IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - CE

Notícia:   51 vagas para Professores no Instituto Federal - CE

IFCE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ESTADO DO CEARÁ

PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 01/DRH-IFCE/2009

Campi Fortaleza, Cedro e de Juazeiro do Norte

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

1. FINALIDADE:

1.1 Estabelecer normas regulamentares do Processo Seletivo Simplificado, para contratação de professor substituto no IFCE (Campi Fortaleza, Cedro e Juazeiro do Norte) em caráter temporário.

2. PRÉ-REQUISITOS:

2.1 - ser brasileiro nato ou naturalizado.

2.2 - estar quite com as obrigações eleitorais e militares (em se tratando de candidato do sexo masculino).

2.3 - não ocupar cargo efetivo, integrante da carreira de magistério de que trata a Lei nº. 11.784/2008.

2.4 - satisfazer às exigências de habilitação constantes no Anexo I, deste Edital.

3. REFERÊNCIA:

3.1 Lei nº. 8.745/93 .

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

4.1 Elaborado pelos Departamentos de Ensino de cada Campus a cujas Áreas de Estudo estão vinculadas e disponível no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, Anexo II deste Edital.

5. INSCRIÇÃO:

5.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.

5.2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

5.3. A inscrição será efetuada, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, no período compreendido entre 08:00 horas do dia 30/03/2009 e 18:00 horas do dia 09/04/2009, considerado o horário de Brasília-DF.

5.4. O boleto para recolhimento da taxa de inscrição estará disponível no endereço www.ifce.edu.br deverá ser impresso imediatamente após a conclusão do preenchimento do requerimento de inscrição.

5.5. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma Área de Estudo, em um único Campus do IFCE (Fortaleza, Cedro ou Juazeiro do Norte). Caso seja confirmada mais de uma inscrição por CPF, será válida somente a última.

5.6. Uma vez requerida a inscrição não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

5.7. O candidato deverá efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:

a) Preencher o requerimento de inscrição e transmitir os dados via internet;

b) Imprimir o boleto eletrônico;

c) Efetuar o pagamento da taxa de inscrição, por meio de boleto eletrônico, no valor de R$ 40,00 (quarenta reais), pagável em toda a rede bancária ou Agências Lotéricas, até a data limite para encerramento das inscrições.

5.8. As inscrições efetuadas somente serão confirmadas após a comprovação do pagamento da taxa e a certificação dos dados fornecidos pelo candidato no requerimento de inscrição.

5.9. O IFCE não se responsabiliza por requerimento de inscrição não recebido via internet por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou a impressão do boleto bancário.

5.10. Será considerado inscrito no processo seletivo o candidato que tiver seu requerimento de inscrição confirmado, devendo certificar-se do deferimento no dia 15/04/2009, mediante consulta no site www.ifce.edu.br e proceder a impressão do cartão de identificação.

5.11. Em hipótese alguma o candidato poderá prestar provas sem que esteja previamente confirmado o seu requerimento de inscrição.

5.12. O cartão de identificação deverá ser mantido em poder do candidato, para ser apresentado nos locais de realização das provas, juntamente com o documento oficial de identidade informado na ocasião da inscrição.

5.13. No caso de pagamento com cheque, este somente será aceito após a compensação bancária, sendo a inscrição considerada sem efeito, se o cheque for devolvido por qualquer motivo.

5.14. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa de inscrição para terceiros ou para outros concursos/seleções.

5.15. Em nenhuma hipótese será devolvida a importância paga, relativa à taxa de inscrição.

5.16. Não será aceito pedido de inscrição por via postal, fax, correio eletrônico, condicional nem extemporâneo.

5.17. As informações prestadas no pedido de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o IFCE, no caso de dados incorretos, incompletos ou inverídicos, mesmo que constatados a posteriori, do direito de excluir o candidato deste processo seletivo e declarar nulos os atos praticados em decorrência da inscrição.

6. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

6.1. O IFCE obedecendo ao que preceitua o Decreto nº. 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no DOU de 3/10/2008, prevê a possibilidade de isenção de taxa de inscrição para o candidato que:

a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007; e,

b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº. 6.135, de 2007.

6.2. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos no dia 30/03/2009, mediante requerimento padrão protocolizado nos Campi de Fortaleza, Cedro ou Juazeiro do Norte.

6.3. Para a solicitação de isenção de taxa, o candidato deverá proceder da seguinte forma:

a) Imprimir o requerimento que está disponível no site www.ifce.edu.br;e

b) apresentar declaração de que atende a alínea "b" do item 6.1. deste Edital.

6.4. Não será aceita a documentação, se entregue após a data especificada no subitem 6.2.

6.5. O IFCE consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

6.6. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº. 83.936, de 6 de setembro de 1979.

6.7. A relação dos candidatos contemplados com a isenção de taxa de inscrição será divulgada no dia 06/04/2009 (no site www.ifce.edu.br).

6.8. Os candidatos contemplados com a isenção da taxa deverão efetuar suas inscrições procedendo conforme especificado no subitem 5.7, alínea "a".

6.9. No caso de indeferimento do pedido de isenção, o candidato que desejar participar do certame deverá proceder de acordo com o subitem 5.7.

7. ESTRUTURA E REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO:

O Processo de Seleção constará de:

6.17.1 PROVA DE DESEMPENHO (Exceto para a Área de Estudo de Código 15 e 16)

7.1.1 - Terá caráter eliminatório e se constituirá de uma aula de 45 (quarenta e cinco) minutos, perante Banca Examinadora, designada pelo Reitor do IFCE e se destinará a apurar o conhecimento e a capacidade didático-pedagógica do candidato.

7.1.2 - Versará sobre os itens constantes nos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS de cada Área de Estudo (Anexo II).

7.1.3 - No dia 20/04/2009, o IFCE disponibilizará o calendário da Prova de Desempenho no endereço eletrônico www.ifce.edu.br, informando o dia e horário do sorteio e da prova.

7.1.4 - O sorteio do ponto para a Prova de Desempenho será realizado 24 (vinte e quatro) horas antes da prova, no período de 22 a 29/04/2009, por membro da Comissão Coordenadora, obedecendo-se à ordem inscrição, admitindo-se tolerância de quarenta e cinco minutos.

7.1.5 - Caso o número de candidatos inscritos neste Processo inviabilize a realização das Provas de Desempenho no período previsto no item 7.1.4, a Comissão Coordenadora prorrogará o período para que todos os candidatos façam a Prova de Desempenho.

7.1.6 - O candidato deverá apresentar-se, para a Prova de Desempenho Didático, portando o documento oficial de Identidade (o mesmo informado na inscrição) e o plano de aula, em três vias (modelo do plano de aula disponível no sítio www.ifce.edu.br).

7.1.7 - O sorteio e a Prova de Desempenho serão realizados no Campus de Fortaleza para os candidatos que se inscreverem para as Áreas de Estudo de códigos 01 a 20, no Campus de Cedro para os candidatos que se inscreverem para as Áreas de Estudo de códigos 21 a 28 e no Campus de Juazeiro do Norte para os candidatos que se inscreverem para as Áreas de Estudo de códigos 29 a 41.

7.1.8 - A Prova de Desempenho terá valor máximo de 100 (cem) pontos, e a nota final será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora, mediante observação dos seguintes aspectos:

ASPECTOS PONTUAÇÃO
1. Plano da aula 05pontos
2. Condução da aula 25 pontos
3. Domínio do conteúdo 45 pontos
4. Procedimentos e recursos 10 pontos
5. Avaliação da aprendizagem 10 pontos
6. Duração da aula 05 pontos
TOTAL 100 pontos

7.1.9 - Serão aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem no mínimo 60 (sessenta) pontos na prova de desempenho.

7.1.10 - Não será permitida a presença, no recinto da prova, dos demais candidatos e de pessoas não previstas no item 7.1.1., podendo, no entanto, ser presenciada por alunos do IFCE.

7.1.11 - Não caberá recurso para a Prova de Desempenho.

7.1.12 - Caso o candidato não possa comparecer ao sorteio do ponto da Prova de Desempenho, poderá mandar um representante, munido de autorização escrita, especificamente para este fim, com cópia do documento oficial de identidade de ambos.

7.1.13 - O IFCE não disponibilizará aos candidatos recursos audiovisuais para esta prova.

7.2 - PROVA DE DESEMPENHO DA ÁREA DE ESTUDO DIREÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEATRAL (Código 16)

7.2.1 - Será de caráter eliminatório e se destinará a apurar o conhecimento e a capacidade didático-pedagógica do candidato, perante Banca Examinadora, designada pelo Reitor do IFCE.

7.2.2 - Será realizada no Campus Fortaleza, em duas fases, conforme descrição nos itens 7.2.4. e 7.2.5., com valor total de 100 (cem) pontos e a nota final será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora.

7.2.3 - Aplicam-se a esta prova os itens 7.1.3., 7.1.4., 7.1.5., 7.1.9., 7.1.10, 7.1.11., 7.1.12. e 7.1.13. deste Edital.

7.2.4 - Primeira Fase: PROVA DIDÁTICA

7.2.4.1 - Constitui-se de uma aula expositiva com 45 (quarenta e cinco) minutos de duração, abordando o tema sorteado 24 (vinte e quatro) horas antes da prova, perante Banca Examinadora, podendo, no entanto, ter a participação de alunos do IFCE.

7.2.4.2 - Versará sobre o conteúdo programático: INTERPRETAÇÃO TEATRAL - PROVA DIDÁTICA (código 16 - Anexo II).

7.2.4.3 - O candidato deverá apresentar-se, para a Prova de Desempenho Didático, portando o documento oficial de Identidade (o mesmo informado na inscrição) e o plano de aula, em três vias (modelo do plano de aula disponível no sítio www.ifce.edu.br).

7.2.4.4 - Serão avaliados os seguintes aspectos:

ASPECTOS

PONTUAÇÃO

Plano de Aula

10

Condução da aula

15

Domínio de Conteúdo

15

Procedimentos e recursos didáticos

10

7.2.5 - Segunda Fase: DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA

7.2.5.1 - Constitui-se de uma prova prática, de demonstração técnica elaborada pelo candidato, exclusivamente perante a Banca Examinadora.

7.2.5.2 - Versará sobre o conteúdo programático: INTERPRETAÇÃO TEATRAL - DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA (código 16- Anexo II), ficando a critério do candidato a escolha de um dos temas.

7.2.5.3 - Esta prova não poderá exceder a 20 (vinte) minutos.

7.2.5.4 - Serão avaliados os seguintes aspectos:

ASPECTOS

PONTUAÇÃO

Adequação da demonstração técnica ao tema escolhido

20

Domínio de conteúdo

20

Clareza e objetividade na transmissão do conteúdo

10

7.3 - PROVA DE DESEMPENHO DA ÁREA DE ESTUDO FLAUTA DOCE, TECLADO ELETRÔNICO E CLARINETE (Código 15)

7.3.1 - De caráter eliminatório e destinar-se-á a apurar o conhecimento e a capacidade didático-pedagógica do candidato, perante Banca Examinadora designada pelo Reitor do IFCE.

7.3.2 - Será realizada no Campus Fortaleza, em duas fases, conforme descrição nos itens 7.3.4. e 7.3.5., com valor total de 100 (cem) pontos e a nota será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos membros da Banca Examinadora.

7.3.3 - Aplicam-se a esta prova os itens 7.1.3., 7.1.5., 7.1.9, 7.1.10, 7.1.11, 7.1.12 e 7.1.13. deste Edital.

7.3.4. Primeira Fase: PROVA DIDÁTICA

7.3.4.1 - Constitui-se de uma aula de flauta doce, com 45 (quarenta e cinco) minutos de duração, direcionada a uma turma de alunos semi-iniciantes nas flautas doces soprano e contralto, com objetivo de estudar uma peça escolhida (criada e/ou adaptada) pelo candidato para essas duas vozes. São exigidas dez cópias do material utilizado para manuseio dos alunos e da Banca Examinadora.

ASPECTOS PONTUAÇÃO
- Nível de aplicabilidade didática da peça escolhida pelo candidato para sua aula10
- Adequação às flautas soprano e contralto do arranjo ou adaptação empregado10
- Embasamento teórico-musical abrangido pelo professor na aula ministrada10
- Didática pessoal desenvolvida na aula10
- Relacionamento interpessoal (professor-candidato X alunos)10
- Nível de realização da peça proposta pelo candidato ao final da aula10

7.3.5 - Segunda Fase: PROVA PRÁTICA

7.3.5.1 - Execução, à primeira vista, de pequena peça para teclado eletrônico (melodia com cifragem popular), fornecida pela Banca Examinadora, com utilização dos recursos de acompanhamento rítmico e eletrônico do mesmo. Será permitido ao candidato realizar esta fase em seu próprio teclado ou, se preferir, em um dos instrumentos do Curso Técnico em Música. A banca poderá arguir sobre pontos de teoria musical concernentes à peça executada e a prova não deverá exceder a 20 (vinte) minutos.

ASPECTOS PONTUAÇÃO
Leitura à primeira vista10
Utilização dos recursos próprios do teclado eletrônico10

7.3.5.2 - Execução de 02 (duas) peças de livre escolha do candidato, uma para Clarinete Bb e uma para Flauta Doce Contralto (não será permitido acompanhamento de qualquer natureza) com duração máxima de 10 minutos (não é necessário estar memorizada). O candidato utilizará seu próprio instrumento para a prova. A banca deverá receber do candidato no momento da avaliação três cópias da peça escolhida (uma para cada membro) para observação visual do conteúdo e estará livre para interromper a apresentação do candidato tão logo ache suficiente a avaliação feita.

ASPECTOS PONTUAÇÃO
Nível de execução técnica ao Clarinete Bb05
Nível de execução técnica na Flauta Doce Contralto05
Nível de interpretação musical10
TOTAL100 pontos

8.4. PROVA DE TÍTULOS

8.4.1. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, constitui-se da análise dos títulos apresentados pelos candidatos, conforme o item 8.4.18 deste Edital.

8.4.2. Somente se submeterão à Prova de Títulos os candidatos habilitados na Prova de Desempenho.

8.4.3. Os títulos a ser avaliados deverão ser entregues no período de 23 a 30/04/2009, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Serviço de Protocolo do respectivo Campus, em ENVELOPE LACRADO, com identificação do candidato e de sua Área de Estudo, acompanhado do formulário de entrega de títulos, disponível no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

8.4.4. Não será considerada, em hipótese alguma, a anexação ou substituição de qualquer documento fora do período estabelecido para a entrega de títulos.

8.4.5. Cada título será considerado, para efeito de pontuação, uma única vez.

8.4.6. Será atribuída nota zero ao candidato que não entregar seus títulos na forma, no período ou no local estabelecido no Edital, não caracterizando este fato sua eliminação do certame.

8.4.7. Na impossibilidade de comparecimento do candidato, serão aceitos os títulos entregues por terceiros, mediante apresentação de procuração simples do interessado, acompanhada de fotocópia do documento de identidade do procurador e do candidato.

8.4.8. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas por seu procurador no ato da entrega dos títulos bem como a entrega dos títulos na data prevista neste Edital, arcando o candidato com as consequências de eventuais erros de seu representante.

8.4.9. A comprovação de conclusão de curso de pós-graduação poderá ser feita por certificado, diploma ou declaração expedida por Instituição de Ensino Superior reconhecida, constando o resultado do julgamento da monografia, dissertação ou da tese dos cursos de Especialização, Mestrado ou Doutorado, respectivamente.

8.4.10. Para ser atribuída a pontuação relativa ao exercício profissional ou de magistério, o candidato deverá entregar documento que se enquadre, em uma das alíneas abaixo:

a) Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) incluída a folha de identificação onde constam número e série e folha de contrato de trabalho, ou declaração do empregador, que informe o período (dia, mês e ano) discriminando o início e o fim;

b) Cópia de certidão ou declaração, no caso de órgão público, que informe o período (dia, mês e ano) discriminando o início e o fim;

c) Cópia do contrato de prestação de serviços (demonstrando claramente o período inicial e final de validade do contrato).

8.4.11. Não será aceito, como exercício profissional ou de magistério, o tempo de estágio, de bolsa de estudo/pesquisa, de monitoria ou outras atividades equivalentes.

8.4.12. Não serão computados, duplamente, os pontos relativos a títulos que especifiquem tempo de serviço de magistério concomitante.

8.4.13. Não serão computados, duplamente, os pontos relativos a títulos que especifiquem tempo de serviço de exercício profissional concomitante.

8.4.14. Os títulos em língua estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Juramentado.

8.4.15. Caso haja dúvidas quanto à veracidade ou sejam as informações insuficientes do título apresentado, a Comissão de análise o desconsiderará.

8.4.16. Para efeito de contagem do tempo de serviço citado no item 8.4.10, o candidato deverá apresentar cópia autenticada em cartório, do diploma de graduação.

8.4.17 - A comprovação da experiência profissional, requerida nos itens "f" e "g" do item 8.4.19, será feita mediante material de divulgação em meio impresso (jornais ou revistas), folders, programas de espetáculos e/ou cartazes.

8.4.18. Os títulos deverão ser entregues, seguindo, rigorosamente, a ordem prevista no subitem 8.4.19. e 8.4.20.

8.4.19. Para efeito da Prova de Títulos (exceto para a área de estudo de código 16) os valores a serem atribuídos, no total de até 100 (cem) pontos, serão os seguintes:

a) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Doutorado, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 24 (vinte e quatro) pontos;

b) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Mestrado, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 18 (dezoito) pontos;

c) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do certificado de Curso de Especialização, em nível de Pós-Graduação lato sensu, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 8 (oito) pontos;

d) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o exercício do magistério em instituições de ensino público ou privado, por ano ou fração superior a seis meses, equivalente a 4 (quatro) pontos por cada ano, até o limite de 40 (quarenta) pontos;

e) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o exercício profissional na área, objeto do concurso, por ano ou fração superior a seis meses, equivalente a 2 (dois) pontos por cada ano, até o limite de 1 0(dez) pontos;

8.4.20. Para efeito da Prova de Títulos da área de estudo de código 16, os valores a serem atribuídos, no total de até 100 (cem) pontos, serão os seguintes:

a) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Doutorado, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 24 (vinte e quatro) pontos;

b) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do diploma de Curso de Mestrado, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 18 (dezoito) pontos;

c) Cópia, autenticada em cartório, da declaração ou do certificado de Curso de Especialização, em nível de Pós-Graduação lato sensu, na área, objeto do concurso, ou em Educação, ministrado por Instituição de Ensino Superior e, quando estrangeiro, devidamente revalidado, 8 (oito) pontos;

d) Cópias, autenticadas em cartório, dos documentos que comprovem o exercício do magistério em instituições de ensino público ou privado, por ano ou fração superior a seis meses, equivalente a 4 (quatro) pontos por cada ano, até o limite de 40 (quarenta) pontos;

e) Comprovação de participação em espetáculos com temporada (direção ou interpretação), equivalente a 2 (dois) pontos por cada espetáculo com temporada, até o limite de 4 (quatro) pontos;

f) Comprovação de participação em espetáculos com apresentações isoladas (direção ou interpretação), equivalente a 1 (um) ponto por cada espetáculo com apresentações isoladas, até o limite de 2 (dois) pontos;

g) Certificados ou declarações de cursos, oficinas, workshops ministrados com carga horária mínima de 40 horas/aula, com valor de 2 (dois) pontos para cada certificado ou declaração, até o limite de 4 (quatro) pontos;

8.4.19. O resultado da Prova de Títulos será disponibilizado no dia 06/05/2009, no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

8.4.20. Facultar-se-á um único recurso por candidato, quanto ao resultado da prova de títulos, dirigido à CCC, mediante requerimento (modelo disponível no site do IFCE) devidamente fundamentado e protocolizado no Serviço de Protocolo do respectivo Campus em que concorre à vaga, no dia 07/05/2009.

8.4.21. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo, com indicação do nome do Concurso, do nome do candidato, do número de inscrição e da assinatura.

8.4.22. Não serão aceitos os recursos interpostos via fax, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

8.4.23. A resposta do recurso estará à disposição do interessado no respectivo Campus, no prazo de até dois dias úteis, após o encerramento do período de recurso, podendo haver ou não alteração da pontuação.

8.4.24. Os Títulos apresentados serão restituídos aos candidatos, decorridos trinta dias da homologação do resultado do Concurso e poderão ser retirados pelo candidato nos locais onde o candidato fez o concurso.

8.4.25. Após o encerramento do prazo estabelecido no subitem anterior, os títulos não retirados serão incinerados.

9. RESULTADO FINAL DA PROVA E CLASSIFICAÇÃO:

9.1 - A nota final será a soma dos pontos obtidos pelo candidato em cada modalidade de prova, obedecendo-se aos respectivos pesos:

Prova de Desempenhoaté 100 pontos (peso 2)
Prova de Títulosaté 100 pontos (peso 1)
TOTALaté 300 pontos

9.2 - A classificação final será feita na ordem decrescente do total de pontos obtidos pelos candidatos.

9.3 - Em caso de igualdade do total de pontos, terá preferência, para efeito de desempate e a consequente classificação, o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), adotando-se a seguinte sequência de paridade: ano/mês/dia;

b) permanecendo empate entre candidatos, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de desempenho;

c) se ainda persistir empate entre candidatos, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de Prova de Desempenho, referente ao quesito Domínio do Conteúdo;

d) persistindo, ainda o empate, considerar-se-á o candidato que comprovar maior tempo de exercício do magistério.

9.4. Esgotadas todas as probabilidades anteriores e, se ainda existir empate entre candidatos, terá preferência o mais idoso, adotando-se a seguinte sequência de paridade: ano/mês/dia;

9.5 - O resultado final será disponibilizado no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

10. APROVEITAMENTO DO CANDIDATO:

10.1 - O candidato habilitado será convocado para contratação, em caráter temporário, obedecendo-se rigorosamente à ordem de classificação, em vagas existentes, ou que venham a existir, durante o período de vigência deste concurso, sob o regime da Lei nº. 8.745/93, na Categoria Funcional de Professor Substituto, com retribuição mensal correspondente à carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

10.2 - O candidato convocado será contratado se atendidas as seguintes exigências:

a) apresentar os pré-requisitos estabelecidos no item 2 deste Edital;

b) declarar se tem, ou não, acumulação de cargos; em caso afirmativo, comprovar a regularidade da acumulação, em conformidade com o inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal.

10.3 - Observado o número de vagas oferecidas no Anexo I deste Edital ou que venham a existir, os candidatos classificados serão convocados para contratação, como Professores Substitutos, por telegrama, para o endereço constante de sua ficha de inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data do recebimento da convocação, se aceita ou não, a contratação. O seu não-pronunciamento no prazo acima permitirá ao IFCE excluí-lo deste Processo e convocar o candidato seguinte, obedecendo-se à ordem de classificação.

10.4 - Não poderá ser contratado o candidato que tiver sido Professor Substituto nos termos da Lei nº. 8.745/93, em qualquer Instituição Federal de Ensino, antes de ter decorrido dois anos após o término do último contrato.

10.5 - O candidato convocado, que não aceitar sua indicação para a vaga, será excluído do Processo e assinará Termo de Desistência, sendo convocado o candidato seguinte.

10.6 - A carga horária de trabalho será de 40 ou de 20 (vinte) horas semanais, de acordo com a necessidade da Instituição, sendo excluído desta seleção o candidato que não atender esta exigência.

10.7 - O tempo de contratação do professor substituto será de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, mediante avaliação pelo IFCE e anuência entre as partes.

10.8 - Por necessidade do ensino e de acordo com a especialidade do candidato habilitado, este poderá ser remanejado para outra Área de Estudo ou Unidade de Ensino diversa, porém na mesma área de conhecimento para a qual prestou a seleção.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1 - A inexatidão de afirmativa ou a falsidade de documentos, ainda que verificada a posteriori, implicarão a eliminação sumária do candidato.

11.2 - Será excluído do Processo, por ato do Departamento de Recursos Humanos, o candidato que se tornar culpado de incorreção ou descortesia para com algum dos examinadores, executores, auxiliares e autoridades presentes à realização das provas.

11.3 - A aprovação do candidato no Processo Seletivo Simplificado não lhe dá o direito, mas a expectativa de ser contratado, de acordo com as reais necessidades e condições do IFCE.

11.4 - O Processo Seletivo Simplificado, de que trata o presente Edital, terá validade de 01 (um) ano, a partir da homologação do resultado publicado no Diário Oficial da União.

11.5 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Recursos Humanos.

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, em 17 de março de 2009.

LUIZ ORLANDO RODRIGUES
Chefe do Departamento de Recursos Humanos

ANEXO I - QUADRO DE ÁREAS DE ESTUDO

CAMPUS FORTALEZA

Departamento

Código/Área de Estudo

Vagas

Habilitação Exigida

ENSINO MÉDIO E LICENCIATURAS

1. Física

01

Graduação em Física.

2. Matemática

05

Graduação em Matemática.

3. Pedagogia

01

Graduação em Pedagogia.

QUÍMICA E MEIO AMBIENTE

4. Química Geral e Analítica

01

Graduação em Química, Química Industrial, Processos Químicos, Gestão Ambiental.

CONSTRUÇÃO CIVIL

5. Informática

01

Graduação em Arquitetura, Produção Civil, Saneamento Ambiental
ou Engenharia Civil.

6. Projeto Geométrico; Logística e Transporte de Cargas

01

Graduação em Arquitetura, Vias e Transportes, Produção Civil, Estradas ou Engenharia Civil.

INDÚSTRIA

7. Segurança no Trabalho

01

Graduação com os requisitos estabelecidos na Lei nº. 7.410/1985 e Decreto nº. 92.530/1986.

8. Manutenção Automotiva

01

Graduação em Mecatrônica, Mecânica Automotiva ou Engenharia Mecânica.

9. Refrigeração

01

Graduação em Mecatrônica, Mecânica, Eletromecânica ou Manutenção Industrial.

10. Máquinas Elétricas e Comandos Eletroeletrônicos

01

Graduação em Mecatrônica, Automação Industrial, Automática, Eletrotécnica Industrial ou Eletromecânica, Engenharia Elétrica, ou Automação e Controle.

11. Eletrônica

01

Graduação em Mecatrônica, Telemática, Automação Industrial, Automática, Eletrônica Industrial, Eletrotécnica Industrial ou Eletromecânica. Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

12. Mecânica Industrial e Usinage

02

Graduação em Mecatrônica, Mecânica ou em Eletromecânica.

ARTES E TURISMO

13. Guiamento e gestão de turismo

01

Graduação em Empreendimentos Turísticos ou Turismo.

14. Direito e legislação empresarial, desportiva e de turismo

01

Bacharelado em Direito.

15. Musica: desenvolvimento, interpretação e execução de flauta doce, teclado eletrônico e clarinete

01

Graduação em Instrumento ou Música.

16. Direção e interpretação teatral

01

Graduação em Artes Cênicas ou na Área de Ciências Humanas e Sociais.

17. Sonoplastia e canto

01

Graduação em Música; na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais ou Ciências Sociais Aplicadas.

18. Contabilidade, Administração.

01

Graduação em Contabilidade ou Administração.

QUÍMICA E MEIO AMBIENTE

19. Química Geral e Química Analítica

01

Graduação em Química, Química industrial, Processos
Químicos, Tecnologia em Gestão Ambiental ou áreas afins.

20. Fenômenos de Transporte, Ciência dos Materiais e Processos Químicos

01

Graduação em Engenharia Química, Química Industrial, Processos Químicos ou áreas afins .

 

Campus

Código/Área de Estudo

Vagas

Habilitação Exigida

CEDRO

21. Eletricidade CC e CA

02

Graduação em Mecatrônica, Eletromecânica ou Automação Industrial. Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

22. Eletrônica Analógica/ Digital

01

Graduação em Mecatrônica, Eletromecânica ou Automação Industrial. Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

23. Sistemas de Potência

01

Graduação em Mecatrônica, Eletromecânica ou Automação Industrial. Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

24. Máquinas Elétricas

01

Graduação em Mecatrônica, Eletromecânica ou Automação Industrial. Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

25. Matemática

04

Graduação em Matemática ou Engenharias.

26. Informática

02

Graduação em Mecatrônica, Eletromecânica, Automação Industrial, ou Ciências da Computação. Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

27. Biologia

01

Graduação em Biologia.

28. Geografia

01

Graduação em Geografia ou Geologia.

 

Campus

Código/Área de Estudo

Vagas

Habilitação Exigida

JUAZEIRO DO NORTE

29. Lógica de Programação/ Banco de Dados

01

Graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Mecatrônica, Telemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento em Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Automática ou Automação Industrial. Engenharia Elétrica, Eletrônica.

30. Controle de Processos/ Eletrônica Industria

01

Graduação em Mecatrônica, Automática, Automação Industrial ou Eletromecânica. Engenharia Elétrica ou Eletrônica.

31. Microprocessadores e Microcontroladore

01

Graduação em Mecatrônica, Automática, Telemática, Automação Industrial ou Eletromecânica. Engenharia Elétrica, Eletrônica.

32. Metodologia do Ensino de ginástica escolar e Lutas

01

Graduação em Desporto e Lazer ou em Educação Física.

33. Educação Física para o ensino médio

01

Graduação em Desporto e Lazer ou em Educação Física.

34. Pedagogia e estágio

01

Graduação em Pedagogia.

35. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

01

Graduação em Psicologia ou Pedagogia.

36. Física Geral

01

Graduação em Física.

37. Educação Matemática/ Matemática Básica

01

Graduação em Matemática.

38. Matemática: Cálculo Diferencial e Integra

01

Graduação em Matemática, Física ou Engenharias.

39. Matemática: Matemática Básica e Noções de Cálculo

01

Graduação em Matemática.

40. Projetos e Manutenção Mecânica

01

Graduação em Mecânica Industrial, Eletromecânica ou Mecatrônica. Engenharia Mecânica ou de Produção Mecânica.

41. Gestão

01

Graduação em Administração.

Observação: Os cursos de graduação compreendem os Bacharelados, Licenciaturas e Superiores de Tecnologia (CST).

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CÓDIGO 1. - FÍSICA

1 .Leis de Newton. 2.Conservação da Energia. 3.Dinâmica do Corpo Rígido. 4.Oscilador Harmônico Simples. 5.Ondas Sonoras. 6.Leis da Termodinâmica. 7.Equações de Maxwell. 8.Interferência e Difração da Luz. 9. Teoria Cinética dos Gases.10. Efeito fotoelétrico.

CÓDIGO 2. - MATEMÁTICA

1.GEOMETRIA ANALÍTICA: 1.1Superfícies quádrica; 1.2 Estudo do plano; 2. CÁLCULO: 2.1. Definições e propriedades de limites de uma função a uma variável real; 2.2 Definições e propriedades de derivadas de uma função a uma variável real; 3. ÁLGEBRA: 3.1 Teorema Fundamental da Aritmética; 3.2 Equações polinomiais; 3.3 Equações trigonométricas; 3.4Cálculo da matriz inversa usando matrizes elementares; 3.5 interpolação geométrica das soluções de sistemas lineares de ordem 3; 4. GEOMETRIA: 4.1. Tronco de Pirâmide.

CÓDIGO 3.- FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

1 .FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS 1.1 Dimensões sócio-filosóficas da educação 2. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 2.1 A Educação no Período Republicano/Contemporâneo; 3. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3.1 Psicologia da Aprendizagem - Concepções; Correntes Teóricas e as suas influências na aprendizagem

CÓDIGO 4. - QUÍMICA GERAL E QUÍMICA ANALÍTICA

1. Estrutura eletrônica dos átomos. 2. Tabela periódica e propriedades periódicas dos elementos. 3. Estequiometria. 4. Ligações químicas. 5. Soluções. 6. Cinética química. 7. Termoquímica. 8. Equilíbrio químico. 9. Análise gravimétrica: formas de precipitação, técnicas gravimétricas e cálculos gravimétricos. 10. Análises volumétricas: fundamentos da titulometria, soluções padrões e cálculos volumétricos. 10.1. Titulometria de neutralização. 10.2. Titulometria de precipitação. 10.3. Complexometria. 10.4. Titulometria de óxido-redução. 11. Potenciometria e condutometria: fundamentos da técnica e instrumentação. 12. Espectroscopia por absorção molecular na região do ultravioleta-visível: fundamentos da técnica e instrumentação. 13. Espectrofotometria de absorção atômica: fundamentos da técnica e instrumentação. 14. Cromatografia gasosa: fundamentos da técnica e instrumentação. 15. Cromatografia líquida: fundamentos da técnica e instrumentação.

CÓDIGO 5 - INFORMÁTICA

1 .Introdução; 2.Arquivos de desenho no Auto Cad; 3.Ferramentas de desenho; 4.Visualização de objetos; 5.Criação de objetos; 6.propriedades de objetos; 7.Modificação de objetos; 8.Utilização de bibliotecas; 9.Configuração de estilos; 10.configuração de preferências; 11 .Recursos Auxiliares; 12.Dimensionamento; 13.Atributos de desenho; 14.Perspectivas isométricas; 15.Preparação de layouts para plotagem; 16.Plotagem; 17.Noções de Auto cad 3D; 18.Nocões MS Projet; 19.Noções Planilha Eletrônica.

CÓDIGO 6 - PROJETO GEOMÉTRICO, LOGÍSTICA E TRANSPORTE DE CARGAS

1. PROJETO GEOMÉTRICO; 1.1 .A organização do setor rodoviário; 1 .2.A Rodovia; 1 .3.Estudos de traçado de rodovias; 1 .4.Elementos planimétricos do projeto geométrico; 1 .5.Curvas Horizontais de transição; 1 .6.Elementos altimétricos do projeto geométrico. 2. LOGÍSTICA E TRANSPORTE DE CARGAS; 2.1 .Métodos e técnicas de planejamento da produção; 2.2 Tipos e modalidades de transportes, suas características e finalidades; 2.3.Tipos de veículos transportadores, suas características e finalidades. 2.4.Tipos de terminais de carga e passageiros; 2.5.Modelos de recepção, armazenamento e despacho de mercadorias; 2.6.Tipos de centrais de controle das operações de transporte; 2.7.Modernas tecnologias para monitoração e controle dos veículos em terra, ar e água. 2.8.Tipos de mapas e rotas; 2.9.programas de computação para roteirização; 2.10. Relacionamento dos transportes com a urbanização, o meio ambiente e a engenharia de tráfego. 2.11.Legislação específica referente à operação do transporte: carga ou passageiro, por ar, terra ou água, em território nacional ou internacional; 2.12.Legislação referente à concessão de transporte público; 2.13.Métodos e Técnicas estatísticas para o tratamento e análise de dados.3. ENGENHARIA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO;3.1. Origens e Evolução do Transporte de Passageiros; 3.2. Classificação do Transporte de Passageiros; 3.3. Caracterização dos Modos; 3.4. Capacidade dos Sistemas; 3.5. Eficiência e Nível de Serviço do Transportes Passageiros; 3.6. Planejamento de Produção de Sistemas de Transporte de Passageiros; 3.7. terminais e Integração Intermodal; 3.8. Custo e Política Tarifária; 3.9. Introdução à Modelagem da Demanda por Transporte de Passageiros. 4. PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE; 4.1. Planejamento Integrado de Transportes; 4.2. Coleta de Dados para o Planejamento de Transportes; 4.3. Modelos de Previsão de Demanda de Transportes; 4.4. Modelos de Geração de Viagens; 4.5. Modelos de Distribuição de Viagens; 4.6. Modelos de Divisão Modal ou de Repartição de Viagens; 4.7. Modelos de Alocação de Tráfego.

CÓDIGO 7. - SEGURANÇA NO TRABALHO:

1- Insalubridade e Periculosidade; 2- Caldeiras e Vasos sob pressão; 3- Proteção contra Incêndios; 4- Sinalização de Segurança; 5- Máquinas e Equipamentos; 6- NBR 5410; 7- NR 10; 8- CIPA; 9- EPI e EPC; 10-Resíduos Industriais; 11-Ergonomia; 12- NR 18; 13- Para-raios em edificações; 14- Aterramentos residenciais e na SEP; 15- Qualidade total na Segurança no Trabalho; 16- Segurança no Transito; 17- Prevenção e Controla de Perdas; 18- NR 29; 19- NR 30.

CÓDIGO 8. - MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA:

4. PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO. 1.1 Visão Geral dos Sistemas de Produção. 1.2 Histórico e Evolução da Manutenção. 1.3 Gestão Estratégica da Manutenção. 1.4 Tipos de Manutenção. 1.5 Técnicas de Manutenção Preventiva e Preditiva. 1.6 Fundamentos da Vibração. 1.7 Sinais de vibração. Sensores de vibrações. 1.8 Severidade da vibração. Causas de vibração. 1.9 Diagnósticos de vibração. 1.10 Análise de espectros FFT. 1.11 Configuração de medições de vibrações. 1.12 Alinhamento de eixos convencional e a laser. Conceitos básicos sobre medidores de pressão, nível, temperatura, vazão, Ph, turbidez, condutividade 1.13 simbologia de instrumentação industrial. 2. RCM - Manutenção Centrada na Confiabilidade 2.1 Conceitos de Manutenção. 2.2 Disponibilidade Operacional. Análise da Confiabilidade. 2.3 Análise de Risco. 2.4 Abordagem da Falha. FMEA. 2.5 Árvore de Falhas e cálculos através da árvore de falhas. 3. MANUTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO 3.1Lubrificantes: óleos e Graxas. 3.2 Princípios de lubrificação. 3.3 Lubrificação de mancais, engrenagens, bombas e motores. 3.4 Armazenamento de lubrificantes. 4. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO. 4.1 Aspectos Humanos; 4.2 Planejamento e Organização da Manutenção; 4.3 Métodos e Ferramenta para Aumento da Confiabilidade. 5. MANUTENÇÃO DE MOTORES DIESEL. 5.1 Motores Diesel: constituição e classificação. 5.2 Funcionamento: ciclo de trabalho. 5.3 Sistemas de Arrefecimento. 5.4 Sistemas de Lubrificação. 5.5 Sistemas de Alimentação de Ar. 5.6 Instrumentos de Controle de Painel. 5.7 Sistemas de Alimentação de Combustível Diesel. 5.8 Sistemas de Injeção Diesel. Sistemas de Distribuição Motora. 5.9 Tabelas do avanço inicial de motores diesel. 5.10 Funcionamento e serviço do sistema de freios pneumático. 5.11 Funcionamento e serviço do sistema da direção.

CÓDIGO 9. - REFRIGERAÇÃO:

1.BOMBAS 1.1Conceito de Hidráulica; Aplicação das Bombas; Tipos de bombas; Partes Principais de uma Bomba; Acoplamento; Acionadores; 1.2 Idéias de Perda de Carga; Idéias de Pressão, Vazão, Potência e Rendimento de uma Bomba; 1.3 Conceito básico de Bombas em Paralelo e Bombas em Série; Seleção de Bombas, Curvas e Associações em Série e Paralelo. 2. TECNOLOGIA DA SOLDAGEM 2.1 Arco elétrico. 2.2 Processos de soldagem: oxiacetilênico, eletrodo revestido, com proteção gasosa, arco submerso, técnicas de soldagem, simbologia de soldagem, normas técnicas. 2.3 Metalurgia de soldagem. 3. TUBULAÇÃO 3.1 Tubos; Conexão; Flange; Válvulas; Isolamento Térmico; Sistema de Aquecimento para Tubulações; 3.2 Purgadores de Vapor; Curvas e Juntas de Expansão; 3.3 Fluxogramas; Simbologia de Tubulação; Lista e Numeração de Linhas; Especificações de Materiais; 3.4 Suportes; Simbologia; Lista de Suportes;3.5 Layout; Plantas de Tubulação; Plantas Subterrâneas; Tabelas e Arranjos de Tubulação (Distância); Simbologias (Isométricos e Plantas); Nomenclaturas (Abreviações);3.6 Limpeza Teste Hidrostático e Cores para Tubulação. 4. AR CONDICIONADO 4.1 Introdução à refrigeração, 4.2 Noções básicas de eletricidade e mecânica para refrigeração; 4.3 Reparação da porta do Refrigerador ou do Congelador; Substituição do termostato; Substituição dos Componentes Elétricos do Refrigerador; 4.4 Sistema Básico de Refrigeração domestico e comercial; Soldagem de Tubos e carga de gás e filtro secador; Evacuação e Desidratação da Unidade Selada e recolhimento do gás; Condicionador de Ar de janela, split, chiler e self; 4.5 Compressores herméticos, semi-herméticos e abertos; 4.6 Conexões; Retenção de gás refrigerante no sistema aberto; Regulagem do pressostato; Regulagem da válvula de expansão; 4.7 Cálculo de carga térmica e estudo da temperatura ambiente; Recolhimento do gás e reciclagem; Substituição do gás R12 para 134a (ecológico). 5. SISTEMA DE VENTILAÇÃO 5.1 Ventilação Industrial; Conceitos Gerais; Ventilação Geral; Ventilação Natural; Ventilação Geral Diluidora; Ventilação para Conforto Térmico; Ventilação Local Exaustora Aplicada ao Controle de Poluentes/Contaminantes de Ambientes de Trabalho; 5.2 Tipos de Poluentes/Contaminantes de Ambientes de Trabalho e Sistemas de Ventilação Local; 5.3 Elementos de máquinas constituintes do Sistema de Ventilação Local; Captores, Dutos, Ventilador e Chaminé de Descarga; 5.5 Avaliação dos Sistemas de Ventilação; Métodos e Técnicas de ventilação, 5.6 Aparelhos e Medidas; Reconhecimento, Avaliação Qualitativa e Quantitativa.

CÓDIGO. 10 MÁQUINAS ELÉTRICAS E COMANDOS ELETROELETRÔNICOS:

1. Transformadores Monofásicos: 1.1 Aplicações do transformador e sua importância. 1.2 Funcionamento do transformador com base nas leis do magnetismo. 1.3 Transformador ideal com carga e a vazio. 1.4 Comportamento do transformador real com carga e a vazio. 1.5 Componentes do transformador. 1.6 Circuitos equivalentes.1 .7 Perdas no ferro e no cobre.1 .8 Rendimento e regulação.1 .9 Classificação dos ensaios em transformadores.2.Transformadores Trifásicos: 2.2 Ligações de transformadores trifásicos. 2.3 Condição de paralelismo 2.4 Dados e especificações 2.5 Placa de identificação 2.6 Identificação do grupo de ligação. 3.Auto-Transformadores.3.1 Funcionamento a vazio e com carga. 3.2 Vantagens e desvantagens. 3.3 Aplicações.4.Transformadores Especiais. 4.1 Transformadores de medição (Tp e Tc). 5.Máquinas assíncronas.5.1 Principio de funcionamento do motor assíncrono trifásico. 5.2 Campo girante. 5.3 Velocidade angular, escorregamento e conjugado.6.Motor assíncrono (indução) trifásico.6.1 Detalhes construtivos.6.2 Rotor, estator e ranhuras. 6.3 Enrolamentos. 6.4 Funcionamento:A VAZIO: Escorregamento, tensão Induzida e velocidade. C/CARGA: Escorregamento corrente rotórica e conjugado. 6.5 Partida: direta, Partida compensada, Chave estrela-triângulo. 6.6 Funcionamento do motor assíncrono - Rotor bobinado.6.7 Femestatórica e rotórica.6.9 Classificação dos motores assíncronos. 6.10 Corrente de partida. 6.11 Conjugado de partida. 6.12 Escorregamento. 6.13 Rendimento do motor assíncrono. 6.14 Ensaios: Rotor travado. Circuito aberto. 6.15 Circuito equivalente. 6.16 Características do circuito. 6.17 Diagrama vetorial do motor de indução. 6.18 Diagrama circular. 6.19.Controle de velocidade. 6.20 Especificações. 6.21 Dados de placa. 6.22 Condições de instalação. 6.23 Requisitos de carga. 6.24 Tensões. 6.25 Categorias. 6.26 Regime, Tipo de proteção e Fator de serviço. 7. Motores monofásicos de indução.7.1 Princípio de funcionamento do motor assíncrono monofásicos. 7.2 Métodos de partida: A resistência, A capacitor, A duplo capacitor, A relutância. 7.3 Torque do motor monofásico. 7.4 Velocidade do motor monofásico. 7.5 Motor pólo sombreado. 7.6 Potência do motor monofásico. 7.7 Perdas, rendimentos e FP do motor monofásico 8. Freios eletromagnéticos. 8.1 Princípio de funcionamento: 8.2 Tipos de freios eletromagnéticos. 8.3 Aplicação dos freios eletromagnéticos. 8.4 Princípio de manutenção. 8.5 Inspeção, testes, manuseio instalação e proteção. 9.Conversores de frequência rotativos e estáticos. 9.1 Princípio de funcionamento: 9.2 Equação geral. 9.3 Acionamento do MIT por conversor CA/CA.10. Máquinas síncronas - geradores. 10.1 Princípio de funcionamento. 10.2 Tipos de máquinas primárias para acionamento. 10.3 Força eletromotriz e potência de saída. 10.4 Circuito elétrico do gerador síncrono. 10.5 Quedas de tensão e perda de potência. 10.6 Rendimento. 10.7 Características de curto-circuito. 10.8 Circuito equivalente para máquinas síncronas mono e polifásicas. 10.9 Determinação da impedância síncrona. 10.10 Determinação das características externas. 10.11 Reação do induzido. 10.12 Divisão de carga entre geradores e estabilidade do funcionamento. 10.13 Detalhes construtivos. 10.14 Tipos de excitação. 10.15 Tipos fundamentais de geradores síncronos. 10.16 Tipos de pólos utilizáveis. 10.17 Geradores trifásicos - Agrupamento das fases. 10.18 Característica a vazio, Característica em carga, Ensaios com carga, Condições de paralelismo e métodos para sincronização, Funcionamento de geradores síncronos em paralelo. 11. Comandos Eletroeletrônicos: 11.1 Ligação do motor para reversão do sentido de rotação.1 1.2 Ligação do motor na ligação série - paralelo, em estrela-triângulo. 11.3 Ligação do motor com chave compensadora manual. 11.4 Terminologia empregada em comandos elétricos.1 1.5 Dispositivos de proteção e controle.11.6 Esquemas elétricos de comando, Circuitos elétricos de comando e força.11.7 Teste de dispositivos de comando, proteção, controle e sinalização.1 1.8 Circuito de comando e força para partida direta e partida direta com reversão no sentido de rotação.1 1.9 Circuito de comando para acionamento automatizado através da chave bóia, relé fotoelétrico, fim de curso 11 .10Sobrecarga em relé bimetálico. 11.11Circuito de comando para ligação sequencial de motores. 11.12 Elaboração de Lay-Out de quadros eletromecânicos modulares. 11.13 Circuito comando e força para transferência de alimentação fonte principal e auxiliar. circuito comando e força para reversão e freio eletromagnético. 11.15 Circuito de comando e força para ligação de motor trifásico e circuito de proteção contra falta de fase através de relé. 11.16 terminologia empregada em comandos elétricos Estáticos. 11.17 dispositivos de acionamento e controle diretos CA. 11.18 Esquemas eletrônicos das chaves de partidas estáticas. 11.19 testar dispositivos de controle e acionamento. 11.20 Circuitos de comando e força das chaves de partidas estáticas, operação simples. 11.21 Circuitos de comando e força das chaves de partidas estáticas para uma parada controlada + bypass. 11.18 Terminologia utilizada nos acionamentos dos inversores de potência. 11.19 Circuitos de comandos e força dos inversores de potência. 11.20 Módulo Lógico Programável (CLP com programação no visor)

CÓDIGO. 11. - ELETRÔNICA:

1. ELETROSTÁTICA. 1.1 Campo elétrico e potencial elétrico. 1.2 Capacitores. 1.3 Capacitor equivalente, energia armazenada no capacitor. 2. ELETRODINÂMICA. 2.1 Resistores. 2.2 Associação de resistores. 2.3 Geradores e Receptores. 2.4 Corrente elétrica. 2.5 Lei de Ohm. 2.6 Potência elétrica e teorema da máxima transferência de potência. 3. ANÁLISE DE CIRCUITOS. 3.1. Leis de Kirchhoff e análise de malhas e nós. 3.2. Divisão de corrente e tensão. 3.3. Teoremas da superposição, Milman, Norton e Thévenin. 3.4. Parâmetros R, G, H. 4. CAPACITORES. 4.1 Capacitor elementar. 4.Dielétrico: influência na capacitância do capacitor elementar. 4.3 Associação de capacitores. 4.4 Rigidez dielétrica dos dielétricos. 5. TRANSITÓRIOS. 5.1 Circuitos RC. 5.2 Circuitos RL. 6. REPRESENTAÇÃO FASORIAL DE GRANDEZAS ELÉTRICAS EM CA. 6.1 Tensão e corrente fasoriais. 6.2 Impedância: forma retangular e forma polar. 6.3 Circuitos monofásicos. 6.4 Cálculo de potência complexa. 6.7 Teorema da máxima transferência de energia. 6.8 Teorema da superposição. 6.9 Teorema de Thévenin. 7. RESSONÂNCIA E OS SEUS EFEITOS E APLICAÇÕES 7.1 Ressonância. 8. CIRCUITOS EM CORRENTE ALTERNADA. 8.1 Valor médio e Valor eficaz. 8.2 Circuitos CA puramente resistivo, puramente indutivo e puramente capacitivo. 8.3 Circuitos RL e RC (série e paralelo). 8.4 Composição e cálculo da resultante Representação por processo gráfico e analítico. 8.5 Circuitos RLC ( série e paralelo ) e circuitos ressonantes. 8.6 Resolução de problemas por meio de fasores. 8.7 Potência aparente, ativa, reativa e fator de potência. 8.8 Causas e consequências de um baixo fator de potência. 8.9 Correção de fator de potência de uma instalação. 9. SISTEMAS POLIFÁSICOS. 9.1 Sistemas com ligação em estrela e em triângulo.9.2 Aplicação das relações de transformação de estrela-triângulo e triângulo-estrela. 9.3 Sistema em delta desequilibrado. 9.4 Sistema estrela desequilibrado com e sem neutro. 9.5 Deslocamento de neutro. 9.6 Potência elétrica em um sistema trifásico. 9.7 Medição de potência ativa, reativa e aparente. 10. SEMICONDUTORES 10.1 Teoria dos semicondutores. 10.2 Diodo semicondutor. 10.3 Circuitos com diodos: retificadores, ceifadores e multiplicadores de tensão. 10.4 Princípio de funcionamento, especificação técnica e aplicação prática do diodo Zener. 11. DISPOSITIVOS OPTOELETRÔNICOS. 11.1 Princípio de funcionamento, especificação técnica e aplicação prática. 12. TRANSISTOR BIPOLAR. 12.1 Princípio de funcionamento.12.2 Polarização. 12.3 Especificação técnica e aplicação prática. 13. TRANSISTOR EFEITO DE CAMPO.13.1 Princípio de funcionamento.13.2 Polarização. 13.3 Especificação técnica e aplicação prática. 14. FONTES DE TENSÃO REGULADAS 14.1 Análise e projeto de circuitos reguladores de tensão. 15. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 15.1 análise e projeto de circuitos com amplificadores operacionais.16. SISTEMAS DE NUMERAÇÃO. 16.1 Conversões de sistemas de numeração. 17. ANÁLISE E PROJETO DE CIRCUITOS LÓGICOS. 17.1 Funções e portas lógicas. 17.2 Teoremas de De Morgan e leis de Boole. 17.3 Equivalência entre circuitos lógicos. 17.4 Simplificação de circuitos lógicos utilizando álgebra Booleana. 17.5 Simplificação de circuitos lógicos utilizando mapas de Karnaugh. 17. .6 Circuitos integrados comerciais empregados em circuitos lógicos. 17.7 Estudo de caso. 18. Circuitos de Processamento de dados. 18.1 Análise e projeto de circuitos Multiplexadores e Demultiplexadores. 18.2 ANÁLISE E PROJETO DE CIRCUITOS DECODIFICADORES. 18.3 Análise e projeto de circuitos geradores e verificadores de paridade. 18.4 Conceito e aplicação da memória Rom. 18.5 Funcionamento básico de uma PAL. 19. CIRCUITOS ARITMÉTICOS. 19.1 Análise e projeto de circuitos aritméticos. 19.2 Análise e projeto de circuito aritmético utilizando o conceito de complemento de 2. 20. PROJETAR CIRCUITOS SEQUENCIAIS. 20.1 Diagramas de transição de estado. 20.2 Análise e projeto de Contadores Assíncronos. 20.3 Análise e projeto de Contadores Síncronos. 20.4 Análise e projeto de Registradores de deslocamento. 21. CONVERSORES ANALÓGICO X DIGITAL E DIGITAL X ANALÓGICO. 21.1 Análise e projeto de conversores D/A. 21.2 Análise e projeto de conversores A/D. 22. TIRISTORES. 22.1 SCR (princípio de funcionamento e aplicação prática). 22.2 DIAC (princípio de funcionamento e aplicação prática). 22.3 TRIAC (princípio de funcionamento e aplicação prática).23. COMANDO DE TIRISTORES. 23.1 Circuitos básicos com o 555. 23.2 Oscilador de relaxação utilizando transistor de unijunção. 23.3 TCA 785. 24. RETIFICAÇÃO CONTROLADA. 24.1 Retificação controlada de 1/2 onda. 24.2 Retificação controlada de onda completa com derivação central. 24.3 Retificação controlada em ponte. 24.4 Retificação trifásica de 1/2 onda. 24.5 Retificação trifásica de onda completa. 25. CONVERSORES. 25.1 Circuito básico e Princípio de funcionamento Conversores de tensão CC/CC: Buck, Boost e Buck-Boost. 25.2 Conversores de tensão CC/CA.25.3 Fontes chaveadas (princípio de funcionamento e controle).

CÓDIGO 12 - MECÂNICA INDUSTRIAL E USINAGEM

1 - USINAGEM: 1.1 - Ajustagem; 1.2 - Tecnologia da Usinagem; 1.3 - Furadeira; 1.4 - Afiação de Ferramentas e Plainas; 1.5 - Tornos; 1.6 - Fresadoras; 1.7 - Retificadoras. 2 - MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS: 2.1. Gestão Estratégica da Manutenção; 2.2 Tipos de Manutenção de Máquinas; 2.3 - Engenharia de Manutenção; 2.4 - Planejamento, Organização e Controle da Manutenção; 2.5 - Métodos e Ferramentas para Aumento da Confiabilidade; 2.6 - Especificação e Manutenção de Elementos de Máquinas; 2.7 - Recuperação e Conservação de Elementos Mecânicos; 2.8 - Técnicas Preditivas de Manutenção. 3 - TECNOLOGIA DA SOLDAGEM.

CÓDIGO 13. - GUIAMENTO E GESTÃO DE TURISMO

1 Conceitos/definições do turismo/ autores; 2 Conjuntura econômica do turismo; 3 Tipos/modalidades de turismo e tendências; 4 estimulo e benefícios sociais às atividades e população local; 5 Tipos de turistas; 6 Motivações e formas de turismo; 7 Cadeia Turística; 8 Produto turístico e infra-estrutura de apoio; 9 Marketing Turístico; 10 Técnicas e conduta ética do guia de turismo; 11 Equipamentos de uso para o guia de turismo; 12 Técnicas para o agenciamento de viagens; 13 Operação e administração de sistemas de transportes turísticos; 14 sistemas informatizados para o turismo e suas aplicações; 15 evolução histórica e contextualização de eventos; 16 conceitos, classificação e tipologia de eventos; 17 captação e planejamento de eventos; 18 organização, execução e comissões de eventos

CÓDIGO 14. - DIREITO E LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL, DESPORTIVA E DE TURISMO

1 Noções de Direito. Direito Objetivo e Direito Subjetivo; 2 Direito Publico e Direito privado;3 Ordenamento Jurídico; 4 A Lei: classificação e hierarquia.; 5 O Turismo na Constituição Federal de 1988. O Turismo na Constituição do Estado do Ceara de 1989. O Turismo na Lei Orgânica do Município de Fortaleza de 1990; 6 Direito Turístico: o caráter transversal e horizontal do turismo; 7 Legislação de controle do produto turístico; 8 Desporto e Lazer na CF/88; 9 O Sistema brasileiro de desporto; 10 A prática desportiva profissional; 11 Histórico do desenvolvimento do comercio: seus reflexos jurídicos; 12 A Teoria da empresa e o novo código civil (brasileiro); 13 Fontes e características do Direito Comercial; 14 Livros empresariais e estabelecimento empresarial; 15 Proteção legal do ponto e do nome empresarial ; 16 O regime jurídico das sociedades empresariais ; 17 As sociedades personificada, não personificada; 18 Atos constitutivos das sociedades empresariais. 19 Fundamentos históricos e conceituais; Origem, Fortes, Ramos do direito do trabalho; 20 Tipos e princípios do contrato individual do trabalho; Registro da carteira de trabalho e previdência social - CTPS ; 21 Alterações do contrato de trabalho, salários e remuneração; 22 Causas de extinção do contrato individual do trabalho; Despedida sem justa causa e por justa causa ; 23 Férias aviso prévio e FGTS/estabilidade; 24 Evolução histórica da seguridade social e previdência social

CÓDIGO 15. - MUSICA: DESENVOLVIMENTO, INTERPRETAÇÃO E EXECUÇÃO DE FLAUTA DOCE, TECLADO ELETRÔNICO E CLARINETE

Flauta-doce (soprano, contralto, tenor e baixo); 2 Teclado eletrônico (leitura melódica no pentagrama e harmônica com cifragem popular, utilização e adequação dos recursos rítmicos e do acompanhamento eletrônico próprios do instrumento).; 3 Teoria musical aplicada; 4 Clarinete Bb.

CÓDIGO 16. - DIREÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEATRAL

1 A Poética de Aristóteles; 2 A estética naturalista; 3 O teatro oriental e sua influência na cena moderna do Ocidente; 4 Reações simbolistas: as contribuições de Craig e Appia; 5 Teatro e vida: Artaud e a crueldade; 6 O sistema de Stanislavski: o método das ações físicas; 7 O teatro pobre de Grotowski; 8 Antropologia teatral.

CÓDIGO 17. - SONOPLASTIA E CANTO

1 O reconhecimento de formas subjetivas de emissão de voz e interpretação; 2. Treinamento auditivo; 3 técnicas de canto: respiração, projeção vocal e dicção; 4 conhecimento de textura sonoro-musical; 5 . Percepção sonoro-musical; 6 percepções sonoro-espacial; 7 o espetáculo e seus elementos; 8 som e cena, polifonia de idéias; 9 o som como parte da narrativa; 10 a cena musicada

CÓDIGO 18. - CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

1. Evolução da contabilidade: escola européia, norte-americana, e o ensino da contabilidade no Brasil. 2Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade: postulados contábeis, princípios contábeis geralmente aceitos e convenções contábeis; 3. Fatos Contábeis: fatos permutativos, fatos modificativos e fatos mistos; 4. Procedimentos contábeis: escrituração contábil, livros de escrituração (diário e razão), 5. Método das partidas dobradas, lançamentos contábeis, formulas de lançamento; 6. Balancete de verificação; 7. Plano Geral de Contas: contas do ativo, contas do passivo, contas do patrimônio liquido, contas de resultado, estrutura do plano de contas; 8. Dinâmicas patrimoniais Principais demonstrações: demonstração do
resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, demonstração de origens e aplicação de recursos. 9. Conceitos e classificação de custos; 10. Métodos de custeio; 11. Análise custo/volume/lucro; 12. Formação de preços de venda; 13. Orçamento; 14. Introdução a Administração Financeira; 15. Análise das Demonstrações Financeiras; 16. Fluxo de Caixa; 17. Gestão do Capital de Giro; 18. Decisão de Investimento; 19. Decisão de Financiamento.

CÓDIGO 19 - ÁREA DE QUÍMICA GERAL E QUÍMICA ANALÍTICA

1. Estrutura eletrônica dos átomos. 2. Tabela periódica e propriedades periódicas dos elementos. 3. Estequiometria. 4. Ligações químicas. 5. Soluções. 6. Cinética química. 7. Termoquímica. 8. Equilíbrio químico. 9. Análise gravimétrica: formas de precipitação, técnicas gravimétricas e cálculos gravimétricos. 10. Análises volumétricas: fundamentos da titulometria, soluções padrões e cálculos volumétricos. 10.1. Titulometria de neutralização. 10.2. Titulometria de precipitação. 10.3. Complexometria. 10.4. Titulometria de óxido-redução. 11. Potenciometria e condutometria: fundamentos da técnica e instrumentação. 12. Espectroscopia por absorção molecular na região do ultravioleta-visível: fundamentos da técnica e instrumentação. 13. Espectrofotometria de absorção atômica: fundamentos da técnica e instrumentação. 14. Cromatografia gasosa: fundamentos da técnica e instrumentação. 15. Cromatografia líquida: fundamentos da técnica e instrumentação.

CÓDIGO 20 - ÁREA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE, CIÊNCIA DOS MATERIAIS E PROCESSOS QUÍMICOS

1. Fundamentos gerais do escoamento dos fluidos. 2. Fundamentos de transporte de massa nos processos químicos. 3. Fundamentos do transporte de calor nos processos químicos. 4. Propriedades mecânicas e critérios de seleção para a construção de equipamentos usados na indústria química. 5. Métodos de caracterização estrutural dos materiais. 6. Propriedades gerais dos materiais metálicos. 7. Propriedades gerais dos polímeros. 8. Propriedades gerais dos materiais cerâmicos. 9. Deterioração dos materiais. 10. Fundamentos gerais dos processos químicos e balanços materiais. 11. Tecnologia de processamento dos óleos e gorduras vegetais. 12. Tecnologia de processamento dos sabões e detergentes. 13. Processamento do petróleo e seus derivados.

CÓDIGO 21 - ELETRICIDADE CC e CA

1. Associação de Resistores 2. Lei de Ohm. 3. Capacitores 4. Geradores e Receptores 5. Leis de Kirchoff 6. Teorema de Thevenin 7. Teorema de Norton 8. Noções de Corrente Alternada 9. Impedância, Reatância. 10. Sistemas Ä e Y.

CÓDIGO 22 - ELETRÔNICA ANALÓGICA / DIGITAL

1 .Semicondutores 2.Diodo de Junção 3.Diodo Zener 4.Transistor de junção Bipolar 5.Transistor de Efeito de Campo 6.Sistema de Numeração 7.Álgebra de Boole 8.Mapas de Veitch-Karnaugh 9-Flip-Flop 10- Contadores e registradores.

CÓDIGO 23 - SISTEMAS DE POTÊNCIA

Impedância/ Reatância. 2. Diagrama Fasorial. 3. Sistema Trifásico. 4. Potências Ativa/ Reativa/ Aparente. 5. Fator de Potência. 6. Sistema Ä e Y. 7. Noções de Transformadores. 8. Medidas Elétricas. 9. Noções de Geração e Transmissão de Energia. 10. Conceitos de Distribuição de Energia.

CÓDIGO 24 - MÁQUINAS ELÉTRICAS

1 .Lei de Lenz. 2. Circuitos Magnéticos. 3. Conversão Eletromecânica de Energia. 4. Gerador de Corrente Contínua. 5. Motores de Corrente Contínua. 6. Ligações série/ shunt/ derivação. 7. Relação de Torque e Velocidade de Motores de Corrente Contínua. 8. Motor Síncrono. 9. Motor Assíncrono. 10. Máquinas Polifásicas.

CÓDIGO 25 - MATEMÁTICA

1. Polinômios. 2. Matrizes, Determinantes e sistemas lineares. 3. Geometria analítica espacial. 4. Análise Combinatória. 5. Limite e continuidade de funções. 6. Derivada de uma função e aplicações. 7. Teorema fundamental do cálculo. 8. Espaços vetoriais. 9. Técnicas de Integração. 10. Aplicações da Integral.

CÓDIGO 26 - INFORMÁTICA

ALGORITMO E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. 1. Lógica de programação, fluxograma e algoritmos. 2. Programação estruturada: Linguagem PASCAL ou "C". 2.1. Itens fundamentais da linguagem PASCAL (Formação de identificadores, constantes, variáveis e comentários, expressões aritméticas, lógicas e literais). 2.2. Estrutura sequencial, condicional e de repetição, 2.3. Tipos de dados (Variáveis simples, variáveis compostas homogêneas (vetores e matrizes), variáveis compostas heterogêneas (registros). 2.4. Arquivos. 2.5. Modularização (Funções e procedimentos): Passagem de parâmetros, escopo dos identificadores e recursividade. 2.6. Ponteiros. 3. Programação orientada a objetos.

CÓDIGO 27 - BIOLOGIA

1. Componentes químicos dos seres vivos: 1.1 Substâncias inorgânicas: água e sais minerais; 1.2 Substâncias Orgânicas: 1.2.1 Carboidratos e Lipídios; 1.2.2 Proteínas; 1.2.3 Vitaminas e ácidos nucléicos. Citologia: 2.1 Histórico, organização celular; envoltórios celulares, organelas celulares e núcleo celular; 2.2 Divisão celular. 3. Embriologia: 3.1 Gametogênese, tipos de óvulos; 3.2 Desenvolvimento embrionário: 3.2.1 Tipos de segmentação; 3.2.2 Mórula, blástula, gástrula, nêurula e organogênese; 3.3 Anexos embrionários e placenta. 4. Histologia Animal: 4.1 Tecido epitelial; 4.2 Tecido conjuntivo; 4.3 Tecido muscular; 4.4 Tecido nervoso. 5. Anatomia e fisiologia humana: 5.1 Aspectos gerais do sistema nervoso; 5.2 Aspectos gerais do sistema sensorial; 5.3 Aspectos gerais do sistema endócrino; 5.4 Aspectos gerais do sistema circulatório; 5.5 Aspectos gerais do sistema respiratório; 5.6 Aspectos gerais do sistema digestório; 5.7 Aspectos gerais do sistema excretor; 5.8 Aspectos gerais do sistema reprodutor. 6. Reinos da Natureza: 6.1 Reino Monera; 6.2 Reino Protista; 6.3 Reino Fungi; 6.4 Reino Plantae: 6.4.1 Gymnospermae; 6.4.2 Angyospermae; 6.5 Fisiologia vegetal, fotossíntese; 6.6 Reino Animália: Filo Chordata. 7. Evolução: 7.1 Lamarckismo; 7.2 Darwinismo. 8. Genética: 8.1 1ª e 2ª Lei de Mendel; 8.2 Interação gênica; 8.3 Grupos sanguíneos; 8.4 Determinação do sexo e herança relacionada ao sexo; 8.5 Genética das populações. Ecologia: 9.1 Ciclos biogeoquímicos; 9.2 Sucessão ecológica; 9.3 Relações ecológicas; 9.4 Dinâmica das populações; 9.5 Poluição ambiental.

CÓDIGO 28 -GEOGRAFIA

1 .A geopolítica do mundo atual:capital internacional como veiculo de dominação e de grandes potências. 2.Relações internacionais como fator de desenvolvimento regional e nacional e de desequilíbrio nos países subdesenvolvidos.3.As diferenciações sócio econômicas e políticas das diferentes regiões do mundo. 4.Alterações da distribuição espacial dos centros industriais.5.Redimensionamento da produção do espaço. 6.Relações de poder no espaço mundial- globalização.7.O espaço brasileiro:domínios naturais e o espaço da produção;processos que operam na superfície da terra e sua importância para a dinâmica ambiental.8.O território Brasileiro.9.A produção do espaço cearense:aspectos populacionais,naturais,agrários,urbanos e industriais.10.A política demográfica do Brasil e do mundo.11.Relação entre geografia e políticas energéticas.12.Questões sócio ambientais, globais e desenvolvimento sustentável.13.A ação do homem sobre o meio ambiente.14.Problemas ambientais no Brasil.15.A biodiversidade e o processo de globalização.16.Problemas ambientais e espaço urbano.17.Transformação do espaço natural e implicações no meio ambientem.18.Consciência ecológica e desenvolvimento sustentável.

CÓDIGO 29 - Lógica de Programação/ Banco de Dados

1. Tipos de dados, Constantes, Variáveis, Comando de Atribuição, Estrutura e implementação de um Programa Simples; 2. Expressões Aritméticas, Expressões Lógicas e Comandos de Entrada e Saída com exemplos de implementação; 3. Estruturas de Controle de Seleção e Blocos de Comandos com exemplos de implementação; 4. Ponteiros com exemplos de implementação; 5. Estruturas de Controle de Repetição com exemplos de implementação; 6. Estruturas de Dados Homogêneas (Matrizes) - Conceituação e Implementação; 7. Estruturas de Dados Heterogêneas (Registros) - Conceituação e Implementação; 8. Arquivos - Conceituação e Implementação; 9. Procedimentos, Funções e Recursividade com exemplos de implementação. 10. Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD); 11. Modelo Entidade-Relacionamento; 12. Modelo Relacional; 13. Normalização e Integração de Modelos; 14. Structured Query Language - SQL; 15. O MySQL.

CÓDIGO 30 - Controle de Processos/ Eletrônica Industrial

1. Tipos de Sistemas de Controle; 2. Transformada de Laplace; 3. Resposta em Frequência; 4. Controle em Malha Aberta; 5. Controle em Malha Fechada; 6. Controladores PD, PI e PID; 7. Dispositivos Retificadores: Diodo, Tiristores, Transistor de Potência; 8. Circuitos Retificadores: Retificador Monofásico, Retificador Bifásico de Meia Onda, Retificador Monofásico de Onda Completa, Retificador Trifásico de Meia Onda; 9. Conversores: CC-CC, CC-CA;

CÓDIGO 31- Microprocessadores e Microcontroladores

1. Conceitos Básicos sobre Microprocessador; 2. Pinagem do Z80; 3. Técnicas de E/S; 4. Conjunto de Instruções do Z80; 5. Memórias do Z80; 6. Introdução ao Microcontrolador PIC; 7. Pinagem do PIC16F84; 8. Arquitetura Interna do PIC16F84; 9. Conjunto de instruções do PIC16F84; 10. Ambiente de programação MPLAB;

CÓDIGO 32 - Metodologia do Ensino de ginástica escolar e Lutas

1. Definição e Classificação da ginástica escolar; 2. Evolução histórica da ginástica escolar; 3. A ginástica na educação física dentro do contexto educacional atual; 4. Exercícios de ginástica: Classificações e aplicações; 5. Exercícios de ginástica: individuais, duplas, pequenos grupos e grandes grupos; 6. Atividades com implementos manuais (bastões, cordas, maças, bola de borracha, arco e medicinebol); 7. Iniciação a Ginástica Geral: Definição, Classificação e Elementos Ginásticos; 8. Acrobacias básicas (rolos, giros, piruetas, equilíbrios e saltos); 9. Saltos básicos sobre o plinto (grupado, afastado, flanco); 10. Atividades com aparelhos fixos (banco sueco, plintos, colchões, mini-trampolim e cama elástica); 11. O ato de lutar no contexto histórico-sócio-cultural do homem; 12. Contextos históricos e sociais com o surgimento das lutas no oriente e no ocidente; 13. A luta da pré-história à atualidade; 14.Evolução das lutas no Brasil; 15. As lutas nas práticas educativas e sociais; 16. A importância e os objetivos das lutas como conteúdo do currículo de educação física da pré-escola ao ensino médio; 17. A lutas como temas do componente curricular educação física - da pré-escola ao ensino-médio; 18. A filosofia das artes marciais (Karatê, Judô e outras); 19. Ética como princípio da luta e a relação com a violência na atualidade - causas e efeitos 20. Atividades lúdicas nas aulas de lutas para crianças e adolescentes; 21. Fundamentos básicos da defesa pessoal; 22. Processos pedagógicos para o ensino das lutas orientais e ocidentais; 23. Processos pedagógicos para o ensino da capoeira; 24. As lutas como atividade física na promoção da saúde: Capacidades físicas desenvolvidas nas lutas.

CÓDIGO 33 - Educação Física para o ensino médio

1. Educação Física enquanto prática pedagógica. 1.2 Objetivos e Conteúdos da Educação Física; 1.3. Metodologia para o ensino da Educação Física: 1.3.1 Prática de ginástica; 1.3.2 Prática de voleibol; 1.3.3 Prática de futsal; 1.3.4 Prática de futebol; 1.3.5. Prática de handebol; 1.3.6 Prática de basquetebol; 1.3.7 Prática de dança; 1.3.8 Prática de atletismo; 1.3.9 Prática de lutas; 1.3.10 Prática de jogos e brincadeiras. 1.4 Avaliação na Educação Física. 1.5 As Abordagens para o ensino da Educação Física. 1.6 Projeto político-pedagógico e a atuação do professor de Educação Física. 2. Temas de reflexão: 2.1 Performance cultural e identidades juvenis. 2.2 Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer. 2.3 Mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual. 2.4 Exercício físico x saúde. 2.5 O corpo e a expressão artística e cultural. 2.6 O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura. 2.7 Práticas corporais e autonomia. 2.8 Condicionamento e esforço físicos. 2.9 Práticas corporais e espaços públicos. 2.10 Práticas corporais e eventos públicos. 2.11 O corpo no mundo da produção estética. 2.12 Práticas corporais e organização comunitária. 2.13 Construção cultural das idéias de beleza e saúde.

CÓDIGO 34 - Pedagogia e estágio

1. A didática e suas implicações no processo ensino aprendizagem; 2. Tendências pedagógicas e a didática; 3. Saberes docente; 4. Organização do trabalho docente; 5. Relação professor - aluno; 6. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e a prática docente; 7. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental e médio; 8. Conceitos e concepção de currículo; 9. Organização curricular do ensino fundamental e médio; 10. Currículo na ótica inter e transdisciplinar; 11. Formação do educador: técnica, humana e política; 12. O professor ante uma prática democrática e reflexiva;

CÓDIGO 35 - Psicologia do desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem

1. Introdução ao estudo da psicologia do desenvolvimento: histórico, principais conceitos e métodos; 2. Relação entre a psicologia do desenvolvimento e psicologia da aprendizagem; 3. Grandes questões sobre o desenvolvimento humano: Hereditariedade / Ambiente; estágios / continuidade; estabilidade / mudança; 4. Aspectos do desenvolvimento humano e fatores que o influenciam; 5. Princípios globais do desenvolvimento ao longo do ciclo da vida; 6. Teorias sobre o desenvolvimento e suas respectivas concepções sobre a aprendizagem: Freud (desenvolvimento psicoafetivo), Piaget (psicogênese do desenvolvimento cognitivo), Vygotsky (abordagem sócio/histórica do desenvolvimento), Eric Erikson (desenvolvimento psicossocial), Wallon (desenvolvimento socioemocional) e Kohlberg (desenvolvimento moral);

CÓDIGO 36 - Física Geral

1 .Cinemática; 2. Equilíbrio dos corpos; 3. Leis de Newton e aplicações. 4. Trabalho e energia. 5. Estática e dinâmica dos fluidos. 6. Primeira e segunda leis da termodinâmica. 7. Ondulatória. 8. Eletrostática. 9. Eletrodinâmica. 10. Ótica geométrica.

CÓDIGO 37- Educação Matemática / Matemática Básica

1. Correntes Filosóficas da Matemática; 2. Didática aplicada à Matemática; 3. O Conhecimento Lógico Matemático; 4. Diretrizes Curriculares e Parâmetros Curriculares da Educação Básica; 5. Legislação Educacional; 6. História da Educação Matemática no Brasil; 7. História da Educação no Brasil; 8. As Políticas Educacionais no Brasil; 9. Políticas Internacionais e Educação; 10. A Educação e cidadania.

CÓDIGO 38 - Matemática: Cálculo Diferencial e Integral

1. O Teorema do Valor Intermediário e Aplicações; 2. O Teorema do Valor Médio e Aplicações; 3. O Teorema Fundamental do Cálculo e Aplicações; 4. Aplicações da Integral definida: Cálculo de áreas, volumes de sólidos de revolução e área de superfícies; 5. Derivadas Direcionais, Vetor Gradiente e Aplicações; 6. O Teorema dos Multiplicadores de Lagrange e Aplicações; 7. O Teorema da Mudança de Variáveis para integrais múltiplas e Aplicações; 8. Integrais de linha e Campos Conservativos; 9. O Teorema de Green e Aplicações; 10. O Teorema da Divergência e Aplicações.

CÓDIGO 39 - Matemática: Matemática Básica e Noções de Cálculo

1. Números Complexos: definições, propriedades, forma polar, 1ª e 2ª Lei de De Moivre; 2. Princípio de Indução Finita e Aplicações; 3. Sistemas Lineares: representação matricial, escalonamento, discussão de sistemas lineares e a regra de Crammer; 4. Elipse, Hipérbole, Parábola, Translações e Rotação de eixos; 5. Análise Combinatória e Probabilidade; 6. Limite de funções de uma variável real: conceitos, propriedades, o Teorema do Confronto e aplicações; 7. Funções contínuas: conceitos, propriedades, o Teorema do Valor Intermediário e aplicações. 8. Derivadas: conceitos, regras operacionais, taxas de variação e aplicações; 9. Pontos críticos, máximos e mínimos para funções de uma variável real e aplicações; 10. Integral de Riemann: conceitos, propriedades, o Teorema Fundamental do Cálculo e aplicações.

CÓDIGO 40 - Projetos e Manutenção Mecânica

1. Desenho técnico mecânico (desenho geométrico, projeções ortogonais, perspectivas, cortes, escalas). 2. Metrologia (paquímetro - sistema internacional e inglês; micrômetro - sistema internacional e inglês; relógio comparador; goniômetro). 3. Elementos de máquinas (elementos de fixação, elementos de transmissão, mola e rolamentos). 4. Soldagem (oxiacetileno, solda a arco elétrica - eletrodo revestido, arco submerso, tig e mig/mag). 5. Gestão de manutenção (manutenção corretiva, manutenção preventiva, manutenção preditiva, tpm, rcm, planejamento e controle de manutenção). 6. Inspeção e controle (gráficos de controle estatístico da qualidade). 7. Higiene e segurança do trabalho (riscos ambientais, de acidentes e ergonômicos, mapas de risco, ppra). 8. Hidráulica e pneumática (conceitos básicos; bombas, compressores, atuadores, válvulas e circuitos básicos). 9. Usinagem (processos, usinabilidade, torno, fresas, plainas, retificadoras e centro de usinagens). 10. Resistência dos materiais (estática, tensão, deformação, flexão, torção, flambagem).

CÓDIGO 41 - Gestão

1. Empreendedorismo: concepção, importância, características do empreendedor; 2. Aliança estratégica e parceria; 3. Networking; 4. Marketing: conceito, papel do MKT para as organizações; segmentação de mercado e público-alvo; diferenciação e posicionamento; composto de marketing; 5. Recursos humanos: papel; recrutamento e seleção; treinamento; motivação; remuneração; 6. Gestão da informação; 7. Áreas e níveis da administração e habilidades gerenciais; 8. Análise de mercado: as 05 (cinco) forças competitivas de Porter e Matriz FOFA; 9. Administração financeira; 10. Administração estratégica: missão, objetivos, metas;