Prefeitura de Montes Claros (ESURB) - MG

Notícia:   73 vagas para Obra são oferecidas na Prefeitura de Montes Claros - MG

ESURB - EMPRESA MUNICIPAL DE SERVIÇOS, OBRAS E URBANIZAÇÃO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

EDITAL 2/2010

A Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização - Esurb -, através do seu Diretor Presidente, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Pessoal para Obra Certa (Vila Castelo Branco), sob regime celetista. O Processo Seletivo Simplificado será de Provas de Múltipla Escolha e realizar-se-á em conformidade com a Lei Municipal nº 8.666/93, CLT e Plano de Empregos, Carreiras e Salários da Esurb e normas deste Edital.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E ESPECIFICAÇÕES DOS CARGOS

1.1. O Processo Seletivo Simplificado será regulamentado por este Edital, executado pela Comissão Técnica de Concursos - Cotec - da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - e realizado em Montes Claros/MG.

1.2. A contratação será para obra certa e terá o prazo total previsto para cerca de 8 meses, sendo 3 meses de contrato de experiência.

1.3. A seleção dos candidatos constará de Provas Objetivas (Múltipla Escolha), de caráter eliminatório e classificatório, conforme especificado no item V e no Anexo II deste Edital.

1.4. Os códigos de inscrição, a denominação dos cargos, o número de vagas, a escolaridade mínima exigida (e outras exigências), a jornada de trabalho, os vencimentos dos cargos e o valor da taxa de inscrição constam no Anexo I deste Edital.

1.5. A jornada de trabalho está especificada no Anexo I do Edital.

1.6. A descrição dos cargos consta no Anexo III deste Edital.

II- DAS INSCRIÇÕES

2.1. Condições para inscrição (a serem comprovadas na ocasião da contratação):

2.1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado, conforme disposto na Constituição Federal de 1988.

2.1.2 Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

2.1.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

2.1.4 Ter, na data da contratação, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

2.1.5 Ter, na data da contratação, a escolaridade exigida para o cargo.

2.1.6 Possuir, na data da contratação, habilitação legal para exercício de profissão regulamentada, conforme o cargo pretendido, inclusive com registro no respectivo Conselho de Classe.

2.1.7 Possuir aptidão física e mental compatível com o exercício do cargo, comprovada em inspeção médica oficial que será realizada de acordo com definição da Esurb.

2.1.8 Atender às exigências especificadas para o cargo pleiteado, estabelecidas na legislação pertinente e neste Edital.

2.2. Procedimentos para Inscrição

2.2.1. O preenchimento do Requerimento de Inscrição, a entrega de documentos relativos ao Processo Seletivo Simplificado e o conhecimento das normas deste Edital são de responsabilidade única e exclusiva do candidato.

2.2.2. O valor da taxa de inscrição, para cada cargo, consta no Anexo I deste Edital.

2.2.3. As inscrições serão efetivadas somente pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, no período entre 9h do dia 24/3/2010 e 18h do dia 7/4/2010, horário de Brasília/DF.

2.2.3.1. O candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição, de acordo com as instruções contidas no referido sítio eletrônico. Após esse procedimento, será exibido, em nome do candidato, o boleto bancário, o qual deverá ser impresso para que o pagamento da taxa de inscrição seja efetuado até o dia 7/4/2010.

2.2.3.2. A taxa de inscrição deverá ser paga com o boleto bancário. Não serão de responsabilidade da Unimontes/Cotec ou Esurb inscrições cujas taxas não tenham sido pagas através do boleto bancário gerado no ato da inscrição e que não possam ser comprovadas. O pagamento da taxa não poderá ser feito através de depósito em caixa eletrônico, depósito bancário, cheque ou agendamento de depósito.

2.2.3.3. A inscrição que não tiver o pagamento efetuado até o dia 7/4/2010 será automaticamente cancelada.

2.2.4. Informações adicionais relativas à inscrição:

2.2.4.1. Caso haja mais de uma inscrição de um mesmo candidato, prevalecerá a inscrição mais recente. Se a data for a mesma, prevalecerá a inscrição relativa ao cargo com maior número de vagas entre os já escolhidos pelo candidato.

2.2.4.2. A não indicação do(s) cargo(s) implicará a anulação da inscrição do candidato.

2.2.4.3. Não será permitida a realização de inscrição condicional ou extemporânea.

2.2.4.4. O Formulário de Inscrição, bem como o valor pago relativo à taxa de inscrição, é pessoal e intransferível.

2.2.4.5. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração de cargo.

2.2.4.6. Não será devolvido o valor da taxa de inscrição.

2.2.4.7. O preenchimento da Ficha de Inscrição e o conhecimento das normas deste Edital são de responsabilidade única e exclusiva do candidato.

2.2.4.8. É de responsabilidade do candidato acompanhar as informações sobre o Processo Seletivo Simplificado, bem como eventuais retificações do Edital, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br.

2.2.4.9. A Esurb e a Unimontes/Cotec não se responsabilizam por qualquer problema, na inscrição via internet, motivado por falhas de comunicação, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a conexão ou a transferência de dados, desde que tais motivos e fatores de ordem técnica não sejam de responsabilidade das referidas instituições.

2.2.4.10. Para que a inscrição seja efetivada, é necessário que, além de ser feita dentro do prazo e em modelo próprio, esteja em conformidade com as normas deste Edital e tenha o pagamento da respectiva taxa efetuado no prazo estabelecido.

2.2.4.11. São motivos para anulação sumária da inscrição: o não pagamento da taxa de inscrição; pagamentos efetuados após a data limite; ordens de pagamento efetuadas em caixas eletrônicos ou feitas por telefone e que não possam ser comprovadas.

2.2.4.12. Serão automaticamente indeferidas as inscrições que estiverem em desacordo com as disposições deste Edital.

2.2.4.13. Na Ficha de Inscrição, constará declaração de que o candidato atende às condições exigidas para a inscrição, conforme o subitem 2.1 deste Edital.

2.2.4.14. Na Ficha de Inscrição, haverá um campo destinado à declaração de que o candidato conhece e concorda com as disposições deste Edital.

2.2.4.15. Qualquer falsidade ou inexatidão nos dados e nos documentos apresentados pelo candidato, que comprometerem a lisura do certame, apuradas a qualquer tempo, acarretarão a anulação da sua inscrição no Processo Seletivo Simplificado, bem como de todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de medidas cíveis, administrativas e/ou penais cabíveis.

2.2.4.16. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a plena aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em suas eventuais retificações, das quais não poderá alegar desconhecimento. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos atos relativos a este Processo Seletivo Simplificado e eventuais retificações do Edital que, se houver, serão divulgadas na sede da Esurb, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br e em jornais de circulação local e/ou regional.

2.2.5. Cartão de Inscrição - Não será enviado Cartão de Inscrição para o endereço do candidato. Os candidatos deverão, a partir do dia 13/4/2010, informar-se, pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, em que local irão fazer as Provas. Informações também poderão ser obtidas na Unimontes/Cotec, pelo telefone (38) 3229-8080, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 8 às 18 horas.

2.2.5.1. As consequências decorrentes do não conhecimento do local de Provas são de responsabilidade do candidato.

2.2.5.2. Na ocorrência de eventuais erros (tais como erro no nome do candidato, no nº do documento de identidade, na data de nascimento), o candidato deverá comunicar o fato ao fiscal de sala, no dia das Provas, para que seja providenciado o pedido de correção, em formulário próprio.

2.3. Tratamento Especial para realização da Prova de Múltipla Escolha

2.3.1. Portadores de necessidades especiais e gestantes que necessitarem de tratamento especial no dia das Provas de Múltipla Escolha deverão entregar Pedido de Tratamento Especial, especificando os meios necessários para a realização dessas provas. Com o Pedido de Tratamento Especial, deverá conter atestado médico que descreva a situação do candidato.

2.3.2. O Pedido de Tratamento Especial, com a especificação de que trata o subitem 2.3.1, deverá ser postado nos Correios, até o dia 7/4/2010, por meio do serviço de Sedex (com custos por conta do candidato), para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec - Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros/MG. Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado pelo candidato ou seu representante, estando escrito nesse envelope: PTE/PSS ESURB. No prazo indicado, o pedido e a entrega do atestado médico poderão ser feitos na recepção da Unimontes Cotec, das 8 às 18 horas, exceto sábados, domingos e feriados.

2.3.3. O prazo citado no subitem 2.3.2 é o tempo hábil para que possa ser feita a análise do pedido e a tomada de providências. Apenas em casos de força maior ou fortuitos, poderá haver solicitação de tratamento especial fora da data especificada no subitem 2.3.2. Nesse caso, a aceitação do pedido dependerá de análise a ser feita pela Unimontes/Cotec, que avaliará a possibilidade de atendimento.

2.3.3.1. Na impossibilidade de atendimento, a Unimontes/Cotec comunicará ao candidato o indeferimento do pedido.

2.3.4. Serão preliminarmente indeferidos os pedidos de tratamento especial que não apresentarem atestado médico que descreva a situação do candidato.

III- DAS VAGAS

3.1. O número total de vagas a serem preenchidas neste Processo Seletivo Simplificado é de 73 (setenta e três), conforme discriminado no Anexo I deste Edital. A reserva de vagas para portadores de deficiência está estabelecida no subitem 3.2, a seguir.

3.2. Das vagas reservadas para Portadores de Deficiência.

Em conformidade com o artigo 37 do Decreto Federal nº 3.298/1999, do total de vagas do Processo Seletivo Simplificado, ficam reservadas, para portadores de deficiência, as vagas indicadas no Anexo I do Edital, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que o candidato é portador.

3.2.1. Será considerada portadora de deficiência a pessoa que se enquadrar nas categorias especificadas no Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/1999.

3.2.2. Os candidatos aprovados, portadores de deficiência, serão submetidos, quando convocados, à avaliação pela junta médico-pericial para se verificar a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo.

3.2.3. Os candidatos portadores de deficiência deverão entregar o Laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) emitido há, no máximo, 6 meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, constando o nº do CID (Classificação Internacional de Doença) e a provável causa da deficiência.

3.2.4. O Laudo Médico deverá ser postado nos Correios até o dia 7/4/2010, por meio do serviço de Sedex (com custos por conta do candidato), para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec - Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros/MG - estando escrito no envelope: LAUDO MÉDICO/PSS ESURB. No prazo indicado, o Laudo Médico poderá ser entregue na recepção da Unimontes Cotec, das 8 às 18 horas, exceto sábados, domingos e feriados.

3.2.5. O candidato que não apresentar o laudo médico, na forma e no prazo estabelecidos, participará do Processo Seletivo Simplificado como não portador de deficiência e, portanto, sem direito à reserva de vaga. Dessa decisão não caberá recurso.

3.2.6. O candidato aprovado neste Processo Seletivo Simplificado será convocado, antes da contratação, para submeter-se a exame médico em instituição credenciada pela Esurb. A junta médico-pericial credenciada terá decisão terminativa quanto à compatibilidade da deficiência do candidato com as atribuições do cargo, devendo seu parecer ser fundamentado. Havendo parecer médico oficial contrário a essa compatibilidade, o nome do candidato será excluído da listagem de classificação correspondente e, consequentemente, do Processo Seletivo Simplificado.

3.2.7. Caso o número de candidatos portadores de deficiência, inscritos e aprovados no presente Processo Seletivo Simplificado, seja inferior ao número de vagas a eles reservadas, a(s) vaga(s) remanescente(s) será(ão) preenchida(s) pelo(s) candidato(s) não portador(es) de deficiência, segundo a ordem de classificação e até o limite do número total de vagas oferecidas por cargo.

3.2.8. Os candidatos portadores de deficiência participarão do Processo Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios para aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para os demais candidatos.

3.2.9. Havendo necessidade de tratamento especial para realizar as provas, o candidato portador de deficiência deverá fazer a solicitação de acordo com as disposições do subitem 2.3 deste Edital.

IV- DO SISTEMA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E DAS PROVAS

4.1. O Processo Seletivo Simplificado constará de Provas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

4.2. A especificação e pontuação máxima das Provas de Múltipla Escolha, por cargo, constam no Anexo II deste Edital. A data e normas de aplicação das provas estão estabelecidas no item V deste Edital.

4.3. Todos os candidatos com inscrições deferidas farão as provas de Múltipla Escolha de acordo com as especificações do Anexo II deste Edital.

4.4. Os programas das Provas de Múltipla Escolha e a Bibliografia sugerida constam no Anexo IV deste Edital.

4.5. As Provas de Múltipla Escolha serão valorizadas de acordo com a pontuação estabelecida no Anexo II deste Edital, a partir da pontuação 0 (zero), obedecendo às características específicas, por cargo, do referido Anexo.

4.6. Na apuração dos pontos obtidos nas Provas de Múltipla Escolha, será eliminado o candidato que:

4.6.1. obtiver menos de 20% (vinte por cento) dos pontos totais das Provas de Múltipla Escolha;

4.6.2. preencher a Folha de Respostas a lápis;

4.6.3. não assinar a Folha de Respostas;

4.6.4. não comparecer no horário determinado para realizar as Provas (candidato ausente).

4.7. As Provas de Múltipla Escolha serão corrigidas por processo eletrônico (leitura óptica), através de Folha de Respostas, de acordo com o Gabarito Oficial elaborado pela Unimontes/Cotec. Não serão computadas as questões não assinaladas na Folha de Respostas nem as questões que contiverem mais de uma resposta, emenda ou rasura.

4.8. Na hipótese de alguma questão das Provas de Múltipla Escolha vir a ser anulada, o seu valor, em pontos, será contabilizado em favor de todos os candidatos que fizeram a respectiva prova, inclusive daqueles que não tenham recorrido da questão.

V- DA APLICAÇÃO DAS PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

5.1. As Provas de Múltipla Escolha serão aplicadas na Unimontes - Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 1, Montes Claros/MG -, no dia 18/4/2010, com início às 9h e término às 12h. O ingresso do candidato ao prédio onde fará suas provas será permitido até o horário de início dessas provas, antes do fechamento dos portões.

5.2. As provas terão duração de 3 (três) horas, estando incluído nesse tempo o preenchimento da Folha de Respostas.

5.3. O Cartão de inscrição será divulgado na internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 13/4/2010. Caberá ao candidato se informar sobre o local de provas, conforme disposto no subitem 2.2.5.

5.4. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta do local indicado para realizar suas provas e o comparecimento no horário determinado.

5.5. Recomenda-se que o candidato esteja presente no local das provas 30 (trinta) minutos antes do horário marcado para que elas tenham início.

5.6. Os portões dos prédios onde se realizará o Processo Seletivo Simplificado serão fechados, impreterivelmente, quando do início das provas. O candidato que chegar após o fechamento dos portões, não se levando em conta o motivo do atraso, terá vedada sua entrada no prédio e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado.

5.7. O ingresso do candidato à sala onde fará suas provas será permitido até o horário de início dessas, mediante a apresentação de documento oficial de identificação (com fotografia) original e em perfeitas condições (tais como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira de Órgão ou Conselho de Classe - OAB, CRESS, CRP, etc. -, Carteira de Motorista, modelo com foto).

5.8. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar Documento Oficial de Identidade original (com foto), por motivo de perda, furto ou roubo, deverá, para fazer as provas, apresentar Boletim de Ocorrência Policial, emitido até 3 (três) meses antes do dia das provas, sendo submetido à identificação especial, que poderá compreender fotografia, coleta de assinaturas e de impressão digital, em formulário específico.

5.9. No caso de documentos de identificação ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, o candidato será submetido à identificação especial, que poderá compreender coleta de assinaturas e de impressão digital, em formulário próprio.

5.10. O candidato que não apresentar a documentação exigida para realizar as provas não poderá permanecer no prédio.

5.11. Não serão aceitos como documentos de identificação: Certidões de Nascimento ou de Casamento, Títulos Eleitorais, Carteira Nacional de Habilitação (modelo sem foto), Carteiras de Estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, bem como documentos de identificação ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

5.12. O candidato deverá levar caneta esferográfica azul ou preta para preencher a Folha de Respostas.

5.13. Não será permitido, durante a realização das provas, qualquer tipo de consulta, bem como o uso de máquina de calcular, régua de cálculo, relógio, aparelhos eletrônicos ou de comunicação (notebook, receptor, gravador, telefone celular, agenda eletrônica, etc.).

5.14. O candidato deverá identificar os seus equipamentos e objetos pessoais (exceto o citado no subitem 5.12) e colocá-los no local indicado pela equipe de fiscalização, observado o disposto no subitem 5.20 deste Edital. Aparelhos de telefone celular devem ser previamente desligados. Os equipamentos e objetos pessoais somente poderão ser manuseados pelo candidato após o término das suas Provas e a entrega da Folha de Respostas ao fiscal de sala.

5.15. O candidato que estiver portando, mesmo que desligados, telefone celular ou quaisquer dos equipamentos relacionados no subitem 5.13 ou similares, durante a realização de sua prova, ou for flagrado em tentativa de cola, será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado.

5.16. Será eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que, durante a realização das provas, for flagrado comunicando-se com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, ou, ainda, que se utilizar de notas, livros, impressos, etc.

5.17. Não será permitido aos candidatos o uso de armas nos prédios onde serão realizadas as provas do Processo Seletivo Simplificado.

5.18. É reservado à Unimontes/Cotec, caso julgue necessário, o direito de utilizar equipamento detector de metais, inclusive durante as provas.

5.19. É reservado à Unimontes/Cotec, caso julgue necessário, o direito de proceder à coleta de digital dos candidatos, inclusive durante as provas.

5.20. Não haverá funcionamento de guarda-volumes, não se responsabilizando a Unimontes/Cotec por perdas, danos ou extravios de objetos ou documentos pertencentes aos candidatos.

5.21. Os candidatos deverão permanecer nos locais de provas (salas) por, no mínimo, 60 (sessenta) minutos e somente poderão levar o Caderno de Provas de Múltipla Escolha após decorridos 120 (cento e vinte) minutos do início dessas provas. O candidato que sair antes deste período não poderá levar nenhuma folha do Caderno de Provas, nem a folha de rascunho com as marcações da Folha de Respostas ou anotações da Prova.

5.22. Em cada sala, os dois últimos candidatos a terminarem as provas deverão deixar o recinto ao mesmo tempo e deverão assinar a Ata da Sala de Provas.

5.23. O candidato que não entregar a Folha de Respostas no prazo estipulado será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado.

5.24. A Folha de Respostas é o único documento válido para correção das Provas de Múltipla Escolha e deverá ser assinada no local indicado. O candidato que fizer essas provas e deixar de assinar a Folha de Respostas no local indicado será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado.

5.25. A Folha de Respostas será personalizada e não será substituída, em nenhuma hipótese, por motivo de rasuras ou marcações incorretas.

5.26. Se o candidato, iniciadas as provas, desistir de fazê-las, deverá devolver ao fiscal de sala, devidamente assinados, o Caderno de Provas de Múltipla Escolha (completo) e a Folha de Respostas e somente poderá deixar o prédio após decorrida 1 (uma) hora do início das provas.

5.27. Será eliminado deste Processo Seletivo Simplificado o candidato que, sem a devida autorização da Unimontes/Cotec, deixar o local de provas durante a realização das provas de Múltipla Escolha.

5.28. O candidato que fizer uso de medicamento deverá trazê-lo consigo.

5.29. Em nenhuma hipótese, haverá segunda chamada para as provas.

5.30. Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato nem de pessoas estranhas ao Processo Seletivo Simplificado nas dependências do local onde forem aplicadas as provas.

5.31. Na ocorrência de alguma irregularidade, tentativa ou comprovação de fraude, o candidato será, a qualquer tempo, automaticamente, eliminado do Processo Seletivo Simplificado e estará sujeito a outras penalidades legais.

5.32. O Gabarito Oficial das Provas de Múltipla Escolha será divulgado na internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, até 12 (doze) horas após o encerramento dessas provas. O Gabarito não será informado por telefone.

VI- DOS RECURSOS

6.1. Poderão ser interpostos recursos contra qualquer questão das Provas de Múltipla Escolha, na ocorrência de erros no enunciado das questões ou erros e omissões no gabarito, no dia 19/4/2010.

6.2. No prazo indicado, os recursos poderão ser interpostos no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br ou serem protocolizados na recepção da Unimontes/Cotec, das 8 às 18 horas.

6.3. No recurso, deverão constar os dados do candidato: nome completo, nº da Carteira de Identidade, cargo pleiteado e nº de inscrição.

6.4. Admitir-se-á, para cada candidato, desde que devidamente fundamentado, um único recurso para cada questão contestada. Havendo mais de um recurso de um mesmo candidato, será considerado e respondido apenas o 1º recurso, sendo os demais recursos automaticamente desconsiderados.

6.5. Não serão considerados válidos os recursos enviados por fax, Correios, e-mail ou outro meio que não os citados no subitem 6.2.

6.6. Serão rejeitados, preliminarmente, os recursos que não estiverem devidamente fundamentados ou, ainda, aqueles a que se der entrada fora do prazo.

6.7. Até o dia 30/4/2010, a Cotec informará o resultado do recurso no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br e na recepção da Unimontes/Cotec.

6.8. A decisão sobre os recursos interpostos poderá resultar em retificação no Gabarito Oficial. O Gabarito Oficial, após recursos, será divulgado pela Cotec, no referido sítio eletrônico, por período máximo de 30 (trinta) dias, para conhecimento dos candidatos. Não haverá informação individual aos candidatos.

6.9. Decairá do direito de impugnar este Edital o candidato que efetivar sua inscrição, aceitando, assim, todas as disposições nele contidas.

VII- DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

7.1. A classificação final dos candidatos será em ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos na Prova de Múltipla Escolha.

7.2. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate, terá preferência na classificação o candidato que tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso). Persistindo o empate ou não havendo candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, será classificado, preferencial e sucessivamente, o candidato que:

a) Obtiver maior pontuação na Prova de Múltipla Escolha de Língua Portuguesa.

b) Tiver idade maior.

VIII - DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

8.1. O Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado, com a classificação dos candidatos, será divulgado até o dia 30/4/2010, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br e na sede da Esurb.

8.2. O resultado será divulgado em duas listas. Na 1ª lista, os candidatos serão classificados por cargo e no limite de vagas, na ordem decrescente da soma dos pontos obtidos nas Provas de Múltipla Escolha, incluindo os candidatos portadores de deficiência. Na 2ª lista, constará, especificamente, a classificação dos candidatos portadores de deficiência, por cargo.

8.3. Para os candidatos classificados além do limite de vagas, as listagens serão apresentadas em ordem decrescente, observando-se a classificação final.

8.4. Não serão divulgados nomes e pontos dos candidatos eliminados ou não classificados no Processo Seletivo Simplificado. O Relatório Geral, com a situação e notas dos candidatos, poderá ser consultado pelos candidatos na sede da Esurb ou através do extrato de notas, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, em 30/4/2010 (permanecendo na internet pelo período máximo de 30 dias).

8.5. Não haverá informação individual aos candidatos. Caberá a estes tomarem conhecimento do resultado deste Processo Seletivo Simplificado nos locais indicados para divulgação. A responsabilidade pela busca de informações, bem como pelos prejuízos decorrentes do fato de não terem se informado, será exclusiva dos candidatos, e não da Unimontes/Cotec ou da Esurb.

IX - DA CONVOCAÇÃO E DA CONTRATAÇÃO

9.1. A contratação, no que se refere às vagas oferecidas neste Processo Seletivo Simplificado, será feita respeitando-se sempre a ordem de classificação dos candidatos.

9.2. A convocação será feita por ofício, de acordo com o endereço indicado na Ficha de Inscrição.

9.3. A contratação para o cargo dependerá de prévia inspeção médica oficial, conforme indicação da Esurb.

9.4. O candidato, quando convocado para contratação, além de atender aos pré-requisitos exigidos para o cargo, deverá apresentar, obrigatoriamente, o original e xerox (legível e sem rasuras) dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade.

b) Certidão de Nascimento ou Casamento.

c) Título Eleitoral e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais.

d) Comprovante de estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

e) Cadastro de Pessoas Físicas - CPF.

f) Número de PIS/PASEP, se já inscrito, ou Declaração, de próprio punho, de que não é inscrito.

g) Atestado médico de sanidade física e mental necessária ao desempenho das funções inerentes ao cargo. Os candidatos deverão apresentar os exames complementares de acordo com o Anexo V deste Edital.

h) Diploma ou Certificado de Escolaridade, conforme exigência do cargo, registrado no órgão competente.

i) Habilitação legal para exercício de profissão regulamentada, conforme o cargo pretendido, inclusive com registro no respectivo Conselho, se for o caso.

j) Declaração de que exerce ou não outro cargo, emprego ou função pública, para fins de verificação da acumulação de cargos, conforme dispõe o Artigo 37, Incisos XVI e XVII da Constituição Federal e Emendas Constitucionais.

k) Comprovação, em Carteira de Trabalho, do tempo de experiência exigida.

l) 2 fotos 3x4, recentes.

9.5. No prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado, se ocorrer o acréscimo de número de vagas em cargos, poderá ser feito o aproveitamento de candidatos aprovados (candidatos classificados além do limite de vagas), obedecida a ordem de classificação neste Processo Seletivo Simplificado.

9.5.1. Caso ocorra o acréscimo das vagas após a publicação deste Edital e durante o prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado, será feita a reserva de vagas para o aproveitamento de candidatos portadores de deficiência, observada a ordem de classificação desses mesmos candidatos, na proporção de 5% (cinco por cento) do total das vagas acrescidas.

X- NORMAS DISCIPLINARES

10.1. A Cotec - Comissão Técnica de Concursos da Unimontes - terá amplos poderes para orientação, realização e fiscalização dos trabalhos do Processo Seletivo Simplificado. Somente poderão adentrar nos locais onde serão aplicadas as provas pessoas devidamente autorizadas pela Unimontes/Cotec.

10.2. Todas as informações referentes a este Processo Seletivo Simplificado serão prestadas pela Unimontes/Cotec - realizadora do Processo Seletivo Simplificado -, podendo ser obtidas no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br ou por meio do telefone (38) 3229-8080.

10.3. O candidato que, comprovadamente, usar de fraude ou para ela concorrer, bem como atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar ou fiscalizar a aplicação das provas, será automaticamente excluído do Processo Seletivo Simplificado e estará sujeito a outras penalidades legais.

10.4. Incorrerá em rescisão, por justa causa, em qualquer época, o contrato do candidato que houver realizado o Processo Seletivo Simplificado usando documento ou informações falsas ou outros meios ilícitos, devidamente comprovados.

XI- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. A Unimontes/Cotec será responsável pela elaboração e aplicação das Provas de Múltipla Escolha, pelo processamento da classificação final dos candidatos e fornecimento de todas as informações referentes a este Processo Seletivo Simplificado.

11.2. Durante a aplicação e correção das Provas de Múltipla Escolha, se ficar constatado, em qualquer questão, erro de elaboração que prejudique a resposta, conforme o Gabarito Oficial, a Unimontes/Cotec poderá anular a questão e, nesse caso, divulgará sua decisão antes da publicação do Resultado Final e Definitivo, nos quadros de avisos da Unimontes/Cotec e da Esurb e, também, por meio do sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br.

11.3. Na ocorrência de caso fortuito, de força maior, ou de qualquer outro fato previsível ou imprevisível que impeça ou prejudique a realização do Processo Seletivo Simplificado, à Unimontes/Cotec será reservado o direito de cancelar, substituir provas ou atribuir pesos compensatórios, de modo a viabilizar o Processo Seletivo Simplificado.

11.4. As publicações referentes ao Processo Seletivo Simplificado, objeto deste Edital, serão feitas na sede da Esurb e em jornal de circulação local ou regional.

11.5. Não haverá justificativa para o não cumprimento pelo candidato dos prazos determinados neste Edital.

11.6. Serão de propriedade da Unimontes/Cotec, que lhes dará destino conveniente, decorridos 60 (sessenta) dias da divulgação do resultado do Processo Seletivo Simplificado, as Folhas de Respostas das Provas de Múltipla Escolha, os cadernos de provas de Múltipla Escolha (os deixados pelos candidatos), os laudos médicos, os atestados médicos, os pedidos de tratamento especial, entre outros documentos relativos ao Processo Seletivo Simplificado.

11.7. O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado é de 1 (um) ano, a contar da data de sua homologação, podendo, a critério da Esurb, ser prorrogado uma vez por igual período.

11.8. A aprovação neste Processo Seletivo Simplificado não gera direito à contratação imediata, mas apenas expectativa de ser contratado dentro do prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado e na forma da lei, de acordo com as necessidades da Esurb, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação final dos candidatos.

11.9. Em hipótese alguma, serão concedidas cópias de provas, ou vista, ressalvado o disposto no subitem 6.1 deste Edital.

11.10. Do resultado deste Processo Seletivo Simplificado não caberá recurso de qualquer natureza, salvo os casos previstos no item VI deste Edital.

11.11. A Esurb e a Unimontes/Cotec não se responsabilizam por quaisquer textos, apostilas e outras publicações referentes a este Processo Seletivo Simplificado.

11.12. São de inteira responsabilidade do candidato as declarações incompletas, erradas ou desatualizadas de seu endereço, as quais venham a dificultar quaisquer comunicações necessárias (inclusive convocação) sobre o Processo Seletivo Simplificado.

11.13. O candidato classificado no Processo Seletivo Simplificado deverá, durante o prazo de validade do processo, manter atualizado o seu endereço residencial no Setor de Pessoal da Esurb. Não caberá ao candidato classificado qualquer reclamação, caso não seja possível a sua convocação por falta de atualização do endereço residencial.

11.14. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, as disposições e instruções contidas na Folha de Respostas, nas Provas e Retificações do Edital.

11.15. A inscrição implicará, por parte do candidato, o conhecimento e plena aceitação das normas deste Edital.

11.16. A Unimontes/Cotec e a Esurb não fornecerão declarações de classificação e/ou de aprovação neste Processo Seletivo Simplificado.

11.17. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Técnica de Concursos da Unimontes - Cotec -, ouvida a Comissão Especial da Esurb.

11.18. Caberá ao Diretor Presidente a homologação do resultado deste Processo Seletivo Simplificado.

11.19. Este Edital, na sua íntegra, será publicado na Sede da Esurb e será divulgado no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, dele dando-se notícia em jornal de circulação local ou regional, através do seu Extrato.

Montes Claros-MG, 23 de março de 2010.

Marcos Antônio Alves Maia
Diretor Presidente

CÓDIGO DE INSCRIÇÃO, CARGOS, VAGAS, ESCOLARIDADE/EXIGÊNCIAS, JORNADA DE TRABALHO, SALÁRIO E TAXA DE INSCRIÇÃO

CÓDIGO DE INSCRIÇÃO

CARGOS/CLASSE

VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA E OUTRAS EXIGÊNCIAS DO CARGO**

JORNADA DE TRABALHO

SALÁRIO MENSAL (R$)

TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)

TOTAL DE VAGAS

RESERVA DE VAGAS*

01

Armador

3

-

4ª Série do Ensino Fundamental (completa). Experiência de, no mínimo, 6 meses.

Sexo masculino.

44 horas semanais ***

683,17

45,00

02

Auxiliar de Serviços Gerais de Cantina

2

-

4ª Série do Ensino Fundamental (completa). Sexo masculino ou feminino.

44 horas semanais ***

510,00

35,00

03

Auxiliar de Serviços Gerais de Pedreiro

30

2

4ª Série do Ensino Fundamental (completa). Sexo masculino ou feminino.

44 horas semanais ***

510,00

35,00

04

Carpinteiro

3

-

4ª Série do Ensino Fundamental (completa).

Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino.

44 horas semanais ***

683,17

45,00

05

Pedreiro

12

1

4ª Série do Ensino Fundamental (completa).

Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino.

44 horas semanais ***

683,17

45,00

06

Pintor

2

-

4ª Série do Ensino Fundamental (completa). Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino.

44 horas semanais ***

683,17 + 20% de adicional de insalubridade

45,00

07

Vigia

10

1

4ª Série do Ensino Fundamental (completa). Sexo masculino.

Escala de 12h/36h

510,00

35,00

08

Auxiliar Administrativo de Almoxarifado

1

-

Ensino Fundamental Completo.

Experiência de, no mínimo, 6 meses em Almoxarifado.

Sexo masculino.

44 horas semanais ***

649,29

45,00

09

Bombeiro

2

-

Ensino Fundamental Completo. Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino.

44 horas semanais ***

683,17

45,00

10

Eletricista

2

-

Ensino Fundamental Completo. Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino.

44 horas semanais ***

683,17

45,00

11

Encarregado de Turma (Construção Civil)

1

-

Ensino Fundamental Completo. Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino.

44 horas semanais ***

1.023,47

60,00

12

Assistente Administrativo Geral

1

-

Curso Técnico em Contabilidade e Registro no CRC.

Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino ou feminino.

44 horas semanais ***

857,90

60,00

13

Assistente Administrativo de Departamento de Pessoal

1

-

Curso Técnico em Contabilidade e Registro no CRC.

Experiência de, no mínimo, 6 meses em Departamento de Pessoal.

Sexo masculino ou feminino.

44 horas semanais ***

857,90

60,00

14

Técnico em Edificações

1

-

Curso Técnico em Edificações e Registro no CREA.

Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino ou feminino.

44 horas semanais ***

857,90

60,00

15

Técnico em Enfermagem

1

-

Curso Técnico em Enfermagem e Registro no COREN.

Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino ou feminino.

40 horas semanais

857,90

60,00

16

Técnico em Segurança do Trabalho

1

-

Curso Técnico em Segurança do Trabalho e Registro no CREA.

Experiência de, no mínimo, 6 meses. Sexo masculino ou feminino.

44 horas semanais ***

857,90

60,00

TOTAL

73

4

 

* Vagas reservadas, do total do cargo, para portadores de deficiência que se inscreverem nos termos do subitem 3.2 do Edital.

** A escolaridade mínima exigida e os outros pré-requisitos para o exercício do cargo deverão ser comprovados por ocasião da contratação. Para o exercício do cargo é necessário possuir sanidade física e mental compatível com as suas atribuições, comprovada por exames médicos, conforme necessidade do cargo.

*** Jornada de trabalho de 44 horas semanais, sendo 9 horas diárias, de segunda a quinta-feira, e 8 horas, na sexta-feira.

Montes Claros/MG, 23 de março de 2010.

Marcos Antônio Alves Maia
Diretor Presidente

ANEXO II - ESPECIFICAÇÃO DAS PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGOS

ESCOLARIDADE
MÍNIMA EXIGIDA

TIPOS DE PROVAS POR CARGO

HORÁRIO
DAS
PROVAS

PROVAS POR CARGO

PESO

PONTOS
MÁXIMOS

Auxiliar de Serviços Gerais de Pedreiro
Armador
Auxiliar de Serviços Gerais de Cantina
Carpinteiro
Pedreiro
Pintor
Vigia

4ª Série do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

Múltipla Escolha - 15 questões

4

60

Às 9 horas

Matemática

Múltipla Escolha - 10 questões

4

40

Auxiliar Administrativo de Almoxarifado
Bombeiro
Eletricista
Encarregado de Turma (Construção civil)

Ensino Fundamental Completo

Língua Portuguesa

Múltipla Escolha - 15 questões

4

60

Às 9 horas

Matemática

Múltipla Escolha - 10 questões

4

40

Assistente Administrativo Geral
Assistente Administrativo de Departamento de Pessoal

Curso Técnico em Contabilidade

Língua Portuguesa

Múltipla Escolha - 15 questões

4

60

Às 9 horas

Matemática

Múltipla Escolha - 10 questões

4

40

Técnico em Edificações
Técnico em Enfermagem
Técnico em Segurança do Trabalho

Curso Técnico Específico (conforme especificado no Anexo I do Edital)

Língua Portuguesa

Múltipla Escolha - 15 questões

4

60

Às 9 horas

Matemática

Múltipla Escolha - 10 questões

4

40

Montes Claros/MG, 23 de março de 2010.

Marcos Antônio Alves Maia
Diretor Presidente

ANEXO III - DESCRIÇÃO DOS CARGOS

ARMADOR

- Examinar as características da obra para programar o trabalho;

- Posicionar as formas no local apropriado para possibilitar a armação e a colocação da concretagem;

- Confeccionar as armações, cortando, curvando, encaixando e fixando vergalhões de aço nas formas, para aumentar a resistência do concreto e reforçar a obra;

- Realizar serviços de armação de lages;

- Realizar montagem de ferragens e escoramento para construção civil;

- Observar e cumprir normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (GERAL E DE DEPARTAMENTO PESSOAL)

- Redigir ou participar da redação de correspondências, pareceres, documentos legais e outros significativos para o órgão;

- Operar microcomputador, utilizando programas básicos e aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, bem como consultar registros;

- Coordenar a classificação, o registro e a conservação de processos, livros e outros documentos em arquivos específicos;

- Elaborar, sob orientação, quadros e tabelas estatísticos, fluxogramas, organogramas e gráficos em geral;

- Prestar informações de caráter geral, pessoalmente ou por telefone, anotando e transmitindo recados;

- Enviar ao Setor Jurídico os comprovantes legais, decorrentes de processos licitatórios no ato do pagamento;

- Manter em dia a escrituração do movimento de arrecadação de pagamento;

- Enviar à contabilidade, mensalmente, os extratos bancários e, diariamente, os pagamentos efetuados;

- Manter em ordem o arquivo de documentos para a fiscalização do TCE/MG;

- Manter atualizadas as Carteiras Profissionais do pessoal, fazendo os lançamentos previstos em Lei;

- Controlar a frequência do pessoal sujeito a ponto e anotar as demais informações sobre frequência, para fins trabalhistas e previdenciários;

- Elaborar e executar o plano de férias do pessoal;

- Verificar o regime de horas extras por imperiosa necessidade de serviço, não ultrapassando a duas horas da jornada diária e normal e também evitar a habitualidade de sua ocorrência;

- Preparar a folha de pagamento com base nas informações dos registros dos empregados e enviar o resumo da folha de Contabilidade;

- Conferir e controlar as contas de salários, descontos e encargos sociais a pagar;

- Conferir as informações e os cálculos da folha de pagamento e outros relatórios que determinam as quantias a serem pagas aos empregados;

- Manter atualizados, e de acordo com as normas internas e legislação trabalhista, os registros dos empregados;

- Atentar para alterações na folha de pagamento (admissões, demissões, horas extras, aumentos salariais, etc.) que deverão ser previamente aprovadas pela Diretoria;

- Enviar ao Setor Financeiro todas as obrigações trabalhistas incidentes sobre a folha de pagamento até 2 (dois) dias antes do vencimento;

- Executar serviços nas diversas áreas administrativas em nível de Ensino Médio;

- Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ALMOXARIFADO

- Receber e entregar materiais;

- Conferir materiais e notas fiscais;

- Auxiliar no controle de estoque;

- Zelar pela guarda dos materiais;

- Zelar pela limpeza do almoxarifado;

- Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS DE CANTINA

- Varrer o local, utilizando diversos tipos de vassouras;

- Recolher os montantes de lixo, despejando-os em latões, cestos e outros depósitos apropriados, para facilitar a coleta e transporte;

- Varrer, espanar, encerar e lavar paredes, vidraças e instalações sanitárias;

- Zelar pela guarda e manutenção do patrimônio da Esurb;

- Fazer a limpeza da cozinha, bem como dos utensílios utilizados;

- Zelar pelos materiais e mantimentos da cantina;

- Preparar café, chás e sucos, distribuindo as garrafas aos diversos setores da Esurb;

- Servir água e café quando solicitado;

- Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS DE PEDREIRO

- Auxiliar no recebimento, entrega e contagem de materiais;

- Carregar e descarregar veículos em geral;

- Transportar, arrumar, elevar mercadorias, materiais de construção em geral e outros;

- Executar a abertura de valas em geral;

- Desobstruir os locais de trabalho de qualquer despejo;

- Transportar materiais para os locais de trabalho;

- Executar serviços de capina em geral;

- Misturar e estender argamassa e concreto;

- Executar limpeza em canteiro de obra;

- Auxiliar no assentamento de premoldado de concreto;

- Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

BOMBEIRO

- Tomar medidas, serrar, cortar, dobrar, conectar e vedar tubos e canos, por meio de roscas, cola e chumbadas, para instalação de água e esgoto;

- Localizar e reparar vazamentos;

- Verificar válvulas e conexões;

- Desentupir canalizações de esgoto;

- Instalar louças sanitárias, condutores, caixas d'água, chuveiros e outras partes componentes de instalações hidráulicas;

- Instalar e consertar torneiras, ralos, bombas hidráulicas, etc.;

- Observar e cumprir normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critérios do superior imediato.

CARPINTEIRO

- Examinar as características do trabalho, interpretando plantas, esboços, modelo ou especificações, para estabelecer a sequência das operações a serem executadas;

- Selecionar a madeira e demais elementos necessários, escolhendo o material adequado, para assegurar a qualidade do trabalho;

- Efetuar a traçagem de madeira, assinalando os contornos da peça segundo o desenho ou modelo, para possibilitar o corte;

- Confeccionar as partes da peça, serrando, aplainando, alisando, furando e executando outras operações com ferramentas manuais ou mecânicas como plaina, serrote, formão, goiva, furadeira e outras, para obter os componentes necessários à montagem da obra;

- Montar as partes, encaixando-as e fixando-as com cola, parafusos ou pregos, para formar o conjunto projetado;

- Instalar esquadrias e outras peças de madeira, como janelas, portas, escadas e similares, encaixando-as e fixando-as em locais apropriados e previamente preparados, para possibilitar a ventilação e iluminação naturais das edificações;

- Reparar elementos de madeira, substituindo, total ou parcialmente, peças desgastadas ou deterioradas ou fixando partes soltas, para recompor sua estrutura;

- Observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

ELETRICISTA

- Revisar frequentemente todas as instalações e equipamentos elétricos, verificando isolamentos;

- Limpar e/ou apertar cabos, conexões, terminais, disjuntores e outros;

- Executar a instalação e substituição de tomadas, fios, lâmpadas, reatores, luminárias, interruptores, chave magnética, fusíveis e outros;

- Observar e cumprir normas de higiene e segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

ENCARREGADO DE TURMA

- Distribuir tarefas para os empregados da turma sob sua responsabilidade;

- Acompanhar a realização de tarefas: a qualidade e quantidade do trabalho, relacionamento interpessoal e resultados obtidos;

- Controlar a frequência, comportamento e desempenho dos empregados sob sua responsabilidade;

- Comunicar à chefia o andamento do trabalho: pontos positivos e a serem melhorados;

- Observar e cumprir normas de higiene e segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

PEDREIRO

- Verificar as características da obra, examinando a planta e especificações, para orientar-se na escolha do material apropriado e na melhor forma de execução do trabalho;

- Misturar o cimento, a areia e água, dosando as quantidades de forma adequada, para obter a argamassa a ser empregada no assentamento de alvenaria, tijolos, ladrilhos e materiais afins;

- Construir alicerces, empregando pedras ou cimento, para formar a base de paredes, muros e construções similares;

- Assentar tijolos, ladrilhos ou pedras, superpondo-os em fileiras horizontais ou seguindo os desenhos e formas indicadas e unindo-os com argamassa, para levantar paredes, vergas, pilares, degraus de escada e outras partes da construção;

- Rebocar as estruturas construídas, empregando argamassa de cal ou cimento e areia, atentando para o prumo e nivelamento, para torná-las aptas a outros tipos de revestimento;

- Proceder à aplicação de camadas de cimento ou ao assentamento de ladrilhos ou material similar, utilizando processos apropriados, para revestir pisos e paredes;

- Aplicar uma ou várias camadas de gesso sobre as partes interiores e tetos de edificações, utilizando pá, colher de pedreiro ou outro instrumento apropriado, para dar a essas partes acabamento mais esmerado;

- Construir bases de concreto ou de outro material, baseando-se nas especificações, para possibilitar a instalação de máquinas, postes de rede elétrica, etc.;

- Realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçados e estruturas semelhantes, reparando paredes e pisos, trocando telhas, aparelhos sanitários, manilhas e outras peças e chumbando bases danificadas, para reconstruir essas estruturas;

- Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

PINTOR

- Executar tarefas de pintura em edificações;

- Executar tarefas de caiação em meios-fios, árvores e paredes;

- Executar reparos de alvenaria e pinturas;

- Executar tarefas de pintura de acabamento em paredes, portas, janelas, esquadrias, etc.;

- Zelar pela manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e local de trabalho;

- Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

- Orçar, fiscalizar e orientar a construção, reforma e ampliação de prédios e logradouros;

- Providenciar a elaboração de testes quanto à qualidade de materiais e estudos relativos ao aproveitamento de materiais de construção;

- Efetuar cálculos específicos para a confecção de mapas e registros cartográficos;

- Elaborar laudo de avaliação, para fins administrativos ou fiscais, mediante vistoria dos imóveis;

- Examinas processos e emitir pareceres de caráter técnico;

- Inspecionar estabelecimentos industriais, comerciais, laboratórios, hospitais, obras e proceder à fiscalização;

- Observar e fazer cumprir as normas técnicas do TCE - Tribunal de Contas do Estado;

- Elaborar relatórios pertinentes à sua área de atuação;

- Zelar pela manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e local de trabalho;

- Fazer cumprir a legislação municipal relativa a edificações, parcelamento e ocupação do solo;

- Coletar dados e informações necessárias ao Cadastro Técnico da Empresa;

- Desempenhar outras tarefas concernentes à fiscalização, de acordo com legislação pertinente;

- Colaborar no planejamento e programação das atividades de fiscalização;

- Observar e cumprir normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

- Realizar procedimentos de enfermagem dentro da sua competência técnica e legal;

- Observar os casos de urgência e encaminhá-los ao médico;

- Conservar em perfeita ordem os materiais de trabalho, efetuando a esterilização dos equipamentos utilizados; Cumprir regulamentos, normas e rotinas estabelecidas;

- Utilizar e zelar pela conservação e manutenção dos equipamentos, ferramentas, materiais e utensílios destinados à execução de serviços;

- Observar e cumprir normas de segurança e higiene do trabalho;

- Executar outras tarefas inerentes à função, bem como aquelas que lhe forem determinadas em razão do cargo, pelo superior imediato.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

- Supervisionar todos os setores da Esurb e as condições de trabalho dos funcionários;

- Relacionar todas as situações de risco de acidentes e propor soluções à administração;

- Orientar os funcionários quanto aos locais de risco de acidente e como preveni-los;

- Especificar, quando necessário, os equipamentos de proteção individual a serem utilizados pelos funcionários;

- Vistoriar todos os extintores da Esurb e recomendar a recarga, quando necessário;

- Observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

VIGIA

- Manter vigilância sobre depósitos de materiais, pátios, áreas abertas, obras em execução, etc.;

- Percorrer sistematicamente as dependências da Esurb e áreas adjacentes, verificando se portas, janelas e portões estão fechados corretamente, observando as pessoas que lhe pareçam suspeitas, para possibilitar a tomada de medidas preventivas;

- Zelar pela segurança de materiais e equipamentos destinados a obras;

- Comunicar imediatamente à autoridade superior quaisquer irregularidades encontradas;

- Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do trabalho;

- Executar outras tarefas correlatas, a critério do superior imediato.

Montes Claros - MG, 23 de março de 2010.

Marcos Antônio Alves Maia
Diretor Presidente

ANEXO IV - PROGRAMA DAS PROVAS

ATENÇÃO: A bibliografia sugerida tem o propósito apenas de orientar o estudo dos candidatos, não excluindo, em hipótese alguma, outros livros que abranjam a matéria indicada para cada cargo.

CARGOS:

- Auxiliar de Serviços Gerais de Cantina

- Armador

- Auxiliar de Serviços Gerais de Pedreiro

- Carpinteiro

- Pedreiro

- Pintor

- Vigia

ESCOLARIDADE EXIGIDA: ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE COMPLETA) PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Texto: Leitura, compreensão e interpretação de textos - ler, compreender e interpretar textos que circulam normalmente na sociedade. Distinguir as ideias principais e secundárias. Relacionar texto e contexto. Interpretar recursos coesivos na construção do texto: uso de preposições, conjunções, pronomes, advérbios, artigos, concordância verbal e nominal. 2. Ortografia - emprego de, por exemplo, s, z e x, ch e x, j e g, c e sc. Acentuação gráfica: emprego do acento agudo e do acento circunflexo. Dada uma lista de palavras de uso frequente, distinguir as que devem ser acentuadas graficamente das que não levam sinal gráfico. Partição silábica: noções elementares. 3. Morfologia - prefixos e sufixos: noções elementares. Noções de flexões de nomes e de verbos. 4. Vocabulário - sinônimos e antônimos. 5. Sinais de pontuação e seus efeitos comunicativos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ANDRÉ, Hildebrando A. de. Gramática Ilustrada*. Edição atual. São Paulo: Moderna, 2001. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da Língua Portuguesa*. 30 ed. São Paulo: Nacional, 1998. PROCÓPIO, Mércia Maria Silva; PASSOS, Jane Maria Araújo. Letra, Palavra e Texto - Língua Portuguesa e Projetos. V. 3 e 4. São Paulo: Scipione, 2003. CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antonio. Análise, Linguagem e Pensamento - alp 4. São Paulo: FTD, 1991.

* Obs.: Uma dessas ou qualquer outra Gramática da Língua Portuguesa usada nas escolas.

MATEMÁTICA

1. Operações Fundamentais. 2. Operações com números racionais. 3. Estudo de medidas. 4. Geometria. Polígonos: elementos e classificação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Livros didáticos de Matemática para as 4 primeiras séries do Ensino Fundamental.

CARGOS:

- Auxiliar Administrativo de Almoxarifado

- Bombeiro

- Eletricista

- Encarregado de Turma (Construção civil)

ESCOLARIDADE EXIGIDA: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO (8ª SÉRIE) PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA

A prova constará de questões de interpretação de texto(s) de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros como, por exemplo, poema, texto jornalístico, propaganda, charge, tirinha, etc. Nessas questões, além dos conhecimentos linguísticos gerais e específicos relativos à leitura e interpretação de um texto, tais como: apreensão da ideia central ou do objetivo do texto, identificação/análise de informações e/ou ideias expressas ou subentendidas, da estrutura ou organização do texto, da articulação das palavras, frases e parágrafos (coesão) e das ideias (coerência), das relações intertextuais, ilustrações ou gráficos, recursos sintáticos e semânticos, do efeito de sentido de palavras, expressões, ilustrações, também poderão ser cobrados os seguintes conteúdos gramaticais, no nível correspondente à 8ª série: divisão silábica, grafia de palavras, acentuação gráfica, concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; crase; pontuação; classes gramaticais (reconhecimento e flexões); estrutura e formação de palavras; sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Gramáticas da Língua Portuguesa a que o candidato tenha mais fácil acesso, adaptadas ao Ensino Fundamental. Livros didáticos adotados nas escolas de 1º grau (5ª a 8ª séries).

MATEMÁTICA

1. Números: números primos, algoritmo da divisão. Sistemas de numeração. Critérios de divisibilidade. Máximo divisor comum (entre números inteiros). Mínimo múltiplo comum (entre números inteiros). 2. Conjuntos Numéricos: operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação nos conjuntos numéricos. Propriedades dessas operações. Médias (aritmética e ponderada). Módulo e suas propriedades. Desigualdades, Intervalos. Sistemas de medidas. 3. Proporcionalidade: razões e proporções: propriedades. Regra de três simples e composta. Regra de sociedade. Percentagem. Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. 4. Funções: gráficos de funções: definição e representação. 5. Função afim: definição, valor numérico, gráfico, raízes, estudo dos sinais, gráficos. Equações e inequações do 1º grau. Sistema de equações do 1º grau. 6. Função quadrática: definição, valor numérico, gráfico, raízes, estudo dos sinais, gráficos. Equações e inequações do 2º grau. Equações biquadradas. 7. Expressões algébricas. Polinômios, algoritmos de divisão, produtos notáveis e fatoração. 8. Geometria Plana: curvas. Ângulos. Triângulos e quadriláteros. Igualdade e semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo. Trigonometria no triângulo retângulo e relações trigonométricas. Círculos e discos. Polígonos regulares e relações métricas. Feixes de retas. Áreas e perímetros. 9. Estatística básica: conceitos, coleta de dados, amostra. Gráficos e tabelas: interpretação. Distribuição de frequência. Médias, moda e mediana. 10. Probabilidades: espaço amostral. Experimentos aleatórios.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BIGODE, Antônio José Lopes. Matemática Hoje é Feita Assim. 5ª a 8ª séries. São Paulo: FTD, 2000. IMENES & LELLIS. Matemática. 5ª a 8ª séries. São Paulo: Scipione. 1997. Livros didáticos do Ensino Fundamental.

CARGOS:

- Assistente Administrativo Geral

- Assistente Administrativo de Departamento de Pessoal

- Técnico em Edificações

- Técnico em Enfermagem

- Técnico em Segurança do Trabalho

ESCOLARIDADE EXIGIDA: CURSO TÉCNICO, CONFORME CONSTA NO ANEXO I DO EDITAL PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto; relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto; analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor; depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita; identificar a ideia central de um texto; estabelecer relações entre ideia principal e ideias secundárias; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões); relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas; relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Habilidade de produção textual. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. As questões de gramática serão baseadas em texto(s) e abordarão os seguintes conteúdos: Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica; ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos; processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos; classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo). Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABAURRE, Maria Luíza; PONTARA, Marcela Nogueira. Coleção base: português - volume único. São Paulo: Moderna. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática. INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione. ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.

Observação: Para o conteúdo gramatical, a bibliografia indicada serve como sugestão, podendo o candidato recorrer a outras gramáticas que lhe forem mais acessíveis. O candidato poderá recorrer também a livros didáticos adotados nas escolas de Ensino Médio (2º grau).

MATEMÁTICA

1. Sistemas de numeração. Número primo, algoritmo da divisão. Critérios de divisibilidade. Máximo divisor comum (entre números inteiros). Mínimo múltiplo comum (entre números inteiros). 2. Conjuntos Numéricos: operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação nos conjuntos numéricos. Propriedades dessas operações. Médias (aritmética e ponderada). Módulo. Desigualdades. Intervalos. Sistemas de medida. 3. Proporcionalidade: razões e proporções: propriedades. Regra de três simples e composta. Percentagem. Juros simples. 4. Relações e Funções: relações binárias. Domínio, contradomínio, imagem direta de funções. Gráficos de relações. Funções: definição e representação. Funções crescentes, decrescentes e periódicas. Função inversa. 5. Números Complexos: módulo, argumento, forma algébrica. Operações com números complexos: adição subtração, multiplicação, divisão e potenciação. 6. Polinômios: conceitos. Funções afins, lineares e quadráticas - propriedades, raízes, gráficos. Equações biquadradas. Adição e multiplicação de polinômio. Algoritmos de divisão. Fatoração. Equações polinomiais. Relações entre coeficientes e raízes. Raízes reais e complexas. Raízes racionais e polinômios com coeficientes inteiros. 7. Exponenciais e Logaritmos: funções exponenciais e logarítmicas; propriedades e gráficos. Mudança de base. Equações e inequações exponenciais e logarítmicas. 8. Trigonometria no triângulo retângulo. Funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente, cotangente; propriedades e gráficos. Equações trigonométricas. 9. Sequências: progressões aritméticas: termo geral, soma dos termos, relação entre dois termos, propriedades. Progressões geométricas: termo geral, relação entre dois termos, soma e produto dos termos, propriedades. 10. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem. Arranjos, permutações e combinações simples e com repetições. Binômio de Newton. Triângulo de Pascal. 11. Matrizes e Sistemas Lineares: operações com matrizes: adição, subtração e multiplicação. Propriedades dessas operações. Sistemas lineares e matrizes. Resolução, discussão e interpretação geométrica de sistemas lineares. 12. Geometria Plana: curvas. Ângulos. Triângulos e quadriláteros. Igualdade e semelhança de triângulos. Relações métricas nos triângulos. Círculos e discos. Polígonos regulares e relações métricas. Feixes de retas. Áreas e perímetros. 13. Geometria Espacial: retas e planos no espaço: paralelismo e perpendicularidade entre retas, entre retas e planos e entre planos. Prismas e pirâmides. Cálculo de áreas e volumes. Cilindro, cone, esfera e bola: cálculo de áreas e volumes. Poliedros e relação de Euler. 14. Geometria Analítica: coordenadas cartesianas. Equações e gráficos. Distância entre dois pontos. Estudo da equação da reta: interseções de duas ou mais retas (no plano). Retas paralelas e perpendiculares, feixes de retas. Distância de um ponto a uma reta, áreas de triângulos, circunferências e círculos. 15. Estatística básica: conceito, coleta de dados, amostra. Gráficos e tabelas: interpretação. Média (aritmética simples e ponderada), moda e mediana. Desvio padrão. 16. Probabilidades: espaço amostral. Experimentos aleatórios. Probabilidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

KÁTIA & ROKO. Matemática. V. 1, 2, 3. São Paulo: Saraiva, 1995. PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. V. 1, 2, 3, São Paulo. 1995. Livros Didáticos do Ensino Fundamental e Médio.

Montes Claros - MG, 23 de março de 2010.

Marcos Antônio Alves Maia
Diretor Presidente

ANEXO V - RELAÇÃO DE EXAMES

ITEM

QUALIFICAÇÃO

EXAME CLÍNICO

HEMOGRAMA COMPLETO

PLAQUETAS

GLICOSE

MACHADO GUERREIRO

AUDIOMETRIA

1

Armador

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

2

Auxiliar serviços gerais de cantina

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

3

Auxiliar serviços gerais de pedreiro

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

4

Carpinteiro

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

5

Pedreiro

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

6

Pintor

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

7

Vigia

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

8

Auxiliar administrativo de almoxarifado

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

9

Bombeiro

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

10

Eletricista

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

11

Encarregado de turma (Construção civil)

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

NÃO

12

Assistente Administrativo geral

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

13

Assistente Administrativo depto. Pessoal

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

14

Técnico em edificações

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

15

Técnico em enfermagem

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

16

Técnico em segurança do trabalho

SIM

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

Montes Claros/MG, 23 de março de 2010.