CAGEPAR - Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - PR

Notícia:   5 vagas para a Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - PR

CAGEPAR - COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS DE PARANAGUÁ

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 03.01/2008

Em cumprimento às determinações do Senhor Edson Pedro da Veiga - Presidente da Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR - Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no artigo 37, inciso II da Constituição Federal, à Comissão Organizadora do Concurso Público nomeada pelo Ato Administrativo Nº 008/2008, de 14 de março de 2008,

RESOLVE

TORNAR PÚBLICO a abertura das inscrições ao Concurso Público de Provas Escritas e Práticas para provimento de cargos de seu Quadro de Pessoal, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital.

1 - DOS CARGOS, NÚMEROS DE VAGAS, VENCIMENTOS, JORNADA DE TRABALHO, HABILITAÇÃO E VALOR DA INSCRIÇÃO

1.1 - Encontram-se abertas, para preenchimento das vagas mediante Concurso Público, os cargos abaixo relacionados:

Cargo

Nº Vagas

Salário (R$)

C/H Sem.

Escolaridade Completa

Valor da Inscrição (R$)

Operador de Sistemas - Ilha do Mel*

02

850,00

40

Ensino Médio completo

60,00

Operador de Sistemas - Alexandra**

01

850,00

40

Ensino Médio completo

60,00

Técnico de Saneamento

01

1.200,00

40

Formação Técnica a nível médio em Saneamento.

60,00

Marinheiro Fluvial de Convés

01

550,00

40

Ensino Fundamental completo e curso específico na área.

40,00

* Vagas destinadas exclusivamente para a localidade Ilha do Mel. O candidato deverá comprovar residência na Ilha do Mel, no momento da convocação.

** Vagas destinadas exclusivamente para a localidade Alexandra.

1.2 - Os candidatos aprovados no Concurso Público, quando da sua convocação, serão admitidos pelo Regime Celetista (CLT), com jornada de trabalho e remuneração conforme descritos nos quadros anteriores.

1.3 - A reserva de vaga oferecida à pessoa portadora de necessidades especiais não se aplica ao presente Concurso Público devido ao número insuficiente de vagas para esse fim.

2 - DOS REQUISITOS PARA NOMEAÇÃO

2.1 - Ser brasileiro nato, naturalizado ou gozar das prerrogativas de legislação específica;

2.2 - Ter idade mínima de dezoito (18) anos no ato da posse;

2.3 - Provar estar quite com as obrigações eleitorais;

2.4 - Provar estar quite e liberado do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;

2.5 - Possuir documento oficial de identidade com fotografia;

2.6 - Não estar condenado por sentença criminal transitada em julgado e não cumprida, atestado por declaração assinada pelo candidato;

2.7 - Não ter sido demitido por justa causa do serviço público, atestado por declaração assinada pelo candidato;

2.8 - Não estar aposentado pelos artigos 40, 42 e 142 da Constituição Federal de acordo com o previsto no inciso XXII, parágrafo 10 do art. 37 da CF, alterado pelas Emendas Constitucionais nº 19 e 20.

2.9 - Não estar em exercício de cargo público, de acordo com previsto no inciso XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal, alterado pelas Emendas Constitucionais nº 19 e 20.

2.10 - Possuir escolaridade e habilitação legal para o exercício do cargo pretendido.

2.11 - Os requisitos acima deverão ser comprovados pelo candidato, se aprovado e convocado para tomar posse do cargo.

3 - DAS INSCRIÇÕES

3.1 - As inscrições serão realizadas no período de 08 de dezembro de 2008 a 19 de dezembro de 2008, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08 às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, na Rua Marechal Deodoro, 152, Centro, na Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR - Paranaguá -PR, fone (41) 3423-1713.

3.2 - As inscrições no posto de inscrição deverão ser instruídas com a seguinte documentação:

3.2.1 - Ficha de inscrição devidamente preenchida;

3.2.2 - Fotocópia de documento oficial de identidade com fotografia e do CPF;

3.2.2.1 - Considera-se documento oficial de identificação: Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação com foto, Carteira de Trabalho ou Carteira Profissional do Órgão de Classe.

3.2.3 - Procuração simples com firma reconhecida, anexa ao requerimento, caso a inscrição seja feita por terceiros.

3.2.4 - Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3.3 - A taxa de inscrição deverá ser recolhida no BANCO DO BRASIL, Agência 0531-2, C/C 45.112-6, mediante depósito na Conta Corrente do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber.

3.4 - Inscrição via Internet:

3.4.1 - Será admitida à inscrição via Internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período de 08 de dezembro de 2008 a 19 de dezembro de 2008.

3.4.2 - O Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda, não se responsabilizará por solicitação de inscrição por via Internet não recebida por motivo de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.4.3 - O candidato, após realizar sua inscrição via Internet, deverá efetivar o pagamento do boleto bancário, pagável em toda rede bancária, até o dia 19 de dezembro de 2008, preferencialmente no Banco do Brasil.

3.4.4 - O Boleto Bancário estará disponível no endereço eletrônico www.saber.srv.br e deverá ser impresso para o pagamento da taxa de inscrição após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição on-line.

3.4.5 - As inscrições via Internet somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição, através EXCLUSIVAMENTE do boleto bancário.

3.4.6 - O comprovante de inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico www.saber.srv.br, após o acatamento da inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato à obtenção desse documento.

3.4.7 - O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público no endereço eletrônico www.saber.srv.br ou pelos telefones (45) 3225-3322 ou (41) 3423-1713.

3.4.8 - Antes do recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para tomar posse do cargo, se aprovado, pois a taxa, uma vez recolhida, não será restituída em hipótese alguma.

3.4.9 - Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

3.5 - Os candidatos portadores de deficiência deverão anexar à ficha de inscrição, laudo original ou cópia autenticada, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, nos termos do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Os candidatos que efetuarem as inscrições via Internet deverão encaminhar o referido laudo tendo como data máxima de postagem no dia 19 de dezembro de 2008, devendo ser enviado ao Instituto Saber com sede na Rua Maranhão nº. 1395, Centro, Cascavel - Paraná, CEP 85801-050.

3.5.1 - O laudo não poderá ter sido emitido há mais de noventa (90) dias da data de publicação deste edital.

3.6 - O candidato ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na ficha de inscrição, arcando o candidato com as conseqüências de eventuais erros e/ou não preenchimento de qualquer campo da ficha de inscrição, bem como pela apresentação de documentos fora dos prazos e critérios estabelecidos por este edital.

3.7 - Não haverá inscrição condicional, nem tampouco por correspondência.

3.8 - O pedido de inscrição será indeferido para os candidatos que não satisfizerem as exigências impostas por este edital.

3.9 - A Comissão Organizadora divulgará a homologação das inscrições, no Órgão Oficial do Município ou em Jornal de grande circulação no Município de Paranaguá - PR, em mural na Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR e no site www.saber.srv.br no prazo de até 10 (dez) dias, após o encerramento das mesmas.

4 - DAS ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO

O Concurso Público compreenderá as seguintes etapas:

a) Primeira etapa: consistirá de Prova Escrita Objetiva, de múltipla escolha, com uma única alternativa correta, de caráter eliminatório e classificatório a ser aplicada para todos os candidatos.

b) Segunda etapa: consistirá de Prova prática para o cargo de Operador de Sistemas e Marinheiro Fluvial de Convés.

c) Terceira etapa: consistirá em exame pré-admissional.

4.1 - DA PROVA ESCRITA

4.1.1 - A prova escrita será realizada no dia 11 de janeiro de 2009 nas dependências da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões na Rua Manoel Correa, nº. 1462 - Alto São Sebastião, na cidade de Paranaguá - PR.

4.1.2 - As provas serão realizadas no período da manhã. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova às 8 horas, pois os portões permanecerão abertos somente até às 8h30min, horário após o qual não será permitido em hipótese alguma, o acesso de candidatos a sala de provas.

4.1.3 - A prova escrita terá a duração improrrogável de 3 horas, avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e será considerado aprovado o candidato que na somatória dos acertos obtiver nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

5.1.4 - O candidato deverá comparecer ao local da prova munido da ficha de inscrição, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, sendo imprescindível a apresentação de documento oficial de identificação com fotografia para ingresso na sala de provas.

4.1.5 - Será excluído do Concurso Público, por ato da Comissão Organizadora do Concurso o candidato que cometer qualquer irregularidade constante do item 5.1.7 deste edital.

5.1.6 - Será de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto do cartão de respostas, que será o único documento válido para efeito de correção da prova.

4.1.6.1 - Não serão computadas as questões não-assinaladas, assinaladas a lápis, assim como as questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

4.1.6.2 - Em hipótese nenhuma haverá substituição do cartão de respostas em caso de erro ou rasura do candidato.

4.1.6.3 - No cartão de respostas o candidato deverá colocar o seu número de inscrição, bem como a assinatura ou rubrica, utilizando sempre caneta esferográfica azul ou preta.

4.1.7 - Durante a realização da prova, não serão permitidas consultas de qualquer natureza, o uso de telefone celular, fones de ouvido ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos ou similares, bem como, tratar com descortesia os fiscais de provas ou membros da Comissão Organizadora.

4.1.8 - O candidato não poderá ausentar-se da sala durante a prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais, e na companhia de um fiscal de provas.

4.1.9 - Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato ou de pessoas estranhas ao Concurso Público nas dependências do local de aplicação da prova.

4.1.10- Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para realização da prova, seja qual for o motivo alegado pelo candidato, importando a ausência na sua eliminação do Concurso Público.

4.1.11- Não haverá, igualmente, realização de prova fora do horário ou do local previamente marcado.

4.1.12- O candidato impossibilitado fisicamente de comparecer ao local da realização da prova deverá solicitar à Comissão Organizadora, por escrito e com justificativa, a constituição de banca especial, no mínimo quarenta e oito (48) horas antes do horário marcado para início da mesma, devendo esta ser realizada no mesmo horário das demais.

4.1.13- A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para esta finalidade e que será responsável pela guarda da criança.

4.1.14- Os dois últimos candidatos ao terminarem a prova deverão permanecer juntos na sala, sendo somente liberados após terem entregado as provas e assinarem a folha ata e o lacre dos envelopes que guardarão os cartões de respostas para correção.

4.1.15- O candidato que queira contestar alguma questão, poderá fazê-lo na Ata de Prova, a qual será encaminhada à Comissão Organizadora.

4.1.16- Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, a entidade responsável pela execução do Concurso Público e com anuência da Comissão Organizadora, se reserva o direito de não fornecer exemplares dos Cadernos de Provas à candidatos ou à instituições outras, mesmo após o encerramento do Concurso.

4.1.17- Se o candidato quiser interpor recursos contra alguma das questões, por não tê-lo feito em Ata no dia da prova, poderá requerer, cópia da prova, junto a Comissão Organizadora, protocolando o pedido junto a Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR, respeitando sempre os prazos estipulados no item 6 deste Edital.

4.2 - DA COMPOSIÇÃO DA PROVA ESCRITA:

4.2.1 - A prova escrita será composta de 40 questões, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento:

Conteúdos

Quantidade de Questões

Peso Individual

Língua Portuguesa

10

2,5

Matemática

10

2,5

Conhecimentos Gerais

10

2,5

Conhecimentos Específicos do cargo

10

2,5

4.3 - DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

4.3.1 - Os conteúdos programáticos estão descritos no Anexo I deste Edital e serão disponibilizados aos candidatos no ato da inscrição.

4.4 - DA PROVA PRÁTICA

4.4.1 - Para TODOS os candidatos aos cargos de Operador de Sistemas e Marinheiro Fluvial de Convés que prestaram a prova escrita, haverá uma prova prática, para avaliar as habilidades dos candidatos, correlato ao cargo pretendido.

4.4.2 - A prova prática consistirá no desenvolvimento de atividades práticas, na presença de examinadores, abrangendo os conhecimentos necessários aos profissionais no exercício do cargo, onde serão avaliados os seguintes itens:

a) Organização do trabalho;

b) Uso correto de instrumentos e equipamentos;

c) Habilidade e destreza no desenvolvimento das tarefas;

d) Conhecimento prático sobre as atividades desenvolvidas.

4.4.3- Para o cargo de Operador de Sistemas a prova prática será realizada no dia 11 de janeiro de 2009, devendo o candidato que terminar a prova escrita, aguardar na sala especial para a realização da prova prática.

4.4.4- Para o cargo de Marinheiro Fluvial de Convés a prova prática será realizada no dia 11 de janeiro de 2009, devendo o candidato comparecer na Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR, às 13h30min, para o deslocamento ao local da prova prática.

4.5 - DO RESULTADO FINAL

4.5.1 - Os candidatos que somente prestarão à prova escrita, serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a média final obtida.

4.5.2 - Os candidatos que prestarão prova escrita e prova prática serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a média aritmética obtida entre a prova escrita e a prova prática.

4.5.3 - Serão considerados aprovados, os candidatos com Média de Classificação igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

4.5.4 - Na classificação final, dentre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência, na ordem de posicionamento:

a) Candidato que obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

b) Candidato que obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Gerais;

c) Candidato mais idoso;

d) Por sorteio.

5 - DOS PRAZOS PARA RECURSOS

5.1 - O candidato poderá interpor recurso nos seguintes casos e prazos:

5.1.1 - Com relação à homologação das inscrições, no prazo de 02 (dois) dias, a contar do primeiro dia útil subseqüente ao da publicação do edital de homologação das inscrições.

5.1.2 - Com relação à prova escrita (questões objetivas) e a prova prática, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar do primeiro dia útil subseqüente ao da publicação do gabarito provisório.

5.1.3 - Com relação às incorreções ou irregularidades constatadas na execução do concurso, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da ocorrência das mesmas.

5.2 - O recurso deverá ser individual, por questão, com a indicação daquilo que o candidato se julga prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citação das fontes de pesquisa, páginas de livros, nome dos autores, bibliografia específica, etc., juntando cópia dos comprovantes, devendo o mesmo ser dirigido à Comissão Organizadora, entregue e protocolado na Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR.

5.3 - Será indeferido liminarmente o recurso que não estiver fundamentado ou for interposto fora do prazo, bem como os que contenham erro formal e ou material, em sua elaboração ou procedimentos que sejam contrários ao disposto nesse Edital.

5.4 - Se da análise de recursos resultarem anulações de questões, essas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos. Se resultar alteração de gabarito, as provas de todos os candidatos serão corrigidas conforme essa alteração e seu resultado final divulgado de acordo com esse novo gabarito.

5.5 - Os recursos indeferidos liminarmente não estão sujeitos à análise do mérito, mesmo que devidamente fundamentados.

6 - DA VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO

6.1 - O Concurso Público terá validade por 02 (dois) anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Presidente da Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR.

6.2 - A aprovação no Concurso Público assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato, condicionado à observância das disposições legais pertinentes, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade e a necessidade do serviço público.

7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 - Se aprovado e convocado, o candidato, por ocasião da posse, deverá apresentar todos os documentos exigidos pelo presente Edital bem como outros que lhe forem solicitados, acarretando, o descumprimento deste requisito, na perda do direito a vaga e conseqüente não nomeação.

7.2 - Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito a aprovação em exame médico e apresentação dos documentos legais que lhe forem exigidos.

7.3 - A convocação dar-se-á por Edital, publicado no Órgão Oficial do Município ou em Jornal de grande circulação no Município de Paranaguá - PR, afixado em mural na Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR.

7.4 - É de responsabilidade do candidato manter seus dados cadastrais (endereços e telefone) atualizados junto a Divisão de Recursos Humanos da Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR

7.5 - O candidato classificado que não aceitar a vaga ofertada poderá requerer seu deslocamento para o final da lista, ficando sua convocação condicionada à nova ordem de classificação e ao período de validade do concurso.

7.6 - É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos Editais e demais comunicados com a divulgação dos locais e datas das provas que serão publicados no Órgão Oficial do Município ou em Jornal de grande circulação no Município de Paranaguá - PR, e afixado em mural na Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR.

7.7 - O ato de inscrição implica na aceitação destas e demais condições do presente Edital e do Regulamento de Concurso e, em caso de classificação e nomeação, a observância do Regime Jurídico nele indicado.

7.8 - Os cartões resposta deste Concurso Público bem como os cadernos de provas serão arquivados pela instituição responsável pela elaboração e correção das provas e serão mantidos pelo período de seis (06) meses, findo o qual, serão incinerados.

8 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público, com auxílio da Assessoria Jurídica da Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá - CAGEPAR.

8.2 - Faz parte deste Edital o Anexo I - Dos Conteúdos Programáticos e o Anexo II - Atribuições dos Cargos.

8.3 - Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Paranaguá, Estado do Paraná, em 05 de dezembro de 2008.

Larissa Gnata Viana Gonçalves
Presidente da Comissão Organizadora

ANEXO I DO EDITAL Nº 03.01/2008

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1 - LÍNGUA PORTUGUESA PARA TODOS OS CARGOS:

Ortografia (escrita correta das palavras). Significado das palavras - Sinônimos, Antônimos, Parônimos, Homônimos. Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo (gênero - masculino e feminino; Número - singular e plural) e Interpretação de Texto. - Emprego dos pronomes. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal.

Referências Bibliográficas: Livros didáticos do Ensino Fundamental.

2 - MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS:

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medidas brasileira. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Porcentagem e juros simples. Equação de 1º e 2º graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo.

Referências Bibliográficas: Livros didáticos do Ensino Fundamental.

3 - CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS:

Fundamentos Históricos e Geográficos do Brasil. República Velha (1889 e 1930). A Revolução de 1930 e a Era Vargas. O Estado Novo (1937 a 1945). República Liberal-Conservadora (1946 a 1964). Governos Militares. Brasil Contemporâneo. História do Paraná. Organização Política e atualidades de Paranaguá, do Paraná, do Brasil e do Mundo. Aspectos geográficos e históricos de Paranaguá: hidrografia, relevo, população, clima, vegetação, limites geográficos, economia, emancipação e símbolos municipais. Ética e Trabalho.

Referências Bibliográficas:Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio que versam sobre os assuntos solicitados. Livros, revistas e jornais da atualidade.

4. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

Operador de Sistemas:

Higiene do Trabalho: conceitos, definições e classificação dos riscos ambientais. . Política de saúde e segurança do trabalho. Procedimentos e normas de sistemas de segurança.

Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias; Tipos de Tubulação; Tipos de Conexão; Instalações de Esgotos Sanitários e Águas Pluviais; Instalações de Água Potável: Conceitos e Tipos de Bombas D'água e Poços; Válvulas; Registros; Hidrômetros; Ligações de Água e de Esgoto; Centrifugas para Recalque de Água, Instalações e Manutenção; Terminologia; Simbologia: Sistema de Representação; Equipamentos de Segurança.

Conceitos básicos em eletricidade. Principais materiais usados em instalações elétricas. Tipos de instalações elétricas. Práticas em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais. Ferramentas e instrumentos de trabalho. Conhecimento prático em baixa e alta tensão. Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho. Uso de EPIs. Prevenção de Acidentes. Primeiros Socorros (acidentes com eletricidade).

Informática: Sistema Operacional Windows 98, ME, 2000/XP e GNU/LINUX, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office 2000, XP, 2003 e 2007 (Word, Excel, PowerPoint), Internet; Anti-vírus. Assuntos relacionados ao desempenho do cargo e ética no trabalho.

Técnico de Saneamento:

Higiene do Trabalho: conceitos, definições e classificação dos riscos ambientais. . Política de saúde e segurança do trabalho. Procedimentos e normas de sistemas de segurança. Uso de EPIs. Prevenção de Acidentes. Primeiros Socorros.

Vigilância epidemiológica; Sistema Único de Saúde (SUS): Seus princípios, Suas diretrizes, Leis (8.080/90 e 8.142/90); Normas e Portarias atuais, Constituição Federal de 1988 (seção II Da Saúde); Norma Operacional Básica (NOB/SUS/96);

Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho.

Marinheiro Fluvial de Convés:

Noções básicas de primeiros socorros; Noções de segurança no trabalho.

- Lei nº 9.537/97. Dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências.

- Decreto 2.596/98. Regulamenta a Lei nº 9.537/97. Dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional

Assuntos relacionados à sua área de atuação.

ANEXO II DO EDITAL Nº 03.01/2008

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DOS CARGOS

Operador de Sistemas:

§ Proceder ao tratamento e análise da água, bem como a dosagem de produtos químicos a serem utilizados;

§ Executar instalações e reparos de hidrômetros e equipamentos similares;

§ Trabalhar na distribuição de água, na manutenção das estações de tratamento de água, esgoto e barragens;

§ Efetuar levantamentos para cálculos de parâmetros intervenientes na operação de sistemas;

§ Efetuar a instalação e aferição do instrumental pitométrico em adutoras, rede distribuidora, reservatórios e elevatórias;

§ Zelar pela manutenção e guarda de todos os equipamentos utilizados no desempenho de suas atividades, executando regulagens e pequenos reparos para conservá-los em seu perfeito estado;

§ Realizar periodicamente a manutenção preventiva e corretiva em bombas, filtros, decantadores, reservatórios, barragens e outros, supervisionando a limpeza do local e testando o seu funcionamento;

§ Controlar o funcionamento de bombas de recalque;

§ Supervisionar a lavagem e desinfecção de reservatórios e decantadores;

§ Separar amostras de produtos químicos e certificar-se de suas ações, objetivando o controle de qualidade;

§ Zelar pelo cumprimento das normas de segurança no trabalho;

§ Executar outras tarefas relacionadas com a sua formação, função e área de atuação.

Técnico de Saneamento

§ Executar, coordenar e supervisionar atividades de análise e tratamento de água nos sistemas de captação e distribuição;

§ Supervisionar as dosagens e certificar-se da qualidade dos produtos químicos a serem utilizados;

§ Prestar todo tipo de orientação e auxílio aos Operadores de Sistemas e demais profissionais que necessitarem, dentro da sua área técnica;

§ Efetuar inspeções sanitárias;

§ Acompanhar a montagem dos sistemas de fluoretação;

§ Elaborar e controlar a programação de coleta de amostras de água e desinfecção de redes e reservatórios;

§ Participar de pesquisas técnicas e operacionais em unidades de tratamento de água, realizando análises físico-químicas e hidrobiológicas;

§ Fazer o levantamento e zelar pelas condições de operação e desempenho de estações de tratamento de água;

§ Coordenar na qualidade de responsável técnico, as atividades da estação de tratamento de água e dos poços componentes do sistema de abastecimento de água;

§ Fiscalizar e orientar as atividades relacionadas à infra-estrutura, indispensáveis na manutenção ou construção de redes hidráulicas, adutoras e esgotos;

§ Emitir pareceres e relatórios das atividades desenvolvidas da sua área;

§ Dirigir veículos da empresa, transportando pessoas, materiais e produtos necessários para a realização e execução de atividades da sua área de atuação;

§ Zelar pelo cumprimento das normas de segurança do trabalho;

§ Definir procedimentos e estratégias para a execução das atividades relacionadas à área de saneamento;

§ Executar outras tarefas relacionadas com a sua formação, função e área de atuação.

Marinheiro Fluvial de Convés

§ Comandar e imediatar pequenas embarcações.

§ Averiguar lotação permitida e salvatério disponível.

§ Auxiliar embarque e desembarque de passageiros, instruindo-os sobre os procedimentos de bordo e salvamento.

§ Controlar as documentações e registrar ocorrências no diário de navegação.

§ Cumprir o plano de navegação.

§ Realizar manutenção da aparelhagem do convés e máquinas.

§ Supervisionar a conservação e manutenção da embarcação.

§ Conferir desgaste de peças e artefatos dos aparelhos do convés.

§ Planejar carga e descarga conforme tipo de carga, de embarcação e derrota.

§ Executar manobras e serviços no convés, manuseando, atracando e vigiando a embarcação.

§ Executar serviços de estivagem e desestivagem, conforme a legislação em vigor da Marinha do Brasil.

§ Auxiliar em coletas de materiais biológicos em rios, lagos e reservatórios.

§ Realizar manutenção nos equipamentos de coletas de materiais biológicos.

§ Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

§ Participar de programa de treinamento, quando convocado.

§ Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.