UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - PB

Notícia:   5 vagas para Professores na Universidade Federal de Campina Gandre - UFCG

UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL

CAMPUS PATOS

EDITAL Nº 13, DE 10 DE AGOSTO DE 2010

O Diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, Campus de Patos, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no uso de suas atribuições e considerando o disposto na Portaria nº 327, de 19 de março de 2010, do Ministério da Educação, publicada no DOU de 22 de março de 2010 e no Decreto nº 6.944, de 21/08/2009, da Presidência da República, publicado no DOU de 24/08/2009, torna público, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado a selecionar candidatos para o provimento de 05 (cinco) vagas, na Carreira do Magistério Superior, como parte do Programa REUNI, destinadas ao Curso de Odontologia da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A seleção, observadas as disposições legais aplicáveis à espécie, no que couber, será regida pela Resolução nº 07/2007, de 02/10/2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande e pelas normas contidas neste Edital.

1.2. A retribuição do pessoal docente compreende o vencimento ou salário fixado em lei para cada nível, os incentivos funcionais e demais vantagens previstas em lei.

1.3. O processo seletivo compreenderá as 03 (três) fases seguintes: prova escrita e prova didática, ambas de caráter eliminatório, e exames de títulos.

a) Participarão da prova escrita os candidatos cujas inscrições forem homologadas;

b) Participarão da prova didática os candidatos que obtiverem pelo menos 70 pontos na prova escrita;

c) Participarão do exame de títulos os candidatos que obtiverem pelo menos 70 pontos na prova didática.

1.4 Inicialmente, os concursos abrirão para a de Classe de Adjunto e havendo a comprovação de que não houve candidatos inscritos, um novo período será aberto para a Classe de Assistente, em conformidade com o Anexo I do presente Edital.

2. DO CARGO

2.1. Denominação, classe e nível de ingresso: Professor Adjunto, Padrão I.

Denominação, classe e nível de ingresso: Professor Assistente, Padrão I (se necessário).

2.2. Remuneração inicial do cargo: Professor Adjunto I, R$ 7.333,67, compreendendo Vencimento, Gratificação de Exercício do Magistério Superior (GEMAS) e Retribuição por Titulação (RT):

Classe

Vencimento

GEMAS

RT

Total

Prof. Adjunto I - 40 horas DE

2.318,71

1.098,08

3.916,88

7.333,67

Remuneração inicial do cargo: Professor Assistente I (se necessário), R$ 4.651,59, compreendendo Vencimento, Gratificação de Exercício do Magistério Superior (GEMAS) e Retribuição por Titulação (RT):

Classe

Vencimento

GEMAS

RT

Total

Prof. Assistente I - 40 horas DE

2.001,86

1.056,83

1.592,90

4.651,59

2.3. Jornada de Trabalho: Professor Adjunto I ou Professor Assistente I (se necessário): Quarenta horas semanais de trabalho em regime de dedicação exclusiva-DE.

2.4. O pessoal docente, na qualidade de servidor público, fica submetido ao Regime Jurídico Único e à legislação complementar do Pessoal Civil da União. A lotação de cargos de magistério será feita por Unidade Acadêmica e dimensionada em função das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em qualquer das jornadas, será respeitada a carga horária mínima semanal de oito horas-aula.

3. DAS CONDIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO E INVESTIDURA NO CARGO

3.1. Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no país;

3.2. Estar em gozo dos direitos políticos;

3.3. Estar quite com as obrigações eleitorais;

3.4. Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

3.5. Apresentar declaração de não acumulação de cargo ou emprego público (De acordo com o § 3º do art. 118 da Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei Nº 9.527, de 10 de dezembro de 1997, considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade);

3.6. Apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.

§ 1º Os documentos comprobatórios relacionados no item 3 serão exigidos de todos os candidatos no ato da inscrição, exceto os discriminados nos subitens "3.5" e "3.6", que deverão ser apresentados apenas pelos candidatos convocados para nomeação.

§ 2º Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso.

§ 3º A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 3 impedirá a posse do candidato.

4. DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

4.1. A guia de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) deverá ser obtida no endereço eletrônico https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/grusimples.asp utilizando-se os seguintes dados: Unidade favorecida: 158195; Gestão 15281, Código do recolhimento 28883-7; Vencimento 31/08/2010 (para Professor Adjunto) e 16/09/2010 (para Professor Assistente); CPF; Nome do candidato, além do valor da taxa, concluindo com a emissão da Guia de recolhimento da União (GRU) para pagamento exclusivamente no Banco do Brasil. O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, não será restituído em nenhuma hipótese.

4.2. O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, não será restituído em nenhuma hipótese.

4.3. O candidato oriundo de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008 e Decreto nº 6.135, de 26/06/2007, que estiver inscrito no Cadastro Unico para Programas Sociais do Governo Federal (CadUnico) e deseje solicitar isenção da taxa de inscrição deverá fazê-lo até cinco dias úteis após o início das inscrições, através de requerimento disponível no endereço eletrônico www.cstr.ufcg.edu.br. O requerimento deve ser entregue e protocolado no local de inscrição. A resposta sobre o deferimento ou não, será divulgado no endereço eletrônico www.cstr.ufcg.edu.br e no quadro de aviso da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas dez dias úteis após o início das inscrições.

4.4. O candidato cujo pedido de isenção tiver sido indeferido, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição e entregar através de protocolo no local de inscrição, ou enviar via Correio, por SEDEX, o comprovante original do depósito bancário no valor da taxa de inscrição conforme especificado no subitem 4.1, até o dia 31/08/2010 (para Professor Adjunto) e 16/09/2010 (para Professor Assistente).

5.DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração, com firma reconhecida, no período de 17/08/2010 a 31/08/2010, para a classe de Professor Adjunto I. Caso não haja nenhum inscrito, abrem-se automaticamente as inscrições para a classe de Professor Assistente I, que também deverão ser realizadas pessoalmente ou por procuração, com firma reconhecida, no período de 01/09/2010 a 16/09/2010,

5.2. O horário de atendimento das inscrições será das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, de Segunda a Sexta feira (dias úteis), na Secretaria da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos - PB, localizado na Av. dos Universitários, s/n, Rodovia Patos/Teixeira, Km1, Bairro Jatobá, CEP: 58700-970. Fone: (0xx83) 3511-3045.

5.3. O candidato apresentará no ato da inscrição:

a) Comprovante original do depósito bancário no valor da taxa de inscrição, como especificado no subitem 4.1.

b) Requerimento de inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador devidamente habilitado, dirigido ao Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas;

c) Fotocópia legível e autenticada do título de eleitor e do comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

d) Fotocópia legível e autenticada do comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);

e) Fotocópia legível e autenticada do passaporte, com visto, de acordo com as normas do Serviço Nacional de Imigração (para estrangeiros);

f) Fotocópia legível e autenticada da Carteira de Identidade e do CPF;

g) Declaração de que tem conhecimento e aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento, e na Resolução nº 07/2007, de 02/10/2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, disponíveis na Unidade Acadêmica e na Internet (www.ufcg.edu.br ou www.cstr.ufcg.edu.br).

5.4. O servidor designado para receber a documentação exigida no subitem 5.3, o fará mediante a apresentação dos originais, conferindo e autenticando todas as páginas que lhe forem entregues, rubricando-as e numerando-as à vista do candidato ou seu procurador, além de listar o material não textual.

5.5. Após o ato de inscrição, o candidato ou seu procurador receberá, sem prejuízo de outras instruções eventualmente exaradas, os seguintes documentos:

a) Cópia da Resolução nº 07/2007;

b) Tabela contendo prazos que nortearão o concurso, conforme Anexo 1 deste Edital;

c) Calendário das provas, conforme Anexo 2 deste Edital;

d) Programa do concurso, conforme Anexo 3 deste Edital;

e) Relação nominal dos membros da comissão examinadora e seus suplentes, conforme Anexo 4 deste Edital.

5.6. Os documentos apresentados conforme as exigências do subitem 5.3 ficarão em poder da Unidade Acadêmica, não cabendo devolução.

5.7. No ato da inscrição, o procurador do candidato deverá apresentar original da Procuração e respectiva cópia autenticada do instrumento, ficando esta em poder da Unidade Acadêmica.

5.8. A inscrição poderá ser feita também por via postal, através de Sedex ou serviço similar, com aviso de recepção (AR), dentro do prazo estabelecido neste Edital.

5.9. O candidato que utilizar a alternativa do subitem 5.8 para inscrição deverá anexar o comprovante original de depósito bancário no valor da taxa de inscrição, e todos os documentos comprobatórios autenticados.

5.10. Todos os documentos comprobatórios deverão estar devidamente autenticados, podendo, para os casos de inscrição realizada presencialmente, ser a autenticação realizada por servidor especialmente designado para receber e autenticar a documentação.

5.11. A apresentação dos documentos relacionados à prova de títulos ocorrerá após a divulgação do resultado da prova didática, conforme prazo estipulado neste edital.

5.12. Não será permitida inscrição condicional e nem admitida complementação documental fora do prazo de inscrição, salvo se a Comissão Examinadora em caso de dúvida, exigir do candidato documentos que comprovem a veracidade ou autenticidade de peças processuais entregues no ato da inscrição.

6. DA ÁREA, TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA E VAGA

As áreas de conhecimento objeto do concurso, titulação mínima exigida e vagas respectivas, estão especificadas nas tabelas abaixo:

6.1. Professor Adjunto I:

Unidade Acadêmica

Área de Conhecimento Objeto do Concurso

Disciplinas

Titulação Acadêmica Mínima Exigida na Classe de Professor Adjunto I

Regime de trabalho

Vagas

UACB

Patologia Oral

- Patologia Geral

- Propedêutica Estomatológica

- Clínica Multidisciplinar

- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

Graduado em Odontologia, com doutorado em Odontologia na área de Patologia Oral ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

UACB

Odontologia Legal

- Odontologia Legal e Deontologia

- Ética e Legislação Odontológica

- Estágio Supervisionado em Sistema Público de Saúde

- Orientação Profissional

Graduado em Odontologia, com doutorado em Odontologia na área de Odontologia Legal ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

UACB

Endodontia

- Pré-clínica Multidisciplinar

- Clínica Multidisciplinar

- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

Graduado em Odontologia, com doutorado em Odontologia na área de Endodontia ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

UACB

Clínica Infantil

- Pré-Clínica Multidisciplinar

- Clínica Infantil

- Clínica Multidisciplinar

- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

Graduado em Odontologia, com doutorado em Odontologia na área de Odontopediatria, Ortodontia ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

UACB

Prótese

- Pré-clínica Multidisciplinar

- Clínica Multidisciplinar

- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

- Odontogeriatria

Graduado em Odontologia, com doutorado em Odontologia na área de Prótese ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

6.2. Professor Assistente I (se necessário):

Unidade Acadêmica

Área de Conhecimento Objeto do Concurso

Disciplinas

Titulação Acadêmica Mínima Exigida na Classe de Professor Adjunto I

Regime de trabalho

Vagas

UACB

Patologia Oral

- Patologia Geral

- Propedêutica Estomatológica

- Clínica Multidisciplinar

- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

Graduado em Odontologia, com mestrado em Odontologia na área de Patologia Oral ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

UACB

Odontologia Legal

- Odontologia Legal e Deontologia

- Ética e Legislação Odontológica

- Estágio Supervisionado em Sistema Público de Saúde

- Orientação Profissional

Graduado em Odontologia, com mestrado em Odontologia na área de Odontologia Legal ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

UACB

Endodontia

- Pré-clínica Multidisciplinar

- Clínica Multidisciplinar

- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

Graduado em Odontologia, com mestrado em Odontologia na área de Endodontia ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

UACB

Clínica Infantil

- Pré-Clínica Multidisciplinar

- Clínica Infantil

- Clínica Multidisciplinar

- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

Graduado em Odontologia, com mestrado em Odontologia na área de Odontopediatria, Ortodontia ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

UACB

Prótese

- Pré-clínica Multidisciplinar

- Clínica Multidisciplinar

- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

- Odontogeriatria

Graduado em Odontologia, com mestrado em Odontologia na área de Prótese ou área conexa

T-40, com Dedicação Exclusiva

01

7. DAS PROVAS

7.1. Local: Central de aulas do Centro de Saúde e Tecnologia Rural - Campus de Patos - PB.

7.2. Período:

a) Prova Escrita: 19/10/2010.

b) Sorteio do ponto da Prova Didática: 20/10/2010.

c) Prova Didática: 21/10/2010.

d) Prova de Títulos: 22/10/2010

7.3. Todas as etapas das provas serão avaliadas por uma Comissão Examinadora composta por três professores, com titulação igual ou superior à exigida no concurso, sendo um dos membros pertencente à outra Instituição de Ensino Superior.

7.4. A prova escrita consistirá na dissertação do tema sorteado a partir do programa e terá duração de 04 (quatro) horas. No julgamento da prova escrita serão considerados os seguintes critérios:

a) Domínio do assunto (peso 6);

b) Estruturação coerente e desenvoltura do texto (peso 2);

c) Clareza e precisão de linguagem (peso 2).

7.5. A prova didática, que será gravada, consistirá em aula teórica com duração de 50 minutos referente ao tema sorteado do programa. Após o término da apresentação, a Comissão Examinadora poderá, se julgar necessário, arguir o candidato. A chamada para realização das provas obedecerá à ordem do sorteio dos candidatos. No julgamento da prova didática serão avaliados os seguintes critérios:

a) Domínio do tema sorteado (peso 4);

b) Estrutura coerente do plano de aula (peso 1);

c) Execução do plano de aula (peso 1);

d) Clareza e desenvoltura da exposição (peso 1);

e) Comunicação e uso de técnicas didáticas (peso 2);

f) Cumprimento do tempo de aula (peso 1).

Os demais candidatos concorrentes no mesmo concurso não poderão assistir à exposição.

7.6. O Exame de Títulos será realizado como etapa posterior à prova didática. Os candidatos aprovados na prova didática terão prazo de quatro horas após a divulgação do resultado desta etapa para apresentar o Curriculum vitae documentado, (nos moldes da Resolução 07/2007) e a avaliação constará de apreciação dos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos, e serão pontuados segundo a Tabela de Pontos anexa à Resolução nº 07/2007, pela Comissão Examinadora. A nota do exame de títulos será obtida da seguinte forma: atribuir-se-á nota 100 (cem) ao candidato com maior pontuação e as demais notas serão calculadas proporcionalmente.

7.7. A nota final de cada candidato será igual à média ponderada das notas obtidas nas provas escrita e didática e no exame de títulos, observados os seguintes pesos: Prova escrita (peso 3), Prova didática (peso 4) e Exame de Títulos (peso 3).

7.8. Durante a aferição de desempenho dos candidatos, será observado o disposto na Lei n° 10.741 de 01/10/2003.

7.9. Durante a realização das provas não será permitida a utilização de aparelhos celulares. Na prova escrita é vedado o uso de equipamentos audiovisuais, bem como de qualquer material escrito para consulta.

7.10. A critério da Comissão Examinadora, o sorteio do tema da prova didática poderá ser antecipado ou adiado em função do número de participantes na prova escrita.

8.DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Às pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais será assegurado o direito de inscrição nos concursos públicos previstos neste Edital, deles participando em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que a deficiência ou necessidade apresentada seja compatível com as atividades do cargo para o qual concorre.

8.2. Os candidatos citados no item anterior deverão apresentar, no ato da inscrição, declaração da especificidade da deficiência, submetendo-se, quando convocados, à perícia médica por junta médica oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato, como portador de deficiência, e a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo.

8.3. O candidato amblíope ou cego deverá solicitar por escrito, à Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica, até o último dia de inscrição, a confecção da prova especial ampliada (especificando o tipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento por monitor.

8.4. O candidato que não fizer a solicitação prevista no item anterior, no prazo mencionado e seja qual for o motivo alegado, não terá a prova preparada, ficando impossibilitado de a ela se submeter e, portanto, excluído do concurso.

9.DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO

9.1. A nomeação dos candidatos fica condicionada à comprovação dos requisitos para a investidura nos cargos especificados no item 3 deste Edital.

9.2. A posse dos candidatos nomeados dar-se-á pela assinatura do Termo de Posse e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento no Diário Oficial da União.

9.3. Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo especificado no item anterior.

9.4. O docente terá 15 (quinze) dias contados da data da posse para entrar em exercício, sendo passível de exoneração aquele que não obedecer a esse prazo.

9.5. Os nomeados e empossados exercerão a docência na UFCG, no Centro de Saúde e Tecnologia Rural, com sede no Município de Patos-PB.

9.6. Os nomeados assumem o compromisso de fixar residência no Município de Patos-PB.

9.7. Regime Jurídico do cargo a ser provido: os nomeados serão regidos pela Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Os prazos regulamentares do Concurso estão apresentados no Anexo 1 deste Edital.

10.2. Após a publicação deste Edital no DOU, o mesmo, acompanhado de informações complementares e dos formulários correspondentes a Declaração de conhecimento e aceitação das normas do concurso e do Requerimento de Inscrição, estará disponível na internet (www.ufcg.edu.br e www.cstr.ufcg.edu.br).

10.3. Sendo necessário o adiamento do concurso por motivos relevantes, a Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica divulgará novo calendário para o certame com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da primeira prova.

10.4. Somente se submeterão às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido deferidas.

10.5. Todas as etapas do concurso público previsto neste Edital serão realizadas no campus de Patos-PB.

10.6. Os resultados de cada etapa do concurso serão afixados em espaço adequado e próprio na Secretaria da Unidade Acadêmica.

10.7. O concurso objeto deste Edital terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da publicação da homologação do concurso pelo Diário Oficial da União, sendo possível renovação por igual período, nos termos do Decreto no. 6.994, de 21 de agosto de 2009.

10.8. Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

10.9. A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.

10.10. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar, pelo Diário Oficial da União, a publicação dos atos e editais referentes ao concurso previstos neste Edital, bem como outras informações que serão divulgadas pela Unidade Acadêmica no site www.cstr.ufcg.edu.br

10.11. Após a publicação do resultado do concurso, em jornal diário de grande circulação estadual, poderá haver recurso à Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, com efeito suspensivo, no prazo de 5 (cinco) dias.

10.12 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora do concurso.

PAULO DE MELO BASTOS
Diretor do CSTR/UFCG

ANEXO 1 DO EDITAL Nº 13, DE 10 DE AGOSTO DE 2010

PRAZOS REGULAMENTARES

ETAPAS

SETOR RESPONSÁVEL

PERÍODO

DAS INSCRIÇÕES

Inscrição de Candidatos para o cargo de Professor Adjunto I

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

17/08/10 a 31/08/10

Inscrição de Candidatos para o cargo de Professor Assistente I

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

01/09/10 a 16/09/10

Verificação de aceitabilidade das Inscrições

Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Até 05 (cinco) dias úteis após encerramento de cada uma das etapas acima

Interposição de Recurso contra Indeferimento de Inscrição

Entrada com o processo na Secretaria do Centro encaminhando ao CONSAD/CSTR

Até 05 (cinco) dias úteis após divulgação da etapa acima

Homologação dos Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

CONSAD/CSTR

Até 05 (cinco) dias úteis após entrada do Processo na Secretaria do Centro

Interposição de Recurso contra decisão do CONSAD/CSTR sobre os Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

Entrada com o processo na Secretaria do Centro encaminhado à Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias úteis após ciência do resultado da etapa acima

DA COMISSÃO EXAMINADORA

Argüição de impedimento de Membros da Comissão Examinadora

Entrada com o processo na Secretaria do Centro encaminhado ao CONSAD/CSTR

Até 05 (cinco) dias úteis após o último dia do período de inscrições

Interposição de Recurso contra decisão do CONSAD/CSTR sobre Pedidos de Argüição de Impedimento

Entrada com o processo na Secretaria do Centro encaminhado à Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias úteis após ciência do resultado da etapa acima

DO CONCURSO

Realização do Concurso

Comissão Examinadora

19/10/10 a 22/10/10

Relatório Conclusivo dos Resultados do Concurso

Comissão Examinadora

Até 02 (dois) dias úteis após o término da etapa acima

Apreciação e Encaminhamento ao CONSAD/ CSTR do Relatório Conclusivo do Concurso

Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Até 08 (oito) dias úteis após o recebimento do Relatório

Homologação do Resultado do Concurso

CONSAD/ CSTR

Até 05 (cinco) dias úteis após o recebimento do Relatório

Interposição de Recurso Contra o Resultado Final do Concurso

Entrada com o processo na Secretaria do Centro encaminhado à Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias úteis após a divulgação e conhecimento da decisão acima

ANEXO 2 EDITAL Nº 13, DE 10 DE AGOSTO DE 2010

CALENDÁRIO DE PROVAS

Área de Conhecimento Objeto do Concurso
Patologia Oral
Odontologia Legal

 

Data

Hora

Local

Prova escrita

19/10/2010

08h

Central de Aulas CSTR

Sorteio do ponto para a prova
didática

20/10/2010

08h

Central de Aulas CSTR

Prova didática

21/10/2010

08h

Central de Aulas CSTR

Prova de títulos

22/10/2010

 

Central de Aulas CSTR

 

Área de Conhecimento Objeto do Concurso
Endodontia
Clínica Infantil
Prótese

 

Data

Hora

Local

Prova escrita

19/10/2010

14h

Central de Aulas CSTR

Sorteio do ponto para a prova
didática

20/10/2010

14h

Central de Aulas CSTR

Prova didática

21/10/2010

14h

Central de Aulas CSTR

Prova de títulos

22/10/2010

 

Central de Aulas CSTR

OBSERVAÇÕES:

1. A Comissão Examinadora poderá adiar ou antecipar o sorteio do ponto para a prova didática, dependendo do número de candidatos participantes da prova escrita.

2. Para a Prova Didática, o candidato deverá comparecer 1 hora antes do horário determinado, pois caso haja alguma desistência, a ordem dos candidatos poderá ser antecipada.

ANEXO 3 DO EDITAL Nº 13, DE 10 DE AGOSTO DE 2010

PROGRAMA DO CONCURSO

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

Área de Conhecimento

Disciplinas

Vagas

Patologia Oral

- Patologia Geral
- Propedêutica Estomatológica
- Clínica Multidisciplinar
- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Patologia celular básica

2. Inflamação e reparação tecidual

3. Distúrbios circulatórios

4. Distúrbios do crescimento e da Diferenciação celular

5. Carcinogênese

6. Patologia pulpar e periapical

7. Neoplasias odontogênicas

8. Cistos odontogênicos e não odontogênicos

9. Patologia óssea

10. Lesões proliferativas e neoplasias benignas dos tecidos moles bucais

11. Neoplasias malignas do epitélio de revestimento bucal

12. Patologia das glândulas salivares

BIBLIOGRAFIA

1. ARAUJO, N.S., ARAUJO, V.C. Patologia Bucal. São Paulo: Artes Médicas, 1984.

2. BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo patologia. 7.ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

3. KUMAR, V., ABBAS, A.K., FAUSTO, N. Robbins and Cotran pathologic basis of disease. Philadelphia: Elsevier Saunders, 2004.

4. MONTENEGRO, M.R., FRANCO, M. Patologia processos gerais. Rio de Janeiro: Atheneu, 1999.

5. NEVILLE, B.W., DAMM, D.D., ALLEN, G.M., BOUQUOT, J.E. Patologia oral e maxilofacial. 2.ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

6. REGEZZI, J.A., SCIUBBA, J.J., JORDAN, R.C.K., Oral pathology. Clinical pathologic correlations. 5.ed., St. Louis: Saunders Elsevier, 2008.

 

Área de Conhecimento

Disciplinas

Vagas

Odontologia Legal

- Odontologia Legal e Deontologia
- Ética e Legislação Odontológica
- Estágio Supervisionado em Sistema Público de Saúde
- Orientação Profissional

01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Código de Ética Odontológico

2. Obrigações, direitos e penalidades para o C.D perante o CRO

3. Perícias Odonto legais - foro civil, criminal, trabalhista. Princípios e Execução

4. Relatório e parecer Odonto legal

5. Noções de Traumatologia Forense

6. Avaliação Médico legal das lesões do complexo maxilo-mandibular

7. Saúde bucal como política e a inserção de suas práticas no SUS

8. Organização do sistema de saúde no Brasil

9. Epidemiologia das doenças bucais

10. Planejamento e gestão em saúde

BIBLIOGRAFIA

1. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Código de Ética Odontológica. Rio de Janeiro, CFO, 2006.

2. EISELE, R.L.; CAMPOS, M.L.B. Manual de Medicina Forense & Odontologia Legal. Curitiba: Juruá, 2005.

3. SAMICO, A.H.R.; MENEZES, J.D.V. & SILVA, M. Aspectos Éticos e Legais do Exercício da Odontologia. Rio de Janeiro: CFO, 1994.

4. SILVA, M. Compêndio de Odontologia Legal. Rio de Janeiro: MEDSI, 1997.

5. VANRELL, J. P. Odontologia Legal & Antropologia Forense. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

 

Área de Conhecimento

Disciplinas

Vagas

Endodontia

- Pré-clínica Multidisciplinar
- Clínica Multidisciplinar
- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Anatomia dental interna

2. Etiopatogenia das alterações pulpares e periapicais

3. Cirurgia de acesso

4. Tratamento conservador da polpa dental

5. Substâncias químicas auxiliares

6. Técnicas de preparo químico-cirúrgico manual

7. Técnicas de preparo químico-cirúrgico mecanizada

8. Medicação intracanal

9. Técnicas de obturação do sistema de canais radiculares

10. Acidentes e complicações em endodontia

BIBLIOGRAFIA

1. BURNS RC, COHEN S. Caminhos da polpa. 9ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2007.

2. DE DEUS, Q.D. Endodontia. 5 ed. Rio de Janeiro: Medsi,. 1992.

3. ESTRELA, C., Ciência Endodôntica.v. 1,2, Editora Artes Médicas, 2004.

4. LEONARDO, M. Endodontia - Tratamento de Canais Radiculares - 2 vol. 4ed. Editora: Artes Médicas, 2005.

5. LOPES, H. P., SIQUEIRA Jr, J. F. Endodontia. Biologia e Técnica. 2. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan/Medsi, 2004.

 

Área de Conhecimento

Disciplinas

Vagas

Clínica Infantil

- Pré-Clínica Multidisciplinar
- Clínica Infantil
- Clínica Multidisciplinar
- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar

01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Plano de tratamento em Odontopediatria.

2. Características das dentições decídua e mista.

3. Anestesia e Terapêutica em Odontopediatria.

4. Endodontia em dentes decíduos.

5. Traumatismos em Odontopediatria.

6. Dentística em Odontopediatria.

7. Classificação e etiologia das maloclusões

8. Crescimento crâniofacial

9. Cefalometria

10. Medidas preventivas e interceptativas em Ortodontia

BIBLIOGRAFIA

1. ASSED, S. Odontopediatria. São Paulo: Artes Médicas, 2005.

2. GUEDES-PINTO, A.C. Fundamentos de Odontologia - Odontopediatria -Guedes-Pinto Edição:1a., 2009, Editora Santos

3. ISSAO, M. Manual de Odontopediatria. 11. ed. São Paulo: Santos, 2006.

4. MOYERS, R.E Ortodontia, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

5. SILVA, A.A. Crescimento e Desenvolvimento Craniofacial. Editora: Santos, 2005.

6. PROFFIT, W.R. Ortodontia contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

 

Área de Conhecimento

Disciplinas

Vagas

Prótese

- Pré-clínica Multidisciplinar
- Clínica Multidisciplinar
- Estágio Supervisionado em Clínica Multidisciplinar
- Odontogeriatria

01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Planejamento em Prótese Fixa

2. Preparos para restaurações parciais: Inlay, Onlay e Overlay

3. Núcleos metálicos e estéticos em prótese fixa

4. Prótese fixa Adesiva

5. Plano de tratamento/Protocolo Clínico odontológico para o idoso /Interdisciplinaridade.

6. Moldagem funcional em PT

7. Registro intermaxilar em prótese total

8. Seleção e Montagem de dentes em PT

9. Overdenture barra-clip e o'ring

10. Caracterização em PT

BIBLIOGRAFIA

1. MEZZOMO, E. Reabilitação oral para o clínico. 3.ed. São Paulo: Santos, 1999.

2. PEGORARO, L.F. et al. Prótese Fixa. São Paulo: Artes Médicas; EAP-APCD, 2002.

3. SHILLINGBURG, H.T.; et al. Fundamentos de prótese fixa. 3.ed. São Paulo: Quintessence, 1998.

4. TAMAKI, T. Dentaduras Completas. 4.ed. São Paulo, Sarvier, 1982.

5. TELLES, D.; HOLLWEG, H.; CASTELLUCCI,L. Prótese Total: Convencional e Sobre Implantes. 2.ed. São Paulo: Santos, 2004.

6. TURANO, J.C.; TURANO, L.M. Fundamentos de prótese total. 7.ed. São Paulo: Santos, 2004.

ANEXO 4 DO EDITAL Nº 13, DE 10 DE AGOSTO DE 2010

CONSTITUIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

Área de Conhecimento: Patologia Oral

Profª Drª Andresa Costa Pereira

UFCG

Presidente

Profª Drª Ana Carolina Lyra de Albuquerque

FIP

Titular

Prof Dr Carlos Augusto Galvão Barboza

UFRN

Titular

Profª Drª Cristina Ruan Ferreira Araújo

UFCG

Suplente

Prof Dr Wilson Wouflan

UFCG

Suplente

Prof Dr Sérgio Adriane Bezerra de Moura

UFRN

Suplente

Área de Conhecimento: Odontologia Legal

Profª Drª Carolina Bezerra Cavalcanti Nóbrega

UFCG

Presidente

Profª Drª Gymenna Maria T. Guenes

UFCG

Titular

Prof Dr Alessandro Cavalcanti Leite

UEPB

Titular

Profª Drª Ana Célia Athayde

UFCG

Suplente

Prof Dr Carlos Eduardo Alves Soares

UFCG

Suplente

Profª Drª Ana Maria Gondim Valença

UFPB

Suplente

Área de Conhecimento: Endodontia

Profª Drª Carolina Bezerra Cavalcanti Nóbrega

UFCG

Presidente

Profª Drª Gymenna Maria T. Guenes

UFCG

Titular

Prof Dr Sérgio Adriane Bezerra de Moura

UFRN

Titular

Prof Dr Vicente Queiroga Neto

UFCG

Suplente

Prof Dr Wilson Wouflan

UFCG

Suplente

Profª Drª Heloisa Helena Pinho Veloso

UFPB

Suplente

Área de Conhecimento: Clínica Infantil

Profª Drª Andresa Costa Pereira

UFCG

Presidente

Profª Drª Fabíola Galbatti de C. Carlo

UNIPE

Titular

Profª Drª Halissa Simplício Gomes Pereira

UFRN

Titular

Prof Dr Onaldo Guedes Rodrigues

UFCG

Suplente

Prof Dr Vicente Queiroga Neto

UFCG

Suplente

Prof Dr Roberto Pinheiro Jr

UFRN

Suplente

Área de Conhecimento: Prótese

Prof Dr Marco Antonio Dias da Silva

UFCG

Presidente

Profª Drª Ana Carolina Lyra de Albuquerque

FIP

Titular

Prof Dr Josué Alves

UPE

Titular

Prof Dr Vicente Queiroga Neto

UFCG

Suplente

Prof Dr Carlos Eduardo Alves Soares

UFCG

Suplente

Prof Dr José Moreira da Silva Neto

UFPB

Suplente

EDITAL Nº 13, DE 10 DE AGOSTO DE 2010

DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO DAS NORMAS DO CONCURSO

Eu, _________________________________________ RG n° _________________________, CIC n° ____________________________, DECLARO, para os devidos fins de Direito, que tenho pleno conhecimento e aceito as normas e instruções do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor ___________________________, Padrão I, da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, da Universidade Federal de Campina Grande, no qual me inscrevi para concorrer a uma vaga na área de disciplinas: ______________________________________________ conforme Edital N° 13, de 10/08/2010, disponível na internet (www.ufcg.edu.br ou www.cstr.ufcg.edu.br).

Patos, _____ de _________________________________ de _________ .

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Ilmo. Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas - UACB/UFCG

Prof. Marco Antonio Dias da Silva _________________________________________________ , residente à rua ___________________________________________, N°______, bairro ____________________________ , CEP: ________________________________, na cidade de ________________________________________ , UF:________ , telefone: __________________________, vem requerer, a Vossa Senhoria, inscrição no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor ___________________________, Padrão I, da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, da Universidade Federal de Campina Grande, para concorrer a uma vaga na área de ____________________________________, disciplinas:__________________________________ conforme Edital N°___, de ___/___/______, disponível na internet (www.ufcg.edu.br ou www.cstr.ufcg.edu.br).

Nestes Termos, Pede Deferimento.

Patos, _____ de _________________________ de __________ .

_______________________
Procurador(a):

RG __________________________, CPF _______________________, Telefone _______________________

Endereço _________________________________________________________________________________