Prefeitura de Porto dos Gaúchos - MT

Notícia:   78 vagas de até R$ 3.500,00 para Prefeitura de Porto dos Gaúchos - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DOS GAÚCHOS

ESTADO DE MATO GROSSO

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

EDITAL Nº 001/2010 DE 21 DE JANEIRO DE 2010

DISPÕE SOBRE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA OS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL E FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO DOS GAÚCHOS / MT.

A Prefeita Municipal de Porto dos Gaúchos / MT, Sra Carmen Lima Duarte. e a diretora da Fundação Municipal de Saúde Sra Roberta Pegorari Bonfim dos Santos através da Comissão Examinadora do Concurso Público, em cumprimento ao que determina o artigo 37, incisos I, II e VIII da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, Emenda n.º 19 de 11 de Junho de 1998, e às disposições da Lei Orgânica Municipal, referentes ao assunto, RESOLVE divulgar e estabelecer normas para abertura das inscrições e a realização de Concurso Público, destinado a selecionar candidatos para o ingresso e efetivação no Quadro Efetivo da Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos, Estado de Mato Grosso.

1. DO CRONOGRAMA DO CONCURSO:

1.1 Inscrições: 25 de janeiro a 05 de fevereiro de 2010, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas, sendo que no dia 05 de fevereiro de 2010, as inscrições serão somente, até as 12:00 horas. As mesmas serão realizadas nas dependências da Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke, localizada na Praça Leopoldina Wilke S/N, Porto dos Gaúchos-MT.

1.2 Publicação das inscrições nulas ou indeferidas 08 de fevereiro de 2010;

1.3 Homologação das inscrições deferidas 10 de fevereiro de 2010;

1.4 Realização das Provas Teóricas: 28 de fevereiro de 2010, às 08:00 horas;

1.5 Realização das Provas Práticas: 28 de Fevereiro às 13:00 horas;

1.5 Publicação dos gabaritos das Provas Teóricas: 01 de março de 2010. No Mural da Prefeitura e Câmara Municipal; no site da Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos www.portodosgauchos.mt.gov.br;

1.6 Prazo final para recursos sobre o gabarito e a prova escrita (objetiva) 03 de março de 2010;

1.7 Previsão para Divulgação do Resultado do julgamento de recursos referentes à divulgação dos gabaritos das provas escritas e divulgação de gabaritos de cargos retificados pós recursos 05 de março de 2010.

1.8 Previsão para Publicação do resultado do concurso: 15 de março de 2010;

1.9 Entrega de títulos para os candidatos do nível superior: no ato das inscrições.

A pontuação referente aos títulos será somente para os candidatos aprovados ou classificados na 1ª etapa do concurso, ou seja, na prova escrita (objetiva) - para os cargos previstos no anexo I deste edital;

1.11 Divulgação do Resultado Extra-oficial do Concurso: 15 de março de 2010;

1.12 Prazo final para recursos sobre resultado Extra-oficial do concurso: 17 de março de 2010;

1.13 Publicação do resultado Final do Concurso: 22 de março de 2010;

1.14 Homologação do resultado Final: 22 de março de 2010;

1.15 O Concurso Público será regido por este Edital, seus Anexos e posteriores retificações, caso necessário, e sua execução será de responsabilidade da empresa Delatorre Assessoria Pública Ltda;

1.16 Toda menção a horário estabelecido neste Edital terá como referência o horário oficial do Estado de Mato Grosso.

2. DOS CARGOS:

2.1 Do Quadro de Cargos: Os Cargos oferecidos estão Especificados de Forma Detalhada no Anexo I deste Edital.

2.2. Para os cargos que exigirem Nível Superior, os comprovantes de conclusão deverão, obrigatoriamente, serem autenticados.

2.3. O Concurso Público consistirá de Duas Etapas distintas.

2.3.1. A Primeira Etapa composta de duas fases: Prova Escrita Objetiva e Subjetiva: Redação (para os cargos de professor).

2.3.1.1. Realização da Prova Escrita (objetiva e subjetiva: Redação) somente serão corrigidas as redações dos candidatos classificados nas provas objetivas até o número de vagas classificatórias para a correção da redação constante no quadro no anexo I do Edital, mais os candidatos empatados na última nota considerada para o cargo, sendo que esta classificação será realizada pela ordem decrescente da pontuação atribuída a cada um dos candidatos, onde houver o critério de desempate será observada a maior nota sucessivamente, nas provas:

a) Específica (se houver);

b) Língua portuguesa;

c) Matemática;

d) Conhecimentos gerais;

e) Persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato mais idoso.

2.3.1.2 - Serão considerados classificados os candidatos que atingirem média 50,00 (cinquenta), no conjunto da Prova, desde que não tenham tirado ZERO em nenhuma disciplina. A classificação será realizada pela ordem decrescente da pontuação atribuída a cada um dos candidatos, e o critério de desempate será a observação da maior nota, sucessivamente, nas provas:

2.3.1.3. Classificação da Primeira Etapa: Serão considerados classificados na Primeira Etapa e atribuída a pontuação referente à Prova de Títulos: Segunda Etapa do Concurso os candidatos que atingiram média 50,00 (cinquenta) na prova objetiva, desde que não tenham tirado ZERO em nenhuma disciplina, esta classificação será realizada pela ordem decrescente da pontuação atribuída a cada um dos candidatos, onde o critério de desempate será a observação da maior nota, sucessivamente, nas provas:

a) Específica (se houver);

b) Prova prática (se houver);

d) Língua portuguesa;

e) Matemática;

f) Conhecimentos gerais;

g) Persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato mais idoso.

2.3.2. A Segunda Etapa será realizada atribuindo os pontos correspondentes à Entrega de Títulos, somente para os candidatos para os cargos de professor classificados na Primeira Etapa. A apresentação de documentos para a prova de títulos é facultativa, pois essa prova é classificatória.

2.4 As vagas oferecidas no concurso público estão de acordo com as necessidades da Prefeitura Municipal de PORTO DOS GAÚCHOS - MT e compatíveis com os quadros de cargos.

3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA DO CARGO:

3.1. Ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n.º 70.436 de 18 de abril de 1972;

3.2.Ter no, ato da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

3.3. Prova de quitação ou inserção do serviço Militar (se o candidato for do sexo masculino);

3.4. Comprovar, por ocasião da posse, o nível de escolaridade e os requisitos específicos exigidos para o cargo, conforme especificado no ANEXO I deste Edital;

3.5. Título de eleitor e prova de estar em dias com as obrigações eleitorais;

3.6.Ter aptidão física e mental, comprovada por junta médica indicada pela Administração Municipal de Porto dos Gaúchos para o exercício das atribuições do cargo.

3.7. Apresentar Declaração se exerce ou não outro cargo ou função pública remunerada, inclusive emprego em autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.

3.8. Apresentar Declaração de bens e direitos do servidor, e a atualização desta, nos termos da legislação específica.

3.8.1. Para cargos públicos cuja especialidade o servidor atue como fiscal este declarará se tem participação em sociedade mista ou individual que possa ser objeto de sua fiscalização, devendo, neste caso, solicitar seu desligamento da sociedade no prazo de 60 (sessenta) dias.

3.9. Apresentar certidão de tempo de contribuição previdenciária ou declarar sua inexistência.

3.10. Apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF).

4. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1. A aplicação da Prova Escrita Objetiva e Subjetiva: Redação será nos locais descritos nos itens 4.2 e 4.3:

4.2 Para os cargos da Administração Indireta a prova será realizada na escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke, situada na Praça Leopoldina Wilke S/N Porto dos Gaúchos.

4.3 Para os cargos d aAdministração Direta as provas serão realizadas na Escola Estadual José Alves Bezerra, situada na Av. Guilherme Meyer 1450, Porto dos Gaúchos.

4.4. Realização das provas escritas: dia 28 de fevereiro de 2010, às 08:00 horas.

4.5 A relação com os nomes e documentos dos candidatos inscritos no concurso 01/ 2010, encontrar-se-ão à disposição no Mural da Prefeitura Municipal, na Câmara de Vereadores de PORTO DOS GAÚCHOS - MT e no Site: www.portodosgauchos.mt.gov.br;

5. DAS INSCRIÇÕES:

5.1. Período e horário: 1.1 Inscrições: 25 de janeiro a 05 de fevereiro de 2010, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas, sendo que no dia 05 de fevereiro de 2010, as inscrições serão somente, até as 12:00 horas.

5.2. Local das Inscrições: Nas dependências da Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke localizada na Praça Leopoldina Wilke S/N. Porto dos Gaúchos-MT.

5.3. Dos Requisitos Básicos para Inscrição:

5.3.1. A inscrição do candidato somente será efetivada mediante:

5.3.1.1. O preenchimento e a assinatura da ficha de inscrição, declarando o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições de realização do concurso, estabelecidas neste edital e seus anexos, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

5.3.1.2. Apresentação e entrega, no ato de inscrição, de cópia (frente e verso) de um documento de identidade que contenha foto.

5.3.1.3. Para fins deste Concurso Público, são considerados documentos de identidade: as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; cédulas de identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei federal valem como documento de identidade, como, por exemplo, as do CREA, CRC etc.; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia na forma da Lei n.º 9.503/97. Quando o candidato apresentar, como documento de identidade a Carteira de Trabalho (CTPS), deverá ser tirada cópia da página onde consta a foto do candidato e o número de série do documento, bem como, da página onde constam os dados pessoais do candidato.

5.3.2. Apresentação do comprovante do Depósito Identificado, conforme o item 6.1 deste edital.

5.4. A inscrição poderá ser feita pelo próprio candidato ou por representante legalmente habilitado para esse fim, mediante a entrega de procuração específica do interessado, sendo necessário anexar à ficha de inscrição cópia (frente e verso) do documento de identidade do candidato. Nesta hipótese, o candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros do seu procurador.

6 DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

6.1. Para recolhimento da taxa de inscrição referente ao cargo pretendido o Candidato deverá efetuar depósito Identificado através de DAM no banco do Brasil, Agência 1116-9, Conta Corrente nº 8086-1, Direto no CAIXA para posteriormente fazer a inscrição Somente serão aceitos recolhimentos no valor correspondente à taxa de inscrição.

6.1.1. O valor da taxa de inscrição será por nível de escolaridade, sendo para o nível ALFABETIZADO - R$ 20,00 (vinte reais); FUNDAMENTAL - R$ 20,00 (vinte reais); para o nível: MÉDIO - R$ 40,00 (quarenta reais) e para o nível SUPERIOR - R$ 80,00 (oitenta reais)

6.1.2. Após a realização do Depósito Identificado o candidato deverá efetuar a sua inscrição, no local citado no item 5.2

7.0 DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

7.1 O candidato, poderá usufruir do benefício da isenção de pagamento da taxa de inscrição, amparado na Lei Estadual Nº 6.156, de 28 de dezembro de 1992, alterada pela Lei Estadual Nº 8.795, de 07 de janeiro de 2008 ou na Lei Estadual Nº 7.713, de 11 de setembro de 2002.

7.2 O candidato que usufruir da lei da isenção para fazer jus à isenção do pagamento da taxa de inscrição, deverá obrigatoriamente, no período de 25 a 29 de janeiro de 2010 requerer sua inscrição apresentando os documentos exigidos.

7.2.1 Os documentos exigidos é de responsabilidade exclusiva do candidato, entregar no posto de inscrição pessoalmente ou por intermédio do procurador que irá fazer a inscrição.

7.2.2 Será indeferida a inscrição do candidato, que não entregar a documentação completa ou ainda fora do prazo estipulado.

7.3 São documentos obrigatórios para a inscrição com pedido de isenção de pagamento da taxa:

a) fotocópia do documento de identidade (não é necessário autenticar);

b) Para desempregados - fotocópia da página de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS contendo número e série, fotocópia de todas as folhas de contrato de trabalho que identifiquem a data de admissão e a data de saída, bem como, a folha subseqüente em branco.

c) Renda Insuficiente ao valor estabelecido em lei Carteira de trabalho ou contrato com vínculo trabalhista que identifiquem a data de admissão e valor da remuneração, bem como cópia do contra cheque (holerite) referente ao mês de dezembro de 2009.

d) Para doadores de sangue documento comprobatório padronizado de sua condição de doador regular, expedido por Banco de Sangue público ou privado (autorizado pelo poder público) em que faz a doação, constando pelo menos 03 (três) doações até a data de publicação deste Edital.

7.4 Qualquer inveracidade constatada nos documentos comprobatórios de isenção de pagamento da taxa de inscrição será fato para o indeferimento da inscrição, tornado-se nulo todos os atos decorrentes, além de sujeitar o candidato às penalidades previstas em lei.

7.5 Todas as informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato, assim como a idoneidade dos documentos apresentados, respondendo o mesmo por qualquer irregularidade constatada.

7.6 Não será aceita a solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição encaminhada por via postal, fax e/ou correio eletrônico.

7.7 Não será concedida isenção do pagamento da taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não protocolar ou protocolar com documentação incompleta, não atendendo ao disposto no subitem 7.3

d) não observar o local, prazo e os horários estabelecidos neste Edital.

8. DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE.

8.1. Em cumprimento ao disposto no artigo 37, inciso VII da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, Lei Federal Nº 7.583 de 24 de outubro de 1989, regulamentada pelo Decreto Federal nº. 3.298 de 20 de dezembro de 1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto Federal nº. 5.296 de 04 de dezembro de 2004 e nos termos da Lei Complementar Estadual nº. 114 de 25 de novembro de 2002, artigo 21, parágrafo 1º ficam reservados 5% (cinco) por cento das vagas de que trata este Edital aos Portadores de Necessidades Especiais, conforme discriminado no Anexo I - Quadro de vagas oferecidas.

8.2. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá, no ato da inscrição declarar ser Portador de Necessidades Especiais.

I O candidato portador de necessidades especiais deverá apresentar obrigatoriamente no ato da inscrição, laudo médico ou atestado (original) atestando a espécie, grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da classificação Internacional de Doenças - CID vigente, bem como a provável causa da deficiência, conforme exigência da Lei Complementar Estadual nº. 114, artigo 23, item IV.

II O candidato que se declarar Portador de Necessidades Especiais participará do concurso público e concorrerá às vagas definidas no Anexo I deste Edital em igualdade condições com os demais candidatos no que concerne:

a) conteúdo das provas;

b) À avaliação e os critérios de aprovação;

c) Horário e os locais de aplicação das provas:

III A nota mínima exigida para todos os demais candidatos tanto na prova objetiva como na prova de redação e de títulos atendendo os requisitos básicos exigidos para cada cargo conforme Anexo I deste Edital.

8..3. Não serão considerados resultados de exames e/ou documentos diferentes dos descritos no item 8.2. Subitem I.

8..4. O candidato que no ato da inscrição não se declarar Portador de Necessidades Especiais, não será desta forma considerado para efeito de concorrer às vagas definidas.

8.5. A apresentação do laudo médico ou atestado (original), de acordo com os critérios estabelecidos neste Edital é de responsabilidade exclusiva do candidato.

8..6. A empresa Delatorre Assessoria Pública Ltda, Prefeitura Municipal e a Fundação Municipal de Saúde não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a apresentação do laudo médico ou atestado no período das inscrições estabelecido neste Edital.

8.7. O laudo médico (original) terá validade somente para este concurso público e não será devolvido, bem como não serão fornecidos cópias desse laudo.

8.8. A relação dos candidatos que tiveram a inscrição indeferida para concorrer na condição de Portadores de Necessidades Especiais será afixada cópia da relação de inscrição indeferida no mural da Prefeitura e no endereço eletrônico www.portodosgauchos.mt.gov.br

8.9. Somente será considerado Portador de necessidades Especiais o candidato que se enquadrar nas categorias constantes no artigo 3º. Item I, II, III, e artigo 4º. Item I, II, III, IV e V da Lei Complementar nº. Estadual nº. 114 de 25/11/2002.

8.10. As deficiências dos candidatos Portadores de Necessidades Especiais, admitidas a correção por equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais, devem permitir o desempenho adequado das atribuições especificadas para o cargo.

8.11. O candidato que optar por concorrer às vagas destinadas aos Portadores de Necessidades Especiais, caso aprovado no Concurso Público, deverá submeter-se à perícia médica realizada por Junta Médica Oficial vinculada a Prefeitura que verificará sua qualificação como portador de necessidades especiais, bem como sua aptidão física e mental.

8.12. Os candidatos inscritos na condição de Portadores de Necessidades Especiais e aprovados no Concurso Público, além de figurarem na lista de classificação para o cargo, terão os nomes publicados em lista de classificação específica.

8.13. Os candidatos inscritos como Portadores de Necessidades Especiais concorrerão às vagas oferecidas no Anexo I deste Edital, utilizando somente das vagas reservadas quando tendo sido aprovados, for insuficiente a classificação obtida no quadro geral de candidatos para habitá-los à nomeação.

8.13.1. Caso seja constatado que o candidato Portador de Necessidades Especiais possui além da deficiência que o habilita como PNE, patologia (s) que o torne inapto ao exercício das atribuições do cargo será reprovado na perícia médica, considerando o disposto neste Edital e a Lei Estadual nº. 114 de 25/11/2001.

8.14. A não observância do disposto no Item 8 e seus subitens ou a reprovação do candidato na perícia médica acarretará perda do direito às vagas reservadas aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais.

8.15. As vagas definidas no subitem 8.1 que não forem providas por falta de candidatos Portadores de Necessidades Especiais aprovados por eliminação no Concurso Público ou desqualificação na perícia médica serão preenchidas pelos demais candidatos ao respectivo cargo, observada a ordem de classificação.

8.16. O candidato Portador de Necessidades Especiais poderá solicitar condição especial para realização das provas, conforme previsto no artigo 24 parágrafo único da Lei Complementar Estadual nº. 114 de 25 de novembro de 2002, devendo quando do preenchimento da ficha de inscrição, indicar sua necessidade no campo apropriado, complementando na observação as informações necessárias para este fim. O candidato com deficiência visual deverá identificar sua condição, indicando no formulário de inscrição a necessidade de realizar a prova com o auxilio de um ledor. Neste caso, o candidato será acompanhado por um ledor da Comissão de Concurso, para o qual o candidato deverá ditar a alternativa que deverá ser preenchida no cartão de respostas.

8.17 A Comissão Examinadora do Concurso não poderá ser responsabilizada posteriormente pelo candidato, sob qualquer alegação por eventuais erros de transcrição cometidos pelo ledor para o cartão de respostas.

8.18. O candidato portador de necessidades especiais que impossibilite a transcrição das respostas para o cartão de respostas, se requerido terá auxilio de um fiscal para fazê-lo, não podendo a Comissão Examinadora do Concurso ser responsabilizada posteriormente pelo candidato, sob qualquer alegação por eventuais erros de transcrição cometidos pelo fiscal.

8.19. A candidata que tiver que amamentar no dia de aplicação das provas objetivas deverá levar um acompanhante que ficará com a guarda da criança em local reservado. A amamentação dar-se-á nos momentos que se fizer necessário não sendo dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo da prova despendido com a amamentação. A falta de um acompanhante impossibilitará a candidata de realizar a prova.

8.20. O acompanhante de que trata o item anterior deverá também observar o que determina neste Edital.

8.21. O candidato que por motivo de saúde necessitar de condições especiais para realização das provas deverá protocolar Requerimento solicitando atendimento especial a Comissão Examinadora do Concurso da Prefeitura, no mínimo 03 (três) dias úteis de antecedência da data de realização das provas, documento acompanhado de Atestado Médico contendo o CID (Código Internacional de Doenças).

8.22. O documento referido no subitem anterior, além de ser assinado pelo candidato terá de conter: o nome do candidato, número do protocolo de inscrição ao concurso, cargo, número do documento de identidade, telefone para contato, endereço completo para correspondência e tipo de atendimento especial necessário.

8.23. A solicitação de condições especiais será atendida segundo critérios de viabilidade e razoabilidade. Tais condições não incluem atendimento domiciliar.

9 - DAS OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO:

9.1. Compete ao candidato:

9.1.1 Acompanhar todas as publicações feitas no Diário Oficial do Estado, no Mural da Prefeitura Municipal, da Fundação Municipal de Saúde e da Câmara Municipal de Vereadores de Porto dos Gaúchos - MT ou no site: www.portodosgauchos.mt.gov.br;

9.1.2 Conferir, nas listas a serem divulgadas, os seguintes dados pessoais: nome, número do documento de identidade, cargo ao qual se inscreveu. Caso haja inexatidão nas informações, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão Examinadora de Concurso (C.E.C).

9.2. O candidato não poderá alegar o desconhecimento do local de realização das provas como justificativa de sua ausência. O não comparecimento, qualquer que seja o motivo, caracterizará a desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso.

10. DAS MODALIDADES DE PROVAS: O Concurso Público, objeto deste Edital constituirá de PROVAS E TÍTULOS PARA OS CARGOS DE PROFESSOR, DE PROVIMENTO EFETIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DOS GAÚCHOS / MT.

11. DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA:

11.1. Do tempo de duração:

11.1.1 Prova escrita: 04 (quatro) horas ininterruptas.

11.2. Os candidatos se submeterão às provas do concurso exclusivamente nos locais determinados neste edital e/ou em editais complementares, se necessário.

11.3. Para a realização da prova escrita o candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 01 (UMA) hora do horário determinado, munido, obrigatoriamente, do documento de identidade original, do protocolo de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.

11.4. Ao chegar ao local de provas, o candidato deverá procurar nas listagens afixadas, o número da sala na qual está lotado, para então dirigir-se até ela.

11.5. Não será admitida a entrada do candidato que se apresentar após a hora determinada para o início das provas.

11.6. Em hipótese alguma as provas serão realizadas fora dos locais e horários determinados.

11.7. A ausência do candidato implicará em sua eliminação do concurso, não havendo, em hipótese alguma, outra oportunidade.

11.8. Será sumariamente eliminado do concurso, o candidato que utilizar meios ilícitos para a execução das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido ou descortês para com qualquer um dos aplicadores, seus auxiliares ou autoridades; afastar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, antes de ter concluído as mesmas; for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou pessoa, ou utilizando máquinas de calcular ou similar, telefone celular, relógio, livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, ou, após as provas, a utilização de processos ilícitos para a realização das mesmas, constatado por meio de perícia.

11.9. Iniciada a prova, nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de decorrido 60 (sessenta) minutos do seu início por motivo de segurança.

11.10. Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído as provas.

12 - DAS PROVAS

12.1. As provas escritas de múltipla escolha, serão classificatórias e eliminatórias e, conterão questões objetivas. Cada questão objetiva conterá 04 (quatro) alternativas, sendo que apenas uma responderá acertadamente, obedecendo ao quadro de pontuação disposto no ANEXO I.

12.2. Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação de recursos.

12.3 A prova de redação será classificatória e eliminatória, e será valorizada em até 20 (vinte) pontos e será aplicada juntamente com as provas escritas de múltipla escolha. A redação deverá ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 31 linhas em letra legível.

12.4 A prova de Redação será somente para os cargos de professores, o texto consistirá em uma dissertação argumentativa, a respeito do tema que será apresentado no ato da prova, em que serão avaliados os seguintes quisitos: a) desenvolvimento; b) apresentação; c) conteúdo; d) ortografia e acentuação gráfica; e) concordância verbal e nominal; f) pontuação; g) coerência; h) coesão; i) parágrafos; j) adequação a proposta: dissertação argumentativa.

12.5 Somente serão corrigidas as redações dos candidatos classificados nas provas objetivas até o número de vagas classificatórias para a correção da redação constantes no Quadro do anexo I do Edital, mais os candidatos empatados na última nota considerada para o cargo,

13. Da pontuação e Análise dos títulos - 2ª Etapa do Concurso

TÍTULOS

PONTOS

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS

1- Experiência Profissional

 

Atestado e/ou Certidão, expedido por órgão ou entidade competente, preferencialmente em papel timbrado;

Fotocópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social;

Será considerado um único atestado e/ou certidão, dentre os especificados nas alternativas a) e b) valendo aquele de maior pontuação.

a) de 0 a 2 anos

0,5

b) acima de 02 anos

1,0

2- ) Curso de extensão, de atualização e outros inerentes à área, com carga horária igual ou superior a 80 (oitenta) horas, tendo o mesmo sido realizado nos últimos 03 anos, contados a partir da data de emissão deste edital.

1,0

Certificado ou Declaração acompanhada de histórico Escolar expedido por órgão, entidade e ou instituição de ensino;

Será considerado apenas um único certificado, dentre os que forem apresentados.

3- Especialização

2,0

Certificado ou Declaração acompanhada de histórico Escolar expedido por instituição oficial de ensino, autenticado.

Será considerado apenas um único certificado, dentre os que forem apresentados.

4- Mestrado

3,0

Certificado, ou Declaração acompanhada de histórico Escolar expedido por instituição oficial de ensino, autenticado.

Será considerado apenas um único certificado, dentre os que forem apresentados.

5- Doutorado

4,0

Certificado, ou Declaração acompanhada de histórico Escolar expedido por instituição oficial de ensino, autenticado.

Será considerado apenas um único certificado, dentre os que forem apresentados.

13.1. Os títulos serão aceitos para os cargos com exigência de escolaridade de Curso Superior, exclusivamente para os candidatos que foram classificados na Primeira Etapa, e em sendo o título apresentado deferido ou deferido parcialmente pela Comissão Examinadora de Concurso, o mesmo terá a sua pontuação publicada em uma lista específica quando da divulgação do Resultado do concurso; sendo que esta pontuação será computada somente para os candidatos que forem classificados na primeira etapa. OS TÍTULOS SERÃO SOMADOS À PONTUAÇÃO FINAL DO CANDIDATO, VALENDO EXCLUSIVAMENTE PARA EFEITO DE CLASSIFICAÇÃO. Caso a somatória dos pontos de títulos gere o empate entre candidatos aprovados e classificados, utilizar-se-ão os critérios de desempate elencados no item 13.3.

13.2. Os títulos não são cumulativos. Na pontuação dos números "1", "2", "3", "4" e "5" do item 13 só serão computados pontos a um único título, sendo considerado o de maior pontuação. Só serão considerados os títulos que tiverem correlação com a respectiva área de atuação.

13.3. A comprovação dos títulos far-se-á mediante requerimento a ser efetuado junto a Comissão Examinadora de Concurso, com a apresentação de fotocópia nítida (autenticada em cartório ou pela Comissão Examinadora de Concurso), frente e verso, de certificados, Declarações acompanhadas de histórico escolar ou diplomas oficiais, expedidos por instituição oficial de ensino devidamente reconhecida; atestado ou certidão de tempo de serviço expedido pelos órgãos competentes, preferencialmente em papel timbrado; fotocópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social, não sendo aceitos, documentos via fax.

13.4. Os certificados de Especialização, Mestrado e Doutorado expedidos por universidades estrangeiras deverão estar revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação (Art. 48, § 2.º e 3º, da Lei Federal n.º 9.394/96).

13.5. Os títulos dos candidatos deverão ser entregues , NO ATO DA INSCRIÇÃO, juntamente com o Requerimento de Pontuação de Títulos conforme o modelo do ANEXO IV deste edital, devendo os mesmos estar em um envelope contendo o nome completo do candidato e o cargo ao qual está concorrendo.

13.6. Serão recusados, liminarmente, os títulos que não atenderem às exigências deste edital.

13.7. Comprovada, em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos, o candidato terá anulada a respectiva pontuação atribuída.

14. DOS CRITÉRIOS DE:

14.1. Classificação: Será considerado classificado o candidato que obtiver no mínimo 50% (cinqüenta por cento) da pontuação total no conjunto das estabelecido no item 12 deste Edital, e ainda não obtiver zero em nenhuma disciplina.

14.2. Classificação Final: A classificação final dos candidatos será feita pelo somatório da pontuação total obtida do conjunto das provas estabelecida no item 12 deste edital bem como a pontuação de títulos e será realizada pela ordem decrescente da pontuação final atribuída a cada um dos candidatos. Ocorrendo igualdade na pontuação final, serão observados, sucessivamente, os critérios de desempate.

14.2.1. A classificação final no concurso público não assegura ao candidato o direito de ingresso automático no cargo, mas apenas a expectativa de nomeação segundo a rigorosa ordem classificatória, ficando a concretização deste ato condicionada ao interesse, às necessidades e possibilidade financeira do Poder Executivo e, os candidatos classificados, excedentes às vagas atualmente existentes serão mantidas em cadastro de reserva durante o prazo de validade do concurso e poderão ser convocados em função da disponibilidade de vagas futuras, ficando sob sua responsabilidade o acompanhamento das nomeações no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, ocorridas durante o prazo de validade do concurso público

14.3. Desempate: Ocorrendo empate quanto ao total de pontos obtidos, o critério de desempate será a observação da maior nota, sucessivamente, nas provas:

a) Específica (se houver);

b) Língua portuguesa;

c) Matemática; (se houver);

d) Conhecimentos gerais ;

e) Maior pontuação de títulos (se houver);

f) Persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato mais idoso.

14.4. Reprovação:

a) Será considerado reprovado o candidato que não alcançar 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos das provas, conforme o critério já estabelecido no item 14.1 ou que tenha obtido zero em alguma dessas mesmas provas.

15. DOS RECURSOS:

15.1. Qualquer recurso deverá ser protocolado na Prefeitura Municipal de PORTO DOS GAÚCHOS-MT, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, após divulgação do resultado: publicação de gabaritos de provas; divulgação da relação dos candidatos classificados para realização da Entrega de Títulos; resultado da análise e julgamentos de títulos;e resultado final do concurso; mediante requerimento dirigido ao Presidente da Comissão Examinadora de Concurso, o qual deverá protocolar o recebimento do mesmo. O recurso versará unicamente acerca da formulação das questões, a opção considerada como certa nas provas escritas, e análise dos títulos apresentados.

15.2. O parecer emitido pela Comissão Examinadora de Concurso, referente ao recurso interposto, deverá ser publicado em prazo de até 05 (cinco) dias úteis do recebimento do pedido do candidato.

15.3. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo aqui estabelecido, sendo considerada para tanto, a data em que foi protocolado, bem como, àqueles que não estiverem fundamentados e sem os dados necessários à identificação do candidato.

15.4. O recurso deverá ser encaminhado à Prefeitura Municipal PORTO DOS GAÚCHOS -MT, endereçado ao Presidente da Comissão Examinadora de Concurso.

14.5. Se do julgamento dos recursos resultar anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

16. DO CARTÃO DE RESPOSTA - (folha óptica)

16.1. O Cartão de resposta - (folha óptica) do candidato deverá ser preenchida com caneta esferográfica azul ou preta, no campo da alternativa julgada correta.

16.2. Não serão atribuídos pontos às questões da prova escrita que se encontrarem emendadas ou rasuradas e/ou que contiverem mais de uma ou nenhuma resposta assinalada No CARTÃO DE RESPOSTA (folha óptica) do candidato.

17. DA DIVULGAÇÃO DO GABARITO: A divulgação dos gabaritos das Provas Teóricas será: 01 de Março de 2010. No Mural da Prefeitura e Câmara Municipal; no site da Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos - www.portodosgauchos.mt.gov.br e facultativamente em outros órgãos da imprensa.

18. DO REGIME JURÍDICO: Os candidatos aprovados no Concurso Público serão nomeados sob o regime Jurídico dos Servidores Municipais de Porto dos Gaúchos / MT.

19. DA HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO: Após a divulgação do resultado final, o concurso será homologado pelo Prefeito Municipal, mediante publicação de edital no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso.

20. DA NOMEAÇÃO E POSSE

20.1. O processo de nomeação e posse de candidatos aprovados no concurso público será efetivado, observando-se os dispositivos da legislação vigente.

20.1.1 A posse ocorrerá de acordo com a necessidade administrativa da Prefeitura Municipal de PORTO DOS GAÚCHOS / MT e da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE, não havendo mais candidatos aprovados, poderão ser nomeados candidatos obedecendo rigorosamente à ordem de classificação.

20.2. Os candidatos aprovados no concurso de provas e títulos serão convocados através de edital, publicado no Mural da Prefeitura Municipal, da Fundação Municipal de Saúde e da Câmara de Vereadores, para a entrega dos comprovantes dos requisitos exigidos para provimento do cargo pleiteado, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação.

20.3. A convocação dos candidatos aprovados processar-se-á de acordo com as necessidades da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos / MT, não havendo obrigatoriedade do preenchimento imediato de qualquer uma das vagas oferecidas.

20.4. Os candidatos que se inscreverem no Concurso para preenchimento de vaga em uma determinada região do Município, ficam essencialmente a ela vinculados, sendo facultado ao candidato, em havendo vagas não preenchidas, direito de tomar posse em outras localidades, desde que seja de interesse do Município e não afete o direito de outros aprovados.

20.5. A nomeação de candidatos, que se apresentar e comprovar os requisitos exigidos será efetivada por ato da Prefeita Municipal de Porto dos Gaúchos/MT.

20.6. Para efeito de posse, o candidato aprovado, classificado e convocado, FICARÁ SUJEITO À APROVAÇÃO EM EXAME MÉDICO PERICIAL, devendo apresentar atestado de aptidão mental (expedido por médico psiquiatra), atestado de saúde física e resultado dos exames adicionais solicitados no momento da convocação do candidato. Só poderá ser empossado o candidato que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

20.6.1. Poderá não tomar posse, os candidatos com deficiência aprovado, classificado e convocado, que for comprovado via perícia médica a incompatibilidade entre a deficiência e o exercício do cargo.

20.7. Será considerado desistente perdendo a vaga respectiva, o candidato aprovado que não se apresentar no prazo fixado pelo edital de convocação; não se apresentar para tomar posse no prazo fixado; não comprovar os requisitos exigidos através da documentação necessária para o provimento do cargo.

20.8. Não obstante todas as disposições deste edital sobre a posse do aprovado, os órgãos competentes aplicarão, no que couberem, as disposições da Lei Orgânica Municipal, do Estatuto e o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais da Educação Básica do Sistema Público e do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Porto dos Gaúchos / MT

21. DA COMISSÃO EXAMINADORA DE CONCURSO (C.E.C.) ficará instalada na Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos - MT.

22. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

22.1. O período de validade do concurso público de provas e provas e títulos será de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado, prorrogável, 1 (uma) vez, por igual período, a critério da autoridade competente.

22.2. Durante a vigência do concurso, na hipótese de abertura de novas vagas por vacância ou necessidade da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal de Saúde, serão aproveitados os candidatos aprovados, obedecida rigorosamente à ordem de classificação e o quantitativo de vagas estabelecidas em lei.

22.3. A impugnação administrativa e/ou judicial a este edital, que ensejar a anulação de qualquer um de seus itens, respeitada a sua abrangência, somente afetará os atos insuscetíveis de aproveitamento, e em nada afetará o normal andamento dos demais atos.

22.4. O candidato será responsável pela exatidão e atualização de seus dados cadastrais, durante a validade do concurso, em especial o endereço residencial.

22.5. Não será fornecido documento comprobatório de participação ou classificação no concurso, valendo para esse fim.

22.6. A aprovação no Concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes e do exclusivo interesse e conveniência da administração da Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos.

22.7. A verificação, em qualquer época, de declaração ou de apresentação de documentos falsos ou a prática de ato doloso pelo candidato, importará na anulação de sua inscrição e de todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de outros procedimentos legais.

22.8. Não será efetivada a posse do candidato aprovado quando, condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado.

22.9. A Prefeitura Municipal, através da Comissão Examinadora de Concurso, fará divulgar, sempre que necessário, editais complementares e/ou avisos oficiais, referentes ao presente edital, sendo de inteira responsabilidade do candidato acompanhar tais publicações.

22.10. Não haverá Segunda chamada para as provas, seja qual for o motivo alegado pelo candidato para justificar sua ausência.

22.11. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, que se acham estabelecidas neste Edital.

22.12. Em hipótese alguma, haverá na via administrativa, vista ou revisão de provas.

22.13. Não será permitida a entrada nos locais de aplicação das provas, de candidato que não estiver em condições para realização das mesmas tais como: Candidato alcoolizado, com trajes inadequados e outros fatores que possam vir a perturbar o perfeito andamento das provas.

22.14. Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato, ou de pessoas estranhas ao Concurso nas dependências do local onde forem aplicadas as provas.

22.15. Fazem parte do presente Edital os seguintes anexos:

ANEXO I - COM QUADRO DE CARGOS COM AS ESPECIFICAÇÕES DETALHADAS;

ANEXO II - COM CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A SER APLICADO NAS PROVAS.

ANEXO III - DESCRIÇÃO DETALHADA DOS CARGOS E SUAS ATRIBUIÇÕES BÁSICAS.

ANEXO IV - MODELO DO REQUERIMENTO DE PONTUAÇÃO DE TÍTULOS PARA OS CARGOS;

ANEXO V - MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA ESPECIAL COMO PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS;

ANEXO VI - APOIO ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL.

22.16. Quaisquer informações sobre o concurso público poderão ser obtidas na Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos - MT, de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento ao público. Por meio do TELEFONE: (66) 3526-1219 e (66) 3526-1296 Ramal: (22) com Arlete e/ou (66) 3526-1383 com Roberta, Fundação Municipal de Saúde.

22.17. Por meio do site: www.portodosgauchos.mt.gov.br, o candidato poderá obter a integra do edital completo e demais editais complementares, consultar os locais de realização das provas Escritas e de Títulos, entre outras informações necessárias ao conhecimento do andamento do concurso.

22.18. Os casos omissos nesse Edital serão resolvidos pela Comissão Examinadora de Concurso.

Carmem Lima Duarte.
PREFEITA MUNICIPAL

Roberta Pegorari Bonfim dos Santos
DIRETORA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE.

Valmir Almeida Ângelo.
PRESIDENTE COMISSÃO EXAMINADORA DE CONCURSO

ANEXO I

QUADRO DE CARGOS

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES



d
e

O
r
d
e
m

Cargos

Escolaridade
Requisitos Exigidos

Nº de Vagas

Remuneração Inicial

C.H.

S
e
m
a
n
a
l

Tipos de provas



Q
u
e
s
t
õ
e
s

Peso

P
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a

T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

01

Professor (a)Educação Física

Nível Superior com registro CREF

01

R$: 1.219,02

30

L. Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

Redação

10

10

10

10

2.0=20.0

2.0=20.0

1.0=10.0

3.0=30.0

20.0

 

100

02

Monitor Esportivo

Nível Médio com inscrição na AMPEF

01

R$: 729,22

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

03

Apoio AdministrativoB

Nível Médio

01

R$: 580,49

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

04

Professor (a) Pedagogia I a IV

Nível Superior

01

R$: 1.219,02

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

Redação

10

10

10

10

2.0=20.0

2.0=20.0

1.0=10.0

3.0=30.0

20.0

 

100

CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

05

Professor (a) Pedagogia

Nível Superior

04

R$: 1.219,02

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

Redação

10

10

10

10

2.0=20.0

2.0=20.0

1.0=10.0

3.0=30.0

20.0

 

100

06

Apoio Administrativo Educacional A

Nível Médio

01

R$: 580,49

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

07

Apoio Administrativo Educacional B

Nível Médio

02

R$: 580,49

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

08

Apoio Administrativo Educacional C

Nível Médio

02

R$: 580,49

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

09

Apoio Administrativo Educacional E

Nível Médio

06

R$: 580,49

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

0

100

ESCOLA MUNICIPAL VALSIR ANDRÉ FERRARINI



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

10

Professor (a) Pedagogia I a IV

Nível Superior

01

R$: 1.219,02

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

Redação

10

10

10

10

2.0=20.0

2.0=20.0

1.0=10.0

3.0=30.0

20.0

 

100

11

Apoio Administrativo Educacional B

Nível Médio

01

R$: 580,49

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

ESCOLA MUNICIPAL GUSTAVO ADOLFO WILKE



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

12

Professor (a) Pedagogia

Nível Superior

07

R$: 1.219,02

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

Redação

10

10

10

10

2.0=20.0

2.0=20.0

1.0=10.0

3.0=30.0

20.0

0

100

13

Apoio Administrativo Educacional E

Nível Médio

02

R$: 580,49

30

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

14

Apoio AdministrativoB

Nível Médio

01

R$: 580,49

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

15

Vigia

Ensino Fundamental

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

16

Nutricionista

Nível Superior com Registro CRN

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

17

Fisioterapeuta

Nível Superior com Registro CRF

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh.Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

VIGILÂNCIA SANITÁRIA



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

18

Fiscal Sanitário

Nível Médio

01

R$: 609,58

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh.gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

VIGILÂNCIA AMBIENTAL - DISTRITO DE SÃO JOÃO



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

19

Agente de Saúde Ambiental

Ensino Médio

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

PSF ARINOS



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

20

Médico Clínico

Nível Superior Com Registro no Conselho CRM

01

R$: 3.500,00

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

21

Enfermeira

Nível Superior com Registro no COREN

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

23

Zeladora

Ensino Fundamental

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

PSF URBANO



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

23

Médico Clínico

Nível Superior Com Registro no Conselho CRM

01

R$: 3.500,00

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

24

Enfermeira

Nível Superior com Registro no COREN

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=50.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

25

Dentista

Nível Superior com Registro co Consellho CRO

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

26

Recepcionista

Ensino Médio

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

PSF RURAL - DISTRITO DE SÃO JOÃO E NOVO PARANÁ



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

27

Médico Clínico

Nível Superior Com Registro no Conselho CRM

01

R$: 3.500,00

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

28

Dentista

Nível Superior com Registro no CRO

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

PSF RURAL - DISTRITO DE SÃO JOÃO



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

29

Auxiliar de Consultório Dentário (ACD)

Ensino Médio

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh.gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

 

30

Enfermeira

Nível Superior com Registro no COREN

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

31

Zeladora

Ensino Fundamental

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

PSF RURAL - DISTRITO DE NOVO PARANÁ



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

32

Auxiliar de Consultório Dentário (ACD)

Ensino Médio

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

 

33

Motorista

Ensino Médio com CNH Categoria B

01

R$: 825,93

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Prática

10

10

10

2.0=20.0

2.0=20.0

2.0=20.0

40.0

100

34

Enfermeira(a)

Nível Superior com Registro no COREN

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

35

Técnico em Enfermagem

Ensino Médio Com Registro no COREN

01

R$: 902,78

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específico

10

10

10

10

2.5=25,0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30,0

 

100

PSF RURAL - COMUNIDADE RIO ENGANO



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

36

Técnico em Enfermagem

Ensino Médio com Registro no COREN

01

R$: 902,78

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específico

10

10

10

10

2.5=25,0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO SOCIAL



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

37

Psicólogo(a)

Nível Superior com Registro CRP

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

38

Vigia

Nível Ensino Fundamental

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

SECREETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

39

Operador de Saneamento

Ensino Médio

01

R$: 759,38

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

40

Auxiliar de Mecânico

Ensino Médio

01

R$: 696,09

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

41

Gari

Ensino Fundamental Incompleto

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

42

Serviços Gerais

Ensino Fundamental Incompleto

05

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

DISTRITO DE SÃO JOÃO



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

43

Serviços Gerais

Ensino Fundamental Incompleto

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

44

Técnico em Agropecuária

Nível Médio Técnico com Registro no CREA

01

R$: 1.227,31

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

45

Veterinário(a)

Nível Superior com Registro no CRV

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

ADMINISTRACÃO INDIRETA - FUNDACÃO MUNICIPAL DE SAÚDE



d
e

O
r
d
e
m
CargosEscolaridade
Requisitos Exigidos
Nº de VagasRemuneração InicialC.H.

S
e
m
a
n
a
l
Tipos de provas

Q
u
e
s
t
õ
e
s
PesoP
r
o
v
a

P
r
á
t
i
c
a
T
o
t
a
l

d
e

P
o
n
t
o
s

46

Auxiliar de Laboratório

Ensino Médio

01

R$: 738,82

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

47

Auxiliar de Serviços Gerais

Ensino Fundamental Incompleto

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

48

Cozinheiro(a)

Ensino Fundamental Completo

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

49

Enfermeiro(a)

Nível Superior com Registro no COREN

01

R$: 2.974,95

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

50

Motorista

Ensino Médio com CNH Categoria D

01

R$: 825,93

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Prática

10

10

10

2.0=20.0

2.0=20.0

2.0=20.0

40.0

100

51

Médico (a)

Nível Superior Com Registro no Conselho CRM

01

R$: 3.200,00

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

52

Recepcionista

Ensino Médio

01

R$: 701,98

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

53

Técnico(a) em Radiologia

Ensino Médio Completo com CRTR

01

R$: 902,78

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

54

Técnico(a) em Enfermagem

Ensino Médio com Registro no COREN

03

R$: 902,78

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.0=20.0

3.0=30.0

 

100

55

Vigia

Nível Ensino Fundamental

01

R$: 581,65

40

L.Portuguesa

Matemática

Conh. Gerais

Conh. Específicos

10

10

10

10

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

2.5=25.0

 

100

ANEXO I I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (PROVAS ESCRITAS)

NÍVEL: FUNDAMENTAL INCOMPLETO

CARGOS: Gari, Auxiliar de Serviços Gerais e Serviços Gerais

Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de texto, de símbolos e de gravuras; seqüência de idéias no texto; emprego de letras maiúsculas e minúsculas; vogais e consoantes; encontros vocálicos e consonantais (dígrafos; ditongo; tritongo; hiatos; sílabas e suas classificações quanto ao número e tonicidade; empregos de nomes próprios e comuns; gêneros(masculino e feminino; singular e plural; palavras no aumentativo e diminutivo; ordem alfabética; ortografia; pontuação; tipo de frases; sinônimo e antônimos, acentuação gráfica, concordância nominal e verbal.

Matemática: Situações problemas envolvendo as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão); unidade; dezena; centena; dobro; triplo; medidas de tempo; medidas de comprimento: metro; medidas de quantidade de líquido: (litro). Conjuntos, números naturais, sistema de numeração decimal, expressões numéricas, números fracionários, área, volume, superfície de figuras, sistema monetário, porcentagem, juros simples, descontos.

CONHECIMENTOS GERAIS (História e Geografia): Atualidades - Conhecimentos sobre os fatos atuais do Município e estado; Movimento de Rotação e de Translação da Terra, Pontos Cardeais, pontos Colaterais, Rosa-dos-ventos, as camadas da Terra, Poder Executivo e Legislativo Municipal e Estadual; símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais, legendas, localização geográfica do município estado e país, As regiões Brasileiras e os Tipos Climáticos; História e Geografia do Estado de Mato Grosso; Aspectos Históricos, Geográficos, Econômicos, Políticos e Sociais do Município de Porto dos Gaúchos /MT .

NÍVEL: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

CARGOS: Vigia, Zelador(a) e Cozinheiro (a)

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, símbolos e gravuras; Noção e compreensão de texto verbal e/ou não-verbal; Tipos textuais; Denotação e conotação; Variações lingüísticas e níveis de linguagem; Pontuação; Acentuação gráfica; Sintaxe: frase, oração, período, análise sintática do período simples; Tempos e modos verbais; Morfologia: classe de palavras; Ortografia; Formação de palavras.

MATEMÁTICA: Conjunto dos Números Naturais (N); Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão e Potenciação com n.º Naturais; Expressões Numéricas nos Conjuntos Naturais, Inteiros e Racionais; Sistema de Numeração Decimal; Medidas de Comprimento, Volume, Superfície e Massa; Regra de Três; Porcentagem e juros simples; Equações do 1º grau; Equações do 2º grau; Funções do 1º e 2º graus; Problemas e Sistemas do 2º grau, Polígnos; Círculo e Circunferência; Cálculos das áreas.

CONHECIMENTOS GERAIS (História e Geografia) : Atualidades: Conhecimentos sobre os fatos atuais do País, do Estado de Mato Grosso e do Município; Movimento de Rotação e movimento de Translação da Terra, Pontos Cardeais, pontos Colaterais, Rosa-dos-ventos, as camadas da Terra, Tipos climáticos do Brasil, Regiões Geográficas brasileiras, aspectos socioeconômicos da região Centro-Oeste do Brasil, Expansão do território da América Portuguesa, Aspectos Históricos, Geográficos, Econômicos, Políticos e Sociais do Município de Porto dos Gaúchos /MT.

NÍVEL: ENSINO MÉDIO COMPLETO

CARGOS: Monitor Esportivo, Apoio Administrativo Educacional A, Apoio Administrativo Educacional B, Apoio Administrativo Educacional C, Apoio Administrativo Educacional E, Fiscal Sanitário, Agente de Saúde Ambiental, Recepcionista, Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), Motorista, Técnico em Enfermagem, Operador de Saneamento, Auxiliar de Mecânico, Técnico em Agropecuária, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Radiologia.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto verbal e/ou não-verbal, literário e/ou não-literário; Tipos textuais; Figuras de linguagem; Pontuação; Acentuação gráfica; Sintaxe: frase, oração, período, análise sintática do período simples e do período composto; Concordância verbal; Concordância nominal; Coesão e coerência; Morfologia: classe de palavras; Ortografia; Formação de palavras; Introdução à Literatura: conceito, linguagem literária.

MATEMÁTICA:

Medidas de Comprimento, Volume, Superfície e Massa; Regra de Três; Porcentagem; Juros compostos e juros simples; Equações do 1º grau; Equações do 2º grau;Funções do 1º e 2º graus; Problemas e Sistemas do 2º grau.Cálculo Numérico; Funções; Função Polinominal do 1º e 2º Graus; Funções Modular;Funções Exponencial (logaritmos); Progressões Aritmética e Geométrica; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Teoria das Probabilidades;Equações Polinomiais; Porcentagem; Trigonometria no Triângulo Retângulo; Relações de Triângulos Quaisquer; Área das figuras Geométricas Planas.

CONHECIMENTOS GERAIS (História e Geografia): Atualidades: Conhecimentos sobre os fatos atuais do País, do Estado de Mato Grosso e do Município; História de Mato Grosso, fuso horário mundial, fuso horário brasileiro, fatores de crescimento da população mundial e teorias demográficas, Sistemas econômicos: Capitalismo, comunismo, socialismo, anarquismo e mercantilismo, Problemas ambientais globais, problemas ambientais urbanos, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial.

Aspectos Históricos, Geográficos, Econômicos, Políticos e Sociais do Município de Porto dos Gaúchos /MT.

NÍVEL SUPERIOR

CARGOS: Nutricionista; Fisioterapeuta; Médico Clínico; Enfermeira; Dentista; Psicólogo(a); Veterinário(a); Professor de Educação Física, Professor (a) Pedagogia. I a IV e Professor (a) Pedagogia.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto verbal e/ou não-verbal, literário e/ou não-literário; Gêneros textuais e tipos textuais; Linguagem conotativa e denotativa, Figuras de linguagem; Variações lingüísticas e níveis de linguagem; Pontuação; Acentuação gráfica; Sintaxe: frase, oração, período, análise sintática do período simples e do período composto; Concordância verbal; Concordância nominal; Regência Verbal; Regência Nominal; Coesão e coerência; Morfologia: classe de palavras; Ortografia; Formação de palavras; Noções de Literatura: conceito, linguagem literária.

MATEMÁTICA Medidas de Comprimento, Volume, Superfície e Massa; Regra de Três; Porcentagem; Juros compostos e juros simples; Equações do 1o grau; Equações do 2o grau;Funções do 1o e 2o graus; Problemas e Sistemas do 2o grau.Cálculo Numérico; Funções; Função Polinominal do 1o e 2o Graus; Funções Modular; Funções Exponencial (logaritmos); Progressões Aritmética e Geométrica; Matrizes; Determinantes; Sistemas Lineares; Teoria das Probabilidades; Equações Polinomiais; Porcentagem; Trigonometria no Triângulo Retângulo; Relações de Triângulos Quaisquer; Área das figuras Geométricas Planas.

CONHECIMENTOS GERAIS (História e Geografia): Atualidades: Conhecimentos sobre os fatos atuais do País, do Estado de Mato Grosso e do Município; Urbanização, crescimento das cidades e redes urbanas, Problemas ambientais urbanos, problemas ambientais globais, território brasileiro: localização e características naturais, coordenadas geográficas, fusos horários, história do Brasil: período Colonial e Imperial, Blocos econômicos, globalização, Fundação de Cuiabá, Governos Estaduais, Mato Grosso e a Região Centro Oeste Aspectos Históricos,Geográficos (físicos e domínios naturais), Econômicos: produção e questões ambientais, Políticos e Administrativo; Sociais e Formação étnica do Município de Porto dos Gaúchos/MT.

REDAÇÃO:

CARGO: Professor de Educação Física, Professor(a) Pedagogia e Professor(a) Pedagogia I a IV

Conteúdo - Texto Dissertativo - argumentativo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CARGO: PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Anatomia e fisiologia do exercício; Atletismo: corridas, saltos, arremessos e lançamentos; Regras oficiais de voleibol, basquetebol, handebol, futsal, atletismo e natação; LDB e o ensino da Educação Física; Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino da Educação Física; Conteúdos de ensino - Esporte, Jogos e Brincadeiras, Ginástica, Dança e Expressões Rítmicas; Concepções da Educação Física; Crescimento e desenvolvimento humano; História da Educação Física; Avaliação em Educação Física; Aspectos da aprendizagem motora; Atividade física e saúde, Temas envolvendo: Lei nº 8.069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei nº 10.639/2003 e Parecer do CNE - História e Cultura Afro-brasileira; Declaração Nacional da Criança; Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948; Diretrizes da Educação do Campo, Da Educação Infantil, da Educação Especial e do Ensino Fundamental.

CARGO: PROFESSOR PEDAGOGIA E PROFESSOR PEDAGOGIA I A IV

O Desenvolvimento Cognitivo, moral e afetivo; Reflexões sobre a aprendizagem; A Prática Educativa; Aquisição do Processo de Construção de leitura e escrita; Matemática nas séries iniciais; Metodologias aplicadas aos ciclos/ anos/ séries iniciais baseadas nos PCNs; Princípios e Fins da Educação; Organização da Educação Nacional; Didática / Metodologia / avaliação; recuperação; sondagem-diagnóstico; organização pedagógica da educação escolar; registros; Níveis e Modalidades de educação e Ensino; adaptações curriculares e regimentais; planejamento - plano de ensino e de aula- ; educação especial; inclusão escolar; ensino e aprendizagem. Obrigatoriedade de ensino - instituição e família- ; Direitos à Educação e Dever de Educar; O Professor: Concepções da aprendizagem e do ensino escolar mais habitual entre os docentes; Os mecanismos, técnicas e instrumentos de exercício do poder na relação professor-aluno, Relação teoria x prática: momentos constitutivos de uma mesma totalidade,; Contribuições da teoria piagetiana à perspectiva mediadora, A construção do fracasso escolar; Visão do erro numa perspectiva construtivista no contexto escolar. (fontes: Legislação de Educação e Diretrizes; Resoluções nacionais e estaduais pertinentes ao nível de ensino; LDB - Lei 9394/96 Constituição Federal de 1988; Constituição Estadual; Parâmetros Curriculares Nacionais). Temas envolvendo: Lei nº 8.069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei nº 10.639/2003 e Parecer do CNE - História e Cultura Afro-brasileira; Declaração Nacional da Criança; Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948; Diretrizes da Educação do Campo, Da Educação Infantil, da Educação Especial e do Ensino Fundamental.

CARGO: NUTRICIONISTA

1) Código de ética do nutricionista. 2) Condições higiênico-sanitárias dos alimentos. 3) Manual de boas práticas nos serviços de alimentação.4) Técnica Dietetica 5) Avaliação de perigos e pontos críticos. 6) Intoxicação alimentar. 7) Microbiologia dos alimentos. 8) Controle de qualidade. 9) Fator de correção dos alimentos. 10) Administração em Serviço de Alimentação 11) Nutrição nas diferentes fases de vida: infância,adolescência, adulto, idoso. 12) Avaliação Nutricional. 13) Nutrição na gravidez. 14) Carências Nutricionais. 15) Nutrição nas doenças do lactente e na criança.16) Nutrientes 17) Cálculo energético e Recomendaçoes Dieteticas no Diabete Mellitus, Obesidade, Doenças Intestinais, Hipertensão, Dislipidemias e Carências Nutricionais. 18) Digestão, Absorção e Metabolismo. 19) Desnutrição. 20)Anorexia e Bulimia. 21) Legislação Brasileira. Fontes: Legislação ANVISA - Código de Ética Profissional, Guia Alimentar para a População Brasileira http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/05_1109_M.pdf - Política Nacional de Alimentação e Nutrição http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0121_M.pdf - Guia de Nutrição: Nutrição clínca no adulto. Manole. - VITOLO, M. R Nutrição da Gestação a Adolescencia. Reichmann & Autores Editores, dentre outras relacionadas com os conteúdos apresentados.

CARGO:ENFERMEIRO (A)

Lei do Exercício Profissional - Lei N° 7.498/86; Decreto lei n° 94.406/87; Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; Políticas de Saúde: Constituição da República Federativa do Brasil - Seção II da Saúde, Capítulo II da Seguridade Social, Título VIII da Ordem Social; Lei Orgânica da Saúde - Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Portaria n° 2048/GM do Ministério da Saúde de 05/11/2002, Portaria n° 1 863/GM do Ministério da Saúde de 29/09/2003, Portaria n° 1 864/GM do Ministério da Saúde de 29/09/2003, Processo Saúde/Doença; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Programa Nacional de Imunização; Administração dos Serviços de Enfermagem; Programas do Ministério da Saúde (site: www.saude.gov.br ) : Tuberculose, Hanseníase, Saúde do Trabalhador, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Doenças Sexualmente Transmissíveis; Vigilância Epidemiológica: doenças de notificação compulsória; Métodos de Desinfecção e Esterilização; Técnicas Básicas de Enfermagem; Enfermagem em Pronto Socorro: Princípios para o Atendimento de Urgência e Emergência; Assistência de Enfermagem a pacientes portadores de doenças do aparelho respiratório, digestivo, cardiovascular, locomotor e esquelético, nervoso, ginecológico e obstétrico, urinário, dos distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos e psiquiátricos. Cuidados de Enfermagem em Atendimento Pré- Hospitalar em emergências cardio vasculares, respiratórias, metabólicas, ginecológicas e obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e no trauma.

CARGO: FISIOTERAPEUTA

Anatomia: Anatomia do corpo humano; planos e eixos anatômicos; esqueleto axial; ossos, junturas, músculos, vasos e nervos; sistema circulatório; sistema respiratório; sistema esquelético; sistema articular; sistema muscular. Marcha: Conhecimento sobre o andar humano, incluindo aspectos de movimento tridimensional (análise cinemática), forças de aceleração e desaceleração (análise cinética), ativação muscular na marcha (eletromiografia dinâmica). Aspectos da marcha patológica, identificando as alterações primárias e os mecanismos compensatórios. Cinesioterapia: Aplicação do movimento sob forma terapêutica. Ganho de força muscular e amplitude de movimento: métodos, técnicas e recursos fisioterápicos. Coordenação e reeducação dos músculos respiratórios e condicionamento físico geral do indivíduo. Percepção corporal através do movimento. Fisioterapia preventiva: A importância da epidemiologia na saúde publica, métodos e técnicas utilizadas para atuação do fisioterapeuta nesta área, na prevenção e na assistência à saúde. Atuações individuais, coletivas, multi, inter e transdisciplinar. Biomecânica em ergonomia. Fisioterapia aplicada à ortopedia e traumatologia: Semiologia Ortopédica. Estudo e análise das disfunções do sistema osteomioarticular. Noções de tratamento clínico e cirúrgico das doenças ortopédicas e traumáticas, assim como no tratamento em diferentes fases de doenças infecciosas e degenerativas de músculos, ossos e articulações. Deformidades congênitas e adquiridas: deficiências e redução da capacidade funcional. Disfunções da coluna vertebral. Amputação adquirida ou congênita. Osteoartrose. Fraturas e luxações. Procedimentos cirúrgicos em ortopedia e a abordagem fisioterápica no pré e pós-operatório. Avaliação, planejamento, prescrição e execução de tratamento fisioterápico. Fisioterapia aplicada à neurologia: Semiologia neurológica. Abordagem clínica, cirúrgica e fisioterápica nas doenças neurológicas, traumáticas e não traumáticas. Lesão de plexo braquial, plexo lombossacro e nervos periféricos. Lesão medular. Síndrome de Guillain Barré. Poliomielite. Acidente vascular cerebral. Traumatismo craniencefálico. Doenças degenerativas. Avaliação físico-funcional, definição de objetivos e condutas, indicação de tratamento fisioterápico e abordagem em equipe interdisciplinar de indivíduos adultos com doenças e disfunções neurológicas. Principais repercussões da lesão cerebral no indivíduo adulto. Fisioterapia aplicada à pneumologia: Semiologia do aparelho respiratório. Patologias pulmonares mais freqüentes, incluindo avaliação, classificação, quadro clínico, complicações, evolução e tratamento. Técnicas específicas em fisioterapia respiratória ambulatorial. Métodos e técnicas de fisioterapia, empregados na reabilitação pulmonar (desobstrução, reexpansão e treinamento muscular). Prótese e órtese: Tipos, técnicas de fabricação, mecanismos, funcionamento e indicações específicas. Indicação e características das órteses de membros inferiores, superiores e de tronco; próteses de membros inferiores e superiores. Adaptações para auxiliar nas atividades de vida diária. Adequação postural em cadeira de rodas. Indicação e tipos de auxílio-locomoção. Reabilitação: Conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem. Abordagem fisioterápica na reinserção do indivíduo ao trabalho, escola, comunidade. Acessibilidade. Trabalho em equipe.

CARGO: MÉDICO(A) E MÉDICO CLÍNICO

Angiologia: Doença arterial periférica; Insuficiência venosa crônica e varizes; Trombose venosa profunda.Cardiologia: Arritmias cardíacas; Cardiopatia isquêmica; Cardiomiopatias; Crise hipertensiva; Doença isquêmica do miocárdio; Fatores de risco para doenças cardiovasculares; Febre reumática; Hipertensão arterial sistêmica; Hipertensão pulmonar; Insuficiência cardíaca; Pericardiopatias; Semiologia cardíaca; Valvulopatias cardíacas. Doenças do ouvido, nariz e garganta: Amigdalites; Otites; Rinites; Sinusites.Doenças dermatológicas: Dermatoviroses; Dermatites eczematosas; Dermatozoonoses; Farmacodermias; Hanseníase; Infecções da pele e tecido subcutâneo; Leishmaniose; Micoses superficiais; Neoplasia da pele; Pênfigo e penfigóide; Psoríase; Tumores da pele. Doenças oculares: Catarata; Distúrbios da refração; Doenças da pálpebra; Glaucoma; Retinopatias; Síndrome do olho vermelho. Endocrinologia e metabolismo: Complicações agudas e crônicas do diabetes; Diabetes mellitus; Dislipidemias; Doenças da supra-renal; Doenças da paratireóide; Doenças da tireóide; Hiperprolactinemia e prolactinoma; Obesidade; Síndrome metabólica. Gastroenterologia: Acalasia e espasmo esofageano difuso; Apendicite Aguda; Ascite; Câncer de esôfago; Câncer de pâncreas; Câncer gástrico; Cirrose Hepática; Constipação Crônica; Diarréias agudas e crônicas; Dispepsia não-ulcerosa, gastrites e gastropatias; Diverticulose intestinal e diverticulite; Doença calculosa biliar e coledocolitíase; Doença do refluxo gastroesofágico; Doença hemorroidária; Doença hepática alcoólica; Doença ulcerosa péptica; Doenças intestinais inflamatórias idiopáticas; Esteato-hepatite não-alcoólica; Hemorragia digestiva alta e baixa; Hepatites virais agudas e crônicas; Hérnia de hiato esofageano; Hérnias da parede abdominal; Hipertensão porta; Obstrução intestinal; Pancreatite aguda e crônica; Polipose e neoplasia intestinal; Síndrome disabsortiva; Síndrome do intestino irritável; Síndromes isquêmicas intestinais; Tumores do sistema hepatobiliar. Hematologia: Anemias; Distúrbios plaquetários e da coagulação; Hemoglobinopatias; Leucemias agudas e crônicas; Linfomas Hodgkin e não-Hodgkin; Mieloma múltiplo; Síndromes mieloproliferativas. Infectologia: Dengue; Doenças sexualmente transmissíveis; Endocardite infecciosa; Esquistossomose; Febre amarela; Febre tifóide; Infecção das vias aéreas superiores; Infecção pelo HIV em adultos; Influenza e resfriado comum; Leishmaniose visceral; Leptospirose; Malária; Meningites; Mononucleose infecciosa; Parasitoses intestinais; Raiva; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA); Tétano; Toxoplasmose; Tuberculose; Violência sexual. Medicina de urgência: Acidentes ofídicos e aracnídicos; Acidentes biológicos; Atendimento inicial ao politraumatizado; Intoxicações Exógenas; Intoxicação Aguda e Abstinência ao Álcool; Parada Cardiorrespiratória; Queimaduras e tratamento inicial do grande queimado. Medicina preventiva e social: Código de Ética Médica; Estudos epidemiológicos; Imunizações; Indicadores de saúde; Legislação Federal e Estadual do SUS; Prevenção de doenças e agravos à saúde; Programa de Saúde da Família: conceito e características; Saúde do trabalhador; Sistema único de saúde; Vigilância epidemiológica; Nefrologia: Distúrbios da volemia; Distúrbios do equilíbrio ácido-básico; Distúrbios do sódio, do potássio e do magnésio; Glomerulopatias; Infecção do trato urinário; Insuficiência renal aguda; Insuficiência renal crônica; Interpretação da gasometria arterial; Lesão renal causada por medicamentos e toxinas; Nefropatia diabética; Síndrome nefrítica; Síndrome nefrótica. Neurologia: Cefaléias; Convulsões e epilepsia; Doenças cerebrovasculares; Doença de Parkinson e Mal de Alzheimer; Infecções do SNC; Labirintopatias; Pneumologia: Asma brônquica; Câncer de pulmão; Derrame pleural; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Pneumonia adquirida na comunidade; Pneumopatias intersticiais difusas; Pneumoconiose; Sarcoidose; Síndrome da apnéia obstrutiva do sono; Sinusobronquite; Tromboembolismo pulmonar. Psiquiatria: Depressão; Distúrbios afetivos; Distúrbios do sono; Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos; Tabagismo; Transtornos alimentares; Transtornos da personalidade; Transtornos de ansiedade, dissociativos e somatoformes; Transtornos mentais orgânicos (delirium, demência); Transtornos mentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Reumatologia e outros distúrbios osteomusculares: Artrite Reumatóide; Doença osteomuscular relacionada ao trabalho (DORT); Esclerodermia; Espondiloartropatias soronegativas; Fraturas, luxações e lesões ligamentares; Fibromialgia; Gota e outras artropatias por cristais; Lombalgias e ciatalgias; Lúpus eritematoso sistêmico; Osteoartrite e osteoporose; Síndrome do túnel do carpo; Tendinites, tenossinovites, fasciítes e bursites. Urologia: Doenças da próstata; Disfunção erétil; Litíase urinária

CARGO: PSICÓLOGO

PSICOLOGIA GERAL: Reforma Psiquiátrica. Teorias da Personalidade. Teorias do Desenvolvimento. Técnicas Psicoterápicas: Psicoterapias de Grupo e Psicoterapia Breve, Psicoterapias de problemas específicos. Psicopatologia geral e clínica. Psicossomática. Psicologia Hospitalar. Interdisciplinaridade. Tanatologia. Atendimento níveis: primário, secundário e terciário em saúde. Cid X - conceitos de saúde x transtorno mental. Orientação sexual. Tratamento de adictos. Terapia familiar. Testes psicológicos. Testes projetivos. Psicodiagnósticos, técnicas e teorias. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Teorias da aprendizagem; infância e adolescência em situação regular e de risco: características biopsicológicas. Teorias de desenvolvimento e aprendizagem. Antropologia e Educação. A Educação e a diversidade de contextos culturais. Conhecimentos teóricos - práticos. Técnicas instrumentais a serem utilizadas; observação participante, entrevistas individuais na coleta de dados, aconselhamento e orientação da criança, de adolescente, da família e de membros da comunidade. Questionários para pesquisa e conhecimentos da realidade da clientela e da comunidade. Estudo de caso e elaboração de laudos e pareceres. Registro e análise de

dados e informações. Atendimento grupal: conhecimentos teórico-práticos sobre a organização e o funcionamento dos grupos humanos. Técnicas e Instrumentos de Avaliação. Psicomotricidade. ASPECTOS PSICO-SOCIAIS DA CRIANÇA: Fatores biológicos e psicológicos da criança. A observação no contexto escolar - ação conjunta família / escola / sociedade. Orientação psicopedagógica. Avaliação das dificuldades de aprendizagem. A integração professor/aluno, criança/família. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: Rotação de pessoal. Absenteísmo, Recrutamento de pessoal: fontes de recrutamento e meios de recrutamento. Seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados. Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. Análise de cargos: objetivos e métodos. Treinamento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. RELAÇÕES INTERPESSOAIS: Relações Humanas/Interpessoal. Comunicação Interpessoal. Ética e Postura Profissional. Integração. Empatia. O papel do atendimento psicológico nas organizações. As sete inteligências e a inteligência emocional. Características adequadas ao profissional nas diferentes abordagens.

CARGO: DENTISTA

RADIOLOGIA: propriedades do raio x; processamento radiográfico; soluções processadoras; câmera escura; técnicas radiográficas intrabucais e extrabucais; efeitos biológicos da radiação; normas de proteção contra radiação; métodos de interpretação; aspectos radiográficos das lesões do órgão dentário/

PATOLOGIA ORAL - Alterações no desenvolvimento e crescimento das estruturas orais e para-orais; progressão da cárie dentária e suas seqüelas; Neoplasias benignas de origem não-odontogênica; Lesões pré-malígnas e malignas da cavidade oral; Tumores odontogênicos e não-odontogênicos; Cistos odontogênicos e não odontogênicos; Manifestações orais das doenças sistêmicas e infecções orais por fungos, vírus e bactérias; Doenças das glândulas salivares; Lesões inflamatórias dos maxilares; Aspectos semiológicos da prática odontológica: anamnese, exames objetivos e complementares. FARMACOLOGIA - Conceitos gerais de vias de introdução e eliminação dos medicamentos e suas posologias; Anestésicos locais, analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, quimioterápicos e coagulantes: uso em odontologia; Pacientes especiais fármacos-dependentes, condutas do profissional de odontologia; Tratamento das emergências médicas no consultório dentário; Interações medicamentosas de interesse do cirurgião-dentista.

DENTÍSTICA - Diagnóstico e plano de tratamento em dentística; Preparo do campo operatório, isolamento relativo e absoluto do campo operatório - instrumental e técnica; classificação das cavidades segundo Black (I, II, II...) Materiais dentários: resina composta, ionômero de vidro, compômeros, amálgama dentário e materiais utilizados na proteção direta e indireta do complexo pulpar; sistemas adesivos; anatomia dentária

ANESTESIOLOGIA: anatomia do nervo trigêmeo; bloqueio do impulso nervoso; técnicas anestésicas; soluções anestésicas;

CIRURGIA - exames clínicos e laboratoriais; Períodos pré e pós- operatórios; Exodontia; Acidentes e complicações em cirurgia buco-maxilo-facial; Princípios gerais de traumatologia buco-maxilofacial;Tratamento cirúrgico das infecções orais bem como de cistos e tumores da cavidade oral; Cirurgia pré-protética; Instrumental cirúrgico;

BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA - Métodos de controle de infecção e esterilização; Proteção profissional e do paciente. OCLUSÃO - Fundamentos de oclusão e dos movimentos mandibulares; Classificação, diagnóstico e tratamento das disfunções têmporo- mandibulares. ÉTICA E LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA - O código de ética odontológico. Saúde pública: Lei orgânica do SUS(8080/90), Legislação e Ética profissional, Lei 7498/86, NOAS. Legislação Básica do SUS (Leis Federais 8080/90 e 8.142/90). Noas 2002. Programa Estratégia Saúde da Família - PSF (Programa Saúde da Família)

CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Solos: preparo e conservação do solo; correção e adubação do solo; amostragem de solo; interpretação de análises de solos. Fundamentos de irrigação e drenagem. Conhecimentos gerais do cultivo de plantas anuais, semi-perenes e perenes (do preparo do solo à colheita). Conhecimentos gerais de fruticultura e olericultura (culturas de maior importância econômica no Brasil). Noções de fitossanidade (manejo de pragas, doenças e plantas daninhas; uso correto de defensivos agrícolas). Princípios da agricultura orgânica. Noções de agrometereologia. Construções rurais (materiais de construção, técnicas construtivas, instalações agrícolas e zootécnicas). Mecanização agrícola (máquinas e implementos agrícolas, regulagem e manutenção). Avicultura, suinocultura e bovinocultura de corte e de leite: aspectos gerais. Propagação de plantas.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Curativos - Potencial de contaminação, Técnicas de curativos; Princípios da administração de medicamentos: terapêutica medicamentosa, noções de farmacoterapia; Condutas do Técnico de Enfermagem na Saúde Mental-intervenções, sinais e sintomas; Doenças Sexualmente Transmissíveis - AIDS/SIDA, Sífilis, Gonorréia, Uretrites, Condiloma Acuminado, Linfogranuloma venéreo, Cancro mole - Prevenção; Imunização - Vacinas, acondicionamento, Cadeia de frio (conservação), dosagens, aplicação, Calendário de vacinação); Conselho Regional de Enfermagem (Coren) - Código de Ética de Enfermagem - Lei nº. 7498 do exercício Profissional; Esterilização de Material; Saneamento Básico - Esgoto sanitário, Destino do Lixo; Saúde da Mulher - Planejamento familiar, gestação(pré- natal), parto e puerpério, prevenção do câncer de colo e mamas; Enfermagem Materno-Infantil: Assistência de Enfermagem no Pré-Parto, Parto e Puerpério e nas Emergências Obstétricas E Assistência de Enfermagem em Pediatria; Ética: Princípios Básicos De Ética; Regulamentação do Exercício Profissional e Relações Humanas; Sistema Único de Saúde: Lei nº 8.080 de 19/09/90, Lei nº 8.142 de 28/12/90, Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB-SUS de 1996, Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS - NOAS-SUS de 2002, Programa de Controle de Infecção Hospitalar. Procedimentos técnicos: verificação de sinais vitais, peso e mensuração, administração de medicamentos por via oral, intramuscular e endovenosa, coleta de material para exames: sangue, fezes, urina e escarro, curativos; Imunizações: tipo, doses e via de administração; Medidas de prevenção e controle de infecções; primeiros socorros; atuação de Técnico de Enfermagem nas Urgências e Emergências; Traumatismos, fraturas; Queimaduras; Hemorragias; Coma diabético; Reanimação cardio-pulmonar. Noções básicas de Vigilância Epidemiológica. Declaração Universal dos Direitos Humanos, Funcionamento e Assistência Hospitalar. O paciente cirúrgico: cuidados pré, trans e pós operatórios.

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Princípios, Terminologia e Proteção Radiológica, Anatomia Radiológica, Posicionamento Radiológico Tórax e Abdome,Posicionamento Radiológico Membro Superior, Fatores de Radioproteção, Características peculiares dos Raios-X, Proteção Técnica em Radiologia, Repetição Mínima em Radiologia, Radiações Ionizantes e Excitantes; Noções sobre radiações, Produção dos RX, Interação dos RX com a matéria; Filtros, colimadores e grades. Intesificadores de imagem; Controle de Quantidade de imagem; Técnicas; incidências e posicionamento nos diversos exames radiológicos; Teleradiografia do tórax. Apico-lordótica, Laurell e outras incidências;Tomografia linear;Radiografia parorâmica do abdômen. Rotina de abdomen agudo; Urografia. Nefrotomografia. Cistografia. Uretrocistografia; seriografia esôfago- estômago-duodeno;Trânsito Delgado. Clister Opaco; Mamografia; Coluna Cervical, dorsal e lombo-scra. Bacia; Extremidades; Crâneo. Seios da Face; Mastóides; Ossos Nasais.

CARGO: VETERINÁRIO

Inspeção Sanitária e Tecnológica dos Produtos de Origem Animal: Inspeção "ante-mortem" dos animais de açougue; Sistema Linfático: sua importância em inspeção de carnes; Principais doenças infecciosas transmissíveis ao homem; Principais doenças parasitárias transmissíveis ao homem; Toxi-infecções alimentares; Beneficiamento do leite de consumo; Controle Químico e Microbiológico de leite e produtos lácticos; Aspectos higiênicos e sanitários do pescado. Patologia animal: Etiologia, Diagnóstico. Tratamento, controle e erradicação relativos às doenças: Febre Aftosa, Raiva, Anaplasmose, Brucelose, Peste Suína, Carências vitamínico-minerais, Principais ectoparatisoses de bovinos, bubalinos e suínos,Principais doenças de aves e eqüídeos. Bovinocultura de corte e bovinocultura de leite Raças; Distribuição geográfica no Brasil; Importância econômica; Melhoramento do meio; Produção de carne; Produção de leite. Nutrição animal e Agrostológica: Valor dos alimentos; Hidratos de carbono, gorduras e proteínas; Macro e micro elementos minerais; Vitaminas; Concentrados e volumosos; Formação e manejo de pastagem; Forrageiras (gramíneas e leguminosas); Ensilagem e fenação Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial: Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor; Gestação, parto e lactação; Métodos de diagnóstico de gestação; Fatores que contribuem para alta taxa de fertilidade; Importância econômica da Inseminação Artificial; Doenças e distúrbios do aparelho genital do macho e fêmea.

PROVA PRÁTICA:

CARGO: MOTORISTA

Especial: Serão testados os conhecimentos práticos e operacionais do candidato, devendo o mesmo realizar manobras; procedimentos práticos de funcionamento do veículo; demonstrar a funcionabilidade dos equipamentos internos do veículo. Também serão avaliadas as Regras gerais de circulação e conduta e cuidados com Pedestre. Observação: Veículos a serem utilizados compatíveis com a CNH Categorias "B" e "E'' Estes cargos tem como pré-requisito o porte de Carteira Nacional de Habilitação com categoria mínima "B" e "E'', devendo o candidato apresentar a respectiva habilitação quando da realização da prova prática, sob pena de não poder realizar a prova prática, sendo assim eliminado do concurso.

ANEXO lll

ATRIBUIÇÕES

PROFESSOR(A) PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FISICA.

Descrição Detalhada:

· Elabora o plano de aula, transmitindo os conteúdos teórico/práticos pertinentes, adequadamente preparados, através de estratégias dinâmicas, selecionando o assunto, o material didático a ser utilizado, com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino.

· Ministra as aulas, transmitindo aos alunos conhecimentos do curso, aplicando testes, provas e outros métodos usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, para verificar o aproveitamento do aluno.

· Desenvolve com o educando trabalhos de pesquisa, para possibilitar-lhe a aquisição de conhecimentos e proporcionar o desenvolvimento de suas potencialidades;

· Elabora boletins de controle e relatórios, apoiando-se na observação do comportamento e desempenho dos alunos e anotando atividades efetuadas, para manter um registro que permita dar informações à diretoria da escola e aos pais.

· Realiza atividades extracurriculares para o desenvolvimento dos alunos;

· Organiza e promove solenidades comemorativas, jogos, trabalhos manuais, para ativar o interesse dos alunos pelos acontecimentos histórico-sociais do município e da pátria.

· Responsabiliza-se pela utilização, manutenção e conservação de equipamentos e instrumentais em uso nos ambientes próprios de sua área curricular;

· Participa do horário de trabalho pedagógico coletivo;

· Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

APOIO ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL.

a) Nutrição Escolar - Atividades relativas a preparação, conservação, armazenamento e distribuição da alimentação escolar.

b) Manutenção de infra-estrutura, cujas principais atividades são: limpeza e higienização das unidades escolares, execução de pequenos reparos elétricos, hidráulicos, sanitários e de alvenarias, execução da limpeza das áreas internas e externas incluindo serviços de jardinagem.

c) Vigilância, cujas principais atividades são: fazer a vigilância das áreas internas e externas das unidades escolares e, comunicar ao diretor das unidades escolar todas as situações de risco à integridade física das pessoas e do patrimônio público;

d) Segurança, cujas principais atividades são: prevenir os alunos e os profissionais da educação de possíveis situações perigosas dentro das unidades escolares; controlar a entrada e saída de pessoas junto às unidades escolares e a Secretaria Municipal de Educação; detectar, registrar e relatar à direção da unidade escolar e/ou à chefia imediata, possível situações de riscos à integridade física das pessoas e a integridade dos bens públicos sob sua responsabilidade.

e) Atuar junto às crianças nas diversas fases da educação, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem; auxiliar as crianças na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias; cuidar da higiene, alimentação, repouso e bem estar das crianças; auxiliar o professor na construção de atitudes e valores significativos para o processo educativo das crianças; planejar junto com o professor regente, atividades pedagógicas próprias para cada grupo infantil; auxiliar o professor no processo de observação e registro das aprendizagens e desenvolvimento das crianças; auxiliar o professor na construção de material didático, bem como na organização e manutenção deste material; responsabilizar-se pela recepção e entrega das crianças junto às famílias, mantendo um diálogo constante entre família e escola; acompanhar as crianças, junto às professoras e demais funcionários em aulas - passeio programadas; participar de capacitações de formação continuada.

VIGIA

Descrição Detalhada:

· Exerce a vigilância junto aos prédios e locais previamente determinados.

· Realiza rondas de inspeção em intervalos determinados, adotando providências tendentes a evitar roubos, furtos, incêndios e danificações nos bens sob a sua guarda.

· Controla a entrada e saída de pessoas e veículos pelos portões de acesso ao imóvel sob sua vigilância, verificando, quando necessário, as autorizações de ingresso.

· Verifica se as portas e janelas e demais vias de acesso ao imóvel sob sua guarda, estão devidamente fechadas.

· Averigua quaisquer condições anormais que tenha observado durante sua ronda de trabalho..

· Responde as chamadas telefônicas e anotar os recados que por ventura aconteçam durante o seu turno.

· Leva ao imediato conhecimento de sua chefia hierárquica qualquer irregularidade verificada.

· Executa outras tarefas correlatas.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

NUTRICIONISTA

Descrição Sintética:

Atua em atividades de planejamento de elaboração, coordenação, acompanhamento, execução de assessoramento, pesquisas e procedimentos e programas, relativas à área de nutrição; supervisiona, controla e fiscaliza o preparo, a distribuição e o armazenamento das merendas nas escolas, a fim de contribuir para a melhoria protéica.

Descrição Detalhada:

· Planeja, coordena e supervisiona serviços ou programas de nutrição nos campos hospitalares, de saúde pública, educação, trabalho e de outros.

· Analisa carências alimentares e o conveniente aproveitamento dos recursos dietéticos.

· Controla a estocagem, preparação, conservação e distribuição dos alimentos a fim de contribuir para a melhoria protéica, racionalidade. economicidade e higiene dos regimes alimentares das clientelas;

· Realiza treinamento na área de atuação, quando solicitado.

· Desenvolve campanhas educativas e outras atividades correlatas, a fim de contribuir para a criação de hábitos e regimes alimentares adequados entre a clientela.

· Planeja e elabora o cardápio semanalmente, baseando-se na aceitação dos alimentos pelos comensais, para oferecer refeições balanceadas e evitar desperdícios.

· Orienta e supervisiona o preparo, a distribuição e o armazenamento das refeições, para possibilitar um melhor rendimento do serviço.

· Programa e desenvolve treinamento com os servidores, realizando reuniões e observando o nível de rendimento, de habilidade, de higiene e de aceitação dos alimentos, para racionalizar e melhorar o padrão técnico dos serviços.

· Elabora relatório mensal, baseando-se nas informações recebidas para estimar o custo médio da alimentação.

· Zela pela ordem e manutenção da qualidade e higiene dos gêneros alimentícios; orienta e supervisiona a sua elaboração, para assegurar a confecção de alimentos.

· Atua na qualidade de instrutor de treinamentos e outros eventos de igual natureza, mediante participação prévia em processo de qualificação e autorização superior.

· Opera sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Dirige veículos leves, mediante autorização prévia, quando necessário ao exercício das demais atividades.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

FISIOTERAPEUTA

Atua em atividades de planejamento, elaboração, coordenação, acompanhamento, assessoramento, pesquisa e execução de procedimentos e programas, relativas à área de fisioterapia: Trata meningite, encefalite, doenças reumáticas, paralisias, seqüelas de acidentes vascular-cerebrais e outros, empregando ginástica corretiva, cinesioterapia, eletroterapia e demais técnicas especiais de reeducação funcional dos órgãos e tecidos afetados.

Descrição Detalhada:

· Diagnosticar o estado de saúde de doentes e acidentados para identificar o nível de capacidade funcional dos órgãos afetados;

· Planeja, executa, acompanha, orienta com exercícios, e avalia o tratamento específico no sentido de reduzir ao mínimo as conseqüências da doença;

· Diagnosticar e prognosticar situações de risco a saúde em situações que envolvam a sua formação;

· Supervisiona, treina, avalia atividades da equipe auxiliar;

· ontrola informações, instrumentos e equipamentos necessários à execução eficiente de sua atividade;

· Realiza treinamento na área de atuação, quando solicitado.

· Executa outras atividades afins, colaborando para o aprimoramento dos serviços da saúde pública;

· Avalia e reavalia o estado de saúde de doentes e acidentados, realizando testes musculares, funcionais, de amplitude articular, de verificação de cinética e movimentação, de pesquisa de reflexos, provas de esforços, de sobrecarga e de atividades, para identificar o nível de capacidade funcional dos órgãos afetados.

· Planeja e executa tratamentos de afecções reumáticas, osteoartroses, seqüelas de acidentes vasculares-cerebrais, poliomielite, meningite, encefalite, de traumatismos raquimedulares, de paralisias cerebrais, motoras, neurógenas e de nervos periféricos, miopatias e outros, utilizando-se de meios físicos especiais como cinesioterapia e hidroterapia, para reduzir ao mínimo as conseqüências dessas doenças.

· Atende amputados, preparando o coto e fazendo treinamento comprótese, para possibilitar sua movimentação ativa e independente.

· Ensina exercícios corretivos, de coluna, defeitos dos pés, afecções dos aparelhos respiratório e cardiovascular, orientando e treinando o paciente em exercícios ginásticos especiais, para promover correções de desvios de postura e estimular a expansão respiratória e a circulação sangüínea.

· Faz relaxamento, exercícios e jogos com pacientes portadores de problemas psíquicos, treinando-os de forma sistemática, para promover a descarga ou liberação da agressividade e estimular a sociabilidade.

· Supervisiona e avalia atividades do pessoal auxiliar de fisioterapia, orientando-os na execução de tarefas, para possibilitar a execução correta de exercícios físicos e a manipulação de aparelhos mais simples.

· Assessora autoridades superiores em assuntos de fisioterapia, preparando informes, documentos e pareceres, para avaliação da política de saúde.

· Atua na qualidade de instrutor de treinamentos e outros eventos de igual natureza, mediante participação prévia em processo de qualificação e autorização superior.

· Opera equipamentos, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Dirige veículos leves, mediante autorização prévia, quando necessário ao exercício das demais atividades.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

FISCAL SANITÁRIO

Atuar em atividades técnico-administrativas relativas à área de fiscalização de saneamento, em imóveis, estabelecimentos comerciais, industriais, diversões públicas, ambulantes, verificando o cumprimento da legislação pertinente, para assegurar o bem-estar da comunidade.

Descrição Detalhada:

· Fiscaliza estabelecimentos industriais, comerciais, de diversões e outros quanto à higiene, vistoriando suas dependências, fazendo cumprir as exigências do Código de Posturas.

· Autua e notifica os contribuintes que cometeram infração e informa-os sobre a legislação vigente, com o objetivo de regularizar a situação e garantir o cumprimento da lei.

· Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

· Prestar informações em processos da área;

· Expedir notificações de apresentação de informações e documentos, autos de infrações e realizar apreensões;

· Realizar treinamento na área de atuação, quando solicitado;

· Atuar, na qualidade de instrutor de treinamentos e outros eventos de igual natureza, mediante participação prévia em processo de qualificação e autorização superior;

· Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades;

· Dirigir veículos leves, mediante autorização prévia, quando necessário ao exercício das demais atividades;

· Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

AGENTE DE SAÚDE AMBIENTAL

As atribuições do cargo de Agente em Saúde Ambiental (ASA) são: promoção da saúde, prevenção, vigilância e controle de doenças, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e da Secretaria Municipal de Saúde, sob a supervisão da Gerência da Vigilância Ambiental.

As atividades do Agente em Saúde Ambiental são: a promoção de ações de educação e mobilização, visando à vigilância e controle dos fatores de riscos ambientais que interferem na saúde humana; a realização de atividades de prevenção, vigilância e controle de vetores e reservatórios de doenças; a execução de inspeções periódicas em imóveis para o controle de doenças transmitidas por vetores e outras antropozoonoses; a efetivação de atividades voltadas para a vigilância e controle de qualidade da água para consumo humano.

MÉDICO

Atuar em atividades de planejamento, elaboração, coordenação, acompanhamento, assessoramento, pesquisa e execução de procedimentos e programas, ligados à área medicina geral do programa de saúde da família: realizando exames médicos, emitindo diagnóstico, prescrevendo medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente.

Descrição Detalhada:

· Examina o paciente, palpando ou utilizando instrumentos especiais para determinar o diagnóstico ou, sendo necessário, requisitar exames complementares e encaminhá-lo ao especialista.

· Registra a consulta médica, anotando em prontuário próprio a queixa, os exames físico e complementares, para efetuar a orientação adequada.

· Analisa e interpreta resultados de exames de raio X, bioquímicos, hematológicos e outros, comparando-os com padrões normais, para confirmar ou informar o diagnóstico.

· Prescreve medicamentos, indicando dosagem e respectiva via de administração, assim como cuidados a serem observados, para conservar ou estabelecer a saúde do paciente.

· Efetua exames médicos destinados à admissão de candidatos a cargos em ocupações definidas, baseando-se nas exigências da capacidade física e mental das mesmas, para possibilitar o aproveitamento dos mais aptos.

· Presta atendimento de urgência em casos de acidentes de trabalho ou alterações agudas de saúde, orientando e/ou executando a terapêutica adequada, para prevenir conseqüências mais graves ao trabalhador.

· Emite atestados de saúde, sanidade e aptidão física e mental e de óbito, para atender às determinações legais.

· Participa de programas de saúde pública, acompanhando a implantação e avaliação dos resultados, assim como a realização em conjunto com equipe da unidade de a saúde, ações educativas de prevenção às doenças infecciosas, visando preservar a saúde no município.

· Participa de reuniões de âmbito local, distrital ou regional, mantendo constantemente informações sobre as necessidades na unidade de saúde, para promover a saúde e bem-estar da comunidade.

· Zela pela conservação de boas condições de trabalho, quanto ao ambiente físico, limpeza e arejamento adequados, visando proporcionar aos pacientes um melhor atendimento.

· Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

· Atuar, na qualidade de instrutor de treinamentos e outros eventos de igual natureza, mediante participação prévia em processo de qualificação e autorização superior.

· Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Dirigir veículos leves, mediante autorização prévia, quando necessário ao exercício das demais atividades.

· Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

ENFERMEIRO (A)

Executa serviços de enfermagem, empregando processos de rotina e/ou específicos, para possibilitar a proteção e recuperação da saúde individual ou coletiva.

Descrição Detalhada:

· Executa diversas tarefas de enfermagem como: administração de sangue e plasma, controle de pressão arterial, aplicação de respiradores artificiais e outros tratamentos, pondo em prática seus conhecimentos técnicos, para proporcionar o bem estar físico, mental e social aos pacientes.

· Presta primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidentes ou doenças, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos, para posterior atendimento médico.

· Supervisiona a equipe de enfermagem, treinando, coordenando e orientando sobre o uso de equipamentos, medicamentos e materiais mais adequados de acordo com a prescrição do médico, para assegurar o tratamento ao paciente.

· Mantém os equipamentos e aparelhos em condições de uso imediato, verificando periodicamente seu funcionamento e providenciando sua substituição ou conserto, para assegurar o desempenho adequado dos trabalhos de enfermagem.

· Supervisiona e mantém salas, consultórios e demais dependências em condições de uso, assegurando sempre a sua higienização e limpeza dentro dos padrões de segurança exigidos.

· Promove a integração da equipe com unidade de serviços, organizando reuniões para resolver os problemas que surgem, apresentando soluções através de diálogo com funcionários e avaliando os trabalhos e as diretrizes.

· Desenvolve o programa de saúde da mulher, orientações sobre planejamento familiar, às gestantes, sobre os cuidados na gravidez, a importância do pré-natal etc.

· Efetua trabalho com crianças para prevenção da desnutrição, desenvolvendo programa de suplementação alimentar.

· Executa programas de prevenção de doenças em adultos, identificação e controle de doenças como diabetes e hipertensão.

· Desenvolve o programa com adolescentes, trabalho de integração familiar, educação sexual, prevenção de drogas etc.

· Executa a supervisão das atividades desenvolvidas no PAS, controle de equipamentos e materiais de consumo; faz cumprir o planejamento e os projetos desenvolvidos no início do ano.

· Participa de reunião de caráter administrativo e técnico de enfermagem, visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados.

· Efetua e registra todos atendimentos, tratamentos executados e ocorrências verificadas em relação ao paciente, anotando em prontuários, fichas de ambulatórios, relatório de enfermagem da unidade, para documentar a evolução da doença e possibilitar o controle de saúde.

· Faz estudos e precisão de pessoal e materiais necessários às atividades, elaborando escalas de serviços e atribuições diárias, especificando e controlando materiais permanentes e de consumo para assegurar o desempenho adequado dos trabalhos de enfermagem.

· Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

· Atua na qualidade de instrutor de treinamentos e outros eventos de igual natureza, mediante participação prévia em processo de qualificação e autorização superior.

· Opera equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Dirige veículos leves, mediante autorização prévia, quando necessário ao exercício das demais atividades.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

DENTISTA

Descrição Detalhada:

· Examinar os dentes e cavidade bucal, para verificar presença de cáries e outras afecções.

· Identificar as afecções quanto à extensão e profundidade, para estabelecer o plano de tratamento.

· Aplicar anestesia, extrair raízes e dentes, restaurar cáries dentárias, fazer limpeza profilática, substituir ou restaurar partes de coroa dentária e tratar de infecções da boca.

· Fazer perícia odontoadministrativa, examinando a cavidade bucal e os dentes.

· Fazer perícia odontolegal, para fornecer laudos; responder a quesitos e dar outras informações.

· Aconselhar aos clientes os cuidados de higiene.

· Realizar tratamentos especiais, servindo-se da prótese e de outros meios, para recuperar perdas de tecidos moles ou ósseo.

· Prescrever ou administrar medicamentos, determinando via oral ou parenteral.

· Diagnosticar a má oclusão.

· Exercer outras atribuições da mesma natureza e mesmo grau de complexidade, de conformidade com determinação superior.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

RECEPCIONISTA

Descrição Sintética:

Atende o público em geral, identificando e averiguando suas pretensões para prestar-lhe informações e/ou encaminhá-lo às pessoas ou unidades administrativas solicitadas.

Descrição Detalhada:

· Atende o munícipe ou visitante, identificando-o e averiguando suas pretensões, para prestar­-lhe informações e providenciar o seu devido encaminhamento.

· Registra as visitas e os telefonemas atendidos, anotando dados pessoais e comerciais do munícipe e visitante, para possibilitar o controle dos atendimentos diários.

· Recebe a correspondência endereçada à Administração Municipal, bem como aos servidores, registrando em livro para possibilitar a sua correta distribuição.

· Fiscaliza as áreas de acesso a edifícios municipais, atentando para eventuais anormalidades segundo orientações.

· Fiscaliza e orienta, segundo orientações, a entrada e a saída de pessoas nos edifícios

municipais.

· Comunica à chefia qualquer irregularidade ocorrida.

· Presta informações e auxiliar no socorro de populares, quando necessário.

· Registra, diariamente, as ocorrências verificadas em sua jornada de trabalho.

· Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

· Realiza treinamento na área de atuação, quando solicitado.

· Opera equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

· Preenchimento de DN (declaração de nascidos vivos), e DO (declaração de óbito), Preenchimento de boletim de alta e internação.

· Cadastro do GIL (gerenciamento de informações locais).

· Preenchimento do cartão do teste do pezinho.

· Digitação de AIH (autorização para internação hospitalar).

Especificações:

· Requisito(s) da Função: A ser especificada no Edital de Abertura do respectivo concurso.

· Escolaridade: ensino fundamental completo e Computação.

· Iniciativa / complexidade: executa tarefas de natureza simples e rotineira; recebe

supervisão e instruções do superior imediato.

· Esforço físico: permanece a maior parte do tempo sentada.

· Esforço mental: normal.

· Esforço visual: normal.

· Responsabilidade / dados confidenciais: eventualmente

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - ACD

Atua em atividade de auxilio e apoio ao atendimento odontológico realizado pelo dentista.

Descrição Detalhada:

· Faz a ficha de cadastro e acompanhamento do paciente a ser atendido;

· Controla a agenda do dentista.

· Limpa e esteriliza os utensílios utilizados no consultório;

· Prepara as passas para obturações;

· Ajuda a controlar o estoque, e realiza as compras necessárias.

· Atende o telefone e anota os recados e marca as consultas de acordo com a disponibilidade da agenda.

· Realiza outras tarefas solicitadas por seu superior.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

Especificações:

· Requisito(s) da Função: A ser especificada no Edital de Abertura do respectivo concurso.

· Escolaridade: ensino fundamental completo.

· Iniciativa / complexidade: executa tarefas de natureza complexa, que requerem

conhecimentos práticos, com iniciativa própria; recebe instruções do superior imediato.

· Esforço físico: nenhum.

· Esforço mental: médio.

· Esforço visual: médio.

· Responsabilidade / dados confidenciais: alguma.

· Responsabilidade / supervisão: nenhuma.

· Ambiente de trabalho: agradável, com poucos riscos de acidentes; necessita usar equipamentos segurança quando está auxiliando dentro de consultório.

MOTORISTA

Atua em atividades relativas à área de transporte, dirigindo veículos de transporte de pessoas ou documentos: Dirige e conserva os veículos da frota da Administração Pública, manipulando os comandos de marcha, direção e demais mecanismos, conduzindo-os e operando-os em programas determinados de acordo com as normas de trânsito e segurança do trabalho e as instruções recebidas, para efetuar o transporte de materiais, pessoas e estudantes.

Descrição Detalhada:

· Inspeciona o veículo antes da saída, verificando o estado dos pneus, os níveis de combustível, água e óleo do cárter, testando freios e parte elétrica, para certificar-se de suas condições de funcionamento.

· Dirige o veículo, obedecendo o Código de Trânsito Brasileiro, seguindo mapas, itinerários ou programas estabelecidos, para conduzir os materiais aos locais solicitados ou determinados.

· Zela pela manutenção do veículo, comunicando falhas e solicitando reparos, para assegurar o seu perfeito estado.

· Pode efetuar reparos de emergência no veículo, para garantir o seu funcionamento.

· Mantém a limpeza do veículo, deixando-o em condições adequadas de uso.

· Zela pela documentação da carga do veículo, verificando sua legalidade e correspondência aos volumes transportados, para apresentá-la às autoridades competentes, quando solicitada nos postos de fiscalização.

· Controla a carga e descarga do material transportável, comparando-o aos documentos recebidos para atender corretamente ao usuário.

· Efetua anotações de viagens realizadas, pessoas transportadas, quilometragem rodada, itinerários e outras ocorrências, seguindo normas estabelecidas.

· Recolhe o veículo após o serviço, conduzindo-o até a garagem da prefeitura, para possibilitar sua manutenção e abastecimento.

· Comunica a chefia imediata a necessidade de reparos no veículo.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Atua em atividades relativas à área de assistência à enfermagem: Executa pequenos serviços de enfermagem, sob a supervisão do enfermeiro, auxiliando no atendimento aos pacientes.

Descrição Detalhada:

· Prepara o paciente para consultas, exames e tratamentos;

· Observa, reconhece e descreve sinais e sintomas à nível de sua qualificação;

· Executa tratamentos especificamente prescritos, ou de rotina, além de outras atividades de enfermagem, tais como: Ministrar medicamentos via oral e parenteral; Realizar controle hídrico; Fazer curativos; Aplicar oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma, enema e calor ou frio; Executar tarefas referentes à conservação e aplicação de vacinas; Efetuar o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis; Realizar testes e proceder à sua leitura, para subsídio de diagnóstico; Colher material para exames laboratoriais; Prestar cuidados de enfermagem pré e pós operatórios; Circular em sala de cirurgia e, se necessário, instrumentar; Executar atividades de desinfecção e esterilização; Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e zelar por sua segurança; Alimentar ou auxiliar o paciente a fazer as refeições;

· Zela pela limpeza e ordem do material, de equipamentos e de dependências de unidades de saúde;

· Integra a equipe de saúde;

· Participa de atividades de educação em saúde;

· Orienta os pacientes na pós-consulta, quanto aos cumprimentos das prescrições de enfermagem e médicas;

· Auxiliar o enfermeiro na execução dos programas de educação para a saúde;

· Executa os trabalhos de rotina vinculados à alta de pacientes;

· Executa serviços gerais de enfermagem como aplicar injeções e vacinas, ministrar remédios, registrar temperaturas, medir pressão arterial, fazer curativos e coletar material para exame de laboratório.

· Prepara e esteriliza os instrumentos de trabalho utilizados na enfermaria e nos gabinetes médicos, acondicionando-os em lugar adequado, para assegurar sua utilização.

· Prepara os pacientes para consultas e exames, acomodando-os adequadamente, para facilitar sua realização.

· Orienta o paciente sobre a medicação e seqüência do tratamento prescrito, instruindo sobre o uso de medicamentos material adequado ao tipo de tratamento, para reduzir a incidência de acidentes.

· Efetua a coleta de material para exames de laboratório e a instrumentação em intervenção cirúrgicas, atuando sob a supervisão do enfermeiro ou médico, para facilitar o desenvolvimento das tarefas de cada membro da equipe.

· Participa dos procedimentos pós-morte;

· Participa de ações de vigilância epidemiológica;

· Atua em atividades de atendimento e programas de saúde (pré-natal, puericultura, hipertensão, diabetes, entre outros), conforme especificações.

· Realiza visitas domiciliares, prestando atendimento de primeiros socorros e convocação de faltosos.

· Auxilia na observação sistemática do estado de saúde dos trabalhadores, através de campanhas de educação sanitária, levantamento de doenças profissionais, organizando e mantendo fichas individuais dos trabalhadores.

· Auxilia na realização de inquéritos sanitários nos locais de trabalho.

· Executa ainda atividades de controle de dados vitais, punção venosa, controle de drenagem, aspiração de cavidades e acompanhamento de pacientes em exames complementares.

· Registra e controla as informações pertinentes à sua atividade através dos recursos disponíveis e rotina do setor.

· Realiza treinamento na área de atuação, quando solicitado.

· Opera equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

PSICÓLOGO(A)

Atua em atividades de planejamento, elaboração, coordenação, acompanhamento, assessoramento, pesquisa e execução de procedimentos e programas, relativas à área de psicologia; Presta assistência à saúde mental, bem como atende e orienta a área educacional e organizacional de recursos humanos, elaborando e aplicando técnicas psicológicas para possibilitar a orientação e o diagnóstico clínico.

Descrição Detalhada:

· Desenvolve diagnóstico organizacional e psicossocial no setor em que atua visando a identificação de necessidades e da clientela alvo de sua atuação;

· Planeja, desenvolve, executa, acompanha, valida e avalia estratégias de intervenções psicossociais diversas, a partir das necessidades e clientelas identificadas;

· Participa, dentro de sua especialidade, de equipes multidisciplinares e programas de ação comunitária visando a construção de uma ação integrada;

· Desenvolve ações de pesquisas e aplicações práticas da psicologia no âmbito da saúde, educação, trabalho, social etc.;

· Realiza treinamento, palestras e cursos na área de atuação, quando solicitado.

· Desenvolve outras atividades que visem a preservação, promoção, recuperação, reabilitação da saúde mental e valorização do homem;

· Assessora, presta consultoria, e dar pareceres dentro de uma perspectiva psicossocial;

· Desenvolve e acompanha equipes;

· Intervém em situações de conflitos no trabalho;

· Orienta e aconselha individuais voltados para o trabalho;

· Aplica métodos e técnicas psicológicas, como testes, provas, entrevistas, jogos e dinâmicas de grupo, etc.;

· Assessora e presta consultoria interna para facilitar processos de grupo e desenvolvimento de lideranças para o trabalho;

· Planeja, desenvolve, analisa e avalia as ações destinadas a facilitar as relações de trabalho, a produtividade, a satisfação de indivíduos e grupos no âmbito organizacional;

· Desenvolve as ações voltadas para a criatividade, auto-estima e motivação do trabalhador;

· Atua em equipe multidisciplinar e/ou interdisciplinar para elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de programas e políticas de desenvolvimento de recursos humanos;

· Participa no recrutamento e seleção de pessoal;

· Participa em programas e atividades de saúde e segurança no trabalho, saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho;

· Realiza estudos e pesquisas científicas relacionados à Psicologia Organizacional e do Trabalho;

· Pesquisa de cultura organizacional;

· Pesquisa de clima organizacional;

· Desenvolve políticas de retenção de pessoal;

· Descreve e analisa cargos;

· Avalia desempenho;

· Participa em processos de desligamento de pessoal e programas de preparação para aposentadoria;

· Colabora em projetos de ergonomia (máquinas e equipamentos de trabalho);

· Elabora e emite laudos, atestados e pareceres mediante necessidade do indivíduo e/ou da organização;

· Presta atendimento à comunidade e aos casos encaminhados à unidade de saúde, visando o desenvolvimento psíquico, motor e social do indivíduo, em relação à sua integração à família e à sociedade.

· Presta atendimento aos casos de saúde mental como toxicômanos, alcoólatras, organizando-os em grupos homogêneos, desenvolvendo técnicas de terapia de grupo, para solução dos seus problemas.

· Executa as atividades relativas ao recrutamento, seleção, orientação e treinamento profissional, realizando a identificação e análise de funções.

· Promove o ajustamento do indivíduo no trabalho, através de treinamento para se obter a sua auto-realização.

· Atua na qualidade de instrutor de treinamentos e outros eventos de igual natureza, mediante participação prévia em processo de qualificação e autorização superior.

· Opera sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Dirige veículos leves, mediante autorização prévia, quando necessário ao exercício das demais atividades.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

OPERADOR DE SANEAMENTO

· Operar estação de tratamento de água.

· Executar serviços destinados a promover a operação e manutenção das estações de tratamento e de recalque dos sistemas de água.

· Preparar soluções e dosadores de produtos químicos.

· Realizar as análises físico-químicas.

· Fazer limpeza na ETA.

· Proceder à lavagem das unidades de filtração.

· Preencher os relatórios diários da ETA.

· Executar tarefas de redes de água e esgoto.

· Instalar e consertar encanamentos, fazer ligações de água e esgoto e instalar padrões de medição.

· Executar assentamento de tubos, manilhas e conexões.

· Executar e reparar ramais domiciliares.

· Corrigir vazamentos em redes de água, bem como desobstruir as redes de esgoto.

· Leiturista.

OBS.: O exercício das atividades requer prestação de serviço aos domingos e feriados, em horários diversos ou noturnos e executar outras tarefas correlatas.

AUXILIAR DE MECANICO

Descrição Sumária: O Auxiliar de Mecânico tem como atribuição colaborar com o mecânico em todas as sua atividades, fornecendo toso o instrumental necessário ao bom desempenho do mesmo; conhecer, por nome ou apelido, chaves, porcas, parafusos (nos diversos tamanhos) peças de carros, seja passeio, utilitário ou de maquinas leves e pesadas, obedecer sempre as ordens do mecânico; limpar e guardar todas as ferramentas assim que terminar o serviço do dia; atender a outras atividades afins.

GARI

Entre as atribuições de gari estão a varredura manual das vias públicas, coleta de lixo domiciliar, execução de serviços de capina, remoção de resíduos, limpeza de ralos, limpeza das praias, auxilio à descarga de lixo nos locais de destino final, limpeza do mobiliário urbano, lavagem de logradouros públicos e feiras livres, limpeza e serviços de asseio em hospitais municipais, entre outras.

SERVIÇOS GERAIS

Atuar em atividades diversas relativas à área de alvenaria em construção civil executando serviços de: abertura de alicerces, escavação de valas para tubulação de água, esgoto, fossas e alicerces, utilizando ferramentas apropriadas para cada atividade, colocação de lajes e assentamento de tijolos para edificar obras em geral rebocando-as com argamassa de cal ou cimento e areia atentando para o prumo e nivelamento das mesmas para torná-las aptas a outros tipos de revestimentos; transporta materiais, trabalha na montagem e desmontagem de armações e de andaimes, para auxiliar a edificação ou reforma de prédios, estradas, pontes e outras obras, sob supervisão e orientação do pedreiro. Atuar em atividades diversas relativas à área de limpeza e manutenção em geral executando serviços de: limpar ruas, parques, jardins e outros logradouros públicos, mantendo-os em condições de higiene e trânsito. Atuar em atividades nas diversas áreas da organização exercendo tarefas de natureza operacional tais como: remoção e transporte de volumes, preparação, conservação e aplicação de massa asfáltica.

Descrição Detalhada:

· Executar tarefas manuais rotineiras que exigem esforço físico constante.

· Executar serviço de limpeza ou de manutenção em geral.

· Escavar valas e fossas, abrir picadas e fixar piquetes.

· Transportar e manualizar equipamentos e materiais diversos, sob orientação.

· Auxiliar nos trabalhos relativos a obras de construção civil e produções diversas.

· Realiza trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes, reparando paredes e pisos, trocando telhas, aparelhos sanitários, manilhas e outras peças e chumbando bases danificadas, para reconstruir essas estruturas.

· Auxilia no assentamento de tubos de concreto, transportando-os e segurando-os para garantir a correta instalação.

· Obedece as escalas de serviços estabelecidas, atendendo às convocações para a execução de tarefas compatíveis com a sua habilidade.

· Auxiliar em atividades operacionais de serviços especializados, tais como carpintaria, marcenaria, serralheria, encanador, lavanderia e outros.

· Auxiliar operadores de máquinas e motoristas em atividades operacionais e de manutenção segundo orientações.

· Remover volumes, máquinas, móveis e equipamentos sempre que solicitado.

· Auxiliar no preparo e distribuição da merenda escolar.

· Efetuar e auxiliar nos serviços de preparo e conservação de jardins, aparando gramas, preparando a terra, plantando sementes e mudas, podando árvores, visando conservar, cultivar e embelezar canteiros em geral.

· Cortar árvores segundo especificações e laudos.

· Recolher o lixo vegetal resultante de podas.

· Efetua limpeza e conservação de áreas verdes, praças terrenos baldios e outros logradouros públicos, carpindo, limpando, lavando, varrendo, transportando entulhos, utilizando enxada, diversos tipos de vassouras, ancinho e outros instrumentos visando melhorar o aspecto do município.

· Auxilia na preparação de rua para a execução de serviços de pavimentação, compactando o solo, esparramando terra, pedra, para manter a conservação dos trechos desgastados ou na abertura de novas vias.

· Sinalizar a pista a ser asfaltada.

· Preparar a pista para receber a massa asfáltica, providenciando a limpeza, lavagem e varrição da mesma.

· Aplicar a massa asfáltica e fazer correções na pista.

· Auxiliar em atividades relacionadas a transporte de matéria-prima, limpezas gerais e manutenção de máquinas, equipamentos e ferramentas.

· Auxiliar nos serviços de construção e demolição de alvenaria, carpintaria e pintura.

· Auxilia o motorista nas atividades de carregamento, descarregamento e entrega de materiais e mercadorias, valendo-se de esforço físico e/ou outros recursos, visando contribuir para a execução dos trabalhos.

· Executar pequenos reparos que não exijam qualificação profissional.

· Utilizar equipamentos de segurança individual.

· Preparar concreto e argamassa segundo as características da obra.

· Manter a sala limpa, higienizada, equipada com materiais indispensáveis ao bom andamento dos serviços.

· Operar equipamentos e informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

-Orientar agricultores e pecuaristas nas tarefas de preparação dos solos,plantio, colheita e beneficiamento de espécies vegetais e animais.

-Fazer levantamentos e assessoramento técnico nas hortas comunitárias municipais como: cultivo e tratamento da terra, adubação, cultura, máquinas, equipamentos agrícolas e fertilizantes adequados.

- Orientar e executar o combate a parasitas e outras pragas das espécies vegetais, bem como o trabalho de defesa contra as intempéries e outros fenômenos prejudiciais a agricultura e pecuária.

- Auxiliar os especialistas de formação superior no desenvolvimento da produção agropecuária.

- Auxiliar nas atividades específicas da criação e reprodução de animais de médio e pequeno porte para abate, bem como a preparação de pastagens e forragens para alimentação das espécies animais.

- Promover levantamentos de dados e informações para subsidiar a elaboração de relatórios.

- Desempenhar outras atividades correlatas.

VETERINÁRIO (A)

Descrição Sintética:

Atua em atividades de planejamento, elaboração, coordenação, acompanhamento, execução de assessoramento, pesquisa e procedimentos e programas, relativas à área de medicina veterinária.

Descrição Detalhada:

· Elabora e coordena projetos de produção animal, a nível municipal em parceria com outras entidades.

· Presta assistência técnica, prioritariamente, a grupo de produtores e, individualmente, a produtores contemplados com programas do governo.

· Inspeciona e fiscaliza locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização de produtos de origem animal, visando à observância de medidas sanitárias, higiênicas e tecnológicas consideradas necessárias.

· Participa e coordena na realização de exposições, feiras, simpósios, cursos, etc.

· Promove e coordena a busca de transferência de novas tecnologias que venham a beneficiar a pequena propriedade rural.

· Desenvolve estudos sobre as causa que originam os surtos epidêmicos, realizando autópsias em animais mortos, para possibilitar o tratamento adequado ao combate à epidemia.

· Dedica-se ao melhoramento zootécnico da produção e da exploração de espécies animais, selecionando reprodutores, procedendo à inseminação artificial, estabelecendo rações e tipos de alojamento mais indicado em função da espécie, raça, idade e fim a que se destinam, para obter espécies de maior peso e resistência às enfermidades.

· Controla o manejo e distribuição de carnes e alimentos de origem animal, examinando os animais que se destinam ao matadouro e os locais de abate, para garantir as qualidades de pureza e inocuidade da carne destinada ao consumo público.

· Inspeciona periodicamente o gado e outros animais, efetuando exames somáticos, para detectar infecções ou doença.

· Providencia a imunização das diferentes espécies de animais, vacinando-os contra moléstias, como cólera, raiva e outras, para evitar a propagação de doenças.

· Atua na qualidade de instrutor de treinamentos e outros eventos de igual natureza, mediante participação prévia em processo de qualificação e autorização superior.

· Opera equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades.

· Dirige veículos leves, mediante autorização prévia, quando necessário ao exercício das demais atividades.

· Mantém organizados, limpos e conservados os materiais, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

Especificações:

· Requisito(s) da Função: A ser especificada no Edital de Abertura do respectivo concurso.

· Escolaridade: curso superior em medicina Veterinária, inscrição no Conselho Regional de Veterinária - CRV.

· Iniciativa / Complexidade: taretàs especializadas e complexas que requerem conhecimentos técnicos, exigido constante aperfeiçoamento, atualização, iniciativa e discernimento para tomada de decisões.

· Esforço Físico: normal

· Esforço Mental: constante

· Esforço Visual: constante

· Responsabilidade/Dados Confidenciais: detém informações confidenciais.

· Responsabilidade/patrimônio: pelos equipamentos, materiais e instrumentos que utiliza.

· Responsabilidade/Segurança de Terceiros: primordial, com relação à vida.

· Responsabilidade/Supervisão: coordena e supervisiona equipes de trabalho.

· Ambiente de Trabalho: está sujeito à contaminação, à exposição a produtos químicos, a elementos desagradáveis; necessita usar equipamentos de segurança.

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

As atribuições da função-atividade de auxiliar de laboratório serão as seguintes:

· Atender os pacientes, recebendo e coletando material para análise, identificando-os através de rótulos apropriados, visando facilitar a realização dos exames clínicos.

· Executar registros das coletas realizadas em pacientes, classificar, ordenar, fracionar e distribuir amostras para análise

· Preparar, quando necessário, frascos para coleta de material

· Preparar soluções que serão utilizadas na execução dos exames.

COZINHEIRA (O)

Organizar e executar serviços de cozinha, tais como o pré-preparo, o preparo e a finalização de alimentos, observando métodos de cocção e padrões de qualidade dos alimentos. Elaborar a alimentação de acordo com os cardápios pré-estabelecidos para refeições normais e específicas. Proporcionar e distribuir as preparações elaboradas. Operar e higienizar adequadamente os equipamentos e aparelhos da cozinha. Controlar a reposição dos alimentos, solicitando a substituição de ingredientes quando necessário. Executar atividades de sua especialidade ou área de atuação dentro da rede de serviços

TÉCNICO (A) EM RADIOLOGIA

Operar aparelhos de Raio - X, acionando seus comandos e observando instruções de funcionamento para provocar a descarga de radioatividade correta sobre a área a ser radiografada;Selecionar chapas e filmes a serem utilizados, de acordo com o tipo de radiografia, ajustando-as no chassi do aparelho, fixando letras e números radiopacos, para bater radiografias;Preparar pacientes, observando a correta posição do corpo no aparelho, utilizando técnicas a cada tipo de exame, medindo distâncias para focalização, visando obter chapas nítidas;Revelar chapas e filmes radiológicos em câmara escura submetendo-os a processo apropriado de revelação, fixação e secagem e encaminhamento ao médico para leitura; Controlar radiografias realizadas, registrando números, discriminando tipos e requisitantes; Zelar pela conservação e manutenção do aparelho de Raio -X e componentes, solicitar material radiográfico, identificando e comunicando problemas à supervisão;

Executar outras tarefas correlatas.

ANEXO IV

Modelo de Requerimento de Pontuação de Títulos

TÍTULOS

REQUERIMENTO

Requerente: ______________________________________________________________________________

Cargo: __________________________________________________________________________________

Código do cargo: __________________________________________________________________________

Nº RG: ___________________________________ N.º CPF: ______________________________________

Requeiro a atribuição da pontuação de (_______________) pontos, referente ao título constante do Item 13 do Edital nº. 001/2010, LETRA(___________________________________________) para fins de classificação no Concurso Público da Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos/MT.

Nestes termos peço deferimento.

___________________________/MT, ______ de ________________ de 2010.

_________________________________
Assinatura do Requerente

PARA USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO EXAMINADORA DE CONCURSO

Em cumprimento ao item 13 do Edital do Concurso Público n.º 001/2010 da Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos/MT.

Deferimos o requerimento;

Deferimos parcialmente o requerimento, atribuindo-lhe _____(________) pontos;

Indeferimos o requerimento.

_________________________
Presidente da Comissão

_________________________
Membro Comissão

_________________________
Membro Comissão

_________________________
Membros Comissão

ANEXO V

REQUERIMENTO DE VAGA ESPECIAL - CONCURSO 001/2010.

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Nome do Candidato: _______________________________________________________________________

Cargo: __________________________________________________________________________________

O Candidato supracitado, vem por através deste REQUERER VAGA ESPECIAL COMO PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS, em conformidade com o LAUDO MÉDICO (em anexo) com CID (colocar os dados abaixo, com base no laudo):

Tipo de deficiência de que é portador: __________________________________________________________

Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID ________________________________

Nome do Médico Responsável pelo laudo: ______________________________________________________

(OBS: Não serão considerados como deficiência física os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres)

INFORMAÇÕES ESPECIAIS PARA A APLICAÇÃO DAS PROVAS:

- SE NÃO NECESSITAR DE PROVA ESPECIAL E/OU TRATAMENTO ESPECIAL, MARCAR COM X NO LOCAL ABAIXO MENCIONADO:

- CASO NECESSITE DE PROVA ESPECIAL E/OU TRATAMENTO ESPECIAL, MARCAR COM X NO LOCAL ABAIXO MENCIONADO E DISCRIMINAR O TIPO DE PROVA ESPECIAL E/OU TRATAMENTO ESPECIAL NECESSÁRIO:

( ) NÃO NECESSITA DE PROVA ESPECIAL E/OU TRATAMENTO ESPECIAL.

( ) NECESSITA DE PROVA ESPECIAL (discriminar abaixo qual o tipo de prova necessário)

( ) NECESSITA DE TRATAMENTO ESPECIAL (discriminar abaixo qual o tipo de tratamento especial necessário)
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

Declaro, para os devidos fins, que apresento a deficiência acima mencionada, e concordo em me submeter, quando convocado, à perícia médica a ser realizada por profissional de saúde designado para tal finalidade, a ser definida em regulamento e que terá decisão terminativa sobre minha qualificação como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

__________________, ___ de ___________ de ______.

____________________________________
Assinatura Candidato

ANEXO VI

APOIO ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL.

a) Nutrição Escolar - Atividades relativas a preparação, conservação, armazenamento e distribuição da alimentação escolar.

b) Manutenção de infra-estrutura, cujas principais atividades são: limpeza e higienização das unidades escolares, execução de pequenos reparos elétricos, hidráulicos, sanitários e de alvenarias, execução da limpeza das áreas internas e externas incluindo serviços de jardinagem.

c) Vigilância, cujas principais atividades são: fazer a vigilância das áreas internas e externas das unidades escolares e, comunicar ao diretor das unidades escolar todas as situações de risco à integridade física das pessoas e do patrimônio público;

d) Segurança, cujas principais atividades são: prevenir os alunos e os profissionais da educação de possíveis situações perigosas dentro das unidades escolares; controlar a entrada e saída de pessoas junto às unidades escolares e a Secretaria Municipal de Educação; detectar, registrar e relatar à direção da unidade escolar e/ou à chefia imediata, possível situações de riscos à integridade física das pessoas e a integridade dos bens públicos sob sua responsabilidade.

e) Atuar junto às crianças nas diversas fases da educação, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem; auxiliar as crianças na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias; cuidar da higiene, alimentação, repouso e bem estar das crianças; auxiliar o professor na construção de atitudes e valores significativos para o processo educativo das crianças; planejar junto com o professor regente, atividades pedagógicas próprias para cada grupo infantil; auxiliar o professor no processo de observação e registro das aprendizagens e desenvolvimento das crianças; auxiliar o professor na construção de material didático, bem como na organização e manutenção deste material; responsabilizar-se pela recepção e entrega das crianças junto às famílias, mantendo um diálogo constante entre família e escola; acompanhar as crianças, junto às professoras e demais funcionários em aulas - passeio programadas; participar de capacitações de formação continuada.

Última atualização em Seg, 25 de Janeiro de 2010 17:46

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DOS GAÚCHOS - ESTADO DE MATO GROSSO CONCURSO PÚBLICO 001/2010 - EDITAL n. º 001/2010 DE 21 DE JANEIRO DE 2010

Escrito por Prefeitura

Sex, 22 de Janeiro de 2010 18:14

DISPÕE SOBRE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL E FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO DOS GAÚCHOS/MT.

De ordem da Sra, Carmem Lima Duarte, Prefeita Municipal de Porto dos Gaúchos/MT, através da Comissão do Concurso Público, em cumprimento ao que determina o artigo 37, incisos I, II e VIII da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, Emenda n.º 19 de 11 de Junho de 1998, e às disposições da Lei Orgânica Municipal, referentes ao assunto, RESOLVE divulgar e estabelecer normas para abertura das inscrições e a realização de Concurso Público, destinado a selecionar candidatos para o ingresso e efetivação no Quadro Permanente da Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos/MT.

O Edital completo estará à disposição dos interessados no Quadro Mural da Prefeitura Municipal, da Fundação Municipal de Saúde e na Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos a partir desta data, bem como nos seguintes endereços eletrônicos: www.portodosgauchos.mt.gov.br e www.amm.org.br.

- DO CRONOGRAMA DO CONCURSO:

- Realização das Inscrições: Período e Horário: dos dias 25 de janeiro de 2010 a 05 de fevereiro de 2010, das 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, sendo que no dia 05 de fevereiro as inscrições serão realizadas somente até as 12:00 horas - local: Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke - Praça Leopoldina Wilke, s/n - cep 78560-000 - Porto dos Gaúchos-MT

- Entrega de Títulos: Juntamente com a inscrição do candidato.

- Realização das provas escritas: 28 de Fevereiro de 2010.

- Publicação do LOCAL E HORÁRIO de Realização das Provas Escritas: Às 8:00 horas. LOCAL: para os Cargos da Administração Direta da Prefeitura Municipal às provas serão realizadas na Escola Estadual José Alves Bezerra, Av. Guilherme Meyer, nº 1.450 e para os cargos da Administração Indireta - Fundação Municipal de Saúde as provas serão realizadas na Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke Praça Leopoldina Wilke s/nº na sede do Município de Porto dos Gaúchos.

- Publicação do LOCAL E HORÁRIO de Realização das Provas Prática dia 28 de fevereiro de 2010 às 13:00 horas, na Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal:

- Publicação do Gabarito das Provas Escritas: Dia 01/03/2010, no Mural da Prefeitura Municipal, da Fundação Municipal de Saúde e da Câmara de Vereadores.

- Publicação do Resultado do Concurso Público: até o dia 22/03/2010.

- MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO PODERÃO SER OBTIDAS DAS 7:00 as 11:00 horas e das 13:00 as 17:00 horas de segunda a sexta-feira na sede da Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Saúde de Porto Dos Gaúchos-MT, por meio dos telefones: (66) 35261219/1296 e (66) 3526-1383/1163.

Carmem Lima Duarte
Prefeita Municipal.