IFSULDEMINAS - Inst. Fed. de Educação, Ciência e Tecnologia - MG

Notícia:   60 vagas para Professor Universitário no IFSul de Minas Gerais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

IFSULDEMINAS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº 03, DE 08 DE SETEMBRO DE 2011

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

O REITOR do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a autorização concedida pelo Decreto nº 7.312, de 22 de setembro de 2010 - DOU de 23.09.2010 atualizado pela Portaria Conjunta nº 108, de 25 de maio de 2011 - DOU de 26.05.2011 do Ministro do Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministro do Estado da Educação, e de acordo com as normas estabelecidas pelo Decreto nº. 6.944, de 21 de agosto de 2009, publicado no Diário Oficial da União de 24 de agosto de 2009, e suas alterações, e pela Portaria nº. 1.134, de 02 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União de 03 de dezembro de 2009, torna público a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de cargos da carreira de Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro de Pessoal Permanente do IFSULDEMINAS, sob o regime de que trata a lei nº. 8.112 de 11 de dezembro de 1990, publicada no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 1990, e suas respectivas alterações, para exercício nos Campi discriminados no quadro constante do Anexo I deste Edital

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso público será regido por este Edital e coordenado e executado pela Comissão de Concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS.

1.2. O presente certame destina-se a selecionar candidatos para provimento de cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Lei nº. 11.784, de 22 de setembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 23 de setembro de 2008, para o IFSULDEMINAS, para atuarem de acordo com o estabelecido no artigo 2º da Lei nº. 11.892/2008.

1.3. Todos os horários referenciados neste Edital têm por base o horário oficial de Brasília.

1.4. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

1.5. As vagas oferecidas por este concurso público, bem como a habilitação mínima e a carga horária referente a cada vaga, estão distribuídas por área e lotação, conforme Anexo I deste Edital.

1.6. O concurso público será realizado em três etapas:

a) Prova Escrita de caráter eliminatório e classificatório;

b) Prova de Desempenho Didático de caráter eliminatório e classificatório;

c) Prova de Títulos de caráter classificatório.

1.7. Os resultados serão divulgados no endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br, nos murais dos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre e no mural da reitoria do IFSULDEMINAS.

2. DA REMUNERAÇÃO

2.1. A remuneração é composta pela soma do Vencimento Básico, da Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - GEDBT e será acrescida do Auxílio Alimentação: R$ 304,00; e, quando for o caso, da Retribuição por Titulação - RT: Especialização, Mestrado ou Doutorado.

ESCOLARIDADE

CLASSE/ NÍVEL

VENC. BÁSICO

GEDBT

RT

TOTAL GERAL

Graduação

D1-1

R$ 1.115,02

1015,31

 

R$ 2.130,33

Especialização

D1-1

R$ 1.115.02

1015,31

R$ 135,45

R$ 2.265,78

Mestrado

D1-1

R$ 1.115.02

1015,31

R$ 652,64

R$ 2.782,97

Doutorado

D1-1

R$ 1.115.02

1015,31

R$ 1.548,41

R$ 3.678,74

3. DO REGIME DE TRABALHO

3.1. O Regime de Trabalho será, de acordo com o artigo 112 da Lei nº. 11.784/2008, de 20 ou 40 horas semanais em dois turnos diários completos (que poderão ocorrer em turnos diurnos e/ou noturnos de acordo com os cursos ministrados e as necessidades da Instituição), podendo, a critério da Administração, ser alterado para o regime de Dedicação Exclusiva, conforme legislação vigente e regulamentação do IFSULDEMINAS.

3.2. De acordo com as necessidades de cada Campus, a jornada de trabalho poderá ocorrer nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, inclusive aos sábados.

4. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

4.1. As pessoas com deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhe são facultadas no inciso VIII do Art. 37 da Constituição Federal e no Art. 37 do Decreto Federal n°. 3.298/99 é assegurado o direito de inscrição para os cargos em Concurso, cujas atribuições estejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

4.2. As pessoas com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto nº. 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida.

4.3. Conforme o artigo 5º da Lei nº. 8.112/90, serão reservadas vagas para candidatos com deficiência que se submeterão, quando convocados para contratação, à perícia médica por junta oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não e a compatibilidade do grau de deficiência com o cargo.

4.4. Serão reservadas vagas às pessoas com deficiência, no total de 5%, para as áreas cujo número de vagas seja igual ou superior a 5 (cinco).

4.5. Na ausência de candidatos aprovados para as vagas reservadas a pessoas com deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância à ordem classificatória.

4.6. No presente concurso público a disputa pelas vagas será por área de conhecimento, disponibilizadas para cada Campus, conforme quadro de vagas (Anexo I), constante desde edital. Para as áreas de conhecimento cujo número de vagas é inferior a 5 (cinco), não será possível a reserva imediata de vagas para candidatos com deficiência, uma vez que a reserva de uma única vaga já ultrapassaria o limite legal de 20%. Entretanto, como a validade do concurso é de 12 (doze) meses, podendo ser renovado pelo mesmo tempo, existe a possibilidade da existência de eventuais novas vagas. Sendo assim, caso haja a necessidade de abertura de 5 (cinco) vagas, ao longo do período de vigência do concurso, a quinta vaga será necessariamente destinada aos candidatos com deficiência, respeitando a orientação do Supremo Tribunal Federal (Mandado de Segurança nº. 26.310-5/Relator Min. Marco Aurélio) pela qual "a reserva de vagas para portadores de deficiência, por encerrar exceção, faz se nos limites da lei e na medida da viabilidade consideradas as existentes, afastada a possibilidade de, mediante arredondamento, majorarem-se as percentagens mínima e máxima previstas em lei." Este fato faz com que independentemente da pontuação final de todos os candidatos, a quinta vaga seja reservada ao candidato com deficiência que obtenha maior pontuação dentro deste grupo seleto.

4.7. O candidato que necessitar de atendimento diferenciado para realizar a prova deverá indicá-lo no ato da inscrição, encaminhando requerimento devidamente preenchido (Anexo II), juntamente com o laudo médico original que comprove esta necessidade até o dia 11 de outubro de 2011, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais/Comissão de Concurso - IFSULDEMINAS - Rua Ciomara Amaral de Paula, 167, Bairro Medicina, Pouso Alegre/MG. Os candidatos deverão enviar a documentação via postal, com aviso de recebimento (AR), no prazo acima estabelecido.

4.8. O requerimento de atendimento diferenciado será atendido obedecendo-se à previsão legal e aos critérios de viabilidade e razoabilidade.

5. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

5.1. O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este Edital será investido no cargo se atendidas, na data da investidura, as seguintes exigências:

5.1.1. ter sido aprovado e classificado no Concurso, na forma estabelecida neste Edital;

5.1.2. ser brasileiro nato ou naturalizado ou se de nacionalidade portuguesa ser amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº. 70.436/72, ou ainda, no caso de ter nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

5.1.3. gozar dos direitos políticos;

5.1.4. estar quite com as obrigações eleitorais;

5.1.5. estar quite com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino);

5.1.6. possuir a titulação mínima exigida para o exercício do cargo;

5.1.7. ter idade mínima de 18 anos;

5.1.8. Apresentar declaração do órgão público a que esteja vinculado, quando for o caso, registrando que o candidato tem situação jurídica compatível com nova investidura em cargo público federal, haja vista não ter incidido nos artigos 132,135 e 137, parágrafo único, da Lei nº. 8.112/90 e suas alterações (penalidade de demissão e de destituição de cargo em comissão), nem ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;

5.1.9. Apresentar declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo/emprego ou função pública e quanto ao recebimento de proventos de aposentadorias e/ou pensões;

5.1.9.1. A acumulação de cargos somente será permitida àqueles casos estabelecidos na Constituição Federal, na Lei nº. 8.112/90 e Parecer AGU GQ nº. 145/98, não podendo o somatório da carga horária dos cargos acumulados ultrapassar 60 horas semanais, respeitada a compatibilidade de horários.

5.1.10. Apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio;

5.1.11. Ter aptidão, conforme artigo 5º, inciso VI, da lei nº. 8.112/90 e Decreto nº. 6.944/09 e suas alterações, que será averiguada em exame médico admissional, para o qual se exigirá exames laboratoriais e complementares às expensas do candidato, cuja relação será oportunamente fornecida.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1. Somente serão admitidas inscrições via Internet, no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS: www.ifsuldeminas.edu.br, solicitadas no período de 12 de setembro de 2011 até às 23:59h do dia 07 de outubro de 2011. Após esse período, o sistema travará automaticamente, não sendo permitidas novas inscrições.

6.2. O valor da taxa de inscrição, será paga, por intermédio de GRU (Guia de Recolhimento da União), em caixas eletrônicos ou agências bancárias do Banco do Brasil, impreterivelmente, até o dia 08 de outubro de 2011, é de R$ 100,00 (cem reais).

6.3. Para efetivar a inscrição o candidato deverá:

6.3.1. acessar o endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br;

6.3.2. preencher integralmente e corretamente a ficha de inscrição;

6.3.3. imprimir a GRU e efetuar o pagamento.

6.3.4. Os candidatos deverão apresentar no dia do sorteio do tema de apresentação da Avaliação Didático-Pedagógico, cópia dos seguintes documentos autenticados ou acompanhados dos originais:

a) Cédula de Identidade (RG);

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) Prova de Quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);

d) Prova de Quitação Eleitoral (comprovante da última votação ou Certidão de Quitação Eleitoral);

e) Diploma ou atestado de colação de grau (compatível com a habilitação mínima exigida para cada área, conforme quadro no Anexo I).

6.4. Todas as etapas de inscrição do Concurso deverão estar rigorosamente cumpridas até o último dia de inscrição, sendo que o pagamento da GRU poderá ser feito até o fim do expediente bancário do primeiro dia útil posterior ao último dia de inscrição.

6.4.1. Em hipótese alguma será processado qualquer registro de pagamento com data posterior à citada.

6.5. A inscrição do candidato somente será confirmada após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição. O candidato deverá emitir o comprovante definitivo de inscrição através do endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br, a partir do dia 13 de outubro de 2011.

6.6. As solicitações de inscrição, cujos pagamentos forem efetuados após a data estabelecida no subitem 6.2, não serão acatadas.

6.7. Não haverá, em hipótese alguma, restituição do valor da taxa de inscrição.

6.8. O IFSULDEMINAS não se responsabiliza pela solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

6.9. É de exclusiva responsabilidade do candidato a informação dos dados cadastrais exigidos no ato de inscrição, sob as penas da lei, pois fica subentendido que, no referido ato, o mesmo tenha o conhecimento pleno do presente Edital e a ciência de que preenche todos os requisitos.

6.10. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar acompanhante que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. Para isso, deverá preencher o requerimento do Anexo II.

6.11. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital, sendo, portanto, considerado(a) inscrito(a) neste Concurso Público somente o candidato(a) que cumprir todas as instruções descritas neste item.

6.12. Cada candidato poderá efetuar apenas uma única inscrição e seus dados cadastrais ficarão condicionados ao seu número de CPF. Caso o candidato queira alterar, cancelar ou efetuar uma nova inscrição deverá entrar em contato com a Comissão de Concurso.

7. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

7.1. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que se declarar impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa e comprovar tal situação, conforme o Decreto n° 6.593, de 02 de outubro de 2008 (DOU - 03/10/2008).

7.2. O candidato interessado em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá enquadrar-se, no mínimo, em um dos seguintes pré-requisitos:

a) Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

b) Ser membro de família de baixa renda nos termos do Decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007 (DOU - 27/05/2007), ou seja, ter renda per capita familiar mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

7.2.1. Considera-se a renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família.

7.2.2. Somente serão aceitos como documentos comprobatórios de renda familiar: Cópia do documento que contém o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Outros documentos comprobatórios conforme situação:

a) Empregado de empresa privada: cópia do contracheque atualizado ou cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais) e da primeira página subsequente em branco;

b) Servidor público: cópia do contracheque atual;

c) Desempregado: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações de nenhum ou do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco.

7.3. O candidato que se enquadrar nos critérios estabelecidos no subitem 7.2 deverá preencher o requerimento constante no Anexo III deste Edital, disponível no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br, e entregá-lo pessoalmente ou via postal - SEDEX - juntamente com a documentação necessária, à Comissão de Concurso, na sede da reitoria do IFSULDEMINAS: Rua Ciomara Amaral de Paula, 167, Bairro Medicina, Pouso Alegre-MG, CEP 37.550-000.

7.3.1. O período para a solicitação de isenção vai até dia 23 de setembro de 2011, sendo que, no caso de envio postal, será observada a data de postagem.

7.3.2. Os documentos comprobatórios a serem anexados ao requerimento são: Cópia da Carteira de Identidade; Cópia do CPF; Cópia(s) do(s) documento(s) comprobatório (s) da renda familiar, conforme o item 7.2.

7.4. A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 30 de setembro de 2011, no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br

7.5. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

7.6. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no Parágrafo Único do artigo 10 do Decreto n°. 83.936, de 06 de setembro de 1979.

7.7. Não será aceita a solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via fax ou correio eletrônico.

7.8. O não cumprimento de uma das etapas fixadas, a inconformidade de alguma informação ou a solicitação apresentada fora do período fixado, implicará a eliminação automática do processo de isenção.

7.9. Os candidatos, cujas solicitações tiverem sido indeferidas, para poderem participar do certame, deverão gerar a GRU e efetuar o seu respectivo pagamento até a data estabelecida no subitem 6.2 deste Edital: 08 de outubro de 2011.

8. DA HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

8.1. A partir do dia 13 de outubro de 2011, no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br estará disponível o comprovante definitivo de inscrição e o candidato poderá consultar o status de sua inscrição, a data, o horário e o local da realização da Prova Escrita.

8.2. O candidato que não obtiver a confirmação de deferimento de sua inscrição, via internet, deverá encaminhar e-mail para concurso@ifsuldeminas.edu.br ou procurar a Comissão de Concurso (Portaria 652 de 17 de dezembro de 2010), até o dia 14 de outubro de 2011, para ambas opções, na Pró-Reitoria de Ensino do IFSULDEMINAS, no seguinte endereço: Rua Ciomara Amaral de Paula, 167, Bairro Medicina, Pouso Alegre-MG, Telefone: (35) 3449 6150. Sob pena de não ter acesso ao local das provas e a sua realização.

8.2.1. A resposta do e-mail encaminhado será remetida até 24 horas após o seu recebimento.

9. DA ESTRUTURA DO CONCURSO PÚBLICO

9.1. O Concurso constará de 3 (três) etapas, sendo:

Etapas

Provas

Pontuação Máxima

Pontuação Mínima p/ classificação

Natureza

Peso

1ª Etapa Prova Escrita

Discursiva

100 pontos

60 pontos

Classificatória e Eliminatória

2

2ª Etapa Prova Prática

Desempenho Didático-pedagógico

100 pontos

60 pontos

Classificatória e Eliminatória

3

3ª Etapa Pontuação de Títulos

Prova de Títulos

100 pontos

Zero

Classificatória

1

10. DA PROVA ESCRITA

10.1. A Prova Escrita será aplicada no dia 16 de outubro de 2011, na cidade de Pouso Alegre. Em nenhuma hipótese será permitida a realização das provas em outra cidade.

10.2. O local e horário serão definidos a posteriori e divulgados no dia 07 de outubro de 2011.

10.3. A Prova Escrita constará de 1 (uma) questão discursiva elaborada por banca avaliadora com base nos temas propostos no Anexo V. O sorteio do tema será realizado no ato de realização da Prova Escrita. A prova terá o valor de 100 (cem) pontos, com peso 2 (dois).

10.4. A Prova Escrita tem o objetivo de avaliar o conteúdo - conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

10.5. A Prova Escrita deverá ser feita pelo próprio candidato, à mão, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, confeccionada em material transparente, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para a realização das provas. Nesse caso, se houver necessidade, o candidato será acompanhado por um agente da Comissão de Concurso Público devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

10.6. Os temas listados para sorteio da Prova Escrita versarão sobre assuntos específicos de cada disciplina/área, definidos no Anexo V deste Edital.

10.7. O tema selecionado será avaliado de acordo com os critérios a seguir:

10.7.1. Desenvolvimento pertinente e aprofundado do tema sorteado;

10.7.2. Utilização de bibliografia pertinente ao tema proposto;

10.7.3. Emprego da Língua Portuguesa em sua modalidade culta.

10.7.4. No Anexo VI encontra-se o sistema de avaliação com os critérios da Prova Escrita.

10.8. O não desenvolvimento do tema sorteado ou a inexistência de texto, acarretará na eliminação do candidato.

10.9. Para cada área de conhecimento, será constituída banca examinadora composta de (03) três membros, designados por meio de Portaria do Reitor do IFSULDEMINAS.

10.10. Os nomes dos membros da banca examinadora serão divulgados no dia 13 de outubro de 2011, no endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br. A estes caberá a elaboração da questão da Prova Escrita, com base nos temas propostos no Anexo V, a avaliação da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático.

10.11. A pontuação final da Prova Escrita será o resultado da média aritmética da pontuação atribuída pelos três membros da banca examinadora.

10.12. No dia da realização da prova escrita os portões dos prédios onde ocorrerá a avaliação serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Não será permitida a entrada do candidato ao local da prova após às 13h, ficando automaticamente eliminado do Concurso Público.

10.13. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário do início da prova, munido de documento oficial de identificação com foto (original), com o qual se inscreveu, e do comprovante definitivo de inscrição.

10.14. O candidato que chegar após o horário de início da prova não poderá realizá-la e estará automaticamente eliminado do Concurso Público.

10.15. Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de aplicação das provas sem autorização e sem acompanhamento da fiscalização.

10.16. Para assegurar a lisura do processo seletivo, somente será permitida a saída dos candidatos a partir das 14h (horário de Brasília), sendo que os três últimos candidatos só poderão deixar a sala ao mesmo tempo e após assinarem a Ata de realização das provas.

10.17. Durante a realização da prova, não será permitida a consulta a quaisquer objetos a seguir discriminados: livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), aparelhos celulares ou similares, aparelhos de radiotransmissão ou similares, notebook, gravador, salvo definido pela Comissão de Concurso Público e informado por ocasião da divulgação do local de prova no endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br. Recomenda-se, portanto, ao candidato, portar somente o material estritamente necessário à realização da prova.

10.18. Será eliminado do certame o candidato que não atingir o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos da Prova Escrita.

10.19. A identificação do candidato na Prova Escrita será feita por meio de um código de segurança, afixado na folha de resposta do candidato. Será desclassificado o candidato que assinar ou utilizar qualquer outra forma de identificação na folha de resposta.

10.20.O resultado da Prova Escrita será divulgado no dia 25 de outubro de 2011 no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br, conforme consta no cronograma (Anexo IV).

11. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

11.1. Serão convocados para a Prova de Desempenho Didático-Pedagógico, por vaga oferecida em cada disciplina, todos os candidatos classificados na Prova Escrita.

11.2. A Prova de desempenho Didático-Pedagógico terá o valor de 100 (cem) pontos, com peso 3 (três), sendo avaliada e pontuada pela banca examinadora, de acordo com os critérios de avaliação ( Anexo VII).

11.3. O calendário da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico, no qual constará as datas, os horários e o local do sorteio do ponto, bem como as datas, os horários e o local de realização das provas, será divulgado no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br, no dia 31 de outubro de 2011.

11.4.Todos os candidatos deverão comparecer no ato do sorteio do tema e da ordem de apresentação da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico, sob pena de desclassificação do certame.

11.5. O sorteio do ponto para a Prova de Desempenho Didático-Pedagógico e da ordem de apresentação será realizado 24 (vinte e quatro) horas antes do acontecimento da mesma. Caso seja necessário mais de um dia de apresentação da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico, haverá um novo sorteio de tema, respeitando às 24 horas entre o sorteio e as apresentações. Serão realizados quantos sorteios forem necessários.

11.6. A comissão organizadora do concurso sorteará o tema a ser apresentado a partir de uma lista de temas, de acordo com o Anexo V. O tema sorteado para a Prova Escrita não se repetirá na Prova de Desempenho Didático-Pedagógico.

11.7. A Prova de Desempenho Didático-Pedagógico consistirá em uma aula de 45 (quarenta e cinco) minutos, de acordo com os seguintes dispositivos:

a) Preleção sobre tema sorteado em 35 (trinta e cinco) minutos;

b) Arguição de 10 (dez) minutos ao candidato referente ao tema sorteado;

11.8. A Prova de Desempenho Didático-Pedagógico será ministrado pelo candidato perante a Banca Examinadora, que será composta por três professores convidados de outras Instituições da Rede Federal de Ensino.

11.9. Na Prova de Desempenho Didático-Pedagógico o candidato será avaliado em sete itens, a saber:

11.9.1. Plano de Aula;

11.9.2. Introdução;

11.9.3. Conteúdo;

11.9.4. Procedimentos;

11.9.5. Recursos;

11.9.6. Finalização;

11.9.7. Avaliação.

11.10. No Anexo VII encontra-se o sistema de avaliação da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico com seus respectivos critérios.

11.11. A Prova de Desempenho Didático-Pedagógico será gravada em áudio e vídeo para efeito de registro e avaliação.

11.12. Todos os candidatos deverão entregar o plano de aula em 3 (três) vias, à comissão organizadora do concurso, antes do início da primeira apresentação.

11.13. O candidato deverá se apresentar para a Prova de Desempenho Didático-Pedagógico munido de documento oficial de identidade com foto.

11.14. Não será permitida a presença, no recinto da prova, dos demais candidatos e de pessoas não previstas.

11.15. O IFSULDEMINAS disponibilizará aos candidatos quadro branco ou verde, pincel ou giz. Não será permitida a utilização de quaisquer recursos eletrônicos (data show, computador, reprodutor de áudio), retroprojetores ou projetores de slides e outros.

11.16. Os recursos didático-pedagógicos de que o candidato pretenda fazer uso durante a aula, que não se enquadrem no subitem 11.15, deverão ser por ele mesmo providenciados, sob sua responsabilidade.

11.17. A pontuação final da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico será o resultado da média aritmética da pontuação atribuída pelos membros da banca examinadora.

11.18. Será eliminado do Concurso o candidato que não alcançar, no mínimo, 60% (sessenta por cento) do total de pontos na Prova de Desempenho Didático-Pedagógico.

12. DA PROVA DE TÍTULOS

12.1. A prova de títulos, de caráter classificatório, valerá 100,00 (cem) pontos e terá peso 1 (um)

12.2. Os títulos serão entregues pelos candidatos à Comissão Organizadora do concurso, no ato do sorteio do tema de apresentação da Prova Didático-Pedagógico, no local e horários a serem divulgados no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br.

12.3. Receberá nota zero na Prova de Títulos, o candidato que não entregar o título na forma, prazo e local estipulados neste Edital.

12.4. A Comissão Organizadora do concurso fará a avaliação da documentação comprobatória dos títulos.

12.5. Os títulos apresentados serão considerados uma única vez, mesmo que o candidato tenha formação múltipla.

12.6. Caso o candidato ainda não possua diploma, deverá apresentar atestado ou declaração, fotocópia autenticada em cartório ou fotocópia acompanhada do original, de defesa de Mestrado ou Doutorado, em que conste que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC, que o candidato cumpriu todos os requisitos para a outorga do grau e que o diploma encontra-se em fase de confecção e/ou registro. Se no momento da posse a defesa de dissertação/tese tiver ocorrido há mais de um ano, o candidato deverá apresentar o diploma ou nova declaração/atestado.

12.7. A Comissão Organizadora do concurso, em caso de dúvidas, rasuras ou falha de fotocópia autenticada por cartório, solicitará para confronto o seu original, não podendo o candidato se recusar a exibi-lo, sob pena de não ser considerado tal documento na avaliação do título.

12.7.1. Caso ocorra a hipótese prevista no subitem anterior, o candidato terá o prazo de 24 horas para a apresentação do respectivo original.

12.8. Os diplomas e/ou certificados em língua estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Juramentado.

12.9. Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax ou via correio eletrônico.

12.10. Segue o quadro de avaliação de títulos com a quantidade máxima, os valores a serem atribuídos por título específico e de área afim:

 

Especificação

Quantidade Máxima

Pontos por Título área específica

Pontos por Título área afim

01

Certificado de Curso de Doutorado na área específica ou em área afim, obtido em Curso credenciado pela CAPES.

01 Certificado

60 pontos

30 pontos

02

Certificado de Curso de Mestrado na área específica ou em área afim, obtido em Curso credenciado pela CAPES.

01 Certificado

40 pontos

20 pontos

03

Certificado e histórico de Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu", em área específica ou em área afim, obtido em Curso que atenda às prescrições da Resolução nº. 01/2007 do Conselho Nacional de Educação, ou, quando estrangeiro, devidamente revalidado

01 Certificado

20 pontos

10 pontos

04Licenciatura20 pontos
05Experiência comprovada, adquirida no magistério (docência) - para cada seis meses de atuação.2 pontosMáximo de 20 pontos

12.11. Caso o candidato possua mais de um dos títulos descritos no quadro do item 12.10, será considerado apenas o título de maior pontuação. A Licenciatura e a experiência comprovada deverão ser somadas ao título de maior pontuação.

12.12. A titulação em área específica, como descrito no quadro 12.10, é definida pela necessidade da disciplina/área e será identificada no Quadro de Vagas (Anexo I) deste edital.

12.13. Para a Prova de Títulos será necessária a comprovação da titulação informada na inscrição por meio de comprovante de experiência docente de no mínimo 6 (seis) meses de atuação no ensino médio, técnico ou superior, discriminando as horas efetivas na docência, nas seguintes situações:

a) para exercício de atividade em empresa/instituição privada:

cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo a página de identificação do trabalhador e a página que conste o registro do empregador que informe o período (com início e fim, se for o caso), acrescida de declaração do empregador constando a carga horária de efetivo exercício na docência.

b) para exercício de atividade/instituição pública:

declaração/certidão de tempo de serviço que informe o período (com início e fim, se for o caso), constando a carga horária de efetivo exercício na docência.

c) para exercício de atividade/serviço prestado como autônomo:

contrato de prestação de serviços ou recibo de pagamento autônomo (RPA), acrescido de declaração do contratante que informe o período (com início e fim, se for o caso) constando a carga horária total de efetivo exercício na docência

12.14. Caso haja dúvidas quanto à veracidade ou informações insuficientes de título apresentado, a Comissão de análise o desconsiderará.

12.15.Não será aceito comprovante de monitoria e tutoria

13. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

13.1. O total dos pontos obtidos pelos candidatos será dado pela soma dos pontos das três provas, considerando os seguintes pesos:

a) Prova Escrita: peso 02 (dois);

b) Prova de Desempenho Didático: peso 03 (três);

c) Prova de Títulos: peso 01 (um).

13.2. O Total de pontos do candidato será obtido através da seguinte fórmula:

TP= (PE*2)+(PDD*3)+PT

Legenda: TP = Total de Pontos; PE = Prova Escrita; PDD = Prova de Desempenho Didático; PT = Prova de Títulos; + indica Soma; * indica multiplicação

13.3. A classificação final do concurso será feita na ordem decrescente do total dos pontos obtidos pelos candidatos, observados os pontos mínimos exigidos para habilitação e demais normas previstas e constantes deste Edital.

13.4. No caso de igualdade entre os candidatos no total de pontos para fins de classificação final, o desempate será feito sucessivamente, ao candidato que:

1º) Tiver maior idade conforme art. 27, parágrafo único, da Lei nº. 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), publicada no DOU de 03 de outubro de 2003, e em caso de igualdade no total de pontos, o primeiro critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada, sendo que os demais critérios seguirão a ordem estabelecida no subitem 13.4 deste Edital;

2º) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

3º) Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

4º) Possuir o Título de maior número de pontos da Prova de Títulos;

5°) Ter participado como jurado (Art. 440 do Código de Processo Penal).

13.5. A classificação final do Concurso será publicada no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br e apresentará apenas os candidatos aprovados por cargo, em ordem decrescente de pontos.

13.6. O resultado final do Concurso Público, com relação dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, será homologado pelo Reitor da Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br, observado o disposto no Art. 16 do Decreto nº. 6.944/2009.

14. DOS RECURSOS

14.1. Facultar-se-á ao candidato dirigir-se à Comissão de Concurso, no prazo de 48 horas a contar da publicação dos resultados, das 8h às 12h e de 14h às 18h (exceto sábados, domingos e feriados), mediante requerimento devidamente fundamentado e protocolado na Pró-Reitoria de Ensino, apresentando recurso contra quaisquer dos resultados do presente certame (Inscrição de pessoas com deficiência, Prova Escrita, Resultados da Prova Escrita, Resultados da Prova de Desempenho Didático-Pedagógico e Prova de Títulos).

14.1.1. Será aceito apenas um único recurso para cada situação, observando-se o prazo para tal, devendo este conter toda argumentação que o candidato pretende apresentar.

14.2. Serão indeferidos, sumariamente, todos os recursos interpostos fora do prazo estabelecido e dos moldes expressos no subitem anterior.

14.3. Os recursos, uma vez analisados pela Comissão de Concurso e/ou respectivos membros das bancas avaliadoras, receberão decisão terminativa e serão divulgados nas datas estipuladas no Anexo IV deste Edital, constituindo-se em única e última instância.

14.4. Havendo alteração de resultado proveniente de deferimento de qualquer recurso, haverá nova e definitiva publicação dos resultados no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br

14.5. Contra o resultado final do Concurso Público não caberá recurso.

15. DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

15.1. O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, conforme artigo 12 da Lei nº. 8.112/90 e inciso III, artigo 37 da CF/88.

16. DA NOMEAÇÃO

16.1. A nomeação do candidato aprovado far-se-á com observância da ordem classificatória publicada no Diário Oficial da União, de acordo com a conveniência e necessidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

16.2. Após a nomeação, o candidato deverá realizar todos os exames médicos pré admissionais, devendo apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão as suas expensas. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião dos exames médicos pré admissionais, não poderá ser admitido e a sua nomeação será tornada sem efeito.

16.3. O candidato nomeado será convocado para posse, que deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias corridos, contados da publicação do ato de sua nomeação.

16.4. Na data da nomeação o candidato deverá possuir a escolaridade e requisitos exigidos no Anexo I deste Edital para a respectiva vaga para a qual está concorrendo, sob pena de, em não a possuindo, ser tornada sem efeito a nomeação.

17. DA POSSE

17.1. A posse do candidato no cargo está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

17.1.1. O candidato aprovado no Concurso somente poderá tomar posse após exame médico pré admissional a ser determinado pelo IFSULDEMINAS, no qual for julgado apto física e mentalmente, bem como mediante a apresentação de toda a documentação comprobatória do cumprimento dos requisitos previstos neste Edital.

17.1.2. A posse ocorrerá no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data da publicação do ato de nomeação.

17.1.3. Será tornado sem efeito o ato de nomeação se a posse não ocorrer no prazo estabelecido no subitem 17.1.2, bem como se o candidato não atender aos requisitos deste Edital.

17.1.4. Os documentos comprobatórios das condições exigidas deverão ser entregues até a data da posse, em fotocópias acompanhadas dos originais.

17.2. A posse tornar-se-á sem efeito se o candidato tiver sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com cargo público federal, conforme previsto no artigo 137 e parágrafo único da Lei nº. 8.112/90, inclusive penalidades aplicadas por qualquer órgão público de outras esferas de governo.

17.3. O candidato aprovado somente poderá tomar posse se declarar o não recebimento de proventos de aposentadoria ou cargo em atividade que caracterizem acumulação ilícita de cargos na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal, devendo declarar também os cargos que porventura exerça e entende poder acumular de forma lícita.

18. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

18.1. O Edital será publicado no Diário Oficial da União, exceto os anexos, e o edital completo estará disponível no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br.

18.2. A falsidade de afirmativas e/ou de documentos, ainda que verificada posteriormente à realização do Concurso, implicará na eliminação sumária do candidato. Serão declarados nulos de pleno direito a inscrição e todos os atos posteriores dela decorrentes, sem prejuízos de eventuais sanções de caráter judicial.

18.3. Será eliminado do Concurso o candidato que durante a realização da prova:

a) for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica e etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.

b) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução da prova, utilizando-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não foram expressamente permitidos;

c) comunicar-se com outro candidato;

d) recusar-se a entregar o material de prova ao término do tempo destinado para a sua realização;

e) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação da prova, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, portando material de prova.

h) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

i) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do certame.

18.4. Será eliminado do concurso o candidato que faltar a qualquer uma das provas eliminatórias.

18.5. A classificação no Concurso Público não assegurará ao candidato o direito de ingresso no cargo, mas apenas a expectativa de ser nomeado, segundo a ordem de classificação. A concretização desse ato ficará condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse, ao juízo e à conveniência da Administração.

18.6. O candidato aprovado será convocado, seguindo a ordem classificatória, obrigando-se a declarar, por escrito, se aceita ou não a sua nomeação para o cargo, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir da ciência. O não pronunciamento do interessado dentro do prazo estabelecido permitirá ao IFSULDEMINAS considerá-lo desistente do Concurso Público e convocar o próximo candidato na lista de classificação.

18.7. No caso de mudança de residência, deverá o candidato comunicar o novo endereço à Diretoria de Gestão de Pessoas do IFSULDEMINAS, sob pena de convocação do próximo candidato, obedecendo-se a ordem de classificação para o cargo.

18.8. O candidato aprovado no Concurso, convocado, que não aceitar a sua nomeação para assumir o cargo para o qual concorreu ficará automaticamente excluído do Concurso, uma vez que não haverá, em hipótese alguma, final de relação.

18.9. Ao tomar posse, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo, ficará sujeito ao estágio probatório por período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.

18.10. O servidor nomeado, após entrar em exercício, que não for detentor de Licenciatura Plena será incluído no Programa Especial de Formação Pedagógica, quando ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, conforme determina a Legislação.

18.11. O servidor deverá permanecer no Campus no qual entrou em efetivo exercício por um período mínimo de 05 (cinco) anos, sendo impedido de participar de qualquer edital de remoção ou redistribuição, salvo no caso de interesse da Instituição.

18.12. O professor nomeado ministrará aulas relacionadas às disciplinas da área de conhecimento para o qual prestou concurso no próprio Campus em que concorreu a vaga ou correlatas a sua área de formação, de acordo com as necessidades da Instituição, podendo, ainda, ser designado para ministrar disciplinas de qualquer curso vinculado ao mesmo Campus.

18.13. Não será fornecido ao candidato nenhum documento comprobatório de habilitação e classificação no Concurso Público, valendo, para esse fim, a homologação do resultado do Concurso publicada no Diário Oficial da União.

18.14. A critério da Administração, após o preenchimento das vagas de que trata este Edital, poderão ser liberados candidatos aprovados para provimento em quaisquer dos campi do IFSULDEMINAS ou qualquer unidade da Rede Federal de Ensino.

18.15. Os candidatos aprovados, até que venham a ser efetivados nos cargos para os quais foram aprovados, podem vir a ser convidados, a prestar serviço como professor substituto ou temporário, nos termos da Lei nº. 8.745/93 e suas alterações (item 1.5, TC-001.814/2011-7, Acórdão n°.1.424/2011-2ª Câmara), sem que isso implique prejuízo às suas posições na ordem de classificação.

18.16. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Concurso.

Sérgio Pedini
Reitor

ANEXO I: QUADRO DE VAGAS

ÁREA

HABILITAÇÃO MÍNIMA NECESSÁRIA

Campus Inconfidentes

Campus Machado

Campus Muzambinho

Campus Passos

Campus Poços de Caldas

Campus Pouso Alegre

C/H

Administração

Graduação em Administração ou Tecnologia em Administração ou Graduação em Economia ou Ciências Contábeis.

-

1

1

1

1

-

40h

Alimentos

Graduação em Engenharia de Alimentos ou Engenharia Agronômica ou Zootecnia ou habilitação legal equivalente em Tecnologia em Alimentos.

-

1

-

-

-

-

40h

Agricultura

Licenciatura em Ciências Agrícolas ou habilitação legal equivalente em Graduação em Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola.

-

-

-

-

-

1

40h

Agrimensura

Graduação em Engenharia Cartográfica ou Engenharia de Agrimensura.

1

-

-

-

-

-

40h

Arquitetura e Organização de Computadores

Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.

-

-

1

-

-

-

40h

Ciências Biológicas - I

Licenciatura em Ciências Biológicas.

1

-

-

-

-

-

40h

Ciências Biológicas - II

Licenciatura em Ciências Biológicas.

1

-

-

-

-

-

40h

Ciências Sociais

Licenciatura em História ou Geografia ou Ciências Sociais.

-

-

1

-

-

-

40h

Comunicação Visual, Design gráfico

Graduação em Comunicação Social, Jornalismo, Tecnologia em Design gráfico, Tecnologia em Produção multimídia, Produção audiovisual, Comunicação visual.

-

-

-

3

-

-

40h

Desenvolvimento de Sistemas Locais e Web

Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.

-

-

-

-

1

-

40h

Design de Moda

Graduação em Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Design de Moda, Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo, ou Curso Superior de Tecnologia em Moda.

-

-

-

2

-

-

40h

EdificaçõesLicenciatura em Construção Civil ou habilitação legal equivalente em Graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura.-----140h
Eletrotécnica IndustrialGraduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação ou habilitação legal equivalente em Tecnologia em Automação Industrial ou Eletrotécnica Industrial ou Sistemas Elétricos.----1-40h
Enfermagem - IGraduação em Enfermagem.--1---20h
Enfermagem - IIGraduação em Enfermagem. --1---20h
Enfermagem - IIIGraduação em Enfermagem.---2--40h
Engenharia Ambiental, saneamento e controle da poluição Graduação em Engenharia Ambiental ou Gestão Ambiental ou Habilitação legal equivalente em Tecnologia em Gestão Ambiental.----1-40h
Engenharia CivilLicenciatura em Construção Civil ou habilitação legal equivalente em Graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura.--1---20h
Engenharia Civil ou ArquiteturaLicenciatura em Construção Civil ou habilitação legal equivalente em Graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura.--1---20h
Engenharia de Proteção de Sistemas ElétricosGraduação em Engenharia Elétrica ou Eletrônica ou Engenharia de Controle e Automação ou habilitação legal equivalente em Tecnologia em Automação Industrial.----1-40h
FísicaLicenciatura em Física.--2---40h
GeografiaLicenciatura em Geografia.----1-40h
Informática*Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.1----440h
Instrumentação e Controle de ProcessosGraduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação ou Curso Superior de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial ou Sistemas Elétricos ou áreas correlatas.----1-40h
Inteligência Artificial e Teoria da ComputaçãoGraduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.--1---40h
Irrigação e DrenagemGraduação em Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola ou habilitação legal equivalente em Ciências Agrárias.--1---40h
Língua PortuguesaLicenciatura em Letras --1-1-40h
MatemáticaLicenciatura em Matemática ou habilitação legal equivalente em bacharelado em Matemática----1-40h
Meio AmbienteLicenciatura em Ciências Biológicas ou Graduação em Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal ou Engenharia Agronômica ou Habilitação legal equivalente em Tecnologia em Gestão Ambiental.11----40h
Montagem e manutenção de microGraduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.---1--40h
Programação e Banco de DadosGraduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.---1--40h
Programação Móvel e WebGraduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.--1---40h
QuímicaLicenciatura em Química.2-----40h
Química Industrial e Processos de ProduçãoLicenciatura em Química, ou Bacharelado em Química ou Graduação em Engenharia Química.-----240h
Redes de ComputadoresGraduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.--1---40h
Sistemas Distribuídos e Programação ParalelaGraduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.--1---40h
Sistemas Operacionais e Redes de Computadores.Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.----2-40h
SociologiaLicenciatura em Sociologia, História ou Filosofia.--1---40h
Tecnologia da Confecção (Modelagem, corte e costura)Graduação em Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Design de Moda, Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo, ou Curso Superior de Tecnologia em Moda.---2--40h
VeterináriaGraduação em Medicina Veterinária.--1---40h
Web design, computação gráficaGraduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.---1--40h
Web design, computação gráfica IIGraduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação ou Curso de Tecnologia no eixo temático Informação e Comunicação conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 2010.-1----40h

* Das 5 (cinco) vagas destinadas ao cargo de Informática, 1 (uma) vaga será destinada aos candidatos com deficiência de acordo com a Lei nº. 8.112/90 - artigo 5º.

ANEXO II

REQUERIMENTO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO
(para uso dos candidatos que necessitam de atendimento diferenciado)

Eu ____________________________________________ RG nº. :______________________________ , CPF nº.: _________________________________ candidato(a) inscrito sob nº. _______________ , residente:_________________________________________________________________ nº. ______ , Bairro: _________________ , Município: _____________________ UF: ___________ Telefone Fixo: ( )___________________________ Celular: ( ) _____________________ , requer a V.Sa. condições especiais(*) para realização da prova escrita do Concurso Público, com base nos subitens 4.7 e 6.10, para provimento de Cargo Efetivo de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSULDEMINAS) do Edital nº 03, de 08 de setembro de 2011.

Portador de Necessidade Especial (Tipo):

___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________

Necessito dos seguintes recursos:

___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________

Nestes Termos, Pede Deferimento.

Pouso Alegre/MG,__________ /______ /

________________________________________
Assinatura do Candidato

(*) Anexar documento apresentando as condições diferenciadas de que necessita para a realização da prova e/ou justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência. No caso de candidatas lactantes, desconsiderar esta exigência.

ANEXO III

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Eu, _______________________________________________________, RG nº _______________________ CPF nº ______________________, residente a Rua: _____________________________________________ nº __________ Complemento __________________________________________ CEP ________________ Município:_______________________________ UF _________ Tel. Fixo ( ) _______________________ Tel. Cel. ( ) __________________, venho requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição do Concurso Público (Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Edital nº. 003, de 06 de setembro de 2011), no valor de R$ 100,00 (cem reais), visto que não tenho condições para arcar com tal valor, conforme documentos anexos.

Informo que a composição de minha renda familiar corresponde ao discriminado no quadro abaixo: - Renda familiar (Soma das rendas auferidas pelos membros da família residentes sob o mesmo teto, segundo art. 4º, inciso IV, do Decreto nº. 6.135, de 26/06/2007, publicado no DOU de 27 subsequente).

Nº. NIS

NOME COMPLETO DOS MEMBROS DA FAMÍLIA*

GRAU DE PARENTESCO **

DATA DE NASCIMENTO

RENDA MENSAL (R$)

CPF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Informe, inclusive, os membros que não possuem renda.

** Grau de parentesco em relação ao requerente.

Estou ciente de que poderei ser responsabilizado criminalmente, caso as informações aqui prestadas não correspondam à verdade.

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

Pouso Alegre/MG,_______ de ____________ de __________.

__________________________________
Assinatura do Candidato

PARA USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO DO CONCURSO

Pouso Alegre, ____/____/______ ( ) Indeferido ( ) Deferido

__________________________________
Assinatura Comissão Concurso

ANEXO IV: CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Período de Inscrições

12 de setembro de 2011 até às 23:59h do dia 07 de outubro de 2011.

Pagamento da GRU

08 de outubro de 2011.

Divulgação do local e horário para a realização da Prova Escrita

07 de outubro de 2011

Publicação das Bancas Avaliadoras no endereço eletrônico e Emissão do comprovante definitivo de inscrição

13 de outubro de 2011.

Prova Escrita

16 de outubro de 2011.

Período de Recursos em relação à Prova Escrita

Até dia 18 de outubro de 2011.

Resultado da Prova Escrita

25 de outubro de 2011.

Período de Recursos em relação aos resultados Prova Escrita

Até dia 27 de outubro de 2011.

Divulgação das datas e horários dos sorteios dos temas para a Avaliação de Desempenho Didático-Pedagógico

31 de outubro de 2011.

Avaliação de Desempenho Didático-Pedagógico

De 07 a 12 de novembro de 2011.

Resultados da Avaliação Didático-Pedagógico

18 de novembro de 2011.

Resultado da Prova de Títulos

18 de novembro de 2011.

Período de Recursos em relação ao Resultado da Avaliação Didático-Pedagógico e Prova de Títulos

Até 22 de novembro de 2011.

Resultado final após análise dos recursos

25 de novembro de 2011

ANEXO V: QUADRO DE TEMAS PARA A PROVA ESCRITA E AVALIAÇÃO DIDÁTICA

Área

Temas para a Prova Dissertativa e Avaliação Didática

Administração

1- Marketing; 2- Empreendedorismo; 3- Plano de negócios; 4- Administração de recursos humanos; 5- Macro e micro economia; 6- Logística; 7- Administração de produção; 8- Administração financeira e propriedade intelectual; 9- Gestão de projetos.

Alimentos

1- Processamento de leite e derivados; 2- Processamento de carne e derivados; 3- Processamento de pescado e derivados; 4- Microbiologia de alimentos; 5- Princípios da tecnologia de alimentos; 6- Embalagem para alimentos; 7- Controle de qualidade na indústria de alimentos 8- Higiene na indústria de alimentos; 9- Inspeção de leite e derivados; 10- Inspeção de carne e derivados.

Agricultura

1- Solos; 2- Agroecologia; 3- Mecanização; 4- Olericultura; 5- Defesa Fitossanitária; 6- Culturas Anuais; 7-Topografia; 8- Conservação do solos.

Agrimensura

1- Sensoriamento Remoto; 2- Sistema de Informação Geográfica; 3- Fotogrametria; 4- Cartografia (Geral, Digital e temática); 5- Ajustamento de Observações

Arquitetura e Organização de Computadores

1- Memórias digitais: tecnologias, organização, hierarquia, paginação; 2- Processadores digitais: caminho de dados e controle, implementações monociclo, multiciclo e pipeline; microprogramação; 3- Dispositivos de entrada e saída digital: comunicação, armazenamento, novos barramentos; 4- Arquiteturas avançadas de computadores: técnicas de paralelismo em nível de instrução, multiprocessadores e paralelismo a nível de thread, arquiteturas superescalares; 5- Arquiteturas reconfiguráveis: FPGA, CPLD, linguagens de descrição de hardware.

Ciências Biológicas - I

1- Morfologia Vegetal; 2- Anatomia e Histologia Vegetal; 3- Fisiologia Vegetal; 4- Sistemática Vegetal; 5- Análise, Conservação e Manejo dos Recursos Naturais; 6- Dendrologia; 7- Ecologia de Populações; 8- Ecologia de Comunidades Vegetais; 9- Filogenia e Ecologia; 10-Biologia Reprodutiva das Plantas.

Ciências Biológicas - II

1- Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia; 2- Educação Ambiental; 3- Introdução à Educação em Ciências e Biologia; 4- Experimentação no Ensino de Ciências e Biologia; 5- Fundamentos Epistemológicos que embasam o Ensino e as Pesquisas em Ensino de Ciências; 6- Teorias de Aprendizagem e Desdobramentos para a Área de Ensino de Ciências; 7- Formação de Professores de Ciências e Biologia; 8- Multiculturalismo no Ensino de Ciências; 9- Ensino de Ciências Mediado por Tecnologias; 10- História e Filosofia da Ciência e Biologia.

Ciências Sociais

1- Revolução Francesa; 2- Revolução Industrial; 3- Imperialismo do séc XIX; 4- I e II Guerra Mundial; 5- Nazifacismo; 6- Guerra Fria; 7- Nova Ordem Mundial; 8- Cartografia; 9- Demografia do séc. XX; 10- Urbanização.

Comunicação Visual, Design gráfico

1- Imagem Corporativa; 2- Programador visual Gráfico; 3- Designer de Telas; 4- Designer de interação; 5- Website Institucional; 6- Comunicação visual de produtos Cross-Media; 7- Interface Gráfica do site de E-Bisness; 8- Animação digital; 9- Novas mídias audiovisuais e gráficas; 10- Comunicação de Massa e Empresarial.

Desenvolvimento de Sistemas Locais e Web

1- Levantamento de Requisitos. Analise Orientado a Objeto; 2- Introdução ao HTML 5; 4- SQL/MySQL 5.0; 6- Prós e contras da Utilização de Software Livre em empresas Públicas. 7- Introdução ao Desenvolvimento utilizando PHP 5.0; 8- Introdução ao Desenvolvimento utilizando Java; 9- Comparativo entre Banco de Dados Privados e Livres; 10- Desenvolvimento Web através da Utilização de um Frameworks.

Design de Moda

1- Conceito de forma; 2- Representação gráfica de peças do vestuário; 3- Técnicas de desenho técnico e artístico; 4- Marketing de moda; 5- Planejamento e desenvolvimento de produto; 6- Pesquisa mercadológica; 7- Técnicas de Ilustração de Moda Digital; 8- História da moda - do século XVI ao XX.

Edificações

1- Informática aplicada (desenho assistido por computador - CAD; 2- Desenho arquitetônico; 3- Topografia básica; 4- Desenho Técnico; 5- Técnicas de Construção Civil; 6- Materiais de Construção Civil; 7- Mecânica dos Solos e Fundações; 8- Planejamento e Orçamento.

Eletrotécnica Industrial

1- Princípios de Conversão Eletromecânica de Energia; 2- Motores e Geradores de Corrente Contínua; 3- Motores e Geradores Síncronos; 4- Motores e Geradores Assíncronos. Análise de circuitos CC e AC; 5- Método de Correntes de Malhas e Análise Nodal.

Enfermagem - I

1- Programas de Saúde pública do Ministério da Saúde; 2- Semiologia e Semiotécnica; 3- Biossegurança nas ações de enfermagem; 4- Código de Ética de enfermagem; 5- Tratamento clínico e cirúrgico; 6 - Primeiros Socorros; 7- Doenças Infecciosas e Parasitárias, 8-Aleitamento Materno; 9- Feridas.

Enfermagem - II

1- Legislação trabalhista; 2- Segurança e Higiene do Trabalho; 3- Fisiologia do trabalho; 4- Doenças Ocupacionais; 5- Ações de enfermagem na Saúde do Trabalhador; 6- Programa de Saúde do Trabalhador; 7- Código de Ética de enfermagem.

Enfermagem - III

1- Sistematização da assistência de enfermagem; 2- Humanização da assistência de enfermagem; 3- Enfermagem baseada em evidências; 4- Controle e prevenção de infecções hospitalares; 5- Assistência de enfermagem ao paciente em estado grave; 6- Assistência de enfermagem ao paciente em parada cardiorrespiratória.

Engenharia Ambiental, saneamento e controle da poluição1- Impactos ambientais: Quais são e classificações; 2- Prevenção da poluição, 3- Energia e meio ambiente; 4- Urbanização; 5- Industrialização, ambiente e saúde; 6- Ciclo PDCA; 7- Gerenciamento Ambiental - ISO14001; 8- Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional - OHSAS 18001; 9- Sistema Gestão Ambiental - SGA; 10- Legislação. Avaliação do Processo produtivo e racionalização do uso da água.
Engenharia Civil1- Resistência de materiais e estruturas simples; 2- Materiais de construção; 3- Instalações elétricas e hidráulico-sanitárias; 4- Planejamento e projetos de construções rurais (Instalações zootecnias, instalações para beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas; 5- Orçamento; 6- Energia e eletrificação rural.
Engenharia Civil ou Arquitetura1- Memórias digitais: tecnologias, organização, hierarquia, paginação; 2- Processadores digitais: caminho de dados e controle, implementações monociclo, multiciclo e pipeline; microprogramação.; 3- Dispositivos de entrada e saída digital: comunicação, armazenamento, novos barramentos; 4- Arquiteturas avançadas de computadores: técnicas de paralelismo em nível de instrução, multiprocessadores e paralelismo a nível de thread, arquiteturas superescalares; 5- Arquiteturas reconfiguráveis: FPGA, CPLD, linguagens de descrição de hardware.
Engenharia de Proteção de Sistemas Elétricos1- Análise de circuitos CC e AC: Método de Correntes de Malhas e Analise Nodal; 2- Acionamentos Elétricos: Acionamento de Motores e Equipamentos elétricos; 3- Distribuição de Energia: Análise de redes de distribuição: componentes simétricas e cálculo de curto circuito; 4- Geração, transmissão e distribuição de energia: parâmetro da linha do projeto de distribuição; 5- Geração de energia elétrica - o cenário brasileiro: Energia hidrelétrica; 6- Geração Termoelétrica - Não Renovável e Renovável; 7- Energia eólica; 8- Energia solar: Sistema fotovoltaico autônomo; 9- Qualidade de energia: Correção de Fator de potência; 10- Filtros passivos para harmônicos. Harmônicos e influência de harmônicos no sistema elétrico.
Física1- Mecânica: Leis de Newton e suas aplicações; 2- Hidrostática. 3- Óptica: Reflexão da luz e espelhos planos e esféricos; 4- Termodinâmica: Termometria, dilatação, leis da termodinâmica e as máquinas térmicas. 5- Eletromagnetismo: Eletrostática (Lei de Coulomb, campo elétrico); 6- Eletrodinâmica (corrente elétrica, associação de resistores, potência e energia); 7- corrente elétrica, campo magnético e corrente elétrica; 8- força magnética e indução eletromagnética.
Geografia1- Pedologia e Pedogêneses; 2- Características físicas e químicas do solo; 3- Erosão; 4- Tipos e formação de Relevo; 5- Climatologia. Hidrologia e Bacias Hidrográficas; 6- Geoprocessamento; 7- Sensoriamento remoto; 8- Análises espaciais; 9- Geomorfologia ambiental.
Informática*1- Lógica de Programação Estruturada; 2- Redes de Computadores; 3- Arquitetura de Computadores; 4- Segurança da Informação 5- Engenharia de Software; 6- SQL-Linguagem de Consulta Estruturada; 7- PHP; 8- Java / Javascript; 9- Estrutura de Dados; 10- Softwares de Edição Multimídia.
Instrumentação e Controle de Processos1- Automação Industrial; 2- Modelos de Redes Industriais: Introdução ao Processo Industrial; 3- Descrição do Processo; 4-Barramento de Campo; 5- Infraestrutura; 6-Controladores Lógicos Programáveis; 7- Fundamentos de Linguagem de Programação Ladder e C++; 8- Sistemas Microcontrolados e Robótica; 9 - Análise de circuitos CC e AC: Método de Correntes de Malhas e Análise Nodal; 10- Circuitos Magnéticos e Transformadores.
Inteligência Artificial e Teoria da Computação1- Redes Neurais; 2- Lógica Fuzzy; 3- Aprendizado de Máquina; 4- Estudo de problemas de decisão; 5- Máquina de Turing.
Irrigação e Drenagem1-Fundamentos de hidráulica agrícola; 2- Princípios básicos de hidrostática e hidrodinâmica. Captação de água para irrigação; 3- Condução de água para a irrigação e a drenagem. Hidrometria; 4- Máquinas hidráulicas; 5- Estudo da qualidade da água para irrigação; 6- Sistemas de irrigação por aspersão: conceitos, tipos de sistema, dimensionamentos, práticas investigativas e projetos; 7- Sistemas de irrigação localizada: conceitos, tipos de sistema, dimensionamentos, práticas investigativas e projetos; 8- Sistemas de irrigação por superfície: conceitos, tipos de sistema e dimensionamentos; 9- Drenagem de terras agrícolas: conceitos, dimensionamentos, práticas investigativas e projetos.
Língua Portuguesa1- Gênero discursivo: definição da funcionalidade; 2- Gênero discursivo: resumo e resenha; 3- Letramento e discurso; 4- Sistema fonológico do português; 5- Polissemia e ambiguidade na produção textual; 6- Fatores constituintes da textualidade; 7- Adequação linguística aos diferentes contextos de uso; 8- A interface entre sintaxe e discurso; 9- A morfossintaxe na produção textual. 10- Linguagem: dialogismo e construção de sentido textual.
Matemática1- Funções de 1º e 2º graus - crescimento e decrescimento, máximo e mínimo; 2- Progressões aritméticas e geométricas - soma de termos de uma sequência; 3- Sistemas de equações lineares - resolução de sistemas lineares de ordem 3x3 e superiores; 4- Análise combinatória - Triângulo de Pascal e Binômio de Newton; 5- Probabilidade - probabilidade de intersecção de eventos; 6- Medidas de tendência central e de dispersão - média, moda e mediana (aplicações); 7- Representação Gráfica - tipos de representação gráfica; 8- Regra de três - aplicações; 9- Números Proporcionais - proporção inversa; 10- Porcentagem - cálculo de porcentagem e aplicações.
Meio Ambiente1- Sistema de Gestão Ambiental; 2- Sistema de Análise de Risco Ambiental; 3- Poluição e contaminação de ecossistemas; 4- Gestão de recursos hídricos; 5- Energia e meio ambiente; 6- Tratamento de efluentes; 7- Legislação ambiental brasileira; 8- Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos; 9- Avaliação de impactos e licenciamento ambiental; 10- Biologia da conservação.
Montagem e manutenção de micro1- Geração de Microcomputadores; 2- Funcionamento interno dos computadores (CPU e Memórias); 3- Unidades de Disco Rígido; 4- Componentes Básicos de um computador; 5- Arquitetura de Computadores; 6- Particionamento, formatação, setup e drivers; 7- Placa-mãe e barramentos: componentes básicos, barramentos e interfaces; 8- Montagem e manutenção de computadores: componentes: placa mãe, cabo e conectores, processadores, barramentos e memórias
Programação e Banco de dados1- Projeto de Bancos de Dados e Modelagem ER; 2- Banco de Dados: Visão geral e arquitetura dos SGBDs; 3- SQL e Álgebra Relacional; 4- Transformação ER-Relacional e Modelo Relacional; 5- Características do paradigma orientado a objetos e do paradigma estruturado; 6-Paradigma orientado a objetos: classes, métodos, objetos, herança e polimorfismo; 7- Estruturas de dados: listas, pilhas e filas; 8- Fundamentos de lógica de programação.
Programação Móvel e Web1 - PHP com Ájax; 2 - JSP e Servlets; 3 - Phython; 4 - Programação Móvel com Java; 5 - J2ee.
Química1- Átomos; 2- Tabela Periódica e Propriedades; 3- Reações Químicas; 4- Movimento Molecular e Modelo Cinético; 5- Ácidos e Bases; 6- Representação Diagramática de Dados Potenciais (Latimer e Frost); 7- Bases teóricas de Análise Qualitativa; 8- Métodos Eletroanalíticos; 9- Propriedades do Carbono; 10- Ligações Químicas e Estrutura e função das principais classes de moléculas de interesse bioquímico: carboidratos,Lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.
Química Industrial e Processos de Produção**1- Átomos; 2- Tabela Periódica e Propriedades; 3- Reações Químicas; 4- Movimento Molecular e Modelo Cinético; 5- Ácidos e Bases; 6- Representação Diagramática de Dados Potenciais (Latimer e Frost); 7- Bases teóricas de Análise Qualitativa; 8- Métodos Eletroanalíticos; 9- Propriedades do Carbono; 10- Ligações Químicas e Estrutura e função das principais classes de moléculas de interesse bioquímico: carboidratos,Lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.
Redes de Computadores1- Redes Locais sem Fio; 2- Subendereçamento e roteamento de redes; 3- Arquitetura em Camadas OSI e TCP/IP; 4- Camada Física e Cabeamento Estruturado; 5- Camada de Aplicação e Servidores.
Sistemas Distribuídos e Programação Paralela1- Problemas em Computação Distribuída: Coordenação e Sincronização de Processos, Exclusão Mútua, Difusão de Mensagens; 2- Compartilhamento de Informação: Controle de Concorrência, Transações Distribuídas; 3- Comunicação entre Processos; 4- Sistemas Operacionais Distribuídos; 5 - Princípios de Programação Paralela: Controle de Tarefas, Comunicação e Sincronização.
Sistemas Operacionais e Redes de Computadores.1- Gerenciamento de Processos Utilizando o Sistema Operacional GNU/Linux; 2- Gerenciamento de Processos Utilizando o Sistema Operacional Windows; 3- Comparativo entre Clusters e Grid; 4- Comparativo entre os processadores AMD e Intel; 5- Camadas do Protocolo OSI e TCP/IP; 6- Camadas do Protocolo Híbrido; 7- Segmentação de Redes de Computadores através do uso do Protocolo IP; 8- Impacto de Programas P2P em redes de Computadores; 9- Pipeline; 10- Gerenciamento Memória.
Sociologia1- Émile Durkheim e o positivismo; 2- Max Weber e a sociologia interpretativa. 3- Karl Marx e a sociologia materialista e suas repercussões. 4- Jügen Habermas: "A Teoria da Ação Comunicativa", sua teoria social. 5- Pierre Boudieu e a Sociologia; 6- Wright Mills: "A sociedade de Massas"; 7- T. Adorno: "A indústria Cultural". 8- Antropologia Social; 9- B. Malinowski e o Funcionalismo; 10- Levi Strauss e o Estruturalismo.
Tecnologia da Confecção (Modelagem, corte e costura)1- Fibras têxteis e beneficiamento têxteis; 2- Malharia e tecelagem; 3- Tipos de máquinas de corte e costura e seus principais componentes; 4- Lay-out; 5- Técnicas de Modelagem; 6- Confecção de protótipo; 7- Planejamento e elaboração do risco e corte; 8- Sistemas informatizados de risco e corte; 9- Processos de costura - roteiro e operacionalização; 10- Sistemas de Planejamento e Controle da Produção.
Veterinária1- Distúrbios circulatórios; 2- Imunopatologia; 3- Sistema nervoso; 4- Sistema respiratório; 5- Sistema digestório; 6- Sistema endócrino; 7- Acompanhamento de animais hospitalizados; 8- Exame clínico. 9- Prognóstico e aplicação das técnicas terapêuticas adequadas. 10- Aspectos da farmocinética, farmodinâmica e farmacognosia dos diversos produtos utilizados em farmacologia veterinária.
Web design, computação gráfica1- Arquitetura de aplicação - Fluxo de processamento associado com uma aplicação web e as funcionalidades requeridas para efetuar tal processamento; 2- Desenvolvimento WEB com banco de dados e linguagem PHP; 3- Ferramentas para edição de imagens e vídeo; 4- Projeto de interfaces e multimídia; 5- Realidade virtual; 6- Animação Assistida e Modelada por computador; 7- Representação de objetos; 8- Desenvolvimento de páginas WEB.
Web design, computação gráfica - II1- Lógica de Programação Estruturada; 2-UML-Linguagem de Modelagem Unificada; 3- Engenharia de Software; 4-Modelagem e Consulta de Dados; 5-PHP; 6-Java; 7-JavaScript; 8- Estrutura de Dados; 9- Softwares de Edição Multimídia; 10- Imagem Digital - Fundamentos, Transformação, Compressão e Segmentação.

ANEXO VI: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

Etapas

Critérios de Avaliação

Observação

Pontuação
Máxima

Pontuação
Obtida

1

Desenvolvimento pertinente e aprofundado do tema sorteado: pertinência da exposição relativa ao tema e à ordem de desenvolvimento proposto.

 

50

 

2

Utilização pertinente da bibliografia integrante do programa indicado neste Edital

 

30

 

3

Emprego da língua portuguesa em sua modalidade culta: ortografia, pontuação, concordância, regência e flexão.

 

20

 

TOTAL GERAL DA QUESTÃO

100

 

ANEXO VII

PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Avaliador (a):

Área:

Nome do (a) Candidato (a):

Início da Aula

 

Término da Aula

 

Item

Critérios de Avaliação

Observações

Pontos

1

PLANO DE AULA:

Elaboração e organização do Plano (apresentação, descrição, clareza), adequação dos objetivos ao conteúdo planejado, adequação dos processos de verificação de aprendizagem, referência bibliográfica citada.

 

0 - 20

 

2

INTRODUÇÃO:

Clareza, aspectos motivacionais, conexão entre o tema e outros conhecimentos (contextualização), exposição clara e precisa dos objetivos da aula.

 

0 - 10

 

3

CONTEÚDOS:

Domínio de conteúdo, utilização de exemplos e analogias, desenvoltura e segurança nas respostas aos questionamentos, coerência, adequação de vocabulário e termos técnicos.

 

0 - 20

 

4

PROCEDIMENTOS:

Espontaneidade, movimentação, postura, dicção, tom de voz, autocontrole, manejo de classe, interatividade.

 

0 - 20

 

5

RECURSOS:

Adequação dos recursos didáticos às técnicas, aos objetivos e aos conteúdos propostos; momento de utilização dos recursos e uso adequado dos mesmos; uso do quadro.

 

0 - 10

 

6

FINALIZAÇÃO:

Capacidade de síntese, cumprimento das etapas previstas no plano, dosagem do conteúdo em relação ao tempo previsto.

 

0 - 10

 

7

AVALIAÇÃO:

Utilização de procedimentos avaliativos, feedback.

 

0 - 10

 

 

TOTAL GERAL