UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE

Notícia:   6 vagas para Professor Substituto são oferecidas na UNIVASF

UNIVASF - UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

EDITAL Nº 20, DE 27 DE MAIO DE 2010

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 19 de dezembro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 22 de dezembro de 2008, e considerando as disposições da Lei nº. 8.745 de 09 de dezembro de 1993, alterada pela Lei nº. 9.849 de 26 de outubro de 1999, do Decreto nº. 6.944 de 21 de agosto de 2009, bem como da Portaria/MEC nº. 1.134 de 02 de dezembro de 2009, torna público que estarão abertas, no período de 31/05 a 16/06/2010, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de Professor Substituto, nas condições que se seguem:

1. Das vagas, área de conhecimento, área de atuação, formação profissional exigida, regime de trabalho, valor da inscrição e prazo de vigência do contrato:

V
A
G
A
S

ÁREA DO CONHECI- MENTO

ÁREA DE ATUAÇÃO

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGIME DE TRABALHO

COLEGIADO/ CAMPUS DE LOTAÇÃO

VALOR DA INSCRIÇÃO

PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO

01

Aprendizagem Motora

Aprendizagem Motora, Controle Motor.

Licenciatura e/ou Bacharelado em Educação Física

20h

Educação Física/ Campus Petrolina

R$ 40,00

6 meses

01

Comunicação e Expressão

Comunicação e Expressão; Leitura e Técnicas de Elaboração e Análise de Textos Científicos.

Licenciatura em Letras e especialização em Língua Portuguesa.

20h

Psicologia/ Campus Petrolina

R$ 40,00

Da data da assinatura do contrato até 31/12/2010

01

Engenharia Elétrica

Sistemas Elétricos: Circuitos Elétricos; Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Máquinas elétricas; Instalações elétricas; Recursos energéticos.

Graduação em Engenharia Elétrica, Eletrônica ou de Telecomunicações ou com formação em áreas afins.

20h

Engenharia Elétrica/ Campus Juazeiro

R$ 40,00

Da data da assinatura do contrato até 31/12/2010

01

Gestão da Produção e Administração Geral

Teorias de administração; configurações organizacionais; administração de materiais; agro negócio e administração rural; planejamento e controle da produção; logística empresarial e industrial; gestão da qualidade.

Graduação em Engenharia ou Administração.

20h

Engenharia de Produção/ Campus Juazeiro

R$ 40,00

9 meses

01

Paciente Crítico

Unidade de Terapia Intensiva.

Graduação em Enfermagem com pós-graduação em Enfermagem com Experiência comprovada de no mínimo 1 ano em UTI ou Urgência.

20h

Enfermagem/ Campus Petrolina

R$ 40,00

6 meses

01

Topografia e Geoproces- samento

Topografia e Estradas, Topografia e Geodésia, Geoproces- samento, Agricultura de Precisão e afins.

Graduação em Eng. Agrícola, Eng. Agrícola e Ambiental, Eng. Agronômica, Eng. de Agrimensura, Eng. Cartográfica, Eng. Civil.

20h

Engenharia Agronômica/ Campus Ciências Agrárias

R$ 40,00

A contratação será a partir de agosto e terá prazo de validade de 1ano.

1.1 O Professor Substituto aprovado nesse PSS ficará lotado no colegiado acadêmico para o qual prestou a seleção.

2. Dos requisitos dos candidatos

2.1 Poderão se candidatar à presente seleção de Professor Substituto, brasileiros que atendam às seguintes exigências, que deverão ser comprovadas no ato da contratação:

a) gozar dos direitos políticos;

b)estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

c) ter idade mínima de 18 anos completos;

d)comprovar formação profissional e titulação exigidas para a área de conhecimento a qual concorreu;

e) não seja ocupante de cargo efetivo da carreira do magistério, de que trata a Lei nº. 7.596 de 10/04/87;

f) comprovar formalmente a compatibilidade de horários, se servidor de nível superior da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas;

3. Das inscrições

3.1 Período e horário: das 8 horas do dia 31 de maio às 23 horas e 50 minutos do dia 16 de junho de 2010, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico (www.concurso.univasf.edu.br).

3.2 O valor da taxa de inscrição, estabelecido no quadro do item 1, deverá ser recolhido no Banco do Brasil, através do formulário (GRU) adquirido pela internet no endereço (www.concurso.univasf.edu.br), e o seu preenchimento dar-se-á conforme segue: Unidade Favorecida Código (UG) 154421, Gestão 26230, Recolhimento Código 28883-7, Referência Código 10041909, Competência 05/2010.

3.3 O candidato é o único responsável pelo correto e completo preenchimento do requerimento de inscrição.

3.4 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve certificar-se de que atenderá a todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo para o qual pretende concorrer, conforme item 2.1 deste edital.

3.5 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital e seus anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.

3.6 Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

3.7 O pagamento da GRU poderá ser até o dia 17/06/2010 desde que o candidato tenha efetuado a inscrição até as 23 horas e 50 minutos do dia 16/06/2010.

3.8 Não serão aceitas inscrições condicionais ou extemporâneas.

3.9 A confirmação da inscrição será disponibilizada no site: (www.concurso.univasf.edu.br) a partir do dia 23/06/2010.

3.10 Os programas das áreas de conhecimento/área de atuação estarão disponíveis no local das inscrições e no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), conforme o Anexo II deste edital.

3.11 Expirado o prazo das inscrições e verificada a inexistência de candidatos inscritos para determinada(s) área(s), poderão ser reabertas as inscrições para a classe imediatamente inferior, sendo posteriormente divulgado o cronograma das provas.

4. Da isenção da taxa de inscrição

4.1 Conforme o Decreto 6.593, de 02.10.2008, publicado em 03.10.2008, o candidato poderá requerer isenção da taxa de inscrição desde que:

4.1.2 Esteja inscrito no cadastro para programas sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o decreto nº. 6.135, de 26.06.2007;

4.1.3 Seja membro de família de baixa renda, nos termos do decreto acima;

4.2 O pedido de isenção deverá ser solicitado mediante requerimento do candidato, conforme modelo (Anexo III) disponibilizado na página eletrônica da UNIVASF: (www.concurso.univasf.edu.br), no qual deverá constar: indicação do número de Iden tificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico; e declaração de que atende à condição descrita no item 4.1 e subitens. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto 83.936, de 06 de setembro de 1979.

4.3 O candidato deverá entregar juntamente com o requerimento, cópia do RG.

4.4 Somente serão aceitos os requerimentos encaminhados para a Secretaria de Recursos Humanos - DRH, na Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, das 08 às 18 h, com intervalo para almoço, das 12 às 14h, até o dia 08/06/2010.

4.4.1 Em caso de encaminhamento via postal, desde que com Aviso de Recebimento-AR, dirigido à Comissão Organizadora, no seguinte endereço: SRH/UNIVASF, Caixa Postal 252, CEP: 56304- 205, Petrolina - PE, somente será aceito QUANDO O RECEBIMENTO FOR REGISTRADO NA AGÊNCIA DOS CORREIOS DE PETROLINA-PE até o último dia do período de requerimento de isenção (08/06/2010).

4.5 A Comissão responsável pelo Processo de Seleção Simplificada terá até o dia 10/05/2010 para analisar o pedido de isenção do candidato e informá-lo acerca do deferimento ou não do seu pedido.

5. Da remuneração

5.1 A remuneração do Professor Substituto será correspondente ao valor estabelecido para o nível 1(um) das classes Auxiliar e Auxiliar com Especialização da carreira docente do Magistério Superior, para o qual o contratado possua a qualificação requerida, conforme disposto no Decreto nº. 94.664, de 23 de julho de 1987, na Lei Delegada 13/92 e nas Leis 11.344/2006 e 11.784/2008, observando no cálculo o regime de 20 horas semanais, ficando proibida qualquer alteração salarial ou progressão funcional por titulação, conforme tabela abaixo:

Cargo / classe / padrão

Regime de trabalho

Remuneração básica (R$)

Retribuição por Titulação (R$)

Gratificação Executiva de Magistério Superior (R$)

Remuneração Total (R$)

Professor Auxiliar I com Especialização

20h

557,51

78,18

961,12

1.596,81

Professor Auxiliar I

20h

557,51

0,00

961,12

1.518,63

6. Das especificações do Processo Seletivo Simplificado (PSS)

6.1 O PSS será coordenado por uma Comissão Organizadora, designada pelo Reitor, a qual definirá uma Banca Examinadora para cada vaga, constituída de três professores indicados pelo Colegiado solicitante.

6.2 O PSS não se constitui em concurso público para ingresso efetivo na Carreira do Magistério Superior.

6.3 O PSS deverá constar de prova didática aberta ao público, exceto para os candidatos concorrentes, e de exame de títulos (com pontuação constante no Anexo I), conforme tabela abaixo discriminada:

AVALIAÇÃONOTAPESOPONTUAÇÃO MÁXIMACARÁTER
Prova DidáticaAté 1000,660ELIMINATÓRIO
Exame de TítulosAté 1000,440CLASSIFICATÓRIO

6.4 A prova didática, que visa demonstrar a capacidade do candidato de expor seus conhecimentos de maneira clara e organizada, observará o tema estabelecido por sorteio com, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência. O candidato que não comparecer ao sorteio do ponto estará automaticamente eliminado. O tema a ser exposto na aula didática será sorteado entre os assuntos constantes de cada programa.

6.4.1 Caso haja mais de um candidato inscrito em determinada área, todos os candidatos deverão comparecer no início dos trabalhos, no horário previamente informado no sorteio do tema, para sorteio da ordem de apresentação na prova didática. O não comparecimento no sorteio da ordem de apresentação no horário previsto implicará, também, na eliminação do candidato.

6.5 Esta prova, cuja assistência é vedada aos demais candidatos, será realizada em sessão pública e terá duração mínima de quarenta e máxima de cinqüenta minutos.

6.6 Antes da realização da prova didática o candidato deverá entregar para a banca examinadora curriculum devidamente comprovado, para efeitos de pontuação na prova de títulos.

6.7 O candidato deverá elaborar e entregar o Plano de Aula à Banca Examinadora, em três vias.

6.8 Para efeitos de pontuação na prova didática serão observados dos candidatos:

a) conhecimento sobre o assunto;

b)capacidade de síntese;

c) clareza de exposição e capacidade de expressão;

d)linguagem correta e adequada;

e) elaboração e execução do plano de aula.

6.9 O candidato que não obtiver o mínimo de 70 (setenta) pontos na nota da prova didática será desclassificado.

6.10 Em caso de empate na classificação final serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate: I - maior idade, II - maior nota obtida na prova didática, III - maior nota no exame de títulos acadêmicos.

6.11 Não será admitida revisão da prova didática ou segunda chamada.

6.12 O quadro geral das notas obtidas pelos candidatos será divulgado no endereço eletrônico (www.concurso.univasf.edu.br).

6.13 O exame de titulação recairá sobre os documentos apresentados pelo candidato no dia da realização da prova didática, aferindo-se a pontuação conforme anexo I deste edital. Os documentos não certificados ou não comprovados não serão analisados pela Banca Examinadora.

6.14 A Comissão Organizadora não disponibilizará equipamentos audiovisuais para a realização da prova didática. Caso queira utilizar tais recursos, o candidato deverá providenciá-los.

7. Da realização das provas

7.1 O sorteio do ponto acontecerá no dia 28/06/2010 às 8h.

7.2 O sorteio da ordem de apresentação e a prova didática serão realizados na data de 29/06/2010 às 8h, respeitando-se o intervalo mínimo de 24 (vinte e quatro) horas do sorteio do ponto.

8. Dos recursos

8.1 Nos dias 30 de junho e 01 de julho de 2010, os candidatos poderão apresentar, recurso à Comissão Examinadora, desde que fundamentado, que responderá por escrito, quanto ao mérito do pedido.

9. Das Disposições Gerais

9.1 Juntamente com a inscrição o candidato firmará compromisso declarando conhecer os termos deste edital e a regulamentação pertinente ao Processo Seletivo Simplificado.

9.2 O contrato do Professor Substituto observará o prazo estabelecido no quadro do item 1, podendo ser prorrogado (cfr. Inciso IV do art. 2º, c/c o § 3º do art. 4º da Lei 8.745/93, com redação dada pela Lei nº. 9.849/99).

9.3 Os candidatos que já foram contratados com fundamento nas Leis 8.745/93 e 9.849/99, somente poderão ser novamente contratados após decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do último contrato.

9.4 Uma vez emitido o parecer conclusivo da Comissão Organizadora, o resultado será encaminhado ao Reitor para homologação e autorização da contratação e publicação no Diário Oficial da União.

9.5 A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a assinatura do contrato condicionada à observância das disposições da Lei nº. 8.745/93, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do processo seletivo e do exclusivo interesse e conveniência da Universidade.

9.6 O Coordenador do Colegiado ao qual o professor substituto esteja vinculado comunicará à Secretaria de Recursos Humanos - SRH, com antecedência de 30 dias, o encerramento do contrato a fim de cessar o pagamento correspondente ao salário do professor substituto, caso não seja solicitada a renovação.

9.7 O presente Edital poderá ser revogado a qualquer momento, desde que motivo superveniente ou relevante assim o exigir, sem que isso venha gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados.

9.8 Por ocasião do término do prazo de vigência do contrato, nenhuma indenização é devida ao contratado, tendo em vista a natureza jurídica do contrato de que trata este edital, salvo o pagamento de férias e gratificação natalina proporcional aos meses trabalhados.

9.9 A extinção do contrato de Professor Substituto se dará pelo término do prazo contratual, por iniciativa do contratado, comunicada por escrito com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, ou da Unidade, ou ainda poderá ser rescindido unilateralmente pela UNIVASF, sem que gere a obrigação de indenizar o contratado, caso este incorra na prática dos ilícitos previstos nos incisos I a XII do artigo 132 da Lei nº. 8.112/90, com alterações posteriores.

9.10 O processo seletivo simplificado terá prazo de validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado conforme a Lei 8.112/90.

9.11 O Processo Seletivo de que trata este Edital está regulamentado pela Lei 8745/93 e pela Lei 9849/99.

9.12 Não será devolvida qualquer documentação dos candidatos, mesmo os que não foram aprovados.

9.13 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do PSS.

PAULO CÉSAR DA SILVA LIMA
Em exercício