IFS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - SE

Notícia:   67 vagas para Professores no IFS - SE

IFS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE

EDITAL Nº 10, DE 16 DE ABRIL DE 2009

O MAGNÍFICO REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE - IFS, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei nº 8.112/90 e considerando o disposto na Portaria MEC nº 1500, de 09 de dezembro de 2008, publicada no DOU em 10 de dezembro de 2008, Portaria MPOG nº 750, de 04/12/2008, publicada no DOU de 05/12/2008 e Lei nº 11.740, de 16 de julho de 2008, torna pública a realização de Concurso Público para o provimento, em 2009, de 35 (trinta e cinco) vagas para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, regime de trabalho de 40h semanais, do quadro de Pessoal Permanente deste Instituto Federal de Ensino, nos seus campi de Aracaju, Lagarto e São Cristóvão, conforme segue:

1. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA: Lei no 9.394, de 20/12/96, Cap. III, alterada pela Lei nº 11.741, de 16/07/08; Lei nº 11.784, de 22/09/08, seção XVI e resolução CNE/CP nº 03/2002, art. 12.

CAMPUS ARACAJU:

EIXO TECNOLÓGICO
Decreto nº 5773, de 09/05/06
Portaria nº 10, de 28/07/06
Resolução CNE/CP no 03/08

ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Nº DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

INFRA-ESTRUTURA

CONSTRUÇÃO CIVIL / DESENHO

01

40h

Graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura ou Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, todos com Pós-Graduação em área afim.

CONSTRUÇÃO CIVIL

01

40h

Graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura ou Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, todos com Pós-Graduação em área afim.

AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

SEGURANÇA NO TRABALHO

01* (AC)
01*(PNE)

40h

Graduação em Engenharia ou Arquitetura, todos com Pós-Graduação em Segurança no Trabalho.

SANEAMENTO AMBIENTAL

01

40h

Graduação em Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária ou Engenharia Química ou Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, todos com Pós-Graduação em área afim.

HOSPITALIDADE E LAZER

TURISMO

01

40h

Graduação em Turismo ou Hotelaria ou Administração de Empresas ou Curso de Tecnologia em Ecoturismo ou em Gestão de Turismo ou Licenciatura Plena em Geografia, todos com Pós-Graduação em área afim.

CAMPUS LAGARTO:

EIXO TECNOLÓGICO
Decreto no 5773, de 09/05/06
Portaria nº 10, de 28/07/06
Resolução CNE/CP nº 03/08

ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Nº DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

INFRA-ESTRUTURA

CONSTRUÇÃO CIVIL / DESENHO

01* (AC)
01*(PNE)

40h

Graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura ou Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, todos com Pós-Graduação em área afim.

CONSTRUÇÃO CIVIL

01

40h

Graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura ou Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, todos com Pós-Graduação em área afim.

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

INFORMÁTICA

03* (AC)
01*(PNE)

40h

Licenciatura Plena em Informática ou Bacharelado em Processamento de Dados ou em Informática ou em Ciência da Computação ou Curso Superior de Tecnologia em Análise ou Desenvolvimento de Sistemas e/ou áreas afins, todos com Pós-Graduação em área afim.

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

MECÂNICA

02* (AC)
01*(PNE)

40h

Graduação em Engenharia Mecânica, todos com Pós- Graduação em área afim.

ELÉTRICA

03* (AC) 01*(PNE)

40h

Graduação em Engenharia Elétrica ou Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, todos com Pós- Graduação em área afim.

CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO:

EIXO TECNOLÓGICO
Decreto nº 5773, de 09/05/06
Portaria nº 10, de 28/07/06
Resolução CNE/CP no 03/08

ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Nº DE VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

RECURSOS NATURAIS

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

ALIMENTOS

01* (AC)
01*(PNE)

40h

Licenciatura em Economia Doméstica ou Bacharelado em Nutrição, todos com Pós-Graduação em área afim.

ALIMENTOS

01* (AC)
01 *(PNE)

40h

Gastronomia com Pós-Graduação em área afim.

SILVICULTURA

01

40 h

Licenciatura em Ciência Agrícola ou Engenheiro Florestal todos com Pós-Graduação em área afim.

AGROECOLOGIA

01

40h

Licenciatura em Ciência Agrícola ou Engenharia ou Agronomia, todos com Pós-Graduação na área de Solos, Fitotecnia, Agroecossistemas ou Agroecologia.

ZOOTECNIA

01

40 h

Licenciatura em Zootecnia ou Bacharelado em Zootecnia todos com Pós-Graduação na área de Zootecnia ou Agroecossistemas.

INFORMÁTICA

01* (AC)
01*(PNE)

40 h

Licenciatura Plena em Informática ou Bacharelado em Processamento de Dados ou em Informática ou em Ciência da Computação ou Curso Superior de Tecnologia em Análise ou Desenvolvimento de Sistemas e/ou áreas afins, todos com Pós-Graduação em área afim.

 

VETERINÁRIA

01

40 h

Graduação em Medicina Veterinária com Pós-Graduação em área afim.

 

FÍSICA

01

40h

Licenciatura Plena em Física, com Pós-Graduação na área.

 

INGLÊS

01

40h

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês, com Pós-Graduação na área.

 

ESPANHOL

01

40h

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Espanhol, com Pós-Graduação na área.

 

BIOLOGIA

01* (AC)
01 *(PNE)

40h

Licenciatura em Biologia ou Bacharelado em Biologia todos com Pós-Graduação em Biologia, Ecologia ou Agroecossistemas.

* PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais
* PNE: Pessoas com Necessidades Especiais
* AC: Ampla Concorrência

2. DA ISENÇÃO:

2.1- Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa. Fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que atender aos requisitos estabelecidos no Decreto nº 6.593, de02/10/08, publicado no DOU de 03/10/08, e às condições adiante listadas:

a) Comprovar condição de desempregado e não estar recebendo seguro-desemprego, por meio da apresentação de cópia autenticada, em Cartório, da página de identificação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com nº e série, e cópia da página de contrato de trabalho que identifique as datas de admissão e de demissão do último emprego;

b) Comprovar consumo mensal de energia elétrica domiciliar que não ultrapasse 100 (cem) kWh, mediante a apresentação de cópia autenticada das últimas três contas, as quais deverão apresentar o mesmo endereço do candidato, conforme indicado no formulário de solicitação de inscrição disponível no www.ifs.edu.br;

c) Não exercer atividade remunerada, qualquer que seja a denominação empregada ou possuir qualquer outra fonte de renda, ainda que informal;

d) Apresentar renda familiar não superior a 2 (dois) salários mínimos.

e) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007;

2.2- As condições listadas no subitem 3.1 deverão ser declaradas por meio do preenchimento da "Declaração de Hipossuficiência Financeira", de acordo com o modelo disponível no Anexo II deste Edital, anexar os documentos mencionados e entregá-los ao IFS, em envelope, presencialmente para o Setor de Serviço Social, no período de 20 a 24 de abril de 2009, das 8h às 11h e das 14h às 17h;

2.3- A simples entrega da documentação não garante ao interessado nem a isenção de pagamento da taxa de inscrição, a qual estará sujeita à análise e deferimento da solicitação por parte do Setor de Serviço Social do IFS, nem a inscrição do candidato, que deverá observar os procedimentos previstos no item 3.

2.4- A entrega da documentação exigida no subitem 2.1 será de responsabilidade exclusiva do candidato. O IFS não se responsabilizará por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada da referida documentação a este instituto.

2.5- Não serão aceitos, após a entrega da documentação, acréscimos ou alterações das informações prestadas.

2.6- Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via fax ou via correio eletrônico.

2.7- O não-cumprimento de uma das etapas fixadas, a falta ou a inconformidade de alguma informação ou documentação ou a solicitação apresentada fora do período fixado implicará a eliminação automática do processo de isenção.

2.8- O candidato é responsável pela veracidade das informações prestadas e pela autenticidade da documentação apresentada, sob as penas da lei, cabendo ao Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, doravante denominado DSDP, a análise do preenchimento das condições e dos requisitos exigidos e o eventual indeferimento dos pedidos em desacordo, podendo, em caso de fraude, omissão, falsificação, declaração inidônea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, rever a isenção. Constatada a ocorrência de tais hipóteses, serão adotadas medidas legais contra os infratores, inclusive as de natureza criminal.

2.9- O resultado da análise dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será divulgado no dia 27 de abril de 2009, pela Internet, no endereço eletrônico www.ifs.edu.br e no IFS.

2.10-Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição.

2.11-Os candidatos cuja solicitação tiver sido indeferida não participarão do processo seletivo como isentos.

2.12- Não será concedida isenção aos inscritos que já tenham efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

3. DAS INSCRIÇÕES:

3.1- Requisitos:

O candidato deverá possuir a habilitação mínima exigida no item 1 deste Edital.

3.2- Período: de 20 de abril a 04 de maio de 2009.

3.3- Local: A inscrição do candidato será feita exclusivamente via INTERNET, através do sítio: www.ifs.edu.br.

3.4- Quaisquer informações sobre este concurso poderão ser obtidas no DSDP do IFS, no seguinte endereço: Avenida Engo Gentil Tavares da Mota nº 1166 - B. Getúlio Vargas Aracaju - Se Tel.: (79) 3711- 3176

3.5- Procedimentos:

I. A taxa de inscrição terá o valor de R$ 40,00 e será paga por meio da GRU COBRANÇA (Guia de Recolhimento da União), em qualquer agência do BANCO DO BRASIL.

II. O IFS não se responsabilizará por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. O candidato deve atentar para o fato que, nos últimos dias de inscrição, costuma haver congestionamento nos acessos ao endereço eletrônico.

III. A GRU estará disponível no endereço eletrônico www.ifs.edu.br e deve ser impressa para pagamento da taxa após a conclusão do preenchimento de solicitação de inscrição.

IV. Só será aceito pagamento da taxa de inscrição através da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada no endereço eletrônico www.ifs.edu.br.

V. O pagamento da GRU deverá ser efetuado até o dia 05 de maio de 2009 no Banco do Brasil.

VI. O pagamento, para ser compensado na mesma data, deve ser efetuado em horário bancário; até as 19h, nos terminais de auto-atendimento e pela Internet, para correntistas do Banco do Brasil.

VII. Não serão acatadas as solicitações de inscrição, cujos pagamentos forem efetuados após a data e horários estabelecidos nos subitens V e VI.

VIII. O simples preenchimento do formulário de inscrição não gera ao candidato qualquer direito ou expectativa em relação à participação no concurso.

IX. A inscrição efetuada somente será acatada após a comprovação do pagamento da GRU.

X. A inscrição é de exclusiva responsabilidade do candidato, bem como as informações dos dados cadastrais, não sendo necessário o envio de cópia do documento de identidade.

XI. A inscrição, mesmo deferida e regularizada, tem caráter condicional, podendo ser cancelada a qualquer tempo, desde que verificadas falsidades e inexatidões nas informações prestadas pelo candidato.

XII. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do Concurso, e só terá validade para o presente Concurso Público.

XIII. Não será aceita a inscrição de um mesmo candidato em mais de uma área. Terá validade a última inscrição efetuada.

XIV. O candidato cuja solicitação de isenção for deferida deverá comparecer ao IFS no período de 27/04 a 04/05/2009, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 horas, para efetivar a sua inscrição. O não comparecimento do candidato implicará o indeferimento da isenção.

3.6- Será divulgada a lista com os candidatos inscritos neste concurso no dia 07/05/2009, no www.ifs.edu.br.

3.7- DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

I. As pessoas portadoras de deficiência, amparadas pelo art. 37, VIII, da Constituição Federal e pelo art. 5º § 2º da Lei nº 8.112, de 11/12/90, poderão, nos termos do presente Edital, concorrer aos cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, na proporção de 01 (uma) vaga a cada 02 (duas) inicialmente distribuídas para o cargo e, nos demais casos, até o limite de 5% previsto no Decreto nº 3.298/99.

II. Não se aplica o disposto no item anterior aos cargos para os quais o número de vagas seja inferior a 02 (dois), aos quais será assegurado o provimento se autorizadas novas nomeações no prazo de validade do concurso.

III. Após o ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá apresentar ao IFS laudo médico atestando a espécie e o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Deverá, ainda, informar se necessita de condições especiais para a realização das provas, que serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade.

IV. Considera-se pessoa portadora de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias descritas no Art. 4º do Decreto nº 3.298/99.

V. Na hipótese de aprovação do candidato deficiente, este será submetido à Junta Médica Oficial indicada pelo IFS, que decidirá:

· se o mesmo encontra-se em condições físicas e mentais para o exercício do cargo;

· se a deficiência alegada pelo candidato no ato da inscrição se enquadra ao disposto no Art. 4º do Decreto 3298/99.

VI. Caso a Junta Médica Oficial indicada pelo IFS reconheça incompatibilidade entre a deficiência e o cargo a ser ocupado, ou ainda a não observância ao que dispõe o Art. 4º do Decreto 3298/99, o candidato não será considerado apto à investidura no cargo.

VII. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção.

VIII. O candidato deficiente, se classificado, figurará na lista geral de classificação.

IX. O Candidato portador de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas neste Edital, participará do concurso em igualdade de condições com os demais Candidatos no que concerne:

a) Ao conteúdo das provas;

b) À avaliação e aos critérios de aprovação;

c) Ao horário e ao local de realização das provas;

d) À nota mínima exigida para todos os demais Candidatos (Art. 41 do Decreto Federal 3298/99).

X. A inscrição do Candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

4. DA SELEÇÃO

4.1- A seleção dar-se-á mediante 03 (três) provas:

FASES

PROVAS

NATUREZA

VALOR MÁXIMO

VALOR MÍNIMO

Prova Escrita

Eliminatória

100 pontos

60 pontos

Prova de Desempenho Didático

Eliminatória

100 pontos

60 pontos

Prova de Títulos

Classificatória

100 pontos

-

5.2- A Prova Escrita terá caráter eliminatório e classificatório e constará de uma prova de conhecimentos específicos e outra de conhecimentos pedagógicos, ambas realizadas no mesmo dia e horário, com duração máxima de 04 (quatro) horas. Essa etapa visa à demonstração de atualização e de profundidade de conhecimento do conteúdo da área de atuação, à clareza de argumentação, à capacidade de síntese e de coordenação lógica do pensamento. Consta neste Edital, sob forma de Anexo I, a relação de conteúdos programáticos servirão de base para a escolha do tema da prova.

5.2.1- A Prova Escrita será realizada no dia 17 de maio de 2009, das 08 às 12 horas, no Campus Aracaju.

5.2.2- O Candidato deverá chegar ao local da Prova Escrita com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário de início. O acesso dos candidatos ao local da prova só será permitido até as 07 (sete) horas e 30 (trinta) minutos, em virtude do sorteio de 1(um) tema para a prova de conhecimentos específicos e 01(um) para a prova de conhecimentos pedagógicos, que será realizado às 07(sete) horas e 45 (quarenta e cinco minutos). Após o sorteio, o candidato não poderá retirar-se do ambiente de prova até o seu início.

5.2.3- A Prova Escrita para as áreas de língua estrangeira será realizada na língua para a qual o candidato se inscreveu.

5.2.4- O Candidato deverá estar munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, do comprovante de pagamento e original de documento oficial de identidade. Em hipótese alguma serão aceitas cópias de documento de identidade, mesmo que autenticadas.

5.2.5- Só será permitido ao Candidato retirar-se da sala de prova depois de decorridos 60 (sessenta) minutos do seu início. Ao final da prova, deverão permanecer juntos os três últimos candidatos, que somente serão liberados quando os três concluírem as provas.

5.2.6- Na hipótese de o candidato precisar ausentar-se da sala de prova temporariamente, deverá ser acompanhado por um fiscal.

5.2.7- O candidato receberá 02 (dois) cadernos de prova, 01 (um) de Conhecimentos Específicos e 01(um) de conhecimentos pedagógicos, ambos contendo 05 (cinco) laudas devidamente rubricadas por cada membro da Banca Examinadora. Só terão validade para fins de correção os cadernos de prova rubricados por cada membro da Banca Examinadora.

5.2.8- Ao final da prova, o Candidato entregará à Banca Examinadora todo o material de prova por ele recebido.

5.2.9- Durante a realização da Prova Escrita, não será permitida qualquer forma de consulta.

5.2.10- Será excluído do concurso o Candidato que, durante a realização da Prova Escrita:

a) for surpreendido em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizar-se de livros, códigos, manuais, impressos, anotações, telefone celular, aparelhos eletrônicos ou outros aparelhos de telecomunicação e/ou qualquer outro recurso não previsto neste Edital após o sorteio do tema;

b) efetuar qualquer registro que possa identificá-lo na prova, exceto o número de inscrição;

c) afastar-se da sala de provas durante a sua realização, sem autorização e desacompanhado de um fiscal.

5.2.11- A média da Prova Escrita será calculada mediante a seguinte fórmula:

MPE = (7. PCE + 3. PCP) / 10

MPE - Média da Prova Escrita
PCE - Prova de Conhecimentos Específicos
PCP - Prova de Conhecimentos Pedagógicos

5.2.12- Será eliminado o candidato que obtiver MPE inferior a 60 pontos.

5.2.13- O candidato que for eliminado da Prova Escrita não participará da Prova de Desempenho Didático.

5.2.14- Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da Prova Escrita em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

5.3-A Prova de Desempenho Didático terá caráter eliminatório e classificatório. Constará de uma aula com duração de 50 (cinqüenta) minutos, tendo tolerância de 5 minutos para mais ou para menos, a ser ministrada perante a Banca Examinadora. A Prova terá como objetivo avaliar a capacidade do Candidato quanto aos procedimentos didáticos, ao domínio e ao conhecimento do assunto abordado e às condições para o desempenho das atividades docentes.

5.3.1. Estarão habilitados a prestar a Prova de Desempenho Didático os Candidatos classificados na Prova Escrita.

5.3.2. Na data de divulgação do resultado final da Prova Escrita (1ª fase), os Candidatos aprovados estarão automaticamente convocados para as Provas de Desempenho Didático (2ª fase) e de Títulos (3ª fase).

5.3.3. O horário do sorteio do tema de cada candidato, bem como a ordem de apresentação da Prova de Desempenho Didático obedecerão à ordem de classificação da Prova Escrita.

5.3.4. Os temas serão sorteados na presença dos Candidatos, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência do início da prova no DSDP. O Candidato que não comparecer ao sorteio na data e horário previstos no resultado final da Prova Escrita estará automaticamente eliminado do concurso.

5.3.5. A Prova de Desempenho Didático para as áreas de língua estrangeira será ministrada na língua para a qual o candidato se inscreveu.

5.3.6. A Prova de Desempenho Didático realizar-se-á nos dias 02, 03, 04, 05 e 06/06/2009, em sessão pública, sendo vedada a presença dos demais Candidatos.

5.3.7. Antes do início da Prova de Desempenho Didático, o Candidato deverá entregar à Banca Examinadora o seu plano de aula em 03 (três) vias. A não entrega implicará a desclassificação do candidato.

5.3.8. Na Prova de Desempenho Didático, o IFS disponibilizará os seguintes recursos: quadro-de-giz, giz branco ou colorido ou quadro branco e pincel para quadro branco. Outros recursos ficarão sob a responsabilidade do candidato, incluindo a sua instalação.

5.3.9. A avaliação da Prova de Desempenho Didático levará em consideração o plano de aula, o conteúdo, o nível, a adequação e a qualidade da exposição, além da propriedade na utilização dos recursos didáticos, conforme anexo IV deste Edital.

5.3.10. Não será permitido ao candidato, em hipótese alguma, gravar ou filmar a Prova de Desempenho Didático.

5.4- A Prova de Títulos obedecerá ao disposto nos itens 5.1 e 6 deste Edital.

5.4.1. Os títulos comprobatórios autenticados relativos ao item 6 deste Edital deverão ser entregues em envelope ao DSDP no local, na data e no horário do sorteio dos temas para a Prova de Desempenho Didático.

5.4.2. Juntamente com os títulos comprobatórios, o candidato deverá entregar o curriculum vitae da plataforma do curriculum Lattes, acessível em http://lattes.cnpq.br

5.4.3. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas, seja qual for o motivo alegado.

6. DOS TÍTULOS:

6.1 .A avaliação dos títulos apresentados será realizada pela Banca Examinadora, conforme critérios especificados no anexo V deste Edital.

6.2. Só serão considerados para fins de pontuação os títulos relativos à área em que o candidato atuará. Caberá à Banca Examinadora a apreciação da correlação entre a formação acadêmica e a experiência profissional com a área objeto do Candidato.

6.3. Nos documentos comprobatórios da experiência no magistério e profissional deverão constar, de forma clara, a disciplina lecionada ou a função exercida e o tempo de serviço.

6.4. O tempo de serviço concomitante de mesma categoria será considerado uma única vez.

6.5. Somente serão aceitos os títulos que atenderem à legislação vigente. No caso dos títulos de mestrado e doutorado, somente serão aceitos aqueles relativos a cursos credenciados pela CAPES.

6.6. No que diz respeito aos Títulos referentes à Formação Acadêmica, será considerado apenas o de maior titulação. Fica impossibilitada a pontuação cumulativa da mesma titulação ou de titulações diferentes.

6.7. Os documentos relativos aos cursos realizados no exterior só serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por tradutor público juramentado, e convalidados para o Território Nacional.

6.8. Não serão avaliados os títulos apresentados fora do prazo, observados o itens 5.4 e 9 deste Edital.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. A classificação dos Candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente do número de pontos obtidos pela soma dos pontos das 1ª, 2ª e 3ª fases.

7.2. Na hipótese de empate, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a) Idade do candidato, privilegiado o de maior idade;

b) Desempenho na Prova Escrita;

c) Desempenho na Prova de Desempenho Didático.

7.3. Os resultados de todas as fases do Concurso serão divulgados conforme cronograma e prazos estabelecidos neste Edital, através do sítio www.ifs.edu.br.

8. DOS RECURSOS

8.1. Para cada Candidato, admitir-se-á um único recurso para cada fase, desde que específico e devidamente fundamentado.

8.2. Os recursos só poderão ser interpostos perante o DSDP, mediante formulário próprio, disponibilizado no anexo III deste Edital, não sendo aceitos os enviados via SEDEX, fax, correio eletrônico ou por procuração.

8.3. A interposição de recursos poderá ser feita das 08 às 11:00 horas e das 14 às 17:00 horas, no DSDP, no prazo previsto no cronograma que consta do item 9 deste Edital.

8.4. É vedado ao Candidato entrevistar-se com os componentes da Banca Examinadora ou ter vista de prova.

9. DO CRONOGRAMA

ETAPA / ATIVIDADE

DATA DE REALIZAÇÃO

Solicitação de Isenção

20 a 24 /04/ 2009

Resultado da Isenção

27/04/2009

Efetivação de inscrição de isentos

27/04 a 04/05/2009

Inscrições

20/04 a 04/05/2009

Divulgação da lista de candidatos inscritos no concurso

07/05/2009

Prova Escrita (1ª fase)

17/05/2009

Divulgação do resultado da Prova Escrita

26/05/2009

Período para interposição de recurso em relação à Prova Escrita

27/05/2009

Divulgação do resultado dos recursos da Prova Escrita e Resultado Final da 1ª fase

29/05/2009

Sorteio dos temas e da ordem de apresentação para a Prova de Desempenho Didático

01, 02, 03, 04 e 05/06/2009

Entrega dos títulos comprobatórios para a Prova de Títulos (3ª fase)

01, 02, 03, 04 e 05/06/2009

Prova de Desempenho Didático (2ª fase)

2, 3, 04, 05 e 06/06/2009

Divulgação dos Resultados da Prova Didática e da Prova de Títulos

10/06/2009

Período para interposição de recurso em relação à Prova Didática e à Prova de Títulos

15/06/2009

Divulgação do resultado dos recursos à Prova Didática e à Prova de Títulos

16/06/2009

Resultado Final do Concurso

16/06/2009

10. DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

Decorrido o último prazo para a interposição de recursos, o resultado final com a classificação dos Candidatos aprovados será homologado pelo Reitor do IFS e publicado no Diário Oficial da União, Seção 1.

11. DA NOMEAÇÃO

11.1. A nomeação do Candidato aprovado far-se-á com a rigorosa observância da ordem de classificação, conforme publicação no Diário Oficial da União, após autorização do MEC e de acordo com a necessidade institucional.

12. DA POSSE

12.1. O Candidato habilitado em todas as fases do Concurso Público somente poderá tomar posse após inspeção médica realizada no IFS e, se julgado apto física e mentalmente, deverá apresentar a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos previstos no item 1 deste Edital.

12.2. Será eliminado do Concurso e excluído da relação de candidatos classificados o Candidato que não apresentar a documentação comprobatória da formação exigida no item 1 deste Edital.

12.3. A posse ocorrerá no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data da publicação do ato de nomeação.

12.4. Será tornado sem efeito o ato de nomeação se a posse não ocorrer no prazo estabelecido no item 12.3, bem como se o Candidato não atender ao disposto no item 12.1.

12.5. Os documentos comprobatórios das condições acima especificadas deverão ser entregues até a data da posse, em cópias acompanhadas dos respectivos originais.

12.6. Os Candidatos portadores de necessidades especiais deverão submeter-se, quando convocados, à perícia médica por Junta Médica Oficial, que terá decisão conclusiva sobre o grau de deficiência que o capacite para o exercício do cargo. Se a deficiência for considerada incompatível com as atribuições do cargo, o Candidato terá seu nome excluído da lista de classificação em que figurar.

13. DO PRAZO DE VALIDADE

De acordo com o Decreto nº 4.175, de 27 de Março de 2002, publicado no Diário Oficial da União de 28/03/02, este Concurso terá validade de um ano, prorrogável por igual período, contados a partir da data de publicação e homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

14. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO:

14.1. O Candidato aprovado em todas as fases do Concurso e classificado dentro do número de vagas previstas neste Edital será investido no cargo, se atendidas as seguintes condições:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, nos termos do § 1° do art. 12 da Constituição Federal;

b) Estar em pleno gozo dos direitos políticos;

c) Possuir a idade mínima de 18 anos;

d) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

e) Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

f) Possuir a formação exigida no item 1 deste Edital;

g) Deter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

h) Estar registrado no respectivo Conselho de Classe, quando for o caso, bem como estar em dia com as demais exigências legais do órgão fiscalizador do exercício profissional;

i) Apresentar outros documentos que forem necessários à época da posse;

j)Atender ao disposto no artigo 37, incisos XVI e XVII, da Constituição Federal, com redação dada pela Emenda Constitucional Nº. 19, de 04 de junho de 1998.

14.2. Será desclassificado o candidato que não atender ao disposto neste Edital.

15. DO REGIME JURÍDICO, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO

15.1. Os candidatos aprovados serão nomeados para exercer, em caráter efetivo, o cargo da Categoria Funcional de Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Classe DI Nível 1, do Quadro Permanente de Pessoal do IFS, sob o regime jurídico da Lei Nº. 8.112/90 e suas alterações, em regime de 40 (quarenta) horas de acordo com o Artigo 15, do Anexo ao Decreto Nº. 94.664, de 23/07/87.

15.2. A remuneração inicial dar-se-á pelos vencimentos do Nível 1 da Classe D I (vencimento básico acrescido da Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico - GEDBT) , podendo ser acrescida de percentuais relativos à titulação (Retribuição por Titulação - RT) que o docente possuir ou ao regime de dedicação exclusiva concedido a critério da Instituição e de acordo com suas necessidades, conforme quadro abaixo:

Classe

Nível

Titulação

VENCIMENTO BÁSICO

GEDBT

RT

TOTAL

D I

1

APERFEIÇOAMENTO

R$ 1.115,02

R$ 980,16

R$ 50,78

R$ 2145, 96

ESPECIALIZAÇÃO

R$ 1.115,02

R$ 980,16

R$ 61,01

R$ 2156,19

MESTRADO

R$ 1.115,02

R$ 980,16

R$ 406,80

R$ 2501,98

DOUTORADO

R$ 1.115,02

R$ 980,16

R$ 1351,00

R$ 3446,18

Fundamentação Legal: Lei Nº.11784/08, de 22/09/2008.

16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

16.1. A falsidade de informações e/ou de documentos, ainda que verificada posteriormente à realização do Concurso, implicará a eliminação sumária do Candidato. Serão declarados nulos de pleno direito a inscrição e todos os atos posteriores dela decorrentes, sem prejuízos de eventuais sanções de caráter judicial.

16.2. Será excluído do concurso o Candidato que se enquadrar nas seguintes situações:

a) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos durante qualquer das fases do Concurso;

b) Não comparecer ou chegar atrasado à Prova Escrita e/ou de Desempenho Didático;

c) Deixar de assinar as listas de presença das Prova Escrita e/ou de Desempenho Didático;

d) Utilizar-se de expediente ilícito para a inscrição ou para a realização das provas;

e) Não apresentar a titulação exigida no item 1 deste Edital.

f) Desrespeitar as disposições deste Edital.

16.3.A divulgação do Resultado do Concurso no Diário Oficial da União será o único documento comprobatório da habilitação e classificação do candidato no Concurso Público.

16.4. Observadas as necessidades da Instituição, o Candidato habilitado e classificado conforme as normas deste Edital será convocado para nomeação através de telegrama expedido com "Aviso de Recebimento", encaminhado unicamente para o endereço constante do Formulário de Inscrição e ficando o convocado obrigado a declarar a aceitação ou não da nomeação para o cargo para o cargo no prazo estabelecido no telegrama.

16.5. O não-pronunciamento do interessado no prazo marcado na convocação será interpretado como desistência da vaga, permitindo, conforme previsto em Lei, à Administração excluí-lo do processo de admissão.

16.6. No caso de mudança de domicílio na vigência do prazo de validade do Concurso, tem o Candidato aprovado a obrigação de informar o novo endereço ao IFS, através da Diretoria de Gestão de Pessoas.

16.6. O Candidato nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito ao disposto no artigo 41 da Constituição Federal, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 019, de 04 de junho de 1998, e no artigo 20 da Lei 8.112/90.

16.7. O IFS fará divulgar em sua página na Internet, sempre que for necessário, avisos oficiais e normas complementares ao presente Edital.

16.8. Todas as informações disponibilizadas na Internet, na página do IFS (www.ifs.edu.br), bem como os programas para a Prova Escrita (Anexo I), Declaração de Hipossuficiência Financeira (Anexo II), formulário específico para interposição de Recurso (Anexo III), Pontuação para a Prova Didática (Anexo IV), Pontuação para a Prova de Títulos (Anexo V), as Informações Complementares e os Avisos Oficiais constituem normas que complementam este Edital.

16.9. O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que isso venha a gerar direito e obrigações em relação aos interessados, excetuando-se a devolução da taxa de inscrição, conforme o estabelecido no item 4.4 deste Edital.

16.10. Informações referentes ao Concurso Público poderão ser obtidas no DSDP. O IFS não se responsabiliza por informações prestadas por pessoas não autorizadas ou que desconheçam o inteiro teor deste edital.

16.11.Os casos omissos e as situações não-previstas neste Edital serão analisados pelo DSDP e encaminhados à Reitoria, visando à definição.

16.12. O regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais deverá ser cumprido em 2 (dois) turnos diários completos, de acordo com a necessidade da área para a qual foi prestado concurso.

16.13. Os candidatos aprovados serão convocados para preenchimento das vagas existentes dentro do período previsto no item 13, rigorosamente de acordo com a classificação obtida.

16.14.As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe o direito de excluir do concurso aquele que não satisfizer todos os requisitos fixados neste Edital.

16.15. Para complementar a carga horária, sendo necessário, de acordo com o princípio da conveniência e da oportunidade da Administração Pública e com o parecer AGU/PGF/PF/SE nº 99/2008, de 20 de novembro de 2008, o candidato aprovado poderá exercer suas atividades, também, nos demais campi do IFS.

16.16.Os candidatos poderão requerer a devolução do curriculum vitae até o dia 16 de julho de 2009. Após esse período, o IFS fará o descarte de todos eles.

16.17.As eventuais dúvidas serão dirimidas pelo DSDP do IFS. A inscrição neste concurso implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital.

Joarez Vrubel
Reitor

Anexo I

Edital nº 10 /2009

CONTEÚDOS DA PROVA ESCRITA

ÁREA DE CONHECIMENTO

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS:

FÍSICA: 1. Leis de Newton: Classes de forças; Lei da Inércia; Lei Fundamental da Dinâmica; Lei da ação-reação; aplicações das leis de Newton; força de atrito; equilíbrio de uma partícula; de massa; equilíbrio de um corpo rígido; movimento circular e forças fictícias. 2. Leis de conservação na Mecânica Clássica: Trabalho e potência; teorema do trabalho - energia cinética; conservação da energia mecânica; impulso e quantidade de movimento; colisão unidimensional; colisão bidimensional; momento angular; conservação do momento angular. 3. Termodinâmica: História da Física Térmica; Temperatura; Calor; Energia Interna; Trabalho em uma transformação isobárica; Trabalho sob pressão variável; Primeira Lei da Termodinâmica; Aplicações da Primeira Lei da Termodinâmica; Máquinas térmicas e rendimento; Segunda Lei da Termodinâmica; Máquina de Carnot; Irreversibilidade e entropia; refrigeradores. 4. Espelhos esféricos e lentes esféricas: Reflexão da luz; leis da reflexão; refração da luz; leis da refração da luz; elementos dos espelhos esféricos; elementos das lentes esféricas; condições de astigmatismo de Gauss; propriedades dos raios nos espelhos e lentes esféricas; formação de imagens nas lentes e espelhos esféricos; Equação conjugada dos espelhos esféricos; equações das lentes esféricas; aplicações dos espelhos e lentes esféricas em instrumentos óticos; defeitos da visão. 5. Eletromagnetismo: História do eletromagnetismo; campo magnético; linhas de força; Lei de Ampère; campo magnético de um fio retilíneo; campo magnético de uma espira; campo magnético de um solenóide; forças magnéticas em carga pontual; fluxo do campo magnético; Lei de Faraday; indutância; Lei de Lenz; circuito RL; meios paramagnéticos e diamagnéticos; ferromagnetismo; curva de histerese magnética; equações de Maxwell; ondas eletromagnéticas. 6. Fundamentos de Mecânica Quântica: Origens da teoria quântica; radiação de corpo negro; efeito fotoelétrico; efeito compton; modelo atômico de Bohr; hipóteses de De Broglie; funções de onda; princípio da incerteza; Equação de Schrodinger; partícula em um poço potencial infinito.

BIOLOGIA: 1. Ecologia geral; 2. Entomologia geral; 3. Manejo de unidades de conservação; 4. Etnobotânica; 5. Zoologia; 6. Sistemática e Fisiologia Vegetal.

INGLÊS: 1. Simple tenses. 2. Continuous tenses. 3. Perfecte tenses. 4. Modal auxiliares. 5. Adjectives. 6. The passive voice.

ESPANHOL: 1. Fonética y Fonología española;2. Situación lingüística del español en América y en España: características fonéticas, léxicas y sintácticas;3. Substantivos y adjetivos: clasificación, forma y uso; 4. Verbo: clasificación, forma y uso;5. Pronombres; preposiciones y locuciones preposicionales; conjunciones y locuciones conjuntivas; adverbios y locuciones adverbiales; interjecciones y locuciones interjectivas: clasificación, forma y uso; 6. Metodología y Didáctica: aspectos teóricos y prácticos.

EIXO TECNOLÓGICO - INFRA-ESTRUTURA: CONSTRUÇÃO CIVIL

1. TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: locação de obras; dosagem do concreto; mistura, transporte, lançamento, adensamento e cura do concreto; racionalização na produção das paredes de alvenaria; tipos de cerâmicas e procedimentos para o assentamento das cerâmicas; produtos e procedimentos para aplicação de pinturas. 2. SEGURANÇA NOS CANTEIROS: condições e meio ambiente de trabalho na instalação do canteiro de obras de acordo com a NR-18; Medidas de proteção contra quedas de altura segundo a NR-18; Utilização dos equipamentos de proteção individual e dos equipamentos de proteção coletiva segundo a NR-18. 3. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: fabricação do cimento, compostos, componentes e tipos de cimento; tipos, propriedades e características dos agregados; materiais, produção, propriedades e aplicação das argamassas. 4. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS: a Lei de Hooke e os diversos materiais utilizados em estruturas; Esforços Internos Solicitantes e suas correlações com o dimensionamento de estruturas. 5. MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES: origem, formação e composição dos solos; tipos de fundações e suas correlações com os diferentes tipos de solos. 6. ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: a durabilidade das estruturas de concreto armado; segurança no dimensionamento das estruturas de concreto armado; as ações nas estruturas; aços para concreto armado.

EIXO TECNOLÓGICO - INFRA-ESTRUTURA: CONSTRUÇÃO CIVIL / DESENHO

1. Circunferência e Círculo; 2. Projeções Ortogonais; 3.Perspectiva; 4.Circulação Vertical - Rampas, Escadas e Elevadores; 5. Cortes; 6. Aplicação do Cad em Desenho de Arquitetura.

EIXO TECNOLÓGICO - CONTROLE E PROCESSOS INDÚSTRIAIS: ELÉTRICA

ELETRICIDADE: Circuitos Elétricos em C.C. :Tipos e Formas de Geração da Corrente Elétrica; Lei de Ohm e Lei de Joule; Associação de Resistores; Leis de Kirchoff; Princípio da Superposição dos Efeitos; Teorema de Thevenin. Circuitos Elétricos em C.A.: Valores Eficaz e Médio das Grandezas Senoidais; Circuitos RL, RC e RLC; Estudo dos Circuitos RLC Aplicando os Números Complexos; Potência dos Circuitos de C.A. Circuitos Trifásicos: Potência e Fator de Potência dos Circuitos Trifásicos; Circuitos Trifásicos Equilibrados e Desequilibrados; Campo Giratório. ELETRÔNICA ANALÓGICA: Circuitos Eletrônicos Analógicos: Componentes Semi-condutores; Amplificador de Sinal. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Projetos de Instalações Elétricas: Instrumentos de Medidas Elétricas; Desenho Esquemático de Instalação Elétrica Predial; Dimensionamento de Circuitos Elétricos: Eletrodutos, Condutores, Equipamentos de Manobra e Proteção; Tipos de Fornecimento e Tensão Padrão de Entrada; Instalação de Circuitos Elétricos. Instalação e Manutenção de Equipamentos Elétricos: Instalação e Manutenção de Geradores e Motores Elétricos; Instalação e Manutenção de Subestações; Uso do CLP como Equipamento de Manobra, Controle e Proteção; Equipamentos de Manobra e Proteção de Média e Alta Tensão.

EIXO TECNOLÓGICO - CONTROLE E PROCESSOS INDÚSTRIAIS: MECÂNICA

1. Bombas Centrífugas: Tipos de bombas; Princípio de Funcionamento; Características Construtivas; Principais componentes; Manutenção. 2. Refrigerador Doméstico: Tipos de Refrigeradores; Princípio de Funcionamento; Características Construtivas; Principais Componentes; Manutenção. 3. Torneamento por Comando Numérico Computadorizado: Introdução a Tornearia; Componentes, acessórios e ferramentas de corte; Linguagem, Comandos e Programação em CNC; Exemplos de programação para fabricação de peças. 4. Momento Fletor e Esforço Cortante: Características dos Materiais Metálicos; Definições e Aplicações; Dimensionamento de uma viga biapoiada; Construção do Gráfico de Esforço Cortante e Momento Fletor; Determinação do Momento Fletor Máximo em Determinadas Peças. 5. Engrenagens: Tipos de Engrenagens e Aplicações; Nomenclatura; Dimensionamento de Redutor de Velocidade; Fabricação de Engrenagens; Exemplo de Fabricação de Engrenagem utilizando a Frezadora. 6. Metrologia: Sistema de Unidades e Normas Técnicas; Tipos de Instrumentos de Medição; Utilização de Normas Técnicas e Procedimentos de Medição; Exemplos de Medição de Peças Mecânicas.

EIXO TECNOLÓGICO - INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: INFORMÁTICA

1. HARDWARE: Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador (hardware e software). Características dos processadores, memórias e placas-mãe. Sistemas de entrada e saída. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Desmontagem e montagem de microcomputadores. Configurações de hardware. Instalações de periféricos e hardware. Instalação e configuração de placas de redes. Cuidados e manutenção de microcomputadores. 2. SISTEMAS OPERACIONAIS: Fundamentos. Instalação, administração e configuração. Performance e detecção de problemas. Linux: Distribuições Debian e Ubuntu. Sistemas de arquivo. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de processo. Controle de processos. Noções de entrada e saída. Preparação para instalação. Instalação. Configuração pós-instalação. Acesso e compartilhamento de recursos de rede. Windows XP: Características e instalação do Windows XP. Utilização dos periféricos. Gestão. Organização e localização de pastas, arquivos e atalhos. Configuração personalizada e otimização do funcionamento do Windows XP. Utilitários do Windows. Configuração de redes de computadores. Acesso e compartilhamento de recursos de rede. Prevenção e resolução de problemas. Contas e perfis de usuários. Personalização do sistema de acordo com as necessidades visuais, auditivas ou de mobilidade. Instalação e remoção de hardware e programas. 3. REDES DE COMPUTADORES: Técnicas básicas de comunicação. Técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células. Topologias de redes de computadores. Arquitetura e protocolos de redes de comunicação. Modelo de referência OSI. Arquitetura cliente-servidor. Meios de transmissão. Tecnologias de redes locais. Princípios de cabeamento estruturado. Princípios de redes sem fio (wireless). Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores). Redes de longa distância. Internet. Protocolo, serviços e aplicações TCP/IP. Endereçamento IP, classe e subredes. Conceitos de segurança de redes. 4. PROGRAMAÇÃO DESKTOP - AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO DELPHI: Ambiente de programação Delphi, Object Pascal: variáveis e constantes, tipos de dados, operadores, estruturas de controle, estruturas homogêneas e heterogêneas, funções para conversão de valores, componentes básicos, componentes de acesso a banco de dados, componentes para construção de relatórios. 5. PROGRAMAÇÃO WEB - LINGUAGEM PHP: Noções sobre funcionamento de servidores Web, Definição de Alias, Configuração do servidor Web; Linguagem de programação PHP: variáveis, recursos e constantes, tipos de dados, operadores, estruturas de controle, estruturas homogêneas, orientação a objetos, funções para conversão de valores, manipulação de arquivos, cookies e sessions, reutilização de código, upload de arquivos, tratamento de exceções, acesso a banco de dados. 6. BANCO DE DADOS: Conceitos de banco de dados, Usuário, arquitetura, Modelagem de dados com modelo entidade- relacionamento, mapeamento de modelos-entidade relacionamento, SQL, Dependência funcional, Normalização.

EIXO TECNOLÓGICO - AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA: SEGURANÇA NO TRABALHO

PREVENÇÃO e COMBATE A INCÊNDIOS: 1. O fogo; 2. Corpo, matéria ou substância e sua combustão; 3. Combustíveis; 4. O incêndio e suas causas: causas do incêndio e classificação dos incêndios; 5. Sistema de Prevenção de Incêndios, interfaces com a automação predial; 6. Processos de extinção do fogo: processo físico e químico, agentes de extinção; 7. Sistemas de combate a incêndios e explosões; 8. Rotas de fuga e brigadas de incêndio; 9. A NR-23. SEGURANÇA e HIGIENE OCUPACIONAL na CONSTRUÇÃO CIVIL: 1. O ruído, a vibração, o calor/frio, as pressões anormais e as radiações; 2. Os agentes químicos, biológicos e ergonômicos; 3. Demolições, canteiros de obras e desmonte de rochas e uso de explosivos; 4. Escavações e Fundações; 5 Trabalhos em concreto armado; 6. Trabalhos em altura (estruturas, alvenarias, revestimentos e acabamentos); 7. Máquinas, equipamentos e veículos (inclusive guinchos e gruas); 8. Andaimes, escadas e rampas; 9. EPIs e EPCs; 10. Legislação: A NR-15 e a NR-18. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA): 1. Introdução ao PPRA: avaliação e gerenciamento de riscos, ciclo PDCA, programa; 2. Metodologia de elaboração do PPRA: introdução, campo de aplicação, abrangência, elaboração e desenvolvimento do PPRA, elaboração do documento de avaliação de riscos: análise de riscos, análise das opções de controle, monitorização e avaliação; 3. Características Principais do PPRA: atividade permanente, integração ao PCMSO, novos aspectos e novos conceitos; 4. Análise Preliminar de riscos na Higiene Ocupacional; 5. A NR-9. AGENTES QUÍMICOS e FÍSICOS: 1. Introdução à Higiene e Toxicologia Ocupacional; 2. Limites de Exposição Ocupacional a Agentes Químicos e a Agentes Físicos: limites de tolerância, níveis aceitáveis de exposição, concentrações máximas aceitáveis; limites de exposição segundo a NR-15 e a ACGIH, nível de ação; 3. Avaliação da exposição ocupacional: estratégias de amostragem, grupos homogêneos de risco, número de funcionários a serem amostrados em cada GHR; 4. Instrumentação em Higiene Ocupacional: detetores de gases, iluminação, calor, vibrações do corpo humano, ruído ocupacional e ambiental; 5. Análise estatística dos resultados amostrados e conclusões sobre a insalubridade; 6. A NR-15. PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA e os AMBIENTES CONFINADOS: 1. O sistema respiratório; 2. Exposição aos agentes químicos e toxicologia: fases da intoxicação e toxicocinética; 3. Riscos Respiratórios e Deficiências de Oxigênio: deficiência de oxigênio, causas da deficiência de oxigênio, os riscos dos ambientes confinados; 4. Riscos respiratórios. Agentes químicos: contaminantes particulados e gasosos efeitos sobre o organismo; 5. Equipamentos de proteção respiratória: classificação, respiradores de adução de ar, máscaras autônomas, respiradores de linha de ar comprimido, de ar natural; 6. Filtros para aerodispersóides e filtros químicos; 7. Seleção de respiradores para uso rotineiro e não rotineiro; 7. As NBRs de proteção respiratória, as NR-6, NR-16 e NR­33. SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE: 1. Introdução à segurança com eletricidade: tipos e características de instalações, serviços e equipamentos elétricos; 2. Riscos em instalações e serviços com eletricidade: choque elétrico, campos elétrico, magnéticos e eletromagnéticos, incêndios e explosões de origem elétrica, riscos de queda; 3. Medidas de controle do risco elétrico: desenergização, aterramentos, equipotencialização, etc. 4. Acidentes de origem elétrica: exemplos; 5. Medidas práticas em segurança em instalações e serviços com energia elétrica: 5. EPIs; 6. Segurança contra incêndios de origem elétrica; 7. Habilitação, Qualificação, Capacitação e Autorização de trabalhadores; 8. Áreas Classificadas: atmosfera explosiva, classificação das áreas, classificação dos equipamentos; 9. A NR-10.

EIXO TECNOLÓGICO - AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA: SANEAMENTO AMBIENTAL

1. Erosão: conceitos, classificação e métodos de estudo. 2. Geotecnia: formação e classificação dos solos; índices físicos; permeabilidades e ensaios de campo e laboratório. 3. Escoamentos de águas subterrâneas e mecânica dos poços. 4. Materiais de construção: conceito, classificação e critérios de seleção. 5. Concreto: composição, propriedades e aplicação. 6. Noções de componente na elaboração de projetos: memorial descritivo, memorial de cálculo e planilha de orçamento.

EIXO TECNOLÓGICO - HOSPITALIDADE E LAZER: TURISMO

EIXO TECNOLÓGICO - RECURSOS NATURAIS: ZOOTECNIA

1. Manejo Agroecológico de Pastagens; 2. Manejo Agroecológico de Animais; 3. Fisiologia e Nutrição Animal; 4. Sanidade Animal; 5. Criação e Preservação de Animais Silvestres.

EIXO TECNOLÓGICO - RECURSOS NATURAIS: AGROECOLOGIA

1. Agroecologia; 2. Agrometeorologia; 3. Edafologia; 4. Manejo Agroecológico do Solo; 5. Conservação de Recursos Naturais; 6. Manejo Agroecológico de Culturas Agrícolas; 7. Manejo Agroecológico de Pragas, Doenças e Plantas Espontâneas.

EIXO TECNOLÓGICO - RECURSOS NATURAIS: SILVICULTURA

Sistema Agroflorestal; Restauração de Áreas Degradadas; Manejo florestal (dendometria e inventário); Tecnologia da madeira; Mecanização e transportes; Dendrologia; Instalações de viveiros florestais; Produção de sementes florestais; Técnicas de produção de mudas de espécies florestais; Implantação de florestas; Cortes culturais de desbastes e desramas; Patologia Florestal.

EIXO TECNOLÓGICO - PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA: ALIMENTOS/GASTRONOMIA

1. Planejamento e elaboração de projetos para alimentos e bebidas; 2. Gestão dos negócios gastronômicos; 3. História da alimentação e gastronomia; 4. Serviços de alimentos e mesa; 5. Serviços de bar e bebidas; 6. Cozinhas internacionais e brasileiras; 7. Panificação e confeitaria; 8. Técnicas de cozinha profissional; 9. Eventos gastronômicos.

EIXO TECNOLÓGICO - PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA: ALIMENTOS/NUTRIÇÃO

1. Planejamento e elaboração de projetos; 2. Ética e legislação; Métodos de conservação de alimentos; 3. Controles sanitário e de qualidade; 4. Nutrição humana e dietética; 5. Planejamento e elaboração de cardápios; 6. Gestão de serviços de alimentação; 7. Técnicas de preparos de alimentos.

VETERINÁRIA: 1. Microbiologia geral; 2. Doenças infecciosas em animais; 3. Bacteriologia; 4. Micologia; 5. Doenças transmitidas por alimentos - DTAS; 6. Normativa nº 51/2002 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; 7. Desinfecção e esterilização de materiais; 8. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.

CONTEÚDOS DA PROVA PEDAGÓGICA PARA PROFESSOR

1. Avaliação da aprendizagem.

2. O processo de desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar.

3. Políticas e legislação da Educação Profissional e Tecnológica.

4. Aspectos pedagógicos e legais da Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

5. Dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho escolar.

6. Tecnologia e Educação: limites e perspectivas.

Anexo II

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE

DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA FINANCEIRA

Edital nº 10/2009

Concurso Público para provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Informações do candidato

Nome: __________________________________________________________________________________

R.G. ________________________________________ CPF: ______________________________________

Endereço completo: ________________________________________________________________________

NÚMERO NIS (Número de identificação Social): _________________________________________________

Composição Familiar

Informe os dados de todas as pessoas que residem no mesmo endereço que o candidato:

NOME

R.G

PARENTESCO

SALÁRIO/RENDA MENSAL

    
    
    
    
    
    
    
    
    

Declaro, para efeito de concessão de isenção de pagamento de taxa de inscrição do concurso público para provimento de vagas, e sob as penas da lei, que atendo às condições e aos requisitos estabelecidos no edital nº. 10, de 16 de abril de 2009.

____________________________, ____/ ____/2009.
(Local) (data)

___________________________
Assinatura requerente

Anexo III

FORMULÁRIO DE RECURSO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE

NOME DO CANDIDATO:
CARGO:
Nº DE INSCRIÇÃO
PROVA:
FUNDAMENTO:

Aracaju, _____ de _____________ de 2009.

__________________________
Assinatura do candidato

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RECIBO DE ENTREGA DE RECURSO - EDITAL 11/2009

Candidato: ___________________________________________________ Inscrição Nº __________________

Área pretendida: ___________________________________________________________________________

Recebi o recurso: ___/___/___________

________________________________
DSDP

Anexo IV

Pontuação para a Prova Didática

Edital nº 10/2009

Concurso Público para provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

1. Planejamento de aula (Até 20 pontos)

Elaboração do Plano de Aula (clareza, objetividade, bibliografia, relação planejamento / execução).Até 20 pontos

2. Motivação (Até 10 pontos)

Recursos didáticos, criatividade, incentivo, desafiar a curiosidade.

Até 10 pontos

3. Desenvolvimento da aula (Até 15 pontos)

Fluência e seqüência lógica

Até 15 pontos

4. Domínio do Conteúdo (Até 30 pontos)

Problematização, adequação ao nível proposto, aprofundamento possível.

Até 30 pontos

5. Linguagem (Até 15 pontos)

Clareza, correção e precisão.

Até 15 pontos

6. Aproveitamento do Tempo (Até 10 pontos)

Aplicação, ritmo, conclusão no tempo previsto.

Até 10 pontos

Anexo V

Pontuação para a Prova de Títulos

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE

Edital nº 10/2009

Concurso Público para provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

1. TÍTULOS (Até 50 pontos

Mestrado

30 pontos

Doutorado

40 pontos

Cursos e/ou estágios relacionados com a área do concurso com carga horária mínima de 60 horas, sendo 01(um) ponto para cada certificado.

Até 10 pontos

Obs.: somente será considerado um título para cada nível de estudo.

2. EXPERIÊNCIA ACADÊMICA E/OU PEDAGÓGICA (Até 40 pontos)

Experiência Profissional de Magistério, sendo 02 (dois) pontos para cada ano ou fração superior a 06 meses.

Até 20 pontos

Participação em projeto de pesquisa do CNPQ e/ou PIBIC, sendo 02 (dois) pontos para cada participação.

Até 10 pontos

Projeto de Extensão na rede pública devidamente comprovado, sendo 02 (dois) pontos para cada projeto.

Até 10 pontos

Obs.: 02 (dois) pontos para cada ano ou fração superior a 6 (seis) meses

3. APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO NA ÁREA DE ENSINO (até 2 pontos).

1 (um) ponto por aprovação em concurso público na área de Ensino

Até 2 pontos

4. TRABALHOS PUBLICADOS E APRESENTAÇÕES. (Até 08 pontos)

Publicação editada em periódicos, Anais de Congresso, e/ou Apresentação de Trabalhos, relacionados com a área do concurso ou com a área de educação. 01 (um) ponto para cada publicação, e/ou Certificado de Apresentação de Trabalho.

Até 03 pontos

Livro editado, relacionado com a área do concurso ou com a área de educação, sendo 2,5 pontos (dois pontos e meio) por livro.

Até 05 pontos