Prefeitura de Baía Formosa - RN

Notícia:   49 vagas para Baía Formosa - RN e salários até R$ 1.202,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAÍA FORMOSA

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001 / 2007

C.G.C.(MF): 08.161.341/0001-50

Endereço: Rua Adauto Dornelas Câmara, 165, Centro - BAÍA FORMOSA-RN

O Prefeito Municipal de BAÍA FORMOSA, no uso de suas atribuições legais faz saber que, para preenchimento de seu quadro funcional e formação de cadastro de reserva, será realizado:

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS para os cargos constantes do anexo I deste edital.

CLÁUSULA I - DO CARGO PÚBLICO

Os candidatos aprovados serão chamados a assumir os seus cargos na Prefeitura, de acordo com a classificação obtida e com as necessidades da Prefeitura, o qual reger-se-á pelos preceitos do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis Municipais e em conformidade com o Plano de Cargos e Salários do Município.

CLÁUSULA II - DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAR:

2.1 - As inscrições serão realizadas no período de 26/11/2007 a 14/12/2007, pela internet no site www.acaplam.com.br, ou de forma presencial das 08:00 às 13:00, na Secretaria Municipal de Finanças, sito a Rua João Porfírio de Souza, 29, Centro, BAÍA FORMOSA-RN, das 08:00 às 17:30 na sede da ACAPLAM, SITO À Rua Padre Pinto, 715, Cidade Alta, Natal-RN, observados os seguintes requisitos:

- apresentar documento oficial de identificação;

- estar ciente que no ato da nomeação deverá estar em dia com as obrigações eleitorais;

- estar ciente que no ato da nomeação, se do sexo masculino, apresentar quitação com o serviço militar;

- ser brasileiro nato ou naturalizado;

- não pertencer a empresa organizadora do concurso;

- apresentar comprovante de depósito em conta corrente do Banco do Brasil (ag: 0022-1; conta corrente: 16.443-7 - ACAPLAM), específica para o concurso, no valor da taxa de inscrição correspondente ao cargo escolhido;

- estar ciente que deverá contar, na data da nomeação, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;

- estar ciente que deverá, possuir, na data da nomeação, a escolaridade mínima exigida para o cargo, e/ou habilitação legal equivalente, de acordo com o Anexo I deste edital;

- estar ciente, que se candidato ao cargo de Motorista deverá possuir, na data da nomeação, carteira de habilitação do tipo "D";

- não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade ou exonerado a bem do serviço público, mediante decisão transitada em julgado.

CLÁUSULA III - DO CONCURSO:

3.1. - O Concurso terá validade de 02 (dois) anos a contar da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

3.2. - O prazo de que trata a Cláusula 3.1. não gera para os aprovados no concurso o direito de exigir o ato da sua nomeação.

3.3. - O concurso será realizado pela ACAPLAM - Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios LTDA, inscrita no Conselho Regional de Administração DO RIO GRANDE DO NORTE sob o número E-00437.

CLÁUSULA IV - DA PARTICIPAÇÃO DO CANDIDATO:

4.1. O Candidato no ato da inscrição receberá as normas e os programas específicos (quando pertinentes), ou os mesmos estarão disponíveis na internet nas páginas www.acaplam.com.br.

4.2. O cartão de inscrição, impresso por processamento de dados, será entregue entre os dias 02/01/2008 e 08/01/2008 das 08:00 às 13:00, nos locais referenciados no item 2.1. A entrega será feita mediante a apresentação do comprovante de inscrição. Os cartões de inscrição, também, estarão disponíveis no site: www.acaplam.com.br, a partir de 02/01/2008 até 12/01/2008.

4.3. O Cartão de inscrição conterá, além do número de matrícula, nome completo, número do documento usado na inscrição e o local onde o candidato prestará exames.

4.4. - O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 30 minutos do início dos trabalhos, munido de: caneta esferográfica em tinta azul ou preta, cartão de inscrição e do documento de identidade, referenciado no cartão de inscrição.

4.5. - Não serão atribuídos pontos às questões das provas que contenham mais de uma resposta assinalada, rasuradas, bem como àquelas que forem deixadas sem nenhuma resposta assinalada.

4.6. - O candidato só poderá fazer a prova no local determinado no cartão de inscrição, exceto os casos previstos no item 11.9 das Disposições Finais.

CLÁUSULA V - DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

5.1.- Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público, e a elas serão reservadas 5% (cinco por cento) de vagas oferecidas, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Decreto 3.298 de 20/12/99;

5.2 - No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar sua condição na Ficha de Inscrição e anexar LAUDO MÉDICO que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

5.3. - Caso o candidato não anexe o LAUDO MÉDICO, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de inscrição;

5.4 - É vedado o condicionamento da investidura do candidato no cargo à compatibilidade da sua deficiência com as atribuições do cargo para o qual foi aprovado, bem como a condição de sua admissão à realização de qualquer exame médico com essa finalidade.

5.5 - Após a aprovação em concurso público, os candidatos com deficiência física aprovados deverão submeter-se à perícia médica, para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo ou emprego.

5.6 - A perícia será realizada na Secretaria Municipal de Saúde do município de BAÍA FORMOSA-RN, devendo o laudo ser proferido no prazo de cinco (05) dias contados do respectivo exame.

5.7 - A avaliação, no sentido de estar o candidato apto ou não ao exercício do cargo, deverá ser fundamentada com clareza, propiciando-se ao mesmo a oportunidade de dela recorrer em caso de inconformismo.

5.8 - Se a perícia concluir pela inaptidão do candidato, constituir-se-á no prazo de cinco (05) dias, junta médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado. O profissional indicado pelo interessado deverá ser feita no prazo de cinco (05) dias contados da ciência do laudo referido no item 5.5 e 5.6.

5.9 - A junta médica deverá apresentar conclusão no prazo de cinco (05) dias contados da realização do exame.

5.10. - Será eliminado da lista de deficientes o candidato cuja deficiência, assinalada na ficha de inscrição, não se constate, indo, neste caso, para a lista geral.

5.11. - Caso se constate um outro tipo de deficiência, que não a assinalada na ficha, ele terá o direito de figurar na lista especial, concorrendo às vagas reservadas.

5.12 - O candidato, cuja deficiência for considerada incompatível com a função a ser desempenhada, será desclassificado, não cabendo qualquer recurso da decisão proferida pela junta médica.

5.13. - O candidato deficiente que precisar de condições diferenciadas para a realização das provas no dia do concurso e / ou precisar de dilatação de horário, deverá informar a comissão organizadora do concurso, com antecedência de 8 dias úteis à data da realização do mesmo, a fim de que sejam viabilizadas as suas necessidades. Em qualquer caso deverá ser juntado Laudo emitido por especialista da área de sua deficiência.

5.14. - O candidato deficiente que necessitar de prova especial adaptada a sua deficiência deverá solicitar com antecedência de 15 dias úteis à data da realização do concurso, a fim de que sejam tomadas as devidas providências.

CLÁUSULA VI - DAS PROVAS

6.1. - As provas escritas serão realizadas no dia 13/01/2008 para todos os cargos, em escolas localizadas na sede do município, conforme indicado no cartão de inscrição de cada candidato.

6.2. As provas escritas, para todas as categorias, valerão 10 (dez) pontos e sua formulação será feita em razão de cada categoria, até o máximo de 40 (quarenta) questões.

6.3. - Na folha de resposta não poderá haver rasuras.

6.4. - A folha de resposta que por ventura tenha sido rasurada, não poderá ser substituída.

6.5 - Os gabaritos serão afixados no saguão da prefeitura e na internet, nas páginas www.acaplam.com.br, no dia 15/01/2008.

6.6. - O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial das provas, afixado na sede da Prefeitura Municipal, disporá de até 48 horas após sua divulgação. Não será aceito recurso por via postal ou por fax, assim como recurso interposto por procurador. O recurso deverá ser encaminhado em duas vias, contendo o nome e endereço do candidato, número de inscrição e do documento de identidade usado na inscrição, indicação do cargo pretendido, número da questão que discorda com o gabarito divulgado, que opção seria correta, com justificativa fundamentada e, ser entregue protocolado na sede da Prefeitura, para daí, ser encaminhado pela Prefeitura para a ACAPLAM - Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios LTDA; ou enviado via internet através de modelo disponibilizado no site www.acaplam.com.br para o e-mail concursos@acaplam.com.br.

CLÁUSULA VII - DA CLASSIFICAÇÃO:

7.1. - Será desclassificado o candidato que não obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) na prova escrita.

7.2. - Em caso de empate na prova escrita, será melhor classificado o candidato que:

- estando concorrendo para os cargos de Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Assistente Social, Supervisor Pedagógico, Prof.P2A - Língua Portuguesa; Prof. P2A - Matemática; Prof. P2A - História; Prof. P2A - Geografia; Prof. P2A - Ciências; Prof. P2A - Inglês; Prof. P2A - Ensino das Artes, obtenha o maior número de pontos nas questões específicas. Persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade.

- estando concorrendo para os cargos de Agente de Administração Escolar; Vigia; Motorista e Porteiro, obtenha maior número de pontos na prova de português; persistindo o empate, será melhor classificado o candidato de maior idade.

CLÁUSULA VIII - DO RESULTADO DAS PROVAS:

8.1. - O resultado oficial das provas será publicado e divulgado através de relação exposta no saguão da Prefeitura Municipal e na internet nas páginas www.acaplam.com.br.

8.2. - Na relação dos aprovados, constarão duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive o dos que possuem deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes últimos;

8.3. - Qualquer pedido de revisão só poderá ser feito até 48 (quarenta e oito) horas depois de divulgado o resultado.

8.4. - Em caso de pedido de revisão, o mesmo deverá ser encaminhado em duas vias contendo o nome e endereço do candidato, número de inscrição e do documento de identidade usado na inscrição, indicação do cargo pretendido e ser entregue protocolado na sede da Prefeitura, para daí, ser encaminhado pela Prefeitura para a ACAPLAM - Consultoria e Assessoria Técnica e Estados e Municípios LTDA; ou ser enviado solicitação pela internet, através do modelo disponibilizado no site www.acaplam.com.br para o e-mail concursos@acaplam.com.br.

CLÁUSULA IX - DA HOMOLOGAÇÃO:

9.1. - O resultado do concurso será divulgado no máximo até o dia 28/02/2008 no saguão da Prefeitura e no site www.acaplam.com.br. A homologação final do concurso será publicada no Diário Oficial do Estado, após apreciação dos recursos a que se referem os itens 6.6 e 8.4.

9.2. - A relação será elaborada na ordem decrescente do somatório de pontos obtidos pelos concorrentes.

9.3. - A homologação do concurso se dará após encerradas todas as etapas do certame.

CLÁUSULA X - DA NOMEAÇÃO:

10.1. - Classificados os candidatos aprovados e homologado o concurso às nomeações serão feitas de conformidade com o previsto no Regime Jurídico dos servidores municipais, observados os requisitos colocados no item 2.1.

10.2. - Os candidatos aprovados e nomeados deverão cumprir as atribuições constantes do anexo II deste Edital.

10.3. - Na convocação e lotação dos candidatos portadores de deficiência será observado o critério da proporcionalidade. No momento da nomeação, serão chamados, alternada e proporcionalmente os candidatos das duas listas, prosseguindo-se até a caducidade do concurso.

CLÁUSULA XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

11.1. - Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

11.2. - Não será permitido o uso de máquinas calculadoras, livros, apostilas ou qualquer outro material nos locais de realização das provas.

11.3. - Os documentos necessários para o ingresso no serviço público, inclusive a comprovação de idade mínima e da escolaridade, exigida no anexo I deste edital, deverão ser apresentados no ato do provimento sob pena do candidato perder sua classificação, podendo ficar em último lugar na lista classificatória.

11.4. - No ato da nomeação será exigido do candidato aprovado uma declaração de que não tem outro vínculo com o serviço público da administração direta ou indireta, em qualquer dos seus segmentos, conforme disposto na Constituição Federal, salvo os casos previstos em Lei.

11.5. - Se o candidato não aceitar sua convocação para o cargo a que concorreu, perderá sua classificação, podendo ficar em último lugar na lista classificatória. Concorrendo a nova chamada e persistindo sua recusa o candidato será considerado desistente, sendo reconhecida a sua desclassificação.

11.6. - Será excluído, por ato da empresa responsável, o candidato que: declarar na ficha de inscrição qualquer informação não condizente com a sua realidade; durante a realização das provas for flagrado se comunicando verbalmente ou de outra forma com outro candidato, contrariando as normas do presente edital.

11.7 - Será excluído do processo nomeatório, por ato da Prefeitura Municipal, o candidato que após o exame médico não apresentar condições de saúde adequadas para exercer as suas funções.

11.8. - Não há limite de idade para participar do presente concurso

11.9. - As candidatas com gravidez de risco, ou os candidatos em recuperação de saúde, em casa ou nos hospitais devem informar essas circunstâncias com 5 dias úteis de antecedência da data da realização do concurso, a fim de que seja viabilizada a aplicação das provas nos locais adequados, dentro do município. Em todos os casos deverão ser juntados atestados médicos.

11.10. - Os candidatos aprovados serão regidos pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis Municipais e em conformidade com o Plano de Cargos e Salários do Município.

11.11. - Para qualquer informação dirigir-se à sede da Prefeitura Municipal, ou a sede da empresa organizadora à rua Padre Pinto, 715 - Cidade Alta - Natal - RN.

11.12. - O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 (Cinqüenta reais) para os cargos de Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Assistente Social e Supervisor Pedagógico; de R$ 40,00 (Quarenta reais) para os cargos de Prof.P2A - Língua Portuguesa; Prof. P2A - Matemática; Prof. P2A - História; Prof. P2A - Geografia; Prof. P2A - Ciências; Prof. P2A - Inglês e Prof. P2A - Ensino das Artes; de R$ 25,00 (Vinte e cinco reais) para o cargo de Agente de Administração Escolar; e de R$ 15,00 (Quinze reais) para os cargos de Vigia; Motorista e Porteiro.

11.13. - Para dirimir os casos omissos no presente edital a empresa organizadora terá amplos poderes.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAÍA FORMOSA Em, 22 de NOVEMBRO de 2007

José Galdino Alves
Prefeito Municipal

ANEXO I

Nº DE VAGAS POR FUNÇÃO

Função

Escolaridade mínima exigida

Vagas

Salário Base

Carga Horária

Médico

Curso Superior de Medicina + CRM

05

1.202,00

20

Enfermeiro

Curso Superior de Enfermagem + COREN

02

600,00

20

Psicólogo

Curso Sup.de Psicologia + reg.no conselho

01

600,00

20

Assistente Social

Curso Sup.em Serv.Social + reg.no conselho

04

600,00

20

Supervisor Pedagógico

Curso Superior de Pedagogia

04

689,68

25

Prof. P2A - Língua Portuguesa

Curso Superior de Letras - Licenciatura

04

689,68

25

Prof. P2A - Matemática

Curso Superior de Matemática - Licenciatura

04

689,68

25

Prof. P2A - História

Curso Superior de História - Licenciatura

02

689,68

25

Prof. P2A - Geografia

Curso Superior de Geografia - Licenciatura

02

689,68

25

Prof. P2A - Ciências

Curso Sup.de C. Biológicas - Licenciatura

03

689,68

25

Prof. P2A - Inglês

Curso Superior de Letras /habilitação - Licenciatura

03

689,68

25

Prof. P2A - Ensino das Artes

Curso Superior de Educação Artística - Licenciatura

03

689,68

25

Ag. de Administração Escolar

Nível Médio

03

380,00

40

Vigia

Fundamental Completo

03

380,00

40

Motorista

Fundamental Completo

03

380,00

40

Porteiro

Fundamental Completo

03

380,00

40

TOTAL DE VAGAS

49

-

ANEXO I

VALORES DE INSCRIÇÃO E CÓDIGOS POR FUNÇÃO

Função

Escolaridade mínima exigida

Vagas

Salário Base

Carga Horária

CÓDIGOS

Valores de Inscrição

Médico

Curso Superior de Medicina + CRM

05

1.202,00

20

S01

50,00

Enfermeiro

Curso Superior de Enfermagem + COREN

02

600,00

20

S02

50,00

Psicólogo

Curso Sup.de Psicologia + reg.no conselho

01

600,00

20

S03

50,00

Assistente Social

Curso Sup.em Serv.Social + reg.no conselho

04

600,00

20

S04

50,00

Supervisor Pedagógico

Curso Superior de Pedagogia

04

689,68

25

S05

50,00

Prof. P2A - Língua Portuguesa

Curso Superior de Letras - Licenciatura

04

689,68

25

P01

40,00

Prof. P2A - Matemática

Curso Superior de Matemática - Licenciatura

04

689,68

25

P02

40,00

Prof. P2A - História

Curso Superior de História - Licenciatura

02

689,68

25

P03

40,00

Prof. P2A - Geografia

Curso Superior de Geografia - Licenciatura

02

689,68

25

P04

40,00

Prof. P2A - Ciências

Curso Sup.de C. Biológicas - Licenciatura

03

689,68

25

P05

40,00

Prof. P2A - Inglês

Curso Superior de Letras /habilitação - Licenciatura

03

689,68

25

P06

40,00

Prof. P2A - Ensino das Artes

Curso Superior de Educação Artística - Licenciatura

03

689,68

25

P07

40,00

Ag. de Administração Escolar

Nível Médio

03

380,00

40

A01

25,00

Vigia

Fundamental Completo

03

380,00

40

G01

15,00

Motorista

Fundamental Completo

03

380,00

40

G02

15,00

Porteiro

Fundamental Completo

03

380,00

40

G03

15,00

TOTAL DE VAGAS

49

-

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DE CADA CARGO

CARGOS

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Médico

- Realizam consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes e clientes; implementam ações para promoção da saúde; coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

Enfermeiro

- Prestam assistência ao paciente e/ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando consultas e procedimentos de maior complexidade e prescrevendo ações; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Podem realizar pesquisas.

Psicólogo

- Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.

Assistente Social

- Prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras), atuando nas esferas pública e privada; orientam e monitoram ações em desenvolvimento relacionados à economia doméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenham tarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis.

Supervisor Pedagógico

- Implementam a execução, avaliam e coordenam a (re)construção do projeto pedagógico de escolas de educação infantil, de ensino médio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar. No desenvolvimento das atividades, viabilizam o trabalho pedagógico coletivo e facilitam o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas.

Prof. P2A - L.Portuguesa

Prof. P2A - Matemática

Prof. P2A - História

Prof. P2A - Geografia

Prof. P2A - Ciências

Prof. P2A - Inglês

Prof. P2A - Ens.das Artes

- Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física, religião e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares; avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados; registram práticas escolares de caráter pedagógico; desenvolvem atividades de estudo; participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Agente Escolar

- Exercem atividades inerentes ao desenvolvimento da unidade escolar, particularmente no apoio à ação educativa exercida na educação infantil pelo corpo docente.

Vigia

- Zelam pela guarda do patrimônio e exercem a vigilância de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem hóspedes em hotéis; escoltam pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.

Motorista

- Dirigem e manobram veículos e transportam pessoas, cargas ou valores. Realizam verificações e manutenções básicas do veículo e utilizam equipamentos e dispositivos especiais tais como sinalização sonora e luminosa, software de navegação e outros. Efetuam pagamentos e recebimentos e, no desempenho das atividades, utilizam-se de capacidades comunicativas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Porteiro

- Zelam pela guarda do patrimônio e exercem a vigilância de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem hóspedes em hotéis; escoltam pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.

PROGRAMA DAS PROVAS

CONCURSO PÚBLICO

Escolaridade: NÍVEL MÉDIO

Cargo: AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

01 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Compreensão de texto (s);

- Sinônimos;

- Antônimos;

- Parônimos;

- Homônimos;

- Sentido denotativo e conotativo;

- Ortografia;

- Acentuação gráfica;

- Pontuação;

- Morfologia;

- Concordância verbal e nominal;

- Regência verbal e nominal;

- Noções básicas de análise sintática.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Cia. Ed. Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA: Conjuntos e Subconjuntos. / Operações com Conjuntos. / Conjuntos Numéricos./ Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum. /Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais. /Regra de Três Simples e Composta. /Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos. /Produtos Notáveis. / Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. /Relações e Funções. /Função de Primeiro Grau. / Sistemas com duas variáveis. / Função de Segundo Grau. / Problemas do 2º grau./ Função Modular. / Função Exponencial. / Função Logarítmica. / Gráficos de Funções. / Equações e Inequações. / Trigonometria. / Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. / Funções Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações Trigonométricas. / Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. / Geometria Plana. / Mediatriz de um Segmento, Bissetriz de um Ângulo. / Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo. / Semelhança e Congruência de Triângulos. / Semelhança e Congruência de Polígonos. / Teorema de Tales. / Número de Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono. / Polígonos Inscritos e Circunscritos. / Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. / Área das Figuras Planas. / Área e Volume dos Sólidos.

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido. (Nível Médio)

CONCURSO PÚBLICO

Cargo / Função - Assistente Social

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

1. O Serviço Social, as Políticas Sociais e a questão dos Direitos Sociais no contexto da Reforma do Estado brasileiro.

1.1. A contra-reforma do Estado e as Políticas Sociais no Brasil na contemporaneidade.

1.2. A questão dos direitos sociais no sistema de seguridade social: previdência, assistência e saúde.

1.3. A Reestruturação das políticas sociais no Brasil e as novas formas de regulação Social.

1.4. O lugar ocupado pelo Serviço Social na implementação das Políticas Sociais no contexto da descentralização e municipalização: a gestão social e participativa.

1.5. A política de assistência social como política de proteção social e o SUAS.

2. A questão social no cenário contemporâneo, as diferentes expressões concretas na sociedade brasileira e a sua centralidade no Serviço Social.

2.1. Metamorfoses da questão social nos meandros das relações entre o Estado e a Sociedade no Brasil contemporâneo.

2.2. Pobreza, exclusão social e subalternidade: expressões concretas da Questão Social no Brasil contemporâneo.

2.3. A questão social como base fundante do trabalho do assistente social.

3. O projeto ético-político profissional, os espaços ocupacionais e o trabalho profissional do Assistente Social no contexto da reestruturação do capital e da lógica neoliberal em defesa dos direitos sociais.

3.1. As dimensões éticas e políticas do projeto profissional.

3.2. O projeto profissional e as estratégias para fazer frente às diferentes expressões da Questão Social.

3.3. O assistente social como trabalhador coletivo: o trabalho profissional, demandas e requisições que exigem competência teórica, metodológica, ética, política, técnica e operativa no fazer profissional na defesa dos direitos sociais.

3.4. A legislação social e o trabalho profissional, instrumento sócio-jurídico e legal na efetivação e defesa dos direitos sociais.

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Síntaxe: Análise; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRÉ, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo / Função - ENFERMEIRO

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

Fundamentos e exercício de enfermagem: Lei do exercício profissional de enfermagem. Código de ética. Estatística em enfermagem. Teorias em enfermagem.

Epidemiologia em Geral: Processo de Saúde - Doença. Medidas profiláticas de controle, eliminação e erradicação das doenças. Doenças emergentes.

Políticas de Saúde pública: Evolução histórica. Programa e prevenção da saúde. Lei orgânica de saúde (SUS em geral). Programas de Saúde Pública (M. S.).

Administração de serviços de enfermagem: Normas e rotinas, protocolos. Organização dos serviços de enfermagem Estrutura e funcionamento dos serviços de enfermagem. Enfermagem em recrutamento e seleção do pessoal de enfermagem.

Processo de Enfermagem: Teoria e prática. Consulta de enfermagem. Emergência e urgência clínico-cirúrgicas. Saúde do adulto, criança, adolescente, idoso. Assistência a pacientes portadores de doenças crônicas degenerativas. Esterilização, desinfecção, limpeza e descontaminação. Assistência aos pacientes clínicos e cirúrgicos, curativos de grande porte, feridas cirúrgicas e não cirúrgicas. Assistência no pré, trans e pós-operatório. Assistência a pacientes com complicações cirúrgicas. BIBLIOGRAFIA :

- Os candidatos devem consultar bibliografias específicas da área.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Síntaxe:

- Análise;

- Concordância verbal e nominal;

- Regência verbal e nominal;

- Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRÉ, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

CONCURSO PÚBLICO

Escolaridade - FUNDAMENTAL COMPLETO

Cargos: Vigia; Motorista e Porteiro

01 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Compreensão de texto (s);

- Noções de fonética;

- Ortografia;

- Acentuação Gráfica;

- Pontuação;

- Morfologia;

- Noções básicas de sintaxe;

- Concordância verbal e nominal;

- Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRE, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Cia. Ed. Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos.

02 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA: Conjuntos e Subconjuntos; Operações com Conjuntos; Conjuntos Numéricos; Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum; Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais; Regra de Três Simples; Porcentagem; Juros Simples; Produtos Notáveis; Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Relações e Funções; Sistemas com duas variáveis; Função de Primeiro Grau; Função de Segundo Grau; Equações e Inequações; Problemas do 1º grau; Problemas do 2º grau; Trigonometria; Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras; Geometria Plana; Relações Métricas em Triângulos e na Circunferência; Área das Figuras Planas; Área e Volume dos Sólidos; Medidas de Volume e de Massa.

BIBLIOGRAFIA:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido. (Fundamental Completo)

CONCURSO PÚBLICO

Cargo / Função - MÉDICO - CLÍNICO GERAL

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO: 1 - Imunizações e profilaxia pós-exposição. Avaliação clínica preventiva;

2 - Doenças sexualmente transmissíveis / AIDS;

3 - Dengue e febre hemorrágica da dengue;

4 - Hepatites virais;

5 - Esquistossomose mansoni;

6 - Parasitoses intestinais;

7 - Tuberculose;

8 - Leishmaniose visceral / Hepatoesplenomegalias febris;

9 - Pneumonia comunitária;

10 - Infecções do trato urinário;

11 - Meningites bacterianas agudas;

12 - Asmas;

13 - Dermatoses mais freqüentes em clínica médica: Hanseníase - dermatozoonoses - piodermites - micoses superficiais - dermatoviroses;

14 - Hipertensão arterial;

15 - Diabetes mellitus;

16 - Distúrbios funcionais da tireóide;

17 - Febre reumática;

18 - Diarréia aguda - diarréia crônica - doença dispéptica e Helicobacter pylori;

19 - Anemias;

20 - Emprego de drogas na gravidez e lactação;

21 - Poliartrites / lupus eritematoso sistêmico / artrite reumatóide;

22 - Acidentes por animais peçonhentos;

23 - Abdômen agudo;

24 - Doenças exantemáticas.

BIBLIOGRAFIA BASE:

- BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de condutas médicas - Programa de Saúde da Família. 2001.

- DUNCAN, Bruce D. Medicina Ambulatorial: Condutas em Atenção Primária. 2ª ed. Artmed. Porto Alegre, 1996.

- MELO, Heloisa R. Lacerda de. Condutas em Doenças Infecciosas. 1ª ed. Editora Medsi, 2004.

- FILGUEIRA, Norma A. Condutas em Clínica Médica. 3ª ed. Editora Medsi. Guanabara Koogan, 2004.

Site Recomendado:

www.ids.saude.org.br

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Síntaxe: - Análise; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRÉ, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo - função - PROFESSOR P2A - CIÊNCIAS

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

1. Citologia A água e os sais minerais Glicídios e lipídios Proteínas Vitaminas Visão geral da célula Membrana plasmática Citosol, centríolos e ribossomos Sistema de endomembranas Mitocôndrias Fotossíntese Núcleo Ácidos nucléicos Divisão celular

2. Histologia Tecidos epitelial, conjuntivo, hematopoético, imunitário, muscular e nervoso.

3. Classificação dos seres vivos

4. Vírus, bactérias, protozoários, algas unicelulares e fungos.

5. Reino vegetal.

6. Reino animal.

7. Anatomia e fisiologia comparada dos animais

8. Genética.

9. Evolução.

10. Ecologia.

BIBLIOGRAFIA:

Cheida, L.E. Biologia Integrada.vols 1, 2 e 3.São Paulo,FTD, 2002.

Paulino, W.R. Biologia Atual. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Ática, 2001.

Sezar, C. Biologia. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Saraiva,2002.

Lopes, Sônia. Bio. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Saraiva, 2002.

Linhares, Sérgio & Gewandsznajder, Fernando. Biologia Hoje. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Ática, 2003.

Amabis, José & Martho, Gilberto. Conceitos de Biologia. Vols 1, 2 e 3. São Paulo, Moderna, 2002.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA: A didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; O processo ensino-aprendizagem; Planejamento, métodos e avaliação mediadora; Recursos didáticos e sua utilização no ensino; Saberes necessários à prática educativa; O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) Nº 9394/96. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo - função - PROFESSOR P2A - ENSINO DAS ARTES

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

· A arte e suas funções.

· Objetivos gerais do ensino de arte.

· A arte e os temas transversais.

· A arte através do tempo.

· Histórico do ensino de arte no Brasil.

· O ensino de arte no currículo escolar: legislação e prática.

· As linguagens artísticas: artes visuais, dança, música, teatro.

· Os diversos códigos utilizados nas artes visuais: cores, formas, ponto, linha, luz, volume, espaço, perspectiva, superfície e textura.

· Critérios para avaliação em arte.

· A abordagem triangular no Ensino de Arte no Brasil.

· As habilidades necessárias à leitura de imagens e à apreciação das artes visuais.

BIBLIOGRAFIA

- Os candidatos devem consultar bibliografias específicas da área.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA: A didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; O processo ensino-aprendizagem; Planejamento, métodos e avaliação mediadora; Recursos didáticos e sua utilização no ensino; Saberes necessários à prática educativa; O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) Nº 9394/96. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo - função - PROFESSOR P2A - GEOGRAFIA

01 - PROGRAMA DE GEOGRAFIA: A ocupação do espaço brasileiro. Formação da Sociedade Brasileira. Dinâmica climática e paisagens vegetais no Brasil e no mundo. Crescimento populacional no Brasil e no mundo. Transição demográfica. Teorias demográficas: Malthusianismo, neomalthusianismo e reformistas. A questão energética no mundo atual e no Brasil. Fontes alternativas de energia. Questão ambiental e desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo. A indústria no mundo atual. A indústria no Brasil. Tendências da agricultura mundial e políticas agrícolas no mundo desenvolvido. Espaço agrário no mundo subdesenvolvido e no Brasil. Urbanização no Brasil e no mundo. Problemas ambientais urbanos. A revolução informacional no espaço geográfico: o meio tecnocientífico-informacional, os tecnopólos, tecnopólos brasileiros. Contexto histórico e geopolítico do mundo atual: capitalismo e espaço geográfico, período entre guerras, geopolítica da guerra fria, geopolítica do mundo atual. Economia, trabalho e sociedade. Movimentos populacionais. Conflitos étnicos, separalismo e terrorismo. O Brasil no mundo globalizado: Abertura econômica, comércio externo, acordos econômicos e regionalização interna.

BIBLIOGRAFIA :

· LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro; MENDONÇA, Claudio. Território e sociedade do mundo globalizado. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva.

· TAMBJIAN, James Onnig. Geografia geral e do Brasil: Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD.

· COELMO, Marcos Amorim. Geografia Geral: o espaço natural e sócio-econômico. São Paulo: Moderna.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA: A didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; O processo ensino-aprendizagem; Planejamento, métodos e avaliação mediadora; Recursos didáticos e sua utilização no ensino; Saberes necessários à prática educativa; O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) Nº 9394/96. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo / Função - PROFESSOR P2A - HISTÓRIA

01 - PROGRAMA DE HISTÓRIA

HISTÓRIA DO BRASIL

- Pré-história brasileira

- Colônia: administração colonial, sistema de capitanias hereditárias, governo geral, pacto colonial, ciclos (cana-de-açúcar, ouro, pecuária, drogas do sertão), invasões (holandesas e francesas), o Brasil sob o domínio espanhol, entradas e bandeiras, revoltas nativistas e separatistas, a crise do sistema colonial, a vinda da corte portuguesa ao Brasil, o governo de D. João, a volta da família real para Portugal, processo de independência, a sociedade colonial.

- Império: primeiro reinado, período regencial, segundo reinado, crise do império.

- República: consolidação da República, a República da Espada, a República Velha, a economia na República, as lutas populares do período, crise da República, revolução de 1930, tenentismo, República Nova, República populista, regime militar, Brasil contemporâneo.

HISTÓRIA GERAL

- Pré-história

- Antiga: primeiras civilizações (Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios, Persas, Cretenses), civilizações clássicas (Grécia e Roma), civilizações da América pré-colombiana, civilizações orientais (China, Japão e Índia).

- Idade Média: reinos bárbaros, os árabes, origens do feudalismo, sistema feudal de produção, sociedade feudal, império Bizantino, império Carolíngio, as Cruzadas, a Igreja Medieval, renascimento comercial e urbano, as monarquias nacionais (França, Inglaterra, Itália, Sacro Império Romano-Germânico, Portugal e Espanha), crise do feudalismo.

- Moderna: desagregação do feudalismo e origens do capitalismo, etapas do capitalismo, mercantilismo, Renascimento, Reforma e Contra-reforma, absolutismo, Iluminismo, Revolução Francesa, império napoleônico, revolução industrial.

- Contemporânea: capitalismo industrial, imperialismo, neocolonialismo, I Guerra Mundial, revolução Russa de 1917, o período entre guerras, II Guerra Mundial, guerra fria, descolonização da Ásia e da África, os conflitos no Oriente Médio, crise do bloco socialista, blocos econômicos, atualidades.

BIBLIOGRAFIA:

ARRUDA, José J. de A. História Total. Ed. Ática.

ASSIS, Francisco de. História do Brasil. Ed. Moderna.

ASSIS, Francisco de. História Geral. Ed. Moderna.

COTRIM, Gilberto. Saber e Fazer. Ed. Saraiva.

DREGUER, Ricardo. História Cotidiano e Mentalidades. Ed. Atual Editora.

PILLETI, Nelson. História é Vida. Ed. Ática.

PILLETI, Nelson; ARRUDA, José J. de A. Toda a História. Ed. Ática.

VINCENTINO, Cláudio. Viver a História. Ed. Scipione.

VILLA, Marco Antonio. Caminhos da História. Ed. Ática.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA: A didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; O processo ensino-aprendizagem; Planejamento, métodos e avaliação mediadora; Recursos didáticos e sua utilização no ensino; Saberes necessários à prática educativa; O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas:

· BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) Nº 9394/96.

· FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

· LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

· BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo / Função - PROFESSOR P2A - INGLÊS

01 - PROGRAMA DE INGLÊS

- Texts comprehension;

- Personal pronouns;

- Possessive adjectives and pronouns

- TO BE (present tense / past tense)

- Articles (definite / indefinite)

- Plural of nouns

- Present continuous tense

- Past continuous tense

- Simple present tense

- Simple future tense

- Quantitatives (much / many / little / few)

- Prepositions

- Simple past tense

- Indefinites (some / any / no)

- Reflexive pronouns

- Comparatives and superlatives

- Genitive case

- Present perfect tense

- Anomalous verbs

- Question tags

- Conditional sentences: if clauses

- Relative pronouns

- Reported speech

- The passive voice

- Direct and Indirect speech

- Passive voice

BIBLIOGRAFIA:

MARQUES, Amadeus. TAVARES, Kátia. New password read and learn. (coleção de 5ª a 8ª série). Ed. Ática.

MARTINS, Elizabeth Prescher. PASQUALIN, Ernesto. Graded English. (Volume Único). Ed. Moderna.

HOLLAENDER, Arnon. SANDERS, Sidney. New Keyword. Ed. Moderna.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA: A didática como prática educativa; didática e democratização do ensino; o processo ensino-aprendizagem; planejamento, métodos e avaliação mediadora; recursos didáticos e sua utilização no ensino; saberes necessários à prática educativa. O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) Nº 9394/96. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo / Função - PROFESSOR P2A - LÍNGUA PORTUGUESA

01 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS

- Compreensão de textos;

- Fonologia;

- Narração / descrição / dissertação;

- Noções gerais de semântica e estilística;

- Morfologia;

- Sintaxe;

- Acentuação gráfica;

- Sistema ortográfico;

- Pontuação;

- Visão da literatura brasileira.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática, literatura e produção de textos. Ed. Scipione.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Cia. Editora Nacional.

ANDRÉ, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA: A didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; O processo ensino-aprendizagem; Planejamento, métodos e avaliação mediadora; Recursos didáticos e sua utilização no ensino; Saberes necessários à prática educativa; O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) Nº 9394/96. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo - função - PROFESSOR P2A - MATEMÁTICA

01 - PROGRAMA DE MATEMÁTICA: Conjuntos e Subconjuntos. / Operações com Conjuntos: União, Intersecção, Diferença e Complementar. / Número de Elementos da União de Conjuntos. / Conjunto Numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais e Complexos). / Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Mínimo Múltiplo Comum. / Grandezas Diretamente Proporcionais e Inversamente Proporcionais. / Regra de Três Simples e Composta. / Porcentagem, Juros Simples e Juros Compostos. / Produtos Notáveis. / Operações com Números Reais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação. / Seqüências, Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas. / Relações e Funções. / Produto Cartesiano. / Função Injetora, Sobrejetora, Bijetora, Par, Ímpar, Crescente e Decrescente. / Função Composta e Função Inversa. / Função de Primeiro Grau. / Função de Segundo Grau. / Função Modular. / Função Exponencial. / Função Logarítmica. / Gráficos de Funções. / Equações e Inequações. / Matrizes: Operações e Propriedades. / Determinantes. / Resolução e Discussão de um Sistema Linear. / Trigonometria. / Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. / Funções Trigonométricas, Gráficos, Identidades Trigonométricas, Equações Trigonométricas, Inequações Trigonométricas. / Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. / Geometria Plana. / Mediatriz de um Segmento, Bissetriz de um Ângulo. / Medianas, Bissetrizes, Alturas e Mediatrizes de um Triângulo. / Semelhança e Congruência de Triângulos. / Semelhança e Congruência de Polígonos. / Teorema de Tales. / Número de Diagonais, Soma dos Ângulos Internos e Soma dos Ângulos Externos de um Polígono. / Polígonos Inscritos e Circunscritos. / Relações Métricas em Triângulos, Polígonos, Circunferência e Círculo. / Área das Figuras Planas. / Geometria Espacial. / Retas e Planos no Espaço. / Princípio de Cavalieri. / Prisma, Pirâmide, Cilindro, Cone e Esfera. / Área e Volume dos Sólidos. / Geometria Analítica. / Coordenadas Cartesianas. / Distância entre Dois Pontos, Distância de um Ponto a uma Reta. / Equações da Reta, Ângulo entre Duas Retas, Retas Paralelas, Retas Perpendiculares. / Equações da Circunferência. / Equações da Elipse, Hipérbole e Parábola. / Análise Combinatória. / Princípio Fundamental da Contagem. / Arranjo, Permutação e Combinação, Casos Simples e com Repetição. / Triângulo de Pascal e Binômio de Newton. / Probabilidade, Espaço Amostral, Resultados Igualmente Prováveis. / Probabilidade Condicional. / Polinômios. / Operações com Polinômios. / Fatoração e Raízes de um Polinômio. / Relações entre Raízes e Coeficientes de um Polinômio. / Pesquisa de Raízes Racionais. / Raízes Complexas Conjugadas. / Noções de Lógica. / Noções de Estatística (Média, Mediana, Moda, Variância, Desvio Padrão, Distribuição Normal).

BIBLIOGRAFIA :

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA: A didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; O processo ensino-aprendizagem; Planejamento, métodos e avaliação mediadora; Recursos didáticos e sua utilização no ensino; Saberes necessários à prática educativa; O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) Nº 9394/96. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo / Função - PSICÓLOGO

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO:

- A psicologia como ciência e profissão.

- Personalidade e desenvolvimento humano.

- Ética e saúde.

- A psicologia breve como abordagem no processo terapêutico.

- Psicossomática e o processo saúde-doença.

- O adoecer e o morrer no cotidiano hospitalar.

- O paciente, a equipe e a família na instituição.

- A humanização e o acolhimento na saúde..

- Políticas de saúde no Brasil: a reforma sanitária e a construção do sistema único de saúde.

- ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

- Política nacional do idoso: estatuto do Idoso.

Bibliografia:

OBS: Podem ser consultadas todas e quaisquer fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

02 - PROGRAMA DE PORTUGUÊS:

- Interpretação de texto(s);

- Estruturação, organização textual;

- Uso da pontuação;

- Morfologia - classes subordinantes e subordinadas;

- Síntaxe: - Análise; - Concordância verbal e nominal; - Regência verbal e nominal; - Uso da crase.

BIBLIOGRAFIA:

TERRA, Ernani. NICOLA, José. Gramática e Literatura. Editora Scipione.

CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. FAE.

ANDRÉ, Hildebrando A.de. Gramática Ilustrada. Editora Moderna.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.

OBS: Podem ser consultadas outras fontes que tratem dos assuntos relacionados ao conteúdo pedido.

CONCURSO PÚBLICO

Cargo / Função - SUPERVISOR PEDAGÓGICO

01 - PROGRAMA ESPECÍFICO: O papel do supervisor escolar: limites e desafios O papel da escola Abordagens sobre desenvolvimento e aprendizagem A escrita e a alfabetização: da atividade simbólica à simbolização na escrita Planejamento: dos objetivos à avaliação mediadora Projetos de trabalho A educação básica na legislação de ensino: dos níveis de ensino à organização escolar e curricular

REFERÊNCIAS BÁSICAS:

.Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF,1997 e 2001.

.BRASIL. Lei de Diretrizes Nacionais (LDB 9394/96).

.Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

.FONTANA, Roseli. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,1997.

.HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação &Realidade,1993.

02 - PROGRAMA DE DIDÁTICA: A didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; O processo ensino-aprendizagem; Planejamento, métodos e avaliação mediadora; Recursos didáticos e sua utilização no ensino; Saberes necessários à prática educativa; O sentido do aprendizado no Ensino Fundamental.

Sugestões Bibliográficas: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (LDB) Nº 9394/96. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.