Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB

Notícia:   64 vagas com salários de até 7,8 mil na Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

ESTADO DA PARAÍBA

EDITAL REGULADOR Nº 001/2011

ATIVIDADES

DATAS PREVISTAS

Inscrições:

Período:

Entrega do Cartão Confirmação de Inscrição
(CCI)

 

De 24/10/2011 a 17/11/2011

A partir de 21/11/2011

Provas:

Realização:

Divulgação dos gabaritos:

Divulgação do resultado:

 

27/11/2011

28/11/2011

12/12/2011

MAIORES INFORMAÇÕES

Consulttec S/C - Ltda
Divisão de Concursos
Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 475, Edf. Empresarial
Royal Trade Center, 3º andar, salas 305/309,
Bairro dos Estados, João Pessoa/PB - CEP 58039-000. Tel.:(83).3513.9215
Internet: www.consulttec.com.br ou
www.contemaxconsultoria.com.br.

EDITAL REGULADOR Nº 001/2011

REGULAMENTA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS-PB E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS, Estado da Paraíba, em cumprimento ao que determina o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, por intermédio da COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO, e, por meio da Empresa CONSULTEC S/C, contratada através de processo de licitação, torna público a abertura de inscrições para CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, objetivando o preenchimento de cargos vagos especificados e quantificados no anexo I deste edital. O Concurso foi autorizado pela Lei Municipal n.º 481/2011 e será regulado pelas instruções especiais constantes do Edital de abertura, seus anexos e eventuais retificações, caso existam, Lei Orgânica do Município, Regime Jurídico dos Servidores do Município e demais legislação municipal aplicável à espécie.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público será regido por este Edital, seus anexos e eventuais retificações, caso existam, e sua execução caberá à Consultec - Consultoria Técnica e Planejamento Ltda e supervisionado pela Comissão Especial de Concurso Público do Município de Cachoeira dos Índios.

2. Os candidatos nomeados em decorrência da aprovação no Concurso integrarão o Quadro Permanente de Pessoal do Município de Cachoeira dos Índios e estarão subordinados ao Regime Estatutário.

3. De acordo com a legislação em vigor, todos os atos relacionados ao presente concurso público, serão objeto de notificação aos candidatos e interessados, mediante publicação no Órgão Oficial de Imprensa do Município e afixação de editais na sede da Prefeitura, além de publicação na internet nos seguintes endereços eletrônicos: www.consulttec.com.br. e www.contemaxconsultoria.com.br

II. DESCRIÇÃO DOS CARGOS/ATIVIDADES

1. Os cargos, o vencimento, bem como as vagas e a qualificação/escolaridade/requisitos mínimos* exigidos são os especificados nos anexos deste edital.

2. As atribuições de cada cargo são as estabelecidas em Lei que disciplinem a execução de tarefas e encargos pertinentes a cada área de atuação.

3. O Anexo I - Quadro de Vagas, descreve o relacionamento entre cargo (código e nome) x requisitos mínimos x salário x carga horária semanal x vagas disponíveis (total de vagas, vagas de ampla concorrência - AC e vagas reservadas a portadores de necessidades especiais - PNE).

4. O Anexo II - Quadro de Provas relaciona o tipo de prova a ser realizada pelos candidatos de cada cargo, as disciplinas associadas a cada prova, a quantidade de questões por disciplina, o valor de cada questão por disciplina, o total de pontos da disciplina e o mínimo de pontos para aprovação.

5. O Anexo III - Critérios para Avaliação de Títulos descreve os pontos atribuídos aos documentos entregues para a Avaliação de Títulos.

6. O Anexo IV - Conteúdos Programáticos descreve os conteúdos programáticos de cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: * os requisitos mínimos devem ser preenchidos no momento da posse, conforme Súmula 266 do STJ.

III. DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições ficarão abertas VIA INTERNET: de 00h00m do dia 24 de outubro de 2011 até 16h00m do dia 17 de novembro de 2011, nos seguintes endereços eletrônicos: www.consulttec.com.br. e www.contemaxconsultoria.com.br

2. Este Edital Regulador nº 001/2011 estará disponível gratuitamente no site www.consulttec.com.br ou www.contemaxconsultoria.com.br.

3. A inscrição constará de preenchimento de ficha que será fornecida eletronicamente ao candidato no local da inscrição e o recolhimento de taxa, a título de ressarcimento de despesas com material e serviço, nos valores abaixo especificados:

Cargo

Taxa de Inscrição

Auxiliar de Serviços, Cozinheira, Engomadeira, Lavadeira, Motorista, Motorista Socorrista e Vigilante.

R$ 35,00

Agente de Vigilância Sanitária, Atendente, Atendente de Consultório Odontológico, Digitador, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem e Professor de Educação Básica I.

R$ 45,00

Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico-PSF, Professor de Educação Básica II (PEB II), Psicopedagogo e Veterinário.

R$ 60,00

OBSERVAÇÃO: A taxa de inscrição deve ser acrescida de R$ 1,80 (um real e oitenta centavos), correspondente a despesa com a Instituição Bancária, relativa ao recebimento das inscrições.

3.1. Em hipótese alguma, haverá devolução de taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento do certame pela Prefeitura Municipal.

4. O candidato deverá, no período de inscrição:

4.1. Preliminarmente, certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no certame e provimento no cargo pretendido e efetuar o pagamento da taxa e demais emolumentos;

4.2. Será admitida a inscrição, nos termos da legislação municipal em vigor, de pessoa portadora de deficiência, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com a atribuição do cargo ao qual concorrerá, ficando o deferimento da mesma condicionada à comprovação, através de exame médico, da deficiência.

4.2.1. Serão considerados portadores de necessidades especiais os candidatos enquadrados no contido na Lei nº 7.853 de 24/10/1989 e Decreto nº 3.298 de 20.12.1999 e suas alterações.

4.2.2 candidato portador de deficiência deverá assinalar sua condição no campo próprio do requerimento de inscrição e enviar/entregar a Consultec, Av. Epitácio Pessoa, 475, Edf. Empresarial Royal Trade Center, 3º andar, salas 305/309, Bairro dos Estados, João Pessoa/PB, laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos 12 (doze) últimos meses, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código da Classificação Internacional de Doença - CID.

4.3. O candidato considerado pela Comissão Especial como não portador de deficiência concorrerá, somente, às vagas regulares.

4.4. O candidato ou seu procurador são responsáveis, solidariamente, pela veracidade das informações prestadas na ficha de inscrição.

4.5. A inscrição e os atos dela decorrentes serão anulados quando for constatado que o candidato ou procurador tenha prestado informações falsas ou inexatas.

4.6. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, a mesma será cancelada.

4.7. A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas as condições constantes deste Edital, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

IV. DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

1. Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei n° 7.853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto n° 5.296, de 2 de dezembro de 2004, ficam reservados 5% (cinco por cento) do total de vagas de cada cargo.

2. O candidato portador de deficiência concorre em igualdade de condições com os demais candidatos às vagas de ampla concorrência e, ainda, às vagas reservadas aos portadores de deficiência, para o cargo.

3. O candidato portador de deficiência, se classificado, além de figurar na lista de classificação geral do cargo pelo qual optar por concorrer, terá seu nome publicado em separado, na lista de classificação das vagas oferecidas aos portadores de deficiência do mesmo cargo, caso exista.

4. Somente serão consideradas como pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias constantes do art. 4° do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

5. Os candidatos portadores de deficiência, aprovados e classificados no Concurso Público, serão avaliados por uma equipe multiprofissional, de acordo com o art. 4° do Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, antes de sua nomeação.

6. A equipe multiprofissional emitirá parecer conclusivo, observando as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, a natureza das atribuições para o cargo/atividade, a viabilidade das condições de acessibilidade e o ambiente de trabalho, a possibilidade de utilização, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize e a Classificação Internacional de Doenças apresentada.

7. As deficiências dos candidatos, admitida a correção por equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais, devem permitir o desempenho adequado das atribuições especificadas para o cargo a que se candidatar.

8. A decisão final da equipe multiprofissional será soberana e definitiva.

9. As vagas reservadas a portadores de deficiência que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação no Concurso Público, por contra-indicação na perícia médica ou por outro motivo, serão preenchidas pelos demais aprovados do mesmo cargo, observada a ordem de classificação.

V. DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

1. O comprovante de confirmação de inscrição será disponibilizado no endereço eletrônico www.consulttec.com.br ou www.contemaxconsultoria.com.br. a partir do dia 21 de novembro de 2011.

2. Os candidatos que não o receberem até 3 (três) dias úteis antes da data marcada para a realização das provas poderão informar-se sobre o local, a data, o horário e o tempo de duração das mesmas pelos telefones (83) 3513.9215, nos dias úteis, de 8h às 17h, ou pela Internet, no site www.consulttec.com.br ou www.contemaxconsultoria.com.br.

2.1. O candidato deverá, obrigatoriamente, conferir as informações contidas no comprovante de confirmação de inscrição, bem como tomar conhecimento do seu número de inscrição no Concurso, da data, horário e local de realização das provas.

3. Quando houver qualquer inexatidão nas informações contidas no referido comprovante, o candidato deverá solicitar, até 3 (três) dias úteis antes da data marcada para a realização das provas, as correções pertinentes.

4. A existência de informações quanto à data, horário e local da realização das provas no comprovante de confirmação de inscrição, não desobriga o candidato do dever de observar as publicações relativas ao certame no Diário Oficial do Município e/ou pela Internet, no site www.consulttec.com.br e www.contemaxconsultoria.com.br.

VI. DAS ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO

1. O Concurso Público será composto de:

a) Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos;

b) Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, para os seguintes cargos e na forma seguinte:

b.1) Prova Prática, para os cargos de Cozinheira, Engomadeira e Lavadeira.

b.2) Prova Prática de Digitação, para o cargo de Digitador.

b.3) Prova Prática de Direção e Operação veicular, para o cargo de Motorista e Motorista Socorrista.

c) Prova de Títulos, de caráter classificatório, para os cargos de Professor de Educação Básica I e II e Psicopedagogo, conforme Lei Federal nº 9394/96.

VII. DA AVALIAÇÃO

1. DA PROVA OBJETIVA:

1. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório, terá 40 (quarenta) questões, de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, valendo cada questão 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. (v. quadro de provas - anexo II).

1.1. A nota em cada questão da prova objetiva, feita com base nas marcações da folha de resposta, será igual a: 2,5 (dois vírgula cinco) pontos, caso a resposta do(a) candidato(a) esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; -0,35 (menos zero vírgula trinta) ponto, caso a resposta esteja em desacordo com o gabarito oficial definitivo da prova;- -0,35 (menos zero vírgula trinta) ponto caso não haja marcação de resposta ou esteja a mesma rasurada e as que tiverem mais de uma alternativa assinalada como resposta.

2. As questões versarão sobre o conteúdo programático constante do anexo IV deste Manual.

3 Serão considerados aprovados, na prova objetiva, os candidatos não-eliminados e/ou não-excluídos que tenham obtido na Prova Escrita/Objetiva pontuação maior ou igual a 50 (cinqüenta) pontos.

4. O candidato deverá assinalar suas opções no cartão-resposta com caneta esferográfica que deverá ser, obrigatoriamente, de tinta azul ou preta (para assegurar a perfeita leitura do cartão-resposta), apondo, ainda, sua assinatura no aludido cartão, para fins de identificação inequívoca.

2. DA PROVA PRÁTICA DE DIGITAÇÃO

1) A prova prática de digitação será aplicada apenas aos candidatos que, aprovados na Prova Objetiva, estiverem listados, considerando a pontuação nesta Fase, em ordem decrescente de pontos, até cinco vezes o número de vagas.

2) A prova constará de cópia, de texto impresso, em microcomputador Pentium ou similar, em editor de textos Word for windows.

3) A prova prática de digitação será avaliada quanto à produção e erros (números e tipos de erros cometidos na transcrição).

4) Em princípio, a nota 100 (cem) será atribuída à transcrição sem erros, em que o candidato tenha produzido 780 (setecentos e oitenta) toques líquidos em 5 (seis) minutos, ou seja, 130 (cento e trinta) toques líquidos por minuto, conforme a tabela abaixo.

TL (TOQUES LÍQUIDOS) MÍNIMO DE:

NOTA

130

100

124

90

118

80

112

70

106

60

100

50

Menor que 100

ZERO

6). Os toques líquidos serão calculados levando-se em conta, no tempo estipulado, o número de toques brutos, diminuindo-se os erros cometidos, segundo a fórmula:

TL = TB − ERROS/MINUTOS

ONDE: TL= Toques Líquidos por minuto; TB=toques brutos; ERROS=descontos por erros cometidos.

7). Os toques brutos correspondem à totalização do número de toques dados pelo candidato, incluindo vírgula, espaços, pontos e mudanças de parágrafo;

8). Os erros serão observados toque a toque, comparando-se a transcrição feita pelo candidato com o texto original, considerando-se 1 (um) erro cada uma das seguintes ocorrências:

- inversão de letras; omissão e/ou excesso de letras, sinais e/ou acentos; letras, sinais e/ou acentos errados; duplicação de letras;

- falta de espaço entre palavras; espaço a mais entre palavras ou letras;

- falta ou uso indevido de maiúsculas;

- palavra, sinal, acento e letra saltada, trocada, invertida, omitida, duplicada;

9) A prova prática de digitação terá caráter habilitatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado(a) o(a) candidato(a) que nela obtiver nota igual ou superior a 50 (cinqüenta).

10) Obedecidos os critérios de avaliação, aos candidatos não habilitados será atribuída nota 0 (zero).

11) Os candidatos não habilitados na prova prática de digitação serão excluídos do concurso. Da publicação do resultado constarão apenas os candidatos habilitados.

120) Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem notas não inferiores a 50 (cinqüenta) em cada uma das provas (objetiva e prática) e média aritmética igual ou superior a 50 (cinqüenta).

3. DA PROVA PRÁTICA DE DIREÇÃO E OPERAÇÃO VEICULAR

1) A prova prática de direção e operação veicular, para o cargo de motorista e motorista socorrista, consistirá em aferir os conhecimentos dos candidatos na condução de veículos da espécie; manobras; conhecimentos sobre os instrumentos do painel de comando; manutenção do veículo; direção e operação veicular, regras de trânsito, sinalização, legislação, etc.

2) Serão convocados para se submeterem à prova prática, através de edital, os candidatos que tenham se classificado em até 03 (três) vezes o número de vagas ofertadas.

3) Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) em cada uma das provas (objetiva e prática) e média aritmética igual ou superior a 50 (cinqüenta).

4. DA PROVA PRÁTICA - PARA OS CARGOS DE COZINHEIRA, ENGOMADEIRA E LAVADEIRA.

1) A prova prática para os cargos de COZINHEIRA, ENGOMADEIRA E LAVADEIRA, consistirá em avaliar a prática e o conhecimento do(a) candidato na execução de tarefas próprias dos ocupantes de tal cargo. A execução de tarefas típicas de tais cargos serão definidas em edital específico.

2) Serão convocados para se submeterem à prova prática, através de edital, os candidatos que tenham se classificado em até 04 (quatro) vezes o número de vagas ofertadas em cada cargo.

3) Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) em cada uma das provas (objetiva e prática) e média aritmética igual ou superior a 50 (cinqüenta).

5. DA AFERIÇÃO DE TÍTULOS

1. Constituem Títulos os indicados nos anexos III deste Edital, com pontuação máxima de 20 (vinte) pontos, expedidos até a data do término das inscrições, devidamente comprovados e em área relacionada ao cargo pretendido.

1.1 - Na somatória de títulos de cada candidato, os pontos excedentes serão desprezados.

2. Os valores unitários e máximos são os estabelecidos no anexo III do Edital.

3. Cada título será considerado uma única vez.

4. Concorrerão à contagem e pontos por Títulos somente os candidatos que tenham obtido no mínimo 50% (cinqüenta por cento) na prova objetiva.

5. As informações sobre local, data, horário e demais especificações para entrega dos Títulos serão posteriormente divulgadas através de Edital específico.

5.1. Da forma e comprovação dos Títulos:

1. Somente serão aceitos e avaliados:

1.1 - títulos que estiverem de acordo com o especificado neste Edital;

1.2 - diplomas de Mestres ou Doutor expedidos por instituição oficial de ensino devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação - MEC;

1.3 - os certificados/certidões de conclusão dos cursos acompanhados do histórico escolar ou diplomas, devidamente registrado, deverão ser expedidos por Instituição Oficial de Ensino reconhecida pelo MEC e de acordo com as normas do Conselho Nacional de Educação e conter o carimbo e a identificação da instituição e do responsável pela expedição do documento, e emitidos em papel timbrado da instituição;

1.4 - Documentos relacionados a cursos feitos no exterior, quando vertidos para a língua portuguesa por tradutor juramentado e devidamente revalidado por Universidade oficial credenciadas pelo Ministério da Educação - MEC.

1.5 - Certidão de Tempo de serviço deverá estar com a assinatura de quem à expediu reconhecida por Tabelião e acompanhada do diploma de colação de grau.

1.6 - Declaração de tempo de serviço expedida por pessoa jurídica de direito privado deverá ser acompanhada de cópia do contrato de trabalho devidamente anotada em CTPS e acompanhada do diploma de colação de grau.

2. Será vedada a pontuação de qualquer curso/documento que não preencha todas as condições previstas neste Edital.

3. Não serão recebidos títulos encaminhados fora do prazo estabelecido neste Edital.

4. Após a entrega dos títulos, não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos sob qualquer hipótese ou alegação.

5. A prova de Títulos, de caráter classificatório, será avaliada pela Consultec, sob a supervisão da Comissão Organizadora do concurso.

6. Comprovada, a qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos apresentados, o candidato terá anulada a respectiva pontuação e comprovada culpa do mesmo, este será excluído do Concurso, sem prejuízo das medidas penais cabíveis.

7. Ultrapassados 120 (cento e vinte) dias da data da Homologação do Concurso, sem que nesse prazo o candidato requeira devolução dos títulos apresentados, serão os respectivos documentos incinerados. O requerimento aqui citado será entregue na sede da Consultec.

8. Os pontos apurados na prova de títulos serão somados à pontuação obtida na prova objetiva para cálculo da nota final do(a) candidato(a), para efeito de classificação final.

VIII. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS:

1. A Prova Objetiva será realizada preferencialmente no Município de CACHOEIRA DOS ÍNDIOS/PB, na data provável de 27 de novembro de 2011, no horário e local indicados no comprovante de confirmação de inscrição e em edital de convocação a ser divulgado a partir do dia 21 de novembro de 2011.

2. Na hipótese de não haver prédios suficientes para abrigar a quantidade de candidatos inscritos no concurso, poderão as provas serem aplicadas em mais de um dia e em municípios circunvizinhos ao previsto no item anterior.

3. O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, comprovante de confirmação de inscrição e do original do documento de identidade que serviu de base para sua inscrição no certame.

3.1. Não será admitido ingresso de candidato nos locais de realização da prova após o horário fixado para o seu início.

4. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

5. Não será permitido ao candidato, no local de realização das provas, portar ou utilizar telefone celular, bem como aparelhos eletrônicos que possibilitem a comunicação ou consulta.

6. Não será aplicada prova fora da data, do local ou do horário predeterminados em Edital e/ou em comunicado, exceto em casos excepcionais, devidamente justificado e com solicitação prévia..

8. Somente após decorrida uma hora do início das Provas, o candidato poderá entregar seu cartão-resposta e o caderno da Prova e retirar-se do recinto.

9. Por motivo de segurança, o candidato só poderá levar seu caderno de provas uma hora antes do término, permitindo-se, todavia, a anotação dos gabaritos e facultando-se vistas das provas aos candidatos que não receberam no primeiro dia útil subseqüente à aplicação.

10. Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala e somente sairão juntos do recinto, após o acondicionamento de todos os cartões-resposta e cadernos das Provas, em envelopes próprios, e a aposição, em Ata, de suas respectivas assinaturas.

11. Qualquer observação, por parte dos candidatos, será igualmente lavrada no termo, ficando seus nomes e números de inscrição registrados na Ata pelos fiscais.

12. O candidato que insistir em sair da sala, descumprindo o disposto nos subitens anteriores, deverá assinar o Termo de Ocorrência declarando sua desistência do Concurso, o que será lavrado pelo Coordenador local.

13. Em hipótese alguma será concedida segunda chamada para a realização das provas, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência, ficando o candidato, nesta circunstância, eliminado automaticamente do Concurso.

IX. DA EXCLUSÃO DO CERTAME

1. Será excluído do Concurso o candidato que:

1.1. faltar ou chegar atrasado às Provas;

1.2. ausentar-se do recinto da prova sem permissão, após ter assinado a lista de presença;

1.3. mantiver conduta incompatível com a condição de candidato ou descortesia com qualquer dos examinadores, coordenadores, seus auxiliares, fiscais ou autoridades incumbidas da realização das diversas fases do Concurso Público;

1.4. utilizar-se, no decorrer de sua realização, de qualquer fonte de consulta, máquinas calculadoras ou similares, ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita, eletrônica ou por gestos, com outro candidato;

1.5. não devolver o cartão-resposta e o caderno das Provas;

1.6. deixar de assinar o cartão-resposta e a lista de presença;

1.7.não atender às determinações do presente regulamento e de seus atos complementares;

1.8. fizer declaração falsa ou inexata em qualquer documento;

1.8. deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprovem o atendimento dos requisitos fixados neste Edital.

2. Quando, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato se utilizado de processos ilícitos, sua prova será anulada, sendo automaticamente eliminado do concurso.

X. DOS RECURSOS

1. Será admitido recurso quanto:

a) à aplicação das provas;

b) às questões das provas e gabaritos preliminares;

c) ao resultado das provas.

2. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito (à aplicação das provas; formulação das questões das provas e publicação dos gabaritos preliminares e publicação do resultado das provas), tendo como termo inicial o primeiro dia útil subseqüente à data do evento a ser recorrido.

3. Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento referido no item 1, deste Capítulo, devidamente fundamentado, sendo desconsiderado recurso de igual teor.

4. O recurso deverá ser interposto perante a Comissão Especial Organizadora do Concurso no prazo previsto no item 2.

5. Não será aceito recurso via postal, via fax ou e-mail, ou, ainda, interposto fora do prazo estabelecido nestas instruções.

6. Não serão conhecidos os recursos interpostos fora do prazo legal ou interposto em prazo destinado a evento diverso do questionado.

7. Os candidatos deverão protocolizar o recurso em 2 (duas) vias, sendo uma para a Comissão e a outra, como protocolo para o candidato.

8. Cada questão ou item deverá ser apresentado em folha separado, identificada conforme modelo a seguir.

Modelo de Identificação de Recurso

Concurso: PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

Nome do Candidato: _________________________________________

Nº do Documento de Identidade:_____________________

Cargo:____________________

Nº de Inscrição:_________________

Nº da Questão: ________________

Fundamentação e argumentação lógica:

Data: ___/___/____

Assinatura: ____________________

9. A Comissão Especial de Concurso constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

10. Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste Capítulo não serão avaliados.

11. O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

12. O gabarito divulgado poderá ser alterado, em função dos recursos impetrados e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo.

XI. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. A Classificação Final dos candidatos aprovados será realizada em ordem decrescente de notas, quando a avaliação tenha sido feita unicamente através de prova objetiva: NF [Nota Final] = NPO [Nota da Prova Objetiva]

1.1. A nota do candidato na Prova Objetiva de Conhecimentos será calculada da seguinte forma:

NPO = QC x VQ, em que:

NPO = nota da prova objetiva de conhecimentos;

QC = número de questões da folha de respostas concordantes com os gabaritos oficiais definitivos;

VQ = valor de cada questão.

1) Para os cargos de COZINHEIRA, DIGITADOR, ENGOMADEIRA, LAVADEIRA E MOTORISTA, a classificação final dos candidatos aprovados será realizada em ordem decrescente, através da média aritmética, obedecendo a seguinte fórmula: NF = (NPO + NPP)/2.

2) Para os cargos de Professor de Educação Básica I e II e Psicopedagogo, a Classificação Final dos candidatos aprovados será realizada em ordem decrescente, através do somatório das notas obtidas na Prova Objetiva e dos pontos alcançados na aferição dos títulos, obedecendo a seguinte fórmula: NFI = NPO + NAT.

Onde: NF=NOTA FINAL; NPO=NOTA NA PROVA OBJETIVA; NAT=NOTA NA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS; NPP = NOTA NA PROVA PRÁTICA;

3. Os candidatos aprovados serão classificados, no Cargo para o qual concorrem, segundo a ordem decrescente da nota final, separada por cargo, contendo: nome do candidato, número de inscrição, pontuação final no certame e ordem de classificação.

XI.1 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1. Caso os candidatos concorrentes obtenham idêntica pontuação final, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate, para fins de classificação:

a) aos candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos do art. 27 da Lei Federal nº 10.741/2003, entre si e frente aos demais, será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa da Prova Objetiva;

c) maior idade;

d) sorteio público.

d.1) No caso de ocorrer sorteio público como critério de desempate, este será realizado em data a ser comunicada aos candidatos através de Edital ou Aviso.

XII. DA HOMOLOGAÇÃO

1. Concluídos os trabalhos de apuração e julgamento das Provas Objetiva, Práticas e de Títulos, o resultado final do Concurso será homologado pelo Chefe do Executivo Municipal, mediante Edital publicado no Diário Oficial do Estado, acompanhado da relação nominal dos aprovados, por ordem de classificação, em cada cargo/disciplina.

XIII. DO PROVIMENTO NOS CARGOS

1. O provimento nos cargos obedecerá à ordem de Classificação Final dos candidatos aprovados.

XIV. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A POSSE

1. São condições essenciais para a posse:

1.1. ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido igualdade de direitos e obrigações civis e gozo de direitos políticos, conforme o Decreto Federal nº 70.436, de 18/04/1972, e § 1º do art. 12, da Constituição Federal, comprovado por documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça, não sendo aceito, nesta hipótese, protocolo ou documento provisório de qualquer espécie;

1.2. encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

1.3. não estar suspenso de exercício profissional;

1.4. apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação às Forças Armadas, em caso de candidato do sexo masculino;

1.5. comprovar a qualificação essencial exigida para o ingresso no cargo a que concorreu.

1.6. O candidato aprovado, quando nomeado, deverá apresentar-se ao Serviço Médico do Município, para exame admissional.

1.7. somente será investido no cargo o candidato considerado APTO em inspeção de saúde de caráter eliminatório, a ser realizada pela Junta Médica que for designada para tal fim.

1.8. Não poderá ser investido no cargo o candidato que, na condição de ex-servidor, tenha, nos últimos cinco anos, sido demitido, a bem do serviço público, de cargo público efetivo municipal, estadual ou federal, tido sua aposentadoria cassada por danos ao serviço público, ou tido o contrato de trabalho com esta Municipalidade, o Estado ou a União, rescindido por justa causa.

2. A posse fica condicionada à apresentação dos documentos comprobatórios dos requisitos gerais e específicos exigidos neste edital.

3. Os candidatos nomeados deverão, dentro do prazo legal, comparecer à Secretaria Municipal de Administração, portando os documentos comprobatórios dos requisitos legais, a fim de serem encaminhados a exames médicos admissionais por órgão indicado pela Prefeitura para tal finalidade.

3.1. Documentos de apresentação obrigatória na posse do candidato nomeado ao cargo:

a) 01 (uma) foto 3x4 (três por quatro);

b) Cópia autenticada do CPF;

c) Cópia autenticada da Cédula de Identidade;

d) Cópia autenticada do título de eleitor com a comprovação de votação (1º e 2º turnos);

e) Cópia autenticada do PIS/PASEP/NIT;

f) Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;

g) Certidão de antecedentes criminais do domicílio do candidato;

h) Cópia autenticada do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

i) Comprovante de residência;

j) Comprovante da escolaridade exigida para o cargo;

l) Declaração de Bens, com firma reconhecida;

m) Declaração de cargos e/ou empregos públicos, com firma reconhecida ou declaração de que não tem vínculo empregatício com órgão público, com firma reconhecida.

3.2. O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os seguintes exames: Teste VDRL - Sífilis; Glicemia em jejum; Hemograma completo; Sumário de urina e eletrocardiograma.

3.3. Os resultados dos exames serão apresentados na ocasião da realização do exame médico admissional.

4. A posse do candidato deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias da nomeação, observada a Lei Municipal.

5. Será tornada sem efeito a nomeação dos candidatos que:

a) não se apresentarem para a posse no prazo estabelecido por Lei;

b) não satisfizerem os requisitos legais, incluindo todas as normas estabelecidas no Edital.

XV. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inscrição implicará o conhecimento das presentes instruções e exigências e o compromisso, por parte do candidato, de aceitar as condições do concurso, como se acham estabelecidas neste Edital.

2. O Concurso terá a validade de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo, a validade, ser prorrogada 1 (uma) vez, por igual período.

3. Verificado, em qualquer época, que o candidato apresentou Declaração falsa ou dados incorretos na Ficha de Inscrição, bem como o não preenchimento de qualquer um dos requisitos citados neste Edital, sua inscrição será cancelada, e, em conseqüência, anulados todos os atos dela decorrentes, além dos procedimentos e das penalidades legais previstas.

4. A CONSULTEC poderá autorizar filmagens, fotografias, recolhimento de imagens por meio digital, aplicação de detectores de metais e/ou coleta de impressões digitais para controle e identificação dos candidatos em quaisquer das etapas ou fases do processo seletivo.

5. Os itens deste Edital poderão sofrer alterações, atualizações ou acréscimos, até a data de início da entrega dos cartões de inscrição, mediante a retificação em Edital a ser publicada no Diário Oficial do Município.

6. No caso de mudança de endereço de residência, durante a realização do concurso, deverá o candidato, imediatamente, comunicar o novo endereço à Instituição

promotora deste concurso, através de correspondência registrada para a Consultec, Av. Epitácio Pessoa, 475, Edf. Empresarial Royal Trade Center, 3º andar, salas 305/309, Bairro dos Estados, João Pessoa/PB, sob risco ou pena de ser excluído do processo seletivo.

7. A aprovação e a classificação geram para o candidato direito à nomeação dentro do número de vagas ofertadas e no prazo de validade do concurso. A Prefeitura Municipal de Cachoeira dos Índios reserva-se o direito de proceder às nomeações, de acordo com o número de vagas fixadas no ANEXO I, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, às disponibilidades financeira e orçamentárias, aos limites de despesa com pessoal determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, do exclusivo interesse e das conveniências da Administração Municipal, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.

8. Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital e na legislação pertinente serão resolvidos pela Comissão Especial de Concurso e pela CONSULTEC LTDA, no que a cada um couber. Paço da Prefeitura Municipal de Cachoeira dos Índios, 13 de outubro de 2011.

Arlindo Francisco de Sousa
Prefeito Constitucional

Joseanne Silene Costa Maciel
Presidente da Comissão Especial de Concurso

Maria Eunice de Sousa Freitas
Membro da Comissão

Cristiana Paula Araujo Rolim
Membro da Comissão

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS

Código

Cargo

Requisitos Mínimos

Remuneração (R$)

Carga Horária Semanal

Vagas

Total

AC

PNE

1001

Agente de Vigilância Sanitária

- Ensino Médio Completo

545,00

40

01 + CR

01

00

1002

Assistente Social

- Curso Superior Completo em Assistência Social e Registro no Respectivo Conselho

600,00

40

01 + CR

01

00

1003

Atendente

- Ensino Médio completo

545,00

40

03 + CR

02

01

1004

Atendente de Consultório Odontológico

- Ensino médio completo e curso técnico de atendente de consultório odontológico

545,00

40

03 + CR

02

01

1005

Auxiliar de Serviços

- Ensino Fundamental

545,00

40

06 + CR

05

01

1006

Cozinheira

- Ensino Fundamental

545,00

40

02 + CR

02

00

1007

Digitador

- Ensino médio completo.

545,00

40

01 + CR

01

00

1008

Enfermeiro - Hospital

- Curso Superior Completo em Enfermagem e Registro no Respectivo Conselho

800,00

40

02 + CR

02

00

1009

Engomadeira

- Ensino Fundamental

545,00

40

02 + CR

02

00

1010

Farmacêutico/ Bioquímico

- Curso Superior Completo em Farmácia ou Biomedicina e Registro no Respectivo Conselho

600,00

40

01 + CR

01

00

1011

Fisioterapeuta

- Curso Superior Completo em Fisioterapia e Registro no Respectivo Conselho

800,00

40

01 + CR

01

00

1012

Fonoaudiólogo

- Curso Superior Completo em Fonoaudilogia e Registro no Respectivo Conselho

800,00

40

01 + CR

01

00

1013

Lavadeira

- Ensino Fundamental

545,00

40

02 + CR

02

00

1014

Médico - PSF

- Curso Superior Completo em Medicina e Registro no Respectivo Conselho

1.350,00 +
6.500,00 =
7.850,00

40

03 + CR

01

00

1015

Monitor de Creche

- Ensino médio completo

545,00

40

05 + CR

05

01

1017

Motorista Categoria B

- Ensino Fundamental completo e habilitação para conduzir veículo automotor, na Categoria "B".

545,00

40

01+ CR

01

00

1016Motorista Categoria D- Ensino Fundamental completo e habilitação para conduzir veículo automotor, na Categoria "D".545,004004 + CR0400
1018Motorista Socorrista- Ensino Fundamental completo, habilitação para conduzir veículo automotor, na cat. "D" e curso de condutor socorrrista.545,004001 + CR0100
1019Professor de Educação Básica I - ZONA RURAL- Nível médio na modalidade Normal ou Curso Superior em Licenciatura Plena que habilite ao exercício do magistério nas primeiras séries do ensino fundamental890,973010 + CR0901
1020Professor de Educação Básica II -Educação Física (ZONA RURAL)Licenciatura Plena em Educação Física1.069,163001 + CR0100
1021Professor de Educação Básica II: Inglês (ZONA RURAL)Licenciatura Plena em Letras: habilitação em Língua Inglesa1.069,163001 + CR0100
1022Professor de Educação Básica II - Ciências (ZONA URBANA)Licenciatura Plena em Ciências ou Biologia1.069,163001 + CR0100
1023Professor de Educação Básica II - Matemática (ZONA RURAL)Licenciatura Plena em Matemática1.069,163001 + CR0100
1024Professor de Educação Básica II - Geografia (ZONA URBANALicenciatura Plena em Geografia1.069,163001 + CR0100
1025Professor de Educação Básica II - Português (ZONA URBANA)Licenciatura Plena em Letras - habilitação em Língua Portuguesa1.069,163001 + CR0100
1026PsicopedagogoCurso Superior em Psicopedagogia ou Ensino Superior/Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação ou especialização em Psicopedagogia - e Registro no Respectivo Conselho600,003001 + CR0100
1027Técnico em Enfermagem - SMS- Curso Completo de Técnico de Enfermagem Registro no Respectivo Conselho545,004003 + CR0300
1028Veterinário- Curso superior completo e registro no CRMV600,004001 + CR0100
1029Vigilante- Ensino Fundamental545,00 4003 + CR0300

LEGENDAS:

AC - AMPLA CONCORRÊNCIA
PNE - PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL
CR - CADASTRO DE RESERVA

ANEXO II

QUADRO DE PROVAS

Cargo

Tipo de
Prova

Disciplina

Qtde. Questões

Pontos por Questão

Total de Pontos

Mínimo de Pontos por Conjunto de Disciplinas para Aprovação

Auxiliar de Serviços, Cozinheira, Engomadeira, Lavadeira e Vigilante

Objetiva

Língua Portuguesa

15

2,5

37,5

50

Matemática

10

2,5

25,0

Conhecimentos Gerais e Locais

15

2,5

37,5

 

 

 

 

 

 

 

Agente de Vigilância Sanitária, Atendente Motorista, Motorista Socorrista, Monitor de Creche.

Objetiva

Língua Portuguesa

15

2,5

37,5

50

Matemática

10

2,5

25,0

Conhecimentos Específicos

15

2,5

37,5

 

 

 

 

 

 

 

Digitador

Objetiva

Língua Portuguesa

15

2,5

37,5

50

Matemática

10

2,5

20,0

Conhecimentos de Informática

15

2,5

37,5

 

 

 

 

 

 

 

Assistente Social, Atendente de Consultório Odontológico Enfermeiro Farm./Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Técnico em Enfermagem Veterinário

Objetiva

Língua Portuguesa

15

2,5

37,5

50

Conhecimentos Específicos

25

2,5

62,5

Professor de Educação Básica I e II, Psicopedagogo,

Objetiva

Língua Portuguesa

15

2,5

37,5

50

Fundamentos da Educação

10

2,5

20,0

Conhecimentos Específicos

15

2,5

37,5

ANEXO III

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

CARGOS

DENOMINAÇÃO DO TÍTULO

DOCUMENTO

N° MÁXIMO DE TÍTULOS

PONTUAÇÃO DE CADA TÍTULO

Os constantes do capítulo VI, 1, "c", deste Edital.

Curso de Pós‑Graduação "Stricto Sensu", em nível de Doutorado

Diploma

01

6,0

Curso de Pós‑Graduação "Stricto Sensu", em nível de Mestrado

Diploma

01

4,0

Curso de Pós‑Graduação "Lato Sensu", em nível de Especialização, com duração mínima de 360 horas

Diploma ou Certificado

01

2,0

Experiência Profissional na área concorrente (no máximo 05 anos)

Certidão

01

1,0 por ano

Curso de aperfeiçoamento (mínimo de 180 h)

Certificado

01

0,5

Participação em eventos científicos (seminário, congresso, etc)

Certificado

02

0,5

Publicação de Livro

Exemplar

01

2,0

Publicação de artigo científico em revista especializada.

Exemplar

01

1,0

ANEXO IV

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS DAS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nome do Cargo

Conteúdos Programáticos

Auxiliar de Serviços, Cozinheira, Engomadeira, Motorista
Motorista Socorrista, Lavadeira e Vigilante

1.Análise e compreensão de textos, para identificar:
- o assunto tratado;
- a finalidade pretendida pelo autor;
- a síntese do conteúdo global;
- informações explícitas e implícitas contidas no texto;
- relações de tempo, conclusão, comparação, finalidade, adição, oposição,
condição, explicação, causa/conseqüência, criadas entre períodos ou orações;
- substituições pronominais que asseguram a continuidade do texto;
- relações de sentido entre sinônimos e antônimos;
2. Morfossintaxe:
- regras básicas da concordância verbal e nominal.
3. Princípios da norma padrão escrita:
- ortografia, acentuação gráfica, pontuação.
Observação: Nível de complexidade compatível com o ensino fundamental completo.

Agente de Vigilância Sanitária
Atendente
Atendente de Consultório Odontológico
Digitador
Monitor de Creche
Técnico em Enfermagem

1. Análise e compreensão de textos, para identificar, entre outros aspectos:
- o tema ou a idéia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo;
- o argumento principal defendido pelo autor;
- o objetivo ou a finalidade pretendida;
- a síntese de seu conteúdo global;
- a função (referencial, expressiva, apelativa, poética) que
desempenham;
- a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem;
- informações explícitas e implícitas veiculadas;
relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão,
- comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição)
estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações;
- elementos seqüenciadores que asseguram a continuidade do texto;
- relações de sentido entre palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia
e relações de parte/todo);
- usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões;
· marcas típicas da oralidade informal.
2. Morfossintaxe:
- colocação das palavras na oração;
- regência e concordância verbal e nominal.
- conjugação de verbos irregulares.
3. Princípios da norma padrão escrita:
- ortografia, acentuação gráfica, pontuação
Observação: Nível de complexidade compatível com o ensino médio
completo.·

Assistente Social, Enfermeiro
Farm./Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Professor de Educação Básica I e II, Psicopedagogo,
Veterinário
1. Análise e compreensão de textos, para reconhecer, entre outros aspectos:
- o tema ou a idéia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo;
- o argumento principal defendido pelo autor;
- o objetivo ou a finalidade pretendida;
- a síntese de seu conteúdo global;
- as características do tipo ou do gênero textual;
- a função (referencial, expressiva, apelativa, poética) que desempenham;
- a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem;
- relações de intertextualidade;
- informações explícitas e implícitas veiculadas;
- o nível (formal ou informal) da linguagem;
- relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações;
- elementos seqüenciadores que asseguram a continuidade do texto;
- relações de sentido entre palavras (sinonímia, antonímia,
hiperonímia e relações de parte/todo);
- efeitos (de ênfase, contraste, ironia, atenuação, dúvida, humor)
pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais;
- usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões;
- marcas típicas da oralidade informal;
- marcas lingüísticas a partir das quais se pode identificar o autor, o destinatário do texto ou o tipo de relações sociais existente entre eles.
2. Morfossintaxe:
- processos de formação de palavras;
- significado de radicais, prefixos e sufixos;
- neologismos e empréstimos lingüísticos;
- colocação das palavras na oração;
- regência e concordância verbal e nominal;
· variações lingüísticas.
3. Princípios da norma padrão escrita:
- ortografia, acentuação gráfica, pontuação.
Observação: Nível de complexidade compatível com o ensino superior completo.

CONTEÚDOS DAS PROVAS MATEMÁTICA

Nome do Cargo

Conteúdos Programáticos

Auxiliar de Serviços, Cozinheira, Engomadeira, Motorista, Motorista Socorrista, Lavadeira e Vigilante

1. Números naturais
2. Sistema de numeração decimal
3. Números racionais
4. Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão
5. Grandezas e medidas
6. Formas geométricas: ângulo, triângulo, quadrilátero, polígono e círculo
7. Leitura e interpretação (de gráficos e tabelas).
8. Noções de combinatória.
9. Resolução de problemas.
Observação: Nível de complexidade compatível com o ensino fundamental completo.

Agente de Vigilância Sanitária
Atendente Digitador
Monitor de Creche

Operações, expressões (cálculo); Porcentagem; Juros Simples; Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (Real); Equações: 1º e 2º graus; Inequações do 1º grau; Expressões Algébricas; Geometria, Ângulos de polígonos, razão e proporção, possibilidades, seqüência numérica, sistemas de equações, funções, estatísticas trigonometria.

Observação: Nível de complexidade compatível com o ensino médio completo.

CONTEÚDOS DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS E LOCAIS

Nome do Cargo

Conteúdos Programáticos

Auxiliar de Serviços, Cozinheira, Engomadeira, Lavadeira e Vigilante

1. O Município de Cachoeira dos Índios: questões simples sobre os aspectos históricos, geográficos, políticos, administrativos, econômicos, sociais e atuais do Município de Cachoeira dos Índios. 2. Atualidades em nível local, regional, nacional e internacional; 3. Questões sobre meio ambiente. 4. Conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais.

CONTEÚDOS DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

Nome do Cargo

Conteúdos Programáticos

Atendente
Digitador
Monitor de Creche

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Conceitos Básicos, digitação básica, teclas especiais INICIANDO O WINDOWS: Área de trabalho, barra de tarefas, ícones, o botão iniciar, todos os programas, meu computador., exibir o conteúdo de uma pasta, criando pastas. WINDOWS EXPLORER: Selecionar arquivos/pastas, renomear arquivos/pastas, copiar arquivos/pastas, mover arquivos/pastas, apagar arquivos/pastas. COMANDOS BÁSICOS DO OFFICE 2000, 2003; WORD: Introdução ao Microsoft Word 2000, 2003, Salvar um documento, formatar um texto, abrir um documento, recortar, copiar e colar um texto. Desfazer e refazer. Inserir figura, bordas e sombreamento. Bordas e sombreamento, Inserir wordart, inserir uma tabela, formatar uma Tabela EXCEL, CONCEITOS BÁSICOS: Linha, coluna, endereço, seleção, navegação, edição de células, configuração de Páginas e margens, verificação ortográfica, abrir, salvar, salvar como, desfazer, refazer, localizar e substituir, inserir e excluir linhas e colunas. Conceitos sobre Planilhas. NOÇÕES BÁSICAS SOBRE A INTERNET. Navegadores Web: Internet Explorer, Mozilla Firefox.

CONTEÚDOS DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE PÚBLICA

Conteúdos das provas acerca do Sistema Único de Saúde

Nome do Cargo

Conteúdos Programáticos

Agente de Vigilância Sanitária
Atendente de Consultório Odontológico
Técnico em Enfermagem

Sistema Único de Saúde: SUS - princípios e diretrizes. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Lei Orgânica da Saúde. Legislação sobre controle social na saúde. Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em Saúde: conceitos básicos. Leis Federais 8.080/90, 8.142/90 e Resolução nº. 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde.

Observação: Nível de complexidade compatível com o ensino médio completo.

Assistente Social
Enfermeiro
Farm./Bioquímico
Fisioterapeuta
Fonoaudiólogo
Médico Veterinário

Sistema Único de Saúde: SUS - princípios e diretrizes. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Controle social; indicadores de saúde; sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; endemias/epidemias: situação, medidas de controle e tratamento; planejamento e programação local de saúde, distritos sanitários e enfoque estratégico. Lei Orgânica da Saúde. Legislação sobre controle social na saúde. Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em Saúde: conceitos básicos. Leis Federais 8.080/90, 8.142/90.

Observação: Nível de complexidade compatível com o ensino superior completo.

CONTEÚDOS DAS PROVAS ESPECÍFICAS

Nome do Cargo

Conteúdos Programáticos

Agente de Vigilância Sanitária

Educação sanitária; abastecimento de água; doenças relacionadas com a água e alimentos (meio de transmissão, agente patogênico, doenças, medida preventiva). Cólera, febre tifóide, leptospirose, hepatite infecciosa, diarréia aguda, salmonelose, giardíase, amebíase, botulismo. Coleta de amostra de água para exame de potabilidade limpeza de reservatório de água. Saúde e saneamento, problema do lixo, vigilância epidemiológica.

Assistente Social

Histórico das concepções de assistência social no Brasil; conceito de assistência social enquanto política pública; caráter público das organizações governamentais e não governamentais; movimentos sociais contemporâneos; mecanismos de controle para a garantia da efetivação das políticas sociais: LOAS - ECA - Política nacional do Idoso - Política Nacional da Assistência Social - NOB/SUAS - Conselhos; conhecimentos específicos do serviço social; conceitos de seguridade social, seguro social, riscos sociais, mínimos sociais, rede social / trabalho em rede, padrões de qualidade e indicadores sociais; análise dos processos de planejamento e intervenção social; coletivismo, associativismo, cooperativismo e desenvolvimento comunitário; dimensão política do exercício profissional; ética profissional

Atendente de Consultório Odontológico

Conhecimentos Específicos: O Programa de Saúde da Família - PSF. O Sistema Único de Saúde - SUS. A família e os serviços de saúde. Evolução das políticas de saúde no Brasil. Municipalização da Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil (arts 196 ao 200). Financiamento da saúde. Lei nº 8.080/90, de 19/09/1990 - Lei Orgânica da Saúde. Lei nº 8.142/90, de 28/12/ 1990. Conselhos de Saúde. Conferências de Saúde. NOB 01/03 - Norma Operacional Básica. NOB-SUS nº 01/96. Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS-SUS 01/2000. Vigilância à Saúde. Vigilância Sanitária. Vigilância Epidemiológica. Portaria nº 1886 do Ministério da Saúde, de 18/12/1997. A participação profissional na Equipe do PSF e na rede de serviços básicos de saúde.

Prevenção em odontologia. Educação em saúde em odontologia. Anatomia dentária. Processo de erupção dos dentes. Registro odontológico. Patologias odontológicas que são problemas de saúde pública, e modos de prevenção. Biossegurança em odontologia. Materiais dentários. Instrumental odontológico. Equipamento odontológico. Odontologia a quatro mãos.

EnfermeiroÉtica e Código de Deontologia de Enfermagem. Lei do exercício profissional. Administração do serviço de enfermagem. Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Embriologia, Farmacologia e Imunologia humana. Assistência à mulher: reprodução humana, diagnóstico de gravidez, modificações fisiológicas e psicológicas na gestação, gravidez de baixo e alto risco, pré-natal, trabalho de parto e puerpério (normal e patológico) e amamentação. Assistência de enfermagem no Parto e Puerpério, Planejamento familiar, DST. Assistência ao recém-nascido normal e prematuro e ao recém nascido de alto risco. Patologias do recém-nascido. Puericultura, controle de crescimento e desenvolvimento, saúde do escolar e saúde do adolescente. Enfermagem em saúde pública: doenças preveníveis por imunização: vacinas, (rede de frio, via de administração, validade, rede de frio e esquema do M.S); Doenças transmissíveis: medidas preventivas, diagnóstico diferencial, fisiopatologia, tratamento, controle e epidemiologia. Assistência de enfermagem a portadores de problemas clínicos e cirúrgicos. Assistência de enfermagem no pré e pós-operatório. Assistência ao idoso. Assistência de enfermagem em psiquiatria. Atenção ao adulto: hipertensão arterial, Diabetes, noções de oncologia, Noções sobre doenças ocupacionais. Assistência de enfermagem ao paciente em situação de emergência/urgência. Administração do serviço de enfermagem: características, objetivos, planejamento, organização, comando, controle, avaliação e treinamento em serviço. Atuação do enfermeiro no controle e prevenção das infecções hospitalares. Limpeza, desinfecção e esterilização: Conceitos, procedimentos, cuidados, tipos de esterilização, indicações. Papel do enfermeiro no processo de educação em saúde: importância, métodos, atuação, resultados. Consulta em enfermagem: Anamnese, exame físico, diagnóstico e tratamento de enfermagem.
Farmacêutico BioquímicoFarmácia: Dispensão, Receituário, Manipulação, Instalações, Padronização de Medicamentos, Controle Sanitário, Medicamento: droga, farmacologia, propriedades, peculiaridades, indicações, genéricos, formas farmacêuticas, alimentação parenteral. Controle de Qualidade: procedimentos, parâmetros, medidas de peso e volume, múltiplos e submúltiplos, soluções normais, molares, titulometria, análise físico‑químicas. Farmacologia: administração de medicamentos, efeitos colaterais, incompatibilidades, farmacocinética, biodisponibilidade, antibioticoterapia. Doenças infecto-contagiosas: DST, esquema de vacinações, imunologia, profilaxia. Legislação farmacêutica: Código de ética farmacêutico. Lei 9787 de 10/02/99. Portaria 3916 de 30/10/98 do MS. Portaria 2616 de 5/05/98 do MS. Portaria 344 de 12/05/98 do MS. Portaria 272 de 08/04/98 do MS. Resolução 391 de 09/08/99 da ANVS/MS. Resolução 208 de 19/06/90 do CFF

Bioquímica: Ética profissional: leis do exercício profissional. Biosegurança: normas e cuidados. Coleta de sangue: técnicas de coleta. Cuidados e problemas específicos na coleta; anticoagulantes. Obtenção de amostras biológicas. Imuno-hematologia: sistema ABO dos grupos sanguíneos; sistema RH dos grupos sanguíneos; prova de coombs Hematologia: hemograma: serie vermelha e serie branca; estudo da hemostasia; fatores vascular e plaquetarios; fatores plasmáticos; coagulograma; diagnostico das hemoglobinopatias; prova de falcização; anomalias dos leucócitos ( alterações qualitativas e quantitativas ). Imonulogia: teste de gravidez; provas sorológicas nas doenças reumáticas; diagnostico laboratorial das doenças exantematicas; diagnostico laboratorial da sífilis; diagnostico laboratorial da AIDS. Bioquímica do sangue: substancias não eletrolíticas; enzimas; provas de função hepática; provas de função renal. Uroanalise; coleta da urina; caracteres gerais; analise qualitativa; estudo microscópico do sedimento. Diagnostico laboratorial das protozooses, helmintoses intestinais e hematozoários; Técnicas bacteriológicas: bacterioscópia; identificação de agentes etiológicos das infecções urinarias, intestinais, respiratórias e genitais; antibiograma. Citologia: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino; alterações celulares nos esfregaços de colo uterino e vagina; técnicas de coloração dos esfregaços de colo uterino e vaginal; displasias do colo uterino;controle de qualidade: conceito, objetivo, exatidão, precisão, sensibilidade, erro laboratorial, erro sistemático e estatística.

FisioterapeutaReumatofisioterapia: Tratamento Fisioterapêutico na artrite reumatóide no adulto, na espondite, nas artroses, no ombro doloroso, nas lombalgias, nas lesões por esforços repetitivos (LER): Fisioterapia em Traumatologia: Tratamento Fisioterapêutico nas Fraturas de Colles, nas Fraturas de Colo e Fêmur, nas lesões ligamentares de joelho, nas lesões de menisco, nas lesões cápsulo-ligamentares de ombro: Fisioterapia aplicada àPneumologia: Semiologia do sistema respiratório, avaliação funcional respiratória (manometria, ventilometria, peak flow), tratamento fisioterapêutico nas doenças pulmonares obstrutivas crônicas (D.P.O.C.), asma, bronquiectasias, fibrose cística; treinamento muscular com carga linear e carga alinear, Tratamento fisioterápio pré e pós-operatório nas cirurgias tóraco-abdominais, nebulizações, padrões musculares respiratórios, incentivadores na mastectomia, no edema linfático, tratamento fisioterapêutico nos amputados de membros inferiores. Fisioterapia aplicada a Cardiologia: Tratamento fisioterapêutico no pré‑ operatório das cirurgias cardíacas (avaliação funcional, instruções do paciente, treinamento respiratório)pós-operatório: programa de Reabilitação Cardíaca: Fisioterapia aplicada a Pediatria: Enfermidades cirúrgicas ortopédicas em pediatria. Disfunção cerebral (Paralisia Cerebral): Tratamento fisioterápico nos toco-traumatismos (lesões do plexo branquial): Fisioterapia aplicada a Neurologia: Tratamento fisioterapêutico na paralisia facial, na síndrome piramidal, na Síndrome medular, na paralisia radial, paralisia cubital.
FonoaudiólogoMorfofisiologia da audição. Audiologia clínica (avaliação e diagnóstico). Audiologia do trabalho: Ruído e meio ambiente. Audiologia Educacional. Processamento Auditivo Central (avaliação e conduta terapêutica). Neurofisiologia do sistema motor da fala. Linguagem (conceito/ aspectos de linguagem), desenvolvimento da comunicação / retardo de aquisição de linguagem (causas gerais). Relações entre o desenvolvimento da linguagem falada e o desenvolvimento da linguagem escrita. Avaliação da fala e da linguagem do pré-escolar. Avaliação e abordagem terapêutica no desvio fonológico. Avaliação e abordagem terapêutica nos distúrbios de leitura e escrita. Distúrbios de aprendizagem da linguagem escrita: prevenção, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica. Fisiologia do sistema motor oral. Avaliação e conduta terapêutica dos distúrbios miofuncionais orais. Sucção, deglutição e mastigação: métodos e técnicas aplicadas à terapia. Distúrbios articulatórios: conceito, etiologia, avaliação e fonoterapia. Disfagias: definição, semiologia, métodos e técnicas aplicadas. Anatomofisiologia do sistema fonatório. Avaliação e fonoterapia dos distúrbios da voz. Disfonias e aspectos preventivos. Fonoaudiologia em saúde pública. Ética profissional. Legislação.
MédicoMedicina geral da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Evolução de uma criança normal. Assistência à gestante normal e à gestante adolescente, identificando os diferentes níveis de risco. Diagnóstico e tratamento das afecções mais freqüentes do ciclo gravídico-puerperal. Saúde do trabalhador. Diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças que acometem o ser humano em todas as fases do ciclo biológico, considerando-se os critérios da prevalência, letalidade e potencial de prevenção. Primeiros cuidados a afecções graves e urgentes. Distúrbios psíquicos mais comuns. Patologia cirúrgica freqüente. Anormalidades em raio-x simples e exames laboratoriais. Encaminhamento de pacientes para procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos especializados. Ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Promoção de estilos de vida saudáveis. Informação e educação de pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças. Comunicação adequada com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares. Utilização compatível com o nível de complexidade de atuação dos recursos semiológicos e terapêuticos.
Motorista1. O papel do motorista no desenvolvimento das ações educativas
2. Legislação de trânsito:
2.1 Normas gerais de circulação e conduta
2.2 Os sinais de trânsito: regulamentares, de indicação e advertência.
2.2.1 Sinalização vertical: as placas
2.2.2 Sinalização horizontal: as marcas viárias
2.2.3 Os dispositivos auxiliares: prismas, barreiras, delineadores.
2.2.4 Os semáforos
2.3 Os veículos:
2.3.1 Segurança
2.3.2 Classificação
2.3.3 Características
2.3.4 Equipamentos
2.3.5 Identificação
2.3.6 Registro e licenciamento
3. Os condutores de veículos:
3.1. Classificação
3.2 Aprendizagem
3.3 Habilitação.
4. As infrações de trânsito e suas penalidades:
4.1. Medidas administrativas
4.2. Multas e crimes de trânsito
5. Direção defensiva e prevenção de acidentes
5.1. Velocidade de segurança
5.2. Percepção, reação e frenagem.
5.3. Condições desfavoráveis à segurança:
5.3.1 Condições da via
5.3.2 Conduta do motorista e o uso de bebidas alcoólicas ou drogas
5.3.3 Influência do meio ambiente
5.3.4 Precauções para evitar colisões e atropelamentos
6. Conhecimentos básicos de mecânica automotora
6.1. Veículos automotores
6.2. Reparos de emergência
6.3. Cuidados especiais com o veículo, seus equipamentos e acessórios.
7. Primeiros socorros a acidentados no trânsito
Técnico de EnfermagemConhecimentos Específicos: O Programa de Saúde da Família - PSF. O Sistema Único de Saúde - SUS. Afamília e os serviços de saúde. Evolução das políticas de saúde no Brasil. Municipalização da Saúde. Constituição da República Federativa do Brasil (art 196 ao 200. Financiamento da saúde. Lei nº 8.080/90, de 19/09/1990 -Lei Orgânica da Saúde. Lei nº 8.142/90, de 28/12/ 1990. Conselhos de Saúde. Conferências de Saúde. NOB 01/03 - Norma Operacional Básica. NOB-SUS nº 01/96. Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS-SUS 01/2000. Vigilância à Saúde. Vigilância Sanitária. Vigilância Epidemiológica. Portaria nº 1886 do Ministério da Saúde, de 18/12/1997. A participação profissional na Equipe do PSF e na rede de serviços básicos de saúde. Código de ética dos profissionais de enfermagem; Técnicas básicas de enfermagem; Cuidado de saúde do idoso; Cuidado de saúde da criança; Cuidado de saúde do adulto; Assistência ao cliente em tratamento clínico; Assistência ao cliente em tratamento cirúrgico; Assistência à criança, a mulher e ao adolescente; Assistência ao cliente em situação de urgência e emergência; Assistência ao paciente em estado grave; Assistência a parturiente e recém-nato; Assistência ao paciente de UTI (pediátrica, neonatal, geral e cardíaca); Assistência ao paciente no centro cirúrgico; Atendimento de enfermagem de urgências e emergências pediátricas; Atendimento de enfermagem de urgências e emergências adulto; Atendimento de enfermagem médico cirúrgica em pediatria; Atendimento de enfermagem médico cirúrgica em adulto.
Veterinário01. Geral: Clínica Geral. Doenças da Reprodução. Parasitologia. Viroses. Dermatologia. Nutrição Animal. Salmonelose. Colibacilose. 02. Zoonoses: Cisticercose. Tuberculose. Raiva. Leishmaniose. Leptospirose. Brucelose. Aftosa. 03. Doenças Transmitidas por Vetores: Doenças de Chagas. Dengue. Febre Amarela. 04. Vigilância Sanitária

CONTEÚDOS DAS PROVAS DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA OS CARGOS DO GRUPO MAGISTÉRIO

Nome do Cargo

Conteúdos Programáticos

Professor de Educação Básica I e II e Psicopedagogo.

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96-Título I ao V.
2. Desenvolvimento do currículo: Diretrizes Curriculares Nacionais: do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Concepções de currículo. Contextualização, interdisciplinaridades e transversalidades.
3. A construção e o desenvolvimento do projeto político-pedagogico da escola.
4. Gestão Escolar: Participação dos sujeitos coletivos. Organização de órgão colegiado. Reconhecimento da identidade pessoal dos professores, alunos e outros profissionais. Reconhecimento da identidade da escola.
5. Planejamento Escolar
6. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e funções estratégicas.
7. Fundamentos Teóricos e Pressupostos Psicopedagógicos da Educação Infantil: Função Social da Educação Infantil. Concepções de Infância. Tendências pedagógicas. Teorias do desenvolvimento. Psicogênese da língua escrita.
8. As crianças portadoras de necessidades educativas especiais: Integração e Inclusão: diferentes conceitos e práticas. Princípios e fundamentos para a construção de uma escola inclusiva.
9. Relações da escola com a comunidade e com os movimentos sociais.
10. Estatuto da criança e do adolescente.
11.As contribuições das tendências pedagógicas para a educação.
12. As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação.
13.Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais atitudinais.
8 - Planejamento educacional, de ensino, curricular e projeto pedagógico da escola.
14.Avaliação do ensino x aprendizagem.
15.O fracasso escolar.
16.A educação inclusiva.
17. O cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar.

CONTEÚDOS DAS PROVAS ESPECÍFICAS DO GRUPO MAGISTÉRIO

Nome do Cargo

Conteúdos Programáticos

Professor de Ensino Fundamental I

I. MATEMÁTICA
1. Objetivo do ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental e em suas diferentes modalidades
2. Número naturais e racionais. O conceito de número natural e o sistema de numeração decimal. Representação fracionária e decimal de números racionais.
Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Operações com números racionais. Propriedades das operações. Algoritmos para as operações. Resolução de problemas.
3. Figuras planas e espaciais: polígonos e poliedros. Classificação dos triângulos segundo lados e ângulos. Paralelogramos, losangos, retângulos e quadrados. A circunferência. Prismas, pirâmides, cilindros, cones e a esfera. Poliedros regulares: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro.
4. Medidas. Unidades e conversões de medidas de comprimento, superfície, massa e capacidade (volume), tempo e temperatura. Sistema monetário.
5. Tratamento de informação e estatística: listas de dados, tabelas de dupla entrada e gráficos. Interpretação de gráficos.
II. CIÊNCIAS
1. Objetivo do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e em suas diferentes modalidades
2. Terra e Ambiente
- Movimento da terra, tempo, ano, calendário e estações do ano; Planeta:história, estrutura e transformações no tempo e no espaço; Ambientes:fisionomia, constituição, dinâmica e equilíbrio; Seres Vivos: Organização funcional e utilização como recurso natural; Matéria, energia e recursos naturais.
3. Ser Humano : Desenvolvimento e Saúde
- Reprodução e Sexualidade; Organismo Humano;Saúde,ambiente e convívio.
III. HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1. Relações sociais no espaço em que a criança vive
2. Relações de parentesco; Tipos de organizações familiares; Semelhanças e diferenças entre os grupos sociais da comunidade; A diversidade étnica e as desigualdades sociais.
3. Relações de trabalho existentes no meio em que a criança vive
4. Noções das atividades relativas ao trabalho dos grupos sociais; Relações sociais decorrentes das atividades de trabalho.
5. Construção das Noções de Tempo
6. Noções elementares de tempo: períodos do dia, calendário e os diversos instrumentos de contagem do tempo; Noções básicas de marcação do tempo histórico.
7. A construção do Espaço Social: movimentos de população.
8. As diferentes fontes históricas (iconografia, documentos pessoais, objetos da cultura material, textos históricos, relato oral etc); As correntes migratórias no Brasil; Noções básicas da ocupação do território brasileiro.
9. Aspectos gerais da História da Paraíba.
b) GEOGRAFIA
1. Espaço vivido e percebido. 2. O eu e o outro; O grupo da família; Os grupos da escola; Os grupos do bairro; Diferenças sociais e culturais. 3.Espaço representado. Organização e orientação espacial (pontos de referências situacionais e relacionais); Noções de escala; Representação simbólica; Figuras cartográficas (tipos de gráficos e mapas). 3. Aspectos Geográficos da Paraíba. 4. Hidrografia; Relevo; População; Biodiversidade e Questão Ambiental.

Professor de Ciências

1. Objetivos do ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental

2. Terra e Universo

- O céu e os instrumentos de observação

- O sistema solar

- O planeta Terra: sua história, estrutura e transformação no tempo e no espaço.

- Os movimentos realizados pela Terra, suas causas e conseqüências.

- A gravitação e as suas conseqüências

3. Vida, ambiente e recursos tecnológicos

· Os diferentes ambientes, seus elementos bióticos e abióticos e as interações e inter-relações existentes entre eles.

- Visão ambiental envolvendo os aspectos: econômicos, políticos, sociais e históricos, resgatando a relação de equilíbrio homem/natureza.

- Os seres vivos, suas diferentes representações e participações nas cadeias ecológicas, bem como suas causas e conseqüências.

- Matéria e energia, resgatando suas diferentes fontes, formas, aplicações e os recursos tecnológicos utilizados.

4. Ser humano e saúde

- As funções vitais e suas interdependências com o meio para uma vida saudável.

- A coordenação neurológica e hormonal das funções humanas.

- Anatomia, fisiologia e programa de saúde dos aparelhos: digestivos, circulatório, respiratório e excretor.

- Os movimentos e a sustentabilidade do organismo humano num processo saudável de execução.

Reprodução humana e sexualidade numa abordagem biopsicossocial.

5. Avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências: construção de competências e habilidades

Professor de Educação FísicaConhecimentos Específicos: 1 - Educação Física no contexto histórico e cultural. 2 - Os conteúdos nas aulas de Educação Física Escola x Rua jogo; esporte; capoeira; ginástica; dança. 3 - Os procedimentos didático-metodológicos do Ensino da Educação física. 4 - As concepções e as tendências pedagógicas da Educação Física. 5 - As concepções abertas no Ensino da Educação Física Escolar. 6 - O lúdico nas aulas de educação Física. 7 - O esporte no contexto escolar. 8 - As concepções do esporte. 9 - O fenômeno esportivo enquanto realidade educacional. 10 - A Educação e a Educação Física 11 - A relação do corpo no contexto escolar. 12 - A criança e a atividade física: aspectos psicomotores, psicossociais e biológicos. 13 - As capacidades motoras nas aulas de educação Física. 14 - As atividades rítmicas e expressivas nas aulas de Educação Física. 15 - Avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física.
Professor de Geografia1. A Geografia como conhecimento científico. O objeto de estudo da Geografia: o espaço geográfico. As diversas áreas da Geografia. Aplicações da Geografia.

2. O planeta Terra. Os principais movimentos da Terra e suas conseqüências geográficas. As representações cartográficas. A estrutura interna da Terra e suas principais características. As placas litosféricas. As interações natureza-sociedade. A questão ambiental.

3. A atmosfera terrestre. As camadas da atmosfera. A dinâmica da atmosfera. Os elementos e fatores responsáveis pela diversificação climática. Os tipos de climas e suas influências sobre a cobertura vegetal. Problemas ambientais atmosféricos.

4. O relevo terrestre: fatores endógenos e exógenos. Os diversos tipos de relevo. As rochas e os solos. Problemas ambientais geomofologicos.

5. Os recursos hídricos e sua utilização pelo homem. Oceanos, mares, lagos e rios: principais características. Transposição do Rio São Francisco.

6. A população mundial: conceitos fundamentais, dinâmica e distribuição espacial. População e meio ambiente. Migrações, xenofobia.

7. As desigualdades de desenvolvimento econômico-social no mundo. O modo de produção capitalista. As experiências socialistas no mundo. As transformações do Leste europeu. As áreas de economia subdesenvolvida. As áreas de economia desenvolvida. Os blocos econômicos e a formação dos grandes mercados. A globalização e seus efeitos sobre o espaço geográfico. Conflitos do Oriente Médio.

8. O espaço brasileiro. Os principais aspectos do quadro natural. . A evolução do povoamento e a imigração estrangeira no país. A dinâmica populacional. Características do processo de urbanização. O espaço agrário: condicionantes naturais e socioeconômicos que influenciaram a agropecuária nacional. Os problemas agrários brasileiros, territórios, quilombos e indígenas. As atividades industriais. As fontes de energia. O comércio e os serviços. Os transportes e as comunicações.

9. A organização regional no Brasil. As principais características naturais e socioeconômicas das grandes regiões brasileiras.

10.A organização dos poderes no Brasil. A ordem econômica e financeira do Brasil.

11.Aspectos geográficos do Estado da Paraíba.

Professor de HistóriaEscravismo na Antigüidade: Grécia, Roma; As religiões na antiguidade; Feudalismo. 2 - A Expansão Comercial: Os contatos com a Ásia, África e Américas. 3 - O Brasil e o Sistema Colonial: O Sistema Econômico, A organização político administrativa. 4 - O Fim do Sistema Colonial: Contexto Europeu; As Revoluções Americana e Francesa; O fim do colonialismo na América Espanhola e América Portuguesa. 5- A Industrialização: As transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. 6 - O Imperialismo: América Latina; África; Ásia. 7 - A 1ª Guerra Mundial; A revolução socialista na URSS; A crise de 1929; As recuperações econômicas; O projeto das democracias liberais; O projeto dos regimes autoritários - Japão, Alemanha e Itália. 8 - O Brasil no modo de produção capitalista na 1ª e 2ª Repúblicas. 9 - A Descolonização: Ásia; África. 10 - O Brasil de 1930 a 1964; O neocolonialismo; A globalização e o neo‑liberalismo; Os Governos Militares. A Nova República. 11 - O imaginário amazônico. 12. O ideário Republicano. 13 - Os reflexos de 30 na Paraíba; 14 - Os meios de ocupação recente da Amazônia: grandes projetos, biodiverside e globalização.
Professor de Inglês1. Objetivos do Ensino de Inglês nas séries finais do Ensino Fundamental

2. Leitura: compreensão e interpretação de textos extraídos de jornais, revistas, livros (ficção e não-ficção), brochuras e manuais.

3. Gramática contextualizada, abrangendo:

- Tempos verbais: simples e compostos formas afirmativa, negativa e interrogativa.

- Palavras e expressões indicadoras de freqüência

- Modais indicadores de: possibilidade, obrigação, permissão, pedidos, convites,

- Imperativo: instruções;

- Indicação de lugar, posição, direção e distância

- Pronomes pessoais (retos e oblíquos), possessivos, demonstrativos, indefinidos e relativos

- Verbos preposicionados (prepositional verbs)

- Comparações

- O sufixo -ing como substantivo, adjetivo e verbo.

- Marcadores de: adição, alternativa, contraste, causa, concessão, condição, conseqüência, resultado, enumeração, reforço, explicação, reformulação e conclusão.

- Voz passiva

4. Avaliação da aprendizagem no ensino de Inglês: construção de competências e habilidades

Professor de Matemática1. Objetivo do ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental e em suas diferentes modalidades

2. Número naturais e racionais. O conceito de número natural e o sistema de numeração decimal. Representação fracionária e decimal de números racionais. Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Operações com números racionais. Propriedades das operações. Algoritmos para as operações. Resolução de problemas.

3. Figuras planas e espaciais: polígonos e poliedros. Classificação dos

triângulos segundo lados e ângulos. Paralelogramos, losangos, retângulos e quadrados. A circunferência. Prismas, pirâmides, cilindros, cones e a esfera. Poliedros regulares: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro.

4. Medidas. Unidades e conversões de medidas de comprimento, superfície, massa e capacidade (volume), tempo e temperatura. Sistema monetário.

Tratamento de informação e estatística: listas de dados, tabelas de dupla entrada e gráficos. Interpretação de gráficos.

Professor de Português1. Análise e compreensão de textos, para reconhecer, entre outros aspectos:

- o tema ou a idéia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo;

- o argumento principal defendido pelo autor;

- a distinção entre informação principal e informação secundária;

- o objetivo ou a finalidade pretendida;

- a síntese de seu conteúdo global;

- as características do tipo ou do gênero textual;

- a função (referencial, expressiva, apelativa, estética) que desempenham;

- a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem;

- os elementos que compõem uma narrativa (espaço, tempo, personagem principal, personagens secundários, conflito, solução);

- características do texto poético;

- relações de intertextualidade;

- informações explícitas e implícitas presentes no texto;

- o nível (registro formal ou registro informal) da linguagem;

- relações semânticas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações;

- elementos seqüenciadores que asseguram a continuidade do texto;

- relações de sentido entre palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia e relações de parte/todo);

- efeitos (de ênfase, contraste, ironia, atenuação, dúvida, humor) pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais;

- usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões;

- marcas típicas da oralidade informal.

2. Morfossintaxe:

- processos de formação de palavras;

- significado de radicais, prefixos e sufixos;

- neologismos e estrangeirismos;

- expressões idiomáticas;

- colocação das palavras na oração;

- regência e concordância verbal e nominal.

- Conjugação de verbos irregulares;

3. A questão do preconceito lingüístico

- variações dialetais e de registro.

- marcas lingüísticas a partir das quais se pode identificar o autor, o destinatário do texto ou o tipo de relações sociais existente entre eles;

4. Noções básicas de Literatura brasileira e portuguesa.

5. Princípios da norma padrão escrita:

- ortografia, acentuação gráfica, pontuação.

PsicopedagogoEducação no mundo contemporâneo - as exigências de um novo perfil de cidadão; tendências atuais da educação; novas demandas para a educação escolar e alternativas de atendimento; quem é o aluno brasileiro: perfil, expectativas; saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de interações sociais, capacidades cognitivas, afetivas, culturais e psicomotoras. Educação escolar e qualidade de ensino - diretrizes e fundamentos legais para a educação básica; a escola como efetivo espaço de aprendizagem e de socialização; proposta educacional e pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos; currículo e avaliação: as dimensões da avaliação institucional e do processo ensino-aprendizagem; a utilização das tecnologias educacionais a serviço da aprendizagem. Ação psicopedagógica - a especificidade da função psicopedagógica a serviço da garantia de educação escolar de qualidade como direito de todos. A aprendizagem e a educação: - O aprender - Como? - O não aprender - Por quê? - As perturbações na aprendizagem. - Os problemas de aprendizagem. - O alcance da psicopedagogia e a intervenção psicopedagógica específica. Dimensões do processo de aprendizagem: - As questões da não‑ aprendizagem. - O fracasso escolar e a busca de soluções alternativas. - A importância do diagnóstico.