Prefeitura de Aiquara - BA

Notícia:   87 vagas para vários cargos de até R$ 2.057,00 na Prefeitura de Aiquara - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE AIQUARA

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE CONCURSO Nº 01/2010

Praça Juracy Magalhães, 02, Centro, 45.220-000 13.769.609/0001-71

DISPÕE SOBRE AS NORMAS QUE REGERÃO OS PROCEDIMENTOS LEGAIS DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE AIQUARA - BA

O Prefeito do Município de Aiquara, Estado da Bahia, na forma do Ordenamento Constitucional (CF, art. 37) e na Lei Municipal nº. 486/2010, faz saber que realizará Concurso Público para provimento de cargos vagos no Quadro Administrativo da Prefeitura, conforme normas neste Edital, estabelecidas.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público destina-se à seleção de candidatos para preenchimento, sob Regime Estatutário, de cargos do Quadro Permanente do Poder Executivo do Município de Aiquara, num total de 87 vagas.

2. O Concurso Público será organizado e executado pela LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda, com sede na Av. Tancredo Neves, n° 1189, Ed. Empresarial Guimarães Trade, Sala 704, Caminho das Árvores, em Salvador Capital do Estado da Bahia, CEP 41.820-021, sendo secundada pela Comissão Especial do Concurso designada pelo Prefeito Municipal, obedecidas as normas deste Edital.

3. No referido Concurso que terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, serão exigidos nível de conhecimento e grau de complexidade compatíveis com a escolaridade e atribuições de cada cargo.

4. Os vencimentos dos cargos são os fixados pela Lei de Cargos e Salários nº. 001/2008 e 002/2008 (Anexo I) acima referida.

4.1 A jornada normal de trabalho para todos os servidores é de 40 horas semanais, ressalvados determinados cargos subordinados a uma legislação específica. (Anexo I).

4.2 Em conformidade com a Legislação em vigor, fica reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, por carreira, "às pessoas portadoras de necessidades especiais", se aprovadas, no Concurso.

4.3 As vagas reservadas para "os portadores de necessidades especiais", caso não preenchidas, reverterão para o quadro de vagas regulares.

II. DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições presenciais estarão abertas nos dias úteis no período de 19/7/2010 a 6/8/2010, no horário das 8 às 17 horas no Prédio do Telecentro/Infocentro, na Travessa Lídio Barros, s/nº., Bairro São Francisco, Aiquara - BA.

1.1 Internet: A inscrição poderá ser feita também pelo site www.libri.com.br, adotando-se o seguinte procedimento: a) clicar em inscrição on-line para preencher o formulário;

b) clicar no botão gravar para imprimir o boleto e fazer o recolhimento bancário da taxa.

c) O sistema ao identificar o pagamento enviará uma mensagem automática para o e-mail do candidato confirmando a inscrição.

Em caso de Inscrição Presencial a Taxa poderá ser recolhida no BANCO BRADESCO: AG: 0238-0, C/C: 561.773-1, ou no BANCO DO BRASIL: AG: 2216-0, C/C 13.284-5, em ambas a titular é a Prefeitura Municipal de Aiquara.

Inscrição via Internet, apenas através do BANCO DO BRASIL: AG: 2216-0, C/C 13.284-5

2. São condições para Inscrição:

2.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos, conforme o Decreto Federal nº. 70.436, de 18-04-72 e a Constituição Federal, § 1º do art. 12, comprovado por documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça. Nesta hipótese, não serão aceitos quaisquer protocolos de requerimento.

2.2 Ter, no mínimo, a idade de 18 anos, até a data da inscrição.

2.3 Possuir, na data da inscrição, a escolaridade e os demais requisitos exigidos para o ingresso no cargo, conforme Anexo I.

2.4 Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.

2.5 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

2.6 Não estar suspenso de exercício profissional nem cumprindo qualquer outra penalidade disciplinar.

2.7 Ter sua situação regularizada junto ao Órgão Fiscalizador de sua categoria profissional, quando se tratar de profissão regulamentada.

2.8 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3. Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos, acima fixados, serão exigidos, apenas, dos candidatos aprovados e convocados para a posse, não sendo aceitos protocolos dos citados documentos nem fotocópias não autenticadas.

3.1. No ato da Inscrição ao Concurso é suficiente a apresentação de: Documento Original de Identidade (Cédula Oficial) ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe, ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou de Certificado de Reservista, ou de Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº. 9503/97). Não serão aceitos como documento de identidade: certidão de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista sem foto, carteira de estudante, carteira de sindicato, nem documentos ilegíveis e/ou danificados.

4. Para inscrever-se, o candidato deverá no período de Inscrição:

4.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de Inscrição, certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital para participação do Concurso Público, assumindo total responsabilidade pela veracidade de suas declarações.

4.2. É defesa a devolução da taxa de inscrição, sendo igualmente impedida a permuta de cargos uma vez consumada a inscrição.

4.3. Dirigir-se à Prefeitura Municipal de Aiquara, para no local designado, receber instruções para pagamento na agência bancária que lhe for indicada, da Taxa de Inscrição, no valor correspondente ao cargo pleiteado, e preenchimento do Requerimento de Inscrição.

4.4. Ao preencher o Formulário de Inscrição, fazê-lo corretamente, sem rasuras e com assinatura legível.

4.5. Devolver de imediato ao Encarregado do setor de Inscrição o comprovante do pagamento da taxa e o Formulário de Inscrição devidamente preenchido.

4.6. Tomar conhecimento do Programa correspondente ao Cargo para o qual se inscreveu.

4.7. Receber e guardar a Ficha de Comprovação de Inscrição para utilizá-la no dia das provas.

5. Será permitida a Inscrição por procurador habilitado, com procuração específica individual e firma reconhecida em tabelião, acompanhada de cópia autenticada dos documentos de identidade do candidato e do procurador. A procuração, bem como as cópias dos documentos, ficarão retidas juntamente com o Formulário de Requerimento de Inscrição. O candidato ou seu procurador serão responsáveis pelas informações prestadas.

6. Não serão aceitas inscrições por correspondência ou realizadas fora do período determinado. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de Inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, será ela cancelada.

7. O candidato que fizer, no Formulário de Requerimento de Inscrição, declaração falsa ou inexata, terá a inscrição cancelada e anulados todos os demais atos dela decorrentes.

8. Para concorrer a uma vaga de portador de necessidades especiais o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se "portador de necessidades especiais" e apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da necessidade, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como, a provável causa da necessidade ou certificado de homologação de readaptação ou habilitação profissional emitida pelo INSS. O laudo médico deverá ser anexado a Ficha de Inscrição. Caso o candidato não apresente o laudo médico, não poderá concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Comprovação da Inscrição.

8.1. No ato da inscrição, o candidato "portador de necessidades especiais" que necessite de tratamento diferenciado no dia das provas deverá requerê-lo indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas (ledor, prova ampliada, auxílio para transcrição, sala de mais fácil acesso ou tempo adicional).

8.2. O candidato "portador de necessidades especiais" que não declarar tais opções (vagas reservas e/ou tratamento diferenciado) no ato da inscrição e/ou o que não enviar laudo médico conforme determinado neste Edital, deixará de concorrer às vagas reservadas às pessoas "portadoras de necessidades especiais" ou dispor das condições diferenciadas e não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

8.3. Após a avaliação, será publicada a confirmação da Inscrição dos "candidatos portadores de necessidades especiais", no Quadro de Avisos da Prefeitura.

8.4. Os candidatos que se declararem "portadores de necessidades especiais" participarão do presente Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas para todos os demais candidatos.

8.5. Os candidatos que se declararem "portadores de necessidades especiais", serão convocados para os exames médicos de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Aiquara, que emitirá parecer conclusivo sobre a sua condição de portador de necessidades especiais ou não e sobre a compatibilidade das atribuições do cargo com a deficiência da qual é portador, observadas:

8.6. A inobservância do disposto nos subitens anteriores, aqui incluindo o parecer conclusivo inserto do subitem 8.5, acarretará a exclusão do candidato do cadastro de vagas reservadas às pessoas "portadores de necessidades especiais" e sua inclusão apenas na listagem geral, caso não tenha sido eliminado do processo Concurso Público. Será então

convocado o próximo candidato "portador de necessidades especiais" ou o próximo da lista geral, caso o cadastro de vagas reservadas às pessoas "portadoras de necessidades especiais" já se tenha esgotado.

9. No ato da inscrição o candidato terá pleno acesso a este Edital de Concurso Público na íntegra, com todo conteúdo programático, ficando o referido Edital afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura, e no site da LIBRI www.libri.com.br a partir da data prevista para abertura das inscrições.

10. O teor dos programas deste Edital não representa a única fonte para a formulação das questões da Prova Objetiva de múltipla escolha. As mesmas poderão fundamentar-se em outros subsídios, contanto que seja respeitada a escolaridade do respectivo cargo.

11. Poderá o Candidato valer-se da bibliografia que melhor lhe convier.

III. DA AVALIAÇÃO

1. O Concurso Público compreenderá a realização de Provas, de acordo com a natureza das atribuições dos cargos.

1.1 PROVA OBJETIVA

1.1.1 Prova de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

1.1.2 Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% de acertos do total das questões da prova objetiva.

1.2 PROVAS DE TÍTULOS

1.2.1 Prova de caráter classificatório para Candidatos de Nível Superior e os assim equiparados, Professores Nível II portadores de Títulos de Licenciatura.

1.2.2 Igualmente para Professor de Ensino Fundamental e Atendente de Classe.

IV. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

1 A data, os locais e os horários de realização das Provas Objetivas serão, oportunamente, divulgados no Quadro de Avisos da Prefeitura, e no site www.libri.com.br, até 08 dias antes da realização das Provas.

2. Havendo alterações das datas previstas, será dada ciência aos interessados no Quadro de Avisos da Prefeitura e no site da LIBRI, com antecedência de pelo menos 5 dias.

3. Não haverá aplicação de provas fora dos locais preestabelecidos.

4. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência do candidato. O não comparecimento do candidato às provas importará em sua eliminação do Concurso.

5. O candidato deverá apresentar-se no local de prova, munido da Ficha de Comprovação da Inscrição e Documento Original de Identidade (Cédula Oficial) ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de Certificado de Reservista ou de Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº. 9503/97), devendo ser o mesmo documento com o qual se inscreveu no Concurso.

5.2 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identificação original com o qual se inscreveu , na forma definida no item 5 deste Capítulo, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Concurso Público.

5.3 O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (retrato e assinatura). Será exigida a apresentação do documento original.

6. Na realização das Provas Objetivas, deverão ser observados os seguintes itens:

6.2 O candidato deverá comparecer ao local designado, no horário estabelecido, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul ponta grossa, com a qual deverá assinar o Cartão de Respostas, bem como assinalar suas respostas.

6.3 Não será admitido no local de prova, o Candidato que se apresentar após o horário estabelecido para início da prova, o qual será divulgado através de Aviso no Quadro de Avisos da Prefeitura e no site www.libri.com.br.

6.4 Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta (livros, notas, códigos, manuais, impressos ou anotações), nem o uso de telefone celular, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo, máquina calculadora ou qualquer outro equipamento eletro-eletrônico.

6.5 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta marcada, além das rasuradas ou emendadas, ainda que legíveis.

6.6 É de responsabilidade do Candidato, entregar o Caderno de Questões e o Cartão de Respostas antes de sair da sala de provas ao Fiscal encarregado. Caso contrário, o Candidato estará sumariamente eliminado do Certame, sem direito a Recurso ou reclamação posterior.

6.7 O Caderno Questionário será devolvido, até 03 (três) horas após o término das Provas Objetivas, devendo o Gabarito ser publicado no prazo de até 72 horas.

6.8 Somente após decorrida uma hora do início da prova, o Candidato poderá retirar-se do recinto.

6.9 Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova e com seus nomes registrados na Ata da Prova pela fiscalização.

6.10 Os Fiscais de salas estão autorizados a eliminar o Candidato que for flagrado utilizando-se de qualquer tipo de consulta ou uso de equipamentos não permitidos.

7. Será excluído do Concurso o Candidato que:

7.2 Ausentar-se do recinto da prova sem permissão, após ter assinado a Lista de Presença, e praticar ato de incorreção ou descortesia com qualquer dos examinadores, consultores, e/ou seus auxiliares, fiscais ou pessoas incumbidas da realização das diversas fases do Concurso Público.

7.3 Utilizar-se, no decorrer da prova, de qualquer fonte de consulta ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou por gestos, tudo que manifeste interesse em fraudar as provas.

7.4 Faltar ou chegar atrasado à prova

7.5 Não devolver o Cartão de Respostas e o Caderno de Questões.

7.6 Deixar de assinar a Lista de Presença.

7.7 Não atender às determinações regulamentares dos Dirigentes do Concurso.

V. DOS RECURSOS

1. É assegurado RECURSO ao Candidato que se sentir prejudicado quando for constatada incorreção na formulação da questão ou erro insanável na elaboração dos gabaritos.

1.1 O procedimento recursal visando obter a Revisão do ato inquinado de incorreto, deverá indicar com clareza a questão e/ou o gabarito que resultaria em prejuízo para o Recorrente.

1.2 O pedido deverá ser feito através de Requerimento dirigido a Empresa que coordena o Concurso, sendo desconsiderado o Recurso que não discrimine de forma analítica o objeto da impugnação, considerando, inclusive, que deverá se tratar unicamente de erro material.

1.3 O prazo para Recurso é de 2 (dois) dias úteis a partir da data de publicação dos gabaritos, devendo o mesmo ser entregue à Comissão Especial do Concurso, na Sede da Prefeitura Municipal de Aiquara para posterior remessa à LIBRI - Capacitação de Recursos Humanos Ltda.

2. Será de plano indeferido o pedido de revisão, na hipótese de descumprimento das exigências contidas nos itens 1 a 1.3 deste Capítulo.

3. Se do exame de Recurso resultar anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

4. A Banca Examinadora da LIBRI é competente para avaliar as Provas, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão Recursos adicionais na área administrativa do Município.

VI. DA PROVA DE TÍTULOS

A ) Os candidatos de Nível Superior inclusos os professores com licenciatura, poderão apresentar Títulos de Formação, observada a seguinte ordem de aferição:

TÍTULO

VALOR DE CADA TÍTULO

MÁXIMO DE PONTO POR ITEM

- Aprovação em concurso anterior - com efeitos de seleção permanente - para o Cargo que ora pleiteia.

0,5

1,00

- Curso de Especialização Pedagógica em qualquer disciplina, com duração mínima de 80 horas, desde que esteja o título registrado no Órgão Classista.

0,5

1,00

- Diploma de curso de Pós graduação em nível de especialização lato senso, com carga horária mínima de 360 horas, na área de formação exigida para o cargo.

0,5

1,00

- Diploma de pós graduação em nível de Mestrado na área de formação exigida para o cargo.

1,00

2,00

- Diploma de pós graduação em nível de Doutorado na área de formação exigida para o cargo.

1,00

2,00

B ) Candidatos a Professor de Ensino Fundamental e Atendente de Classe.

TÍTULO

VALOR DE CADA TÍTULO

MÁXIMO DE PONTO POR ITEM

- Cópia de Decreto de Homologação de Concurso Público que comprove ter o candidato sido aprovado em seleção anterior no cargo ora pleiteado desde que certame com efeitos de natureza permanente.

0,5

1,00

- Atestados ou Certificados firmados por Autoridade de Educação Estadual ou Municipal que comprove o exercício de Magistério no período mínimo de 5 anos de docência.

0,5

1,00

- Exercício de atividade na área administrativa da educação (Diretor, Vice ou Secretário de Colégio) durante pelo menos 3 anos, comprovado por Gestores dos respectivos Estabelecimentos de Ensino Público.

0,5

1,00

Obs: Todos os Títulos deverão estar registrados no Órgão Classista respectivo.

1. No ato de entrega de Títulos, o candidato deverá apresentar o Diploma / Certidão devidamente registrado, expedido por instituição oficial ou reconhecida. Não serão aceitos declarações ou atestados de fontes não legalmente identificadas. Juntamente com os documentos originais acima descritos, deverão ser apresentadas cópias autenticadas em Cartório. Cada título será utilizado uma única vez e para cada um, uma única pontuação.

2. Os Títulos originais, após a conferência feita pela Comissão Especial do Concurso, serão devolvidos ao portador. As cópias autenticadas apresentadas não serão devolvidas.

3. Não serão consideradas, para efeito de avaliação, as cópias dos Títulos não autenticadas em Cartório.

4. Os Títulos deverão ser entregues à Comissão Especial do Concurso na Prefeitura Municipal de Aiquara, no prazo de 02 dias após a publicação do resultado da Prova Objetiva. Após a conferência dos documentos, a Comissão os remeterá à LIBRI - Capacitação de Recursos Humanos Ltda., com endereço na Av. Tancredo Neves, 1189, Ed. Empresarial Guimarães Trade, sala 704, Caminho das Árvores, Salvador BA, CEP: 41.820-021, no prazo máximo de 48 horas.

4.1 A pontuação atribuída aos Títulos será aduzida à nota final, para efeitos de classificação.

5. O candidato aprovado será submetido a exame de sanidade física e mental, através da Secretaria Municipal de Saúde de Aiquara que expedirá o laudo individual e circunstanciado quando o candidato não obtiver a aprovação.

VII. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. A classificação final será realizada, em ordem decrescente do total de pontos obtidos, por cargo, inclusa a pontuação da Prova de Títulos para os cargos referidos no cap.VI.

2. Na hipótese de ocorrer empate (igualdade de pontos) para fins de classificação final, a matéria deverá ser resolvida pela Secretaria de Administração, observados os critérios a seguir:

Terá preferência o candidato que tiver:

a) Idade igual ou superior a 60 anos. (Parágrafo Único do art. 27 da Lei Federal N° 10.741, de 1° de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso).

b) Tiver maior prole (número de filhos).

c) Persistindo empate, o candidato com maior idade.

VIII. DO PROVIMENTO NO CARGO

1. Os Candidatos aprovados serão convocados para a nomeação, nos termos do presente Edital.

2. A convocação dar-se-à através do Quadro de Avisos da Prefeitura, e no site www.aiquara.ba.io.org.br

3. O provimento dos cargos obedecerá à ordem da classificação final e de conformidade com a necessidade e conveniência da Administração Pública Municipal.

4. Somente será investido no cargo o candidato considerado apto em inspeção de saúde, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Secretaria Municipal de Aiquara.

5. Não serão admitidos, em nenhuma hipótese, pedidos de reconsideração ou recursos do julgamento obtido nos exames pré-admissionais.

6. Os candidatos aprovados e admitidos serão submetidos a estágio probatório de 03 (três) anos, na forma do art. 41 da Constituição Federal.

6.1 Durante o período de experiência os candidatos admitidos serão submetidos à avaliação de desempenho.

7. Por ocasião da admissão, serão exigidos do candidato habilitado os seguintes documentos:

7.1 Original e xérox da Certidão de Nascimento ou de Casamento.

7.2 Original e xérox da Carteira de Identidade.

7.3 02 (duas) fotos 3 x 4, coloridas e recentes.

7.4 Original da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

7.5 Original da Carteira de Habilitação B, D ou E, quando for o caso.

7.6 Original e xérox do Cartão de Identificação de Contribuinte do Ministério da Fazenda (CPF).

7.7 Original e xérox do Título de Eleitor e do último comprovante de votação.

7.8 Original e xérox do PIS ou PASEP.

7.9 Original e Xérox do Antecedente Criminal expedida por Órgão competente.

7.10 Original e xérox da Certidão de Nascimento de filhos menores de 18 anos (homem) e 21 (mulher).

7.11 Original e xérox do Certificado de Reservista, se do sexo masculino.

7.12 Original e xérox do Comprovante de Vacinação dos filhos com idade até 5 (cinco) anos.

7.13 Original e xérox do Comprovante de Residência em seu nome (última conta de luz, gás, água ou telefone), onde conste seu endereço completo, inclusive CEP.

7.14 Original e xérox do Comprovante de Escolaridade correspondente ao cargo.

7.15 Original e xérox do Diploma e/ou Comprovante de Especialização, emitido por órgão oficial, correspondente a cada cargo, quando exigido no presente Edital.

7.16 Original e xérox da Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certidão de Tempo de Serviço ou declaração do titular do órgão onde desempenhou a função, com firma reconhecida, comprovando a experiência profissional relacionada ao cargo para o qual foi aprovado, quando exigido no presente Edital.

7.17 Original e xérox do comprovante de quitação de anuidade vigente correspondente ao cargo no Conselho Regional da classe a que pertence.

7.18 Original de certidão de Regularidade de Inscrição e de Exercício da Profissão expedidos pelo Conselho Regional da classe a que pertence.

7.19 Original e xérox da Carteira Nacional de Habilitação, classe "C"ou "D" para os cargos de Motorista.

8. Na hipótese de desistência ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observando-se a ordem de classificação.

IX. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O ato de Inscrição importa o conhecimento das presentes instruções e a aceitação total das condições do Concurso Público, nos termos fixados neste Edital.

2. Não será admitida em hipótese alguma, a exibição do Cartão de Respostas, quer ao próprio candidato ou, em nenhuma circunstância, a quaisquer pessoas.

3. O resultado final do Concurso será divulgado até 30 dias após sua realização, salvo algum motivo impeditivo superveniente.

4. O Concurso será homologado pelo Prefeito Municipal de Aiquara no prazo de 10 dias a contar da publicação dos Resultados Finais, sendo publicado o Decreto no Quadro de Avisos da Prefeitura e no sites oficial www.aiquara.ba.io.org.br e da LIBRI.

5. O candidato será responsável pela atualização de seu endereço residencial, a partir da Publicação do Resultado Final. A atualização deverá ser feita no Protocolo da Secretaria Municipal de Administração de Aiquara, durante o prazo de validade do Concurso.

6. Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura e no site www.libri.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar esses comunicados para pleno exercício de seus direitos.

7. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso, valendo, para esse fim, a publicação da Homologação pelo Chefe do Poder Executivo.

8. Será excluído do Concurso o candidato que:

8.1 Fizer declaração falsa ou inexata em qualquer documento.

8.2 Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos fixados neste Edital.

8.3 Ao ser convocado, deixar de apresentar-se ou não cumprir, nos prazos indicados, os procedimentos necessários para a admissão.

9. O candidato aprovado no certame, que não tenha logrado classificação dentro das vagas oferecidas, permanecerá na Relação de Concursados (quadro de reservas), suscetível de aproveitamento, durante o período de validade do Concurso, de acordo com as necessidades e conveniência da Administração Pública Municipal.

10. O candidato aprovado, quando convocado, deverá apresentar-se à Secretaria Municipal de Administração, no prazo de 30 dias, sob pena de perda do cargo e de acordo com a escala a ser divulgada à época, para encaminhamento à exame admissional.

11. Após a nomeação, posse e exercício, o servidor cumprirá Estágio Probatório de três anos, nos termos da legislação vigente.

12. Os casos omissos serão submetidos à apreciação da LIBRI Capacitação de Recursos Humanos, conjuntamente com a Comissão do Concurso Público e, após a publicação do Decreto de Homologação pelo Prefeito Municipal de Aiquara.

Aiquara, ______ de ______________________ de ___________

_______________________________________________________
Prefeito Municipal

_______________________________________________________
Secretário de Administração

_______________________________________________________
LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda.

ANEXO I

QUADRO DE CARGOS, CARGA HORÁRIA, VAGAS, RESERVAS, REMUNERAÇÃO, TAXA DE INSCRIÇÃO, ESCOLARIDADE.

CARGOS

C/H

VAGAS

Q.R

** P.D

REMUNERAÇÃO

TAXA DE INSCRIÇÃO

ESCOLARIDADE

GARI

40

06

03

01

R$ 510,00

R$ 25,00

Ensino Fundamental I 1ª a 4ª série

COVEIRO

40

02

01

01

R$ 510,00

R$ 25,00

Ensino Fundamental I 1ª a 4ª série

COZINHEIRA

40

02

01

01

R$ 510,00

R$ 25,00

Ensino Fundamental I 1ª a 4ª série

MOTORISTA

40

06

02

01

R$ 601,68

R$ 25,00

Ensino Fundamental II 5ª a 8ª série

MERENDEIRA

40

04

03

01

R$ 510,00

R$ 25,00

Ensino Fundamental I 1ª a 4ª série

AGENTE DE PORTARIA

40

04

01

01

R$ 601,68

R$ 25,00

Ensino Fundamental II 5ª a 8ª série

GUARDA MUNICIPAL

40

08

05

01

R$ 510,00

R$ 25,00

Ensino Fundamental II 5ª a 8ª série

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

40

06

05

01

R$ 510,00

R$ 25,00

Ensino Fundamental I 1ª a 4ª série

AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR

40

05

03

01

R$ 629,84

R$ 30,00

Ensino Médio

AUXILIAR DE BIBLIOTECA

40

02

01

01

R$ 510,00

R$ 30,00

Ensino Médio

SECRETÁRIO ESCOLAR

40

03

02

01

R$ 629,84

R$ 30,00

Ensino Médio

RECEPCIONISTA

40

05

03

01

R$ 510,00

R$ 30,00

Ensino Médio

ATENDENTE DE CLASSE

40

04

03

01

R$ 510,00

R$ 30,00

Ensino Médio (Magistério)

ARQUIVISTA

40

02

03

01

R$ 510,00

R$ 30,00

Ensino Médio

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

40

02

03

01

R$ 601,68

R$ 30,00

Ensino Médio Técnico

FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS

40

01

01

01

R$ 673,32

R$ 30,00

Ensino Médio

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

40

03

01

01

R$ 798,60

R$ 30,00

Ensino Médio Técnico

ASSISTENTE SOCIAL

40

01

01

01

R$ 2.057,00

R$ 50,00

Ensino Superior (Serviço Social)

COORDENADOR PEDAGÓGICO

40

02

02

01

R$ 820,00

R$ 50,00

Ensino Superior (Pedagogia)

PSICÓLOGO

40

01

01

01

R$ 2.057,00

R$ 50,00

Ensino Superior (Psicologia)

* PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

20

02

08

01

R$ 514,25

R$ 50,00

Ensino Médio (Magistério)

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

20

02

02

01

R$ 642,81

R$ 50,00

Licenciatura

PROFESSOR DE PORTUGUÊS

20

03

02

01

R$ 642,81

R$ 50,00

Licenciatura

PROFESSOR DE HISTÓRIA

20

02

02

01

R$ 642,81

R$ 50,00

Licenciatura

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

20

02

02

01

R$ 642,81

R$ 50,00

Licenciatura

PROFESSOR DE CIÊNCIAS

20

02

02

01

R$ 642,81

R$ 50,00

Licenciatura

PROFESSOR DE INGLÊS

20

03

02

01

R$ 642,81

R$ 50,00

Licenciatura

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

20

01

02

01

R$ 642,81

R$ 50,00

Licenciatura

PROFESSOR DE INFORMÁTICA

20

01

02

01

R$ 642, 81

R$ 50,00

Licenciatura

 

Obs: Vide Cap. I, 4.1

 

 

 

* Vagas exclusivas para Zona Rural

** Art. 37 § 2º, Dec. 3.298 de 20/12/99

ANEXO II

PROGRAMAS PARA AS DISCIPLINAS DOS DIVERSOS CARGOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: GARI

ENSINO FUNDAMENTAL I (1ª A 4ª SÉRIE)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Manuseio de Produtos de Limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções Básicas de Higiene. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Prevenção de Acidentes. Limpeza e manutenção de ruas e outros logradouros públicos. Prática na coleta de lixos. Segurança no Trabalho.

CARGO: COVEIRO

ENSINO FUNDAMENTAL I (1ª a 4ª série)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Manuseio de Produtos de Limpeza e Ferramentas de Trabalho. Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções Básicas de Higiene. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Responsabilidade na limpeza e manutenção do cemitério. Coleta de lixo. Noções de higiene.

CARGO: COZINHEIRA

ENSINO FUNDAMENTAL I (1ª a 4ª série)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Programação de Horários; Preparo de Cardápios; Preparo de Refeições; Temperos de Alimentos; Alimentos Congelados; Descongelamento de Alimentos; Controle de Estoque de Alimentos; Estocagem de Alimentos Perecíveis e Não Perecíveis; Normas de Segurança; Pesos e Medidas. Programação de Horários; Preparo de Cardápios; Preparo de Refeições. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções básicas de atendimento ao público. Noções de higiene e limpeza de material.

CARGO: MOTORISTA

ENSINO FUNDAMENTAL II (5ª a 8ª série)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Condução e inspeção de veículos. Funcionamento de autos. Noções de segurança. Componentes mecânicos e eletrônicos de um veículo. Ferramentas obrigatórias. Averiguação de itinerários. Condução de viaturas; Controle de combustível. Legislação e normas de segurança no trânsito. Código Nacional de Trânsito. Infrações e penalidades previstas no Código Nacional de Trânsito. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Relações Humanas. Noções básicas de atendimento ao público. Manutenção da segurança no trabalho. Regras básicas de comportamento profissional.

CARGO: MERENDEIRA

ENSINO FUNDAMENTAL I (1ª a 4ª série)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Recebimento e conferência de gêneros alimentícios e materiais. Controle de material usado na cozinha. Higiene e limpeza da cozinha, higiene e limpeza dos utensílios, higiene e saúde corporal. Reconhecimento de gêneros alimentícios impróprios ao consumo humano. Limpeza de pisos, móveis e objetos diversos. Conhecimentos inerentes a funcionamentos de copa/cozinha. Regras de atendimento padrão de servir formalmente uma refeição. Técnicas de confecção de bolos, doces, sucos, café, chás e comidas em geral. Técnicas de armazenamento de alimentos naturais e congelados, Conhecimento sobre diversos tipos de equipamentos de cozinha. Direitos e Deveres do Funcionário Público.

CARGO: AGENTE DE PORTARIA

ENSINO FUNDAMENTAL II (5ª A 8ª SÉRIE)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Elaboração de boletim de ocorrências. Manutenção da ordem e disciplina no local de trabalho. Prevenção de acidentes. Prevenção de roubos. Prevenção de incêndios. Vigilância do patrimônio público. Controle de entrada e saída de veículos em estacionamentos de repartições públicas. Prática na coleta de lixos e lavagens de veículos. Prática de atendimento de telefonemas e anotações de recados. Atitudes no serviço. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis. Manutenção da segurança no trabalho. Regras de relações humanas. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Administração Pública.

CARGO: GUARDA MUNICIPAL

ENSINO FUNDAMENTAL II (5ª A 8ª SÉRIE)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Elaboração de boletim de ocorrências. Manutenção da ordem e disciplina no local de trabalho. Prevenção de acidentes. Prevenção de roubos. Prevenção de incêndios. Vigilância do patrimônio público. Controle de entrada e saída de veículos em estacionamentos de repartições públicas. Prática na coleta de lixos e lavagens de veículos. Prática de atendimento de telefonemas e anotações de recados. Noções básicas de montagem, desmontagem e lubrificação de arma de fogo. Atitudes no serviço. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis. Manutenção da segurança no trabalho. Regras de relações humanas. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

ENSINO FUNDAMENTAL I (1ª A 4ª SÉRIE)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Manuseio de Produtos de Limpeza e ferramentas de trabalho. Noções de Administração Pública. Princípios que regem a Administração Pública. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções Básicas de Higiene. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Prevenção de Acidentes. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Prevenção de incêndios. Prática na coleta de lixo.

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO AUXILIAR

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atas. Ofícios. Memorandos. Cartas. Certidões. Atestados. Declarações. Procuração. Portarias. Editais. Decretos, e outros expedientes. Pareceres. Recebimento e remessa de correspondência oficial. Hierarquia. Impostos e taxas. Conhecimentos básicos em Windows, Word, Excel, Internet Explorer e Correio Eletrônico. Requerimento. Circulares. Siglas dos Estados da Federação. Formas de tratamento em correspondências oficiais. Tipos de correspondência. Formas de Tratamento. Atendimento ao público. Noções de protocolo e arquivo. Índice onomástico. Assiduidade. Disciplina na execução dos trabalhos. Relações humanas no trabalho. Organograma. Fluxograma. Harmonograma. Princípios que regem a Administração Pública. Constituição Federal Art. 37. Direitos e Deveres do Servidor Público - Constituição Brasileira, Arts. 39 a 41. Estrutura e funcionamento da Administração Pública do Município: órgãos, competências. administração de pessoal, de material e de patrimônio. Autonomia do Município - Art. 18 da Constituição Federal Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: AUXILIAR DE BIBLIOTECA

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cultura. Arte e Indústria Cultural. Leitura. A Leitura e a Formação do Leitor. Estilos de Época na Literatura Brasileira - Características e Autores Representativos. Noções de Biblioteca. O Papel da Biblioteca - Objetivos; Funções; Ação Cultural em Biblioteca. Constituição Brasileira - Art. 41. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Administração Pública - Princípios que regem a Administração Pública. Noções de relacionamento interpessoal. Crimes contra a Administração Pública. Noções de atendimento ao público. Noções de arquivo. Preservação de arquivos.

CARGO: SECRETÁRIO ESCOLAR

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Organização e funcionamento da secretaria da escola: documentação (professor e aluno), expedição, arquivamento; redação oficial: correspondência e redação técnica; matrícula, transferência e adaptação de aluno; avaliação escolar e estudos de recuperação; calendário escolar, regimento escolar e proposta pedagógica da escola. A Educação na concepção da LDB: estrutura e organização da educação nacional. Sistemas de ensino; competências das esferas federal, estadual e municipal; a Educação Básica; a Educação de Jovens e Adultos; principais leis, decretos, pareceres e resoluções, deliberações referentes e/ ou complementares à LDB. Princípios gerais dos parâmetros curriculares nacionais (ensino fundamental) em nível federal ou estadual. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Legislação federal e estadual aplicável à educação no sistema municipal de ensino. Conhecimentos básicos em Windows, Word, Excel, Internet Explorer e Correio Eletrônico. Noções de Administração Pública - Princípios que regem a Administração Pública. Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: RECEPCIONISTA

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atas. Ofícios. Memorandos. Cartas. Certidões. Atestados. Declarações. Procuração. Recebimento e remessa de correspondência oficial. Hierarquia. Conhecimentos básicos em Windows, Word, Excel, Internet Explorer e Correio Eletrônico. Requerimento. Circulares. Siglas dos Estados da Federação. Formas de tratamento em correspondências oficiais. Tipos de correspondência. Atendimento ao público. Portarias. Editais. Noções de protocolo e arquivo. Índice onomástico. Assiduidade. Disciplina na execução dos trabalhos. Ralações humanas no trabalho. Formas de tratamento. Decretos. Organograma. Fluxograma. Harmonograma. Direitos e Deveres do Servidor Público. Noções de Administração Pública - Princípios. Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: ATENDENTE DE CLASSE

ENSINO MÉDIO (MAGISTÉRIO)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes correntes pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia tradicional. Pedagogia tecnicista. Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Pedagogia crítico-social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Avaliação da aprendizagem: diferentes concepções e principais formas de avaliação. Temas transversais. Educação e Pluriculturalidade: o respeito às diferenças. Lei de Diretrizes e Bases nº. 9.394/96. Objetivos gerais do Ensino Fundamental. Projeto pedagógico da LDB. Obrigatoriedade do ensino. Duração. Períodos letivos. Funcionamento do sistema (recursos financeiros, corpo docente, currículos, formação de profissionais). Parte diversificada do currículo. Preparação para o trabalho. Educação Especial. Base Nacional Comum. Integração das matérias. Diferença entre Sistema de Educação e de Ensino. A Educação na Constituição Federal de 1988. Educação Infantil e a nova LDB. Lei 11.114/05. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: ARQUIVISTA

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conceitos, tipologia e características do documento arquivístico. Arquivo: conceitos, natureza, funções. Terminologia arquivística. Gestão de documentos. Arquivos Permanentes. Arranjo e descrição arquivística. Elaboração de instrumentos de recuperação da informação em Arquivologia. Usos e usuários da informação arquivística. Planejamento e gestão de serviços arquivísticos. Políticas arquivísticas. Características dos arquivos públicos brasileiros. Legislação Arquivística Brasileira - Lei nº. 8.159/1991. Preservação documental em arquivos. Reprodução de documentos em arquivos. Ofícios, Circulares, Portarias, etc. Princípios que regem a Administração Pública. Crimes contra a Administração Pública - Lei 8.112/1990. Direitos e Deveres do Servidor Público.

CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ENSINO MÉDIO TÉCNICO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Lei Federal 8080/1990. Procedimentos técnicos relacionados com a satisfação das necessidades de conforto e segurança do paciente. Limpeza da unidade. Higiene do paciente. Massagem de conforto. Posições para exames. Transporte do paciente. Assistência ao paciente em fase terminal. Procedimentos técnicos no auxílio ao diagnóstico e tratamentos diversos. Sinais vitais. Coleta de materiais para exame. Medicação: cálculo, vias, diluição e dosagens. Insulinoterapia. Processo cicatricial e técnicas de curativos e bandagens. Crioterapia e termoterapia. Cuidados de enfermagem em procedimentos técnicos específicos. Drenagem postural e torácica. Nebulização. Inalação. Tapotagem. Oxigenoterapia. Aspiração de secreções. Sondagens. Manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Conceito de assepsia e anti-sepsia. Esterilização: métodos físicos e químicos. Classificação das cirurgias segundo o potencial de contaminação. Controle e prevenção da infecção hospitalar. Assistência de enfermagem na unidade cirúrgica. Princípios que regem a Administração Pública. Deveres e Direitos do Servidor Público - Arts. 39 a 41 da Constituição Federal. Crimes contra a Administração Pública. O Estatuto do Idoso. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Código de Ética do Profissional de Enfermagem.

CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Constituição da República Federativa do Brasil. Dos direitos e deveres individuais e coletivos (Titulo II, Capítulo I). Organização político-administrativa (Titulo III, Capítulo I). Impostos dos Municípios - Competência. Obrigação Tributária. Lançamento. Princípios que regem a Administração Pública. Poderes da Administração. Poder de Policia. Atributos do Ato Administrativo. Discricionariedade e vinculação. Espécies do ato administrativo. Código Tributário Nacional - Títulos II, III, Capítulo I, e Títulos IV, V e VI, Capítulo I. LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal. Sua implementação como Lei Complementar nº. 101 de 04/05/2000. Antecedentes históricos. Objetivos. Repercussão nos atos fiscais contemporâneos. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Relações Humanas. Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

ENSINO MÉDIO TÉCNICO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Instalação, utilização e manutenção de hardwares e softwares. Conhecimentos e domínio do uso de ferramentas de softwares para microcomputadores e aplicativos para elaboração de textos. Planilhas eletrônicas e banco de dados. Conhecimentos de instalação e manutenção de redes de computadores. Conhecimentos de proteção e de segurança de sistemas. Sistemas operacionais. Internet e Intranet. Noções de Administração Pública - Princípios que regem a Administração Pública. Crimes contra a Administração Pública. Noções de Relações Humanas.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

ENSINO SUPERIOR (SERVIÇO SOCIAL)

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das Conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal. Aspectos Gerais e Casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Estado e Políticas Sociais: questões teóricas e históricas. Seguridade Social e LOAS. Política de Saúde e SUS: perfil histórico da assistência à saúde. Reforma sanitária. Caracterização organizacional e política do Sistema de Saúde e dilemas sócio-institucionais. Trabalho coletivo em saúde e interdisciplinaridade. Fundamentos históricos e teórico-metodológico do Serviço Social. Instituições: saberes, estratégias e práticas. SUS e Serviço Social. Via de acesso aos serviços das políticas sociais e ações. Instituições: Espaço Profissional. Serviço Social e Assistência Social. Cidadania. Serviço Social e Relações no Trabalho. Ética Profissional. O Código de Seguridade Social. O Estatuto da Criança e do Adolescente. O Estatuto do Idoso.

CARGO: PSICÓLOGO

ENSINO SUPERIOR (PSICOLOGIA)

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das Conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal. Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Processos Psicológicos: Percepção, Memória e motivação. Percepção: Para que serve a percepção; atenção seletiva; organização perceptiva; percepção e sensação. Memória: codificação, armazenamento, recuperação e construção. Motivação: Conceitos motivacionais, instintos, motivação de realização, fontes de motivação de realização e motivação intrínseca e realização.

Psicologia do Desenvolvimento e Escolar: O desenvolvimento da criança e as relações nos anos pré-escolares e escolares. Desenvolvimento psicológico e processos educacionais: do estudo do desenvolvimento ao estudo da educação. Desenvolvimento, cultura, educação e escolarização. A construção do conhecimento nas relações interpessoais: a concepção construtivista. A inteligência segundo Piaget: fases do desenvolvimento cognitivo. Distúrbios Psicológicos: Definição de distúrbios psicológicos. Classificação dos distúrbios psicológicos.

Distúrbios de ansiedade, fobias, Transtorno - Obsessivo Compulsivo, distúrbios dissociativos, distúrbios de ânimo, distúrbio bipolar, esquizofrenia e fatores psicológicos.

Distúrbios de personalidade anti-social. O desenvolvimento da personalidade na adolescência: A construção da identidade. As relações sociais. O juízo e o raciocínio moral. Terapias psicológicas: Objetivos e métodos das principais psicoterapias: psicanálise, terapias humanistas, terapia comportamental, terapia cognitiva e terapias de Grupo e de Família. Estresse e Saúde: O que é estresse. Estresse e fatores estressantes. Modificação de comportamentos relacionados a doenças. O Estatuto da Criança e do Adolescente. O Estatuto do Idoso.

CARGO: COORDENADOR PEDAGÓGICO

ENSINO SUPERIOR (PEDAGOGIA)

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Pedagogia crítico - social dos conteúdos. Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos da educação: filosóficos, políticos, sócio-econômicos e culturais; História da educação no Brasil: período colonial, república, império, movimentos sociais e a educação no Brasil redemocratizado; Estrutura do sistema organizacional brasileiro: a) o ensino brasileiro, organização administrativa, didática e funcional, b) a educação na Constituição Brasileira e as perspectivas da LDB nacional; Legislação do ensino; Leis 4024/61, 5540/58, 5692/71, 7044/82, 9394/96 e 11.114 de 20/06/2005; Objetivos dos diversos graus de ensino: infantil, fundamental, médio e superior; Planejamento educacional: a) conceitos e princípios, b) questões básicas no processo de planejamento: técnico, político e administrativo, c) etapas e níveis do planejamento educacional, d) instrumentos do planejamento educacional (plano, programa e projetos), e) política educacional brasileira: planos nacionais de desenvolvimento da Amazônia e planos setoriais de educação, f) órgãos do sistema de planejamento educacional brasileiro; Orientação educacional: conceitos, objetivos, princípios e funções; Supervisão: conceitos e fundamentação político-filosófica; Supervisão escolar e organização do trabalho pedagógico integrado: a ação supervisora no contexto das experiências curriculares nos diferentes níveis e modalidades de ensino; Concepção e reflexões sobre planejamento: a) conceitos, características e aspectos, b) princípios que orientam o planejamento, c) integração dos vários níveis em um só processo, d) planejamento educacional como um processo (sistêmico, dialético e participativo); Concepções e reflexões sobre o controle e avaliação do processo pedagógico: a) avaliação curricular, b) avaliação do ensino-aprendizagem, c) avaliação do desempenho docente; A dimensão técnica do trabalho pedagógico na perspectiva da supervisão escolar: a) tecnologias e suas utilizações no trabalho pedagógico: televisão, vídeo, informática, b) cotidiano da escola: conselho escolar, conselho de classe, projeto pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO MÉDIO (MAGISTÉRIO)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Divisão Silábica. Encontros Vocálicos e consonantais. Acentuação. Emprego de Crase. Pontuação. Flexão Nominal e Verbal. Empregos dos Verbos Impessoais. Vozes Verbais (transformação). Uso e Colocação de Pronomes. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Análise Sintática: Termos da Oração. Frase. Oração. Período: Processo de Coordenação e Subordinação. Emprego das Conjunções. Semântica: Significação das Palavras, Sinônimos, Antônimos, Homônimos, Parônimos, Polissemia, Denotação e Conotação.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA

LICENCIATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conjuntos numéricos (operações e problemas). Sistema e operações com números decimais. Sistema de medidas e transformação de medidas. Expressões numéricas (com todas as operações). Percentagem. Regra de três simples e composta. Juros simples. Problemas com números naturais e fracionários. Sistemas de equação. Equações do 1º E do 2º grau. Funções do 1º e 2º grau. Geometria plana teoria de tales, Pitágoras, triângulos, quadriláteros, circunferências, áreas). Relações métricas num triângulo. Trigonometria, função modular, função exponencial, logarítimos, seqüências, progressão aritmética, progressão geométrica, matrizes, determinantes, sistema, análise combinatória, números binomiais, probabilidades, números completos, equações polinomiais, polinômios, geometria plana, geometria espacial, geometria analítica, equação polinomiais, derivada, integral.

CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS

LICENCIATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Divisão Silábica. Estrutura e Formação de Palavras. Figuras de Linguagem. Vícios de Linguagem. Funções da Linguagem. Encontros Vocálicos e Consonantais. Acentuação. Emprego de Crase. Pontuação. Flexão Nominal e Verbal. Empregos dos Verbos Impessoais. Vozes Verbais (transformação). Uso e Colocação de Pronomes. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Análise Sintática: Termos da Oração. Frase. Oração. Período: Processo de Coordenação e Subordinação. Emprego das Conjunções. Semântica: Significação das Palavras, Sinônimos, Antônimos, Homônimos, Parônimos, Polissemia, Denotação e Conotação.

LITERATURA

Figuras de estilos; II - Gêneros literários; III - Escolas Literárias Brasileiras. Literatura de Informação. Barroco - com destaque para a obra de Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira. Arcadismo. Romantismo - Poesia. Introdução, características. As Gerações Românticas, Produções Literárias da 1º Geração com destaque para Gonçalves Dias. Produção Literária da 2º Fase, destaque Álvares de Azevedo. Produção Literária da 3º Fase com destaque para Castro Alves. Romantismo prosa e teatro. Produção Literária com destaque para José de Alencar e Martins Pena. Realismo - Naturalismo. Introdução, Características, Produção Literária em Prosa com destaque em Machado de Assis e Aloísio de Azevedo. Parnasianismo. Introdução Literária com destaque em Olavo Bilac. Pré - modernismo. Introdução, características e produção literária com destaque para Lima Barreto e Euclides da Cunha. Modernismo.

1º Fase - Semana de Arte Moderna e seus representantes. 2º Fase - Prosa e Poesia, destaque para Jorge Amado. Pós - modernismo. Introdução, Características e Produção Literária com destaque para João Cabral de Melo.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes corrente pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia Tradicional. Pedagogia Tecnicista. Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Pedagogia crítico - social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Avaliação da Aprendizagem: diferentes concepções e principais formas de avaliação. Temas Transversais. Educação e Pluriculturalidade: o respeito às diferenças. As relações da escola com a família. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. Gestão democrática, colegiados escolares e participação da comunidade na vida escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394 de 20/12/1996. O Estatuto da Criança e do Adolescente. A Educação na Constituição Brasileira de 1988.

CARGO: PROFESSOR DE HISTÓRIA

LICENCIATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

História do Brasil: A descoberta e a Colonização do Brasil. Os movimentos coloniais e a vinda da família Real para o Brasil. A Independência do Brasil e o Primeiro Reinado. As regências e o Segundo Reinado. Desenvolvimento Econômico e Social nos períodos Colonial e Imperial. A República Velha a República Nova. A República Contemporânea.

História Geral: os Povos Primitivos. A Antiguidade Oriental. As Civilizações Greco-Romanas. Os Impérios Bizantino e Islâmico. A Idade Média. O Renascimento. Período Absolutista. A Revolução Francesa. A Revolução Industrial. Independência das Américas. A Revolução Socialista. As duas Guerras Mundiais. Temas atuais: União Européia, Globalização e outros.

CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

LICENCIATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Geografia: Brasil - Aspectos Econômicos (a agropecuária, as atividades industriais, a circulação de riquezas). As Regiões Brasileiras (aspectos físicos e sociais de cada uma delas). Continente Americano: O Território e as regionalizações da América. Posição geográfica e área territorial do continente Americano. O relevo. O clima e o povoamento da América. Transporte fluvial e hidrografia do Continente Americano. O quadro social e econômico da América Latina. Quadro social e econômico dos Estados Unidos e Canadá. Continente Europeu. Localização. Aspectos Físicos. Aspectos econômicos. Economia do Leste Europeu. Problemas sociais e políticos da Europa. Continente Asiático. Quadro natural, econômico e humano da Ásia. As regiões geográficas da Ásia. Continente Africano. Quadro natural, econômico e humano da África. As Regiões Geográficas da África. Oceania. Quadro Geográfico.

CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS

LICENCIATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimento científico; características dos seres vivos; célula; reprodução; embriologia; histologia; classificação dos seres vivos; vírus; bactérias; protistas; algas; fungos; reino vegetal; reino animal; anatomia e fisiologia humanas; genética e evolução; ecologia. Substâncias puras e misturas de substâncias: propriedades gerais e específicas; processos de separação de misturas; quantidade de matéria- mol; estados físicos da matéria: características gerais e mudanças de estado; soluções: preparo e formas de expressar concentrações (mol/litro e g/litro); transformações químicas: evidências da ocorrência de transformações químicas; cálculos estequiométricos; fatores que influem na rapidez das transformações químicas; energia das transformações químicas; estrutura atômica e ligação química: modelos atômicos de Dalton, Thompson e Rutherford - Bohr; núcleo atômico: radioatividade e processos nucleares de fissão e fusão; ligações químicas - características gerais; principais funções inorgânicas: características gerais de ácidos, bases, sais e óxidos; alguns aspectos da química dos compostos de carbono: petróleo e derivados, sabões e detergentes, carboidratos, proteínas e lipídios; química e ambiente: poluição do ar, água e solo - fontes de emissão e controle. Mecânica - estudo dos movimentos, leis de Newton, leis de conservação e conceitos de hidrostática; termologia - calor e temperatura, calorimetria e termodinâmica; óptica e ondas - reflexão, refração, formação de imagens e características das ondas; eletromagnetismo - interação entre cargas elétricas, estudo de circuitos simples (geradores e receptores) e interação entre corrente elétrica e ímã. Terra e Universo: (sistema solar/ constituição da Terra/solo/constituição do Universo). Teorias da Formação do Universo. Teorias da Evolução dos seres vivos.

CARGO: PROFESSOR DE INGLÊS

LICENCIATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Texto e Interpretação. Aspectos Gramaticais. Pronomes - Personal Pronouns, Personal Object Pronouns, Reflexive Pronouns, Adjectives Pronouns. Tempos Verbais - Simple Present Tense, Present Continuos Tense, Simple Past, Past Continuos, Future and going to Future, Future Continuos, Present Perfect, Present Perfect Continuos. Uso dos Verbos Auxiliares - to be, to have, to can. Adjetivos. Advérbios. Preposições. Forma do Condicional - WILL AND WOULD.

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Princípios metodológicos do Ensino da Educação Física. Programa - Conceito, princípios, finalidades e objetivos da Educação Física, tendências e filosofias subjacentes às concepções de Educação Física. Processo histórico da Educação Física; O homem sua corporeidade; O homem e motricidade. A cultura corporal e sua expressão nos temas: Dança (ritmos e movimentos), Ginástica, Jogos e Esporte. Jogos cooperativos. A ludicidade e o jogo; Educação Física como conhecimento para uma prática transformadora - avaliação da Educação Física - escolar.

CARGO: PROFESSOR DE INFORMÁTICA

LICENCIATURA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções Básicas de microcomputador - componentes, dispositivos de entrada e saída, periféricos. Procedimentos básicos de usuário de microcomputador - antes de ligar, durante uso e como desligar o micro, noções básicas a respeito de vírus de computador, definição e programas antivírus. Sistema operacional WINDOWS 98, 2000, XP e LINUX / Fedora - Configurações básicas do Sistema Operacional: barra de tarefas, ícones, botão Iniciar, menu Iniciar, janelas, opção executar, opção pesquisar, painel de controle; organização de pastas e arquivos, operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear).

WORD 2003, XP e Open Office.Org. 2.0 WRITER: seleção e edição de textos, área de transferência, salvamento e abertura de arquivos, criação de novo documento, criação de novo modelo, backup e auto salvamento, formatação de parágrafos, tabulações, bordas e sombreamento, criação e manipulação de tabelas, inserção e configuração de cabeçalhos e rodapés, verificação ortográfica, trabalhos com colunas, molduras e figuras em molduras. EXCEL 2003, XP e Open Office.Org. 2.0 CALC: criação de uma planilha, criação de uma nova barra de ferramentas, seleção de um intervalo, ajuste do tamanho das colunas e linhas, movendo-se na planilha, edição de conteúdo da célula, auto preenchimento, auto-cálculo, trabalhos, formatação da planilha, impressão da planilha, formatando números, bordas, fórmulas e funções. POWER POINT 2003, XP e Open Office.Org. 2.0 IMPRESS: Área de trabalho, apresentação, salvar e apresentar, estruturar, adicionar e formatar texto, modelos de apresentação, editar um esquema de cores, criar e trabalhar com objetos, inserir informações no slide, criar uma apresentação multimídia, criar apresentação para internet, revisar uma apresentação. Internet - hipertexto e hipermídia, os serviços da Internet, WEB, domínios, URL - Uniform Resource Locator. Internet Explorer: comandos de navegação, os comandos da barra padrão, criando uma lista de favoritos, salvando e imprimindo páginas, copiar um texto, copiar uma imagem; funcionamento do serviço de Correio Eletrônico, endereço eletrônico, E-mail grátis, enviando e recebendo mensagens. Vírus.