CLASSE

NÍVEL

REMUNERAÇÃO

CLASSE

NÍVEL

R$ 2.095,18

D I

1

R$ 2.156,19

D I

1

R$ 2.501,98

D I

1

R$ 3.446,18

D I

1

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO EM R$

GRADUAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO

MESTRADO

DOUTORADO

R$ 52,00

R$ 53,00

R$ 62,00

R$ 86,00

EDITAL Nº 005, DE 01 DE JULHO DE 2008 - ANEXO III

PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

ÁREA/FORMAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MATEMÁTICA I

Licenciatura Plena em Matemática; Bacharelado em Matemática com qualquer licenciatura plena ou mestrado e/ou doutorado cuja dissertação e/ou tese seja na área de Matemática ou Física ou Probabilidade e Estatística.

1. Vetores direcionais: Gradiente, Divergente e Rotacional. Teorema de Green.

2. Espaços vetoriais, subespaços, bases e dimensão. Transformações lineares entre espaços vetoriais e matrizes.

3. Núcleo e imagem de transformações lineares; Autovalores e autovetores. Diagonalização de operadores.

4. Grupos, Subgrupos Normais, Grupos Quocientes e Homomorfismos.

5. Anéis, Ideais, Anéis Quocientes e Homomorfismos;

6. Máximos e Mínimos de Funções de Várias Variáveis.

7. Probabilidade e Estatística: Estatística Descritiva, Teoria Elementar da Probabilidade, Variável Aleatória, Esperança matemática, As Distribuições Binomial, Poisson, Uniforme Contínua, Exponencial, Normal e Amostral da média, Teoria da Estimação, Teoria da Decisão, O Teste de Qui-Quadrado, Correlação, Regressão Linear Simples e o Método dos Mínimos Quadrados.

MATEMÁTICA II

Licenciatura Plena em Matemática; Bacharelado em Matemática, Engenharia Elétrica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica com qualquer licenciatura plena ou mestrado e/ou doutorado na área de Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias

1. Integral de Riemann. Teorema Fundamental do Cálculo e suas aplicações: cálculo de área e volumes de sólidos de revolução.

2. Equações Diferenciáveis Ordinárias e Dependência das soluções em relação às condições iniciais e parâmetros.

3. Transformações lineares. Autovalores e Autovetores.

4. Limite e Continuidade de Funções de uma variável.

5. Máximos e Mínimos de Funções de uma variável e Aplicações.

6. Automação, Simulação e Controle;

7. Mecânica dos sólidos;

8. Termodinâmica;

9. Instalações industriais;

10. Refrigeração;

11. Resistência de materiais;

12. Projetos industriais.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Engenharia de Alimentos ou área afim com qualquer licenciatura plena ou mestrado e/ou doutorado em tecnologia/ciências de alimentos.

1. A carne como alimento: composição física, anatômica, química, valor nutritivo e a transformação do músculo em carne.

2. Fatores que afetam a qualidade da carne e agentes causadores de alterações.

3. Processamento da carne (bovina, suína, de aves e peixes), ingredientes e aditivos usados nos produtos cárneos e subprodutos.

4. Óleos e gorduras: definição, fontes, função alimentar, composição, estruturas físicas e químicas.

5. Industrialização das sementes oleaginosas, extração e refinação de óleos e gorduras, hidrogenação (descrição do processo) e métodos analíticos.

6. Organização do sistema de gestão da qualidade na indústria de alimentos.

7. Controle estatístico de processos: planos de amostragem, mapas de controle e análise de capacidade do processo

8. Boas práticas de fabricação (BPF)

9. Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC)

10. Legislação de alimentos, rotulagem e registro de produtos.

LÍNGUA PORTUGUÊS/INGLESA

Licenciatura Plena em Letras - Português / Inglês

1. Gêneros textuais;

2. Estratégias de leitura e escrita;

3. Discurso e sociedade;

4. Interfaces entre leitura, escrita e experiência;

5. Estruturas gramaticais e construção de sentido;

6. Diferenças sintáticas entre língua portuguesa e língua inglesa;

7. Técnicas de leitura e escrita em língua inglesa.

ADMINISTRAÇÃO

Bacharelado em Administração com Habilitação em Turismo com qualquer licenciatura plena e/ou especialização e/ou mestrado e/ou doutorado; Bacharelado em Administração com mestrado ou doutorado na área de turismo

1. Fundamentos do turismo e hospitalidade;

2. Recepção e reserva em hotelaria;

3. Governança;

4. Administração de controle e faturamento em hotelaria;

5. Administração de eventos em hotelaria;

6. Marketing hoteleiro;

7. Administração de custos;

8. Compras estocagem e controle de estoque;

9. Técnicas Secretariais;

10. Redação empresarial e oficial.

CONTABILIDADE

Bacharelado em Ciências Contábeis com qualquer licenciatura plena ou especialização e/ou mestrado e/ou doutorado

1. Registro de fatos da empresa comercial;

2. Automação de processos contábeis;

3. Administração de tributos;

4. Contabilidade no departamento fiscal;

5. Contabilidade no departamento de pessoal;

6. Contabilidade de Cooperativas;

7. Contabilidade de empresa agrícola e pecuária;

8. Contabilidade de custos;

9. Contabilidade de pessoa física;

10. Ética profissional na contabilidade.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Licenciatura Plena ou Bacharelado em Ciências Biológicas, com mestrado ou doutorado cuja dissertação/tese seja na área de anatomia de vertebrados ou fisiologia de vertebrados ou histologia de vertebrados ou biofísica.

a) Anatomia e Fisiologia de vertebrados

1. Anatomia do sistema circulatório

2. Anatomia do sistema respiratório

3. Anatomia do sistema excretor

4. Anatomia do sistema endócrino

5. Anatomia do sistema nervoso

6. Fisiologia dos nervos e músculos

7. Fisiologia do sistema circulatório

8. Fisiologia do sistema digestivo e metabólico

9. Fisiologia do sistema endócrino

10. Fisiologia do sistema excretor

b) Histologia

1. Histologia e seus métodos de estudo

2. Tecido epitelial

3. Tecido conjuntivo

4. Tecido adiposo

5. Tecido cartilaginoso

6. Tecido ósseo

7. Tecido nervoso

8. Tecido muscular

9. Tecido sanguíneo e hemocitopoese

c) Biofísica

1. Membrana celular e transporte

2. Fenômenos elétricos na célula, potencial de repouso, potencial de ação, propagação do potencial de ação, neurônio, sinapses

3. Radiação

4. Modelos atômicos e espectroscopia;

5. Biocristalografia

6. Espectroscopia de proteínas

GESTÃO AMBIENTAL

Licenciatura em Geografia; Bacharelado em Geografia, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola com qualquer licenciatura plena ou mestrado/doutorado cuja dissertação/tese seja na área de Georreferenciamento, Cartografia ou Sensoriamento Remoto.

Geoprocessamento: bases conceituais e aplicações; Sensoriamento remoto; Sistema de Informação Geográfica; Análise de imagens de satélite; Aerofotogrametria e fotointerpretação; Aspectos fundamentais dos instrumentos de licenciamento ambiental, EIA, RIMA, CPA, RCA, PRAD etc; Impactos ambientais de empreendimentos econômicos: geração hidrelétrica, ocupação urbana, indústrias, terminais de combustíveis, agropecuária, agricultura, rodovias e mineração;

ZOOTECNIA

Zootecnia com licenciatura plena em qualquer área ou mestrado e/ou doutorado cuja dissertação / tese seja na área de produção animal.

1. Produção e Nutrição de Monogástricos

a) Suinocultura:

Raças suínas. Alimentação de suínos. Manejo de suínos. Instalações em suinocultura. Higiene e profilaxia em suinocultura.

b) Avicultura:

Sistemas criatório avícolas. Instalações e equipamentos em avicultura. Manejo avícola. Incubação artificial em avicultura. Higiene e profilaxia das aves.

c) Equideocultura

Exterior. Aprumos e pelagens. Andamentos e dentição. Nutrição e alimentação. Manejo e instalações.

d) Cunicultura

Raças de coelhos. Instalações em cunicultura. Manejo de coelhos.

2. Criação de Animais: Apicultura, Sericicultura e Animais Silvestres

Produção melífera e organização apícola. Criação do bicho-da-seda. Criação de animais silvestres.

3. Julgamento e Preparo de Animais para Exposição

Exterior e julgamento de bovinos de corte, leite e eqüinos

Obs: Descrição da formação mínima exigida de acordo com a Tabela das Áreas de Conhecimento do CNPq (Plataforma LATTES)